Ana Paula Nobre da Cunha

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  • Última atualização do currículo em 02/01/2019


Professora Adjunta do CLC/UFPel (Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas). Licenciada em Letras - Licenciatura Plena - Habilitação Português/Francês pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Licenciada em Educação Artística - Licenciatura Plena - Habilitação em Música pela UFPel. Mestre em Educação do Curso de Pós-Graduação em Educação (UFPel). Doutora em Educação do Curso de Pós-Graduação em Educação (UFPel). Bolsista do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP/CAPES) no período de 2008 a 2010. Bolsista de Estágio de Doutorando - PDEE/CAPES na Faculdade de Letras da Universidade do Porto-Portugal no período de maio a novembro de 2009. Bolsista do Programa de Apoio a Projetos Institucionais com a Participação de Recém-Doutores (PRODOC/CAPES), junto ao Grupo de Estudos sobre a Aquisição da Linguagem Escrita (GEALE) do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPel), no período de novembro de 2010 a janeiro de 2011. Atua principalmente no seguinte tema: aquisição da escrita (segmentação das palavras no texto) e sua relação com a fonologia prosódica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Paula Nobre da Cunha
Nome em citações bibliográficas
CUNHA, Ana Paula Nobre da


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
com período sanduíche em Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Orientador: João Veloso).
Título: As segmentações não-convencionais da escrita inicial: uma discussão sobre o ritmo linguístico do português brasileiro e europeu, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Ana Ruth Moresco Miranda.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: aquisição da escrita; fonologia prosódica; ritmo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2004
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: A hipo e a hipersegmentação nos dados de aquisição da escrita: um estudo sobre a influência da prosódia,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Ana Ruth Moresco Miranda.
1995 - 1999
Graduação em Letras - Licenciatura Plena.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
1989 - 1994
Graduação em Educação Artística Lic. Plena - Hab. Música.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Processo de avaliação de Estágio Probatório. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2009 - 2009
Fonética Acústica. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2009 - 2009
Introdução à Fonologia Natural. (Carga horária: 20h).
Universidade do Porto, UP, Portugal.
2009 - 2009
Estágio de Doutorado no Exterior.
Universidade do Porto, UP, Portugal.
2008 - 2008
Ciclo de Estudos Sobre Linguagem Oral e Escrita. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2008 - 2008
Fonologia do PB : questões e controvérsias. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2008 - 2008
Entoações: Fonética e Fonologia. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2008 - 2008
Fundamentos da Análise Fonético-Acústica. (Carga horária: 40h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2007 - 2007
Gramática/Gramáticas: o prazer de aprender gramáti. (Carga horária: 10h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2007 - 2007
Prosodic phonology and acquisition. (Carga horária: 10h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2006 - 2006
Contribuições de Vygotsky na pesquisa e na educaçã. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2005 - 2005
Tópicos de Teoria da Otimidade. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2005 - 2005
Aspectos da aquisição da escrita. (Carga horária: 10h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2000 - 2000
Literatura o Discurso Encantatório. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
1994 - 1996
Curso de Conversação em Língua Inglesa. (Carga horária: 200h).
Mab English Way, MAB, Brasil.
1989 - 1989
Francês Sem Fronteiras II. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Pelotas Visconde da Graça, IFSUL - CAVG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Associação de Lingüística e Filologia da América Latina, ALFAL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: associada, Enquadramento Funcional: sócia


Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, GEL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: associada, Enquadramento Funcional: sócia


Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: associada, Enquadramento Funcional: associada


Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul, SERS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa - A6, Carga horária: 20


Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Monitor de Língua Francesa, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 10

Atividades

06/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Letras e Comunicação, .

03/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Educação / Faculdade de Educação, .

Linhas de pesquisa
Alfabetização e Letramento
03/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Educação / Faculdade de Educação, .

Linhas de pesquisa
Aquisição da linguagem
03/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Educação / Faculdade de Educação, .

Linhas de pesquisa
Formação de professores
03/2011 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio de Docência - Língua Portuguesa e Literatura
Estágio Intervenção Comunitária Língua Portuguesa
Estágio Intervenção Comunitária Literatura
Linguística Aplicada e Ensino de Língua Portuguesa
Teorias e Práticas de Leitura
Ensino de Língua Portuguesa I
6/2000 - 12/2003
Ensino, Letras - Licenciatura Plena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Francesa III
Língua Francesa IV
Língua Francesa V
Língua Francesa VI
Lingüística Aplicada ao Ensino da Língua Francesa II
Literatura Francesa I
Literatura Francesa II
Literatura Francesa III


Linhas de pesquisa


1.
Alfabetização e Letramento
2.
Aquisição da linguagem
3.
Formação de professores
4.
Descrição e Análise de Fenômenos Linguísticos


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
O ritmo linguístico em dados de escrita do PB e do PE: a relação entre grupos rítmicos e domínios prosódicos
Descrição: Para a fonologia, estudos sobre ritmo são ainda relativamente polêmicos, sobretudo, os que dizem respeito à classificação rítmica de algumas línguas. Abaurre e Galves (1998) desenvolveram um estudo, com dados de fala, sobre as diferenças rítmicas entre o PB e o PE e propuseram que o ritmo da língua decorra do resultado da hierarquização de três restrições: ?integridade da palavra fonológica?, ?pé trocaico?, ?binariedade do pé?. Neste trabalho, partimos do pressuposto de que os dados de escrita podem fornecer pistas sobre a organização da língua, uma vez que se pode estabelecer relação entre o que se fala e o que se escreve, sem desconsiderar que a aquisição da fala e da escrita sejam processos distintos. Estudos como os de Abaurre (1991), Chacon (2004), Cunha (2004) e Miranda (2007), dentre outros, trazem importantes análises sobre as relações estabelecidas entre a escrita inicial e aspectos do conhecimento linguístico infantil. O objetivo principal desta pesquisa é descrever e analisar de que forma as segmentações não convencionais da escrita inicial, no Português Brasileiro e no Português Europeu, motivadas pela formação de grupos rítmicos, se relacionam com os domínios prosódicos mais altos que a palavra fonológica, bem como fornecer argumentos capazes de colaborar para com a discussão sobre o ritmo linguístico do PB e do PE. Esse tema se justifica devido à escassez de pesquisas, tanto no Brasil quanto em Portugal, que abordem a relação entre essas duas variedades do português de acordo com a perspectiva teórica aqui apresentada..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
OBEDUC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Formação de Professores e melhoria dos índices de leitura e escrita no ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano do ensino fundamental)
Descrição: A temática deste projeto é o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Formação continuada de professores e melhoria dos índices de leitura e escrita no ciclo inicial de alfabetização (1º ao 3º ano do ensino fundamental). Seu objetivo é de acompanhar o processo de formação continuada dos professores vinculados às ações previstas pelo PACTO, verificando o efeito dessa formação sobre os índices de leitura e escrita das crianças. Para seu desenvolvimento, três são os focos de análise: dados do Inep-Censo Escolar, do Inep-IDEB, da Provinha do Brasil e da Avaliação Universal (3º ano); produções escritas das crianças do ciclo de alfabetização; materiais de sistematização resultantes do processo de formação continuada realizado com os professores alfabetizadores, pela UFPel, de acordo com as ações do PACTO. A metodologia de organização das atividades de formação continuada e a análise do processo seguem os pressupostos da pesquisa-ação. Para a análise da base de dados do INEP (Censo Escolar, Avaliação Anual Universal dos alunos concluintes do 3º ano, Provinha Brasil) os pressupostos da análise qualitativa serão utilizados. Com o projeto, espera-se a qualificação dos professores alfabetizadores, ampliando estratégias de ensino e de intervenção pedagógica voltadas para a garantia dos processos de aprendizagem da escrita no ciclo de alfabetização. Bem como, espera-se a observação de melhorias nos índices relativos ao processo de aquisição da escrita, especialmente nas turmas em que foram coletadas as produções, comparados aos dados anteriores do Censo Escolar/IDEB.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Ana Paula Nobre da Cunha - Integrante / Ana Ruth Moresco Miranda - Integrante / Marta Nörnberg - Coordenador / Gilceane Caetano Porto - Integrante.
2012 - Atual
Aspectos da aquisição da escrita por crianças brasileiras: ortografia e fonologia; ortografia e morfologia; segmentação da escrita e prosódia
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Uma proposta inovadora no Ensino Médio: correlações entre estratégias metacognitivas, estratégias de leitura e apropriação das convenções ortográficas
Descrição: Esse projeto visa, de um modo geral, a descrever e a analisar erros ortográficos produzidos por alunos do Ensino Médio com a finalidade de integrar as pesquisas desenvolvidas na área de aquisição da escrita e dessa forma ampliar seus objetivos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
A aquisição da escrita e a oralidade
Descrição: As pesquisas sobre a aquisição da escrita têm, nas últimas décadas, tomado como base o ponto de vista da criança que aprende, evitando, portanto, uma perspectiva normativa. No Brasil, inúmeros pesquisadores vêm se dedicando a esse campo de estudo em seus vários aspectos. Maria Bernadete Abaurre (IEL-UNICAMP) estuda o processo de aquisição da escrita a partir de eventos singulares, dados episódicos e comportamentos idiossincráticos, numa perspectiva sócio-interacionista, além de desenvolver pesquisas que tratam das relações entre a fonologia e a ortografia. Os trabalhos desenvolvidos por Artur Morais (UFPe) abordam questões relativas ao ensino e à aprendizagem da ortografia. No Rio Grande do Sul, estado que se destaca no Brasil por suas pesquisas sobre a aquisição da linguagem oral, vêm sendo incrementadas e reconhecidas, também, as pesquisas sobre a aquisição da escrita. Na Faculdade de Educação da UFPel, desde 2002, muitos estudos têm sido desenvolvidos nesta área, especificamente aqueles que focalizam a ortografia, tanto em sua relação com a linguagem oral como no que concerne às implicações do processo de aprendizagem da ortografia para o ensino. A análise dos erros gráficos e ortográficos encontrados nos textos de aquisição da escrita por nós estudados tem favorecido o desenvolvimento de pelo menos três linhas de investigação: uma que analisa os erros relacionados às dificuldades advindas da organização do próprio sistema ortográfico e procura observar os processos e as estratégias utilizadas pelos aprendizes durante o período em que estão adquirindo a escrita, os chamados erros contextuais e arbitrários (Guimarães, 2005; Miranda et alii, 2005; Monteiro, 2008); outra que pretende, através de análises qualitativas e da exploração de dados singulares, captar as manifestações do conhecimento fonológico infantil, evidenciando aspectos de sua construção (Cunha, 2004; Cunha e Miranda, 2007, 2009; Miranda, 2006, 2008, 2009; Adamoli, 2006; Ney e Miranda, 2010); e, po.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - Atual
Relações entre o conhecimento fonológico infantil e a escrita inicial
Descrição: Este projeto está associado a um projeto maior intitulado: Aquisição e desenvolvimento da escrita: ortografia e acentuação, o qual vem sendo desenvolvido na Universidade Federal de Pelotas. Os estudos sobre os erros ortográficos que temos produzido têm favorecido o desenvolvimento de pelo menos três linhas de investigação: uma que analisa os erros relacionados às dificuldades advindas da organização do próprio sistema ortográfico e procura observar os processos e as estratégias utilizadas pelos aprendizes durante o período em que estão adquirindo a escrita, os chamados erros contextuais e arbitrários; outra que interpreta os erros com base na relação existente entre a fala e a escrita incial, os erros motivados foneticamente; e, por fim, a que pretende, através de análises qualitativas e da exploração de dados singulares, captar as manifestações do conhecimento fonológico infantil, evidenciando aspectos de sua construção. A pesquisa que ora propomos se insere nesta última linha de investigação, pois, ao considerarmos a existência de relações entre a escrita espontânea e as representações subjacentes, pretendemos aproximar os dados da produção escrita inicial da criança com os trabalhos de aquisição da fonologia. O estudo das relações entre o conhecimento fonológico da criança e a forma como ela lança mãso do sistema de escrita que está adquirindo podem oferecer evidências tanto para a consolidação de propostas teóricas acerca de fenômenos fonológicos, como para uma melhor compreensão do processo de aquisição do sistema de escrita da língua. Seguindo essa idéia, propomos uma investigação que, a partir da comparação entre dados de aquisição da fonologia, relativamente à aquisição dos segmentos e das estruturas silábicas complexas (estruturas com onset e/ou rima ramificada) com os dados de escrita, pretende verificar a relação existente entre a aquisição da fonologia e da ortografia bem como se os indícios apresentados pelos dados da escrita podem contribuir para com a.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2009
Aquisição da escrita: ortografia e acentuação
Descrição: Este projeto tem o objetivo de investigar o processo de aquisição e desenvolvimento da escrita, mais especificamente da ortografia, através do exame de textos produzidos por alunos das primeiras séries do ensino fundamental de duas escolas, uma particular e uma pública, da cidade de Pelotas. A partir da análise dos dados, pretende-se saber um pouco mais sobre os processos individuais e as tendências gerais que se manifestam durante o período de aquisição da escrita. O Projeto acarretará na criação de um Banco de Textos de Escrita espontânea, o que propiciará estudos diversos de outros aspectos da linguagem tais como a morfologia, a sintaxe e o discurso..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - 2014
Formação continuada
Descrição: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem de língua portuguesa e literatura.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Descrição: O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios, afim de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, os quais deverão contribuir para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - Atual
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Matemática
Descrição: Formar em nível de aperfeiçoamento todos os professores que atuam no ciclo de alfabetização, incluindo os que atuam nas turmas multisseriadas e multietapa. Apoiar esses professores a planejar as aulas e a usarem de modo articulado os materiais e as referências curriculares e pedagógicas ofertadas pelo MEC às redes que aderirem às ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Descrição: O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios, afim de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, os quais deverão contribuir para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Formação continuada
Descrição: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem de língua portuguesa e literatura.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Cursos e monitoria de língua portuguesa no CEAAB
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Descrição: O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios, a fim de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3o ano do ensino fundamental. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, os quais deverão contribuir para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Objetivo do Projeto: Apoiar os professores alfabetizadores no planejamento das aulas e no uso articulado dos materiais e das referências curriculares e pedagógicas dos eixos Materiais Didáticos, Literatura, Tecnologias Educacionais Digitais e Avaliação. A UFPEL, juntamente com a UFSM, é responsável pela formaçào continuada dos professores do RS. Público-alvo a cargo da UFPel 600 professores orientadores de estudos (provenientes de 152 cidades do RS). Vigência do projeto Módulo 1 - 2012 novembro 2012 a março 2013 Módulo 2 - 2013 março 2013 a fevereiro 2014 ..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Ana Paula Nobre da Cunha - Integrante / Ana Ruth Moresco Miranda - Coordenador / Marta Nörnberg - Integrante / Gilceane Caetano Porto - Integrante / Patrícia Pinho - Integrante.
2012 - 2012
A língua na escola
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2003
Professora Paraninfa, Curso de Letras - ILA - UFPel.
2001
Professora Homenageada, Curso de Letras - ILA - UFPel.
2000
Menção Honrosa - 1º Lugar no Curso de Letras - Licenciatura Plena - Habilitação em Português - Francês, Universidade Federal de Pelotas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MIRANDA, Ana Ruth Moresco2013MIRANDA, Ana Ruth Moresco ; CUNHA, Ana Paula Nobre da . Indícios de reestruturação do conhecimento fonológico da criança em dados de reparo na escrita inicial. Letras de Hoje (Online), v. 48, p. 334-354, 2013.

2.
CUNHA, Ana Paula Nobre da2012CUNHA, Ana Paula Nobre da. As segmentações não convencionais da escrita inicial: um estudo sobre o troqueu silábico e sua relação com o ritmo linguístico do PB e do PE. Linguística (Porto), v. 7, p. 45-63, 2012.

3.
CUNHA, Ana Paula Nobre da2010CUNHA, Ana Paula Nobre da. As segmentações não-convencionais da escrita e sua relação com os constituintes prosódicos. Cadernos de Educação (UFPel), v. 35, p. 323-358, 2010.

4.
CUNHA, Ana Paula Nobre da2009CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco . A hipo e a hipersegmentação em dados de aqusição de escrita: a influência da prosódica. Alfa: Revista de Linguística (UNESP. Online), v. 53, p. 127-148, 2009.

5.
CUNHA, Ana Paula Nobre da2007CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco . A influência da hierarquia prosódica em hipossegmentações da escrita de crianças de séries iniciais. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 5, p. 1-19, 2007.

6.
CUNHA, Ana Paula Nobre da2004CUNHA, Ana Paula Nobre da. A Influência dos Constituintes Prosódicos na Aquisição da Língua Escrita. Caderno de Letras (UFPEL), Pelotas, v. 1, n.10, p. 14-23, 2004.

7.
CUNHA, Ana Paula Nobre da1999CUNHA, Ana Paula Nobre da; COSSON, Rildo ; MATTAREDONA, E. ; PINHEIRO, Miriam . Círculo de Leitura: Ensino, Extensão e Cidadania. Expressa Extensão (UFPel), Pelotas, RS, v. 4, n.2, p. 41-47, 1999.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MIRANDA, Ana Ruth Moresco (Org.) ; CUNHA, Ana Paula Nobre da (Org.) ; DONICHT, Gabriele (Org.) . Estudos sobre aquisição da linguagem escrita. 1. ed. Pelotas: Editora da UFPel, 2017. 424p .

Capítulos de livros publicados
1.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. A segmentação não convencional da escrita: o registro da variação inicial de um sistema em aquisição. In: MIRANDA, Ana Ruth Moresco; CUNHA, Ana Paula Nobre da; DONICHT, Gabriele. (Org.). Estudos sobre aquisição da linguagem escrita. 1ed.Pelotas: Editora da UFPel, 2017, v. 1, p. 65-88.

2.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. As segementações não-convencionais da escrita em textos de crianças brasileiras e portuguesas: um estudo sobre prosódia. In: MARÇALO, Maria João; LIMA-HERNANDES, Maria Célia; ESTEVES, Elisa; FONSECA, Maria do Céu; GONÇALVES, Olga; VILELA, Ana Luísa;SILVA, Ana Alexandra. (Org.). Língua Portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas. 1ed.Évora: Universidade de Évora, 2010, v. , p. 80-96.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco . As segmentações não-convencionais da escrita: a influência do troqueu silábico. In: VI Congresso Internacional da ABRALIN, 2009, João Pessoa. Anais - VI Congresso Internacional da Abralin. João Pessoa: Ideia, 2009. v. 1. p. 315-322.

2.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco . Problemas de segmentação da escrita em séries avançadas: em busca de soluções através de ensino reflexivo. In: XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008, Porto Alegre. Anais do XIV ENDIPE. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. v. 1. p. 1-19.

3.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco . A hipossegmentação da escrita e os processos de sândi. In: VIII CELSUL, 2008, Porto Alegre. Anais do 8º Encontro do CELSUL. Pelotas: EDUCAT, 2008. v. 1. p. 1-10.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FARIAS, K. P. ; CUNHA, Ana Paula Nobre da . Um estudo sobre a acentuação gráfica em textos de alunos dos anos finais. In: Encontro de Pós-Graduação UFPEL, 2015, Pelotas. Anais do Encontro de Pós-Graduação UFPEL, 2015.

2.
FARIAS, K. P. ; CUNHA, Ana Paula Nobre da . Um estudo sobre os erros ortográficos de alunos dos anos finais do ensino fundamental. In: Encontro de Pós - Graduação UFPel, 2014, Pelotas. Caderno de Resumos. Pelotas, 2014. v. 1. p. 1-1.

3.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco . O troqueu silábico na segmentação da escrita e sua relação com o ritmo do português brasileiro (PB). In: XVII Congresso de Iniciação Científica - X Encontro da Pós-Graduação, 2008, Pelotas. XII Congresso De Iniciação Científica - V Encontro da Pós-Graduação, 2008. v. 1. p. 1-4.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco . Um estudo sobre o funcionamento do clítico na aquisição da escrita infantil. In: X ENAL- IV EIAL, 2016, Florianópolis. Anais do X ENAL- IV EIAL, 2016.

2.
FARIAS, K. P. ; CUNHA, Ana Paula Nobre da . Uma análise sobre os erros de motivação fonética encontrados em narrativas de alunos dos anos finais do ensino fundamental. In: Salão Universitário - 23 Congresso de Iniciação Científica, 13 Mostra de Pós-Graduação e 6 Congresso de Extensão, 2014, Pelotas. Cadernos de Resumos. Pelotas, 2014. v. 1. p. 1-1.

3.
ROMBALDI, Cláudia R. M. ; CUNHA, Ana Paula Nobre da . Um estudo sobre as grafias não convencionais no ensino médio. In: 62º Seminário do GEL, 2014, Campinas. Programação do 62º Seminário do GEL, 2014. p. 1-1.

4.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. A segmentação não convencional da escrita: o registro da variação inicial de um sistema em aquisição. In: VIII Congresso Internacional da ABRALIN, 2013, Natal. Caderno de Resumos do VIII Congresso Internacional da Abralin. Natal, RN: EDUFRN, 2013. v. 1. p. 1-1.

5.
MIRANDA, Ana Ruth Moresco ; CUNHA, Ana Paula Nobre da . Reparos da escrita inicial como vestígios da reestruturação do conhecimento fonológico infantil. In: VIII Congresso Internacional da ABRALIN, 2013, Natal. Caderno de Resumos do VIII Congresso Internacional da Abralin. Natal, RN: EDUFRN, 2013. v. 1. p. 1-1.

6.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco . Grupo clítico e palavra fonológica: o que revelam os dados de reparo na escrita inicial. In: 61º Seminário do GEL, 2013, São Paulo. Caderno de Resumos do 61º Seminário do GEL, 2013. v. 1. p. 1-1.

7.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco . O ritmo linguístico em dados de escrita do PB e do PE: a relação entre grupos rítmicos e domínios prosódicos. In: IV Seminário Internacional de Fonologia, 2012, Porto Alegre. Livro de Resumos. Porto Alegre: Editora Instituto de Letras - UFRGS, 2012. v. 1. p. 38-39.

8.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. A relevância do troqueu silábico em segmentações não convencionais da escrita de crianças brasileiras e portuguesas. In: 60º Seminário do GEL, 2012, São Paulo. Programação do 60º Seminário do GEL, 2012. v. 1. p. 35-35.

9.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. As segmentações não convencionais da escrita inicial: o troqueu silábico e sua relação com o ritmo linguístico do PB e do PE. In: VII SENALE - Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino, 2012, Pelotas. Ensino e linguagem: novos desafios. Pelotas: Educat, 2012. v. 1. p. 122-123.

10.
MIRANDA, Ana Ruth Moresco ; CUNHA, Ana Paula Nobre da . Indícios de reestruturação do conhecimento da língua em dados de reparo na escrita inicial. In: VII SENALE - Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino, 2012, Pelotas. Ensino e linguagem: novos desafios. Pelotas: Educat, 2012. v. 1. p. 123-124.

11.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco . O ritmo linguístico em dados de escrita do PB e do PE: diferentes hierarquias de restrições. In: XVI Congreso Internacional de la ALFAL, 2011, Alcalá de Henares. Libro de Resúmenes, 2011. v. 1. p. 1-1.

12.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. As segmentações não-convencionais da escrita inicial: uma discussão sobre o ritmo linguístico do português brasileiro e europeu. In: Quid Novi? 2011 - 12º Ponto de Encontro de Investigadores Recentes em Linguística, 2011, Porto. Caderno de Resumos, 2011. v. 1. p. 11-12.

13.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco . Evidências do ritmo linguístico em dados de segmentação não-convencional do português brasileiro e europeu. In: VII Congresso Internacional da ABRALIN, 2011, Curitiba. Caderno de Resumos do VII Congresso Internacional da Abralin, 2011. v. 1. p. 1-1.

14.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco . A hipossegmentação da escrita em textos infantis de crianças brasileiras e portuguesas: um estudo comparativo sobre prosódia. In: VI Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino, 2010, Pelotas. Cadernos de Resumos - Linguagens: Metodologias de Ensino e Pesquisa. Pelotas: Nativu Design, 2010. v. 1. p. 76-77.

15.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. As diferenças entre as segmentações não-convencionais da escrita no PB e no PE e a relação com a possível diferença rítmica dessas duas variedades do português. In: IX CELSUL - Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2010, Palhoça-SC. Caderno de Programação e Resumos. Palhoça-SC: Editora Unisul, 2010. v. 1. p. 63-63.

16.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco . As segmentações não-convencionais da escrita: a influência do troqueu silábico. In: VI Congresso Internaiconal da ABRALIN, 2009, João Pessoa. Caderno de Resumos - VI Congresso Internacional da Abralin. João Pessoa: Ideia, 2009. v. 1. p. 1-1.

17.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. As segmentações não-convencionais da escrita em textos de crianças brasileiras e portuguesas: um estudo sobre prosódia. In: II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2009, Évora. Caderno de resumos. Évora: Universidade de Évora - Departamento de Linguística e Literaturas, 2009. v. 1. p. 94-95.

18.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco . Um estudo comparativo sobre prosódia: hipo e hipersegmentações em textos de crianças brasileiras e portuguesas. In: 2º Seminário de Aquisição Fonológica, 2009, Santa Maria. Caderno de Resumos - 2º SAF. Santa Maria, 2009. v. 1. p. 1-1.

19.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco . Problemas de segmentação da escrita em séries avançadas: em busca de soluções através de ensino reflexivo. In: XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008, Porto Alegre. Caderno de Resumos, 2008. v. 1. p. 1-1.

20.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco . Os processos de sândi na hipossegmentação da escrita: relações com o ritmo do português brasileiro (PB). In: XVII Congresso de Iniciação Científica - X Encontro da Pós-Graduação, 2008, Pelotas. Caderno de Resumos do XVII CIC - X ENPOS, 2008. v. 1. p. 1-1.

21.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco . A hipossegmentação da escrita e os processos de sândi. In: VIII CELSUL, 2008, Porto Alegre. Caderno de Resumos. Pelotas: EDUCAT, 2008. v. 1. p. 68-69.

22.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. O ensino reflexivo da gramática: em buisca de soluções para problemas de segmentação da escrita. In: V Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino, 2007, Pelotas. Caderno de Resumos. Pelotas, 2007. v. 1. p. 1-1.

23.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco . A influência da hierarquia prosódica. In: 8º International Congress of ISAPL, 2007, Porto Alegre. Caderno de Resumos. Porto Alegre, 2007. v. 1. p. 1-1.

24.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. A influência da hierarquia prosódica em hipossegmentações da escrita de crianças de séries inicias. In: III Seminário Internacional de Fonologia, 2007, Porto Alegre. Caderno de Resumos. Porto Alegre, 2007. v. 1. p. 1-1.

25.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco . A relação entre os constituintes prosódicos e a hipossegmentação da escrita. In: Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul, 2006, Pelotas. Programação e Resumos. Pelotas, 2006. v. 1. p. 134-135.

26.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco . A influência da hierarquia prosódica em hipersegmentações n escrita de crianças de séries iniciais. In: 7º Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem, 2006, Porto Alegre. Livro de Resumos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. v. 1. p. 55-56.

27.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco . A Hipersegmentação nos Dados de Aquisição da Escrita. In: IV Seminário Nacional Sobre Linguagem e Ensino, 2005, Pelotas. Oralidade e Ensino: questões e perspectivas. Pelotas, 2005. v. 1. p. 78-79.

28.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco . A influência da hierarquia prosódica na aquisição da língua escrita. In: 6º Encontro Nacional sobre Aquisição de Linguagem, 2003, Porto Alegre. Livro de Resumos. Porto Alegre, 2003. v. 1. p. 33-34.

29.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco . Os constituintes prosódicos e a segmentação da escrita nas séries iniciais. In: XII Congresso De Iniciação Científica - V Encontro da Pós-Graduação, 2003, Pelotas. Caderno de Resumos. Pelotas, 2003. v. 1. p. 10-10.

30.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Circulo de Leitura. In: XVII Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 1999, Cascavel. Caderno de Resumos. Cascavel, 1999. v. 1. p. 24-24.

Artigos aceitos para publicação
1.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. UNCONVENTIONAL SEGMENTATIONS IN EARLY WRITING: CONVERGENCES OF THE PROCESS IN DIFFERENT LANGUAGES. C&E. Cultura y Educación, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. A segmentação do texto na escrita infantil e a sua relação com a prosódia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco . Um estudo sobre o funcionamento do clítico na aquisição da escrita infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. O que saber para ensinar ortografia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FARIAS, K. P. ; CUNHA, Ana Paula Nobre da . Uma análise sobre os erros de motivação fonética encontrados em narrativas de alunos dos anos finais do ensino fundamental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FARIAS, K. P. ; CUNHA, Ana Paula Nobre da . Um estudo sobre os erros ortográficos de alunos dos anos finais do ensino fundamental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MIRANDA, Ana Ruth Moresco ; CUNHA, Ana Paula Nobre da . Reparos da escrita inicial como vestígios da reestruturação do conhecimento fonológico infantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. A segmentação não convencional da escrita: o registro da variação inicial de um sistema em aquisição. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco . Grupo clítico e palavra fonológica: o que revelam os dados de reparo na escrita inicial. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. O aprendizado da ortografia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco . O ritmo linguístico em dados de escrita do PB e do PE: a relação entre grupos rítmicos e domínios prosódicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. A relevância do troqueu silábico em segmentações não convencionais da escrita de crianças brasileiras e portuguesas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. As segmentações não convencionais da escrita inicial: o troqueu silábico e sua relação com o ritmo linguístico do PB e do PE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
MIRANDA, Ana Ruth Moresco ; CUNHA, Ana Paula Nobre da . Indícios de reestruturação do conhecimento da língua em dados de reparo na escrita inicial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; ROMBALDI, Cláudia R. M. . A aquisição da escrita em textos de crianças de séries iniciais, no português e no francês, e sua relação com a fonologia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco . O ritmo linguístico em dados de escrita do PB e do PE: diferentes hierarquias de restrições. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. As segmentações não-convencionais da escrita inicial: uma discussão sobre o ritmo linguístico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco . Evidências do ritmo linguístico em dados de segmentação não-convencional do português brasileiro e europeu. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco . A hipossegmentação da escrita em textos infantis de crianças brasileiras e portuguesas: um estudo comparativo sobre prosódia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. A segmentação não-convencional da escrita em textos de crianças de séries iniciais: a influência da fonologia prosódica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. As diferenças entre as segmentações não-convencionais da escrita no PB e no PE e a relação com a possível diferença rítmica dessas duas variedades do português. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Metodologia de Pesquisa com os Grupos de Pesquisa do PPGE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Relato: Estágio Doutoral. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco . As segmentações não-convencionais da escrita: a influência do troqueu silábico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. As segmentações não-convencionais da escrita em textos de crianças brasileiras e protuguesas: um estudo sobre prosódia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. A hipo e a hipersegmentação nos dados de aquisição da escrita: um estudo sobre a influência da prosódia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. As segmentações não-convencionais da escrita inicial: indícios de processos fonológicos e suas relações com o ritmo do português brasileiro e europeu. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco . Um estudo comparativo sobre prosódia: hipo e hipersegmentações em textos de crianças brasileiras e portuguesas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco . Problemas de segmentação da escrita em séries avançadas: em busca de soluções através de ensino reflexivo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco . A hipossegmentação da escrita e os processos de sândi. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco . Os processos de sândi na hipossegmentação da escrita: relações com o ritmo do português brasileiro (PB). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco . O troqueu silábico na segmentação da escrita e sua relação com o ritmo do português brasileiro (PB). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco . A influência da hierarquia prosódica em hipossegmentações da escrita de crianças de séries iniciais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco . A influência da hierarquia prosódica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco . O ensino reflexivo da gramática: em busca de soluções para problemas de segmentação da escrita. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco . A relação entre os constituintes prosódicos e a hipossegmentação da escrita. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. A Hipersegmentação nos Dados de Aquisição da Escrita. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. A hipo e a hipersegmentação nos dados de aquisição da escrita: um estudo sobre a influência da prosódia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Os Constituintes Prosódicos e a Segmentação da Escrita nas Séries Iniciais. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

39.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. O Olhar Feminino. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Círculo de Leitura. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MIRANDA, Ana Ruth Moresco ; CUNHA, Ana Paula Nobre da . Verba Volant - Interfaces entre fala e escrita 2011 (Organização de Periódico - Verba Volant).

2.
MIRANDA, Ana Ruth Moresco ; CUNHA, Ana Paula Nobre da . A aquisição e o ensino da linguagem escrita. Pelotas: UFPel, 2010 (Organização de edição temática do periódico Cadernos de Educação).

3.
MIRANDA, Ana Ruth Moresco ; CUNHA, Ana Paula Nobre da . Cadernos de Educação - A aquisição e o ensino da linguagem escrita. Pelotas: UFPel, 2010 (Apresentação (Edição temática da revista Cadernos de Educação - Prefácio, Pósfacio/Ap).

4.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. A hipo e a hipersegmentação nos dados de aquisição da escrita: um estudo sobre a influência da prosódia. Pelotas: EDUCAT, 2005 (Dissertação de Mestrado - TEP - Textos em Psicolinguística).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Membro da Banca Elaboradora ? Prova Objetiva ? Língua Portuguesa e Banca de Revisão Textual. Concurso Público para cargos Técnico-Administrativos em Educação, regido pelo Edital CGIC nº 043, de 26 de março de 2012. Portaria nº 523. 2012.

2.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Membro da Banca Elaboradora ? Prova Objetiva ? Língua Portuguesa e Banca de Revisão Textual. Concurso Público para Técnico de Tecnologia da Informação, regido pelo Edital CGIC nº 071, de 06 de junho de 2012. Portaria nº 951. 2012.

3.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Membro da Banca Elaboradora ? Língua Portuguesa e Revisão Textual. Concurso Público para o cargo de Técnico em Edificações, regido pelo Edital CGIC nº 083, de 11 de julho de 2012. Portaria nº 1203. 2012.

4.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Membro da Banca Elaboradora de Questões de Língua Portuguesa e Redação, Revisão Textual e Correção de Redações. Processo Seletivo Especial para o curso de Tecnólogo em Transporte Terrestre, regido pelo Edital CGIC nº 084, de 11 de julho de 2012. Portaria nº 1214. 2012.

5.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Membro da Comissão de Estágios dos Cursos de Licenciatura em Letras do CLC/UFPel (Portaria Nº41/2011). 2011.

6.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Assessoria Técnica para a Revista Estudos da Linguagem - VII Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Parecerista ad hoc- Revista do GEL - v.13, n.2. 2016.

2.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Parecerista ad hoc - Revista Educação e Linguagens. 2015.

3.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Parecerista ad hoc - Revista Filologia e Linguística Portuguesa - n.15 (2). 2013.

4.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Parecerista ad hoc - Revista Caderno de Letras, n.18 - artigo código 005. 2012.

5.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Parecerista ad hoc - Revista Caderno de Letras, n.18 - artigo código 006. 2012.

6.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Membro do SubComitê Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/UFPel 2011-2012 (Portaria Nº784/2011). 2011.

7.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Parecerista Ad hoc - Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL vol.8, n.15. 2010.

8.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Revisor do trabalho: Escrita inicial: dados relativos às grafias de palavras que contêm hiatos - XIX Congresso de Iniciação Científica. 2010.

9.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Revisor do trabalho: Produção textual em sala de aula: coesão referêncial e seus usos - XVII Congresso de Iniciação Científica. 2008.

10.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Revisor do trabalho: A qualidade das paráfrases nas séries iniciais - XVII Congresso de Iniciação Científica. 2008.

11.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Revisor do trabalho: Dados da escrita inicial: alçamento e harmonia vocálica - XVII Congresso de Iniciação Científica. 2008.

12.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Revisor do trabalho: As soantes palatais na aquisição da escrita - XVII Congresso de Iniciação Científica. 2008.

13.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Revisor do trabalho: Morfologia do verbo e aquisição da ortografia - XVII Congresso de Iniciação. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Francês Básico IV. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Teoria e Prática de Leitura em Língua Estrangeira. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Círculo de Leitura - Os Prazeres da Literatura. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Curso Básico de Língua Francesa III. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Curso Básico de Língua Francesa II. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Curso Básico de Língua Francesa. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; LORANDI, Aline; GONCALVES, Giovana Ferreira; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Participação em banca de Fernanda Luiz Saggiomo. Um estudo acerca dos erros ortográficos de alunos do terceiro e do sexto ano do Ensino Fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

2.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; FREITAS, Letìcia Freitas Richthofen; TELLES, Luciana Pilatti. Participação em banca de Zulmira Alessandra Barckfeld Duarte. Consciência Fonológica e sua relação com a escrita: pistas de consciência fonológica da rima silábica na escrita de crianças estudantes de terceiro ano do Ensino Fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

3.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; ALCANTARA, Cíntia da Costa; FREITAS, Letìcia Freitas Richthofen; BRISOLARA, Luciene Bassols. Participação em banca de Márcia de Ávila Evangelista. Processo epentético vocálico na aquisição do Espanhol L2 por falantes nativos do Português. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

4.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; GONCALVES, Giovana Ferreira; MIRANDA, Ana Ruth Moresco; BRUM-DE-PAULA, Mirian Rose. Participação em banca de Cristiane dos Santos Oliveira. Aquisição da escrita: as vogais médias altas e sua relação com fenômenos de produção oral. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

5.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MATZENAUER, Carmen Lúcia Barreto; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Participação em banca de Suélen Ribeiro Dutra. O conhecimento fonológico de crianças do Ensino Fundamental sobre o acento tônico em português. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

6.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; GONCALVES, Giovana Ferreira; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Participação em banca de Fernanda Saggiomo Candia. Um estudo acerca dos erros ortográficos de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

7.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; CHACON, Lourenço.; TENANI, Luciani E.. Participação em banca de Bianca de Carvalho Coelho. Transposições ortográficas e estrutura da sílaba na escrita infantil. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

8.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MATZENAUER, Carmen Lúcia Barreto; ALCANTARA, Cíntia da Costa. Participação em banca de Veridiana Pereira Borges. Consciência morfológica em crianças não alfabetizadas e em processo de alfabetização: produção e reconhecimento de morfemas. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

9.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; CHACON, Lourenço.; TENANI, Luciani E.. Participação em banca de Fabiana Cristina Paranhos. Segmentações não-convencionais de palavra nos quatro últimos anos do Ensino Fundamental: um estudo longitudinal. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

10.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco; MATZENAUER, Carmen Lúcia Barreto; NORNBERG, Marta. Participação em banca de Natália Lectzow de Oliveira. O ditongo nasal em dados de escrita inicial. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

11.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco; DAMIANI, Magda Floriana; GONCALVES, Giovana Ferreira; CHACON, Lourenço.. Participação em banca de Marceli Tessmer Blank. Influências fonológicas na aquisição da escrita do português por crianças bilíngues (pomerano/português brasileiro) (co-orientadora). 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

12.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco; DAMIANI, Magda Floriana; CAPRISTANO, C. C.; CHACON, Lourenço.. Participação em banca de Carmen Regina Gonçalves Ferreira. Um estudo sobre a segmentação não-convencional na aquisição da escrita de alunos de EJA (na condição de co-orientadora). 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

13.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco; PERES, Eliane Teresinha; PINTO, Maria das Graças G.; LORANDI, Aline. Participação em banca de Pâmela Renata Machado Araújo. Sobre o nível do conhecimento de professores das séries iniciais a respeito do sistema ortográfico do português (Banca de qualificação - na condição de co-orientadora). 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

14.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco; DAMIANI, Magda Floriana; GONCALVES, Giovana Ferreira. Participação em banca de Marceli Tessmer Blank. Interferências fonético-fonológicas na aquisição da escrita do português por crianças bilíngues (pomerano/português) (Banca de qualificação- na condição de co-orientadora). 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

15.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco; PERES, Eliane Teresinha; LORANDI, Aline; PINTO, Maria das Graças G.. Participação em banca de Pâmela Renata Machado Araújo. O nível de representação do conhecimento ortográfico de professores dos anos iniciais. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

16.
DAMIANI, Magda Floriana; CAPRISTANO, C. C.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco; CUNHA, Ana Paula Nobre da. Participação em banca de Carmen Regina Gonçalves Ferreira. Um estudo sobre a segmentação não-convencional na aquisição da escrita de alunos de EJA (Banca de qualificação - na condição de co-orientadora). 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Teses de doutorado
1.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; CHACON, Lourenço.; MATZENAUER, Carmen Lúcia Barreto; DAMIANI, Magda Floriana. Participação em banca de Luanda Alvariza Gomes Ney. Acento gráfico e acento prosódico: um estudo sobre as hipóteses de crianças dos anos iniciais. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

2.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco; AZEVEDO, Roberta Quintanilha; NEUSCHRANK, Aline; MATZENAUER, Carmen Lúcia Barreto. Participação em banca de Raquel Menezes Vaz. Estudo sobre o VOT na aquisição das plosivas do Português Brasileiro. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas) - Universidade Católica de Pelotas.

3.
CHACON, Lourenço.; CUNHA, Ana Paula Nobre da; FIAD, Raquel; TENANI, Luciani E.; KOMESU, Fabiana. Participação em banca de Akisnelen de Oliveira Torquette. Segmentações não-convencionais de palavras em escolas públicas e privadas. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Lingüística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

4.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco; CHACON, Lourenço.; NORNBERG, Marta; DAMIANI, Magda Floriana; ROMBALDI, Cláudia R. M.. Participação em banca de Carmen Regina Gonçalves Ferreira. Uma palavra é o nome de cada coisa: um estudo sobre as percepções de crianças do ciclo de alfabetização acerca da palavra oral e gráfica. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

5.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco; DAMIANI, Magda Floriana; MATZENAUER, Carmen Lúcia Barreto; MEZZOMO, Carolina Lisbôa. Participação em banca de Liza Gutierrez. Programa de estimulação da consciência fonológica no primeiro ano do ensino fundamental: efeitos sobre a escrita inicial e os erros motivados pela fonologia. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

6.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco; DAMIANI, Magda Floriana; MATZENAUER, Carmen Lúcia Barreto; FREITAS, Maria João. Participação em banca de Carolina Reis Monteiro. Sistema vocálico do português brasileiro: ortografia e fonologia na escrita infantil. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Qualificações de Doutorado
1.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; ALCANTARA, Cíntia da Costa; THIES, Vânia Grim. Participação em banca de Marceli Tessmer Blank. Percepção e conhecimento linguístico na aquisição da escrita de alunos bilíngues (pomerano/português). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

2.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; CHACON, Lourenço.; MATZENAUER, Carmen Lúcia Barreto; DAMIANI, Magda Floriana; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Participação em banca de Luanda Alvariza Gomes Ney. Acento gráfico e prosódico: um estudo sobre as hipóteses de crianças dos anos iniciais. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

3.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; CHACON, Lourenço.; DAMIANI, Magda Floriana; TOLCHINSKY, Liliana; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Participação em banca de Carmen Regina Gonçalves Ferreira. A palavra gráfica no processo de aquisição da escrita. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

4.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco; DAMIANI, Magda Floriana; MATZENAUER, Carmen Lúcia Barreto; MEZZOMO, Carolina Lisbôa. Participação em banca de Liza Gutierrez. Aplicação de um programa de estimulação em consciência fonológica: efeitos sobre os erros motivados pela fonologia em textos de crianças dos anos iniciais. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

5.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; DAMIANI, Magda Floriana; FREITAS, Maria João; MATZENAUER, Carmen Lúcia Barreto; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Participação em banca de Carolina Reis Monteiro. Sistema vocálico do português brasileiro: ortografia e fonologia na escrita infantil. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Qualificações de Mestrado
1.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; CHACON, Lourenço.; MATZENAUER, Carmen Lúcia Barreto; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Participação em banca de Mariana Müller de Ávila. A grafia da nasalidade por crianças brasileiras, portuguesas e moçambicanas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

2.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; ALCANTARA, Cíntia da Costa; FERNANDEZ, Ana Lourdes; BRISOLARA, Luciene Bassols. Participação em banca de Márcia de Ávila Evangelista. Processo epentético vocálico na aquisição do espanhol L2 por falantes nativos de português. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

3.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; ALCANTARA, Cíntia da Costa; ILHA, Susie Enke; TELLES, Luciana Pilatti. Participação em banca de Zulmira Alessandra Barckfeld Duarte. Consciência Fonológica e escrita. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

4.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; BRUM-DE-PAULA, Mirian Rose; MIRANDA, Ana Ruth Moresco; GONCALVES, Giovana Ferreira. Participação em banca de Cristiane dos Santos Oliveira. As vogais médias altas e sua relação com fenômenos de produção oral. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

5.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; CHACON, Lourenço.; TENANI, Luciani E.. Participação em banca de Bianca de Carvalho Coelho. Transposições ortográficas e estrutura da sílaba na escrita infantil. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

6.
TENANI, Luciani E.; CUNHA, Ana Paula Nobre da; CHACON, Lourenço.. Participação em banca de Fabiana Cristina Paranhos. As segmentações não-convencionais de palavra em textos de alunos dos quatro últimos anos do Ensino Fundamental: um estudo longitudinal. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Lingüística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

7.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MATZENAUER, Carmen Lúcia Barreto; NORNBERG, Marta; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Participação em banca de Natália Lectzow de Oliveira. A desnasalização em dados de escrita inicial. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; ROMBALDI, Cláudia R. M.. Participação em banca de Nara Rosana Faria Gomes. A música e a escrita inicial: um estudo realizado em uma turma de 3º ano do Ensino Fundmental. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense Campus Pelotas Visconde da Graça.

2.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; ALCANTARA, Cíntia da Costa; ROMBALDI, Cláudia R. M.. Participação em banca de Kelen Pereira Farias. Um estudo sobre o uso da acentuação gráfica em textos de alunos dos anos finais do ensino fundamental. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letras (Linguística Aplicada)) - Universidade Federal de Pelotas.

3.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; ROMBALDI, Cláudia R. M.; ALVES, Sandra. Participação em banca de Cristiane dos Santos Oliveira. A produção da narrativa nos anos iniciais e sua relação com a imagem. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letras (Linguística Aplicada)) - Universidade Federal de Pelotas.

4.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; ROMBALDI, Cláudia R. M.; ALCANTARA, Cíntia da Costa. Participação em banca de Marina Cabreira Rocha. Um estudo sobre a aquisição da escrita em duas turmas de diferentes escolas: zona urbana X zona rural. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; VIEIRA, Maria José B.. Participação em banca de Taíse Roza Garcia.A concepção de leitura dos professores do 2º, 5º e 7º anos do ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Letras - Hab. Redação e Revisão de Textos) - Universidade Federal de Pelotas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; BRAUNER, Paula Branco de Araújo; FLOR, Rejane Machado. Banca de seleção de professor substituto. 2018. Universidade Federal de Pelotas.

2.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; FLOR, Rejane Machado; DRESCH, Márcia. Banca de seleção para professor substituto. 2017. Universidade Federal de Pelotas.

Outras participações
1.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. XXII Congresso de Iniciação Científica - Banca avaliadora das apresentações orais. 2016. Universidade Federal de Pelotas.

2.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; ALCANTARA, Cíntia da Costa; SILVA, Taís Bopp. XXII Congresso de Iniciação Científica - Banca avaliadora das apresentações orais. 2013. Universidade Federal de Pelotas.

3.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; NOGUEIRA, Isabel Porto; SPAREMBERGER, Alfeu. 21º Congresso de Iniciação Científica - Banca avaliadora das apresentações orais. 2012. Universidade Federal de Pelotas.

4.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco; PERES, L. M. V.; PERES, Eliane Teresinha; DAMIANI, Magda Floriana. Banca de Seleção para o Mestrado em Educação - 2011. 2010. Universidade Federal de Pelotas.

5.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MIRANDA, Ana Ruth Moresco; PERES, L. M. V.; PERES, Eliane Teresinha; DAMIANI, Magda Floriana. Banca de Seleção para o Doutorado em Educação - 2011. 2010. Universidade Federal de Pelotas.

6.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Banca Corretora das Redações do Vestibular da UFPel - Verão 2009. 2009. Universidade Federal de Pelotas.

7.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Banca Corretora das Redações do Vestibular da UFPel - Verão 2008. 2008. Universidade Federal de Pelotas.

8.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Banca Corretora das Redações do Vestibular da UFPel - Inverno 2008. 2008. Universidade Federal de Pelotas.

9.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Banca Corretora das Redações do Vestibular da UFPel - Verão 2007. 2007. Universidade Federal de Pelotas.

10.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Banca Corretora das Redações do Vestibular da UFPel - Inverno 2007. 2007. Universidade Federal de Pelotas.

11.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Banca Corretora das Redações do Vestibular da UFPel - Verão 2006. 2006. Universidade Federal de Pelotas.

12.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Banca Corretora das Redações do Vestibular da UFPel - Inverno 2006. 2006. Universidade Federal de Pelotas.

13.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Banca Corretora das Redações do Vestibular da UFPel - Verão 2005. 2005. Universidade Federal de Pelotas.

14.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Banca Corretora das Redações do Vestibular da UFPel - Verão 2004. 2004. Universidade Federal de Pelotas.

15.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Banca Corretora das Redações do Vestibular da UFPel - Inverno 2004. 2004. Universidade Federal de Pelotas.

16.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Banca Corretora das provas de Língua Portuguesa do Vestibular da UFPel. 2003. Universidade Federal de Pelotas.

17.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Banca Corretora das provas de Língua Portuguesa do Vestibular da UFPel. 2002. Universidade Federal de Pelotas.

18.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Banca Corretora das provas de Língua Portuguesa do Vestibular da UFPel. 2001. Universidade Federal de Pelotas.

19.
CUNHA, Ana Paula Nobre da; MOSILLO, Isabella; CAVALHEIRO, Ana Maria. Seleção para Monitoria em Língua Francesa. 2000. Universidade Federal de Pelotas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário Integrador Obeduc-Pacto: formação de professores, leitura e escrita no ciclo de alfabetização. 2018. (Seminário).

2.
II Seminário Integrador Obeduc-Pacto.A segmentação do texto na escrita infantil e a sua relação com a prosódia. 2017. (Seminário).

3.
X ENAL- IV EIAL. Um estudo sobre o funcionamento do clítico na aquisição da escrita infantil. 2016. (Congresso).

4.
VII SELIN - Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP.Debatedora de trabalho - Percepção de fala e ortografia de alunos em Ensino Fundamental. 2015. (Seminário).

5.
VII SELIN - Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP.Debatedora de trabalho - Grafias não convencionais de clíticos fonológicos em fronteira de palavra: primeiras considerações. 2015. (Seminário).

6.
VII SELIN - Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP.Debatedora de trabalho - Transposições ortográficas e estrutura da sílaba na escrita infantil. 2015. (Seminário).

7.
III Fórum das Universidades Participantes do Pacto Nacional pela Aa Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). 2014. (Outra).

8.
II Reunião de Coordenadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2014. (Outra).

9.
VI SELIN - Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP.Mesa: Ensino e aprendizagem de línguas: rompendo fronteiras.Debatedora de trabalho - Análise ultrassonográfica na aquisição atípica do encontro consonantal tautossilábico. 2014. (Seminário).

10.
VI SELIN - Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP.Mesa: Ensino e aprendizagem de línguas: rompendo fronteiras.Debatedora de trabalho - Segmentações não- convencionais de palavra em contexto escolar público e privado. 2014. (Seminário).

11.
61º Seminário de GEL.Grupo clítico e palavra fonológica: o que revelam os dados de reparo na escrita inicial. 2013. (Seminário).

12.
VIII Congresso Internacional da ABRALIN. A segmentação não convencional da escrita: o registro da variação inicial de um sistema em aquisição. 2013. (Congresso).

13.
VIII Congresso Internacional da ABRALIN. Reparos da escrita inicial como vestígios da reestruturação do conhecimento fonológico infantil. 2013. (Congresso).

14.
60º Seminário do GEL.A relevância do troqueu silábico em segmentações não convencionais da escrita de crianças brasileiras e portuguesas. 2012. (Seminário).

15.
IV Seminário Internacional de Fonologia.O ritmo linguístico em dados de escrita do PB e do PE: a relação entre grupos rítmicos e domínios prosódicos. 2012. (Seminário).

16.
VII SENALE - Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino.As segmentações não convencionais da escrita inicial: o troqueu silábico e sua relação com o ritmo linguístico do PB e do PE. 2012. (Seminário).

17.
VII SENALE - Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino.Indícios de reestruturação do conhecimento da língua em dados de reparo na escrita inicial. 2012. (Seminário).

18.
Quid Novi? 2011 - 12º Ponto de Encontro de Investigadores Recentes em Linguística.As segmentações não-convencionais da escrita inicial: uma discussão sobre o ritmo linguístico do português brasileiro e europeu. 2011. (Encontro).

19.
XVI Congreso Internacional de la ALFAL. O ritmo linguístico em dados de escrita do PB e do PE: diferentes hierarquias de restrições. 2011. (Congresso).

20.
II Ciclo de Palestras sobre a linguagem oral e escrita. 2010. (Encontro).

21.
III Semana de Conversações do PPGE/FaE/UFPel.Metodologias de Pesquisa com os Grupos de Pesquisa do PPGE. 2010. (Encontro).

22.
IV DINAFON. 2010. (Encontro).

23.
IX CELSUL - Centro de Estudos Linguísticos do Sul. As diferenças entre as segmentações não-convencionais da escrita no PB e no PE e a relação com a possível diferença rítmica dessas duas variedades do português. 2010. (Congresso).

24.
VI Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino.A hipossegmentação da escrita em textos infantis de crianças brasileiras e portuguesas: um estudo comparativo sobre prosódia. 2010. (Seminário).

25.
10º Quid Novi? - Ponto de Encontro de Investigações Recentes em Linguística. 2009. (Encontro).

26.
2º Seminário de Aquisição Fonológica.Um estudo comparativo sobre prosódia: hipo e hipersegmentações em textos de crianças brasileiras e portuguesas. 2009. (Seminário).

27.
II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.As segmentações não-convencionais da escrita em textos de crianças brasileiras e portuguesas: um estudo sobre prosódia. 2009. (Simpósio).

28.
VI Congresso Internacional da ABRALIN. As segmentações não-convencionais da escrita: a influência do troqueu silábico. 2009. (Congresso).

29.
XXV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística. 2009. (Encontro).

30.
Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul - CELSUL.A hipossegmentação da escrita e os processos de sândi. 2008. (Encontro).

31.
XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Problemas de segmentação da escrita em séries avançadas: em busca de soluções através de ensino reflexivo. 2008. (Encontro).

32.
XVII Congresso de Iniciação Científica - X Encontro da Pós-Graduação. Os processos de sândi na hipossegmentação da escrita: relações com o ritmo do português brasileiro (PB). 2008. (Congresso).

33.
XVII Congresso de Iniciação Científica - X Encontro da Pós-Graduação. O troqueu silábico na segmentação da escrita e sua relação com o ritmo do português brasileiro (PB). 2008. (Congresso).

34.
8º International Congress of ISAPL. A influência da hierarquia prosódica. 2007. (Congresso).

35.
III Seminário Internacional de Fonologia.A influência da hierarquia prosódica em hipossegmentações da escrita de crianças de séries iniciais. 2007. (Seminário).

36.
V Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino.O Ensino Reflexivo da Gramática: em busca de soluções para problemas de segmentação da escrita. 2007. (Seminário).

37.
Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul. A relação entre os constituintes prosódicos e a hipossegmentação da escrita. 2006. (Congresso).

38.
IV Seminário Nacional Sobre Linguagem e Ensino.A Hipersegmentação nos Dados de aquisição da Escrita. 2005. (Seminário).

39.
Globalização, Educação e Formação Docente - A Pesquisa em Educação. 2004. (Seminário).

40.
III Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras. 2004. (Congresso).

41.
6º Encontro Nacional sobre Aquisição de Linguagem.A influência da hierarquia prosódica na aquisição da língua escrita. 2003. (Encontro).

42.
Ciclo de Palestras - Aspectos e Desafios da Francofonia. 2003. (Seminário).

43.
Educação em Tempo de Rede - A Construção de um Conhecimento mais Global dos Sistemas de ensino e o Vestibular. 2003. (Seminário).

44.
XII Congresso De Iniciação Científica - V Encontro da Pós-Graduação. Os constituintes prosódicos e a segmentação da escrita nas séries iniciais. 2003. (Congresso).

45.
II Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras. 2002. (Congresso).

46.
III Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino. 2001. (Seminário).

47.
Seminário Regional de Professores de Frânces - Nos Rumos do Plurilingüismo. O Francês: Vice La Différence!. 2001. (Seminário).

48.
5º Encontro Nacional sobre Aquisição de Linguagem e 1º Encontro Internacional sobre Aquisição de Linguagem. 2000. (Encontro).

49.
Colóquio 2000 Palavras: O Futuro das Letras. O olhar feminino. 2000. (Congresso).

50.
Colóquio 2000 Palavras: O Futuro das Letras e do Minicurso: Literatura o Discurso Encantatório. O olhar feminino. 2000. (Congresso).

51.
Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras. 2000. (Congresso).

52.
III Círculo de Estudos Lingüísticos, IV Seminário Internacional de Lingüística e X Encontro Regional do Projeto VARSUL. 1999. (Congresso).

53.
III Seminário Internacional de História da Literatura. 1999. (Seminário).

54.
II Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino. 1999. (Seminário).

55.
XVII Seminário de Extensão Universitária da Região Sul.Painel - Círculo de Leitura. 1999. (Seminário).

56.
V Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. 1998. (Congresso).

57.
IV Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem. 1997. (Encontro).

58.
Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino. 1997. (Seminário).

59.
Ciclo de Palestras: Os Surrealistas - Letras, Teatro e Artes Plásticas. 1996. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Seminário de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2014. (Outro).

2.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Seminário 16 horas de Formação da Matemática do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2014. (Outro).

3.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Seminário 40 horas de Formação da Linguagem do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2014. (Outro).

4.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Seminário Estadual do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2014. (Outro).

5.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Seminário de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Novembro. 2014. (Outro).

6.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Seminário de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Outubro. 2014. (Outro).

7.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. 2ª Edição Seminário 40 horas de Formação de Linguagem do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2014. (Outro).

8.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Seminário de Formação de Linguagem do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Setembro. 2014. (Outro).

9.
MIRANDA, Ana Ruth Moresco ; CUNHA, Ana Paula Nobre da ; NORNBERG, Marta ; PORTO, Gilceane C. ; DONICHT, Gabriele . Semana de Formação (40h) - Porto Alegre - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2013. (Outro).

10.
MIRANDA, Ana Ruth Moresco ; CUNHA, Ana Paula Nobre da ; NORNBERG, Marta ; PORTO, Gilceane C. ; DONICHT, Gabriele . Semana de Formação (40h) - Pelotas - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2013. (Outro).

11.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Seminário Regional de Professores de Francês - Nos Rumos do Plurilingüismo. O Francês: Vive La Différence. 2001. (Congresso).

12.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. Colóquio 2000 Palavras: O Futuro das Letras. 2000. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Marceli Tessmer Blank. Influências fonológicas na aquisição da escrita do português por crianças bilíngues (pomerano - português brasileiro). 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, . Coorientador: Ana Paula Nobre da Cunha.

2.
Pâmela Renata Machado Araújo. O nível de representação do conhecimento ortográfico de professores dos anos iniciais. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, . Coorientador: Ana Paula Nobre da Cunha.

3.
Carmen Regina Gonçalves Ferreira. Um estudo sobre a segmentação não-convencional na aquisição da escrita de alunos de EJA. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Ana Paula Nobre da Cunha.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Kelen Pereira Farias. Um estudo sobre a acentuação gráfica em textos de alunos dos anos finais do ensino fundamental. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letras (Linguística Aplicada)) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Ana Paula Nobre da Cunha.

2.
Cristiane Oliveira. A produção da narrativa nos anos iniciais e sua relação com as imagens. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letras (Linguística Aplicada)) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Ana Paula Nobre da Cunha.

3.
Marina Cabreira Rocha. Um estudo sobre a aquisição da escrita em duas turmas de diferentes escolas: zona urbana X zona rural. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letras) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Ana Paula Nobre da Cunha.

Iniciação científica
1.
Nadyne Souza da Silva. Aquisição da escrita no espanhol. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Pelotas, Pró-reitoria de Pesquisa e pós-graduação. Orientador: Ana Paula Nobre da Cunha.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CUNHA, Ana Paula Nobre da. As segmentações não convencionais da escrita inicial: o troqueu silábico e sua relação com o ritmo linguístico do PB e do PE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MIRANDA, Ana Ruth Moresco ; CUNHA, Ana Paula Nobre da . Indícios de reestruturação do conhecimento da língua em dados de reparo na escrita inicial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Outras informações relevantes


Durante o ano de 2005, trabalhei voluntariamente na organização dos dados do projeto "Aquisição e Desenvolvimento da Escrita: Ortografia", desenvolvido na FaE - UFPel, sob a coordenação da professora Ana Ruth Moresco Miranda.

Em 2009, realizei coleta de dados, em turmas de séries iniciais, em dois Agrupamentos de Escolas de Ensino Básico da região metropolitana da cidade do Porto, Portugal.

Coordenadora-adjunta, na UFPel, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa



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