Ana Clarissa Stefanello

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0309430945181393
  • Última atualização do currículo em 06/05/2018


É graduada em Geografia (2003), mestre em Geografia (2006) e doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2011). Atuou durante 10 anos como docente da Educação Básica do Governo no Estado do Paraná. Desde 2014 é docente do Magistério Superior da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, com atuação no Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território - ILATIT. Tem experiência nas áreas de Ensino de Geografia e Geomorfologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Clarissa Stefanello
Nome em citações bibliográficas
STEFANELLO, A. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
AC Parque Tecnológico Itaipu
Conjunto B
85867970 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil
Telefone: (45) 35292772


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Geografia.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Estudo da ocorrência de Superfícies de Aplanamento em transectos no setor oriental do Estado do Paraná, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Everton Passos.
Coorientador: João José Bigarella.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: superfícies de aplanamento morfoclimáticas; pediplanos; alternâncias paleoclimáticas cenozóicas; modelo digital de elevação.
2004 - 2006
Mestrado em Geografia.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Percepção de riscos naturais. Um estudo dos balneários turísticos Caiobá e Flamingo em Matinhos - PR,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira.
Palavras-chave: riscos naturais; percepção; turismo; planejamento.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física.
1999 - 2003
Graduação em GEOGRAFIA.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em 96 International Astronomical Course NASE - IAU. (Carga horária: 43h).
Network for Astronomy School Education da International Astronomical Union, NASE-IAU, Estados Unidos.
2015 - 2015
Extensão universitária em FundamentosTeóricos e Metodológicos para o Ensino-Aprendizagem de Astronomi. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2014 - 2014
Relevo do Estado do Paraná (Terceiro planalto). (Carga horária: 60h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2014 - 2014
Aprendizagem Colaborativa e Mapas Conceituais. (Carga horária: 40h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
2013 - 2013
Tecnologias Espaciais para o Ensino de Geografia. (Carga horária: 60h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Tecnologia Espacial na Educação. (Carga horária: 20h).
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.
2009 - 2009
Patrimônio Geológico e Geomorfológico. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2007 - 2007
História ambiental: uma introdução. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

12/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território, .

Cargo ou função
Membro titular do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia, grau licenciatura.
10/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território, .

Cargo ou função
Membro titular do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia, grau Bacharelado.
09/2017 - Atual
Direção e administração, Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território, .

Cargo ou função
Vice coordenadora do curso de graduação em Geografia - Bacharelado.
07/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território, .

Cargo ou função
Vice-presidente do Núcleo Docente Estruturante - NDE, do curso de Graduação em Geografia, grau Bacharelado.
05/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE, do curso de Graduação em Geografia, grau Licenciatura.
08/2015 - Atual
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cartografia
05/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação, .

Cargo ou função
Membro titular do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica - COMFOR.
03/2015 - Atual
Ensino, Geografia - Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dinâmica do Relevo e Uso do Território
Introdução à Cartografia: Linguagens e Interpretações
Técnicas de Trabalho de Campo
Estrutura e Dinâmica do Sistema Terra
03/2015 - Atual
Ensino, Geografia Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dinâmica do Relevo e Uso do Território
Estrutura e Dinâmica do Sistema Terra
Introdução à Cartografia: Linguagens e Interpretações
Técnicas de Trabalho de Campo
03/2016 - 07/2016
Ensino, Geografia Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dinâmica do Clima e Uso do Território
03/2016 - 07/2016
Ensino, Geografia - Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dinâmica do Clima e Uso do Território
03/2015 - 07/2015
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de América Latina III
03/2015 - 07/2015
Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de América Latina III

Fundação Parque Tecnológico Itaipu - Brasil, FPTI-BR, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Voltuntária, Enquadramento Funcional: Polo Astronomico Casimiro Montenegro Filho, Carga horária: 4


Governo do Estado do Paraná, GOVERNO/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

Atividades

05/2004 - 11/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia
Introdução à Metodologia Científica
05/2004 - 11/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia
2013 - 2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora vinculada ao Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) do MEC, com vistas a apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nesse nível de ensino.
2005 - 2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado para os cursos Formação de Docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental ? Integrado e Subsequente

Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: docente, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 8
Outras informações
Coordenadora pedagógica do curso de Pós Graduação Especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Atividades

01/2007 - 12/2010
Ensino, Esp Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários sobre Meio Ambiente

Faculdade Padre João Bagozzi, BAGOZZI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: docente

Atividades

2008 - 2008
Ensino, Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino da Geografia
2007 - 2007
Ensino, Especialização em História e Geografia do Paraná, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Geografia


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Análise ambiental do uso da terra na bacia hidrográfica do Baixo Iguaçu
Descrição: Neste projeto de pesquisa propõe-se realizar levantamento de dados espaciais e ambientais de sub-bacias da bacia hidrográfica do Baixo Iguaçu. As análises são orientadas segundo uma visão integradora da paisagem. A metodologia abrange a aplicação de técnicas de geoprocessamento, por meio do tratamento e interpretação de imagens de satélite e radar e da geração de produtos com uso de Sistemas de Informações Geográficas. Os levantamentos, o tratamento dos dados, bem como os resultados da pesquisa servirão de base e suporte técnico para a elaboração de planejamentos ambientais e territoriais. Os resultados também poderão ser utilizados em pesquisas correlatas na área de estudo e aplicados em monitoramentos ambientais dos rios afluentes do Baixo Iguaçu e que deságuam na área abrangida pelo Parque Nacional do Iguaçu..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ana Clarissa Stefanello - Coordenador / Marcia Aparecida Procopio da Silva Scheer - Integrante.
2016 - Atual
Análise das relações entre as mudanças no uso da terra na micro bacia hidrográfica do rio Tamanduá e a sua capacidade no fornecimento de água para o município de Foz do Iguaçu (PR), no período de 1980 a 2016.
Descrição: A ação antrópica junto aos recursos naturais no planeta faz com que seja necessário realizar cada vez mais estudos sobre os danos causados no ambiente e propor soluções para as conseqüências geradas. Uma das formas de estudo que tem se mostrado eficiente nos últimos anos é considerar como unidade de estudo a bacia hidrográfica, pois esta constitui-se de uma unidade geográfica natural composta de elementos físicos e humanos que se inter-relacionam de maneira efetiva e inseparável. Esta pesquisa está dividida em três etapas distintas. Na primeira, será estudada as transformações do uso da terra por meio de imagens de satélite LANDSAT, nas quais serão mapeados os diferentes usos da terra e quantificados as mudanças por tabulação cruzada. Na segunda etapa serão organizados e processados dados de pluviosidade, vazão, temperatura, balanço hídrico e parâmetros de qualidade da água provenientes da microbacia estudada destacando seu comportamento no fornecimento de água para o município; e na terceira etapa tem-se a integração dos resultados das duas primeiras destacando suas correlações e reciprocidades. Espera-se com a conclusão desta pesquisa estabelecer relações entre as mudanças no uso da terra na micro bacia hidrográfica do rio Tamanduá..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Entendendo os Fenômenos da Natureza: ênfase na Atmosfera e no Relevo
Descrição: O projeto "Entendendo os Fenômenos da Natureza: ênfase na Atmosfera e no Relevo" será desenvolvido em parceria com o Pólo Astronômico Casimiro Montenegro Filho e, tem como objetivo geral aprofundar os conhecimentos sobre a dinâmica atmosférica do planeta Terra e suas relações com o modelado do relevo. A discussão abrange ampla escala no tempo geológico, desde paleoclimas até a polêmica do "aquecimento global" e mudanças climáticas, em evidência atualmente na mídia. Também, terá a elaboração de experiências acessíveis que favoreçam o entendimento e o interesse pelo assunto durante os encontros, as quais serão aplicadas pelos alunos bolsistas e voluntários..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ana Clarissa Stefanello - Coordenador / Marcia Aparecida Procopio da Silva Scheer - Integrante / Cristhian Rolando Aguero Dominguez - Integrante / Janer Vilaça - Integrante / Vitoria de Souza Calado - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Bolsa / Polo Astronomico Casimiro Montenegro Filho - Bolsa.
2016 - 2016
Entendendo os Fenômenos da Natureza: ênfase na Atmosfera Terrestre
Descrição: Este projeto teve suas primeiras edições realizadas em caráter piloto, sendo, no ano de 2013 no Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho (Fundação Parque Tecnológico de Itaipu ? FPTI) e, em 2014, em Ciudad del Este (PY), no Colégio Centro Regional de Educación Doctor José Gaspar Rodriguez de Francia. Para a presente versão, as coordenadoras, como ação preliminar do projeto, realizaram, em 2015, um curso de qualificação em Ensino de Astronomia, promovido pelo Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho-(FPTI) e a Universidade do Oeste Paranaense ? UNIOESTE, com carga horária de 60 horas. Em 2016, o projeto ocorrerá nas dependências do Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho e será aplicado em colégios de Foz do Iguaçu e de Ciudad Del Este. Tem como objetivo geral aprofundar os conhecimentos sobre a dinâmica atmosférica do planeta Terra, incluindo temas polêmicos como o Aquecimento Global e as Mudanças Climáticas Globais, atualmente em evidência na mídia. A metodologia de ensino utilizada será a Histórico-Crítica, a qual tem seus fundamentos epistemológicos no método dialético de elaboração do conhecimento. Como resultados deseja-se a reflexão e o aperfeiçoamento de práticas educativas pelos discentes e professores das escolas, bem como a capacitação discente para a produção e utilização de material paradidático de baixo custo e a elaboração de experiências simples que favoreçam o entendimento e o interesse pelo assunto..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ana Clarissa Stefanello - Integrante / Marcia Aparecida Procopio da Silva Scheer - Coordenador / Cristhian Rolando Aguero Dominguez - Integrante / Dalila Tavares Garcia - Integrante / Janer Vilaça - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Bolsa.


Outros Projetos


2018 - Atual
Fortalecendo a formação acadêmica e profissional pelo entendimento do Sistema Terra
Descrição: Projeto de monitoria acadêmica.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (77) .
Integrantes: Ana Clarissa Stefanello - Coordenador.
2017 - 2017
Fortalecendo a formação acadêmica pelo aprendizado de técnicas de campo utilizadas pela Geografia
Descrição: Projeto de monitoria acadêmica.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) .
Integrantes: Ana Clarissa Stefanello - Coordenador.
2017 - 2017
Fortalecendo a formação acadêmica pelo aprendizado de metodologias de ensino para Geomorfologia
Descrição: Projeto de monitoria acadêmica.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (29) .
Integrantes: Ana Clarissa Stefanello - Coordenador.
2016 - 2016
Dinâmica do Clima e uso do território em ambiente escolar
Descrição: Projeto de monitoria acadêmica.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (34) .
Integrantes: Ana Clarissa Stefanello - Coordenador / Marcia Aparecida Procopio da Silva Scheer - Integrante.
2015 - 2015
Introdução a Cartografia - Linguagens e Interpretações
Descrição: Projeto de monitoria acadêmica.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .
Integrantes: Ana Clarissa Stefanello - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geomorfologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Cartografia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Lê Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SCHEER, M. A. P. S.2016SCHEER, M. A. P. S. ; STEFANELLO, A. C. . Ensino-aprendizagem na Geografia escolar: reflexões a partir da extensão Entendendo os Fenômenos da Natureza. CIÊNCIA GEOGRÁFICA, v. XX, p. 119-126, 2016.

2.
STEFANELLO, A. C.2012 STEFANELLO, A. C.; PASSOS, Everton ; PALHARES, J. M. . Estudo preliminar da ocorrência de superfícies aplanadas na porção oriental do Estado do Paraná. Ciência Geográfica, v. XVI, p. 21-32, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
STEFANELLO, A. C.. Didática e avaliação da aprendizagem no ensino de Geografia. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2012.

2.
STEFANELLO, A. C.. Didática e Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Geografia. 2. ed. Curitiba: Ibpex, 2011. v. 1. 195p .

3.
STEFANELLO, A. C.. Didática e Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Geografia. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2009. v. 1. 159p .

4.
STEFANELLO, A. C.. Didática e Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Geografia. 1. ed. Curitiba: Ibpex, 2008. v. 1. 159p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
STEFANELLO, A. C.; SCHEER, M. A. P. S. . EXTENSÃO ENTENDENDO OS FENÔMENOS DA NATUREZA: ênfase na atmosfera terrestre. In: 35° SEURS ? Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Internacionalização da Extensão, 2017, Foz do Iguaçu. 35° SEURS - Anais Ap. Orais, 2017.

2.
STEFANELLO, A. C.; SILVEIRA, M. A. T. . Percepção Geográfica de riscos naturais. Um estudo dos Balneários Turísticos de Caiobá e Flamingo em Matinhos ? PR. In: Simpósio Nacional sobre Geografia, Percepção e Cognição do Meio Ambiente, 2005, Londrina. SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE GEOGRAFIA, PERCEPÇÃO E COGNIÇÃO DO MEIO AMBIENTE, 2005.

3.
STEFANELLO, A. C.; SILVEIRA, M. A. T. . Percepção Geográfica de riscos naturais. Um estudo dos Balneários Turísticos de Caiobá e Flamingo em Matinhos ? PR. In: 4º Seminário Interno de Pós-Graduação em Geografia, 2005, Curitiba. IV SEMINÁRIO INTERNO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA, 2005.

4.
STEFANELLO, A. C.. Turismo e Percepção Geográfica de riscos naturais em Matinhos. In: VIII Encontro Nacional de Turismo com Base Local, 2004, Curitiba. VIII Encontro Nacional de Turismo com Base Local, 2004.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SCHEER, M. A. P. S. ; STEFANELLO, A. C. . Entre o Céu e a Terra: Da Astronomia à Geografia. In: II SERIA - Simpósio de Educadores Reflexivos para a inserção da Astronomia, 2016, Foz do Iguaçu. ATA do II SERIA, 2016, 2016. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
STEFANELLO, A. C.. Evolução Geomorfológica da Porção Oriental do Estado do Paraná. In: 6º Seminário Interno de Pós-Graduação em Geografia, 2007, Curitiba. Revista Eletrônica Geografar, 2007. v. 2. p. 5-5.

2.
STEFANELLO, A. C.. Riscos naturais como fator de influência na atividade do turismo, sob a perspectiva da Percepção Geográfica: um estudo do núcleo urbano de Matinhos ? PR. In: 3º Seminário Interno de Pós-Graduação em Geografia, 2004, Curitiba. III SEMINÁRIO INTERNO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
STEFANELLO, A. C.; SCHEER, M. A. P. S. . Entre o Céu e a Terra: da Astronomia a Geografia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
STEFANELLO, A. C.. Ensino e aprendizagem na Geografia escolar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
STEFANELLO, A. C.; PASSOS, Everton . Contribuição ao Estudo da Restinga de Praia de Leste - PR. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
STEFANELLO, A. C.; SILVEIRA, M. A. T. . 4º Seminário Interno de Pós-Graduação em Geografia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
STEFANELLO, A. C.; SILVEIRA, M. A. T. . Simpósio Nacional sobre Geografia, Percepção e Cognição do Meio Ambiente. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
STEFANELLO, A. C.. 3º Seminário Interno de Pós-Graduação em Geografia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
STEFANELLO, A. C.. VIII Encontro Nacional de Turismo com Base Local. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
STEFANELLO, A. C.. O Ensino de Geografia e a Geopolítica. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
STEFANELLO, A. C.; Borja, A. ; BENVENUTTI, D. G. ; PACHECO, E. ; SOTIEV, F. ; DIAS, J. ; BIRANI, M. . Foz do Iguaçu de A a Z 1993 (Livro (verbetes)).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
STEFANELLO, A. C.. Geografia - Ensino Médio - 3a. ed. Gov. Estado do Paraná. 2010.

Trabalhos técnicos
1.
STEFANELLO, A. C.; LUCKEMEYER, A. . Projeto do Curso de Pós-Graduação Especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
STEFANELLO, A. C.. Projeto Buriti - Ciências Humanas e da Natureza. Ed. Moderna. Orientações didáticas para o professor do Ens. Fundamental.. 2016. (Elaboração de originais da unidade 4 do guia e recursos didáticos, volume do 1º ano.).

2.
STEFANELLO, A. C.. Projeto Buriti - Ciências Humanas e da Natureza. Ed. Moderna. Orientações didáticas para o professor do Ens. Fundamental.. 2016. (Elaboração de originais da unidade 3 do guia e recursos didáticos, volume do 1 ano.).

3.
STEFANELLO, A. C.. Didática e Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Geografia. Videoconferência.. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoconferência).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
STEFANELLO, A. C.; ADAMI, S.; PEDROSA, B. V.. Participação em banca de Fellipe Thiago Lopes Carvalho.Ideologias Geográficas Da Sustentabilidade: algumas considerações sobre os discursos ambientais da Itaipu Binacional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Bacharelado) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
STEFANELLO, A. C.; ADAMI, S.; VIRGILIO, H.. Participação em banca de Patricia Antonio de Oliveira.Estudo da Fragilidade Ambiental nos Municípios de Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Bacharelado) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
STEFANELLO, A. C.; SCHEER, M. A. P. S.; VETTORAZZI, E.. Participação em banca de Rauwnier da Silva Costa.Influência dos fenômenos El Niños La Niña na Região da Tríplice Fronteira: Argentina, Brasil e Paraguai, 1997 - 2013. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Bacharelado) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seria-Simposio de Educadores Reflexivos para a Inserção da Astronomia. Polo Astronômico Casemiro Montenegro Filho e Unioeste-PR.Entre o Céu e a Terra: da Astronomia a Geografia. 2016. (Simpósio).

2.
International Seminar on Environment and Development. 2016. (Seminário).

3.
II Semana de Geografia. Histórico e Geográfico do Paraná. Associação dos Geógrafos Brasileiros.. 2012. (Outra).

4.
II Seminário de Pesquisa do Setor de Ciências da Terra.Contribuição ao estudo da restinga de Praia de Leste - PR. 2010. (Seminário).

5.
6º Seminário Interno de Pós-Graduação em Geografia.Evolução Geomorfológica da Porção Oriental do Estado do Paraná. 2007. (Seminário).

6.
II Seminário de Meio Ambiente da UFPR. 2007. (Seminário).

7.
4º Seminário Interno de Pós-Graduação em Geografia.Percepção Geográfica de riscos naturais. Um estudo dos Balneários Turísticos de Caiobá e Flamingo em Matinhos ? PR. 2005. (Seminário).

8.
Simpósio Nacional sobre Geografia, Percepção e Cognição do Meio Ambiente.Percepção Geográfica de riscos naturais. Um estudo dos Balneários Turísticos de Caiobá e Flamingo em Matinhos- PR. 2005. (Simpósio).

9.
3º Seminário Interno de Pós-Graduação em Geografia.Riscos naturais como fator de influência na atividade do turismo, sob a perspectiva da Percepção Geográfica: um estudo do núcleo urbano de Matinhos ? PR. 2004. (Seminário).

10.
VIII Encontro Nacional de Turismo com Base Local.Turismo e Percepção Geográfica de riscos naturais em Matinhos ? PR. 2004. (Encontro).

11.
Evento de Extensão Educação Geográfica.O Ensino de geografia e a Geopolítica. 2002. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Cristhian Rolando Aguero Dominguez. Projeto de Extensão Entendendo os Fenômenos da Natureza: ênfase na Atmosfera e no Relevo. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

2.
Washington Santana Alves. Monitoria para a disciplina Estrutura e Dinâmica do Sistema Terra. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

3.
Vitoria de Sousa Calado. Projeto de Extensão Entendendo os Fenômenos da Natureza: ênfase na Atmosfera e no Relevo. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Camila Reif Amendoeira. Interagindo com o Meio Ambiente: um Projeto de Educação Ambiental aplicado no Centro Educacional Pombinhas, área rural do município de Pouso Redondo- SC. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Meio Amb e Desenv Sustentável) - Universidade do Planalto Catarinense. Orientador: Ana Clarissa Stefanello.

2.
Cristiane Dias de Liz. Enfoque Ambiental nas Empresas: Um Estudo da Gestão do Manejo Sustentadoi na Empresa Klabin S/A. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Meio Amb e Desenv Sustentável) - Universidade do Planalto Catarinense. Orientador: Ana Clarissa Stefanello.

3.
Carolina Moretti Berto. Desenvolvimento Sustentável: Concepções, Estratégias e Desafios. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Meio Amb e Desenv Sustentável) - Universidade do Planalto Catarinense. Orientador: Ana Clarissa Stefanello.

4.
Alexandre Ritter Volkmann. Elaboração de Projeto Ambiental RCA/PCA para Mineração de Areia. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Meio Amb e Desenv Sustentável) - Universidade do Planalto Catarinense. Orientador: Ana Clarissa Stefanello.

5.
André Alves Timbó. Proposta Didática para o Ensino de Geografia do Paraná através da Arte. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em História e Geografia do Paraná) - Faculdade Padre João Bagozzi. Orientador: Ana Clarissa Stefanello.

6.
Sebastião Fernandes e Viviani Messias. Ensino de Geografia: o processo de seleção de conteúdos no Ensino Médio. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em História e Geografia do Paraná) - Faculdade Padre João Bagozzi. Orientador: Ana Clarissa Stefanello.

Iniciação científica
1.
Daniel Dantas Duarte. Cursos d'água das terras de M?boi. Geoturismo, geodiversidade e cachoeiras da tríplice fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai.. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia Bacharelado) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Clarissa Stefanello.

Orientações de outra natureza
1.
Washington Santana Alves. Monitoria para a disciplina Dinâmica do Relevo e uso do Território. 2017. Orientação de outra natureza. (Geografia) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Ana Clarissa Stefanello.

2.
Adrielle Saldanha Clive. Monitoria para a disciplina Dinâmica do Relevo e uso do Território. 2017. Orientação de outra natureza. (Geografia) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Ana Clarissa Stefanello.

3.
Daniel Dantas Duarte. Monitoria para a disciplina Técnicas de Trabalho de Campo. 2017. Orientação de outra natureza. (Geografia Bacharelado) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Ana Clarissa Stefanello.

4.
Cristhian Rolando Aguero Dominguez. Projeto de Extensão Entendendo os Fenômenos da Natureza: ênfase na Atmosfera e no Relevo. 2017. Orientação de outra natureza. (Geografia) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Ana Clarissa Stefanello.

5.
Vitoria de Sousa Calado. Projeto de Extensão Entendendo os Fenômenos da Natureza: ênfase na Atmosfera e no Relevo. 2017. Orientação de outra natureza. (Geografia) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Ana Clarissa Stefanello.

6.
Carla Cristina Varela Araújo. Estágio Supervisionado em Geografia - Licenciatura. 2017. Orientação de outra natureza. (Geografia) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Ana Clarissa Stefanello.

7.
Fellipe Thiago Lopes Carvalho. Monitoria para a disciplina Dinâmica do Clima e uso do Território. Coorientadora. 2016. Orientação de outra natureza. (Geografia) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Ana Clarissa Stefanello.

8.
Dalila Tavares Garcia. Projeto de Extensão Entendendo os Fenômenos da Natureza: ênfase na Atmosfera Terrestre. 2016. Orientação de outra natureza. (Geografia) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Ana Clarissa Stefanello.

9.
Cristhian Rolando Aguero Dominguez. Projeto de Extensão Entendendo os Fenômenos da Natureza: ênfase na Atmosfera Terrestre. 2016. Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Ana Clarissa Stefanello.

10.
Fellipe Thiago Lopes Carvalho. Monitoria para a disciplina Introdução a Cartografia - Linguagens e Interptretações. 2015. Orientação de outra natureza. (Geografia - Licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Ana Clarissa Stefanello.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
STEFANELLO, A. C.. Didática e Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Geografia. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2009. v. 1. 159p .



Outras informações relevantes


O livro da autora, publicado pela Editora Saraiva (2009), intitulado Didática e Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Geografia faz parte do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), na ação PNBE do Professor, a qual tem por objetivo apoiar a prática pedagógica dos professores da educação básica e também da Educação de Jovens e Adultos por meio da avaliação e distribuição de obras de cunho teórico e metodológico. 

Vice líder do Grupo de Pesquisa GOTA-Geoprocessamento aplicado aos estudos sobre ambientes que sofrem com a escassez hídrica na América Latina.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 16:43:40