Idmaura Calderaro Martins Galvão

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8352613288855864
  • Última atualização do currículo em 09/01/2019


Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), mestrado em Projetos Educacionais de Ciências pela Universidade de São Paulo (2015), doutoranda em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora de educação básica II da Escola Estadual Paulo Virgínio. Tem experiência na área de Física, Matemática e Química, com ênfase em Física. . (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Idmaura Calderaro Martins Galvão
Nome em citações bibliográficas
GALVÃO, I. C. M.;GALVÃO, IDMAURA CALDERARO MARTINS

Endereço


Endereço Profissional
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, EE Paulo Virgínio.
Ladeira 20 de Abril
Centro
12530000 - Cunha, SP - Brasil
Telefone: (12) 31111325


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Educação Para a Ciência.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Interação discursiva e argumentação científica dos alunos no ensino de física (título provisório),
Orientador: Isabel Cristina de Castro Monteiro.
2013 - 2015
Mestrado profissional em PROJETOS EDUCACIONAIS DE CIÊNCIAS.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O PLURALISMO METODOLÓGICO NO ENSINO DE FÍSICA E O APRIMORAMENTO DA ARGUMENTAÇÃO CIENTÍFICA DOS ALUNOS, Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: ISABEL CRISTINA DE CASTRO MONTEIRO.
Bolsista do(a): SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, SEE-SP, Brasil.
Palavras-chave: PLURALISMO METODOLÓGICO; Argumentação científica; ENSINO DE FÍSICA.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2002 - 2005
Graduação em Licenciatura em Física.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Uma proposta para explicar as estações do ano.
Orientador: Alberto Gaspar.
Bolsista do(a): Programa UNESP de Apoio ao Estudante, PAE, Brasil.




Formação Complementar


2013
CURSO DE INGLÊS MyEnglishOnline.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR, CAPES, Brasil.
2018 - 2018
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL- 1ª EDIÇÃO/2018. (Carga horária: 60h).
ESCOLA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DOS PROFESSORES DO ESTADO DE SÃO PAULO, SEE, Brasil.
2016 - 2016
ENSINO HÍBRIDO. (Carga horária: 30h).
ESCOLA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DOS PROFESSORES DO ESTADO DE SÃO PAULO, SEE, Brasil.
2016 - 2016
TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO. (Carga horária: 60h).
ESCOLA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DOS PROFESSORES DO ESTADO DE SÃO PAULO, SEE, Brasil.
2015 - 2015
ENTENDER E APRENDER. COMO ESTUDAR?. (Carga horária: 2h).
SISTEMA POSITIVO DE ENSINO, SPE, Brasil.
2015 - 2015
SERIA MESMO FICÇÃO? ANALISANDO FÍSICA QUIMICAMENTE. (Carga horária: 2h).
SISTEMA POSITIVO DE ENSINO, SPE, Brasil.
2015 - 2015
FÍSICA E QUÍMICA EF2 E EM - EI É ISSO AÍ MESMO?. (Carga horária: 2h).
SISTEMA POSITIVO DE ENSINO, SPE, Brasil.
2015 - 2015
TIRINHAS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - RECURSOS DID. (Carga horária: 2h).
SISTEMA POSITIVO DE ENSINO, SPE, Brasil.
2014 - 2014
INGLÊS ONLINE PARA SERVIDORES ETAPA 1. (Carga horária: 45h).
ESCOLA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DOS PROFESSORES DO ESTADO DE SÃO PAULO, SEE, Brasil.
2014 - 2014
AVALIAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE ESTUDOS. (Carga horária: 30h).
ESCOLA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DOS PROFESSORES DO ESTADO DE SÃO PAULO, SEE, Brasil.
2014 - 2014
INGLÊS ONLINE PARA SERVIDORES ETAPA 2. (Carga horária: 45h).
ESCOLA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DOS PROFESSORES DO ESTADO DE SÃO PAULO, SEE, Brasil.
2012 - 2012
Projeto e Execução de Modelos para Demonstração. (Carga horária: 30h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2012 - 2012
Internet Segura. Bom para você!. (Carga horária: 45h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2012 - 2012
Práticas Experimentais em Eletricidade, Magnetismo. (Carga horária: 30h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2012 - 2012
INTERNET SEGURA. BOM PARA VOCÊ!.
ESCOLA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DOS PROFESSORES DO ESTADO DE SÃO PAULO, SEE, Brasil.
2011 - 2012
Currículo e Prática Docente - CPD - Física. (Carga horária: 300h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2011 - 2011
Proposta Curricular em Ação. (Carga horária: 30h).
Secretaria da Educação SP, SE, Brasil.
2011 - 2011
Currículo em Ação: Uma proposta interdisciplinar e. (Carga horária: 30h).
Secretaria da Educação SP, SE, Brasil.
2011 - 2011
Energia e meio Ambiente. (Carga horária: 34h).
Secretaria da Educação SP, SE, Brasil.
2009 - 2009
PEB II- Ensino Médio -Física. (Carga horária: 30h).
A Rede aprende com a rede, RAR, Brasil.
2009 - 2009
Grandes Temas da Atualidade. (Carga horária: 54h).
Secretaria da Educação SP, SE, Brasil.
2008 - 2009
programa Intel Educar Curso Fundamentos Básicos. (Carga horária: 32h).
Secretaria da Educação SP, SE, Brasil.
2006 - 2006
Curso de introdução à Informática básica. (Carga horária: 40h).
Secretaria da Educação SP, SE, Brasil.
2004 - 2004
programa de filosofia com crianças e jovens. (Carga horária: 30h).
instituto de pesquisa em educação e cultura, IPEC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisor, Carga horária: 16


Escola Estadual Paulo Virgínio, EEPV, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica II, Carga horária: 18


Escola Estadual Bairro do Paraitinga, EEBP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica II, Carga horária: 6


EE PROFESSOR ANTONIO DA CRUZ PAYÃO, EE PAYÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 10


COLÉGIO PENTÁGONO, CP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 14



Projetos de extensão


2013 - 2015
O pluralismo metodológico e a interdisciplinaridade na construção do conhecimento científico do aluno do Ensino Fundamental e Médio
Descrição: O projeto tem por objetivo aplicar e avaliar atividades pedagógicas relativas aos conceitos de Energia para alunos do Ensino Fundamental e Médio a partir de uma concepção pluralista de ensino de ciências.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Idmaura Calderaro Martins Galvão - Coordenador / Isabel Cristina de Castro Monteiro - Integrante / Marisa Andreata Whitaker - Integrante / ânia Cristina Arantes Macedo de Azevedo - Integrante / Marco Aurélio Alvarenga Monteiro - Integrante / José Mauro de Souza - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2004
Certificado de Reconhecimento Acadêmico, Faculdade de Engenharia Campus de Guaratinguetá.
2000
Mençao Honrosa Especial, Sociedade Brasileira de Física.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GALVÃO, IDMAURA CALDERARO MARTINS2018 GALVÃO, IDMAURA CALDERARO MARTINS; SPAZZIANI, MARIA DE LOURDES ; MONTEIRO, ISABEL CRISTINA DE CASTRO . Argumentação de alunos da primeira série do Ensino Médio sobre o tema "Energia": discussões numa perspectiva de Educação Ambiental. Ciência e Educação (UNESP), v. 24, p. 979-991, 2018.

Capítulos de livros publicados
1.
GALVÃO, I. C. M.; MONTEIRO, M. A. A ; CAPRI, M. R. ; MONTEIRO, I. C. C. . ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E O DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO DOS ALUNOS. In: Rodrigo Diego de Souza; José André Peres Angotti. (Org.). Reflexões em Ensino de Ciências. 1ªed.Curitiba: Atena Editora, 2016, v. 1, p. 49-59.

2.
MONTEIRO, I. C. C. ; MONTEIRO, M. A. A ; Whitaker, M.A ; GALVÃO, I. C. M. ; OLIVEIRA, H. B. . O PLURALISMO METODOLÓGICO NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO INTERATIVO EM SALA DE AULA. In: Laurence Duarte Colvara/ José Brás Barreto de Oliveira. (Org.). O PLURALISMO METODOLÓGICO NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO INTERATIVO EM SALA DE AULA. 1ªed.São Paulo: Cultura Acadêmica: Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Graduação, 2015, v. 2, p. 171-193.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GALVÃO, I. C. M.; Monteiro, I.C.C . Interação Discursiva e Argumentação Científica no Ensino de Física. In: Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2018, Campos do Jordão. Os desafios da pesquisa em Ensino de Física frente às tensões contemporâneas, 2018.

2.
GALVÃO, I. C. M.; MONTEIRO, I. C. C. ; MONTEIRO, M. A. A . ARGUMENTAÇÃO CIENTIFÍCA E A TEORIA DE VIGOTSKI: DISCUSSÕES A PARTIR DO USO DO PLURALISMO METODOLÓGICO NAS AULAS DE FÍSICA. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2017, FLORIANÓPOLIS. XI ENPEC, 2017.

3.
GALVÃO, I. C. M.; Marco Aurélio Alvarenga ; MONTEIRO, I. C. C. . O Uso do pluralismo metodológico nas aulas de física e o desenvolvimento da argumentação dos alunos. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015, Uberlândia. Enfrentamentos do Ensino de Física na Sociedade Contemporânea: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física., 2015.

4.
GALVÃO, I. C. M.; MONTEIRO, I. C. C. ; Marco Aurélio Alvarenga ; CAPRI, M. R. . ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E O DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO DOS ALUNOS.. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Aguas de Lindoia. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.

5.
GASPAR, A. ; MONTEIRO, I. C. C. ; Marco Aurélio Alvarenga ; GALVÃO, I. C. M. . Uma proposta para explicar as estações do ano. In: Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, EPEF, 2006, Londrina. Uma proposta para explicar as estações do ano, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GALVÃO, I. C. M.; MONTEIRO, I. C. C. . USO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E DE JOGOS NO ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS. In: III SIMPÓSIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS, 2016, LORENA. III SEC, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, D. V. ; OLIVEIRA, A. F. ; GALVÃO, I. C. M. . O processo de ensino e aprendizagem de produtos notáveis por meio de uma atividade prática e o perfil conceitual dos alunos. In: I Simposio em Ensino de Ciências,, 2014, Lorena. I Simposio em Ensino de Ciências,, 2014.

2.
GALVÃO, I. C. M.; MONTEIRO, I. C. C. ; CAPRI, M. R. . PLURALISMO METODOLÓGICO E A ARGUMENTAÇÃO CIENTÍFICA DOS ALUNOS. In: I Simposio em Ensino de Ciências, 2014, Lorena. I Simposio em Ensino de Ciências, 2014.

3.
GASPAR, A. ; MONTEIRO, I. C. C. ; GALVÃO, I. C. M. ; WAKIM, P. L. ; VALENTIM, M. . Influência da Cultura Científica na Aprendizagem de conteúdos Específicos de Física. In: IV Jornada Do Núcleo de Ensino de Marília, 2005, Marília. iV Jornada Do Núcleo de Ensino de Marília Releitura de Marx para a Educação Atual, 2005.

4.
MONTEIRO, I. C. C. ; GALVÃO, I. C. M. ; WAKIM, P. L. ; GONCALVES, M. A. R. ; Tânia Cristina Arantes Macedo de Azevedo . Aprender para Preservar: a influência da conscientização científica na preservação do meio ambiente. In: IV Jornada Do Núcleo de Ensino de Marília, 2005, Marília. iV Jornada Do Núcleo de Ensino de Marília Releitura de Marx para a Educação Atual, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
GALVÃO, I. C. M.. Interação Discursiva e Argumentação dos alunos no Ensino de Física. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
GALVÃO, I. C. M.. Reflexões sobre Educação Atual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
GALVÃO, I. C. M.; MONTEIRO, I. C. C. ; CAPRI, M. R. . ARGUMENTAÇÃO CIENTÍFICA DOS ALUNOS DESENVOLVIDA POR MEIO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
GALVÃO, I. C. M.. De olho no Futuro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
GALVÃO, I. C. M.. De Olho No futuro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
GALVÃO, I. C. M.. De olho no Futuro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
GALVÃO, I. C. M.. De olho no Futuro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
GALVÃO, I. C. M.; MONTEIRO, I. C. C. ; WAKIM, P. L. . APRENDER PARA PRESERVAR: A INFLUÊNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO CIENTÍFICA NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MONTEIRO, I. C. C. ; GASPAR, A. ; VALENTIM, M. ; WAKIM, P. L. ; GALVÃO, I. C. M. . INFLUÊNCIA DA CULTURA CIENTÍFICA NA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DE FÍSICA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Seminário Internacional e 2º Estadual sobre Redução de riscos e desastres.Roda de Diálogo: Comunidades de Práticas na Escola. 2018. (Seminário).

2.
I SIMPÓSIO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO E PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL.-. 2018. (Simpósio).

3.
XVI Reunião Técnica- Programa de Pós- Graduação em Educação para a Ciência.Interação Discursiva e argumentação dos alunos no Ensino de Física. 2018. (Outra).

4.
2º simpósio de Ensino de Ciências. 2015. (Simpósio).

5.
2º SIMPÓSIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS.ARGUMENTAÇÃO CIENTÍFICA DOS ALUNOS DESENVOLVIDA POR MEIO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS. 2015. (Simpósio).

6.
3ª Semana de Ciência e Tecnologia -SCT da Escola de Engenharia de Lorena. 2014. (Simpósio).

7.
I SIMPÓSIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS.PLURALISMO METODOLÓGICO E A ARGUMENTAÇÃO CIENTÍFICA DOS ALUNOS. 2014. (Simpósio).

8.
I SIMPÓSIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS.O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE PRODUTOS NOTÁVEIS POR MEIO DE UMA ATIVIDADE PRÁTICA E O PERFIL CONCEITUAL DOS ALUNOS. 2014. (Simpósio).

9.
Iniciação à Docência Aplicada à Sustentabilidade.Ideias sustentáveis e consciência ecológica. 2013. (Oficina).

10.
VIII Fórum de Meio Ambiente.O eu ambiental: do indivíduo ao Social. 2007. (Outra).

11.
IV jornada do núcleo de ensino de Marília- Releitura de Marx para a Educação Atual.Aprender para preservar: a influência da conscientização científica na preservação do meio ambiente. 2005. (Outra).

12.
IV jornada do núcleo de ensino de Marília- Releitura de Marx para a Educação Atual.Influênica da cultura científica na aprendizagem de conteúdos específicosde Física. 2005. (Outra).

13.
Feira de Tecnologia, Cultura e Ciência.Tecnologia, Cultura e Ciência. 2003. (Outra).

14.
Olimpíada Brasileira de Física 2000. Menção Honrosa Especial. 2000. (Olimpíada).

15.
Primeira Fase da Olimpíada Brasileira de Física. Olimpiáda Brasileira de Física. 1999. (Olimpíada).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GALVÃO, I. C. M.. OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS. 2016. .

2.
GALVÃO, I. C. M.; FERRAZ, J. A. . OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS. 2016. .

3.
GALVÃO, I. C. M.. Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas. 2013. .

4.
GALVÃO, I. C. M.; Luis Cláudio de Oliveira Castilho . Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas-OBFEP. 2012. (Outro).

5.
GALVÃO, I. C. M.; Luis Cláudio de Oliveira Castilho . SALA AMBIENTE DE FÍSICA-PROJETO DESCENTRALIZADO. 2012. (Outro).

6.
GALVÃO, I. C. M.; Luis Cláudio de Oliveira Castilho . SALA AMBIENTE DE FÍSICA-PROJETO DESCENTRALIZADO. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
LAUDICÉIA REGINA DE CASTRO OLIVEIRA. LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO/ ENERGIA. Início: 2013. Orientação de outra natureza. Universidade de Taubaté. (Orientador).

2.
CRISTIAN EMANUEL DOS SANTOS. LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO/ ENERGIA. Início: 2013. Orientação de outra natureza. Universidade de Taubaté. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
THAIS APARECIDA FONSECA DE OLIVEIRA. LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO/ ENERGIA. Início: 2013. Orientação de outra natureza. Universidade de Taubaté. (Orientador).

4.
KEITH DOS SANTOS MARTINS. LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO/ ENERGIA. Início: 2013. Orientação de outra natureza. Universidade de Taubaté. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

5.
SUELEN CRISTINA DE MOURA. LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO/ ENERGIA. Início: 2013. Orientação de outra natureza. Universidade de Taubaté. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Geovani Leandro de Campos. Projetos Novos Talentos: Entendendo o efeito de memória de forma e suas aplicações. 2014. Orientação de outra natureza - Universidade de São Paulo. Orientador: Idmaura Calderaro Martins Galvão.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
GALVÃO, IDMAURA CALDERARO MARTINS2018 GALVÃO, IDMAURA CALDERARO MARTINS; SPAZZIANI, MARIA DE LOURDES ; MONTEIRO, ISABEL CRISTINA DE CASTRO . Argumentação de alunos da primeira série do Ensino Médio sobre o tema "Energia": discussões numa perspectiva de Educação Ambiental. Ciência e Educação (UNESP), v. 24, p. 979-991, 2018.


Livros e capítulos
1.
GALVÃO, I. C. M.; MONTEIRO, M. A. A ; CAPRI, M. R. ; MONTEIRO, I. C. C. . ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E O DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO DOS ALUNOS. In: Rodrigo Diego de Souza; José André Peres Angotti. (Org.). Reflexões em Ensino de Ciências. 1ªed.Curitiba: Atena Editora, 2016, v. 1, p. 49-59.


Apresentações de Trabalho
1.
GALVÃO, I. C. M.; MONTEIRO, I. C. C. ; WAKIM, P. L. . APRENDER PARA PRESERVAR: A INFLUÊNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO CIENTÍFICA NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MONTEIRO, I. C. C. ; GASPAR, A. ; VALENTIM, M. ; WAKIM, P. L. ; GALVÃO, I. C. M. . INFLUÊNCIA DA CULTURA CIENTÍFICA NA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DE FÍSICA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GALVÃO, I. C. M.. De olho no Futuro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
GALVÃO, I. C. M.. De Olho No futuro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
GALVÃO, I. C. M.. De olho no Futuro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
GALVÃO, I. C. M.. De olho no Futuro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
GALVÃO, I. C. M.; MONTEIRO, I. C. C. ; CAPRI, M. R. . ARGUMENTAÇÃO CIENTÍFICA DOS ALUNOS DESENVOLVIDA POR MEIO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
GALVÃO, I. C. M.. Reflexões sobre Educação Atual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GALVÃO, I. C. M.; Luis Cláudio de Oliveira Castilho . Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas-OBFEP. 2012. (Outro).

2.
GALVÃO, I. C. M.; Luis Cláudio de Oliveira Castilho . SALA AMBIENTE DE FÍSICA-PROJETO DESCENTRALIZADO. 2012. (Outro).

3.
GALVÃO, I. C. M.. OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS. 2016. .

4.
GALVÃO, I. C. M.; FERRAZ, J. A. . OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS. 2016. .

5.
GALVÃO, I. C. M.. Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas. 2013. .

6.
GALVÃO, I. C. M.; Luis Cláudio de Oliveira Castilho . SALA AMBIENTE DE FÍSICA-PROJETO DESCENTRALIZADO. 2011. (Outro).



Outras informações relevantes


NÚMERO DO ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5277-2024



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 10:06:23