Ana Luiza Pires de Freitas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3537852570085624
  • Última atualização do currículo em 11/08/2018


Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2016), com estágio de doutorado sanduíche na Lancaster University/UK (CAPES, 2015), Mestre em Linguagem no Contexto Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2006), Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo Gráfico e Audiovisual) e Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1986 e 1994). Docente do Departamento de Educação e Humanidades da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), onde é professora dos Cursos de Graduação e dos Programas de Pós-Graduação e de Formação Docente. Articuladora do projeto de ensino em língua inglesa por professores das áreas aplicadas à saúde na Universidade, desenvolveu estágios de formação nas universidades de Utrecht (NL) e Maastricht (NL). É coordenadora do Programa Idiomas Sem Fronteiras (SESu/MEC) na UFCSPA e membra do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras voltadas para a internacionalização. Atua principalmente nos temas: internacionalização do ensino superior, ensino de inglês como língua adicional, ensino de língua para propósitos específicos, formação de professores, formação continuada e organização de cursos, bem como na produção de programas e materiais de ensino. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Luiza Pires de Freitas
Nome em citações bibliográficas
FREITAS, Ana Luiza Pires de

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Rua Sarmento Leite, 245
Centro
90050-170 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (051) 33039000
Ramal: 8768
Fax: (051) 33038810
URL da Homepage: www.ufcspa.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
com período sanduíche em Lancaster University (Orientador: Tony McEnery).
Título: Proficiência Escrita em Inglês Especializado: Estudo de Corpus de Abstracts em Medicina, Nutrição e Farmácia, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Maria José Bocorny Finatto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Abstracts, Corpus Linguistics, Health Sciences.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas / Especialidade: Ensino.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2006
Mestrado em Linguagem no Contexto Social.
Universidade Federal, UFRGS, Brasil.
Título: With a little help from my friend: um estudo sobre o reparo levado a cabo pelo terceiro na sala de aula de língua estrangeira,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Pedro de Moraes Garcez.
1990 - 1994
Graduação em Letras Complementação Pedagógica.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1982 - 1986
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.




Formação Complementar


2012
Curso de Formação Continuada de Professores. (Carga horária: 13h).
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.
2012
Curso de Professores Tutores. (Carga horária: 30h).
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.
2012
Curso de Capacitação para Educação à Distância. (Carga horária: 90h).
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.
2016 - 2016
I Workshop Pedagógico IsF-Inglês e Universidades Britânicas. (Carga horária: 22h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Exapnding horizons in Problem-based Learning. (Carga horária: 80h).
Maastricht University, UM, Holanda.
2014 - 2014
Corpus Linguistics: Method, Analysis, Interpretati. (Carga horária: 24h).
Lancaster University, LANCASTER, Inglaterra.
2014 - 2014
V Encontro Nacional IsF. (Carga horária: 32h).
Secretaria de Educação Superior - Ministério da Educação, SESU/MEC, Brasil.
2014 - 2014
4o Enconotro Nacional de Representantes do IsF. (Carga horária: 18h).
Ministério de Educação e Cultura, MEC, Brasil.
2014 - 2014
Fórum Brasil-Canadá de Ensino Superior. (Carga horária: 16h).
Embaixada do Canadá, EC, Canadá.
2013 - 2013
2o Encontro Nacional de Representantes do ISF. (Carga horária: 18h).
Ministério de Educação e Cultura, MEC, Brasil.
2013 - 2013
Methodology for Teachers in Bilingual Higher Educa. (Carga horária: 60h).
Utrecht University, UU, Holanda.
2013 - 2013
3o Encontro Nacional de Representates do ISF. (Carga horária: 18h).
Ministério de Educação e Cultura, MEC, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Ambientação Acadêmica. (Carga horária: 10h).
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.
2012 - 2012
1o Encontro Nacional de Representates do ISF. (Carga horária: 18h).
Ministério de Educação e Cultura, MEC, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Seminários de Formação Docente. (Carga horária: 6h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2003 - 2003
Curso de formação pedagógica à distância. (Carga horária: 80h).
Yázigi Internexus Nacional, YIN, Brasil.
1999 - 2000
Gestão de Pessoas Práticas de Gestão. (Carga horária: 64h).
Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Rs, SINEPE, Brasil.
1995 - 1995
Reflexão Pesquisa e Aprendizgem Em Sala de Aula. (Carga horária: 45h).
Yázigi Internexus, YI, Brasil.
1994 - 1994
Language Improvement And Teacher Training. (Carga horária: 50h).
International Language Academy, ILA, Inglaterra.


Atuação Profissional



Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Ministrada: Leitura e Interpretação Textual em Inglês I Leitura e Interpretação Textual em Inglês II Interação e Saúde Outras Atividades: Membra do Conselho de Ensino PEsquisa e Extensão (CONSEPE), eleita em novembro de 2012. Representante da Universidade no MEC para o Programa Inglês Sem Fronteiras a partir de julho de 2012. Organizadora dos Exames de Proficiência Anuais do Programas de Pós-Graduação UFCSPA a partir de 2012/2. Membra da Comissào de Gerenciamento do Programa Ciência Sem Fronteiras a partir de 30 de novembro de 2012. Suporte à Pró-Reitoria de Planejamento ao à Revisão de Documentos Institucionais em Língua Inglesa a partir de julho de 2012.


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora, Carga horária: 20


Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Aspectos de Fonologia do Inglês Abordagens Temáticas da Literatura de Língua Inglesa Prática de Compreensão e Produção Oral em Inglês Língua Inglesa: Questões de Variação e Identidade Projetos de Ensino em Inglês Laboratório de Ensino de Inglês Inglês para Engenharias - ESP Inglês I Metodologias do Ensino de Inglês Inglês para o Curso de Gestão para Inovação e Liderança: Programa Preparatório para o Canadá, Inglês Pós Avançado, Inglês Pré-Avançado. Inglês VI, Língua e Interação Comitê de Avaliações de Proficiência: Elaboração e Aplicação de Prificiências para o Curso de Comércio Exterior Membra da Equipe Corretora das Correções do Vestibular em 2010/2, 2011/1, 2011/2.


Centro Superior de Tecnologia TECBrasil, TECBRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Área de Línguas Adicionais, Carga horária: 10
Outras informações
Atuação nas Unidades de Porto Alegre, Caxias e Bento Gonçalves

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Terceirizado, Carga horária: 10
Outras informações
Organizadora do Centro de Línguas Estrangeiras - Programa de Extensão e Complementar a Graduandos para Complemento de Carga Horária dos Cursos Técnicos Superiores


Yázigi Internexus, YI, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Acadêmica, Carga horária: 40

Atividades

3/1999 - 8/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Curso de Formação de Professores
Língua Inglesa
3/1983 - 8/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
Metodologias de Ensino
1/2003 - 7/2009
Treinamentos ministrados , Porto Alegre, Unidades de Porto Alegre.

Treinamentos ministrados
Pre-Service de Professores
10/2000 - 07/2009
Serviços técnicos especializados , Porto Alegre, Unidades de Porto Alegre.

Serviço realizado
Formatação de Cursos Com Propósitos Específicos.
2/2003 - 2/2009
Direção e administração, Porto Alegre, Unidades de Porto Alegre.

Cargo ou função
Diretor de Unidade.
1/2003 - 2/2009
Direção e administração, Porto Alegre, Unidades de Porto Alegre.

Cargo ou função
Diretora.
8/2002 - 12/2007
Serviços técnicos especializados , Porto Alegre, Unidades de Porto Alegre.

Serviço realizado
Coordenação de Aplicação dos Exames TOEIC.
12/2000 - 12/2004
Serviços técnicos especializados , Porto Alegre, Unidades de Porto Alegre.

Serviço realizado
Superintendência de Aplicação dos Exames da Universidade de Londres em Porto Alegre.
12/1999 - 12/2003
Serviços técnicos especializados , Porto Alegre, Unidades de Porto Alegre.

Serviço realizado
Coordenação de Aplicação dos Exames de Língua para AIESEC.
8/2002 - 12/2002
Treinamentos ministrados , Porto Alegre, Unidades de Porto Alegre.

Treinamentos ministrados
InService de Professores
8/1998 - 12/2002
Direção e administração, Porto Alegre, Unidades de Porto Alegre.

Cargo ou função
Coordenadora Acadêmica.
3/2002 - 7/2002
Treinamentos ministrados , Porto Alegre, Unidades de Porto Alegre.

Treinamentos ministrados
InService de Professores
8/2001 - 12/2001
Treinamentos ministrados , Porto Alegre, Unidades de Porto Alegre.

Treinamentos ministrados
InService de Professores
8/2001 - 10/2001
Serviços técnicos especializados , Porto Alegre, Unidades de Porto Alegre.

Serviço realizado
Coordenação do Grupo de Versão - Site fundação Iberê Camargo.
3/2001 - 7/2001
Treinamentos ministrados , Porto Alegre, Unidades de Porto Alegre.

Treinamentos ministrados
InService de Professores
1/2001 - 1/2001
Treinamentos ministrados , Porto Alegre, Unidades de Porto Alegre.

Treinamentos ministrados
Pre-Service de Professores
8/2000 - 12/2000
Treinamentos ministrados , Porto Alegre, Unidades de Porto Alegre.

Treinamentos ministrados
InService de Professores
3/2000 - 7/2000
Treinamentos ministrados , Porto Alegre, Unidades de Porto Alegre.

Treinamentos ministrados
InService de Professores
1/2000 - 1/2000
Treinamentos ministrados , Porto Alegre, Unidades de Porto Alegre.

Treinamentos ministrados
Treinamento de Professores Novos
7/1999 - 8/1999
Treinamentos ministrados , Porto Alegre, Unidades de Porto Alegre.

Treinamentos ministrados
Treinmento de Professores Novos
1/1999 - 1/1999
Treinamentos ministrados , Porto Alegre, Unidades de Porto Alegre.

Treinamentos ministrados
Seleção e Treinamento de Professores Novos
1/1995 - 7/1998
Direção e administração, Porto Alegre, Unidades de Porto Alegre.

Cargo ou função
Gerente de Cursos.
1/1997 - 2/1997
Serviços técnicos especializados , Unidade Sarasota Fl, Estados Unidos.

Serviço realizado
Coordenadora Acadêmica do Programa Intercultural.
7/1996 - 7/1996
Serviços técnicos especializados , Unidade Sarasota Fl, Estados Unidos.

Serviço realizado
Coordenadora Acadêmica do Programa Intercultural.
1/1996 - 2/1996
Serviços técnicos especializados , Unidade Sarasota Fl, Estados Unidos.

Serviço realizado
Coordenadora Acadêmica do Programa Intercultural.
7/1995 - 7/1995
Serviços técnicos especializados , Unidade Sarasota Fl, Estados Unidos.

Serviço realizado
Coordenadora de Alunos do Programa Intercultural.
1/1995 - 2/1995
Serviços técnicos especializados , Unidade Sarasota Fl, Estados Unidos.

Serviço realizado
Coordenação de Alunos do Programa Intercultural.
1/1993 - 12/1994
Direção e administração, Porto Alegre, Unidades de Porto Alegre.

Cargo ou função
Assistente Pedagógica de Campo.
7/1994 - 7/1994
Serviços técnicos especializados , Unidade Sarasota Fl, Estados Unidos.

Serviço realizado
Ensino de Inglês Como 2a Língua.
7/1993 - 7/1993
Serviços técnicos especializados , Unidade Sarasota Fl, Estados Unidos.

Serviço realizado
Ensino de Inglês Como 2a Língua.
1/1990 - 12/1992
Direção e administração, Porto Alegre, Unidades de Porto Alegre.

Cargo ou função
Orientadora Pedagógica.
3/1988 - 12/1989
Direção e administração, Porto Alegre, Unidades de Porto Alegre.

Cargo ou função
Assistente Pedagógica.


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
GELCORP-SUL- Grupo de Estudos em Linguística de Corpus do Sul
Descrição: Estudos sobre padrões de uso/convencionalidades da língua mediante princípios e metodologias da Linguística de Corpus, tal como apresentada no Brasil por Berber Sardinha em 2004. Essses estudos envolvem a descrição das línguas para diferentes fins, tais como o ensino, a tradução, a produção de dicionários e de outros recursos para recuperação e organização da informação. São estudadas linguagens técnico-científicas e linguagem cotidiana, não especializada. Na linguagens especializadas, utilizamos abordagens não restritas às terminologias, considerando o todo dos textos, os modos de dizer, as convencionalidades, as combinatórias de palavras, os enunciados defintórios, a enunciação específica de cada gênero textual em diferentes áreas de conhecimento e em diferentes línguas. No âmbito das linguagens especializadas, nossos trabalhos dirigem-se principalmente aos estudantes de tradução e aos aprendizes de línguas para propósitos específicos, sem esquecer dos interessados em conhecer os usos da língua através das abordagens descritivas da Linguística de Corpus. Alguns resultados dos estudos em linguagens especializadas já estão acessíveis pelo site no Projeto TEXTQUIM e seus desdobramentos (com ferramentas para exploração de corpora, dicionários e catálogos de construções recorrentes). Para contrapontos com as práticas textuais científico-técnicas,estudamos padrões de textos de jornais populares, enfoque que envolve as pesquisas PorPopular e PorLexbras, a qual pretende gerar de um Dicionário de Português como Língua Estrangeira/Língua Adicional oferecido gratuitamente on-line. O grupo é integrado por professores e estudantes da UFRGS, da PUCRS, da UFU e tem a participação de professor e de estudantes do ensino médio do Colégio de Aplicação da UFRGS, que fazem também iniciação científica com contatos com a Linguística de Corpus. Recursos humanos Pesquisadores.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2012
Interação Social e Etnografia
Descrição: O Grupo de Pesquisa em Interação Social e Etnografia (ISE) reúne pesquisadores interessados na organização da fala-em-interação social, sobretudo em cenários institucionais escolares. Tomou corpo inicialmente como grupo de estudos na UFSC em 1998. Em meados de 2001, antigos e novos integrantes reiniciaram encontros regulares, agora na UFRGS. O Grupo ISE constitui referência e apoio para mestrandos e doutorandos da especialidade em Lingüística Aplicada do PPG/Letras-UFRGS e mantém constante interlocução com o Grupo de Pesquisa Programa de Português para Estrangeiros (PPE), liderado por Margarete Schlatter. Oferece apoio a atividades de transcrição e metodologia de pesquisa interpretativa. Desde a sua formação como tal, o Grupo tem repercutido e divulgado seus trabalhos em congressos, publicações acadêmicas e oficinas de trabalho com pesquisadores visitantes, como em 2006, quando tivemos a visita de Lorenza Mondada (Université Lyon/CNRS, França), e em 2008, de Alan Firth (Newcastle University, Inglaterra). As duas linhas de pesquisa -- Microetnografia Escolar (Garcez, 2008) e Análise da Conversa Etnometodológica (Loder e Jung, 2008) -- estão integradas, embora alguns pesquisadores e trabalhos do Grupo se filiem mais a uma ou a outra. Além de monografias de conclusão de cursos de graduação, mestrado e doutorado, duas obras representativas da produção conjunta do Grupo, organizadas por Letícia L. Loder e Neiva M. Jung, foram publicadas recentemente pela editora Mercado de Letras: "Fala-em-interação social: uma introdução à Análise da Conversa Etnometodológica" (2008) e "Análises de fala-em-interação institucional: a perspectiva da Análise da Conversa Etnometodológica" (2009). Preocupações recentes têm se voltado para a compreensão e a observação do fazer aprendizagem na fala-em-interação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - Atual
Estudos em Educação e Tecnologias da Informacao e Comunicação em Saúde
Descrição: A formação original deste grupo de pesquisa ocorreu em 2004, sob a denominação NEESCO (Nucleo de Estudos em Educação e Saude Coletiva), com a participação de profissionais de diversas áreas como educação, saúde coletiva e nutrição. Com a transformação da UFCSPA em universidade, com a ampliação dos cursos e ingresso de docentes de diferentes áreas, o grupo foi renomeado (em 2009) passando a ser denominado NEIIS - Núcleo de Estudos em Educação e Informação em Saúde. As possibilidades de parcerias e reconfiguração do grupo de pesquisa na instiutição levou a sua atual caracterização e constituição em "ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SAÚDE", com o estabelecimento de novas parcerias de estudo e pesquisa e linhas de investigação, justificando a renomeação e redirecionamento dos seus interesses de investigação e suas ações no âmbito da pesquisa. As repercussões dos estudos e pesquisas do grupo envolvem implicações nos processos educativo e formativos na área da saúde, dentre os quais se destaca: repensar a formação básica e a educação permanente ofertada na instituição; refletir sobre os processos educativos na educação superior na perpectiva da autorregulação da aprendizagem; investigar os processos de formação pedagógica dos professores e a prática educativa do profissionais de saúde em formação; investigar os processos e usos das tecnologias da informação e comunicação em saúde..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
1991 - Atual
TERMISUL - Projeto Terminológico Cone Sul
Descrição: Fundado em 1991 por Maria da Graça Krieger e Anna Maria Becker Maciel no Instituto de Letras da UFRGS, em Porto Alegre-RS. Identificado com a formação e pesquisa em Terminologia e com a produção de obras de referência: a) "Dicionário de Direito Ambiental" (UFRGS/MPF,1998), versão impressa e CD, relativo à legislação ambiental brasileira de 1934 a 1998. Termos em português e equivalentes em inglês e espanhol; b) "Glossário Multilíngüe de Direito Ambiental Internacional" (Editora Forense, RJ, 2004), 2800 entradas inteiramente em português, espanhol, inglês e francês; c) "Glossário de Gestão Ambiental" (Disal, 2006), 550 entradas em português e equivalentes em alemão, espanhol, inglês e francês; d) 2ª edição do Dicionário de Direito Ambiental (Lexikon, RJ, 2008) completamente revisada e atualizada. Trabalhos dos primeiros 10 anos do grupo estão em "Temas de Terminologia" (UFRGS, Humanitas USP, 2001). Suas pesquisadoras M.G. Krieger e M.J. Finatto publicaram "Introdução à Terminologia: Teoria e Prática" (Contexto, SP, 2004). Visitantes do país, do Mercosul e da Europa procuram sua sede para jornadas de formação e cooperação. Introdutor da disciplina "Terminologia" no curso de tradutor da UFRGS, criou a linha de pesquisa "Lexicografia e Terminologia: Relações Textuais" no PPG-Letras-UFRGS. A pesquisa "ACERVO TERMISUL: Padrões da Linguagem Legal, Normativa e Científica" traz objetos de aprendizagem em www.ufrgs.br/termisul, além de ferramentas e tutoriais para pesquisas em Terminologia, Lexicografia, Tradução, Lingüística de Corpus e Lingüística Computacional. Desde 2010, coordenado por Cleci R. Bevilacqua e Patricia C. R. Reuillard, desenvolve o projeto PROJECOM - COMBINATORIAS LEXICAS ESPECIALIZADAS DA LINGUAGEM LEGAL, NORMATIVA E CIENTÍFICA - para criar uma base de combinatórias léxicas especializadas multilíngüe da linguagem legal (Legislação Ambiental), normativa (Gestão Ambiental) e científica (Cardiologia) associada a bases textuais e ferramentas já disponíveis..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (8) .
Integrantes: Ana Luiza Pires de Freitas - Coordenador / Maria José Bocorny Finatto - Integrante / Ana Eliza Pereira Bocorny - Integrante / Anna Maria Becker Maciel - Integrante / Carlos Eduardo Ramisch - Integrante / Cleci Regina Bevilacqua - Integrante / Cláudia Mendonça Scheeren - Integrante / Cristiane Krause Kilian - Integrante / Denise Regina de Sales - Integrante / Leandro Henrique Mendonça de Oliveira - Integrante / Maria da Graça Krieger - Integrante / Maria Izabel Plath da Costa - Integrante / Patrícia Chittoni Ramos Reuillard - Integrante / Sandra Dias Loguercio - Integrante.


Projetos de extensão


2002 - 2002
Projeto Convênio UERGS para Ensino de Inglês por Sistema de Vídeo Conferência
Descrição: Projeto de Extensão desenvolvido por meio de convênio firmado entre Yázigi Porto Alegre e UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - para ensino de língua inglesa para os cursos de graduação e funcionários. As aulas foram ministradas por meio de vídeo conferência a partir do campus central em Porto Alegre simultaneamente para alunos dos campi de Porto Alegre, Alegrete, São Francisco de Paula e Cruz Alta. O curso e o projeto de desenvolvimento de professores para lidar com os recursos tecnológicos dispostos foram promovidos pelo Núcleo de Informática na Eduacação da UERGS.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (24) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ana Luiza Pires de Freitas - Integrante / João Renê Pereira Hass - Integrante / Mara Lúcia Carneiro - Coordenador.Financiador(es): Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e Yázigi Internexus - Cooperação.


Outros Projetos


2003 - 2008
Projeto de Ensino de Inglês para a Comunidade
Descrição: Coordenação geral do projeto de ensino de inglês para a comunidade, abrangendo formação continuada de professores e desenvolvimento de competência comunicativa em pré-adolescentes. Projeto (ONG) WimBelémDon: http://www.wimbelemdon.com.br/.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ana Luiza Pires de Freitas - Coordenador.Financiador(es): Yázigi Internexus - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2010 - Atual
Periódico: BELT Journal - Brazilian English Language Teaching
2007 - Atual
Periódico: Newsletter APIRS
2006 - Atual
Periódico: Newsletter APIRS


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Brazilian English Language Teaching Journal - BELT
2012 - Atual
Periódico: Revista Bem Legal
2013 - Atual
Periódico: Entrelinhas (UNISINOS) (1806-9509)
2016 - Atual
Periódico: Debate Terminológico
2016 - Atual
Periódico: Revista Trama (UNIOESTE. Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
1º Lugar no Concurso Público para Provimento do Cargo de Professor de 3º Grau na Área de Letras - Língua Inglesa, UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre., Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FREITAS, Ana Luiza Pires de2017FREITAS, Ana Luiza Pires de; FINATTO, M. J. B. . MODOS DE NARRAR A CIÊNCIA NOS CONTEXTOS INTERNACIONAL E BRASILEIRO: PROFICIÊNCIA ESCRITA EM LÍNGUA INGLESA PARA A PRODUÇÃO DE ABSTRACTS EM CIÊNCIAS DA SAÚDE. REVISTA TRAMA (UNIOESTE. ONLINE), v. 13, p. 24-24, 2017.

2.
FREITAS, Ana Luiza Pires de2015FREITAS, Ana Luiza Pires de; FINATTO, M. J. B. . DESENVOLVIMENTO DA PROFICIÊNCIA ESCRITA EM INGLÊS. Revista Entrelinhas, v. 9, p. 234-266, 2015.

3.
FREITAS, Ana Luiza Pires de2011FREITAS, Ana Luiza Pires de. ?AULA NOTA 10? X O ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS: DIFERENTES PROPOSTAS DE LETRAMENTO. Signos (UNIVATES), v. 32, p. 09-21, 2011.

4.
FREITAS, Ana Luiza Pires de2004FREITAS, Ana Luiza Pires de; GIBK, C. S. . The Vygotskyan Concepts of ZPD and Scaffolding Framed from the EFL Context. Apirs Neesletter, v. 03, p. 05-05, 2004.

5.
FREITAS, Ana Luiza Pires de1999FREITAS, Ana Luiza Pires de. Wolfing The World By Means Of English. Apirs Newsletter, Porto Alegre/RS, v. 08, n.02, p. 03-04, 1999.

6.
FREITAS, Ana Luiza Pires de1993FREITAS, Ana Luiza Pires de; CREMER, Elizabeth ; MACHADO, Zenir Flores . A Preliminary Step Towards Action Research. Apirs Newsletter, Porto Alegre/RS, v. 03, n.02, p. 04-04, 1993.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; Simone Sarmento (Org.) . O ensino do Inglês como língua estrangeira II: estudos e reflexões. 420. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009. v. 02. 322p .

Capítulos de livros publicados
1.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; BILLIG, J. D. ; FORTES, M. S. . Construindo Práticas Sociais no Campo da Saúde no Ensino de Inglês. In: Cleidilene Ramos Magalhães; Cecília Dias Flores; Alexandre do Nascimento Almeida. (Org.). Educação e Saúde: Olhares Interdisciplinares. 1ed.Campinas: Pontes, 2018, v. 1, p. 9-377.

2.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; GIBK, C. S. . A View of Modeling: From Drilling to Participation.. In: Simone Sarmento. (Org.). Proceedings of the 17th annual convention: what about teachers' develpment. 1aed.Canoas: ULBRA, 2011, v. 01, p. 18-24.

3.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; Teixeira, Luciana . Revisiting the concept of authenticity in the language classroom. In: Simone Sarmento. (Org.). What about teachers'development?. 1aed.Canoas: ULBRA, 2011, v. 01, p. 99-109.

4.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; Eveli, Seganfredo . A Adoção da Estratégia de Auto-Avaliação com Prática Pedagógica. In: Freitas, Ana Luiza; Sarmento, Simone. (Org.). O ensino do Inglês como língua estrangeira: estudos e reflexões II. E59ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009, v. 02, p. 29-48.

5.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; MACHADO, Zenir Flores . Noções Fundamentais: A Organização Da Tomada De Turnos Na Fala-Em-Interação. In: Letícia Ludwig Loder; Neiva Maria Jung. (Org.). Fala-em-interação social: uma introdução à Análise da Conversa Etnometodológica. 1aed.Porto Alegre: Mercado das Letras, 2008, v. 01, p. 59-94.

6.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; GIBK, C. S. . Buenas Tardes e Abadá: de que é feita a agenda de uma aula de espanhol como língua estrangeir2005. In: Ana Maria de Mattos Guimarães; Ana Maria Stahl Zilles. (Org.). Congresso Internacional de Linguagem e Interação. São Leopoldo: UNISINOS, 2005, v. , p. -.

7.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; Eveli, Seganfredo . Proposta de Instrumento Avaliativo para Seleção de Professores de Língua Portugues. In: Ana Maria de MAttos Guimarães; Ana Maria Stahl Zilles. (Org.). Congresso Internacional de Linguagem e Interação. São Leopoldo: UNISINOS, 2005, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; GIBK, C. S. . A View of Modeling: From Drilling to Participation. In: What about teachers'development?, 2011, Canoas. Proceedings of the 17th annual convention: what about teachers' develpment - organizado por Simone Sarmento: ULBRA/ 2011. Canoas: ULBRA, 2011. v. 1. p. 18-24.

2.
Teixeira, Luciana ; FREITAS, Ana Luiza Pires de . Revisiting the concept of authenticity in the language classroom. In: What about teachers'development?, 2011, Canoas. Proceedings of the 17th annual convention: what about teachers' develpment - organizado por Simone Sarmento: ULBRA/ 2011. Canoas: ULBRA, 2011. v. 1. p. 99-109.

3.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; Eveli, Seganfredo . Proposta de Instrumento Avaliativo para Seleção de Professores de Língua Portuguesa. In: Congresso Internacional de Linguagem e Interação, 2005, São Lepoldo. III Colóquio Nacional de Filosofia da Linguagem: Linguagem e Interação. São Leopoldo: UNISINOS, 2005.

4.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; GIBK, C. S. . Buenas Tardes e Abadá: de que é feita a agenda de uma aula de espanhol como língua estrangeira?. In: Congresso Internacional de Linguagem e Interação, 2005, São Leopoldo. III Colóquio Nacional de Filosofia da Linguagem e Interação. São Leopoldo: UNISINOS, 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; FINATTO, M. J. B. . Written Proficiency in English for Specific Purposes: a Corpus Study of Abstracts in Health Sciences. In: Corpus Linguistics Conference 2017, 2017, Birmingham. CL2017ExtendedAbstracts.pdf. Birmingham: University of Birmingham, 2017. v. 1. p. 1-794.

2.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; FINATTO, M. J. B. . PROFICIÊNCIA ESCRITA EM LÍNGUA INGLESA PARA A PRODUÇÃO DE ABSTRACTS EM CIÊNCIAS DA SAÚDE: UM ESTUDO DE CORPUS. In: XIV Encontro de Linguística de Corpus - ELC 2017, 2017, São Leopoldo. Caderno de Resumos ELC-EBRALC 2017. São Leopoldo: Editora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2017. v. 1. p. 2-112.

3.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; FINATTO, M. J. B. . Promoting Proficiency in Abstract Writing: A Corpus Driven Study in Health Scienceso. In: Corpus Linguistics 2015, 2015, Lancaster/UK. Corpus Linguistics 2015 - Abstract Book. Lancaster: Lancaster University, 2015. v. 1. p. 2-460.

4.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. On Doing Being a Girl. In: IGALA 7, 2012, São Leopoldo. IGALA Proceedings of the Seventh International Gender and Language Association Conference. São Leopoldo/RS: Casa Leiria, 2012. v. 1. p. 300-300.

5.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; Salimen, Paola ; GIBK, C. S. . O sucesso interacional no fazer aprender em diferentes contextos de aprendizagem de língua. In: IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2011, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos IX CBLA, 2011.

6.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; GIBK, C. S. . A View of Modeling: From Drilling to Participation. In: 17th Convenção da Associação dos Professores de Inglês do Rio Grande do Sul - What About Teachers' Development?, 2011, Canoas. Convention Booklet, 2011.

7.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; GIBK, C. S. ; Salimen, Paola . Diferentes Perspectivas de Sucesso Interacional no Fazer Aprender de uma Segunda Língua e de uma Língua Adicional In: Congresso Internacional de 'Linguagem e Interação II, 2010, São Leopoldo.. In: Congresso Internacional de Linguagem e Interação II, 2010, São Leopoldo. Anais do Congresso Internacional Linguagem e Interaçao II. São Leopoldo: Casa Leiria, 2010. p. 646-647.

8.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; Salimen, Paola . Três visões de língua e suas implicações para o ensino e aprendizagem de LA. In: XI Congresso de Professores de Língua Inglesa dos Estados do Sul, 2009, Florianópolis. Anais do XI Congresso de Professores de Língua Inglesa dos Estados do Sul, 2009.

9.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. With a little help from my friend. In: XII Convenção da Associação dos Professores de Inglês do RS, 2006, Porto Alegre. Englishes of the World, 2006.

10.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; VIEIRA, Johanne Basso . Trends in Learning Assessment. In: IV Yázigi Internexus Language Teaching PRactice, 1999, São Paulo. IV YILTS: Confronting our practices, 1999. v. 01. p. 26-26.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; Salimen, Paola . Que letramaneto é esse?. In: IX Yázigi Internexus Language Teaching Seminar, 2009, São Paulo. IX YILTS Multiple Dimensions of Leaning, 2009. v. 01. p. 19-19.

2.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; Eveli, Seganfredo . Proposta de Instrumento Avaliativo para Seleção de Professores de Língua Portuguesa. In: Congresso Internacional de Linguagem e Interação, 2005, São Leopoldo. Anais do Congresso Internacional de Linguagem e Interação, 2005.

3.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; GIBK, C. S. . Buenas Tardes e Abadá - De que é feita a agenda de uma aula de espanhol como língua estrangeira. In: Congresso Internacional de Linguagem e Interação, 2005, São Leopoldo. Anais do Congresso Internacional de Linguagem e Interação, 2005.

4.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; LODER, L. L. . Reflexões Microinteracionais sobre a construção da identidade de autor da história em interações cotidianas face a face. In: VII Congresso Brasileiro de linguística Aplicada, 2004, São Paulo. Anais do VII CBLA, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; DELGADO, . O. K. . English as a Medium of Instruction (EMI) at UFCSPA and PUCRS: an asset in fostering internationalization at home. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; ESPERANDIO, I. B. . Sharing Good Internationalization Practices from a University in Health Sciences. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. The role of English in the Internationalization of Brazilian Higher Education. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. A Língua Inglesa e a Capacitação em Humanidades como Instrumento para a Internacionalização. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; FINATTO, M. J. B. . Proficiência escrita em língua inglesa para a produção de abstracts em ciências da saúde: um estudo de corpus. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; FINATTO, M. J. B. . Written Proficiency in English for Specific Purposes: a Corpus Study of Abstracts in Health Sciences. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; TRAVERSO, P. . Language Policies for Internationalization of Higher Education in Brazil and Argentina: FAUBAI Language Policies SIG. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; DELGADO, . O. K. ; Simone Sarmento . English as a Medium of Instruction. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; ESPERANDIO, I. B. . Compartilhando Boas Práticas de Internacionalização de uma Universidade de Ciências da Saúde. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SCHNACK, C. ; FREITAS, Ana Luiza Pires de . : A sala de aula orientada por projetos de aprendizagem e pelo desenvolvimento de letramentos: reflexões sobre os (novos) perfis de professores/as. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; GERBASE, M. W. . A Experiência de Formação para a Docência em Língua Inglesa em uma Universidade de Ciências da Saúde. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; GERBASE, M. W. . A experiência de formação para a docência em língua inglesa em uma universidade de ciências da saúde. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; FINATTO, M. J. B. . Promoting Proficiency in Abstract Writing: A Corpus Driven Study in Health Sciences. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Fostering Bilingualism in Higher Education: Myth or Possible Truth?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Public Policies in higher Education: IsF. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Public Policies in higher Education: IsF. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Public Policies in higher Education: IsF. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. DESENVOLVIMENTO DA PROFICIÊNCIA ESCRITA EM INGLÊS ESPECIALIZADO: UM ESTUDO DE CORPUS DE ABSTRACTS EM CIÊNCIAS DA SAÚDE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Desenvolvimento da Proficiência Escrita em Inglês Especializado: Implicações Pedagógicas de um Estudo de Corpus de Abstracts em Ciências da Saúde. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Desenvolvendo Letramentos pelo Ensino de Língua Inglesa para Fins Específicos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
Simone Sarmento ; FREITAS, Ana Luiza Pires de . Educando para Ler o Mundo Criticamente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
Corteze, Paula ; FREITAS, Ana Luiza Pires de . A Case Study on the Co-Construction of Variation & Identities in a Language Classroom. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; GIBK, C. S. . Scaffolding steps to promote participation in the additional language class. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; Corteze, Paula . On Doing Being a Girl. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; Corteze, Paula . The Work of Being a Girl: Gender Categorization in the Macro Educational Setting. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; GIBK, C. S. . A View of Modeling: From Drilling to Participation. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; GIBK, C. S. ; Salimen, Paola . Diferentes PErspectivas de Sucesso Interacional em SL e LA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; GIBK, C. S. ; Salimen, Paola . Diferentes Perspectivas de sucesso Interacional no Fazer Aprender de uma Segunda Língua e de uma Língua Adicional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; Simone Sarmento . APIRS Congress 2010 Assessment for Growth. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Educação, sustentabilidade e Realidade Social. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; GIBK, C. S. . Contextualizando o Ensino de Línguas Adicionais no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Apresentadora da Plenária: Lifelong Learning, Lifelong. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Apresentadora da Mesa-Redonda APIRS and Partners. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; Salimen, Paola . Diferentes visões de língua e suas aplicações para o ensino da língua adicional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; Salimen, Paola . Ministrante da Oficina Que letramento é esse? Análise da tarefas de produção escrita de um materil didático de lingua inglesa como língua adicional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

36.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. On doing learning na additonal language, uma discussão sobre as práticas implicadas no fazer aprender e ensinar uma língua adicional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; GIBK, C. S. ; Salimen, Paola . Apresentação de Pesquisa: New Flowers Blooming in the Classroom. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Moderadora da Mesa-Redonda: Teaching Young Learners. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

39.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; MENTI, Magali ; Simone Sarmento . Participante da Mesa-Redonda: Teaching Today, Touching Tomorrow. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Participante da Mesa-Redonda: O Trabalho das Associações de Língua. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Participante da Mesa-Redonda: Políticas Lingüísticas Européias no Rio Grande do Sul. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Professor: Profissão Presente. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

43.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Moderadora da Mesa-Redonda ? Ensino de Inglês na Escola Pública Municipal ? Diferentes Perspectivas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

44.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Mesa.Redonda ? A Perspectiva dos Cursos Livres: Novos Espaços e Níveis - Debatedora. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

45.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Lessons We Learn In Movies. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

46.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; GIBK, C. S. . A Construção da Identidade Social a Partir da Estrutura de Participantes Estabelecida no Contexto Interacional da Sala de Aula de Língua Estrangeira. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

47.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Pesquisa: With a Little Help from my Friend: Um Estudo sobre o Reparo Levado a Cabo pelo Terceiro na Sala de Aula de Língua Estrangeira. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

48.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. O Reparo Levado a Cabo pelo Terceiro na Sala de Aula de Língua Estrangeira ? O Que o Professor de Língua Estrangeira Pode Descobrir com essa Pesquisa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

49.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. O Ensino de Inglês como Língua Estrangeira. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

50.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Learning aper: Learning A Foreing Language From a Sociocutural Perspective: The Story Told from a Qualitative Route. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

51.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; ALMEIDA, S. . Pôster Session: Magic Educational Links. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

52.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Sessão de Comunicação Coordenada: De que É Feita a Agenda de uma Aula de Espanhol como Língua Estrangeira.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

53.
Eveli, Seganfredo ; FREITAS, Ana Luiza Pires de . Proposta de Instrumento Avaliativo para Seleção de Professores de Língua Portuguesa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

54.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Apresentação de Pesquisa -A Construção das Identidades de Professor e Aprendizes na Sala de Aula de Língua Estrangeira. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

55.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; GIBK, C. S. . The Vygotskian Concepts of ZPD and Scaffolding Framed from a Sociocultural Concept. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

56.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; LODER, L. L. . Reflexões Microinteracionais sobre a Construção da Identidade de Autor da história em Interações Cotidianas Face a Face. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

57.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. The role of learning strategies as a learning awareness tool. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

58.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; HASS, João Renê Pereira . InService Online. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

59.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; PIVA, Natécia . Working With Mixed-Ability Classes. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

60.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; VIEIRA, Johanne Basso . Trends In Learning Assessment. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

61.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Avaliação Tendências e Rumos. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

62.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Alternatives In Corrective Feedback. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

63.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; CREMER, Elizabeth ; MACHADO, Zenir Flores . A Preliminary Step Towards Action Research. 1993. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. APIRS Newsletter. POrto Alegre, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

2.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; Simone Sarmento . O ensino de inglês como língua estrangeira: estudos e reflexões II. POrto Alegre, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

3.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. APIRS Newsletter. Porto alegre, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

4.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. APIRS Newsletter. Porto Alegre, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; GIBK, C. S. . Formação e Desenvolvimento da Equipe Pedagógica da Escola Expert Soluções em Líng. 2011.

Trabalhos técnicos
1.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; BOCORNY, A. E. P. ; KILIAN, C. K. ; PERNA, C. B. L. ; FROMM, G. ; Heliana Mello ; Larissa Brangel ; Leonardo Zilio ; Li Cremonese ; LOPES, L. ; GINEZE, L. L. ; FINATTO, M. J. B. ; Patricia Lucks ; Rodrigo Wilkens ; Rove Chisman ; Rosane Rebechi ; Simone Sarmento . Linguística de corpus - Perspectivas. 2018.

2.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; BILLIG, J. D. ; VERAS, A. F. . Organização dos Exames de Proficiência de Língua Inglesa para o Programa de Pós-Graduação da UFCSPA. 2012.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. UFCSPA oferecerá disciplina optativa em língua inglesa. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Conexão TV Unisinos. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Proficiência de Inglês no Brasil e Inglês Sem Fronteiras. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Saiba por que aprender o alfabético fonético pode resultar em benefícios no dia a dia. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Saiba quais são os erros comuns ao escrever em inglês. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; Simone Sarmento ; MAILARD, N. . Fronteiras que o idioma impõe. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Entrevista PROFA. ANA LUIZA PIRES DE FREITAS - PROFICIÊNCIA DE INGLÊS NO BRAS. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; Simone Sarmento . Teaching Your Course Through English. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Curso de Formação Docente para Ensino em Língua Inglesa. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Oficina de Estilos de Aprendizagem no Curso de Professores Tutores Avançado. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Seminário de Práticas Avaliativas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; Simone Sarmento . Lendo o Mundo Criticamente. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. XII Encontro Estadul de Professores de Língua e Literatura UNIVATES. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Educação Linguística: Práticas em Parceria. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Seminário de Práticas de Ensino. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
Simone Sarmento ; FREITAS, Ana Luiza Pires de . Proceedings to the 17th APIRS' Convention - What About Teachers' Development. 2011. (Editoração/Anais).

10.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; GIBK, C. S. . ?Contextualizando o ensino de língua adicional no Brasil?. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. FTEC Language Business Center. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Programa de Capacitação em Línguas Estrangeiras FTEC Faculdades).

12.
Ana Luiza Freitas ; FREITAS, Ana Luiza Pires de . Living&Learning HispanoHablantes. 2009. (Organização de Programa de Ensino de Língua Inglesa).

13.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; HASS, Renê ; CARNEIRO, Mara Lúcia . Laboratório de Línguas A Distância - Ensino de Inglês Por Vídeo Conferência. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Teacher To Be. 1998. (Programa de Desenvolvimento de Professores de Língua Inglesa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; Welp, Ana MAria; DELGADO, . O. K.. Participação em banca de Ana Paula Seixas Vial. ?UM EVEREST QUE EU VOU TER QUE ATRAVESSAR?: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE INGLÊS ACADÊMICO NO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Teses de doutorado
1.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; DELGADO, . O. K.; Alena Ciulla. Participação em banca de Sabrina Bonqueves Fadanelli. TERMINOGRAFIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA: METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO DE RECURSOS VOLTADOS AO ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS. PORTO ALEGRE 2017. 2017. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; GIMENEZ, T. N.; Welp, Ana MAria. Participação em banca de William Kirsch. Teacher Development in a Community of Practice in Southern Brazil. 2017. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; GIBK, C. S.. Participação em banca de Tafarel Schimitt.Para Além do Padrão? Variação Linguística na Coleção Didática Links. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

2.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; Fortes, Melissa dos Santos. Participação em banca de Letícia Kerber.O Uso do Material Didático do PNLD em Escolas Públicas de São Leopoldo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

3.
LIMA, M. S.; FREITAS, Ana Luiza Pires de; GIBK, C. S.. Participação em banca de Gislaine Müller.Hers Stay in Dubai, He Bes Very Interested. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

4.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; Schnack, Cristiane Maria. Participação em banca de Charline Trisch.O Ensino de Inglês na Escola Pública: A Percepção por seus Aprendizes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

5.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; Schnack, Cristiane Maria. Participação em banca de Lidia Rosina Pretto.A Percepção de Alunos de uma Escola Privada e Professor de Língua Estrangeira a Respeito do Ensino da Língua Inglesa na Escola. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

6.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; KISSMAN, S.. Participação em banca de Andréia Rocha da Rosa.Reflexões sobre o Processo de Construção da Escrita por Alunos de umaTurma de Primeiro Ano do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

7.
ZILLES, A. M. S.; FREITAS, Ana Luiza Pires de; Cátia Fronza. Participação em banca de Ângela Bariviera BatistaI.Características da Escrita no Orkut. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

8.
ZILLES, A. M. S.; FREITAS, Ana Luiza Pires de; Cátia Fronza. Participação em banca de Mariane Gomes.O Ensino de Língua Portuguesa para Surdos: Um Menino Surdo e a Escola. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

9.
Schnack, Cristiane Maria; Fortes, Melissa dos Santos; FREITAS, Ana Luiza Pires de. Participação em banca de Vinícius Grazziotin de Cezzaro.Proposta de Desenvolvimeno de um Instrumento de Avaliação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

10.
GIBK, C. S.; FREITAS, Ana Luiza Pires de; Schnack, Cristiane Maria. Participação em banca de Juciane Fontana.Trabalho de Leitura em Língua Inglesa com uma terceira série do ensino médio: uma reflexão sobre a abordagem de textos em inglês. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

11.
GIBK, C. S.; FREITAS, Ana Luiza Pires de; Schnack, Cristiane Maria. Participação em banca de Raquel da Silva Ferreira.Reflexão sobre os diferentes olhares para o trabalho com projetos em aulas de inglês na escola regular.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

12.
Maura Corcini; Cátia Fronza; FREITAS, Ana Luiza Pires de. Participação em banca de Maristela Sehnem.O ensino de inglês na educação de alunos surdos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Letras). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

13.
Cátia Fronza; FREITAS, Ana Luiza Pires de; BECKER, J. L.. Participação em banca de Caroline Sampietro.Considerações sobre a curva em U. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras) -. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

14.
Marília Lima; FREITAS, Ana Luiza Pires de; Márcia Del Corona. Participação em banca de Cássia Policarpo Braga.O Feedback Corretivo numa Sala de Aula de Língua Inglesa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

15.
Claudio Zanini; FREITAS, Ana Luiza Pires de; Márcia Duarte. Participação em banca de Leonardo Poglia Vidal.O Quixote de Cerveisner: Estudo Comparativo entre o Capítulo VIII do Quixote de Cervantes e Sua Adaptação para os Quadrinhos por Will Eisner. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

16.
Aline Jaeger; Schnack, Cristiane Maria; FREITAS, Ana Luiza Pires de. Participação em banca de Camila Pereira da Silva.O Que Pensam Professores e Coordenadores de Escolas de Idiomas em Relação a Diferentes Profissionais que Atuam como Professores Nessas Escolas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

17.
Aline Jaeger; FREITAS, Ana Luiza Pires de; Schnack, Cristiane Maria. Participação em banca de Fernanda Batista.Reflexões sobre o Ensino de Inglês para Crianças: a Realidade de uma Turma em uma Escola de Idiomas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; ZANINI, C. V.; FORTES, M. S.. Processo Seletivo para Professor de Língua Inglesa Substituto. 2018. Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

2.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; Simone Sarmento; KIRSCH, W.. Concurso Público para Professor de Língua Inglesa. 2018.

Outras participações
1.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. II Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação. 2012. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XX Congresso Gaúcho de Educação Médica. A Língua Inglesa e a Capacitação em Humanidades como Instrumento para a Internacionalização. 2018. (Congresso).

2.
Conference of the Americas on International Education. English as a Medium of Instruction. 2017. (Congresso).

3.
Corpus Linguistics Conference 2017 - University of Birmingham. Written Proficiency in English for Specific Purposes: a Corpus Study of Abstracts in Health Sciences. 2017. (Congresso).

4.
IX EBRALC e XIV ELC 2017. Proficiência escrita em língua inglesa para a produção de abstracts em ciências da saúde: um estudo de corpus. 2017. (Congresso).

5.
VIII SENALE - Seminário Nacional Sobre Lingugem e Ensino.A experiência de formação para a docência em língua inglesa em uma universidade de ciências da saúde. 2016. (Seminário).

6.
Corpus Linguistics 2015. Promoting Proficiency in Abstract Writing: A Corpus Driven Study in Health Scienceso. 2015. (Congresso).

7.
Workshop sobre Simplificação Textual. 2015. (Oficina).

8.
XII Encontro de Linguística de Corpus e Linguística Computacional. DESENVOLVIMENTO DA PROFICIÊNCIA ESCRITA EM INGLÊS ESPECIALIZADO: UM ESTUDO DE CORPUS DE ABSTRACTS EM CIÊNCIAS DA SAÚDE. 2014. (Congresso).

9.
IGALA 7. On Doing Being a Girl. 2012. (Congresso).

10.
IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Diferentes Perspectivas de Sucesso Interacional em SL e LA. 2011. (Congresso).

11.
VI Encontro das Letras.O Processo de ditoração de um Livro Acadêmico. 2011. (Outra).

12.
Congresso Internacional Linguagem e Interação II. Diferentes Perspectivas de Sucesso Interacional no Fazer Aprender de uma Segunda Língua e de uma Língua Adicional. 2010. (Congresso).

13.
APLISC XI Convenção de Professores de Língua Inglesa dos estados do sul: APIRS, APLISC e APLIEPAR. Visões de Língua. 2009. (Congresso).

14.
IX Yázigi Internexus Language Teaching Seminar.Diferentes visões de língua e suas aplicações para o ensino da língua adicional e QUE LETRAMENTO É ESSE?. 2009. (Seminário).

15.
VII YLTS.Magic Educacional Links. 2005. (Seminário).

16.
VII YLTS.Learning a Foreign Language From a Sociocultural Perspective. 2005. (Seminário).

17.
CBLA. Reflexões Micro-Interacionais sobre a Construção da Identidade de Autor da história em Interações Cotidianas Face a Face. 2004. (Congresso).

18.
Convenção dos Professores de Inglês APIRS - APLISC - APLIEPAR.The Vygotskyan Concepts od ZPD and Scaffolding Framed from the EFL Context. 2004. (Outra).

19.
9o Encontro Nacional e 2o Encontro Internacional do NAP-RS. 2003. (Encontro).

20.
Curso a distância mediado por computador.Curso a distância mediado por computador. 2003. (Outra).

21.
VI Yázigi Internexus Language Teaching Seminar. 2003. (Seminário).

22.
V Yázigi Internexus Language Teaching Seminar. 2001. (Congresso).

23.
Lições para toda a vida. 5o Congresso d Escola Particular Gaúcha. 2000. (Congresso).

24.
Shaping The Future In ELT. First Annual APIRS Convention. 2000. (Congresso).

25.
Confronting Our Practices.IV Yázigi International Language Teaching Seminar. 1999. (Seminário).

26.
Curso de Inglês e Didática para Professores.Curso de Inglês e Didática para Professores. 1998. (Outra).

27.
Net Learning Building Relationships.III Yázigi International Language Teaching Seminar. 1997. (Seminário).

28.
A Qualidade na Sala de Aula.A Qualidade na Sala de Aula. 1995. (Seminário).

29.
Class Management.Workshop on Class Management. 1995. (Oficina).

30.
Open House APIRS.Teaching Vocabulary Effectively. 1994. (Oficina).

31.
Em Busca do Apendiz Autônomo.IX Seminário Integrado de Ensino de Línguas e Literatura. 1993. (Seminário).

32.
Pursuing Excellence.1st Yázigi International Language Teaching Seminar. 1993. (Seminário).

33.
Encontro Regional de Orientadores Pedagógicos.Encontro Regional de Orientadores Pedagógicos. 1992. (Encontro).

34.
IX Encontro Estadual de Professores de Língua Estrangeira.IX Encontro Estadual de Professores de Língua Estrangeira. 1992. (Encontro).

35.
VIII Seminário Integrado de Ensino de Língua e Literatura. 1992. (Seminário).

36.
Integrating Skills in ELT. 1991. (Oficina).

37.
O Ensino em Cursos. 1991. (Seminário).

38.
O Ensino em Debate: Produção e Recepção de Textos na Escola. 1990. (Seminário).

39.
Série de Workshops. 1990. (Oficina).

40.
Avaliação e Ensino de Línguas e Literatura. 1989. (Seminário).

41.
Curso de Sensilização à Pronúncia em Língua Inglesa. 1988. (Oficina).

42.
As Ciências da Linguagem e a Formação do Leitor. 1985. (Seminário).

43.
36 o Seminário de Aperfeiçoamento para Professores de Inlgês da Região Sul. 1983. (Seminário).

44.
Seminário Sobre Ensino de Línguas Estrangeiras no Brasil. 1983. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; Welp, Ana MAria . 8th APIRS Summer Course. 2012. (Outro).

2.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; WELP, A. K. S. ; CARVALHO, T. C. ; SCHWERTNER, M. . XVIII Congresso da Associação dos Professores de Inglês do Rio Grande do Sul - English Teaching and Learning: New Literacies, New Horizons. 2012. (Congresso).

3.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; Simone Sarmento ; Jane Brodbeck ; Claudio Zanini . VII APIRS Summer Course - Literature and Other Languages. 2011. (Outro).

4.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; ZILLES, A. M. S. . Livro Didático: O Certo e o Errado na Mídia. 2011. (Outro).

5.
Simone Sarmento ; FREITAS, Ana Luiza Pires de . What about teachers' development?. 2011. (Congresso).

6.
Simone Sarmento ; FREITAS, Ana Luiza Pires de . V APIRS Summer Course. 2010. (Outro).

7.
Simone Sarmento ; FREITAS, Ana Luiza Pires de . V APIRS Summer Course. 2010. (Outro).

8.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; MENTI, Magali ; Simone Sarmento . Assessment for Growth. 2010. (Congresso).

9.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. APIRS Summer Course: Digital Literacy. 2009. (Congresso).

10.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; Oss, Débora . Meeting Local English Teachers. 2009. (Outro).

11.
MENTI, Magali ; Simone Sarmento ; FREITAS, Ana Luiza Pires de . 15th APIRS Convention ? Interaction in Action. 2009. (Congresso).

12.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Third APIRS Summer Course ? Children Education/Critical Literacy. 2008. (Congresso).

13.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; Simone Sarmento ; MENTI, Magali . 14th APIRS Convention ? Teaching Today,. 2008. (Congresso).

14.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Workshop Day - Mini Congresso Semestral. 2008. (Outro).

15.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; SANTOS, C. . Professor: Profissão, Presente, Passado e Futuro. 2008. (Outro).

16.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Workshop Day - Mini Congresso Semestral. 2008. (Outro).

17.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Workshop Day - Mini Congresso Semestral. 2007. (Outro).

18.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Workshop Day - Mini Congresso Semestral. 2007. (Outro).

19.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Workshop Day - Mini congresso. 2006. (Outro).

20.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Workshop Day - Mini-Congresso Semestral. 2006. (Outro).

21.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; CREMER, Elizabeth . Resignifying Pedafogical Practices. 2003. (Congresso).

22.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Oficinas Para Quem Gosta de Ensinar. 1999. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Débora Costa Martins. O ENSINO DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA: DA TEORIA À PRÁTICA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Ana Luiza Pires de Freitas.

2.
Joelma Trovo Belmonte. UMA PROPOSTA DE ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NAS ESCOLAS TÉCNICAS NA REGIÃO DO VALE DO SINOS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Ana Luiza Pires de Freitas.

3.
Lílian Klangenberg Dickel. Crenças x P'ráticas x Diferentes Formações Docentes de Professores de Língua Inglesa em Curso-Livre. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Ana Luiza Pires de Freitas.

4.
Luciana Teixeira. Investigating Authentic Materials in Additional Language Learning. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Ana Luiza Pires de Freitas.

5.
Paula Cortezi. ?A Construção da Identidade do Native Speaker Criada Dentro da Sala de Aula (MITO)?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Ana Luiza Pires de Freitas.

6.
Maria de Fátima Gonçalves. O Ensino de Inglês em Escola Pública. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Ana Luiza Pires de Freitas.

7.
Adriana Flores Paz. O ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS DE IDADE EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE SÃO LEOPOLDO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Ana Luiza Pires de Freitas.

8.
Luciana Kramer Thompsen. Experiências de Sucesso em Ensino de Inglês em Escola P'ública. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Ana Luiza Pires de Freitas.

9.
Vânia Raquel Sausen. O Lugar da Cultura em Contexto de Aprendizagem de Inglês como Língua Adicional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Ana Luiza Pires de Freitas.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Fostering Bilingualism in Higher Education: Myth or Possible Truth?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SCHNACK, C. ; FREITAS, Ana Luiza Pires de . : A sala de aula orientada por projetos de aprendizagem e pelo desenvolvimento de letramentos: reflexões sobre os (novos) perfis de professores/as. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; GERBASE, M. W. . A Experiência de Formação para a Docência em Língua Inglesa em uma Universidade de Ciências da Saúde. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Conexão TV Unisinos. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Saiba por que aprender o alfabético fonético pode resultar em benefícios no dia a dia. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Saiba quais são os erros comuns ao escrever em inglês. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; Simone Sarmento ; MAILARD, N. . Fronteiras que o idioma impõe. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
FREITAS, Ana Luiza Pires de. Entrevista PROFA. ANA LUIZA PIRES DE FREITAS - PROFICIÊNCIA DE INGLÊS NO BRAS. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FREITAS, Ana Luiza Pires de; WELP, A. K. S. ; CARVALHO, T. C. ; SCHWERTNER, M. . XVIII Congresso da Associação dos Professores de Inglês do Rio Grande do Sul - English Teaching and Learning: New Literacies, New Horizons. 2012. (Congresso).



Outras informações relevantes


Estágio de Doutorado Sanduíche na Lancaster University no ano de 2015 sob co-tutela do Professor Tony McEnery.


Atuação junto ao MEC como representante da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre para o Programa Inglês Sem Fronteiras, concebido a partir do Programa Ciência Sem Fronteiras. 


Atuação em Associação de Professores de Língua Inglesa.
www.apirs.com.br
APIRS was founded in Porto Alegre, RS, in July of 1989, aiming at helping teachers grow in their teaching practice. 

APIRS sponsors workshops and conferences around the State of Rio Grande do Sul, along with regional representatives interested in holding events that cater to the needs of their EFL teachers. 
Our mission statement:
To foster and encourage competence, continuing development and personal growth among teachers of English in the south of Brazil, by means of workshops and other pedagogical activities such as publications and interactional exchanges. 
 
Diretoria da Associação dos Professores de Inglês do Rio Grande do Sul -2005 - 2007.

Presidente - 2007 até 2012



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 8:02:54