Ghislaine Dias da Costa Bastos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3824047230178010
  • Última atualização do currículo em 02/06/2018


Doutorado em Educação pela UFPA (2013). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2005). Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia. Docente lotada na Faculdade de Educação do Campus Universitário do Tocantins/Cametá-UFPA. Docente do Curso de Especialização em Gestão e Planejamento da Educação e do Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas na Educação do Campo, da Faculdade de Educação do Campus Universitário do Tocantins/Cametá-UFPA. Pesquisadora e Líder do Grupo de Pesquisa Resistência - Sujeitos, Saberes, Políticas e Práticas na perspectiva da Inclusão e Diversidade (CUNTINS/UFPA) . Coordena a Linha de Pesquisa Inclusão/Exclusão, Subjetividades, Currículo,e História na perspectiva da Diferença, a qual estabelece intercessão entre as áreas da Filosofia da Diferença, Currículo, História e Educação a fim de compreender em distintos espaços-tempos a produção de saberes e subjetividades seja em espaços formais ou não formais de educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na docência no Ensino Superior atuando principalmente nas áreas de Didática, Currículo, História da Educação, e Educação Inclusiva . Valoriza como fonte de pesquisa: discursos, narrativas autobiográficas e memórias, entendidas como escrita de si, para problematizar a reinvenção de novas formas de existência e novas experimentações no contexto da Educação. Desenvolve pesquisas que utilizam como ferramenta teórico-metodológica autores da Filosofia da Diferença, de maneira especial o pensamento de Michel Foucault para problematizar a Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ghislaine Dias da Costa Bastos
Nome em citações bibliográficas
BASTOS, Ghislaine D.C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins/Cametá.
Tv.Padre Antonio Franco, 2417
Matinha
68400000 - Cametá, PA - Brasil
Telefone: (091) 37811182
Fax: (091) 37811258


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A Educação como Transgressão: nos horizontes da escolarização de Hansenianos no Pará do século XX a (re) criação da experiência de si, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Genylton Odilon Rego da Rocha.
Palavras-chave: HANSENIANOS; ESCOLARIZAÇÃO; POLITICAS E PRATICAS DE CONTROLE; TRANSGRESSÃO.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação.
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2005
Mestrado em Educacao.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Discursividades autorais sobre identidade e formação docente- um olhar a partir da produção acadêmica brasileira,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Paulo Sérgio de Almeida Correa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Identidade; educação; formação docente.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2002
Especialização em Docência no Ensino Superior no Brasil e na amazôni. (Carga Horária: 370h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A formação do professor para a Educação Inclusiva: contribuições ao debate.
Orientador: Ana Lúcia Bentes Dias.
1993 - 2000
Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia.
Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS, UFPA/CUNTINS/, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Vice-diretora da Faculdade de Educação, Carga horária: 20


FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA, UFPA/CUNTINS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Pesquisa e desenvolvimento, Enquadramento Funcional: coordenadora, Carga horária: 10


Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Secretaria de Educação do Estado do Amapá, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 40


Secretaria Municipal de Educação de Macapá, SEMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnica em Educação - Pedagoga, Carga horária: 20


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1995
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Exclusão, silenciamento e escolarização: isolamento compulsório na Cametá de outrora
Descrição: projeto de pesquisa pretende desenvolver um trabalho investigativo que conteste os discursos e desqualifique enunciados encarregados de nomear os Hansenianos como vítimas obedientes de um processo de estigmatização provocados pelo isolamento compulsório; acredita na produtividade de realização de uma pesquisa que ajude a derrubar os dispositivos apoiadores de tais discursos ainda presentes no imaginário cultural atual local contribuindo para o registro escrito de uma parte da historia de exclusão e silenciamento no município de Cametá sobre as políticas e práticas de isolamento compulsório de hansenianos e seus desdobramentos no campo da escolarização..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) .
Integrantes: Ghislaine Dias da Costa Bastos - Coordenador / MARIA ROSINETE RODRIGUES DUARTE - Integrante / RAIANE PATRICIA VIEIRA DE ASSUNÇÃO - Integrante / RODRIGO BORGES MIRANDA - Integrante.
2014 - Atual
Experiências e Sentidos da escolarização na rede pública de ensino da microrregião de Cametá-Pa
Descrição: A pesquisa objetiva analisar os modos como a escolarização da pessoa com deficiência tem sido experienciada no contexto da rede pública de ensino da microrregião de Cametá, mapeando modos de organização, modalidades de oferta, politicas e projetos voltados para esta área e experiencias singulares e transgressoras..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Ghislaine Dias da Costa Bastos - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO ESPECIAL.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: ESTÁGIO.


Idiomas


Inglês
Compreende PoucoLê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BASTOS, Ghislaine D.C.2014BASTOS, Ghislaine D.C.. Docência e reinvenção da experiência de si no espaço/tempo da escolarização de hanseninaos. Revista Artifícios, v. 4, p. 01-16, 2014.

2.
BASTOS, Ghislaine D.C.2005BASTOS, Ghislaine D.C.. Rompendo o silêncio...por uma educação intercultural inclusiva. UNIrevista (UNISINOS. Online), v. 01, p. 265-272, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
BASTOS, Ghislaine D.C.. Intercruzando caminhos: identidade e formação docente na paisagem cultural pós-moderna. In: Paulo sérgio de Almeida correa. (Org.). Politicas educacionais, Reformas curriculares e formação de professores nas produções científicas dos pós-graduandos em educação da ufpa. 01ed.Belém: UFPA, 2006, v. 01, p. 331-362.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BASTOS, Ghislaine D.C.. Rompendo o silêncio...por uma educação intercultural inclusiva. UNIrevista, SãoLeopoldo-RS, 31 ago. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BASTOS, Ghislaine D.C.. Práticas Pedagógicas e produção de subjetividades no tempo/espaço da escolarização de hansenianos. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino-ENDIPE, 2014, Fortaleza. XVII ENDIPE A Didática e a prática de ensino nas relações entre escola, formação de professores e sociedade. Fortaleza: Editora da Universidade Estadual do Ceará-UECE, 2014.

2.
BASTOS, Ghislaine D.C.. DA POSSIBILIDADE DE PENSAR A ESCOLARIZAÇÃO COMO EXPERIÊNCIA TRANSGRESSORA. In: XXII Encontro de Pesquisa do Norte e Nordeste, 2014, Natal-RN. 22º EPENN: Pós-graduação do Norte e Nordeste: produção do conhecimento, assimetrias e desafios regionais. Natal: Editora da UFRN, 2014.

3.
BASTOS, Ghislaine D.C.. A Escolarização como política de controle de ex-hansenianos: uma escola-prisão?. In: V Simpósio Internacional em Educação e Filosofia poética e política do aprender- tempo, alteridade e linguagem, 2013, Juiz de Fora. V Simpósio Internacional em Educação e Folosofia. Juiz de Fora: UFJF, 2013. p. 01-13.

4.
BASTOS, Ghislaine D.C.. Escritos Curriculares e a produção de subjetividades no tempoespaço da escola-prisão. In: X Colóquio sobre questões curriculares & VI Colóquio luso brasileiro de curriculo - desafios contemporâneos no campo do currículo, 2012, Belo Horizonte. X COLOQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES E VI COLÓQUIO LUSO BRASILEIRO DE CURRÍCULO DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NO CAMPO DO CURICULO. Belo Horizonte: UFMG, 2012. v. 01. p. 01-15.

5.
BASTOS, Ghislaine D.C.; ROCHA, G. O. R. . A Escolarização de hansenianos no estado do Pará do século XX: primeiras aproximações. In: IX SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS ?HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL? - HISTEDBR, 2012, JOAO PESSOA. ANAIS DO IX SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS ?HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL? - HISTEDBR. JOAO PESSOA: UFPB, 2012. v. 01. p. 2833-2852.

6.
BASTOS, Ghislaine D.C.. a produtividade do pensamento da diferença e da estética para a educação especial: provocações. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2011, LONDRINA. VI CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. LONDRINA: UEL, 2011.

7.
BASTOS, Ghislaine D.C.. A produtividade do pensamento da diferença e da estética para a educação especial: provocações. In: VI Congresso brasileiro multidisciplinar de educação especial, 2011, Londrina. VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Londrina: UEL, 2011.

8.
BASTOS, Ghislaine D.C.. TRANSGRESSOES ESTETICAS E EDUCAÇÃO: ENSAIOS DE UM CAMINHO INVESTIGATIVO. In: SEMINARIO NACIONAL DE POLITICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇAO DE PROFESSORES, 2010, BELEM. POLITICAS EDUCACIONAIS E CURRICULO. BELEM: UFPA, 2010. v. 01. p. 114-129.

9.
BASTOS, Ghislaine D.C.. FORMAÇÃO DOCENTE, CULTURA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: DIÁLOGOS PERTINENTES. In: v congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2009, LONDRINA-PR. V CONGRESSO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: Inclusão: da educação infantil ao ensino superior e profissionalização. LONDRINA PARANÁ: EDITORA UEL, 2009. v. 01. p. 227-243.

10.
BASTOS, Ghislaine D.C.. ESCRITAS CURRICULARES E A PRODUÇÃO DE SUJEITOS INSANOS NO TEMPO ESPAÇO DA ESCOLA PRISÃO. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES, 2009, JOAO PESSOA. COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES. JOAO PESSOA: EDITORA UNIVERSITÁRIA UFPB, 2009.

11.
BASTOS, Ghislaine D.C.. ESCOLARIZAÇÃO. ESCRITOS CURRICULARES E APRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES. In: DIÁLOGOS CURRICULARES - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRICULO: ANCORAGENS, DESLOCAMENTOS, ESTRANHAMENTOS, 2009, BELEM-PA. DIÁLOGOS CURRICULARES - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRICULO: ANCORAGENS, DESLOCAMENTOS, ESTRANHAMENTOS. BELEM: UFPA, 2009. v. 01. p. 158-173.

12.
BASTOS, Ghislaine D.C.. Sinuosidades...escolhas...apostas - sobre a [re] constituição do percurso investigativo. In: III Seminário Nacional de pesquisa em educação especial, 2007, Sao Paulo. Anais do Seminário nacional de pesquisa em educação especial. Campinas: PUC/Campinas, 2007. v. 01.

13.
BASTOS, Ghislaine D.C.. Do pensar... a inclusão na perspectiva dos incluídos. In: II seminário de pesquisa em educação especial, 2006, DomingosMartins-ES. anais do II seminário de pesquisa em educação especial. Vitória=ES: Universidade Federal do Espírito Santo, 2006. v. 01.

14.
BASTOS, Ghislaine D.C.. identidade e formação docente: caminhos que se intercruzam na paisagem pós-moderna. In: VI seminario de pesquisa em educação da região sul, 2006, Santa Maria. Anais do VI seminario de pesquisa em educação da regiao sul. Santa Maria: Editota da UFSM, 2006. v. 01.

15.
BASTOS, Ghislaine D.C.. Identidade e formação docente- caminhos que se intercruzam na paisagem cultural pós-moderna. In: VIseminário de pesquisa em educação da RegiãoSul-ANPED_SUL, 2006, Santa Maria-RS. Anais do VIseminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. SANTA MARIA-RS: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, 2006. v. 01.

16.
BASTOS, Ghislaine D.C.. Rompendo o silêncio... por uma educaçãointercultural/inclusiva. In: IV Congresso internacional de educação: a educação nas fronteiras do humano, 2005, São Leopoldo-RS. UNIrevista. São Leopoldo-RS: UNISINOS, 2005. v. 01.

17.
BASTOS, Ghislaine D.C.. Notas sobre o Sujeito na Modernidade. In: IV Fórum Internacional de Educação, 2004, Natal. As múltiplas faces dos sujeitos da educação e os processos de construção do conhecimento. João Pessoa: UFPB-Editora Universitária, 2004.

18.
BASTOS, Ghislaine D.C.. A questão da identidade na pós-modernidade: para (re)pensar o currículo. In: I SEMINARIO BRASILEIRO DE ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO, 2004, CANOAS-RS. Anais do I seminário Brasileiro de Estudos culturais em Educação: poder,identidade e diferença. Canoas-RS: Editora da ULBRA, 2004.

19.
BASTOS, Ghislaine D.C.. A identidade na pós-modernidade: para (re)pensar a formação docente. In: VI colóquio sobre questões curriculares e II Colóquio Luso-brasileiro sobre questões curriculares, 2004, Rio de Janeiro. Currículo: pensar, sentir e diferir, 2004.

20.
BASTOS, Ghislaine D.C.. A educação ambiental como eixo articulador da prática de ensino. In: IV Fórum Internacional de Educação, 2004, Natal/RN. Anais do IV Fórum Internacional de Educação. Natal/RN: UFRN, 2004. v. 01.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BASTOS, Ghislaine D.C.. No terreno da modernidade: currículo, formação e identidade docente. In: I Colóquio Internacional de Políticas Curriculares, 2003, Paraíba. Currículo e contemporaneidade: questões emergentes. Paraíba: UFPB, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
BASTOS, Ghislaine D.C.. Os desafio de pensar o fazer e prática docentes em tempos de Educação Inclusiva. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BASTOS, Ghislaine D.C.. Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BASTOS, Ghislaine D.C.. Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BASTOS, Ghislaine D.C.. Os desafio de pensar o fazer e prática docentes em tempos de Educação Inclusiva. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BASTOS, Ghislaine D.C.; COSTA, G.DIAS ; MIRANDA, J.V.A. . Cultura, Linguagem e Literatura na Educação e na História. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BASTOS, Ghislaine D.C.. TRANSGRESSOES ESTETICAS E EDUCAÇÃO ESPECIAL: PROVOVAÇÕES. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BASTOS, Ghislaine D.C.. A PRODUTIVIDADE DO PENSAMENTO DA DIFERENÇA E DA ESTETICA PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL: PROVOCAÇÕES. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BASTOS, Ghislaine D.C.. transgressoes esteticas e educação especial: provocações. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BASTOS, Ghislaine D.C.. TRANGRESSOES ESTÉTICAS E ESCOLARIZAÇÃO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BASTOS, Ghislaine D.C.. TRANSGRESSOES ESTETICAS E EDUCAÇAO: ENSAIOS DE UM CAMINHO INVESTIGATIVO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
BASTOS, Ghislaine D.C.. Epistemes que constituem os sujeitos e saberes no campo da educação especial. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BASTOS, Ghislaine D.C.. Escolarização, escritas curriculares e a produção de subjetiviodades no tempoespaço de uma escola-prisão. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BASTOS, Ghislaine D.C.. EPISTEMES QUE CONSTITUEM OS SUJEITOS E OS SABERES NO CAMPO DA EDUCÇÃO ESPECIAL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BASTOS, Ghislaine D.C.. escritas Curriculares e a pridução de Sujeitos Insanos no tempoespaço da escola-prisão. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BASTOS, Ghislaine D.C.. Sinuosidades, escolhas..apostas - sobre a [re] constituição do percurso investigativo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BASTOS, Ghislaine D.C.. Identidade e formção docente- caminhos que se intercruzam na paisagem pós-moderna. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BASTOS, Ghislaine D.C.. Do pensar a inclusao na perspectiva dos incluídos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
BASTOS, Ghislaine D.C.. Diferentes olhares para a inclusão. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
BASTOS, Ghislaine D.C.. Em tempos de inclusão...os desafios de pensar a formação docente. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
BASTOS, Ghislaine D.C.. Dos modos de pensar e fazer inclusão. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
BASTOS, Ghislaine D.C.. A educação ambiental como eixo articulador da prática de ensino. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BASTOS, Ghislaine D.C.; Pinto, B.C.M; PROCOPIO, M. G. C.. Participação em banca de Nilton Carvalho do Espírito Santo.Mulheres saberes e poderes: histórias de vida no município de Cametá. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA.

2.
BASTOS, Ghislaine D.C.; MENDES, O. C.. Participação em banca de Jéssica Ribeiro Oliveira.A política de formação e de valorização docente na rede municipal de ensino de Tucuruí/Pa: da lei 9.394/96 ao PSPNlei nº 11.738/2008. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA.

3.
BASTOS, Ghislaine D.C.; CRUZ, G. R. B.; RODRIGUES, M. I. B.. Participação em banca de Samira Vulcão Mendes.A importância da ludicidade no processo de inclusão na EMEF Maria Valda Braga Valente: uma análise das práticas pedagógicas voltadas para alunos com deficiência intelectual na sala regular. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA.

4.
BASTOS, Ghislaine D.C.; SILVA, H. S. A.; BARRA, J. D. F.. Participação em banca de Patrícia Ferreira Diniz.Educação do Campo e formação continuada de professores: análise da implementação do Plano Municipal de Educação (PME) de Cametá/Pa (lei nº 274, de junho de 2015). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA.

5.
BASTOS, Ghislaine D.C.; SOUSA, J. S.. Participação em banca de Priscila Costa Prestes Sousa.Educação e Inclusão: concepção teórico metodológico do Atendimento Especializado as pessoas com deficiência visual no NAPNE/IFPA Tucuruí/Pa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA.

6.
BASTOS, Ghislaine D.C.; SILVA, B. M. V.; SIROTHEAU, S.. Participação em banca de Dilvan Castro Costa.Informática na Educação: uma análise de softwares educativos em uma perspectiva interdisciplinar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA.

7.
BASTOS, Ghislaine D.C.; MENDES, O. C.. Participação em banca de Adriana Almeida Serrão.Gestão democrática de educação sob que princípios e ação na escola municipal de ensino fundamental Benedito Furtado, Cametá/Pa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA.

8.
BASTOS, Ghislaine D.C.; MENDES, O. C.. Participação em banca de Danielly Portilho Serrão.Gestão escolar concepções e práticas na experiencia da EMEF São João Batista, no município de Cametá. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA.

9.
BASTOS, Ghislaine D.C.; MIRANDA, J. V. A.. Participação em banca de Suzane Maciel Aquino.ABRE-SE A CORTINA: a experiência teatral no contexto escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA.

10.
BASTOS, Ghislaine D.C.; MIRANDA, J.V.A.. Participação em banca de José Maurício Vanzeler Pompeu.A diversidade cultural dos jovens face a institucionalização escolar: uma abordagem sociocutural na EMEF Dalila leão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA.

11.
COSTA, G.DIAS; BASTOS, Ghislaine D.C.. Participação em banca de AMANDA CARDOSO RODRIGUES.O lúdico no ensino-aprendizagem de língua inglesa na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS/LÍNGUA INGLESA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS.

12.
COSTA, A.P; BASTOS, Ghislaine D.C.. Participação em banca de LUCINEI CASTRO LEÃO.Dificuldades Metodológicas encontradas na prática docente dos professores de ciências naturais da EMEF Divino Espírito Santo em Cametá-Pa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS NATURAIS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS.

13.
BASTOS, Ghislaine D.C.; CORDOVIL, L.; RIBEIRO, M.. Participação em banca de MARIA DO CARMO MONTEIRO.A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGOGICO NA ESCOLA GELMIREZ DE MELO E SILVA EM CASTANHAL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

14.
BASTOS, Ghislaine D.C.; DIAS, L.uiz Carlos de Carvalho; DIAS,Ana Lúcia Bentes. Participação em banca de ALDO JOSÉ MONTEIRO.E A MATINTA ERA DA COR DA CHUVA: O EXPRESSIONISMO INFANTIL NAS NARRATIVAS DE ASSOMBRAÇÕES, ENCANTARIAS E VISAGENS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

15.
BASTOS, Ghislaine D.C.; DIAS,Ana Lúcia Bentes; DIAS, L.uiz Carlos de Carvalho. Participação em banca de ELZA CAMPOS DOS SANTOS.ENSAIO DE OBSERVAÇÃO DE UMA PRATICA PEDAGOGICA DE ENSINO DE ESCRITO-LEITURA INSPIRADA E OU INTUIDA EM EMILIA FERREIRO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

16.
DIAS,Ana Lúcia Bentes; DIAS, L.uiz Carlos de Carvalho; BASTOS, Ghislaine D.C.. Participação em banca de ROSANE ARANHA DO NASCIMENTO.O EXPRESSIONISMO INFANTIL NAS NARRATIVAS DE ASSOMBRAÇÕES, ENCANTARIAS E VISAGENS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

17.
BASTOS, Ghislaine D.C.; AMORIM, R.; SILVA, G. C.. Participação em banca de DILZA MARIA FREITAS.A LIBRAS COMO COMPONENTE CURRICULAR DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

18.
BASTOS, Ghislaine D.C.; GOMES, Cláudia; DIAS, L.uiz Carlos de Carvalho. Participação em banca de Carmen Regina Vieira Nascimento.A importância das emoções na constituição do sujeito: a psicologia de Henri Wallon. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
RODRIGUES, D.; BENTES, J.A.O; BASTOS, Ghislaine D.C.. CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO MATÉRIA ENSINO DE LIBRAS. 2014. Universidade Federal do Pará.

2.
GOMES, I.M; SILVA, G.P; BASTOS, Ghislaine D.C.. CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO MATÉRIA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2014. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS.

3.
BASTOS, Ghislaine D.C.; SANTOS, D. A.; MALHEIRO, J.. PROFESSOR SUBSTITUTO MATERIA DIDATICA. 2010. Universidade Federal do Pará.

4.
BASTOS, Ghislaine D.C.; DIAS,Ana Lúcia Bentes; GOMES, Cláudia; DIAS, L.uiz Carlos de Carvalho. Cocurso Público para Professor Substituto da Disciplina Didática. 2002. Universidade Federal do Pará.

Outras participações
1.
OLIVEIRA, J.P; BARRA, J.D.F; BASTOS, Ghislaine D.C.. COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO PROBATÓRIO DOS SERVIDORES DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/UFPA. 2013. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro nacional de didática e prática de ensino. 2014. (Encontro).

2.
Encontro de Planejamento da Secretaria Municipal de Educação de Mocajuba-Pa.Os desafio de pensar o fazer e prática docentes em tempos de Educação Inclusiva. 2013. (Encontro).

3.
I Colóquio Filosofia, Linguagem e Alteridade na Educação: poéticas e políticas das diferença.Educação, diferença e transgressão. 2013. (Outra).

4.
IV Conferência de Educação da Região Tocantina.Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos. 2013. (Outra).

5.
IV Conferência Municipal de Educação de Cametá-Pa.Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos. 2013. (Outra).

6.
IV Conferência Municipal de Educação de Mocajuba-Pa.Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos. 2013. (Outra).

7.
II Encontro de História e educação da Amazônia Tocantina.Cultura, Linguagem e Literatura na Educação e na História. 2012. (Encontro).

8.
Seminário de Homenagem ao tricentenário de Jean-Jacques Rousseau.Rousseau: pensar a educação da infância. 2012. (Seminário).

9.
VI CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. A PRODUTIVIDADE DO PENSAMENTO DA DIFERENÇA E DA ESTÉTICA PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL: DIALOGOS POSSIVEIS. 2011. (Congresso).

10.
xx encontro de pesquisa educacional do norte e nordeste-EPENN.TRANSGRESSOES ESTETICAS E EDUCAÇÃO ESPECIAL: PROVOCAÇÕES. 2011. (Encontro).

11.
SEMINARIO NACIONAL POLITICAS EDUCACIONAS CURRICULO E FORMAÇAO DE PROFESSORES.TRANSGRESSOES ESTETICAS E EDUCAÇAO: ENSAIOS DE UM CAMINHO INVESTIGATIVO. 2010. (Seminário).

12.
X SIMPOSIO NIETZSCHE/DELEUZE: NATUREZA E CULTURA. 2010. (Simpósio).

13.
COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES.ESCRITAS CURRICULARES E PRODUÇÃO DE SUJEITOS INSANOS NO TEMPOESPAÇO DA ESCOLA-PRISAO. 2009. (Outra).

14.
ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE.EPISTEMES QUE CONSTITUEM OS SUJEITOS E OS SABERES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2009. (Encontro).

15.
III Diálogos Curriculares.Ministrante do curso sobre dinâmicas de aprendizagem. 2009. (Outra).

16.
SEMINARIO NACIONAL DE POLITICAS EDUCAIONAIS E CURRICULO. 2009. (Seminário).

17.
V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. FORMAÇÃO DOCENTE, CULTURA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: DIALOGOS PERTINENTES. 2009. (Congresso).

18.
IV Seminário de Educação Especial da EAUFPA- por uma sociedade inclusiva. 2008. (Seminário).

19.
III Seminário nacional de pesquisa em Educação especial.Sinuosidades...escolhas...apostas - sobre a [re]constituição do percurso investigativo. 2007. (Seminário).

20.
Seminário: educação de surdos - novos paradigmas. 2007. (Seminário).

21.
VII Reunião de antropologia do Mercosul. 2007. (Outra).

22.
II seminario de pesquisa em educação especial.IISeminario de pesquisa em educação especial. 2006. (Seminário).

23.
VI Seminário de pesquisa em educação da região sul.Identidade e formação docente - caminhos que intercruzam na paisagem pós-moderna. 2006. (Seminário).

24.
VI Seminário de pesquisa em Educação da Região Sul-ANPED_SUL.VI seminário de pesquisa em educação da Região Sul-ANPED-SUL. 2006. (Seminário).

25.
IV Congresso internacional de educação: aeducação nas fronteiras do humano. IV Congresso Internacional de Educação: a educação nas fronteiras do humano. 2005. (Congresso).

26.
Palestra Sara Pain - corpo, pensamento e aprendizagem. 2005. (Outra).

27.
Currículo: pensar, sentir e diferir.a questão da identidade na pós-nodernidade: para [re] pensar o currículo. 2004. (Outra).

28.
Diálogos Curriculares.Identidade e formação docente na pós-modernidade. 2004. (Outra).

29.
I Seminário nacional de educação e inclusao de pessoas com necessidades educativas especiais.Dos modos de oensar e fazer inclusao. 2004. (Seminário).

30.
IV Fórum Internacional de Educação.notas sobre o sujeito da modernidade. 2004. (Outra).

31.
Seminário brasileiro de estudos culturais da educação.Ia questao da identidade na pós-modernidade- para [re] pensar a formação docente. 2004. (Seminário).

32.
Fórum Mundal de Educação: Educação e Transformação.a educação ambiental como eixo articulador da prática de ensino. 2003. (Outra).

33.
Fórum Social Mundial: um outro mundo é possível. 2003. (Outra).

34.
I Colóquio Internacional de Políticas Curriculares: currículo e contemporaneidade, questões emergentes.no terreno da modernidade: curriculo, formação e identidade docente. 2003. (Outra).

35.
II Seminário de politicas educacionais e currículo. 2003. (Seminário).

36.
Mini-curso: a sociologia de Pierre Bourdieu. 2003. (Oficina).

37.
I Seminário Internacional de políticas educacionais e currículo: A pesquisa em educação nas áreas de Política educacional e currículo.I seminário Internacional sobre Política Educacional e Currículo: a pesquisa em educação nas áreas de politica educacional e currículo. 2002. (Seminário).

38.
XI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: Igualdade e Diversidade na Educação. 2002. (Encontro).

39.
Fórum Mundial de Educação. 2001. (Outra).

40.
Forum mundial de educação: Educação e transformação: educação pública na construção de um outro mundo possível. 2001. (Outra).

41.
Seminário a universidade em questão. 2001. (Seminário).

42.
Seminário a universidade em questão:. 2001. (Seminário).

43.
Seminario Internacional : ciência e educação superior na amazônia. 2001. (Seminário).

44.
Semana Pedagógica.Comunicação de Trabalho de Conclusão de Curso. 2000. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, G.DIAS ; BASTOS, Ghislaine D.C. ; MIRANDA, J.V.A. . I COLÓQUIO FILOSOFIA LINGUAGEM E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO: Poéticas e políticas da diferença. 2013. (Outro).

2.
COSTA, G.DIAS ; BASTOS, Ghislaine D.C. ; MIRANDA, J.V.A. . Seminário de homenagem ao tricentenário de nascimento de Jean-Jacques Rousseau. 2012. (Outro).

3.
BASTOS, Ghislaine D.C.. VIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
FRANCINEIA BARBOSA GUEDES. As margens: imagens, saberes e experiências da in(ex)clusão na escola ribeirinha. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA. (Orientador).

2.
GLAUCILENE BORGES MARTINS. Para além da clínica: Práticas inclusivas para alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade no contexto escolar de Mocajuba/Pará. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA. (Orientador).

3.
ELIANI DE SOUZA CORRÊA. ENTRE O DIZER E O FAZER: A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO COTIDIANO ESCOLAR. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA. (Orientador).

4.
IZABEL CRISTINA COELHO MOREIRA. Uma experiência de inclusão escolar: O ensino de libras para alunos surdos e ouvintes. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA. (Orientador).

5.
NAARA FERNANDES FRANCO. Além da incompreensão: Abordagem pedagógica de alunos com distúrbio no processamento auditivo central ? DPAC. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA. (Orientador).

6.
NATASHA MACHADO SOUSA. A mil por hora? - Experimentações inclusivas para alunos com TDAH; diálogos com a psicopedagogia. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA. (Orientador).

7.
Maria Raimunda Franco. Experiencias de inclusão na escola regular: práticas de biopilótica. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA. (Orientador).

8.
Maria Rosa Dias. A experiência de escolarização do aluno surdo: um olhar a partir das narrativas. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA/PARFOR) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA. (Orientador).

9.
Audilene Moraes. A invenção da anormalidade: dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental menor. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA. (Orientador).

10.
Célia Farias. A inclusão no Programa Pacto Nacional de alfabetização na idade certa. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA/PARFOR) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA. (Orientador).

11.
Monique Ferreira. Os desafios do Atendimento Educacional Especialzado na rede municipal de ensino de Igarapé-Miri. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA/PARFOR) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA. (Orientador).

12.
ALCIANE GARCIA PANTOJA E JAQUELINE RODRIGUES LOBATO. MICROFÍSICA DA VIOLÊNCIA NA EMEF SÃO JOÃO: VIGIAR, PUNIR OU EDUCAR. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS. (Orientador).

13.
SANDRO GIOVANI RODRIGUES SANTOS. EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA E FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS NARRADAS POR PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE LIMOEIRO DO AJURÁ-PA. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS. (Orientador).

14.
RENATA XAVIER SÁ. CLASSE ESPECIAL PARA ALUNOS SURDOS: SABERES, PODERES E A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES NO CONTEXTO DA EMEF SANTA SANTOS- CAMETÁ. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS. (Orientador).

15.
CARLA DE OLIVEIRA MARQUES E ELEN BRUNA NABIÇA DE MORAES. CULTURA LÚDICA NO TEMPO/ESPAÇO DA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA PEQUENA. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS. (Orientador).

16.
RAQUEL CRUZ DA COSTA. PROFESSORAS ESPECIAIS: EXPERIENCIA, CONSTITUIÇÃO E FORMAÇÃO NAS TRAMAS DAS MEMÓRIAS DE PROFESSORAS DA CLASSE ESPECIAL. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Tatiana Duarte de Souza. Microfísica da classe especial: experiências curriculares da rede municipal de ensino de Cametá. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA, PIBIC/PRODOUTOR. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Erlene Garcia Lobato. Pensar a Inclusão na perspectiva da Diferença - contribuições para a Formação Docente.. Início: 2015. Orientação de outra natureza. FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA. PROEG/MONITORIA. (Orientador).

2.
Odilene Nunes Serrão. Práticas de Inclusão e Mediação didática do aluno cego: concepções e estratégias de intervenção.. Início: 2015. Orientação de outra natureza. FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA. PROEX/EXTENSÃO/UFPA. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
FABIANY MARCELA SOUSA DOS SANTOS. PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA RIBEIRINHA. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

2.
FABIANY MARCELA SOUSA DOS SANTOS. PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA RIBEIRINHA. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
JANNINE DA CUNHA GOMES. A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO ENSINO REGULAR: uma analítica a partir da relação professor/aluno. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

2.
LOYSLENE SILVA DE MEDEIROS. SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E INCLUSÃO ESCOLAR: práticas com aluno com deficiência intelectual. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

3.
STÉLIA DE JESUS POMPEU DE MENEZES. VIVER AS DIFERENÇAS: a síndrome de Down na escola inclusiva. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

4.
SIMONE LIMA RIBEIRO. ADAPTAÇÕES CURRICULARES COMO PRÁTICA DE INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM AUTISMO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

5.
IVETE RODRIGUES DA CRUZ. O BRINCAR NA INFÂNCIA: problematizando as práticas lúdicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

6.
LEILA CAVALCANTE GOMES. FAMÍLIA E ESCOLA: DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

7.
Odilene Nunes Serrão. Um olhar sobre a Velhice: As contribuições da Pedagogia Social para (re) pensar o lugar social do Idoso no Município de Cametá-Pa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

8.
DAVID BENEDITO GONÇALVES DIAS. Era só brincadeira?!? Bullying, a violência na escola. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

9.
TATIANA DUARTE DE SOUZA. Memórias e Escrita de Si ? uma viagem formativa pelo curso de pedagogia.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

10.
Jorge Luiz da Cruz Almeida. ROMPENDO O SILÊNCIO: A INCLUSÃO NA REDE REGULAR A PARTIR DO EX-ALUNO SURDO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA/PARFOR) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

11.
Maria Domingas Gomes. ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM MOCAJUBA-PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA/PARFOR) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

12.
Fredison Leão de Farias. EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REDE REGULAR DE ENSINO DE LIMOEIRO DO AJURÚ: ENTRE O DIZER E O FAZER. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA/PARFOR) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

13.
Edelson Nunes Leão. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O SILÊNCIO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA/PARFOR) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

14.
Laércio Gonçalves Marques. PRÁTICAS DE ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: ENTRE O IDEAL E O REAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA/PARFOR) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

15.
Reliany Susy Moia de Melo. NAS TRAMAS DAS NARRATIVAS... O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA CONSTITUIÇÃO DO ALUNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - FACULDADE DE LINGUAGEM/CUNTINS/UFPA. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

16.
Edilma Pinheiro Dias e Vilma da Silva Santos. Educação Especial/inclusiva e formação continuada: uma análise da política de formação continuada de professores desenvolvida no município de Tucuruí-Pa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

17.
Michely do Carmo da Silva Costa e Rosinélis Baia Corrêa. Tecnologias assistivas e Educação: possibilidades e desafios no contexto da rede municipal de ensino de Cametá-Pa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

18.
Dianilce Alves Furtado e Elielma Fonseca. Mídia e educação: o uso de tecnologias como estratégia no processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos da classe especial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

19.
Dalva Costa Ribeiro. Da Educação Infantil ao 1º ano do ensino fundamental/; o lúdico como elemento de transição. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

20.
Mariedson Leão Costa. O brincar das crianças ribeirinhas da comunidade de mendaruçú-médio em Cametá-Pa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

21.
Dermira Pereira Nogueira. A acessibilidade da pessoa com deficiência física em uma escola da rede municipal de ensino em Cametá-Pa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

22.
Olivana Maria Leão de Freitas. Desafios da Educação Especial em uma escola do campo no município de Cametá-Pa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

23.
Elzilene Valente Cavalcante. Do ver-se e narrar-se: cenas da escolarização de uma jovem surda. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

24.
João Willes Garcia do Carmo. Sons, imagens e escritas do silêncio: o livro didático de língua portuguesa do 6º ao 9º ano como artefato cultural e de produção de significações no contexto da rede municipal de ensino de Cametá-Pa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

25.
Maria José Barros. Na história de vida percursos da escolarização de um aluno com síndrome de down. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

26.
Fabiany Marcela Souza dos Santos. Entre ditos e escritos: a construção da subjetividade da criança com deficiência no contexto da educação infantil no município de cametá-Pa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

27.
JESSICA ANNE PACHECO DOS SANTOS. NA VIDA SOBRE RODAS CENAS DA ESCOLARIZAÇÃO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

28.
FRANCISCA GERMANA DE SOUSA. A EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSAO COMO COMPONENTE CURRICULAR DOS CURSOS DE GRADUAÇAO DA UFPA-CASTANHAL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

29.
CARMEN LUCIA CARDOSO. NAS HISTORIAS DE RESISTENCIAS OS MODOS DE EXISTENCIA DE SUJEITOS-ALUNOS COM SINDROME DE DOWN. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

30.
ALMIR TRINDADE CAMARA VILHENA. A RELAÇAO ESCOLA-FAMILIA NO LETRAMENTO DE INFANTIS: UM OLHAR A APRTIR DO CONTEXTO DA ZONA RURAL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

31.
BRUNA SUELEM FREITAS GOMES. ABRIGAR E INCLUIR: A ESCOLARIZAÇÃO DE CRINAÇAS COM DEFICIENCIA INSTITUCIONALIZADAS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS CASTANHAL. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

32.
CLEIDE PESSOA DOS SANTOS. a INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NAS SERIES REGULARES: ENTRE AVANÇOS E IMPASSES. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

33.
FLORDELICE BRUM. A INCLUSAO DO ALUNO SURDO NO ENSINO REGULAR: DESAFIOS TEORICOS E METYODOLOGICOS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

34.
SUELY SOUZA. ESTRATEGIAS METODOLOGICAS PARA PENSAR O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA AUTISTA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

35.
MARIA ELISA FREITAS SÁ. A INCLUSAO DOS DEFICIENTES VISUAIS NAS SERIES INICIAIS: POSSIBILIDADES EFETIVAS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

36.
Alessandra Ribeiro. InstituiçãoEspecializada em tempos de inclusão: desafios e perspectivas para a APAE-Macapá. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

37.
Nagle Rejane de Souza Correa. Os (des) caminhos da Inclusão no município de Cametá-PA- um estudo juntoa SEMED. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

38.
Antônia Márcia Silva. O processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais em Santa Maria do Pará. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

39.
Falk da Silva Brito e Jaqueline Soares da Silva. O Processo ensino-aprendizagem em crianças de 0 a 6 anos de idade com síndrome de Down na APAE-Castanhal. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

Iniciação científica
1.
Tatiana Duarte de Souza. PRÁTICAS DISCURSIVAS E NÃO DISCURSIVAS DE INCLUSÃO NA ZONA URBANA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMETÁ: A INCLUSÃO COMO BIOPOLÍTICA!?.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA, PIBIC/PRODOUTOR. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

2.
MARIA ELDIJANE WANZELER RODRIGUES. INCLUSÃO NAS ESCOLAS DO CAMPO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMETÁ: ESTRATÉGIA BIOPOLÍTICA?. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA, PIBIC/PRODOUTOR. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.

3.
Tatiana Duarte de Souza. Microfisica da classe especial: a analítica da experiência curricular em uma rede municipal de ensino. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CUNTINS/UFPA, PIBIC/PRODOUTOR. Orientador: Ghislaine Dias da Costa Bastos.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
BASTOS, Ghislaine D.C.; COSTA, G.DIAS ; MIRANDA, J.V.A. . Cultura, Linguagem e Literatura na Educação e na História. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BASTOS, Ghislaine D.C.. Os desafio de pensar o fazer e prática docentes em tempos de Educação Inclusiva. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BASTOS, Ghislaine D.C.. Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BASTOS, Ghislaine D.C.. Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BASTOS, Ghislaine D.C.. Os desafio de pensar o fazer e prática docentes em tempos de Educação Inclusiva. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 16:09:49