Degmar Francisco dos Anjos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0538812567788479
  • Última atualização do currículo em 15/08/2018


Possui doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (2012), mestrado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007) e graduação em Letras Português e Espanhol pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2000). Atualmente é Docente Efetivo e Diretor de Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB e docente colaborador no Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino do Instituto Federal de Mato Grosso. Já exerceu os cargos de Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional (IFMT), Pró-Reitor de Ensino e Reitor Substituto (IFAC), Assessor de Reitoria (IFMT), Chefe de Departamento Geral de Educação (CEFET-MT) e Coordenador de Cursos, dentre outros. Tem experiência e pesquisas nas áreas de Educação Superior, Educação Profissional, Linguagens, Psicologia Social e Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: Construcionismo social, HIV/Aids, juventude, cuidados a pessoas idosas, diversidades, vulnerabilidades, preconceitos e identidades. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Degmar Francisco dos Anjos
Nome em citações bibliográficas
ANJOS, Degmar dos

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Mangabeira.
Avenida Hilton Souto Maior - de 1 a 99999 - lado esquerdo
Mangabeira
58055018 - João Pessoa, PB - Brasil
Telefone: (83) 99944994


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Doutorado em Psicologia (Psicologia Social) Ufpb/J.P. - Ufrn.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Quando três tempos se encontram: sentidos e ressignificações de jovens vivendo com HIV/Aids, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Ana Alayde Werba Saldanha Pichelli.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Juventude; HIV/Aids; Sentidos; Perspectiva de futuro; Construcionismo Social.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Saúde humana e serviços sociais; Pesquisa e desenvolvimento científico.
2005 - 2007
Mestrado em Estudos de Linguagem.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Título: "Sinto que sou outra pessoa falando em espanhol": o desejo na aprendizagem de língua espanhola,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Ana Antônia de Assis-Peterson.
Palavras-chave: processo de inscrição em língua estrangeira; inconsciente; identidade.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.
2001 - 2001
Especialização em Didática e Metodologia do Ensino. (Carga Horária: 360h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
1997 - 2000
Graduação em Letras Português e Espanhol.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade de Cuiabá, UNIC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, IFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de Educação Profissional, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2016 - Atual
Direção e administração, IFPB - Reitoria, .

Cargo ou função
Diretor de Educação Profissional.
07/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Mangabeira, .


Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente colaborador
Outras informações
Docente Colaborador no Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pró-Reitor de Desenvolvimento Institutcional, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor da Reitoria

Atividades

07/2015 - Atual
Ensino, Mestrado Acadêmico em Ensino, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
ABORDAGENS DE PESQUISA EM ENSINO
05/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Cuiabá, Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino.

01/2015 - 07/2015
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagens e Práticas Discursivas
01/2013 - 07/2015
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional.
01/2009 - 11/2009
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Assessor da Reitoria.

Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Doutorando, Enquadramento Funcional: Doutorando

Atividades

07/2011 - 09/2012
Estágios , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Departamento de Psicologia.

Estágio realizado
Docente na disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE, IFAC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PRÓ-REITOR DE ENSINO, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: REITOR SUBSTITUTO, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PRESIDENTE DA COMISSÃO DE CONCURSO PÚBLICO, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2009 - 01/2011
Direção e administração, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE, .

Cargo ou função
PRÓ-REITOR DE ENSINO.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, CEFET/MT, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do Departamento Geral de Educação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Afastado para doutoramento

Atividades

08/2006 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Exame de Seleção, .

Cargo ou função
Membro Elaborador de Provas de Língua Portuguesa.
2006 - Atual
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas de comunicação oral
Língua Portuguesa
2006 - Atual
Ensino, Gestão em Secretariado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Ministério da Educação - Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, MEC/SETEC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Colaborador em Grupo de Trabalho

Atividades

04/2008 - 11/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, MEC/SETEC, .

Cargo ou função
avaliação dos resultados da execução do Programa de Expansão da Educação Profissional e Tecnológica - PROEP.

Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

07/2004 - Atual
Ensino, Letras Português - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Espanhola II
Prática de ensino de Língua Espanhola
Língua Espanhola IV
Língua Espanhola III
Língua Espanhola I

Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar do Mato G, CFAP/PM-MT, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente Esporádico

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente esporádico

Atividades

02/2011 - 06/2011
Ensino, Formação de Policiais Militares, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Direitos Humanos e Cidadania
Língua Portuguesa

Escola Superior de Direito, ESUD, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

05/2006 - Atual
Ensino, Direito do Estado, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Didática e Metodologia do Ensino Superior
Metodologia da Pesquisa Científica
05/2006 - Atual
Ensino, Direito Processual Civil, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Didática e metodologia do ensino superior
Metodologia da pesquisa científica
02/2006 - Atual
Ensino, Direito Tributário, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Didática e Metodologia do Ensino Jurídico
Metodologia da Pesquisa Científica

Instituto Cuiabano de Educação, ICE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 12

Atividades

02/2006 - Atual
Ensino, Lingüística aplicada ao ensino da língua, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Lingüística aplicada ao ensino de leitura e produção escrita
Gêneros Textuais e Ensino de Língua Portuguesa
Linguagem e Discurso
02/2006 - Atual
Ensino, Psicolingüística, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Psicolingüística I
02/2006 - Atual
Ensino, Psicopedagogia clínica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Psicanálise e educação
02/2006 - Atual
Ensino, Docência do Ensino Superior, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia e Didática do Ensino Superior
02/2006 - Atual
Ensino, Gestão Escolar, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Educação e comunidade: Formas de integração
2006 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Linguísticos I
Estudos linguísticos II
Estudos Línguísticos III
Estudos semânticos e Semióticos da Língua Portuguesa
Estudos sintáticos da Língua Portuguesa
Filologia Românica
Introdução aos Estudos Linguísticos
07/2006 - 07/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Procedimentos de Leitura e Escrita

Faculdade Educacional de Medianeira, DIRETIVA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular

Atividades

04/2004 - 07/2004
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português instrumental
Prática de ensino de Língua Portuguesa II
Prática de ensino de Língua Portuguesa I

Faculdade União das Américas, UNIAMERICA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Lígua Espanhola, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40

Atividades

02/2003 - 04/2004
Direção e administração, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Secretariado executivo Trilíngüe.
02/2003 - 04/2004
Direção e administração, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Geral Acadêmico da Faculdade União das Américas.
02/2003 - 04/2004
Direção e administração, .

Cargo ou função
Coordenador Geral de Estágio Supervisionado do Curso de Secretariado Executivo Trilíngüe.
02/2002 - 04/2004
Ensino, Secretariado Executivo Trilíngüe, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Professor das Disciplinas de Língua Espanhola I, II, III e IV
02/2002 - 04/2004
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Professor da Disciplina de Didática Aplicada à Enfermagem
02/2003 - 03/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Geral Acadêmico, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Geral Acadêmico.
06/2001 - 03/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Geral Acadêmico, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Elaboração de Projetos de Cursos.

Instituto Argentino de Enseñanza Superior, IAES, Argentina.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

02/2001 - 06/2002
Ensino, Técnico en Regimen Aduanero, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Professor de Português Instrumental

Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

09/2000 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professor de Língua Portuguesa e Língua Espanhola
09/2000 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professor das Disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Espanhola


Linhas de pesquisa


1.
Promoção à saúde e combate às Vulnerabilidades
2.
Ensino, Diversidades e Subjetividades
3.
Prevenção e Promoção à saúde em adolescentes e jovens
4.
Educação Profissional, Diversidades e Subjetividades


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Educação Profissional, formação humana e combate às vulnerabilidades: Encontros possíveis no currículo integrado
Descrição: A partir da compreensão de que o processo pedagógico no cenário da educação profissional precisa estar profundamente conectado a elementos como a cultura, a ciência, as questões sociais, as vulnerabilidades humanas, a promoção à saúde e, em especial, o trabalho, que, integrados, possibilitam uma formação integral que objetive a autonomia dos sujeitos; o presente projeto objetiva debater as relações entre educação profissional, preparação para o mundo do trabalho, formação humana, combate às vulnerabilidades sociais e promoção à saúde em cursos de ensino médio integrado, a partir da perspectiva do currículo integrado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
A escola e a vulnerabilidade: angústia dos docentes frente as IST?s, HIV/Aids e gravidez na adolescência
Descrição: Levando-se em conta a complexidade do fenômeno da sexualidade, e as implicações inerentes à temática, se faz necessário um olhar atento às dinâmicas escolares, entorno de tal questão. A escola é um demonstrativo interessante da realidade social, uma vez que dentro dela há uma grande diversidade de sujeitos, subjetividades e representações sociais. É dentro dessa realidade plural e diversificada que se desenvolve a práxis docente, cada vez mais questionada e alvo de atenções na atualidade. Considerando a instituição escolar como formadora por excelência, é em tal locus onde valores, atitudes, saberes e são construídos e compartilhados. Diante dessa construção constante, a figura de professor inalcançável, autoritária, e soberana perde seu prestígio, de modo que agora deste se espera o incentivo a autonomia de seus educandos. Para tal se faz necessário enxergar as diferentes realidades sociais contidas em sala de aula, os questionamentos, e interesses, de forma a promover uma relação ensino-aprendizagem significativa e autêntica. Deste modo não há neste processo uma separação mente e corpo, e sim uma visão holística e sistêmica nas relações que em âmbito escolar se estabelecem. Como representante do social, a escola terá que enfrentar questões e fenômenos como a gravidez na adolescência, IST?s/HIV, de modo a prevenir, mas, também acolher dúvidas, falsas concepções, angústias de seus usuários. No enfrentamento de tais questões, surgem algumas problematizações onde se questiona: A escola está de fato preparada para lidar com a sexualidade de seus educandos? Como a instituição escolar se coloca diante de questões como gravidez na adolescência, IST?s e HIV/Aids? Quais as principais angústias docentes diante de tais problemáticas? Sua formação lhe dá aporte necessário para trabalhar estas questões em sala de aula? A partir dessas problemáticas espera-se de algum modo poder compreender tais fenômenos, possibilitando não só seu entendimento, mas também dados que permitam a busca de novas práticas. Para se compreender as relações aí implícitas, percorreremos pelos caminhos da linguagem desses atores da docência, considerando ser esse caminho propiciador de reflexões a respeito de suas subjetividades e vivências. Dessa forma, tem-se como problemática principal desse estudo: A escola e a vulnerabilidade: angústia dos docentes frente as IST?s, HIV/Aids e gravidez na adolescência, bem como a atribuição de sentidos desses docentes frente a tais fenômenos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Degmar Francisco dos Anjos - Coordenador / Jessika Karoliny Ostelony da Silva - Integrante.
2016 - 2017
Caracterizações e Sentidos do Cuidado na Velhice
Descrição: A partir da compreensão de que o envelhecimento populacional é um fenômeno mundial que levanta questões a serem equacionadas pela sociedade e pelos formuladores de políticas públicas e de que no Brasil, em especial na Paraíba, esse crescimento é extremamente significativo, este projeto tem como foco o trabalho de cuidado às pessoas na velhice, bem como os sentidos que permeiam subjetivamente tal trabalho no município de João Pessoa. Tem como objetivo realizar a caracterização dos perfis das instituições voltadas aos cuidados de idosos, de pessoas idosas atendidas por cuidadores profissionais e de profissionais cuidadores de pessoas idosas no município de João Pessoa, buscando compreender os sentidos atribuídos a cuidados a pessoas idosas. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e analítico de caráter transversal, cujo design será quantitativo. A amostra será de 50 idosos/as que frequentam instituições que prestam cuidados ao idoso, 50 idosos/as que recebem cuidados domiciliares, 50 profissionais que trabalham em instituições que prestam cuidados ao idoso, e 50 profissionais cuidadores que atendam a domicílio. Para a parte quantitativa do estudo, serão utilizados cinco instrumentos: um Questionário Sociodemográfico, um Questionário de Caracterização da Instituição, o WHOQOL-bref, o Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) e a Escala de Satisfação com a Vida. Considerando que a apreensão e o entendimento das concepções a respeito dos sentidos em cuidar pessoas idosas contribuem para a transformação e aprimoramento das práticas sociais e de saúde, acredita-se que este estudo possa gerar informações capazes de contribuir para a melhoria do acesso e da utilização dos serviços públicos e privados de cuidados a pessoas idosas, visando o fortalecimento e a eficiência operacional dos serviços prestados nessa área, bem como a difusão e a consolidação, na região de João Pessoa, das diretrizes presentes no Estatuto do Idoso e na Política Nacional de Atenção à Saúde dos Idosos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2017
CUIDADOS A PESSOAS IDOSAS: MAPEAMENTO, CARACTERIZAÇÕES E SENTIDOS
Descrição: o Projeto objetiva compreender sentidos e ressignificações de sentidos que permeiam subjetivamente a compreensão de cuidados a pessoas idosas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Juventude e Vivências com HIV/Aids: Sentidos e Ressignificações
Descrição: Considera-se o objetivo deste estudo, a investigação das vivências de jovens com HIV/AIDS no ambiente escolar, a busca na compreensão do impacto subjetivo do diagnóstico nesses jovens; os quais atravessam o processo ensino-aprendizagem e vivências em meio às relações de poder diante de seus pares e instituição. Tal pesquisa justifica-se pelo considerável crescimento no número de jovens vivendo com HIV/AIDS no ambiente escolar e a pouca destreza por parte das instituições de ensino e de seus educadores em se mover diante desses sofrimentos e fenômenos. Quanto ao embasamento teórico, pretende-se trabalhar sob a ótica de quatro campos teóricos, a saber: 1) Construcionismo Social, teoria que busca compreender como as pessoas atribuem sentidos a seu mundo; 2) Teorias da Vulnerabilidade que compreende os significados dos variados aspectos individuais, sociais e programáticos que se implicam diante do adoecimento e infecção; 3) Teoria do poder (Foucault) que analisa as relações de poder nas instituições, a construção histórica de estigmas e preconceitos; 4) Teoria Psicanalítica Lacaniana a qual contempla o sujeito do inconsciente construído em linguagem e metáforas significantes diante de suas faltas/castração no estatuto do Real. Os participantes do estudo serão jovens com diagnóstico positivo ao HIV/AIDS. O embasamento metodológico se dará por meio da abordagem do Construcionismo social através do qual será investigada a produção de sentidos enunciadas por práticas discursivas de jovens diagnosticados e vivendo com HIV/AIDS na escola. Portanto será uma pesquisa de cunho qualitativo, na qual a instrumentalidade da produção de dados se fará por meio de entrevista semi-estruturada, de modo individual com o objetivo de conhecer a fundo as atribuições de sentidos e metáforas psíquicas do sujeito diante de sua realidade e contexto escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Degmar Francisco dos Anjos - Coordenador / José Henrique Monteiro da Fonseca - Integrante.
2013 - 2015
Vulnerabilidades às DSTs e ao HIV/Aids em Adolescentes e Jovens: olhares de alunos do IFMT
Descrição: As justificativas para esta pesquisa pautam-se no crescente número de adolescentes e jovens vivendo com alguma DST ou com HIV/Aids e no despreparo dos profissionais de educação e da escola em lidar com o fenômeno. O embasamento teórico metodológico se dá sob a perspectiva do Construcionismo Social, que busca compreender as ações, as práticas sociais e os sistemas de significações pelos quais as pessoas dão sentido ao mundo. O objetivo deste estudo é investigar sentidos atribuídos às vulnerabilidades às DSTs e ao HIV/Aids produzidos por adolescentes e jovens alunos do IFMT..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Degmar Francisco dos Anjos - Coordenador / Thiago Henrique Keppe de Souza - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2013 - 2014
Direitos Humanos e igualdade social: sentidos de alunos do IFMT
Descrição: As justificativas para esta pesquisa pautam-se na necessidade de se debater, com os jovens, a compreensão de direitos humanos e igualdade social, atendendo aos princípios defendidos pela Constituição de 1988 e pela Declaração Universal de direitos Humanos de 1948, do qual o Brasil é signatário. O embasamento teórico metodológico se dá sob a perspectiva do Construcionismo Social, que busca compreender as ações, as práticas sociais e os sistemas de significações pelos quais as pessoas dão sentido ao mundo. O objetivo deste estudo é investigar sentidos relacionados aos Direitos Humanos e igualdade social no Brasil produzidos por adolescentes e jovens alunos do IFMT. Para tanto, utilizar-se-á amostragem não probabilística, por conveniência, em que serão selecionados três grupos de participantes: Grupo 1 ? adolescentes e/ou jovens matriculados no ensino médio integrado de um Campus agrícola do IFMT; Grupo 2 ? adolescentes e/ou jovens matriculados no ensino médio integrado de um Campus urbano do IFMT localizado em município com menos de 50 mil habitantes e; Grupo 3 - adolescentes e/ou jovens matriculados no ensino médio integrado de um Campus urbano do IFMT localizado na Capital. Espera-se, ao final do estudo, ter subsídios para se construir uma política de defesa dos direitos humanos no IFMT..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Degmar Francisco dos Anjos - Coordenador / Thiago Henrique Keppe de Souza - Integrante.
2011 - 2012
(In)vulnerabilidade, preconceitos e perspectivas de futuro: olhares de jovens vivendo com HIV/Aids
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Degmar Francisco dos Anjos - Coordenador / Ana Alayde Werba Saldanha - Integrante.
2011 - 2012
Vulnerabilidades e Construções de Enfrentamento à Aids
Descrição: Este projeto tem como base a necessidade de ampliação de estrutura de suporte psicológico para portadores do HIV e pacientes com AIDS e se justifica pela complexidade do atendimento, onde a contrapartida psicossocial da doença exige uma estrutura integrada e ampliada que possa complementar a abordagem multidisciplinar atualmente dispensada ao paciente. Assim, o presente projeto surgiu da perspectiva de um trabalho mais abrangente, envolvendo a tríade paciente-família-profissional, concebido enquanto malhas de um atendimento em rede a portadores do HIV e paciente com Aids no Estado da Paraíba. Nesta perspectiva, o presente projeto tem como objetivo geral, sob o ponto de vista das pessoas soropositivas para o HIV/Aids, dos cuidadores e dos profissionais de saúde, subsidiar programas e projetos de formação psicossocial para os profissionais de saúde que atendem portadores sintomáticos e assintomáticos do HIV no Estado da Paraíba. Com base em conteúdos produzidos ou evocados pelos participantes, o presente projeto é composto por três subprojetos, constituindo pesquisas paralelas e complementares:.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2007 - Atual
Periódico: Revista Científica FAIS


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOTA, R. M. F.2017MOTA, R. M. F. ; PASSOS, L. A. ; FERNANDES, C. T. ; ANJOS, Degmar dos . Revisão Sistemática sobre a Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes. REVISTA DE ENSINO, EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS, v. 18, p. 258-267, 2017.

2.
ANJOS, Degmar dos2015ANJOS, Degmar dos; MOTA, R. M. F. ; MAGALHAES, E. M. ; PICHELLI, A. A. W. S. . HIV/AIDS, PRECONCEITOS E MILITÂNCIA SOCIAL: MEMÓRIAS DE CONSTRUÇÕES SOCIAIS QUE MARCARAM DÉCADAS. Revista Eletrônica Documento/Monumento, v. 14, p. 336-355, 2015.

3.
ANJOS, Degmar dos2015 ANJOS, Degmar dos; HERINGER, N. ; WIESE, I. R. B. ; SILVA, M. R. . A Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica indo além do tecnicismo: um estudo de questões de gênero e relações étnico-raciais nos PDIs. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN, v. 7, p. 102 n.17-121, 2015.

4.
MOTA, R. M. F.2014MOTA, R. M. F. ; PASSOS, L. A. ; ANJOS, Degmar dos ; MAGALHAES, E. M. . OS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES E A EDUCAÇÃO NO COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL COMERCIAL. Revista Eletrônica Documento/Monumento, v. 13, p. 172-184, 2014.

5.
ANJOS, Degmar dos2014ANJOS, Degmar dos; MAGALHAES, E. M. . Aprendizagem de Línguas e Conflitos Identitários: Estudo de Caso. Revista de Ciências Exatas e Tecnologia (Anhanguera Educacional, Valinhos), v. 9, p. 77-84, 2014.

6.
ANJOS, Degmar dos2014ANJOS, Degmar dos; MAGALHAES, E. M. . Os (Des) Caminhos da Leitura Literária na Escola. Revista de Ciências Exatas e Tecnologia (Anhanguera Educacional, Valinhos), v. 9, p. 85-88, 2014.

7.
COSTA, A. C.2014COSTA, A. C. ; GOMES, J. C. M. O. ; ANJOS, Degmar dos ; AZEVEDO, L. F. ; VELASQUEZ, C. L. . Casos de Bullying nas Escolas de Ensino Fundamental do Município de Jaciara-MT. UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação, v. 15, p. 403-409, 2014.

8.
ANJOS, Degmar dos2013 ANJOS, Degmar dos; SALDANHA, A. A. W. . Medos e Perspectivas de Jovens vivendo com HIV/Aids: um estudo qualitativo de sentidos e ressignificações. Indagatio Didactica, v. 5, p. 20-32, 2013.

9.
ANJOS, Degmar dos2013ANJOS, Degmar dos; SALDANHA, A. A. W. ; SILVA, E. A. A. ; FARIAS, S. C. ; SANTOS, J. M. . UM OLHAR QUALITATIVO SOBRE A PERCEPÇÃO DE FINITUDE NA TERCEIRA IDADE. Indagatio Didactica, v. 5, p. 33-45, 2013.

10.
ANJOS, Degmar dos2008ANJOS, Degmar dos. A língua e o Desejo. Profiscientia (Cuiabá), v. 3, p. 199-218, 2008.

11.
ANJOS, Degmar dos2008ANJOS, Degmar dos. CONFLITOS IDENTITÁRIOS EM CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: UM ESTUDO DE CASO. Revista de Letras Norte@mentos, v. 01, p. 19-41, 2008.

12.
ANJOS, Degmar dos2007ANJOS, Degmar dos. Quando a Língua e o Desejo se encontram. Revista Científica FAIS, v. 2, p. 61-81, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ANJOS, Degmar dos. Quando três tempos se encontram: sentidos e ressignificações de jovens vivendo com HIV/Aids. 01. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2015. v. 01. 232p .

Capítulos de livros publicados
1.
ANJOS, Degmar dos; SALDANHA, A. A. W. ; SILVA, J. ; RIBEIRO, K. C. S. . PESQUISA EM PSICOLOGIA SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA TEÓRICA CONSTRUCIONISTA. In: Nelson Toro Alves; Josemberg Moura de Andrade; Ieda Franken Rodrigues; Joseli Bastos da Costa. (Org.). PSICOLOGIA: REFLEXÕES PARA ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 01ed.João Pessoa: Editora da UFPB, 2013, v. II, p. 07-32.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANJOS, Degmar dos; SILVA, E. A. A. ; WIESE, I. R. B. ; FREIRE, F. M. S. ; PICHELLI, A. A. W. S. . Comportamentos Preventivos e Percepção de Vulnerabilidade ao HIV de Adultos Jovens em Relacionamento Estável. In: 3º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, 2014, Badajoz, Espanha. ATAS CIAIQ 2014. Badajoz, Espanha: CIAIQ2014, 2014. v. 2. p. 412-418.

2.
ANJOS, Degmar dos; SILVA, E. A. A. ; PICHELLI, A. A. W. S. . Escola e Vulnerabilidade ao HIV/Aids. Reflexões a partir de jovens vivendo com HIV/Aids. In: 3º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, 2014, Badajoz, Espanha. Atas - Investigação Qualitativa em Saúde. Badajoz, Espanha: CIAIQ2014, 2014. v. 2. p. 362-368.

3.
ANJOS, Degmar dos; FREIRE, F. M. S. ; SANTOS, L. R. M. S. ; SALDANHA, A. A. W. . QUANDO OS PRECONCEITOS SE DOBRAM: SENTIDOS DE JOVENS HOMOSSEXUAIS VIVENDO COM HIV/AIDS. In: http://www.abeh.ufba.br/, 2012, Salvador. VI Congresso Internacional de Estudos Sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da ABEH. Salvador: Editora Universitária/UFBA, 2012.

4.
ANJOS, Degmar dos. Subjetivando a pesquisa: A Proposta AREDA como mecanismo de investigação dos conflitos identitários em aprendizagem de línguas.. In: II Jornada da Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Centro Oeste, 2008, Cuiabá. Anais da II Jornada da Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Centro Oeste, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ANJOS, Degmar dos; FONSECA, J. H. M. ; SILVA, J. K. O. . O Professor não sabe como proceder: Ausência de Políticas de Capacitação docente voltada ao HIV/Aids. In: 11º Congresso de HIV/Aids; 4º Congresso de Hepatites Virais : prevenção combinada : multiplicando escolhas, 2017, Curitiba. Anais do 11º Congresso de HIV/Aids; 4º Congresso de Hepatites Virais : prevenção combinada : multiplicando escolhas. Brasília: Brasília : Ministério da Saúde, 2017. p. 67-67.

2.
ANJOS, Degmar dos; SILVA, E. A. A. ; SANTOS, L. R. M. S. ; SALDANHA, A. A. W. . O AMOR ROMÂNTICO E A FEMINIZAÇÃO DO HIV/AIDS: UMA RELAÇÃO PREOCUPANTE. In: VI ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS DIRIGIDOS PARA MULHERES, 2012, João Pessoa. Anais do VI encontro nacional de estudos dirigidos para mulheres (VI ENEDIM): Mulheres e políticas públicas: espaços de diversidade e conquista. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2012. p. 109-109.

3.
ANJOS, Degmar dos; SILVA, E. A. A. ; SANTOS, L. R. M. S. ; SALDANHA, A. A. W. . SATISFAÇÃO AMOROSA EM MULHERES: UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO. In: Encontro Nacional de Estudos Dirigidos para Mulheres, 2012, João Pessoa. Anais do VI encontro nacional de estudos dirigidos para mulheres (VI ENEDIM): Mulheres e políticas públicas: espaços de diversidade e conquista. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2012. p. 77-77.

4.
ANJOS, Degmar dos. O aprendizado de língua estrangeiras sob um novo olhar. In: VI Seminário de Linguagens - Linguagens: Meio, Formas e Práticas, 2006, Cuiabá. Anais do VI Seminário de Linguagens, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
ANJOS, Degmar dos; GONCALVES, R. A. V. B. ; MACEDO, M. R. C. . Juventudes e HIV/Aids: intersecções e (r)existência nas respostas à juvenilização da epidemia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
ANJOS, Degmar dos; SILVA, J. K. O. ; FONSECA, J. H. M. ; MOTA, R. M. F. . CORPOREIDADE, SEXUALIDADES E VULNERABILIDADES: LACUNAS NA FORMAÇÃO DOCENTE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ANJOS, Degmar dos; SILVA, J. K. O. ; FONSECA, J. H. M. . Escola, Corporalidades e Vivência das Sexualidades: Sentidos de docentes sobre vulnerabilidades em adolescentes e jovens. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ANJOS, Degmar dos; SILVA, J. K. O. ; FONSECA, J. H. M. . O PROFESSOR NÃO SABE COMO PROCEDER: AUSÊNCIA DE POLÍTICA DE CAPACITAÇÃO DOCENTE VOLTADA AO HIV/AIDS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
ANJOS, Degmar dos. DO PROFISSIONAL TECNICISTA AO PROFISSIONAL HUMANIZADO: MUDANÇAS NA FORMAÇÃO OFERTADA PELOS INSTITUTOS FEDERAIS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ANJOS, Degmar dos. Docência EBBT em tempos de mudanças:Reflexões e Preocupações. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ANJOS, Degmar dos. Mudando Hábitos para a vida e para o trabalho. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ANJOS, Degmar dos. Estudar para a vida e para o trabalho. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
ANJOS, Degmar dos. Mudando hábitos pela cultura da paz!. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
ANJOS, Degmar dos; PAULA, W. S. . Mesa Redonda: Ensino e Diversidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
ANJOS, Degmar dos; SILVA, E. A. A. ; SALDANHA, A. A. W. ; WIESE, I. R. B. . Comportamentos Preventivos e Percepção de Vulnerabilidade ao HIV de Adultos Jovens em Relacionamento Estável. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ANJOS, Degmar dos; SILVA, E. A. A. ; SALDANHA, A. A. W. . ?Escola e Vulnerabilidade ao HIV/Aids. Reflexões a partir de jovens vivendo com HIV/Aids. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ANJOS, Degmar dos. A discriminação de gênero e de raça como um problema também da saúde pública: a vulnerabilidade às DST/Aids. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
ANJOS, Degmar dos; SILVA, E. A. A. ; SANTOS, L. R. M. S. ; SALDANHA, A. A. W. . SATISFAÇÃO AMOROSA EM MULHERES: UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ANJOS, Degmar dos; SILVA, E. A. A. ; SANTOS, L. R. M. S. ; SALDANHA, A. A. W. . O AMOR ROMÂNTICO E A FEMINIZAÇÃO DO HIV/AIDS: UMA RELAÇÃO PREOCUPANTE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ANJOS, Degmar dos; FREIRE, F. M. S. ; SANTOS, L. R. M. S. ; SALDANHA, A. A. W. . QUANDO OS PRECONCEITOS SE DOBRAM: SENTIDOS DE JOVENS HOMOSSEXUAIS VIVENDO COM HIV/AIDS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ANJOS, Degmar dos; AZEVEDO, R. L. W. ; SANTOS, L. R. M. S. ; GALVAO NETO, C. J. M. ; WIESE, I. R. B. ; SALDANHA, A. A. W. . Qualidade de vida de pessoas soropositivas: um contágio por relação homossexual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ANJOS, Degmar dos; SALDANHA, A. A. W. . Retirando as sombras do futuro: sentidos produzidos por jovens vivendo com HIV/Aids. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ANJOS, Degmar dos; SILVA, E. A. A. ; WIESE, I. R. B. ; SALDANHA, A. A. W. . Aborto seletivo: o que pensam os profissionais de saúde e de direito?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ANJOS, Degmar dos. O DESEJO NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
ANJOS, Degmar dos. A LINGUAGEM E SUAS SUBJETIVIDADES. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
ANJOS, Degmar dos. O INCONSCIENTE E A LINGUAGEM. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
(ORGANIZADOR), Anjos, D. F. ; ANJOS, Degmar dos . Plano de Desenvolvimento Institucional do IFMT - 2014 a 2018. 2014. (Documento Institucional).

2.
ANJOS, Degmar dos; BARBOSA, J. B. . Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologica de Mato Grosso. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Documento).

3.
CORREA, G. R. ; ANJOS, Degmar dos . Organização Didática do Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Mato Grosso. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Documento).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ANJOS, Degmar dos; MONTANHA, H. M.; COENGA, R. E.. Participação em banca de JOSÉ HENRIQUE MONTEIRO DA FONSECA. JOVENS VIVENDO COM HIV/AIDS: SENTIDOS A PARTIR DE SUAS VIVÊNCIAS NO AMBIENTE ESCOLAR. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade de Cuiabá.

2.
PICHELLI, A. A. W. S.; ANJOS, Degmar dos; ALBERTO, M. F. P.. Participação em banca de Michael Augusto Souza de Lima. VULNERABILIDADE E PREVENÇÃO ÀS DST?S NAS PRÁTICAS AFETIVO-SEXUAIS DE LÉSBICAS. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
COSTA, P. L. S.; ANJOS, Degmar dos; MACHADO, C. T.; PIMENTA, L. B.; PIMENTEL, S. C.. Participação em banca de Jesusa Rita Fidalgo Sanchez Lopez. Relação entre PDI, Identidade Institucional e Gestão Participativa nos Institutos Federais: Desafios e possibilidades para o Desenvolvimento. 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação) - Universidade do Estado da Bahia.

Teses de doutorado
1.
ANJOS, Degmar dos; SALDANHA, A. A. W.; Souza, Paulo Cesar Zambroni de; Carvalho, Rafael Nicolau; FREIRE, F. M. S.. Participação em banca de Elis Amanda Atanásio da Silva. "A Mão que afaga é a mesma que apedreja": preconceitos e percepções de vulnerabilidades de profissionais de saúde frente às pessoas que vivem com HIV/Aids. 2017. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Social)) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
Mônica Lima de Jesus; Antônio Marcos Chaves; ANJOS, Degmar dos; Mônica Ramos Daltro; Jeane Saskya Campos Tavares. Participação em banca de Lúcia Robertta Matos Silva dos Santos. Sentidos Subjetivos sobre a humanização atribuídos por profissionais de saúde de um hospital público. 2017. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia.

3.
SALDANHA, A. A. W.; ANJOS, Degmar dos; SILVA, J.; RIQUE NETO, J.; SOUSA, E. S. S.. Participação em banca de IRIA RAQUEL BORGES WIESE. ATITUDES E VULNERABILIDADES FRENTE AO ABORTO PROVOCADO EM CONTEXTOS DE LEGALIDADE E ILEGALIDADE. 2017. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Social)) - Universidade Federal da Paraíba.

Qualificações de Doutorado
1.
ANJOS, Degmar dos; LIMA, M.. Participação em banca de Lúcia Robertta Matos Silva dos Santos. SENTIDOS SUBJETIVOS DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE E USUÁRIOS SOBRE O HUMANIZASUS EM UM HOSPITAL DO SUS. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Cruz, Cleide L. S.; ANJOS, Degmar dos. Participação em banca de Cleide Lemes da Silva Cruz. Narrativas de Estudantes: O encontro consigo mesmo. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em PROEJA) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

2.
PEREIRA, R. J. S.; Cruz, Cleide L. S.; ANJOS, Degmar dos. Participação em banca de Rosângela de Jesus Souza Pereira. A Importancia da Leitura e sua aplicação no Meio Ambiente escolar do PROEJA. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em PROEJA) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ANJOS, Degmar dos. Concurso Público 011/GD/2008. 2008. Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Mato Grosso.

2.
ANJOS, Degmar dos. Concurso Público 010/GD/2008. 2008. Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Mato Grosso.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
11 Congresso de HIV/Aids. O Professor não sabe como proceder: Ausência de Políticas de Capacitação docente voltada ao HIV/Aids. 2017. (Congresso).

2.
IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CORPOREIDADE, SEXUALIDADES E VULNERABILIDADES: LACUNAS NA FORMAÇÃO DOCENTE. 2017. (Congresso).

3.
VI Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. Escola, Corporalidades e Vivência das Sexualidades: Sentidos de docentes sobre vulnerabilidades em adolescentes e jovens. 2017. (Congresso).

4.
VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.Juventudes e HIV/Aids: intersecções e (r)existência nas respostas à juvenilização da epidemia. 2017. (Seminário).

5.
III CONGRESO IBERO-AMERICANO EN INVESTIGACIÓN CUALITATIVA. ?Comportamentos Preventivos e Percepção de Vulnerabilidade ao HIV de Adultos Jovens em Relacionamento Estável?. 2014. (Congresso).

6.
III CONGRESO IBERO-AMERICANO EN INVESTIGACIÓN CUALITATIVA. ?Escola e Vulnerabilidade ao HIV/Aids. Reflexões a partir de jovens vivendo com HIV/Aids?. 2014. (Congresso).

7.
Jornada de Pesquisa e Extensão 2014.?O que se espera da educação profissional dos IFEs?. 2014. (Encontro).

8.
IX Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS. Retirando as sombras do futuro: sentidos produzidos por jovens vivendo com HIV/Aids. 2012. (Congresso).

9.
VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO DA ABEH. QUANDO OS PRECONCEITOS SE DOBRAM: SENTIDOS DE JOVENS HOMOSSEXUAIS VIVENDO COM HIV/AIDS. 2012. (Congresso).

10.
VI ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS DIRIGIDOS PARA MULHERES.O AMOR ROMÂNTICO E A FEMINIZAÇÃO DO HIV/AIDS: UMA RELAÇÃO PREOCUPANTE. 2012. (Encontro).

11.
II Simpósio Entre Palavras.Diálogos entre a Análise do Discurso e a Psicanálise. 2006. (Simpósio).

12.
Seminário de Apresentação Pública de Projetos do Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem da UFMT.As Ressonâncias Discursivas nas enunciações de aprendizes de Língua Espanhola. 2006. (Seminário).

13.
Curso de Cerimonial Público e Privado. 2003. (Oficina).

14.
Encontro de Coordenadores e Professores de Secretariado Executivo.O Curso de Secretariado da Faculdade União das Américas. 2003. (Encontro).

15.
V Seminário de Avaliação dos Cursos de Graduação em Administração. 2003. (Seminário).

16.
XIV ENANGRAD ? Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração. 2003. (Encontro).

17.
Cursos de Capacitação Salto para o Futuro III. 2001. (Oficina).

18.
Oficina de Comunicação e Expressão Escrita. 2000. (Oficina).

19.
XII Seminário do Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná ? CELLIP. 1998. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANJOS, Degmar dos; BARBOSA, J. B. . Fórum de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. 2009. (Outro).

2.
ANJOS, Degmar dos; BARBOSA, J. B. . Seminário: Os Impactos da Educação Profissional e Tecnológica. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
ILZE MARIA GONÇALVES DA COSTA. A escola e a vulnerabilidade: sentidos de adolescentes e jovens frente as IST?s, HIV/Aids e gravidez na adolescência. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino) - Universidade de Cuiabá. (Orientador).

2.
Jessika Karoliny Ostelony da SIlva. A escola e a vulnerabilidade: angústia dos docentes frente as IST?s/HIV e gravidez na adolescência. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Ensino) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
josé henrique monteiro de figueiredo. Estudantes e vivências com HIV/Aids: Sentidos e significações. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Ensino) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Degmar Francisco dos Anjos.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Cleide Lemes da SIlva Cruz. Narrativas de Estudantes: O encontro consigo mesmo. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em PROEJA) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Degmar Francisco dos Anjos.

2.
Gustavo de Faria Moreira Teixeira. Soberania e Direitos Humanos.. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Estado) - Escola Superior de Direito do Estado de Mato Grosso. Orientador: Degmar Francisco dos Anjos.

Iniciação científica
1.
Maria das Dores da Silva Oliveira. CUIDADOS A PESSOAS IDOSAS: MAPEAMENTO, CARACTERIZAÇÕES E SENTIDOS. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico Subsequente em Cuidados a Idosos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Orientador: Degmar Francisco dos Anjos.

2.
Thiago henrique Keppe de Souza. Vulnerabilidades às DSTs e ao HIV/Aids em Adolescentes e Jovens: olhares de alunos do IFMT. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Automação Industrial) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Degmar Francisco dos Anjos.

3.
Thiago Henrique Keppe de Souza. Direitos Humanos e igualdade social: sentidos de alunos do IFMT. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Automação Industrial) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Degmar Francisco dos Anjos.

4.
Thiago Henrique Keppe de Souza. Vulnerabilidades às DSTs e ao HIV/Aids em Adolescentes e Jovens: olhares de alunos do IFMT. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Degmar Francisco dos Anjos.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ANJOS, Degmar dos2013 ANJOS, Degmar dos; SALDANHA, A. A. W. . Medos e Perspectivas de Jovens vivendo com HIV/Aids: um estudo qualitativo de sentidos e ressignificações. Indagatio Didactica, v. 5, p. 20-32, 2013.

2.
ANJOS, Degmar dos2013ANJOS, Degmar dos; SALDANHA, A. A. W. ; SILVA, E. A. A. ; FARIAS, S. C. ; SANTOS, J. M. . UM OLHAR QUALITATIVO SOBRE A PERCEPÇÃO DE FINITUDE NA TERCEIRA IDADE. Indagatio Didactica, v. 5, p. 33-45, 2013.

3.
ANJOS, Degmar dos2014ANJOS, Degmar dos; MAGALHAES, E. M. . Aprendizagem de Línguas e Conflitos Identitários: Estudo de Caso. Revista de Ciências Exatas e Tecnologia (Anhanguera Educacional, Valinhos), v. 9, p. 77-84, 2014.


Livros e capítulos
1.
ANJOS, Degmar dos. Quando três tempos se encontram: sentidos e ressignificações de jovens vivendo com HIV/Aids. 01. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2015. v. 01. 232p .


Apresentações de Trabalho
1.
ANJOS, Degmar dos. A discriminação de gênero e de raça como um problema também da saúde pública: a vulnerabilidade às DST/Aids. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
ANJOS, Degmar dos. Mudando Hábitos para a vida e para o trabalho. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ANJOS, Degmar dos. Estudar para a vida e para o trabalho. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ANJOS, Degmar dos. Mudando hábitos pela cultura da paz!. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 19:46:21