Elen de Medeiros

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9882448569137338
  • Última atualização do currículo em 18/12/2018


É professora de Literatura e Teatro na Faculdade de Letras da UFMG. Coordena o Núcleo de Estudos em Letras e Artes Perfomáticas (NELAP), da UFMG, e é vice-líder do Grupo de Estudos em Dramaturgia Letra e Ato, da Unicamp. Integra, como pesquisadora, o Acervo de Escritores Mineiros (AEM/UFMG). Tem experiência nas áreas de teatro e dramaturgia, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro brasileiro, teoria do teatro, drama moderno e história do teatro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elen de Medeiros
Nome em citações bibliográficas
MEDEIROS, E.;MEDEIROS, ELEN DE;DE MEDEIROS, E.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras.
Av. Antônio Carlos, 6627 - Gabinete 4014
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34096051


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Teoria e História Literária.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
com período sanduíche em Université de Provence Aix Marseille I (Orientador: Inês Oseki-Dépré).
Título: A concepção do trágico na obra dramática de Nelson Rodrigues, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Vilma Sant'Anna Arêas.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Nelson Rodrigues; Dramaturgia; Teoria literária; Teoria do teatro; Literatura Brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Dramaturgia.
2003 - 2005
Mestrado em Teoria e História Literária.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Nelson Rodrigues e as Tragédias Cariocas: um estudo das personagens,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Antonio Arnoni Prado.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Tragédias Cariocas; Nelson Rodrigues; Dramaturgia; Teoria literária.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1997 - 2001
Graduação em Letras.
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Brasil.


Pós-doutorado


2014 - 2014
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Estética teatral.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: História do Teatro.
2010 - 2012
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Dramaturgia.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria do teatro.


Formação Complementar


2008 - 2008
Français Langue Étrangère. (Carga horária: 60h).
Mairie de Paris, França.
2004 - 2004
As teorias do teatro épico. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2003 - 2003
Treinamento para corretores da redação do Vest.. (Carga horária: 44h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2002 - 2002
Semana Didático-Pedagógica. (Carga horária: 40h).
Centro di Cultura Italiana/ Paraná - Santa Catarina, CCI, Brasil.
1998 - 2001
Extensão universitária em Língua e Cultura Italiana - Regular. (Carga horária: 288h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
1998 - 1998
Teatro. (Carga horária: 96h).
Escola de Formação Sócio-Cultural, EFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Belas Artes, Departamento de Fotografia, Cinema e Teatro.

Cargo ou função
Representante da Faculdade de Letras no Colegiado do Curso de Teatro.
05/2018 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Vice-diretora do Centro de Estudos Literários e Culturais - Acervo de Escritores Mineiros.
09/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Represente suplente na Congregação.
03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Letras, .

08/2018 - 12/2018
Ensino, Abi - Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Escrita dramatúrgica
Teatro Brasileiro
08/2018 - 12/2018
Ensino, Abi - Teatro, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Escrita dramatúrgica
Teatro Brasileiro
03/2018 - 07/2018
Ensino, Abi - Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Brecht e Beckett: configurações do drama moderno
Teatro Brasileiro
03/2018 - 07/2018
Ensino, Abi - Teatro, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Brecht e Beckett: configurações do drama moderno
Teatro brasileiro
03/2017 - 05/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Belas Artes, Departamento de Fotografia, Cinema e Teatro.

Cargo ou função
Representante suplente da Letras no Colegiado de Teatro.
08/2017 - 12/2017
Ensino, Abi - Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Texto-cena no teatro brasileiro contemporâneo
08/2017 - 12/2017
Ensino, Abi - Teatro, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Texto-cena no teatro brasileiro contemporâneo
08/2017 - 12/2017
Ensino, Estudos Literários, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
O drama brasileiro moderno e contemporâneo: formulações estético-teóricas
03/2017 - 07/2017
Ensino, Abi - Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Escrita dramatúrgica
Teatro brasileiro
03/2017 - 07/2017
Ensino, Abi - Teatro, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Escrita dramatúrgica
Teatro brasileiro
02/2017 - 07/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Eventos (Letras Debate).
08/2016 - 02/2017
Ensino, Abi - Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Brecht e Beckett: configurações do drama moderno
O drama moderno em Nelson Rodrigues: temas, formas, experimentos
Texto-cena no teatro brasileiro contemporâneo
08/2016 - 02/2017
Ensino, Abi - Teatro, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Texto-cena no teatro brasileiro contemporâneo
03/2016 - 07/2016
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
O drama moderno em Nelson Rodrigues - temas, formas, experimentos
Samuel Beckett e Bertolt Brecht: configurações do drama moderno

Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2015 - 02/2016
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teatro Brasileiro do Descobrimento ao século XIX
Teatro Brasileiro do Século XX
Teatro do Século XX
Teatro dos Séculos XVIII e XIX
03/2015 - 02/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação.

Cargo ou função
Membro do Comitê Interno de Pesquisa.
02/2015 - 02/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Coordenação da Pós-Graduação.
09/2014 - 02/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Filosofia Artes e Cultura, Departamento de Artes Cênicas - DEART.

08/2015 - 12/2015
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Teoria e Estética das Artes Cênicas
09/2014 - 10/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Filosofia Artes e Cultura, Departamento de Artes Cênicas - DEART.

Cargo ou função
Membro do Colegiado de Artes Cênicas.
02/2015 - 09/2015
Extensão universitária , Instituto de Filosofia Artes e Cultura, Departamento de Artes Cênicas - DEART.

Atividade de extensão realizada
Mambembe - Música e Teatro Itinerante.
02/2015 - 07/2015
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Crítica Teatral
Teatro brasileiro: do descobrimento ao século XIX
Teatro brasileiro do século XX
Teatro dos séculos XVIII e XIX
08/2014 - 12/2014
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teatro brasileiro do descobrimento ao século XIX
Teatro brasileiro do século XX
Teatro dos séculos XVIII e XIX
Teatro Grego e Romano

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador de Pós-doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Outro (bolsista), Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisadora de Pós-doutorado em Dramaturgia Brasileira

Atividades

03/2012 - 06/2012
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
O drama em questão: aspectos inovadores da dramaturgia brasileira [1910-1943]

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 2
Outras informações
Membro-fundador e co-coordenadora do Grupo de Estudos em Dramaturgia Letra e Ato, vinculado ao Departamento de Artes Cênicas, Instituto de Artes.

Atividades

03/2010 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Artes, Instituto de Artes.

Atividade realizada
Membro-fundador e vice-líder do Grupo de Estudos em Dramaturgia Letra e Ato.
03/2013 - 06/2013
Ensino, ARTES DA CENA, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
A teatralidade na dramaturgia de Nelson Rodrigues
03/2012 - 06/2012
Ensino, ARTES DA CENA, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
O drama em questão: aspectos inovadores da dramaturgia brasileira [1910-1943]
02/2004 - 02/2004
Extensão universitária , Instituto de Estudos da Linguagem, Departamento de Teoria Literária.

Atividade de extensão realizada
Curso: Introdução à dramaturgia brasileira: séculos XIX e XX.
11/2003 - 12/2003
Serviços técnicos especializados , Pró-reitoria de Graduação, Comissão Permanente para os Vestibulares.

Serviço realizado
Correção da prova de Redação na 1ª Fase do Vestibular Unicamp 2004.

Escola Superior de Artes Célia Helena, ESCH, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

08/2013 - 12/2013
Ensino, Teatro, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Teatro Brasileiro I
Metodologia Científica
02/2013 - 06/2013
Ensino, Teatro, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Teatro Brasileiro II
11/2012 - 01/2013
Ensino, Teatro, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Teatro Brasileiro I
Metodologia Científica

Centro Universitário Padre Anchieta, UniAnchieta, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 6
Outras informações
Aula ministrada no módulo "Textos fundamentais do teatro", com carga horário de 6 horas, para o curso de Pós-graduação Latu Sensu em Literatura.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 5
Outras informações
Professora do módulo "Textos fundamentais do teatro" para o curso de Pós-Graduação em Literatura. Carga horária do módulo: 30 h/a.

Atividades

06/2010 - 07/2010
Ensino, Pós-Graduação em Literatura, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Textos fundamentais de teatro

Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Professor Assistente I, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 16

Atividades

04/2006 - 11/2006
Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.

Atividade realizada
Orientação de TCC.
02/2006 - 06/2006
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Brasileira: 1o. e 2o. modernismo
03/2005 - 12/2005
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Brasileira: da Colônia ao Romantismo
Literatura Brasileira IV
Literatura Brasileira: Realismo ao século XX
Teoria da Lírica
03/2005 - 12/2005
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Interpretação e Produção de Textos
03/2005 - 07/2005
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Interpretação e Produção de Textos

Colégio Santo Antônio, CSA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2002 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Italiana
02/2001 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
04/2002 - 04/2002
Treinamentos ministrados , Colégio Santo Antônio, .

Treinamentos ministrados
Aperfeiçoamento de professores
08/2001 - 12/2001
Estágios , Colégio Santo Antônio, .

Estágio realizado
Atividade docente no Ensino Fundamental e Médio.
08/2001 - 08/2001
Treinamentos ministrados , Colégio Santo Antônio, .

Treinamentos ministrados
Aperfeiçoamento de professores

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: Bolsista de IC, Enquadramento Funcional: Bolsista de IC, Carga horária: 20

Atividades

02/1998 - 12/2001
Outras atividades técnico-científicas , Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão, Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão.

Atividade realizada
Pesquisa de Iniciação Científica.

Colégio Estadual Celso Ramos, CR, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Professora contratada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

02/1998 - 06/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira


Linhas de pesquisa


1.
Estética, crítica e história das artes cênicas

Objetivo: Integra pesquisas no campo das Artes Cênicas que tenham como ponto de partida a reflexão teórica sobre o trabalho artístico em seus âmbitos históricos, filosóficos, estéticos e críticos. Por entender as artes cênicas como ponto fulcral em que cultura, história e pensamento convergem, aborda estas enquanto fenômeno cultural, abarcando pesquisas que se debruçam sobre seus códigos ? linguísticos e plásticos, verbais e gestuais, visuais e auditivos ? promovendo estudos sobre as componentes dramatúrgicas e cênicas de forma integrada, levando-se em conta a teoria e a prática presentes em seus processos de criação..
Palavras-chave: Teatro; Teoria do teatro; Estética teatral.
2.
Teoria e crítica do teatro brasileiro

Objetivo: O Núcleo de Pesquisa em Teatro Brasileiro Moderno e Contemporâneo tem por objetivo principal investigar o teatro brasileiro, em uma perspectiva crítico-teórica, a partir de problematizações concernentes à modernização dramatúrgica e cênica. Para tanto, é preciso compreender a tradição teatral em inúmeras tentativas de "renovação" proposta por autores, atores e encenadores. O Núcleo, assim, se propõe a buscar aspectos históricos e teóricos que lancem luz à compreensão de propostas estéticas surgidas ao longo do século XX..
Palavras-chave: Teatro brasileiro moderno; História do teatro brasileiro; Teoria do teatro.
3.
Literatura, outras artes e mídias

Objetivo: Estudo dos aspectos críticos e teóricos associados aos Estudos Interartes, compreendendo as relações entre a Literatura, outras artes e produções compostas em mídias variadas, em diferentes momentos históricos..


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Acervo Sábato Magaldi: tratamento, inventariação e figurações do crítico
Descrição: Este projeto tem como principal objetivo o tratamento, inventariação e disponibilização ao público do Acervo Sábato Magaldi, recentemente incorporado ao Acervo de Escritos Mineiros da UFMG. Sábato Magaldi, um dos mais importantes críticos teatrais brasileiros, doou seu acervo para a UFMG, doação esta efetivada no primeiro semestre de 2017. No entanto, para a devida liberação de importante material ao público, existe a necessidade de higienização, inventariação e organização do material. O acervo do crítico é composto por sua biblioteca particular, cartas, documentos, fotos, escrivaninha e cadeira de escritório, fardão e espada da ABL, dentre outros objetos. Importante pela presença do crítico na consolidação do pensamento sobre o teatro moderno brasileiro, por meio de suas atividades de crítico e professor universitário, o acervo se destaca para pesquisas de caráter histórico-crítico do teatro brasileiro, mais particularmente, de dramaturgos de destaque como Oswald de Andrade, Nelson Rodrigues, Jorge Andrade e Augusto Boal, sobre os quais o crítico realizou importantes pesquisas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Elen de Medeiros - Coordenador / Arthur dos Santos Barbosa - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2
2016 - Atual
Formulações estéticas do drama moderno brasileiro
Descrição: O presente projeto tem por objetivo investigar a formação do drama moderno brasileiro a partir de suas formulações estéticas, em relação intrínseca com o contexto histórico-teatral, compreendendo assim como as principais propostas se configuram na medida em que propõem questionamentos constantes da forma dramática. Em Teoria do drama moderno (2001), Peter Szondi inovou a crítica teatral e propôs uma linha teórica que tem sido modelo para inúmeros estudos. Por outro lado, o crítico francês Jean-Pierre Sarrazac tem expandido o pensamento szondiano, tanto em O futuro do drama (2002) quanto no recente Poétique du drame moderne (2012), propondo olhar a forma dramática moderna e contemporânea a partir de aspectos de ruptura da estrutura dramática convencional. Tendo como referência tais estudos, proponho um projeto de pesquisa voltado à compreensão das vertentes teatrais brasileiras que ensaiaram uma renovação teatral e como a modernização dramática se deu no teatro brasileiro. Nesse sentido, o projeto insere sua problemática mais em uma compreensão estética que histórica. Mesmo assim, para examinar um corpus de investigação, será contemplada a produção dramática de 1910 a 1960. Serão objetos de estudo as tentativas de inovação teatral nesse período, as manifestações estéticas dramatúrgicas e a consolidação de algumas tendências a partir de alguns autores-chave. Para o desenvolvimento do projeto, constarão trabalhos de análise teórica de peças e um processo de exegese da forma dramática moderna brasileira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Elen de Medeiros - Coordenador / Flavia Rodrigues Pacheco - Integrante / Matheus Borelli dos Santos - Integrante / Dalila David Xavier - Integrante / Gabriel Reis Martins - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 4
2014 - 2016
Poéticas do confronto: Antunes Filho encena Nelson Rodrigues
Descrição: A proposta de pesquisa tem por objetivo principal investigar dois aspectos concernentes ao teatro moderno e contemporâneo brasileiro: de um lado, a composição de uma poética dramatúrgica moderna, que se pretende questionadora, a partir do teatro de Nelson Rodrigues; de outro, a consolidação da figura do encenador contemporâneo com as propostas estéticas de Antunes Filho tendo como base a dramaturgia do autor pernambucano. O ponto a que se pretende chegar é o delineamento de como o teatro moderno se consolida, a partir de uma poética de drama moderno, e o confronto de tal proposta com as montagens realizadas por Antunes Filho a partir da década de 1980. Assim, é possível definir as características de cada um deles e o que marca o diretor em relação à dramaturgia de Nelson Rodrigues, cuja força dialógica é ainda hoje referência para o teatro brasileiro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Elen de Medeiros - Coordenador / João Paulo Oliveira - Integrante / Everton da Silva José - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2
2014 - 2014
Do livro ao palco: Nelson Rodrigues em cena
Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo principal estudar comparativamente a dramaturgia rodriguiana com a potencialidade cênica de dois dos principais diretores que levaram Nelson Rodrigues ao palco: Antunes Filho e José Celso Martinez Corrêa. O contraste entre a poética do autor e a composição cênica dos diretores é o ponto a que se pretende chegar, definindo as características de cada um deles e o que marca cada diretor em relação à dramaturgia de Nelson Rodrigues, cuja força dialógica é ainda hoje referência para o teatro brasileiro. Para isso, pretende-se delinear alguns dos principais pontos da construção estética do teatro rodriguiano, enfatizando seu caráter híbrido, pela proposta mítica, trágica, cômica etc.; em seguida, tendo maior clareza das matrizes compositoras desse teatro, será possível aproximar-se das montagens selecionadas (Nelson 2 Rodrigues, Paraíso Zona Norte, Senhora dos afogados e A falecida Vapt-Vupt, dirigidas por Antunes Filho, e Boca de Ouro, dirigida por José Celso Martinez Corrêa), compreendendo a apropriação que cada diretor faz do dramaturgo para a autoria cênica que marca cada um deles..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Caminhos e poéticas do drama brasileiro moderno
Descrição: Este projeto de pesquisa esteve voltado à compreensão das principais correntes dramáticas brasileiras que ensaiaram uma renovação teatral. Para isso, três décadas de produção dramática foram contempladas: de 1910 a 1940. Mais precisamente, a pesquisa se iniciou com a primeira peça encenada de Roberto Gomes, Ao declinar do dia... (1910), e seguiu até o surgimento da dramaturgia de Nelson Rodrigues, com A mulher sem pecado (1942). Foram objetos de estudo as propostas de inovação teatral nesse período, as manifestações estéticas dramatúrgicas e a consolidação de algumas dessas tendências nas encenações. Para o desenvolvimento do projeto, constaram trabalhos de análise teórica de peças, com ênfase naquelas que efetivamente foram levadas à cena, bem como pesquisa de campo para levantar textos dramáticos que não chegaram a nós via publicação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2010
A concepção do trágico na obra dramática de Nelson Rodrigues
Descrição: A pesquisa de doutorado teve por objetivo investigar a formação do sentido trágico na obra dramática de Nelson Rodrigues. Convergiram, aqui, questões concernentes à estética teatral, à filosofia e à teoria do teatro, bem como à história do teatro brasileiro. Fazem parte do corpus de análise as dezessete peças do autor, com enfoque especial a cinco delas: Álbum de família (1945); Anjo negro (1946); Senhora dos afogados (1947); A falecida (1953); e Beijo no asfalto (1961), por entender que nelas está representada grande parte dos elementos utilizados pelo autor para a construção do sentido trágico, seja partindo de uma estrutura trágica, cômica ou melodramática. Elas foram divididas em grupos, denominados tragédias, comédias trágicas ou tragédias urbanas, cada qual com suas características genéricas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2005
Nelson Rodrigues e as Tragédias Cariocas: um estudo das personagens
Descrição: A pesquisa de mestrado teve por objetivo analisar as personagens das denominadas Tragédias Cariocas, um conjunto de oito peças do dramaturgo Nelson Rodrigues: A falecida, Perdoa-me por me traíres, Os sete gatinhos, Boca de Ouro, Beijo no asfalto, Bonitinha, mas ordinária, Toda nudez será castigada e A serpente. Para tanto, foi preciso compreender o erotismo presente nas personagens, além de analisar certa estrutura expressionista e o destino trágico que lhes é imanente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Letras e Textos em Ação
Descrição: O Programa Letras e Textos em Ação iniciou-se em 1998 e, em 2018, completará 20 anos. É ação educativa madura. Conquistou prêmios e continua com sua meta inicial: levar os participantes dos projetos vinculados ao programa a difundir o conhecimento adquirido na UFMG, por meio de intervenções artísticas e espetáculos gratuitos nas escolas e eventos acadêmicos, entre pessoas que estão em processo de formação ou de escolha de seus cursos profissionais. Ao longo do tempo o carro chefe foi estabelecer um contato mais próximo e de forma convival com adolescentes. Ponto de forte nesse processo é quebrar hierarquias e estabelecer contato pessoal para preservar um trabalho em área ancestral de interesse humano: a inclinação para ouvir e narrar histórias. O Programa hoje compõe-se pelos projetos: Contos de mitologia, Skené Trágica: Entre a Medida e o Excesso e Música e Poesia. Contos de Mitologia e Skené Trágica têm espetáculos itinerantes em escolas; Música e Poesia realiza espetáculos, sempre às quartas-feiras, no Centro Cultural UFMG. Todos os projetos se utilizam de vários mecanismos de divulgação, produção e pesquisas nas áreas que abrangem literatura, teatro, contação de histórias, música e filosofia; os projetos realizam também concursos, aulas e minicursos. Contamos com o apoio do Cenex-Letras (bolsas nos cursos de línguas para os melhores contadores das escolas visitadas pelo Contos de Mitologia)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) .
Integrantes: Elen de Medeiros - Coordenador / Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa - Integrante / Marcos Antônio Alexandre - Integrante.
2018 - Atual
Leitura dramática e encenação no Acervo de Escritores Mineiros
Descrição: Situado no terceiro andar da Biblioteca Central da UFMG, o Acervo de Escritores Mineiros (AEM) foi concebido em 1991, como projeto integrado de pesquisa vinculado ao Centro de Estudos Literários (CEL) da Faculdade de Letras (FALE), este criado em 1989. Neste ano, o fundo documental da escritora Henriqueta Lisboa é doado à FALE e colocado sob a tutela do CEL, conformando o embrião do AEM. Deste então, outros fundos e coleções foram incorporados ao AEM que, atualmente, compõem um acervo estimado em 50.000 livros e mais de 100.000 documentos de diversos tipos ? correspondências, objetos pessoais, períódicos, obras de arte, fotografias, originais etc. Em 2003, inaugura-se a exposição O Laboratório do Escritor e, em 2011, com a ampliação do espaço do AEM, acrescenta-se novos ambientes ao espaço expográfico destinados à exibição de coleções recém adquiridas. A exposição simula o ambiente de trabalho do escritor ? seu escritório, sua biblioteca, seus instrumentos de trabalho, mobiliário etc. Vitrines e painéis expõem outros objetos que sugerem traços de personalidade, o trabalho colaborativo entre os pares. Daí desvela-se seu universo: suas vivências, os caminhos e descaminhos de suas obras. Convida, portanto, à descoberta da atmosfera da vida literária, para além do elogio à singularidade de cada autor. Este projeto propõe intervenções cênicas nesse espaço expográfico ? desenvolvidas e executadas por graduandos dos cursos de Artes Cênicas, Letras, História e Museologia, preferencialmente ? com o objetivo de ampliar o público visitante, despertar o prazer e o hábito da leitura, bem como estreitar os laços com as comunidades acadêmica e escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Elen de Medeiros - Coordenador / Marcelo Paolinelli de Souza Novaes - Integrante.
2015 - 2015
Mambembe - Música e Teatro Itinerante
Descrição: O projeto, criado em 2003, busca a interlocução entre as artes, visando a inclusão cultural das comunidades da periferia de Ouro Preto. A partir da pesquisa cênica e musical, realiza oficinas de iniciação ao teatro e à música, além de apresentações de teatro de rua, mantendo a interação entre pesquisa e ensino. Em 2014 realiza a encenação ?Cortejo Mambembe? baseado na pesquisa acerca de procedimentos de intervenção urbana, bem como de casos e lendas de Ouro Preto. O projeto em 2015 continuará integrando a pesquisa da intervenção artística urbana ao teatro de rua..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Elen de Medeiros - Integrante / Neide das Graças de Souza Bortolini - Coordenador / Ernesto Gomes Valença - Integrante / Clóvis Domingos - Integrante.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Intersecções. Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais
2011 - Atual
Periódico: Cadernos Letra e Ato
2011 - 2014
Periódico: Pitágoras, 500 (2237-387X)


Revisor de periódico


2011 - 2014
Periódico: Pitágoras 500
2011 - Atual
Periódico: Cadernos Letra e Ato


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria do teatro.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: História do Teatro.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Dramaturgia.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Estética teatral.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura dramática.


Idiomas


Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Aprovada em 1º lugar no concurso público para Professor Adjunto na área de Literatura e Teatro, Faculdade de Letras - UFMG.
2014
Aprovada em 1º lugar no Concurso Público para Professor Adjunto na área de Teoria e História do Teatro, Departamento de Artes - UFOP.
2010
Aprovada em 1º lugar no Concurso Público para Professor Adjunto na área de Dramaturgia, Estética Teatral e História do Teatro, Departamento de Artes - UFRN.
2005
Aprovação no mestrado com distinção e louvor, IEL/ Unicamp.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MEDEIROS, E.2018MEDEIROS, E.. O drama-da-vida e as tessituras do drama moderno brasileiro. CADERNOS LETRA E ATO, v. 8, p. 6-13, 2018.

2.
MEDEIROS, E.2018MEDEIROS, E.. A comicidade do miserável em Ariano Suassuna. Manzuá, v. 1, p. 80-90, 2018.

3.
MEDEIROS, E.2017MEDEIROS, E.; TORTORELLA, M. E. . Modernidade dramática em dois tempos: Carlos Alberto Soffredini e uma homenagem a Nelson Rodrigues. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, p. 468-487, 2017.

4.
NOSELLA, B. L. D.2017NOSELLA, B. L. D. ; MEDEIROS, E. ; NEVES, L. O. . Perspectivas sobre o drama moderno no Brasil: revisitando a história. OUVIROUVER (ONLINE), v. 13, p. 92-104, 2017.

5.
MEDEIROS, E.2017MEDEIROS, E.. Ensaio para o moderno: Álvaro Moreyra e seu Teatro de Brinquedo. CADERNOS LETRA E ATO, v. 7, p. 48-57, 2017.

6.
MEDEIROS, E.2017MEDEIROS, E.. Aporia narrativa e humorismo em Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues. Urdimento (UDESC), v. 3, p. 14-23, 2017.

7.
MEDEIROS, E.2017MEDEIROS, E.. Acervo Sábato Magaldi: contribuição para a história e a crítica teatrais brasileiras. Revista Sala Preta Eletrônica, v. 17, p. 277-288, 2017.

8.
MEDEIROS, E.2016MEDEIROS, E.. Senhora dos afogados e uma poética de cena de Antunes Filho. Cadernos Letra e Ato, v. 6, p. 94-100, 2016.

9.
MEDEIROS, E.2016MEDEIROS, E.; PENTEADO, F. R. . Pessoa e Nelson: proposições do drama moderno em Portugal e no Brasil. RAÍDO (ONLINE), v. 10, p. 66-88, 2016.

10.
DE MEDEIROS, E.2016DE MEDEIROS, E.. Faria, Joao Roberto, org. Historia do teatro brasileiro. 2 vols. Sao Paulo, Perspectiva; Edicoes SESC/SP, 2012. 994 pp.. LUSO-BRAZILIAN REVIEW (ONLINE), v. 53, p. E1-E7, 2016.

11.
MEDEIROS, ELEN DE2016MEDEIROS, ELEN DE; SANTOS, MATHEUS BORELLI DOS . A pulsão de teatralidade e a sobrevivência do teatro na atualidade. Revista aSPAs, v. 6, p. 126-139, 2016.

12.
MEDEIROS, E.;MEDEIROS, ELEN DE;DE MEDEIROS, E.2015MEDEIROS, E.. Paraíso zona norte: apontamentos sobre uma estética cênica. MORINGA - ARTES DO ESPETÁCULO (UFPB), v. 6, p. 137-152, 2015.

13.
MEDEIROS, E.;MEDEIROS, ELEN DE;DE MEDEIROS, E.2015MEDEIROS, E.. Algumas reflexões sobre a modernização do drama no Brasil: conjecturas e possibilidades. Cadernos Letra e Ato, v. 5, p. 43-59, 2015.

14.
MEDEIROS, E.;MEDEIROS, ELEN DE;DE MEDEIROS, E.2015MEDEIROS, E.; CELESTINO, P. . A vertigem rapsódica de Jó: aspectos rapsódicos no espetáculo O livro de Jó do Teatro da Vertigem. Revista de Estudos Teatrais Pitágoras, v. 8, p. 37-60, 2015.

15.
MEDEIROS, E.;MEDEIROS, ELEN DE;DE MEDEIROS, E.2015MEDEIROS, E.. Nas trilhas da memória -- um percurso pelos caminhos de Vestido de Noiva. Repertório: Teatro & Dança (Online), v. 25, p. 101-108, 2015.

16.
MEDEIROS, E.;MEDEIROS, ELEN DE;DE MEDEIROS, E.2013MEDEIROS, E.. Aspectos e problemáticas de uma proposta de renovação: Amor, de Oduvaldo Vianna. Cadernos Letra e Ato, v. 3, p. 27-34, 2013.

17.
MEDEIROS, E.;MEDEIROS, ELEN DE;DE MEDEIROS, E.2012MEDEIROS, E.. João do Rio e a crônica social no palco. Cadernos Letra e Ato, v. 2, p. 3-12, 2012.

18.
MEDEIROS, E.;MEDEIROS, ELEN DE;DE MEDEIROS, E.2012MEDEIROS, E.. O riso difícil, uma leitura de A falecida, de Nelson Rodrigues. ITINERARIOS (UNESP. ARARAQUARA), v. 34, p. 13-29, 2012.

19.
MEDEIROS, E.;MEDEIROS, ELEN DE;DE MEDEIROS, E.2011MEDEIROS, E.. Desfechos trágicos e referências expressionistas nas tragédias cariocas de Nelson Rodrigues. Urdimento (UDESC), v. 16, p. 31-39, 2011.

20.
MEDEIROS, E.;MEDEIROS, ELEN DE;DE MEDEIROS, E.2011MEDEIROS, E.. Formulações estéticas e tentativas de modernização: a crise do drama brasileiro. Cadernos Letra e Ato, v. 1, p. 11-22, 2011.

21.
MEDEIROS, E.;MEDEIROS, ELEN DE;DE MEDEIROS, E.2011MEDEIROS, E.. Formas crepusculares, dores silenciosas: o teatro simbolista de Roberto Gomes. Pitágoras 500 - Revista de Estudos Teatrais, v. 1, p. 22-39, 2011.

22.
MEDEIROS, E.;MEDEIROS, ELEN DE;DE MEDEIROS, E.2009MEDEIROS, E.. Da construção de uma tragédia de Nelson Rodrigues: Senhora dos Afogados. Sínteses (UNICAMP. Online), v. 14, p. 218-244, 2009.

23.
MEDEIROS, E.;MEDEIROS, ELEN DE;DE MEDEIROS, E.2008MEDEIROS, E.. O teatro brasileiro e a tentativa de modernização. Terra Roxa e Outras Terras, v. 14, p. 36-54, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
DIAS, A. (Org.) ; MEDEIROS, E. (Org.) . Literatura e teatro: encenações da existência. 1. ed. Niterói: Eduff, 2018. v. 1. 194p .

2.
MEDEIROS, E.; NEVES, L. O. (Org.) ; PINHEIRO, L. (Org.) . Anais do I Colóquio Internacional de Dramaturgia Letra e Ato. 1. ed. Campinas: IA/Unicamp, 2017. v. 1. 148p .

3.
MEDEIROS, E.; NEVES, L. O. (Org.) ; MANDIL, R. (Org.) . O eixo e a roda - Teatro Brasileiro: do moderno ao contemporâneo. 1. ed. Belo Horizonte: FALE/PosLit, 2017. v. 1. 178p .

4.
MEDEIROS, E.; NEVES, L. O. (Org.) ; MANDIL, R. (Org.) . O eixo e a roda - Teatro Brasileiro: História e Sociedade. 1. ed. Belo Horizonte: FALE/PosLit, 2017. v. 2. 216p .

5.
MEDEIROS, E.. Um teatro bagunça: o drama moderno brasileiro em perspectiva. 1. ed. Curitiba: Prismas, 2017. 156p .

6.
MEDEIROS, E.; GOMES, R. C. (Org.) . Anais do II Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFOP. 1. ed. Vitória: Cousa, 2016. v. 1. 220p .

Capítulos de livros publicados
1.
MEDEIROS, E.. Representações do eu no teatro brasileiro: tendências e reflexões. In: André Dias; Elen de Medeiros. (Org.). Literatura e teatro: encenações da existência. 1ed.Niterói: Eduff, 2018, v. 1, p. 61-75.

2.
MEDEIROS, E.. A casa fechada, de Roberto Gomes: uma porta entreaberta para o teatro moderno brasileiro. In: GOMES, André Luís.. (Org.). Ensino teatro: dramaturgia, leitura e inovação. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2014, v. 1, p. 178-199.

3.
MEDEIROS, E.. Nelson Rodrigues e as Tragédias Cariocas: a estética do trágico moderno. In: Enivalda Nunes Freitas e Souza; Eduardo José Tollendal; Luiz Carlos Travaglia. (Org.). Literatura: Caminhos e Descaminhos em Perspectiva. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2006, v. 1, p. 172-184.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MEDEIROS, E.. Nostálgico Nelson Rodrigues. Brasil Cultural, Lima, Peru, p. 28 - 31, 31 jan. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MEDEIROS, E.. Modernas e contemporâneas: reflexões sobre as formas dramatúrgicas brasileiras. In: I Colóquio Internacional de Dramaturgia Letra e Ato, 2017, Campinas. Anais do I Colóquio Internacional de Dramaturgia Letra e Ato. Campinas: IA/Unicamp, 2017. v. 1. p. 32-37.

2.
MEDEIROS, E.. Relações de uma poética de cena em Senhora dos afogados, encenada por Antunes Filho. In: IV Congreso Internacional y VI Nacional de Teatro, 2015, Buenos Aires. Investigaciones y debates sobre la teatralidad contemporanea. Buenos Aires: Universidad Nacional de las Artes, 2015. v. 1. p. 191-195.

3.
MEDEIROS, E.. Oduvaldo Vianna, Amor e uma proposta de renovação do teatro brasileiro. In: VII Congresso da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2012, Porto Alegre. Anais do VII Congresso da Abrace. Porto Alegre: Abrace, 2012. v. 1.

4.
MEDEIROS, E.. Roberto Gomes e Renato Vianna: marcas do simbolismo no teatro brasileiro. In: XXXIII Convegno Internazionale di Americanistica, 2011, Perugia. Quaderni di Thule - Rivista italiana di studi americanistici. Perugia: Csaca Onlus, 2011. v. XI. p. 811-821.

5.
MEDEIROS, E.. Artur Azevedo e a defesa da nacionalidade: a caminho do teatro brasileiro moderno. In: II CIELLA, 2010, Belém. Anais do II CIELLA - Línguas e Literaturas: Diversidade e Adversidades na América Latina. Belém: Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA, 2010. v. 1. p. 297-305.

6.
MEDEIROS, E.. Nelson Rodrigues nos jornais: a recepção crítica contemporânea ao seu teatro. In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. Anais do ... Simpósio Nacional de História. Fortaleza: Anpuh, 2009. v. 1.

7.
MEDEIROS, E.. A concepção de trágico na obra dramática de Nelson Rodrigues. In: Seminário de Teses em Andamento - SETA, 2007, Campinas. Anais do SETA (UNICAMP). Campinas: IEL/ Unicamp, 2007. v. 1. p. 221-227.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MEDEIROS, E.. Trágicos e tragédias: a elaboração rodriguiana. In: XV Seminário de Teses em andamento, 2009, Campinas. Anais do SETA. Unicamp: SETA, 2009. v. 1. p. 369-370.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MEDEIROS, E.. Oduvaldo Vianna, Amor e uma proposta de renovação do teatro brasileiro. In: VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE, 2012, Porto Alegre. Memória Abrace Digital. Porto Alegre: ABRACE, 2012. v. 1.

2.
MEDEIROS, E.. Roberto Gomes e Renato Vianna: marcas do simbolismo no teatro brasileiro. In: XXXIII Convegno Internazionale di Americanistica, 2011, Perugia. Abstract degli interventi. Perugia: Centro Studi Americanistici "Circolo Amerindiano", 2011. p. 26-26.

3.
MEDEIROS, E.. Artur Azevedo e a defesa da nacionalidade: a caminho do teatro brasileiro moderno. In: II Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia - CIELLA, 2009, Belém. Línguas e Literaturas: diversidade e adversidades na América Latina. Belém, 2009. v. 1. p. 102-102.

4.
MEDEIROS, E.. Nelson Rodrigues nos jornais: a recepção crítica contemporânea ao seu teatro. In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética. Fortaleza: ANPUH, 2009. v. 1. p. 101-101.

5.
MEDEIROS, E.. A concepção de trágico na obra dramática de Nelson Rodrigues. In: Seminário de Teses em Andamento - SETA, 2006, Campinas. Caderno de resumos - XII SETA. Campinas: IEL - Unicamp, 2006. v. 1. p. 49-49.

6.
MEDEIROS, E.. Nelson Rodrigues e as Tragédias Cariocas: a estética do trágico moderno. In: X Simpósio de Letras e Lingüística, 2004, Uberlândia. Simpósio de Letras e Lingüística - Caderno de Resumos. Uberlândia: UFU/ILEEL, 2004. v. 1. p. 122-123.

7.
MEDEIROS, E.. Nelson Rodrigues e as Tragédias Cariocas: um estudo crítico das personagens rodrigueanas. In: Seminário de Teses em Andamento - SETA, 2003, Campinas. Caderno de resumos - IX SETA. Campinas: Unicamp, 2003. p. 19-19.

Apresentações de Trabalho
1.
BAUMGARTEL, S. A. ; MEDEIROS, E. ; SANCHES, J. . Interrogando a peça bem feita na dramaturgia brasileira atual - proposições e limitações de uma teatralidade textual que se pretende contemporânea. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MEDEIROS, E.. Teatro e memória: dramaturgia, cena e condição mnemônica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MEDEIROS, E.. O épico e o cronista na forma dramática de João do Rio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MEDEIROS, E.. A comicidade do miserável em Ariano Suassuna. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MEDEIROS, E.. O drama moderno em Nelson Rodrigues: temas, formas, experimentos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MEDEIROS, E.. Modernas e contemporâneas: reflexões sobre as formas dramatúrgicas brasileiras. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MEDEIROS, E.. Dramaturgia contemporânea -- cenas e questões. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MEDEIROS, E.. Relações de uma poética de cena em Senhora dos Afogados, encenada por Antunes Filho. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MEDEIROS, E.. Paraíso, zona norte: apontamentos sobre uma estética cênica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
MEDEIROS, E.. João do Rio e a crônica social no palco. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
MEDEIROS, E.. Oduvaldo Vianna, Amor e uma proposta de renovação do teatro brasileiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
MEDEIROS, E.. Roberto Gomes e Renato Vianna: marcas do simbolismo no teatro brasileiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
MEDEIROS, E.. A composição trágico-cômica em A falecida, de Nelson Rodrigues. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
MEDEIROS, E.. A dramaturgia brasileira no limiar do século XX: representações sociais e conflitos dramáticos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
MEDEIROS, E.. Representações do cômico na dramaturgia de Nelson Rodrigues. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
MEDEIROS, E.. Arthur Azevedo e a defesa da nacionalidade: a caminho do teatro brasileiro moderno. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
MEDEIROS, E.. Nelson Rodrigues nos jornais: a recepção crítica contemporânea ao seu teatro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MEDEIROS, E.. Formas do teatro dramático no Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
MEDEIROS, E.. Trágicos e tragédias: a elaboração rodriguiana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
MEDEIROS, E.. A concepção de trágico na obra dramática de Nelson Rodrigues. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MEDEIROS, E.. A literatura brasileira no século XIX: do romantismo ao realismo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
MEDEIROS, E.. Nelson Rodrigues e as Tragédias Cariocas: a estética do trágico moderno. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
DIAS, A. ; MEDEIROS, E. . Literatura e teatro: encenações da existência. Niterói, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
MEDEIROS, E.. Uma homenagem a Nelson Rodrigues: Folhetim, no. 29. São Paulo: SP Escola de Teatro, 2012 (Resenha).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MEDEIROS, E.. Parecerista ad hoc da Revista Brasileira de Estudos da Presença. 2018.

2.
MEDEIROS, E.. Parecerista ad hoc da Revista Raído [UFGD]. 2018.

3.
MEDEIROS, E.. Parecerista ad hoc de O eixo e a roda: Revista de Literatura Brasileira. 2018.

4.
MEDEIROS, E.. Parecerista ad hoc da revista Nuntius Antiquus. 2018.

5.
MEDEIROS, E.. Parecerista ad hoc da Revista Em Tese. 2018.

6.
MEDEIROS, E.. Parecerista ad hoc de O eixo e a roda: Revista de Literatura Brasileira. 2018.

7.
MEDEIROS, E.. Parecerista ad hoc da Aletria: Revista de Estudos de Literatura (2 pareceres). 2018.

8.
MEDEIROS, E.. Parecerista ad hoc da revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. 2018.

9.
MEDEIROS, E.. Parecerista ad hoc da Intersecções - Revista de Estudos de Práticas Discursivas e Textuais. 2017.

10.
MEDEIROS, E.. Parecerista ad hoc da Revista Gragoatá. 2017.

11.
MEDEIROS, E.. Parecerista ad hoc de O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira. 2017.

12.
MEDEIROS, E.. Parecerista ad hoc de Aletria: Revista de Estudos de Literatura. 2017.

13.
MEDEIROS, E.. Parecerista ad hoc da Pitágoras 500 - Revista de Estudos Teatrais. 2015.

14.
MEDEIROS, E.. Parecerista ad hoc da Revista ArReDia. 2014.

15.
MEDEIROS, E.. Parecerista ad hoc da revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. 2013.

16.
MEDEIROS, E.. Parecerista ad hoc da Unopar Científica Ciências Humanas e Educação. 2012.

17.
MEDEIROS, E.. Parecerista ad hoc da Revista Manuscrítica. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MEDEIROS, E.. 105 anos de Nelson Rodrigues. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MEDEIROS, E.. Nelson Rodrigues 100 anos. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
MEDEIROS, E.. O tripé memorialístico como revisão histórica. 2018; Tema: Crítica do espetáculo "A invenção do Nordeste", do Grupo Carmin (Natal/RN). (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
NEVES, L. O. ; MEDEIROS, E. ; PINHEIRO, L. . Cadernos Letra e Ato. 2018. (Editoração/Periódico).

2.
MEDEIROS, E.. XXVII Semana de Iniciação Científica - PRPq. 2018. (Avaliador).

3.
MEDEIROS, E.; NEVES, L. O. . Cadernos Letra e Ato - n. 7. 2017. (Editoração/Periódico).

4.
MEDEIROS, E.. Revisor de trabalhos do Encontro de Saberes UFOP 2015. 2015. (Revisor).

5.
MEDEIROS, E.; NEVES, L. O. ; SANTANA, M. A. . Pitágoras 500 - vol. 6. 2014. (Editoração/Periódico).

6.
MEDEIROS, E.; NEVES, L. O. . Cadernos Letra e Ato. 2013. (Editoração/Periódico).

7.
MEDEIROS, E.; NEVES, L. O. ; SANTANA, M. A. . Pitágoras 500 - vol. 5. 2013. (Editoração/Periódico).

8.
MEDEIROS, E.; NEVES, L. O. . Pitágoras 500 - vol. 4. 2013. (Editoração/Periódico).

9.
MEDEIROS, E.; NEVES, L. O. . Pitágoras 500 - vol. 2. 2012. (Editoração/Periódico).

10.
MEDEIROS, E.; NEVES, L. O. . Cadernos Letra e Ato. 2012. (Editoração/Periódico).

11.
MEDEIROS, E.; NEVES, L. O. . Pitágoras 500 - vol. 3. 2012. (Editoração/Periódico).

12.
MEDEIROS, E.. Caminhos e poéticas do drama brasileiro moderno. 2012. (Relatório de pesquisa).

13.
MEDEIROS, E.; NEVES, L. O. . Cadernos Letra e Ato. 2011. (Editoração/Periódico).

14.
MEDEIROS, E.; NEVES, L. O. . Pitágoras 500 - vol. 1. 2011. (Editoração/Periódico).

15.
MEDEIROS, E.. A educação do olhar: elementos da narrativa. 2010. .

16.
MEDEIROS, E.. A concepção de trágico na obra dramática de Nelson Rodrigues. 2009. (Relatório de pesquisa).

17.
MEDEIROS, E.. A concepção de trágico na obra dramática de Nelson Rodrigues. 2008. (Relatório de pesquisa).

18.
MEDEIROS, E.. A concepção de trágico na obra dramática de Nelson Rodrigues. 2007. (Relatório de pesquisa).

19.
MEDEIROS, E.. Leitura e Literatura (Teia do Saber). 2005. .

20.
MEDEIROS, E.. Nelson Rodrigues e as Tragédias Cariocas: um estudo crítico-social das personagens rodriguianas. 2005. (Relatório de pesquisa).

21.
MEDEIROS, E.; NEVES, L. O. . Introdução à dramaturgia brasileira: séculos XIX e XX. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

22.
MEDEIROS, E.. Nelson Rodrigues e as Tragédias Cariocas: um estudo crítico-social das personagens rodriguianas. 2004. (Relatório de pesquisa).

23.
MEDEIROS, E.. Nelson Rodrigues e as Tragédias Cariocas: um estudo crítico-social das personagens rodriguianas. 2004. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MEDEIROS, E.; ALEXANDRE, M. A.; VALENCA, E. G.. Participação em banca de Otávio Neves. Nós: o entrelaçamento do som e da imagem cênica enquanto dramaturgia sonora no espetáculo do Grupo Galpão. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
ALEXANDRE, M. A.; CAETANO, N.; MEDEIROS, E.. Participação em banca de Davidson Maurity Lima Araújo. In trânsito: reflexões acerca de identidades de gênero nas obras Acenos e afagos, de João Gilberto Noll, e Onde Andará Dulce Veiga: um romance B, de Caio Fernando Abreu. 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
MARTINS, F. C.; MEDEIROS, E.; FARIA, J. R. G.. Participação em banca de Phelippe Celestino Pereira dos Santos. Raízes do drama moderno brasileiro: o paradigma teatro-literatura e as primeiras rupturas. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

4.
HILDEBRANDO, Antonio.; ROJO, S. C.; MEDEIROS, E.. Participação em banca de Marcus Vinícius dos Santos Souza. Escrever no labirinto: formação em dramaturgia na pós-modernidade. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
MEDEIROS, E.; NOSELLA, B. L. D.; NEVES, L. O.. Participação em banca de Everton da Silva José. Dimensões política e estética no Show Opinião. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

6.
NOSELLA, B. L. D.; MOREIRA, C. M. G.; MEDEIROS, E.. Participação em banca de Letícia Gouvêa Issene. Para achar água é preciso descer terra adentro: o popular como estratégia política em Chapetuba Futebol Clube. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

7.
PINTO, D. O.; GASPERI, M. E. R.; MEDEIROS, E.; BORTOLINI, N. G. S.; MACIEL, P. M. C.. Participação em banca de Eduardo Dias dos Santos. Por trás do nariz vermelho: breve história de um palhaço brasileiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

8.
NOSELLA, B. L. D.; TIBAJI, Alberto; MEDEIROS, E.. Participação em banca de Gustavo Moreira Alves. Crise do drama no asfalto: a heteronormatividade posta em xeque em Nelson Rodrigues. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

9.
NEVES, L. O.; MEDEIROS, E.; CARRICO, A.. Participação em banca de Maria Emília Tortorella Nogueira Pinto. O popular no moderno teatro brasileiro: das projeções de Alcântara Machado às realizações de Carlos Alberto Soffredini. 2015. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

10.
NEVES, L. O.; MEDEIROS, E.; KOPELMAN, I. E.. Participação em banca de Romina Quadros Borba. O arlequim nordestino: as personagens-palhaço de Ariano Suassuna. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

11.
NEVES, L. O.; MEDEIROS, E.; LAZZARATTO, M.. Participação em banca de Luis Roberto Arthur de Faria. Caderno de dramaturgia: uma proposta de trabalho a partir de Noite de Reis. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Teses de doutorado
1.
ROCHA, E. S.; FLORY, A. V.; MEDEIROS, E.; JUNQUEIRA, R. S.; BORSATO, F. R.. Participação em banca de Júlia Mara Moscardini Miguel. A fruição estética e o engajamento político nas peças Olgas Raum e Licht, de Dea Loher: um teatro de paixões. 2018. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
ROJO, S. C.; GRAMMONT, G. M.; COSTA, J. M. S.; BARBOSA, T. V. R.; MEDEIROS, E.. Participação em banca de Flávia Almeida Vieira Resende. Antígonas: apropriações políticas do imaginário político. 2017. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
BAUMGARTEL, S. A.; MEDEIROS, E.; AZEVEDO, J. F. P.. Participação em banca de Antônio Carlos de Oliveira Junior. Potências políticas das representações do jogo da guerra no jogo da dramaturgia contemporânea. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

2.
NEVES, L. O.; MEDEIROS, E.; SANTANA, M. A.. Participação em banca de Maria Emília Tortorella Nogueira Pinto. A estética soffrediniana: dos textos aos palcos. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
ILARI, M. D. S.; MEDEIROS, E.; CEVASCO, M. E. B.. Participação em banca de Fabiano Fleury de Souza Campos. O percurso narrativo no teatro de Mark Ravenhill. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

4.
ROJO, S. C.; COSTA, J. M. S.; MEDEIROS, E.. Participação em banca de Geison de Almeida Bezerra da Silva. As imagens políticas em Ramón Griffero: estética e memória. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Mestrado
1.
MEDEIROS, E.; MANDIL, R.; VALENCA, E. G.. Participação em banca de Matheus Borelli dos Santos. Pulsão de teatralidade: o teatro no olho de quem vê. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
MEDEIROS, E.; NEVES, L. O.; MACIEL, P. M. C.. Participação em banca de Dalila David Xavier. João do Rio e Roberto Gomes: um olhar sobre o processo de modernização do teatro brasileiro. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
MARTINS, F. C.; MEDEIROS, E.; AZEVEDO, Elizabeth R.. Participação em banca de Phelippe Celestino Pereira dos Santos. A dramaturgia na Primeira República: as relações da função dramaturgo com o teatro na sociedade brasileira pós-monárquica (ou recém-republicana). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

4.
MEDEIROS, E.; PINTO, D. O.; VALENCA, E. G.. Participação em banca de Otávio Neves. Nós: o entrelaçamento entre som e imagem cênica no teatro do Grupo Galpão enquanto dramaturgia sonora. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

5.
DIAS, L. C.; MOLLO, H. M.; MEDEIROS, E.. Participação em banca de Andréa Sannazzaro Ribeiro. A presença e a comédia: a obra de Martins Pena e a cena nacional. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

6.
MEDEIROS, E.; HILDEBRANDO, Antonio.; NOSELLA, B. L. D.. Participação em banca de Everton da Silva José. Diálogo entre política e estética no Show Opinião. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

7.
PINTO, D. O.; MEDEIROS, E.; BORTOLINI, N. G. S.. Participação em banca de Eduardo Dias dos Santos. Por trás do nariz vermelho: aproximações conceituais e recepção de um palhaço brasileiro. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

8.
NOSELLA, B. L. D.; MEDEIROS, E.; VALENCA, E. G.. Participação em banca de Letícia Gouvêa Issene. Entre o texto e a cena teatral: o popular como estratégia política (1959-1964). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

9.
DIAS, L. C.; ENEDINO, W. C.; MEDEIROS, E.. Participação em banca de Gustavo Moreira Alves. Crise do drama no asfalto: a heteronormatividade posta em xeque em Nelson Rodrigues. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

10.
NOSELLA, B. L. D.; PARANHOS, K. R.; MEDEIROS, E.. Participação em banca de Nieve Matos da Silva. Arena conta e canta Zumbi e Tiradentes: um estudo do Sistema Coringa. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

11.
NEVES, L. O.; MEDEIROS, E.; CARRICO, A.. Participação em banca de Maria Emília Tortorella Nogueira Pinto. O popular no moderno teatro brasileiro: das projeções de Alcântara Machado às realizações de Carlos Alberto Soffredini. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MEDEIROS, E.; OTANI, D.; HADDAD, P.. Participação em banca de Wilson Walmick Holanda Campos Filho. Entre Montéquio e Capuleto: um estudo cênico a partir da teatralidade proposta por Meyerhold e Brecht. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

2.
MEDEIROS, E.; OTANI, D.; HADDAD, P.. Participação em banca de Gisele Ramos da Silva Cabral. O pagador de promessas: notas para um cadernos de investigação de direção. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MEDEIROS, E.; ROJO, S. C.; SOUZA, M. V. S.. Participação em banca de Douglas Henrique de Oliveira.Quatroloscinco e a cena belo-horizontina contemporânea: uma leitura de É só uma formalidade e Get Out!. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
HILDEBRANDO, Antonio.; MEDEIROS, E.; GUSMAO, R.. Participação em banca de Marcu Túlio Dayrell Pires.Teatro de resistência: ecos do Show Opinião e de Liberdade, liberdade em AI-Atos Interligados - título tão curto quanto a nossa memória e tão provisório quanto a nossa estabilidade política. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
MEDEIROS, E.; DOMINGOS, C.; VALENCA, E. G.; BORTOLINI, N. G. S.. Participação em banca de Matheus Borelli dos Santos.Há algo que pulsa: da ficção teatral à ficção cotidiana. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
GOMES, R. C.; OLIVEIRA, A. M.; MEDEIROS, E.; CARBOGIM, B. S.. Participação em banca de Gabriela Pereira Severini.Bem casados?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

5.
NEVES, L. O.; MEDEIROS, E.; LEVIN, Orna Messer. Participação em banca de Gabriela Über.O teatro de Abílio Pereira de Almeida e algumas relações com a obra de Jorge Andrade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
MEDEIROS, E.; DANTAS, G.; Nacaguma, Simone. Participação em banca de Lilian Pulze.Edgar Allan Poe e o conto policial - a lógica que conduz a narrativa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Paulista.

7.
MEDEIROS, E.; DANTAS, G.; Nacaguma, Simone. Participação em banca de Fernanda Santaratto.Desvario e(em) jogo: um estudo da personagem Aleksiéi Ivânovitch, de Um jogador. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Paulista.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
VIDOR, H. B.; PARANHOS, K. R.; MEDEIROS, E.. Concurso público para professor adjunto na área de Teoria Teatral. 2018. Universidade do Estado de Santa Catarina.

2.
MANDIL, R.; SOARES, C. C.; MEDEIROS, E.. Concurso para professor substituto de Literatura e Teatro. 2017. Universidade Federal de Minas Gerais.

Outras participações
1.
NASCIMENTO, L.; RIBEIRO, G. S.; MEDEIROS, E.. Titular na banca do exame de seleção do Pós-Lit (área de Literaturas Modernas e Contemporâneas). 2017. Universidade Federal de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Jornada do Grupo de Pesquisa Literatura e Dissonâncias.Teatro e memória: dramaturgia, cena e condição mnemônica. 2018. (Outra).

2.
X Congresso da ABRACE. Interrogando a peça bem feita na dramaturgia brasileira atual - proposições e limitações de uma teatralidade textual que se pretende contemporânea. 2018. (Congresso).

3.
II Jornada do Grupo de Pesquisa Literatura e Dissonâncias: Teatro e Provocações.A comicidade do miserável em Ariano Suassuna. 2017. (Encontro).

4.
XV Congresso Internacional da Abralic. O épico e o cronista na forma dramática de João do Rio. 2017. (Congresso).

5.
I Colóquio Internacional de Dramaturgia Letra e Ato.Modernas e contemporâneas: reflexões sobre as formas dramatúrgicas brasileiras. 2016. (Outra).

6.
I Jornada do Grupo de Pesquisa Literatura e Dissonâncias: Para ler o teatro hoje.Dramaturgia contemporânea -- cenas e questões. 2016. (Encontro).

7.
Segundo Encuentro Internacional de Literatura Comparada.O drama moderno em Nelson Rodrigues: temas, formas, experimentos. 2016. (Encontro).

8.
3º Seminário do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena: encontros e diálogoso.Grupo de Estudos em Dramaturgia Letra e Ato. 2015. (Seminário).

9.
A obra dramatúrgica de Anton Tchékhov: como encená-la.Mesa-reconda "A obra dramatúrgica de Anton Tchékhov: como encená-la". 2015. (Outra).

10.
II Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.Sessão de comunicações. 2015. (Seminário).

11.
IV Congreso Internacional de Teatro y VI Congreso Nacional de Teatro. Relações de uma poética de cena em Senhora dos Afogados, encenada por Antunes Filho. 2015. (Congresso).

12.
XXIII Congreso Internacional de Teatro Iberoamericano y Argentino. Paraíso, zona norte: apontamentos sobre uma estética cênica. 2014. (Congresso).

13.
VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE. Oduvaldo Vianna, Amor e uma proposta de renovação do teatro brasileiro. 2012. (Congresso).

14.
XII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos os Literários "Relações intersemióticas".Debatedora de projetos na sessão "Teatro, cinema e literatura". 2012. (Seminário).

15.
XXI Congreso Internacional de teatro iberoamericano y argentino. João do Rio e a crônica social no palco. 2012. (Congresso).

16.
II Congreso Internacional y IV Congreso Nacional de Teatro. A dramaturgia brasileira no limiar do século XX: representações sociais e conflitos dramáticos. 2011. (Congresso).

17.
XXXIII Convegno Internazionale di Americanistica. Roberto Gomes e Renato Vianna: marcas do simbolismo no teatro brasileiro. 2011. (Congresso).

18.
II Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia - CIELLA. Artur Azevedo e a defesa da nacionalidade: a caminho do teatro brasileiro moderno. 2009. (Congresso).

19.
XV Seminário de Teses em Andamento.Trágicos e tragédias: a elaboração rodriguiana. 2009. (Seminário).

20.
XXV Simpósio Nacional de História.Nelson Rodrigues nos jornais: a recepção crítica contemporânea ao seu teatro. 2009. (Simpósio).

21.
Seminário de Teses em Andamento - SETA.A concepção de trágico na obra dramática de Nelson Rodrigues. 2006. (Seminário).

22.
X Simpósio de Letras e Lingüística.X Simpósio de Letras e Lingüística. 2004. (Simpósio).

23.
SETA - Seminário de teses em andamento.Seminário de teses em andamento. 2003. (Seminário).

24.
Semana de Iniciação Científica.Semana de Iniciação Científica. 2001. (Seminário).

25.
Seminário de Iniciação Científica da UFOP.Seminário de Iniciação Científica. 2001. (Seminário).

26.
Semana de Iniciação Científica.Semana de Iniciação Científica. 2000. (Seminário).

27.
Seminário de Iniciação Científica da UFOP.Seminário de Iniciação Científica. 2000. (Seminário).

28.
VII Congresso de Qualidade na Educação. 2000. (Congresso).

29.
III Encontro Estadual do Proler. 1999. (Encontro).

30.
Semana de Iniciação Científica.Semana de Iniciação Científica. 1999. (Seminário).

31.
II Encontro Estadual do Proler. 1998. (Encontro).

32.
Semana de Inicição Científica da Univille.Semana de Iniciação Científica. 1998. (Seminário).

33.
X Seminário de Iniciação Científica.X Seminário de Iniciação Científica. 1998. (Seminário).

34.
Encontro Estadual do Proler. 1997. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MEDEIROS, E.; ROJO, S. C. ; BARBOSA, T. V. R. ; LOURENCO, L. . Colóquio Internacional Dramaturgias e Pulsões Anárquicas. 2017. (Outro).

2.
NEVES, L. O. ; KOPELMAN, I. E. ; MEDEIROS, E. ; SANTANA, M. A. . I Colóquio Internacional de Dramaturgia Letra e Ato. 2016. (Outro).

3.
GOMES, R. C. ; MEDEIROS, E. ; DIAS, L. C. ; VALENCA, E. G. . II Seminário de Pesquisa do Programa de Pòs-Graduação em Artes Cênicas. 2015. (Outro).

4.
MEDEIROS, E.; NEVES, L. O. ; SANTANA, M. A. . CEM Nelson Rodrigues. 2012. (Outro).

5.
MEDEIROS, E.; NEVES, L. O. . I Colóquio de Estudos Teatrais Letra e Ato. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Lorena Ribeiro Ferreira. A tempestade: de Shakespeare a Atwood. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Dalila David Xavier. Roberto Gomes e João do Rio: um olhar sobre o processo de modernização do teatro brasileiro. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Matheus Borelli dos Santos. Pulsão de teatralidade: a recepção teatral como necessidade pulsional. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Isadora Saraiva Vianna de Resende Urbano. Formas em crise: a subversão do corpo na obra beckettiana. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Jardel Silva Leitão. Nelson no Cinema Novo - uma análise da adaptação de A falecida, por Leon Hirszman. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Gabriel Reis Martins. Relação texto-cena na poética cênica do Oficina: repensando o papel do autor e do encenador no teatro contemporâneo. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Guilherme Oliveira Mello. A dimensão estética da música no teatro político dos anos 60. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Otávio Neves. Nós: o entrelaçamento do som e da imagem cênica enquanto dramaturgia sonora no espetáculo do Grupo Galpão. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, . Orientador: Elen de Medeiros.

2.
Everton da Silva José. Dimensões política e estética no Show Opinião. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Elen de Medeiros.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Giseli Ramos da Silva Cabral. O pagador de promessas: notas para um cadernos de investigação de direção. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Elen de Medeiros.

2.
Wilson Walmick Holanda Campos Filho. Entre Montéquio e Capuleto: um estudo cênico a partir da teatralidade proposta por Meyerhold e Brecht. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Direção Teatral) - Escola Superior de Artes Célia Helena. Orientador: Elen de Medeiros.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Douglas Henrique de Oliveira. Quatroloscinco e a cena belo-horizontina contemporânea: uma leitura de É só uma formalidade e Get Out!. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Elen de Medeiros.

2.
Matheus Borelli dos Santos. Há algo que pulsa: da ficção teatral à ficção cotidiana. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Elen de Medeiros.

3.
Ana Gabriela Souza Santos. Circo-teatro: aspectos fundamentais para a concepção espetacular. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Elen de Medeiros.

4.
Lilian Pulze. Edgar Allan Poe e o conto policial - a lógica que conduz a narrativa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Paulista. Orientador: Elen de Medeiros.

5.
Fernanda Santaratto. Desvario e(em) jogo: um estudo da personagem Aleksiéi Ivanovitch, de Um jogador. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Paulista. Orientador: Elen de Medeiros.

Iniciação científica
1.
Flavia Rodrigues Pacheco. Formulações estéticas do drama moderno brasileiro: Jorge Andrade e Dias Gomes. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Programa Institucional de Auxílio à Pesquisa de Doutores Recém-Contratados. Orientador: Elen de Medeiros.

2.
Jardel Silva Leitão. Nelson no Cinema Novo ? uma análise da adaptação de ?A falecida?, por Leon Hirszman. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Elen de Medeiros.

3.
Arthur dos Santos Barbosa. Acervo Sábato Magaldi: contribuições para a história e a crítica teatrais brasileiras. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Elen de Medeiros.

4.
Felipe Diógenes Ramos Vieira. Acervo Sábato Magaldi: contribuições para a história e a crítica teatrais brasileiras. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Elen de Medeiros.

5.
Gabriel Reis Martins. Boca de ouro no Oficina: diálogo cênico de José Celso com Nelson Rodrigues. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Elen de Medeiros.

6.
João Paulo Oliveira. Salvação em uma vereda: Jorge Andrade na perspectiva de Antunes Filho. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Elen de Medeiros.

7.
Suttane Queiroga Hoffmann. Segundo o Arena: o épico e o coringa em Arena conta Zumbi e Tiradentes. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Elen de Medeiros.

8.
Phelippe Celestino Pereira dos Santos. Escrita em risco: desterritorializações da função dramaturgo no teatro contemporâneo. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Elen de Medeiros.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
MEDEIROS, E.. A casa fechada, de Roberto Gomes: uma porta entreaberta para o teatro moderno brasileiro. In: GOMES, André Luís.. (Org.). Ensino teatro: dramaturgia, leitura e inovação. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2014, v. 1, p. 178-199.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MEDEIROS, E.; NEVES, L. O. ; SANTANA, M. A. . CEM Nelson Rodrigues. 2012. (Outro).

2.
GOMES, R. C. ; MEDEIROS, E. ; DIAS, L. C. ; VALENCA, E. G. . II Seminário de Pesquisa do Programa de Pòs-Graduação em Artes Cênicas. 2015. (Outro).



Outras informações relevantes


É membro-fundador do Grupo de Estudos em Dramaturgia Letra e Ato, ligado ao Departamento de Artes Cênicas da Unicamp. Edita os Cadernos Letra e Ato, publicação periódica ligada ao grupo de pesquisa.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 18:45:31