Marcelo Donizete da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7560421514245453
  • Última atualização do currículo em 17/12/2018


Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994), Mestrado (2003) e Doutorado (2010) em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Atuou como: Professor da Educação Básica (Ensino Médio) na Secretaria Estadual do Estado de São Paulo; Coordenador do Curso de Licenciatura em Filosofia nas modalidades a Distância (EaD), Presencial e Pós Graduação (Lato Sensu) do Centro Universitário Claretiano de Batatais (CEUCLAR), Professor, Substituto, no Departamento de Educação do Instituto de Biociências da UNESP no Campus Rio Claro-SP; Professor Titular e Tutor a Distância do Centro Universitário Claretiano de Batatais e Chefe do Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente é Professor do Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (DEEDU/ICHS/UFOP) nas cadeiras de Fundamentos e Políticas da Educação e Coordenador do Programa Institucional de Iniciação à Docência no sub projeto PIBID Afro/Indígena, é membro nos grupos de pesquisa Epistemologia e Teorias da Educação EPISTEDUC/UNICAMP; formação e profissão Docente FOPROFI/UFOP; Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena NEABI/UFO e Vice Coordenador Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Educação (NEPPPE). Tem experiência nas áreas de Filosofia e Políticas Públicas em Educação com atuação nas seguintes áreas: Filosofia e História da Educação, Ensino de Filosofia, Epistemologia e Teorias da Educação, Políticas Públicas em Educação e Gestão e Organização do Trabalho Escolar. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelo Donizete da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, M. D.;SILVA, MARCELO DONIZETE DA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Educacao.
Rua do Seminário
Centro
35420-000 - Mariana, MG - Brasil
Telefone: (31) 35579413
URL da Homepage: www.ufop.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2010
Doutorado em Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Educação, Ideologia e Complexidade: contribuição para crítica ao pensamento de Edgar Morin e sua inteface com a educação brasileira, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Prof.Dr. Silvio Áncizar Sánchéz Gamboa.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Educação e complexidade; Filosofia e História da Educação; Educação, Filosofia, Epistemologia e Teorias da Ed.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2003
Mestrado em Ensino de Filosofia.
Faculdade de Educação UNICAMP, FE, Brasil.
Título: O ensino da Filosofia da Educação no Ensino Médio em Campinas-SP: da Crise de Identidade à Desestruturação Institucional,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: César Aparecido Nunes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação, Filosofia, Ensino Médio.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Educação Superior.
1991 - 1994
Graduação em Filosofia.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Título: A Igreja e o Estado e Mikail Bakunin.
Orientador: Paulo de Tarso.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DE, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2012 - Atual
Ensino, História - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas e Gestão Educacional
Orgsnização do Trabalho Escolar

Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador da Filosofia e da Pós-Graduação, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

03/2010 - 01/2012
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estéitca
Fundamentos e Métodos do Ensino da Flosofia
Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação
Metafísica I
03/2010 - 01/2012
Ensino, pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antopologia Teológica
03/2010 - 01/2012
Ensino, Artes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estética
03/2010 - 01/2012
Ensino, Filosofia e Ensino de Filosofia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia e Educação

Instituto de Biociências, UNESP, Rio Claro, SP, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 12

Atividades

03/2010 - 06/2010
Ensino, Ecologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filsofia da Ciência
03/2010 - 06/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação no Brasil: Aspectos Filosóficos da Contemporaneidade.
03/2008 - 06/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação: Aspectos Filosóficos da Educação na Antiguidade e no Medievo
Filosofia da Educação: Aspectos Filosóficos da Modernidade e da Contemporâneidade.

Manoel Ignácio da Silva, E.E, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio e EJA, Carga horária: 20

Atividades

02/2007 - 12/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia

Hedy Madalena Bocchi, E.E, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 20
Outras informações
No atual momento sou Professor Efetivo da Escola, porém com afastamento não remunerado, para a produção da pesquisa de doutorado

Atividades

3/2006 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Proesf e gestores, Carga horária: 11

Atividades

3/2006 - 12/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estado políticas Públicas e Educação
Pensamento Filosófico e Educação

Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva, FAIT, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Contratado CLT, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

02/2003 - 12/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Independentes
Filosofia da Educação
Orientação de TCC

Colégio Ave Maria, CAM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Contratado CLT, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Atividades

2/2002 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia
Antropologia Teológica

Faculdade de Educação UNICAMP, FE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Pesquisador Paideia, Enquadramento Funcional: sem enquadramento
Outras informações
Desenvolvo Pesquisa nas Áreas de Epistemologia, Teorias da Educação e análise sobre a Filosofia no campo da educação



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
DEMANDA DE DESENVOLVMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, PNE E PME: O DESAFIO DA RELAÇÃO NO MUNICÍPIO DE MARIANA ? MG
Descrição: As proposições de melhoria da educação básica, embora fundamentais, pouco significado têm se não vierem acompanhadas de uma política mais ampla de desenvolvimento profissional docente. Embora ainda relacionada às noções tradicionais de valorização e formação de professores, a mais recente política nacional de educação expressa no PNE (2014-2024), evidencia a necessidade de ações governamentais ? nas três esferas de governo - diretamente voltadas para desenvolvimento profissional docente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marcelo Donizete da Silva - Integrante / JARDILINO, JOSÉ RUBENS LIMA - Coordenador.
2016 - Atual
OS JOGOS NO ENSINO DE HISTÓRIA
Descrição: O presente projeto objetiva investigar as contribuições do jogo para o ensino de História. Considera-se que o jogo consista em um instrumental que viabiliza a aprendizagem histórica, favorecendo operações de inteligibilidade histórica (como localização temporal, identificação de diferentes agentes envolvidos numa experiência, seus interesses e conflitos), em suas articulações com as memórias e os saberes discentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
História, Memória e Cultura: a concepção filosófica presente no contexto das escolas de Mariana, Ouro Preto e Itabirito.
Descrição: O objetivo desta pesquisa será o de analisar sobre o trabalho pedagógico do docente de filosofia na educação básica. Nesse sentido, essa proposta será a continuidade de nosso projeto de investigação sobre a constituição identitária da Filosofia na Região de Ouro Preto e Mariana. Para o fim proposto, esta pesquisa terá como base teórica uma perspectiva de cunho crítico que envolve as áreas da Filosofia, Epistemologia e História da Educação. Sobre a perspectiva de compreender qual a concepção da práxis pedagógica da Filosofia nos contextos no contexto da Educação Básica de Ouro Preto, Mariana e Itabirito..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcelo Donizete da Silva - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2014 - 2015
HISTÓRIA, MEMÓRIA E CULTURA: A FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DA FILOSOFIA NA REGIÃO DE MARIANA DE OURO PRETO SÉC. XIX E XX.
Descrição: Esta pesquisa se insere dentro de um projeto, cadastrado na PROPP, intitulado História, Memória e Cultura: a formação identitária da Filosofia na Região de Mariana de Ouro Preto séc. XIX e XX. O objetivo desta pesquisa será o de analisar os principais eixos matriciais da produção teórica e metodológica, que consubstanciaram a Identidade da Filosofia na região de Mariana e Ouro Preto. Para o fim proposto, esta pesquisa terá como base teórica uma perspectiva de cunho crítico que envolve as áreas da Filosofia, Epistemologia e História da Educação. Sobre a perspectiva de compreender qual a identidade da Filosofia nos contextos propostos entendemos que a crítica filosófica, no contexto da pesquisa, esteve atrelada aos princípios da Fenomenologia e da Hermêutica, como forma de atendimento aos valores da empresa colonialista, assim como as discussões da estética como pressuposto de formação do profissional da filosofia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcelo Donizete da Silva - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2014 - 2015
PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE AS POLÍTICAS E SEUS IMPACTOS NA TRANSFORMAÇÃO DA TRABALHO NAS ESCOLAS DE MARIANA-MG.
Descrição: Essa pesquisa tem como objetivo analisar a problemática da precarização do trabalho docente no contexto das escolas da microrregião dos Inconfidentes. Percebe-se que a docência no Ensino Básico nacional tem passado por um processo de transformação, que tem seu início pós-promulgação da LDB 4024/61 e se estende até os dias atuais. Como objetivo, a pesquisa buscará analisar o movimento das transformações políticas e educacionais que ocorreram no Brasil do período ditatorial até a reforma do Estado e das políticas públicas nos anos de 1990 a 2010..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcelo Donizete da Silva - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2014 - 2015
O PROBLEMA VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR DE MARIANA E OURO PRETO: UMA ANÁLISE SOBRE AS IMPLICAÇÕES FORMATIVAS, HISTÓRICAS E POLÍTICAS.
Descrição: Esse projeto de pesquisa de iniciação científica tem como objetivo mapear o problema da violência e as questões que legitimam esse fenômeno no cotidiano das Escolas de Mariana. Nesse processo, pretendemos desenvolver a investigação com base na área da Filosofia da Educação, cuja intenção será compreender o próprio movimento das teorias da educação, que se materializam em políticas educacionais e ?invadem? o universo escolar como legitimadoras de uma nova prática de formação, por um lado, mas que não deixam transparecer os principais problemas que, atualmente, atravessam os jovens da região escolar dos inconfidentes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcelo Donizete da Silva - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2013 - 2014
UMA ANÁLISE DAS TEORIAS EDUCACIONAIS E SEUS IMPACTOS NA FIRMAÇÃO ÉTNICO-RACIAIS NAS ESCOLAS DE MARIANA-MG: UM ESTUDO SOBRE OS MANUAIS DIDÁTICOS PARA A FORMAÇÃO INFANTIL
Descrição: O objetivo desta pesquisa é investigar sobre a produção do material didático para o ensino fundamental referente às questões étnicos-raciais, a fim de estabelecer uma relação entre a produção do mesmo e o discurso proposto pelas teorias educacionais no processo de formação da consciência dos jovens das escolas periféricas. Para isso, esta pesquisa terá como base teórica uma perspectiva de cunho crítico que envolve as áreas da Formação de Professores, Epistemologia e teorias educacionais e História da Educação do Negro no Brasil. A pesquisa busca entender a funcionalidade das teorias educacionais, imbuídas pela perspectiva do material didático, no espaço da escola, de modo especial as escolas periféricas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcelo Donizete da Silva - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1
2012 - 2013
O PROBLEMA DA ANGUSTIA NAS PERSPECTIVAS DE FREUD E DOSTOIEVSKY: UMA ANÁLISE SOBRE O CONCEITO E SUA RELAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO EDUCADOR.
Descrição: Resumo Tal projeto parte do intuito de analisar a questão discursiva e literária na obra Crime e castigo, de Fiodor Dostoiévski, e filosófica em Jean Paul Sartre, a fim de relaciona-las com as questões referentes à educação de nosso tempo. Como objetivos, buscamos investigar sobre a bibliografia desses dois autores a fim de estabelecer uma relação entre o problema da angustia, vista sobre o viés da literatura e da análise filosófica, e os processos de formação e atuação docente no contexto escolar; organizar o estado da arte acerca da produção das obras escolhidas no que tange a problemática da angústia, além de elucidar, teoricamente, as determinações que tornam inteligível a gênese e a organização dessas obras no tocante a organização do trabalho escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcelo Donizete da Silva - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2012 - 2013
OS FILHOS DA MINERAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS DAS MINERADORAS NA REALIDADE SÓCIO EDUCACIONAL DAS CRIANÇAS E JOVENS DOS DISTRITOS DE ANTONIO PEREIRA E DIOGO DE VASCONCELOS.
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo investigar sobre a condição da formação sócio/educacional das crianças e jovens no Distrito de Antonio Pereira, tendo em vista que questão essa sofre influências imediatas da atividade mineradora na região. Como questão de pesquisa buscamos evidenciar em que medida os impactos da mineração contribuem para a desagregação e precarização da formação juvenil naquele contexto, dado que esses impactos também causam problemas ambientais graves assim como problemas sociais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcelo Donizete da Silva - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2012 - 2013
UMA ANÁLISE DAS TEORIAS EDUCACIONAIS E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA DE MARIANA: UM ESTUDO SOBRE OS MANUAIS DIDÁTICOS PARA FORMAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver uma análise acerca das teorias educacionais contemporâneas e seus desdobramentos no processo de difusão da cultura étnico-racial nas escolas de Mariana-MG. Como pano de fundo, buscou-se desenvolver um estudo criterioso sobre os manuais didáticos de História do Brasil e Língua Portuguesa do ensino fundamental no que é referente à temática em questão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcelo Donizete da Silva - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO.


Idiomas


Espanhol
Lê Razoavelmente.
Inglês
Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Lê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, MARCELO DONIZETE DA2017SILVA, MARCELO DONIZETE DA. Epistemologia e Educação étnico-racial: análise dos manuais didáticos do Ensino Fundamental de Mariana-MG. REVISTA PEDAGÓGICA (UNOCHAPECÓ. IMPRESSO), v. 19, p. 172-195, 2017.

2.
JARDILINO, JOSÉ RUBENS LIMA2015JARDILINO, JOSÉ RUBENS LIMA ; SILVA, MARCELO DONIZETE DA . Teacher training and distance education in the state of São Paulo, Brazil: an analysis of production (2000-2010). Acta Scientiarum. Education (Print), v. 37, p. 199-210, 2015.

3.
SILVA, M. D.2012SILVA, M. D.. Os pressupostos econômicos, ideológicos e políticos das propostas educacionais neoliberais e pós-modernas nos anos de 1980-1990. Mosaicos (UEMS), v. 8, p. 46-64, 2012.

4.
SILVA, M. D.;SILVA, MARCELO DONIZETE DA2005 SILVA, M. D.. Algumas Considerações sobre o estado. Revista Educação e Cidadania, Campinas, v. 1, n.1, p. 127-130, 2005.

5.
SILVA, M. D.;SILVA, MARCELO DONIZETE DA2005 SILVA, M. D.. A Formação do Administrador de Empresa na Sociedade Global:. Educação e Sociedade, campinas, 2005.

6.
SILVA, M. D.;SILVA, MARCELO DONIZETE DA2004 SILVA, M. D.. Gramsci e a escola unitária. Educação e Filosofia, Itapeva, v. 1, n.1, p. 23-26, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
REIS, L. C. D. ; SILVA, M. D. . A formação étnico-racial nas escolas públicas de Mariana Os ecos da Lei 10.639/03. 1. ed. São Paulo: Edições Acadêmicas, 2015. v. 1. 68p .

2.
JARDILINO, J. R. L. (Org.) ; MATOS, D. A. S. (Org.) ; SILVA, M. D. (Org.) . Formação e Políticas Públicas na Educação: Profissão e Condição Doccente. 1. ed. Jundiaí: Paco, 2014. v. 1. 296p .

3.
SILVA, M. D.. Educação, Ideologia e Complexidade: contribuição para a crítica ao pensamento de Edgar Morin e sua interface com a educação brasileira. 1. ed. Jundiaí-SP: Paco Editorial, 2012. v. 1. 248p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, M. D.; LOPES, J. C. S. . Análise Histórica da Construção da Identidade Negra no Brasil. In: Muniz, Kassandra S. e Gonçalves, Clézio R.. (Org.). Educação como Prática da igualdade racial na escola. 1ed.Belo Horizonte: Mazza, 2016, v. 1, p. 44-66.

2.
Silva, Fernanda Ap. Ol. R. ; SILVA, M. D. ; Coutrim, Rosa M. da E. . O Programa UFOP Com a Escola: A Construção de um Diálogo entre Universidade e Escola Pública. In: Coutrim, Rosa Maria e Satto, Maria Ap.. (Org.). Conversas sobre inclusão: uma experiência de diálogo com professoras e professores. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2016, v. 1, p. 11-24.

3.
SILVA, M. D.. Fundamentos Históricos da Escola Moderna e sua Relação na Formação dos Professores. In: José Rubens Lima Jardilino, Daniel Abud Seabra Matos e Marcelo Donizete da Silva. (Org.). Formação e Políticas Públicas na Educação: Profissão e Condição Doccente. 1ed.Jundiaí: Paco, 2014, v. 1, p. 127-144.

4.
BATISTA, E. L. ; SILVA, S. C. ; SOUZA, T. N. ; SILVA, M. D. . A miséria ideológica dos paradigmas educacionais contemporâneos: os modismos do pensamento complexo. In: Eraldo Leme Batista, Semíramis Corsi Silva, Tatiana Noronha de Souza. (Org.). Desafios e Perspectivas das Ciências Humanas na Atuação e na Formação Docente. 1ed.Jundiaí-SP: Paco Editorial, 2012, v. 1, p. 109-123.

5.
MANDUCA, P. C. S. ; SILVA, M. D. ; GONÇALVES, F. W. A . Algumas Considerações Sobre o Estado. In: Agueda Bernadete Bitencourt; Wenceslau Machado de Oliveira Jr.. (Org.). Estudo, Pensamento e Criação. 1ed.Campinas: Unicamp, 2006, v. 2, p. 127-129.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M. D.. Educação, ideologia e complexidade: contribuição para a crítica ao pensamento de Edgar Morin e sua interface com a educação brasileira. In: IV EPISTED ? Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação, 2012, Campinas. A produção do conhecimento em educação: teorias e métodos, 2012. v. 1. p. 1-13.

2.
SILVA, M. D.. Música e Cultura Brasileira: Para onde vai o Bonde?. In: I Núcleo de Estudos e Práticas Pedagógicas, 2003, Itapeva, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M. D.. Uma Análise sobe a teoria educacional em Edgar Morin: desafios e contribuições.. In: I Epsted (Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação), 2005, Campinas. Anais de Epistemologia e Teorias da Educação. Campinas: Unicamp, 2005. v. 1. p. 61-61.

2.
SILVA, M. D.. O Ensino de Filosofia no Ensino Médio. In: Encontro Nacional dos Educadores em Paulínia (ENEP), 2003, Paulínia, 2003.

3.
SILVA, M. D.. Oensino da Filosofia da Educação no Magistério: desafios e perspectivas. In: I Encontro de Teses e Dissertações em andamento na FE Unicamp, 2001, Campinas. Anais do I Encontro de Teses e Dissertações em andamento na FE Unicamp. Campinas: Unicamp, 2001. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
SILVA, M. D.;SILVA, MARCELO DONIZETE DA2001 SILVA, M. D.. O ensino da filosofia da educação no magistério: desafios e perspectivas. Educação e cidadania, Campinas, v. 1, n.1, p. 28-28, 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
REIS, L. C. D. ; SILVA, M. D. . A Formação étnico-racial nas escolas públicas de Mariana-MG: um estudo sobre os manuais didáticos da para a formação infantil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
REIS, L. C. D. ; SILVA, M. D. . Uma análise das teorias educacionais e seus impactos na formação étnico-raciais na escola de Mariana: um estudo sobre os manuais didáticos para formação infantil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SILVA, M. D.. As novas formas de fazer política. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVA, M. D.; REIS, L. C. D. . Uma Análise das Teorias Educacionais e seus Impactos na Formação Étnico-Raciais na Escola de Mariana: um estudo sobre os manuais didáticos para a formação infantil.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SILVA, M. D.. A Educação na Cena Contemporânea, Limites e Perspectivas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SILVA, M. D.. Fundamentos históricos da escola moderna e sua influência no processo de organização das políticas educacionais no Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SILVA, M. D.. Educação, Ideologia e Complexidade: contribuição para a crítica ao pensamento de Edgar Morin e sua interface com a educação brasileira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVA, M. D.. Educação, Ideologia e Complexidade: contribuição para crítica ao pensamento de Edgar Morin e sua interface a educação brasileira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SILVA, M. D.. Filosofia, Arte e Educação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SILVA, M. D.. Filosofia, Arte e Educação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SILVA, M. D.. Educação, Ideologia e Complexidade: contribuição para crítica ao pensamento de Edgar Morin e sua interface com a educação brasileira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SILVA, M. D.. Comunicações em História da Educação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SILVA, M. D.. Consciência e Mundo Escravidão, Literatura e História Social no Brasil do Séc. XIX. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
SILVA, M. D.. Reflexões acerca da complexidade: uma análise crítica da crítica ao pensamento de Edgar Morin em relação à educação contemporânea.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SILVA, M. D.. A educação em Edgar Morin: análise sobre a influência de seu pensamento na pesquisa e no estudo da educação brasileira.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
SILVA, M. D.; Zeca . Dilemas do Conhecimento no mundo moderno: crises epistemolócicas da educação?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
SILVA, M. D.. Uma análise sobre a teoria de Edgar Morin: desafios e contribuições para a educação brasileira.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SILVA, M. D.. I Encontro de Teses e Dissertações em andamento na FE Unicamp. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, M. D.. I Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação .. Campinas: Unicamp, 2005 (Editoração).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, M. D.. Filosofia da Educação. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino Superior).

2.
SILVA, M. D.. Filosofia da Educação. 2007. (Vídeo Aula).

3.
SILVA, M. D.. Paidéia. 2007. (Vídeo Aula).

4.
SILVA, M. D.. Fundamentos e Métodos do Ensino de Filosofia. 2007. (Vídeo aula).

5.
JUNIOR, A. G. ; ROMEIIRO, A. E. ; SILVA, M. D. . Fundamentos e Métodos do Ensino de Filosofia I. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

6.
SILVA, M. D.. I Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação. 2005. (Editoração/Anais).

7.
SILVA, M. D.. I Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação. 2005. (Seminário).

8.
SILVA, M. D.. Música e Cultura Brasileira: Para onde vai Bonde?. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
SILVA, M. D.. O Ensino de filosfia no Ensino Médio: seu determinantes históricos para a análise dos problemas educacionais na Atualidade.. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
JARDILINO, J. R. L.; SOUZA, C. B.; SILVA, M. D.. Participação em banca de Juliana de Conti Macedo. Educação do Campo e o Pensamento Crítico: um estudo da Formação de Professores no meio Rural do Alto Vale do Piranga.. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
NUNES, C. A.; GAMBOA, S. A. S.; SILVA, M. D.. Participação em banca de André Gonçalves Fernandes. Ensino do direito e filosofia : a prudência e a hermenêutica jurídicas, aprendidas com o estudo de caso de identidade crítica, como fundamentos da formação para a justiça como prática social.. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação UNICAMP.

3.
GAMBOA, S. A. S.; SANFELICE, J. L.; SILVA, M. D.. Participação em banca de Jhojana Durán Peña. Ensino e prática musical nas missões jesuíticas do novo reino de granada (1604-1767): passos, compassos e composições. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação UNICAMP.

4.
NUNES, C. A.; ARANTES, V. J.; FEITOSA, R. S.; SILVA, M. D.; GAMBOA, S. A. S.. Participação em banca de Carlos César Fernandes Pereira. A Barbárie segundo Walter Benjamin e suas articulações com a Educação. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação UNICAMP.

5.
NUNES, C. A.; BONFIM, C. R. S.; CAMPOS, G. W. S.; SILVA, M. D.; GAMBOA, S. A. S.. Participação em banca de Michele Alexandra Fachini. A sexualidade de crianças e adolescentes vivendo o HIV: matrizes históricas e filosóficas de políticas de inclusão nos campos da educação e saúde.. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação UNICAMP.

6.
LAMAR, A. R.; SILVA, M. D.; SILVA, N. M. A.; KEIM, E. J.. Participação em banca de Camila da Cunha Nunes. A produção científica nas regiões sul e nordeste do Brasil: o contexto da iniciação científica esportiva na educação física escolar. 2012. Dissertação (Mestrado em Educacao) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

7.
GAMBOA, S. A. S.; SOLIGO, A. F.; SILVA, M. D.. Participação em banca de Flora Maria de Athayde Costa. Escola Pública e Ensino Médio: formação da juventude na perspectiva dos documentos oficiais nacionais da educação básica (1996-2009). 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação UNICAMP.

Teses de doutorado
1.
NUNES, C. A.; Dalarosa, Adiar A.; GAMBOA, S. A. S.; Poli, José R; Arthus, Reginaldo; SILVA, MARCELO DONIZETE DA; ROMAO, E. S.; Machado, Cristiane. Participação em banca de Maria Cristiani Gonçalves Silva. A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: as condições históricas, os pressupostos filosóficos e a construção social da política de Educação Integral como direito no Brasil. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação UNICAMP.

2.
NUNES, C. A.; Poli, José R; Arthus, Reginaldo; Silva, Maria Cristiani G.; Souza, Antonio C; SILVA, MARCELO DONIZETE DA; Aguilar, Luis E. Participação em banca de Adálcia Canêdo da Silva Nogueira. A PEDAGOGIA LUTERANA: fundamentos filosóficos, movimentos e ideias transformadoras sobre Educação, Escola e Sociedade. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação UNICAMP.

3.
GAMBOA, S. A. S.; SILVA, R. H. R.; HUNGARO, E. M.; SILVA, M. D.; LAMAR, A. R.. Participação em banca de Diogenes Silva. CORPO, CULTURA e SOCIEDADE: Contribuições da teoria crítica na análise da produção em educação física no nordeste brasileiro. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação UNICAMP.

4.
NUNES, C. A.; GERBASI, L. B.; SILVA, M. D.; GAMBOA, S. A. S.; ARANTES, V. J.. Participação em banca de Fabiana Marques Jeremias Leite Vaz. Educação, Filosofia e Design: A pedagogia histórico-crítica como proposta de formação teórica e de apropriação emancipatória da estética como prática social. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação UNICAMP.

5.
NUNES, C. A.; BONFIM, C. R. S.; SILVA, M. D.; GERBASI, L. B.; ARANTES, V. J.. Participação em banca de Simao Alberto. Política, Educação e Sociedade: a atualidade da pedagogia freireana na superação dos estigmas autoritários nas relações no Brasil atual. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação UNICAMP.

6.
GAMBOA, S. A. S.; SILVA, M. D.; BATISTA, G. A.; HUNGARO, E. M.; NUNES, C. A.. Participação em banca de Marcelo Fernandes Pereira. Educação para Paz n Filosofia de Emmanuel Lévinas. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação UNICAMP.

7.
GAMBOA, S. A. S.; LOPES, M. A.; SILVA, M. D.; HUNGARO, E. M.; NUNES, C. A.. Participação em banca de Volmir Von Dentz. As teorias pós-críticas na pesquisa em educação: análise filosófica e crítica ontológica. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação UNICAMP.

8.
GAMBOA, S. A. S.; SILVA, M. D.; FONTE, S. S. D.; SA, K. O.; SAVIANI, D.. Participação em banca de Regis Henrique dos Reis Silva. Modelos teórico-filosóficos da deficiência e diferença nas teses defendidas nos programas de pós-graduação em educação e educação física do estado de São Paulo (1985-2009). 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação UNICAMP.

9.
NUNES, C. A.; ROMAO, A. M.; ARANTES, V. J.; SILVA, M. D.; GAMBOA, S. A. S.. Participação em banca de Carlos Alberto Regalo. Educação, Escola e sociedade no Brasil: matrizes históricas, determinações políticas e estigmas institucionais da Reforma Neoliberal (1996-2006) e de suas implicações pedagógicas e curriculares. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação UNICAMP.

10.
NUNES, C. A.; ROMAO, E. S.; SILVA, M. D.; GAMBOA, S. A. S.; ARANTES, V. J.. Participação em banca de Aurélio Bona Junior. O Corpo na Educação emancipatória da Sexualidade: uma análise das iniciativas do governo do Paraná (2003-2010). 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação UNICAMP.

11.
GAMBOA, S. A. S.; LAMAR, A. R.; ZOBOLI, F.; NUNES, C. A.; ARANTES, V. J.; BONFIM, C. R. S.; SANFELICE, J. L.; SILVA, M. D.. Participação em banca de João Derli de Sousa. A produção do conhecimento em educação física: análise epistemológica das dissertações e teses dos programas de pós-graduação nas universidades públicas da região sul do Brasil (2000-2010). 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação UNICAMP.

12.
ALMEIDA, D. J O (Dijanira Soares de Oliveira e Almeida); FILHO, M. J. (Mário José Filho); DAVID, C. M (Célia Maria David); SILVA, M. D.; FADEL, B. (Bárbara Fadel). Participação em banca de Claudete Paganucci Rubio. Uma Modalidade de Ensino na Educação: Educação a |Distância. 2011. Tese (Doutorado em Serviço Social.) - Universidade Estadual Paulista.

Qualificações de Doutorado
1.
GAMBOA, S. A. S.; NUNES, C. A.; SILVA, M. D.. Participação em banca de Volimir Von Dentz. As teorias pós-críticas na pesquisa em educação: análise filosófica e crítica ontológica?. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação UNICAMP.

2.
NUNES, C. A.; ARANTES, V. J.; SILVA, M. D.. Participação em banca de Aurélio Bona Junior. O corpo na Educação de Emancipatória da Sexualidade: os projetos de educação em sexualidade no Paraná (1996-2010). 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação UNICAMP.

3.
NUNES, C. A.; ARANTES, V. J.; SILVA, M. D.. Participação em banca de Reginaldo Arthus. Ensino Superior, Avaliação e Desafios Educacionais: matrizes institucionais, contradições e perspectivas para além dos SINAES. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação UNICAMP.

4.
NUNES, C. A.; ARANTES, V. J.; SILVA, M. D.. Participação em banca de Fabiana Marques Jeremias Leite Vaz. A Relação entre Design e Educação Moderna: articulações, contradições e práticas superadoras na formação do designer. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação UNICAMP.

5.
GAMBOA, S. A. S.; KEIM, E. J.; NUNES, C. A.; SILVA, M. D.. Participação em banca de Luciana Barbosa Gerbasi. APROPRIAÇÃO DA OBRA DE PAULO FREIRE NAS PESQUISAS PRODUZIDAS NOS PROGRAMAS DE PÓS ? GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO BRASIL (1987 A 2010). 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação UNICAMP.

Qualificações de Mestrado
1.
JARDILINO, J. R. L.; SOUZA, C. B.; SILVA, M. D.. Participação em banca de Juliana Conti Macedo. Educação do Campo e o Pensamento Crítico: um estudo da Formação de Professores no meio Rural do Alto Vale do Piranga.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
GAMBOA, S. A. S.; NUNES, C. A.; SILVA, M. D.. Participação em banca de Marcelo Fernandes Pereira. Ética, Educação e Direitos Humanos na Filosofia Humanista de Emmanuel Lévinas?. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Faculdade de Educação UNICAMP.

3.
SANTOS, E. P.; SILVA, M. D.; JESUS, R. E.. Participação em banca de Laura Rodrigues Paim Pamplona. OS DEZ ANOS DA LEI 10.639/03: as mudanças de olhares sobre os negros em escolas públicas do município de Passos ?MG. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Botelho, Jorge F.; SILVA, M. D.. Participação em banca de Alexandrina Maria Rodrigues Guimaraes Souza. Escola Democrática Reflexão E Ação. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
Botelho, Jorge F.; SILVA, M. D.. Participação em banca de Amanda Da Silva Correa. Conselho Escolar Ativo Com Maior Participação Da Comunidade Local E Escolar Para, Provavelmente, Melhorar o Ensino e o Ideb da Escola. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
Botelho, Jorge F.; SILVA, M. D.. Participação em banca de Cristiane Dos Santos Costa. Atualização Do PPP da Escola Municipal Izabel Gomes Teixeira, Com Ênfase no Grêmio Estudantil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
Botelho, Jorge F.; SILVA, M. D.. Participação em banca de Cristiane Mara De Souza. Formação Continuada dos Professores de Educação Infantil: A Importância do Grupo de Estudos para Transformação na Prática Escolar. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

5.
Botelho, Jorge F.; SILVA, M. D.. Participação em banca de Fernanda Renatha Baldez dos Santos. A Importância da Família na Escola. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

6.
Botelho, Jorge F.; SILVA, M. D.. Participação em banca de Josyane Aparecida Pereira Dos Santos. A Relação da Comunidade Escolar: O Papel Da Família nas Tomadas de Decisões. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

7.
Botelho, Jorge F.; SILVA, M. D.. Participação em banca de Russileia da Conceição Abreu. Projeto de Intervenção: Interação Escola-Família-Comunidade. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

8.
Botelho, Jorge F.; SILVA, M. D.. Participação em banca de Sara Elma da Silva Pires. Família e Escola: uma parceria que da certo?. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

9.
Botelho, Jorge F.; SILVA, M. D.. Participação em banca de Tereza Rachel Rodrigues de Faria. Importância do Diálogo da Família na Gestão Escolar. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

10.
SILVA, M. D.; Botelho, Jorge F.. Participação em banca de Aldeni Teixeira Panta. Projeto Politíco Pedagógico : uma Construção Coletiva para Promoção da Democracia na Escola. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

11.
Pires, Nilza E.; Martins, Niura S. de A.; SILVA, M. D.. Participação em banca de Angélica Isabel Da Silva. Planejamento: uma proposta pedagógica na reelaboração do projeto políticos pedagógico da escola municipal Anita Soares Dulci. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

12.
Pires, Nilza E.; Martins, Niura S. de A.; SILVA, M. D.. Participação em banca de Douglas Tavares da Silva Teixeira. Reelaboração do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Anita Soares Dulci: desenvolvendo a cultura de construção. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

13.
Pires, Nilza E.; Martins, Niura S. de A.; SILVA, M. D.. Participação em banca de Fabyola Antunes Gonçalves Souza. Formação Continuada de Professores no Ensino Técnico: uma reflexão na prática pedagógica. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

14.
Pires, Nilza E.; Martins, Niura S. de A.; SILVA, M. D.. Participação em banca de Pedro Xavier Leandro. Empoderamento e Participação Estudantil: a rádio escola como Ferramenta de gestão democrática. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

15.
Martins, Niura S. de A.; Pires, Nilza E.; SILVA, M. D.. Participação em banca de Patrícia Cordeiro Dos Santos. Os Desafios da Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

16.
SILVA, M. D.; Pires, Nilza E.; Martins, Niura S. de A.. Participação em banca de Claudio José Roque. A (In)Viabilidade do Projeto Político Pedagógico com base na Política Pública de Governo. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

17.
SILVA, M. D.. Participação em banca de ELIANA NASCIMENTO DIAS. A importância da Família no desempenho escolar dos filhos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

18.
SILVA, M. D.. Participação em banca de SONIA SARTORI SOARES MIRANDA. PROJETO DE INTERVENÇAO ? EDUCAÇÃO E VALORES: RESGATANDO A AMIZADE E O RESPEITO NO COTIDIANO DOS ALUNOS DO 5º ANO DAS SÉRIES INICIAIS. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

19.
SILVA, M. D.. Participação em banca de NELZA APARECIDA NETO E SILVA ALVES. Transformação no Ambiente Escolar: Que papel tem o Lúdico nesta questão. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

20.
SILVA, M. D.. Participação em banca de José Antonio Carneiro. Aprimorando o processo de avaliação na Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

21.
SILVA, M. D.. Participação em banca de MARCELA MACIEL SOUZA. O consumo elevado de bebidas alcoólicas em mulheres referenciadas no CRAS de Itamarandiba: e quais as conseqüência no âmbito familiar.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

22.
SILVA, M. D.. Participação em banca de IVANILDE ALVES DE SOUZA. Violência da Mulher. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

23.
SILVA, M. D.. Participação em banca de JULIANA RIBEIRO DOS SANTOS. MULHERES BENEFICIADAS DO PROGRAMA BOLSA FAMILIA EM CARBONITA EO OS MEIOS DE SUBSISTÊNCIAS.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

24.
SILVA, M. D.. Participação em banca de TAÍSA TEIXEIRA RIBEIRO. AS QUESTÕES ETNORRACIAIS NA ESCOLA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

25.
SILVA, M. D.. Participação em banca de DALILA CARAM DINIZ. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL E O DEBATE EM TORNO DA TEMÁTICA DE GÊNERO E SEXUALIDADE. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

26.
SILVA, M. D.. Participação em banca de ELENICE DA SILVA LEANDRO. A LITERATURA NA CONSTRUÇÃO DA AUTOIMAGEM POSITIVA DA CRIANÇA NEGRA NOS ANOS INICIAIS. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

27.
SILVA, M. D.. Participação em banca de FABÍOLA SCHETTINO DE SOUZA. A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E AS POLÍTICAS PÚBLICAS; DESAFIOS E POTENCIAIS. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

28.
SILVA, M. D.. Participação em banca de JACKSON ALMEIDA LEAL. A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CONTAGEM - MINAS GERAIS. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

29.
SILVA, M. D.. Participação em banca de NAYARA FERREIRA DE SOUZA SARAIVA. Se tem violência, deve haver decência! Uma análise da política de atendimento às mulheres em situação de violência do município de Sete Lagoas. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

30.
SILVA, M. D.. Participação em banca de NELSON JORGE TARABAL. Educação e Inclusão de pessoas portadoras de doenças mentais: um desafio para as políticas públicas. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Paulo Maciel; Valença; SILVA, MARCELO DONIZETE DA. Participação em banca de Wudson Carvalho.Relações entre Teatro e Comunidade: memória, afetividade e pertencimento. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
Tripodi, Maria. R. F; Benedicto, Bianca. V.; SILVA, MARCELO DONIZETE DA. Participação em banca de Mariellen de Freitas Tioca.Governança da Educação Infantil Etapa Creche:caracterização do índice de conveniamento de municípios com organização da sociedade civil no estado de minas gerais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
GARCIA, M.; SILVA, M. D.; LOPES, J. C. S.. Participação em banca de Gladiston Augusto Corrêa.A educação como contribuição na formação e emancipação humana. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
SILVA, M. D.. Participação em banca de SAMIRA DE S. ALVES.A relação família escola: um enfoque no desenvolvimento humano. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.

5.
SILVA, M. D.. Participação em banca de Elis Fernanda Esteves Couto.Analisando os Livros Didáticos de Alfabetização com base nos PCN´s. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.

6.
SILVA, M. D.. Participação em banca de WERÔNICA C. DA SILVA.Gestão Democrática na escola pública: uma realidade possível?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.

7.
SILVA, M. D.. Participação em banca de ROSA M. MENDES E TANISE M. TEIXEIRA.A Inserção e Implicação do uso de tecnologias no ambiente escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.

8.
SILVA, M. D.. Participação em banca de Ruth Vitalino Bezerra.A CONTRIBUIÇÃO DA FILOSOFIA NA FORMAÇÃO CULTURAL E SOCIAL DOS JOVENS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Claretiano Centro Universitário.

9.
SILVA, M. D.. Participação em banca de PAULA CRISTINA DE OLIVEIRA ALMEIDA E RAFAELA DE SOUZA LEMOS.DESAFIOS DA GESTÃO PEDAGÓGICA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Claretiano Centro Universitário.

10.
SILVA, M. D.. Participação em banca de ANA AMÉLIA SOUZA MELEGA.O CONCEITO DE LIBERDADE EM JEAN-PAUL SARTRE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Claretiano Centro Universitário.

11.
SILVA, M. D.. Participação em banca de EDUARDO RODRIGUES SANTANA.A CONCEPÇÃO DE UNO NA OBRA ENÉADAS DE PLOTINO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Claretiano Centro Universitário.

12.
SILVA, M. D.. Participação em banca de ANDREIA SANCHES GARCIA.A PEDAGOGIA HOSPITALAR E O PAPEL DO PROFESSOR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Claretiano Centro Universitário.

13.
SILVA, M. D.. Participação em banca de ROSELI MARIA DE PAULA ALECRIM E RITA DE CASSIA PEREZ.FOLIA DE REIS COMO FOLCLORE: um olhar para Santo Antônio da Alegria. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes) - Claretiano Centro Universitário.

14.
ROMEIIRO, A. E.; SILVA, M. D.. Participação em banca de LUIS HENRIQUE DE SOUZA.Schopenahuer e a Metafísica do Belo: o consolo da arte frente ao enigma do mundo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Claretiano Centro Universitário.

15.
SILVA, M. D.. Participação em banca de Jorge João Aparecido Nahra, Marcelo Ap. Jolli...O homem está condenado a ser livre. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Claretiano Centro Universitário.

16.
SILVA, M. D.. Participação em banca de Maria Letícia de Paiva Jacobini.Um estudo sobre a fundamentação da metafísica dos costumes de Kant. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Claretiano Centro Universitário.

17.
SILVA, M. D.. Participação em banca de Walter Veneciano, Ronaldo Antonio Cavalli.Leitura da obra clássica de Platão: Górgias. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Claretiano Centro Universitário.

18.
SILVA, M. D.. Participação em banca de Alexandre da Silva Pêra, Dirceu Brás Pano.Liberdade em Sartre. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Claretiano Centro Universitário.

19.
SILVA, M. D.. Participação em banca de Débora Cristina do Nascimento Vecchi, Sueli Aparecida Rotta,.A liberdade nas obras: O Ser e o Nada e O exitencialismo é um humanismo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Claretiano Centro Universitário.

20.
SILVA, M. D.. Participação em banca de Roberto May Neto.Felicidade em Aristóteles. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Claretiano - Faculdade.

21.
SILVA, M. D.. Participação em banca de Margareth Sampaio Matos.O Homem para Platão. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Claretiano - Faculdade.

22.
SILVA, M. D.. Participação em banca de Luciano Aparecido dos Santos e Rosângela Alves dos SAntos.A Educação na Ética de Kant. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Claretiano - Faculdade.

23.
SILVA, M. D.. Participação em banca de Renaura da Silva Francisconi Pardal e Maria de Lourdes Ferre.A Construção do Conhecimento na Dinâmica Educacional do Aluno com Dificuldades de Aprendizagem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Claretiano - Faculdade.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SILVA, M. D.. Leitor de Memorial de Conclusão de curso. 2005. Universidade Estadual de Campinas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Comunicações em História da Educação.Comunicações em História da Educação. 2010. (Encontro).

2.
Educação, Ideologia e Complexidade: contribuição para crítica ao pensamento de Edgar Morin e sua interface com a educação brasileira.Educação, Ideologia e complexidade: contribuição para crítica ao pensamento de Edgar Morin e sua inteface com a educação brasileira. 2010. (Encontro).

3.
Encontro de Filosofia e Americana.Palestrante. 2010. (Encontro).

4.
Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica.Educação, Ideologia e Complexidade: Contribuição para crítica ao pensamento de Edgar Morin e sua interface com a educação brasileira.. 2010. (Encontro).

5.
Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica.Filosofia, Arte e Educação. 2010. (Encontro).

6.
Colóquios de Filosofia e História da Educação. "A criação do curso de pedagogia no contexto da formação do capitalismo monopolista brasileiro: um estudo da década de 1930.. 2009. (Outra).

7.
II Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica.Filosofia da Educação: um debate possível. 2009. (Encontro).

8.
Seminário de Estudos Os Intelectuais e a Educação 2009 Gramsci e a Educação. 2009. (Seminário).

9.
SIMPHILO II Simpósio Sobre o Ensino de Filosofia. 2009. (Simpósio).

10.
III EPISTED-III Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação IV Colóquio de Epistemologia da Educação Física.Reflexões acerca da complexidade: uma análise crítica da crítica ao pensamento de Edgar Morin em sua relação à educação contemporânea. 2008. (Seminário).

11.
I Poiethos- Seminário Nacional sobre Política, Ética e Educação. 2008. (Seminário).

12.
IV Seminário dos Grupos de Pesquisa e Seminário de Dissertãções e Teses Defendidas pela faculdade de Educação Unicamp.O Ensino de Filosofia da Educação no Ensino Médio em Campinas-SP: da Crise Institucional a Desestruturação Pós-LDBEN.. 2007. (Seminário).

13.
Colóquios de Filosofia e História da Educação.Dilemas da Educação Superior no mundo globalizado. Sociedade do Conhecimento ou Economia do Conhecimento?. 2005. (Outra).

14.
Colóquios de Filosofia e História da Educação.Brasil Império: estado da arte em História da Educação. 2005. (Outra).

15.
6 Oficina de Pedagogia de Sociologia no Ensino Médio.. 2003. (Oficina).

16.
II Programa de Formação Continuada.Sexualidade e emancipação. 2003. (Outra).

17.
Colóquio de Filosofia e História da Educação. 2002. (Seminário).

18.
Colóquio de Filosofia e História da Educação. 2002. (Outra).

19.
Colóquios de Filosfia e História da Educação. 2002. (Outra).

20.
IV Encontro de Filosofia para Crianças de Campinas e Região. 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, M. D.; FARID, M. R. ; JARDILINO, J. R. L. ; MATOS, D. A. S. ; MELO, M. A. ; DULCI, L. C. . IX SIMPOED Simpósio de Formação e Profissão Docente. 2013. (Outro).

2.
SILVA, M. D.. II Congresso Brasileiro de Educadores Claretianos. 2010. (Congresso).

3.
SILVA, M. D.. Seminário de Estudos Os Intelectuais e a Educação 2009 Gramsci e a Educação. 2009. (Outro).

4.
SILVA, M. D.. Simphilo II simpósio Sobre o Ensino de Filosofia. 2009. (Outro).

5.
SILVA, M. D.. III EPISTED III Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação IV Colóquio de Epistemologia da Educação Física. 2008. (Outro).

6.
SILVA, M. D.. I Poiethos- Seminário Nacional sobre Política, Ética e Educação. 2008. (Outro).

7.
SILVA, M. D.. I SIMPHILO (Simpósio sobre o Ensino de Filosofia). 2007. (Outro).

8.
SILVA, M. D.. IV Seminário dos Grupos de Pesquisa e Seminário de Dissertações e Teses Defendidas pela Faculdade de Educação da UNICAMP. 2007. (Outro).

9.
SILVA, M. D.. Seminário de Teses em Andamento na FE Unicamp "A Pesquisa em educação: Produção de Conhecimento e compromisso social?. 2006. (Outro).

10.
SILVA, M. D.. II seminário de Epistemologia e Teorias da Educação III Colóquio de Epistemologia da Educação Física. 2006. (Outro).

11.
SILVA, M. D.. I Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Ana Maria Mendes Sampaio. DEMANDA DE DESENVOLVMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, PNE E PME: O DESAFIO DA RELAÇÃO NO MUNICÍPIO DE MARIANA ? MG. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Coorientador).

2.
Eduardo Mognon Ferreira. Os jogos para o ensino de História. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Coorientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Cláudio José Roque. A (in)Viabilidade do Projeto Politico Pedagógico com base na Política Pública de Governo. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

2.
Aldeni Teixeira Panta. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: uma construção coletiva para promoção da democracia na escola. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
CRISLAINE GÉSSICA PAULINO DE OLIVEIRA GONÇALVES. PROCESSO DA CONTRUÇÃO DE IDENTIDADE DA MULHER NEGRA NA EDUCAÇÃO. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

2.
Juliana Silva. A SUBJUGAÇÃO DA MULHER E O REFORÇAMENTO DO MACHISMO NOS CONTOS DE FADAS INFANTIS: A CONSTITUIÇÃO DAS IDENTIDADES FEMININA E MASCULINA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EDUCATIVA. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

3.
Mila Miranda e Araújo. A construção do discurso feminino a favor da feminização do magistério no Jornal O Sexo Feminino (1873/1899). Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

4.
Maria Helena Pimenta. A CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: LIMITES E DESAFIOS.. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Jeancarlo Moreira Oliveira. História, Memória e Cultura: a concepção filosófica presente no contexto das escolas de Mariana, Ouro Preto e Itabirito. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Jencarlo Moreira Oliveira. História, Memória e Cultura: a concepção filosófica presente no contexto das escolas de Mariana, Ouro Preto e Itabirito.. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Eduardo Mognon Ferreira. O DEBATE SOBRE ÁFRICA E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA PRÁTICA JOGADA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NAS ESCOLAS DE MARIANA-MG. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, . Coorientador: Marcelo Donizete da Silva.

2.
Ana Maria Mendes Sampaio. DEMANDAS DE DESENVOLVMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO MUNICÍCPIO DE MARIANA: PNE (2014-2024) E PME (2015-2024). 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, . Coorientador: Marcelo Donizete da Silva.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Aldeni Teixeira Panta. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: uma construção coletiva para promoção da democracia na escola. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

2.
Claudio José Roque. A (in)Viabilidade do Projeto Politico Pedagógico com base na Política Pública de Governo. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

3.
MIRNA SORAYA PEREIRA SEABRA. GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

4.
SONIA SARTORI SOARES MIRANDA. PROJETO DE INTERVENÇÃO - EDUCAÇÃO E VALORES: RESGATANDO A AMIZADE E O RESPEITO NO COTIDIANO DOS ALUNOS DO 5º ANO DAS SÉRIES INICIAIS. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

5.
NELZA APARECIDA NETO E SILVA ALVES. TRANSFORMAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR: QUE PAPEL TEM O LÚDICO NESTA QUESTÃO. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

6.
IVANILDE ALVES DE SOUZA. VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

7.
JULIANA RIBEIRO DOS SANTOS. MULHERES BENEFICIADAS DO PROGRAMA BOLSA FAMILIA EM CARBONITA EO OS MEIOS DE SUBSISTÊNCIAS. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

8.
MARCELA MACIEL SOUZA. O consumo elevado de bebidas alcoólicas em mulheres referenciadas no CRAS de Itamarandiba: e quais as conseqüência no âmbito familiar.. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

9.
TAÍSA TEIXEIRA RIBEIRO. AS QUESTÕES ETNORRACIAIS NA ESCOLA. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

10.
FAUSTO VIEIRA DE MORAES. O PROCESSO EDUCATIVO CONSTRUINDO A PERSONALIDADE. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia e Ensino de Filosofia) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

11.
Denis Alves de Souza. EDUCAÇÃO E O CAPITAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROJETO SOCIALISTA DE ISTVÁN MÉSZÁROS.. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia e Ensino de Filosofia) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

12.
NATALICE MARTA DE SIQUEIRA. O DIÁLOGO FILOSÓFICO NO ENSINO MÉDIO. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia e Ensino de Filosofia) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

13.
IBSEN JOSÉ FABIS MARQUES. LIBERDADE DE IMPRENSA: AUTONOMIA OU EXERCÍCIO DE PODER?. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia e Ensino de Filosofia) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

14.
SILVIA SOMMA PAJOLI NARDI. ASPECTOS JURÍDICOS DO FENÔMENO BULLYING. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Educacional) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

15.
JOÃO FÁBIO GONÇALVES. DIREITO A UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Educacional) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

16.
LETÍCIA LOPES PINHEIRO. UM PENSAR SOBRE A INCLUSÃO: DIRETRIZES POLÍTICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Educacional) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

17.
PATRÍCIA SIMONE DO AMARAL LIVERARO. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEITOS E DESAFIOS PARA SUA IMPLEMENTAÇÃO NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL.. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Educacional) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

18.
MARCIA CRISTINA DE SOUSA SILVA. EDUCAÇÃO E TRABALHO ? A CRIAÇÃO DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Educacional) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
LUANA MARIA XAVIER ROSA. Análise Sobre a Política de Formação Docente: um estudo sobre as propostas de formação dos cursos de pedagogia, presencial e a distância da UFOP e sua interface com o programa UFOP com a escola.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

2.
Renata Marcelina de Sousa. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO:SINALIZANDO CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

3.
Mila Miranda e Araújo. A construção do discurso feminino a favor da feminização do magistério no Jornal O Sexo Feminino (1873/1899). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

4.
FABIANO LOPES DE OLIVEIRA. A PROPOSTA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA REGIÃO DOS INCONFIDENTES: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-POLÍTICA DA PROPOSTA DE INCLUSÃO PRESENTE NO CONTEXTO ESCOLAR DA REGIÃO.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

5.
SAMANTA RESENDE DE ALMEIDA. VIOLÊNCIA NA ESCOLA: ENTRE O ESPAÇO ESCOLAR, O SABER PEDAGÓGICO E A CONTRADIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

6.
Julia Antas dos Santos. A CONDIÇÃO DO NEGRO NA HISTÓRIA DO BRASIL: UMA ANÁLISE SOBRE OS MANUAIS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA E SUA INTERFACE COM ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRODESCEDENTE PÓS PROMULGAÇÃO DA LEI 10.639/03.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

7.
VINÍCIUS ALENCAR DE CARVALHO. A PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO GOVERNO LULA: UMA ANÁLISE COMPARADA COM O GOVERNO VARGAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

8.
APARECIDA F. S. RAYMUNDO, SUELI D. MARINO E VANDERLEI M.. A EDUCAÇÃO EM ROUSSEAU NA OBRA EMÍLIO OU DA EDUCAÇÃO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

9.
ANA CAROLINA CHAPINA E ELIANA CRISTINA DE ALMEIDA. A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

10.
MARCOS CEDRINHO CICIARELLI. Sócrates e a importância do auto-conhecimento na educação.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

11.
RONNY KENDHI NAKA. DO LEGADO PEDÁGOGICO DA DIALÉTICA SOCRÁTICA À PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA MODERNA UM PEQUENO TRATADO SOBRE A DIALÉTICA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

12.
Nádia Aline Baltazar. ESTÉTICA, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DO ARTE- EDUCADOR: CONTRIBUIÇÃO PARA CRÍTICA À CONCEPÇÃO DE CRIAÇÃO EM ARTE-EDUCAÇÃO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

13.
Walkiria Tércia Cardoso. A cultura tradicional caiçara na sala de internadisciplinariedade, empirismo e currículo.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

14.
Marta Hellmeister da Silva, Zulmira Rosa de Melo. A importância do Ensino de Filosofia na escola de nível médio. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

15.
Antonio Filogênio de Paula Jr.. Educação, Multiculturalismo e pós-modernidade: uma análise crítica do pensamento de africano sob a luz da obra Kwame Anthony. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

16.
Roberta Magalhães Affini, Maria Aparecida Alonso Magalhães.. A questão da Moral e da Educação n aperspectiva Kantiana: análise da obra sobre a pedagogia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

17.
Baltazar Garcia, Luciane de M.F.Pashoa e Maria I. de Sousa. A questão do Ensino de Filosfofia, sua importância para o processo de reflexão do projeto proposto na prática pedagógica da Filosofia para a Educação Infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Claretiano - Faculdade. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

18.
Vânia Isaura Bonfim dos Santos, Nair Hortelã Soares.. Filosofia para Crianças no Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Claretiano - Faculdade. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

Iniciação científica
1.
KATIA MARIA DOS SANTOS QUIRINO. A difusão da Cultura Negra e sua interface na Formação de Professores da EJA: uma análise sobre as questões étnico-raciais nas escolas de Mariana e Ouro Preto. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

2.
DAMIANA ANDREIA FERREIRA. Educação em Hebert Marcuse: fundamentos teóricos e epistemológicos da teoria educacional marcuesena e os desdobramentos na educação contemporânea. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

3.
VIVIANE DE ANDRADE SOARES. O PROBLEMA VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR DE MARIANA E OURO PRETO: UMA ANÁLISE SOBRE AS IMPLICAÇÕES FORMATIVAS, HISTÓRICAS E POLÍTICAS. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

4.
JEANCARLO MOREIRA OLIVEIRA. HISTÓRIA, MEMÓRIA E CULTURA: A FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DA FILOSOFIA NA REGIÃO DE MARIANA DE OURO PRETO SÉC. XIX E XX.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

5.
GLAUBER BORGES. PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE AS POLÍTICAS E SEUS IMPACTOS NA TRANSFORMAÇÃO DA TRABALHO NAS ESCOLAS DE MARIANA-MG. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

6.
Luiz César Dias dos Reis. UMA ANÁLISE DAS TEORIAS EDUCACIONAIS E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA DE MARIANA: UM ESTUDO SOBRE OS MANUAIS DIDÁTICOS PARA FORMAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

7.
Luiz César Dias dos Reis. UMA ANÁLISE DAS TEORIAS EDUCACIONAIS E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA DE MARIANA: UM ESTUDO SOBRE OS MANUAIS DIDÁTICOS PARA FORMAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

8.
VINICIUS ALENCAR DE CARVALHO. OS FILHOS DA MINERAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS DAS MINERADORAS NA REALIDADE SÓCIO EDUCACIONAL DAS CRIANÇAS E JOVENS DOS DISTRITOS DE ANTONIO PEREIRA E DIOGO DE VASCONCELOS.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.

9.
LUIZ THOMAZ NUNES. O PROBLEMA DA ANGUSTIA NAS PERSPECTIVAS DE FREUD E DOSTOIEVSKY: UMA ANÁLISE SOBRE O CONCEITO E SUA RELAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO EDUCADOR.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP. Orientador: Marcelo Donizete da Silva.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 4:14:31