Claudia Garcia Cavalcante

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0469430654089691
  • Última atualização do currículo em 11/10/2018


Mestre e Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem com a temática da análise dialógica do discurso do filósofo da linguagem russo Bakhtin sob a orientação da Profa. Dra. Beth Brait. Atualmente, é professora-adjunta na câmara de Linguagem e Comunicação da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral, realizando pesquisas no setor e coordenando o Projeto de Extensão Minha Universidade Lê- 3ª edição. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa e graduada em Letras- Português, Inglês e Pedagogia, leciona disciplinas como Estudos Linguísticos e Ensino de Língua Portuguesa, além de coordenar e orientar estágios na educação básica. Também é avaliadora de cursos de graduação pelo Sinaes- INEP/MEC e membro do grupo de pesquisa ELiTe - Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Claudia Garcia Cavalcante
Nome em citações bibliográficas
CAVALCANTE, Claudia Garcia

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Paraná, UFPR-Setor Litoral.
Rua Jaguariaíva, 512
Caiobá
83260000 - Matinhos, PR - Brasil
Telefone: (41) 35118381
URL da Homepage: http://www.litoral.ufpr.br/portal/


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
com período sanduíche em University of Sheffield (Orientador: Craig Brandist).
Título: Análise dialógica e ensino de língua portuguesa para universitários, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Profa. Dra. Elisabeth Brait.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Bakhtin e o Círculo; ensino de língua portuguesa; livro didático de português; interação discursiva; autoria.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise dialógica do discurso.
2003 - 2006
Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: O enfoque verbal nos livros didáticos de português para estrangeiros: uma análise baseada em corpus.,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Antonio Paulo Berber Sardinha.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: português para estrangeiros;aspectos verbais;lingü.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: Línguas Estrangeiras.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: Língua Materna.
Setores de atividade: Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Educação Média de Formação Geral.
2002 interrompida
Mestrado interrompido em 2003 em Lingüística Aplicada - aluna Especial.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Título: não concluída,Orientador: não concluído.
Ano de interrupção: 2003
2000 - 2002
Especialização em Metodologia do Ensino de Inglês como Língua Estran. (Carga Horária: 432h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Título: As estratégias de aprendizagem na reflexão do aluno sobre sua produção.
Orientador: Stella Maria Miranda Vieira.
1988 - 1991
Aperfeiçoamento em Habilitação Específica de 2 Grau Para o Magistério.
Escola Estadual Epitácio Pessoa, EE, Brasil.
Título: monografia não exigida. Ano de finalização: 1991.
Orientador: monografia não exigida.
2008 - 2009
Graduação em Pedagogia para Licenciados.
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Título: Estudo de meta-análise sobre a prática pedagógica social e a valoração da profissão docente, uma visão contemporânea além da escola nova..
Orientador: Universidade Nove de Julho.
Bolsista do(a): uninove, UNINOVE, Brasil.
1991 - 1994
Graduação em Letras Português Inglês.
Faculdades Integradas Regionais de Avaré, FCLA, Brasil.
1988 - 1991
Curso técnico/profissionalizante.
Escola Estadual Epitácio Pessoa, EE, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
RUS6710: Critical Theory II. (Carga horária: 16h).
University of Sheffield, SHEFFIELD, Inglaterra.
2012 - 2012
Language, Democracy and Hegemony (Craig Brandist). (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Francês Instrumental para pós-graduandos. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2011 - 2011
Capacitação p prof/ tutores da Educ a Distância. (Carga horária: 60h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2011 - 2011
Oficina de Orientação ao Professor Autor - OPA. (Carga horária: 4h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2011 - 2011
Le Circle Bakhtine et l´analyse du discours social. (Carga horária: 24h).
Universidade de São Paulo, FFLCH/ USP, Brasil.
2011 - 2011
Capacitação dos Avaliadores do Basis no novo Instr. (Carga horária: 16h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2011 - 2011
Oficina de Orientação ao Professor Autor- OPA. (Carga horária: 4h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2011 - 2011
Razão e Ambiente e Jardim de Esculturas. (Carga horária: 2h).
Museu de Arte Moderna, MAM, Brasil.
2010 - 2010
Textualidade e discursividade:convergências. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2010 - 2010
Grupos de Estudos Temáticos da Docência. (Carga horária: 30h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação dos Avaliadores do Basis. (Carga horária: 16h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2010 - 2010
Retórica da língua para o ethos do discurso. (Carga horária: 8h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação dos Avaliadores do Basis nos Instrumen. (Carga horária: 16h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Oratória. (Carga horária: 8h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2007 - 2007
Formação de Prof para atuar em Educação a Distânci. (Carga horária: 36h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2006 - 2006
Developing an educational linguistics for teacher. (Carga horária: 12h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2006 - 2006
Introdução à descrição sistémico-funcional do port. (Carga horária: 12h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2005 - 2005
Cambridge Day- Real English for Real Students. (Carga horária: 10h).
Cambridge University Press, CUP, Brasil.
2004 - 2004
Raising global cultural consciouness in the second. (Carga horária: 8h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2003 - 2003
Mainstream Advanced Course Mac 3.
Cultura Inglesa, CULTURA INGLESA, Brasil.
2002 - 2002
Teacher Education Program- TEP. (Carga horária: 66h).
Yazigi Internexus- CE, YAZIGI, Brasil.
2002 - 2002
First Certificate in English.
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
2000 - 2000
Teachers Training Course. (Carga horária: 20h).
Kennedy School- Ensino de línguas-LTDA, -, Brasil.
2000 - 2000
Teacher Training Course. (Carga horária: 40h).
Skip- Inglês e Espanhol, SKIP, Brasil.
2000 - 2000
Inglês.
Inglês Wisdom Conversação, WISDOM, Brasil.
1991 - 1991
Projeto Ipê- A criança e o conhecimento. (Carga horária: 30h).
Secretaria do Estado de São Paulo-Governo do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , GILDA - Grupo Interdisciplinar em Linguagem, Diferença e Subjetivação, .

04/2018 - Atual
Direção e administração, Câmara do Curso de Linguagem e Comunicação, .

Cargo ou função
Vice-coordenação da Câmara do Curso de Linguagem e Comunicação (PORTARIA Nº 197/REITORIA, DE 18 DE ABRIL DE 2018).
02/2018 - Atual
Ensino, Linguagem e Comunicação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Prática Docente II
Interações Culturais e Humanísiticas- ICHcrita Acadêmica
Prática de Leitura e Produção de Texto
Projeto de Aprendizagem
02/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmara do Curso de Linguagem e Comunicação, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Permanente de Acompanhamento de Atividades Formativas (CPAAF).
03/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , ELiTe-Lab.de Est. em Educação performativa, Linguagem e Teatralidades, .

12/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente de Pessoal Docente-CPPD, .

Cargo ou função
Representante da UFPR - Setor Litoral.
08/2016 - Atual
Extensão universitária , Câmara do Curso de Linguagem e Comunicação, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de Extensão Minha Universidade Lê - 3 edição.
02/2016 - Atual
Estágios , UFPR-Setor Litoral, .

Estágio realizado
Professora orientadora de estágios obrigatório e não obrigatório do Curso de Linguagem e Comunicação.
02/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmara do Curso de Linguagem e Comunicação, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Linguagem e Comunicação.
01/2016 - 04/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFPR-Setor Litoral, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão Orientadora de Estágio do Curso de Linguagem e Comunicação- COE.
08/2017 - 12/2017
Ensino, Linguagem e Comunicação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Prática Docente III
Prática de Ensino em Língua Portuguesa
Projeto de Aprendizagem
03/2016 - 12/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Desenvolvimento Educacional- PDE, .

03/2017 - 07/2017
Ensino, Linguagem e Comunicação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular Obrigatório em Prática Docente II
Estudos Linguísticos em Língua Portuguesa VII
Projetos de Aprendizagem
08/2016 - 12/2016
Ensino, Linguagem e Comunicação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado V
Estudos Linguísticos em Língua Portuguesa VI
Projeto de Aprendizagem
Interações Culturais Humanisticas
02/2016 - 07/2016
Ensino, Linguagem e Comunicação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular Obrigatório IV
Estudos Linguísticos em Língua Portuguesa V
Introdução aos Estudos da Linguagem (substituição 2 meses)
Projetos de Aprendizagem
Interações Culturais Humanísticas
12/2015 - 06/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFPR-Setor Litoral, .

Cargo ou função
Membro de Comissão Preliminar de Sindicância.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Avaliadora de cursos de graduação
Outras informações
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/ INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA/ DIRETORA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PORTARIA Nº 418, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2011

Atividades

11/2010 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, INEP/ MEC, .

Cargo ou função
Avaliadora de cursos de graduação (presencial e a distância) SINAES.

Faculdade de Tecnologia de Itaquera- Prof. Miguel Reale, FATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior I, Carga horária: 32
Outras informações
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Atividades

08/2015 - Atual
Ensino, Processos de Soldagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português
06/2014 - Atual
Ensino, Tecnologia em Fabricação Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
06/2014 - Atual
Ensino, Automação Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português
02/2015 - 06/2015
Extensão universitária , Faculdade de Tecnologia de Itaquera - Prof. Miguel Reale, FATEC ITAQUERA, .

Atividade de extensão realizada
Curso de extensão: Inglês para a comunidade.

Faculdade de Tecnologia de São Paulo, FATEC SP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior I, Carga horária: 8
Outras informações
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Atividades

02/2015 - Atual
Ensino, Automação de Escritórios e Secretariado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I, Língua Portuguesa II e Língua Portuguesa V

Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Nível 1, Carga horária: 12
Outras informações
Professora de Leitura e Produção Textual, Língua Portuguesa e Comunicação Empresarial nos cursos: Direito, Administração em Recursos Humanos; Tecnólogo em Gestão Financeira; Ciências da Computação; Turismo; Hotelaria e Tecnólogo em Criação e Produção Publicitária, Administração; Administração/Marketing; Administração/Comércio Exterior; Secretariado Executivo; Tecnologia em Análise Gerencial/Comercial/Gestão Financeira/Planejamento estratégico, Secretariado e Direito. - Professora tutora dos cursos a distância de Prática de Redação Empresarial, Leitura e Produção Textual, Comunicação Empresarial e Interpretação e Elaboração Textual. -Professora-tutora de História do Pensamento Pedagógico; Educação Não-Formal (ensino a distância), curso de Pedagogia para Licenciados. - Corretora das redações do vestibular da IES.

Atividades

04/2010 - 06/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Memorial, .

Cargo ou função
Parecerista Ad-Hoc do Comitê Multidisciplinar no processo de análise e revisão dos Projetos de iniciação Científica.
02/2008 - 06/2015
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I, Língua Portuguesa II
08/2007 - 06/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção Textual, Interpretação e Elaboração Textual, Comunicação Empresarial
03/2007 - 06/2015
Ensino, Administração/ Marketing?Comércio Exterior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção Textual
03/2007 - 06/2015
Ensino, Tecnologia em Gestão Financeira; Gestão Comercial;, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção Textual; Comunicação Empresarial
03/2007 - 06/2015
Serviços técnicos especializados , Universidade Nove de Julho, .

Serviço realizado
Banca de correção das redações do processo seletivo.
08/2007 - 06/2014
Ensino, Tecnologia em Secretariado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Redação Empresarial I e II
03/2007 - 06/2014
Ensino, Tecnologia em Secretariado; Planejamento Empresari, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção Textual; Comunicação Empresarial
03/2007 - 12/2012
Ensino, Pedagogia para Licenciados, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Edcuação Não-Formal
História do Pensamento Pedagógico
03/2007 - 12/2012
Ensino, Pedagogia para Licenciados, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
História do Pensamento Pedagógico; Educação Não-Formal
03/2011 - 12/2011
Ensino, FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA O ENSINO SUPERIOR, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
02/2011 - 12/2011
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de monografia de conclusão dos cursos de Formação Docente e Psicopedagogia
03/2007 - 12/2008
Ensino, Secretariado Executivo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

University of Sheffield, SHEFFIELD, Inglaterra.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Visiting Researcher- Languages, Enquadramento Funcional: Russian and Slavonic Studies- Bakhtin Centre, Carga horária: 25, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisa sob supervisão conjunta do Prof. Phd. Craig Brandist, Universidade de Sheffield- Reino Unido e Profa. Dra. Beth Brait, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- Lael com financiamento do Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)- CAPES. A pesquisafoi desenvolvida no Bakhtin Centre-Sheffield University-UK.


Fundação Padre Anchieta, FPA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Professor-tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Todas as etapas foram realizadas na plataforma Moodle.

Atividades

08/2012 - 12/2012
Ensino, 3ª Edição-Formação de Professores Ingressantes, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Língua Estrangeira-Inglês
08/2011 - 12/2011
Ensino, 2ª Edição_ Formação de Professores Ingressantes, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Formação Pedagógica
Língua Estrangeira-Inglês
08/2010 - 12/2010
Ensino, 1ª Edição-Formação de Professores Ingressantes na, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Língua Estrangeira-Inglês

Faculdade Anchieta- Instituto Grande ABC de Educação e Ensino-, FA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 6
Outras informações
Professora do Curso Ler para Aprender- Teia do Saber- Secretaria de Educação do Estado de São Paulo


Escola Estadual Epitácio Pessoa, EE, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 33, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/1991 - 5/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês- Ensino Fundamental e Médio
Português- Ensino Fundamental e Médio
Literatura e redação- Ensino Médio

Colégio Nossa Senhora do Sagrado Coração, COLÉGIODOROTÉIAS, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Atividades

8/2001 - 1/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês- Ensino Médio
Inglês- Ensino Fundamental

Curso Vasco Vasconcelos, COLÉGIO VASCO, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6
Outras informações
Professora de Inglês- Ensino Médio

Atividades

3/2002 - 1/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Dec Idiomas, DEC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 24

Atividades

8/2001 - 8/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Escola Executiva, EE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 9
Outras informações
Professora de Inglês e Português para Estrangeiros Coordenadora da área de Portugues para Estrangeiros

Atividades

08/2003 - 02/2006
Ensino, Curso de Inglês- Business, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Inglês In Company- CVM/SP- Comissão de Valores Imobiliários
Inglês para Controladores de Vôo- Serviço de Proteção ao Vôo de São Paulo- Congonhas/SP
Português para Estrangeiros

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor por tempo Indeterminado, Carga horária: 6
Outras informações
Professora do Ensino Médio



Linhas de pesquisa


1.
Tecnologia e suas linguagens no ensino de Língua Portuguesa
2.
Literatura e escola: concepções e práticas
3.
Ensino e aprendizagem de leitura
4.
Diálogos curriculares com a diversidade
5.
Estudos Discursivos (ADD e AD)
6.
Linguagem, Diferença e Práticas Educacionais


Projetos de pesquisa


2010 - 2011
Análise linguística dos textos aplicados aos programas de educação em saúde. Diminuindo as distâncias entre a terminologia biomédica e o conhecimento popular
Descrição: Projeto docente apresentado à Universidade Nove de Julho.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Claudia Garcia Cavalcante - Coordenador / Anderson Sena Barnabe - Integrante / Karina Gonçalves da Silva - Integrante.
2010 - 2011
O processo de retextualização dos textos do EIA/RIMA do projeto rodoanel Mario Covas
Descrição: Este projeto de Iniciação Cienífica propõe-se a avaliar se no processo de retextualização do texto do EIA (Estudo de Impacto Ambiental) para o RIMA (Relatório de Impacto Ambiental), pode ocorrer manipulação do sentido ou um direcionamento das informações através de estratégias da linguagem e da pratica de retextualização..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Claudia Garcia Cavalcante - Coordenador / Karina Gonçalves da Silva - Integrante.Número de orientações: 1
2010 - 2011
Níveis de linguagem: contextualização das linguagens circulantes no ambiente empresarial
Descrição: Este projeto tem como objetivo primordial contribuir para a formação profissional do aluno universitário, propiciando-lhe através de uma investigação prática do uso da língua no contexto empresarial, o desenvolvimento do senso crítico, melhor relacionamento social, maior preparo profissional e capacidade do uso da linguagem em diferentes contextos orais e escritos. Sua metodologia baseia-se no levantamento das produções orais e escritas circulantes no ambiente empresarial e posterior análise das situações reais de comunicação e a diversidade de linguagens utilizadas. Pretendemos, sempre analisando o trabalho realizado, focar em gêneros discursivos, interação discursiva e níveis de linguagem específicos de cada interação sociocomunicativa que nos leve a atingir a meta almejada- o universitário-profissional, profissional atuante em sua esfera de atividade. Ao aluno de iniciação científica é oferecida a oportunidade de vivenciar a vida profissional, pois ele vai atuar como observador e selecionador de dados dentro da empresa durante o tempo da pesquisa. Para orientar a fundamentação teórica será baseada na análise dialógica do discurso de Bakhtin e o Círculo (2006;1979)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Claudia Garcia Cavalcante - Coordenador / Luciana Damasceno - Integrante / Diana Cipullo - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Minha Universidade Lê 3ª edição
Descrição: O projeto se constituirá de diversos eventos que promovam a leitura de textos literários e a vivência cultural no Setor Litoral, tendo em vista a formação de leitores e o aprimoramento da formação profissional. em 2017, o Projeto se aproxima de ações voltadas à inclusão de surdos por meio de saraus que envolvem diferentes línguas e linguagens..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Claudia Garcia Cavalcante - Coordenador / ALMIR CARLOS ANDRADE - Integrante / LENIR MARISTELA SILVA - Integrante / MAIKON PATRICK GARCIA - Integrante / ALVARO KASUAKI FUJIHARA - Integrante.
2015 - 2016
Minha Universidade Lê 2ª edição
Descrição: O projeto se constituirá de diversos eventos que promovam a leitura de textos literários e a vivência cultural no Setor Litoral, tendo em vista a formação de leitores e o aprimoramento da formação profissional. O Projeto de Extensão Minha Universidade Lê estende as ações promovidas dentro do curso de Licenciatura em Linguagem e Comunicação (que forma professores de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) para toda a comunidade acadêmica do Setor Litoral, especialmente no que diz respeito à leitura de textos literários. O Projeto é realizado em parceria com a Biblioteca do Setor, buscando estimular a retirada de livros literários para além dos livros retirados de forma obrigatória, exigidos nos diferentes cursos, pois entende-se que a leitura desse gênero textual é essencial na formação de qualquer profissional. Participam, de forma sistemática, como colaboradores, um funcionário da biblioteca e uma professora da Licenciatura em Ciências. Da mesma forma, o vice-coordenador do Projeto é professor da Licenciatura em Ciências, o que promove a interdisciplinaridade na elaboração e execução das ações. Além disso, estimula-se a participação de alunos e professores de todos os cursos nas ações do projeto. Os participantes do projeto se reúnem para pesquisar, discutir e aprofundar as questões teóricas que subsidiam o projeto. As ações são registradas e sistematizadas e servem de material de pesquisa sobre a importância de ações integradas em torno da leitura. A participação dos/as bolsistas acontece em todo o processo, e, além disso, eles/as participam de grupo de estudo sobre literatura e formação de leitores, em reuniões sistemáticas com a coordenação do Projeto. Nesse sentido, busca atingir professores, alunos e funcionários do Setor, a fim de criar uma cultura de leitura que contribua para a frequência à biblioteca de forma espontânea e em busca de livros literários..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Claudia Garcia Cavalcante - Coordenador / Sharlon Fraga - Integrante / Andrezza Cordeiro - Integrante / LUIZ EVERSON DA SILVA - Integrante.
2015 - 2016
Minha Escola Lê 3ª edição
Descrição: O projeto foi concebido em conjunto por professores da rede municipal de Pontal do Paraná, equipe pedagógica da Secretaria de Educação e se desenvolverá em Centros de Educação Infantil e escolas municipais do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental, com a participação de professores, equipe pedagógica da Secretaria de Educação, em ações de leiturização dentro e fora das escolas. Visa criar uma cultura de leitura não só na escola, mas na comunidade escolar como um todo, pois ações centradas apenas nos alunos parecem ter tido pouco efeito na constituição de leitores, uma vez que muitos são os projetos que visam formá-los, mas poucos ainda são os resultados efetivos nesse sentido. Dessa forma, busca-se envolver professores, funcionários, pais e responsáveis em torno da leitura como uma prática cultural, desenvolvendo-se várias ações de forma integrada e contínua. Espera-se, assim, romper com ações em que se tenta envolver os alunos, sem, contudo, criar um ambiente cultural com referências da sociedade letrada e sem, também, atuar na formação do professor leitor. Nessa perspectiva, as ações serão desenvolvidas de forma contínua e integrada, visando criar no município condições para a formação de leitores..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Claudia Garcia Cavalcante - Coordenador / Suzane Gruchouskei - Integrante / Silvana Dalcin Fernandes - Integrante / JAMIL CABRAL SIERRA - Integrante.
2015 - 2015
Inglês para a Comunidade
Descrição: O curso objetiva desenvolver as quatro habilidades de comunicação em língua inglesa (listening, reading, speaking, writing: leitura, escrita, compreensão oral e expressão oral) através de aulas de conversação utilizando a abordagem comunicativa, com turmas formadas com alunos da instituição e membros da comunidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) .
Integrantes: Claudia Garcia Cavalcante - Coordenador / Maiaty Saraiva Ferraz - Integrante.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista Odisséia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise dialógica do discurso.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Estudos Linguísticos e Ensino de Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Formação de Professores.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
Professor 10, Universidade Nove de Julho-UNINOVE.
2011
Menção Honrosa-Apresentação de pôster ( O estudo dos níveis de linguagem: (DER)- VIII Encontro de Iniciação Científica- Ciências Sociais Aplicadas- 1º lugar, Uninove.
2011
Menção Honrosa- Apresentação de pôster ( O estudo do fluxo de informações: o uso do marketing na área contábil- VIII Encontro de Iniciação Científica- Ciências Sociais Aplicadas- 2º lugar, Uninove.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
TELMA DE LURDES SÃO BENTO FERREIRA  Data: 20/10/2010

Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAVALCANTE, Claudia Garcia2016CAVALCANTE, Claudia Garcia; SILVA, A. C. . Ponto de exclamação como índice de autoria: análise dialógica de um livro didático universitário de língua materna. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. 45, p. 748-762, 2016.

2.
CAVALCANTE, Claudia Garcia2013 CAVALCANTE, Claudia Garcia. Bakhtin no livro didático de português: a prática e a teoria dialogam?. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. 42, p. 1012-1024, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
SEADE, R. G. M. ; CAVALCANTE, Claudia Garcia . A visão da mulher na música brasileira desde a década de 30. In: Regiane Gaertner Marques Seade. (Org.). Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva. 1ed.Curitiba: SEED, 2018, v. 1, p. 20-39.

2.
SCHNEIDER, U. G. ; CAVALCANTE, Claudia Garcia . Leitura de textos sobre bullying: conscientização perante o fenômeno no ambiente escolar. In: HASPER, R.; BARROS, G.C.; MULLER, C. C.. (Org.). Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, 2016. 1ed.Curitiba: SEED, 2018, v. 1, p. 40-62.

3.
BENSI, R. B. ; CAVALCANTE, Claudia Garcia . Desconstrução de Estereótipos Através de Histórias e Contos Infantojuvenis. In: HASPER, R.; BARROS, G.C.; MULLER, C. C. (Org.). Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, 2016. 1ed.Curitiba: SEED, 2018, v. 1, p. 63-76.

4.
CAUDURO, R. F. ; CAVALCANTE, Claudia Garcia . Rede social como estratégia para discussão da Literatura Moderna Brasileira. In: HASPER, R.; BARROS, G.C.; MULLER, C. C.. (Org.). Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, 2016. 1ed.Curitiba: SEED, 2018, v. 1, p. 77-93.

5.
GRUBER, C. ; CAVALCANTE, Claudia Garcia . A literatura como forma de combate à violência. In: HASPER, R.; BARROS, G.C.; MULLER, C. C. (Org.). A literatura como forma de combate à violência. 1ed.Curitiba: SEED, 2018, v. 1, p. 1-19.

6.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. Autoria e concepção dialógica de discurso: um livro didático para universitários. In: ANDERSON SILVA; ELIZANGELA COSTA (Orgs.). (Org.). Livro didático: olhares dialógicos. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2017, v. 1, p. 133-165.

7.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. Dialogismo e ensino: o caso de um livro didático brasileiro. In: BRAIT, B. (Org.) ; MAGALHÃES, A. S. (Org.) .. In: Beth Brait; Anderson Salvaterra Magalhães. (Org.). (Org.). Dialogismo: teoria e(m) prática. 1ed.São Paulo: Terracota, 2014, v. 1, p. 133-152.

8.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. FORMAS VERBAIS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS: UMA ANÁLISE BASEADA EM CORPUS. In: Vilson J. Leffa. (Org.). Textos em Linguística Aplicada - TELA 4. 4ed.Pelotas: Rev. Linguagem & Ensino do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas, 2009, v. 4, p. 01-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. A constituição da autoria na concepção dialógica do discurso. In: XVIII CONGRESO INTERNACIONAL ALFAL - 24 a 28 jul 2017, 2017, BOGOTÁ. TRABAJOS FINALES PARA LAS MEMORIAS, 2017. v. 1.

2.
CAVALCANTE, Claudia Garcia; CASTRO, J. A. R. . A Neurociência Cognitiva e um passeio pelos currículos dos cursos de licenciatura
. In: II Congresso Internacional de Estudos em Linguagem - 24 a 27 de outubro de 2017, 2017, Ponta Grossa. Anais do 2º Congresso Internacional de Estudos em Linguagem, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAVALCANTE, Claudia Garcia; FUJIHARA, A. K. ; CASSIANO, J. C. ; SOUZA, N. R. O. R. ; RIBEIRO, P. C. M. ; GARCIA, M. P. ; OLIVEIRA, F. D. ; GOMES, G. A. A. ; RAMOS, J. L. ; ALIANO, L. A. T. . Minha universidade lê- 3a edição. In: 9a Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão- Incertezas em tempos de crise: a universidade como espaço de debate, 2017, Curitiba. Anais 9a SIEPE UFPR, 2017. p. 2193-2193.

2.
CAVALCANTE, Claudia Garcia; SILVA, A. C. . Ponto de exclamação como índice de autoria: análise dialógica de um livro didático universitário de língua materna. In: 63º seminário do GEL, 2015, Campinas - SP. Programação do 63º seminário do GEL, 2015.

3.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. ?É para escrever com as minhas palavras??. A autoria e as discrepâncias no ensino de produção textual na universidade. In: 20º InPLA (Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, 2015, São Paulo. CADERNO DE RESUMOS - AS MÚLTIPLAS FACES DA LINGUAGEM. São Paulo: Lael-PUC/SP, 2015. v. 1. p. 33-34.

4.
CAVALCANTE, Claudia Garcia; SILVA, A. C. . Reflexões dialógicas sobre o ensino de língua portuguesa. In: 20 InPLA - INTERCÂMBIO DE PESQUISAS EM LINGUÍSTICA APLICADA, 2015, São Paulo. CADERNO DE RESUMOS - AS MÚLTIPLAS FACES DA LINGUAGEM. São Paulo: Lael-PUC/SP, 2015. v. 1. p. 126-127.

5.
CAVALCANTE, Claudia Garcia; FREITAS, I. L. . As múltiplas vozes e sentidos dos discursos institucionais: reflexões dialógicas. In: 20 InPLA - INTERCÂMBIO DE PESQUISAS EM LINGUÍSTICA APLICADA, 2015, São Paulo. CADERNO DE RESUMOS - AS MÚLTIPLAS FACES DA LINGUAGEM. SAO PAULO: Lael-PUC/SP, 2015. v. 1. p. 33-33.

6.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. A autoria da obra ?Auto da Compadecida? e sua relação com o folheto ?O Testamento do Cachorro?. In: 62º seminário do GEL, 2014, Campinas. Programação do 62º seminário do GEL. Campinas: GEL - GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO, 2014.

7.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. Bakhtin no livro didático de português: a prática e a teoria dialogam?. In: 60º Seminário do GEL, 2012, São Paulo. Programação do 60º seminário do GEL, 2012.

8.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. O ensino da Língua Portuguesa para universitários: os reflexos da concepção dialógica da linguagem em um material didático. In: VII Congresso Internacional da Abralin, 2011, Curitiba. Programação do VII Congresso Internacional da ABRALIN - Curitiba 2011, 2011.

9.
CIPULLO, D. ; CAVALCANTE, Claudia Garcia . O estudo do fluxo de informações: o uso do marketing na área contábil como um fatos essencial para a competitividade das empresas. In: VIII Encontro de Iniciação Científica, 2011, São Paulo. VIII Encontro de Iniciação Científica- Formação Científica no desenvolvimento do país. São Paulo: Universidade Nove de Julho, 2011. v. 01. p. 186-186.

10.
FREITAS, L. D. ; CAVALCANTE, Claudia Garcia . O estudo dos níveis de linguagem: contextualização das linguagens circulantes no ambiente empresarial público (DER). In: VIII Encontro de Iniciação Científica, 2011, São Paulo. VIII Encontro de Iniciação Científica- Formação Científica no desenvolvimento do país. São Paulo: Universidade Nove de Julho, 2011. v. 1. p. 192-192.

11.
da Silva, K. G. ; CAVALCANTE, Claudia Garcia . Processo de retextualização dos textos do EIA/RIMA do Projeto Rodoanel Mário Covas Trecho Sul Reformulado. In: VII Encontro de Iniciação Científica-UNINOVE, 2010, São Paulo. VII Encontro de Iniciação Científica- Formação Científica como Fator de Inovação e Mobilidade Social. São Paulo: Universidade Nove de Julho, 2010. p. 39-40.

Apresentações de Trabalho
1.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. Sentidos de 'protagonismo' na BNCC do Ensino Médio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. A constituição da autoria na concepção dialógica do discurso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. Protagonismo teatral e protagonismo educacional: quais deslocamentos fazem surgir um a(u)tor?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A REDAÇÃO DO ENEM. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. ? É p a r a e s c r e v e r c o m a s m i n h a s p a l a v r a s ? ? A a u t o r i a e a s d i s c r e p â n c i a s n o e n s i n o d e p r o d u ç ã o t e x t u a l n a u n i v e r s i d a d e. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CAVALCANTE, Claudia Garcia; SILVA, A. C. . Ponto de exclamação como índice de autoria: análise dialógica de um livro didático universitário de língua materna. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. A autoria da obra 'Auto da compadecida' e sua relação com o folheto 'O testamento do cachorro'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. A PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO DO GÊNERO LIVRO DIDÁTICO PARA UNIVERSITÁRIOS. ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA FALANTES NATIVOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. BAKHTIN NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: A PRÁTICA E A TEORIA DIALOGAM?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. Análise dialógica e ensino de língua portuguesa para universitários ( pôster). 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
CAVALCANTE, Claudia Garcia; FREITAS, L. D. . O estudo dos níveis de linguagem: contextualização das inguagens circulantes no ambiente empresarial público (DER)- pôster. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
CAVALCANTE, Claudia Garcia; CIPULLO, D. . O estudo do fluxo de informações: o uso do marketing na área contábil como um fator essencial para a competitividade das empresas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. O ensino da Língua Portuguesa para univrsitários: os reflexos da concepção dialógica da linguagem em um material didático. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. Bakhtin e o Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio: na prática, a teoria não é outra. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. Formas verbais em um livro didático de Português para estrangeiros (pôster). 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. Verbal tense and mood ins a Portuguese for Foreigners textbook: a study based on Systemic and Corpus Linguistics. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. Livros didáticos de português para estrangeiros: o enfoque verbal reflete a língua realmente usada?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. Os livros didáticos de português para estrangeiros: o enfoque verbal reflete a língua realmente usada por seus falantes?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. Os livros didáticos de português para estrangeiros- o enfoque verbal reflete a língua realmente usada por seus falantes?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. O enfoque verbal nos livros de Português para Estrangeiros: uma análise baseada em corpus.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BRANDIST, C. ; CAVALCANTE, Claudia Garcia . Iurii Pavlovich Medvedev: um obituário. São Paulo: PUC-SP, 2013. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso vol 11 ISSN 2176-4573. 2016.

2.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso vol 12 ISSN 2176-4573. 2016.

3.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. Revista Odisseia- número 2, volume 1. ISSN 1983-2435. 2016.

4.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, volume 12, número 3 (terceiro quadrimestre de 2017). 2016.

5.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso vol 10 ISSN 2176-4573. 2015.

6.
CAVALCANTE, Claudia Garcia; HARDAGH, C. C. . Renovação de Reconhecimento de Curso nº 116351. 2015.

7.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. Parecerista Ad-hoc - Comitê Científico Multidisciplinar de Pesquisa. 2013.

8.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. Parecerista ad hoc- Comitê Científico Multidisciplinar- Projetos de IC. 2012.

9.
CAVALCANTE, Claudia Garcia; LIMA, T. B. . Reconhecimento de Curso EAD 95107. 2012.

10.
CAVALCANTE, Claudia Garcia; PLANTAMURA, V. . Reconhecimento de Curso EAD 95797. 2012.

11.
CAVALCANTE, Claudia Garcia; Sameshima, D. C. T. . Renovação de Reconhecimento de Curso nº 91939. 2012.

12.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. Parecerista ad hoc- Comitê Científico Multidisciplinar- Projetos de IC. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CAVALCANTE, Claudia Garcia; BRANDIST, C. . O que seria a ?virada histórica? de Mikhail Bakhtin?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. A construção do pensamento científico em Bakhtin. 2017. (Aula (professora convidada)).

2.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. Interpretação e Elaboração Textual. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteudista de material para EAD).

3.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. Prática de Redação Empresarial-EAD. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteudista de material para EAD).

4.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. Modelos de documentos. Material de apoio às aulas de Redação Empresarial.. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

5.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. Participação em Banca de correção de redações dos Processos Seletivos da Uninove-2007-atual. 2007. (UNINOVE-processos seletivos -2007-atual).

6.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. Formas verbais em um livro didático de português para estrangeiros: uma análise baseada em corpus. 2006. (Dissertação de Mestrado).

7.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. As estratégias de aprendizagem na reflexão do aluno sobre sua produção. 2002. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
VIDOR, H. B.; SCHEFFLER, I.; CAVALCANTE, Claudia Garcia; GONCALVES, J. C.. Participação em banca de Marcelo Cabarrão Santos. O professor orientador de grupos teatrais na escola: reflexões bakhtinianas. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Qualificações de Mestrado
1.
VIDOR, H. B.; SCHEFFLER, I.; CAVALCANTE, Claudia Garcia; GONCALVES, J. C.. Participação em banca de Marcelo Cabarrão Santos. O professor orientador de grupos teatrais na escola: reflexões bakhtinianas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
JORGE TORRESAN; CAVALCANTE, Claudia Garcia. Participação em banca de Karolline Kawahara. A Leitura Hermenêutica do Animme a partir do filme A viagem de Chihiro. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas e Vertentes do Ensino-Aprendizagem) - Universidade Nove de Julho.

2.
JORGE TORRESAN; CAVALCANTE, Claudia Garcia. Participação em banca de Sandra Rogéria da Silva. Uma proposta de análise do discurso de posse do presidente Barack Obama. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas e Vertentes do Ensino-Aprendizagem) - Universidade Nove de Julho.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUZA, M. M.; CRUZ NETO, R. M. A.; CAVALCANTE, Claudia Garcia. Participação em banca de André Luiz da Paixão.Estudo de caso com ênfase no processo de produção visando erradicar as não conformidades. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Fabricação Mecânica) - Faculdade de Tecnologia de Itaquera- Prof. Miguel Reale.

2.
MARCOLINO, G. C.; TEIXEIRA, R.V.V.; CAVALCANTE, Claudia Garcia. Participação em banca de Paulo dos Santos Silva; Raquel Cruz da Silveira.Logistica reversa como ferramenta para reduzir o impacto do problema dos resíduos hospitalares: estudo de caso do hospital X localizado na cidade de São Paulo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.

3.
de Souza, Lina Kyara França; PAULO NICCOLI RAMIREZ; CAVALCANTE, Claudia Garcia; CONSOLO FILHO, S.. Participação em banca de Lina Kyara França de Souza.Responsabilidade Socioambiental - o processo de fabricação de papéis e a contribuição da empresa Jofel do Brasil.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.

4.
Sinatore, Giuliana Malatesta; CAVALCANTE, Claudia Garcia; PAULO NICCOLI RAMIREZ; CONSOLO FILHO, S.. Participação em banca de Giuliana Malatesta Sinatore; Allan Monferdini.Exportação de carne bovina para a União Europeia e suas barreiras. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.

5.
PAULO NICCOLI RAMIREZ; CAVALCANTE, Claudia Garcia. Participação em banca de Eder Pinheiro Marques/ Leandro Luiz Chagas.Planejamento Tributário. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Nove de Julho.

6.
PAULO NICCOLI RAMIREZ; CAVALCANTE, Claudia Garcia. Participação em banca de Fabiana Patricia dos Santos/ Silvania Ferreira da Silva.Conversão das normas locais para as normas internacionais de contabilidade em empresas de capital aberto do Brasil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Nove de Julho.

7.
PAULO NICCOLI RAMIREZ; CAVALCANTE, Claudia Garcia. Participação em banca de Alex Sandra F. Guimarães/ Ercílio Zuca.Substituição Tributária: aspectos práticos e teóricos na aplicação do regime de substituição tributaria para contribuintes estabelecidos no estado de São Paulo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Nove de Julho.

8.
PAULO NICCOLI RAMIREZ; CAVALCANTE, Claudia Garcia. Participação em banca de Aline Rolim / Helen Regina Ferreti.Auditoria externa no terceiro setor. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Nove de Julho.

9.
CAVALCANTE, Claudia Garcia; UTRILLA, L. S.; DALBONI, R. F.. Participação em banca de Lourdes Souza Utrilla.Lei Sarbanes Oxley- Pródicas de Governança Corporativa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Nove de Julho.

10.
PAULO NICCOLI RAMIREZ; CAVALCANTE, Claudia Garcia. Participação em banca de Priscila Parreira de Oliveira/ Valdemir Souza Ribeiro.ICMS e princípio da seletividade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Nove de Julho.

11.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. Participação em banca de Daniela Cesar Tarantim.Benefícios gerados por uma política de responsabilidade social nas empresas (Empresa X Sociedade). Análise de uma empresa do setor automobilístico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.

12.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. Participação em banca de Bruna da Cunha Alves.Desenvolver liderança de chefes recém promovidos em uma organização. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.

13.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. Participação em banca de Luizilande Afonso Ferreira.O impacto da excelência no atendimento ao cliente na relação do consumo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.

14.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. Participação em banca de Raquel Pinheiro de A. da Silva.O mercado de créditos de carbono: uma alternativa para o desenvolvimento econômico e sustentável. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.

15.
Magda Sales Pinho; CAVALCANTE, Claudia Garcia. Participação em banca de VALÉRIO CLARES COSTA.COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL:A IMPLANTAÇÃO DE GESTÃO PARTICIPATIVA NAS DECISÕES ESTRATÉGICAS DAS GRANDES EMPRESAS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
AREU, G. I. P.; CAVALCANTE, Claudia Garcia; KNABEM, A.. Professor Substituto da carreira de Magistério Superior da UFPR - Setor Litoral. 2016. Universidade Federal do Paraná.

2.
ALEIXO, A.M.; CAVALCANTE, Claudia Garcia; SILVA, E. A.. Professor Associado I- Disciplina: Inglês VI. 2014. Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba.

3.
GRITTI, N.H.S.; SILVA, B.S.da; CAVALCANTE, Claudia Garcia. Professor Pleno I- Disciplina: Comunicação e Expressão. 2014. Faculdade de Tecnologia de Osasco.

Outras participações
1.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. X Encontro de Iniciação Científica da Uninove- Comissão de Avaliação dos pôsteres. 2013. Universidade Nove de Julho.

2.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. VII Encontro de Iniciação Científica- Comissão de Avaliação dos pôsteres. 2010. Universidade Nove de Julho.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Jornada Nacional de estudos em Educação performativa, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/UFPR/CNPq).Sentidos de ?protagonismo? na BNCC do Ensino Médio. 2018. (Encontro).

2.
7o Seminário Internacional de Linguística ? 7o SIL, III Congresso Interdisciplinar de Cortesia e o II Simpósio de Linguística Textual.Protagonismo teatral e protagonismo educacional: quais deslocamentos fazem surgir um a(u)tor?. 2017. (Seminário).

3.
9a Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão- Incertezas em tempos de crise: a universidade como espaço de debate.Minha universidade lê- 3a edição. 2017. (Seminário).

4.
XVIII CONGRESO INTERNACIONAL ALFAL. A constituição da autoria na concepção dialógica do discurso. 2017. (Congresso).

5.
CONANE-Conferência Nacional de Alternativas Para Uma Nova Educação,. 2016. (Outra).

6.
Encontro Internacional de Licenciaturas e I Seminário de Integração das Licenciaturasda UFPR-Setor Litoral. 2016. (Seminário).

7.
Semana de Letras 2016 - UFPR.Uma proposta de ensino para a redação do Enem. 2016. (Seminário).

8.
20º InPLA (Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. As múltiplas vozes e sentidos dos discursos institucionais: reflexões dialógicas. 2015. (Congresso).

9.
20º InPLA (Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. Reflexões dialógicas sobre o ensino de língua portuguesa. 2015. (Congresso).

10.
20º InPLA (Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. ?É para escrever com as minhas palavras??. A autoria e as discrepâncias no ensino de produção textual na universidade. 2015. (Congresso).

11.
63º seminário do GEL.Ponto de exclamação como índice de autoria: análise dialógica de um livro didático universitário de língua materna. 2015. (Seminário).

12.
62º Seminário do GEL. A autoria da obra 'Auto da compadecida' e sua relação com o folheto 'O testamento do cachorro'. 2014. (Congresso).

13.
19º InPLA. A PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO DO GÊNERO LIVRO DIDÁTICO PARA UNIVERSITÁRIOS. ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA FALANTES NATIVOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. 2013. (Congresso).

14.
5º Seminário Internacional de Linguística (5º SIL).A PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO DO GÊNERO LIVRO DIDÁTICO PARA UNIVERSITÁRIOS. ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA FALANTES NATIVOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. 2013. (Seminário).

15.
VIII Encontro de Secretariado. 2013. (Encontro).

16.
X Encontro de Iniciação Científica.Comissão de avaliação da apresentação dos trabalhos dos alunos de iniciação científica, na Categoria Pôster. 2013. (Encontro).

17.
60º Seminário do GEL.BAKHTIN NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: A PRÁTICA E A TEORIA DIALOGAM?. 2012. (Seminário).

18.
VII Jornada do Grupo de Pesquisa /CNPq/PUC-SP Linguagem, Identidade e Memória.Análise dialógica e ensino de língua portuguesa para universitários. 2012. (Encontro).

19.
18º InPLA (Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, realizado pelo PPG em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. As formas de construção linguística, enunciativa e discursiva de um material didático de língua portuguesa para universitários.. 2011. (Congresso).

20.
VII Café Acadêmico - Uninove.Professora homenageada pelas alunas do Curso Superior de Tecnologia em Secretariado. 2011. (Outra).

21.
VII Congresso Internacional da Abralin. O ensino da Língua Portuguesa para universitários: os reflexos da concepção dialógica da linguagem em um material didático. 2011. (Congresso).

22.
VIII Encontro de Iniciação Científica.O estudo dos níveis de linguagem: contextualização das linguagens circulantes no ambiente empresarial público (DER). 2011. (Encontro).

23.
VIII Encontro de Iniciação Científica.O estudo do fluxo de informações: o uso do marketing na área contábil como um fatos essencial para a competitividade das empresas. 2011. (Encontro).

24.
VI Jornada do Grupo de Pesquisa CNPq Linguagem, Identidade e Memória. 2011. (Encontro).

25.
13º CONGRESSO BRASILEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA do IP/PUC-SP / 4º CONGRESSO INTERNACIONAL de LUSOFONIA. 2010. (Congresso).

26.
SEMANA DA PEDAGOGIA- Universidade Nove de Julho.Bakhtin e o Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio, na prática a teoria não é outra.. 2010. (Seminário).

27.
VIII Encontro de Iniciação Científica- Formação científica no desenvolvimento do país.Comissão de avaliação de apresentação dos trabalhos dos alunos de iniciação científica, na categoria pôster. 2010. (Encontro).

28.
V Jornada do Grupo de Pesquisa CNPq Linguagem, Identidade e Memória. 2010. (Encontro).

29.
VI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN. Formas verbais em um livro didático de Português para estrangeiros. 2009. (Congresso).

30.
33rd International Systemic Functional Congress. 2006. (Congresso).

31.
15 Inpla- Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada.15 Inpla- Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. 2005. (Simpósio).

32.
14 Inpla- Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada.Formas verbais em um livro de português para estrangeiros. 2004. (Simpósio).

33.
14 Inpla- Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada.14 Inpla- Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. 2004. (Simpósio).

34.
18ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo- Mesa-redonda: Tecnologias Ligadas à Tradução. 2004. (Encontro).

35.
IV Encontro de Corpora-da compilação à anotação lingüística, padronização e análise de corpora. 2004. (Encontro).

36.
V Congresso Internacional da SIPLE- Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira. V Congresso Internacional da SIPLE- Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira. 2004. (Congresso).

37.
VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. 2004. (Congresso).

38.
VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. 2004. (Congresso).

39.
VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada.Raising Global Cultural Consciousness in the Second Language Classroom. 2004. (Oficina).

40.
Semana Pearson de Educação -. 2003. (Outra).

41.
Braz-Tesol Fortaleza Chapter. 2002. (Encontro).

42.
Longman Ensglish for Brazil. 2002. (Outra).

43.
Braz-Tesol Fortaleza Chapter. 2001. (Encontro).

44.
Cambridge ELT Seminar- New Interchange Training Session. 2001. (Seminário).

45.
I Encontro de Professores de Inglês de Fortaleza- UFC. 2000. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. VII Jornada do Grupo de Pesquisa /CNPq/PUC-SP Linguagem, Identidade e Memória (monitora). 2012. (Outro).

2.
Barbara, L. ; Collins, H. ; SARDINHA, T. B. ; CAVALCANTE, Claudia Garcia . 33rd International Systemic Functional Congress. 2006. (Congresso).

3.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. 15º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada (monitora). 2005. (Congresso).

4.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. VII Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (monitora). 2004. (Congresso).

5.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. 14º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada (monitora). 2004. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
ULRIKA GLUITZ. A importância da leitura na escola básica. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Paraná. Secretaria da Educação do Estado do Paraná. (Orientador).

2.
CLAUDIA GRUBER. A Literatura como forma de combate à violência. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Paraná. Secretaria da Educação do Estado do Paraná. (Orientador).

3.
REGIANE GAERTNER MARQUES SEADE. A mulher em cinco décadas de música. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Paraná. Secretaria da Educação do Estado do Paraná. (Orientador).

4.
ROSILANE BECK BENSI. Desconstrução de estereótipos sociais através de histórias e contos infantojuvenis. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Paraná. Secretaria da Educação do Estado do Paraná. (Orientador).

5.
ROSEMARY FRATES. As redes sociais na literatura moderna. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Paraná. Secretaria da Educação do Estado do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Elena Garces Avilez. A importância da língua instrumental nos cursos do Ensino Superior. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Docente) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Claudia Garcia Cavalcante.

2.
Erika Amaro Rocha. A FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONALIZANTE. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Docente) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Claudia Garcia Cavalcante.

3.
ISABEL ROGELIA SANSONI CARDOSO GOMES. As empresas estatais: um enfoque do direito administrativo econômico. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Docente) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Claudia Garcia Cavalcante.

4.
Leonardo Xavier de Lima. Educação Comportamental no Transporte Público de São Paulo / Metrô. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Docente) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Claudia Garcia Cavalcante.

5.
LUIZ GUSTAVO VIEIRA DA SILVA. A FORMAÇÃO HUMANA NA EDUCAÇÃO. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Docente) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Claudia Garcia Cavalcante.

6.
MARCIA REGINA SAKURAI PASCHOAL. Formação dos alunos do ensino superior na visão da sociologia para o mercado de trabalho. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Docente) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Claudia Garcia Cavalcante.

7.
MARIA LIDIA SIMÕES DIAS DE CARVALHO. A AVALIAÇÃO DISCENTE E A FORMAÇÃO DO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Docente) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Claudia Garcia Cavalcante.

8.
MAURO NOGUEIRA JUNIOR. A falta de habilidade do professor em discutir assuntos correlacionados a sua formação. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Docente) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Claudia Garcia Cavalcante.

9.
PATRICIA DE CASTRO PINTO. A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: inovação educativa, professor pesquisador. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Docente) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Claudia Garcia Cavalcante.

10.
Patrícia Pelegrini. A evolução da grade curricular dos cursos jurídicos e o atual mercado de trabalho. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Docente) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Claudia Garcia Cavalcante.

11.
ROBERTO DONIZETI MOURA ROCHA. A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO NO BRASIL. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Docente) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Claudia Garcia Cavalcante.

12.
TANIA REGINA FOSSA. Mitos e Desafios do Ensino de Física na Licenciatura. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA O ENSINO SUPERIOR) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Claudia Garcia Cavalcante.

13.
VALERIA CORASSA. Formação de docentes para a educação inclusiva. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA O ENSINO SUPERIOR) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Claudia Garcia Cavalcante.

14.
VIVIANE PASCOAL DANTAS. VIAGEM PELA TRILHA DOS SABERES: O JORNALISMO LITERÁRIO COMO PRÁTICA EDUCOMUNICATIVA. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA O ENSINO SUPERIOR) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Claudia Garcia Cavalcante.

15.
Meiriele Cunha e Silva. Interdisciplinaridade como auxílio para as dificuldades de aprendizagem. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Claudia Garcia Cavalcante.

16.
Miriam Aparecida Guedes. REFLEXÃO SOBRE O TRABALHO INTERDISCIPLINAR NAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Claudia Garcia Cavalcante.

17.
Nilza Batista do Amaral Seribeli Antonini. INDISCIPLINA NA SALA DE AULA VERSUS DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Claudia Garcia Cavalcante.

18.
Raquel Anita Oliveira Sabino. A influência da afetividade no processo de aprendizagem. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Claudia Garcia Cavalcante.

19.
Renata Paula. O olhar psicopedagógico sobre a educação de jovens e adultos. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Claudia Garcia Cavalcante.

20.
Rosemary Freire Martins. A utilização da brincadeira e dos jogos no desenho infantil. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Claudia Garcia Cavalcante.

21.
Samela Gomes Rodrigues da Silva. Os jogos como facilitadores da aprendizagem de adultos. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Claudia Garcia Cavalcante.

22.
Sherlen da Silva Cavalcante. A criança com Síndrome de Down no ambiente escolar. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Claudia Garcia Cavalcante.

23.
Sueli de Souza Rezende. A contribuição do psicopedagogo em trabalho conjunto com os professores de creche. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Claudia Garcia Cavalcante.

24.
Talita Braga Leal. A alfabetização de surdos: libras e escrita. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Claudia Garcia Cavalcante.

25.
Tatiana de Oliveira Roberto. A dificuldade de aprendizagem na visão do pedagogo. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Claudia Garcia Cavalcante.

26.
Teresa Raquel Aulicino de Andrade. Tatiana de Oliveira Roberto. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Claudia Garcia Cavalcante.

27.
Wagner Mateus Nogueira. A influência dos contos de fada no desenvolvimento infantil. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Claudia Garcia Cavalcante.

28.
Priscila Magalhães Novaes da Silva. O desafio da educação em atender e entender a criança com síndrome de Aspenger no processo de aprendizagem. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Claudia Garcia Cavalcante.

Iniciação científica
1.
Karina Gonçalves SIlva. Gêneros do discurso presentes nos textos retextualizados do EIA/RIMA do projeto Rodoanel Mario covas trecho sul reformulado. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Claudia Garcia Cavalcante.

2.
Karina Gonçalves da Silva. O PROCESSO DE RETEXTUALIZAÇÃO DOS TEXTOS DO EIA/RIMA DO PROJETO RODOANEL MARIO COVAS. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Claudia Garcia Cavalcante.

3.
Diana Cipullo Ribeiro. O estudo do fluxo de informações na comunicação interna como um fator essencial para a competitividade das empresas.. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Contábeis) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Claudia Garcia Cavalcante.

4.
Luciana Damasceno de Freitas. O estudo dos níveis das linguagens circulantes no ambiente empresarial. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia em Secretariado) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Claudia Garcia Cavalcante.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. FORMAS VERBAIS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS: UMA ANÁLISE BASEADA EM CORPUS. In: Vilson J. Leffa. (Org.). Textos em Linguística Aplicada - TELA 4. 4ed.Pelotas: Rev. Linguagem & Ensino do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas, 2009, v. 4, p. 01-.

2.
SEADE, R. G. M. ; CAVALCANTE, Claudia Garcia . A visão da mulher na música brasileira desde a década de 30. In: Regiane Gaertner Marques Seade. (Org.). Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva. 1ed.Curitiba: SEED, 2018, v. 1, p. 20-39.

3.
SCHNEIDER, U. G. ; CAVALCANTE, Claudia Garcia . Leitura de textos sobre bullying: conscientização perante o fenômeno no ambiente escolar. In: HASPER, R.; BARROS, G.C.; MULLER, C. C.. (Org.). Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, 2016. 1ed.Curitiba: SEED, 2018, v. 1, p. 40-62.

4.
BENSI, R. B. ; CAVALCANTE, Claudia Garcia . Desconstrução de Estereótipos Através de Histórias e Contos Infantojuvenis. In: HASPER, R.; BARROS, G.C.; MULLER, C. C. (Org.). Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, 2016. 1ed.Curitiba: SEED, 2018, v. 1, p. 63-76.

5.
CAUDURO, R. F. ; CAVALCANTE, Claudia Garcia . Rede social como estratégia para discussão da Literatura Moderna Brasileira. In: HASPER, R.; BARROS, G.C.; MULLER, C. C.. (Org.). Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, 2016. 1ed.Curitiba: SEED, 2018, v. 1, p. 77-93.

6.
GRUBER, C. ; CAVALCANTE, Claudia Garcia . A literatura como forma de combate à violência. In: HASPER, R.; BARROS, G.C.; MULLER, C. C. (Org.). A literatura como forma de combate à violência. 1ed.Curitiba: SEED, 2018, v. 1, p. 1-19.


Apresentações de Trabalho
1.
CAVALCANTE, Claudia Garcia. BAKHTIN NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: A PRÁTICA E A TEORIA DIALOGAM?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


Atuação como professora-tutora no ensino a distância nos cursos de Pedagogia para Licenciados, Administração, Tecnologias (Departamento de Gerenciais) e Formação de Professores da Secretaria do Estado de São Paulo.
Experiência no uso da plataforma WEBCT, Moodle e Brain Honey.
Aprovada nos seguintes concursos públicos: 2015-Universidade Federal do Paraná-Magistério Superior- Professor Adjunto I - 1º lugar- Disciplina: Linguística e Língua Portuguesa. 
Professor Assistente I- 1º lugar- Disciplina: Comunicação e Expressão Faculdade de Tecnologia de Itaquera- 2014/ Professor Associado I- 3º lugar (DO-14/02/08 p.102) -Disciplina Comunicação e Expressão I-Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul-processo CEETEPS-3783/2007-2008/ Disciplina Língua Inglesa- 1º lugar Centro Paula Souza- 2006/ Professor de Inglês Colégio Militar de Fortaleza- 2002/ Professor de Educação Básica II- Português e Inglês Governo do Estado de São Paulo- Secretaria de Estado da Educação- 1999



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 21:57:23