Marta Eloísa Melgaço Neves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3310420860892044
  • Última atualização do currículo em 06/03/2018


Possui graduação em história pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980) e mestrado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivística, preservação, história administrativa, organização de arquivos e documentos eletrônicos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marta Eloísa Melgaço Neves
Nome em citações bibliográficas
NEVES, M. E. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação.
Avenida Antonio Carlos, 6627
Pampulha
31210-810 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34996131
Fax: (31) 34995200


Formação acadêmica/titulação


1999 interrompida
Doutorado interrompido em 2003 em História Social.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Orientador: Ana Maria de Almeida Camargo.
Ano de interrupção: 2003
1990 - 1997
Mestrado em Ciências da Informação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: .
1988 - 1988
Especialização em Especialização em Arquivos Públicos. (Carga Horária: 596h).
Arquivo Nacional, AN, Brasil.
1977 - 1980
Graduação em história.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Atuação Profissional



Escola de Ciência da Informçaõ/ UFMG, ECI / UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do DOTI / ECI, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Chefe do Departamento de Organização e Tratamento da Informação da Escola de Ciência da Informação da UFMG, no período de 07/06/2015 a 06/06/207. Sendo novamente eleita para o período de 06/06/2017 a 06/06/2019.


Escola de Ciência da Informação/ UFMG, ECI / UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da Congregação da ECI/ UFMG, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Membro da Congregação da Congregação da Escola de Ciência da Informação/ UFMG. Portarias nº015/ 2016, e Portaria 3350 de 06 de junho de 2017.


Arquivo Público Mineiro, APM, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1992
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador de História, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
1987 ? 1992 Pesquisadora de História do Arquivo Público Mineiro (APM). Atividade principal desenvolvida na instituição: Coordenação de um projeto firmado entre a UFMG e o APM, contando com a coordenação geral das professoras Beatriz Ricardina Magalhães e Lucy Gonçalves Fontes Hargreves. Objetivo do projeto: promover o arranjo e acesso dos documentos não encadernados dos fundos Secretaria de Governo da Capitania de Minas Gerais e Senado da Câmara de Vila Rica.


Escola de Ciência da Informação/ UFMG, ECI/ UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Chefe do Departamento de Organização e Tratamento da Informação, da Escola de Ciência da Informação, da UFMG, com mandato de 2(dois) anos, a partir de 07/06/2017, de acordo com a Portaria N.º3350 de 07/06/2017.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Título: Ilustração e produção de documentos cientificos e administrativos na Capitania de Minas Gerais.
Descrição: O presente projeto é decorrente de uma pesquisa que buscou compreender a proto-história das instituições encarregadas da salvaguarda de documentos e coleções originárias no século XVIII e XIX. Nesse movimento encontramos uma significativa produção de memórias e instruções de naturalistas com repercussão no ambiente da administração portuguesa. Define-se como escopo a identificação e sistematização de fontes decorrentes das ações de cariz científico e administrativo vinculadas ao projeto das Reformas Pombalinas e da ilustração lusa. Depara-se com uma intensa produção textual e documental derivadas da necessidade de um reconhecimento das potencialidades naturais e da sistematização de informações sobre o Império. Ressalta-se que tal movimento, que possui como um dos centros de articulação a Universidade de Coimbra e sobretudo, o naturalista Domingos Vandelli, orientou tanto a realização de viagens filosóficas quanto uma administração ilustrada, envolvendo atividades de observação e escrita de memórias científico-administrativas. Muitos documentos, principalmente as memórias, produzidos e apresentados à administração portuguesa são utilizados pela historiografia como fontes. Mas a utilização destes se realiza sem se levar em consideração o contexto de produção dos mesmos. Em tais análises estão ausentes os vínculos entre o conhecimento utilitário da natureza à administração. Ou seja, como naquele momento o conhecimento científico foi mobilizado como forma de ?melhor administrar?. Nossa proposta é reconhecer e reunir documentos, produzidos por naturalistas e membros da administração portuguesa que estiveram na Capitania de Minas Gerais, nas últimas décadas do século XVIII e primeiras do século XIX. Na contemporaneidade essa documentação encontra-se dispersa em várias instituições de guarda, sendo necessário seu cotejamento e sua reunião intelectual em repertórios e textos descritivos e analíticos que resignificam a relação ciência e administração colonial..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marta Eloísa Melgaço Neves - Coordenador / Letícia Julião - Integrante / Verona Campos Segantini - Integrante.
2016 - Atual
Inventários, coletas e gude acervos de Minas Gerais: uma proto história de museus e arquivos no século XVIII e XIX.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Verona Campos Segantini em 06/03/2018.
Descrição: Analisar a produção de conhecimentos sobre o Atlântico português, a partir de 1770, quando naturalistas formados em Coimbra, dirigem-se aos domínios ultramarinos, com o propósito de produzir relatos científicos, inventários, coletas e envio de remessas aos museus e sociedades científicas portuguesas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Marta Eloísa Melgaço Neves - Integrante / Letícia Julião - Coordenador / Verona Campos Segantini - Integrante / Aline Damasceno Santana - Integrante / Lúcio Flávio da Silva - Integrante / Thelma Palha da Cruz - Integrante.
2013 - 2016
Trajetória da pesquisa em arquivologia em Minas Gerais (1970-2008)
Descrição: Existem duas vertentes de interpretação sobre o caráter técnico-científico da arquivologia. Uma corrente a percebe como área marcada pela técnica e baseada no empirismo. Outra visão identifica a arquivologia como disciplina científica, caracterizada na atualidade, por profundas transformações. Independentemente da corrente interpretativa, há consenso sobre o fato que esse contexto trouxe novos problemas para o profissional de arquivos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Marta Eloísa Melgaço Neves - Integrante / Adalson de Oliveira Nascimento - Coordenador.
2013 - Atual
Acervos em Movimento: vídeos para formação de bibliotecários, arquivistas e museólogos II
Descrição: O projeto se articula em torno dos desafios presentes na aplicação dos conhecimentos das áreas de arquivologia, biblioteconomia e museologia, nos contextos institucionais. Como disciplinas das ciências sociais aplicadas os três campos de conhecimento devem muito de seus fundamentos aos processos da prática profissional, quais sejam: coleta, processamento e disseminação dos acervos incorporados às instituições. Considerando que diferentes contextos institucionais ensejam práticas diferenciadas, a intenção é produzir pequenos vídeos, focalizando diferentes procedimentos que integram a cadeia operatória da preservação e comunicação de acervos em distintos cenários. Nessa cadeia operatória serão problematizados os pressupostos e desafios na definição e aplicação de políticas de ampliação patrimonial, considerando o processo de incorporação de acervo nas instituições, por meio de doações, compras e recolhimentos previstos legalmente. Serão abordados também os percursos trilhados pelos acervos nas distintas instituições de guarda do patrimônio, focalizando o processamento técnico e os recursos e estratégias de sua comunicação e disseminação, com destaque para os seguintes aspectos: instrumentos de pesquisa e a perspectiva do pesquisador, as alternativas de mídias na disseminação de acervos, experiências de concepção e montagem de exposições, ações educativas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marta Eloísa Melgaço Neves - Coordenador / Letícia Julião - Integrante / Terezinha de Fátima Carvalho de souza - Integrante.


Outros Projetos


2009 - Atual
Programa de Monitoria da PROGRAD/ UFMG
Descrição: Contribuir para a continuidade do desenvolvimento do ensino das disciplinas de graduação que estão vinculadas ao Departamento de Organização e Tratamento da Informação. Nesse processo serão incluídos os alunos de graduação dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, que atuarão no desenvolvimento de atividades de ensino, sob a orientação de docentes especialistas nos domínios propostos..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Marta Eloísa Melgaço Neves - Coordenador / Prof.ª Benildes C. M. S. Maculan - Integrante / Prof.ª Célia da Consolação Dias - Integrante / Prof.ª Cristina Dotta Ortega - Integrante / Prof.ª Dalgiza Andrade Oliveira - Integrante / Prof.ª Gercina A. B. O. Lima - Integrante / Prof.ª Letícia Julião - Integrante / Prof.ª Terezinha de Fátima Carvalho de Souza - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Arquivologia/Especialidade: ARQUIVOS PÚBLICOS.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Ciência da Informação.


Idiomas


Inglês
Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1NEVES, M. E. M.2013 NEVES, M. E. M.. Apresentação do dossiê Mémoria da Administração de Minas Gerais. Revista do Arquivo Publico Mineiro, v. il, p. 18-21, 2013.

2.
NEVES, M. E. M.2009NEVES, M. E. M.; Rosana de Figueiredo Ângelo . Constituição e preservação de um acervo. Revista do Arquivo Publico Mineiro, v. XLV, p. 136-147-147, 2009.

3.
NEVES, M. E. M.2009NEVES, M. E. M.; Elisa Cardos Furtado . Um acervo fotográfico. Revista do Arquivo Publico Mineiro, v. XLV, p. 130-137, 2009.

4.
NEVES, M. E. M.2007NEVES, M. E. M.. Um documento fundador. Revista do Arquivo Publico Mineiro, v. XLIII, p. 192-199, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
NEVES, M. E. M.; NEGREIROS., L. R. (Org.) . Documentos eletrônicos: fundamentos arquvísticos para a pesquisa em gestão e preservação. 1. ed. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, Arquivo Público Mineiro, 2008. v. 1. 167p .

Artigos aceitos para publicação
1.
JULIÃO, Letícia ; NEVES, M. E. M. ; SEGANTINI, V. C. . Portuguese America: colonial administration and collection pratice. Icofom Study Series, 2017.



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
JULIÃO, Letícia; BRAGA, P. J. L.; NEVES, M. E. M.. Banca de Monitoria de Graduação. 2017. Escola de Ciência da Informação/ UFMG.

2.
NEVES, M. E. M.; NASCIMENTO, A. O. Banca de Seleção de Monitoria de Gradução de Curso de Arquivologia. 2017. Escola de Ciência da Informação/ UFMG.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Seminário de Arquivologia. 2017. (Seminário).

2.
IX Seminário de Arquivologia.Arquivos Pessoais: um exame das reflexões desenvolvidas pelas instituições que possuem a sua guarda.. 2017. (Seminário).

3.
IX Seminário de Arquivologia.Medição a apresentação de palestras proferidas pelos professores Cintia Aparecidas Chagas Arreguy, Renato Pinto Venancio e Welder Antônio Silva.. 2017. (Seminário).

4.
XI SEMINÁRIO DE ESTUDOS MINEIROS:. 2017. (Seminário).

5.
II Seminário do Grupo de Pesquisa MHTX. 2016. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOURA, M. A. ; SILVEIRA, F. J. N. ; NEVES, M. E. M. . X EDICIC - Anais do Encontro da Associação de Educação e Pesquisa em Ciência da Informação da ìbero - América e Caribe. 2017. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Sílvia Márcia Rodrigues. Avaliação de sites de terceirização de arquivos: uma análise desenvolvida com bases nas recomendações do Conselho Nacional de Arquivos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Núcleo de Informação Tecnológica e Gerencial) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marta Eloísa Melgaço Neves.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Paula Machado de Souza. Manual para elaboração de uma Politica de Eliminação de Documentos para o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais ? TJM-MG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Graduação de Arquivologia) - Escola de Ciência da Informação/ UFMG. Orientador: Marta Eloísa Melgaço Neves.

2.
Elizabeth Miranda. Proposta de quadro de arranjo para os documentos do grupo arquivístico do Departamento Arquidiocesano de Evangelização e Catequese ? DAEC.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Graduação de Arquivologia) - Escola de Ciência da Informação/ UFMG. Orientador: Marta Eloísa Melgaço Neves.

3.
Lindebergh Soares Silva. Práticas e procedimentos exercidos sobre os documentos e suas informações no escritório de advocacia Rolim, Viotti e Leite Campos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Graduação de Arquivologia) - Escola de Ciência da Informação/ UFMG. Orientador: Marta Eloísa Melgaço Neves.

4.
Lindebergh Soares Silva. Práticas e procedimentos exercidos sobre os documentos e suas informações no escritório de advocacia Rolim, Viotti e Leite Campos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Graduação de Arquivologia) - Escola de Ciência da Informação/ UFMG. Orientador: Marta Eloísa Melgaço Neves.

5.
Maria Aparecida Soares da Silva. Projeto para adequação de um depósito de guarda permanente da Escola Municipal "Coronel Pedro Vieira de Freitas".. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cusro de Graduação de Arquivologia) - Escola de Ciência da Informação/ UFMG. Orientador: Marta Eloísa Melgaço Neves.

6.
Nilton José da Silva. Proposta de Intervenção nos Arquivos da Escola Estadual Laurita de Mello Moreira. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cusro de Graduação de Arquivologia) - Escola de Ciência da Informação/ UFMG. Orientador: Marta Eloísa Melgaço Neves.

7.
Isabela Vieira Tropia. Programa e memória da Escola de Ciência da Informação: reflexão e extroversão de um acervo em esquecimento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Museologia) - Escola de Ciência da Informação/ UFMG. Orientador: Marta Eloísa Melgaço Neves.

8.
Moacir Fagundes de Freitas. Programa e memória da Escola de Ciência da Informação: reflexão e extroversão de um acervo em esquecimento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Museologia) - Escola de Ciência da Informação/ UFMG. Orientador: Marta Eloísa Melgaço Neves.

9.
Silvania Alves Reis. Projeto de Organização do acervo fotográfico do Centro de Memória do Sistema Fiemg. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marta Eloísa Melgaço Neves.

10.
Leonardo Gomes Corrâa. Implantação do Plano de Arquivo e Sistema de Recuperação de Informações dos Documentos da Assessoria de Planejamento e Coordenação da Secretaria de Estado de Esportes de Minas Gerais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marta Eloísa Melgaço Neves.

11.
Nilcilene do Socorro Dorabiato Cavalcante. Tabela de Temporalidade: Estruturação e organização do arquivo corrente da Cheque Carro.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marta Eloísa Melgaço Neves.

12.
Rosana de Aguiar Vieira. Organizãção do Arquivo Corrente do Cenex da Escola de Ciência da Informação da UFMG. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marta Eloísa Melgaço Neves.

13.
Cássia de Oliveira Souza. Vereador Arnaldo Godoy: organização da coleção fotográfica. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em história) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marta Eloísa Melgaço Neves.

14.
Lucília Raimunda Barbosa. Instrumento de descrição e controle do acervo fotográfico da ONG Visão Mundial. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marta Eloísa Melgaço Neves.

15.
Ana Fernanda dos Santos. Organização da coleção de fotografias da Associação Brasileira de Odontologia - Seção Minas Gerais. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marta Eloísa Melgaço Neves.

16.
Adriana Stefanelli Conceição. Arquivo Pessoal Orlando Magalhães de Carvalho: descrição das séries "coleção bibliográfica" e "produção acadêmica" segundo a ISAD(G) - Norma Geral Internacional de Descriação Bibliográfica. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marta Eloísa Melgaço Neves.

17.
Leandro Ribeiro Negreiros. Tratamento da série de perspectivas de projetos da ARQSOL - Arquitetura e Tecnologia Ltda.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marta Eloísa Melgaço Neves.

18.
Leandro Vieira da Silva. Índice antroponímico e topográfico do livro de tombo da Ordem de Nossa Senhora do Carmo - 1814 Rio de Janeiro. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marta Eloísa Melgaço Neves.

19.
Monalisa Morais da Silva. Gestão arquivística do setor de Reclamatória Trabalhista da Gerência Regional de Logística de Belo Horizonte. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marta Eloísa Melgaço Neves.

Orientações de outra natureza
1.
Lúcio Flávio da Silva. Monitoria de Graduação. 2016. Orientação de outra natureza. (Curso de Graduação de Arquivologia) - Escola de Ciência da Informação/ UFMG. Orientador: Marta Eloísa Melgaço Neves.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
NEVES, M. E. M.; NEGREIROS., L. R. (Org.) . Documentos eletrônicos: fundamentos arquvísticos para a pesquisa em gestão e preservação. 1. ed. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, Arquivo Público Mineiro, 2008. v. 1. 167p .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 8:26:56