Bianca Barbagallo Zucchi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7470207371360953
  • Última atualização do currículo em 25/01/2017


Doutora em História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012) no programa de estudos pós-graduados Educação: História, Política, Sociedade, com bolsa sanduíche na New York University (2012); mestrado em História da Educação pelo mesmo programa (2007); bacharel e licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professora do Instituto Federal de São Paulo. Tem experiência na área de História e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, história da educação e ensino profissional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bianca Barbagallo Zucchi
Nome em citações bibliográficas
ZUCCHI, Bianca. B.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2012
Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
com período sanduíche em New York University (Orientador: Barbara Weinstein).
Título: Curso de Quadros: formação de professores e instrutores pelo/para o SENAI-SP, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Kazumi Munakata.
Coorientador: Barbara Weinstein.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ensino Profissional; História da educação; Formação de professores; Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI).
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2012
Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Curso de Quadros: a formação do corpo docente pelo/para o SENAI-São Paulo (1942-1955), Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Prof. dr. Kazumi Munakata.
Coorientador: Barbara Weinstein.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Ensino Profissional; História da educação; Formação de professores; Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI).
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil República.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Ensino Profissionalizante.
2005 - 2007
Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: O programa e os métodos de treinamento profissional do Curso de Ferroviários da Companhia Sorocabana (São Paulo, década de 1930),Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Prof. dr. Bruno Bontempi Junior.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Ensino Profissional; Ferrovias.
2000 - 2005
Graduação em História.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A política do ensino superior no Brasil de 1990 a 2001..
Orientador: Prof. dr. Marcos Antônio Lorieri.
Bolsista do(a): Conselho de Ensino e Pesquisa da PUC?SP, CEPE, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Formação de tutores. (Carga horária: 30h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professora substituta de História no Instituto Federal de Educação. Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Roque.


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 12
Outras informações
Ministrando as disciplinas: Escola e conhecimento de História e Geografia Escola e Cultura Estágio Supervisionado I Estágio Supervisionado II


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora colaboradora, Carga horária: 8
Outras informações
Professora colaboradora do curso de especialização lato sensu História, Sociedade e Cultura da PUC-SP, ministrando as disciplinas de Didática de Terceiro Grau e Prática de Ensino no Ensino Superior. Orientadora de trabalhos de conclusão de curso.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora de História do PEC (Programa de educação continuada) para professores da rede pública cursando graduação em Pedagogia. Aulas ministradas por videoconferência. Contratada por tempo determinado.

Atividades

02/2009 - Atual
Ensino, História, Sociedade e Cultura, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Didática de Terceiro Grau
Prática de ensino no Ensino Superior

Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
Professora do curso superior de Pedagogia ministrando as seguintes disciplinas: História da Educação História da Educação Brasileira Metodologia do Ensino de História Filosofia da Educação Educação Comunitária Literatura Infantil


Centro Universitário Assunção, UNIFAI, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prestador de serviço, Carga horária: 8
Outras informações
Professora de Didática e Prática de Ensino no curso de pós-graduação latto sensu Gestão do Patrimônio Público.


Editora Moderna, MODERNA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Editora de texto de História, Carga horária: 44
Outras informações
Editora de livros didáticos de história para ensino fundamental e médio.


Faculdade Método, FM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de ensino superior, Carga horária: 8
Outras informações
Professora do curso superior de Pedagogia, ministrando a disciplina de Didática.


Edições SM, SM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Assistente editorial, Carga horária: 20
Outras informações
Assistente editorial para livros didáticos de história de ensino fundamental e médio.


Arquivo do Estado de São Paulo, ARQ/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiária do setro de Ação Educativa



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Ensino Profissionalizante.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2004
Menção Honrosa na pesquisa de Iniciação Científica, Conselho de ensino e pesquisa PUC-SP.
2003
Menção honrosa na pesquisa de Iniciação Científica, Conselho de Ensino e Pesquisa da PUC-SP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ZUCCHI, Bianca. B.2005 ZUCCHI, Bianca. B.. A criação da Escola de Ferroviários da CIA Sorocabana. Histórica (São Paulo. Online), v. 4, p. 02-06, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ZUCCHI, Bianca. B.. O ensino de História nos anos inciais do Ensino Fundamental: teoria, conceitos e uso de fontes. 1. ed. São Paulo: Edições SM, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ZUCCHI, Bianca. B.. A formação de professores e instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI) e as apropriações da instituição com relação à Escola Nova (1942-1955). In: IX Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares, 2013, São Paulo. Anais do IX Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares - História e atualidade do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. São Paulo: Uninove, 2013.

2.
ZUCCHI, Bianca. B.. Historiografia do Ensino Profissional no Brasil e as iniciativas ligadas à racionalização dos métodos de ensino. In: 5º Seminário Nacional de História e Historiografia, 2011, Ouro Preto. Caderno de resumos & Anais do 5º. Seminário Nacional de História e Historiografia: biografia & história intelectual. Ouro Preto: UFOP, 2011. p. 01-08.

3.
ZUCCHI, Bianca. B.. As possibilidade de uso do conceito de saber objetivado no estudo do Ensino Profissional. In: VIII Colóquio de Pesquisas sobre Instituições escolares: pedagogias alternativas, 2011, São Paulo. VIII Colóquio de Pesquisas sobre Instituições escolares: pedagogias alternativas. Anais. São Paulo: UNINOVE, 2011. p. 01-11.

4.
ZUCCHI, Bianca. B.. Crítica à historiografia do ensino profisisonal brasileiro e apresentação de novas perspectivas para análise por meio de um breve estudo sobre o período de emergência dos métodos racionais de formação profissinal (1920-1930). In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE, 2010.

5.
Braghini, Katya M. ; ZUCCHI, Bianca. B. . O 1º Grupo Escolar de São Bernardo: a apresentação das fontes e as possibilidades de pesquisa.. In: VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2010, São Luís. VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: resumos e textos completos, 2010.

6.
ZUCCHI, Bianca. B.. A composição social do corpo discente do curso de ferroviários da Companhia Sorocabana.. In: IX Congresso iberoamericano de história da educação latino-americana., 2009, Rio de Janeiro. IX Congresso iberoamericano de história da educação latino-americana. Educação, autonomia e identidades na América Latina. Anais., 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ZUCCHI, Bianca. B.. A formação de professores e instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI) e as apropriações da instituição com relação à Escola Nova (1942-1955). In: IX Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares, 2013, São Paulo. Anais do IX Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares - História e atualidade do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. São Paulo: UNINOVE, 2013.

2.
ZUCCHI, Bianca. B.. Historiografia do Ensino Profissional no Brasil e as iniciativas ligadas à racionalização dos métodos de ensino. In: 5º Seminário Nacional de História e Historiografia, 2011, Ouro Preto. Caderno de resumos & Anais do 5º. Seminário Nacional de História e Historiografia: biografia & história intelectual. Ouro Preto: UFOP, 2011. p. 01-01.

3.
ZUCCHI, Bianca. B.. As possibilidade de uso do conceito de saber objetivado no estudo do Ensino Profissional. In: VIII Colóquio de Pesquisas sobre Instituições escolares: pedagogias alternativas, 2011, São Paulo. VIII Colóquio de Pesquisas sobre Instituições escolares: pedagogias alternativas. Anais. São Paulo: UNINOVE, 2011. p. 01-01.

4.
Braghini, Katya M. ; ZUCCHI, Bianca. B. . O 1º Grupo Escolar de São Bernardo (1914-1920): a apresentação das fontes e as possibilidades de pesquisa.. In: VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2010, São Luís. VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: resumos e textos completos, 2010.

5.
ZUCCHI, Bianca. B.. Crítica à historiografia do ensino profissional brasileiro e apresentação de novas perspectivas para análise por meio d eum breve estudo sobre o período de emergência dos métodos racionais de formação profisisonal (1920-1930). In: XV Encontro Nacional de didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE, 2010.

6.
Munakata, Kazumi ; ZUCCHI, Bianca. B. . Leer e escribir en la Tierra de los papagayos. In: II Congresso Internacional de educación, lenguaje y sociedad, 2009, General Pico. II Congresso Internacional de educación, lenguaje y sociedad. General Pico: Universidade Nacional de La Pampa, 2009. p. 17-17.

7.
ZUCCHI, Bianca. B.. Os métodos de treinamento profissional do curso de ferroviários da Companhia Sorocabana.. In: IX Econtro de pesquisa em educação na Região Sudeste, 2009, São Carlos. IX Econtro de pesquisa em educação na Região Sudeste. Pesquisa em educação no Brasil: balanço do século XX e desafios para o século XXI., 2009. p. 190-190.

8.
ZUCCHI, Bianca. B.. A composição social do corpo discente do curso de ferroviários da Caompanhia Sorocabana.. In: IX Congresso iberoamericano de história da educação latino-americana, 2009, Rio de Janeiro. IX Congresso iberoamericano de história da educação latino-americana: Educação, autonomia e identidade na América Latina. Anais., 2009.

9.
ZUCCHI, Bianca. B.; Warde, Mirian Jorge . A escola para ferroviários da FEPASA. In: 13º Encontro de iniciação científica PUC-SP, 2004, São Paulo. 13º Encontro de iniciação científica: desenvolvimento social, formação e pesquisa. Anais., 2004. p. 269-270.

10.
ZUCCHI, Bianca. B.; Lorieri, Marcos Antônio . A política do ensino superior no Brasil de 1990 a 2001. In: 12º Encontro de Iniciação Científica PUC-SP, 2003, São Paulo. 12º Encontro de Iniciação Científica. Pesquisa, linguagens e transformação. Anais, 2003. p. 154-154.

Apresentações de Trabalho
1.
ZUCCHI, Bianca. B.. Formação de professores e instrutores pelo SENAI (1942-1955): apresentação dos resultados de pesquisa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ZUCCHI, Bianca. B.. Formação de Professores e instrutores no SENAI (1942-1955): resultados de pesquisa e historiografia.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ZUCCHI, Bianca. B.. Formação de professores e instrutores no SENAI entre 1942 e 1955: indústria, trabalho e docência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ZUCCHI, Bianca. B.. A formação de professores e instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI) e as apropriações da instituição com relação à Escola Nova (1942-1955). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ZUCCHI, Bianca. B.. Possibilidades de utilização do conceito transnacional de análise na História da Educação Brasileira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ZUCCHI, Bianca. B.. Historiografia do Ensino Profissional no Brasil e as iniciativas ligadas à racionalização dos métodos de ensino. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
ZUCCHI, Bianca. B.. As possibilidade de uso do conceito de saber objetivado no estudo do Ensino Profissional. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ZUCCHI, Bianca. B.. Crítica à historiografia do ensino profissional brasileiro e apresentação de novas perspectivas para análise por meio de um breve estudo sobre o período de emergêcia dos métodos racionais de formação profissional (1920-1930). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
Munakata, Kazumi ; ZUCCHI, Bianca. B. . Leer e escribir en la Tierra de los papagayos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ZUCCHI, Bianca. B.. O programa e os métodos de treinamento profissional do Curso de Ferroviários da Companhia Sorocabana (São Paulo, década de 1930). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ZUCCHI, Bianca. B.. Os métodos de treinamento profissional no curso de ferroviários da Companhia Sorocabana (São Paulo, década de 1930). 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
ZUCCHI, Bianca. B.. Os métodos de treinamento profissional no curso de ferroviários da Companhia Sorocabana (São Paulo, década de 1930). 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ZUCCHI, Bianca. B.. A escola de ferroviários da Companhia Sorocabana. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ZUCCHI, Bianca. B.. A política do ensino superior no Brasil de 1990 a 2001. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BRAIK, P. ; ZUCCHI, Bianca. B. . Estudar história: das origens do homem à era digital. 2011.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
ZUCCHI, Bianca. B.. Akpalô: História 2º ano. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livrodidático).

2.
ZUCCHI, Bianca. B.. Akpâlo: História 3º ano. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livrodidático).

3.
ZUCCHI, Bianca. B.. Akpalô: História 4º ano. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livrodidático).

4.
ZUCCHI, Bianca. B.. Akpalô: História 5º ano. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livrodidático).

5.
ZUCCHI, Bianca. B.. Araribá Plus: História 6º ano. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livrodidático).

6.
ZUCCHI, Bianca. B.. Possibilidades da utilização da música em sala de aula. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
SERIACOPI, R. ; AZEVEDO, G. C. ; ZUCCHI, Bianca. B. . História em movimento: ensino médio. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro didático).

8.
ZUCCHI, Bianca. B.; APOLINARIO, M. R. . Projeto Araribá: história: ensino fundamental: guia de estudo. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro didático).

9.
ZUCCHI, Bianca. B.. Projeto Radix História - Assessoria Pedagógica - 8º ano. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livrodidático).

10.
ZUCCHI, Bianca. B.. Projeto Radix História - Assessoria Pedagógica - 9º ano. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro didático).

11.
ALVES, A. ; OLIVEIRA, L. F. ; ZUCCHI, Bianca. B. . Conexões com a história. 2010. (Editoração/Livro).

12.
ALVES, A. ; OLIVEIRA, L. F. ; ZUCCHI, Bianca. B. . Conexões com a história: volume único. 2010. (Editoração/Livro).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
MARTINS, M. C.; MOMMA, A.; ZUCCHI, Bianca. B.. Participação em banca de Carla de Oliveira. Mulheres cuidadoras, mulheres professoras: histórias e memórias da Creche Área da Saúde da Unicamp. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Miriam Fiore; Patrícia Rodrigues; ZUCCHI, Bianca. B.. Participação em banca de Rejane Aparecida de Lima Albuquerque.As aulas interativas como forma de combater a indisciplina escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Método.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A educação dos sentidos: apresentação de projeto de pesquisa.As apropriações e prescrições relacionadas à Educação dos Sentidos no Curso de Quadros do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) - São Paulo, 1946.. 2012. (Encontro).

2.
Seminário Nacional de História e Historiografia.Historiografia do Ensino Profissional no Brasil e as iniciativas ligadas à racionalização dos métodos de ensino. 2011. (Seminário).

3.
XV Encontro nacional de didática e prática de ensino..CRITÍCA À HISTORIOGRAFIA DO ENSINO PROFISSIONAL BRASILEIRO E APRESENTAÇÃO DE NOVAS PERSPECTIVAS PARA ANÁLISE POR MEIO DE UM BREVE ESTUDO SOBRE O PERÍODO DE EMERGÊNCIA DOS MÉTODOS RACIONAIS DE FOMAÇÃO PROFISSIONAL (1920-1930). 2010. (Encontro).

4.
12° Encontro de pesquisadores de Santo André.1° Grupo Escolar de São Bernardo entre 1914 e 1920: algumas considerações. 2009. (Encontro).

5.
Cultura visual e educação: debates em torno da pedagogia das imagens. 2009. (Seminário).

6.
II Congresso Internacional educación, lenguage y sociedad "La educación en los nuevos escenarios socioculturales". Leer y escribir en la tierra de los papagayos. 2009. (Congresso).

7.
IX Encontro de pesquisa em educação da Região Sudeste..Os métodos de treinamento profissional do Curso de Ferroviários da Companhia Sorocabana. 2009. (Encontro).

8.
II Encontro de Arquivos Escolares e Museus Escolares.O programa e os métodos de treinamento profissional do Curso de Ferroviários da Companhia Sorocabana (São Paulo, década de 1930). 2008. (Encontro).

9.
V Colóquio de Pesquisa sobre instituições escolares: entre o individual e o coletivo.O programa e os métodos de treinamento profissional do Curso de Ferroviários da CIA Sorocabana (São Paulo, década de 1930). 2008. (Outra).

10.
Seminário de Pesquisa sobre Ensino Profissional: Disciplinarização dos saberes profissionais.O Curso de Ferroviários da Companhia Sorocabana: apresentação dos resultados parcias de pesquisa. 2007. (Seminário).

11.
Seminário de pesquisa sobre o ensino profissional.Os métodos de treinamento profissional no curso de ferroviários da Companhia Sorocabana (São Paulo, década de 1930). 2007. (Seminário).

12.
13º Encontro de Iniciação científica da PUC-SP.A escola de ferroviários da Companhia Sorocabana. 2004. (Encontro).

13.
Semana de História: Cultura, linguagens e memória.A escola de ferroviários da Companhia Sorocabana. 2004. (Encontro).

14.
12º Encontro de Iniciação científica da PUC-SP.A política do ensino superior no Brasil de 1990 a 2001. 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BUENO, J. G. S. ; Munakata, Kazumi ; Braghini, Katya M. ; ZUCCHI, Bianca. B. . IV Seminario Internacional ? A escola como objeto de estudo: Escola, desigualdades e diversidade. 2011. (Outro).

2.
ZUCCHI, Bianca. B.; BUENO, J. G. S. . IX Encontro de pesquisa em educação da Região Sudeste. Pesquisa em educação no Brasil: balanço do seculo XX e desafios para o século XXI. 2009. (Outro).

3.
BUENO, J. G. S. ; Munakata, Kazumi ; Braghini, Katya M. ; ZUCCHI, Bianca. B. . III Seminário Internacional: Escola e Cultura. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fernando Balduino Ferreira. Reforma Neoliberal na Educação Pública Regular. Início: 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. (Orientador).

2.
Rebeca da Cunha Feitosa. Gênero e formação docente: um diálogo necessário. Início: 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ariela Ranielly de Paula Silveira. A representação da mulher brasileira em re-vista. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Bianca Barbagallo Zucchi.

2.
Alexandre Almeida Silva. As Escolas Modernas em São Paulo: panorama da organização anarquista no início do século XX. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Bianca Barbagallo Zucchi.

3.
Alan Sugawara. ?Os Japoneses do Terror?: Etnicidade e militância de nikkeis na lutaarmada contra a ditadura militar brasileira. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Bianca Barbagallo Zucchi.

4.
Karine Bernadino Matias Morgado. Itália à Paulista: A importância sócio cultural da festa de São Vitor Mártir para cidade de São Paulo. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Bianca Barbagallo Zucchi.

5.
Ariela Ranielly de Paula Silveira. A mulher em três atos: repressão, revolução, ressignificação. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Bianca Barbagallo Zucchi.

6.
Karine Bernadino Matias Morgado. Itália à paulista: a importância cultural da festa de São Vito Mártir para cidade de São Paulo.. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Bianca Barbagallo Zucchi.

7.
Isabelle Araújo de Souza. Educação profissional paulista na década de 1970: legislação e a experiência de professores da ETEC Carlos de Campos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Bianca Barbagallo Zucchi.

8.
Isis Sanfins Schweter. O corpo discente do Instituto de Educação Sud Menucci (1950-1960). 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Bianca Barbagallo Zucchi.

9.
Camila Augusto Gonçalves. Identidades em construção: a infância durante a ditadura militar de acordo com três filmes sul-americanos.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Bianca Barbagallo Zucchi.

10.
Luciana Gomes Roa. A contribuição de Tobias Leite na construção da percepção da surdez (1868-1872). 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Bianca Barbagallo Zucchi.

11.
Thaís Aline Laurentino Quintas de Barros. Análise da Lei n. 10639/03: os agentes sociais envolvidos em sua elaboração e sua aplicabilidade na Rede Oficial de Ensino da Prefeitura de São Paulo. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Bianca Barbagallo Zucchi.

12.
Camila Marchi da Silva. A disciplina de Educação Moral e Cívica: o projeto de nação do regime militar no Brasil. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Bianca Barbagallo Zucchi.

13.
Castúlio do Amaral Neto. Representações do Brasil nos desfiles das escolas de samba paulistanas no Carnaval de 2000. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Bianca Barbagallo Zucchi.

14.
Everton Aparecido Tozeti de Godoi. Chamado do Dever: Histórias de guerra no videogame. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Bianca Barbagallo Zucchi.

15.
Rodrigo Teixeira da Silva. A prática do ensino de História no ensino médio da rede público do Estado de São Paulo: um estudo sobre a percepção dos alunos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Bianca Barbagallo Zucchi.

16.
Patrícia Paloma Gonçalves Soares. O papel do professor mediador escolar-comunitário nas escolas do Estado de São Paulo. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Bianca Barbagallo Zucchi.

17.
Bruno de Mello Piterri. Ferramentas de persuasão: redes de idiomas e sua propaganda na década de 1990. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Bianca Barbagallo Zucchi.

18.
Carolina Vacarella Zorzi. A educação anarquista durante a Primeira República no Brasil: a experiência da Escola Moderna de São Paulo. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Bianca Barbagallo Zucchi.

19.
Tatiane Monteiro Viera. Conhecendo para ensinar: os objetivos e a perspectiva dos alunos em relação ao programa EJA, segundo segmento do Ensino Fundamental, realizado no município de Santo André. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Bianca Barbagallo Zucchi.

20.
Washington Barros Gonzaga. As mudanças na legislação e nas prescrições pedagógicas no cotidiano do professor de História (Brasil, 1971-1996). 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Bianca Barbagallo Zucchi.

21.
Ellen Alvares Moura. Mananciais em risco: expansão urbana, consequências sociais e ambientais - Itapecerica da Serra, São Paulo (1960-1990). 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Bianca Barbagallo Zucchi.

22.
Nilson Evangelista Ribeiro. O caminho que percorre o livro didático de História até a sala de aula nos anos finais do Ensino Fundamental II. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Bianca Barbagallo Zucchi.

23.
Amanda Christina Polato. Crianças autorizadas a trabalhar: avanços e resistências do pensamento jurídico sobre trabalho infantil após a Constituição de 1988. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Bianca Barbagallo Zucchi.

24.
Guilherme Pereira do Prado. A brincadeira do Boi no carnaval de rua de Porto Ferreira, 1936. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Bianca Barbagallo Zucchi.

25.
Yara Esteves Peres. Formação do agente de segurança penitenciária e as relações com as políticas públicas para o sistema penitenciário do Estado de São Paulo. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Bianca Barbagallo Zucchi.

26.
Érika Sayuri de Queiróz Nomura. A progressão continuada no Estado de São Paulo (1995-1998). 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Bianca Barbagallo Zucchi.

27.
Elvis Roberto Lima da Silva. O ensino de História nos anos iniciais. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Bianca Barbagallo Zucchi.

28.
Daiana Cristina Santana. Mangás e animês nas aulas de História: uma didática possível. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Bianca Barbagallo Zucchi.

29.
Diogo dos Santos Braúna. A 16ª estrela: a formação da força pública paulista como instrumento político-ideológico na Era Vargas.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Bianca Barbagallo Zucchi.

30.
Jéssica da Conceição Victor. A ausência da temática cigana nos livros didáticos. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Bianca Barbagallo Zucchi.

31.
José Maurício Madi Filho. Objetos e ensino: pesquisa sobre a prática pedagógica do método intuitivo de ensino a partir do uso de animais taxidermizados. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Bianca Barbagallo Zucchi.

32.
Adriano Luis Lopes. Escola do Futuro: estudo de caso sobre a questão cultural em uma escola bilíngue. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Bianca Barbagallo Zucchi.

33.
Alex Moreira Roberto. Violência na escola: análise entre os discursos e as políticas públicas educacionais, São Paulo 2000-2010. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Bianca Barbagallo Zucchi.

34.
Viviane Fernandes Rodrigues. O processo de ensino-aprendizagem nas escolas maternais de Anália Franco por meio da análise de seus materiais didáticos. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Bianca Barbagallo Zucchi.

35.
Juliana Guimarães Leal. O ensino de História no 3º ano do Ensino Fundamental. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Bianca Barbagallo Zucchi.

36.
Edi Wilson Silveira. Formação de professores nos cursos de licenciatura em História. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Bianca Barbagallo Zucchi.

37.
Maria Neuma Sampaio da Silva. Formação de professores: as perspectivas das práticas em História. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Bianca Barbagallo Zucchi.

38.
Juliana Hojas da Silva. Educação patrimonial e o programa "Lugares de Aprender". 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Bianca Barbagallo Zucchi.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 4:02:02