Maria Isabel d' Andrade de Sousa Moniz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9195036277508765
  • Última atualização do currículo em 24/04/2018


Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Licenciada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2001), Licenciada em Letras: Português/ Francês - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (1991). Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Católica de Brasília. Integrante do grupo de pesquisas Currículo: questões atuais, sob coordenação da Profa. Dra. Mere Abramowicz, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora de Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Instituto Federal de São Paulo - Campus Bragança Paulista. Ouvidora certificada pela Associação Brasileira de Ouvidores - seção Rio de Janeiro. Atua na área de Educação, principalmente nos seguintes temas: currículo, avaliação, alfabetização, língua portuguesa e formação inicial de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Isabel d' Andrade de Sousa Moniz
Nome em citações bibliográficas
MONIZ, Maria Isabel;MONIZ, Maria Isabel d' A. S.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus Bragança Paulista.
Rua Major Fernando Valle, 2013
Vila Mota
12903000 - Bragança Paulista, SP - Brasil
Telefone: (11) 40358110
URL da Homepage: http://bra.ifsp.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Educação (Currículo).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Formação de professores: um estudo de caso sobre a participação de estudantes de Pedagogia no projeto Bolsa Alfabetização: 2007 a 2009, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Mere Abramowicz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: currículo; formação de professores.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2005
Mestrado em Educação (Currículo).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Ciclos e avaliação: repercussões das reformas (1996-2003) na sala de aula,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Mere Abramowicz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: currículo; ciclos; avaliação formativa da aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2017
Especialização em andamento em Especialização em Língua Portuguesa e Literatura.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2012 - 2013
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Empresarial. (Carga Horária: 526h).
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Título: O que dizem os professores em início de carreira a respeito das dificuldades de aprendizagem de seus alunos.
Orientador: Anelise Pereira Sihler.
2016 - 2016
Aperfeiçoamento em Ensino e aprendizagem na educação de jovens e adultos. (Carga Horária: 200h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
Título: LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: O RESPEITO AO CONHECIMENTO DE MUNDO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Ano de finalização: 2016.
Orientador: Walkyria Cristina de Santana.
2000 - 2000
Aperfeiçoamento em Psicanálise, infância e educação. (Carga Horária: 180h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Psicanálise, infância e educação. Ano de finalização: 2000.
Orientador: Tácito Carderelli da Silveira.
1997 - 2001
Graduação em Pedagogia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1987 - 1991
Graduação em Letras: Português/ Francês.
Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, FFLCH - USP, Brasil.
1982 - 1984
Curso técnico/profissionalizante em Habilitação de 2o grau para o magistério.
Escola de 1o. e 2o. graus Prof Chafic Jábali, CHAFIC, Brasil.
1973 - 1980
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual de Primeiro Grau Silva Jardim, EEPGSJ, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Literatura no Ensino Fundamental e Médio. (Carga horária: 18h).
Centro de Estudos da Escola da Vila, CFEV, Brasil.
2015 - 2015
Integração e ambientação. (Carga horária: 24h).
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.
2015 - 2015
Autocapacitação em serviço - VI Integração e ambientação. (Carga horária: 36h).
Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
2014 - 2014
Curso de qualificação 2014. (Carga horária: 120h).
Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, CEBRASPE, Brasil.
2013 - 2013
Capacitação e certificação de Ouvidores. (Carga horária: 40h).
Associação Brasileira de Ouvidores - Seção Rio de Janeiro, ABO - RJ, Brasil.
2009 - 2009
Programa de Qualificação Docente. (Carga horária: 5h).
Faculdades Integradas Torricelli, FIT, Brasil.
2005 - 2005
Questionamento de textos. (Carga horária: 12h).
Escola Carlitos, EC, Brasil.
2002 - 2002
As construções geométricas como meio para a aprend. (Carga horária: 8h).
Escola Carlitos, EC, Brasil.
1999 - 1999
Orientação pedagógica: parceira planejada. (Carga horária: 10h).
Centro de Estudos da Escola da Vila, CEEV, Brasil.
1996 - 1996
Avaliação no contexto de educ para desenvolvimento. (Carga horária: 7h).
Associação de Escolas Particulares, GRUPO, Brasil.
1996 - 1996
Aula passeio se transformando em aula descoberta. (Carga horária: 6h).
Associação de pais e amigos dos excepcionais de São Paulo, APAE-SP, Brasil.
1995 - 1995
Leitura e escrita: a Pedagogia de projetos. (Carga horária: 12h).
Escola Carlitos, EC, Brasil.
1995 - 1995
Simulação e dramatização: utensílios para formação. (Carga horária: 6h).
Associação de Escolas Particulares, GRUPO, Brasil.
1995 - 1995
Ciências do Cotidiano. (Carga horária: 15h).
SINPRO - Sindicato dos professores de São Paulo, SINPRO - SP, Brasil.
1994 - 1994
Projetos de Produção Textual. (Carga horária: 12h).
Centro de Estudos da Escola da Vila, CEEV, Brasil.
1992 - 1992
Ensino de ortografia nas séries iniciais. (Carga horária: 12h).
Centro de Estudos da Escola da Vila, CEEV, Brasil.
1992 - 1992
É de mais ou é de menos? - ensino de aritmética. (Carga horária: 24h).
Centro de Estudos da Escola da Vila, CEEV, Brasil.
1991 - 1991
Curso de difusão cultural Fernando, talvez, Pessoa. (Carga horária: 9h).
Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, FFLCH - USP, Brasil.
1988 - 1988
O desenvolvimento da criança na creche. (Carga horária: 10h).
Sociedade de Psicologia de Ribeirao Preto, SP/RP, Brasil.
1985 - 1985
Curso de Divulgação do Sistema Educ Montessoriano. (Carga horária: 115h).
Escola Experimental Irmã Catarina, IRMA, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica, Técnica e Tecno, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 12

Atividades

03/2010 - 12/2013
Ensino, Alfabetização e Letramento de Crianças, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Docência no Ensino Superior
Fundamentos da prática pedagógica da alfabetização e do letramento
02/2008 - 12/2013
Ensino, Programa de formação de professores, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização e letramento
Avaliação educacional
Gestão e organização escolar
Metodologia da alfabetização
Políticas Públicas de Educação
Teorias de Currículo
08/2007 - 12/2013
Ensino, DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Políticas públicas de educação
Referenciais Teóricos da Aorendizagem
Teorias de currículo
07/2007 - 12/2013
Ensino, GESTÃO ESCOLAR, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Políticas públicas de educação
Referenciais Teóricos da Aprendizagem

Faculdades Integradas Torricelli, FIT, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor mestre, Carga horária: 25

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: prestação de serviços, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20

Atividades

08/2006 - 08/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Institucional
Fundamentos Teóricos-metodológicos de Língua Portuguesa
Literatura e contexto social brasileiro
Metodologia da Alfabetização
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
Orientação de Estágio Supervisionado
Orientação de Leitura e Pesquisa
Prática Pedagógica
06/2007 - 12/2009
Outras atividades técnico-científicas , Faculdades Integradas Torricelli, Faculdades Integradas Torricelli.

Atividade realizada
Professora orientadora do Projeto Bolsa Escola Pública e Universidade na Alfabetização (convênio entre a IES e a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.

SENAC Francisco Matarazzo, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: prestação de serviços, Enquadramento Funcional: prestador de serviços, Carga horária: 8
Outras informações
Docência no programa de Pós-graduação.

Atividades

04/2006 - 05/2006
Ensino, Didática e prática de ensino no Ens. Superior, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Didática e prática de ensino do Ens. Superior

Escola Carlitos, EC, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: orientadora, Carga horária: 25
Outras informações
Atuação como professora de educação infantil e ensino fundamental: 1990 a 1994. Atuação como orientadora: 1995 a 2005.

Atividades

02/1995 - 12/2005
Direção e administração, a mesma, .

Cargo ou função
Orientadora.
02/1990 - 12/1994
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora polivalente de educação infantil e ensino fundamental

Prefeitura Municipal de São Paulo, PMSP, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora adjunta, Carga horária: 18

Atividades

12/1994 - 04/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
professora de educação infantil

Berçário e Pré-Escola Viramundo, BPEV, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1989
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20
Outras informações
professora de educação infantil

Atividades

02/1987 - 12/1989
Ensino,

Disciplinas ministradas
professora polivalente de educação infantil

Centro de Habilitação, Filosofia e Cultura, CHAFIC, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 16
Outras informações
Professora de Português da 7a. e 8a. série do Ensino Fundamental.



Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: ETD - Educação Temática Digital
2015 - Atual
Periódico: Ensino em Re-vista (UFU. Impresso)
2016 - Atual
Periódico: Simbiótica. Revista Eletrônica


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letras.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Honra ao mérito - melhor índice de satisfação docente na autoavaliação institucional do curso de Pedagogia, Faculdade Anhanguera de Guarulhos.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
COIMBRA, Camila Lima (Org.) ; MONIZ, Maria Isabel d' A. S. (Org.) ; ABRAMOWICZ, M. (Org.) ; STANO, Rita (Org.) ; GONÇALVES, Yara Pires (Org.) . A construção do saber docente por bacharéis no ensino superior: desafios de uma formação. 1. ed. Curitiba: CRV, 2015. v. 01. 116p .

2.
Zaleski Filho, Dirceu ; TINTI, D. S. ; ECHALAR, F. A. ; Perez, Isilda Lozano ; MONIZ, Maria Isabel . Áreas de conhecimento: língua portuguesa e matemática. 1. ed. São Paulo: UNICID, 2011. v. 1. 191p .

3.
Perez, Isilda Lozano ; KEY, M. R. Q. ; MONIZ, Maria Isabel . Gestão e políticas públicas de educação. 1. ed. São Paulo: Unicid, 2011. v. 1. 146p .

4.
Perez, Isilda Lozano ; MONIZ, Maria Isabel d' A. S. . Avaliação e currículo. 1. ed. São Paulo: Unicid, 2011. v. 1. 149p .

5.
LARA, Marcos Rodrigues (Org.) ; MONIZ, Maria Isabel d' A. S. (Org.) ; ABRAMOWICZ, Mere (Org.) . Políticas públicas de avaliação. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2010. v. 01. 147p .

Capítulos de livros publicados
1.
MONIZ, Maria Isabel d' A. S.; ISHII, A. B. F. . A autoformação dos docentes do ensino superior: caminhos flagrados. In: COIMBRA, Camila Lima; MONIZ, Maria Isabel A. S.; ABRAMOWICZ, Mete; STANO, Rita de Cássia M. T; GONÇALVES, Yara Pires.. (Org.). A construção do saber docente por bacharéis do ensino superior: desafios de uma formação. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. 1, p. 61-77.

2.
ABRAMOWICZ, Mere ; MONIZ, Maria Isabel d' A. S. . Práticas e concepções de avaliação construídas no percurso de autoformação docente. In: COIMBRA, Camila Lima; MONIZ, Maria Isabel A. S.; ABRAMOWICZ, Mete; STANO, Rita de Cássia M. T; GONÇALVES, Yara Pires.. (Org.). A construção do saber docente por bacharéis do ensino superior: desafios de uma formação. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. 1, p. 79-91.

3.
MONIZ, Maria Isabel d' A. S.; GONÇALVES, Yara Pires . O aluno e seu aprendizado. In: Camila Lima Coimbra et al. (Org.). Reflexões sobre práticas docentes de qualidade no ensino superior. 1ed.Curitiba: CRV Editora, 2013, v. 1, p. 101-115.

4.
KEY, M. R. Q. ; MONIZ, Maria Isabel . A formação inicial de professores frente à expansão da escolarização básica no Brasil. In: Liliam Ferreira Manocchi; Valéria Aparecida Alves. (Org.). Os desafios da docência na formação de professores. 1ed.São Paulo: Scortecci, 2012, v. 1, p. 157-177.

5.
COIMBRA, Camila Lima ; MONIZ, Maria Isabel d' A. S. . O que as IES aprenderam no processo de avaliação interna. In: LARA, Marcos Rodrigues; MONIZ, Maria Isabel A. S.; ABRAMOWICZ, Mere. (Org.). POLÍTICAS PÚBLICAS DE AVALIAÇÃO: uma pesquisa em currículo. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2010, v. 1, p. 83-98.

6.
CABRAL, A. C. R. ; VALENTIM, Climene ; BEZERRA, Gilcia Maria Salomon ; RODRIGUES, Marcos S. ; MONIZ, Maria Isabel d' A. S. ; SOUSA, Paulo Roberto ; ALMEIDA, Rodrigo M. ; FERREIRA, Teresinha F. . O que muda quando se trabalha na perspectiva de tópicos geradores?. In: CAMPOS, Denise Aparecida. (Org.). Docência no cenário do Ensino para a Compreensão: desempenhos de compreensão. 1ed.São Paulo: UNICID, 2009, v. 2, p. 79-88.

7.
ABRAMOWICZ, Mere ; MONIZ, Maria Isabel d' A. S. . Avaliação: contribuições para o debate sobre ciclos e progressão continuada. In: Prof. Isabel Franchi Cappelletti. (Org.). Avaliação da aprendizagem: discussão de caminhos. São Paulo: Editora Articulação Universidade/ Escola, 2007, v. , p. 57-74.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MONIZ, Maria Isabel d' A. S.. SALAS DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: APRENDIZAGENS DOS ALUNOS PESQUISADORES. In: XIV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2008, PORTO ALEGRE. XIV ENDIPE ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2008.

2.
MONIZ, Maria Isabel d' A. S.; ABRAMOWICZ, Mere . O DESAFIO DE FAZER PESQUISA EM UM GRUPO DE FORMAÇÃO REFLEXIVA. In: IV COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 2008, FLORIANÓPOLIS. IV COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES. FLORIANÓPOLIS: UFSC/CED/NUP, 2008. v. 01.

3.
MONIZ, Maria Isabel d' A. S.. ESCOLAS PÚBLICAS COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. In: VII ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO: CURRÍCULO DA PUC-SP, 2008, SÃO PAULO. EDUCAÇÃO: ASPECTOS POLÍTICOS, CIENTÍFICOS, ÉTICOS E SOCIAIS. SÃO PAULO: PUC-SP, 2008. v. 01.

4.
MONIZ, Maria Isabel. Ciclos e avaliação: repercussões da reforma do ensino da rede estadual de São Paulo (1996-2003) na sala de aula. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007, Vitória - ES. Programação e anais VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007.

5.
MONIZ, Maria Isabel d' A. S.. Ciclos e avaliação: repercussões da reforma do ensino da rede estadual de São Paulo (1996-2003) na sala de aula. In: IV Mostra de Pesquisa em Educação, 2006, São Paulo. IV Mostra de Pesquisa em Educação, 2006.

6.
MONIZ, Maria Isabel d' A. S.. A prática docente em uma escola organizada em ciclos. In: XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2006, Recife. Anais do XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MONIZ, Maria Isabel; ABRAMOWICZ, Mere . O DESAFIO DE FAZER PESQUISA EM UM GRUPO DE FORMAÇÃO REFLEXIVA. In: IV COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES - VIII COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 2008, FLORIANÓPOLIS. IV COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES. FLORIANÓPOLIS: UFSC/CED/NUP, 2008. v. 1. p. 61-61.

2.
MONIZ, Maria Isabel d' A. S.. SALAS DE AULA DE ENSINO FUNDAMENTAL COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: APRENDIZAGENS DOS ALUNNOS PESQUISADORES. In: XIV ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENISNO, 2008, PORTO ALEGRE. XIV ENDIPE. PORTO ALEGRE: PUC RS, 2008. v. 01.

3.
MONIZ, Maria Isabel. Ciclos e avaliação: repercussões da reforma do ensino da rede estadual de São Paulo (1996-2003) na sala de aula. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007, Vitória - ES. Programação e anais VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-graduação em Educação, 2007. v. 1. p. 100-101.

4.
MONIZ, Maria Isabel d' A. S.. Ciclos e avaliação: repercussões da reforma do ensino da rede estadual de São Paulo (1996-2003) na sala de aula. In: IV Mostra de Pesquisa em Educação, 2006, São Paulo. IV Mostra de Pesquisa em Educação, 2006. p. 14-14.

5.
MONIZ, Maria Isabel d' A. S.. A PRÁTICA DOCENTE EM UMA ESCOLA ORGANIZADA EM CICLOS. In: XIII ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2006, RECIFE. XIII ENDIPE. RECIFE: UFPE, 2006. v. 01.

Apresentações de Trabalho
1.
MONIZ, Maria Isabel; COIMBRA, Camila Lima ; ISHII, A. B. F. . FORMAÇÃO DIALÓGICA: SABERES PRÁXICOS EM MOVIMENTO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
NAKAYAMA, B. C. M. S. ; GIRALDI, L. A. ; MONIZ, Maria Isabel d' A. S. . A prática como eixo estruturante da formação de professores da Educação Básica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MONIZ, Maria Isabel d' A. S.. Escolas públicas como espaço de formação inicial de professores. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ABRAMOWICZ, Mere ; MONIZ, Maria Isabel d' A. S. . O Grupo de Pesquisa em Currículo ? Questões Atuais: Um Grupo de Formação Reflexiva. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MONIZ, Maria Isabel d' A. S.; ABRAMOWICZ, Mere . O desafio de fazer pesquisa em um grupo de formação reflexiva. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
MONIZ, Maria Isabel. A pesquisa e a participação da família. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MONIZ, Maria Isabel. O planejamento do trabalho pedagógico: Projetos didáticos.. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MONIZ, Maria Isabel. O planejamento do trabalho pedagógico: Projetos didáticos.. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MONIZ, Maria Isabel. GT ? Grupos de Trabalho em Currículo e Ensino Fundamental.. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MONIZ, Maria Isabel. Avaliação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ABRAMOWICZ, Mere; BRITTO, R. L.; MONIZ, Maria Isabel d' A. S.. Participação em banca de Juliana Miranda. Avaliação externa na educação de jovens e adultos: análises e perspectivas. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
LEITE, M. M. J.; PERES, H. H. C.; PRADO, C.; MONIZ, Maria Isabel d' A. S.; PARANHOS, W. Y.. Participação em banca de Adriano Aparecido Bezerra Chaves. Mediação do processo ensino-aprendizagem e um curso de graduação em enfermagem: reflexões e propostas. 2015. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Gerenciamento em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

2.
Sousa, V. A.; ABRAMOWICZ, M.; BRITTO, R. L.; CAMPOS, M. M. M.; POSSANI, L. F. P.; MONIZ, Maria Isabel d' A. S.. Participação em banca de Viviane Aparecida de Sousa. Participação e expressão das culturas infantis no primeiro ano do ensino fundamental de nove anos: possibilidades de escuta das crianças. 2014. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
PARANHOS, W. Y.; MONIZ, Maria Isabel d' A. S.. Participação em banca de Wana Yeda Paranhos. Análise do desempenho do estudante de enfermagem no ensino por competências e no ensino para a compreensão. 2014. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Gerenciamento em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

4.
ABRAMOWICZ, Mere; CHIZZOTTI, A.; SANTOS, Miriam; BRITTO, R. L.; MONIZ, Maria Isabel d' A. S.. Participação em banca de Nelson Lambert de Andrade. Autoavaliação a partir da ótica dos gestores de uma Instituição de Ensino Superior. 2014. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
ABRAMOWICZ, Mere; CHIZZOTTI, A.; MONIZ, Maria Isabel d' A. S.. Participação em banca de NELSON LAMBERT DE ANDRADE. O processo de autoavaliação a partir dos resultados da comissão própria de avaliação: a ótica dos gestores de uma instituição de ensino superior. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
ALMEIDA, J. G.; MONIZ, Maria Isabel d' A. S.; SOUSA, S. Z. L.. Participação em banca de Eliene Gomes Vanderlei Mardegan. Avaliação educacional: impacto das avaliações externas nas práticas das escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. 2013.

2.
ABRAMOWICZ, M.; BRITTO, R. L.; MONIZ, Maria Isabel. Participação em banca de Juliana Miranda. Avaliação externa de larga escala. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MONIZ, Maria Isabel d' A. S.; HRADEC, P.. Participação em banca de Thais Rivas de Pinho.A utilização de contos de fadas no 6o ano do Ensino Fundamental como mecanismo de desenvolvimento de leitores e cidadãos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Anhanguera de Guarulhos.

2.
MONIZ, Maria Isabel d' A. S.. Participação em banca de Flávia Ferreira Mota.Crescendo com Harry Potter: a aplicação da saga no Ensino Fundamental II. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Anhanguera de Guarulhos.

3.
MONIZ, Maria Isabel d' A. S.; HRADEC, P.. Participação em banca de Alessandra Porto da Silva.A contação de histórias no Ensino Fundamental II - estímulo à imaginação e ao processo criativo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Anhanguera de Guarulhos.

4.
MONIZ, Maria Isabel d' A. S.; HRADEC, P.. Participação em banca de Eliana da Silva Oliveira.Millôr: um educador e a importância do seu trabalho em sala de aula. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Anhanguera de Guarulhos.

5.
MONIZ, Maria Isabel d' A. S.; HRADEC, P.. Participação em banca de Cleber Anderson dos Santos Nunes Lima.Monteiro Lobato e sua arte. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Anhanguera de Guarulhos.

6.
MONIZ, Maria Isabel d' A. S.; HRADEC, P.. Participação em banca de Claudia Angelini Lazur.Fatores socioculturais no ensino da língua estrangeira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Anhanguera de Guarulhos.

7.
MONIZ, Maria Isabel d' A. S.; HRADEC, P.. Participação em banca de Robson dos Santos Camilo.A importância da leitura na educação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Anhanguera de Guarulhos.

8.
HRADEC, P.; MONIZ, Maria Isabel. Participação em banca de Cristina do Socorro Cabaleiro.O discurso ideológico do carnaval através do samba-enredo: a imagem de Villa-Lobos em diferentes épocas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português e Inglês) - Faculdades Integradas Torricelli.

9.
MONIZ, Maria Isabel; HRADEC, P.. Participação em banca de Carlos José Santana de Miranda.Literatura Oral: o elo entre a religião e o povo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português e Inglês) - Faculdades Integradas Torricelli.

10.
HRADEC, P.; MONIZ, Maria Isabel. Participação em banca de Sara de Souza Martins.A evolução constitutiva do discurso: do trovadorismo ao rap. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português e Inglês) - Faculdades Integradas Torricelli.

11.
HRADEC, P.; MONIZ, Maria Isabel. Participação em banca de Luci Fatima Gomes Alves de Oliveira.As variações linguísticas nas regiões do Brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português e Inglês) - Faculdades Integradas Torricelli.

12.
HRADEC, P.; MONIZ, Maria Isabel. Participação em banca de Ailson Vieira dos Santos.Literatura infanto-juvenil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português e Inglês) - Faculdades Integradas Torricelli.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Fala outra escola.Falar e pensar sobre o mundo nas aulas de Língua Portuguesa. 2017. (Seminário).

2.
VII Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos. "Fessora, eu e meus irmão..." - Um estudo sobre preconceito linguístico na sala de aula. 2017. (Feira).

3.
20o Congresso de Leitura do Brasil - Nas dobras do impossivel. 2016. (Congresso).

4.
XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.INVESTIGAÇÕES SOBRE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: PRÁTICAS DE PLANEJAMENTO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES BACHARÉIS Resumo. 2016. (Encontro).

5.
Experiência de vida de uma surda no mundo ouvinte. 2015. (Outra).

6.
Programa de formação docente: Educação a distância. 2014. (Encontro).

7.
Programa de formação docente: Heteroformação. 2014. (Encontro).

8.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2014. (Outra).

9.
Seminário Desigualdade e Educação (CEPPE). 2014. (Seminário).

10.
Seminários Regionais sobre Avaliação Institucional. 2014. (Seminário).

11.
I Congresso Internacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem. 2013. (Congresso).

12.
III Simpósio Internacional de Psicopedagogia da ABPp. 2013. (Simpósio).

13.
IX Congresso Brasileiro de Psicopedagogia. 2012. (Congresso).

14.
XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.A prática como eixo estruturante da formação de professores da Educação Básica. 2012. (Outra).

15.
II Congresso Internacional de Ciências da Saúde, Meio Ambiente e Educação. Currículo e avaliação. 2011. (Congresso).

16.
Semana da Educação.Conversando sobre o Enade - mesa redonda. 2011. (Encontro).

17.
1o. Encontro de Docentes de Pedagogia da Universidade Cidade de São Paulo. 2010. (Encontro).

18.
Congresso Marista para as Infâncias. Currículo e formação de professores. 2010. (Congresso).

19.
Semana da Educação do Ciclo comemorativo dos 10 anos do Programa de formação de professores e da Pós graduação em Gestão escolar.A pesquisa como prática reflexiva docente do professor em ação. 2010. (Encontro).

20.
XV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. 2010. (Encontro).

21.
Encontro com pais: Colégio Doze de Outubro.Alfabetização: um mundo de descobertas. 2009. (Encontro).

22.
I Jornada de Educação Continuada.O desafio da alfabetização e letramento de crianças de 6 anos no Ensino Fundamental. 2009. (Outra).

23.
IV Colóquio Luso-brasileiro sobre questões curriculares.O desafio de fazer pesquisa em um grupo de formação reflexiva. 2008. (Outra).

24.
VII Encontro de Pesquisadores em Educação: Currículo da PUC - SP.Escolas públicas como espaço de formação inicial de professores. 2008. (Encontro).

25.
XIV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO.SALAS DE AULA DE ENSINO FUNDAMENTAL COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: APRENDIZAGENS DOS ALUNOS PESQUISADORES. 2008. (Encontro).

26.
1o Congresso de Pesquisa Discente - Semana Acadêmica PUC - SP. 2007. (Congresso).

27.
Encontro Acadêmico das Faculdades Integradas Torricelli. 2007. (Encontro).

28.
VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Ciclos e avaliação: repercussões da reforma do ensino da rede estadual de São Paulo (1996-2003) na sala de aula. 2007. (Encontro).

29.
XI Congresso de Educação - Saber 2007. 2007. (Congresso).

30.
4o Congresso Interncional sobre Avaliação na Educação. 2006. (Congresso).

31.
III Fórum Nacional de Pedagogia. 2006. (Outra).

32.
III Seminário de Formação Continuada Torricelli. 2006. (Seminário).

33.
IV Mostra de Pesquisa em Educação.Ciclos e avaliação: repercussões da reforma do ensino da rede estadual de São Paulo (1996-2003) na sala de aula. 2006. (Outra).

34.
V Encontro de Pesquisadores em Educação: Currículo. 2006. (Encontro).

35.
3o Congresso Internacional sobre avaliação em educação. 2005. (Congresso).

36.
Encontro com professores do CEU São Mateus.Avaliação formativa numa escola organizada em ciclos. 2005. (Encontro).

37.
IX Congresso e feira de educação: Saber 2005. 2005. (Congresso).

38.
2o Congresso Internacional sobre Avaliação na Educação. 2004. (Congresso).

39.
4o. Seminário Internacional de Educação. 2004. (Seminário).

40.
VIII Congresso e feira de educação: Saber 2004. 2004. (Congresso).

41.
VII Congresso e feira de educação: Saber 2003. 2003. (Seminário).

42.
Seminário Pedagógico: planejando 99 num tempo de reformas. 1998. (Seminário).

43.
XI Seminário Internacional - Concepções e problemas no ensino de ciências. 1998. (Seminário).

44.
IV Seminário Internacional de Reestruturação Curricular - Identidade Social e Construção do Conhecimento. 1997. (Seminário).

45.
Seminário "A língua é minha pátria - reflexões sobre o ensino da língua portuguesa". 1997. (Seminário).

46.
6o. Congresso de Educação para o Desenvolvimento. 1996. (Congresso).

47.
Bienal Internacional do Livro - Seminário Literatura Arte Educação Luso-Afro-Brasileira. 1996. (Seminário).

48.
5o. Congresso de Educação para o Desenvolvimento. 1995. (Congresso).

49.
Conferência: Contribuições de Piaget e Vygotsky para uma visão construtivista da prática pedagógica. 1995. (Outra).

50.
4o Congresso de Educação para o desenvolvimento. 1994. (Congresso).

51.
Seminário Internacional de Alfabetização. 1994. (Seminário).

52.
2o Congresso Brasileiro do brinquedo na educação. 1990. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MONIZ, Maria Isabel. VII Semana da Pedagogia. 2008. (Exposição).

2.
MONIZ, Maria Isabel. IV Mostra de Pesquisa em Educação. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Thiago Duarte de Oliveira. Ofício de estudante, culturas de aprendizagem e estratégias de estudo ? fatores que influenciam o fracasso da educação no ensino superior. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Maria Isabel d' Andrade de Sousa Moniz.

2.
Thiago de Almeida Correia. Aprendizagem baseada em problemas: uma proposta para o curso de Redes de Computadores. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Maria Isabel d' Andrade de Sousa Moniz.

3.
Gerson Calderon. Os desafios de uma educação humanística no ensino superior atual. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Maria Isabel d' Andrade de Sousa Moniz.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Adriana Aparecida de Carvalho. A importância do brincar para o desenvolvimento das crianças com Síndrome de Down na Educação Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Torricelli. Orientador: Maria Isabel d' Andrade de Sousa Moniz.

2.
Edinice Oliveira Santos. O livro didático de Língua Portuguesa do 5o ano do Ensino Fundamental e a formação do leitor. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Torricelli. Orientador: Maria Isabel d' Andrade de Sousa Moniz.

3.
Eliene Moreira. O brincar na história de vida de professoras da Educação Infantil: reflexos em sua práxis. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Torricelli. Orientador: Maria Isabel d' Andrade de Sousa Moniz.

4.
Antônia Claudia Sousa e Silva. Brinquedoteca hospitalar: um espaço de brincadeiras e aprendizagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Torricelli. Orientador: Maria Isabel d' Andrade de Sousa Moniz.

5.
Cintia Aparecida de Faria Santos Souza. A música na Educação Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Torricelli. Orientador: Maria Isabel d' Andrade de Sousa Moniz.

6.
Luciana Regina da Silva Santos. Filosofia na Educação Infantil: contribuições para o desenvolvimento da autonomia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Torricelli. Orientador: Maria Isabel d' Andrade de Sousa Moniz.

7.
Adriana dos Santos Ferrazin de Souza. O olhar dos professores de Educação Infantil de duas escolas municipais da Prefeitura de Guarulhos em relação aos jogos, brinquedos e brincadeiras. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Torricelli. Orientador: Maria Isabel d' Andrade de Sousa Moniz.

8.
Patricia Moreira de Souza. Filosofia para crianças: contribuições para o aprender a dialogar e pensar na Educação Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Torricelli. Orientador: Maria Isabel d' Andrade de Sousa Moniz.

9.
Adriana Alves Coutinho. O ensino de artes plásticas na Educação Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Torricelli. Orientador: Maria Isabel d' Andrade de Sousa Moniz.

Iniciação científica
1.
Mariana Creuzuite Bernardes Quaglia. Contribuições do Projeto Ler e Escrever (SMESP) para a formação inicial de professores alfabetizadores: o papel do professor regente.. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Programa de formação de professores) - Universidade Cidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Isabel d' Andrade de Sousa Moniz.



Outras informações relevantes


Experiência profissional em ensino na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, graduação e pós-graduação, bem como em orientação pedagógica de ensino fundamental.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 6:51:02