Rudinei Aldini Frese

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0070439985822335
  • Última atualização do currículo em 19/06/2018


Possui graduação em Letras Inglês e Português, pós-graduação em Magistério Superior pela Universidade do Oeste de Santa Catarina e mestrado em Língua Inglesa e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui experiência na docência em Educação Básica e Ensino Superior com as disciplinas de Inglês, Português, Filosofia, Sociologia, Metodologia Científica, Marketing, Informática, bem como na pesquisa do ensino e aprendizagem de língua materna e língua inglesa, vendas, atendimento ao público, projetos, captação de recursos, treinamentos, gestão de pessoas e planejamento estratégico. Atualmente é servidor público municipal, professor e consultor educacional do Colégio Geração Celer e professor universitário e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos de Pedagogia e Educação Física da Celer Faculdades. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rudinei Aldini Frese
Nome em citações bibliográficas
FRESE, R. A.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.
BR 282 Km 516
Trevo Limeira
89825000 - Xaxim, SC - Brasil
Telefone: (49) 33538787
URL da Homepage: http://www.celer.com.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2006
Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: The relationship between perception and production of words ending in -ed by Brazilian EFL learners,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Rosane Denise Koerich.
Palavras-chave: ed; Percepção; Produção.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2004 - 2005
Especialização em Curso de Pós-graduação em Letras Inglês. (Carga Horária: 390h).
Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.
2000 - 2003
Graduação em Curso de Letras Inglês/Português.
Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.
1993 - 1995
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual Benjamim Carvalho de Oliveira, CEBCO, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Formação na Escola. (Carga horária: 36h).
Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Xaxim, SMEC, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Técnicas Verticais. (Carga horária: 40h).
Águia da Montanha Expedições, AME, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Formação de Adultos. (Carga horária: 80h).
Grupo Escoteiro Áquila 05/SC, GE ÁQUILA, Brasil.
2016 - 2016
Formação na Escola: olhares para a interdisciplinaridade. (Carga horária: 21h).
Secretaria Municipal de Educação e Cultura, SMEC, Brasil.
2016 - 2016
Formação Continuada. (Carga horária: 78h).
Secretaria Municipal de Educação e Cultura, SMEC, Brasil.
2016 - 2016
Produção Colaborativa de Conhecimento: Redes para Multiplicar e Aprender. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional - Xanxerê, SEDR, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas, CELER/FACISA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

01/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, .

Linhas de pesquisa
Bilinguismo Cultural

Escola Básica Municipal Cecília Meireles, EBMCM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


Escola de Educação Básica Professor Custódio de Campos, EEBPCC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviço


Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor de Inglês, Enquadramento Funcional: Professor bolsista, Carga horária: 6


Colégio Trilíngue Inovação, CTI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Diretor Pedagógico, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40


Província Lassalista de Xanxerê, LA SALLE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor


Colégio Geração Construtiva, CGC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40


Visa Language Course, VISA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2003
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


Evolução - Centro Educacional Encantado LTDA, EVOLUÇÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Professor de Inglês, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25


Escola Estadual Professor Iraci Tonelo, EEPIT, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

02/1998 - 12/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Lingua Estrangeira Moderna - Inglês


Linhas de pesquisa


1.
Bilinguismo Cultural

Objetivo: As linguagens são vistas especificamente enfocando a materialidade do discurso, ou seja, por meio da concretude de palavras e textos presentes na prática escolar poder-se-á perceber e evidenciar visões construídas sobre a educação, bem como ideologias, valores, etc., que constituem o sujeito professor..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Bilinguismo; Percepção; Produção.


Revisor de periódico


2016 - 2016
Periódico: Aprender a Aprender: IV Feira do Conhecimento do Colégio Geração Celer
2016 - 2016
Periódico: Tenho Câncer! Quais os meus direitos?
2016 - 2016
Periódico: Onde foi que eu acertei?
2017 - 2017
Periódico: Aprender a Ser: V Feira do Conhecimento do Colégio Geração Celer
2017 - 2017
Periódico: Linguagem, Leitura e Escrita no Processo de Ensino e Aprendizagem e na Form


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.


Idiomas


Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Italiano
Compreende PoucoLê Pouco.


Prêmios e títulos


2003
Mérito Universitário Catarinense, Fundação de Ciência e Tecnologia - FUNCITEC.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FRESE, R. A.2017FRESE, R. A.; PARIZOTTO, L. S. B. . Sistema de Ensino em Período Integral: uma Alternativa de Ensino e Aprendizagem para as Necessidades Sociais. Revista Conversatio, v. Vol. 2, p. 116-133, 2017.

2.
FRESE, R. A.2017FRESE, R. A.; FRESE, V. C. ; MORETTO, M. A. . Utilização do Óculos de Realidade Virtual em Simulador de Direção. Revista Conversatio, v. Vol. 2, p. 134-152, 2017.

3.
FRESE, R. A.2017FRESE, R. A.; WILMSEN, D. ; CRUZ, J. P. S. . A Receita Culinária como Recurso Pedagógico de Leitura e Produção de Texto. Revista Conversatio, v. 2, p. 312-331, 2017.

4.
FRESE, R. A.2017FRESE, R. A.; BRUNETTO, A. C. . A Percepção da Linguagem Fotográfica Selfie como forma de Expressão nas Redes Sociais. Revista Conversatio, v. 2, p. 340-356, 2017.

5.
FRESE, R. A.2017FRESE, R. A.; MARCANTE, J. A. S. . As Fábulas de Esopo como Estratégia para Leitura e Produção de Textos na Construção de Valores na Educação Infantil. Revista Conversatio, v. 2, p. 372-393, 2017.

6.
FRESE, R. A.2017FRESE, R. A.; SANTOS, W. A. . A Relação entre Percepção e Produção da Linguagem na Educação Infantil. Revista Conversatio, v. 2, p. 410-427, 2017.

7.
FRESE, R. A.2017FRESE, R. A.; LIMA, E. A. . A Produção Oral e Escrita como Ferramenta para Envolver a Família na Escola. Revista Conversatio, v. 2, p. 441-457, 2017.

8.
PERTUZATTI, I.2016PERTUZATTI, I. ; FRESE, R. A. ; DICKMANN, I. . A leitura e a formação de leitores no processo de ensino e aprendizagem das séries iniciais. Revista Conversatio, v. 1, p. 24-44, 2016.

9.
FRESE, R. A.2016FRESE, R. A.. Características eficazes para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem em nível superior na contemporaneidade. Revista Conversatio, v. 1, p. 09-16, 2016.

10.
CHAGAS, M. N.2016CHAGAS, M. N. ; FRESE, R. A. . A musicalização no processo de ensino da educação infantil. Revista Conversatio, v. 1, p. 345-358, 2016.

11.
VIDI, F.2016VIDI, F. ; FRESE, R. A. . Estratégias de leitura e produção de textos no processo de alfabetização. Revista Conversatio, v. 1, p. 390-403, 2016.

12.
FRESE, R. A.2007FRESE, R. A.. A relação entre percepção e produção de verbos no passado simples por brasileiros estudantes de Inglês como segunda língua. Revista Língua & Literatura (Impresso), v. 9, p. 93-106, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FRESE, R. A.; TEDESCO, A. L. (Org.) . Aprender a Ser: V Feira do Conhecimento do Colégio Geração Celer. 1. ed. Chapecó: Arcus, 2017. v. 1. 140p .

2.
FRESE, R. A.; BRUNETTO, A. C. (Org.) ; WILMSEN, D. (Org.) ; LIMA, E. A. (Org.) ; CRUZ, J. P. S. (Org.) ; GIACHINI, J. (Org.) ; MARCANTE, J. A. S. (Org.) ; RAMON, M. S. (Org.) ; SANTOS, W. A. (Org.) . Linguagem, Leitura e Escrita no Processo de Ensino e Aprendizagem e na Formação Social. 1. ed. Chapecó: Arcus, 2017. v. 1. 104p .

3.
FRESE, R. A.; TEDESCO, A. L. (Org.) . Aprender a Aprender: IV Feira do Conhecimento do Colégio Geração Celer. 1. ed. Chapecó: Arcus, 2016. v. 1. 65p .

4.
FRESE, R. A.. Onde foi que eu acertei?. 1. ed. Chapecó: Arcus, 2016. v. 1. 70p .

Capítulos de livros publicados
1.
FRESE, R. A.; TEDESCO, A. L. ; ORSO, M. V. R. . A Formação do Ser Humano na Perspectiva da Ternura. In: Rudinei Aldini Frese; Anderson Luiz Tedesco. (Org.). Aprender a Ser: V Feira do Conhecimento do Colégio Geração Celer. 1ed.Chepecó: Arcus, 2017, v. 1, p. 23-34.

2.
FRESE, R. A.; LARA, E. A. ; ARUS, G. Z. ; BRUNETTO, J. C. ; DUZ, J. ; MARTELLO, N. . Resumos dos Trabalhos dos Alunos do 6o ano do Ensino Fundamental do Colégio Geração Celer. In: Rudinei Aldini Frese; Anderson Luiz Tedesco. (Org.). Aprender a Ser: V Feira do Conhecimento do Colégio Geração Celer. 1ed.Chapecó: Arcus, 2017, v. 1, p. 105-112.

3.
FRESE, R. A.; DARIF, C. J. ; ARUS, G. Z. ; PRATES, G. L. ; BRUNETTO, J. C. ; DUZ, J. ; MARTELLO, N. . Resumos dos Trabalhos dos Alunos do 8o ano do Ensino Fundamental do Colégio Geração Celer. In: Rudinei Aldini Frese; Anderson Luiz Tedesco. (Org.). Aprender a Ser: V Feira do Conhecimento do Colégio Geração Celer. 1ed.Chapecó: Arcus, 2017, v. 1, p. 124-138.

4.
BRUNETTO, A. C. ; FRESE, R. A. . A Linguagem Fotográfica Selfie como Forma de Expressão e Formação Social. In: Rudinei Aldini Frese. (Org.). Linguagem, Leitura e Escrita no Processo de Ensino e Aprendizagem e na Formação Social. 1ed.Chapecó: Arcus, 2017, v. 1, p. 11-25.

5.
WILMSEN, D. ; CRUZ, J. P. S. ; FRESE, R. A. . A Receita Culinária no Processo de Ensino e Aprendizagem e na Formação Social. In: Rudinei Aldini Frese. (Org.). Linguagem, Leitura e Escrita no Processo de Ensino e Aprendizagem e na Formação Social. 1ed.Chapecó: Arcus, 2017, v. 1, p. 26-39.

6.
LIMA, E. A. ; FRESE, R. A. . A Leitura e a Escrita como Estratégia de Participação da Família na Escola e de Formação Social. In: Rudinei Aldini Frese. (Org.). Linguagem, Leitura e Escrita no Processo de Ensino e Aprendizagem e na Formação Social. 1ed.Chapecó: Arcus, 2017, v. 1, p. 40-54.

7.
GIACHINI, J. ; RAMON, M. S. ; FRESE, R. A. . A Linguagem dos Recursos Tecnológicos no Processo de Ensino e Aprendizagem e na Formação Social. In: Rudinei Aldini Frese. (Org.). Linguagem, Leitura e Escrita no Processo de Ensino e Aprendizagem e na Formação Social. 1ed.Chapecó: Arcus, 2017, v. 1, p. 55-70.

8.
MARCANTE, J. A. S. ; FRESE, R. A. . As Fábulas de Esopo na Leitura, Escrita e Construção de Valores. In: Rudinei Aldini Frese. (Org.). Linguagem, Leitura e Escrita no Processo de Ensino e Aprendizagem e na Formação Social. 1ed.Chapecó: Arcus, 2017, v. 1, p. 71-85.

9.
SANTOS, W. A. ; FRESE, R. A. . As Habilidades de Ouvir, Falar, Ler e Escrever no Processo de Ensino e Aprendizagem e na Formação Social. In: Rudinei Aldini Frese. (Org.). Linguagem, Leitura e Escrita no Processo de Ensino e Aprendizagem e na Formação Social. 1ed.Chapecó: Arcus, 2017, v. 1, p. 86-101.

10.
FRESE, R. A.; TEDESCO, A. L. . Um Convite à Curiosidade do Pesquisar nas Séries Finais do Ensino Fundamental. In: Rudinei Aldini Frese; Anderson Luiz Tedesco. (Org.). Aprender a Aprender: IV Feira do Conhecimento do Colégio Geração Celer. 1ed.Chapecó: Arcus, 2016, v. 1, p. 17-26.

11.
FRESE, R. A.. Qual é a melhor escola?. Qual é a melhor escola?. 1ed.Chapecó: Arcus, 2016, v. 1, p. 9-13.

12.
FRESE, R. A.. Com que idade matricular no 1o ano?. Com que idade matricular no 1o ano?. 1ed.Chapecó: Arcus, 2016, v. 1, p. 14-18.

13.
FRESE, R. A.. Quando começar um curso de idiomas?. Quando começar um curso de idiomas?. 1ed.Chapecó: Arcus, 2016, v. 1, p. 19-23.

14.
FRESE, R. A.. Como convencer a comer frutas, legumes e verduras?. Como convencer a comer frutas, legumes e verduras?. 1ed.Chapecó: Arcus, 2016, v. 1, p. 24-28.

15.
FRESE, R. A.. Como lidar com a internet e aparelhos eletrônicos?. Como lidar com a internet e aparelhos eletrônicos?. 1ed.Chapecó: Arcus, 2016, v. 1, p. 29-33.

16.
FRESE, R. A.. Como resolver problemas com matemática?. Como resolver problemas com matemática?. 1ed.Chapecó: Arcus, 2016, v. 1, p. 34-38.

17.
FRESE, R. A.. Como melhorar a percepção e produção em Português?. Como melhorar a percepção e produção em Português?. 1ed.Chapecó: Arcus, 2016, v. 1, p. 39-43.

18.
FRESE, R. A.. Como ensinar a ser responsável e organizado?. Como ensinar a ser responsável e organizado?. 1ed.Chapecó: Arcus, 2016, v. 1, p. 44-48.

19.
FRESE, R. A.. Como ensinar a dar valor ao que tem?. Como ensinar a dar valor ao que tem?. 1ed.Chapecó: Arcus, 2016, v. 1, p. 49-53.

20.
FRESE, R. A.. Quando e como falar sobre sexo?. Quando e como falar sobre sexo?. 1ed.Chapecó: Arcus, 2016, v. 1, p. 54-58.

21.
FRESE, R. A.. Como desenvolver a espiritualidade?. Como desenvolver a espiritualidade?. 1ed.Chapecó: Arcus, 2016, v. 1, p. 59-63.

22.
FRESE, R. A.. Não sei mais o que fazer!. Não sei mais o que fazer!. 1ed.Chapecó: Arcus, 2016, v. 1, p. 64-68.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FRESE, R. A.. A musicalização no processo de ensino da educação infantil. In: 1o Congresso Regional de Direitos Humanos: Educação, Ambiente e Saúde, 2016, Xaxim. A musicalização no processo de ensino da educação infantil, 2016.

2.
FRESE, R. A.. Estratégias de leitura e produção de textos no processo de alfabetização. In: 1o Congresso Regional de Direitos Humanos: Educação, Ambiente e Saúde, 2016, Xaxim. Estratégias de leitura e produção de textos no processo de alfabetização, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
FRESE, R. A.; LIMA, E. A. . A Produção Oral e Escrita como Ferramenta para Envolver a Família na Escola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FRESE, R. A.; BRUNETTO, A. C. . A Percepção da Linguagem Fotográfica Selfie como forma de Expressão nas Redes Sociais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FRESE, R. A.; WILMSEN, D. . A Receita Culinária como Recurso Pedagógico de Leitura e Produção de Texto. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
FRESE, R. A.; SANTOS, W. A. . A Relação entre Percepção e Produção da Linguagem na Educação Infantil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
FRESE, R. A.. Rudinei Aldini Frese. The relationship between perception and production of words ending in ed by Brazilian EFL Learners. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente)) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Rosana Denise Koerich. 2006 (Dissertação).

2.
FRESE, R. A.. The effects of planning time on L2 speech production. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Ingles) - Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Xanxerê. Orientador: Mailce Borges Mota Fortkamp. 2005 (Monografia).


Demais tipos de produção técnica
1.
FRESE, R. A.; MARQUES, E. . Formação na Escola: O Uso das Tecnologias Educacionais. 2017. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
WILMSEN, D.; FRESE, R. A.. Participação em banca de Daniele Wilmsen.A Receita Culinária como Recurso Pedagógico de Leitura e Produção de Texto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.

2.
MARCANTE, J. A. S.; FRESE, R. A.. Participação em banca de Jessica Aruda da Silva Marcante.As Fábulas de Esopo como Estratégias de Leitura e Produção de Textos na Construção de Valores na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.

3.
CRUZ, J. P. S.; FRESE, R. A.. Participação em banca de Jaqueline de Paula Sutil da Cruz.A Receita Culinária como Recurso Pedagógico de Leitura e Produção de Texto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.

4.
LIMA, E. A.; FRESE, R. A.. Participação em banca de Erica Alves de Lima.A Produção Oral e Escrita como Ferramenta para Envolver a Família na Escola. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.

5.
SANTOS, W. A.; FRESE, R. A.. Participação em banca de Williane Alves dos Santos.A Relação entre Percepção e Produção da Linguagem na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.

6.
FRESE, R. A.; RAMOS, T.; TESSARO, D.. Participação em banca de Andressa Invernizzi.Lazer: novas concepções e implicações na qualidade de vida do ser humano. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.

7.
FRESE, R. A.; TEDESCO, A. L.; BOLZAN, O.. Participação em banca de Melina Norbak das Chagas.A musicalização no processo de ensino da educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.

8.
CORBELLINI, F.; FRESE, R. A.; RAMOS, T.. Participação em banca de Roger Adriano Araldi.Influência da Ordem dos Exercícios no Treinamento de Força: uma revisão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.

9.
CAMARGO, M. B. M.; FRESE, R. A.; RAMTHUM, V. A.. Participação em banca de Natan Darif.Reestruturação do Supermercado Dallariva. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.

10.
CAMARGO, M. B. M.; FRESE, R. A.; RAMTHUM, V. A.. Participação em banca de Diego de Oliveira.O endomarketing como fator de potencialização no relacionamento interno: o caso supermercado Santa Marta. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.

11.
CAMARGO, M. B. M.; FRESE, R. A.; RAMTHUM, V. A.. Participação em banca de Paulo Henrique Calza.Elaborar um programa de treinamento para a empresa Clima Lar Climatizadores. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.

12.
CAMARGO, M. B. M.; FRESE, R. A.; RAMTHUM, V. A.. Participação em banca de Patricia Sandra Pires.Estruturação da empresa Mana's Fotografias. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Aprender a Ser: V Feira do Conhecimento do Colégio Geração Celer. A Leitura e a Expressão Oral e Escrita. 2017. (Feira).

2.
Aprender a Ser: V Feira do Conhecimento do Colégio Geração Celer. Escotismo: Educação Complementar não Formal. 2017. (Feira).

3.
VI Ciclo de Palestras Jurídicas. 2017. (Congresso).

4.
Avaliação institucional: e aí professor?.Características eficazes para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem em nível superior na contemporaneidade. 2016. (Outra).

5.
I congresso regional de direitos humanos: educação, ambiente e saúde. 2016. (Congresso).

6.
V ciclo de palestras jurídicas. 2016. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FRESE, R. A.; TEDESCO, A. L. ; MARTELLO, N. . Aprender a Ser: V Feira do Conhecimento do Colégio Geração Celer. 2017. .

2.
FRESE, R. A.. 2o Congresso Regional de Direitos Humanos Educação, Ambiente e Saúde. 2017. (Congresso).

3.
FRESE, R. A.. Aprender a Aprender: IV Feira do Conhecimento do Colégio Geração Celer. 2016. .

4.
FRESE, R. A.. I Congresso Regional de Direitos Humanos: Educação, Ambiente e Saúde. 2016. (Congresso).

5.
FRESE, R. A.. III Feira do Conhecimento do Colégio Geração Celer. 2015. .

6.
FRESE, R. A.. II Feira do Conhecimento do Colégio Geração Celer. 2014. .

7.
FRESE, R. A.. I Feira do Conhecimento do Colégio Geração Celer. 2013. .



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Franciele Vidi. Estratégias de Leitura e Produção de Textos no Processo de Alfabetização. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Ed. Infantil e Séries Iniciais) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Rudinei Aldini Frese.

2.
Sidiane Aparecida Gandolfi. A Conscientização de Sustentabilidade no Processo de Ensino e Aprendizagem nas Séries Finais do Ensino Fundamental. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Ed. Infantil e Séries Iniciais) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Rudinei Aldini Frese.

3.
Viviane Aparecida Mai Cella. Estratégias Didáticas e Metodológicas para diminuir as dificuldades de Aprendizagem na Educação Infantil. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Psicopedagogia) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Rudinei Aldini Frese.

4.
Leites dos Santos Brisola Parizotto. Os principais benefícios do Sistema de Ensino em período integral. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Ed. Infantil e Séries Iniciais) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Rudinei Aldini Frese.

5.
Ieda Pertuzatti. A Leitura e a Formação de Leitores no Processo de Ensino e Aprendizagem das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Magistério Superior) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Orientador: Rudinei Aldini Frese.

6.
Eliandra de Oliveira Kist. As estratégias de ensino de literatura no processo de ensino e aprendizagem das séries iniciais em uma escola municipal de Nova Erechim. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Rudinei Aldini Frese.

7.
Marilucia Mariani. O Processo de Ensino e Aprendizagem da Literatura Infantil como Instrumento de Construção de Conhecimento e Princípios e Valores na Educação Infantil. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Rudinei Aldini Frese.

8.
Viviane Gavaço Monego. A leitura e produção de textos no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Rudinei Aldini Frese.

9.
Ieda Pertuzatti. Os Parâmetros Curriculares de Santa Catarina e a Prática Docente da Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Rudinei Aldini Frese.

10.
Roseli Aparecida Ribeiro. As diretrizes e orientações legais da lei de inclusão e a realidade escolar de crianças com necessidades especiais no processo de ensino e aprendizagem das séries iniciais do ensino fundamental. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Rudinei Aldini Frese.

11.
Márcia Marion de Souza. A Identificação, Estímulo e Desenvolvimento das Inteligências Múltiplas no Processo de Ensino e Aprendizagem das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Rudinei Aldini Frese.

12.
Daiane Scramin. Os Parâmetros Curriculares de Santa Catarina e a prática Docente do Ensino da Arte nas Séries Finais do Ensino Fundamental. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Rudinei Aldini Frese.

13.
Indianara Amabile Favaretto Citadella. O processo de ensino do raciocínio logico-matemático por meio de recursos lúdicos nas séries iniciais do ensino fundamental de Águas Frias. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Rudinei Aldini Frese.

14.
Elisabete Lopes. Teoria e Prática do Processo de Ensino e Aprendizagem da Educação Infantil no Município de Nova Erechim. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Rudinei Aldini Frese.

15.
Idogene Aparecida Cecatto Genero. O uso dos diferentes recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem da matemática nas séries finais do ensino fundamental. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Rudinei Aldini Frese.

16.
Ieda Pertuzatti. A afetividade no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental da escola Reunida Municipal Lydia Franzon Dondoni. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Rudinei Aldini Frese.

17.
Maristela Pixinin. O uso das tecnologias no processo de ensino de História na EEB Professora Jurema Savi Milanez. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Rudinei Aldini Frese.

18.
Joseane Rech. A Leitura e o processo de formação de leitores no ensino das séries iniciais do ensino fundamental. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Rudinei Aldini Frese.

19.
Cassiane Santore. A leitura e os recursos didáticos e metodológicos do processo de ensino e aprendizagem na formação de leitores nas séries finais do ensino fundamental. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Rudinei Aldini Frese.

20.
Elenir Lourdes Grodes Cuochinski. A importância de uma aprendizagem mais prazerosa no processo do ensino das séries iniciais do ensino fundamental na escola municipal de União do Oeste. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Rudinei Aldini Frese.

21.
Marisa Kasper Dalapossa. O Processo de Avaliação da Lei de Diretrizes e Bases, da Resolução n° 23/00 e a Prática Docente. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Rudinei Aldini Frese.

22.
Marisa Kasper Dalapossa. Um Estudo de Caso sobre o uso de Recursos Lúdicos no Processo de Ensino e Aprendizagem de uma Turma de 5° ano do Ensino Fundamental. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Rudinei Aldini Frese.

23.
Grasieli Feltrin. A relação de afetividade entre professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Rudinei Aldini Frese.

24.
Marinete Haslinger. A Avaliação no Processo de Ensino e Aprendizagem das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Rudinei Aldini Frese.

25.
Claudia Aparecida Brustolin Hellstrom. O Processo de Avaliação na Prática Docente da Educação Infantil no Núcleo Municipal de Ensino Professora Irene Filippi Tomé de Moura. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Rudinei Aldini Frese.

26.
Marli D. L. Pirovano. A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental na Escola Municipal Reunida Lydia Franzon Dondoni de Nova Erechim. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Rudinei Aldini Frese.

27.
Tayamara Cristina Galiazzi da Silva. A Afetividade no Processo de Ensino e Aprendizagem da Educação Infantil no Núcleo Municipal de Ensino Professora Irene Filippi Tomé de Moura. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Rudinei Aldini Frese.

28.
Márcia Marion de Souza. A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil CMEI Raio de Sol de Nova Erechim. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Rudinei Aldini Frese.

29.
Juliana Francisca Zanrosso. A construção da consciência de sustentabilidade no processo de ensino e aprendizagem das séries iniciais do ensino fundamental. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Rudinei Aldini Frese.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Williane Alves dos Santos. A Relação entre Percepção e Produção da Linguagem na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Rudinei Aldini Frese.

2.
Erica Alves de Lima. A Produção Oral e Escrita como Ferramenta para Envolver a Família na Escola. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Rudinei Aldini Frese.

3.
Jaqueline de Paula Sutil da Cruz. A Receita Culinária como Recurso Pedagógico de Leitura e Produção de Texto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Rudinei Aldini Frese.

4.
Jessica Aruda da Silva Marcante. As Fábulas de Esopo como Estratégias de Leitura e Produção de Textos na Construção de Valores na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Rudinei Aldini Frese.

5.
Daniele Wilmsen. A Receita Culinária como Recurso Pedagógico de Leitura e Produção de Texto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Rudinei Aldini Frese.

Iniciação científica
1.
Tallyta Laura Gaboardi. A Leitura e a Expressão Oral e Escrita. 2017. Iniciação Científica - Aprender a Ser: V Feira do Conhecimento do Colégio Geração Celer. Orientador: Rudinei Aldini Frese.

2.
Barbara Stela Baccarin. Escotismo: Educação Complementar não Formal. 2017. Iniciação Científica - Aprender a Ser: V Feira do Conhecimento do Colégio Geração Celer. Orientador: Rudinei Aldini Frese.

3.
Bia Carolina Folle. O bilinguismo como ferramenta de sucesso acadêmico e profissional. 2016. Iniciação Científica - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Rudinei Aldini Frese.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 11:10:15