Thaísa Jacintho Müller

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9841564835844236
  • Última atualização do currículo em 05/02/2014


Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é professora da da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e doutoranda do Programa de Pós Graduação em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: álgebra, ensino de matemática, tecnologias e educação matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Thaísa Jacintho Müller
Nome em citações bibliográficas
MÜLLER, Thaísa Jacintho

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Matemática/Departamento de Matemática.
Avenida Ipiranga - de 2581 a 6699 - lado ímpar
Azenha
90610001 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (51) 33203531


Formação acadêmica/titulação


2012
Doutorado em andamento em Informática na Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Objetos de Aprendizagem Multimodais e Ensino de Cálculo: uma proposta baseada em análise de erros,
Orientador: José Valdeni de Lima.
Co-orientador: Helena Noronha Cury.
2008 - 2010
Mestrado em Matemática.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Ideais Fechados e Primos em Anéis de Polinômios e Extensões Livres Centralizantes,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Miguel Angel Alberto Ferrero.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra.
2003 - 2007
Graduação em Licenciatura Plena em Matemática.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.


Formação Complementar


2012 - 2012
Docência na Educação Superior da PUCRS - módulo I. (Carga horária: 40h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2011 - 2011
Oficinas Virtuais de Aprendizagem. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2011 - 2011
Construção de espaços digitais inclusivos. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2011 - 2011
TICs na Aprendizagem em Rede. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Tendências em Educação Matemática. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
2010 - 2010
Pesquisa em Educação Matemática. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2007 - 2007
Monitora de Cálculo Diferencial e Integral I. (Carga horária: 4h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2006 - 2006
Monitoria de Cálculo Básico. (Carga horária: 5h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2006 - 2006
Monitoria de Fundametos da Matemática B, Raciocíni. (Carga horária: 4h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2006 - 2006
Monitora da Feira de Matemática. (Carga horária: 4h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2006 - 2006
Monitora da Feira de Matemática. (Carga horária: 1h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2005 - 2005
Oficina: O que há no Triângulo de Pascal. (Carga horária: 1h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2005 - 2005
Oficina: Explorando o Estudo da Análise Combinatór. (Carga horária: 2h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2005 - 2005
Palestra: A Vida e a Obra de Malba Tahan. (Carga horária: 1h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2005 - 2005
Palestra: Bricancdo com a Torre de Hanói e os Frac. (Carga horária: 1h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2005 - 2005
Oficina: Origami: "Link" Entre Geometria e Estétic. (Carga horária: 4h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2005 - 2005
Monitora do Projeto Recreare. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2005 - 2005
Monitora da Feira de Matemática. (Carga horária: 4h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2004 - 2004
Monitora da Feira de Natal. (Carga horária: 3h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2004 - 2004
Monitora da Ação Dia da Criança. (Carga horária: 3h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2003 - 2004
Monitora do Curso de Formação Continuada para Prof. (Carga horária: 23h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2003 - 2003
I Ciclo de Seminários da Matemática. (Carga horária: 3h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2003 - 2003
II Ciclo de Seminários da Matemática. (Carga horária: 6h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Cálculo I, Introdução à Análise Matemática, Estruturas Algébricas, Tecnologias em Educação Matemática

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Cálculo II, Matemática para Arquitetura, Introdução à Análise Matemática, Números Complexos e Polinômios, Recorrência, Progressões e Matemática Financeira Informática na Educação Matemática (nível pós-graduação)

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Cálculo II.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Discilplinas ministradas: Cálculo I, Cálculo II, Números Complexos e Polinômios


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Tutoria, Enquadramento Funcional: Tutora à Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutoria à Distância no curso de especialização em Matemática, Mídias Digitais e Didática.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Bolsista de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pós-Graduação, Regime: Dedicação exclusiva.


Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Cálculo I, Álgebra Matricial, Matemática Discreta, Matemática (adm)

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Participação no Grupo de Pesquisa, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Aluno de Graduação, Enquadramento Funcional: Participação no Grupo de Pesquisa, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Bolsista de Iniciação Científi, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsa de Iniciação Científica da Fapergs, com duração de doze meses

Atividades

03/2005 - 12/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Matemática, Departamento de Matemática.


Colégio Maria Auxiliadora, CMA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 8
Outras informações
Estágio com aulas de reforço para o ensino básico

Atividades

03/2007 - 03/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
10/2004 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
8/2003 - 12/2003
Estágios , Setor de Ensino, Serviço de Supervisão Escolar.

Estágio realizado
Acompanhamento de alunos com fraco rendimento escolar.


Linhas de pesquisa


1.
Educação Matemática

Objetivo: LINHAS DE PESQUISA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Objetivo geral Propor alternativas para a melhoria do ensino de Álgebra e Geometria e buscar a integração dos alunos do Curso de Licenciatura Plena em Matemática da PUCRS e do Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS com os professores e alunos do ensino fundamental e médio. Objetivos específicos Motivar alunos do curso de Licenciatura Plena em Matemática para estudos que lhes forneçam um sólido conhecimento da disciplina que irão ministrar; Estabelecer conexões entre a Matemática "da Universidade" e a que contribui para a formação básica dos jovens; Fomentar a predisposição para discutir Matemática, em especial Álgebra , Geometria e História da Matemática; Discutir os conteúdos de Matemática trabalhados no Ensino Fundamental e Médio; Capacitar professores e futuros professores, alunos da Licenciatura em Matemática, para o ensino da Matemática, destacando sempre os conteúdos de Álgebra e Geometria; Significar a linguagem e os simbolismos matemáticos; Desenvolver confiança para aprender Matemática de modo independente; .
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Palavras-chave: Educação Matemática; Ensino e Aprendizagem em Mate.
2.
Ensino e aprendizagem

Objetivo: Ensino e aprendizagem Revisar a bibliografia sobre Educação Matemática, considerando pesquisas recentes que envolvem dinâmicas empregadas em ensino e aprendizagem de Matemática e o desenvolvimento de habilidades e competências. Organizar situações de ensino e aprendizagem, acompanhando e avaliando sistematicamente as atividades. .
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem. Ensino médio. Grupo colabor.
3.
Formação de professores

Objetivo: Formação continuada Criar dinâmica de trabalho colaborativo entre professores do grupo de pesquisa, visando o investimento continuado no ensino de Matemática. Estabelecer conexões entre a Matemática da "Universidade" e a Matemática necessária para a formação inicial do indivíduo. Buscar aperfeiçoamento da prática pedagógica dos professores, promovendo a autoconfiança nas suas capacidades e criando expectativas elevadas acerca do que os seus alunos podem aprender em Matemática. .
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Palavras-chave: Educação Matemática. Formação continuada. Ensino F.


Projetos de pesquisa


2008 - Atual
Alternativas para a Melhoria do Ensino e Aprendizagem de Matemática

Descrição: Pretendemos, com o presente projeto, compreender a realidade das escolas e planejar, aplicar e avaliar situações de ensino e aprendizagem que propiciem o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências. A nossa meta, além de proporcionar a construção do conhecimento visa, também, a proporcionar aos alunos condições para compreender o mundo, para atuar no mercado de trabalho ou seguir seus estudos, encarando o conhecimento como comportamento que dá origem à ação com impacto na realidade e na sociedade (D AMBROSIO, 2002). Desta forma a sala de aula passaria a ser um espaço de construção de saberes, tanto dos alunos, quanto dos professores e estaria sendo construída uma forma de ensinar e aprender em que o aluno seja o agente de sua própria aprendizagem e o professor o organizador e o mediador da mesma. Pesquisas que procuram soluções semelhantes têm sido realizadas em programas de pós-graduação em universidades brasileiras como, por exemplo, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NUÑEZ e RAMALHO, 2004) e na Universidade Estadual Paulista (BICUDO e BORBA, 2004) e discutidas em encontros e congressos de Educação Matemática (VIII IX EGEM, 2006; V CIBEM, Portugal, 2005; VIII Simpósio de Educación Matemática, Argentina, 2006). Essas publicações, cada vez mais, têm nos estimulado a criar grupos colaborativos de pesquisa (PEREZ, 1999). A nossa equipe ( integrantes do grupo de pesquisa) vem se reunindo, desde abril de 2005, realizando estudos. Nessa perspectiva buscamos responder com o presente projeto: Como situações contextualizadas de ensino e aprendizagem contribuem para a construção do conhecimento matemático e para o desenvolvimento capacidades e de habilidades dos alunos? .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) .

Integrantes: Thaísa Jacintho Müller - Integrante / Ruth Portanova - Coordenador / Marilene Jacintho Müller - Integrante / Cármen Regina Jardim de Azambuja - Integrante / Helena Maria Antoniazzi - Integrante / Mara Lúcia Müller Botin - Integrante / Mercedes Matté da Silva - Integrante / Neda da Silva Gonçalves - Integrante / Vera Lúcia Martins Lupinacci - Integrante / Paula Chaves de Carvalho - Integrante / Gertrudes Regina Todeschini Hoffmann - Integrante / Neuza Maria Morajano Maia - Integrante / Viviane de Oliveira Mello - Integrante.
2005 - 2007
Melhoria do Ensino e Aprendizagem de Matemática na Educação Básica

Descrição: As dificuldades detectadas em alunos ingressantes na Universidade nas diversas áreas de Matemática e, em especial, na Álgebra e na Geometria levam-nos a buscar alternativas para a melhoria do seu ensino, tanto na Universidade como na Educação Básica. Para tal, propomo-nos a : "promover, dentro da Universidade, um amplo debate para analisar juntamente com alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da PUCRS e professores da Educação Básica os conteúdos de Álgebra desenvolvidos e a metodologia usada em sala de aula, nas duas realidades, com o objetivo de levantar os problemas e propor alternativas de solução. "aprofundar o estudo da Geometria do Táxi e montar seqüências de atividades, a serem aplicadas a alunos de Licenciatura em Matemática, a professores e alunos da Educação Básica, visando chegar à compreensão dos problemas evidenciados no ensino e aprendizagem da Geometria e encontrar caminhos que gerem possíveis soluções e transformações no contexto em que são produzidos. "Produzir material instrucional, em forma de textos, vídeos ou cd, a ser utilizado na formação inicial e continuada de professores. É intenção que o projeto seja o embrião de uma parceria permanente do grupo de pesquisa com escolas da rede pública, no sentido de promover a troca de experiências entre Universidade e Escola..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (5) .

Integrantes: Thaísa Jacintho Müller - Integrante / Ruth Portanova - Coordenador / Marilene Jacintho Müller - Integrante / Cármen Regina Jardim de Azambuja - Integrante / Glei Ivane Gutierre Borges - Integrante / Helena Maria Antoniazzi - Integrante / Liege Furini Carvalho - Integrante / Monica Bertoni dos Santos - Integrante / Neda da Silva Gonçalves - Integrante / Rosane Lopes Jardim - Integrante / Danielle Kaiser Sauter - Integrante / Fernanda Moser - Integrante / Katia Henn Gil - Integrante / Marcele Elisa Altenhofen - Integrante / Silvana Lumertz Model - Integrante / Paula Chaves de Carvalho - Integrante.


Outros Projetos


2004 - 2004
Análise de erros em Matemática em uma visão interdisciplinar

Descrição: O projeto, coordenado pela Profª Helena Cury, busca investigar quais são os erros apresentados pelos alunos na aprendizagem de conteúdos básicos de Matemática, Física e Química e na solução de problemas dessas três áreas. Será desenvolvido em conjunto com duas professoras de ensino médio e tem como objetivos: a) Detectar e classificar erros cometidos por alunos do ensino básico ou superior, ao desenvolver exercícios ou problemas de Matemática, Física e Química; b) Discutir as possíveis causas dos erros, aprofundando os estudos sobre temas relacionados com os conteúdos abordados e com os erros; c) A partir dos dados obtidos, propor estratégias de ação no sentido de proporcionar ao aluno uma aprendizagem mais significativa..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Thaísa Jacintho Müller - Integrante / Helena Noronha Cury - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.


Revisor de periódico


2012 - 2012
Periódico: RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática/Especialidade: Informática e Educação Matemática.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Professor Homenageado, Formandos de Licenciatura em matemática 2012/2 - Unisinos.
2007
Láurea Acadêmica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CANTO FILHO, A. B.2013 CANTO FILHO, A. B. ; MÜLLER, Thaísa Jacintho ; AMARAL, E. M. H. ; LIMA, J. V. ; TAROUCO, L. M. R . Classificação de Objetos de Aprendizagem segundo o Grau de Multimodalidade. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, p. 1-10, 2013.

2.
CORDENONZI, W.2013CORDENONZI, W. ; MÜLLER, Thaísa Jacintho ; AMARAL, E. M. H. ; PIOVESAN, S. D. ; REATEGUI, E. B. ; TAROUCO, L. M. R ; LIMA, J. V. . Mobile Q Construção de uma Comunidade de Prática sobre Mobile Learning. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, p. 1-10, 2013.

3.
AVILA, B. G.2013AVILA, B. G. ; MÜLLER, Thaísa Jacintho ; TAROUCO, L. M. R ; LIMA, J. V. . Construção de Objetos de Aprendizagem a partir de um software de Geometria Dinâmica: uma proposta de capacitação para professores de Matemática. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, p. 1, 2013.

4.
CANTO FILHO, A. B.2013CANTO FILHO, A. B. ; MÜLLER, Thaísa Jacintho ; AMARAL, E. M. H. ; LIMA, J. V. ; TAROUCO, L. M. R . Um Sistema para Classificação de Objetos de Aprendizagem MCS - Multimodality Classification System. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, p. 1, 2013.

5.
MÜLLER, Thaísa Jacintho2013MÜLLER, Thaísa Jacintho ; LIMA, J. V. ; CURY, H. N. . Construção de objeto de aprendizagem sobre números reais, adaptado aos estilos de aprendizagem dos alunos. Vidya (Santa Maria. Online), v. 33, p. 9-19, 2013.

6.
AMARAL, E. M. H.2012 AMARAL, E. M. H. ; MÜLLER, Thaísa Jacintho . Integração de Tecnologias para Construção de Objetos de Aprendizagem - O case E2D Ensino de Derivadas a Distância. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 1, p. 1-11, 2012.

7.
MÜLLER, Thaísa Jacintho2012MÜLLER, Thaísa Jacintho ; LIEBAN, Diego Eduardo . Construção de Utilitários com o Software GeoGebra: uma proposta de divulgação da geometria dinâmica entre professores e alunos. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 1, p. 37-50, 2012.

8.
AVILA, B. G.2012AVILA, B. G. ; AMARAL, E. M. H. ; MÜLLER, Thaísa Jacintho ; TAROUCO, L. M. R . Validação de Laboratórios Virtuais de Aprendizagem baseada em uma visão Taxonômica. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 10, p. 1-11, 2012.

9.
CURY, Helena Noronha2011 CURY, Helena Noronha ; RIBEIRO, A. J. ; MÜLLER, Thaísa Jacintho . Explorando erros na resolução de equações: um caminho para a formação do professor de Matemática. Unión (San Cristobal de La Laguna), v. 28, p. 143-157, 2011.

10.
FERRERO, Miguel Angel Alberto2010FERRERO, Miguel Angel Alberto ; MÜLLER, Thaísa Jacintho . Prime Ideals in Polynomial Rings. JMI International Journal of Mathematical Sciences, v. 1, p. 57-58, 2010.

11.
GONÇALVES, Neda da Silva2008GONÇALVES, Neda da Silva ; BAUER, Vera Regina da Rocha ; CARVALHO, Paula Chaves ; MÜLLER, Thaísa Jacintho . Números Algébricos e Transcendentes: uma abordagem não usual para os Números Reais na Educação Básica. Educação Matemática em Revista-RS, v. 1, p. 7-15, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
CANTO FILHO, A. B. ; SAUER, L. Z. ; BEZERRA JR., A. G. ; LIEBAN, Diego Eduardo ; AMARAL, E. M. H. ; LEITE, E. S. ; FERNANDES, F. A. ; SILVA, F. P. ; LIMA, I. G. ; SOUZA, J. P. ; LENZ, J. A. ; LIMA, J. V. ; LODER, L. L. ; FLORCZAK, M. ; SAAVEDRA, N. ; BOUCINHA, R. M. ; MACEDO, S. H. ; MÜLLER, Thaísa Jacintho ; GARCIA, V. G. ; PRAVIA, Z. M. C. . Objetos de Aprendizagem na Educação em Engenharia. In: Vanderli Fava de Oliveira; Marcos José Tozzi; José Hélio Alvarez Elarrat; Luciano Sérgio Brito Nicolau da Costa; Antônio Malaquias Pereira. (Org.). Desafios da Educação em Engenharia: Formação em Engenharia, Internacionalização, Experiências Metodológicas e Proposições. 1ed.Brasília: ABENGE, 2013, v. , p. 311-359.

2.
BELLO, Samuel Edmundo Lopez ; MENNA BARRETO, Marina ; MEIER, Melissa ; MÜLLER, Thaísa Jacintho . Modelagem Matemática e Educação a Distância: desafios à formação de professores. In: Maria Alice Gravina, Elisabete Zardo Búrigo, Marcus Vinicius de Azevedo Basso, Vera Clotilde Vanzetto Garcia. (Org.). Matemática, Mídias Digitais e Didática: tripé para formação do professor de Matemática. 1ed.Porto Alegre: Evangraf, 2012, v. , p. 123-143.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MÜLLER, Thaísa Jacintho ; CURY, Helena Noronha ; LIMA, J. V. . A Discussion about Errors in Algebra for Creation of Learning Object. International Journal of Contemporary Educational Research, p. 42 - 50.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AMARAL, E. M. H. ; MÜLLER, Thaísa Jacintho ; AVILA, B. G. ; CORREA, Y. ; TAROUCO, L. M. R . Virtual Laboratory for Teaching Calculus: an Immersive Experience. In: IEEE EDUCON 2013, 2013, Berlim. IEEE EDUCON 2013. Berlim: IEEE Education Society, 2013. p. 774-781.

2.
CANTO FILHO, A. B. ; MÜLLER, Thaísa Jacintho ; LIMA, J. V. . Erro: uma questão cognitiva ou afetiva?. In: XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2013, Gramado. Anais do XLI Cobenge, 2013.

3.
MÜLLER, Marilene Jacintho ; GONÇALVES, Neda da Silva ; MÜLLER, Thaísa Jacintho . Integral Definida: trabalhando conceito e aplicações através de objetos de aprendizagem. In: XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2013, Gramado. Anais do XLI Cobenge, 2013.

4.
MÜLLER, Thaísa Jacintho ; CURY, Helena Noronha ; LIMA, J. V. . Uma proposta de criação de objeto de aprendizagem a partir de análise de erros em álgebra. In: VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Canoas. Anais do VI CIEM, 2013.

5.
MÜLLER, Marilene Jacintho ; GONÇALVES, Neda da Silva ; MÜLLER, Thaísa Jacintho ; JACOBS, M. . Experiências de bolsistas de iniciação científica no Laboratório de Aprendizagem da PUCRS. In: VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Canoas. Anais do VI CIEM, 2013.

6.
CARLOS, M. L. ; MÜLLER, Thaísa Jacintho . A contribuição do Software GeoGebra na aprendizagem dos conceitos geométricos no estudo das pirâmides. In: VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Canoas. Anais do VI CIEM, 2013.

7.
LIEBAN, Diego Eduardo ; MÜLLER, Thaísa Jacintho . Divulgando a Geometria Dinâmica na Web: construção de utilitários com software GeoGebra. In: IV Jornada Nacional de Educação Matemática, 2012, Passo Fundo. Anais da IV Jornada Nacional de Educação Matematica, 2012.

8.
MÜLLER, Thaísa Jacintho ; NUNES, L. C. J. ; LIEBAN, Diego Eduardo . Ferramenta Síncrona ShowDocument: a acessibilidade em discussão. In: I Seminário Nacional de Inclusão Digital, 2012, Passo Fundo. Anais do I Seminário Nacional de Inclusão Digital, 2012.

9.
AMARAL, E. M. H. ; MÜLLER, Thaísa Jacintho ; LIMA, J. V. . E2D Ensino de Derivadas a Distância: concepção de um objeto de aprendizagem para o ensino de Cálculo. In: IV Seminário de Pesquisa em EAD, 2012, Florianópolis. Anais 2012: IV Seminário de Pesquisa em EAD - experiências e reflexões, 2012.

10.
MÜLLER, Thaísa Jacintho ; AMARAL, E. M. H. . UMA CONCEPÇÃO MOTIVACIONAL PARA O ENSINO DE CÁLCULO: A PROPOSTA E2D. In: Segunda Conferencia Latinoamericana sobre o Abandono na Educação Superior, 2012, Porto Alegre. Libro de Actas de II Clabes, 2012. v. 1. p. 393-403.

11.
AMARAL, E. M. H. ; MÜLLER, Thaísa Jacintho ; AVILA, B. G. . Concepção e Validação de um objeto para o ensino de derivadas: o case E2D. In: XVII Congreso Internacional de Informatica Educativa, 2012, Santiago do Chile. Nuevas Ideas en Informatica Educativa, 2012. v. 8. p. 133-140.

12.
MÜLLER, Thaísa Jacintho ; GONÇALVES, Neda da Silva ; MÜLLER, Marilene Jacintho . Reflexões sobre a prática docente com professores de matemática da educação básica. In: 1º Simpósio de Física e Matemática: práticas docentes inovadoras, 2010, Santa Maria. 1º Simpósio de Física e Matemática: práticas docentes inovadoras, 2010.

13.
AZAMBUJA, Cármen Regina Jardim de ; MÜLLER, Marilene Jacintho ; MÜLLER, Thaísa Jacintho ; GONÇALVES, Neda da Silva . Experiências realizadas com alunos de cálculo diferencial e integral I na PUCRS. In: 1º Simpósio de Ensino de Física e de Matemática: práticas docentes inovadoras, 2010, Santa Maria. 1º Simpósio de Ensino de Física e de Matemática: práticas docentes inovadoras, 2010.

14.
MÜLLER, Thaísa Jacintho ; AZAMBUJA, Cármen Regina Jardim de ; MÜLLER, Marilene Jacintho . Proposta de apoio à aprendizagem dos alunos de Cálculo Diferencial e Integral I. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), 2010, Salvador. Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010.

15.
MÜLLER, Thaísa Jacintho ; AZAMBUJA, Cármen Regina Jardim de ; MÜLLER, Marilene Jacintho ; GONÇALVES, Neda da Silva . Análise de Erros como uma alternativa para promover a aprendizagem de Cálculo. In: V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010, Canoas. Anais do V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010.

16.
MÜLLER, Thaísa Jacintho ; GONÇALVES, Neda da Silva ; MÜLLER, Marilene Jacintho . Operações com Números Naturais: refletindo sobre conceitos e dificuldades. In: V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010, Canoas. Anais do V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010.

17.
MÜLLER, Marilene Jacintho ; GONÇALVES, Neda da Silva ; MÜLLER, Thaísa Jacintho ; CARVALHO, Paula Chaves . Sistemas de Numeração: Uma Proposta Desafiadora para o Ensino Fundamental. In: IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2007. Anais do IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas, 2007.

18.
GONÇALVES, Neda da Silva ; BAUER, Vera Regina da Rocha ; MÜLLER, Thaísa Jacintho ; CARVALHO, Paula Chaves . Relato de Experiência. In: IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2007. Anais do IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas, 2007.

19.
MÜLLER, Thaísa Jacintho ; SANTOS, Monica Bertoni dos ; CARVALHO, Paula Chaves . Atividades de Ensino Utilizando o Jogo da Torre de Hanói. In: IX EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2006, Caxias do Sul. Anais IX EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática. Caxias do Sul: Editora UCS, 2006.

20.
GONÇALVES, Neda da Silva ; BAUER, Vera Regina da Rocha ; MÜLLER, Thaísa Jacintho ; CARVALHO, Paula Chaves . Números Algébricos e Transcendentes: Uma Abordagem Não Usual Para os Números Reais. In: IX EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2006, Caxias do Sul. Anais do IX EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática. Caxias do Sul: Editora da UCS, 2006.

21.
GONÇALVES, Neda da Silva ; BAUER, Vera Regina da Rocha ; MÜLLER, Thaísa Jacintho ; CARVALHO, Paula Chaves . Números Algébricos e Transcendentes: Viabilidade no Ensino Fundamental ou Médio. In: VII Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2006, Porto Alegre. Anais do VII Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2006.

22.
SANTOS, Monica Bertoni dos ; MÜLLER, Thaísa Jacintho ; CARVALHO, Paula Chaves . Experiências Diversificadas em Prática de Ensino na Formação Inicial. In: III Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2005, Canoas. Anais do III Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2005.

23.
GONÇALVES, Neda da Silva ; BAUER, Vera Regina da Rocha ; MÜLLER, Thaísa Jacintho ; CARVALHO, Paula Chaves . Números Algébricos e Transcendentes: Viabilidade no Ensino Fundamental ou Médio. In: III Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2005, Canoas. Anais do III Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2005.

24.
CURY, Helena Noronha ; MÜLLER, Thaísa Jacintho . Análise de Erros em Matemática em Uma Visão Interdisciplinar. In: V Salão de Iniciação Cientifica da PUCRS, 2004, Porto Alegre. Anais do V Salão de Iniciação Cientifica da PUCRS, 2004.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CANTO FILHO, A. B. ; MÜLLER, Thaísa Jacintho ; AMARAL, E. M. H. ; LIMA, J. V. ; TAROUCO, L. M. R . MCS - Multimodality Classification System: classificando objetos de aprendizagem quanto à multimodalidade. In: XVIII Conferência Internacional sobre Informática na Educação, 2013, Porto Alegre. Nuevas Ideas en Informatica Educativa - TISE 2013. Chile, 2013. v. 9. p. 470-470.

Apresentações de Trabalho
1.
CANTO FILHO, A. B. ; MÜLLER, Thaísa Jacintho ; LIMA, J. V. . Erro: uma questão cognitiva ou afetiva?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MÜLLER, Marilene Jacintho ; GONÇALVES, Neda da Silva ; MÜLLER, Thaísa Jacintho . Integral Definida: trabalhando conceito e aplicações através de objetos de aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CANTO FILHO, A. B. ; MÜLLER, Thaísa Jacintho ; AMARAL, E. M. H. ; LIMA, J. V. ; TAROUCO, L. M. R . MCS - Multimodality Classification System: classificando objetos de aprendizagem quanto à multimodalidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MÜLLER, Thaísa Jacintho ; CURY, Helena Noronha ; LIMA, J. V. . Uma proposta de criação de objeto de aprendizagem a partir de análise de erros em álgebra. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MÜLLER, Thaísa Jacintho ; LIEBAN, Diego Eduardo . Divulgando a Geometria Dinâmica na Web: construção de utilitários com software GeoGebra. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MÜLLER, Thaísa Jacintho ; NUNES, L. C. J. ; LIEBAN, Diego Eduardo . Ferramenta Síncrona ShowDocument: a acessibilidade em discussão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
AMARAL, E. M. H. ; MÜLLER, Thaísa Jacintho . E2D Ensino de Derivadas a Distância: concepção de um objeto de aprendizagem para o ensino de Cálculo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
AMARAL, E. M. H. ; MÜLLER, Thaísa Jacintho ; LIEBAN, Diego Eduardo . MEC - Modelo para o Ensino de Cálculo para Engenharia. Uma solução baseada na integração de objetos interativos de aprendizagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MÜLLER, Thaísa Jacintho ; AMARAL, E. M. H. . UMA CONCEPÇÃO MOTIVACIONAL PARA O ENSINO DE CÁLCULO: A PROPOSTA E2D. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MÜLLER, Thaísa Jacintho . Informática e Educação Matemática: experiências com o software de geometria dinâmica GeoGebra. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
LIEBAN, Diego Eduardo ; MÜLLER, Thaísa Jacintho . Construção de Utilitários com o software GeoGebra: uma proposta de divulgação da geometria dinâmica entre professores e alunos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MÜLLER, Thaísa Jacintho ; GONÇALVES, Neda da Silva ; MÜLLER, Marilene Jacintho . Experiências realizadas com alunos de cálculo diferencial e integral I na PUCRS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MÜLLER, Thaísa Jacintho ; GONÇALVES, Neda da Silva ; MÜLLER, Marilene Jacintho . Reflexões sobre a prática docente com professores de matemática da educação básica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MÜLLER, Thaísa Jacintho ; GONÇALVES, Neda da Silva ; MÜLLER, Marilene Jacintho . Operações com Números Naturais: refletindo sobre conceitos e dificuldades. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
MÜLLER, Thaísa Jacintho ; GONÇALVES, Neda da Silva ; MÜLLER, Marilene Jacintho . Operações com Números Naturais: refletindo sobre conceitos e dificuldades. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
MÜLLER, Thaísa Jacintho ; AZAMBUJA, Cármen Regina Jardim de ; MÜLLER, Marilene Jacintho ; GONÇALVES, Neda da Silva . Análise de Erros como uma alternativa para promover a aprendizagem de Cálculo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MÜLLER, Thaísa Jacintho ; CARVALHO, Paula Chaves de ; MÜLLER, Marilene Jacintho ; GONÇALVES, Neda da Silva . Oficina: Operações com Números Naturais: Refletindo sobre Conceitos e Dificuldades. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
GONÇALVES, Neda da Silva ; BAUER, Vera Regina da Rocha ; MÜLLER, Thaísa Jacintho ; CARVALHO, Paula Chaves de . Grafos : Uma Motivação para o Ensino da Matemática. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
SANTOS, Monica Bertoni dos ; MÜLLER, Thaísa Jacintho ; CARVALHO, Paula Chaves . Atividades de Ensino Utilizando o Jogo da Torre de Hanói. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
GONÇALVES, Neda da Silva ; BAUER, Vera Regina da Rocha ; MÜLLER, Thaísa Jacintho ; CARVALHO, Paula Chaves . Números Algébricos Transcendentes: Uma Abordagem Não Usual Para os Números Reais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
GONÇALVES, Neda da Silva ; BAUER, Vera Regina da Rocha ; MÜLLER, Thaísa Jacintho ; CARVALHO, Paula Chaves . Números Algébricos e Transcendentes: Viabilidade no Ensino Fundamental ou Médio. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
MÜLLER, Thaísa Jacintho ; CARVALHO, Paula Chaves de . Construindo o Conceito de Número Algébrico e Número Transcendente com Algumas de suas Propriedades. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
GONÇALVES, Neda da Silva ; BAUER, Vera Regina da Rocha ; MÜLLER, Thaísa Jacintho ; CARVALHO, Paula Chaves . Números Algébricos e Transcendentes Viabilidade no Ensino Fundamental ou Médio. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
SANTOS, Monica Bertoni dos ; MÜLLER, Thaísa Jacintho ; CARVALHO, Paula Chaves . Experiências Diversificadas em Prática de Ensino na Formação Inicial. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
CURY, Helena Noronha ; MÜLLER, Thaísa Jacintho . Análise de Erros em Matemática em uma Visão Interdisciplinar. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
CURY, Helena Noronha ; MÜLLER, Thaísa Jacintho . Análise de Erros em Matemática em uma Visão Interdisciplinar. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
CURY, Helena Noronha ; MÜLLER, Thaísa Jacintho . Análise de Erros em Matemática em uma Visão Interdisciplinar. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
CURY, Helena Noronha ; MÜLLER, Thaísa Jacintho . Análise de Erros em Cálculo Diferencial e Integral: Uma Pesquisa com Alunos de Engenharia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
GONÇALVES, Neda da Silva ; MÜLLER, Thaísa Jacintho ; RODRIGUES, Virgínia Maria . QUESTÃO 18: ENADE COMENTADO 2008: Matemática. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011 (Comentário).

2.
GONÇALVES, Neda da Silva ; MÜLLER, Thaísa Jacintho ; RODRIGUES, Virgínia Maria . QUESTÃO 47: ENADE COMENTADO 2008: Matemática. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011 (Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
AMARAL, E. M. H. ; MÜLLER, Thaísa Jacintho ; LIEBAN, Diego Eduardo . E2D Ensino de Derivadas a Distância. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Objeto de Aprendizagem).

2.
MÜLLER, Marilene Jacintho ; GONÇALVES, Neda da Silva ; MÜLLER, Thaísa Jacintho . Séries Especiais I: a série geométrica. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Objeto de Aprendizagem).

3.
MÜLLER, Thaísa Jacintho ; LIEBAN, Diego Eduardo . Desenvolvendo Utilitários com o software GeoGebra. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MÜLLER, Thaísa Jacintho ; LIEBAN, Diego Eduardo . Desenvolvendo utilitários com o GeoGebra. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Website).

5.
LIEBAN, Diego Eduardo ; NUNES, L. C. J. ; MÜLLER, Thaísa Jacintho ; FANTINEL, P. C. ; DAUDT, S. I. D. . Avaliação de Objetos de Aprendizagem. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Objeto de Aprendizagem).

6.
MÜLLER, Marilene Jacintho ; GONÇALVES, Neda da Silva ; MÜLLER, Thaísa Jacintho . Proporcionalidade I. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Objeto de Aprendizagem).

7.
MÜLLER, Marilene Jacintho ; GONÇALVES, Neda da Silva ; MÜLLER, Thaísa Jacintho . Proporcionalidade II. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Objeto de Aprendizagem).

8.
MÜLLER, Marilene Jacintho ; GONÇALVES, Neda da Silva ; MÜLLER, Thaísa Jacintho . Proporcionalidade III. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Objeto de Aprendizagem).

9.
MÜLLER, Marilene Jacintho ; GONÇALVES, Neda da Silva ; MÜLLER, Thaísa Jacintho . Proporcionalidade IV. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Objeto de Aprendizagem).

10.
MÜLLER, Thaísa Jacintho . Curso de Extensão Nivelamento em Matemática. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
MÜLLER, Thaísa Jacintho . Curso de Extensão Nivelamento em Matemática. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
MÜLLER, Thaísa Jacintho ; CARVALHO, Paula Chaves . Oficina - Grafos: Curiosidades e Aplicações. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
MÜLLER, Thaísa Jacintho ; CARVALHO, Paula Chaves . Oficina: A Torre de Hanói. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
COSTA, V. M.; MÜLLER, Thaísa Jacintho; MACHADO, L. R.. Participação em banca de Rosana Rossa Rizzon. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação aliadas à autoria: uma pesquisa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Leonor Rosa. 2013.

2.
COSTA, V. M.; MÜLLER, Thaísa Jacintho; MACHADO, L. R.. Participação em banca de Cleci Sgorla da Silva. Uso de vídeo de forma comparada na recuperação paralela. 2013.

3.
COSTA, V. M.; MÜLLER, Thaísa Jacintho; MACHADO, L. R.. Participação em banca de Denilson Longen. Utilização do vídeo em sala de aula nas escolas municipais de Ensino Fundamental com séries finais no município de Teutônia. 2013.

4.
COSTA, V. M.; MÜLLER, Thaísa Jacintho; MACHADO, L. R.. Participação em banca de Vanderleia Franceschet Rapkiewicz. A construção do conhecimento colaborativo com o uso do Facebook: uma pesquisa com alunos do 5 ano. 2013.

5.
AMARAL, E. M. H.; AVILA, B. G.; MÜLLER, Thaísa Jacintho. Participação em banca de Sérgio Moacir Morschbacher Kramer. RÁDIO ESCOLA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
AVILA, B. G.; AMARAL, E. M. H.; MÜLLER, Thaísa Jacintho. Participação em banca de Ilse Maria Mallmann. O uso de Software como Ferramenta de Apoio ao Letramento. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
AMARAL, E. M. H.; AVILA, B. G.; MÜLLER, Thaísa Jacintho. Participação em banca de Marcia Helena Perius Klein. O uso de Tecnologias da Informação nos Anos Iniciais da Educação Básica. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
AVILA, B. G.; MÜLLER, Thaísa Jacintho; AMARAL, E. M. H.. Participação em banca de Luciane da Silveira Farias. O uso das mídias no Ensino Fundamental. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9.
MÜLLER, Thaísa Jacintho; DIOGO, M. A.. Participação em banca de Caroline Borsoi. Tecnologias no ensino da Geometria Analítica do 3 ano: contribuições no GrafEq e GeoGebra na construção de conceitos sobre equação da reta. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

10.
MÜLLER, Thaísa Jacintho; AMARAL, E. M. H.; WAGNER, R.. Participação em banca de Maria Beatriz Massondo Pereira. O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM ESCOLAS ESTADUAIS QUE ATENDEM ALUNOS DE ÁREAS DE VULNERABILIDADE SOCIAL NA CIDADE DE BAGÉ-RS. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

11.
MÜLLER, Thaísa Jacintho; AMARAL, E. M. H.; WAGNER, R.. Participação em banca de Luciana Barreto Gonçalves. O uso de Redes Sociais e Ferramentas Colaborativas na Disciplina de Seminário Integrado. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

12.
MÜLLER, Thaísa Jacintho; DIOGO, M. A.. Participação em banca de Vanessa Radke Padilha. A utilização de applets no desenvolvimento do ensino de Matemática. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MÜLLER, Thaísa Jacintho; BRAGA, R. O.. Participação em banca de Renata Boeira da Silva.Um olhar para o ensino de funções de 1º e 2º graus através da resolução de problemas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

2.
MÜLLER, Thaísa Jacintho; FISCHER, M. C. B.. Participação em banca de Tatiana Micheli Ribas Severo.História da Matemática na sala de aula - Arquimedes e o pi. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. 2013. (Congresso).

2.
V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. 2013. (Congresso).

3.
XVIII Conferência Internacional sobre Informática na Educação. 2013. (Congresso).

4.
XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. MEC - Modelo para o Ensino de Cálculo para Engenharia. Uma solução baseada na integração de objetos interativos de aprendizagem. 2012. (Congresso).

5.
I Seminário Nacional de Inclusão Digital.Ferramenta Síncrona ShowDocument: a acessibilidade em discussão. 2012. (Seminário).

6.
IV Jornada Nacional de Educação Matemática.Divulgando a Geometria Dinâmica na Web: construção de utilitários com software GeoGebra. 2012. (Outra).

7.
Segunda Conferencia Latino americana sobre Abandono na Educação Superior.UMA CONCEPÇÃO MOTIVACIONAL PARA O ENSINO DE CÁLCULO: A PROPOSTA E2D. 2012. (Outra).

8.
I Conferência Latino-Americana de Geogebra.Construção de Utilitários com o software GeoGebra: uma proposta de divulgação da geometria dinâmica entre professores e alunos. 2011. (Outra).

9.
V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Análise de Erros como uma alternativa para promover a aprendizagem de Cálculo. 2010. (Congresso).

10.
X Encontro Nacional de Educação Matemática. 2010. (Encontro).

11.
XVI EREMATSUL: Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul.Operações com Números Naturais: refletindo sobre conceitos e dificuldades. 2010. (Outra).

12.
I Jornada de Álgebra. 2009. (Outra).

13.
Conferência em Teoria de Anéis. 2008. (Outra).

14.
IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Sistemas de Numeração: Uma Proposta Desafiadora para o Ensino Fundamental. 2007. (Congresso).

15.
IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Relato de Experiência "Números Reais na Educação Básica: Uma Proposta Alternativa de Trabalho". 2007. (Congresso).

16.
IX EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática.Atividades de Ensino Utilizando o Jogo a Torre de Hanói. 2006. (Encontro).

17.
Encontro de Educadores. 2006. (Encontro).

18.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2006 na FAMAT/PUCRS. 2006. (Outra).

19.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2006 na FAMAT/PUCRS.Construindo o Conceito de Número Algébrico e Número Transcendente com Algumas de suas Propriedades. 2006. (Outra).

20.
III Congresso Internacional de Ensino da Matemática. 2005. (Congresso).

21.
Seminário Organização Sistêmica do Conhecimento: Desafios e Possibilidades para a Prática Docente. 2005. (Seminário).

22.
XXVII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional - CNMAC. 2004. (Congresso).

23.
XVI Encontro Regional de Educação Matemática. 2004. (Encontro).

24.
II Congresso Internacional de Ensino de Matemática. 2003. (Congresso).

25.
Integrando Universidade e Escola.Deficiências de Apendizagem em Matemática - Uma Realidade Preocupante. 2002. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Marciane Linhares Carlos. A CONTRIBUIÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS GEOMÉTRICOS NO ESTUDO DAS PIRÂMIDES. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Thaísa Jacintho Müller.

2.
Roque Luiz Lindemann. O uso do Moodle no ensino da Matemática. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Thaísa Jacintho Müller.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Beatrís Maurer. O uso do software Geogrbra no ensino da Função Quadrática no Ensino Médio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Thaísa Jacintho Müller.

2.
Micheline Reichert. Analisando as dificuldades na aprendizagem de frações no Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Thaísa Jacintho Müller.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CANTO FILHO, A. B.2013 CANTO FILHO, A. B. ; MÜLLER, Thaísa Jacintho ; AMARAL, E. M. H. ; LIMA, J. V. ; TAROUCO, L. M. R . Classificação de Objetos de Aprendizagem segundo o Grau de Multimodalidade. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, p. 1-10, 2013.

2.
CORDENONZI, W.2013CORDENONZI, W. ; MÜLLER, Thaísa Jacintho ; AMARAL, E. M. H. ; PIOVESAN, S. D. ; REATEGUI, E. B. ; TAROUCO, L. M. R ; LIMA, J. V. . Mobile Q Construção de uma Comunidade de Prática sobre Mobile Learning. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, p. 1-10, 2013.


Livros e capítulos
1.
CANTO FILHO, A. B. ; SAUER, L. Z. ; BEZERRA JR., A. G. ; LIEBAN, Diego Eduardo ; AMARAL, E. M. H. ; LEITE, E. S. ; FERNANDES, F. A. ; SILVA, F. P. ; LIMA, I. G. ; SOUZA, J. P. ; LENZ, J. A. ; LIMA, J. V. ; LODER, L. L. ; FLORCZAK, M. ; SAAVEDRA, N. ; BOUCINHA, R. M. ; MACEDO, S. H. ; MÜLLER, Thaísa Jacintho ; GARCIA, V. G. ; PRAVIA, Z. M. C. . Objetos de Aprendizagem na Educação em Engenharia. In: Vanderli Fava de Oliveira; Marcos José Tozzi; José Hélio Alvarez Elarrat; Luciano Sérgio Brito Nicolau da Costa; Antônio Malaquias Pereira. (Org.). Desafios da Educação em Engenharia: Formação em Engenharia, Internacionalização, Experiências Metodológicas e Proposições. 1ed.Brasília: ABENGE, 2013, v. , p. 311-359.


Apresentações de Trabalho
1.
CANTO FILHO, A. B. ; MÜLLER, Thaísa Jacintho ; AMARAL, E. M. H. ; LIMA, J. V. ; TAROUCO, L. M. R . MCS - Multimodality Classification System: classificando objetos de aprendizagem quanto à multimodalidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
AMARAL, E. M. H. ; MÜLLER, Thaísa Jacintho ; LIEBAN, Diego Eduardo . E2D Ensino de Derivadas a Distância. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Objeto de Aprendizagem).



Outras informações relevantes


Em abril de 2010, fui aprovada no concurso público para professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Edital nº 5/2010.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/04/2014 às 21:56:36