Felipe Pimentel Lopes de Melo

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1637874338382368
  • Última atualização do currículo em 11/12/2018


Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2001), mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e doutorado em Ecologia pela Universidad Nacional Autonoma de Mexico (2009). Desde 2011 é Professor Adjunto na UFPE; membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal e pesquisador colaborador do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste. É chefe do Laboratório de Ecologia Aplicada. Revisor de diversos periódicos científicos internacionais e filiado à Society for Conservation Biology (SCB), à Asssociation for Tropical Biology and Conservation (ATBC) e à ASsociação Brasileira de Ecologia (ABECO). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Felipe Pimentel Lopes de Melo
Nome em citações bibliográficas
MELO, Felipe Pimentel Lopes de;Melo, F. P. L.;de Melo, F. P. L.;Melo, Felipe P. L.;MELO, Felipe Pimentel Lopes;MELO, FELIPE P.L.;MELO, FELIPE P.;MELO, FELIPE;MELO, F.P.L.;DE MELO, FELIPE PIMENTEL LOPES

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Botânica.
Av. Prof. Moraes Rêgo s/n
Cidade Universitária
50670901 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 21268944
URL da Homepage: http://www.researcherid.com/rid/B-7720-2008


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2009
Doutorado em Ciências Biológicas.
Universidad Nacional Autónoma de Mexico, UNAM, México.
Título: Efectos de la fragmentación sobre la dispersión de semillas y la regeneración del bosque tropical Centroamericano, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Dr. Gerardo G. Ceballos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ecologia de Populações vegetais, Dispersão de seme; fragmentação, ecologia vegetal, conservação de com; Plântulas, recrutamento, estabelecimento.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento / Especialidade: Orientação Educacional.
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2004
Mestrado em Biologia Vegetal.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: O papel do efeito de borda sobre a chuva de sementes e o recrutamento inicial de plântulas em um fragmento de Mata Atlântica do Nordeste do Brasil.,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Marcelo Tabarelli.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: chuva de sementes, fragmentação, recrutamento, Mat.
Grande área: Ciências Biológicas
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
1998 - 2001
Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Dispersão de sementes, recrutamento e distribuição espacial de Hortia arborea Engl. (Rutaceae) num fragmento de Floresta Atlântica do Nordeste do Brasil.
Orientador: Marcelo Tabarelli.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2009 - 2010
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada / Especialidade: Biologia da Conservação.


Formação Complementar


2011 - 2011
Understanding and Valuing Ecosystem Services. (Carga horária: 120h).
Tropical Biology Association, TBA, Inglaterra.
2008 - 2008
Estágio Laboratório Dr. Carlos Peres. (Carga horária: 60h).
University of East Anglia, UEA, Inglaterra.
2002 - 2002
Ecologia da Floresta Amazônica. (Carga horária: 120h).
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Professor Adjunto 1, Enquadramento Funcional: Adjunto 1, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista de Pós-Doutorado, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pós-Doutorado


Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste, CEPAN, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor de Ciência, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador


Universidade Nacional Auonoma do Mexico, UNAM, México.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Estudante de doutorado, Enquadramento Funcional: Responsável


Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, CHESF, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador/ Estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista estagiário da área temática Biodiversidade da Caatinga do Programa Xingó


Governo do Estado de Pernambuco, GOVERNO/PE, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Biologia, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista pela FACEPE como monitor de Biologia no Espaço Ciência

Atividades

4/1997 - 11/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Biologia Geral


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
O papel da restauração ecológica na sustentabilidade da Caatinga. Projeto n° 44129220178/CNPq
Descrição: Nesta proposta, apresentamos a restauração ecológica como eixo transversal e unificador de atuação para na promoção da abordagem Nexus (segurança hídrica, energética e alimentar) e alcance de objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) na região do bioma Caatinga. Dividida em dois módulos, esta proposta apresenta duas frentes de ação para promover a sustentabilidade da Caatinga. Primeiro, associando a melhor ciência disponível, políticas públicas, análises socioeconômicas e treinamento, essa proposta prevê o mapeamento das oportunidades e desafios da restauração ecológica da Caatinga com foco na promoção das seguranças hídrica, alimentar e energética (Módulo ROAM). Ainda, utilizando o conhecimento tradicional da população do semiárido aliado às técnicas de restauração mais modernas para a Caatinga, essa proposta prevê a geração de protocolos de restauração in situ que promovam a resiliência e sustentabilidade de paisagens socioecológica produtivas, promovendo novamente, a abordagem Nexus (Módulo Experimental) num escala de manejo local de paisagens produtivas. Essa proposta quer demonstrar que é possível aliar de maneira natural e harmônica a pesquisa científica em Restauração Ecológica, uma das áreas mais importantes para o desenvolvimento de alternativas tecnológica para a sustentabilidade, com a geração de políticas públicas alinhadas com objetivos e metas geopolíticos ancoradas numa abordagem multidisciplinar (Nexus). Os produtos derivados, bem como o potencial inovador dessa proposta são abrangentes e atendem tanto ao planejamento no setor público, como implementação de experiências pela sociedade civil organizada e o fortalecimento de uma importante linha de pesquisa, a restauração ecológica, para as ICTs do bioma Caatinga..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Felipe Pimentel Lopes de Melo - Coordenador / Bráulio Almeida Santos - Integrante / Inara Roberta Leal - Integrante / Marcelo Tabarelli - Integrante / ALBUQUEQUE, ULYSSES PAULINO - Integrante / Thiago Gonçalves-Souza - Integrante / Cristina Baldauf - Integrante / Gislene Ganade - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2015 - Atual
QUANTIFICAÇÃO DA SUSTENTABILIDIDADE E IMPACTOS ECOSSISTÊMICOS DE PAISAGENS SOCIOECOLÓGICAS PRODUTIVAS NA CAATINGA
Descrição: Do ponto e vista científico, o estudo da manutenção da biodiversidade em paisagens permanentemente perturbadas constitui uma grande lacuna de conhecimento que precisa ser preenchida. Recentemente, uma série de artigos de revisão tem sugerido que as florestas tropicais estão diante de uma reestruturação biológica sem precedentes na sua história natural. Qual o potencial de paisagens socioecológicas produtivas (PSP) em reter biodiversidade e serviços ambientais? Responder essa grande pergunta norteadora é urgente porque esse tipo de cenário é cada vez mais comum nas zonas tropicais onde a população cresce e a demanda por terras agricultáveis acompanha essa tendência. Nesta proposta proponho responder essa pergunta como plano de pesquisa de médio prazo concentrando o foco em dois módulos temáticos complementares e interconectados. O primeiro módulo trata de quantificar a pressão antrópica crônica na área de estudo através dos usos mais frequentes da terra (bodes, roças e lenha) e testar sua correlação com a degradação do ecossistema natural da região. O segundo módulo prevê o entendimento de um dos principais fatores de degradação da região do semiárido nordestino, a criação extensiva de caprinos e ovinos e seus impactos numa unidade de conservação integral. A proposta está bem ancorada num tema de inequívoco interesse da comunidade científica internacional com profícua produção intelectual em excelentes revistas científicas. Além disso, a proposta representa a oportunidade de consolidação dessa nova linha de pesquisa na instituição do proponente em parceria com instituições do interior do estado de Pernambuco, além de atender a demanda nos cursos de graduação e nos programa de pós-graduação. A consolidação dessa linha de pesquisa trará benefícios importantes tanto para a formação discente quanto para o fortalecimento institucional e inserção regional através de parcerias com o terceiro setor e órgãos governamentais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Felipe Pimentel Lopes de Melo - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
Diversidade beta, filogenética e estruturação de comunidades vegetais em paisagens tropicais perturbadas. Processo n° 47057420135 CNPq
Descrição: Como se organiza a diversidade de árvores em paisagens dominadas por atividades humanas (PDH)? Essa é a pergunta norteadora desta proposta de pesquisa que propõe abordar padrões e processos relacionados à resposta das comunidades de árvores em ecossistemas tropicais permanentemente perturbados por atividades humanas. O estudo da manutenção da diversidade biológica em PDH constitui não só um desafio de conservação biológica, mas uma grande lacuna de conhecimento científico. As florestas tropicais estão diante de uma reestruturação biológica sem precedentes na história e estima-se que a maioria dos habitats tropicais remanescentes está ou estará no futuro, sujeito a perturbações. Nesta proposta propomos um plano de pesquisa de médio prazo dividido em dois módulos interconectados. O primeiro módulo trata de avaliar o padrão de organização da comunidade de árvores numa escala continental testando hipóteses acerca do papel de duas diferentes forças estruturadoras de comunidades, a limitação de dispersão e os filtros ambientais cujos efeitos podem ser mensurados nas métricas de diversidade beta (β). No segundo módulo pretendemos avaliar os padrões locais de organização da comunidade de árvores analisando como os padrões de diversidade filogenética podem ajudar a inferir sobre o papel de filtros ambientais e da mortalidade denso-dependente de plântulas numa paisagem perturbada. A proposta está ancorada num grupo de pesquisa bem consolidado na UFPE, com uma produtividade científica competitiva, sendo este um grande atrativo para a formação de pessoal. Nesta proposta pretendemos gerar pelo menos 8 artigos científicos publicados em revistas internacionais com impacto > 2.2 (A1-Biodiversiddade) através da formação de pelo menos quatro estudantes de mestrandos, dois de doutorado e 3 de iniciação científica. Ainda, a proposta contempla cooperações nacionais e internacionais já em andamento, através de parcerias estabelecidas com a Universidade Estadual de Santa Cruz e Universidade Nacional Autónoma de México, além de benefícios claros para o fortalecimento institucional e inserção política regional através de parcerias com o terceiro setor..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Felipe Pimentel Lopes de Melo - Coordenador / Tabarelli, M. - Integrante / Arroyo-Rodríguez, Víctor - Integrante / Santos, Bráulio A. - Integrante / Déborah Faria - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
Perturbações antrópicas, mudanças climáticas e a biota futura da Caatinga / processo n° 40377020122 CNPq

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcelo Tabarelli em 05/06/2013.
Descrição: De forma sucinta, a presente proposta objetiva examinar como perturbações antrópicas e mudanças no regime de precipitação afetam a biota da Caatinga em diferentes níveis de organização biológica (i.e., de populações ao nível de ecossistema), tendo como referência teórica algumas macrotendências já documentadas nos trópicos. Para alcançar este objetivo geral, são propostos sete objetivos específicos, os quais constituem os módulos de execução do projeto: (1) padrões de diversidadedas comunidades, (2) processos estruturadores das comunidades, (3) interações planta-animal, (4) ciclagem de nutrientes, (5) regeneração natural e restauração florestal, (6) sistema de informação geográfica, e (7) capacitação e transferência de informação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Felipe Pimentel Lopes de Melo - Integrante / TABARELLI, M - Coordenador / Severino Rodrigo Ribeiro Pinto - Integrante / Enrico Bernard - Integrante / Araidna Valentina Lopes - Integrante / Isabel Cristina Machado - Integrante / Arroyo-Rodríguez, Víctor - Integrante / Santos, Bráulio A. - Integrante / José Alves Siqueira-Filho - Integrante / Leal, Inara R. - Integrante / Wirth, Rainer - Integrante / Luciana Iannuzzi - Integrante / Diego Astúa de Morais - Integrante / Luciano NAka - Integrante / Tatiana Baptista Gibertoni - Integrante / Cristina de Souza Motta - Integrante / Leonor Costa Maia - Integrante / Marcela Eugenia da Silva Cáceres - Integrante / André Luiz Monteiro de Azevedo Santiago - Integrante / Luiz Antônio Martinelli - Integrante / Ricardo Ribeiro Rodrigues - Integrante / Pedro H. Santin Brancalion - Integrante / Alan Andersen - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3
2012 - Atual
Perturbação antrópica, invasão biológica e biologia reprodutiva no Parque Nacional do Catimbau: estaria a Caatinga se transformando em um ecossistema emergente? Processo n° 552054/2011-9 Cnpq
Descrição: O objetivo geral deste projeto é responder à seguinte pergunta norteadora: existe uma correlação positiva entre perturbação antrópica e suscetibilidade à invasão biológica no Parque Nacional do Catimbau?.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Felipe Pimentel Lopes de Melo - Integrante / Marcelo Tabarelli - Coordenador / Inara Roberta Leal - Integrante / Araidna Valentina Lopes - Integrante / Isabel Cristina Machado - Integrante / Marccus Alves - Integrante / José Alves Siqueira-Filho - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - 2011
Quantificação dos serviços ambientais dos remanescentes de Floresta Atlântica do Estado de Pernambuco
Descrição: O presente projeto pretende contribuir para o enfrentamento das mudanças climáticas no Estado de Pernambuco desenvolvendo um banco de dados no modelo de Sistema de Informações Geográficas com intuito de gerar uma série de mapas temáticos e analises relacionando cobertura vegetal de Mata Atlântica com variáveis geoclimáticas de modo a quantificar o papel dos remanescentes de florestas como agente mitigador das mudanças climáticas para o estado de Pernambuco. O projeto visa relacionar a presença de remanescentes florestais de Mata Atlântica com aspectos da hidrologia, relevo, temperatura e pluviosidade na Zona da Mata de Pernambuco, estimando portanto o papel desses remanescentes florestais na prestação de serviços ambientais fundamentais para o desenvolvimento econômico sustentável, bem-estar humano e conservação da biodiversidade e do capital natural de Pernambuco. Os resultados e produtos desse projeto auxiliarão na proposição de políticas públicas para o manejo, conservação e restauração ecológica de paisagens com potencial de geração de água (para usos agrícolas e consumo humano), conservação de solos, retenção de pluviosidade, amenização da temperatura e conservação da diversidade biológica da Mata Atlântica de Pernambuco. A base de dados padronizada num único e compreensivo Sistema de Informações Geográficas será albergada num servidor físico dentro da instituição proponente e disponibilizada via internet para uso geral dos diversos setores de governo, universidades, empresas e instituições não governamentais sem fins lucrativos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
Degeneração de Assembléias de Árvores em Paisagens Fragmentadas: Implicações para a Retenção de Biodiversidade das Florestas Tropicais
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
Effects of forest fragmentation on seed dispersal rates and maintenance of tropical tree diversity in South Eastern Mexican tropical forest
Descrição: The main goal of this project is to assess how tropical forest fragmentation and defaunation affect the maintenance of tree species diversity in a fragmented landscape. Such knowledge will be very useful to estimate the consequences of the lost and/or alterations of plant-animal interactions on the future maintenance of tropical forest tree diversity and help to design conservation strategies that take in account more than loss specie but rather interactions between species as priority.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2009 - 2012
Programa Produzir e Conservar
Descrição: A Mata Atlântica do Corredor de Biodiversidade do Nordeste é talvez a porção de floresta tropical úmida mais ameaçada do planeta, fato que associado à sua extraordinária biodiversidade, a torna uma das áreas de maior urgência para a implementação de ações de conservação e desenvolvimento sustentável. O Corredor Nordeste também é considerado um centro de endemismo (Centro de Endemismo Pernambuco) da Mata Atlântica, pois concentra um grande número de espécies, especialmente aves, restritas a esse conjunto de florestas ao norte do rio São Francisco. É nesse cenário que o CEPAN, a Conservação Internacional e a AMANE vêm atuando fortemente com objetivo de trazer mudanças significativas nas políticas públicas voltadas à conservação biológica e identificar oportunidades de engajamento de diversos setores da sociedade nas estratégias regionais de conservação. Até o presente, estas instituições investiram fortemente em três linhas de ação: 1) Proteção de espécies ameaçadas; 2) Criação e implementação de Unidades de Conservação e 3) Articulação política e institucional. Essa estratégia tem gerado resultados importantes como a elaboração de planos de manejo para espécies ameaçadas e seus habitats; a criação de listas de espécies invasoras nos estados; apoio à criação de Reservas Privadas do Patrimônio Natural; articulação e diálogo político com vários setores da sociedade, visando o aprimoramento de políticas públicas para a proteção da biodiversidade; e promoção da restauração florestal, tanto como elemento de conservação da biodiversidade quanto como fator de desenvolvimento para a região. As estratégias de conservação apresentadas nesse documento, bem como as propostas de atuação para um futuro próximo, são o resultado de experiências acumuladas ao longo de mais de uma década por atores locais e nacionais, em parceria com os setores público e privado. Para enfrentar os enormes desafios de proteção e restauração florestal do Corredor do Nordeste, serão desenvolvidas e consol.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2008 - 2011
Apoio a Criação de Unidades de Conservação na Floresta Atlântica de Pernambuco
Descrição: Subprograma de Projetos Demonstrativos do Ministério do Meio Ambiente.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Brazilian Journal of Botany
2008 - Atual
Periódico: Revista Latinoamericana de Conservación


Revisor de periódico


2006 - Atual
Periódico: Biological Conservation
2004 - Atual
Periódico: Journal of Mammalogy
2008 - Atual
Periódico: Revista Mexicana de Mastozoología
2008 - Atual
Periódico: Revista Latinoamericana de Conservación
2009 - Atual
Periódico: Oecologia
2010 - Atual
Periódico: Biotropica (Lawrence, KS)
2010 - Atual
Periódico: Journal of Plant Ecology
2010 - Atual
Periódico: Austral Ecology (Print)
2011 - Atual
Periódico: Restoration Ecology
2011 - Atual
Periódico: Journal of Tropical Forest Science
2013 - Atual
Periódico: Forest Ecology and Management
2014 - Atual
Periódico: Restoration Ecology
2013 - Atual
Periódico: Revista Mexicana de Biodiversidad
2013 - Atual
Periódico: Trends in Ecology & Evolution (Amsterdam. Print)
2013 - Atual
Periódico: Economic Botany
2014 - Atual
Periódico: Global Ecology and Conservation
2014 - Atual
Periódico: Flora (Jena)
2014 - Atual
Periódico: Oikos
2014 - Atual
Periódico: Plant Ecology (Dordrecht)
2014 - Atual
Periódico: Global Ecology and COnservation
2012 - Atual
Periódico: Tropical Conservation Science
2015 - Atual
Periódico: Brazilian Journal of Botany


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Teórica/Especialidade: Biologia da Conservação.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Teórica.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2008
Finalista Baccardi Awards, Association for Tropical Biology.
2007
Distinción Carlos Vázquez Yañes, Instituto de Ecologia, UNAM.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:32
Total de citações:1066
Fator H:16
Melo, Felipe PL  Data: 11/12/2018

SCOPUS
Total de trabalhos:37
Total de citações:1282
Melo, FPL ; de Melo, FPL; Melo FP  Data: 11/12/2018

Outras
Total de trabalhos:45
Total de citações:2014
Melo, FPL, de Melo, FPL  Data: 17/11/2016

Artigos completos publicados em periódicos

1.
SPECHT, MARIA JOANA2019SPECHT, MARIA JOANA ; SANTOS, BRÁULIO ALMEIDA ; MARSHALL, NADINE ; MELO, Felipe Pimentel Lopes ; Leal, Inara R. ; Tabarelli, Marcelo ; BALDAUF, CRISTINA . Socioeconomic differences among resident, users and neighbour populations of a protected area in the Brazilian dry forest. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL MANAGEMENT, v. 232, p. 607-614, 2019.

2.
SLIK, J. W. FERRY2018SLIK, J. W. FERRY FRANKLIN, JANET Arroyo-Rodríguez, Víctor FIELD, RICHARD AGUILAR, SALOMON AGUIRRE, NIKOLAY AHUMADA, JORGE AIBA, SHIN-ICHIRO ALVES, LUCIANA F. K, ANITHA AVELLA, ANDRES MORA, FRANCISCO AYMARD C., GERARDO A. BÁEZ, SELENE BALVANERA, PATRICIA BASTIAN, MEREDITH L. BASTIN, JEAN-FRANÇOIS BELLINGHAM, PETER J. VAN DEN BERG, EDUARDO DA CONCEIÇÃO BISPO, POLYANNA BOECKX, PASCAL BOEHNING-GAESE, KATRIN BONGERS, FRANS BOYLE, BRAD BRAMBACH, FABIAN , et al.BREARLEY, FRANCIS Q. BROWN, SANDRA CHAI, SHAUNA-LEE Chazdon, Robin L. CHEN, SHENGBIN CHHANG, PHOURIN CHUYONG, GEORGE EWANGO, CORNEILLE CORONADO, INDIANA M. CRISTÓBAL-AZKARATE, JURGI CULMSEE, HEIKE DAMAS, KIPIRO DATTARAJA, H. S. DAVIDAR, PRIYA DEWALT, SAARA J. DIN, HAZIMAH DRAKE, DONALD R. DUQUE, ALVARO DURIGAN, GISELDA EICHHORN, KARL ELER, EDUARDO SCHMIDT ENOKI, TSUTOMU ENSSLIN, ANDREAS FANDOHAN, ADANDÉ BELARMAIN FARWIG, NINA FEELEY, KENNETH J. FISCHER, MARKUS FORSHED, OLLE GARCIA, QUEILA SOUZA GARKOTI, SATISH CHANDRA GILLESPIE, THOMAS W. GILLET, JEAN-FRANCOIS GONMADJE, CHRISTELLE GRANZOW-DE LA CERDA, IÑIGO GRIFFITH, DANIEL M. GROGAN, JAMES HAKEEM, KHALID REHMAN HARRIS, DAVID J. HARRISON, RHETT D. HECTOR, ANDY HEMP, ANDREAS HOMEIER, JÜRGEN HUSSAIN, M. SHAH IBARRA-MANRÍQUEZ, GUILLERMO HANUM, I. FARIDAH IMAI, NOBUO JANSEN, PATRICK A. JOLY, CARLOS ALFREDO JOSEPH, SHIJO KARTAWINATA, KUSWATA KEARSLEY, ELIZABETH KELLY, DANIEL L. KESSLER, MICHAEL KILLEEN, TIMOTHY J. KOOYMAN, ROBERT M. LAUMONIER, YVES LAURANCE, SUSAN G. LAURANCE, WILLIAM F. LAWES, MICHAEL J. LETCHER, SUSAN G. LINDSELL, JEREMY LOVETT, JON LOZADA, JOSE LU, XINGHUI LYKKE, ANNE METTE MAHMUD, KHAIRIL BIN MAHAYANI, NI PUTU DIANA MANSOR, ASYRAF MARSHALL, ANDREW R. MARTIN, EMANUEL H. CALDERADO LEAL MATOS, DARLEY MEAVE, JORGE A. Melo, Felipe P. L. MENDOZA, ZHOFRE HUBERTO AGUIRRE METALI, FAIZAH MEDJIBE, VINCENT P. METZGER, JEAN PAUL METZKER, THIAGO MOHANDASS, D. MUNGUÍA-ROSAS, MIGUEL A. MUÑOZ, RODRIGO NURTJAHY, EDDY DE OLIVEIRA, EDDIE LENZA PAROLIN, PIA PARREN, MARC PARTHASARATHY, N. PAUDEL, EKANANDA PEREZ, ROLANDO PÉREZ-GARCÍA, EDUARDO A. POMMER, ULF POORTER, LOURENS QI, LAN PIEDADE, MARIA TERESA F. PINTO, JOSÉ ROBERTO RODRIGUES POULSEN, AXEL DALBERG POULSEN, JOHN R. POWERS, JENNIFER S. PRASAD, RAMA CHANDRA PUYRAVAUD, JEAN-PHILIPPE RANGEL, ORLANDO REITSMA, JAN ROCHA, DIOGO S. B. ROLIM, SAMIR ROVERO, FRANCESCO ROZAK, ANDES RUOKOLAINEN, KALLE RUTISHAUSER, ERVAN RUTTEN, GEMMA MOHD. SAID, MOHD. NIZAM SAITER, FELIPE Z. SANER, PHILIPPE SANTOS, BRAULIO DOS SANTOS, JOÃO ROBERTO SARKER, SWAPAN KUMAR SCHMITT, CHRISTINE B. SCHOENGART, JOCHEN SCHULZE, MARK SHEIL, DOUGLAS SIST, PLINIO SOUZA, ALEXANDRE F. SPIRONELLO, WILSON ROBERTO SPOSITO, TEREZA STEINMETZ, ROBERT STEVART, TARIQ SUGANUMA, MARCIO SEIJI SUKRI, RAHAYU SULTANA, AISHA SUKUMAR, RAMAN SUNDERLAND, TERRY SURESH, H. S. SUZUKI, EIZI TABARELLI, Marcelo TANG, JIANWEI TANNER, ED V. J. TARGHETTA, NATALIA THEILADE, IDA THOMAS, DUNCAN TIMBERLAKE, JONATHAN DE MORISSON VALERIANO, MÁRCIO VAN VALKENBURG, JOHAN VAN DO, TRAN VAN SAM, HOANG VANDERMEER, JOHN H. VERBEECK, HANS VETAAS, OLE REIDAR ADEKUNLE, VICTOR VIEIRA, SIMONE A. WEBB, CAMPBELL O. WEBB, EDWARD L. WHITFELD, TIMOTHY WICH, SERGE WILLIAMS, JOHN WISER, SUSAN WITTMANN, FLORIAN YANG, XIAOBO ADOU YAO, C. YVES YAP, SANDRA L. ZAHAWI, RAKAN A. ZAKARIA, RAHMAD ZANG, RUNGUO ; Phylogenetic classification of the world?s tropical forests. PROCEEDINGS OF THE NATIONAL ACADEMY OF SCIENCES OF THE UNITED STATES OF AMERICA, v. na, p. 201714977-na, 2018.

3.
SANTO-SILVA, EDGAR E.2018SANTO-SILVA, EDGAR E. ; Santos, Bráulio A. ; Arroyo-Rodríguez, Víctor ; Melo, Felipe P. L. ; FARIA, DEBORAH ; CAZETTA, ELIANA ; MARIANO-NETO, EDUARDO ; HERNÁNDEZ-RUEDAS, MANUEL A. ; Tabarelli, Marcelo . Phylogenetic dimension of tree communities reveals high conservation value of disturbed tropical rain forests. DIVERSITY AND DISTRIBUTIONS, v. x, p. x-x, 2018.

4.
FLETCHER, ROBERT J.2018FLETCHER, ROBERT J. ; DIDHAM, RAPHAEL K. ; BANKS-LEITE, CRISTINA ; BARLOW, JOS ; EWERS, ROBERT M. ; ROSINDELL, JAMES ; HOLT, ROBERT D. ; GONZALEZ, ANDREW ; PARDINI, RENATA ; DAMSCHEN, ELLEN I. ; MELO, FELIPE P.L. ; RIES, LESLIE ; PREVEDELLO, JAYME A. ; TSCHARNTKE, TEJA ; LAURANCE, WILLIAM F. ; LOVEJOY, THOMAS ; HADDAD, NICK M. . Is habitat fragmentation good for biodiversity?. BIOLOGICAL CONSERVATION, v. 226, p. 9-15, 2018.

5.
Arroyo-Rodríguez, Víctor2017Arroyo-Rodríguez, Víctor ; Melo, Felipe P. L. ; MARTÍNEZ-RAMOS, MIGUEL ; BONGERS, FRANS ; Chazdon, Robin L. ; MEAVE, JORGE A. ; NORDEN, NATALIA ; Santos, Bráulio A. ; Leal, Inara R. ; Tabarelli, Marcelo . Multiple successional pathways in human-modified tropical landscapes: new insights from forest succession, forest fragmentation and landscape ecology research. BIOLOGICAL REVIEWS, v. 92, p. 326-340, 2017.

6.
PIERCE, SIMON2017PIERCE, SIMON NEGREIROS, DANIEL CERABOLINI, BRUNO E. L. KATTGE, JENS DÍAZ, SANDRA KLEYER, MICHAEL SHIPLEY, BILL WRIGHT, STUART JOSEPH SOUDZILOVSKAIA, NADEJDA A. ONIPCHENKO, VLADIMIR G. VAN BODEGOM, PETER M. FRENETTE-DUSSAULT, CEDRIC WEIHER, EVAN PINHO, BRUNO X. CORNELISSEN, JOHANNES H. C. GRIME, JOHN PHILIP THOMPSON, KEN HUNT, RODERICK WILSON, PETER J. BUFFA, GABRIELLA NYAKUNGA, OLIVER C. REICH, PETER B. CACCIANIGA, MARCO MANGILI, FEDERICO CERIANI, ROBERTA M. , et al.LUZZARO, ALESSANDRA BRUSA, GUIDO SIEFERT, ANDREW BARBOSA, NEWTON P. U. CHAPIN, FRANCIS STUART CORNWELL, WILLIAM K. FANG, JINGYUN FERNANDES, GERALDO WILSON GARNIER, ERIC LE STRADIC, SOIZIG PEÑUELAS, JOSEP Melo, Felipe P. L. SLAVIERO, ANTONIO Tabarelli, Marcelo TAMPUCCI, DUCCIO ; A global method for calculating plant CSR ecological strategies applied across biomes world-wide. FUNCTIONAL ECOLOGY, v. 31, p. 444-457, 2017.

7.
PINHO, BRUNO XIMENES2017PINHO, BRUNO XIMENES ; DE MELO, FELIPE PIMENTEL LOPES ; Arroyo-Rodríguez, Víctor ; PIERCE, SIMON ; LOHBECK, MADELON ; TABARELLI, Marcelo . Soil-mediated filtering organizes tree assemblages in regenerating tropical forests. JOURNAL OF ECOLOGY, v. na, p. online-na, 2017.

8.
CHAPMAN, HAZEL2016CHAPMAN, HAZEL ; CORDEIRO, NORBERT J. ; DUTTON, PAUL ; WENNY, DAN ; KITAMURA, SHUMPEI ; KAPLIN, BETH ; Melo, Felipe P. L. ; LAWES, MICHAEL J. . Seed-dispersal ecology of tropical montane forests. Journal of Tropical Ecology (Print), v. 1, p. 1-18, 2016.

9.
Arroyo-Rodríguez, Víctor2016Arroyo-Rodríguez, Víctor ; Melo, Felipe P. L. . Commentary: Anthropogenic disturbances jeopardize biodiversity conservation within tropical rainforest reserves. Frontiers in Ecology and Evolution, v. 4, p. 10.3389/fevo.20, 2016.

10.
MELI, PAULA2016MELI, PAULA ; HERRERA, FRANCISCO F. ; MELO, FELIPE ; PINTO, SEVERINO ; AGUIRRE, NICOLAY ; MUSÁLEM, KARIM ; MINAVERRY, CLARA ; RAMÍREZ, WILSON ; BRANCALION, PEDRO H. S. . Four approaches to guide ecological restoration in Latin America. RESTORATION ECOLOGY, v. 22, p. 156-163, 2016.

11.
SPECHT, MARIA JOANA2015SPECHT, MARIA JOANA ; PINTO, SEVERINO RODRIGO RIBEIRO ; ALBUQUEQUE, ULYSSES PAULINO ; Tabarelli, Marcelo ; MELO, FELIPE P.L. . Burning biodiversity: Fuelwood harvesting causes forest degradation in human-dominated tropical landscapes. Global Ecology and Conservation, v. 3, p. 200-209, 2015.

12.
ANDRADE, E.R.2015ANDRADE, E.R. ; JARDIM, J.G. ; SANTOS, B.A. ; MELO, F.P.L. ; TALORA, D.C. ; FARIA, D. ; CAZETTA, E. . Effects of habitat loss on taxonomic and phylogenetic diversity of understory Rubiaceae in Atlantic forest landscapes. Forest Ecology and Management, v. 349, p. 73-84, 2015.

13.
SLIK, J. W. FERRY2015SLIK, J. W. FERRY Arroyo-Rodríguez, Víctor AIBA, SHIN-ICHIRO ALVAREZ-LOAYZA, PATRICIA ALVES, LUCIANA F. ASHTON, PETER BALVANERA, PATRICIA BASTIAN, MEREDITH L. BELLINGHAM, PETER J. VAN DEN BERG, EDUARDO BERNACCI, LUIS DA CONCEIÇÃO BISPO, POLYANNA BLANC, LILIAN BÖHNING-GAESE, KATRIN BOECKX, PASCAL BONGERS, FRANS BOYLE, BRAD BRADFORD, MATT BREARLEY, FRANCIS Q. BREUER-NDOUNDOU HOCKEMBA, MIREILLE BUNYAVEJCHEWIN, SARAYUDH CALDERADO LEAL MATOS, DARLEY CASTILLO-SANTIAGO, MIGUEL CATHARINO, EDUARDO L. M. CHAI, SHAUNA-LEE , et al.CHEN, YUKAI COLWELL, ROBERT K. ROBIN, CHAZDON L. CLARK, CONNIE CLARK, DAVID B. CLARK, DEBORAH A. CULMSEE, HEIKE DAMAS, KIPIRO DATTARAJA, HANDANAKERE S. DAUBY, GILLES DAVIDAR, PRIYA DEWALT, SAARA J. DOUCET, JEAN-LOUIS DUQUE, ALVARO DURIGAN, GISELDA EICHHORN, KARL A. O. EISENLOHR, PEDRO V. ELER, EDUARDO EWANGO, CORNEILLE FARWIG, NINA FEELEY, KENNETH J. FERREIRA, LEANDRO FIELD, RICHARD DE OLIVEIRA FILHO, ARY T. FLETCHER, CHRISTINE FORSHED, OLLE FRANCO, GERALDO FREDRIKSSON, GABRIELLA GILLESPIE, THOMAS GILLET, JEAN-FRANÇOIS AMARNATH, GIRIRAJ GRIFFITH, DANIEL M. GROGAN, JAMES GUNATILLEKE, NIMAL HARRIS, DAVID HARRISON, RHETT HECTOR, ANDY HOMEIER, JÜRGEN IMAI, NOBUO ITOH, AKIRA JANSEN, PATRICK A. JOLY, CARLOS A. DE JONG, BERNARDUS H. J. KARTAWINATA, KUSWATA KEARSLEY, ELIZABETH KELLY, DANIEL L. KENFACK, DAVID KESSLER, MICHAEL KITAYAMA, KANEHIRO KOOYMAN, ROBERT LARNEY, EILEEN LAUMONIER, YVES LAURANCE, SUSAN LAURANCE, WILLIAM F. LAWES, MICHAEL J. AMARAL, IEDA LEAO DO LETCHER, SUSAN G. LINDSELL, JEREMY LU, XINGHUI MANSOR, ASYRAF MARJOKORPI, ANTTI MARTIN, EMANUEL H. MEILBY, HENRIK Melo, Felipe P. L. METCALFE, DANIEL J. MEDJIBE, VINCENT P. METZGER, JEAN PAUL MILLET, JEROME MOHANDASS, D. MONTERO, JUAN C. DE MORISSON VALERIANO, MÁRCIO MUGERWA, BADRU NAGAMASU, HIDETOSHI NILUS, REUBEN OCHOA-GAONA, SUSANA ONRIZAL PAGE, NAVENDU PAROLIN, PIA PARREN, MARC PARTHASARATHY, NARAYANASWAMY PAUDEL, EKANANDA PERMANA, ANDREA PIEDADE, MARIA T. F. PITMAN, NIGEL C. A. POORTER, LOURENS POULSEN, AXEL D. POULSEN, JOHN POWERS, JENNIFER PRASAD, RAMA C. PUYRAVAUD, JEAN-PHILIPPE RAZAFIMAHAIMODISON, JEAN-CLAUDE REITSMA, JAN DOS SANTOS, JOÃO ROBERTO ROBERTO SPIRONELLO, WILSON ROMERO-SALTOS, HUGO ROVERO, FRANCESCO ROZAK, ANDES HAMURABY RUOKOLAINEN, KALLE RUTISHAUSER, ERVAN SAITER, FELIPE SANER, PHILIPPE SANTOS, BRAULIO A. SANTOS, FERNANDA SARKER, SWAPAN K. SATDICHANH, MANICHANH SCHMITT, CHRISTINE B. SCHÖNGART, JOCHEN SCHULZE, MARK SUGANUMA, MARCIO S. SHEIL, DOUGLAS DA SILVA PINHEIRO, EDUARDO SIST, PLINIO STEVART, TARIQ SUKUMAR, RAMAN SUN, I.-FANG SUNDERAND, TERRY SURESH, H. S. SUZUKI, EIZI Tabarelli, Marcelo TANG, JANGWEI TARGHETTA, NATÁLIA THEILADE, IDA THOMAS, DUNCAN W. TCHOUTO, PEGUY HURTADO, JOHANNA VALENCIA, RENATO VAN VALKENBURG, JOHAN L. C. H. VAN DO, TRAN VASQUEZ, RODOLFO VERBEECK, HANS ADEKUNLE, VICTOR VIEIRA, SIMONE A. WEBB, CAMPBELL O. WHITFELD, TIMOTHY WICH, SERGE A. WILLIAMS, JOHN WITTMANN, FLORIAN WÖLL, HANNSJOERG YANG, XIAOBO ADOU YAO, C. YVES YAP, SANDRA L. YONEDA, TSUYOSHI ZAHAWI, RAKAN A. ZAKARIA, RAHMAD ZANG, RUNGUO DE ASSIS, RAFAEL L. GARCIA LUIZE, BRUNO VENTICINQUE, EDUARDO M. ; An estimate of the number of tropical tree species. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, v. x, p. 201423147, 2015.

14.
MELO, FELIPE P.2014MELO, FELIPE P.; SIQUEIRA, JOSÉ A. ; Santos, Bráulio A. ; ÁLVARES-DA-SILVA, ORIONE ; Ceballos, Gerardo ; BERNARD, ENRICO . Football and Biodiversity Conservation: FIFA and Brazil Can Still Hit a Green Goal. Biotropica (Lawrence, KS), v. onine, p. n/a-n/a, 2014.

15.
HERNÁNDEZ-RUEDAS, MANUEL A.2014HERNÁNDEZ-RUEDAS, MANUEL A. ; Arroyo-Rodríguez, Víctor ; MEAVE, JORGE A. ; MARTÍNEZ-RAMOS, MIGUEL ; IBARRA-MANRÍQUEZ, GUILLERMO ; MARTÍNEZ, ESTEBAN ; JAMANGAPÉ, GILBERTO ; Melo, Felipe P. L. ; Santos, Bráulio A. . Conserving Tropical Tree Diversity and Forest Structure: The Value of Small Rainforest Patches in Moderately-Managed Landscapes. Plos One, v. 9, p. e98931, 2014.

16.
PINTO, SEVERINO2014PINTO, SEVERINO ; MELO, FELIPE ; Tabarelli, Marcelo ; PADOVESI, AURÉLIO ; MESQUITA, CARLOS ; DE MATTOS SCARAMUZZA, CARLOS ; CASTRO, PEDRO ; CARRASCOSA, HELENA ; CALMON, MIGUEL ; RODRIGUES, RICARDO ; CÉSAR, RICARDO ; BRANCALION, PEDRO . Governing and Delivering a Biome-Wide Restoration Initiative: The Case of Atlantic Forest Restoration Pact in Brazil. Forests, v. 5, p. 2212-2229, 2014.

17.
Santos, Bráulio A.2014Santos, Bráulio A. ; TABARELLI, M. ; MELO, Felipe Pimentel Lopes de ; CAMARGO, JOSÉ L. C. ; ANDRADE, ANA ; LAURANCE, SUSAN G. ; LAURANCE, WILLIAM F. . Phylogenetic Impoverishment of Amazonian Tree Communities in an Experimentally Fragmented Forest Landscape. Plos One, v. 9, p. e113109, 2014.

18.
TABARELLI, M2013TABARELLI, M ; SANTOS, B. A. ; Arroyo-Rodríguez, Víctor ; Melo, Felipe P. L. . Secondary forests as biodiversity repositories in human-modified landscapes: insights from the Neotropics. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Naturais, v. 7, p. 319-328, 2013.

19.
SANTO-SILVA, EDGAR E.2013SANTO-SILVA, EDGAR E. ; ALMEIDA, WANESSA R. ; Melo, Felipe P. L. ; ZICKEL, CARMEN S. ; TABARELLI, Marcelo . The Nature of Seedling Assemblages in a Fragmented Tropical Landscape: Implications for Forest Regeneration. Biotropica (Lawrence, KS), v. 45, p. 386-394, 2013.

20.
MELO, FELIPE P.L.2013 MELO, FELIPE P.L.; Arroyo-Rodríguez, Víctor ; FAHRIG, LENORE ; MARTÍNEZ-RAMOS, MIGUEL ; TABARELLI, Marcelo . On the hope for biodiversity-friendly tropical landscapes. Trends in Ecology & Evolution (Amsterdam. Print), v. 28, p. 462-468, 2013.

21.
MELO, Felipe Pimentel Lopes2013MELO, Felipe Pimentel Lopes; BRANCALION, P. H. S. ; PINTO, S. R. R. ; CASTRO, P. ; RODRIGUES, R. R. ; ARONSON, J. A. ; TABARELLI, M . Priority setting for scaling-up tropical forest restoration projects: Early lessons from the Atlantic Forest Restoration Pact. Environmental Science & Policy, p. n/a-n/a, 2013.

22.
Arroyo-Rodríguez, Víctor2013Arroyo-Rodríguez, Víctor ; ROS, M. ; ESCOBAR, F. ; Melo, F. P. L. ; SANTOS, B. A. ; TABARELLI, M ; Chazdon, Robin L. . Plant B-diversity in fragmented rain forests: testing floristic homogenization and differentiation hypotheses. Journal of Ecology (Print), v. n/a, p. n/a-n/a, 2013.

23.
Specht MJ2013Specht MJ ; RIBEIRO, Severino Rodrigo ; TABARELLI, M. ; TABARELLI, M ; MELO, Felipe Pimentel Lopes de . Biodiversidade queimada: Uso de lenha para cozinhar ameaça Mata Atlântica do Nordeste. Ciência Hoje, v. 308, p. 29-31, 2013.

24.
BRANCALION, PEDRO H. S.2013BRANCALION, PEDRO H. S. ; Melo, Felipe P. L. ; Tabarelli, Marcelo ; RODRIGUES, RICARDO R. . Restoration Reserves as Biodiversity Safeguards in Human-Modified Landscapes. Natureza & Conservação, v. 11, p. 186-190, 2013.

25.
Brancalion, P.H.S.2013Brancalion, P.H.S. ; MELO, Felipe Pimentel Lopes de ; TABARELLI, M. ; Rodrigues, R.R. . Biodiversity Persistence in Highly Human-Modified Tropical Landscapes Depends on Ecological Restoration. Tropical Conservation Science, v. 6, p. 705-710, 2013.

26.
BARBOSA, J.2012BARBOSA, J. ; Melo, F. P. L. ; SANTOS, B. A. ; TABARELLI, Marcelo . Reduced availability of large seeds constrains Atlantic forest regeneration. Acta Oecologica (Montrouge), v. 39, p. 61-69, 2012.

27.
Arroyo-Rodríguez, Víctor2012Arroyo-Rodríguez, Víctor ; Cavender-Bares, Jeannine ; Escobar, Federico ; Melo, Felipe P. L. ; TABARELLI, Marcelo ; Santos, Bráulio A. . Maintenance of tree phylogenetic diversity in a highly fragmented rain forest. Journal of Ecology (Print), v. 100, p. 702-711, 2012.

28.
Silva, Paulo S. D.2012Silva, Paulo S. D. ; Leal, Inara R. ; Wirth, Rainer ; Melo, Felipe P. L. ; TABARELLI, Marcelo . Leaf-cutting ants alter seedling assemblages across second-growth stands of Brazilian Atlantic forest. Journal of Tropical Ecology (Print), v. 28, p. 361-368, 2012.

29.
TABARELLI, M2012 TABARELLI, M ; PERES, C. A. ; Melo, F. P. L. . The `few winners and many losers paradigm revisited: Emerging prospects for tropical forest biodiversity. Biological Conservation, v. 155, p. 136-140, 2012.

30.
Lôbo, Diele2011Lôbo, Diele ; Leão, Tarciso ; Melo, Felipe P. L. ; Santos, André M. M. ; TABARELLI, Marcelo . Forest fragmentation drives Atlantic forest of northeastern Brazil to biotic homogenization. Diversity and Distributions (Print), v. 17, p. 287-296, 2011.

31.
BERNARD, E.2011BERNARD, E. ; Melo, F. P. L. ; PINTO, S. R. R. . Challenges and Opportunities for Biodiversity Conservation in the Atlantic Forest in Face of Bioethanol Expansion. Tropical Conservation Science, v. 4, p. 267-275, 2011.

32.
Melo, Felipe P. L.2010 Melo, Felipe P. L.; Martínez-Salas, Esteban ; Benítez-Malvido, Julieta ; Ceballos, Gerardo . Forest fragmentation reduces recruitment of large-seeded tree species in a semi-deciduous tropical forest of southern Mexico. Journal of Tropical Ecology (Print), v. 26, p. 35, 2010.

33.
Melo, F. P. L.2010Melo, F. P. L.; PINTO, S. R. R. ; Tabarelli, M. . Abundância de Biodiversidade. Scientific American Brasil, v. 39 esp, p. 60-65, 2010.

34.
PINTO, S. R. R.2010PINTO, S. R. R. ; MENDES, G. ; SANTOS, A. M. M. ; DANTAS, M. M. ; TABARELLI, Marcelo ; Melo, F. P. L. . Landscape Attributes Drive Complex Spatial Microclimate Configuration of Brazilian Atlantic Forest Fragments. Tropical Conservation Science, v. 3, p. 389-402, 2010.

35.
Melo, Felipe P. L.2009Melo, Felipe P. L.; Rodriguez-Herrera, Bernal ; Chazdon, Robin L. ; Medellin, Rodrigo A. ; Ceballos, Gerardo G. . Small Tent-Roosting Bats Promote Dispersal of Large-Seeded Plants in a Neotropical Forest. Biotropica (Lawrence, KS), v. 41, p. 737-743, 2009.

36.
MELO, Felipe Pimentel Lopes2007MELO, Felipe Pimentel Lopes; LEMIRE, Danielle ; TABARELLI, Marcelo . Extirpation of large-seeded seedlings from the edge of a large Brazilian Atlantic forest fragment. Écoscience (Sainte-Foy), v. 14, p. 124-129, 2007.

37.
SANTOS, B. A.2006SANTOS, B. A. ; MELO, Felipe Pimentel Lopes de ; Tabarelli, M. . Seed shadow, seedling recruitment, and spatial distribution of Buchenavia capitata (Combretaceae) in a fragment of the Brazilian Atlantic Forest. Brazilian Journal of Biology, v. 66, p. 883-890, 2006.

38.
Melo, F. P. L.2006 Melo, F. P. L.; DIRZO, R ; TABARELLI, M . Biased seed rain in forest edges: Evidence from the Brazilian Atlantic forest. Biological Conservation, v. 132, p. 50-60, 2006.

39.
Melo, F. P. L.2003Melo, F. P. L.; Tabarelli, M. . Seed Dispersal and Demography of Pioneer Trees: The Case of Hortia arborea. Plant Biology (Stuttgart), Alemanha, v. 5, n.5, p. 359-365, 2003.

Capítulos de livros publicados
1.
Melo, Felipe P. L.. The Socio-Ecology of the Caatinga: Understanding How Natural Resource Use Shapes an Ecosystem. In: Silva, JMC; Leal, IR; Tabarelli, M.. (Org.). Caatinga. 1ed.: Springer International Publishing, 2017, v. , p. 369-382.

2.
Tabarelli, M. ; Melo, F. P. L. ; ALVES, M. V. ; MACHADO, I. C. ; LOPES, A. V. ; SIQUEIRA-FILHO, J. A. ; Leal, Inara R. . Perturbação antrópica no Parque Nacional do Catimbau: Estaria a Caatinga se transformando num ecossistema emergente?. In: Waldir Mantovanni; Ricardo Ferreira Monteiro; Luiz dos Anjos; Mariana Otero Cariello. (Org.). Pesquisas em Unidades de Conservação no domínio da Caatinga: subsídios à gestão. 1ed.Fortaleza: Editora da Universidade Federal do Ceará, 2017, v. , p. 141-162.

3.
Melo, Felipe P. L.; BASSO, F. A. ; SIQUEIRA-FILHO, J. A. . Restauração Ecológica da Caatinga: Desafios e Oportunidades. In: José Ales Siqueira Filho. (Org.). Flora das Caatingas do Rio São Francisco. 1ed.Rio de Janeiro: Andrea Jackobson Estudio Editorial Ltda., 2012, v. 1, p. 394-421.

4.
Santos, Bráulio A. ; Melo, Felipe P. L. ; SIQUEIRA-FILHO, J. A. ; TABARELLI, Marcelo . Caatinga. In: Fabio Scarano Rubio. (Org.). Biomas Brasileiros: retratos de um país plural. 1ed.Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2012, v. , p. 01-.

5.
MELO, Felipe Pimentel Lopes de; AGUIAR NETO, Antônio Venceslau de ; SIMABUKURO, Eliana ; TABARELLI, Marcelo . Recrutamento e estabelecimento de Plântulas. In: Alfredo Ghi Ferreira; Fabian Borgheti. (Org.). Germinação: do básico ao aplicado. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2004, v. , p. 237-250.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Melo, Felipe P. L.. Por que dependemos das florestas? Bem estar humano e serviços ambientais. Revista Coletiva, Recife, 21 jun. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, Layana Costa ; MELO, Felipe Pimentel Lopes de . O papel do efeito de borda sobre a dinâmica inicial de plântulas num fragmento de Floreta Atlântica do Nordeste de Brasil. In: VI Congresso de Ecologia do Brasil, 2003, Fortaleza. Anais do VI Congresso de Ecologia do Brasil, 2003. p. 290-291.

2.
LEMIRE, Danielle ; MELO, Felipe Pimentel Lopes de . The structure of seedling assemblage along an edge-interior gradient in a fragmented Atlantic Forest of Northeastern Brazil.. In: VI Congresso de Ecologia do Brasil, 2003, Fortaleza. Anais do VI Congresso de Ecologia do Brasil, 2003. p. 511-512.

3.
MELO, Felipe Pimentel Lopes de; TABARELLI, Marcelo . O papel do efeito de borda sobre a chuva de sementes num fragmento de Mata Atlântica do Nordeste do Brasil.. In: VI Congresso de Ecologia do Brasil, 2003, Fortaleza. Anais do VI Congresso de Ecologia do Brasil, 2003. p. 521-522.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Melo, F. P. L.; MENDES, G. ; ARROYO-RODRIGUEZ, V. ; SALIVA, E. A. E. S. ; TABARELLI, M . Functional signature of tree communities in neotropical human-modified landscapes. In: V Congreso Mexicano de Ecologia, 2015, San Luís Potosí. Memorias del V Congreso Mexicano de Ecologia, 2015.

2.
Melo, F. P. L.; Arroyo-Rodríguez, Víctor ; FAHRIG, L. ; MARTÍNEZ-RAMOS, MIGUEL ; TABARELLI, M . Ecological processes driving alternative successional pathways in human-dominated tropical landscapes: the importance of seed dispersal and seedling recruitment. In: ATBC Meeting 2013, 2013, San José. ATBC Meeting 2013, 2013.

3.
Melo, F. P. L.; Arroyo-Rodríguez, Víctor ; FAHRIG, LENORE ; MARTÍNEZ-RAMOS, MIGUEL ; TABARELLI, M . El futuro de la biodiversidad en los paisajes tropicales dominados por humanos. In: IV Congreso Mexicano de Ecologia, 2013, Villahermosa. IV Congreso Mexicano de Ecologia Memorias, 2013.

4.
Melo, F. P. L.; LOBO, D. ; LEAO, T. ; Tabarelli, M. . Forest fragmentation drives Atlantic forest of northeastern Brazil to biotic homogenization. In: 2011 Joint International Meeting of the Association for Tropical Biology and Conservation and the Society for Conservation Biology (Africa Section), 2011, Arusha, Tanzania. 2011 Joint International Meeting of the Association for Tropical Biology and Conservation and the Society for Conservation Biology (Africa Section), 2011.

5.
Melo, F. P. L.; PINTO, S. R. R. . Large-scale forest restoration initiatives on the ground: lessons from the Atlantic forest of Northeastern Brazil. In: 4th World Conference on Ecological Restaoraion, 2011, Mérida. Book of Abstracts, 2011.

6.
SPECHT, M. J. S. ; BARBOSA, C. L. ; PINTO, S. R. R. ; Tabarelli, M. ; Melo, F. P. L. . Reconciling fuelwood extraction and forest restoration: potentials of energetic forests to improve restoration efforts of a biodiversity hotspot. In: 4th World Conference on Ecological Restaoraion, 2011, Mérida. Livro de Resumos, 2011.

7.
ALMEIDA, W. R. ; SALIVA, E. A. E. S. ; Melo, Felipe P. L. ; Tabarelli, M. . Depletion of functional attributes in tree seedling assemblages in a fragmented tropical rain forest.. In: Conference of the Society for Tropical ecology, 2011, Frankfurt. Conference of the Society for Tropical ecology, 2011.

8.
Melo, F. P. L.; Ceballos, Gerardo G. . Successional trajectories of defaunted tropical forests: effects of vanishing large frugivores and the role of remaining seed dispersers. In: 5th International Symposium-Workshop on Frugivores and Seed Dispersal, 2010, Montpellier. Anals of the 5th International Symposium-Workshop on Frugivores and Seed Dispersal, 2010.

9.
Melo, F. P. L.; Rodriguez-Herrera, Bernal ; Chazdon, R. L. ; MEDELLIN, R. A. ; Ceballos, Gerardo G. . Small bats disperse large seeds: re-evaluating the seed dispersal service of Neotropical bats. In: XV International Bat Research Conference, 2010, Praga. XV International Bat Research Conference, 2010.

10.
LOBO, D. ; LEAO, T. ; Melo, F. P. L. ; SANTOS, A. M. M. ; Tabarelli, M. . Forest Fragmentation Drives Atlantic forest of Northeastern Brazil to Biotic Homogenization. In: Geting Post 2010 Biodiversity Targets Right, 2010, Bragança Paulista. Geting Post 2010 Biodiversity Targets Right, 2010.

11.
PINTO, S. R. R. ; DANTAS, M. M. ; MENDES, G. ; Tabarelli, M. ; Melo, F. P. L. . Landscape attributes drive complex spatial microclimate configuration of Brazilian Atlantic forest fragments. In: Getting post 2010 biodiversity targets right, 2010, Bragança Paulista. Getting post 2010 biodiversity targets right, 2010.

12.
MELO, Felipe Pimentel Lopes de; Benitez-Malvido, J. ; CEBALLOS, G. . Size matters: forest fragmentation reduces recruitment of large-seeded tree species in a Mexican tropical forest. In: ATBC meeting, 2008, Paramaribo. ATBC meeting 2008: Past and recent history of tropical ecosystems, 2008.

13.
PINTO, S. R. R. ; Melo, F. P. L. ; SANTOS, A. M. M. ; Tabarelli, M. . Asymmetric disruption on forest fragments microclimate in a hyper-fragmented landscape: implications for habitat restoration. In: Annual Meeting of the Association for Tropical Biology and Conservation, 2008, Paramaribo. Annual Meeting of the Association for Tropical Biology and Conservation, 2008.

14.
MELO, Felipe Pimentel Lopes de; Rodriguez-Herrera, B. ; MEDELLIN, R. A. ; CEBALLOS, G. . The last of the Mohicans: would netropical bats maintain seed dispersal services for large-seeded plants in defaunated landscapes?. In: XIV International Bat Research Conference and 37th NASBR, 2007, Mérida. Anals of the XIV nternational Bat Research Conference and 37th NASBR, 2007.

15.
MELO, Felipe Pimentel Lopes de; LEMIRE, Danielle ; TABARELLI, Marcelo . Extirpation of large-seeded seedlings from the edge of a large Brazilian Atlantic forest fragment. In: 19th annual meeting of Sciety for tropical biology, 2006, Kaiserslautern. Procceding of 19th annual meeting of Sciety for tropical biology, 2006. v. 1. p. 129.

16.
MELO, Felipe Pimentel Lopes de; TABARELLI, Marcelo . Is large seed germination reduced in forest edges? no evidence from a a large forest fragment in northeastern Atlantic forest.. In: he Annual Meeting of the Association for Tropical Biology and Conservation, 2005, Uberlandia. Frontier in Tropical Biology and Conservation. Uberlândia, 2005. v. 1. p. 88-88.

17.
MELO, Felipe Pimentel Lopes de; TABARELLI, Marcelo . Biologia de dispersão e estrutura de uma população de Hortia arborea Engl. (Rutaceae). In: 52° Congresso Nacional de Botânica, 2002, João Pessoa. Anais do 52° Congresso Nacional de Botânica, 2002. v. 1. p. 153-153.

18.
MELO, Felipe Pimentel Lopes de; TABARELLI, Marcelo . Dispersão de sementes , recrutamento e demografia de Hortia arborea Engl. (Rutaceae) em um fragmento de floresta atlântica do Nordeste do Brasil.. In: IX Congresso de Inicia cão Científica, 2002, Recife. Anais do IX Congresso de Inicia cão Científica, 2002. v. 1. p. 113-113.

19.
MELO, Felipe Pimentel Lopes de; TABARELLI, Marcelo . ·Manipulação de sementes de Hortia arborea Engl. (Rutaceae) por Dasyprocta prymnolopha em um fragmento de Mata Atlântica de Pernambuco. In: V congresso de Ecologia do Brasil, 2002, Porto Alegre. Anais do V congresso de Ecologia do Brasil, 2002. v. 1. p. 349-349.

20.
MELO, Felipe Pimentel Lopes de; TABARELLI, Marcelo ; BARBOSA, Dilosa Carvalho de Alencar . Plantas Lenhosas de Xingo-AL: Um estudo de vulnerabilidade.. In: 51° Congresso Nacional de Botânica, 2001, Braília. Anais do 51° congresso nacional de botânica, 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
Melo, F. P. L.. O futuro da natureza: reflexões sobre o efeito da atividade humana na Terra. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Melo, F. P. L.. Desafios e Oportunidades da restauração florestal com alta diversidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MELO, Felipe Pimentel Lopes. CONSERVACIÓN DE LA BIODIVERSIDAD, TURISMO DE NATURALEZA Y SERVICIOS AMBIENTALES EN BRASIL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
de Melo, F. P. L.; Gerardo Ceballos . Fragmentación, defaunación y rutas de regeneración del bosque tropical centroamericano. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
Melo, F. P. L.. Los ultimos argonautas de la selva: la importancia de los murciélagos frugívoros para la dispersion de semillas de gran porte en paisajes defaunados. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Melo, F. P. L.. Reflorestamento para Pequenas Propiedades Rurais. 2009.

2.
MEDELLIN, R. A. ; Melo, F. P. L. . Taller de expertos sobre fragmentación. 2008.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PELIZOLLI, M. ; Melo, F. P. L. ; OLIVEIRA, E. A. . Darwin e a Ciência. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
MELO, FELIPE P.L.. Laboratório de Ecologia Vegetal e Aplicada. 2014; Tema: Discussão sobre ecologia e conservação. (Rede social).

2.
MELO, FELIPE P.L.. Ecologia Aplicada. 2013; Tema: Política e Ecologia. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
Melo, Felipe P. L.. Curso de Campo Ecologia e Conservação da Caatinga. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Melo, Felipe P. L.. Ecología y Conservación del Bosque Tropical Húmedo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
Melo, Felipe P. L.. Curso de Campo Ecologia do Pantanal. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
Melo, Felipe P. L.. Curso de Campo Ecologia da Floresta Amazônica. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
Melo, Felipe P. L.. Curso de Campo Ecologia e Conservação da Caatinga. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
Melo, Felipe P. L.. Ecología y Conservación del Bosque Tropical Húmedo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
Melo, Felipe P. L.. Curso de Campo Ecologia da Floresta Amazônica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
Melo, Felipe P. L.. Curso de Campo Ecologia do Pantanal. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
Melo, Felipe P. L.. Curso de Campo Ecologia e Conservação da Caatinga. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
Melo, Felipe P. L.; SILVEIRA, P. ; ZARIAS, A. ; MONTEIRO, A. . Florestas. 2012. (Editoração/Outra).

11.
Melo, Felipe P. L.. Curso de Campo Ecologia do Pantanal. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
MEDELLIN, R. A. ; DIRZO, R. ; CEBALLOS, G. ; Melo, F. P. L. . Extinctions and the biodiversity crisis. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para aulas de biologia da conservação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Melo, Felipe P. L.; PIMENTEL, V. M. M.; SOUZA, V. M.. Participação em banca de Bruno Paes Castelo Branco. Indicadores de desenvolvi sustentável e a conservação da Mata Atlântica do Nordeste do Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
Melo, Felipe P. L.; CAZETTA, E.; FISCHER, E.. Participação em banca de Ícaro Menezes Pinto. IMPLICAÇÕES DA REDUÇÃO DE COBERTURA FLORESTAL NO CONSUMO DE FRUTOS POR AVES FRUGÍVORAS EM PAISAGENS ANTRÓPICAS. 2015. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

3.
SPIRONELLO, W.; MELO, Felipe Pimentel Lopes de; PONTES, A. R. M.. Participação em banca de Cassia Maria Rodrigues. Estrutura da comunidade de primatas na região do Tepequém, Roraima, Amazônia Brasileira. 2014. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
SPIRONELLO, W.; MELO, Felipe Pimentel Lopes de; PONTES, A. R. M.. Participação em banca de Rodolfo Burgos de Luna. Estudo do padrão de atividades de duas comunidades de mamíferos no extremo norte da Amazônia brasileira sob diferentes níveis de conservação. 2014. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
FARIA, D.; MELO, Felipe Pimentel Lopes de; TABARELLI, M. Participação em banca de Tatiane Gomes Calaça Menezes. O papel da limitação de recrutamento na regeneração de uma paisagem natural fragmentada. 2014. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
MELO, Felipe Pimentel Lopes de; ALBUQUERQUE, U. P.; MELO, J. G.; CASTRO, C. C.. Participação em banca de Maria Clara Bezerra Cavalcanti. O uso dos produtos florestais não madeireiros não garante a conservação da biodiversidade em florestas tropicais. 2013. Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

7.
OLIVEIRA, A. A.; FONSECA, C.; MELO, Felipe Pimentel Lopes de. Participação em banca de Thayná Jeremias Mello. Invasão Biológica em ilhas oceânicas: o caso de Leucaena leucocephala (Leguminoseae) em Fernando de Noronha. 2013. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade de São Paulo.

8.
MELO, Felipe Pimentel Lopes de; FERNANDEZ, F. Participação em banca de Caroline Marques Dracxler da Silva. Recrutamento de plameiras na Mata Atlântica: entendendo as consequências das florestas vazias. 2012. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
MELO, Felipe Pimentel Lopes de; LEAL, I. R.. Participação em banca de Fernanda Maria Pereira de Oliveira. Influencia das perturbações antrópicas sobre a composição de grupos funcionais de formigas (hymenoptera: fomicidae) na caatinga. 2011. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal de Pernambuco.

10.
Alves-Costa, C. P.; MELO, Felipe Pimentel Lopes de. Participação em banca de Analice Araújo de Souza. Efeitos de borda, parâmetros de paisagem e da presença de espécies exóticas na quantidade de carbono estocada em fragmentos de florestas secundárias de Mata Atlântica em Aldeia, Região metropolitana do Recife, Pernambuco. 2011. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Pernambuco.

11.
Tabarelli, M.; MELO, Felipe Pimentel Lopes de. Participação em banca de Tarciso Cotrim Carneiro Leão. Atributos de História de vida indicadores de risco de extinção nas angiospermas da floresta atlântica. 2011. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Pernambuco.

12.
MELO, Felipe Pimentel Lopes de; Tabarelli, M.; BERNARD, E.. Participação em banca de Edgar Alberto do Espirito Santo Silva. Recrutametno de plântulas em uma paisagem fragmentada:perspectivas para a flora arbórea da Floresta Atlântica nordestina. 2010. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Pernambuco.

13.
BANDEIRA, A.; LEAL, I. R.; MELO, Felipe Pimentel Lopes de; ALMEIDA, W. R.. Participação em banca de André Filipe Costa de Oliveira. Cupins (Isoptera) como indicadores biológicos em fragmetnos de floresta. 2010. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal de Pernambuco.

14.
CABRAL, J. J. S. P.; BARROS, H. O. M.; BRAGA, R. A. P.; MELO, Felipe Pimentel Lopes de. Participação em banca de Carlos Eduardo Menezes da Silva. Pagamento por serviços ambientais como instrumento de gestão ambiental de bacias hidrográficas: proposta de implementação de sistema de compensação por serviços ambientais em microbacias no Brasil e em Honduras. 2009. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em desenvolvimento e meio ambiente) - Universidade Federal de Pernambuco.

Teses de doutorado
1.
Melo, Felipe P. L.; MARQUES, M. C. M.; SANTOS, R. F.; PARDAL, A. A.; NEVES, D. R. M.. Participação em banca de Vinicius Marcílio da Silva. Floresta Atlântica: Distribuiçlão diversidade vegetal em um contexto econômico e conservação. 2017. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

2.
Melo, Felipe P. L.; FARIA, D.; GARDNER, T.; LAPS, R.; CAZETTA, E.. Participação em banca de José Carlos Morante Filho. Aves em paisagens antrópicas: desvendando os impactos de mudanças na cobertura do solo sobre grupos ecológicos e processos ecossistêmicos. 2016. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

3.
Melo, Felipe P. L.; VENTICINQUE, E. M.; GARDA, A.. Participação em banca de Bernardo Monteiro Flores. Resilience of the Amazonian Forests: The role of fires, flooding and climate. 2016. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
SANTOS, A. M. M.; MELO, Felipe Pimentel Lopes de; ARAUJO, E. L.; RAMOS, E. N. F.; VALADARES, E.. Participação em banca de Jefferson Thiago Souza. Predação pré-dispersão, chuva de sementes e dinâmica de saída do banco de sementes em florestas jove e madura da Caatinga. 2014. Tese (Doutorado em Botânica) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

5.
TABARELLI, Marcelo; MELO, Felipe Pimentel Lopes de; SANTOS, A. M. M.; PONTES, A. R. M.; SANTOS, B. A.. Participação em banca de Marcos Gabriel Figueiredo Mendes. Fragmentação de habitat, complexidade estrutural e simplificação de grupos funcionais da assembléia arbórea em remanescentes na floresta atlântica do nordeste do Brasil. 2013. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
MELO, Felipe Pimentel Lopes de; SANTOS, A. M. M.; Leal, Inara R.; SFAIR, J. C.; TABARELLI, M. Participação em banca de Danielle Gomes de Souza. Plantas e insetos galhadores: efeitos ascendentes determinando parões nas assembléias de insetos em diferentes escalas espaciasi. 2013. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
Leal, Inara R.; TABARELLI, M; CASTRO, C. C.; IANNUZZI, L.; MELO, Felipe Pimentel Lopes de. Participação em banca de Laura Carolina Leal de Souza. Interações mutualísticas entre plantas e insetos: qual a influência da perturbação antrópica?. 2013. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
LEAL, I. R.; Schwamborn, R.; MELO, Felipe Pimentel Lopes de. Participação em banca de Lisi Dámaris Pereira Alvarenga. Dinâmica metapopulacional e biologia reprodutiva do musgo epífilo crossomitrium patriseae em floresta atlântica. 2011. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Doutorado
1.
MELO, Felipe Pimentel Lopes de; PONTES, A. R. M.; SANTOS, A. M. M.. Participação em banca de Marcos Gabriel Figueiredo Mendes. Fragmentação de habitat, complexidade estrutural e simplificação de grupos funcionais da assembléia arbórea em remanescentes na floresta atlântica do nordeste do Brasil. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
MELO, Felipe Pimentel Lopes de; TABARELLI, M; Santos, B. A.. Participação em banca de Laura Carolina Leal de Souza. Interações mutualísticas entre plantas e insetos: qual a influência da perturbação antrópica?. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
SANTOS, A. M. M.; MELO, Felipe Pimentel Lopes de; SILVA, K. A.. Participação em banca de Alyson Luiz Santos de Almeida. Avaliação do estrativismo de fruteiras lenhosas: aspectos teóricos e implicações pra´ticas para o manejo sustentável. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Botânica) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

4.
TABARELLI, Marcelo; SANTOS, P. J. P.; MELO, Felipe Pimentel Lopes de. Participação em banca de José Domingos Ribeiro Neto. Efeito das perturbações antrópicas sobre as comunidades de plantas lenhosas e formigas na Caatinga. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
MELO, Felipe Pimentel Lopes de; LEAL, I. R.; Schwamborn, R.. Participação em banca de Lisi Dámaris Pereira Alvarenga. Conservação de metapopulações em habitats ameaçados: um ensaio com briófitas epífitas em remanescentes de florestas tropicais. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MELO, FELIPE P.. Participação em banca de Aldenice Correia Lacerda.Estimativa de sequestro de carbono e a influência do relevo na área UC refúgio de vida silvestre Tatu-Bola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
MELO, FELIPE P.L.; NAKA, L.; SANTOS, P. J. P.. Participação em banca de Hevana Santos de Lima.Mobbing na Caatinga: Características funcionais e efeitos do manejo florestal nas redes de interações ecológicas associadas ao comportamento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
Melo, Felipe P. L.; NAKA, L.; SANTOS, P. J. P.. Participação em banca de Hevana Santana de Lima.Mobbing na Caatinga: Características funcionais e efeitos do manejo florestal nas redes de interações ecológicas associadas ao comportamento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
MELO, Felipe Pimentel Lopes de; BERNARD, E.; LARRAZABAL, M. E.. Participação em banca de Ednaldo Monteiro da Silva.Eficiência do sistema de autuação de crimes contra a fauna no estado de Pernambuco. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
MELO, Felipe Pimentel Lopes de; SPECHT, M. J. S.; MENDES, G.. Participação em banca de Eric Bento Caldas.Atributos da paisagem como determinantes do consumo doméstico de lenha na floresta atlântiac nordestina. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
MELO, Felipe Pimentel Lopes de; PINTO, S. R. R.; MENDES, G.. Participação em banca de Rafaela Moura Correia.PAPEL DO BANCO DE SEMENTES NA REGENERAÇÃO DE UMA FLORESTA FRAGMENTADA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
MELO, Felipe Pimentel Lopes de; MENDES, G.; PINTO, S. R. R.. Participação em banca de Fernando Gracino Ruiz de Lima.Regeneração florestal em uma paisagem de Mata Atlântica fragmentada do estado da Paraíba. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
MELO, Felipe Pimentel Lopes de; BERNARD, E.. Participação em banca de Mona Lisa Veríssimo Silva Araújo.Bioacústica aplicada à ecologia urbana: avaliação da influência de áreas verdes na região metropolitana do Recife sobre a atividade de morcegos insetívoros. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco.

9.
MELO, Felipe Pimentel Lopes de; Alves-Costa, C. P.; BERNARD, E.. Participação em banca de Gabriela Coutinho Cunto.Fenologia e disponibilidade de sementes de três espécies de Piper (piperaceae) na Reseva Biológica de Saltinho e suas relações com morcegos dispersores (ChiropteraPhylostomideae). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco.

10.
MELO, Felipe Pimentel Lopes de; BERNARD, E.; MORAES, D. A.. Participação em banca de Rodrigo Regueira.Caracterização do comércio ilegal de animais silvestres em dez feiras livres da região metropolitana do Recife. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco.

11.
LEAL, I. R.; SANTOS, B. A.; MELO, Felipe Pimentel Lopes de. Participação em banca de Bruno Ximenes Pinho.Efeito de borda sobre as redes de interação planta-herbívoro em um fragmento de floresta atlântica nordestina. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco.

12.
MELO, Felipe Pimentel Lopes de. Participação em banca de Sueny Carla da Silva.Transposição do rio São Francisco e sua relação com o processo de desertificação em Pernambuco. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco.

13.
MELO, Felipe Pimentel Lopes de. Participação em banca de Ivson Rodrigues de Oliveira Filho.Existe correlação entre a proliferação de espécies pioneiras e seu uso como combustível por populações rurais?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco.

14.
MELO, Felipe Pimentel Lopes de; Tabarelli, M.; AGUIAR NETO, Antôni Venceslau de. Participação em banca de Paulo Vitor de Albuquerque Portes.Angiospermas epífitas da floresta atlântica pernambucana: declínio populacional e vulnerabilidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco.

15.
BERNARD, E.; Alves-Costa, C. P.; MELO, Felipe Pimentel Lopes de. Participação em banca de Maria Amélia Gomes Coelho de Andrade Luna.A quiropterofauna e o seu papel na dispersçao de sementes em fragmentos de Mata Atlântica de Aldeia, região metropolitana do Recife, PE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco.

16.
QUIRINO, A.; MEDEIROS, M. A.; CRUZ, M. A. O. M.; MELO, Felipe Pimentel Lopes de. Participação em banca de Marcela Santos Mostaert.A quem servem os dispositivos de interesse social? legislação ambiental vs. utilidade pública no estado de Pernambuco. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco.

17.
MELO, Felipe Pimentel Lopes de; Tabarelli, M.; BERNARD, E.. Participação em banca de Cristiane Barbosa Lucena.Emissões de carbono provenientes do consumo de lenha por populações rurais na floresta atlântica nordestina. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco.

18.
MELO, Felipe Pimentel Lopes de; BERNARD, E.; Alves-Costa, C. P.. Participação em banca de Danielle Alencar Dantas.Influências do desmatamento da Mata Atlântica na qualidade de vida da população humana local: uma análise para municípios do sul e sudeste do Brasil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco.

19.
MELO, Felipe Pimentel Lopes de; TABARELLI, M; PINTO, S. R. R.; Alves, M.. Participação em banca de Maria Joana Specht da Silva.Padrões de consumo de lenha e seus impactos socioambientais em Pernambuco, Brasil.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco.

20.
MELO, Felipe Pimentel Lopes de; Alves-Costa, C. P.; ARAUJO, H. F. P.. Participação em banca de Raissa Samento Pereira.Serviços de dispersão de sementes por aves e morcegos em um fragmento de Mata Atlântica nordestina. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco.

21.
MELO, Felipe Pimentel Lopes de; AGUIAR NETO, Antônio Venceslau de; RODA, S.. Participação em banca de Sabine Geiseler.Diagnóstico de viveiros de mudas florestais do Centro de Endemismo Pernambuco. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ATBC meeting. Ecological processes driving alternative successional pathways in human-dominated tropical landscapes: the importance of seed dispersal and seedling recruitment. 2013. (Congresso).

2.
III Congreso Latinoamericano de Restauración Ecológica. El futuro de la biodiversidad en los paisajes tropicales dominados por humanos: restauración ecológica y la importancia de la matriz. 2013. (Congresso).

3.
2011 Annual Meeting of the Association for Tropical Biology and Conservation. Forest fragmentation drives Atlantic forest of northeastern Brazil to biotic homogenization. 2011. (Congresso).

4.
4th World Conference on Ecological Restaoraion. Large-scale forest restoration initiatives on the ground: lessons from the Atlantic forest of Northeastern Brazil. 2011. (Congresso).

5.
5th International Symposium-Workshop on Frugivores and Seed Dispersal.Consequence of the loss of large frugivores. 2010. (Simpósio).

6.
Getting Post 2010 Biodiversity Targets Right. Landscape attributes drive spatial microclimate configuration of Brazilian Atlantic forest fragments. 2010. (Congresso).

7.
Biodiversidad y turismo sostenible en Iberoamerica.CONSERVACIÓN DE LA BIODIVERSIDAD, TURISMO DE NATURALEZA Y SERVICIOS AMBIENTALES EN BRASIL. 2009. (Seminário).

8.
Seminário sobre restauração florestal em mata atlântica: a experiência de Pernambuco, Alagoas e Paraíba. 2009. (Congresso).

9.
ATBC meeting. Size matters: forest fragmentation reduces recruitment of large-seeded seedlings in southern Mexico. 2008. (Congresso).

10.
II Congreso Mexicano de Ecologia. Fragmentación, defaunación y rutas de regeneración del bosque tropical centroamericano. 2008. (Congresso).

11.
Iv Congreso Mexicano de Ecología. El futuro de la biodiversidad en los paisajes tropicales dominados por humanos. 2008. (Congresso).

12.
ATBC Meeting. 2007. (Congresso).

13.
XIV International Bat Research Conference and 37th NASB. The last of the Mohicans: would netropical bats maintain seed dispersal services for large-seeded plants in defaunated landscapes?. 2007. (Congresso).

14.
Congreso Mexicano de Ecología. Biased seed rain in forest edges: evidence from the brazilian atlantic forest. 2006. (Congresso).

15.
52° Congresso Nacional de Botânica. 52° Congresso Nacional e Botânica. 2001. (Congresso).

16.
Encontro Regional de Estudantes de Biologia.XI Encontro Regional de Estudantes de Biologia. 2001. (Encontro).

17.
v congresso de ecologia do Brasil. V congresso de Ecologia do Brasil. 2001. (Congresso).

18.
Simpósio sobre Visão Holística. 2000. (Simpósio).

19.
V Encontro Estadual dos Sem Terrinha.V Encontro Estadual dos Sem Terrinha. 2000. (Encontro).

20.
XXI Encontro Nacional de Estudantes de Biologia. 2000. (Encontro).

21.
X Encontro Regional de Estudantes de Biologia.X Encontro Regional de Estudantes de Biologia. 1999. (Encontro).

22.
XX Encontro Nacional dos Estudantes de Biologia.XX Encontro Nacional dos Estudantes de Biologia. 1999. (Encontro).

23.
VII Encontro Do Centro de Ciências Biológicas. 1997. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Pedro Henrique Albuquerque Sena. Efeitos de perturbações antrópicas crônicas no funcionamento ecossistêmico: impactos diretos e indiretos na biodiversidade e serviços ecossistêmicos de florestas secas,. Início: 2017. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. (Orientador).

2.
Bruno Ximenes Pinho. Plants in a changing environment: the response of tree assemblages to landscape structure and environmental gradients at multiple spatial scales. Início: 2015. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Bárbara Cavalcante Félix da Silva. AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DO USO DOS RECURSOS MADEIREIROS NO PARQUE NACIONAL DO VALE DO CATIMBAU, PERNAMBUCO. 2015. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Felipe Pimentel Lopes de Melo.

2.
Davi Jamelli Santos. Área de Vida de caprinos domésticos (Capra hircus, Bovidae) em uma paisagem de Caatinga antropizada,Ano de Obtenção. 2015. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Felipe Pimentel Lopes de Melo.

3.
Gabriela Coutinho Cunto. O PAPEL DOS MORCEGOS FRUGÍVOROS COMO DISPERSORES EM UMA PAISAGEM FRAGMENTADA. 2015. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Felipe Pimentel Lopes de Melo.

4.
Luciana de Freitas Patriota Gouveia. Distribuição preditiva da algaroba e seu efeitos na regeneração da Caatinga. 2015. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Felipe Pimentel Lopes de Melo.

5.
Rafaela Moura Correia. Implicações do uso do solo na regeneração natural: uma abordagem ecológica do banco de sementes. 2015. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Felipe Pimentel Lopes de Melo.

6.
Tatiane Gomes Calaça Menezes. O papel da limitação de recrutamento na regeneração natural de uma paisagem fragmentada. 2014. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Felipe Pimentel Lopes de Melo.

7.
Maria Joana da Silva Specht. Extração de lenha por populações rurais: impactos no recrutamento de plântulas na floresta Atlântica nordestina. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Felipe Pimentel Lopes de Melo.

8.
Paulo Vitor de Albuquerque Portes. CHUVA DE SEMENTES EM UMA PAISAGEM DE FLORESTA ATLÂNTICA: GRAVES FALHAS NO PROCESSO DE DISPERSÃO DE SEMENTES. 2012. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Coorientador: Felipe Pimentel Lopes de Melo.

9.
Tiago Esposito Oliveira Melo. Efeitos da perturbação antrópica sobre a demografia e a estruturação genética de Simarouba amara (Simaroubaceae). 2012. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Felipe Pimentel Lopes de Melo.

10.
Bruno Ximenes Pinho. Fatores determinantes na estruturação de comunidades vegetais ao longo de um gradiente sucessional. 2012. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Felipe Pimentel Lopes de Melo.

Tese de doutorado
1.
Maria Joana Specht da Silva. O PAPEL DAS PERTURBAÇÕES ANTRÓPICAS NA RESILIÊNCIA DE SISTEMAS SÓCIOECOLÓGICOS PRODUTIVOS NA CAATINGA. 2015. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Coorientador: Felipe Pimentel Lopes de Melo.

2.
Tatiane Gomes Calaça Menezes. Effects of introduced herbivores on the structure and dynamics of a Seasonally Dry Tropical Forest, Ano de obtenção. 2014. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Felipe Pimentel Lopes de Melo.

3.
Edgar Alberto do Espírito Santo. Fragmentação e relaxamento de mortalidade denso-dependente em plantas. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Coorientador: Felipe Pimentel Lopes de Melo.

4.
Severino Rodrigo Ribeiro Pinto. Manutenção de espécies de árvores pioneiras em paisagens hiperfragmentadas. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Felipe Pimentel Lopes de Melo.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cainã Ferraz e Silva. RESILIENCIA SOCIOECOLÓGICA DE AGROECOSSISTEMAS COM DIFERENTES TIPOS DE MANEJO NO SEMIÁRIDO DE PERNAMBUCO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Felipe Pimentel Lopes de Melo.

2.
Marlon Eduardo de Lima Neri. ENERGIA EÓLICA E CONSERVAÇÃO DO BIOMA CAATINGA: DELIMITAÇÃO ESPACIAL DAS ÁREAS DE CONFLITO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Felipe Pimentel Lopes de Melo.

3.
Pâmella Alves Nogueira Paes. Efetividade do ICMS Socioambiental referente às Unidades de Conservação no IDH de município de Pernambuco. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Felipe Pimentel Lopes de Melo.

4.
Eric Bento Caldas. Atributos da paisagem como determinantes do consumo doméstico de lenha na floresta atlântiac nordestina. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Felipe Pimentel Lopes de Melo.

5.
Rafaela Moura Correia. PAPEL DO BANCO DE SEMENTES NA REGENERAÇÃO DE UMA FLORESTA FRAGMENTADA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Felipe Pimentel Lopes de Melo.

6.
Fernando Gracino Ruiz de Lima. Regeneração florestal em uma paisagem de Mata Atlântica fragmentada do estado da Paraíba. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Felipe Pimentel Lopes de Melo.

7.
Dione Ventura. Padrões espaço-temporais de chuva de sementes num fragmento de Mata Atlântica do Nordeste. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Felipe Pimentel Lopes de Melo.

8.
Diana Nobre de Morais. Caracterizaçãõ dos fogões a lenha utilizados nas zonas rurais do corredor nordeste de biodiversidade da mata Atlântica e impactos na saúde dos usuários. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Felipe Pimentel Lopes de Melo.

9.
Wilson Saraiva. Efeitos de borda sobre a frequencia de visita de dispersores em frutos artificiais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Felipe Pimentel Lopes de Melo.

10.
Ivson Rodrigues de Oliveira Filho. Existe correlação entre a proliferação de espécies pioneiras e seu uso como combustível por populações rurais?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Felipe Pimentel Lopes de Melo.

11.
Gabriel Faria. Diversidade biológica de viveiros florestais do Centro de Endemismo Pernambuco. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Pesquisas Ambientais do Norderste. Orientador: Felipe Pimentel Lopes de Melo.

12.
Cristiane Barbosa Lucena. Emissões de Carbono provenientes do consumo de lenha por populações rurais na floresta Atlântica nordestina. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Conservation International. Orientador: Felipe Pimentel Lopes de Melo.

13.
Maria Joana da Silva Specht. Diagnóstico de padrões de consumo doméstico de lenha em uma região da Mata Atlântica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Felipe Pimentel Lopes de Melo.

Iniciação científica
1.
Paulo Portes. Fragmentação e alterações na chuva de sementes em uma paisagem fragmentada na floresta Atlântica. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Ciencias Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Felipe Pimentel Lopes de Melo.

2.
Sabine Geiseler. Diagnóstico socioeconômico de viveiros de mudas florestais do Cento de Endemismo Pernambuco. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Pesquisas Ambientais do Norderste. Orientador: Felipe Pimentel Lopes de Melo.

Orientações de outra natureza
1.
Danielle Lemire. The structure of seedling assemblage along an edge-interior gradient in a fragmented Atlantic Forest of Northeastern Brazil.. 2003. 3 f. Orientação de outra natureza - Université de Sherbrooke. Orientador: Felipe Pimentel Lopes de Melo.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
Melo, Felipe P. L.; BASSO, F. A. ; SIQUEIRA-FILHO, J. A. . Restauração Ecológica da Caatinga: Desafios e Oportunidades. In: José Ales Siqueira Filho. (Org.). Flora das Caatingas do Rio São Francisco. 1ed.Rio de Janeiro: Andrea Jackobson Estudio Editorial Ltda., 2012, v. 1, p. 394-421.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Melo, Felipe P. L.. Por que dependemos das florestas? Bem estar humano e serviços ambientais. Revista Coletiva, Recife, 21 jun. 2012.


Cursos de curta duração ministrados
1.
Melo, Felipe P. L.. Curso de Campo Ecologia da Floresta Amazônica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Melo, Felipe P. L.. Curso de Campo Ecologia da Floresta Amazônica. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
Melo, Felipe P. L.. Curso de Campo Ecologia do Pantanal. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
Melo, Felipe P. L.. Curso de Campo Ecologia do Pantanal. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
Melo, Felipe P. L.. Curso de Campo Ecologia e Conservação da Caatinga. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
Melo, Felipe P. L.. Curso de Campo Ecologia e Conservação da Caatinga. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
Melo, Felipe P. L.. Curso de Campo Ecologia e Conservação da Caatinga. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
Melo, Felipe P. L.. Ecología y Conservación del Bosque Tropical Húmedo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
Melo, Felipe P. L.. Ecología y Conservación del Bosque Tropical Húmedo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
Melo, Felipe P. L.. Curso de Campo Ecologia do Pantanal. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Redes sociais, websites e blogs
1.
MELO, FELIPE P.L.. Laboratório de Ecologia Vegetal e Aplicada. 2014; Tema: Discussão sobre ecologia e conservação. (Rede social).

2.
MELO, FELIPE P.L.. Ecologia Aplicada. 2013; Tema: Política e Ecologia. (Site).



Outras informações relevantes


Aprovado em concurso público para docente de nível superior, classe adjunto I na área de Ecologia Aplicada do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 7:35:38