Ivanildo do Socorro Mendes Gomes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8464690332592795
  • Última atualização do currículo em 13/09/2017


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1998), Especilaização em Psicologia Educacional pela Universidade do Estado do Pará, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2005) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2012). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Cametá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, Educação Infantil política curricular, conhecimento oficial, currículo oficial e formação de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ivanildo do Socorro Mendes Gomes
Nome em citações bibliográficas
GOMES, I. S. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins/Cametá.
Padre Antônio Franco, S/N
Matinha
68400000 - Cametá, PA - Brasil
Telefone: (091) 37811258
Fax: (091) 37811152
URL da Homepage: www.ufpa.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: O MOVIMENTO POR UMA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DIVERSA, INCLUSIVA E SUSTENTÁVEL: PERSPECTIVAS PARA A POLÍTICA CURRICULAR, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Salomão Mufarrej Hage.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Política Curricular; Educação para a Diversidade; Educação para a Inclusão; Educaçao para a Sustentabilidade.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo / Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2005
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A POLÍTICA CURRICULAR PARA A E DUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: UM ESTUDO DAS DIRETRIZES E PROPOSTAS CURRICULARES ELABORADAS DURANTE O GOVERNO DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Genylton Odilon Rego da Rocha.
Palavras-chave: Conhecimento Oficial; Educação de Jovens e Adultos; Política Curricular.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Outro; Educação Pré-Escolar e Fundamental.
2000 - 2002
Especialização em Psicologia Educacional. (Carga Horária: 390h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Título: Adolescência e a Problemática Sócio-Moral no Contexto do Ensino Médio: a visão dos educadores..
Orientador: Fernando Costa.
1994 - 1998
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Trabalho Infantil e Educação: um perfil dos meninos e meninas que trabalham na feira livre de Cametá.
Orientador: Gilmar Pereira.




Atuação Profissional



Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará, EMATER/PA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: EXTENSIONISTA RURAL I: PEDAGOGO, Carga horária: 40

Atividades

06/2006 - 08/2006
Serviços técnicos especializados , ESCRITÓRIO LOCAL DE MOCAJUBA, .

Serviço realizado
ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS; ORIENTAÇOES DIDÁTICAS AOS PROFESSORES QUE ATUAM NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO; ATENDIMENTO EDUCACIONAL AOS AOS ALUNOS DO CAMPO.

INSTITUTO DE DESENVOLVIEMTO EDUCACIONAL DO PARÁ, IDEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de nível superior, Carga horária: 20
Outras informações
A minha carteira foi assinada com a instituição em maio de 2007, mas já vinha desempenhando atividade docente desde julho de 2003, na forma como serviço prestado.

Atividades

06/2008 - 12/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Currículo Escolar e Diversidade Cultural - 10/06 a 27/06/2008 - 60 horas
Gestão de Sala de Aula I - de 11/08 a 10/09/2008 - 120 horas
Planejamento Educacional e Avaliação Escolar - 19/09 a 21/09/2008 - 120 horas
Políticas Públicas e Planejamento Estratégico - 22/10 a 13/11/2008 - 90 horas
Teorias e Práticas da Aprendizagem - 22/11 a 13/12/2008 - 90 horas
05/2007 - 06/2008
Ensino, Licenciatura em Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Currículo Escolar e Diversidade Cultural - Carga Horária 60 horas, período de 06/12 a 28/12/2007
Currículo Escolar e Diversidade Cultural - Carga Horária 60 horas, período de 09/10 a 31/10/2007
Currículo Escolar e Diversidade Cultural - Carga Horária 60 horas, período de 10/06 a 27/06/2008
Currículo Escolar e Diversidade Cultural - Carga Horária 60 horas, período de 18/08 a 02/09/2007
Currículo Escolar e Diversidade Cultural - Carga Horária 60 horas, período de 24/03 a 11/04/2008
Educação, Juventude e Sociedade - Carga Horária 60 horas, período de 30/05 a 19/06/2007
Gestão de Sala de Aula I - Carga Horária 60 horas, período de 07/02 a 26/02/2008
Módulo Acadêmico Científico Cultura I - Carga Horária 105 horas, período de 21/10 a 18/11/2005
02/2005 - 05/2008
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividade Acadêmico Científico e Cultural I - Carga Horária 30 horas, período de 02/03 a 09/03/2006
Atividade Acadêmico Científico e Cultural I - Carga Horária 30 horas, período de 02/03 a 09/03/2006 - Noite
Atividade Acadêmico Científico e Cultural II - Carga Horária 10 horas, período de 18/03 a 19/03/2008
Currículo Escolar e Diversidade Cultural - Carga Horária 60 horas, período de 07/05 a 28/05/2008
Gestão de Sala de Aula I - Carga Horária 60 horas, período de 14/04 a 06/05/2008
Gestão de Sala de Aula I - Carga Horária 60 horas, período de 27/02 a 17/03/2008
Módulo Acadêmico Científico e Cultural I - Carga Horária 45 horas, período de 03/01 a 07/01/2005
Módulo Acadêmico Científico e Cultural I - Carga Horária 45 horas, período de 10/02 a 23/02/2005
07/2003 - 05/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Módulo Acadêmico, Científico e Cultural II - Carga Horária 105 horas, período de 01/08 a 18/08/2005
Educação Juventude e Sociedade - Carga Horária 60 goras, período de 27/04 a 17/05/2007
Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Qualidade de Vida - Carga Horária 90 horas, período de 14/03 a 12/04/2007
Conquistas e Conflitos na Sociedade Tecnológica - Carga Horária 60 horas, período 24/10 a 14/11/2006
Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Qualidade de Vida - Carga Horária 90 horas, período de 11/04 a 09/05/2005
Metodologia do Ensino da Metmática, Carga Horária 60 horas, período de 19/01 a 24/01/2004
Psicologia da Aprendizagem - Carga Horária 60 horas, período de 16/10 14/11/2003
Metodologia do Ensino da Matemática - Carga Horária 60 horas, período de 29/07 a 03/08/2003

Núcleo de Instrução e Ensino Santo Agostinho, NIESA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor temporário

Atividades

02/1999 - 04/1999
Ensino, Curso Adicional, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Didática
Estrutura e Funcionamento de Ensino do 1º e 2º Graus
Psicologia da Educação

Prefeitura Municipal de Cametá, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Efetivo, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

03/2002 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
educação geral
03/2001 - 03/2003
Direção e administração, Secretaria Municipal de Educação, .

Cargo ou função
Coordenador da Educação de Jovens e Adultos.

Prefeitura Municipal de Mocajuba, PMM, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Prestação de serviço

Atividades

07/1999 - 02/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Estatística Aplicada à Educação
Filosofia da Educação
Psicologia da Educação

Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Lotado no Campus Universitário do Tocantins/Cametá - Faculdade de Educação

Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Sustituto, Classe de Auxiliar 1, Carga horária: 40

Atividades

08/2006 - Atual
Serviços técnicos especializados , DEPARTAMENTO DE APOIO AO VESTIBULAR-DAVES, .

Serviço realizado
ASSESSORIA DE RECURSOS HUMANOS; APOIO DIDÁTICO PEDAGÓGICO.
09/1999 - 05/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Teórico-Metodológicos da Educação Infantil
Metodologia do Ensino de 1º Grau I
Metodologia do Ensino de 1º Grau II
Prática de Ensino de Pedagogia I
Prática de Ensino de Pedagogia II
Prática de Ensino na Educação Infantil
Teoria do Currículo
Teoria e Prática da Educação Pré-Escolar


Projetos de pesquisa


2013 - 2014
As Identidades da Educação de Jovens e Adultos do Campo: um estudo das tessituras curriculares desenvolvidas na região rural de Cametá/PA

Projeto certificado pela empresa Universidade Federal do Pará em 10/05/2017.
Descrição: A pesquisa objetiva mais geralmente analisar as tessituras curriculares que tem marcado as diferentes identidades da Educação de Jovens e Adultos da região rural do município de Cametá em seus aspectos político, epistemológico e pedagógico. Mais especificamente busca caracterizar as formulações e práticas curriculares exercidas na EJA em Cametá; analisar as disputas políticas pela configuração dos currículos voltados para o jovem e adulto do campo, no município de Cametá; refletir sobre as marcas epistemológicas da construção e práticas curriculares da EJA do campo; discutir os vieses pedagógicos do currículo em ação no âmbito da realidade do homem e da mulher do campo do município Cametá; debater possíveis propostas de melhorias educacionais para o jovem e o adulto cametaense que vive no campo..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ivanildo do Socorro Mendes Gomes - Coordenador / Elaine do Socorro Baia Correa - Integrante.
2004 - 2004
LEVANTAMENTO DO CUSTO-ALUNO ANO EM ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUE OFERECEM CONDIÇÕES DE UM ENSINO DE QUALIDADE
Descrição: A pesquisa intitulada ?Levantamento do custo-aluno ano em escolas da Educação Básica que oferecem condições para a oferta de um ensino de qualidade?, que teve por finalidade estimar o custo-aluno ano padrão de escolas públicas vistas como de qualidade, por disporem de instalações, equipamentos e demais insumos que as distinguem das demais, visando a definição de um padrão mínimo de qualidade.O Objetivo Geral da pesquisa nacional foi levantar e analisar de forma detalhada, os principais componentes do custo-aluno em uma amostra intencional de escolas localizadas nas cinco regiões do país, assim como das principais características destas escolas, no que se refere à sua organização e funcionamento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (8) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Ivanildo do Socorro Mendes Gomes - Coordenador / Profª Rosana Maria Oliveira Gemaque - Integrante / Prof.Dra. Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos - Integrante / Profº Dr. Orlando Nobre de Souza - Integrante / Ana Cláudia da Silva Pereira - Integrante / Ana Lídia Cardoso do Nascimento - Integrante / Diana Lemes Ferreira - Integrante / Edla Cristina Rodrigues - Integrante / Fabrício Aarão Freire Carvalho - Integrante / Jadson Fernando Garcia Gonçalves - Integrante / Lucélia Tavares Guimarães - Integrante / Luizete Cordovil Ferreira da Silva - Integrante / Mariza Felipe Assunção - Integrante / Maria Celeste Gomes - Integrante / Maria Rosana de Oliveira Castro - Integrante / Márcia Mariana Bittencourt Brito - Integrante / Sidnay Alves Gonçalves - Integrante / Luana Cristina dos Passos Alves - Integrante.
1998 - 1999
O Ensino de Filosofia nas Escolas de 2º Grau de Cametá
Descrição: Bolsista de Iniciação Científica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ivanildo do Socorro Mendes Gomes - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1


Projetos de extensão


2011 - 2011
TECNOLOGIAS EM ESCOLAS DO CAMPO: INSTRUMENTALIZAÇÃO DE PROFESSORES DE ESCOLAS RIBEIRINHAS DE CAMETÁ PARA USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Descrição: As ações neste projeto tem como objetivo realizar levantamentos sobre as tecnologias usadas nas escolas e comunidades ribeirinhas; intervir através de oficinas e seminários que serão ofertados para os educadores e educadoras que atuam na EJA no sentido de instrumentalizá-los para atuar com tecnologias educacionais na referida modalidade de ensino, de modo interdisciplinar. Faremos levantamento de teórico, levantamentos dados estatísticos, trabalho de campo com aplicação de formulários, realização de oficinas com os educadores e intervenções nas escolas selecionadas, assim como eventos mais amplos de culminância do projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2016 - 2016
Periódico: Educar em Revista (Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação de Adultos.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Pré-Escolar.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Práticas Pedagógica de Ensino.


Idiomas


Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Bem.
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GOMES, I. S. M.2017GOMES, I. S. M.; PRAZERES, M. S. C. . TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ESCOLAS NA AMAZÔNIA: POTENCIALIZANDO AS PRÁTICAS DOCENTES. REVISTA CONEXÃO UEPG, v. 13, p. 282-293, 2017.

2.
MENDES, J. C. R.2016MENDES, J. C. R. ; GOMES, I. S. M. . EDUCACAO PARA A SUSTENTABILIDADE: A POLÍTICA DE EJA COMO INSTRUMENTO DE MUDANÇA. Educação Ambiental em Ação, v. 58, p. 1-15, 2016.

3.
GOMES, I. S. M.2008GOMES, I. S. M.. A Educação de Jovens e Adultos no Brasil: espaço de lutas, rupturas e cedências. Ver a Educação (UFPA), v. 11, p. 47-74, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
GOMES, I. S. M.. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMO OBJETO DE POLÍTICA CURRICULAR NO BRASIL. In: PAULO SÉRGIO DE ALMEIDA CORRÊA. (Org.). POLÍTICAS EDUCACIONAIS, REFORMAS CURRICULARES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DOS PÓS-GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO DA UFPA. 1ed.BELÉM: EDITORA UNIVERSITÁRIA UFPA - EDUFPA, 2006, v. ÚNICO, p. 7-477.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, I. S. M.. Perspectivas Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos: educação para a diversidade e educação para a sustentabilidade como eixos temáticos. In: XX EPENN - Encontro de Pesquisa em Educação Norte Nordeste, 2011, Manaus. Educação, culturas e diversidade, 2011. v. 1. p. 1-12.

2.
GOMES, I. S. M.; HAGE, S. M. . Tessituras Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos do Campo Tocantino. In: III Simpósio do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos - GEPEJA, 2010, Itatiba. III Simpósio do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos - GEPEJA, 2010. v. 1. p. 1-10.

3.
GOMES, I. S. M.. EDUCAÇÃO PARA A INCLUSÃO DE JOVENS E ADULTOS: EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA COMO DIREITO DE TODOS E AS PERSPECTIVAS PARA O CURRÍCULO. In: 9º SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCUILO, 2010, Belém. 9º SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCUILO, 2010. v. 1. p. 1-20.

4.
PINHEIRO, M. S. D. ; GOMES, I. S. M. ; ARAUJO, M. P. ; CORREA, V. S. ; MORAES, B. D. D. . O currículo na escola multisseriada do campo: um olhar sobre a realidade educacional do ribeirinho. In: II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo, 2008, Brasília - DF. II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo, 2008.

5.
GOMES, I. S. M.; PINHEIRO, M. S. D. ; ARAUJO, M. P. ; CORREA, V. S. ; MORAES, B. D. D. . A trajetória histórica da educação do campo: um espaço de saber e poder. In: III Encontro da Rede Rural, 2008, Campina Grande - PB. III Encontro da Rede Rural, 2008.

6.
GOMES, I. S. M.. Política curricular para a Educação de Jovens e Adultos a partir de 1990: o mundo do trabalho como agenda educativa. In: III Simpósio Lutas Sociais na Amárica Latina, 2008, Londrina. III Simpósio Lutas Sociais na Amárica Latina. Londrina, 2008. p. 01-12.

7.
GOMES, I. S. M.. O conhecimento oficial prescrito pelo governo brasileiro: as Diretrizes Curriculares para a EJA. In: 7º Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo, 2008, Belém. 7º Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo. Belém, 2008. v. 01. p. 01-16.

8.
GOMES, I. S. M.; COSTA, F. A. B. de S. ; SILVA, M. de N. P. . Adolescência e a problemática sócio-moral no contexto do Ensino Médio. In: IV Congresso NOrte Nordeste de Psicologia, 2005, Salvador. IV Congresso NOrte Nordeste de Psicologia, 2005.

9.
GOMES, I. S. M.. Desafios para a Educação de Jovens e Adultos: as lições que o Brasil ainda não aprendeu. In: XII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2004, Curitiba. Conhecimento oficial e conhecimento universal, 2004.

10.
GOMES, I. S. M.. A educação de Jovens e Adutltos na Atualidade: um desafio para o Brasil. In: III Encontro de Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, 2004, Terezina. III Encontro de Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, 2004.

11.
GOMES, I. S. M.. A Política Curricular para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil a partir de 1990. In: III Encontro de Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, 2004, Terezina. III Encontro de Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, 2004.

12.
GOMES, I. S. M.. Educação de Jovens e Adultos no Brasil: a proposta curricular oficial para o 1º e 2º segmentos do ensino fundamental. In: I Colóquio Internacional de Políticas Curriculares, 2003, João Pessoa - PA. I Colóquio Internacional de Políticas Curriculares, 2003. v. 01.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, I. S. M.. As identidaes da EJA do Campo: um estudo das tessituras curriculares para a região rural de Cametá. In: Encontro de Educação do campo e pesquisa na Amazônia: mudando paradigmas e afirmando direitos, 2008, Belém. Encontro de educação do campo e pesquisa na Amazônia. Belém, 2008. v. 01. p. 01-05.

2.
GOMES, I. S. M.. A política curricular brasileira para a Educação de Jovens e Adultos: um estudo sobre as diretrizes e propostas curriculares elaboradas durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. In: 59ª Reunião Anual da SBPC, 2007, Belém. 59ª Reunião Anual da SBPC, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, I. S. M.. Perspectivas Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos: educação para a diversidade e educação para a sustentabilidade como eixos temáticos. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste - EPENN, 2011, Manaus-AM. Educação, Culturas e Diversidade. Manaus - AM: VALER EDITORA, 2011. v. 2. p. 548-548.

Artigos aceitos para publicação
1.
GOMES, I. S. M.; PRAZERES, M. S. . Tecnologias Educacionais na Educação de Jovens e Adultos em Escolas da Amazônia: potencializando as práticas docentes. Revista Conexão UEPG, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
GOMES, I. S. M.. Perspectiva teórica sobre a formação de professores: professor reflexivo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
GOMES, I. S. M.. O conhecimento oficial prescrito pelo governo brasileiro: as diretrizes Curriculares para a EJA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
SEMED ; GOMES, I. S. M. . VII Feira Pedagógica e Cultural Cametaense. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
GOMES, I. S. M.. Estudo teórico-Metodológico sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais: proposta para o ensino de 1ª a 4ª série. 1998. .

3.
GOMES, I. S. M.. I Seminário de Filosofia - História da Filosofia no Brasil. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
GOMES, I. S. M.. III Seminário de Filosofia - Ética e Competência na Educação. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
GOMES, I. S. M.. II Seminário de Filosofia - Filosofia: tarefa, sentido e necessidade.. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
GOMES, I. S. M.. Curso de Capacitação para Monitores de CPADC de Cametá. 1996. .

7.
CUNTINS ; CPADC ; GOMES, I. S. M. . VIII Feira de Ciências do Estado do Pará. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
GOMES, I. S. M.. Desafios para a Educação de Jovens e Adultos na Atualidade: lições que o Brasil ainda nao aprendeu. 2003.

2.
GOMES, I. S. M.. Desafios da Pesquisa em Educação: o currículo para a educação de jovens e adultos como problema.. 2003.

3.
GOMES, I. S. M.. Cara ou Coroa: facetas divergentes no período colonial na Amazônia. 2003.

4.
GOMES, I. S. M.. Decisões Metodológicas como Exigência de Diferentes Contextos Históricos. 2003.

5.
GOMES, I. S. M.. Trabalho Infantil e Educação: a realidade cametaense. 2003.

6.
GOMES, I. S. M.. EJA com Qualidade. 2002.

7.
GOMES, I. S. M.. Venccendo a Contra-Maré: a formação do professor de EJA como agente qualificador da aprendizagem cidadã.. 2002.

8.
GOMES, I. S. M.. Repensando a Escola Particular. 1996.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GOMES, I. S. M.; PINTO, B. C. M.; CARMO, E. S.. Participação em banca de Gabriela Costa Faval. Sexualidade e Educação: relações de gênero manifestas no espaço escolar na Ilha de Cacoal - Cametá/PA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Cultura: confluências) - Universidade Federal do Pará.

2.
GOMES, I. S. M.; PINTO, B. C. M.; MORAES, R. C. T.. Participação em banca de Paulo de Tarso Correa de Paula. Educação e Comunidade: representações, saberes e identidade cultural na Ilha de Cacoal, município de Cametá/PA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Cultura: confluências) - Universidade Federal do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GOMES, I. S. M.; BARRA, J. D. F.. Participação em banca de Ana Cláudia Silva Vanzeler.Quem melhor ensina a criança? uma análise comparativa entre uma escola pública e uma particular no município de Cametá/PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

2.
GOMES, I. S. M.; BARRA, J. D. F.. Participação em banca de Altamira Baia dos Prazeres.A importânci e o lugar da família no processo de aprendizagem da criança: um estudo na E.M.E.F. Profª Elizia Malvina Muniz - Cametá/PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

3.
GOMES, I. S. M.; BARRA, J. D. F.. Participação em banca de Maria Jeane Rodrigues da Silva.Afetividade e Emoção no Processo Ensino-Aprendizagem: uma análise nas turmas de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental de Nove Anos na E.M.E.F. Profª Francisca Arnaud de Pina. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

4.
GOMES, I. S. M.; BASTOS, J. M.. Participação em banca de Maria da Conceição Rodrigues de Freitas.A importância do lúdico na Educação Infantil na E.M.E.F. São Pedro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

5.
GOMES, I. S. M.; BASTOS, J. M.. Participação em banca de Ana Mira dos Prazeres Coimbra.O lúdico na Educação Infantil na E.M.E.F. Profº José da Silva Coimbra. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

6.
GOMES, I. S. M.; OLIVEIRA, J. E. S.. Participação em banca de Jailson Cruz Gaia.Importância do incentido à leitura no 5º ano do Ensino Fundamental na E.M.E.F. Isabel Fernandes dos Santos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

7.
GOMES, I. S. M.; BARRA, J. D. F.. Participação em banca de José Maria Valente Miranda.A relação família e escola e formação dos estudantes na Escola Municipal de Ensino Fundamental São João Batista no município de Cametá/PA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

8.
GOMES, I. S. M.; BARRA, J. D. F.. Participação em banca de Edno Nunes Rocha e Jucicléia da Silva Lopes.Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA-PARÁ) no Município de Mocajuba-PA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

9.
GOMES, I. S. M.; BARRA, J. D. F.. Participação em banca de Aliciete Maria Freitas Valente e Clediane Ramos de Barros.Alfabetização: uma análise sobre a prática pedagógica para a construção da leitura e da escrita na EMEF. de Bom Jardim. 2010.

10.
GOMES, I. S. M.; BARRA, J. D. F.. Participação em banca de Fábio Coelho Pinto e Lenilza do Socorro Dutra Machado.Educação Formal e Transformação Social: uma análise sobre os alunos egressos do curso Normal da EEEM. Profª Osvaldina Muniz do município de Cametá/PA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GOMES, I. S. M.; COSTA, A. P.; OLIVEIRA, W. M. M.. Processo Seletivo para Professor Substitutona Disciplina Ludicidade e Prática Pedagógica. 2016. Universidade Federal do Pará.

2.
GOMES, I. S. M.; COSTA, A. P.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto na Disciplina Tecnologia, Informática e Educação. 2015. Universidade Federal do Pará.

3.
MERLEN, B.; GOMES, I. S. M.; DIAS, G.. Processo Seletivo para Professor Substituto para a disciplina Tecnologia, Informática e Educação. 2013. Campus Universitário do Tocantins.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXI EPEPe - Encontro Paraense dos Estudantes de Pedagogia - Tema: Pedagog@s para além da docência: desafios contemporâneos.Currículo e Formação do Pedagogo. 2016. (Encontro).

2.
XXI EPEPe - Encontro Paraense dos Estudantes de Pedagogia - Tema: Pedagog@s para além da docência: desafios contemporâneos.Infância na Amazônia: desafios da educação infantil na amazônia paraense. 2016. (Encontro).

3.
XXI EPEPe - Encontro Paraense dos Estudantes de Pedagogia - Tema: Pedagog@s para além da docência: desafios contemporâneos.Eixo II - Currículo e Formação do Pedagogo. 2016. (Encontro).

4.
10º ENNOEPe - Encontro Norte e Nordeste dos Estudantes de Pedagogia ?.Integrante do Comitê Científico do 10 ENNOEPe. 2012. (Encontro).

5.
10º ENNOEPe - Encontro Norte e Nordeste dos Estudantes de Pedagogia ?.Formação Docente e Currículo. 2012. (Encontro).

6.
XX EPENN - Encontro de Pesquisa em Educação Norte Nordeste.Perspectivas Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos: educação pra a diversidade e educação para sustentabilidade como eixos temáticos. 2011. (Encontro).

7.
Encontro de Formação de Professores do Municipio de Cametá-PA.A Formação do Professor Reflexivo-Crítico. 2010. (Encontro).

8.
Seminário Internacional dos Lugares e Contextos das Políticas e Práticas Curriculares: a escola como espaço de construção coletiva. 2010. (Seminário).

9.
CONFITEA VI Ampliada - Conferência Internacional de Educação de Adultos Ampliada. 2009. (Outra).

10.
FISC - Fórum Internacional da Sociedade Civil à CONFITEA VI. 2009. (Outra).

11.
7º Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo. 2008. (Seminário).

12.
I Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará. 2008. (Encontro).

13.
Programa Atualização em Língua Portuguesa. 2008. (Outra).

14.
X Encontro Nacional de Educalção de Jovens e Adultos. 2008. (Encontro).

15.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL. 2006. (Seminário).

16.
Análise Textual. 2004. (Oficina).

17.
XII ENDIPE: Encontro Nacional de Didática e prática de Ensino ? ?Conhecimento Local e Conhecimento Universal?. 2004. (Encontro).

18.
I Colóquio Internacional de Políticas Curriculares.Educação de Jovens e Adultos no Brasil: a proposta curricular oficial para o 1º e 2º segmentos do ensino fundamental. 2003. (Outra).

19.
I Colóquio Internacional de Políticas Curriculares. 2003. (Outra).

20.
Mini-curso I ? ?A Sociologia de Pierre Bourdieu?. 2003. (Outra).

21.
Mini-curso II ? ?Técnicas de Pesquisa Qualitativa, com Ênfase na Entrevista, História de Vida e História Oral. A Análise de Relatos Orais?. 2003. (Outra).

22.
Seminário Educação 2003 ? Educação e Trabalho: Trabalhar, Aprender, Saber. 2003. (Seminário).

23.
Simpósio sobre Projetos Pedagógicos. 2003. (Simpósio).

24.
V Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos. 2003. (Encontro).

25.
I Fórum Municipal de Educação: Educação, Cidadania e Inclusão Social. 2002. (Outra).

26.
II Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2002. (Seminário).

27.
I Seminário Internacional sobre Política Educacional e Currículo: ?A Pesquisa em Educação nas Áreas de Política Educacional e Currículo?. 2002. (Seminário).

28.
Políticas e Desafios da Educação de Jovens e Adultos.Experiências na Educação de Jovens e Adultos no Estado do Pará. 2002. (Outra).

29.
Seminário Regional Norte de Educação de Jovens e Adultos: Proposta Curricular para o 2º Segmento da Educação Fundamental. 2002. (Seminário).

30.
VII Feira Pedagógica e Cultural Cametaense.Cametá-Tapera: Cametá voltando às suas origens para fazer a escola cidadã na área de EJA. 2002. (Outra).

31.
: I Conferência Municipal de Educação de Cametá: ?Escola Caá-Mutá. Escola Cidadã: princípios, diretrizes e desafios?. 2001. (Outra).

32.
1ª Fase dos ?Parâmetros em Ação?.. 2001. (Outra).

33.
Curso de Formação na Proposta Geempiana: PARA ALFABETIZAR EM TRÊS MESES. 2001. (Outra).

34.
Encontro de Estudos Matemáticos.. 2001. (Encontro).

35.
Evento Didático-Cultural: Interdisciplinaridade, Planejamento, Avaliação, Conhecimento, Cultura e Poder.A Interdisciplinaridade na Formação do Professor. 2001. (Outra).

36.
I Semana do Estudante Cametaense. 2001. (Outra).

37.
I Seminário de Filsofioa.Paulo Freire, o filósofo da esperança. 2001. (Seminário).

38.
I Seminário Interno da Coordenação de Educação.. 2001. (Seminário).

39.
III Conferência de Educação. 2000. (Outra).

40.
I Jornada Científica do Centro Sócio-Científico e Cultural da UEPA em Ciências da Educação. 2000. (Outra).

41.
V Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE. 2000. (Outra).

42.
1º Congresso Regional dos Estudantes. 1998. (Congresso).

43.
Curso: Atualização para professores de 1º e 2º graus: Como Trabalhar a Literatura na Escola. 1998. (Outra).

44.
Curso: ?Metodologia do Ensino de Física?. 1997. (Outra).

45.
Curso de Matemática Básica. 1997. (Outra).

46.
I Jornada Pedagógica ? Tema: Educação Quantidade Total e Qualidade Social. 1997. (Outra).

47.
I Seminário de Iniciação Científica do Centro de Educação da UFPA. 1997. (Seminário).

48.
Curso ?Feira de Ciências?.. 1996. (Outra).

49.
Curso ?Folclore Aplicado à Educação.. 1996. (Outra).

50.
Curso Modular ?História e Linguagem do Corpo?.. 1996. (Outra).

51.
I Conferência Municipal de Assistência Social. 1996. (Outra).

52.
VIII Encontro Paraense dos Estudantes de Pedagogia. Tema: O Pedagogo em Questão: seu papel sócio-político na educação.. 1996. (Encontro).

53.
Curso ?Arte na Educação?.. 1995. (Outra).

54.
Curso de Capacitação do Educador Social em Exercícios Práticos de Dinâmica de Grupo. 1995. (Outra).

55.
I Encontro Cametaense dos Estudantes de Pedagogia. 1995. (Encontro).

56.
I ENCONTRO DE PESQUISA INTEGRADA DO TOCANTINS. 1995. (Encontro).

57.
I Encontro dos Estudantes de Pedagogia do Baixo Tocantins: A Destruição da Educação Brasileira: Por uma Educação Pública, Gratuita e de Qualidade.. 1995. (Encontro).

58.
I Feira Interescolar de Ciências/Matemática e Educação Ambiental. 1995. (Outra).

59.
III Oficina de Linguagem: Linguagem Animal.. 1995. (Oficina).

60.
II Oficina de Linguagem: Matemática e Linguagem.. 1995. (Oficina).

61.
Minicurso: A Importância da História do Município de Cametá no Processo Ensino-Aprendizagem.. 1995. (Outra).

62.
Princípios Fundamentais para o Teatro na Escola.. 1995. (Outra).

63.
Tendências Pedagógicas e a Questão do Ensino Atual. 1995. (Outra).

64.
VII Encontro Paraense dos Estudantes de Pedagogia: A Destruição da Educação Brasileira e a Luta por um Ensino Público, Gratuito e de Qualidade.. 1995. (Encontro).

65.
VIII Oficina de Linguagem: Educação e linguagem. 1995. (Outra).

66.
VII Oficina de Linguagem: Técnicas de Ensino para Disciplinas na Área de Estudos Sociais.. 1995. (Outra).

67.
VI Oficina de Linguagem: Função Poética da Linguagem. 1995. (Outra).

68.
V Oficina de Linguagem: Educação e Linguagem. 1995. (Outra).

69.
I Conferência Municipal de Segurança Alimentar. 1994. (Outra).

70.
I Encontro de Pesquisa Integrada do Tocantins. 1994. (Encontro).

71.
I Seminário Desportivo Cametaense. 1994. (Seminário).

72.
Oficina em Arte Educação. 1994. (Oficina).

73.
Rflexão histórica sobre duas perspectivas: materialismo X positivismo do movimento cabano. 1992. (Outra).

74.
Seminário de Relações Humanas no Trabalho. 1991. (Seminário).

75.
Português I. 1990. (Outra).

76.
1º Congresso de Estudantes. 1987. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, A. P. ; PRAZERES, M. S. C. ; DIAS, E. A. ; MIRANDA, J. V. A. ; BARRA, J. D. F. ; CARMO, J. B. ; MARTINS, E. ; GOMES, I. S. M. ; CARMO, E. S. ; SEIBT, C. ; MENDES, O. C. ; BAIA, G. ; VELOSO, B. . III Encontro de Educação e os desafios da contemporaneidade: A Pedagogia em diálogo com a Educação Básica. 2016. (Outro).

2.
CUNTINS ; GOMES, I. S. M. ; HAGE, S. M. ; SEMED ; BARROS, O. . III Encontro Educação do Campo da Amazônia Tocantina. 2010. (Outro).

3.
GOMES, I. S. M.; HAGE, S. M. ; MOURAO, L. . Roda de Coversa sobre Educação do Campo. 2009. (Outro).

4.
GOMES, I. S. M.; ROCHA, G. O. R. da ; CORRÊA, P. S. A. . 7º Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Gabriela Costa Faval. Sexualidade e Educação: relações de gênero manifestas no espaço escolar na Ilha de Cacoal - Cametá/PA. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Cultura: confluências) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivanildo do Socorro Mendes Gomes.

2.
Paulo de Tarso Correa de Paula. Educação e Comunidade: representações, saberes e identidade cultural na Ilha de Cacoal, município de Cametá/PA. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Cultura: confluências) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivanildo do Socorro Mendes Gomes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Andréia Pereira da Silva. O planejamento de ensino na organização das práticas pedagógicas na Educação Infantil: um estudo na Escola Criança Feliz, no município de Goianésia/PA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivanildo do Socorro Mendes Gomes.

2.
Altamira Baia dos Prazeres Osmar. A importância e o lugar da família no processo de aprendizagem da criança: um estudo na E.M.E.F. Profª Elizia Malvina Muniz, Cametá/PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivanildo do Socorro Mendes Gomes.

3.
Maria Jeane Rodrigues da Silva. Afetividade e Emoção no Processo Ensino-Aprendizagem: uma análise nas turmas de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental de Nove Anos na E.M.E.F. Profª Francisca Arnaud de Pina. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivanildo do Socorro Mendes Gomes.

4.
Ana Cláudia Silva Vanzeler. Quem melhor ensina a criança? uma análise comparativa entre uma escola pública e uma particular no município de Cametá/PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivanildo do Socorro Mendes Gomes.

5.
Adjane dos Santos do Nascimento. Leitura e Escrita: experiências trabalhadas no 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Maria da Piedade Mendes de Leão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivanildo do Socorro Mendes Gomes.

6.
José Maciel Gomes Baratinha. Evasão Escolar: causas e consequências na 3ª etapa da Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Feliciana Peres de Duarte, Curralinho/PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivanildo do Socorro Mendes Gomes.

7.
Ana Cristina Dos Santos Do Carmo Matos. A música como instrumento pedagógico na formação do educando no 1°ano do ensino fundamental na Escola Municipal Jerônimo Milhomem Tavares de Oeiras do Pará. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivanildo do Socorro Mendes Gomes.

8.
Fábio da Assunção dos Santos Santana. Alfabetização e Letramento na Educação de Jovens e Adultos: um diálogo com professores e alunos da EJA da Escola Municipal Jerônimo Milhomen Tavares de Oeiras do Pará/PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivanildo do Socorro Mendes Gomes.

9.
Joselle Trindade Maia. Práticas educacionais na EJAa: análise das metodologias dos educadores da E.M.E.F. Jerônimo Milhomen Tavares de Oeiras do Pará/PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivanildo do Socorro Mendes Gomes.

10.
Josimar Tavares Ferreira. Evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos: uma analise da situação das mulheres na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jerônimo Milhomem Tavares. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivanildo do Socorro Mendes Gomes.

11.
Thatiana dos Santos Miranda. A música na Educação Infantil: repensando conceitos e revendo práticas na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Rosa Maria Cardoso da Silva ? Oeiras do Pará/PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivanildo do Socorro Mendes Gomes.

12.
Maria da Conceição Rodrigues de Freitas. A Importância do Lúdico na Educação Infantil na E.M.E.F. São Pedro - Cametá/PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivanildo do Socorro Mendes Gomes.

13.
Jailson Cruz Gaia. A Importância do Incentivo à Leitura no 5º ano do Ensino Fundamental na E.M.E.F. Isabel Fernandes dos Santos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivanildo do Socorro Mendes Gomes.

14.
Ana Mira dos Prazeres Coimbra. O Lúdico na Educação Infantil na E.M.E.F. José da Silva Coimbra. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivanildo do Socorro Mendes Gomes.

15.
Elielma Martins Costa. O Lúdico na Educação Infantil: elemento indispensável no processo de desenvolvimento integral da criança na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Tomé. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivanildo do Socorro Mendes Gomes.

16.
Luzia Barbosa Gaia. Uso de recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil na E.M.E.F. São Tomé. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivanildo do Socorro Mendes Gomes.

17.
Ilma Eliese Martins Corrêa. A inserção do lúdico (brincar) nas práticas do ensino-aprendizagem das crianças na Escola de Ensino Infantil Criança Esperança - Baião/Pará.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivanildo do Socorro Mendes Gomes.

18.
Antônio Ramos Da Silva. Alfabetização e Letramento: alfabetizar letrando os alunos do ensino fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivanildo do Socorro Mendes Gomes.

19.
Rubenilson Borges Da Paixão. Os desafios da avaliação da aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental da escola ?São Francisco?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivanildo do Socorro Mendes Gomes.

20.
Luis Paulo Viana Arnaud. Educação de Jovens e Adultos na 1ª etapa da escola municipal ?Tia Mariazinha? de Igarapé Preto/Baião-PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivanildo do Socorro Mendes Gomes.

21.
Antônio Lopes. Avaliação da aprendizagem: desafios enfrentados na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivanildo do Socorro Mendes Gomes.

22.
Elinelma Dos Santos Barra. Potencial educativo da música na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivanildo do Socorro Mendes Gomes.

23.
Jacirene Costa Cantão. A importância da educação física para o desenvolvimento integral dos alunos de educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivanildo do Socorro Mendes Gomes.

24.
Valdirene Marciel Leão. O ensino da matemática com jogos e brincadeiras na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivanildo do Socorro Mendes Gomes.

25.
Dina Duarte Rodrigues. Importância do brincar na Educação Infantil no Centro Municipal de Educação Infantil Caminho do Saber - Curralinho/Marajó-pará. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivanildo do Socorro Mendes Gomes.

26.
Franciermita Vulcão Miranda. Importância dos brinquedos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivanildo do Socorro Mendes Gomes.

27.
Maria Dinelma Pompeu Gonçalves e Rosilene Ferreira Almeida. Aquisição da leitura na classe multisseriada na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Ajó-Cametá/PA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivanildo do Socorro Mendes Gomes.

28.
Marineide Rodrigues F. Batista e Rayanne Lopes Q. Martins. Alfabetização e metodologia de ensino: como o professor trabalha as dificuldades de aprendizagem nos alunos do 2º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental XV de Novembro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivanildo do Socorro Mendes Gomes.

29.
Edno Nunes Rocha e Jucicléia da Silva Lopes. Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos Mova-Pará no Município de Mocajuba - PA: um estudo sobre a avaliação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivanildo do Socorro Mendes Gomes.

30.
Fábio Coelho Pinto e Lenilza do Socorro Dutra Machado. Educação Forma e Transformação Social: uma análise sobre os alunos egressos do curso Normal da E.E.E.M. Profª Osvaldina Muninz do Município de Cametá-PA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivanildo do Socorro Mendes Gomes.

31.
ALICIETE MARIA FREITAS VALENTE e CLEDIANE RAMOS DE BARROS. ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NA EMEF DE BOM JARDIM. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivanildo do Socorro Mendes Gomes.

32.
Afonso do Carmo, Alexandre Pantoja e Paulo Renato Lacerda. SOME: uma alternativa de qualidade na formação de educadores no povoado de Porto Grande.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivanildo do Socorro Mendes Gomes.

33.
Natiane Portilho Gomes. A Ideologia no Cotidiano Escolar: um estudo teórico-metodológico da ideologia nas escolas de 1ª a 4ª série.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivanildo do Socorro Mendes Gomes.

34.
Liana do Socorro Barreiros, Luliena Sales e Edilene Ribeiro. A Impotância da Literatura Infantil nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivanildo do Socorro Mendes Gomes.

35.
Januário Valente, Josilma Matos e Karla Ruth Santos. Ensino Fundamental: um estudo sobre a municipalizazção do ensino em Cametá/PA. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivanildo do Socorro Mendes Gomes.



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


- Aprovado em 4º lugar no Concurso para professor de Ensino Superior, Classe Assistente I, do Campus Universitário de Castanhal (Edital de 2009)

- Aprovação em 2º lugar no Concurso para professor de Ensino Superior, Classe Assistente I, do Campus Universitário do Tocantins (UFPA) - Cametá-PA (Edital 81/2006);

- Aprovado no Concurso Público para Professor da Carreira do Magistério Classe Auxiliar I, MAtéria: Planejamento e Organização do Trabalho Pedagógico, do Colegiado de Pedagogia do Campus Universitário do Baixo Tocantins (UFPA) - Abaetetuba-PA;
- Aprovado em Processo Seletivo para Professor Substituto de Ensino Superior - 20/09/1999 a 16/05/2002, no Campus da UFPA, de Cametá.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 11:43:17