Eliane Cerdas Labarce

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3896984457113851
  • Última atualização do currículo em 23/04/2018


Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista UNESP (2003), mestrado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista UNESP (2007) e doutorado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista UNESP (2014). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de biologia, ensino de ciências, formação de professores, abordagens para o ensino de ciências. Atualmente é professora na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, onde trabalha com as disciplinas "Prática e Pesquisa no ensino de Ciências e Biologia", "Educação e Saúde", "Didática da Ciência" e Supervisiona os estágios Supervisionados de Ciências e Biologia. É professora do quadro permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Científica e atemática da UEMS. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eliane Cerdas Labarce
Nome em citações bibliográficas
LABARCE, E. C.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Educação Para a Ciência.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Atividades práticas no ensino de ciencias: saberes docentes e formação do professor, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Fernando Bastos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: ensino de ciencias; saberes docentes; Formação do professor.
Grande área: Ciências Humanas
2007 - 2009
Mestrado em Educação Para a Ciência.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Ensino de Biologia e o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio de atividades práticas e contextualizadas,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Jehud Bortollozi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ensino de Biologia; atividades práticas; contextualização.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.
Setores de atividade: Educação.
2013
Graduação em andamento em Pedagogia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
1999 - 2003
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Reflexões sobre a Educação Popular em Saúde no município de Jaú. O papel das formas coletivas de aprendizagem na melhoria dos serviços oferecidos à comunidade..
Orientador: Prfª Drª Maria Sueli Parreira Arruda.
Bolsista do(a): Fundação VUNESP, VUNESP, Brasil.
1996 - 1998
Ensino Médio (2º grau).
E.E.P.S.G. Caetano Lourenço de Camargo, INSTITUTO, Brasil.
1988 - 1995
Ensino Fundamental (1º grau).
E.E.P.G. Caetano Perlatti, EEPGCP, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2013
Aperfeiçoamento em Educação Ambiental - EAD. (Carga horária: 180h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2012 - 2012
Tutoria: competências e habilidades do tutor on-li. (Carga horária: 40h).
Universidade de Araraquara, UNIARA, Brasil.
2011 - 2011
E-larning: modelo pedagógico assíncrono: metodolog. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2007 - 2007
FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES. (Carga horária: 8h).
SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA, SESI, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Urgência e Emergência Pré-Hospitalar. (Carga horária: 40h).
Faculdades Integradas de Jaú, FAEJA, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em II Jornada Ambiental de Calçados de jau. (Carga horária: 9h).
Fatec - jahu, FATEC, Brasil.
2005 - 2005
Processos de Obtenção de Água Potável para Consumo. (Carga horária: 16h).
CB Consultoria e Treinamento S/C LTDA, CB, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Saúde Ambiental. (Carga horária: 34h).
Faculdades Integradas de Jau - Fundação Educacional Dr. Raul Bauab, FAEJA, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Nutrição. (Carga horária: 68h).
Faculdades Integradas de Jau - Fundação Educacional Dr. Raul Bauab, FAEJA, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Epidemiologia. (Carga horária: 34h).
Faculdades Integradas de Jau - Fundação Educacional Dr. Raul Bauab, FAEJA, Brasil.
2003 - 2003
Treinamento para Atendimento ao Cliente. (Carga horária: 6h).
Prefeitura Municipal de Jaú, PREF, Brasil.
2001 - 2003
Extensão universitária em Oral and Written Comunicattion Course. (Carga horária: 600h).
Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Atualização em Biologia Molecular. (Carga horária: 4h).
Centro de Vigilância Epidemiológica, CVE, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Curso Básico de Infecção Hospitalar. (Carga horária: 8h).
Unimed Regional de Jaú, UNIMEDJAÚ, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Fisio. Pancrêas Endóc. e da Secreção da Insulina. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Fundamentos em Etnobotânica. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Cultivo e utilização de plantas medicinais. (Carga horária: 8h).
Grupo Ecológico Pró Terra de Jaú, PROTERRA-JAU, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Treinam. em Ações Básicas em Vigilância Sanitária. (Carga horária: 56h).
Direção Regional de Saúde - Bauru, DIR-X, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplinas ministradas: Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: Estágio curricular II. Ensino de Física e Química nos terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Curso de Pedagogia: Conteúdo e Metodologia do ensino de ciencias.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Bolsista, Carga horária: 8
Outras informações
DISCIPLINAS MINISTRADAS Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - ESTÁGIO CURRICULAR I: LABORATÓRIO DIDÁTICO COMO RECURSO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA; LABORATÓRIO DIDÁTICO COMO RECURSO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA; Curso Pedagogia - NATUREZA E SOCIEDADE na educação infantil;

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 12
Outras informações
Professor Substituto, em jornada de 12 horas semanais de trabalho, no conjunto de disciplinas ?Estágio Curricular II?, ?Ensino de Ciências/Físicas e Químicas no 3º e 4º Ciclos da Educação Fundamental?, ?Estágio Curricular III?, ?Conteúdos e Metodologia do Ensino de Ciências?,

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio de docência, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio de docência na disciplina de Didática das Ciências sob coordenação da Prfa Dra Ana Maria de Andrade Caldeira, no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Unesp/ Bauru

Atividades

02/2011 - 06/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Natureza e Sociedade na educação infantil
02/2011 - 06/2011
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
O Laboratório didático como recurso para o ensino de Ciencias e Biologia
Estágio curricular I. O laboratório didático como recurso para o ensino de Ciencias e Biologia

Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: monitor, Carga horária: 8

Atividades

02/2003 - 06/2003
Outras atividades técnico-científicas .

Atividade realizada
Monitoria Voluntária da disciplina de Evolução.
02/2002 - 12/2002
Estágios .

Estágio realizado
Laboratório de Imunogenética.
03/2002 - 06/2002
Outras atividades técnico-científicas .

Atividade realizada
Monitoria voluntária da disciplina de Genética 1.

Universidade de Araraquara, UNIARA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Tutor de educação a distância
Outras informações
Disciplinas em que foi tutora: - Tecnologias para a gestão ambiental - Fundamentos teóricos em ecologia e biologia da conservação - Ecologia e gestão ambiental - Técnicas em monitoramento ambiental - O ensino de química: aspectos teóricos e metodológicos - O ensino de Biologia: aspectos teóricos e metodológicos - O ensino de Ciencias na contemporaneidade - Fundamentos da organização e o cotidiano escolar - Trabalho docente na sala de aula e seus aspectos constituintes

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor conteudista
Outras informações
Módulo: Trabalho docente no ensino e aprendizagem de ciências. Unidades: _ Prática pedagógica e pressupostos para o ensino de ciências; _ Objetivos educacionais no ensino de ciências no ensino médio; _ Objetivos educacionais no ensino de ciências no ensino fundamental; _ História e filosofia da ciência no ensino de Ciências; _ Relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) na formação da cidadania; _ O laboratório didático como recurso para o ensino de ciências; _ Da necessidade de uma pluralidade de interpretações acerca do processo de ensino e aprendizagem em ciencias; _ Ensino de ciências por meio da investigação: possibilidades e limites.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor conteudista
Outras informações
Módulo: Trabalho docente no ensino e aprendizagem de Química. Unidades: _ Prática pedagógica e pressupostos para o ensino de ciências; _ Objetivos educacionais no ensino de química no ensino médio; _ História e filosofia da ciência no ensino de Química; _ Relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) na formação da cidadania; _ O laboratório didático como recurso para o ensino de Química; _ A importância da contextualização para a compreensão da química; _ A química e a interdisciplinaridade com as outras ciências naturais _ Da necessidade de uma pluralidade de interpretações acerca do processo de ensino e aprendizagem em química;

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor conteudista
Outras informações
Módulo: Trabalho docente no ensino e aprendizagem de Biologia. Unidades: _ Alfabetização científica na sociedade contemporânea; _ As novas tecnologias no ensino de ciências humanas e da natureza; _ Prática pedagógica e pressupostos para o ensino de biologia; _ Objetivos educacionais no ensino de biologia no ensino médio; _ História e filosofia da ciência no ensino de biologia _ Relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) no ensino de biologia; _ O laboratório didático como recurso para o ensino de biologia; _ A importância da contextualização para a compreensão dos conceitos biológicos; _ A evolução biológica como eixo norteador do ensino de biologia; _ Da necessidade de uma pluralidade de interpretações acerca do processo de ensino e aprendizagem da biologia;


EMEF Professora Norma Botelho, EMEF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor de Educação Básica II, Carga horária: 40


E.E DR. DOMINGOS DE MAGALHÃES, E.E., Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE CIENCIAS E BIOLOGIA, Carga horária: 12


EMEF. PROF. ENEAS SAMPAIO SOUZA, EMEF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE CIENCIAS, Carga horária: 20


SESI- SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: PROFESSOR EFETIVO, Enquadramento Funcional: EFETIVO, Carga horária: 21


Secretaria de Saúde do Município de Jaú/SP, SMS-JAÚ, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2006
Vínculo: Servidor público municipal, Enquadramento Funcional: Agente de Saneamento, Carga horária: 40

Atividades

12/1999 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
educação para a saúde.
formação de manipuladores de alimentos
Palestras: Higiene Alimentar
saúde ambiental
12/1999 - 12/2006
Serviços técnicos especializados , Vigilância Sanitária do Município de Jaú/SP, .

Serviço realizado
Fiscalização em estabelecimentos de fabricação, manipulação ou comércio de gêneros alimentícios, Análise de Água da rede pública para o consumo humano.

CEFAM Prof. Zien Nassif, CEFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: palestrante, Carga horária: 10

Atividades

05/2003 - 05/2003
Estágios .

Estágio realizado
Mini Curso: Planeta Terra: nosso ambiente_ Educando-se para educar..

Centro Paula Souza, ETE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Palestrante, Carga horária: 3
Outras informações
Palestra realizada aos alunos do curso Técnico em Enfermagem

Atividades

05/2004 - 05/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Vigilância Sanitária/ Alimentos/ Prevenção

EMEF. Prof. Eneas Sampaio Souza, CAIC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: palestrante, Carga horária: 3

Atividades

03/2002 - 06/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Higiene Alimentar e Saúde

Santa Casa de Misericórdia de Jaú, SANTA CASA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Palestrante

Atividades

05/2002 - 05/2002
Ensino, O papel do enfermeiro na Vigilância Sanitária, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
O papel do enfermeiro na Vigilância Sanitária

SENAC - JAU, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Palestrante, Carga horária: 3
Outras informações
Palestras realizadas aos alunos do curso de "Educação para o Trabalho"

Atividades

10/2003 - 10/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Segurança Alimentar e Ações de Saúde
06/2003 - 06/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Segurança Alimentar e Ações de Saúde
11/2001 - 11/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Vigilância Sanitária e Sociedade
09/2001 - 09/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Vigilância Sanitária: ações, funções e objetivos na sociedade

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor no curso de Pedagogia, unidade Maracaju, nas disciplinas: Biologia e Educação Metodologia da Pesquisa em Ensino Metodologia do Ensino de Ciências Naturais na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor nas disciplinas: Estágio Curricular Supervisionado de Ensino de Ciências Estágio Curricular Supervisionado de Ensino de Biologia Didática das Ciências Prática e Pesquisa no Ensino de Ciências e Biologia Educação e Saúde

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso - Ciências Biologicas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Publicado no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul, nº 9050 de 23/11/2015, página 60



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Atividades Práticas nas pesquisas em ensino de Ciências no Brasil
Descrição: O presente projeto, no âmbito de uma pesquisa mais ampla do tipo Estado da Arte, tem por objetivo mapear os estudos sobre atividades práticas no ensino de Ciências. Pretende-se fazer um levantamento do tema nos principais periódicos da área de ensino de Ciências..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Diálogos sobre o ensino de ciencias naturais
Descrição: Trabalho colaborativo entre pesquisadores e professores de escola pública. Estudo de materiais curriculares. Atividades de modelagem. Elaboração de proposta de intervenção em aula com relato e discussão posterior, leitura e discussão de textos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Eliane Cerdas Labarce - Integrante / fernando bastos - Coordenador / Bruno Tadashi Takahashi - Integrante / Alessandro Pedro - Integrante.
2006 - 2008
Avaliação dos Impactos da Cultura de Cana de Açúcar, seus Sub-Produtos na Região de Jau com a Finalidade de Subsidiar o Ensino e a Aprendizagem de Forma Inter e Multi Disciplinar

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ana Maria de Andrade Caldeira em 08/09/2014.
Descrição: Projeto de investigação e extensão tem por finalidade desenvolver investigações voltadas à formação de professores no nível médio e fundamental, promovendo a interdisciplinaridade e a contextualização por meio do tema cultura da cana-de-açúcar e seus subprodutos na região de Jau..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Eliane Cerdas Labarce - Integrante / JEHUD BORTOLLOZI - Integrante / ANA MARIA DE ANDRADE CALDEIRA - Coordenador / MARCELO LUIS AROEIRA ROSELLA - Integrante / Maria de Lurdes dos Santos - Integrante / João José Caluzi - Integrante.


Projetos de extensão


2011 - 2012
Diálogos sobre o ensino de Ciências Naturais
Descrição: Projeto colaborativo Universidade/escola de educação básica. Formação em serviço de professores de Ciências..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Eliane Cerdas Labarce - Integrante / fernando bastos - Coordenador / Bruno Tadashi Takahashi - Integrante / Alessandro Pedro - Integrante.


Outros Projetos


2015 - Atual
Plano de desenvolvimento e consolidação do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Matemática
Descrição: O Plano de Desenvolvimento e Consolidação do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Matemática é um projeto que visa implementar ações, de curto e médio prazo, para consolidar o programa, contribuindo para torna-lo referência no cenário regional e nacional. Em linhas gerais, a proposta objetiva impactar positivamente a Educação Básica do Estado, permitindo que os professores melhorem a sua formação em termos de conhecimentos específicos e pedagógicos e, também, em conhecimentos essenciais para o trabalho de investigação científica. Tem como metas: tornar o PPGECM mais conhecido entre os professores da rede pública de ensino do MS; melhorar as condições das instalações físicas e de equipamentos do programa; ampliar a produção acadêmica do grupo de docentes e discentes a ele vinculados. Pretende-se: fomentar o desenvolvimento das pesquisas dos docentes e mestrandos, assim como sua divulgação; estimular o contato dos docentes e discentes do curso com pesquisadores vinculados a programas com tradição na área e projeção nacional, através da realização de Seminários de Pesquisa e da participação desses pesquisadores em bancas de qualificação e defesa de dissertação; estimular a participação dos mestrandos nos eventos da área; fomentar o desenvolvimento e a divulgação de produtos didáticos produzidos pelos mestrandos e docentes; criar uma infraestrutura básica de acesso às novas tecnologias de comunicação e informação para as atividades de pesquisa dos docentes e discentes, assim como, das atividades didático-pedagógicas do curso, criando um ambiente profícuo ao processo de inovação didático-pedagógica..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (41) .
Integrantes: Eliane Cerdas Labarce - Integrante / João Mianutti - Integrante / Maria Celina Piazza Recena - Integrante / Gilmar Praxedes Daniel - Coordenador / Antônio Rogério Fiorucci - Integrante / Lilian Giacomini Cruz - Integrante / Marcelo Salles Batarce - Integrante / Edmilson de Souza - Integrante / Jose Barreto dos Santos - Integrante / Cecília Maria Pinto do Nascimento - Integrante / Sergio Choiti Yamazaki - Integrante / Paulo Souza da Silva - Integrante / Lucélio Ferreira Simião - Integrante / Mirian Xavier - Integrante / Vanessa Daiana Pedrancini - Integrante / Helena Alessandra Scavazza Leme - Integrante / Fabiano Antunes - Integrante / Fernando Cesar Ferreira - Integrante / Afranio José Soriano Soares - Integrante / Luciana Gonçalves de Azevedo - Integrante / Raphael Ramos Spessoto - Integrante / SonnerArfux de Figueiredo - Integrante.Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Outra.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Ciência e Educação (UNESP. Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciencias.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Biologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Biologia Geral.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BASTOS, Fernando2014BASTOS, Fernando ; TAKAHASHI, B. T. ; LABARCE, E. C. ; PEDRO, A. . Formação continuada de professores: contribuições de estudos sobre história da ciência. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 2093-2104, 2014.

2.
LABARCE, E. C.2011LABARCE, E. C.; BASTOS, Fernando . La historia de Carlos Chagas como recurso para la formación de profesores de Biologia: algunas posibilidades.. Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias, v. 6, p. 14-24, 2011.

3.
LABARCE, E. C.2010LABARCE, E. C.; BORTOLLOZI, J. ; CALDEIRA, A. M. A. . Conhecimento dos alunos sobre energia em nível biológico no início do ensino médio.. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 3, p. 3203-3213, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
BASTOS, Fernando ; LABARCE, E. C. ; PEDRO, A. ; TAKAHASHI, B. T. . Modelagem didática na formação de professores para o trabalho com atividades práticas de ciências. In: OLIVEIRA, A. C.. (Org.). Reflexões em Ensino de Ciências. 1ed.Ponta Grossa: Athena, 2018, v. 4, p. 182-193.

2.
BASTOS, Fernando ; TAKAHASHI, B. T. ; LABARCE, E. C. ; PEDRO, A. . A história da ciência na formação continuada de professores do ensino de ciências. In: GATTI, S. R. T.; NARDI, R.. (Org.). A História e a Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências: a pesquisa e suas contribuições para a prática pedagógica em sala de aula. 1ed.São Paulo: Escrituras, 2016, v. 1, p. 157-170.

3.
BASTOS, Fernando ; LABARCE, E. C. ; PEDRO, A. . Atividades práticas no ensino escolar de ciências naturais: contribuições para o debate.. In: MARQUES, A. F.; GIARDINETTO, J. R. B.; MACHADO, V.. (Org.). O ensino na educação básica: desafios didáticos/ Cadernos de docência na educação básica, 5. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016, v. 5, p. 22-33.

4.
LABARCE, E. C.; BASTOS, Fernando ; PEDRO, A. . Saberes disciplinares em ciências e formação de professores. In: FERRAZ, D. F.; SANTOS, F. S.; FRANCISCO, A. C.. (Org.). Reflexões em Ensino de Ciências II. 1ed.Curitiba: Atena, 2016, v. II, p. 10-20.

5.
LABARCE, E. C.; BORTOLLOZI, J. ; CALDEIRA, A. M. A. . ATIVIDADE PRÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA POSSIBILIDADE DE UNIR MOTIVAÇÃO, COGNIÇÃO E INTERAÇÃO. In: CALDEIRA, A. M.. (Org.). Ensino de Ciências e Matemática II: Temas sobre formações de conceitos.. : Cultura Acadêmica Editora, 2010, v. , p. -.

6.
LABARCE, E. C.; CAETANO, R.S. ; BORTOLLOZI, J. . A ficção científica como estratégia pedagógica interdisciplinar: aproximando as Ciências e a Arte.. In: ELAINE SANDRA NICOLINI NABUCO DE ARAÚJO, ANA MARIA DE ANDRADE CALDEIRA E JOÃO JOSÉ CALUZZI. (Org.). PRÁTICAS INTEGRADAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA. São Paulo: Escrituras Editora, 2008, v. 9, p. 123-146.

7.
CALDEIRA, A. M. A. ; LABARCE, E. C. ; CALUZZI, J. J. ; ROSELLA, M.L.A. . O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE ENERGIA: INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO. In: ELAINE SANDRA NICOLINI NABUCO DE ARAÚJO, ANA MARIA DE ANDRADE CALDEIRA E JOÃO JOSÉR CALUZZI.. (Org.). PRÁTICAS INTEGRADAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA. São Paulo: Escrituras Editora, 2008, v. 9, p. 97-122.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LABARCE, E. C.. "Reuni o vosso povo e Eu lhe darei água". http://tvtem.globo.com/cidades/jau, http://tvtem.globo.com/cidades, 24 mar. 2004.

2.
LABARCE, E. C.. Um pouco do passado para salvarmos o futuro. http://tvtem.globo.com/cidades/jau, http://tvtem.globo.com/cidades, 21 maio 2003.

3.
LABARCE, E. C.. Somos menos do que deveríamos ser, poderíamos ser mais do que queremos. http://tvtem.globo.com/cidades/jau, http://tvtem.globo.com/cidades, 09 maio 2003.

4.
LABARCE, E. C.. Meio Ambiente X Lâmpadas Fluorescentes. http://tvtem.globo.com/cidades/jau, internet, 18 mar. 2003.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BASTOS, Fernando ; LABARCE, E. C. ; PEDRO, A. ; TAKAHASHI, B. T. . Conhecimentos em didática das ciências e formação de professores.. In: X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2015, Águas de Lindóia. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciencias. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2015. v. 10.

2.
LABARCE, E. C.; BASTOS, Fernando ; PEDRO, A. ; TAKAHASHI, B. T. . Saberes disciplinares e formação de professores. In: X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2015, Águas de Lindóia. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciencias. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2015. v. 10. p. arquivo R2053-1.

3.
PEDRO, A. ; BASTOS, Fernando ; LABARCE, E. C. ; TAKAHASHI, B. T. . Atividades práticas na formação continuada de professores de ciências: a construção de saberes docentes numa relação entre Universidade e Escola Básica.. In: X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2015, Águas de Lindóia. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciencias. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2015. v. 10. p. arquivo R0828-1.

4.
BASTOS, Fernando ; PEDRO, A. ; TAKAHASHI, B. T. ; LABARCE, E. C. . A história da ciência na formação continuada de professores do ensino de ciências.. In: II CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES,, 2014, Águas de Lindóia. Anais... arquivo 440.pdf. São Paulo: UNESP, 2014. p. 4969-4981.

5.
LABARCE, E. C.; BASTOS, Fernando ; PEDRO, A. ; TAKAHASHI, B. T. . Professores e a discussão sobre relações entre fatos e modelos no ensino de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS,, 2013, Águas de Lindóia. Atas do ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2013. v. 9. p. R0592-1.pdf.

6.
LABARCE, E. C.; BASTOS, Fernando ; VIEIRA, L. C. ; TAKAHASHI, B. T. ; PEDRO, A. . APONTAMENTOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS SIMULAÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS. In: Encuentro iberoamericano de educacion, 2012, Santiago del Chile. Anais do VII ENCUENTRO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN ? Resúmenes de comunicaciones em portugués (arquivo E6031). Santiago de Chile: Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, 2012.

7.
LABARCE, E. C.; BASTOS, Fernando . Atividades Práticas no Ensino de Ciências: saberes docentes e formação do professor. In: XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores I Congresso Nacional de Formação de Professores., 2011, Águas de Lindóia. Anais do XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores I Congresso Nacional de Formação de Professores.. São Paulo: TEC ART EDITORA LTDA, 2011. v. 11. p. 3784-3794.

8.
MIANUTTI, J. ; BASTOS, Fernando ; LABARCE, E. C. ; BONZANINI, T. K. . DEMANDAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE BAURU (SP): UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ESTUDOS SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO. In: XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores I Congresso Nacional de Formação de Professores., 2011, Águas de Lindóia. Anais do XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores I Congresso Nacional de Formação de Professores., 2011. p. 577-584.

9.
BASTOS, Fernando ; LABARCE, E. C. ; MIANUTTI, J. ; BONZANINI, T. K. ; NARDI, R. . Considerações sobre dificuldades enfrentadas por professores de ciências e matemática em seu cotidiano de trabalho. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2011, Campinas. Atas do ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2011. v. 8.

10.
LABARCE, E. C.; BORTOLLOZI, J. ; CALDEIRA, A. M. A. . CONTEXTUALIZAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE: ANÁLISE DE UM PROJETO ESCOLAR COLETIVO. In: X CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 2009, ÁGUAS DE LINDÓIA. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PRÁTICA DOCENTE: OS DILEMAS CONTEMPORÂNEOS. São Paulo: TEC ART EDITORA LTDA, 2009. v. 10. p. 6650-6662.

11.
LABARCE, E. C.; BORTOLLOZI, J. ; CALDEIRA, A. M. A. . O ENSINO DE BIOLOGIA E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS POR MEIO DE ATIVIDADES PRÁTICAS. In: VII ENPEC, 2009, FLORIANÓPOLIS. ANAIS DO VII ENPEC. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2009.

12.
SOARES, M. N. ; TEIXEIRA, L. A. ; LABARCE, E. C. . AS ORQUÍDEAS COMO UMA DAS "PORTAS ABERTAS" PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. In: XIV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2008, PORTO ALEGRE. ANAIS DO XIV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2008.

13.
TEIXEIRA, L. A. ; LABARCE, E. C. ; SOARES, M. N. . UMA PROPOSTA DE ENSINO FUNDAMENTADA EM ALGUNS PRESSUPOSTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. In: XIV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2008, PORTO ALEGRE. ANAIS DO XIV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2008.

14.
SOARES, M. N. ; LABARCE, E. C. ; BONZANINI, T. K. ; CARVALHO, F. A. ; NARDI, R. . PERSPECTIVAS ATUAIS DA PESQUISA EM ENSINO DE BIOLOGIA. In: VI ENPEC, 2007, FLORIANÓPOLIS. ANAIS DO IVI ENPEC, 2007.

15.
LABARCE, E. C.; VIEIRA, L. C. . ENSINO DE CIENCIAS NAS SÉRIES INICIAIS: ALGUMAS TENDÊNCIAS DA PESQUISA. In: I CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO: POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A INFÂNCIA, 2007, BAURU. ANAIS DO I CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO: POLÍTICAS E PRÁTICAS PÚBLICAS PARA A INFÂNCIA, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BASTOS, Fernando ; LABARCE, E. C. ; PEDRO, A. ; TAKAHASHI, B. T. . Modelagem didática na formação de professores para o trabalho com atividades práticas de ciências.. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do ENPEC. Rio de Janeiro: Abrapec, 2017. v. 11.

2.
PEDRO, A. ; BASTOS, Fernando ; LABARCE, E. C. ; TAKAHASHI, B. T. . As atividades práticas como situações de modelagem didática e construção de saberes docentes na formação continuada de professores de ciências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciencias, 2017, Florianópolis. Anais do Enpec. Rio de Janeiro: Abrapec, 2017. v. 11.

3.
FUJIHARA, J. R. P. ; LABARCE, E. C. . TENDÊNCIAS DA PESQUISA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA COM FOCO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciencias, 2017, Florianópolis. Anais do XI Enpec. Rio de Janeiro: Abrapec, 2017. v. 11.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, T. R. L ; GAMBALE, P.G. ; VALENCIO, C. S. ; SANTOS, L. G. ; FUJIHARA, J. R. P. ; LABARCE, E. C. . ANFÍBIOS ANUROS, DE VILÕES A PRÍNCIPES. In: III ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 2017, CAMPO GRANDE. ANAIS DO III ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 2017. v. III.

2.
FUJIHARA, J. R. P. ; LABARCE, E. C. ; FUJIHARA, C. Y. . Despertendo a Sensibilidade Ambiental na Educação Infantil: um estudo de caso no município de Coxim/MS. In: I Congresso de Ensino de Ciencias, Educação Ambiental e Saúde, 2016, Campo Grande, MS. Caderno de Resumos do I Congresso de Ensino de Ciencias, Educação Ambiental e Saúde, 2016.

3.
FUJIHARA, J. R. P. ; LABARCE, E. C. . Ensino de Ciências na Educação Infantil: uma análise a partir da produção acadêmica atual. In: I Congresso de Ensino de Ciencias, Educação Ambiental e Saúde, 2016, Campo Grande, MS2016. Caderno de Resumos do I Congresso de Ensino de Ciencias, Educação Ambiental e Saúde.

4.
PEDRO, A. ; BASTOS, Fernando ; LABARCE, E. C. . Objetivos didáticos das atividades práticas utilizadas por professores de ciências.. In: VIII Encontro Iberoamericano de Educação, 2013, Araraquara. Anais.... Araraquara: UNESP, 2013.

5.
LABARCE, E. C.; BASTOS, Fernando ; PEDRO, A. . Professores e a discussão sobre relações entre fatos e modelos no ensino de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. In: VIII Encontro Iberoamericano de Educação, 2013, Araraquara. Anais.... Araraquara: UNESP, 2013. v. 8.

6.
LABARCE, E. C.; PEDRO, A. ; TAKAHASHI, B. T. ; BASTOS, Fernando ; VIEIRA, L. C. . APONTAMENTOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS SIMULAÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS. In: VII Encontro Iberoamericano de Educação, 2012, Santiago del Chile. Atas... (arquivo C6_23.pdf). Santiago de Chile: Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, 2012.

7.
LABARCE, E. C.; BASTOS, Fernando . Os fatores presentes no cotidiano de trabalho docente como estratégia para a formação continuada de professores de ciencias. In: VI Encontro Iberoamericano de Educação, 2011, Araraquara. Anais.... Araraquara: UNESP, 2011.

8.
LABARCE, E. C.; BASTOS, Fernando . Atividades Práticas no Ensino de Ciências: saberes docentes e formação do professor. In: XIII Reunião Tecnica e II Encontro dos Grupos de Pesquisa, 2011, Bauru. Anais.... Bauru: UNESP, 2011.

9.
LABARCE, E. C.; ARRUDA, M. S. P. . EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE EM JAÚ/SP: FORMAS COLETIVAS DE APRENDIZAGEM. In: 3º ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PESQUISA, 2006, JAÚ. ANAIS DO 3º ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PESQUISA, 2006.

Artigos aceitos para publicação
1.
BASTOS, Fernando ; TAKAHASHI, B. T. ; LABARCE, E. C. ; PEDRO, A. . FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DE ESTUDOS SOBRE HISTÓRIA DA CIÊNCIA. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, T. R. L ; GAMBALE, P.G. ; VALENCIO, C. S. ; SANTOS, L. G. ; FUJIHARA, J. R. P. ; LABARCE, E. C. . ANFÍBIOS ANUROS, DE VILÕES A PRÍNCIPES: UM RELATO REFERENTE À MUDANÇA DE CONCEPÇÕES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
PEDRO, A. ; BASTOS, Fernando ; LABARCE, E. C. . Os objetivos didáticos das atividades práticas de uma professora de química: um estudo de caso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PEDRO, A. ; BASTOS, Fernando ; LABARCE, E. C. ; TAKAHASHI, B. T. . Atividades Práticas na Formação Continuada de Professores de Ciências: a construção de saberes docentes em uma relação entre universidade e escola básica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LABARCE, E. C.; BASTOS, Fernando ; PEDRO, A. ; TAKAHASHI, B. T. . Saberes Disciplinares em Ciências e formação de professores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BASTOS, Fernando ; LABARCE, E. C. ; PEDRO, A. ; TAKAHASHI, B. T. . Conhecimentos em Didática da Ciência e Formação de Professores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LABARCE, E. C.; RECENA, M. C. P. . O ensino de ciências no Mato Grosso do Sul. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
PEDRO, A. ; BASTOS, Fernando ; LABARCE, E. C. . Objetivos didáticos das atividades práticas utilizadas por professores de ciências. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LABARCE, E. C.; BASTOS, Fernando ; PEDRO, A. ; TAKAHASHI, B. T. . Professores e a discussão sobre relações entre fatos e modelos no ensino de ciencias. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LABARCE, E. C.; BASTOS, Fernando ; PEDRO, A. ; TAKAHASHI, B. T. . Professores e a discussão entre fatose modelos no ensino de ciencias. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PEDRO, A. ; BASTOS, Fernando ; LABARCE, E. C. . Objetivos didáticos das atividades práticas utilizadas por professores de ciencias. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
LABARCE, E. C.; BASTOS, Fernando . Atividades Práticas como recurso para a formação continuada de professores de ciencias: primeiras considerações.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
MIANUTTI, J. ; BASTOS, Fernando ; LABARCE, E. C. ; BONZANINI, T. K. . DEMANDAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE BAURU (SP): UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ESTUDOS SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BASTOS, Fernando ; LABARCE, E. C. ; MIANUTTI, J. ; BONZANINI, T. K. . Considerações sobre dificuldades enfrentadas por professores de ciências e matemática em seu cotidiano de trabalho. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
LABARCE, E. C.; BORTOLLOZI, J. ; CALDEIRA, A. M. A. . Conhecimentos dos alunos sobre energia em nível biológico no início de ensino médio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
LABARCE, E. C.; BORTOLLOZI, J. . Atividades Práticas no Ensino de Biologia: Motivação, Interação e Cognição. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
LABARCE, E. C.; BORTOLLOZI, J. . Conhecimento dos alunos sobre energia em nível Biológico no início de ensino médio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
LABARCE, E. C.; BASTOS, Fernando . Atividades práticas no ensino de ciencias: Saberes docentes e formação do professor. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
LABARCE, E. C.; ARRUDA, M. S. P. ; BORTOLLOZI, J. . A Educação não-formal contribuindo da mudança de atitudes de manipuladores de alimentos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
LABARCE, E. C.; BORTOLLOZI, J. ; CALDEIRA, A. M. A. . CONTEXTUALIZAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE: ANÁLISE DE UM PROJETO ESCOLAR COLETIVO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
LABARCE, E. C.; BORTOLLOZI, J. ; CALDEIRA, A. M. A. . Conhecimento Prévio dos Alunos sobre Energia em Nível Biológico no Início do Ensino Médio (NO PRELO). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
LABARCE, E. C.; BORTOLLOZI, J. ; CALDEIRA, A. M. A. . O ENSINO DE BIOLOGIA E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS POR MEIO DE ATIVIDADES PRÁTICAS (ACEITO). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
LABARCE, E. C.; BORTOLLOZI, J. ; CALDEIRA, A. M. A. . conhecimento préviodos alunos sobre energia no início do ensino médio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
LABARCE, E. C.; VIEIRA, L. C. . ENSINO DE CIENCIAS NAS SÉRIES INICIAIS: ALGUMAS TENDENCIAS DA PESQUISA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LABARCE, E. C.. PARECER À REVISTA CIÊNCIA & EDUCAÇÃO. 2017.

2.
MIANUTTI, J. ; DANIEL, G. P. ; FIORUCCI, A. R. ; LABARCE, E. C. ; CRUZ, L. G. . Comissão para estudo e elaboração da proposta do Projeto Pedagógico e Regulamento do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Educação Científica da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. 2016.

3.
LABARCE, E. C.; GUNTZEL, A. M. ; GONZALES, F. C. E. ; SOARES, L. R. ; VIEIRA, M. M. R. . Comitê Docente Estruturante para o curso de Ciências Biológicas - Coxim/UEMS. 2015.

4.
LABARCE, E. C.. Conselho Universitário COUNI. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LABARCE, E. C.; MIANUTTI, J. ; RECENA, M. C. P. ; PEREIRA, A. S ; OLIVEIRA, H. R. ; CABRAL, W. A. . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: PARA ONDE VAMOS?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
LABARCE, E. C.. Trabalho docente no ensino e aprendizagem de Ciencias. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para o curso de Pós-graduação Lato-sensu EaD).

2.
LABARCE, E. C.. Trabalho docente no ensino e aprendizagem de Química. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para o curso de Pós-graduação Lato-sensu EaD).

3.
LABARCE, E. C.. Trabalho docente no ensino e aprendizagem de Biologia. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para o curso de Pós-graduação Lato-sensu EaD).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LABARCE, E. C.; ZANON, A. M.; XAVIER, M.. Participação em banca de JULIANA ROBERTA PAES FUJIHARA. CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INVESTIGANDO O POTENCIAL PEDAGÓGICO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA EM ATIVIDADES PRÁTICAS E LÚDICAS. 2017. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E MATEMÁTICA) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Qualificações de Mestrado
1.
SOUZA, E.; RECENA, M. C. P.; LABARCE, E. C.. Participação em banca de Thiago de Oliveira Borges. Aprendizagem em astronomia: o desenvolvimento de uma sequência didática a partir de reflexões sobre a organização de cenas presentes no ambiente do planetário móvel da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL/DOURADOS.

2.
LABARCE, E. C.; ZANON, A. M.; XAVIER, M.. Participação em banca de JULIANA ROBERTA PAES FUJIHARA. CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INVESTIGANDO O POTENCIAL PEDAGÓGICO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA EM ATIVIDADES PRÁTICAS E LÚDICAS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LABARCE, E. C.; PEREIRA, M.; OLIVEIRA, E. A.. Participação em banca de Zilene Cerqueira Moreira Santos. Educação Ambiental na Escola como processo de responsabilidade social. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho Docente no Ensino e Aprendizagem de cienc) - Universidade de Araraquara.

2.
LABARCE, E. C.; PEREIRA, M.; OLIVEIRA, E. A.. Participação em banca de Severino Pereira de Lima Neto. Ciência e Educação: a importância de metodologias diversificadas para o ensino de Física no ensino médio. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho Docente no Ensino e Aprendizagem da Fisic) - Universidade de Araraquara.

3.
SILVA, C. R.; LABARCE, E. C.; IAGALLO, P. O.. Participação em banca de Renata Moraes de Andrade. Jogos e brincadeiras na educação infantil: o lúdico e as práticas pedagógicas. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Inclusiva) - Universidade de Araraquara.

4.
CARMELLO NETO, A.; SILVA, C. R.; LABARCE, E. C.. Participação em banca de Giovana Sarita Zambone Castro. Inclusão escolar e autismo: qual a verdadeira realidade?. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Inclusiva) - Universidade de Araraquara.

5.
LABARCE, E. C.; SILVA, C. R.; IAGALLO, P. O.. Participação em banca de Fernando Gomes Eufigênio dos Santos. Importância da água virtual e dos jogos lúdicos envolvendo a matemática no Ensino fundamental I. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho docente no ensino e aprendizagem da quími) - Universidade de Araraquara.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, A. R.; MATSUNO, O. T.; LABARCE, E. C.. Participação em banca de LOURDES DE ARRUDA MORAIS VENDRÚSCOLO.JOGOS MATEMÁTICOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA AS SERIES INICIAIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PARFOR - MATEMÁTICA) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL/COXIM.

2.
OLIVEIRA, A. R.; MATSUNO, O. T.; LABARCE, E. C.. Participação em banca de DÉBORA DA SILVA OLIVEIRA ROMERO.FATORES QUE AUXILIAM O ENSINO DA MATEMÁTICA NO MEIO RURAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PARFOR - MATEMÁTICA) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

3.
OLIVEIRA, H. R.; CHAGAS, E.; ANDRADE, G. R.; LABARCE, E. C.. Participação em banca de Michelly Moraes.Qualidade e tratamento da águas como tema para a inserção da Educação Ambiental nas aulas de Química.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.

4.
CHAGAS, E.; FARIA, A. G. V.; LABARCE, E. C.; OLIVEIRA, H. R.. Participação em banca de Caroline Silvério Mossi.O uso das TICs no Ensino de de Química: Possibilidades e desafios para professores da região norte do MS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.

5.
FUJIHARA, C. Y.; MATSUNO, O. T.; LABARCE, E. C.. Participação em banca de Bruna Mayara da Silva.Dieta alimentar de Apistogramma Trifasciata em dois sistemas compostos por veredas, buritizais e matas ciliares localizados no município de Coxim/MS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas/Coxim) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

6.
LABARCE, E. C.; VIEIRA, M. M. R.; ARAKAKI, A. H.. Participação em banca de Judite da Silva Rodrigues.Gravidez na adolescência: análise situacional de uma unidade básica de saúde no município de Coxim, MS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas/Coxim) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

7.
GONZALES, F. C. E.; LABARCE, E. C.; DENARDI, J. D.. Participação em banca de Josimare Sales de Souza.A Fenomenologia e os resíduos sólidos: uma engrenagem em Educação Ambiental e o sujeito ecológico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas/Coxim) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

8.
SILVA, J. R.; LABARCE, E. C.; MATSUNO, O. T.. Participação em banca de Kerllem Andrade Souza.Consciência Ambiental em relação às práticas de queimadas urbanas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas/Coxim) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

9.
LABARCE, E. C.; MATSUNO, O. T.; VIEIRA, M. M. R.. Participação em banca de Marcus Vinicius Borges Ferreira.A atividade Prática na Construção do saber Científico Escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas/Coxim) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CUNHA, E. V. R.; LABARCE, E. C.; OLIVEIRA, S. M. L.. Comissão Examinadora do Concurso de Provas e Títulos, para provimento de Cargos de Carreira de Magistério Superior, na área de Educação/ ensino aprendizagem na sala de aula. 2015. Universidade Federal de Mato Grosso.

Outras participações
1.
LABARCE, E. C.; GUNTZEL, A. M.; CHAGAS, E.. Processo seletivo para docente (temporário)- EDITAL Nº 08/2016 ? PRODHS/UEMS - ÁREA: ENSINO DE CIENCIAS. 2016. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

2.
FUJIHARA, C. Y.; GUNTZEL, A. M.; LABARCE, E. C.. Processo seletivo para docente (temporário) EDITAL Nº 68/2015 ? PRODHS/UEMS - ÁREA: ZOOLOGIA. 2015. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

3.
DENARDI, J. D.; VIEIRA, M. M. R.; LABARCE, E. C.. Processo seletivo para docente (temporário) EDITAL Nº 68/2015 ? PRODHS/UEMS - ÁREA:BIOLOGIA GERAL. 2015. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

4.
LABARCE, E. C.; GONZALES, F. C. E.; CARVALHO, A. F.. Processo seletivo para docente (temporário) EDITAL Nº 68/2015 ? PRODHS/UEMS - ÁREA: PEDAGOGIA. 2015. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

5.
FUJIHARA, C. Y.; GUNTZEL, A. M.; LABARCE, E. C.. Processo seletivo para docente (temporário) EDITAL Nº 68/2015 ? PRODHS/UEMS - ÁREA: ECOLOGIA. 2015. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Objetivos didáticos das atividades práticas utilizadas por professores de ciencias. 2013. (Encontro).

2.
IX ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Professores e a discussão sobre as relações entre fatos e modelos no ensino de ciencias. 2013. (Encontro).

3.
VIII Encontro Ibero-americano de educação (8. Eide).Objetivos didáticos das atividades praticas utilizadas por professores de ciencias. 2013. (Encontro).

4.
VIII Encontro Ibero-americano de educação (8. Eide).Professores e a discussão sobre relações entre fatos e modelos no ensino de ciencias. 2013. (Encontro).

5.
V Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO-SUL) VI Simpósio Latino Americano e Caribenho de educação em Ciencias. Considerações sobre dificuldades enfrentadas por > professores de ciências e matemática em seu cotidiano de trabalho. 2011. (Congresso).

6.
XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores I Congresso Nacional de Formação de Professores.. Atividades Práticas como recurso para a formação continuada de professores de ciencias: primeiras considerações.. 2011. (Congresso).

7.
XII Reunião Tecnica e II encontro dos grupos de pesquisa. 2011. (Encontro).

8.
III Encontro Nacional de Ensino de Biologia, IV Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 5, V Congreso Iberoamericano de Educación en Ciencias Experimentales.. Conhecimento dos alunos sobre energia em nível biológico no início do ensino médio. 2010. (Congresso).

9.
IX Jornadas Nacionales y IV Congreso Internacional de Enseñanza de la Biologia. Atividades Práticas no Ensino de Biologia: motivação, interação e cognição. 2010. (Congresso).

10.
XII Reunião técnica e I encontro dos grupos de pesquisa.atividades práticas no ensino de ciencias: saberes docentes e formação do professor. 2010. (Encontro).

11.
X CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PRÁTICA DOCENTE; OS DILEMAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. CONTEXTUALIZAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE: ANÁLISE DE UM PROJETO ESCOLAR COLETIVO. 2009. (Congresso).

12.
XXVI CICLO DE SEMINÁRIOS DO PPG EM EDUCAÇÃO PARA A CIENCIA UNESP-BAURU.O ENSINO DE BIOLOGIA E O DESENVOLVIMENO DE HABILIDADES COGNITIVAS POR MEIO DE ATIVIDADES PRÁTICAS E CONTEXTUALIZADAS. 2009. (Seminário).

13.
VIII JORNADAS NACIONALES III CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSEÑANZA DE LA BIOLOGIA ; LA EDUCACION EN BIOLOGIA COMO RESPUESTA A LA DEMANDA SOCIAL. 2008. (Congresso).

14.
XIV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. UMA PROPOSTA DE ENSINO FUNDAMENTADA EM ALGUNS PRESSUPOSTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2008. (Congresso).

15.
CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO: POLÍTICAS E PRÁTICAS PÚBLICAS PARA A INFÂNCIA. 2007. (Congresso).

16.
VI ENPEC.Perspectivas atuais da pesquisa em ensino de biologia.. 2007. (Encontro).

17.
XXII CICLO DE SEMINÁRIOS EM ENSINO DE CIENCIAS, MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2007. (Seminário).

18.
XXIII CICLO DE SEMINÁRIOS EM ENSINO DE CIENCIAS, MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2007. (Seminário).

19.
X Semana da Biologia. 2002. (Outra).

20.
IX Semana da Biologia. 2001. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
JULIANA ROBERTA PAES FUJIHARA. CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INVESTIGANDO O POTENCIAL PEDAGÓGICO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA EM ATIVIDADES PRÁTICAS E LÚDICAS. 2017. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL/DOURADOS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL/DOURADOS. Orientador: Eliane Cerdas Labarce.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Severino Pereira de Lima Neto. Ciência e Educação: a importância de metodologias diversificadas para o ensino de Física no ensino médio. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho Docente no Ensino e Aprendizagem da Fisic) - Universidade de Araraquara. Orientador: Eliane Cerdas Labarce.

2.
Zilene Cerqueira Moreira Santos. Educação Ambiental na Escola como processo de responsabilidade social. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho Docente no Ensino e Aprendizagem de cienc) - Universidade de Araraquara. Orientador: Eliane Cerdas Labarce.

3.
Fernando Gomes Eufigênio dos Santos. Importância da água virtual e dos jogos lúdicos envolvendo a matemática no Ensino fundamental I. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho docente no ensino e aprendizagem da quími) - Universidade de Araraquara. Orientador: Eliane Cerdas Labarce.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
JULIANE DE OLIVEIRA PETSCH. LEVANTAMENTO DAS PESQUISAS SOBRE ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA NO BRASIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas/Coxim) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL/COXIM. Orientador: Eliane Cerdas Labarce.

2.
ROSANGELA GOMES DOS SANTOS. AULAS PRÁTICAS COMO RECURSO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BILOGIA: INVESTIGANDO O POTENCIAL DIDÁTICO DA PRÁTICA DE CROMATOGRAFIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas/Coxim) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Eliane Cerdas Labarce.

3.
MARIANY DA SILVA SOUZA. TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS EM SALA DE AULA-UM ESTUDO DE CASO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas/Coxim) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL/COXIM. Orientador: Eliane Cerdas Labarce.

4.
PATRÍCIA CAMPOS DOS SANTOS. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS: O QUE SE PENSA E O QUE SE FAZ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas/Coxim) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL/COXIM. Orientador: Eliane Cerdas Labarce.

5.
Judite da Silva Rodrigues. Gravidez na adolescência: análise situacional de uma unidade básica de saúde no município de Coxim, MS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas/Coxim) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Eliane Cerdas Labarce.

6.
Marcus Viinicius Borges Ferreira. A atividade prática na construção do saber científico escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas/Coxim) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Eliane Cerdas Labarce.

7.
Marcel Soares Franco. O PENSAMENTO DE JOHN DEWEY E SUA INFLUÊNCIA ATUAL NA EDUCAÇÃO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Eliane Cerdas Labarce.

Iniciação científica
1.
JULIANE DE OLIVEIRA PETSCH. ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: O QUE NOS DIZEM AS PESQUISAS. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas/Coxim) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Eliane Cerdas Labarce.



Inovação



Outros projetos


Outras informações relevantes


Em 12/2010, concluiu os créditos do doutorado.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 10:52:36