Claudia Regina Minossi Rombaldi

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  • Última atualização do currículo em 14/03/2018


Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras Português Francês pela Universidade Federal de Pelotas (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2011). Atuou como Professora Substituta junto à Faculdade de Letras da UFPel e foi professora pela Secretaria Estadual de Educação nas séries finais do Ensino Fundamental. Em 2008, realizou estágio no exterior na Université de Paris Diderot. Desde 2009 é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL) - Câmpus Pelotas-Visconde da Graça (CaVG) no cargo de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, atuando na área de Comunicação e Expressão. Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, com ênfase em Língua Portuguesa e Língua Francesa. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Aquisição da Escrita e Francês como Língua Estrangeira. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Claudia Regina Minossi Rombaldi
Nome em citações bibliográficas
ROMBALDI, C. R. M.

Endereço


Endereço Profissional
IFSUL Campus Pelotas Visconde da Graça, IFSUL Campus Pelotas Visconde da Graça.
Av. Eng. Ildefonso Simões Lopes, 2791
Arco Íris
96060-290 - Pelotas, RS - Brasil
Telefone: (53) 32776700
URL da Homepage: http://www.ufpel.edu.br/cavg/


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
com período sanduíche em Université Paris Diderot (Orientador: Prof. Dr. Georges Boulakia).
Título: A GRAFIA DA NASALIDADE POR ALUNOS DE FLE: UMA DISCUSSÃO SOBRE A RELAÇÃO FONOLOGIA-ORTOGRAFIA, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Ana Ruth Moresco Miranda.
Palavras-chave: ensino de francês; nasalidade vocálica; francês como língua estrangeira; representação fonológica; grafias não-convencionais.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: Aquisição da Escrita.
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2008
Doutorado em Doutorado Sanduíche -.
Université Paris7 - Paris Diderot, UPD, França.
com período sanduíche em Université Paris7 - Paris Diderot (Orientador: Georges Boulakia).
Título: A Grafia da nasalidade por alunos de FLE: uma discussão sobre a relação fonologia-ortografia, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Ana Ruth Moresco Miranda.
Palavras-chave: francês como língua estrangeira; grafias não-convencionais; nasalidade vocálica; representação fonológica.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2003
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: Estratégias utilizadas por falantes nativos de português brasileiro na aquisição da escrita ortográfica do francês,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Magda Floriana Damiani e Ana Ruth Moresco Miranda.
1991 - 1992
Especialização em Diplôme Universitaire Certificat Pratique de Langu.
Université de Toulouse Le Mirail, UTM, França.
1990 - 1991
Especialização em Diplôme Univ. Certificat Pratique de Langues.
Université de Toulouse Le Mirail, UTM, França.
1995 - 1999
Graduação em Licenciatura Plena Em Letras Português Francês.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
1984 - 1987
Ensino Médio (2º grau).
Escola Cenecista de Primeiro e Segundo Graus, CNEC, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2008
Estágio durante a tese de doutorado.. (Carga horária: 1000h).
Université Paris Diderot, PARIS 7, França.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, IFSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro Suplente da Câmara de Pesquisa


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, IFSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuação como bolsista da Rede e-Tec Brasil


IFSUL Campus Pelotas Visconde da Graça, CAVG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Ensino Básico Técnico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2015 - Atual
Ensino, Ciências e Tecnologias na Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Educação
10/2009 - Atual
Ensino, Viticultura e Enologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Francês - Língua Estrangeira
10/2009 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
04/2013 - 02/2015
Direção e administração, IFSUL Campus Pelotas Visconde da Graça, .

Cargo ou função
Chefia de Gabinete da Direção.

Secretaria Estadual de Educação, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professora concursada. Professora de Língua Portuguesa.

Atividades

05/2003 - 09/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
05/2003 - 09/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2005
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Contrato como professora substituta, ministrando disciplinas de Língua Francesa, Literatura Francesa, Lingüística Aplicada ao Ensino de Francês. Orientação de estágios, realização de traduções e versões.

Atividades

4/1999 - 4/2005
Serviços técnicos especializados , Instituto de Letras e Artes, Departamento de Letras.

Serviço realizado
Traduções português/francês e francês/português.
4/1999 - 4/2001
Ensino, Licenciatura Plena Em Letras Português Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lietaruta Francesa I
Lietaruta Francesa II
Lietaruta Francesa III
Língua Francesa I
Língua Francesa II
Língua Francesa III
Língua Francesa IV
Língua Francesa VII
04/1998 - 04/1999
Extensão universitária , UFPEL-Faculdade de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Curso básico de língua francesa - Núcleo de extensão e divulgação do Instituto de Letras e Artes da UFPel.

Centro Cultural, CCA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2003
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5

Atividades

2/1999 - 3/2003
Serviços técnicos especializados , Centro Cultural, .

Serviço realizado
Professor de Francês.

Escola Cenecista de Primeiro e Segundo Graus Ângela Antonello, CNC, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1987
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professor de ensino de primeiro grau: primeira à quarta série.



Projetos de pesquisa


2015 - 2016
Ortografia no Ensino Médio
Descrição: Este projeto está associado a projetos já concluídos e a projetos em execução subsidiados pela Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (PROPESP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) que vêm sendo desenvolvidos no Câmpus Pelotas-Visconde da Graça (CaVG) pelo Grupo de Pesquisa em Aquisição da Escrita (GPAE), mais especificamente, no que concerne à aquisição da escrita convencional no Ensino Médio. Os estudos referidos têm oportunizado três linhas de pesquisa, a saber: i) uma que busca compreender os erros de escrita oriundos do sistema ortográfico em si, tais como os erros contextuais e arbitrários; ii) outra que busca compreender possíveis interfaces entre percepção e produção, ou seja, os erros gráficos motivados pelo sistema fonético, fonológico e prosódico do sistema do Português Brasileiro (PB); e iii) a última que busca, através do estudo de erros, rasuras e refrações desvelar as hipóteses levantadas pelos escreventes quando instados a produzir textos. O projeto por ora apresentado tem por objetivo geral, descrever e analisar erros ortográficos produzidos pelo Ensino Médio sob três abordagens: i) descrição e análise de erros contextuais e arbitrários; ii) compreensão de possíveis interfaces entre percepção e produção; e iii) estudo de rasuras e refrações. As descrições e análises dos erros gráficos trarão subsídios à elaboração de Boletins Técnicos que serão disponibilizados a professores da área de Linguagens e afins. Espera-se que os Boletins Técnicos poderão auxiliar os professores da área em questão, a (melhor) conduzir suas atividades em sala de aula de ortografia e, assim, ter suporte para proporcionar aos discentes a prática da reflexão sobre suas produções textuais. Esse tipo de dinâmica poderá amenizar o aspecto reducionista do ensino da ortografia no Ensino Médio, à memorização de regras pelo aluno e à atribuição de certo ou errado pelo professor, fato que parece descartar toda e qualquer atividade reflexiva a respeito do funcionamento do sistema ortográfico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Ortografia em aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio
Descrição: Este projeto está associado a projetos já concluídos e a projetos em execução subsidiados pela Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (PROPESP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) que vêm sendo desenvolvidos no Câmpus Pelotas-Visconde da Graça (CaVG) pelo Grupo de Pesquisa em Aquisição da Escrita (GPAE), mais especificamente, no que concerne à aquisição da escrita convencional no Ensino Médio. Os estudos referidos têm oportunizado três linhas de pesquisa, a saber: i) uma que busca compreender os erros de escrita oriundos do sistema ortográfico em si, tais como os erros contextuais e arbitrários; ii) outra que busca compreender possíveis interfaces entre percepção e produção, ou seja, os erros gráficos motivados pelo sistema fonético, fonológico e prosódico do sistema do Português Brasileiro (PB); e iii) a última que busca, através do estudo de erros, rasuras e refrações desvelar as hipóteses levantadas pelos escreventes quando instados a produzir textos. O projeto por ora apresentado tem por objetivo geral, descrever e analisar erros ortográficos produzidos pelo Ensino Médio sob três abordagens: i) descrição e análise de erros contextuais e arbitrários; ii) compreensão de possíveis interfaces entre percepção e produção; e iii) estudo de rasuras e refrações. As descrições e análises dos erros gráficos trarão subsídios à elaboração de Boletins Técnicos que serão disponibilizados a professores da área de Linguagens e afins. Espera-se que os Boletins Técnicos poderão auxiliar os professores da área em questão, a (melhor) conduzir suas atividades em sala de aula de ortografia e, assim, ter suporte para proporcionar aos discentes a prática da reflexão sobre suas produções textuais. Esse tipo de dinâmica poderá amenizar o aspecto reducionista do ensino da ortografia no Ensino Médio, à memorização de regras pelo aluno e à atribuição de certo ou errado pelo professor, fato que parece descartar toda e qualquer atividade reflexiva a respeito do funcionamento do sistema ortográfico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2013
Erros ortográficos e Ensino Médio: descortinando correspondências
Descrição: O presente projeto de pesquisa se insere no projeto já concluído e financiado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFSul ? ?Relação entre conhecimento linguístico de alunos do Ensino Médio e grafias não-convencionais extraídas de textos narrativos e dissertativos?, contemplado pelo Edital PROPESP 05/2011, e nos projetos em execução, também financiados pela Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFSul, ?Relação entre conhecimento linguístico e grafias não-convencionais em textos narrativos e dissertativos produzidos no Ensino Médio (Técnico e Integrado)? ? Edital PROPESP 01/2012 e ?Uma proposta inovadora no Ensino Médio: correlações entre estratégias metacognitivas, estratégias de leitura e apropriação das convenções ortográficas?, Edital PROPESP 03/2012. Os projetos em andamento têm como principal objetivo descrever e analisar erros ortográficos em textos produzidos pelo Ensino Médio, buscando desvelar as hipóteses levantadas pelos alunos quando instados a escrever. O presente projeto tem por objetivo geral, além de continuar a descrever e a analisar os dados linguísticos (erros ortográficos) já obtidos através da execução dos projetos mencionados, definir as variáveis linguísticas e extra-linguísticas intervenientes nos erros ortográficos dos alunos. Finalmente, é importante salientar que as descrições e as análises dos erros ortográficos poderão contribuir para com a compreensão do modo como a ortografia é construída no Ensino Médio podendo, dessa forma, auxiliar o professor de Língua Materna a (melhor) monitorar suas atividades docentes e, assim, ter subsídios para proporcionar aos discentes a prática da reflexão sobre suas produções textuais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
Relação entre conhecimento linguístico de alunos do Ensino Médio e grafias não-convencionais extraídas de textos narrativos e dissertativos
Descrição: O objetivo geral deste projeto é o de criar um banco de textos narrativos e dissertativos produzidos por alunos do Ensino Médio. Tais textos servirão de base para as descrições e para as análises das grafias não-convencionais (erros ortográficos). As descrições e as análises das grafias não-convencionais poderão contribuir para com a compreensão satisfatória do modo como as representações ortográficas são construídas pelos alunos podendo, dessa forma, auxiliar o professor de Língua Materna a (melhor) monitorar sua prática e, assim, ter subsídios para proporcionar aos alunos a prática da reflexão sobre suas produções gráficas. O projeto tem, ainda, os objetivos de: 1.Disponibilizar os textos do banco para pesquisadores da área da linguagem ou afins e 2.Contribuir para com o aprimoramento do Ensino da Língua Portuguesa enquanto Língua Materna. Os Procedimentos Metodológicos respeitarão as seguintes etapas: 1.Coletas trimestrais de textos narrativos e dissertativos por professores da área de Comunicação e Expressão do IFSUL ? (CAVG); 2. Arquivamento, catalogação, digitalização e digitação dos textos. 3. Descrição e análise dos dados gráficos não-convencionais de acordo com as teorias que dão base aos estudos Fonológicos e Ortográficos. banco de textos; textos narrativos e dissertativos; Ensino Médio Técnico e Tecnológico.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Claudia Regina Minossi Rombaldi - Coordenador / Ana Ruth Moresco Miranda - Integrante / Ana Paula Cunha - Integrante / Cristiane Silveira dos Santos - Integrante / Andrea Ualt da Fonseca - Integrante / Denise Pérez Lacerda - Integrante / Deise Bastos - Integrante / Dâni Moreira - Integrante / Marchiori Quevedo - Integrante / Luiza Domingues da Fonseca - Integrante / Lara dos Santos Azevedo - Integrante / Chanes Moreira da Silva - Integrante.
2012 - 2013
Relação entre conhecimento linguístico e grafias não-convencionais em textos narrativos e dissertativos produzidos no Ensino Médio (Técnico e Integrado)
Descrição: O presente projeto de pesquisa se insere no projeto em execução financiado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFSul ? ?Relação entre conhecimento linguístico de alunos do Ensino Médio e grafias não convencionais extraídas de textos narrativos e dissertativos?, contemplado pelo Edital PROPESP 05/2011. O projeto em andamento (PROPESP 05/2011) tem como principal objetivo descrever e analisar dados gráficos não convencionais (erros ortográficos) em textos componentes de um Banco de Textos narrativos e dissertativos produzidos por alunos do Ensino Médio (Técnico e Integrado), com a finalidade de pesquisar, por meio das grafias não convencionais, questões concernentes aos sistemas ortográfico e fonológico do Português do Brasil (PB). O projeto por ora em execução relativo ao edital PROPESP 01/2012 tem por objetivo geral, além de continuar a descrever e a analisar os dados linguísticos (grafias não convencionais), já obtidos através da execução do PROPESP 05/2011, compilá-los no software VARBRUL. A escolha de um programa estatístico como o VARBRUL para a análise dos dados linguísticos tem sua principal justificativa na eficácia do VARBRUL para análises de dados em grande quantidade, realidade dos dados linguísticos componentes do Banco de Textos. Finalmente, é importante salientar que as descrições e as análises das grafias não convencionais poderão contribuir para com a compreensão do modo como as representações ortográficas são construídas pelos alunos podendo, dessa forma, auxiliar o professor de Língua Materna a (melhor) monitorar suas atividades docentes e, assim, ter subsídios para proporcionar aos discentes a prática da reflexão sobre suas produções textuais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Claudia Regina Minossi Rombaldi - Coordenador / Ana Ruth Moresco Miranda - Integrante / Ana Paula Cunha - Integrante / Andrea Ualt da Fonseca - Integrante / Cristiane Silveira dos Santos - Integrante / Daiani Garcia - Integrante / Deise Bastos - Integrante / Denise Peres Lacerda - Integrante / Luiza Domingues da Fonseca - Integrante / Sofia Brand Scheibler - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - Outra.
2012 - 2013
Uma proposta inovadora no Ensino Médio: correlações entre estratégias metacognitivas, estratégias de leitura e apropriação das convenções ortográficas
Descrição: O projeto busca contribuir para com os avanços das discussões tanto teóricas quanto práticas acerca do Ensino e da Aprendizagem da ortografia do Português Brasileiro como Língua Materna no Ensino Médio. Para atingir essa meta, propõem-se estudar os erros ortográficos produzidos no Ensino Médio, criando-se um grupo de controle, que instará os alunos a utilizarem estratégias metacognitivas. As produções textuais do grupo de controle serão comparadas àquelas produzidas sem instrução para desenvolver estratégias metacognitivas. Tal comparação permitirá verificar se há diferença na produção ortográfica entre os dois grupos de estudo. Fato que possibilitará observar se a explicitação pode provocar mudanças na qualidade da escrita ortográfica, além de dar subsídios à elaboração de material didático-pedagógico voltado ao Ensino da ortografia em sala de aula de Língua Portuguesa como Língua Materna..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
Relações entre o conhecimento fonológico infantil e a escrita inicial
Descrição: Projeto Registrado no COCEPE da UFPEL sob o número Código: 8.01.05.002. (http://prppg.ufpel.edu.br/projetos/ver.php/proj_id=2590) Objetivos gerais ?Descrever o processo de aquisição da escrita de crianças da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. ?Verificar os processos individuais e as tendências gerais encontrados durante o período de aquisição e desenvolvimento da escrita. ?Comparar aspectos da aquisição da língua oral com dados da escrita inicial. ?Contribuir, através da ampliação do Banco de Textos de Aquisição da Escrita e da criação de um Banco de Dados de Linguagem Oral, para o desenvolvimento de estudos da relação da escrita infantil com a linguagem oral. ?Oferecer subsídios para o aprimoramento do Ensino da Língua Materna Objetivos específicos ?Descrever a grafia das sílabas complexas em dados tanto de escrita de crianças que freqüentam escolas públicas de educação infantil como daquelas que freqüentam os anos iniciais. ?Verificar as relações entre as hipóteses formuladas pelas crianças sobre o sistema de escrita e os dados de aquisição fonológica relativos às estruturas silábicas complexas. ?Traçar paralelos entre os dados de escrita das sílabas complexas e os dados de aquisição da fonologia. ?Descrever e analisar dados de segmentação não convencional nos textos da escrita inicial. ?Estabelecer relações entre os processos de segmentação da escrita e os constituintes prosódicos da hierarquia proposta por Nespor e Vogel (1986). ?Procurar, nos dados estudados, evidências que possam contribuir para com a discussão de fenômenos relevantes para a fonologia e/ou morfologia, tais como o status fonológico das consoantes nasais pós-vocálicas, dos ditongos e de fenômenos relativos ao sistema vocálico átono..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Claudia Regina Minossi Rombaldi - Integrante / Ana Ruth Moresco Miranda - Coordenador / Marco antônio Adamolli - Integrante / Ana Paula Cunha - Integrante / Luisa Grassi - Integrante / Taiçara Duarte - Integrante / Carolina Monteiro - Integrante.
2001 - 2009
Aquisição da escrita: ortografia
Descrição: O Projeto 'Aquisição e desenvolvimento da escrita: ortografia e acentuação' tem o objetivo de investigar o processo de aquisição e desenvolvimento da escrita, mais especificamente da ortografia, através do exame de textos produzidos por alunos das primeiras séries do ensino fundamental de duas escolas, uma pública e uma privada, da cidade de Pelotas. A partir da análise dos dados, pretende-se saber um pouco mais sobre os processos individuais e as tendências gerais que se manifestam durante o período de aquisição do registro escrito. O Projeto redundará na criação de um Banco de Textos de Escrita espontânea, o que propiciará estudos diversos de outros aspectos da linguagem tais como a morfologia, a sintaxe e o discurso....
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Claudia Regina Minossi Rombaldi - Integrante / Ana Ruth Moresco Miranda - Coordenador / Marco antônio Adamolli - Integrante / Ana Paula Cunha - Integrante / Luisa Grassi - Integrante / Taiçara Duarte - Integrante / Pâmela Renata Machado Araújo - Integrante / Carolina Reis Monteiro - Integrante / Cinara Miranda Lima - Integrante / Shimene de Moraes Teixeira - Integrante / Natália Devantier de Oliveira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Os múltiplos vieses da Língua Francesa como instrumento na apropriação técnico-científica em Viticultura e Enologia
Descrição: Aquisição de conhecimentos em Francês como Língua Estrangeira (FLE), atinentes à cultura da uva e do vinho, a acadêmicos e a profissionais da área vitivinícola e enológica da mesorregião sul do Rio Grande do Sul.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2017 - 2017
francês Básico I
Descrição: Francês Língua Estrangeira (FLE), em nível básico, baseado nas quatro habilidades linguísticas ? compreensão e produção oral e escrita..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2017 - 2017
Os múltiplos vieses da Língua Francesa como instrumento na apropriação técnico-científica em Viticultura e Enologia
Descrição: O projeto visa à aquisição de conhecimentos em Francês como Língua Estrangeira (FLE), atinentes à cultura da uva e do vinho, a acadêmicos e profissionais da área vitivinícola e enológica da mesorregião sul do Rio Grande do Sul. A relação entre FLE e vitivinicultura justifica-se: 1) pela contribuição que trará aos profissionais da área para compreenderem o vocabulário técnico em francês; 2) pelo fomento ao intercâmbio técnico-científico dos vitivinicultores da região e de países francófonos; e 3) por se constituir em elemento facilitador para estágios de vivência no exterior..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Os múltiplos vieses da Língua Francesa como instrumento na apropriação técnico-científica em Viticultura e Enologia III
Descrição: O projeto visa à aquisição de conhecimentos em Francês como Língua Estrangeira (FLE), atinentes à cultura da uva e do vinho, a acadêmicos e profissionais da área vitivinícola e enológica da mesorregião sul do Rio Grande do Sul. A relação entre FLE e vitivinicultura justifica-se: 1) pela contribuição que trará aos profissionais da área para compreenderem o vocabulário técnico em francês; 2) pelo fomento ao intercâmbio técnico-científico dos vitivinicultores da região e de países francófonos; e 3) por se constituir em elemento facilitador para estágios de vivência no exterior..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
Os múltiplos vieses da Língua Francesa como instrumento na apropriação técnico-científica em Viticultura e Enologia III
Descrição: O projeto visa à aquisição de conhecimentos em Francês como Língua Estrangeira (FLE), atinentes à cultura da uva e do vinho, a acadêmicos e profissionais da área vitivinícola e enológica da mesorregião sul do Rio Grande do Sul. A relação entre FLE e vitivinicultura justifica-se: 1) pela contribuição que trará aos profissionais da área para compreenderem o vocabulário técnico em francês; 2) pelo fomento ao intercâmbio técnico-científico dos vitivinicultores da região e de países francófonos; e 3) por se constituir em elemento facilitador para estágios de vivência no exterior..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Quem lê um conto costura um ponto ? uma proposta dialógica entre disciplinas técnicas e propedêuticas do Curso Técnico em Vestuário
Descrição: O presente projeto busca a articulação entre conteúdos específicos e técnicos do Curso Técnico em Vestuário e os saberes de disciplinas (Língua Portuguesa, Língua Espanhola e suas respectivas literaturas) no Ensino Médio. O trabalho com a leitura de contos pode fornecer um apoio investigativo e criativo aos educadores e aos educandos, favorecendo espaços sublimados pelas disciplinas, promovendo a formação de leitores, a valorização dos saberes individuais e oportunizando um universo vasto e lúdico de mútua aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Os múltiplos vieses da Língua Francesa como instrumento na apropriação técnico-científica em Viticultura e Enologia II
Descrição: O escopo deste Curso de Extensão é possibilitar a aquisição de conhecimentos básicos em FLE atinentes à cultura vitivinícola, para alunos do Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia do IFsul ? Câmpus Pelotas Visconde da Graça (CaVG) e viticultores, vinicultores, enólogos, sommeliers, atuantes na temática e preferencialmente, na Meso-Região Sul do Rio Grande do Sul (RS). A relação entre FLE e Vitivinicultura justifica-se: 1) pela importância de os profissionais da área compreenderem o vocabulário técnico em francês; 2) pelo fomento ao intercâmbio técnico-científico dos vitivinicultores da região e da França, dada a importância da França como produtora de conhecimento na área de Viticultura e Enologia; e 3) pela possibilidade, aos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia do IFsul ? Câmpus Pelotas Visconde da Graça (CaVG), de estágio no exterior, em especial, em países francófonos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Claudia Regina Minossi Rombaldi - Coordenador / Ana Maria da Silva Cavalheiro - Integrante.
2012 - 2012
Os múltiplos vieses da Língua Francesa como instrumento na apropriação técnico-científica em Viticultura e Enologia
Descrição: O escopo deste projeto de extensão é possibilitar a aquisição de conhecimentos em Francês como Língua Estrangeira (FLE) atinentes à cultura vitivinícola, para alunos do Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia do IFsul ? Câmpus Pelotas Visconde da Graça (CaVG) e para vitivinicultores da região. A relação entre FLE e Vitivinicultura justifica-se: 1) pela contribuição que trará aos profissionais da área para compreenderem o vocabulário técnico em francês; 2) pelo fomento ao intercâmbio técnico-científico dos vitivinicultores da região e de países francófonos; e 3) por se constituir em elemento facilitador, aos alunos do Curso, para estágios de vivência no exterior..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Claudia Regina Minossi Rombaldi - Coordenador / Ana Maria da Silva Cavalheiro - Integrante / Valdecir Carlos Ferri - Integrante / Marcos Gabbardo - Integrante / Celito Guerra - Integrante / Daniel Carvalho de Veleda - Integrante / Taiana Madeira Soares - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal Sul-rio-grandense - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Língua Francesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Ensino Profissionalizante.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Aquisição da Escrita.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
O Diretor-Geral do Câmpus Visconde da Graça e sua equipe agradecem a Profª. Claudia Regina Minossi Rombaldi pela dedicação e valiosa contribuição., Diretor-geral do Câmpus Pelotas-Visconde da Graça - Prof. Álvaro Nebel e equipe.
2013
Trabalho destaque na modalidade Apresentação Oral - II Mostra de Extensão IFSul, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.
2004
Professora homenageada da turma de formandos(as) em Letras - Português/Francês, Associação de Formandos/UFPel.
2003
Professora homenageada da turma de formandos(as) em Letras - Português/Francês, Associação de formandos(as)/UFPel.
2002
Professora homenageada da turma de formandos(as) em Letras - Português/Francês, Associação de Formandos(as)/UFPel.
2000
Professora Homenageada Formandos Letras 2000, Associação de Formandos(as)/UFPel.
1999
Primeiro Lugar Turma de Formandos Curso de Letras - UFPEL, média final 9,0(nove), UFPEL.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ROMBALDI, C. R. M.2012 ROMBALDI, C. R. M.; MIRANDA, A. R. M. ; Damiani, M. F. . A PRESENÇA DA FONOLOGIA NA GRAFIA DAS VOGAIS ARREDONDADAS DO FRANCÊS POR BRASILEIROS. Letras & Letras (Online), v. 28, p. p.325-345, 2012.

2.
ROMBALDI, C. R. M.2004ROMBALDI, C. R. M.. Estratégias utilizadas por falantes nativos de português brasileiro na aquisição da ortografia de vogais do francês. Caderno de Letras, Pelotas, v. 1, n.10, p. 74-87, 2004.

Capítulos de livros publicados
1.
ROMBALDI, C. R. M.; ROMBALDI, C. R. M. . A grafia de vogais em contexto de nasalização em Francês como Língua Estrangeira (FLE). In: Ana Ruth Moresco Miranda; Ana Paula Nobre da Cunha; Gabriele Donicht. (Org.). Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita. 1ed.Pelotas: UFPel, 2017, v. 1, p. 201-226.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ROMBALDI, C. R. M.; MIRANDA, A. R. M. . A aquisição da ortografia por crianças brasileiras e francesas e por aprendizes de FLE falantes nativos de PB e sua realização com propostas acerca da representação fonológica para a nasalidade vocálica. In: VIII Seminário de Pesquisa Qualitativa: fazendo metodologia, 2009, Pelotas. Anais do VIII Seminário de Pesquisa Qualitativa: fazendo metodologia, 2009.

2.
ROMBALDI, C. R. M.; MIRANDA, A. R. M. . O QUE REVELAM OS ERROS ORTOGRÁFICOS DE CRIANÇAS FRANCESAS E BRASILEIRAS E DE ADULTOS BRASILEIROS APRENDIZES DE FLE SOBRE A NASALIDADE DAS VOGAIS. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-Graduação e I Mostra Científica da Universidade federal de Pelotas (UFPEL), 2009, Pelotas. O QUE REVELAM OS ERROS ORTOGRÁFICOS DE CRIANÇAS FRANCESAS E BRASILEIRAS E DE ADULTOS BRASILEIROS APRENDIZES DE FLE SOBRE A NASALIDADE DAS VOGAIS, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROMBALDI, C. R. M.; GARCIA, D. . Um estudo sobre os erros ortográficos no ensino médio. In: VII SENALE, 2012, Pelotas. VII SENALE, 2012.

2.
ROMBALDI, C. R. M.; MIRANDA, A. R. M. . A nasalidade em vogais: indícios da representação fonológica em dados gráficos de LM e LE. In: Seminário Internacional de aquisição da linguagem SIAL, 2011, Porto Alegre. Seminário Internacional de aquisição da linguagem SIAL, 2011.

3.
ROMBALDI, C. R. M.; MIRANDA, A. R. M. . A grafia da nasalidade vocálica nos dados de crianças brasileiras e francesas e de adultos brasileiros aprendizes de FLE. In: VI Senale, 2010, Pelotas. VI Senale. Pelotas: Nativu Design, 2010. v. 1. p. .-..

4.
ROMBALDI, C. R. M.; MIRANDA, A. R. M. . Os dados ortográficos e as propostas acerca da representação fonológica da nasalidade do português brasileiro e do francês standard. In: 57º Seminário do GEL - 40 anos de história da Linguística Brasileira, 2009, Ribeirão Preto - SP. 57º Seminário do GEL - 40 anos de história da Linguística Brasileira, 2009.

5.
ROMBALDI, C. R. M.; MIRANDA, A. R. M. . A aquisição da ortografia por crianças brasileiras e francesas e sua relação com propostas acerca da representação fonológica para a nasalidade vocálica. In: II SAF Seminário de Aquisição Fonológica, 2009, Santa Maria. II SAF Seminário de Aquisição Fonológica. Santa Maria: Gráfica e Editora Pallotti, 2009.

6.
ROMBALDI, C. R. M.; MIRANDA, A. R. M. . Uma reflexão sobre a aprendizagem da ortografia das vogais arredondadas do francês. In: V Senale, 2007, Pelotas. V Senale. Pelotas: Educat, 2007. v. 1. p. 92-92.

7.
ROMBALDI, C. R. M.; MIRANDA, A. R. M. . Interface fonologia e ortografia na aquisição de vogais arredondadas do francês por falantes nativos de português brasileiro. In: ISAPL, 2007, Porto Alegre. ISAPL. Porto Alegre: Edipucrs, 2007. v. 1. p. 218-218.

8.
ROMBALDI, C. R. M.; LOPES, N M . O processo de aquisição ortográfica das vogais nasais do francês como LE por falantes nativos de português brasileiro. In: III Seminário Internacional de Fonologia, 2007, Porto Alegre. III Seminário Internacional de fonologia. Porto Alegre: PUC-RS, 2007. v. 1. p. 28.

9.
ROMBALDI, C. R. M.. A aquisição ortográfica das vogais arredondadas do sistema lingüístico francês por falantes nativos de português brasileiro. In: IV FILE, 2006, Pelotas. FILE IV. Pelotas: UFPEL_UCPEL, 2006. v. 1. p. 58-..

10.
ROMBALDI, C. R. M.. Vogais arredondadas do francês: procedimentos ortográficos por falantes nativos de português brasileiro. In: FILE II, 2004, Pelotas. FILE. Pelotas: UCPel, 2004. v. 1. p. 62.

11.
ROMBALDI, C. R. M.; MIRANDA, A. R. M. ; Damiani, M. F. . Stratégies mises en place par des apprenants brésiliens lors de l´acquisition de l´orthographe du français. In: Quatorzième congrés brésilien des professeurs de français, 2003, Belém. Quatorzième congrés brésilien des professeurs de français, 2003. v. 1.

12.
ROMBALDI, C. R. M.; MIRANDA, A. R. M. ; Damiani, M. F. . As vogais arredondadas do francês e sua aquisição ortográfica e fonológica por falantes nativos de português. In: Encontro Nacional Sobre Aquisição da Linguagem, 2003, Porto Alegre. ENAL. Porto Alegre-RS: PUC, 2003. v. 1. p. 66-66.

13.
ROMBALDI, C. R. M.; MIRANDA, A. R. M. ; Damiani, M. F. . Estratégias utilizadas por falantes nativos de português brasileiro na aquisição da ortografia de vogais do francês. In: CIC-UFPEL, 2003, Pelotas. CIC. Pelotas: EDIPEL, 2003. v. 1. p. .-..

14.
ROMBALDI, C. R. M.; MIRANDA, A. R. M. ; Damiani, M. F. . Estratégias utilizadas por falantes nativos de português na aquisição escrita ortográfica do francês. In: Congresso de Iniciação Científica e de Pós-Graduação da UFPel, 2002, Pelotas. Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: EDIPEL, 2002. v. 1. p. 57-57.

Apresentações de Trabalho
1.
ROMBALDI, C. R. M.; ROMBALDI, C. R. M. . A escrita inicial e a representação da nasalidade no português brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ROMBALDI, C. R. M.. A Escrita Inicial e a representação da nasalidade no Português Brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
ROMBALDI, C. R. M.. Français Prêt à Porter. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
ROMBALDI, C. R. M.; CAVALHEIRO, A. M. S. . Le français langue étrangère dans l'appropriation technico-scientifique en viticulture et oenologie. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ROMBALDI, C. R. M.; Cunha, A. P. . Um estudo sobre as grafias não convencionais no Ensino Médio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ROMBALDI, C. R. M.; GARCIA, D. . Um estudo sobre os erros ortográficos no Ensino Médio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ROMBALDI, C. R. M.; GARCIA, D. . Um estudo sobre os erros ortográficos no Ensino Médio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ROMBALDI, C. R. M.; Cunha, A. P. . A aquisição da escrita em textos de crianças de séries iniciais, no português e no francês, e sua relação com a fonologia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
ROMBALDI, C. R. M.; GARCIA, D. . Um estudo sobre as grafias não convencionais no Ensino Médio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ROMBALDI, C. R. M.. A Grafia de Vogais em FLE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
ROMBALDI, C. R. M.; MIRANDA, A. R. M. . A nasalidade em vogais: indícios da representação fonológica em dados gráficos de LM e LE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ROMBALDI, C. R. M.. La nasalité des voyelles: la répresentation ortographique par des brésiliens apprenants de FLE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
ROMBALDI, C. R. M.. A grafia de vogais em FLE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ROMBALDI, C. R. M.; MIRANDA, A. R. M. . A nasalidade em vogais: indícios da representação fonológica em dados gráficos de LM e LE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ROMBALDI, C. R. M.. La nasalité des voyelles: la répresentation orthografique par des brésiliens apprenants de FLE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ROMBALDI, C. R. M.. A grafia de vogais em FLE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ROMBALDI, C. R. M.; MIRANDA, A. R. M. . O dado de escrita e a percepção da nasalidade vocálica por adultos brasileiros aprendizes de Francês Língua Estrangeira (FLE). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ROMBALDI, C. R. M.; MIRANDA, A. R. M. . Uma reflexão sobre a aprendizagem da ortografia de vogais arredondadas do francês. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ROMBALDI, C. R. M.; MIRANDA, A. R. M. . Interface fonologia e ortografia na aquisição de vogais arredondadas do francês por falantes nativos de português brasileiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ROMBALDI, C. R. M.; LOPES, N M . O processo de aquisição ortográfica das vogais nasais do francês como LE por falantes nativos de português brasileiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
ROMBALDI, C. R. M.. Stratégies mises en place par des apprenants brésiliens lors de l´acquisition des voyelles arrondies du français. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
ROMBALDI, C. R. M.. Aquisição do sistema ortográfico das vogais arredondadas do Francês por falantes nativos de Português Brasileiro. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
ROMBALDI, C. R. M.. Estratégias utilizadas por falantes nativos de português brasileiro na aquisição da ortografia de vogais do francês. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
ROMBALDI, C. R. M.; MIRANDA, A. R. M. ; Damiani, M. F. . As vogais arredondadas do francês e sua aquisição ortográfica e fonológica por falantes nativos de português. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ROMBALDI, C. R. M.. Monitoria. 1997.

Trabalhos técnicos
1.
ROMBALDI, C. R. M.. Correção de redações do PAVE - UFPel. 2013.

2.
ROMBALDI, C. R. M.. Correção linguística de relatórios de estágios do Instituto Federal sul-rio-grandense Campus CaVG. 2012.

3.
ROMBALDI, C. R. M.. correção de redações do processo seletivo do Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus CaVG. 2012.

4.
ROMBALDI, C. R. M.. correções de redação do PAVE - UFPel. 2011.

5.
ROMBALDI, C. R. M.. Correção de redações do processo seletivo do Instituto Federal sul-rio-grandense Campus Cavg. 2011.

6.
ROMBALDI, C. R. M.. Correção linguística de relatórios de estágio do Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus CaVG. 2011.

7.
ROMBALDI, C. R. M.. Correção de redações do PAVE - UFPel. 2010.

8.
ROMBALDI, C. R. M.. Elaboração de prova le língua francesa para o processo seletivo vestibular de verão da UFPel 2007. 2007.

9.
ROMBALDI, C. R. M.. Elaboração de prova le língua francesa para o processo seletivo vestibular de verão da Unipampa 2007. 2007.

10.
ROMBALDI, C. R. M.. Elaboração de prova de língua francesa para o processo seletivo vestibular de inverno da Unipampa 2006. 2006.

11.
ROMBALDI, C. R. M.. Elaboração de prova de língua francesa para o processo seletivo vetibular de inverno da UFPEL 2005. 2006.

12.
ROMBALDI, C. R. M.. Elaboração da prova de língua francesa para o processo seletivo vestibular de verão da UFPel 2006. 2006.

13.
ROMBALDI, C. R. M.. Elaboração de prova de língua francesa para o processo seletivo vetibular da UFPEL 2005. 2005.

14.
ROMBALDI, C. R. M.. Elaboração de prova de língua francesa para o processo seletivo vetibular de inverno da UFPEL 2005. 2005.

15.
ROMBALDI, C. R. M.. Elaboração das provas de língua francesa para o PAVE 2005. 2005.

16.
ROMBALDI, C. R. M.. Banco multidisciplinar de textos. 1997.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ROMBALDI, C. R. M.; Cunha, A. P. ; ALCANTARA, C. C. . A aquisição da escrita em textos de crianças de séries iniciais, no português e no francês, e sua relação com a fonologia. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
ROMBALDI, C. R. M.. Curso Básico de Língua Estrangeira - Francês. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ROMBALDI, C. R. M.. Curso Básico de Língua Estrangeira - Francês. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ROMBALDI, C. R. M.. CELSUL. 2006. (Participação em evento).

4.
ROMBALDI, C. R. M.. Tópicos de teoria da otimidade. 2005. (Participação em evento).

5.
ROMBALDI, C. R. M.. IV SENALE. 2005. (Participação em evento).

6.
ROMBALDI, C. R. M.. III FILE. 2004. (Participação em evento).

7.
ROMBALDI, C. R. M.. Educação em tempo de rede. 2003. (Participação em evento).

8.
ROMBALDI, C. R. M.. III Senale. 2001. (Participação em evento).

9.
ROMBALDI, C. R. M.. Seminário Regional de Professores de Francês. 2001. (Participação em evento).

10.
ROMBALDI, C. R. M.. I FILE. 2000. (Participação em evento).

11.
ROMBALDI, C. R. M.. Encontro nacional sobre política de ensino de línguas estrangeiras. 2000. (Participação em evento).

12.
ROMBALDI, C. R. M.. II SENALE. 1999. (Participação em evento).

13.
ROMBALDI, C. R. M.. XII Semana Acadêmica do Curso de Letras. 1997. (Participação em evento).

14.
ROMBALDI, C. R. M.. Encontro pelotense de professores de francês. 1995. (Participação em evento).

Demais trabalhos
1.
ROMBALDI, C. R. M.; MIRANDA, A. R. M. ; Damiani, M. F. . Aquisição de línguas estrangeiras e Formação de Professores. 2002 (Participação em grupo de Pesquisa) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
ROMBALDI, C. R. M.; CUNHA, A. P. N.; Damiani, M. F.; JURADO FILHO, L. C.; NORNBERG, M.; MIRANDA, A. R. M.. Participação em banca de Carmen Regina Gonçalves Ferreira. Uma palavra é o nome de cada coisa Um estudo sobre as percepções de crianças do ciclo de alfabetização acerca da palavra oral e escrita. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ROMBALDI, C. R. M.. Participação em banca de Kelen Pereira Farias. Um estudo sobre a acentuação gráfica em textos de alunos dos anos finais do ensino fundamental. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação em Letras - Especialização) - Universidade Federal de Pelotas.

2.
ROMBALDI, C. R. M.. Participação em banca de Cristiane dos Santos Oliveira. A produção da narrativa nos anos iniciais e sua relação com as imagens. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação em Letras - Especialização) - Universidade Federal de Pelotas.

3.
ROMBALDI, C. R. M.; ALCANTARA, C. C.; Cunha, A. P.. Participação em banca de Marina Cabreira Rocha. UM ESTUDO SOBRE A AQUISIÇÃO DA ESCRITA EM DUAS TURMAS DE DIFERENTES ESCOLAS: ZONA URBANA X ZONA RURAL. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação em Letras - Especialização) - Universidade Federal de Pelotas.

4.
ROMBALDI, C. R. M.; MANZKE, V. H. B.; MARQUES, N. R.. Participação em banca de Fabiani Bueno Rodrigues. Estudo sobre o Uso da Estação Ecológica do Taim na Educação Ambiental das Escolas do Município de Santa Vitória do Palmar. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências e Tecnologias na Educação) - IFSUL Campus Pelotas Visconde da Graça.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ROMBALDI, C. R. M.; QUEVEDO, M.; MACHADO, R.. Banca avaliadora para contratação de estagiário. 2017. IFSUL Campus Pelotas Visconde da Graça.

2.
ROMBALDI, C. R. M.. II Mostra de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sull-rio-grandense. 2013.

3.
ROMBALDI, C. R. M.. Avaliação de relatórios de estágio. 2012. IFSUL Campus Pelotas Visconde da Graça.

4.
ROMBALDI, C. R. M.. V Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. 2012. Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

5.
ROMBALDI, C. R. M.. Avaliação de relatórios de estágios do Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus CaVG. 2011. IFSUL Campus Pelotas Visconde da Graça.

6.
ROMBALDI, C. R. M.. Componente de banca corretora de redação do processo seletivo vestibular de 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2009 da UFPEL. 2009. Universidade Federal de Pelotas.

7.
ROMBALDI, C. R. M.. Comissão elaboradora de provas de língua francesa do processo seletivo-vestibular da Unipampa (2006, 2007 e 2009) e UAB (2009). 2009. CES-UFPel.

8.
ROMBALDI, C. R. M.. Correção da prova de Português do processo seletivo - vestibular da UFPEL de 2004 e 2005. 2005. Universidade Federal de Pelotas.

9.
ROMBALDI, C. R. M.. Avaliação de relatórios de estágios de acadêmicos do curso de Letras Português/Francês, 1999, 2000, 2002, 2003. 2003.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário integrador OBEDUC-PACTO.A Escrita Inicial e a representação da nasalidade no Português Brasileiro. 2017. (Seminário).

2.
62º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo. Um estudo sobre as grafias não convencionais no Ensino Médio. 2014. (Congresso).

3.
II Mostra de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.Os múltiplos vieses da Língua Francesa como instrumento na apropriação técnico-científica em Viiticultura e Enologia II. 2013. (Outra).

4.
II Mostra de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.Os múltiplos vieses da Língua Francesa como instrumento na apropriação técnico-científica em Viiticultura e Enologia II. 2013. (Outra).

5.
VI Jornada de Iniciação Científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.Erros Ortográficos e explicitação: discutindo a correlação. 2013. (Outra).

6.
VI Jornada de Iniciação Científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.Erros Ortográficos e explicitação: discutindo a correlação. 2013. (Outra).

7.
VI Jornada de Iniciação Científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.Erros Ortográficos no Ensino Médio: por que estudá-los?. 2013. (Outra).

8.
VI Jornada de Iniciação Científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.Erros Ortográficos no Ensino Médio: por que estudá-los?. 2013. (Outra).

9.
VII SENALE. Um estudo sobre os erros ortográficos no ensino médio. 2012. (Congresso).

10.
V JIC.RELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO LINGUÍSTICO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E GRAFIAS NÃO CONVENCIONAIS EXTRAÍDAS DE TEXTOS NARRATIVOS E DISSERTATIVOS. 2012. (Outra).

11.
Ciclo Aspectos e desafios da francofonia.La nasalité des voyelles: la répresentation orthographique par des apprenants brésiliens en FLE. 2011. (Outra).

12.
Seminário Comemorativo - 10 anos do GEALE. 2011. (Seminário).

13.
Seminário Comemorativo - 10 anos do GEALE.Minicurso Programa GOLDVARB para Pesquisas na Área da Linguagem. 2011. (Seminário).

14.
Seminário Internacional de Aquisição da Linguagem SIAL.A nasalidade em vogais: indícios da representação fonológica em dados gráficos de LM e LE. 2011. (Seminário).

15.
IX Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL.O dado de escrita e a percepção da nasalidade vocálica por adultos brasileiros aprendizes de Francês Língua Estrangeira (FLE). 2010. (Seminário).

16.
ISAPL - 8th International Congress os ISAPL. 2007. (Congresso).

17.
IV SENALE.IV SENALE. 2005. (Simpósio).

18.
Tópicos de Teoria da Otimidade. 2005. (Seminário).

19.
III FILE.III FILE. 2004. (Simpósio).

20.
Seminário comemorativo aos 20 anos do Curso de Letras da UFPel.Desafios no ensino de francês. 2004. (Seminário).

21.
VI ENAL.Educação em Tempos de Rede. 2003. (Simpósio).

22.
III SENALE.III SENALE. 2001. (Simpósio).

23.
Seminário Regional de Professores de Francês. 2001. (Simpósio).

24.
II Encontro Nacional de Professores de Língua Estrangeira. 2000. (Encontro).

25.
II SENALE. 1999. (Simpósio).

26.
Semana Acadêmica do Curso de Letras. 1997. (Outra).

27.
Seminário Nacional Sobre Linguagem e Ensino e III Encontro Estadual Sobre Redação no Vestibular.Seminário Nacional Sobre Linguagem. 1997. (Seminário).

28.
I EPPF. 1995. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROMBALDI, C. R. M.. Aspectos e desafios da francofonia. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Liliane Novellini. Título a definir. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Latu Senso em Ciências e Te) - IFSUL Campus Pelotas Visconde da Graça. (Orientador).

2.
Nara Rosana Farias Gomes. A canção e a escrita infantil. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação ? PPGCITED) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Camila Griep Guimarães. Ortografia no Ensino Médio. 2015. Iniciação Científica - IFSUL Campus Pelotas Visconde da Graça, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Orientador: Claudia Regina Minossi Rombaldi.

2.
Thais Mendes Oliveira. Erros ortográficos e Ensino Médio: descortinando correspondências. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Orientador: Claudia Regina Minossi Rombaldi.

3.
Taiana Madeira Soares. Uma proposta inovadora no Ensino Médio: correlações entre estratégias metacognitivas, estratégias de leitura e apropriação das convenções ortográficas. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enol) - Instituto Federal Sul-rio-grandense. Orientador: Claudia Regina Minossi Rombaldi.

4.
Sofia Brand Schebler. Relação entre conhecimento linguístico e grafias não-convencionais em textos narrativos e dissertativos produzidos no Ensino Médio (Técnico e Integrado). 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enol) - Instituto Federal Sul-rio-grandense, Instituto Federal Sul-rio-grandense. Orientador: Claudia Regina Minossi Rombaldi.

5.
Luiza Domingues da Fonseca. Relação entre conhecimento linguístico de alunos do Ensino Médio e grafias não-convencionais extraídas de textos narrativos e dissertativos. 2011. Iniciação Científica - IFSUL Campus Pelotas Visconde da Graça, Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFSul. Orientador: Claudia Regina Minossi Rombaldi.

Orientações de outra natureza
1.
Luiza Vaz Meirelles. Orientação de Estágio. 2014. Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Orientador: Claudia Regina Minossi Rombaldi.

2.
Theodoro Pinho Lopes. Ortografia em aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio: passando à aplicabilidade. 2014. Orientação de outra natureza - IFSUL Campus Pelotas Visconde da Graça, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Orientador: Claudia Regina Minossi Rombaldi.

3.
Maximiliano Moscarelli Levien. Os múltiplos vieses da Língua Francesa como instrumento na apropriação técnico-científica em Viticultura e Enologia II. 2013. Orientação de outra natureza. (Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enol) - Instituto Federal Sul-rio-grandense, Instituto Federal Sul-rio-grandense. Orientador: Claudia Regina Minossi Rombaldi.

4.
Katielen Sierfet Hartwig. Orientação de estágio. 2013. Orientação de outra natureza. (Jornalismo) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Claudia Regina Minossi Rombaldi.

5.
Daniel de Carvallho Veleda. Os múltiplos vieses da Língua Francesa como instrumento na apropriação técnico-científica em Viticultura e Enologia. 2012. Orientação de outra natureza - IFSUL Campus Pelotas Visconde da Graça, Pró-reitoria de extensão. Orientador: Claudia Regina Minossi Rombaldi.

6.
Taiana Madeira Soares. Os múltiplos vieses da Língua Francesa como instrumento na apropriação técnico-científica em Viiticultura e Enologia. 2012. Orientação de outra natureza. (Viticultura e Enologia) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Instituto Federal Sul-rio-grandense. Orientador: Claudia Regina Minossi Rombaldi.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ROMBALDI, C. R. M.. A grafia de vogais em FLE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ROMBALDI, C. R. M.; MIRANDA, A. R. M. . A nasalidade em vogais: indícios da representação fonológica em dados gráficos de LM e LE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ROMBALDI, C. R. M.. La nasalité des voyelles: la répresentation orthografique par des brésiliens apprenants de FLE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ROMBALDI, C. R. M.; GARCIA, D. . Um estudo sobre os erros ortográficos no Ensino Médio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ROMBALDI, C. R. M.. A Escrita Inicial e a representação da nasalidade no Português Brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
ROMBALDI, C. R. M.. Français Prêt à Porter. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
ROMBALDI, C. R. M.. Curso Básico de Língua Estrangeira - Francês. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ROMBALDI, C. R. M.; Cunha, A. P. ; ALCANTARA, C. C. . A aquisição da escrita em textos de crianças de séries iniciais, no português e no francês, e sua relação com a fonologia. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




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