Khalil Salem Sugui

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3548835386841697
  • Última atualização do currículo em 01/11/2018


Khalil Salem Sugui é Bacharel em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa), Mestre em Educação e Doutor em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Atualmente é Professor Efetivo do Instituto Federal Catarinense (IFC), atuando em regine de Dedicação Exclusiva (DE/40h) nas áreas de docência de Língua Portuguesa e Literatura, pesquisa, inovação e extensão. Também atuou na USP, PUC-SP e no Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Na área de pesquisa, ocupou o cargo de Diretor-Geral da Coletânea Acadêmica de Estudos em Letras e Educação (CAELE), núcleo de pesquisa editorial especializado na área de Educação Escolar e Estudos Literários. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Khalil Salem Sugui
Nome em citações bibliográficas
SALEM, K.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Catarinense, IFC.
Instituto Federal Catarinense
IFC
89051900 - Blumenau, SC - Brasil
Telefone: (999) 99999999
URL da Homepage: www.ifc.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2014
Doutorado em Língua Portuguesa.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Conhecimento tácito no ensino de Português para fins específicos: a epistemologia de Michael Polanyi na Educação, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Profa. Dra. Anna Maria Marques Cintra.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Michael Polanyi; Conhecimento Tácito; Filosofia da Ciência; Ensino de Língua Portuguesa.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Filosofia da Educação.
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2008
Mestrado em Educação.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: A importância do conhecimento tácito na formação do educador,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Prof. Dr. Danilo Di Manno de Almeida.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Michael Polanyi; Conhecimento Tácito; Epistemologia; Formação Docente.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Filosofia da Educação.
Setores de atividade: Educação.
2013 - 2013
Especialização em Ensino de Português, Literatura e Redação. (Carga Horária: 360h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
Título: O valor do conhecimento tácito nas dimensões contextuais.
Orientador: Prof. Ms. Felipe Aleixo.
2014 - 2015
Graduação em Pedagogia.
Faculdade Paulista São José, FPSJ, Brasil.
Título: O fenômeno pedagógico segundo a epistemologia de Michael Polanyi.
Orientador: Orientação realizada pela coordenação do curso de Pedagogia.
2002 - 2005
Graduação em Letras - Português e Inglês.
Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.
Título: Os estudos linguísticos e literários à luz do conhecimento tácito.
Orientador: Beatriz Regina Benradt Martinez.




Atuação Profissional



Instituto Federal Catarinense, IFC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor-Doutor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
O vínculo com o Instituto Federal Catarinense dá-se sob regime estatutário, o qual enquadra o servidor como professor no Quatro Permanente de Docentes da Rede Pública Federal (professor-efetivo de Língua Portuguesa na Educação Básica, Técnica e Tecnológica - EBTT). Regime de trabalho: Dedicação Exclusiva (RDE - 40 horas). O ingresso ocorreu mediante Concurso Público (Edital 048/2015), cujas essências e diretrizes respeitaram todas as etapas e formalizações estatuídas na Lei Federal 8.112/90.

Atividades

06/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal Catarinense, .

Cargo ou função
Subcomissão de Coleta Seletiva Solidária [Campus Blumenau].
04/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal Catarinense, .

Cargo ou função
Membro de Comissão - Núcleo Pedagógico (NuPe) [Campus Blumenau].
04/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal Catarinense, .

Cargo ou função
Membro de Comissão - Núcleo Docente Básico do Curso de Eletromecânica Integrado (NDB - Eletromecânica Integrado) [Campus Blumenau].
02/2018 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I (Curso: Técnico de Nível Médio Integrado - Eletromecânica)
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I (Curso: Técnico de Nível Médio Integrado - Informática)
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira III (Curso: Técnico de Nível Médio Integrado - Eletromecânica)
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira III (Curso: Técnico de Nível Médio Integrado - Informática)
Projeto Integrador (Curso: Técnico de Nível Médio Integrado - Informática)
02/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal Catarinense, .

Cargo ou função
Membro de Comissão - Núcleo de Gestão Ambiental (NGA) [Campus Blumenau].
10/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal Catarinense, .

Cargo ou função
Membro-suplente do Conselho do Campus (CONCAMPUS) / (IFC - Campus Blumenau).
05/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal Catarinense, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Cultura (IFC - Campus Blumenau).
11/2015 - Atual
Serviços técnicos especializados , Instituto Federal Catarinense, .

Serviço realizado
Professor do Quadro Permanente no Magistério Público Federal - EBTT.
03/2017 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal Catarinense, .

Cargo ou função
Regente Titular da Turma de Eletromecânica 101 (Curso: Técnico de Nível Médio Integrado - Eletromecânica).
03/2017 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal Catarinense, .

Cargo ou função
Regente Suplente da Turma de Informática 101 (Curso: Técnico de Nível Médio Integrado - Informática).
02/2017 - 12/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I (Curso: Técnico de Nível Médio Integrado - Eletromecânica)
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I (Curso: Técnico de Nível Médio Integrado - Informática)
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira III (Curso: Técnico de Nível Médio Integrado - Informática)
09/2017 - 09/2017
Outras atividades técnico-científicas , Instituto Federal Catarinense, Instituto Federal Catarinense.

Atividade realizada
Avaliador de trabalhos submetidos a III Mostra de Ensino. Pesquisa, Extensão e Cidadania (MEPEC) do IFC (Campus Blumenau).
09/2017 - 09/2017
Outras atividades técnico-científicas , Instituto Federal Catarinense, Instituto Federal Catarinense.

Atividade realizada
Avaliador de trabalhos apresentados da III Mostra de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cidadania (MEPEC) do IFC (Campus Blumenau).
08/2016 - 08/2017
Ensino, Formação Continuada (FIC) - *Produção de Texto e Estudos de Gramática*, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I - (Estudos da Linguagem)
Língua Portuguesa II - (Morfologia)
Língua Portuguesa III - (Morfossintaxe)
Língua Portuguesa IV - (Estilística e Produção de Texto)
08/2016 - 08/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal Catarinense, .

Cargo ou função
Coordenador do curso de 'Produção de Texto e Estudos de Gramática' (Formação Inicial e Continuada - FIC).
03/2017 - 03/2017
Outras atividades técnico-científicas , Instituto Federal Catarinense, Instituto Federal Catarinense.

Atividade realizada
Avaliação de Projetos (Edital 07/2017) - Bolsas de Iniciação Científica e Extensão [Campus Videira].
08/2016 - 12/2016
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Metodológicos de Língua Portuguesa
05/2016 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal Catarinense, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado de Curso Superior em Pedagogia (IFC - Campus Blumenau).
04/2016 - 12/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Curso de Nivelamento (Ensino Superior): *Produção de Texto: do senso comum à percepção crítica* (curso: Pedagogia e TADS)
02/2016 - 12/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira II (Curso: Técnico de Nível Médio Integrado - Informática)
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira III (Curso: Técnico de Nível Médio Integrado - Informática)
02/2016 - 12/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português e Literatura (Curso: Técnico de Nível Médio Integrado - Eletromecânica)
Português e Literatura (Curso: Técnico de Nível Médio Integrado - Informática)
03/2016 - 11/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal Catarinense, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) / (IFC - Campus Blumenau).
04/2016 - 09/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal Catarinense, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Núcleo Pedagógico (NuPe) / (IFC - Campus Blumenau).
07/2016 - 08/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal Catarinense, .

Cargo ou função
Coordenador-substituto do curso de Licenciatura em Pedagogia.
05/2016 - 07/2016
Outras atividades técnico-científicas , Instituto Federal Catarinense, Instituto Federal Catarinense.

Atividade realizada
Elaboração de proposta de curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) - *Produção de Texto e Estudos de Gramática* [proposta aprovada].
05/2016 - 06/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal Catarinense, .

Cargo ou função
Coordenador-substituto do curso de Informática (Nível: Médio Integrado).
05/2016 - 06/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal Catarinense, .

Cargo ou função
Membro de integrante temporário do Núcleo Docente Básico (NDB) [atuação durante o cargo de coordenador-substituto].
03/2016 - 03/2016
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção textual [1o. semestre (2016) / atividade docente temporária - 10 horas]
12/2015 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal Catarinense, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Bolsas do Programa Institucional de Incentivo à Qualificação Profissional de Servidores (PROBIQ) / (IFC - Campus Blumenau).
11/2015 - 12/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I (Curso: Técnico de Nível Médio Integrado - Informática)
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira II (Curso: Técnico de Nível Médio Integrado - Informática)

Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor-substituto, Carga horária: 40
Outras informações
O vínculo como servidor público federal estabeleceu-se mediante aprovação em Processo Simplificado de Seleção, conforme exposto no DOU (Edital no. 128/2012). A atuação no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) ocorreu nos níveis de docência, pesquisa inovação e extensão, segundo Resolução 270/2011. O vínculo contratual ocorreu primeiramente sob regime de 20 horas, sendo ampliado para regime de 40 horas no mesmo semestre (1o. semestre/2012). As horas de pesquisa incidem sobre os campos de Educação, Epistemologia e Linguagem (linhas de pesquisa em consonância com a esfera de trabalho docente no IFSP durante o período) e as horas de docência referem-se às disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, bem como disciplinas adjacentes, sobretudo no caso do Ensino Superior. As disciplinas foram ministradas nos respectivos seguimentos: Ensino Superior (Tecnólogo), Ensino Técnico de Nível Médio Integrado, Ensino Técnico Subsequente e no Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA).

Atividades

02/2013 - 02/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Redação Técnica (Curso Técnico Subsequente de Automação Industrial)
Inglês Instrumental I (Curso Técnico Subsequente de Informática)
Inglês Instrumental II (Curso Técnico Subsequente de Automação Industrial)
Inglês Instrumental I (Curso Técnico Subsequente de Automação Industrial)
02/2013 - 02/2013
Ensino, Automação Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial (Curso: Tecnólogo em Automação Industrial)
02/2013 - 02/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Gramática I (Curso: Técnico de Nível Médio Integrado em Informática)
06/2012 - 02/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa I (Curso: Educação de Jovens e Adultos - Proeja)
Língua Inglesa II (Curso: Educação de Jovens e Adultos - Proeja)
08/2012 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental I (Curso: Técnico Subsequente em Informática)
08/2012 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa II (Curso: Tecnólogo em Automação Industrial)
Metodologia de Pesquisa (Curso: Tecnólogo em Turismo - [interromp. 08/2012])
07/2012 - 12/2012
Pesquisa e desenvolvimento , IFSP, .

08/2012 - 08/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP, .

Cargo ou função
Processo Público de Seleção Docente - Edital no. 226 de 15.08.2012..
08/2012 - 08/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP, .

Cargo ou função
Processo Público de Seleção Docente - Edital no. 203 de 30.07.2012.
06/2012 - 07/2012
Pesquisa e desenvolvimento , IFSP, .

06/2012 - 07/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental I (Curso: Técnico Subsequente em Automação Industrial)
Redação Técnica (Curso: Técnico Subsequente em Automação Industrial)
Inglês Instrumental II (Curso: Técnico Subsequente em Automação Industrial)
Inglês Técnico II (Curso: Técnico Subsequente em Informática)
Inglês Técnico I (Curso: Técnico Subsequente em Informática)
Língua Portuguesa (Curso: Técnico Subsequente em Informática)
06/2012 - 07/2012
Ensino, Automação Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial [Grade Curricular - Diurno] (Curso: Tecnológico em Automação Industrial)
Comunicação Empresarial [Grade Curricular - Noturno] (Curso: Tecnológico em Automação Industrial)
06/2012 - 07/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Gramática (Curso: Técnico de Nível Médio em Informática)

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
No Departamento de Pesquisa, o vínculo ocorre em congruência com o Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, como Diretor-Geral de publicações tanto de docentes quanto de discentes (mestrandos e doutorandos), sob propriedade da Coletânea Acadêmica de Estudos em Letras e Educação (CAELE). Desde 2011, organizei aproximadamente 100 capítulos de livros de docentes e discentes, incluindo pesquisadores de outros Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu da PUC-SP. Desde de 2012, passei a dirigir a expansão de produções internacionais (ACSLE), estendendo a organização a produções bibliográficas internacionais (Estados Unidos - EUA).

Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador (Integrante), Carga horária: 4
Outras informações
Vínculo como integrante de pesquisa no *Grupo de Estudos da Linguagem para o Ensino da Língua Portuguesa (GELEP / PUC-SP), coordenado pela Profa. Dra. Anna Maria M. Cintra, e no *Núcleo de Mística e Santidade* (NEMES), coordenado pelo prof. Dr. Luiz Felipe Pondé. Área de produção acadêmica: Letras e Educação (vide *Indicadores de Produção*).

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador (docência), Enquadramento Funcional: Professor-estagiário, Carga horária: 4
Outras informações
Vínculo como professor-estagiário, atuando nas áreas de Língua Portuguesa. Regime de aderência acadêmica: ESD (Estágio Supervisionado de Docência - Língua Portuguesa) - cf. normatização CAPES/PROSUP [estatuída em setembro de 2010 (Art. 35)]. Disciplinas de atuação: Língua Portuguesa, Comunicação e Expressão. Disciplinas de atuação [Setores de Extensão e Cursos Complementares (Campus Santana - PUC/SP)]: Matemática - Projeto FOCO. * As disciplinas em que há atuação como ESD devem ser compreendidas como estágio de docência, em que o doutorando participa apenas como ouvinte das aulas, mas nunca como professor.

Atividades

07/2011 - 08/2014
Outras atividades técnico-científicas , Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC-SP, Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC-SP.

Atividade realizada
Interface editorial: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa (Projeto CAELE).
03/2011 - 08/2014
Outras atividades técnico-científicas , Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC-SP, Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC-SP.

Atividade realizada
Bolsista de doutorado [Bolsa CAPES - Prosup (Categoria I)].
01/2011 - 08/2014
Outras atividades técnico-científicas , Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC-SP, Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC-SP.

Atividade realizada
Pesquisador de doutorado (projeto de pesquisa em Educação e Linguagem).
07/2010 - 08/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC-SP, .

Linhas de pesquisa
Ensino de Língua Portuguesa
07/2010 - 08/2014
Outras atividades técnico-científicas , Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC-SP, Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC-SP.

Atividade realizada
Integrante de Grupo de Pesquisa - Estudos da linguagem para o ensino da língua portuguesa.
10/2009 - 08/2014
Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC/SP, Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC/SP.

Atividade realizada
Integrante de Grupo de Pesquisa (NEMES).
10/2012 - 11/2012
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa [ESD]
10/2012 - 11/2012
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa [ESD]
04/2012 - 06/2012
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão [ESD]
04/2012 - 06/2012
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão [ESD]
02/2012 - 06/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Matemáticas Físicas e Tecnológicas, .

02/2012 - 06/2012
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Matemáticas Físicas e Tecnológicas, Centro de Ciências Matemáticas Físicas e Tecnológicas.

Atividade realizada
Pesquisador [área de impacto: Matemática].
01/2012 - 04/2012
Ensino, Curso de Extensão [PUC - Campus Santana], Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Matemática (Campus Santana - FOCO)
03/2012 - 03/2012
Outras atividades técnico-científicas , [Campus Santana], [Campus Santana].

Atividade realizada
Auxiliar acadêmico - Plataforma Moodle (Matemática).

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor
Outras informações
Monitor do Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da Universidade de São Paulo, promovido pelo Programa de Filologia e Língua Portuguesa da USP - vínculo ocorreu no mês de março de 2011.

Atividades

03/2011 - 03/2011
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Serviço realizado
Monitor - Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa (FFLCH - USP).
03/2011 - 03/2011
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas.

Atividade realizada
Projeto EPED (edição 2011).

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de doutorado
Outras informações
Pesquisador bolsista de doutorado, inicialmente obtendo bolsa flexibilizada e posteriormente (2013) passando à bolsa integral (dedicação exclusiva), tendo desenvolvido, em ambos os períodos, pesquisas nas áreas de Educação e Epistemologia, sob orientação da profa. Dra. Anna Maria Marques Cintra.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Comissão de Bolsas
Outras informações
Durante o ano de 2007, também se integrou ao grupo de Comissão de Bolsas CAPES, apreciando criticamente os projetos que seriam contemplados por bolsas CAPES Modalidade Integral (Categoria Prosup I). No processo desse período, também participaram os pareceristas: Prof. Dr. Elydio dos Santos Neto, Prof. Dr. Décio de Azevedo Marques Saes e Prof. Dr. Danilo Di Manno de Almeida.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisador bolsista nos níveis de Mestrado (CAPES - Categoria Prosup I), tendo desenvolvido, durante esse período, pesquisas nas áreas de Educação e Epistemologia.

Atividades

03/2011 - 08/2014
Pesquisa e desenvolvimento , CAPES, .

Linhas de pesquisa
Linguagem e Epistemologia
01/2007 - 12/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Metodista de São Paulo (Comissão de Bolsas), .

Cargo ou função
Parecerista em Comissão de Bolsas.
01/2006 - 12/2007
Pesquisa e desenvolvimento , CAPES, .

Linhas de pesquisa
Educação e Epistemologia

Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo, ARQUI, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor-estagiário
Outras informações
Os vínculos estabelecidos no Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo ocorreram nos campos de pesquisa e docência como estagiário. No campo de docência, os vínculos ocorreram no Ensino Fundamental e Médio, establecendo-se em nível ESD nas área de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa. Houve também participação nas oficinas, contemplando as áreas de Língua Portuguesa e Produção de Textos (Ens. Fundamental II). Concomitantemente, consolidaram-se pesquisas no campo de Educação (sobretudo no que tange às práticas educacionais maristas). Este projeto de pesquisa encontra-se publicado como livro. * Todas as atuações no campo de docência ocorreram no campo do estágio, de modo que em momento algum as disciplinas foram por mim ministradas: participei unicamente como ouvinte das aulas, conforme prescreve as Leis vigentes no campo da educação escolar.

Atividades

02/2005 - 11/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Redação e Produção de Textos
Língua Inglesa
Língua Portuguesa
Literatura
02/2005 - 11/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
Língua Portuguesa
02/2004 - 12/2004
Serviços técnicos especializados , Arqui, .

Serviço realizado
Oficina de Literatura - Estudos Literários.
02/2002 - 12/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Arqui, .

02/2003 - 12/2003
Serviços técnicos especializados , Arqui, .

Serviço realizado
Oficina de Língua Portuguesa - Produção de Texto.


Linhas de pesquisa


1.
Educação Marista

Objetivo: A linha de pesquisa em Educação Marista foi edificada dentro de um projeto independente, realizado no Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo. Tendo como base as idéias de Marcelino Champagnat, realizei uma pesquisa de caráter essencialmente bibliográfico, que foi publicada como livro e difundida em encontros acadêmicos (comunicações realizadas no Ensino Superior). Dentre os principais temas explorados nesta pesquisa, estão: 1. Educação Marista; 2. Filosofia da Educação Cristã; 3. Formação do educador marista no século XXI..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Filosofia da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO / Especialidade: Filosofia da Educação Cristã.
Setores de atividade: Educação; Educação Superior.
Palavras-chave: Educação Marista; Filosofia da Educação Cristã; Formação do Educador Marista no século XXI.
2.
Fundamentos da Educação

Objetivo: A linha de pesquisa em Fundamentos da Educação foi edificada mediante um projeto independente, realizado no Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo. Tendo como base o um eixo específico na área de Filosofia Educacional, pude, por meio de uma pesquisa caráter essencialmente bibliográfico, articular os temas de natureza pedagógico-filosóficas com temas como Psicologia Educacional, Prática de Ensino e Metodologia de Ensino. Esta pesquisa foi publicada como livro e difundida em encontros acadêmicos. Dentre os principais temas explorados nesta pesquisa, estão: 1. Fundamentos educacionais maristas; 2. Método marista de ensino..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Setores de atividade: Educação; Educação Superior.
Palavras-chave: Educação Marista; Filosofia da Educação Cristã.
3.
Filosofia da Educação

Objetivo: A linha de pesquisa em Filosofia da Educação foi edificada dentro de um projeto independente, realizado no Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo. Tendo como base os pensamentos educacionais maristas no tocante à filosofia cristã de Champagnat, articuladas com conceitos epistemológicos de Nílson Machado e Hugo Assmann, realizei uma pesquisa de caráter essencialmente bibliográfico, que foi publicada como livro e difundida em encontros acadêmicos. Dentre os principais temas explorados nesta pesquisa, estão: 1. Educação Marista; 2. Filosofia da Educação Cristã; 3. Formação do educador marista no século XXI..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Filosofia da Educação.
Setores de atividade: Educação; Educação Superior.
Palavras-chave: Filosofia da Educação; Educação Marista; Epistemologia.
4.
Ensino de Língua Portuguesa

Objetivo: Os estudos desenvolvidos no campo de linguagem e epistemologia englobaram tanto a trajetória de mestrado quanto a de doutorado, alicerçados nos estudos epistemológicos de Polanyi, tendo como esfera de aplicação, em um primeiro momento, a área de educação e estudos literários (mestrado) e, em um segundo momento, a área de educação e estudos linguísticos (doutorado). A pesquisa de doutorado, centralizada mais na dimensão linguístico-gramatical, foi orientada pela professora Dra. Anna Maria Marques Cintra e publicada como livro em 2015..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Conhecimento Tácito; Ensino de Língua Portuguesa.
5.
Análise Intensional e Extensional do Número Real

Objetivo: A pesquisa de análise intensional e extensional do número real teria início no segundo semestre de 2012 no Programa de Graduação em Matemática da PUC-SP. Porém, não houve sequência do estudo. Sinaliza-se que, na época, tal projeto foi indicado para receber bolsa CNPq na área de Matemática..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Matemática; Cálculo.
6.
Linguagem e Epistemologia

Objetivo: Os estudos desenvolvidos no campo de linguagem e epistemologia englobaram tanto a trajetória de mestrado quanto a de doutorado, alicerçados nos estudos epistemológicos de Polanyi, tendo como esfera de aplicação, em um primeiro momento, a área de educação e estudos literários (mestrado) e, em um segundo momento, a área de educação e estudos linguísticos (doutorado). Também se desenvolveu tal estudo no âmbito de pesquisa e desenvolvimento do Instituto Federal de São Paulo, conforme legisla o regimento docente..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Epistemologia; Educação Escolar; Língua Portuguesa.
7.
Educação e Epistemologia

Objetivo: A linha de pesquisa em Educação e Epistemologia foi potencializada em consonância com o Grupo de Estudos 'Paidéia', coordenado pelo Prof. Dr. Danilo Di Manno de Almeida, na UMESP, quanto em encontros de pesquisa independentes, com foco específico em produção bibliográfica (Col. Interdisciplinar - Ed. Fiuza). Grande parte dos fundamentos desta pesquisa, de caráter essencialmente bibliográfico, foram frutos de leituras e reflexões de autores na área de Filosofia e Educação, como Donald Schön, Drusila Scott e, em especial, Michael Polanyi. Estas pesquisas serviram de fundamento para a construção da dissertação de mestrado e também foram divulgadas por meio de palestras e publicações. Aponta-se que a CAPES financiou com Bolsa Integral (PROSUP) toda a pesquisa, incluindo a fase final, com custos extras para depósito de dissertação. Dentre os principais temas explorados nesta pesquisa, estão: 1. Epistemologia; 2. Educação; 3. Formação do Educador..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Educação; Epistemologia; Formação do Educador.
8.
Conhecimento tácito e educação linguística

Objetivo: O estudo de conhecimento tácito vinculado à esfera de Educação Linguística ocorreu no Instituto Federal de São Paulo, conforme legisla o regimento interno da Instituição. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu norteado pelos estudos de Michael Polanyi, tendo também como alicerce prático as aulas e demais desenvolvimento docentes realizados no IFSP..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Conhecimento Tácito.
9.
Educação, Linguagem e Epistemologia

Objetivo: O estudo de conhecimento tácito vinculado à esfera de Educação Linguística ocorreu no Instituto Federal de São Paulo, conforme legisla o regimento interno da Instituição. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu norteado pelos estudos de Michael Polanyi, tendo também como alicerce prático as aulas e demais desenvolvimento docentes realizados no IFSP..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Conhecimento Tácito.


Projetos de pesquisa


2012 - 2013
Educação, Linguagem e Epistemologia: elos conceituais e aplicabilidades
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2012
Projeto Integrado FOCO / PUC-SP
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2012
O valor do conhecimento tácito na educação linguística
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2014
O valor do conhecimento tácito no ensino de Português para fins específicos
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2014
Projeto Editorial CAELE
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2014
A importância do conhecimento tácito no ensino de Língua Portuguesa
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
A importância do conhecimento tácito na formação do educador
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2005
Produção de Livro na área de Educação Marista (Projeto - Arquidiocesano)
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Gramática.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Gramática/Especialidade: Gramática Implícita.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia/Especialidade: Conhecimento Tácito.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Dinamarquês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Norueguês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
1º Lugar - Concurso Público para Professor Efetivo de "Letras: Português" no Instituto Federal Catarinense, Instituto Federal Catarinense.
2014
4º Lugar - Concurso Público para cargo efetivo de Técnico em Assuntos Educacionais (TAE) - Instituto Federal do Paraná (IFPR - Campus Telemaco Borba), Instituto Federal do Paraná.
2012
2º Lugar - Processo Seletivo Federal para professor-substituto de Português/Inglês do Instituto Federal de São Paulo (IFSP - Campus Barretos), IFSP.
2012
2º Lugar - Processo Seletivo Federal para professor-substituto de Português/Inglês do Instituto Federal de São Paulo (IFSP - Campus Salto), IFSP.
2012
4º Lugar - Processo Seletivo Federal para professor-substituto de Português/Inglês do Instituto Federal de São Paulo (IFSP - Campus Cubatão), IFSP.
2010
3º Lugar - Campeonato Brasileiro de Kung Fu, Ginásio Ibirapuera.
2009
4º Lugar - Campeonato Brasileiro de Kung Fu, Ginásio Ibirapuera.
2008
3º Lugar - Campeonato Brasileiro de Kung Fu, Ginásio Ibirapuera.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:5
Total de citações:27
SALEM, Khalil; SALEM, Khalil (Org.).  Data: 12/12/2012

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SALEM, K.. Pedagogia da Conciliação. 1. ed. Juiz de Fora: Garcia, 2018. v. 1. 104p .

2.
SALEM, K.. Romance do Espiritualismo. 1. ed. Juiz de Fora: Garcia Edizioni, 2015. v. 1. 130p .

3.
SALEM, K.. Linguagem e Conhecimento: teorias e aplicabilidades. 1. ed. São Bernardo do Campo: Garcia Edizioni, 2015. v. 1. 350p .

4.
SALEM, K.. Ensino de Língua Portuguesa à luz do conhecimento tácito. 1. ed. São Bernardo do Campo: Garcia Edizioni, 2014. v. 1. 119p .

5.
SALEM, K.. Conhecimento, tecnologia e linguagem. 1. ed. São Paulo: Fiuza, 2013. v. 1. 266p .

6.
SALEM, K.. Conhecimento das linguagens às tecnologias. 1. ed. São Paulo: Fiuza, 2013. 349p .

7.
SALEM, K.. Estudos em Linguagem e Educação. São Paulo: Fiuza, 2012. v. 1. 292p .

8.
SALEM, K.. Pedagogia da Linguagem. 1. ed. São Paulo: Fiuza, 2012. v. 1. 308p .

9.
SALEM, K.. Linguagens em Mosaico: da teoria linguística ao prisma literário. 1. ed. São Paulo: Fiuza, 2012. 150p .

10.
SALEM, K.. Fundamentos da educação: princípios epistemológicos para a reflexão na ação. 1. ed. São Paulo: Fiuza, 2012. v. 1. 226p .

11.
SALEM, K.. Análise Lingüística: Textos e Contextos (organização). São Paulo: Ed. Fiuza, 2011. 185p .

12.
SALEM, K.. Educação Lingüística em Perspectivas e Horizontes (organização). São Paulo: Ed. Fiuza, 2011. 206p .

13.
SALEM, K.. Epistemologia Lingüística. São Paulo: Ed. Fiuza, 2011. 62p .

14.
SALEM, K.. O Romance da Unidade (Volume I). São Paulo: Edição do Autor, 2008. v. 2. 430p .

15.
SALEM, K.; CÂNDIDO, Marcelo . Filosofia e Educação: Interfaces Sociopedagógicas. 1. ed. São Paulo: Editora Fiuza, 2007. v. 1. 104p .

16.
SALEM, K.. Educação e Aprendência. São Paulo: Fiuza, 2006. 112p .

17.
SALEM, K.. Educação: Interfaces Sociopedagógicas. São Paulo: Fiuza, 2006. 110p .

18.
SALEM, K.; ANDRADE, A. G. . Educação: Contextos e Aplicações. São Paulo: Fiuza Editora, 2005. 112p .

19.
SALEM, K.. A Prática de Ensino no Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo. São Paulo: Fiuza, 2005. 100p .

20.
SALEM, K.. Perspectivas de Estudos Lingüísticos e Literários: Entre Concepções e Aplicações. São Paulo: Fiuza / CNPq, 2004. 64p .

21.
SALEM, K.. A Caixa Literária de Näde: Um Diálogo Romanceado da Literatura. São Paulo: Navegar, 2003. v. 1. 160p .

22.
SALEM, K.. O Diário de Clarissa. São Paulo: Fiuza / Moderna, 2001. 300p .

Capítulos de livros publicados
1.
SALEM, K.. A necessidade do erro para a existência do acerto. In: Khalil Salem. (Org.). Linguagem e Conhecimento: teorias e aplicabilidades. 1ed.São Bernardo do Campo: Garcia Edizioni, 2015, v. 1, p. 285-296.

2.
SALEM, K.. Educação científica e seus reflexos epistemológicos. In: Khalil Salem. (Org.). Conhecimento, Tecnologia e Linguagem. 1ed.São Paulo: Fiuza, 2013, v. 1, p. 179-192.

3.
SALEM, K.. Do conhecimento tácito aos valores subsidiários na educação. In: Khalil Salem. (Org.). Conhecimento das linguagens às tecnologias. 1ed.: , 2013, v. , p. 251-262.

4.
SALEM, K.; Wagner Kuhn . Language and Theology. In: Khalil Salem. (Org.). Estudos em Linguagem e Educação. São Paulo: Fiuza, 2012, v. 1, p. 263-277.

5.
SALEM, K.. Epistemologia da Linguagem: Conceitos e Interfaces. In: Khalil Salem. (Org.). Pedagogia da Linguagem. 1ed.São Paulo: Fiuza, 2012, v. 1, p. 117-124.

6.
SALEM, K.. Leitura: uma abordagem filosófica. In: Anna M. M. Cintra e Lilian G. Passarelli. (Org.). A pesquisa e o ensino em Língua Portuguesa sob diferentes olhares. 1ed.São Paulo: Blucher, 2012, v. , p. 201-208.

7.
SALEM, K.. O valor do conhecimento tácito nas dimensões contextuais. In: Khalil Salem. (Org.). Linguagens em Mosaico: da teoria linguística ao prisma literário. 1ed.São Paulo: Fiuza, 2012, v. 1, p. 119-128.

8.
SALEM, K.. Conceitos em Epistemologia da Linguagem. In: Khalil Salem. (Org.). Fundamentos da educação: princípios epistemológicos para a reflexão na ação. 1ed.São Paulo: Fiuza, 2012, v. 1, p. 127-143.

9.
SALEM, K.. Educação Matemática e Educação Linguística: das Exponenciais às Logarítmicas. In: Khalil Salem. (Org.). Estudos em Linguagem e Educação. São Paulo: Fiuza, 2012, v. 1, p. 251-260.

10.
SALEM, K.. Fundamentos epistemológicos em Estudos da Linguagem. In: Khalil Salem. (Org.). Educação Lingüística em Perspectiva e Horizontes. São Paulo: Ed. Fiuza, 2011, v. , p. 189-198.

11.
SALEM, K.. Epistemologia lingüístico-matemática: entre Pitágoras, defecção e força vetorial. In: Khalil Salem. (Org.). Análise Lingüística: Textos e Contextos (organização). São Paulo: Ed. Fiuza, 2011, v. , p. 167-176.

12.
SALEM, K.. A importância da formação docente no trabalho com o livro didático. In: Khalil Salem. (Org.). Educação e Aprendência: Uma Proposta à Luz de Projetos e Valores. São Paulo: Fiuza, 2006, v. , p. 13-20.

13.
SALEM, K.. Cognição e Conhecimento Tácito: uma nova visão epistemológica. In: Khalil Salem. (Org.). Educação: Interfaces Sociopedagógicas. São Paulo: Fiuza, 2006, v. , p. 91-102.

14.
SALEM, K.. Perspectivas e Impasses no Atual Ensino de Literatura. Educação: Contextos e Aplicações. São Paulo: Fiuza Editora, 2005, v. , p. 19-42.

15.
SALEM, K.. Repensando a Formação do Profissional Reflexivo no Cenário Educacional. Educação: Contextos e Aplicações. São Paulo: Fiuza Editora, 2005, v. , p. 43-56.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SALEM, K.. Você é a favor ou contra as cotas para estudantes negros em universidades. Jornal da São Judas, p. 12 - 12, 01 abr. 2002.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SALEM, K.. Educação inter-religiosa e religiosidade segundo a epistemologia de Michael Polanyi. In: VII Simpósio de Ensino Religioso da Faculdades EST e I Seminário Estadual de Ensino Religioso do CONER/RS, 2010, São Leopoldo - RS. Ensino Religioso: religiosidades e práticas educativas. São Leopoldo - RS: Editora Sinodal, 2010. p. 215-219.

Apresentações de Trabalho
1.
SALEM, K.. *O valor do discurso retórico tácito no processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa* - comunicação apresentada no *III Colóquio de Estudos Retóricos: a Retórica do Medo*, realizado na PUC-SP, em 28 de outubro de 2011.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SALEM, K.. *O valor do conhecimento tácito no processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa* - comunicação apresentada no *XV Mostra de Pós-Graduação em Letras - Linguagem e Literatura: Manifestações Culturais*, realizada na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 23 de setembro de 2011.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SALEM, K.. *Educação inter-religiosa e religiosidade segundo a epistemologia de Michael Polanyi* - comunicação apresentada no *VII Simpósio de Ensino Religioso da Faculdades EST e I Seminário Estadual de Ensino Religioso do CONER-RS*, realizado na Escola Superior de Teologia (EST), em São Leopoldo - RS, de 19 a 20 de agosto de 2010.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SALEM, K.. *A Importância do Conhecimento Tácito na Formação Docente* - comunicação apresentada no X Seminário Estadual de Política e Administração da Educação, na UMESP (Campus Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo), realizado no período de 28 a 30 de junho de 2006.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
SALEM, K.. *A Importância do Conhecimento Tácito na Escola* - comunicação apresentada no 9º Congresso de Iniciação e Produção Científica, 8º Seminário de Extensão da Metodista e III Seminário PIBIC/UMESP de Pesquisa, na Faculdade de Educação e Letras da Universidade Metodista de São Paulo (FACEL-UMESP), em São Bernardo do Campo, de 24.10 a 26.10 de 2006.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SALEM, K.. *A Importância do Conhecimento Tácito na Formação do Educador* - comunicação e pôster apresentados no X Seminário Estadual da Associação Nacional de Política e Administração de Educação (ANPAE, São Paulo), realizado na Faculdade de Educação e Letras da Universidade Metodista de São Paulo (FACEL-UMESP), em São Bernardo do Campo, de 28.06 a 30.06 de 2006.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SALEM, K.. *Caixa Literária de Näde: Repensando o Ensino de Literatura* - comunicação apresentada no XI Simpósio Multidisciplinar da USJT *O que é Produção Científica?*, realizado no período de 23.09 a 30.09 de 2005. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SALEM, K.. *O Foco Pedagógico do Estudo Literário no Ensino Fundamental* - palestra apresentada na Mesa-redonda de Pedagogia e Formação de Professores da USJT, em 24.08.2005.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SALEM, K.. *Didáticas no Ensino de Literatura e Matemática* - comunicação apresentada no XI Simpósio Multidisciplinar da USJT *O que é Produção Científica?*, realizado no período de 23.09 a 30.09 de 2005. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SALEM, K.. *Revisão de texto: um caminho para o profissional de letras* - comunicação apresentada na I Jornada dos cursos de Letras e de Tradutor/Intérprete da USJT *A Empregabilidade do Profissional de Letras e de Tradutor e Intérprete*, em 18.09.2004. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SALEM, K.. *A Caixa Literária de Näde: Entre Tradição e Inovação* - comunicação apresentada na I Jornada dos cursos de Letras e de Tradutor/Intérprete da USJT *A Empregabilidade do Profissional de Letras e de Tradutor e Intérprete*, em 18.09.2004. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SALEM, K.. *Literatura Infantil e Juvenil em Inglês* - exposição realizada no IX Simpósio Multidisciplinar da USJT *Avaliação Universitária*, de 3 a 10 de outubro de 2003. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
SALEM, K.. *O Ataque Pirata* - participação de mesa-redonda no Departamento de Marketing da USJT em 2003. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SALEM, K.. *Diário de Clarissa: uma análise reflexiva* - comunicação apresentada no Externato Nossa Senhora do Sagrado Coração, instituição particular de ensino em São Paulo, SP, em 14.04.2002. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
SALEM, K.. *Literatura Infantil e Juvenil* - exposição realizada no VIII Simpósio Multidisciplinar da USJT *Ciência e Educação*, de 20 a 27 de setembro de 2002. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
SALEM, K.. Construções dialógicas em um mundo globalizado pela ciência. São Bernardo do Campo, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
SALEM, K.. Linguagem como humanística, ciência e tecnologia. São Paulo, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
SALEM, K.. A linguagem em uma acepção mais ampla e verdadeira. São Paulo, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

4.
SALEM, K.. Conhecimentos transversais articulando linguagens e tecnologias. São Paulo, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

5.
SALEM, K.. Leitura de mundo e exclusão cultural. São Paulo, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

6.
SALEM, K.. Educação Matemática e Ensino de Ciências Exatas. São Paulo: Fiuza, 2012 (Apresentação de esfera temática em livro).

7.
SALEM, K.. Tom uníssono entre Linguagens e Educação. São Paulo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

8.
SALEM, K.; VALERIO, C. L. . Harmonia de visões plurais: uma possibilidade. São Paulo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

9.
SALEM, K.. Reflexos do Estudo da Linguagem na Educação. São Paulo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

10.
SALEM, K.; FIQUER, B. T. . Estudos da Linguagem: contribuições para o ensino e a pesquisa educacional. São Paulo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

11.
SALEM, K.. Educação e Letras: do texto ao contexto. São Paulo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

12.
SALEM, K.; PENEDO, F. P. . Linguagens e educação para a construção de uma sociedade mais cidadã. São Paulo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

13.
SALEM, K.. Fundamentos de uma pedagogia para a reflexão na ação. São Paulo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

14.
SALEM, K.; FIQUER, B. T. . Educação e linguagens nas práticas pedagógico-reflexivas. São Paulo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

15.
SALEM, K.. Aprendizagem linguística e ângulos avaliativos. São Paulo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

16.
SALEM, K.; RECLA, A. ; PENEDO, F. P. . A multiplicidade de linguagens na construção dos conhecimentos. São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

17.
SALEM, K.. Transversalidade aberta e subjetividade. São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

18.
SALEM, K.. Educação e Estudos da Linguagem em Transversalidades. São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

19.
SALEM, K.; CAETANO, J. . Unidade em transversos linguístico-pedagógicos (posfácio). São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

20.
SALEM, K.. Educação e Sociedade: A Simbologia da Simbiose em Nossas Mentes. São Paulo, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

21.
SALEM, K.. Interfaces sociopedagógicas como locais de investigação e reflexão. São Paulo, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

22.
SALEM, K.. A formação docente no campo reflexivo. São Paulo, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

23.
SALEM, K.. Professor e Educador: Diferentes Textos (e Contextos) Educacionais. São Paulo, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

24.
SALEM, K.. Contextualizando Linguagem e Literatura. São Paulo, 2004. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Demais tipos de produção técnica
1.
SALEM, K.. Ensino de Literatura através do Romance. 2018. (Produção de material didático).

Demais trabalhos
1.
SALEM, K.. Revisão de Livro: 'Educação e Aprendência: Uma Proposta à Luz de Projetos e Valores'. 2006 (Revisão de Livro) .

2.
SALEM, K.. Revisão de Livro: 'Anjos no Limite do Mal'. 2005 (Revisão de Livro) .

3.
SALEM, K.. Revisão de Periódico: 'Revista Brasileira de Direito Ambiental'. 2005 (Revisão de Periódico) .

4.
SALEM, K.. Membro titular do Grupo de Estágio em Língua Portuguesa do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo. 2005 (Filiação Científica) .

5.
SALEM, K.. Membro titular do Grupo de Estágio em Língua Inglesa do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo. 2005 (Filiação Científica) .

6.
SALEM, K.. Projetos editoriais complementares da obra 'Educação: Contextos e Aplicações'. 2005 (Produção Editorial) .

7.
SALEM, K.. Revisão de Livro: 'Educação: Contextos e Aplicações'. 2005 (Revisão de Livro) .

8.
SALEM, K.. Revisão de Livro: 'Você sabe conversar sobre esses assuntos?'. 2005 (Revisão de Livro) .

9.
SALEM, K.. Revisão de Livro: 'O Adolescente Infrator em Face da Doutrina da Proteção Integral'. 2005 (Revisão de Livro) .

10.
SALEM, K.. Revisão de Livro: 'A Inviolabilidade do Sigilo de Dados'. 2005 (Revisão de Livro) .

11.
SALEM, K.. Coordenador da 'Coleção Interdisciplinar' (Ed. Fiuza). 2005 (Filiação Científica-Editorial) .

12.
SALEM, K.. Monografia (Licenciatura Plena em Letras - USJT) : *Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo: Estrutura e Organização*. 2004 (Monografia) .

13.
SALEM, K.. Projetos editoriais complementares da obra 'Perspectivas de Estudos Lingüísticos e Literários'. 2004 (Produção Editorial) .

14.
SALEM, K.. Revisão de Livro: 'Perspectivas de Estudos Lingüísticos e Literários'. 2004 (Revisão de Livro) .

15.
SALEM, K.. Coordenador da 'Coleção Ensaios Acadêmicos' (Ed. Fiuza). 2004 (Filiação Científica-Editorial) .

16.
SALEM, K.. Monografia (Bacharelado em Letras - USJT): *Língua Portuguesa: Contextos do Desempenho Lingüístico em Alunos no Ensino Superior*. 2004 (Monografia) .

17.
SALEM, K.. Revisão de Livro: 'Reúso de Água e suas Implicações Jurídicas'. 2003 (Revisão de Livro) .

18.
SALEM, K.. Revisão de Livro: 'Pedaços do Ser: à Procura de Si Mesmo'. 2003 (Revisão de Livro) .

19.
SALEM, K.. Revisão de Livro: 'Aproveitamento de Água de Chuva'. 2003 (Revisão de Livro) .

20.
SALEM, K.. Projetos editoriais complementares da obra 'A Caixa Literária de Näde'. 2003 (Produção Editorial) .

21.
SALEM, K.. Coordenador da 'Série Aventura do Saber' (Ed. Navegar). 2003 (Filiação Científica-Editorial) .

22.
SALEM, K.. Pesquisador-bolsista de graduação da Associação Brasileira de Educação e Cultura (ABEC). 2002 (Grupo de Pesquisa) .

23.
SALEM, K.. Projetos editoriais complementares da obra 'O Diário de Clarissa'. 2001 (Produção Editorial) .

24.
SALEM, K.. Revisão de Livro: 'O Diário de Clarissa'. 2001 (Revisão de Livro) .



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SANTOS, M. S.; SALEM, K.. Processo Público de Seleção Docente (Português/Inglês). 2012. Instituto Federal de São Paulo.

2.
SALEM, K.; SANTOS, M. S.; BERGAMASCHI, M. N. F. D.. Processo Público de Seleção Docente (Português/Inglês). 2012. Instituto Federal de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Participação (como ouvinte) do evento de formação continuada *Educação Especial: uma reflexão sobre a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular*, realizado no Instituto Federal Catarinense (Campus Blumenau), em 03.02.2017.. 2017. (Encontro).

2.
Participação (como ouvinte) do evento de formação continuada *Materialismo Histórico Dialético e Educação: do que estamos falando, afinal?*, realizado no Instituto Federal Catarinense (Campus Blumenau), em 26.04.2017.. 2017. (Encontro).

3.
Participação (como ouvinte) do evento de formação continuada *PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal Catarinense*, realizado no Instituto Federal Catarinense (Campus Blumenau), em 08.02.2017.. 2017. (Encontro).

4.
Participação (como ouvinte) do evento de formação continuada *Planos de Ensino*, realizado no Instituto Federal Catarinense (Campus Blumenau), em 01.11.2017.. 2017. (Encontro).

5.
Participação (como ouvinte) do evento de formação continuada *Projetos Integradores*, realizado no Instituto Federal Catarinense (Campus Blumenau), em 20.10.2017.. 2017. (Encontro).

6.
Participação (como ouvinte) do evento de formação continuada *Regulamento de Conduto Discente*, realizado no Instituto Federal Catarinense (Campus Blumenau), em 14.06.2017.. 2017. (Encontro).

7.
Participação como ouvinte/avaliador da III Mostra de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cidadania (MEPEC) do IFC (Campus Blumenau), em setembro de 2017.. 2017. (Encontro).

8.
Participação (como ouvinte) do evento de formação continuada *Ensino Médio Integrado: reflexões sobre o currículo e a formação omnilateral dos jovens estudantes*, realizado no Instituto Federal Catarinense (Campus Blumenau), em 05.10.2016.. 2016. (Encontro).

9.
Participação (como ouvinte) do evento de formação continuada *Permanência e sucesso no ensino profissionalizante tecnológico*, realizado no Instituto Federal Catarinense (Campus Blumenau), em 13.05.2016.. 2016. (Encontro).

10.
Participação (como ouvinte) do evento de formação continuada *Projeto Integrador?*, realizado no Instituto Federal Catarinense (Campus Blumenau), em 11.02.2016.. 2016. (Encontro).

11.
Participação (como ouvinte) do evento de formação continuada *Surdo: quem, como e o quê?*, realizado no Instituto Federal Catarinense (Campus Blumenau), em 03.02.2016.. 2016. (Encontro).

12.
Participação (como ouvinte) do Colóquio Kairós *A condição do vulnerável na sociedade contemporânea*, realizado na Universidade Metodista de São Paulo, em 26.05.2015.. 2015. (Encontro).

13.
Participação (como ouvinte) do Curso de Formação de Ingressantes do Magistério (Etapa I), realizado na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores da Secretaria de Estado da Educação (EFAP/SP), em 20.06.2015.. 2015. (Encontro).

14.
Participação (como ouvinte) do Seminário Temático *Os Limites da Familiarização e Representações Sociais: questões teóricas e metodológicas*, realizado na Universidade Metodista de São Paulo, em 18.09.2015.. 2015. (Seminário).

15.
Participação (como ouvinte) da aula-magna *A Filosofia no Brasil Contemporâneo*, realizado na UMESP, em 29 de fevereiro de 2012.. 2012. (Encontro).

16.
Participação (como ouvinte) da aula-magna do Programa de Pós-Graduação em Educação, realizado na UMESP, em 01 de Março de 2012.. 2012. (Encontro).

17.
Participação (como ouvinte) da Oficina Geogebra, realizada na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC-SP, em 11.02.2012. 2012. (Oficina).

18.
Participação (como ouvinte) do Encontro Presencial do Curso de Matemática (Licenciatura), realizado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC-SP, em 11.02.2012. 2012. (Encontro).

19.
Semana Acadêmica da PUC-SP (2012). 2012. (Encontro).

20.
Participação (como expositor) da *II Semana de Educação em Direitos Humanos e II Ciclo de Conferências Hugo Assmann: Cristianismo de Libertação e seu Pensamento Crítico*, realizados na UMESP, em 23 de setembro de 2011.. 2011. (Congresso).

21.
Participação (como expositor) da *XV Mostra de Pós-Graduação em Letras - Linguagem e Literatura: Manifestações Culturais*, realizada na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 23 de setembro de 2011..O valor do conhecimento tácito no processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. 2011. (Encontro).

22.
Participação (como expositor) do *III Colóquio de Estudos Retóricos: A Retórica do Medo*, realizado na PUC-SP, em 28 de outubro de 2011..O valor do discurso retórico tácito no processo de aprendizagem de Língua Portuguesa. 2011. (Encontro).

23.
Participação (como monitor) do *III EPED (Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP)*, realizado na FFLCH-USP, de 15 a 18 de março de 2011..Monitoria de Eventos. 2011. (Encontro).

24.
Participação (como ouvinte) da *IV Jornada do Grupo de Pesquisa Discursos na Mídia Escrita (DiME)*, realizado na PUC-SP, em 22 de novembro de 2011.. 2011. (Encontro).

25.
Participação (como ouvinte) da *XV Mostra de Pós-Graduação em Letras - Linguagem e Literatura: Manifestações Culturais*, realizada na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 23 de setembro de 2011.. 2011. (Encontro).

26.
Participação (como ouvinte) da *XV Semana de Filosofia: O Tempo*, realizado na Faculdade de Humanidades e Direito da UMESP, em 16 de maio de 2011.. 2011. (Encontro).

27.
Participação (como ouvinte) da palestra *A Pós-Graduação em Comunicação* e *Aconselhamento Pastoral: Encontros e Desencontros da Vida* realizado na UMESP, em 10 de maio de 2011.. 2011. (Encontro).

28.
Participação (como ouvinte) da palestra *Os desafios atuais da Filosofia da Libertação*, realizado na UMESP, em 17 de junho de 2011.. 2011. (Encontro).

29.
Participação (como ouvinte) da palestra *Volunatariado e Transformação Social*, realizado pelo Centro de Voluntariado de São Paulo, em 15 de janeiro de 2011.. 2011. (Encontro).

30.
Participação (como ouvinte) do *18o. INPLA (Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada)*, realizado na PUC-SP, em 23 a 25 de junho de 2011.. 2011. (Encontro).

31.
Participação (como ouvinte) do *III Colóquio de Estudos Retóricos: A Retórica do Medo*, realizado na PUC-SP, em 28 de outubro de 2011.. 2011. (Encontro).

32.
Participação (como ouvinte) do *III Colóquio de Estudos Retóricos: A Retórica do Medo*, realizado na PUC-SP, em 28 de outubro de 2011.. 2011. (Encontro).

33.
Participação (como ouvinte) do *III EPED (Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP)*, realizado na FFLCH-USP, de 15 a 18 de março de 2011.. 2011. (Encontro).

34.
Participação (como ouvinte) do *XVIII Simpósio Interdisciplinar de Estudos Greco-Romanos - Platão: Cosmos, Homem e Cidade*, realizado na PUC-SP, realizado de 23 a 26 de maio de 2011.. 2011. (Simpósio).

35.
Participação (como ouvinte) do minicurso sobre *Referências Bibliográficas*, realizado pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC-SP [ministrado pelo prof. Dr. Dino Preti], durante o primeiro semestre de 2011.. 2011. (Outra).

36.
Participação (como ouvinte) do XXV Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, realizado na PUC-SP, em São Paulo, de 26 a 29 de abril, com carga horária de 36 horas.. 2011. (Simpósio).

37.
Participação (como ouvinte) do 23o. Congresso Internacional SOTER 2010 *Religiões e Paz Mundial*, realizado na PUC-MG, em Belo Horizonte, de 12.06 a 15.06 de 2010. 2010. (Congresso).

38.
9º Congresso de Iniciação e Produção Científica, 8º Seminário de Extensão da Metodista e III Seminário PIBIC/UMESP de Pesquisa, na FACEL-UMESP, em São Bernardo do Campo, de 24.10 a 26.10 de 2006... 2006. (Seminário).

39.
Participação (como ouvinte) da II Semana Cultural da Faculdade de Educação e Letras (FACEL) *Educação e Linguagem em suas múltiplas leituras *, realizado na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), em São Bernardo do Campo, de 17 a 19 de maio de 2006. 2006. (Seminário).

40.
Participação (como ouvinte) da IV Mostra de Pesquisa em Educação da PUC-SP (Campus Monte Alegre) de 29.08 a 30.08 de 2006. 2006. (Encontro).

41.
Participação (como ouvinte) da palestra *Avaliação em Pós-graduação*, exposto pelo Prof. Dr. Robert E. Verhine, na Faculdade de Educação e Letras da Universidade Metodista de São Paulo (FACEL-UMESP), em São Bernardo do Campo, em 17.03.2006. 2006. (Seminário).

42.
Participação (como ouvinte) da VI Mostra e II Colóquio Regional de Pesquisa em Educação, na FACEL-UMESP, em São Bernardo do Campo, de 16.11 a 17.11 de 2006, com carga horária de 16 horas. 2006. (Encontro).

43.
Participação (como ouvinte) do 9º Congresso de Iniciação e Produção Científica, 8º Seminário de Extensão da Metodista e III Seminário PIBIC/UMESP de Pesquisa, na FACEL-UMESP, em S.B.C, de 24.10 a 26.10 de 2006, com carga horária de 19 horas.. 2006. (Encontro).

44.
Participação (como ouvinte) do Seminário *Bourdieu e a Educação: Conceitos*, exposto pelo Prof. Dr. François Bonvin, na FACEL-UMESP, em São Bernardo do Campo, em 22.02.2006, com carga horária de 06 horas.. 2006. (Seminário).

45.
Participação (como ouvinte) do Seminário *Bourdieu e a Educação: Pesquisas*, exposto pelo Prof. Dr. François Bonvin, na FACEL-UMESP, em São Bernardo do Campo, em 22.02.2006, com carga horária de 03 horas.. 2006. (Seminário).

46.
Participação (como ouvinte) do Seminário Avançado *Análise Institucional e a Teoria dos Momentos*, na FACEL-UMESP, em São Bernardo do Campo, de 11.04 a 13.04 de 2006, com carga horária de 15 horas. 2006. (Seminário).

47.
Participação (como ouvinte) do Seminário de Capacitação e Formação de Professores *A Didática e Aprendizagem do Pensar e do Aprender*, exposto pelo Prof. Dr. José Libâneo - (Caderno de Didática), realizado em São Paulo, em 18.03.2006.. 2006. (Seminário).

48.
Participação (como ouvinte) do Seminário de Capacitação e Formação de Professores *Tendências Pedagógicas no Brasil e a Didática*, exposto pelo Prof. Dr. José Libâneo - Projeto Pedagogia Cidadã (Caderno de Didática), realizado em São Paulo, em 18.03.2006.. 2006. (Seminário).

49.
Participação (como ouvinte) do Seminário Internacional *Globalização e Educação*, na Faculdade de Educação e Letras da Universidade Metodista de São Paulo (FACEL-UMESP), em São Bernardo do Campo, em 23.05.2006.. 2006. (Seminário).

50.
Participação (como ouvinte) do Simpósio *V Colóquio de Epistemologia - Subjetividade e Comunicação: O Desafio do Outro*, na Universidade São Judas Tadeu (USJT), em São Paulo, de 08.05 a 10.05 de 2006.. 2006. (Simpósio).

51.
Participação (como ouvinte) no X Seminário Estadual de Política e Administração da Educação (ANPAE), realizado na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), em São Bernardo do Campo, de 28 a 30 de junho de 2006. 2006. (Seminário).

52.
X Seminário Estadual da Associação Nacional de Política e Administração de Educação (ANPAE, São Paulo), realizado na Faculdade de Educação e Letras da Universidade Metodista de São Paulo (FACEL-UMESP), em São Bernardo do Campo, de 28.06 a 30.06 de 2006... 2006. (Seminário).

53.
X Seminário Estadual de Política e Administração da Educação, na UMESP (Campus Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo), realizado no período de 28 a 30 de junho de 2006... 2006. (Seminário).

54.
Fórum Marista de Humanidades e Ciências da Educação, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Campus São José dos Pinhais, PUC-PR), realizado no período de 02.05 a 04.05 de 2005... 2005. (Encontro).

55.
Participação (como expositor) da Mesa-redonda de Pedagogia e Formação de Professores da USJT, em 24.08.2005... 2005. (Outra).

56.
Participação (como expositor) do XI Simpósio Multidisciplinar da USJT *O que é Produção Científica?*, realizado no período de 23.09 a 30.09 de 2005... 2005. (Simpósio).

57.
Participação (como ouvinte) do XI Simpósio Multidisciplinar da USJT *O que é Produção Científica?*, realizado na USJT, em São Paulo, de 23 a 30 de setembro de 2005. 2005. (Encontro).

58.
Participação (como expositor) da I Jornada dos cursos de Letras e de Tradutor/Intérprete da USJT *A Empregabilidade do Profissional de Letras e de Tradutor e Intérprete*, em 18.09.2004... 2004. (Encontro).

59.
Participação (como ouvinte) da I Jornada dos cursos de Letras e de Tradutor/Intérprete *A Empregabilidade do Profissional de Letras e de Tradutor e Intérprete*, realizado na USJT, em São Paulo, dia 18 de setembro de 2004, com carga horária de 8 horas.. 2004. (Encontro).

60.
Participação (como expositor) do IX Simpósio Multidisciplinar da USJT *Avaliação Universitária*, de 3 a 10 de outubro de 2003.-. 2003. (Simpósio).

61.
Participação (como expositor) na Mesa Redonda *Ataque Pirata*, promovida pelo Departamento de Marketing da Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo..-. 2003. (Outra).

62.
Participação (como ouvinte) do Curso de extensão universitária em Literatura, realizado na USJT, em São Paulo, durante o primeiro semestre letivo, com carga-horária de 52 horas.. 2003. (Encontro).

63.
Participação (como expositor) do VIII Simpósio Multidisciplinar da USJT *Ciência e Educação*, em São Paulo, de 20 a 27 de setembro de 2002.-. 2002. (Simpósio).

64.
Participação (como ouvinte) do Curso de extensão universitária em Técnicas de Redação e Interpretação de Textos, realizado na USJT, em São Paulo, de 14 a 18 de janeiro de 2002, com carga horária de 15 horas. 2002. (Encontro).



Outras informações relevantes


* As citações (derivadas de minhas publicações, tanto individuais quanto organizadas), diferencialmente expostas na base bibliográfica deste Currículo Lattes, referem-se unicamente às buscas realizadas em produções bibliográficas completas, impressas e registradas mediante assinalação catalográfica (CIP/CBL) e internacionalmente indexadas (ISBN), sendo contabilizadas apenas as produções de que tenho conhecimento, preservando assim a plena veracidade de tais dados. Incluem-se as publicações no prelo. ** Em atuações profissionais relacionadas à docência, informei todas as disciplinas ministradas, inclusive as que articularam aos exercícios excepcionais. *** Todas as atividades como professor-estagiário foram efetuadas segundo os critérios estabelecidos em Lei, de modo que minha participação ocorreu apenas como ouvinte, e nunca como professor. A nomenclatura para os estágios está disposta por meio da sigla ESD (Estágio Supervisionado de Docência).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 7:12:24