Laura Janaina Dias Amato

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0986145314688863
  • Última atualização do currículo em 14/01/2019


possui mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2005) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2012). Atualmente é professora adjunto III da Universidade Federal da Integração Latino-Americana e pesquisadora associada do Centro Latino-Americano de Estudos da Cultura. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: educação intercultural, processos identitários, formação de professores de línguas , letramento crítico, teoria pós-colonial, alemão como língua estrangeira. Mãe do Renan e da Manuela, esteve em licença maternidade em 2009 e 2015. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Laura Janaina Dias Amato
Nome em citações bibliográficas
AMATO, L. J. D.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
Av. Tancredo Neves, 6731 Bloco 04
PTI
85867-970 - Foz do Iguacu, PR - Brasil - Caixa-postal: 2044
Telefone: (45) 35767307
URL da Homepage: www.unila.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2012
Doutorado em Letras.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Aproximação e Distanciamento: Processos de construção de identificações culturais do professor de língua alemã, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Clarissa Jordão.
2003 - 2005
Mestrado em Letras.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Aspectos culturais no ensino de alemão como língua estrangeira: uma análise de livros didáticos,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Gertrud Friedrich Frahm.
Palavras-chave: cultura; educação intercultural; livro didático; alemão como língua estrangeira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1999 - 2001
Graduação em Letras.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Evento de Capacitação on-line do Celpe-Bras.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2014 - 2014
Aspectos Fundamentais da Nota Técnica nº 14/2014. (Carga horária: 8h).
Carta Consulta, CC, Brasil.
2013 - 2013
PAD - Formação para Membros de Comissões. (Carga horária: 27h).
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.
2008 - 2008
Formação complementar para formadores. (Carga horária: 80h).
Goethe Institut, GI, Alemanha.
2006 - 2006
Extensão universitária em Francês III. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Francês IV. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Francês I. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Francês II. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2004 - 2004
Formação de Professores de Alemão - 2. (Carga horária: 300h).
Goethe Institut, GI, Alemanha.
2001 - 2001
Formação de Professor de Alemão. (Carga horária: 980h).
Goethe Institut (SP), GI-SP, Brasil.
2001 - 2001
Programa de Aperfeiçoamento Para Germanistas DAAD. (Carga horária: 180h).
Universität Freiburg, UNI FREIBURG, Alemanha.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Corregedoria, .

Cargo ou função
Membro da comissão de Processo Administrativo Disciplinar.
08/2018 - Atual
Direção e administração, Instituto Latino-Americano de Artes, Cultura e História, .

Cargo ou função
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americandos.
08/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Latino-Americano de Artes, Cultura e História, Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos.

Cargo ou função
Membro da comissão de seleção.
08/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .

Cargo ou função
Membro titular do Conselho Superior.
08/2016 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Letramentos
Teorias e Abordagens de Ensino e Aprendizagem de LE
02/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Latino-Americano de Artes, Cultura e História, Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos.

Cargo ou função
Membro da comissão de bolsas.
04/2015 - Atual
Direção e administração, Pró-reitoria de Relações Internacionais, .

Cargo ou função
Representante de língua alemã no Programa Idiomas sem Fronteiras.
08/2014 - Atual
Ensino, INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Interdisciplinares
08/2014 - Atual
Extensão universitária , Pró-reitoria de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do projeto de extensão Alles klar? - Curso de Alemão para a comunidade.
02/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - PRPPG, .

Linhas de pesquisa
Discurso e alteridade
02/2014 - Atual
Extensão universitária , Pró-reitoria de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do projeto Fronteira Intercultural.
12/2013 - Atual
Extensão universitária , Pró-reitoria de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Fronteira Intercultural.
03/2011 - Atual
Ensino, Letras - Artes e Mediação Cultural, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Linguísticas
Epistemes da Linguística
Introdução ao TCC
Texto e Discurso
08/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - PRPPG, .

08/2010 - Atual
Ensino, Primeiro Ciclo de Estudos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I
Língua Portuguesa II
Português Adicional Básico
Português Adicional Intermediário I
Português Adicional Intermediário II
11/2016 - 11/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de Graduação, Curso de Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.

Cargo ou função
Membro titular do colegiado de curso.
07/2018 - 08/2018
Direção e administração, Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - PRPPG, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos.

Cargo ou função
Vice-coordenadora do PPG-IELA.
08/2015 - 08/2017
Direção e administração, Conselho Universitário, .

Cargo ou função
Membro suplente do Conselho Universitário.
07/2016 - 05/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de Graduação, .

Cargo ou função
Membro do colegiado do Ciclo comum de Estudos.
06/2015 - 07/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de Graduação, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Eleitoral do Ciclo Comum.
03/2014 - 07/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente de Pessoal Docente, .

Cargo ou função
membro titular.
06/2013 - 07/2015
Direção e administração, Instituto Latino-Americano de Artes, Cultura e História, .

Cargo ou função
Coordenadora do Centro Interdisciplinar de Letras e Artes.
05/2014 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de Graduação, .

Cargo ou função
Membro do Núcelo Docente Estruturante do curso Letras - Expressões Literárias e Linguísticas.
03/2011 - 12/2014
Ensino, Letras - Expressões Literárias e Linguísticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Epistemes da Línguística
Formação Literária e Linguística da América Latina
História Oral
Linguística Textual
Políticas Linguísticas
Tópicos em Língua I
05/2014 - 10/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de Graduação, .

Cargo ou função
Membro titular da Comissão de Implantação do curso de Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.
10/2012 - 02/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente de Pessoal Docente, .

Cargo ou função
membro titular.
11/2012 - 11/2013
Extensão universitária , Pró-reitoria de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do Programa Laboratório Cultural.
08/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de Graduação, Reitoria.

Cargo ou função
Comissão Acadêmica de Concurso Público para Docentes..
06/2011 - 05/2012
Extensão universitária , Pró-reitoria de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Culturas Guaranies: aspectos socioculturales, diversidad linguística y transmission de saberes.
07/2010 - 04/2011
Direção e administração, Pró-reitoria de Graduação, .

Cargo ou função
Assessora.

Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor assistente I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2004 - 07/2010
Direção e administração, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Cargo ou função
Coordenador do Programa Especial de Formaçãp de Docentes de Ling. Estrangeiras..
05/2004 - 06/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alemão Básico I
Alemão Básico II
Audição e Conversação em Língua Alemã I
Gramática e Ortografia III
Leitura e Escrita em Língua Alemã I
Língua Alemã Instrumental III
Língua Instrumental Alemã I
Língua Instrumental Alemã II
2005 - 2010
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Língua Estrangeira Moderna, .

05/2006 - 12/2007
Direção e administração, Departamento de Língua Estrangeira Moderna, CELIN.

Cargo ou função
Coordenador do Curdo de Árabe.
05/2006 - 12/2007
Direção e administração, Departamento de Língua Estrangeira Moderna, CELIN.

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Guarani.
08/2004 - 12/2007
Direção e administração, Departamento de Língua Estrangeira Moderna, CELIN.

Cargo ou função
Coordenação do Curso de Yorubá.
05/2006 - 07/2007
Direção e administração, Departamento de Língua Estrangeira Moderna, CELIN.

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Holandês.
08/2006 - 02/2007
Treinamentos ministrados , Departamento de Língua Estrangeira Moderna, .

Treinamentos ministrados
Formação de Professores do CELIN
07/2006 - 07/2006
Extensão universitária , Departamento de Língua Estrangeira Moderna, .

Atividade de extensão realizada
O lúdico na sala de aula de língua estrangeira.
03/2006 - 03/2006
Extensão universitária , Departamento de Língua Estrangeira Moderna, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação - O realismo da nova literatura alemã.
07/2005 - 07/2005
Ensino, Metodologia do Ensino de Língua Estrangeira, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia e Aspectos Culturais do Ensino da Língua Alemã
01/2000 - 09/2004
Extensão universitária , Departamento de Língua Estrangeira Moderna, CELIN.

Atividade de extensão realizada
CELIN - Cursos de Língua Alema, níveis I -VI.

University of Bergen, UiB, Noruega.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Atividades

08/2013 - 08/2014
Pesquisa e desenvolvimento , CROP, .

Linhas de pesquisa
Linguagem, Mídia e Pobreza

Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura, CLAEC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: outros, Enquadramento Funcional: pesquisadora associada, Carga horária: 8


Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, UNESCO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: Consultora
Outras informações
Assessorara de Coordenador de Instituição de pesquisa e Pós-graduação; secretaria administrativamente a instituição acadêmica. Produz relatos mensais de acompanhamento das atividades desenvolvidas no âmbito do projeto de implantação da UNILA. Convidada pelo professor Dr. Hélgio Trindade (UFRGS), coordenador do projeto.


Colégio Erasto Gaertner, CEG, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

02/2002 - 03/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua alemã
02/2002 - 03/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Lingua alemã

Faculdade Padre João Bagozzi, BAGOZZI, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Colaborador

Atividades

2003 - 2005
Ensino, Metodologia do Ensino de Língua Estrangeira, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Formação de Professores de Língua Estrangeira
Teorias de aquisição de Segunda Língua/ Língua Estrangeira


Linhas de pesquisa


1.
Ensino de Alemão como LE
2.
Formação de Professores
3.
Lingüística Aplicada
4.
Discurso e alteridade
5.
Ensino/ aprendizagem de língua adicional
6.
Identidade e linguagem
7.
Linguagem, Mídia e Pobreza


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
MOVILIDAD DE ESTUDIANTES Y GRADUADOS; RECONOCIMIENTO DE TÍTULOS Y EL EJERCICIO PROFESIONAL EN EL MERCOSUR
Descrição: Esta propuesta apuesta a dar continuidad a un trabajo que ya viene realizando la red compuesta por la Universidad de la República (Udelar-Uruguay), la Universidad Nacional del Litoral (UNL-Argentina), la Universidad Nacional de Asunción (UNA-Paraguay) sobre impacto de la internacionalización en la movilidad de estudiantes que realizan sus carreras en el extranjero, los mecanismos de orientación y apoyo que reciben, los procedimientos para el reconocimiento de los títulos universitarios y los requisitos para el posterior ejercicio profesional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Currículo e interculturalidade
Descrição: O presente projeto de pesquisa abarca três frentes teóricas: estudo do currículo, aprendizagem intercultural e análise de prática. O objetivo do projeto é analisar qual visão de interculturalidade está presente nos documentos oficiais escolares, no caso o Projeto Político Pedagógico (PPP), das escolas municipais de Foz do Iguaçu, e como essa perspectiva é transformada a partir da prática educacional. Com isso, pretendemos observar as interferências do currículo oculto nas práticas pedagógicas, para propor políticas públicas de formação continuada aos docentes da rede municipal de Foz do Iguaçu. A metodologia utilizada será também dividida em três etapas: coleta de dados, análise discursiva e estudo de caso. Tal estudo visa contribuir com uma perspectiva dinâmica de sujeito escolar, pois vê a escola como uma arena de conflitos que reconfigura as relações sociais e culturais (Grimson, 2010). Desse modo, partindo da premissa de escola como espaço multicultural, de conflito, mas também como um espaço criativo e dinâmico, pretendemos fazer um mapeamento de escolas públicas do município de Foz do Iguaçu para compreender qual visão as mesmas manifestam em relação ao conceito de interculturalidade e como tal perspectiva teórica é aprofundada e/ou desvelada em sua prática..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Laura Janaina Dias Amato - Coordenador / Pablo Militão - Integrante / Jorgelina Ivana Tallei - Integrante / Glauber da Silva - Integrante / Barbara Ferreira de Lima - Integrante / Ana Luiza Suficiel - Integrante / Suzana Angela Biesdorf - Integrante.Número de orientações: 4
2017 - Atual
La dimensión política e intercultural en la formación permanente de los docentes en las escuelas de frontera: un estudio en la ciudad de Foz de Iguaçu, Paraná, Brasil
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Laura Janaina Dias Amato - Integrante / Jorgelina Ivana Tallei - Coordenador.
2016 - Atual
A PESQUISA SOCIOLINGUÍSTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS NO PROGRAMA ESCOLAS INTERCULTURAIS DE FRONTEIRA (PEIF)
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Laura Janaina Dias Amato - Integrante / Francisca Paula Maia - Coordenador / MARIO RAMAO VILLALVA FILHO - Integrante.
2015 - 2017
Construção crítica da imaginário trinacional
Descrição: A pesquisa se propõe a analisar discursos de membros de comunidades escolares do ensino básico regular de Foz do Iguaçu, para compreender parte da formação do imaginário da região. Pretende-se, assim, dar visibilidade a uma realidade que é construída a partir do olhar do observador [membros da comunidade escolar de Foz do Iguaçu] (MATURANA, 2006) e pela linguagem, sendo ela determinada histórica, social, política, ideológica e discursivamente; e assim analisar e compreender como as relações estabelecidas no meio escolar são transmitidas e constituídas, podendo então refletir sobre as relações construídas inter e transculturalmente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Laura Janaina Dias Amato - Coordenador / Yuri Amaral de Barros Coimbra de Araujo - Integrante / Carlos Manuel Pinzon Amaya - Integrante / Raquel MaiaFerreira Arvelos - Integrante / Rafael Giovanetti Teixeira - Integrante / Gabriel Augusto Arantes de Souza - Integrante.
Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 4
2014 - 2015
Poverty, Language and Media in Latin America (PoLaMe)
Descrição: The project is the result of a partnership between the Department of Foreign Languages at the University of Bergen and CROP, which has gathered an international and multidisciplinary team of researchers to study the linguistic representations of poverty in Mexican, Argentinian, Colombian and Brazilian media. The project is based on the understanding "that hegemonic views conveyed by mainstream or agenda setting media tend to naturalize poverty within the 'common sense' and, at the same time overlook causal interpretations or explanations of poverty production and reproduction". In order to test this hypothesis the researchers will combine established theories of poverty with linguistic corpus analysis. The project seeks to uncover how language use reproduces ideologies and interests by imposing certain notions, conceptions and definitions of poverty. In order to arrive at such empirical findings, the language use must be considered in relation to past and current world views which have formed and continue to form the political landscape in the different countries. The point of departure of the research will be glossaries of a large number of terms used in reference to poverty in both scholarly research and lay discourse. These glossaries have been created by experts in poverty research and sponsored by CROP. When key words and concepts appear in a media text corpus, their meaning in context will be related to the definitions found in the glossaries. In order to ensure a rigorous approach to the analysis of linguistic phenomena in context partnerships with prominent researchers in the four countries has been established, representing linguistics, media studies, sociology, economics and political science..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Questionamento crítico e cidadania global: implicações na UNILA
Descrição: O presente projeto de pesquisa visa dar continuidade a temática abordada no doutorado, trabalhando com teorias pós-coloniais e críticas. Pretendo na primeira etapa desta pesquisa conhecer os processos de letramentos, a partir dos currículos, dos países pertencentes ao MERCOSUL e analisá-los a luz da pedagogia crítica. Os objetivos do projeto são: (1) verificar se há ou não uma formação transform(ativa) cidadã e crítica e como ela é executada em cada país e (2) a partir disso propor políticas de ação no espaço universitário plurilíngüe e multicultural da UNILA..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Laura Janaina Dias Amato - Coordenador.
2008 - 2010
Oficinas para Formação de Moderadores de Espaços Abertos
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2015
A formação da indetidade cultural dos professores de Língua Estrangeira
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2010
Língua e concepções de conhecimento - discurso, poder e linguagem
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
Musicalidade em Língua Estrangeira na Primeira Infância
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Laura Janaina Dias Amato - Coordenador / Giovanna Lorena Chaves - Integrante.
2006 - 2009
O questionamento conceitual na formação de professores de LE
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Crenças sobre a identidade do professor de língua alemã
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2005
Aspectos Culturais do Ensino de Alemão: uma análise de livros didáticos
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Idiomas sem Fronteiras: ensino, formação e pesquisa em línguas adicionais
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Laura Janaina Dias Amato - Coordenador / Francisca Paula Maia - Integrante / Jorgelina Ivana Tallei - Integrante / Simone da Costa Carvalho - Integrante / Laura Fortes - Integrante / Livia Fernandes Morales - Integrante.
2014 - Atual
Alles klar? Curso de alemão para a comunidade
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Laura Janaina Dias Amato - Coordenador / Pablo Militão - Integrante / Eliana Noelia Valdez Lugo - Integrante / Andreas Matheus Müller - Integrante.Número de orientações: 1
2013 - 2013
Curso de Extensão: Ciudadanía Crítica
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Laura Janaina Dias Amato - Coordenador.Número de orientações: 1
2013 - 2013
Laboratório Cultural
Descrição: A diversidade cultural presente na fronteira é constatada diariamente no trânsito, no comércio, nas instituições públicas e privadas, nos pontos turísticos, etc. Brasileiros convivem com libaneses, paraguaios com coreanos, argentinos com americanos; a fluidez de línguas e culturas está presente entre os moradores e os turistas que visitam a região.Com a criação da UNILA, a diversidade latino-americana fez-se presente no cotidiano da tríplice fronteira e a problematização da convivência na e da diversidade torna-se necessária. O objetivo deste programa é trabalhar com estratégias transform(ativas) e críticas frente ao novo e ao desconhecido. A partir dos princípios da metodologia Espaços Abertos para Diálogo e Questionamento (OSDE) e do projeto Through Other Eyes, serão realizadas ações em diferentes grupos, que privilegiará uma abordagem crítica e ações colaborativas e abertas frente ao ?diferente?..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Laura Janaina Dias Amato - Coordenador / Catalina Isabel Britez Acuña - Integrante / Lais Cabral Neckel - Integrante / Joel David Pereira Gayos - Integrante.Número de orientações: 4
2013 - Atual
Fronteira Intercultural
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Laura Janaina Dias Amato - Coordenador / Jaineth Stefania Piñeres Cerpa - Integrante / Yuli Andrea Ruiz Aguilar - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1


Projetos de ensino


2018 - Atual
Pedagogía del entrelugar
Situação: Em andamento;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Formação inicial ou continuada de professores.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Desde 2016 o Grupo de Pesquisa Interculturalidade e Alteridade, formado por professoras da UNILA, UNIOESTE, Instituto Federal, e professoras do município, atua nas escolas de Foz do Iguaçu para promover uma Educação Intercultural, baseada no respeito pela diversidade e no enriquecimento mútuo. O objetivo é romper com a ideia de que a diferença é forçosamente fonte de ameaça e risco. Espera-se que, ao final, a escola e a comunidade que a compõe despertem para a importância de promover, na educação, formas mais respeitosas e solidárias de convivência que diminuam as distâncias entre nós e os que consideramos como os outros..
2017 - Atual
?Formação Docente: Pedagogia de Fronteira?
Descrição: El siguiente proyecto describe la experiencia de un programa de formación docente en la triple frontera (Argentina, Brasil y Paraguay) en la ciudad de Foz de Iguazú, Brasil, realizado con el apoyo de diversas instituciones públicas (Universidades y Secretaria de Educación Municipal) aplicado en las escuelas municipales con un alto número de estudiantes extranjeros, principalmente de las ciudades vecinas: Argentina y Paraguay. El programa trabaja con conceptos claves, como plurilingüismo e interculturalidad en áreas fronterizas. La innovación de la propuesta es su carácter contra hegemónico respecto a las propuestas del Estado-Nación, reflexionando en base a estrategias de una pedagogía de y para las fronteras. Pensar una pedagogía de frontera coloca la periferia en el centro, como protagonista de una formación pensada desde el territorio. Los resultados fueron evaluados mediante observación directa de prácticas escolares..
Situação: Em andamento;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Formação inicial ou continuada de professores.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Los resultados de la formación se evidenciaron en las prácticas interculturales adoptadas por las docentes participantes de la formación y en la propuesta de realización de un mes de acogida para los estudiantes extranjeros matriculados en la escuela. Los resultados fueron significativos en la medida que se sumaron actores nacionales, locales e internacionales y las escuelas fueron adquiriendo una identidad de frontera en el trascurso de la formación docente y las diversas acciones realizadas. De esta manera, actuamos desde la propuesta de una política pública transformando los currículos escolares y el espacio antes interpretado como lo nacional y ahora como trasnacional..


Outros Projetos


2014 - Atual
Programa Escolas Interculturais de Fronteira
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2009 - 2018
Periódico: Revista X


Revisor de periódico


2004 - Atual
Periódico: Revista X
2017 - Atual
Periódico: Revista Trama (UNIOESTE. Online)
2017 - Atual
Periódico: Revista Letras Raras


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Ensino e aprendizagem de LE.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Formação de Professores.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.


Idiomas


Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
Patronesse da turma de Letras - Expressões Linguísticas e Literárias, Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
2002
Kleines Deutsches Sprachdiplom, Goehte Institut.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AMATO, L. J. D.2017AMATO, L. J. D.; AGUILAR, Y. A. R. . PATRIMÔNIO, LÍNGUA E INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA PÚBLICA: PRÁTICAS E SABERES. INTERLETRAS (DOURADOS), v. 6, p. 1-12, 2017.

2.
AMATO, L. J. D.2017AMATO, L. J. D.. 'São pessoas com sotaque estrangeiro-: sobre visões de educadores na fronteira. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 3, p. 1-13, 2017.

3.
TEIXEIRA, R. G.2017TEIXEIRA, R. G. ; AMATO, L. J. D. . O Outro e a Escola: análise relacional dos Parâmetros Curriculares e do Discurso de Professores/as em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 3, p. 1-13, 2017.

4.
AMATO, L. J. D.2014AMATO, L. J. D.; ACUNA, C. I. B. . LABORATORIO CULTURAL ? UNA EXPERIENCIA CRÍTICA EN LA FRONTERA. Revista Conexão UEPG, v. 10, p. 170-181, 2014.

5.
AMATO, L. J. D.2012AMATO, L. J. D.. TRABALHO COLABORATIVO NO ENSINO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE. Revista X, v. 1, p. 143-146, 2012.

6.
Mazuroski Jr, A.2008Mazuroski Jr, A. ; AMATO, L. J. D. ; JASINSKI, L. ; SAITO, M. . Variação nos estilos de aprendizagem: investigando as diferenças individuais na sala de aula. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 6, p. 19, 2008.

7.
AMATO, L. J. D.2008AMATO, L. J. D.; CHAVES, G. L. . O trabalho com música nas séries iniciais no ensino de alemão como língua estrangeira. Cadernos de Letras (UFRJ), v. 1, p. 135-143, 2008.

8.
AMATO, L. J. D.2008AMATO, L. J. D.; JORDÃO, Clarissa . O Poder de Foucault na Sala de Aula. Revista X, v. 1, p. 17-24, 2008.

9.
AMATO, L. J. D.2006AMATO, L. J. D.. ASPECTOS CULTURAIS NO ENSINO DE ALEMÃO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS. Revista X (Online), v. 02, p. 02, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
AMATO, L. J. D.. Inter(agir)cultural - visões a ações na tríplice fronteira Argentina - Brasil - Paraguai. In: Francisca Paula Soares Maia. (Org.). Interculturalidades: visões multilaterais desde a UNILA. 1ed.Roosevelt, New Jersey: Boavista, 2018, v. 1, p. 5-167.

2.
FONSECA, A. S. ; AMATO, L. J. D. . Visibilidades e invisibilidades en el discurso de la pobreza. In: Ana Chiquito; Gabriel Quiroz Herrera. (Org.). Pobreza, Lenguage y Medios: los casos de Argentina, Brasil, Colombia y México.. 1ed.: Peter Lang AG, Internationaler Verlag der Wissenschaften, 2017, v. 224, p. 124-136.

3.
MAIA, F. P. S. ; AMATO, L. J. D. ; CARDENAS, L. O. . Relações Bilingues em escola pública no Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF). In: Rubens Lacerda de Sá. (Org.). Português Para Falantes de Outras Línguas: Interculturalidade, Inclusão Social e Políticas Linguísticas. 1ed.Campinas: Pontes, 2016, v. , p. 33-54.

4.
AMATO, L. J. D.. Interculturalidade e língua: uma experiência em uma escola municipal de Foz do Iguaçu-PR. In: FÁBIO MARQUES DE SOUZA; SIMONE DÁLIA DE GUSMÃO ARANHA. (Org.). INTERCULTURALIDADE, LINGUAGENS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 1ed.Campina Grande: EdUEPB, 2016, v. 2, p. 10-17.

5.
AMATO, L. J. D.. Discurso-Cultura-Identidade e a formação de professores de língua estrangeira. In: Mateus, Elaine; Oliveira, Nilceia Bueno de. (Org.). Estudos críticos da linguagem e formação de professores/as de línguas: contribuições teórico-metodológicas. 1ed.Campinas: Pontes, 2014, v. 1, p. 193-211.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MAIER, R. ; AMATO, L. J. D. . A Tradução como Mediação Cultural em Rise of the Tomb Raider. In: SB Games, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do XVII SBGames, 2018. v. 1. p. 1-10.

2.
AMATO, L. J. D.. Aspectos Culturais na Nova Geração de Livros Didáticos de Alemão como LE. In: I. Congresso Latinoamericano de Professores de Alemão, 2006, São Paulo. Anais do I. Congresso Latinoamericano de Professores de Alemão, 2006.

3.
AMATO, L. J. D.. Formação de Docentes: uma experiência da Universidade Federal do Paraná. In: I. Congresso Latinoamericano de Professores de Língua Alemã, 2006, São Paulo. Anais do I. Congresso Latinoamericano de Professores de Alemão, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
AMATO, L. J. D.. Construção crítica do imaginário trinacional: uma perspectiva educacional. In: I Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura, 2017, Foz do Iguaçu. Anais do I Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura - SEMLACult. Foz do Iguaçu: CLAEC, 2017. v. 1. p. 1-5.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AMATO, L. J. D.. Sensibilização linguística através da música. In: I Encontro Internacional Sociedade, Cultura e Fronteiras: Interdisciplinariedade em Foco, 2013, Foz do Iguaçu. I Encontro Internacional Sociedade, Cultura e Fronteiras: Interdisciplinariedade em Foco, 2013.

2.
AMATO, L. J. D.; FRAHM . What o Bakhtin and Vygostky have to do with 'to be communicative'?. In: Convenção das Associações dos Professores de Inglês, 2004, Canoas-RS. Achievements in EFL, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
AMATO, L. J. D.. O Plurilinguismo na região da tríplice fronteira: desafios na educação básica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
AMATO, L. J. D.. Identidade em formação e discurso numa perspectiva híbruda. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
AMATO, L. J. D.. O plurilinguismo na região da tríplice fronteira: desafios na educação básica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
AMATO, L. J. D.; FONSECA, A. S. A. ; MOASSAB, A. S. . A pobreza enquanto escolha editorial: visibilidades e invisibilidades discursivas na mídia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
AMATO, L. J. D.. Ação intercultural na fronteira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
AMATO, L. J. D.. Sensibilização linguística através da música. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
AMATO, L. J. D.. Discurso- cultura - identidade e a formação de professores de língua estrangeira adicional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
AMATO, L. J. D.. Sensibilização linguística através da música. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
AMATO, L. J. D.. A formação da Identidade Cultural dos Professores de Língua Estrangeira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
AMATO, L. J. D.. Aspectos Culturais na nova geração de livros didáticos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
AMATO, L. J. D.. Formação de Docentes: uma experiência da UFPR. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
AMATO, L. J. D.. Alemão? Por que não?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
AMATO, L. J. D.. Formação de Professores - Uma possibilidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
AMATO, L. J. D.. Sensibilização linguística através da música. Foz do Iguaçu: Unioeste, 2013 (Resumo publicado).

2.
AMATO, L. J. D.. Discurso-cultura-identidade e a formação de professores de língua estrangeira adicional 2013 (Resumo publicado).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
AMATO, L. J. D.. 7º Prêmio Paulo Freire. 2013.

Trabalhos técnicos
1.
AMATO, L. J. D.. 11º Prêmio Paulo Freire. 2018.

2.
AMATO, L. J. D.. Conselho Científico da Coleção Ensino & Aprendizagem. 2016.

3.
AMATO, L. J. D.. 7º Prêmio Paulo Freire. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
AMATO, L. J. D.. Introdução à Língua Alemã. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
JALIL, Samira ; AMATO, L. J. D. ; DINIZ, L.R.A. ; ALÓS, A. P. . Apostila para o curso de Língua Portuguesa para Estrangeiros. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

3.
AMATO, L. J. D.. O aspecto lúdico na sala de aula de LE. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
AMATO, L. J. D.; FONSECA, A. S. A.; CIACCHI, A.; CHAVES, L. S.. Participação em banca de Estela Rocha de Ungaro. Olhares e narrativas, do meio ao redor: Wall Kintun TV e a trajetória do primeiro canal televisivo de povos originários na Argenitna. 2018. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
AMATO, L. J. D.; PEREIRA, M. C.; KASTELIC, E. S. D.. Participação em banca de Glauber da Silva. Escola sobre a linha: ambiente escolar sociocultural na região da fronteira sul de Mato Grosso do Sul. 2018. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Teses de doutorado
1.
AMATO, L. J. D.; SANTOS, M. E. P.; LUCENA, M. I. P.; SOARES, A. S. F.; COSTA-HUBES, T. C.. Participação em banca de Henrique Rodrigues Leroy. Dos sertões para as fronteiras e das fronteiras para os sertões: as (in)visibilidades das identidades performativas nas práticas translíngues, transculturais e decoloniais no ensino-aprendizagem de língua portuguesa adicional (PLA). 2018. Tese (Doutorado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

2.
AMATO, L. J. D.; DAMKE, Ciro; BORSTEL, C. N. V.; ZANETTE, R. I. C.; KRUG, M. J.. Participação em banca de Cristiane Schmidt. Estudo do livro didático de língua alemã: abordagem sociocomunicativa e intercultural. 2016. Tese (Doutorado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Qualificações de Doutorado
1.
DINIZ-PEREIRA, J. E.; OLIVEIRA, D. A.; AMATO, L. J. D.; STURZA, E. R.. Participação em banca de Jorgelina Ivana Tallei. La dimensión política e intercultural en la formación permanente docente en las escuelas de frontera: un estudio en la ciudad de Foz de Iguazú, Paraná, Brasil. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
AMATO, L. J. D.; DAMKE, Ciro; BORSTEL, C. N. V.; ZANETTE, R. I. C.; BUSSE, S.. Participação em banca de Cristiane Schmidt. O livrod didático de língua alemã: abordagem sociointeracionista e intercultural. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

3.
DAMKE, Ciro; AMATO, L. J. D.; CASTELA, G. S.; COSTA-HUBES, T. C.. Participação em banca de Henrique Rodrigues Leroy. Interculturalidades em Língua Portuguesa Adicional: a performatividade linguístico-intercultural em contexto de fronteira. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Qualificações de Mestrado
1.
VIEIRA, M. E.; AMATO, L. J. D.; MENESES, G. G. L.. Participação em banca de Jeferson Martins Vaz. Potencialidades da História Oral na discussão da identidade camponesa no Movimentp dos Pequenos Agricultores do Brasil. 2018.

2.
AMATO, L. J. D.; VIEIRA, M. E.; MENESES, G. G. L.. Participação em banca de Cauê Almeida Galvão. Sem menção honrosa, sem massagem: proibicionismo, culturalismo racial e o direito a não ter direitos na consolidação da guerra às drogas na América Latina. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
BERGER, I. R.; AMATO, L. J. D.; MORAES, D. R. S.. Participação em banca de Elisena Bertotti Pereira. Diversidade linguística em aulas de português na modalidade EJA: um estudo interdisciplinar no contexto multilíngue de Foz do Iguaçu. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteira) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

4.
MAIA, F. P. S.; QUEIROZ NETO, E.; AQUINO, S. L.; AMATO, L. J. D.. Participação em banca de Elaine Cristina Cardoso Freitas. Diversidade e interculturalidade na Fronteira: um olhar a partir das formas de acesso e avaliação dos estudantes paraguaios e argentinos nas escolas públicas municipais iguaçuenses. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

5.
AMATO, L. J. D.; FONSECA, A. S. A.; CIACCHI, A.. Participação em banca de Estela Rocha de Ungaro. Olhares e narrativas, do meio ao redor: Wall Kintun TV e a trajetória do primeiro canal televisivo de Povos Originários na Argentina. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

6.
AMATO, L. J. D.; PEREIRA, M. C.; MAIA, F. P.. Participação em banca de Glauber da Silva. Cultura e poder em ambiente escolar intercultural na Região da Fronteira Sul de Mato Grosso do Sul. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

7.
LESSA, G.; OLIVEIRA, M. J.; AMATO, L. J. D.; PEREIRA, D. A.. Participação em banca de Tania Marín Pérez. Lazos: cuerpo orgánico en la cultura digital. 2017.

8.
AMATO, L. J. D.; FONSECA, A. S. A.; LESSA, G.. Participação em banca de YURI AMARAL DE B. C. DE ARAÚJO. A EXPERIÊNCIA DOS FANZINES EM SALA DE AULA E SEUS REFLEXOS NA CONSTRUÇÃO DE NOVAS FORMAS DE PENSAR. 2016 - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DULCI, T. M. S.; AMATO, L. J. D.; ERAZO, A.; HONORIO, K. S.. Participação em banca de Pablo Avila Militão.A FALA E SUAS RELAÇÕES DE DOMINAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE O SISTEMA LINGUÍSTICO DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS E O CONTROLE DA PALAVRA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
AMATO, L. J. D.; ANDRADE, L. K. M.; OLIVEIRA, B. M.. Participação em banca de Rafael Maier.A tradução como mediação cultural em Rise of the Tomb Raider. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
AMATO, L. J. D.; CORTEZ, M.; ROSA, M. C. G.; RIBEIRO, S. B. C.. Participação em banca de ELISANE ANDRESSA KAISER DA SILVA.MEDIAÇÃO CULTURAL, LITERATURA INFANTIL E MÚSICA: A INTERCULTURALIDADE ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NAS ESCOLAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

4.
AMATO, L. J. D.; VIEIRA, M. E.; BOLIVAR, T. M. V.. Participação em banca de Maria Eugenia Benitez.Funcionamiento y aplicación del discurso en Puerto Iguazú y Foz do Iguaçu: lengua y comércio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

5.
AMATO, L. J. D.; JALIL, S. A.; BUENO, R. E.. Participação em banca de Ana Lucia Ferreira Busquet.A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Expressões Literárias e Linguísticas) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

6.
AMATO, L. J. D.; PEREIRA, M. C.; BUSTINZA, I. A. U.. Participação em banca de Emanuely Duarte.ESTUDOS DE FRONTEIRA: O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR UM ÂNGULO INTERCULTURAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Expressões Literárias e Linguísticas) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

7.
AMATO, L. J. D.. Participação em banca de Elzinir Knopfe.uma visão de livros didáticos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
COURA SOBRINHO, J.; AMATO, L. J. D.; SANTOS, D. T.. Concurso de Português Língua Adicional. 2013. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Outras participações
1.
AMATO, L. J. D.; VILCHEZ, F. P.; SANTOS, J. R.. Proceso Seletivo de Professor Visitante. 2018. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
AMATO, L. J. D.. Exame Celpe-Bras Avaliação Oral. 2016. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
AMATO, L. J. D.. Exame CELPE-BRAS - Parte Oral. 2015. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

4.
AMATO, L. J. D.. Processo Seletivo Simplificado. 2015. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

5.
AMATO, L. J. D.. Exame CELPE-BRAS - Parte Oral. 2014. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

6.
AMATO, L. J. D.. I Jornada Científico-Pedagógica do Prêmio Professor Paulo Freire. 2013. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

7.
AMATO, L. J. D.. Processo Seletivo Simplificado. 2011. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Interseccionalidade e Fronteiras - Pré-evento do 18º Congresso Mundial de Antropologia.Painel: Linguagens, Cidadania e Identidade. 2018. (Seminário).

2.
I Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura.Construção crítica do imaginário trinacional: uma perspectiva educacional. 2017. (Seminário).

3.
IX Encontro Internacional de Letras e III Simpósio Transculturalidade, Linguagem e Educação.Procuro tratar de forma igual: apagamento das diferenças em sala de aula. 2017. (Simpósio).

4.
Minha língua, língua materna: colóquio pelo dia internacional da língua materna. 2016. (Outra).

5.
Conferência Nacional de Educação. 2014. (Outra).

6.
Fórmula para cálculo do aluno equivalente. 2014. (Outra).

7.
III CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literáriosrios.Ação Intercultural na Fronteira. 2014. (Outra).

8.
III Seuni. 2014. (Seminário).

9.
IX SEPECELS -Seminário de ensino, pesquisa e extensão do centro de de educação,letras e saúde.O Plurilinguismo na região da tríplice fronteira: desafios na educação básica. 2014. (Seminário).

10.
Reunião de Coordenadores do Programa Escolas Interculturais de Fronteira - Acompanhamento Pedagógico. 2014. (Outra).

11.
Seminário Internacionl Pobreza, Lenguaje y Medios en América Latina.A pobreza enquanto escolha editorial: visibilidades e invisibilidades discursivas na mídia. 2014. (Encontro).

12.
V Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. Identidade em formação e discurso numa perspectiva híbrida. 2014. (Congresso).

13.
V Enconro Nacional do Coordenadores IsF- inglês e I Encontro Nacional de Representantes do Programa Idiomas sem Fronteiras. 2014. (Encontro).

14.
VI Seminário Interncional e VII Assembleia Geral do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras. 2014. (Seminário).

15.
I Encontro Internacional Sociedade, Cultura e Fronteiras:Interdisciplinariedade em Foco.Sensibilização linguística através da música. 2013. (Encontro).

16.
I Jornada Científica-Pedagógica do Prêmio Professor Paulo Freire. 2013. (Encontro).

17.
Reunião Técnica do Programa Escolas Interculturais de Fronteira. 2013. (Encontro).

18.
VIII Selimel e I SIEL.DISCURSO-CULTURA-IDENTIDADE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA ADICIONAL. 2013. (Seminário).

19.
VIII Jornada de Língua Alemã.A formação da identidade cultural dos professores de Língua Estrangeira. 2012. (Outra).

20.
XXV Jahresseminar der Deutschlehrerverbände APPLA, ACPA, der ZfA und der Goethe-Institute Curitiba und Porto Alegre.?Die Arbeit mit unterschiedlichen Textsorten auf verschiedenen Niveaus - und wie man sich die Arbeit als Lehrer erleichtern kann?. 2012. (Encontro).

21.
I Seminário de Gestão em Educação Linguística de Fronteira no Mercosul. 2011. (Seminário).

22.
IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. A cultura como foco. 2011. (Congresso).

23.
II Fórum Social do Mercosul.Políticas Lingüísticas e UNILA. 2008. (Outra).

24.
Fórum Internacional da Diversidade Lingüística.OS ESPAÇOS ABERTOS PARA DIÁLOGO E QUESTIONAMENTO: UM CAMINHO POSSÍVEL NA EDUCAÇÃO: OS PRINCÍPIOS DA METODOLOGIA. 2007. (Outra).

25.
Encontro de Professores de Língua Estrangeira do Paraná.A Associação Paranaense de Professores de Alemão: uma visão para o futuro. 2006. (Encontro).

26.
I. Lateinamerikanischer Deutschlehrerkongress. Congresso Latino-Americano de Professores de Alemão. 2006. (Congresso).

27.
.Semináro de Capacitação Pedagógica. 2005. (Seminário).

28.
.Interculturalidade. 2005. (Oficina).

29.
.Critérios de Mensuração de Resultados Educacionais. 2005. (Oficina).

30.
Achievements in EFL.Convenção das Associações de Professores de Inglês. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AMATO, L. J. D.; PEREIRA, D. A. ; VIEIRA, M. E. ; MAIA, F. P. S. ; CARVALHO, S. C. ; ROMERO, G. P. O. ; OLIVEIRA, B. M. . II Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade e II Seminário de Bilinguismo e Educação Bilíngue. 2018. (Congresso).

2.
AMATO, L. J. D.; GUANAES, S. A. ; MARCELINO, B. C. A. . II Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura. 2018. (Congresso).

3.
AMATO, L. J. D.. Interseccionalidade e Fronteiras - Pré-evento do 18º Congresso Mundial de Antropologia. 2018. (Outro).

4.
AMATO, L. J. D.. IX Congresso Brasileiro de Hispanistas. 2016. (Congresso).

5.
AMATO, L. J. D.; MARINHO, M. ; AMARANTE, M. I. ; PETZHOLD, B. ; GUIZZO, A. R. ; MAIA, F. P. S. . I Jornadas Latino-Americanas de Linguagens e Culturas. 2014. (Outro).

6.
AMATO, L. J. D.. VII Encontro Regional Sul de História Oral. 2013. (Congresso).

7.
AMATO, L. J. D.. I Congresso Internacional América Latina Interculturalidade. 2013. (Congresso).

8.
AMATO, L. J. D.. I Seminário de Bilinguismo e Educação Bilíngue. 2011. (Outro).

9.
AMATO, L. J. D.. XV Encontro de Professores de Língua Estrangeira do Paraná. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Suzana Angela Biesdorf. Idioma e cultura: a influência destes fatores na vida acadêmica-administrativa dos discentes não-brasileiros da Unila. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

2.
Ana Luiza Suficiel. Aa (re)construção das identidades cultural e linguística nas escolas interculturais bilíngues de fronteira: o caso das escolas-espelho de Puerto e Foz do Iguaçu. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Unila. (Orientador).

3.
Cauê Almeida Galvão. Seletividade penal e guerra às drogas: um debate acerca do racismo institucional e da produção de direitos humanos ativos. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Unila. (Orientador).

4.
Fabio Cabral Durso. Fluxo para o conhecimento: uma análise sobre o aumento de estudantes colombianos nas universidades públicas do Brasil. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Barbara Ferreira de Lima. Interculturalidade e Currículo:perspectivas latino-americanas em construção. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em História - América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Unila. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Brigitte Anggie de la Flor Hernandez Ninaja. Fronteira Intercultural IV. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Unila. (Orientador).

2.
Rocio Aracy Chamorro Jara. Fronteira Intercultural IV. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

3.
Ingrid Tatiana Paez Torres. Alles klar?. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

4.
Camila Tunubala Thochez. Fronteira Intercultural IV. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Unila. (Orientador).

5.
Nathalia Nunes. Fronteira Intercultural IV. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

6.
Andreas Matheus Müller. Alles klar?. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Yuri Amaral de Barros Coimbra de Araújo. A experiência dos Fanzines em sala de aula e seus reflexos na construção de novas formas de pensar. 2017. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, . Orientador: Laura Janaina Dias Amato.

2.
Estela Rocha de Ungaro. WALL KINTUN TV E LEI DE MEIOS: REPRESENTAÇÃO E VOZES DOS POVOS ORIGINÁRIOS DA ARGENTINA. 2017. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Laura Janaina Dias Amato.

3.
Glauber da Silva. Escolas Sobre a Linha: estudo sobre a expansão do Programa de Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF) e impactos em escolas indígenas de fronteira. 2016. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, . Orientador: Laura Janaina Dias Amato.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Elzinir Maria Knöpfle. Interculturalidade no ensino de LEM: sua relevância e prática com as figuras do livro didático. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Cultura de Línguas Estrangeiras) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Laura Janaina Dias Amato.

2.
Ana Carla Pinho. A APRENDIZAGEM DAS HABILIDADES ORAIS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA NA IDADE PRÉ-ESCOLAR EM ESCOLAS DE IDIOMA DE ENSINO LIVRE. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Estrangeira) - Faculdade Padre João Bagozzi. Orientador: Laura Janaina Dias Amato.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Pablo Avila Militão. A FALA E SUAS RELAÇÕES DE DOMINAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE O SISTEMA LINGUÍSTICO DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS E O CONTROLE DA PALAVRA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Laura Janaina Dias Amato.

2.
Rafael Maier. A tradução como mediação cultural em Rise of the Tomb Raider. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Laura Janaina Dias Amato.

3.
ELISANE ANDRESSA KAISER DA SILVA. Mediação Cultural, Literatura Infantil e Música:a interculturalidade através da contação de histórias nas escolas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Laura Janaina Dias Amato.

4.
Maria Eugenia Benitez. FUNCIONAMIENTO Y APLICACIÓN DEL DISCURSO EN PUERTO IGUAZÚ Y FOZ DO IGUAÇU: LENGUA Y COMERCIO.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Laura Janaina Dias Amato.

5.
Ana Lucia Ferreira Busquet. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Expressões Literárias e Linguísticas) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Laura Janaina Dias Amato.

6.
Emanuely Duarte. ESTUDOS DE FRONTEIRA: O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR UM ÂNGULO INTERCULTURAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Laura Janaina Dias Amato.

Iniciação científica
1.
Rafael Giovanetti Teixeira. Discurso, identidade, imaginário e pesquisa qualitativa. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência Política e Sociologia - Sociedade, Estado e Política Na América Lat) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Unila. Orientador: Laura Janaina Dias Amato.

2.
Raquel Maia Ferreira Arvelo. Discurso, identidade, imaginário e pesquisa qualitativa. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Laura Janaina Dias Amato.

3.
Pablo Avila Militão. PESQUISA BIBLIOGRÁFICA: INTERCULTURALIDADE E CURRÍCULO NUMA PERSPECTIVA LATINO-AMERICANA. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Fundação Araucária. Orientador: Laura Janaina Dias Amato.

4.
Gabriel Augusto Arantes de Souza. Teoria de Currículo: definições e estudos latino-americanos. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia - Território e Sociedade Na América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Fundação Araucária. Orientador: Laura Janaina Dias Amato.

5.
Carlos Manuel Pinzon Amaya. Discurso, identidade, imaginário e pesquisa qualitativa. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Laura Janaina Dias Amato.

6.
Kassandra Valeska Coria Silva. Sistemas educacionales: determinantes en el desarrollo de aptitudes para la vida académica de los alumnos. Caso chileno. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência Política e Sociologia - Sociedade, Estado e Política Na América Lat) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Laura Janaina Dias Amato.

7.
Katherine Elizabeth García Vélez. FORMACIÓN PARA LA CIUDADANIA Y DEMOCRACIA EN LA EDUCACIÓN SECUNDARIA DEL ECUADOR. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência Política e Sociologia - Sociedade, Estado e Política Na América Lat) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Laura Janaina Dias Amato.

Orientações de outra natureza
1.
Brigitte Anggie de la Flor Hernandez Ninaja. Fronteira Intercultural IV. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Unila. Orientador: Laura Janaina Dias Amato.

2.
Yuli Andrea Ruiz Aguilar. Fronteira Intercultural III. 2016. Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Laura Janaina Dias Amato.

3.
Pablo Avila Militão. Alles klar?. 2016. Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Laura Janaina Dias Amato.

4.
Eliana Noelia Valdez Lugo. Alles klar?. 2016. Orientação de outra natureza. (Química) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Laura Janaina Dias Amato.

5.
Jaineth Stefania Piñeres Cerpa. Fronteira Intercultural III. 2016. Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Laura Janaina Dias Amato.

6.
Pablo Avila Militão. Alles klar?. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Laura Janaina Dias Amato.

7.
Catalina Britez Acuña. Fronteira Intercultural II. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Laura Janaina Dias Amato.

8.
Lais Cabral Neckel. Laboratório Cultural. 2013. Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Laura Janaina Dias Amato.

9.
Joel David Pereira Gayoso. Laboratório Cultural. 2013. Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Laura Janaina Dias Amato.

10.
Derlis Albino Cabrera Collar. Laboratório Cultural. 2013. Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Laura Janaina Dias Amato.

11.
Delia Beatriz Farina Benitez. Laboratório Cultural. 2013. Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Laura Janaina Dias Amato.

12.
Catalina Britez Acuña. Laboratório Cultural. 2013. Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Laura Janaina Dias Amato.

13.
Catalina Britez Acuña. Ciudadanía crítica. 2013. Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Laura Janaina Dias Amato.



Inovação



Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
AMATO, L. J. D.. Introdução à Língua Alemã. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


Integrante da Gestão 2010-2011 da Associção Paranaense de Professores de Alemão
Integrante da Gestão 2011-2012 da Associção Paranaense de Professores de Alemão
Membro do Conselho Fiscal da Associação dos Docentes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Sindical, até 2012



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 4:56:05