Darinez de Lima Conceição

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0079505725456922
  • Última atualização do currículo em 14/05/2018


Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2006). Especialista em Docência no Ensino Superior - UFPA (2008). Mestre em Educação na Linha de Formação de Professores pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Pará/UEPA (2010). E, doutoranda em Educação na Linha de Currículo, Cultura e Sociedade no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará/UFPA. Atua como Professor Assistente I, na UFPA-Campus Castanhal. Integra o Grupos de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia/GEPERUAZ e ECOAMAZONIA. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos, Formação de Professores, Classes Multisseriadas, Cultura e Educação, Ensino Médio Profissional e Ensino Superior do Campo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Darinez de Lima Conceição
Nome em citações bibliográficas
CONCEIÇÃO, Darinêz de L.

Endereço


Endereço Profissional
Conselho Estadual de Educação do Pará, Câmara de Educação Básica/CEB do Conselho Estadual de Educação do Pará.
Rua Arcipreste Manoel Teodoro, 862
Campina
66000-000 - Belem, PA - Brasil
Telefone: (91) 32415519
Ramal: 219
URL da Homepage: http://www.cee.pa.gov.br/


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Práticas Educativas Dialógicas como Referência para Re-Conceituar a Educação de Jovens e Adultos: Estudo de uma experiência do PROEJA no Instituto Federal do Pará/Campus de Castanhal, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Salomão Antonio Mufarrej Hage.
2008 - 2010
Mestrado em Educação.
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Título: A Formação Continuada de Professores/as para a Afirmação dos Direitos dos Povos do Campo à Educação: uma análise da experiência do Programa Saberes da Terra da Amazônia Paraense Paraense,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Profa. Dra. Albêne Lis Monteiro.
Palavras-chave: Educação do Campo; Formação de Professores; Direito à Educação; Educação de Jovens e Adultos; Direitos Humanos; Pulíticas Públicas.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo.
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2008
Especialização em Docência do Ensino Superior. (Carga Horária: 390h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Educação do Campo no Sudeste Paraense: reflexões sobre a(s) concepção(ões) de Formação Docente expressa(s) no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia para Educadores e Educadoras do Campo ? UFPA, Campus Marabá.
Orientador: Prof. Dr. Salomão Mufarrej Hage.
2002 - 2006
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Pedagogia em Ambiente não Escolar: o caso da CTC.
Orientador: Prof. Dr. Raimundo Alberto Damasceno.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Fundamentos da Educação: Educação em DH. (Carga horária: 45h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2009 - 2009
Dis. Prática Pedagógica e Formação de Professores. (Carga horária: 45h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2007 - 2008
Técnico em Informática. (Carga horária: 150h).
Criative Informática, CRIATIVE, Brasil.
2007 - 2007
Inter. em Ciencia e Tec. para Desen. Ambiental.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2003 - 2004
Extensão universitária em Educação Ambiental Precusora de Ações Educativas. (Carga horária: 300h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2002 - 2003
Capacitação Profissional - Rotinas Administrativas. (Carga horária: 144h).
Microlins-PA, MICROLINS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Discente - Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Discente - Pesquisadora


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Bolsista/FNDE/UFPA, Enquadramento Funcional: Vice-Coordenação do Curso de Especialização, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Didática e Formação Docente em Educação Físic, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Didática e Formação Docente em Educação Físic, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Metodologia do Ensino da Educação Física, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prática de Ensino II, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Minicurso - Educação do Campo
Outras informações
Minicurso: "Educação do Campo: avanços e retrocessos"

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Profa. Bases Sociológicas em Educação Física

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prática de Ensino I, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Metodologia do Ensino da Educaçao Física, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bases Sociológicas em Educação Física, Carga horária: 60

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Voluntário - "Cultura e Trabalho no Campo"

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: voluntária - "Educação do Campo", Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Minicurso - Educação do Campo
Outras informações
Mini Curso - "Educação do Campo: Percursos Formativo do Programa Saberes da Terra da Amazônia Paraense"

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Profa. de Psicologia da Educação, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Faculdade de Matemática. Curso de Licenciatura Plena em Matemática - Bragança-PA

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Técnica Pedagógica - Saberes da Terra/PA, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Profa. Psicologia da Educação, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Programa Nacional de Educação na Reforma Agráfia/PRONERA. Programa Educação Cidadã naTransamazônica. Projeto Ensino Médio Magistério.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Profa. Prática de Ensino na Educ. Infantil, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Programa Nacional de Educação na Reforma Agráfia. Programa Educação Cidadã na Transamazônica. Projeto Ensino Médio Magistério.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Profa. Estágio Supervisionado, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Programa Nacional de Educação na Reforma Agráfia. Programa Educação Cidadã na Transamazônica. Projeto Ensino Médio Magistério.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Profa. Psicol da Aprend. e Desenvolvimento, Carga horária: 45
Outras informações
Programa Nacional de Educação na Reforma Agráfia. Programa Educação Cidadã na Transamazônica. Projeto Ensino Médio Magistério.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Profa. Currículo e Cultura, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Programa Nacional de Educação na Reforma Agráfia. Programa Educação Cidadã na Transamazônica. Projeto Ensino Médio Magistério.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Profa. Política Educacional, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Programa Nacional de Educação na Reforma Agráfia. Programa Educação Cidadã na Transamazônica. Projeto Ensino Médio Magistério.

Atividades

05/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Castanhal / CUNCAST, .

Linhas de pesquisa
Formação de Educadores
08/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciência da Educação/ICED, .

Linhas de pesquisa
Formação de Educadores
02/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciência da Educação/ICED, .

Linhas de pesquisa
Educação do Campo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Profa. Prática Educativa IV, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Prática Educativa IV

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Profa. Socialização do Tempo Comunidade, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Socialização do Tempo Comunidade

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizag, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Met. do Ensino de Ciências e suas Tecnologias, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Vínculo: Bolsa, Enquadramento Funcional: Profa. Princípios Organiz. do Trabalho Pedag, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disc. Princípios Organizadores do Trabalho Pedagógico em Escolas de Educação do Campo / No Curso de Especialização em Educação do Campo

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Profa. Planejamento Pedag.:Metodologias EC, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disc. Planejamento Pedagógico: Metodologias e Práticas em Educação do Campo / No Curso de Especialização em Educação do Campo

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Profa. Pesquisa como Princípio Educativo, Carga horária: 30
Outras informações
Dis. Pesquisa como Princípio Educativo / No Curso de Especialização em Educação do Campo

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Profa. Educ. do Campo:gestão de recursos mat., Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disc. Educação do Campo: a gestão de recursos materiais e a qualidade do ensino / No Curso de Especialização em Educação do Campo

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Profa. Metodologia da Pesquisa de Campo, Carga horária: 30
Outras informações
Disc. Metodologia da Pesquisa de Campo / no Curso de Especialização em Educação do Campo


Conselho Estadual de Educação do Pará, CEE/PA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor - Câmara de Educação Básica, Carga horária: 30


SEDUC-PA, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Educação, Carga horária: 30
Outras informações
Atuo na Secretaria Adjunta de Ensino/SAEN, na Coordenação de Educação do Campo, das Águas e das Florestas/CECAF.


Secretaria de Estado de Saúde do Pará, SESPA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Aux. de Consult. Odontológico, Carga horária: 30
Outras informações
Atuei no Centro de Especialidades Odontológicas/CEO, onde realiza-se o atendimento sujeitos portadores de necessidades especiais/PNE.



Linhas de pesquisa


1.
Educação do Campo
2.
Formação de Educadores
3.
Formação de Educadores


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMAZÔNIA PARAENSE: TERRITORIALIDADES DIVERSAS E IMPLICAÇÕES PARA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PARA A ESCOLA PÚBLICA
Descrição: O projeto se propõe investigar as territorialidades do campo da Amazônia Paraense, buscando identificar suas implicações para a afirmação da diversidade sócio-cultural nas políticas educacionais e na escola pública. Ele será desenvolvido por meio de investigação bibliográfica, documental e de campo com o objetivo de reunir informações que revelem as formas tradicionais de trabalho e de reprodução da existência nas diversas territorialidades do campo da Amazônia Paraense, em que se destacam a agricultura, o extrativismo e a pesca; de analisar a legislação vigente que estabelece os marcos referenciais quanto à diversidade sócio-cultural e territorial do campo; de inventariar as políticas e programas do governo federal voltados para o Campo do Ministério da Educação; e de sistematizar dados do Censo Escolar com vistas a configurar a realidade da Educação Básica nas redes públicas de ensino estadual e municipais, focando nos indicadores de atendimento e qualidade, a diversidade sócio-cultural e territorial do campo no Estado do Pará..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Darinez de Lima Conceição - Integrante / HAGE, Salomão A. Mufarrej. - Coordenador / Maria Celeste Gomes de Farias - Integrante / Maria da Conceição dos Santos Costa - Integrante.
2011 - 2013
Movimento Paraense por uma Educação do Campo e seus Impactos na Escola Pública
Descrição: O estudo pretende investigar os impactos do Movimento Paraense por uma Educação do Campo nas Redes Públicas de Ensino, com a intenção de diagnosticar suas contribuições para a escola pública, a fim de que ela garanta a universalização da Educação Básica aos sujeitos do campo, com qualidade socialmente referenciada e seja afirmativa da diversidade sociocultutal e territorial da Amazônia paraense. Ele será desenvolvido por meio de investigação bibliográfica, documental e de campo com a intenção de resgatar a história e a inserção regional da rede social que forma o Movimento por uma Educação do Campo no âmbito do Estado do Pará, identificando os movimentos e organizações sociais populares, universidades, organizações da sociedade civil, órgãos do poder público e demais instituições que o constituem; e inventariando as políticas, ações, experiências e estratégias que têm sido produzidas por esses sujeitos coletivos. A análise do material coletado será efetivada considerando o contexto mais abrangente que configura o atendimento à Educação Básica no meio rural, onde em um aspecto, identifica-se o protagonismo das populações do campo, que através de seus movimentos e organizações têm pautado o poder público para inserir em sua agenda o atendimento educacional no território do campo, com a definição de referências legais que orientam a ação educativa nesse território; e, em outro, a precarização que envolve as escolas do campo, evidenciando o deficit de atendimento em quase todos os níveis e modalidades de ensino e o pouco aproveitamento nos estudos resultantes das condições adversas em que o ensino tem sido ofertado às populações do campo ao longo da história de nosso país. Os resultados finais pretendem elucidar os impactos do Movimento nas redes públicas de ensino, destacando suas contibuições para a melhoria da qualidade da escola pública e apresentar indicadores que possam referenciar as políticas e ações que focam a escola pública do campo no Brasil e na Amazônia PA.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Darinez de Lima Conceição - Coordenador / HAGE, Salomão A. Mufarrej. - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2011 - 2012
Representações e Práticas de Leituras Construídas por Professores que Atuam na Educação do Campo no Estado do Pará
Descrição: Identificar, descrever e analisar as representações e práticas de leitura construídas pelos professores que atuam na educação do campo ao longo de histórias de sua formação.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Darinez de Lima Conceição - Integrante / Selma Costa Pena - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2011 - Atual
Movimento Paraense Por Uma Educação do Campo e Seus Impactos na Escola Pública: resgate histórico
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Darinez de Lima Conceição - Integrante / Dayana Souza - Integrante / HAGE, Salomão A. Mufarrej. - Coordenador.
2011 - Atual
Formação de Jovens Educadores e Educadoras Sociais para o Esporte e Lazer em Áreas de Reforma Agrária
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Darinez de Lima Conceição - Coordenador / Marcelo Pereira de Almeida Ferreira - Integrante / Renata Vivi Cordeiro - Integrante / Roseane do Socorro da Silva Reis Fernandes - Integrante.
2008 - 2010
A Formação Continuada de Professores para a Afirmação dos Direitos dos Povos do Campo à Educação: uma análise da experiência do Programa Saberes da Terra da Amazônia Paraense
Descrição: Apresenta-se como pesquisa realizada no Curso de Mestrado em Educação da Linha de Formação de Professores, desenvolvido na Universidade do Estado do Pará; e, possui como objetivo central, investigar a formação continuada de professores dinamizada pelo Programa Saberes da Terra da Amazônia Paraense e suas repercussões no trabalho dos educadores que atuam no campo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Darinez de Lima Conceição - Coordenador / MONTEIRO, Albêne Lis. - Integrante.
Número de produções C, T & A: 43
2006 - 2006
As Políticas Educacionais de Avaliação do Ensino Superior e os Impactos sobre o Trabalho Docente
Descrição: O Projeto tem como objetivo analisar o impacto das políticas educacionais para as instituições federais de ensino sobre o trabalho docente. Para tanto serão investrigadas as atividades docentes na Universidade Federal do Pará, a partir da implantação de modelos avaliativos instituídos pelo governo federal, a partir da década de 1990. Busca-se pesquisar como as políticas publicas têm alterado o trabalho docente e quais as possíveis relações que se pode estabelecer com a Reforma da Educação Superior em curso no país. Um outro aspecto que o projeto objetiva é a análise dos indicadores de desempenho utilizados pela UFPA em relação ao trabalho docente, além da análise do trabalho, considerado a sua natureza e as configurações que estão sendo delineadas resultantes das políticas implantadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Darinez de Lima Conceição - Integrante / MAUÉS, Olgaíses C. - Coordenador / MOTA, Junior Willian da. - Integrante.Financiador(es): PIBIC - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4
2003 - 2004
Na Trilha das Adolescências: um estudo psicossocial dos projetos de vida de adolescentes de Escolas Públicas de Belém
Descrição: Objetivou o desenvolvimento de estudos nas escolas públicas para compreender quem são os/as jovens que frequentam estas escolas, o que pensam sobre: seus estudos, seus desejos, suas necessidades, seus projetos de vida, seus medos, suas dificuldades e como agem para resolversuas necessidades e seus conflitos. Ojetivos Específicos: - Diagnóstico das situações de conflitos que ocorrem na escola - Desenvolvimentos de projetos educacionais nas escolas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Darinez de Lima Conceição - Integrante / NASCIMENTO, Ivany Pinto - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2017 - Atual
JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES COMO ALTERNATIVAS DE RESISTÊNCIA CULTURAL: a Formação de Educadores Socioculturais na Relação com as Escolas do Ensino Fundamental do Município de Castanhal-PA
Descrição: O presente Projeto de Pesquisa está vinculado à Faculdade de Educação Física (FEF) do Campus Universitário de Castanhal e, tem como interesse enriquecer as propostas de pesquisa desenvolvidas no interior do Curso de Licenciatura em Educação Física. Assim, o objetivo geral do referido projeto é: Contribuir, com Escolas de Ensino Fundamental, na construção de estratégias pedagógicas que visem a valorização de Jogos e Brincadeiras Populares como alternativa de resistência cultural. Destacamos que, a Faculdade de Educação Física tem se estabelecido como referencia em Castanhal-PA desde o ano de 2000, consolidando-se como alternativa de significativa relevância no processo de Formação de Professores de Educação Física. No que tange ao presente projeto, este é desenvolvido em diálogo com a Faculdade de Educação Física, destacando entre os pressupostos epistemológicos o campo do conhecimento relacionado a diversidade como possibilidade de enriquecer o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da Licenciatura em Educação Física do Campus de Castanhal (2010). Nesta proposição, enveredamos pelo caminho da diversidade que se faz através dos jogos e brincadeiras populares como estratégia de resistência cultural para referendar a formação de educadores, e suas práticas educativas e socioculturais. Construindo assim, um projeto de formação que se coloca na contramão do ideário que tem permeado o pensamento brasileiro, pelo qual ignora e, consequentemente, desvaloriza a sociobiodiversidade presente em seu território. Nesta direção as ações propostas para o desenvolvimento metodológico do projeto contemplam a realização de importantes atividades dentre as quais destacamos: 1] a realização de Círculos de Cultura como parte constitutiva da dimensão formativa; 2] geração de produções que serão elaborados no decorrer do processo; 3] Círculos de memórias - registro de histórias e memória de experiências de jogos e brincadeiras populares que integram o cotidiano dos alunos das Escolas de Ensino Fundamental/Castanhal-PA..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Darinez de Lima Conceição - Coordenador / Selma Costa Pena - Integrante / Maria Celeste Gomes de Farias - Integrante.
2017 - Atual
JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES COMO ALTERNATIVAS DE RESISTÊNCIA CULTURAL: a Formação de Educadores Socioculturais em Territórios de Assentamentos Rurais
Descrição: Na prescrição legal enunciada na LDB 9394/96, há um incentivo para que possamos integrar práticas pedagógicas curriculares capazes de valorizar a diversidade dos sujeitos por meio das características culturais das diferentes regiões. Ao eleger-se a diversidade como princípio basilar do projeto afirma-se a concordância com os pressupostos teóricos de Gramsci (1978a, 1978b, 1978c, 1985, 1991, 2001 e 2002), Freire (1970, 1978a, 1978b, 1979,1981, 1985, 1987, 1996, 1998 e 2001) e Gadotti (2008), assim como, Hage (2005, 2008, 2010 e 2012) e Arroyo (1992, 1999, 2002, 2006, 2007 e 2012) que abordam a diversidade na educação do campo; atrelando, sobretudo, aos teóricos que fazem referência a temática jogos e brincadeiras populares, tais como, Bernardes (2016), Cardoso (2009), Freire (2005), Friedmann (1996) e Koshimoto (1996)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Darinez de Lima Conceição - Coordenador / Jacqueline Cunha da Serra Freire - Integrante / Selma Costa Pena - Integrante / Maria Celeste Gomes de Farias - Integrante / Alanaelma Venancio Bezerra - Integrante.
2011 - Atual
Formação de Jovens Educadores e Educadoras Sociais para o Esporte e Lazer em Áreas de Reforma Agrária
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Darinez de Lima Conceição - Coordenador / Marcelo Pereira de Almeida Ferreira - Integrante / Renata Vivi Cordeiro - Integrante / Roseane do Socorro da Silva Reis Fernandes - Integrante.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Formação de Professores e Trabalho Interdisciplinar: experiências construíd
2011 - Atual
Periódico: Revista Maré - Memórias, Imagens e Saberes do Campo


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Revista Maré: Memórias, imagens e saberes do campo - ISSN 2237-9509


Revisor de projeto de fomento


2017 - Atual
Agência de fomento: Programa Institucional de Bolsa de Extensão


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação Continuada de Professores.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Públicas para o Ensino Superior.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo na Amazônia Paraense.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
HAGE, S. A. M. ; CONCEIÇÃO, Darinêz de L. ; OLIVEIRA, D. B. ; RODRIGUES, I. C. F. S. ; SOUZA, G. S. . Educação do Campo: Políticas e Práticas Edicacionais no Pará e no Brasil - Escola do Campo, Metodologia e Experiências Educativas. 1. ed. Belém: Gráfica Alves, 2012. v. V. 2. 251p .

2.
HAGE, Salomão A. Mufarrej. ; CONCEIÇÃO, Darinêz de L. ; OLIVEIRA, Damião Bezerra ; RODRIGUES, I. C. F. S. ; SOUZA, Gizele da . Educação do Campo: Políticas e Práticas Edicacionais no Pará e no Brasil. 1. ed. Belém: Gráfica Alves, 2012. v. V. 1. 217p .

Capítulos de livros publicados
1.
CONCEIÇÃO, Darinêz de L.; FARIAS, M. C. G. ; CORDEIRO, G. K. . Educação Superior do Campo: contribuições e desafios da pedagogia da alternância no contexto de formação dos educadores. In: Maria do Socorro Castro Hage. (Org.). Reflexões acerca da formação e atuação do professor em diferentes contextos. 01ed.Curitiba: CRV, 2015, v. 01, p. 01-245.

2.
OLIVEIRA, Damião Bezerra ; CONCEIÇÃO, Darinêz de L. ; HAGE, Salomão A. Mufarrej. ; ABREU, W. F. . Educação Popular do Campo na Amazônia: A Experiência dos Movimentos Sociais Populares do Campo e a Construção de Novos Espaços Públicos de Cidadania e Democracia Participativa. In: Salomão Antônio Mufarrej Hage; Darinêz de Lima Conceição. (Org.). Educação do Campo: Políticas e Práticas Edicacionais no Pará e no Brasil - História, Contextos e Políticas Públicas. 1ed.Belém: Gráfica Alves, 2012, v. V. 1, p. 217-.

3.
MAUÉS, Olgaíses C. ; CONCEIÇÃO, Darinêz de L. ; MOTA, Junior Willian da. . Educação Superior no Amapá: 1991-2004. In: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (Org.). Educação Superir Brasileira 1991-2004. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006, v. 01, p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CONCEIÇÃO, Darinêz de L.; Mota J´´unior ; Maués . As Politicas Educacionais para o Ensino Superior e os Impactos sobre o Trabalho Docente. Revista Científica da UFPA.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CONCEIÇÃO, Darinêz de L.; MONTEIRO, Albêne Lis. ; PENA, Selma Costa . A Valorização da Diversidade como Garantia do Direito à Educação de Qualidade na Formação Continuada de Professores do Campo. In: XX EPENN - Educação, Culturas e Diversidades, 2011, Manaus. Anais - XX EPENN - Educação, Culturas e Diversidades - Caderno de Artigos. Manaus: VALER, 2011. v. Vol. 2.

2.
PENA, Selma Costa ; CONCEIÇÃO, Darinêz de L. . Relatório do Programa Projovem Campo Saberes da Terra: ações de educação do campo nos municípios paraense. In: X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo, 2011, Belém-PA. X Seminário Nacioal de Políticas Educacionais e Currículo - tensões da educação na contemporaneidade e seus reflexos nas políticas educacionais e no Currículo. Belém-PA: Grupos de Pesquisa ICED/UFPA, 2011.

3.
PENA, Selma Costa ; CONCEIÇÃO, Darinêz de L. . Quando professores e professores do ensino fundamental de escolas da educação do campo relatam suas trajetórias de leitura. In: X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo, 2011, Belém-PA. X Seminário Nacioal de Políticas Educacionais e Currículo - tensões da educação na contemporaneidade e seus reflexos nas políticas educacionais e no Currículo, 2011.

4.
MONTEIRO, Albêne Lis. ; NUNES, Cely do S. C. ; CONCEIÇÃO, Darinêz de L. ; SILVA, Hellen do S. de A. . Política de Formação Continuada para Docentes do Campo: direito a educação de qualidade. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Minas Gerais. XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Convergências e tensóes no campo da formáção e trabalho docente: políticas e práticas educacionais, 2010.

5.
CONCEIÇÃO, Darinêz de L.; MONTEIRO, Albêne Lis. ; MEDEIROS, Evandro Costa . Formação Continuada no Programa Saberes da Terra da Amazônia Paraense: conexões e repercussões sobre o trabalho docente. In: III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo. III Seminário sobre Educação Superior e as Políticas para o Desenvolvimetno do Campo Brasileiro. I Encontro Internacional de Educação do Campo, 2010, Brasília. II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo, 2010.

6.
CONCEIÇÃO, Darinêz de L.. A Formação Continuada de Professores/as do Campo no Fortalecimento do Direito à Educação: o Programa Saberes da Terra da Amazônia Paraense em foco. In: II Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará - Os usos políticos, sociais e acadêmicos dos conhecimentos, suas tensões e contribuições para a participação e controle social, 2010, Belém. II Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará - Os usos políticos, sociais e acadêmicos dos conhecimentos, suas tensões e contribuições para a participação e controle social, 2010.

7.
CONCEIÇÃO, Darinêz de L.. Políticas de Educação do Campo: a concepção metodológica do Programa ProJovem Campo Saberes da Terra. In: II Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará - Os usos políticos, sociais e acadêmicos dos conhecimentos, suas tensões e contribuições para a participação e controle social, 2010, Belém. II Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará - Os usos políticos, sociais e acadêmicos dos conhecimentos, suas tensões e contribuições para a participação e controle social, 2010.

8.
CONCEIÇÃO, Darinêz de L.. O Currículo Diversificado da Educação de Jovens e Adultos na Educação do Campo e a Prática Docente. In: II Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará - Os usos políticos, sociais e acadêmicos dos conhecimentos, suas tensões e contribuições para a participação e controle social, 2010, Belé'm. II Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará - Os usos políticos, sociais e acadêmicos dos conhecimentos, suas tensões e contribuições para a participação e controle social, 2010.

9.
CONCEIÇÃO, Darinêz de L.. Movimentos Sociais, Saberes e Educação na Trajetória da Comunidade Santo Antônio do Pirindeua. In: II Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará - Os usos políticos, sociais e acadêmicos dos conhecimentos, suas tensões e contribuições para a participação e controle social, 2010, Belém. II Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará - Os usos políticos, sociais e acadêmicos dos conhecimentos, suas tensões e contribuições para a participação e controle social, 2010.

10.
CONCEIÇÃO, Darinêz de L.. Formação de Professores: a experiência do Programa Saberes da Terra no Pará. In: 19º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2009, João Pessoa. 19º EPENN - Encontro de Pesquisa Educaional do Norte e Nordeste, 2009.

11.
CONCEIÇÃO, Darinêz de L.. Vallrização do Profissional Docente da Educação Básica no Contexto Atual. In: VIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo - Ética e Regulação no Currículo e nas Políticas Educacionais, 2009, Belém. VIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo - ética e Regulação no Currículo e nas Políticas Educacionais, 2009.

12.
CONCEIÇÃO, Darinêz de L.. Educar em Direitos Humanos na Educação do Campo. In: VIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo - Ética e Regulação no Currículo e nas Políticas Educacionais, 2009, Belém. VIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo - ética e Regulação no Currículo e nas Políticas Educacionais, 2009.

13.
CONCEIÇÃO, Darinêz de L.; VALENTE, Marcelo. . Práticas Educativas Curriculares com Crianças Amazônicas: saberes em Educação, Saúde e Meio Ambiente. In: IV Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares - Diferenças nas Políticas de Currículo, 2009, João Pessoa - Paraíba. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom), 2009.

14.
FREIRE, J. C. S. ; SOUSA, R ; MEDEIROS, Evandro Costa ; CONCEIÇÃO, Darinêz de L. ; SOUZA, Dayana ; TUJI, Y. N ; CARVALHO, R. A ; ESTUMANO, E. . Formação Continuada de Educadores do Campo: a experiência do Programa Saberes da Terra. In: II Encontro de Pesquisa em Educação do Campo e II Seminário sobre Educação Superior e as Políticas para o Desenvolvimento do Campo Brasileiro, 2008, Brasília. II Encontro de Pesquisa em Educação do Campo e II Seminário sobre Educação Superior e as Políticas para o Desenvolvimento do Campo Brasileiro, 2008.

15.
SOUZA, Dayana ; FREIRE, J. C. S. ; VIEIRA, G. S ; CONCEIÇÃO, Darinêz de L. ; TUJI, Y. N ; ESTUMANO, E. . Sociologia, Trabalho e Educação do Campo: Registros de Educandos do Curso de Magistério da Terra em Altamira/PA. In: I Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará, 2008, Belém. Educação do Campo e Pesquisa na Amazônia: mudando paradigmas e afirmando direitos, 2008, Belém. I Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará, 2008, Belém. Belém: Editora Universitária UFPA - EDUFPA, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CONCEIÇÃO, Darinêz de L.; MONTEIRO, Albêne Lis. ; MEDEIROS, Evandro Costa . Formação Cotinuada no Programa Saberes da Terra da Amazônia Paraense: conexões e repercussões sobre o trabalho docente. In: III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo. III Seminário sobre Educação Superior e as Políticas para o Desenvolvimetno do Campo Brasileiro. I Encontro Internacional de Educação do Campo, 2010, Brasília. III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo. III Seminário sobre Educação Superior e as Políticas para o Desenvolvimetno do Campo Brasileiro. I Encontro Internacional de Educação do Campo, 2010.

2.
SOUZA, Dayana ; FREIRE, J. C. S. ; VIEIRA, G. S ; CONCEIÇÃO, Darinêz de L. ; TUJI, Y. N ; ESTUMANO, E. . Sociologia, Trabalho e Educação do Campo: registros de educandos do Curso de Magistério da Terra. In: I Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará, 2008, Belém. Caderno de Resumos do I Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará - Educação do Campo e Pesquisa na Amazônia: mudando paradigmas e afirmando direitos. Belém: Editora Universitária UFPA, 2008.

3.
Batista ; Aviz ; CONCEIÇÃO, Darinêz de L. . Práticas em Educação Ambiental: uma análise sobre as Concepções de meio ambiente de alunos da E.E.E.F. Profª Celina Anglada Belém-Pa. In: XII ENDIPE, 2005. Educação Ambiental, 2005.

Artigos aceitos para publicação
1.
CONCEIÇÃO, Darinêz de L.; FARIAS, M. C. G. ; PENA, Selma Costa . Saberes da Terra da Terra da Amazônia Paraense e o Processo de Formação de professores. Revista Maré: memórias, imagens e saberes do campo, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
CONCEIÇÃO, Darinêz de L.; MONTEIRO, Albêne Lis. ; PENA, Selma Costa . A Valorização da Diversidade como Garantia do Direito à Educação de Qualidade na Formação Continuada de Professores do Campo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CONCEIÇÃO, Darinêz de L.. Saberes, Diversidade Cultural e Formação de Professores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PENA, Selma Costa ; CONCEIÇÃO, Darinêz de L. . Quando professores e professores do ensino fundamental de escolas da educação do campo relatam suas trajetórias de leitura. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
PENA, Selma Costa ; CONCEIÇÃO, Darinêz de L. . Relatório do Programa Projovem Campo Saberes da Terra: ações de educação do campo nos municípios paraense. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PENA, Selma Costa ; CONCEIÇÃO, Darinêz de L. ; FARIAS, M. C. G. . Quando Professores e Professoras do Ensino Fundamental de Escolas da Educação do Campo Relatam suas Trajetórias de Leitura. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
CONCEIÇÃO, Darinêz de L.; SILVA, Hellen do S. de A. ; FERREIRA, Lucélia Leite ; CORRÊA, Mayra da Silva ; PENA, Selma Costa . Programa Projovem Campo - Saberes da Terra: ações de Educação do Campo nos municípios paraenses. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
CONCEIÇÃO, Darinêz de L.. Movimentos Sociais , Saberes e Educação na Trajetória da Comunidade Santo Antônio do Piripindeua. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CONCEIÇÃO, Darinêz de L.. O Currículo Diversificado na Educação de Jovens e Adultos na Educação do Campo e a Prática Docente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CONCEIÇÃO, Darinêz de L.. A Formação Continuada de Professores/as do Campo no Fortalecimento do Direitoà Educação: o Programa Saberes da Terra da Amazônia Paraense em foco. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CONCEIÇÃO, Darinêz de L.. Políticas de Educação do Campo: a concepção metodológica do Programa Projovem Campo Saberes da Terra. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
TAVEIRA, Cristiana Grimouth. ; CONCEIÇÃO, Darinêz de L. ; SILVA, Cirlene do S. S. . As Poilíticas de Inclusão Escolar e a Perspectiva da Construção de uma Escola Inclusiva Enfatizando a Formação Continuada dos Professores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
SILVA, Cirlene do S. S. ; CONCEIÇÃO, Darinêz de L. ; TAVEIRA, Cristiana Grimouth. . Um Diálogo Entre Formação de Professores, Educação e Sujeitos do Campo: processo de inclusão ou exclusão?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
TAVEIRA, Cristiana Grimouth. ; CONCEIÇÃO, Darinêz de L. ; SILVA, Cirlene do S. S. . Currículo Diversificado da Educação de Jovens e Adultos na Educação do Campo numa Perspectiva da Educação Inclusiva. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
SILVA, Cirlene do S. S. ; CONCEIÇÃO, Darinêz de L. ; TAVEIRA, Cristiana Grimouth. . Formação de Professores e Educação Inclusiva nos Programas de Pós-Graduação em Educação na Amazônia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
CONCEIÇÃO, Darinêz de L.; MONTEIRO, Albêne Lis. ; MEDEIROS, Evandro Costa . Formação Continuada no Programa Saberes da Terra da Amazônia Paraense: conexões e repercussões sobre o trabalho docente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MONTEIRO, Albêne Lis. ; NUNES, Cely do S. C. ; CONCEIÇÃO, Darinêz de L. ; SILVA, Hellen do S. de A. . Políticas de Formação Continuada para Docentes do Campo: direito a educação de qualidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CONCEIÇÃO, Darinêz de L.. Educar em Direitos Humanos na Educação do Campo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
CONCEIÇÃO, Darinêz de L.. A Valorização do Profissional Docente da Educação Básica no Contexto Atual. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
CONCEIÇÃO, Darinêz de L.; VALENTE, Marcelo. . Práticas Educativas Curriculares com Crianças Amazônicas: saberes em Educação, Saúde e Meio Ambiente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
CONCEIÇÃO, Darinêz de L.. Formação de Professores: a experiência do Programa Saberes da Terra no Pará. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
Maués ; Mota J´´unior ; CONCEIÇÃO, Darinêz de L. . As Políticas de Avaliação para a Educação Superior Brasileira e o Trabalho Docente no Contexto Neoliberal. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
CONCEIÇÃO, Darinêz de L.. As Políticas de Avaliação da Educação Superior e o Trabalho Docente. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
CONCEIÇÃO, Darinêz de L.; PENA, S. C. ; FARIAS, M. C. G. . SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS EDUCADORES DE TURMAS MULTISSERIADAS NO ESTADO DO PARÁ: contribuições do Programa Escola da Terra. Belém: UFPA, 2017 (Livro).

2.
CONCEIÇÃO, Darinêz de L.; PENA, S. C. ; FARIAS, M. C. G. . PRÁTICAS EDUCACIONAIS NO PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA: EXPERIÊNCIAS DA ESPECIALIZAÇÃO/APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE DO CAMPO NA AMAZÔNIA. Belém: UFPA, 2017 (Livro).

3.
CONCEIÇÃO, Darinêz de L.; PENA, S. C. ; FARIAS, M. C. G. . EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMAZÔNIA PARAENSE: Diálogos, Saberes e Práticas. Belém: UFPA, 2017 (Livro).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CONCEIÇÃO, Darinêz de L.. Relatório do Programa Projovem Campo Saberes da Terra (2009-2011). 2011.

2.
HAGE, Salomão A. Mufarrej. ; CONCEIÇÃO, Darinêz de L. . Manutenção da Revista Maré. 2011.

3.
HAGE, Salomão A. Mufarrej. ; CONCEIÇÃO, Darinêz de L. . Manutenção do Site/Portal de Educação do Campo do Pará. 2011.

4.
FREIRE, J. C. S. ; CONCEIÇÃO, Darinêz de L. ; MEDEIROS, Evandro Costa ; SOUSA, R . Relatório do Programa Saberes da Terra da Amazônia Paraense (2005-2008). 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
HAGE, Salomão A. Mufarrej. ; OLIVEIRA, Damião Bezerra ; CONCEIÇÃO, Darinêz de L. . Revista Eletrônica - REVISTA MARÉ: Memórias, Imagens e Saberes do Campo. 2011. (Editoração/Periódico).

2.
HAGE, Salomão A. Mufarrej. ; OLIVEIRA, Damião Bezerra ; CONCEIÇÃO, Darinêz de L. ; SOUZA, Gizele da ; RODRIGUES, I. C. F. S. . EDUCAÇÃO DO CAMPO: Políticas e Práticas Educacionais no Pará e no Brasil. 2011. (Editoração/Coletânea).

3.
CONCEIÇÃO, Darinêz de L.. Pojeto Político Pedagógico do Programa ProJovem Campo Saberes da Terra no Pará. 2009. (Projeto Político Pedagógico).

4.
FREIRE, J. C. S. ; CONCEIÇÃO, Darinêz de L. . Projeto Político Pedagógico do Programa ProJovem Campo Saberes da Terra no Pará. 2008. (Projeto Político Pedagógico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MORENO, Glaucia de S.; BARROS, Flavio B.; CONCEIÇÃO, Darinêz de L.. Participação em banca de Francisca Michely Souza e Lidiomar de Souza Pereira. LEVANTAMENTO ETNOBOTÂNICO DE PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS PARA O TRATAMENTO DE ENFERMIDADE PELA COMUNIDADE DE AÇAITEUA-CAPITÃO POÇO ? PA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação no Campo) - Universidade Federal do Pará.

2.
MORENO, Glaucia de S.; PENA, Selma Costa; CONCEIÇÃO, Darinêz de L.. Participação em banca de Ana Patrícia Sousa, Benedita Edna de Oliveira e Danívea C.. As Contribuições Sócioeconômicas Adquiridas Através da Criação da Resex Araí-Peroba. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação no Campo) - Universidade Federal do Pará.

3.
MORENO, Glaucia de S.; REIS, Adebaro; CONCEIÇÃO, Darinêz de L.. Participação em banca de Drielle Ribeiro Ribeiro e Édera das Graças Santos Pereira. CONSTRUÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR NO RIO QUIANDUBA: COTIDIANO DE VIDA E TRABALHO NA PRODUÇÃO DO AÇAÍ. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação no Campo) - Universidade Federal do Pará.

4.
REIS, Adebaro; MORENO, Glaucia de S.; CONCEIÇÃO, Darinêz de L.. Participação em banca de Carmem do S. C. Ribeiro, Rosa Ma. S. de Oliveira e Vanda Ros. IMPACTO DA EXPLORAÇÃO DO CAMARÃO E A SUSTENTABILIDADE NA COMUNIDADE DE ARAÍ, AUGUSTO CORRÊA ? PARÁ. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação no Campo) - Universidade Federal do Pará.

5.
MORENO, Glaucia de S.; REIS, Adebaro; CONCEIÇÃO, Darinêz de L.. Participação em banca de Marilda de Oliveira Cardoso. EDUCAÇÃO DO CAMPO: a informação como processo de prevenção da doença de chagas, através da ingestão e do manuseio do açaí no Distrito de Porto Grande-Cametá/PA.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação no Campo) - Universidade Federal do Pará.

6.
CORDEIRO, G. K.; PENA, Selma Costa; CONCEIÇÃO, Darinêz de L.. Participação em banca de MARICHELE BRITO PANTOJA E WALÉRIA DO SOCORRO PIMENTEL DIAS. AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DO PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA, NO ASSENTAMENTO ABRIL VERMELHO, LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE SANTA BARBARA DO PARÁ.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação no Campo) - Universidade Federal do Pará.

7.
CONCEIÇÃO, Darinêz de L.; PEREIRA, Ana Cláudia da Silva; FERREIRA, Lenise Maria da Silva. Participação em banca de Maria das Graças Cohen Costa. Práticas da Educação do Campo como Afirmação da Cultura Quilombola a Partir do Currículo da Casa Familiar Rural de Jambuaçu/PA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação no Campo) - Universidade Federal do Pará.

8.
MORENO, Glaucia de S.; CONCEIÇÃO, Darinêz de L.; MAGALHÃES, Placido. Participação em banca de Eliane Sandes de Mello. O Avanço da Pecuária e os Desafios para a Sustentabilidade nos lotes dos Educandos do Saberes da Terra, bem como dos outros produtores de Cajazeiras, Município de Itupiranga-PA. 2013.

9.
MORENO, Glaucia de S.; CONCEIÇÃO, Darinêz de L.; FARIAS, M. C. G.. Participação em banca de Danilza Maria Pelais, Cristiane da Silva e Marcia Oliveira. A Valorização dos Diferentes Saberes no Processo Educativo na Metodologia do Projovem Campo na Localidade de Porto Grande/Cametá-PA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação no Campo) - Universidade Federal do Pará.

10.
FARIAS, M. C. G.; GALVÃO, Vanessa; CONCEIÇÃO, Darinêz de L.. Participação em banca de Suleni Maria Gomes Oliveira. Educação do Campo em Itaituba: uma análise da prática docente em turmas multisseriadas. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação no Campo) - Universidade Federal do Pará.

11.
ALVES, Charles Alberto de Souza; GALVÃO, Vanessa; CONCEIÇÃO, Darinêz de L.. Participação em banca de Jorgeanne Barbosa dos Santos. O Trabalho como Princípio Educativo na Turma do Saberes da Terra de Tailândia de 2009 a 2011. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação no Campo) - Universidade Federal do Pará.

12.
FERREIRA, M. P. A.; CONCEIÇÃO, Darinêz de L.; BASTOS, Robson dos Santos. Participação em banca de Elielson da Conceição Prestes. A Relação da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA) - desafios e possibilidades a partir de um estudo de História de Vida. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação no Campo) - Universidade Federal do Pará.

13.
FERREIRA, M. P. A.; RENILTON, C.; CONCEIÇÃO, Darinêz de L.. Participação em banca de Tábita Cristina Modesto Nascimento. As Práticas de Tempo Livre na Escola do Campo: um estudo de caso da Escola Roberto Remigi. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física para a Educação) - FACULDADE ESTÁCIO DE CASTANHAL.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NASSAR, S. E.; CONCEIÇÃO, Darinêz de L.. Participação em banca de Cássio Getúlio Franciozi do Carmo.Atividade Física Praticada por Idosos em Academias ao ar Livre da Cidade de Castanhal-PA sem a Presença do Professor de Educação Física. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - UFPA.

2.
NASSAR, S. E.; CONCEIÇÃO, Darinêz de L.; FRANÇA, M. S.. Participação em banca de Luis Ronnyere Quadro dos Reis.Motivos de Evasão de Participantes de Exercício Físico em Academias. 2017.

3.
CONCEIÇÃO, Darinêz de L.; Pinheiro, Welington da Costa; Santos, Patrícia Menezes. Participação em banca de ARLITON SARRAF GORDO.REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA: o que nos dizem os Educandos do Ensino Médio Integrado a Educação Profissional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará.

4.
PIRES, Daniel Alvarez; CONCEIÇÃO, Darinêz de L.; Santos, Patrícia Menezes. Participação em banca de Laís Fabiana Cerqueira de Oliveira.Prevalência da Síndrome de Burnout em Docentes Universitários. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará.

5.
PENA, S. C.; FARIAS, Charles Alberto; CONCEIÇÃO, Darinêz de L.. Participação em banca de SILVANA LIVRAMENTO DA SILVA.PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA- O PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UFPA.

6.
CONCEIÇÃO, Darinêz de L.; KIMURA, P. R. O.; Oliveira, Euzébio de. Participação em banca de PAULO NEGRÃO FREITAS FERREIRA.BULLYING E EDUCAÇÃO FÍSICA: Reflexões sobre as aulas de Educação Física em quatro escolas municipais no Município de Castanhal-PA. 2017 - Universidade Federal do Pará.

7.
Bahia, Chaar Mirleide; CONCEIÇÃO, Darinêz de L.; FERREIRA, M. P. A.. Participação em banca de Edilmara Valente de Oliveira.Lazer e Educação Física Escolar. 2016.

8.
NASSAR, S. E.; CONCEIÇÃO, Darinêz de L.; SILVA, Anselmo de Athayde Costa. Participação em banca de Antônio Célio da Silveira Falcão Júnior.A Percepção de Idosos Praticantes de Hidroginástica sobre o Envelhecimento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará.

9.
NASSAR, S. E.; CONCEIÇÃO, Darinêz de L.; Oliveira, Euzébio de. Participação em banca de Gillian Magalhães de Sousa.Visão de Corpo de Mulheres Praticantes de Treinamento Funcional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará.

10.
SOUZA, Michele Borges de; COSTA, Maria da conceição dos Santos; CONCEIÇÃO, Darinêz de L.. Participação em banca de Maria Celecina Aguiar Rodrigues.Leitura e Escrita na Multissérie no Município de Castanhal-Pará. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará.

11.
SOUZA, Michele Borges de; COSTA, Maria da conceição dos Santos; CONCEIÇÃO, Darinêz de L.. Participação em banca de Rosangela da Silva Lobato.A Formação Continuada do PNAIC e a Prática Docente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

12.
SOUZA, Michele Borges de; COSTA, Maria da conceição dos Santos; CONCEIÇÃO, Darinêz de L.. Participação em banca de Lenita Romano Cordeiro.A Prática Docente e a Relação com o Processo de Leitura e Escrita na E.M.E.I.F. Florindo Ferreira Neto no Município de Irituia-Pará. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

13.
DUARTE, Antônio Valdir; CONCEIÇÃO, Darinêz de L.. Participação em banca de Aldenora Cardoso Gomes.Avaliação do Aluno Surdo nas Aulas de Educação Física: algumas possibilidades. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará.

14.
PENA, S. C.; FARIAS, M. C. G.; CONCEIÇÃO, Darinêz de L.. Participação em banca de Amanda Cristina Fernandes Palheta e Dannielly Neves.PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE BARCARENA/PA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

15.
HAGE, S. A. M.; BITTENCOURT, Marcia M.; CONCEIÇÃO, Darinêz de L.. Participação em banca de VÂNIA SOUSA CHAVES.EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS RIBEIRINHAS: CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE A PARTIR DA CULTURA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

16.
MENDES, A. M. P.; CONCEIÇÃO, Darinêz de L.. Participação em banca de Neuza Kelly V. Martis e Samara Trindade Chagas.A Violência de Gênero e a Educação Sexista no Contexto Familiar: uma reflexão importante ao Assistente Social. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola Superior da Amazônia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Bahia, Chaar Mirleide; Fernandes, Roseane do S. da Silva Matos; CONCEIÇÃO, Darinêz de L.. Professor Efetivo da UFPA, sob tema: História dos Esportes e da Educação Física; Planejamento Educacional ; Estágio Supervisionado - Edital 290/16. 2017. Universidade Federal do Pará.

Outras participações
1.
OLIVEIRA-Neto, Adolfo; CONCEIÇÃO, Darinêz de L.. Processo Seletivo Especial 2013-3: Seleção Diferencial para Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFPA (Edital nº 11 - COPERPS, de 17 Setembro de 2012). 2013. Universidade Federal do Pará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Conferência Municipal de Educação.O Plano Municipal de Educação: participação popular, cooperação Federativa e Regime de Colaboração. 2013. (Outra).

2.
5º Encontro da Rede de Estudos Rurais.A Formação continuada realizada pelo Programa Saberes da Terra da Amazônia Paraense como proposta de educação inclusiva no/do campo. 2012. (Seminário).

3.
I Seminário de História da Infância na Amazônia / III Colóquio Constituição do Sujeito , Cultura e Educação. 2012. (Seminário).

4.
IV Colóquio de Educação Física - o cenário profissional para o professor de Educação Física.A Atuação do Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos/EJA. 2012. (Seminário).

5.
Pedagogia em Ambientes não escolares.O Conselho Estadual de Educação do Pará: normatizar e supervisionar, contribuições para manutenção de um Sistema de Ensino de qualidade. 2011. (Oficina).

6.
X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo.Quando professores e professores do ensino fundamental de escolas da educação do campo relatam suas trajetórias de leitura. 2011. (Seminário).

7.
XX EPENN - Educação, Culturas e Diversidades.CORPOREIDADE E EDUCAÇÃO: vivências humanescentes para amar e abraçar. 2011. (Oficina).

8.
XX EPENN - Educação, Culturas e Diversidades.A Valorização da Diversidade como Garantia do Direito à Educação de Qualidade na Formação Continuada de Professores do Campo. 2011. (Encontro).

9.
XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Convedrgências e Tensões no Campo da Formação e do Trabalho Docente: políticas educacionais. 2010. (Encontro).

10.
19º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Formação de Professores: a experiência do Programa Saberes da Terra no Pará. 2009. (Encontro).

11.
Encontro com Professores no Museu de Arte da Chácara do Céu. 2009. (Oficina).

12.
Fórum Mundial de Educação. 2009. (Outra).

13.
II Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará - Os usos políticos, sociais e acadêmicos dos conhecimentos, suas tensões e contribuições para a participação e controle social. 2009. (Encontro).

14.
I Seminário de Pesquisa em Educação do Campo: desafios teóricos e práticos. 2009. (Seminário).

15.
VIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo. 2009. (Seminário).

16.
VI Simpósio Educação e Sociedade Contemporânea; desafios e propostas -Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. 2009. (Simpósio).

17.
III Oficina Pedagógica Estadual do Programa Saberes da Terra da Amazônia Paraense. 2007. (Oficina).

18.
III Seminário Estadual de Educação do Campo. 2007. (Seminário).

19.
I Oficina Pedagógica Estadual do Programa Saberes da Terra da Amazônia Paraense. 2007. (Oficina).

20.
I Seminário Estadual de Juventude do Campo. 2007. (Seminário).

21.
Avaliação Institucional da UFPA:desafios e perspectivas do SINAES. 2006. (Seminário).

22.
II Oficina Pedagógica Estadual do Programa Saberes da Terra da Amazônia Paraense. 2006. (Oficina).

23.
I Oficina Pedagógica Estadual do Programa Saberes da Terra da Amazônia Paraense. 2006. (Oficina).

24.
O Trabalho como princípio pedagógico em Marx, em Gramsci e sua problemática na atualidade e no século XXI. 2005. (Outra).

25.
Semana do TCC do Curso de Pedagogia. 2005. (Outra).

26.
XVII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2005. (Encontro).

27.
III Seminário de Políticas Educacionais e Currículo. 2004. (Seminário).

28.
I Seminário Os desafios do Educador no campo de atuação. 2004. (Seminário).

29.
Minicurso para Formação de Educadores Ambientais. 2004. (Outra).

30.
Reunião Regional da SBPC - Minicurso Empreendedorismo: Teoria e muita prática. 2004. (Outra).

31.
Reunião Regional da SBPC - Minicurso Marketing Social: ética e cidadania na comunicação. 2004. (Outra).

32.
Semana do Meio Ambiente. 2004. (Outra).

33.
VI Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do Centro de Educação. 2004. (Seminário).

34.
XII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Práticas em Educação Ambiental: uma análise sobre Concepções de Meio Ambiente de Alunos da E.E.E.F. Profa. Celina Anglada de Belém/PA. 2004. (Encontro).

35.
XV EPEPe: Neoliberalismo e Políticas Educacionais para o Ensino Superior. 2004. (Encontro).

36.
"O Plano Nacional de Educação: Proposta da Sociedade Brasileira e as novas Políticas Educacionais" e "Mercantilização da Educação: OMC e ALCA". 2003. (Seminário).

37.
II Seminário de Políticas Educacionais e Currículo. 2003. (Seminário).

38.
Qual o lugar da leitura na escola. 2003. (Outra).

39.
Seminário de Educação e Direitos Humanos. 2003. (Seminário).

40.
Seminário sobre Processos de Pesquisa. 2003. (Seminário).

41.
Simpósio Político Pedagógico sobre a Formação e a Valorização do Profissional da Educação. 2003. (Simpósio).

42.
Simpósio sobre Projetos Pedagógicos. 2003. (Simpósio).

43.
XIV Seminário de Iniciação Científica da PROPESP. 2003. (Seminário).

44.
Educação Ambiental e Pedagogia Crítica. 2002. (Oficina).

45.
Introdução a Metodologia do Trabalho Científico. 2002. (Oficina).

46.
Oficina: As mutações no Mundo do Trabalho e as Políticas de Formação da Educação. 2002. (Oficina).

47.
Seminário Nacional sobre Competências e Formação de Professores. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARAUJO. S.M. ; CONCEIÇÃO, Darinêz de L. . II Colóquio Educação, Cultura e Sociedade. 2013. (Outro).

2.
CONCEIÇÃO, Darinêz de L.. I Seminário do Curso de Educação Física PARFOR/UFPA. 2012. (Outro).

3.
CONCEIÇÃO, Darinêz de L.. I Colóqui de Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade. 2012. (Outro).

4.
PENA, Selma Costa ; CONCEIÇÃO, Darinêz de L. . I Seminário Integrado de Gestão do Programa ProJovem Campo - Saberes da Terra/Versão 2009. 2011. (Outro).

5.
PENA, Selma Costa ; CONCEIÇÃO, Darinêz de L. . I Eixo Formativo do Programa Saberes da Terra da Amazônia Paraense. 2011. (Outro).

6.
HAGE, Salomão A. Mufarrej. ; CONCEIÇÃO, Darinêz de L. . II Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Esstado do Pará - Os usos políticos, sociais e acadêmicos dos conhecimentos, suas tensões e contribuições para a participação e controle social. 2010. (Outro).

7.
HAGE, Salomão A. Mufarrej. ; CONCEIÇÃO, Darinêz de L. . II Seminário Estadual de Juventude do Campo. 2010. (Outro).

8.
HAGE, Salomão A. Mufarrej. ; CONCEIÇÃO, Darinêz de L. . IV Seminário Estadual de Educação do Campo. 2010. (Outro).

9.
HAGE, Salomão A. Mufarrej. ; ROCHA, Genylton O. R. da. ; CONCEIÇÃO, Darinêz de L. . VIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo. 2009. (Outro).

10.
Conselho Internacional do FME ; CONCEIÇÃO, Darinêz de L. . Fórum Mundial de Educação. 2009. (Outro).

11.
MSH/LEPS ; Fundação Carlos Chagas ; FAPESP ; CONCEIÇÃO, Darinêz de L. . MSH/LEPS - Laboratoire Européen de Psychologie Social / Maison des Sciences de L'Home. 2009. (Outro).

12.
MEDEIROS, Evandro Costa ; SOUSA, Romier P. ; CONCEIÇÃO, Darinêz de L. . V Oficina Pedagógica Estadual do Programa Saberes da Terra. 2008. (Outro).

13.
FREIRE, J. C. S. ; CONCEIÇÃO, Darinêz de L. . I Seminário Estadual de Juventude do Campo. 2007. (Outro).

14.
FREIRE, J. C. S. ; CONCEIÇÃO, Darinêz de L. . III Seminário Estadual de Educação. 2007. (Outro).

15.
FREIRE, J. C. S. ; MEDEIROS, Evandro Costa ; SOUSA, Romier P. ; CONCEIÇÃO, Darinêz de L. . IV Oficina Pedagógica Estadual do Programa Saberes da Terra da Amazônia Paraense. 2007. (Outro).

16.
FREIRE, J. C. S. ; MEDEIROS, Evandro Costa ; CONCEIÇÃO, Darinêz de L. . III Oficina Pedag[ogica Estadual do programa Saberes da Terra da Amazônia Paraense. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ana Selma de Sousa Nunes. AS REPERCUSSÕES DA ECONOMIA SOLIDÁRIA NO MODO DE VIDA DOS ALUNOS DA EJA DA ESCOLA SANTA LUZIA. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA JUVENTUDE) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Darinez de Lima Conceição.

2.
Marília Nogueira Reis. GÊNERO TEXTUAL CONTO E FÁBULA COMO ESTRATÉGIA PARA POTENCIALIZAR O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LINGUA PORTUGUESA NA EJA. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA JUVENTUDE) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Darinez de Lima Conceição.

3.
Suellen Couto Teixeira. GÊNEROS TEXTUAIS: O ENSINO DA LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA JUVENTUDE) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Darinez de Lima Conceição.

4.
João dos Santos Andrade. PRINCIPAIS MOTIVADORES DA EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: reflexões sobre a realidade da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Leonardo Negrão. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA JUVENTUDE) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Darinez de Lima Conceição.

5.
Keila Maria Santos Sanches. A CONSTRUÇÃO ALTERNATIVA DE GERAÇÃO DE RENDA JUNTO AOS SUJEITOS DA EJA QUE INTEGRAM O MOVIMENTO DE EMAÚS. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA JUVENTUDE) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Darinez de Lima Conceição.

6.
Paulo de Jesus Piedade. O ENSINO DA EJA NA ESCOLA MUNICIPAL ALFREDO CHAVES: ENTRAVES E PERSPECTIVAS. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA JUVENTUDE) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Darinez de Lima Conceição.

7.
Denilda Benedita Gonçalves Pinheiro. O ESPANHOL NAS TURMAS DE EJA: PROPOSTA METODOLÓGICA A PARTIR DE TEMA GERADOR. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA JUVENTUDE) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Darinez de Lima Conceição.

8.
Maria de Jesus Moraes dos Reis. PRÁTICAS ORAIS EM SALA DE AULA COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA JUVENTUDE) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Darinez de Lima Conceição.

9.
Messias Silva Corpes. LIMITES, POSSIBILIDADES E ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO: A RETOMADA DA VIDA ESTUDANTIL DOS EDUCANDOS DA EJA DA E. E. E. F. PROF. MARIA ENCARNAÇÃO DE ARAÚJO/ANANINDEUA. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA JUVENTUDE) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Darinez de Lima Conceição.

10.
Rosilene Baia da Trindade. A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ACESSO E PERMANÊNCIA DE ALUNOS DA EJA. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA JUVENTUDE) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Darinez de Lima Conceição.

11.
Rosiane Silva Corpes. O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NA 4ª ETAPA DA EJA NA E.E.E.F.M PROF. RAMIRO OLAVO RIBEIRO DE CASTRO. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA JUVENTUDE) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Darinez de Lima Conceição.

12.
Milena Machado da Costa. AS IDENTIDADES JUVENIS DA EJA NA AMAZONIA: POR ENTRE AS AGUAS DO RIO DE CANOAS PEQUENAS ? IGARAPE MIRI /PA. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA JUVENTUDE) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Darinez de Lima Conceição.

13.
Vanilza Ma. Moraes Ferreira e Rosilene S. da Silva. UMA ANÁLISE SOBRE AS REPERCUSSÕES DO PROGRAMA PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA DA AMAZÔNIA PARAENSE NO COTIDIANO DAS MULHERES/EDUCANDAS MORADORAS DO ALTO ANAPU NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ- MIRI. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação no Campo) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Darinez de Lima Conceição.

14.
Ma. Santana C. dos Santos, Glaice da S. Nascimento e Natali. DA EJA TRADICIONAL AO PROJOVEM CAMPO EM IGARAPÉ MIRI/PA: UMA ANALISE NAS ESCOLAS BOM JESUS DO RIO DAS FLORES, ELÁDIO LOBATO, CENTRO EDUCACIONAL DANIEL E SABERES DA TERRA NO PERÍODO DE DE 2009 À 2011. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação no Campo) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Darinez de Lima Conceição.

15.
Francinete de J. M. Pinheiro e Rosiana do S. Oliveira Pontes. A PARTICIPAÇÃO DA MULHER NA AGRICULTURA FAMILIAR A PARTIR DO PROGRAMA SABERES DA TERRA NA COMUNIDADE DO SANTO ANTONIO DO CAJI NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI/PA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação no Campo) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Darinez de Lima Conceição.

16.
Irani Lopes Lima de Aguiar e Maria da Cruz Pereira de Souza. Perfil da Educação do Campo no Município de Redenção. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Darinez de Lima Conceição.

17.
Ana Maria Silva Sanches e Jenira Lima de Aguiar. O Lugar da Educação Ambiental na Educação Infantil: um estudo do currículo da Escola da zona rural E.M.F.E. Nova Glória II do Município de Redenção-Pará. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Darinez de Lima Conceição.

18.
Francineto Rocha dos Santos. A Política de Educação Profissional do Governo: projeto juventude urbana. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Darinez de Lima Conceição.

19.
Benice Guarez Oliveira e Celso Sousa da Silva. Uma Análise das Práticas Pedagógicas de Professores do 5º Ano da Escola Espírito Santo e as Possíveis Relações Desta Prática com a Educação do Campo. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Darinez de Lima Conceição.

20.
Natalícia de Miranda Leite e Jurandir Bastos Alves. Reforço Escolar como Intervenção Pedagógica na Escola do Campo: um estudo a partir da experiência da Escola Nova Glória II. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Darinez de Lima Conceição.

21.
Iranir Campos Tomé. Dificuldades de Aprendizagem: um olhar crítico sobre a leitura e escrita dos educandos da 4ª série da E.M.E.F. Espírito Santo. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Darinez de Lima Conceição.

22.
José Carlos Abreu da Silva e Wailton de Barros. Um Estudo sobre o Processo de Aprendizagem dos Alunos do Ensino Fundamental na C.F.R. do Município de Santa Maria das Barreiras-PA. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Darinez de Lima Conceição.

23.
Aybrya dos Reis Chuva e Lílian Ribeiro Borges Fonseca. A Educação do Campo e suas Relações a partir da Estrutura Física da Escola Municipal Maikon da Silva Sousa: um estudo a partir do olhar dos professores. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Darinez de Lima Conceição.

24.
Sócrates Neves dos Santos. Descobrindo a Educação do Campo. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Darinez de Lima Conceição.

25.
Cecília Barbosa Souza. Dificuldade dos Alunos do Campo: acesso e permanência. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Darinez de Lima Conceição.

26.
Leni Barbosa Feitosa. Um Reflexão sobre o Acesso e Permanência de Alunos do Campo. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Darinez de Lima Conceição.

27.
José Humberto da Silva. Matrícula dos Alunos da Zona Rural em Escolas Urbanas: uma análise a partir da Comunidade dos Pebas. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Darinez de Lima Conceição.

28.
Alacid Rodrigues Vilhena. A Necessidade do Transporte para as Escolas do Campo. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Darinez de Lima Conceição.

29.
Francisca Osvaldina Silva e Marilda Aparecida Preciliano. Formação Continuada de Professores na Perspectiva Metológica do Programa Escola Ativa. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Darinez de Lima Conceição.

30.
Givaldo Delfino da Silva. Educação do Campo ou da Cidade? Um Estudo sobre a Prática Pedagógica na Escola Nova Vida. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Darinez de Lima Conceição.

31.
Nilson Costa Lima e Raimunda Silva de Oliveira. Prática Docente em Educação de Jovens e Adultos: construindo espaço na educação do campo. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Darinez de Lima Conceição.

32.
Walkiria Bohry Camilo da Silva. Avaliação da Aprendizagem nas Classes Multisseriadas em Escoas do Campo do Município de Altamira: Pólo Sol Nascente e Artur Pessoa. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Darinez de Lima Conceição.

33.
Ismael Anério da Silva Vidal. Educação no Campo: análise e reflexão sobre a distorção idade/série nos anos iniciais do ensino funcamental das escolas públicas municipais do campo - Oneide de Sousa Tavares e Nova Vida - situadas em Altamira. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Darinez de Lima Conceição.

34.
Izaneide Rodrigues Rosa e Marisa Guaberto da Silva. Educação do Campo: uma análise curricular no ensino de 5ª a 8ª série na E.M.E.F. Bom Jesus da Lapa. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Darinez de Lima Conceição.

35.
Maria Elcilene e Mariene Feitosa Gomes. Gestão e Supervisão Escolar e sua Relação com Educação do Campo. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Darinez de Lima Conceição.

36.
Jamile Cunha fima e Leila Lopes de Oliveira. Avaliação da Aprendizagem na Escola Multisseriada: um estudo nas séries iniciais da Escola de Ensino Fundamental Artur Pessoa. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Darinez de Lima Conceição.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
PAULO NEGRÃO FREITAS FERREIRA. BULLYING E EDUCAÇÃO FÍSICA: reflexões sobre as aulas de Educação Física em quatro escolas municipais no Município de Castanhal-PA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Darinez de Lima Conceição.

2.
ARLITON SARRAF GORDO. REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA: o que nos dizem os Educandos do Ensino Médio Integrado a Educação Profissional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Darinez de Lima Conceição.

3.
Ester Azevedo da Fonseca. FÓRUM PARAENSE DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONTEXTOS E DESAFIOS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Darinez de Lima Conceição.



Inovação



Projeto de extensão


Outras informações relevantes


-Em 2011, aprovação no Concurso Público para ProfessorAssistente na Faculdade de Educação Física da UFPA/Campus Universitário de Castanhal, na temática "Didática e Formação Docente Apli. a Educ. Fisíca; Metod. do Ensino da Educação Física" - edital 84/2011.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 16:02:04