Jose Clewton do Nascimento

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3481803473530409
  • Última atualização do currículo em 15/12/2018


Possui mestrado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (2002) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (2008). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DARQ-UFRN), área de Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo.. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em CONSERVAÇAO E RESTAURO, atuando principalmente nos seguintes temas: politica de preservaçao, sertão, patrimonio cultural, lugar e imagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jose Clewton do Nascimento
Nome em citações bibliográficas
NASCIMENTO, J. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Tecnologia.
Campus UFRN - Natal
59000-000 - Natal, RN - Brasil
URL da Homepage: www.ufrn.br


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2008
Doutorado em Doutorado em Arquitetura e Urbanismo.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: ?(Re)descobriram o Ceará? Representações dos sítios históricos de Icó e Sobral: entre Areal e Patrimônio Nacional?., Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Ana Fernandes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: representações - Nordeste e Ceará.
2004 - 2005
Doutorado em Doutorado em Arquitetura e Urbanismo.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
com período sanduíche em Maison de Sciences de l´Homme (Orientador: Henri-Pierre Jeudy).
Título: ?(Re)descobriram o Ceará? Representações dos sítios históricos de Icó e Sobral: entre Areal e Patrimônio Nacional?., Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Ana Maria Fernandes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: representações - Nordeste e Ceará.
1999 - 2002
Mestrado em mestrado em arquitetura e urbanismo.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Uma Princesa Tombada às margens do Rio Salgado: dinâmica urbana e intervenções preservacionistas na cidade de Icó/CE,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Eloía Petti Pinheiro.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 4
Outras informações
Ministrei a disciplina "Espaço e Sociedade", constituinte do currículo do curso de Especialização em "Arquitetura e Interiores", perfazendo a carga horária de 30 horas


Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Concursado, Enquadramento Funcional: Arquiteto, Carga horária: 40


Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
REABILITAÇÃO EM ÁREAS DE VALOR PATRIMONIAL: VALORIZAÇÃO DO LUGAR? Análises de programas e ações à luz de casos brasileiros e portugueses
Descrição: O projeto de pesquisa visa analisar programas e ações de reabilitação urbana implementares no Brasil e em Portugal, na perspectiva de se identificar se e como a ênfase dada às ideias de valorização do lugar, contidas nos discursos balizados pela ideia de Conservação Integrada, se materializa nas ações desenvolvidas, quer sejam intervenções físicas, quer sejam ações de outras naturezas. Estabelece-se como recorte temporal inicial a passagem dos anos 1990 aos anos 2000, até os dias atuais, pois, sem desconsiderar os programas e ações que ocorreram em períodos anteriores ao recorte estabelecido, haja vista que entendemos que haja um processo de continuidade entre esses programas e ações, é na transição entre os anos 1990 e 2000 que estarão sendo implementados programas e criados regimes jurídicos atrelados à abordagem da reabilitação urbana que orientarão significativas ações e intervenções em um número considerável de sítios históricos no Brasil e em Portugal..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Jose Clewton do Nascimento - Coordenador / Eunádia Silva Cavalcante - Integrante.
2016 - Atual
ENCONTROS DE RUA - A cidade como laboratório de experiências sensoriais
Descrição: O projeto de pesquisa intitulado Encontros de Rua: a cidade como laboratório de experiências sensoriais consiste em um conjunto de 04 (quatro) propostas dialogadas de planos de trabalho (De Fora adentro: Cartografia dos Sentidos; Cartografia do Junkspace; GRAFICADERNOS DE RUA Parte 1: desenhando as ruas da Cidade Alta e Ribeira, Natal/RN e Cartografias da ação: Experiências de representação na Vila de Ponta Negra), tendo como objetivo geral construir um conjunto de pesquisas em diálogo, a proporcionarem atividades que vinculem teoria e práticas que tenham a cidade como campo experimental, a RUA como espaço da vitalidade urbana por excelência e a prática do caminhar como leitura de mundo. A metodologia seguida apresenta pontos em comuns entre os planos de trabalho, a saber. discussão dos conceitos a serem utilizados, de forma a reforçar a necessidade fundamental de quebrar as barreiras entre o que se teoriza e o que se pratica; O transitar pelas escalas: do macro ao micro, e vice-versa (totalidade e particularidades); valorização da experiência sensorial do pedestre (do caminhar, do tempo lento, do contemplar); O Transitar entre cartografias técnica e subjetiva, na busca de se transpor os limites entre o tecnicismo e a percepção sensível. Espera-se que os resultados obtidos (cartografias, corpografias, graficadernos, mapas cognitivos/afetivos), ao serem socializados (intra e extra grupo), gerem discussões e desdobramentos acerca dos temas trabalhados, no sentido de reforçar a importância destas discussões..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Jose Clewton do Nascimento - Coordenador / Mauricio de Camargo Panella - Integrante.
2015 - Atual
Reflexão sobre critérios de intervenção para a Cidade Alta (Centro Histórico de Natal): tombamento e conflitos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Arquitetura Moderna em Natal: forma, espaço e sociedade
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
O Moderno em Natal: a trajetória profissional do arquiteto Moacyr Gomes
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Jose Clewton do Nascimento - Coordenador.
2013 - Atual
Reflexão sobre critérios de intervenção para a Cidade Alta (Centro Histórico de Natal): tombamento e conflitos.
Descrição: O conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico formalmente delimitado como 'Centro Histórico de Natal', compreendendo os bairros da Cidade Alta e parte da Ribeira, foi oficialmente declarado patrimônio nacional através de proposta aprovada pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural em 9 de dezembro de 2010. A delimitação de um perímetro tombado e respectiva área de entorno traz consequências práticas à preservação do patrimônio desta área. Se, por um lado, o tombamento traz a esperança de resultados mais efetivos, por outro, a delimitação de uma linha que traça formalmente o ?início? e o ?fim? deste centro histórico pode levar a consequências indesejáveis. O que significa estar ?fora? do perímetro tombado? Esta delimitação é mesmo representativa dos valores que se desejam preservar? Através da pesquisa de um trecho do bairro da Cidade Alta, incluindo uma área inserida no perímetro tombado e outra área reconhecida como entorno, pretendemos refletir sobre os tipos de solicitações de alterações/modernizações/reformas que cotidianamente se colocam para esta área e como elas são analisadas pelo IPHAN a partir da delimitação proposta. Pretende-se, assim, refletir sobre práticas projetuais de intervenção no patrimônio construído de reconhecido valor patrimonial e as consequências (positivas e negativas) da delimitação de um perímetro de tombamento e área de entorno para um processo de conservação amplo que considere o conjunto da cidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Jose Clewton do Nascimento - Integrante / Vieira, Natália Miranda - Coordenador / Elaine Albuquerque - Integrante / Gabriela Lira Assunção - Integrante.
2012 - Atual
DO RURAL AO PERIURBANO: TRADIÇÃO, TRANSFERÊNCIAS E APROPRIAÇÕES DO MODO DE CONSTRUIR A HABITAÇÃO RURAL A PARTIR DO CASO POTIGUAR.
Descrição: Esta pesquisa tem como universo de estudo a produção arquitetura da arquitetura rural potiguar ? especificamente, nesta etapa, relativa às regiões do Seridó e do Litoral ?, e será pautada em uma abordagem interdisciplinar, abrangendo questões relacionadas à conformação territorial potiguar, aos condicionantes locais, a forma e as tipologias arquitetônicas encontradas, ao conforto ambiental, aos programas de necessidades, ao mobiliário. Deverá também abranger questões relacionadas à linguagem e representação gráfica, a serem utilizadas nos produtos resultantes das etapas da referida pesquisa. Partimos do princípio que esta forma de construir ? saber fazer ? por ser ainda hoje utilizada, pode ser tomada como base para aplicações em ações projetuais contemporâneas. Os resultados obtidos deverão compor um quadro de referência para as disciplinas da área de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo, bem como devem tornar-se material de referência para ações de valorização deste patrimônio (âmbitos acadêmico e profissional)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Jose Clewton do Nascimento - Coordenador / Teixeira, Rubenilson Brazão - Integrante / Marcelo Bezerra de Melo Tinoco - Integrante / Maria Dulce Picanço Bentes Sobrinha - Integrante.Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
A (DES)MEMÓRIA DOS ESTÁDIOS MODERNISTAS NO NORDESTE BRASILEIRO: INTERVENÇÕES DE ADEQUAÇÃO AO PADRÃO FIFA PARA A COPA DO MUNDO DE FUTEBOL DE 2014.
Descrição: O projeto apresentado pretende construir um quadro de análise acerca das intervenções urbanas e arquitetônicas para os estádios modernistas brasileiros, que possibilite a identificação de que estas propostas contribuem para um processo de descaracterização destes edifícios, enquanto referências de uma produção modernista, indo, portanto, de encontro às tentativas de reconhecimento e valorização destes edifícios como importantes referenciais da história da arquitetura e do urbanismo no Brasil. Definimos como universo de estudo, o quadro referente às transformações propostas para dois estádios localizados na região nordeste do Brasil: O estádio Plácido Aderaldo Castelo ? popularmente conhecido como ?Castelão? ?, localizado na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará; e o estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado ? popularmente conhecido como ?Machadão? ?, localizado na cidade de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte. Os dois estádios guardam em si características em comum, tanto no que diz respeito às soluções técnicas e a linguagem trabalhada, bem como no programa desenvolvido nestes edifícios, que têm como base a produção modernista. A pesquisa será desenvolvida em etapas, cujas atividades poderão ser realizadas, em alguns momentos, de forma simultânea, a saber: 1. Pesquisa e sistematização de dados acerca do quadro de ?Estado das Artes?; 2. O contexto de construção dos estádios em questão; 3. Os edifícios enquanto referência da arquitetura modernista; 4. Elaboração de um quadro de possibilite a compreensão do processo que aponta a necessidade de adequação / adaptação / demolição dos edifícios, relacionados ao evento da Copa do Mundo de Futebol de 2014: 5. As propostas para os Estádios: caso a caso; 6. As opiniões / reações da sociedade civil. Elencamos os seguintes produtos resultantes dos encaminhamentos da pesquisa: produção acadêmica a ser apresentada e disponibilizada em eventos (notadamente, os eventos vinculados ao DOCOMOMO); sistematiza.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Jose Clewton do Nascimento - Coordenador.


Projetos de extensão


2018 - Atual
RIBEIRA DESENHADA
Descrição: O projeto de extensão proposto é formado por um conjunto de ações que visam articular as atividades de desenho de locação capitaneadas pelo grupo Urban Sketchers Natal (quem vem realizando regularmente ações em Natal) e discussões acerca da temática do patrimônio cultural, particularmente o Bairro da Ribeira, visto que o bairro é um dos espaços mais significativos no que diz respeito ao patrimônio cultural da cidade, nas instâncias do patrimônio material e imaterial. Partimos do entendimento de que a incorporação de conversas que envolvam aspectos relacionados a processos e ações ? individuais e coletivas ? de valorização deste patrimônio, nas atividades relacionadas aos encontros de desenhos de locação, contribuirão para construir uma reflexão mais ampla acerca do patrimônio cultural da cidade e, particularmente para esta proposta, o bairro da Ribeira. Neste sentido, os espaços / edifícios a serem desenhados, serão selecionados também como espaços que devam gerar / potencializar discussões acerca das dificuldades encontradas nas tentativas de valorização / requalificação dos espaços, bem como discussões acerca do processo de descaso / abandono vivenciado pelo bairro..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Jose Clewton do Nascimento - Coordenador / Eunádia Silva Cavalcante - Integrante.
2017 - 2017
VÍDEO CARTAS DA CIDADE
Descrição: VIDEO-CARTAS DA CIDADE é um desdobramento da proposta vinculada ao Projeto de Extensão Walkshop: arte, cartografia e educação patrimonial, norteado pelas metodologias do projeto De Fora adentro: Cartografia dos Sentidos, criado e coordenado pelo antropólogo e artista multimídia Maurício Camargo Panella , já vinculado às ações do NAC e que atualmente compõe um dos planos de trabalho da linha de pesquisa Encontros de Rua: a Cidade como laboratório de experiências sensoriais do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFRN, coordenado pelo professor José Clewton do Nascimento. O Projeto de Extensão Walkshop: arte, cartografia e educação patrimonial tem em foco a realização de micro cartografias que são desenvolvidas de forma criativa e colaborativa com distintos coletivos e instituições parceiras da cidade do Natal. Tem como meta proporcionar a possibilidade da interpretação, representação simbólica e do registro do patrimônio material, imaterial e natural de modo colaborativo. Ou seja, desenvolve atividades que promovem uma apropriação poética e estética da cidade em que se vive, e que auxiliam e abrem o sentido de pertencimento e apropriação da história e da memória individual e local. Trata-se de uma abordagem transescalar que enfatiza o diálogo entre o macro (macrocartografia mediada pela experimentação sobre o Mapa Gigante de Natal ponto de partida das cartografias) e o micro (microcartografias, mediadas por processos criativos colaborativos in loco). O projeto de extensão é desenvolvido pelo Departamento de Arquitetura, no entanto é uma proposta de natureza transdisciplinar, que busca estabelecer diálogos e aproximações entre diferentes campos disciplinares de conhecimento (dentre eles: arquitetura, artes, geografia, ciências sociais), levando em consideração que estes diálogos e aproximações visam estabelecer pontos de convergência acerca de um objeto em comum, que é o patrimônio que compõem a memória e a experiência subjetiva dos habitantes dos bairros da cidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Jose Clewton do Nascimento - Integrante / Eunádia Silva Cavalcante - Coordenador / Mauricio de Camargo Panella - Integrante / RACEMA MARIA DE MACEDO GONÇALVES DA SILVA - Integrante.
2016 - 2017
DESENHADORES URBANOS: UM PERCURSO PELA HISTÓRIA DO RN ATRAVÉS DOS TRAÇOS
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Jose Clewton do Nascimento - Coordenador / PETTERSON MICHEL DANTAS - Integrante / Andre Alves - Integrante / Rafael Oliveria - Integrante / Ariane Borges - Integrante.
2015 - 2017
As Rochas contam sua História: Programa de divulgação da Geodiversidade no Centro Histórico de Natal
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Jose Clewton do Nascimento - Coordenador / MARCOS ANTONIO LEITE DO NASCIMENTO - Integrante.
2015 - 2016
2015 A FAZENDA DE CRIAR SERIDOENSE: DOCUMENTAÇÃO DE UMA REFERÊNCIA PARA CONSTRUÇÃO NO CLIMA QUENTE E SECO
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Jose Clewton do Nascimento - Coordenador.
2015 - 2016
DESENHO, PATRIMÔNIO E PAISAGEM URBANA: registro de áreas de valor patrimonial em cidades potiguares
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Jose Clewton do Nascimento - Coordenador.
2015 - 2016
Urban Sketchers ? Desenhistas Urbanos/RN
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Jose Clewton do Nascimento - Coordenador / PETTERSON MICHEL DANTAS - Integrante.
2015 - 2015
VII SEMINÁRIO PROJETAR 2015
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
XVII Semana de Arquitetura e Urbanismo da UFRN (XVII SemanAU - O Goiabeira 2015)
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Jose Clewton do Nascimento - Coordenador / PAULO JOSE LISBOA NOBRE - Integrante.
2014 - 2014
NATAL 2014: Diálogos interativos para transformar a cidade - Ações projetuais envolvendo o curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN e a sociedade.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Jose Clewton do Nascimento - Coordenador / RUTH MARIA DA COSTA ATAIDE - Integrante.
2013 - 2013
A cidade em cena
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Jose Clewton do Nascimento - Coordenador / Angela Lucia de Araujo Ferreira - Integrante / Frederico Augusto Luna Tavares - Integrante.
2012 - 2012
WORKSHOP - PROJETO URBANO. Projeto de Mobilidade Urbana em Natal ? Copa 2014 Soluções Alternativas para o Corredor Estrutural Oeste
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Oficina de Educação Patrimonial para Técnicos e Arquitetos da área de preservação
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
IV DOCOMOMO Norte/Nordeste
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
I COLÓQUIO O ESPAÇO DO HABITAT NA OBRA DE HENRI LEFEBVRE: DO RURAL AO URBANO
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: CONSERVAÇAO E RESTAURO.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2009
VI Prêmio Brasileiro Política e Planejamento Urbano e Regional categoria melhor tese, Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional ? ANPUR.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NASCIMENTO, J. C.2018NASCIMENTO, J. C.; Brasil, Amíria Bezerra ; Albuquerque, Glauce Lilian . VER E APRE(E)NDER A CIDADE COLONIAL BRASILEIRA NA CONTEMPORANEIDADE: uma experiência de atividade integrada no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN. REVISTA POLÍTICAS PÚBLICAS & CIDADES, v. 7, p. 1, 2018.

2.
NASCIMENTO, J. C.2018NASCIMENTO, J. C.; CAVALCANTE, E. S. . Andanças e desenhos Percursos por cidades históricas do Nordeste. ARQUITETURISMO (SÃO PAULO), v. 135, p. 1, 2018.

3.
NASCIMENTO, J. C.2017NASCIMENTO, J. C.; CAVALCANTE, E. S. . ATELIÊ CA[Ó]TICO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO PARA DISCUSSÃO DA RELAÇÃO ENTRE SENTIDO E FORMA NA ARQUITETURA. Revista PROJETAR, v. 2, p. 44-55, 2017.

4.
NASCIMENTO, J. C.2016NASCIMENTO, J. C.; Dantas, George Alexandre Ferreira ; Vieira, Natália Miranda . O CAVALO DE BATALHA MODERNO: [R]EXISTÊNCIAS, DEBATES E POSSIBILIDADES DE PRESERVAÇÃO EM TORNO DO CASO DO HOTEL INTERNACIONAL REIS MAGOS. REVISTA CPC (USP), v. 1º, p. 37-69, 2016.

5.
NASCIMENTO, J. C.2013NASCIMENTO, J. C.. Oficina MUsA. REDOBRA, v. 11, p. 5, 2013.

6.
JUCA NETO, C. R.2010JUCA NETO, C. R. ; FERNANDES, R. ; NASCIMENTO, J. C. . Notas sobre o inventário da arquitetura moderna da Universidade Federal do Ceará. Cadernos PPG-AU/FAUFBA, v. especa, p. 19-35, 2010.

7.
NASCIMENTO, J. C.2007NASCIMENTO, J. C.. ?Intervenções Preservacionistas em Icó, CE: redenção do sertão??. Fórum Patrimônio : Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável (UFMG. Online), v. 01, p. 190-202, 2007.

8.
NASCIMENTO, J. C.2003NASCIMENTO, J. C.. Uma princesa "tombada" às margens do rio salgado: dinâmica urbana e ações preservacionistas na cidade de Icó, CE.. Cadernos PPG-AU/FAUFBA, Salvador - BA, v. II, p. 1-147, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Antônio Simão do Nascimento (Org.) ; Nascimento, Vânia Lúcia (Org.) ; Pereira, Fabiana do Nascimento (Org.) ; NASCIMENTO, J. C. (Org.) . Memórias do meu passado. 1ª. ed. Natal/RN: Caravela Selo Cultural, 2017. v. 300. 150p .

2.
NASCIMENTO, J. C.. Ganhei o Mundo. 1. ed. Natal / RN: Caravela Selo Cultural, 2015. v. 300. 168p .

3.
NASCIMENTO, J. C.; TORRES NETO, José Correia . Entre Dedos .... 1ª. ed. Natsl/RN: Caravela Selo Cultural, 2014. v. 300. 150p .

4.
NASCIMENTO, J. C.. (Re)descobriram o Ceará? Os sítios históricos cearenses de Icó e Sobral: entre areal e patrimônio nacional. 2ª. ed. Salvador/BA: EDUFBA, 2013. v. 600. 475p .

5.
NASCIMENTO, J. C.. REdescobriram o Ceará? representações dos sítios históricos de Icó e Sobral: entre areal e patrimônio nacional. 1º. ed. Salvador - Bahia: EDUFBA, 2011. v. 1. 446p .

Capítulos de livros publicados
1.
NASCIMENTO, J. C.; OLIVEIRA, E. A. . A (In)sustentável Adaptação do Poema: Considerações sobre a Proposta ? Não Concretizada ? de Adequação do Estádio Machadão ao Padrão FIFA/ Copa 2014. In: Ricardo Alexandre Paiva; Clóvis Ramiro Jucá Neto. (Org.). PROJETO, OBRA, USO E MEMÓRIA: A intervenção no Patrimônio Modernista no Norte e Nordeste. 1ed.Fortaleza CE: Edições UFC, 2018, v. 1, p. 1-575.

2.
NASCIMENTO, J. C.. GRAFICADERNOS DE RUA: o caderno como suporte de narrativas sobre a cidade. In: Lisabete Coradini; Maria Ângela Pavan. (Org.). Narrativas, memórias e intinerários. 1ed.João Pessoa, PB.: Editora da Universidade Estadual da Paraíba, 2018, v. 1, p. 1-286.

3.
NASCIMENTO, J. C.. DESENHOS (DE UNS) COTIDIANOS: a prática do desenho como narrativa do cotidiano e do vernacular / popular.. In: João Lucas Vieira, Cláudia Sales de Alcântara. (Org.). Cumeeira: A Arquitetura e o Urbanismo na Cultura Popular. 1ªed.Quixadá / CE: , 2018, v. 1, p. 1-287.

4.
NASCIMENTO, J. C.. Três Arenas do Nordeste: adaptações ao padrão FIFA / Copa 2014. In: Ricardo Alexandre Paiva; Heliana Comin Vargas. (Org.). Megaeventos e Intervenções Urbanas. 1ed.São Paulo: Manole, 2017, v. , p. 5-405.

5.
Antônio Dias ; Raro de Oliveira ; Simon Taylor ; Thiago Bueno Salcedo ; Fabiano Vianna ; NASCIMENTO, J. C. . Desenhos de Jota Clewton. In: Simon Taylor; Thiago Bueno Salcedo; Fabiano Vianna; Raro de Oliveira; Antônio Dias. (Org.). Sketchers do Brasil. 1ed.Curitiba: CTRL S Editora, 2016, v. 1, p. 1-216.

6.
NASCIMENTO, J. C.. De poema a ?poeira?: estádio Machadão, Natal/RN: a decretação da obsolescência de uma referência modernista. In: Rubenilson Brazão Teixeira; George Alexandre Ferreira Dantas. (Org.). Arquitetura em cidades ?sempre novas?: modernismo, projeto e patrimônio. 1ªed.Natal ? RN: EDUFRN, 2016, v. , p. 1-483.

7.
Nogueria, Antônio ; FERNANDES, A. C. S. ; Holanda, Cristina ; Jucá, Gisafran ; Limas, Zilda ; Carvalho, Gilmar ; Ulisses, Ivaneide ; Paz, Renata ; Costa Filho, Francisco Humberto ; Barroso, Oswald ; Nogueira, André ; Lopes, Régias ; Teles, Ramiro ; Acselrad, Maria ; Duarte Junior, Romeu ; JUCA NETO, C. R. ; Oliveria Junior, Antonio Wellington ; NASCIMENTO, J. C. ; Leite, Maria Amélia ; Barbalho, Alexandre ; Mattos, Fabrício Santos ; Sales, Alexandre ; FERNANDES, M. P. ; Soares, Ana Lorym . Rescala no Ceará (1941): apontamentos sobre a arquitetura tradicional cearense. In: Igora de Menezes Soares; Ítala Byanca Morais da Silva. (Org.). Cultura, política e identidades: Ceará em perspectiva - I. 1ªed.Fortaleza/CE: IPHAN-CE / Expressão Gráfica, 2014, v. I, p. 11-557.

8.
NASCIMENTO, J. C.; FREITAS, F. A. V. ; Soares, Igor de Menezes ; Silva, Ivanildo Soares . Instrução de tombamento - ponte ferroviária da cidade de Granja - CE. In: COPEDOC/IPHAN. (Org.). Patrimônio: práticas e reflexões - metodologia de pesquisa e multidisciplinaridade no IPHAN - anais da II oficina de pesquisa. 1ºed.Rio de Janeiro: IPHAN, 2011, v. 4, p. 269-287.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
NASCIMENTO, J. C.. Revista 'Ellenismos'. Revista 'Ellenismos'.

2.
NASCIMENTO, J. C.. Cidade-Patrimônio: entre reliquia e espaço de vivência. Jornal 'O Povo'.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, J. C.. . APR(E)ENDER (COM) A CIDADE COLONIAL BRASILEIRA: experiências de atividades de ensino no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN.. In: PNUM: A Produção do Território: Formas, processos, desígnios. Porto, Portugal, 2018., 2018, Porto, Portugal. Anais do PNUM: A Produção do Território: Formas, processos, desígnios. Porto, Portugal, 2018., 2018.

2.
NASCIMENTO, J. C.. EM BUSCA DA VALORIZAÇÃO DO LUGAR: PROGRAMAS E AÇÕES DE REABILITAÇÃO URBANA NO CENTRO HISTÓRICO DE TORRES VEDRAS, PORTUGAL. In: XV Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, 2018, Rio de Janeiro. XV Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, 2018.

3.
NASCIMENTO, J. C.; Albuquerque, Glauce Lilian ; Bezerra Júnior, Francisco . Mudando Paradigmas: a experiência de atividades integradas em componentes curriculares do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN.. In: IV Seminário Internacional AEAULP - A Língua que Habitamos, 2017, Belo Horizonte, MG. Anais do IV Seminário Internacional AEAULP - A Língua que Habitamos, 2017.

4.
NASCIMENTO, J. C.; CAVALCANTE, E. S. . JANELAS DA/NA CIDADE: Uma experiência de intercâmbio Brasil-Portugal, através do desenho de locação. In: IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL AEAULP - a língua que habitamos, 2017, Belo Horizonte, Minas Gerais. Anais do IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL AEAULP - a língua que habitamos, 2017.

5.
NASCIMENTO, J. C.. RISCAR, FORMAR, INFORMAR: expressar a cidade colonial brasileira através de croquis. In: IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL AEAULP - a língua que habitamos, 2017, Belo Horizonte, Minas Gerais. Anais do IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL AEAULP - a língua que habitamos, 2017.

6.
NASCIMENTO, J. C.; Azevedo, Ana Paula . A Porta do Sobradinho: a acessibilidade espacial integrando o centro histórico de Natal-RN. In: IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL AEAULP - a língua que habitamos, 2017, Belo Horizonte, Minas Gerais. Anais do IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL AEAULP - a língua que habitamos, 2017.

7.
NASCIMENTO, J. C.; Nobre, Paulo ; Vieira, Natália Miranda . O Hotel Internacional Reis Magos e a (des)Construção da Paisagem da Praia do Meio em Natal - RN. In: 6º Colóquio Ibero Americano: paisagem cultural, patrimônio e projeto, 2016, Belo Horizonte. Anais, 2016.

8.
NASCIMENTO, J. C.. (RE)CONHECER PELO TRAÇO: ATIVIDADES DE REGISTRO E APREENSÃO DO PATRIMÔNIO EDIFICADO DAS CIDADES BARROCAS BRASILEIRAS. In: PRIMER CONCRESO IBEROAMERICANO DE HISTORIA URBANA: ciudades em el tempo: infraestructuras, território, patrimônio, 2016, Santiago, Chile. Actas dos anais do PRIMER CONCRESO IBEROAMERICANO DE HISTORIA URBANA: ciudades em el tempo: infraestructuras, território, patrimônio, 2016. v. único.

9.
NASCIMENTO, J. C.; Dantas, George Alexandre Ferreira ; Vieira, Natália Miranda . MODERNOS, ANTIGOS E ATRASADOS: A QUESTÃO DO VALOR PATRIMONIAL E A QUERELA DO HOTEL INTERNACIONAL REIS MAGOS (NATAL-RN). In: 11º DOCOMOMO Brasil : O Campo Ampliado do Movimento Moderno, 2016, Recife, Pernambuco. Anais do 11º DOCOMOMO Brasil : O Campo Ampliado do Movimento Moderno, 2016. v. único.

10.
NASCIMENTO, J. C.; Panella, Maurício ; Freire, Ana Luiza ; Santos, Bárbara Rocha . NATAL, CIDADE-COLAGEM: UMA EXPERIÊNCIA METODOLÓGICA SOBRE A CIDADE CONTEMPORÂNEA. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL URBICENTROS V: centralidades periféricas ? periferias, 2016, João Pessoa, Paraíba. Anais do SEMINÁRIO INTERNACIONAL URBICENTROS V: centralidades periféricas ? periferias, 2016. v. único. p. 53.

11.
NASCIMENTO, J. C.; Vieira, Natália Miranda ; Dantas, Petterson . O papel da criatividade no projeto de restauro do antigo grupo escolar Augusto Severo: reflexões teórico-metodológicas e resultados projetuais. In: 7º Projetar: originalidade. criatividade e inovação no projeto contemporâneo., 2015, Natal / RN. 7º Projetar: originalidade. criatividade e inovação no projeto contemporâneo., 2015.

12.
Machado, Júlio ; NASCIMENTO, J. C. ; Pedrini, Aldomar ; Ovídio, Clara . RETROFIT ENERGÉTICO EM EDIFÍCIOS DE INTERESSE HISTÓRICO, ESTUDOS DE CASOS: EDIFÍCIOS MODERNISTAS EM NATAL - RN. In: 5º DOCOMOMO Norte Nordeste, 2014, Fortaleza. 5º DOCOMOMO Norte Nordeste, 2014.

13.
OLIVEIRA, E. A. ; NASCIMENTO, J. C. . A (IN) SUSTENTÁVEL ADAPTAÇÃO DO POEMA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PROPOSTA – NÃO CONCRETIZADA – DE ADEQUAÇÃO DO ESTÁDIO MACHADÃO AO PADRÃO FIFA / COPA 2014. In: 5º Docomomo Norte Nordeste, 2014, Fortaleza/CE. 5º Docomomo Norte Nordeste, 2014.

14.
NASCIMENTO, J. C.. Um modo de 'fazer cidade': atratividade e competitividade como chaves para a inserção das cidades históricas cearenses no mapa-mundi da globalização. In: III ENANPARQ, 2014, São Paulo / SP. III ENANPARQ, 2014.

15.
GOES, Gérsica de Vasconcelos ; NASCIMENTO, J. C. . Um olhar histórico-morfológico sobre a área central da cidade de Fortaleza, CE. In: SHCU 2014, 2014, Brasília / DF. SHCU 2014, 2014.

16.
NASCIMENTO, J. C.; Vieira, Natália Miranda ; Dantas, George Alexandre Ferreira . Das dunas ao morro: relações entre arquitetura e cidade em projetos contemporâneos de equipamentos esportivos (Natal, Brasil). In: Arquiteturas do mar, da terra e do ar: arquitetura e urbanismo na Geografia e ne Cultura, 2014, Lisboa / Portugal. Arquiteturas do mar, da terra e do ar: arquitetura e urbanismo na Geografia e ne Cultura, 2014.

17.
NASCIMENTO, J. C.; Vieira, Natália Miranda ; Cruz, Luana Honório . Reflexões sobre o entorno de sítios históricos tombados: o caso do Centro Histórico de Natal. In: Arquimemória 4: encontro internacional sobre preservação do patrimônio edificado, 2013, Salvador / BA. Arquimemória 4: encontro internacional sobre preservação do patrimônio edificado, 2013.

18.
NASCIMENTO, J. C.. A ARQUITETURA DA FAZENDA DE CRIAR COMO REFERÊNCIA NA CONCEPÇÃO PROJETUAL PARA O CLIMA QUENTE E SECO. In: Arquimemória 4: encontro internacional sobre preservação do patrimônio edificado, 2013, Salvador / BA. Arquimemória 4: encontro internacional sobre preservação do patrimônio edificado, 2013.

19.
NASCIMENTO, J. C.; Carvalho, Waleska . Fortaleza e Natal A Aparência como Imagem Refletida do Desejo nas Cidades-Sede da Copa de 2014. In: XV ENANPUR: desenvolvimento, planejamento e governança, 2013, Recife / PE. XV ENANPUR: desenvolvimento, planejamento e governança, 2013.

20.
NASCIMENTO, J. C.; TINOCO, M. B. M. ; Pedrini, Aldomar . O croqui na concepção arquitetônica: um desafio na formação atual do arquiteto urbanista?. In: 6º Projetar: ensino, pesquisa e prática, 2013, Salvador / BA. 6º Projetar: ensino, pesquisa e prática, 2013.

21.
NASCIMENTO, J. C.; Brasil, Amíria Bezerra ; Coelho, Dora de Holanda ; PONTE, T. O. . (NON) URBAN PLANNİNG İN FORTALEZA: THE EFFECTİVENESS OF THE PLANS FOR THE URBAN DEVELOPMENT OF CEARÁ’S STATE CAPİTAL UP TO THE FİRST HALF OF THE XXTH CENTURY. In: 15th IPHS CONFERENCE - International Planning History Society, 2012, São Paulo, SP. 15th IPHS CONFERENCE - International Planning History Society, 2012.

22.
NASCIMENTO, J. C.. e o poema tornou-se obsoleto: considerações sobre o processo de demolição do estádio Machadão, Natal/RN. In: II ENANPARQ, 2012, Natal, RN. II ENANPARQ, 2012.

23.
NASCIMENTO, J. C.; Carvalho, Waleska . estádio Plácido Castelo: modernização versus uniformização. In: II ENANPARQ, 2012, Natal, RN. II ENANPARQ, 2012.

24.
NASCIMENTO, J. C.; Vieira, Natália Miranda . A cristalização da eterna imagem do passado nas práticas preservacionstas dos sítios históricos brasileiros: perspectivas para a sua superação?. In: II ENANPARQ, 2012, Natal, RN. II ENANPARQ, 2012.

25.
NASCIMENTO, J. C.; Vieira, Natália Miranda ; TINOCO, M. B. M. ; ATAIDE, R. ; Cruz, Luana Honório ; Siviiero, Fernando Pascuott . O WORKSHOP- A NORMA DE PRESERVAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO DE NATAL: Relato de uma experiência de educação patrimonial.. In: Urbicentros 3, 2012, Salvador BA. Urbicentros 3, 2012.

26.
NASCIMENTO, J. C.; Coelho, Dora de Holanda ; Meira, Deborah de Alencar . (SER)TÃO ATRATIVO? DESDOBRAMENTOS DOS PLANOS DIRETORES DE DESENVOLVIMENTO URBANO EM CIDADES DE SIGNIFICAÇÃO HISTÓRICO-CULTURAL NO ESTADO DO CEARÁ (ANOS 1990/2000). In: XIV ENANPUR, 2011, Rio de Janeiro. Anais do XIV ENANPUR, 2011.

27.
Brasil, Amíria Bezerra ; NASCIMENTO, J. C. ; Carneiro, Alexandra de Paula Passos . (RE) Ordenar o Xadrez: Plano de Sabóia Ribeiro para a Cidade de Fortaleza, 1947. In: XIV ENANPUR, 2011, Rio de Janeiro. Anais do XIV ENANPUR, 2011.

28.
NASCIMENTO, J. C.. O rio, o passado e o presente: considerações sobre o projeto de requalificação da margem do rio Acarau, em Sobral/CE. In: V Projetar 2011, 2011, Belo Horizonte, MG. Anais do V Projetar, 2011.

29.
NASCIMENTO, J. C.; JUCA NETO, C. R. ; FERNANDES, R. ; Duarte Junior, Romeu . "Inventário da arquitetura moderna cearense : o Campus do Benfica da Universidade Federal do Ceará ". In: 9º Seminário DOCOMOMO BRASIL, 2011, Brasília. Anais do 9º DOCOMOMO BRASIL, 2011.

30.
JUCA NETO, C. R. ; NASCIMENTO, J. C. ; FERNANDES, R. ; ANDRADE, M. ; DIOGENES, B. . O modernismo cearense: A UNiversidade Federal do Ceará (UFC) e a cidade de Fortaleza. In: 3º DOCOMOMO Norte Nordeste, 2010, João Pessoa - PB. 3º DOCOMOMO Norte Nordeste2010, 2010.

31.
NASCIMENTO, J. C.. Intervenções em espaços simbólicos na cidade de Sobral, CE: entre ações e re-significações. In: I seminário internacional Urbicentros: morte e vida dos centros urbanos, 2010, João Pessoa -PB. Anais do I seminário internacional Urbicentros: morte e vida dos centros urbanos, 2010.

32.
NASCIMENTO, J. C.. Sobral: a idéia de uma (pós)modern(a c)idade, vista a partir da requalificação da margem esquerda do rio Acaraú. In: XI Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, 2010, Vitória / ES. Anais do XI Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, 2010.

33.
NASCIMENTO, J. C.. Entre o conceber e o ressignificar: intervenções urbanas em áreas de significação histórica nas cidades do Porto (Portugal) e Sobral (ceará / Brasil). In: I ENANPARQ - arquitetura, cidade, paisagem e território: percursos e prospectivas, 2010, Rio de Janeiro. I ENANPARQ, 2010.

34.
NASCIMENTO, J. C.; Brasil, Amíria Bezerra . O início do planejamento urbano na cidade de Fortaleza: as pantas e os planos de expansão urbana do século XIX. In: I ENANPARQ - arquitetura, cidade, paisagem e território: percursos e prospectivas, 2010, Rio de Janeiro. Anais do I ENANPARQ, 2010.

35.
NASCIMENTO, J. C.. ?(Re)descobriram o Ceará? Os sítios históricos cearenses no contexto da globalização?. In: XIII ENANPUR. Encontro Nacional da ANPUR, 2009, Florianópolis/SC. XIII ENANPUR. Encontro Nacional da ANPUR, 2009.

36.
NASCIMENTO, J. C.; ANDRADE, M. ; DIOGENES, B. ; FERNANDES, R. ; JUCA NETO, C. R. . A Universidade e a cidade: por uma história da arquitetura moderna da Universidade Federal do Ceará. In: 8º DOCOMOMO Brasil, 2009, Rio de Janeiro. 8º DOCOMOMO Brasil, 2009.

37.
NASCIMENTO, J. C.. ?Um panorama da arquitetura tradicional do Ceará, a partir do relatório de José Rescala, de 1941?. In: Seminário Latino-Americano Arquitetura e Documentação, 2008, Belo Hoorizonte/MG. Seminário Latino-Americano Arquitetura e Documentação, 2008.

38.
NASCIMENTO, J. C.; JACO, A. J. M. ; FREITAS, F. A. V. . ?Contribuição para discussão acerca das ações em áreas de entorno, a partir das experiências nos sítios históricos do Ceará?. In: Arquimemória 3: Encontro nacional de Arquitetos: sobre preservação do patrimônio edificado, 2008, Salvador/BA. Arquimemória 3: Encontro nacional de Arquitetos: sobre preservação do patrimônio edificado, 2008.

39.
NASCIMENTO, J. C.. ?A importância do relatório de Rescala como fonte de conhecimento sobre a arquitetura tradicional do Ceará?. In: Arquimemória 3: Encontro nacional de Arquitetos: sobre preservação do patrimônio edificado., 2008, Salvador/BA. Arquimemória 3: Encontro nacional de Arquitetos: sobre preservação do patrimônio edificado., 2008.

40.
NASCIMENTO, J. C.. Les Halles: de quem é o "coração " de Paris?. In: 2ª Seminário Arquitetura e Conceito, 2005, Belo Horizonte. 2ª Seminário Arquitetura e Conceito, 2005.

41.
NASCIMENTO, J. C.. A produção e apreensão "direcionada" dos espaços-produto: estetização e transformação dos espaços de valorização cultural, a partir da logica dos planos estrategicos e projetos urbanos. In: II seminario internacional visões contemporâneas, 2004, Rio de Janeiro. Anais do II seminario internacional visões contemporâneas, 2004.

42.
NASCIMENTO, J. C.. Os planos estrategicos e projetos urbanos como elementos de construção do espaço abstrato: uma analise a partir das propostas de "valorização" das cidades sertanejas cearenses. In: VIII seminario de historia da cidade e do urbanismo, 2004, Niteroi, RJ. Anais do VIII seminario de historia da cidade e do urbanismo, 2004.

43.
NASCIMENTO, J. C.; Carvalho, Waleska . os centros históricos e a criação de paisagens urbanas cristalizadas. In: VIII SIMPURB - simpósio de geogracia urbana, 2003, Recife - PE. Anais do VIII SIMPURB - Simpósio de geografia urbana, 2003.

44.
NASCIMENTO, J. C.. Turismo, redenção e reinvenção do sertão: idealização e valorização do patrimônio cultural da cidade de Icó, CE.. In: II simpósio de arquitetura e urbanismo para o turismo, 2003, Vitória - ES. Anais do II simpósio de arquitetura e urbanismo para o turismo, 2003.

45.
NASCIMENTO, J. C.. (Re)descobriram o sertão? gestão urbana empresarial, municipalização do turismo e valorização do patrimônio cultural da cidades sertanejas cearenses. In: II simpósio nacional de arquitetura e urbanismo para o turismo, 2003, Vitória - ES. anais do II simpósio nacional de arquitetura e urbanismo para o turismo, 2003.

46.
NASCIMENTO, J. C.. Uma princesa tombada as margens do rio salgado. In: seminario de historia da cidade e do urbanismo, 2002, salvador. Seminario de historia da cidade e do urbanismo, 2002.

47.
NASCIMENTO, J. C.. Ico: de vila pastoril a princesa dos sertoes. In: VI Seminario de historia da cidade e do urbanismo, 2000, Natal. VI seminario de historia da cidade e do urbanismo, 2000.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, J. C.. GRAFICADERNOS DE RUA. In: CORPOCIDADE 5, 2016, Salvador, Bahia. Anais do CORPOCIDADE 5, 2016. v. único. p. 206.

2.
NASCIMENTO, J. C.. (AR} RISCANDO EM NOSSAS ÁREAS CENTRAIS TRADICIONAIS: entre degradações e ??requalificações? urbanas. In: Urbicentros 3, 2012, Salvador BA. Urbicentros 3.

3.
NASCIMENTO, J. C.. (Re)descobriram o sertão? Gestão urbana empresarial e valorização das cidades sertanejas cearenses. In: I seminário da linha de pesquisa processos urbanos contemporâneos - PPGAUFBA, 2003, Salvador - BA. Caderno de resumos - I seminário da linha de pesquisa processos urbanos contemporâneos - PPGAUFBA, 2003.

Artigos aceitos para publicação
1.
NASCIMENTO, J. C.; Brasil, Amíria Bezerra ; Albuquerque, Glauce Lilian . VER E APRE(E)NDER A CIDADE COLONIAL BRASILEIRA NA CONTEMPORANEIDADE: uma experiência de atividade integrada no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN.. REVISTA POLÍTICAS PÚBLICAS & CIDADES, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
NASCIMENTO, J. C.. DESENHOS (DE UNS) COTIDIANOS: a prática do desenho como narrativa do cotidiano e do vernacular / popular.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
NASCIMENTO, J. C.; Brasil, Amíria Bezerra ; Albuquerque, Glauce Lilian ; Gonzaga, Matheus ; Linhares, Igor ; Esposito, Aline . (RE)DESCOBRINDO A CIDADE COLONIAL BRASILEIRA: relato de uma atividade disciplinar no Curso de Arquitetura e Urbanismo / UFRN, com ênfase na educação patrimonial. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
NASCIMENTO, J. C.; Lira, Fernanda . PROPOSTAS DE REABILITAÇÃO URBANA NA RIBEIRA: uma análise dos discursos e práticas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
NASCIMENTO, J. C.; CAVALCANTE, E. S. ; Panella, Maurício ; Sarah Esli . VÍDEO-CARTAS DA CIDADE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
NASCIMENTO, J. C.; CAVALCANTE, E. S. ; Alves, André ; Petterson Dantas ; Daniel Lucas Viana ; Arianne Constantino . PROJETO RIBEIRA DESENHADA: traços e falas sobre o patrimônio cultural do bairro da Ribeira, Natal. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
GOES, Gérsica de Vasconcelos ; NASCIMENTO, J. C. . O caminhar para reconhecer: os percursos urbanos como forma de apreensão do patrimônio cultural. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
Albuquerque, Glauce Lilian ; Brasil, Amíria Bezerra ; NASCIMENTO, J. C. . UM NOVO OLHAR SOBRE A PAISAGEM URBANA E PAISAGEM CULTURAL: a experiência de atividades integradas em componentes curriculares do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
NASCIMENTO, J. C.; CAVALCANTE, E. S. . O projeto de extensão RIBEIRA DESENHADA: diálogos entre o desenho e o patrimônio cultural edificado do bairro da Ribeira, Natal / RN. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
NASCIMENTO, J. C.. PERCURSOS PELOS ESPAÇOS BARROCOS DAS CIDADES COLONIAIS BRASILEIRAS: uma experiência de ensino de História e Teoria da Arquitetura e do Urbanismo no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN/Brasil.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
NASCIMENTO, J. C.; Panella, Maurício ; Freire, Ana Luiza ; Daniel Lucas Viana ; Sarah Esli . GRAFICADERNOS: Apropriando-se de fragmentos do cotidiano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
NASCIMENTO, J. C.; Azevedo, Ana Paula . A Porta do Sobradinho: a acessibilidade espacial integrando o centro histórico de Natal ? RN. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
NASCIMENTO, J. C.. Riscar, Informar, Formar: expressar a cidade colonial brasileira através de croquis. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
NASCIMENTO, J. C.; Albuquerque, Glauce Lilian ; Bezerra Júnior, Francisco . Mudando Paradigmas: a experiência de atividades integradas em componentes curriculares do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
NASCIMENTO, J. C.; CAVALCANTE, E. S. . Janelas da/na cidade: uma experiência de intercâmbio Brasil - Portugal através do desenho de locação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
NASCIMENTO, J. C.; CAVALCANTE, E. S. . Janelas da/na cidade: uma experiência de intercâmbio Brasil - Portugal através do desenho de locação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
NASCIMENTO, J. C.; CAVALCANTE, E. S. . O CA[Ó]TICO REVISITADO: desdobramentos de uma experiência de ensino no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
NASCIMENTO, J. C.; Panella, Maurício ; Freire, Ana Luiza ; Sarah Esli ; Daniel Lucas Viana . PERCURSOS, NARRATIVAS, JUNKSPACE: Notas sobre a relação entre produção espacial e cotidiano na cidade contemporânea. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
NASCIMENTO, J. C.. Desenhar, Observar, Interpretar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
NASCIMENTO, J. C.; CAVALCANTE, E. S. . Andanças e Desenhos: percursos por cidades históricas do Nordeste. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
NASCIMENTO, J. C.; Brasil, Amíria Bezerra ; Evelyne da Nóbrega Albuquerque . PONTE DE IGAPÓ: (DES) MARCANDO A MEMÓRIA DE NATAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
NASCIMENTO, J. C.; Brasil, Amíria Bezerra ; Evelyne da Nóbrega Albuquerque . PONTE DE IGAPÓ: (DES) MARCANDO A MEMÓRIA DE NATAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
NASCIMENTO, J. C.; Azevedo, Ana Paula ; Daniel Paulo de Andrade Silva . PATRIMÔNIO EDIFICADO E ADEQUAÇÃO À VIDA CONTEMPORÂNEA: EXPERIÊNCIAS DE PROJETOS DESENVOLVIDOS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETO, ARQUITETURA E MEIO AMBIENTE DA UFRN.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
NASCIMENTO, J. C.; CAVALCANTE, E. S. . Andanças e Desenhos: percursos por cidades históricas do Nordeste. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
NASCIMENTO, J. C.; Marcos Bandeira de Oliveira . Desenho em arquitetura e urbanismo: reflexão e práticas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
NASCIMENTO, J. C.; Dantas, George Alexandre Ferreira ; Vieira, Natália Miranda . MODERNOS, ANTIGOS E ATRASADOS: A QUESTÃO DO VALOR PATRIMONIAL E A QUERELA DO HOTEL INTERNACIONAL REIS MAGOS (NATAL-RN). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
NASCIMENTO, J. C.. (Re)descobriram o Ceará? Os sítios históricos cearenses de Icó e Sobral, no contexto da era da globalização. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
NASCIMENTO, J. C.. Um modo de 'fazer cidade': atratividade e competitividade como chaves para a inserção das cidades históricas cearenses no mapa-mundi da globalização. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
NASCIMENTO, J. C.; GOES, Gérsica de Vasconcelos . Um olhar histórico-morfológico sobre a área central da cidade de Fortaleza, CE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
NASCIMENTO, J. C.; OLIVEIRA, E. A. . ?A (IN) SUSTENTÁVEL ADAPTAÇÃO DO POEMA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PROPOSTA ? NÃO CONCRETIZADA ? DE ADEQUAÇÃO DO ESTÁDIO MACHADÃO AO PADRÃO FIFA / COPA 2014?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
NASCIMENTO, J. C.. O visível (in)visível: a cidade contemporânea na obra de Italo Calvino. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
NASCIMENTO, J. C.; TINOCO, M. B. M. ; Pedrini, Aldomar . O CROQUI NA CONCEPÇÃO ARQUITETÔNICA: UM DESAFIO NA FORMAÇÃO ATUAL DO ARQUITETO URBANISTA?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
NASCIMENTO, J. C.; Carvalho, Waleska . Fortaleza e Natal A Aparência como Imagem Refletida do Desejo nas Cidades-Sede da Copa de 2014. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
NASCIMENTO, J. C.; Vieira, Natália Miranda ; ALBUQUERQUE, E. . Processo de Tombamento do Centro Histórico de Natal/RN: um documento que precisa ser (re) lido. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
NASCIMENTO, J. C.. 'Tempo, tempo, tempo... entro num acordo contigo': tempo, espaço e práticas sociais na cidade contemporânea. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
NASCIMENTO, J. C.; Vieira, Natália Miranda ; Cruz, Luana Honório . REFLEXÕES SOBRE O ENTORNO DE SÍTIOS HISTÓRICOS TOMBADOS: O CASO DO CENTRO HISTÓRICO DE NATAL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
NASCIMENTO, J. C.; JUCA NETO, C. R. ; MOURA FILHA. M.B. ; DINIZ, Nathália . ARQUITETURA RURAL DO NORDESTE DO BRASIL. SÉCULOS XVIII E XIX. NOVOS CONCEITOS E ?NOVOS? PATRIMÔNIOS.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

37.
NASCIMENTO, J. C.; BENTES SOBRINHA, M. D. P. . Copa 2014: violação de direitos, limpeza social e futebol. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
NASCIMENTO, J. C.; Silva, Paulo Raniery Costa da . DE POEMA A ?POEIRA?: Estádio Machadão, Natal/RN ? a decretação da obsolescência de uma referência modernista.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
Brasil, Amíria Bezerra ; NASCIMENTO, J. C. ; Coelho, Dora de Holanda ; PONTE, T. O. . (NON) URBAN PLANNİNG İN FORTALEZA: THE EFFECTİVENESS OF THE PLANS FOR THE URBAN DEVELOPMENT OF CEARÁ?S STATE CAPİTAL UP TO THE FİRST HALF OF THE XXTH CENTURY. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
NASCIMENTO, J. C.. Cidade-patrimônio: entre relíquia e espaço de vivências. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
NASCIMENTO, J. C.. Oficina MUSA - Seminário de Articulação - Corpocidade 3. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

42.
NASCIMENTO, J. C.; Coelho, Dora de Holanda ; Meira, Deborah de Alencar . (SER)TÃO ATRATIVO? DESDOBRAMENTOS DOS PLANOS DIRETORES DE DESENVOLVIMENTO URBANO EM CIDADES DE SIGNIFICAÇÃO HISTÓRICO-CULTURAL NO ESTADO DO CEARÁ (ANOS 1990/2000). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
Brasil, Amíria Bezerra ; NASCIMENTO, J. C. ; Carneiro, Alexandra de Paula Passos . (RE) Ordenar o Xadrez: Plano de Sabóia Ribeiro para a Cidade de Fortaleza, 1947. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
NASCIMENTO, J. C.; JUCA NETO, C. R. ; FERNANDES, R. ; Duarte Junior, Romeu . "Inventário da arquitetura moderna cearense : o Campus do Benfica da Universidade Federal do Ceará ". 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

45.
NASCIMENTO, J. C.. O rio, o passado e o presente: considerações sobre o projeto de requalificação da margem do rio Acarau, em Sobral/CE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

46.
NASCIMENTO, J. C.. Entre o conceber, o perceber, e o ressignificar: Sobral - um percurso pelo rio, becos e praças. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

47.
JUCA NETO, C. R. ; NASCIMENTO, J. C. ; FERNANDES, R. ; ANDRADE, M. ; DIOGENES, B. . O Modernismo cearense: a UNiversidade Fecderal do Ceará e a sidade de Fortaleza. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

48.
JUCA NETO, C. R. ; NASCIMENTO, J. C. ; FERNANDES, R. ; ANDRADE, M. ; DIOGENES, B. . O modernismo cearense: a Universidade Federal do Ceará e a cidade de Fortaleza. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

49.
NASCIMENTO, J. C.. Sobral: a idéia de uma (pós) modern(a c)idade, vista a partir da requalificação da margem esquerda do rio Acaraú. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
NASCIMENTO, J. C.. ?(Re)descobriram o Ceará? Os sítios históricos cearenses no contexto da globalização?.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

51.
NASCIMENTO, J. C.; JUCA NETO, C. R. ; FERNANDES, R. ; ANDRADE, M. ; DIOGENES, B. . A Universidade e a cidade: por uma história da arquitetura moderna da Universidade Federal do Ceará. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

52.
NASCIMENTO, J. C.; ANDRADE, M. ; DIOGENES, B. ; FERNANDES, R. ; JUCA NETO, C. R. . A Universidade e a cidade: por uma história da arquitetura moderna da Universidade Federal do Ceará. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

53.
NASCIMENTO, J. C.. ?A importância do relatório de Rescala como fonte de conhecimento sobre a arquitetura tradicional do Ceará?.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

54.
NASCIMENTO, J. C.; JACO, A. J. M. ; FREITAS, F. A. V. . ?Contribuição para discussão acerca das ações em áreas de entorno, a partir das experiências nos sítios históricos do Ceará?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

55.
NASCIMENTO, J. C.. ?Um panorama da arquitetura tradicional do Ceará, a partir do relatório de José Rescala, de 1941?.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

56.
NASCIMENTO, J. C.. ?Les Halles: de quem é o ?coração? de Paris??. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

57.
NASCIMENTO, J. C.. ?Os planos estratégicos e projetos urbanos como elementos de construção do espaço abstrato: uma análise a partir das propostas de ?valorização? das cidades sertanejas cearenses?.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

58.
NASCIMENTO, J. C.. ?Uma princesa tombada às margens do Rio Salgado". 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

59.
NASCIMENTO, J. C.. ?Icó: de vila pastoril a princesa dos sertões?.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
NASCIMENTO, J. C.. Inventário da Arquitetura Modernista Cearense ? 1ª Etapa.. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
NASCIMENTO, J. C.; FREITAS, F. A. V. . Instrução de Tombamento ? Ponte Ferroviária de Granja/CE. 2008.

2.
NASCIMENTO, J. C.. Inventario dos bens imoveis da regiao metropolitana de Fortaleza. 1996.

3.
NASCIMENTO, J. C.. Inventario dos bens imoveis de Aracati. 1995.

4.
NASCIMENTO, J. C.. inventario dos bens imoveis de Ico. 1994.


Demais tipos de produção técnica
1.
NASCIMENTO, J. C.. Desenho, Patrimônio e Paisagem Urbana. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
NASCIMENTO, J. C.; CAVALCANTE, E. S. . Janelas da/na cidade. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
NASCIMENTO, J. C.; CAVALCANTE, E. S. ; Ariane Borges ; Alves, André . Oficina Urban Sketching. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
NASCIMENTO, J. C.; CAVALCANTE, E. S. ; Vinicius Galindo ; Manuela Carvalho . OLHAR (PARA) O ESPAÇO BARROCO?: OFICINA DE REGISTRO E APREENSÕES DO ESPAÇO URBANO BARROCO DE JOÃO PESSOA, PB. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
Lissonger, André ; NASCIMENTO, J. C. . WORKSHOP ?CROQUIS URBANOS BARROCOS. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
NASCIMENTO, J. C.; Dantas, Petterson ; Alves, André . Oficina UrbanSketching. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
NASCIMENTO, J. C.; Lissonger, André . Oficina de croquis: perspectiva, escala e ritmo. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
NASCIMENTO, J. C.. Oficina ?APREENSÕES E REGISTROS DO ESPAÇO URBANO BARROCO ? SÍTIO HISTÓRICO DE JOÃO PESSOA/PB?. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
NASCIMENTO, J. C.; CAVALCANTE, E. S. . Oficina ?APREENSÕES E REGISTROS DO ESPAÇO URBANO BARROCO ? SÍTIO HISTÓRICO DE SÃO JOÃO DEL REI / MG?. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
NASCIMENTO, J. C.; MOURA FILHA. M.B. ; CAVALCANTI. Ivan . Oficina ?APREENSÕES E REGISTROS DO ESPAÇO URBANO BARROCO ? SÍTIO HISTÓRICO DE JOÃO PESSOA/PB?. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
NASCIMENTO, J. C.. Exposição UrbanSketchers Brasil 2018. 2018. Desenho.

2.
NASCIMENTO, J. C.; Dantas, Petterson ; Alves, André ; Oliveira, Rafael . Olhar Mais Atento. 2017. Desenho.

3.
NASCIMENTO, J. C.; Alves, André ; Dantas, Petterson ; Oliveira, Rafael ; Ariane Borges . DESENHADORES URBANOS NO RN: Percursos por Natal, Caicó e Ceará-Mirim. 2016. Desenho.

4.
NASCIMENTO, J. C.. Embebido: os guardanapos de jotaclewton. 2015. Desenho.

5.
NASCIMENTO, J. C.; Lara Ovidio . Como inventar uma cidade? Intentos sobre Rafael Velha. 2015. Diversas.

6.
NASCIMENTO, J. C.; Dantas, Petterson ; Alves, André ; Oliveira, Rafael . Natal em Croquis. 2015. Desenho.

7.
NASCIMENTO, J. C.; LIMA, Verônica . Patrimônio Arquitetônico no RN. 2015. Desenho.

8.
NASCIMENTO, J. C.; Lara Ovidio . São Rafael Velha. 2014. Desenho.

9.
NASCIMENTO, J. C.; RIZZI, Nina . Exposição ?FemininAs?: traços e palavras.. 2014. Desenho.

10.
NASCIMENTO, J. C.; LIMA, Verônica ; LIMA, Myrian . Traços e cores do Rio Grande do Norte. 2014. Diversas.

11.
NASCIMENTO, J. C.. Entre Traços. 2014. Desenho.

12.
NASCIMENTO, J. C.; LIMA, Verônica . Exposição ?2 em 1: olhares sobre a cidade do Natal?.. 2013. Desenho.

13.
NASCIMENTO, J. C.. Exposição ?Sertão de Dentro?.. 2013. Desenho.

14.
NASCIMENTO, J. C.. Croquis Potiguares. 2012. Desenho.

15.
NASCIMENTO, J. C.. (AR} RISCANDO EM NOSSAS ÁREAS CENTRAIS TRADICIONAIS: entre degradações e ??requalificações? urbanas. 2012. Desenho.

16.
NASCIMENTO, J. C.. Traços. 2009. Desenho.

17.
NASCIMENTO, J. C.. XV Unifor Plástica. 2009. Desenho.

18.
NASCIMENTO, J. C.. Geraes. 2008. Desenho.

19.
NASCIMENTO, J. C.. Caderno de Viagem. 2007. Desenho.

20.
NASCIMENTO, J. C.. XIV Unifor Plástica. 2007. Desenho.

21.
NASCIMENTO, J. C.. Sala de Exposições do Encontro Regional de Estudantes de Ciências Sociais ? ERECS. 2007. Desenho.

22.
NASCIMENTO, J. C.. Miradas. 2006. Desenho.

23.
NASCIMENTO, J. C.; JUNIOR, E. ; ANDRADE, A. ; Nick, Cristiano ; RIBEIRO, A. ; DEYVA, A. ; Marluce Queiroz ; VENANCIO, R. . fortalezanalata: focos sobre o centro. 2006. Fotografia.

24.
NASCIMENTO, J. C.; JUNIOR, E. ; ANDRADE, A. ; Nick, Cristiano ; RIBEIRO, A. ; DEYVA, A. ; Marluce Queiroz ; VENANCIO, R. . fortalezanalata: focos sobre o centro. 2006. Fotografia.

25.
NASCIMENTO, J. C.. Dessin, Désirs. 2005. Desenho.

Outras produções artísticas/culturais
1.
NASCIMENTO, J. C.; Dina Domingues ; Lurdes Morais . Residência Artística - Encosta de São Vicente, Torres Vedras, Portugal. 2018 (Residência artística).

2.
NASCIMENTO, J. C.. Traços. 2009 (Exposição).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Trigueiro, Edja; Tinem, Nelci; Marques, Sônia; NASCIMENTO, J. C.. Participação em banca de Maria Heloisa Alves de Oliveira. Meio Século de Arquitetura: um panorama da produção modernista natalense de 1930 a 1980. 2018. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
NASCIMENTO, J. C.; JUCA NETO, C. R.; Dantas, George Alexandre Ferreira. Participação em banca de Camila Maria Nogueira de Santana. O CENTRO DE FORTALEZA COMO LUGAR DE MORADIA. 2016. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
Dantas, George Alexandre Ferreira; Gleice Azambuja Elali; NASCIMENTO, J. C.; Kowaltowisk, Doris. Participação em banca de César Henrique de Oliveria Ciríaco. Um lugar onde os espaços ensinam. 2016. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
Dantas, George Alexandre Ferreira; NASCIMENTO, J. C.; Nobre, Paulo; José Tavares de Lira. Participação em banca de BARBARA GONDIM LAMBERT MOREIRA. BELOS PANORAMAS, MATIZES IMAGINÁRIOS A CIDADE DAS PROVÍNCIAS DO NORTE NA OBRA DE CHARLES LANDSEER E WILLIAM BURCHELL (1825-1830). 2016. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

5.
NASCIMENTO, J. C.; JUCA NETO, C. R.; Dantas, George Alexandre Ferreira. Participação em banca de Gérsica Vasconcelos Goes. O bairro, um marco: um percurso sobre a história e a morfologia urbana do centro de Fortaleza/CE. 2015. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

6.
NASCIMENTO, J. C.; MOURA FILHA. M.B.; COTRIM, Márcio; CAVALCANTI. Ivan. Participação em banca de Anne Camila Cesar Silva. Sobre a requalificação de praças no Centro Histórico de João Pessoa: um panorama das ações entre as décadas de 1980 e 2010.. 2014. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Paraíba.

7.
NASCIMENTO, J. C.; Vieira, Natália Miranda; SANT'ANNA, Marcia Genésia de. Participação em banca de Elaine de Albuquerque Medeiros. A (RE) LEITURA DE UM DOCUMENTO: O PROCESSO DE TOMBAMENTO DO CENTRO HISTÓRICO DE NATAL (RN). 2014. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

8.
NASCIMENTO, J. C.; Vieira, Natália Miranda; VELOSO, Maisa Feranades Dutra. Participação em banca de Haroldo Maranhão Bezerra Cabral de Britto. Centro cultural capitania das artes: inserção de arquitetura contemporânea em área patrimonial. 2014. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

9.
NASCIMENTO, J. C.; PEQUENO, Luiz Renato Bezerra; COSTA, Maria Clélia Lustosa; FREITAS, Clarissa Figueiredo Sampaio. Participação em banca de Rodolfo Anderson Damasceno Gois. A metrópole e os megaeventos: implicações socioespaciais da copa do mundo de 2014 em Fortaleza. 2013. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Ceará.

10.
NASCIMENTO, J. C.; BORGES, A.; Mauro Lemuel; Elimar Pinheiro do nascimento. Participação em banca de Andrea de Albuquerque Vianna. O papel do turismo nos conflitos urbanos da cidade do Natal/RN: a história que ninguém quer contar. 2013. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

11.
NASCIMENTO, J. C.. Participação em banca de Ana Paula Campos Gurgel. A(s) transformação(ões) de centralidade(s) da Região metropolitana do Cariri/CE. 2012. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Teses de doutorado
1.
Teixeira, Rubenilson Brazão; Gleice Azambuja Elali; NASCIMENTO, J. C.; Carmen Alveal; Andrea Rego; MOURA FILHA. M.B.. Participação em banca de Cíntia Camila Liberalino Viegas. Em Busca de uma Ambiência Histórica: a percepção da historicidade do Sítio Histórico de Natal.. 2018. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
NASCIMENTO, J. C.; Vieira, Natália Miranda; Ataide, Ruth; Flávia do Nascimento; MOURA FILHA. M.B.. Participação em banca de ANNA CRISTINA ANDRADE FERREIRA. ?CASA SEM PESSOAS PARA PESSOAS SEM CASA: REABILITAÇÃO DE ÁREAS HISTÓRICAS ATRAVÉS DO USO HABITACIONAL NA REALIDADE BRASILEIRA?.. 2017. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
NASCIMENTO, J. C.; Vieira, Natália Miranda; MOURA FILHA. M.B.; Duarte Junior, Romeu; ATAIDE, R.. Participação em banca de Juliana Carvalho Clemente. Ruínas Urbanas no Centro Histórico de João Pessoa: uma análise a partir da normativa de proteção do patrimônio.. 2017. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
Trigueiro, Edja; NASCIMENTO, J. C.; Lucas Figueiredo; Frederico de Holanda; Gleice Azambuja Elali. Participação em banca de Lucy Donegan. Qual é a sua praia? espaço e sociedade nas praias de Natal/RN. 2016. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

5.
NASCIMENTO, J. C.; BENTES SOBRINHA, M. D. P.; Costa, Marise; Mendonça, Eneida; Barros Filho, Mauro. Participação em banca de Silvana Ferracciu Mameri. Projeto urbano em assentamentos de origem informal: forma, ambiente e instrumentos de acesso à terra urbanizada no cotidiano de Mãe Luiza, Natal/RN. 2016. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

6.
NASCIMENTO, J. C.; Roberto Monte-Mor; BORGES, A.; Gleice Azambuja Elali; Luciana Chianca. Participação em banca de Márcia Silva de Oliveira. No Encontro da Vida Cotidiana, Novas Descobertas em Bairro e Vida de Bairro. 2016. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

7.
Marques, Sônia; Tinem, Nelci; Lara, Fernando; Correia, Telma; NASCIMENTO, J. C.. Participação em banca de Daniel Fernandes de Macedo. Lucio Costa e o lugar: imagem, texto e papel.. 2015. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

8.
NASCIMENTO, J. C.; Teixeira, Rubenilson Brazão; MOURA FILHA. M.B.. Participação em banca de Luana Honório Cruz. Os caminhos do açúcar no Rio Grande do Norte: o papel dos engenhos na formação do território potiguar (século XVII ao início do século XX).. 2015. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

9.
NASCIMENTO, J. C.. Participação em banca de Eduardo Rocha Lima. cidades-sensuais: práticas sexuais desviantes x renovação do espaço urbano. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Doutorado
1.
NASCIMENTO, J. C.; Teixeira, Rubenilson Brazão; SILVA, Maria Angélica. Participação em banca de Luana Honório Cruz. Os caminhos do açucar no Rio Grande do Norte: o papel dos engenhos na formação do território potiguar (século XVI a início do século XX). 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
NASCIMENTO, J. C.; FERREIRA,Angela Lucia de Araujo; CAVIGNAC, Julie Antoinette. Participação em banca de Frederico Augusto Luna Tavares. Olhares do passado na cidade contemporânea: revelações da memória de Tirol e Petrópolis, em Natal/RN, através de vídeo-documentário.. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Qualificações de Mestrado
1.
NASCIMENTO, J. C.; JUCA NETO, C. R.; Dantas, George Alexandre Ferreira. Participação em banca de Gérsica Vasconcelos Goes. O bairro, um marco: um percurso sobre a história e a morfologia urbana do centro de Fortaleza/CE. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
NASCIMENTO, J. C.; Pedrini, Aldomar; Trigueiro, Edja; COSTA, Sabrina Studart Fontenele. Participação em banca de Ariane Magda Borges. Habitações rurais do Seridó potiguar: o vernacular como referência para projetos arquitetônicos do semiarido.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
NASCIMENTO, J. C.; JUCA NETO, C. R.; Dantas, George Alexandre Ferreira. Participação em banca de Murilo Cunha Ferreira. cidades de pecuária; urbanização e forma urbana no Piaui colonial. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
NASCIMENTO, J. C.; BORGES, A.; Mauro Lemuel; Elimar Pinheiro do nascimento. Participação em banca de Andrea de Albuquerque Vianna. turismo e cidades: a história que ninguem quer contar. O papel do turismo nos conflitos urbanos da cidade do Natal. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NASCIMENTO, J. C.; Ovídio, Clara; Pereira, Marizo; Damore, Aline. Participação em banca de CLEYTON SANTOS DE MEDEIROS.RIBEIRA HUB: GALERIAS E COWORKING REQUALIFICAÇÃO ARQUITETÔNICA DO EDIFÍCIO PRESIDENTE CAFÉ FILHO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
NASCIMENTO, J. C.; Luzia dos Santos Abreu. Participação em banca de Anakelly Silva Santos.Ritápoilis: presente / passado / futuro - diretrizes de planejamento, gestão e preservação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

3.
NASCIMENTO, J. C.; Thiago Brito; Nobre, Paulo. Participação em banca de Clodoaldo Dino de Castro.LA CHATTE: COMPLEXO PARA DIVERTIMENTO NOTURNO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
NASCIMENTO, J. C.; Vieira, Natália Miranda; Cruz, Luana Honório. Participação em banca de Ismara do Carmo Medeiros.Reuso em edificação histórica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

5.
NASCIMENTO, J. C.; Dantas, George Alexandre Ferreira; LEOPOLDINO, Gabriel. Participação em banca de Rebeca Grilo de Souza.Da cidade colonial à metrópole modernizada: Lima Barreto e as reformas urbanas do Rio de Janeiro no início do século XX. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

6.
NASCIMENTO, J. C.; FARIAS, Hélio Takashi Maciel de; MONTEIRO, Verner Max Liger de Mello. Participação em banca de Ana Gabrielle de Carvalho.Museu de arqueologia de Carnauba dos Dantas: projeto arquitetônico de um museu energeticamente eficiente. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

7.
NASCIMENTO, J. C.; NOBRE, P.; Cruz, Luana Honório. Participação em banca de Ana Karla Pires de Sousa.As praças históricas e o conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico de Natal: proposta de intervenção na praça Sete de Setembro.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

8.
NASCIMENTO, J. C.. Participação em banca de Sanmara Fernandes de Lima.Porto- gourmet:reuso de edificação na Ribeira. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

9.
NASCIMENTO, J. C.. Participação em banca de Amanda Maria carvalho da Cunha.Oficina-escola de revitalização no patrimôvio cultural de Natal. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

10.
NASCIMENTO, J. C.; Brasil, Amíria Bezerra; Camila Aldigueri. Participação em banca de Ana Cristina Farias Barbosa.O projeto Iquirá - estratépgia de reabilitação do centro histórico de Aquiraz. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.

11.
NASCIMENTO, J. C.. Participação em banca de Antônio Neto Trajano Ferreira.Centro Empresarial. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.

12.
NASCIMENTO, J. C.. Participação em banca de Mayara Moreira Melo.Centro de Capacitação Profissional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.

13.
NASCIMENTO, J. C.. Participação em banca de Taciana Matos Lopes.Museu Jesuita. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.

14.
NASCIMENTO, J. C.. Participação em banca de Ana Fiúza Barbosa Cordeiro.Casa Pátio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.

15.
NASCIMENTO, J. C.. Participação em banca de Bruna da Nóbrega Cirino Diógenes.Hotel (Albergue). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.

16.
NASCIMENTO, J. C.. Participação em banca de Rafaella Lousada Maciel.Centro de Recreação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Ceara.

17.
NASCIMENTO, J. C.. Participação em banca de Cícero Eugênio de Mendonça.Requalificação da estação ferroviária de Lavras da Mangabeira. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.

18.
NASCIMENTO, J. C.. Participação em banca de Fernando Cásar de Carvalho Neto.Um Projeto de Reutilização de Patrimônio Histórico Tombado. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3º Encontro Internacional de Desenhadores de Rua. 2017. (Encontro).

2.
4º Colóquio Ibero-americano: paisagem cultural, patrimônio e projeto. O Hotel Internacional Reis Magos e a (des)Construção da Paisagem da Praia do Meio em Natal - RN. 2016. (Congresso).

3.
6º DOCOMOMO Norte Nordeste. Mesa Redonda "Lugar e Modernidade". 2016. (Congresso).

4.
Arte ao Centro 2016.Janelas da/na cidade. 2016. (Oficina).

5.
7º Projetar.O papel da criatividade no projeto de restauro do antigo grupo escolar Augusto Severo: reflexões teórico-metodológicas e resultados projetuais. 2015. (Seminário).

6.
Arte ao Centro 2015. 2015. (Oficina).

7.
5º DOCOMOMO NNE.A (IN) SUSTENTÁVEL ADAPTAÇÃO DO POEMA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PROPOSTA ? NÃO CONCRETIZADA ? DE ADEQUAÇÃO DO ESTÁDIO MACHADÃO AO PADRÃO FIFA / COPA 2014. 2014. (Seminário).

8.
5º DOCOMOMO NNE.RETROFIT ENERGÉTICO EM EDIFÍCIOS DE INTERESSE HISTÓRICO, ESTUDOS DE CASOS: EDIFÍCIOS MODERNISTAS EM NATAL - RN. 2014. (Seminário).

9.
Arquiteturas do mar, da terra e do ar: arquitetura e urbanismo na Geografia e ne Cultura. Das dunas ao morro: relações entre arquitetura e cidade em projetos contemporâneos de equipamentos esportivos (Natal, Brasil). 2014. (Congresso).

10.
III ENANPARQ.Um modo de 'fazer cidade': atratividade e competitividade como chaves para a inserção das cidades históricas cearenses no mapa-mundi da globalização. 2014. (Encontro).

11.
SHCU 2014.Um olhar histórico-morfológico sobre a área central da cidade de Fortaleza, CE. 2014. (Seminário).

12.
6º Projetar.O CROQUI NA CONCEPÇÃO ARQUITETÒNICA: UM DESAFIO NA FORMAÇÃO ATUAL DO ARQUITETO URBANISTA?. 2013. (Seminário).

13.
arquimemória 2013. A ARQUITETURA DA FAZENDA DE CRIAR COMO REFERÊNCIA NA CONCEPÇÃO PROJETUAL PARA O CLIMA QUENTE E SECO. 2013. (Congresso).

14.
arquimemória 2013. REFLEXÕES SOBRE O ENTORNO DE SÍTIOS HISTÓRICOS TOMBADOS: O CASO DO CENTRO HISTÓRICO DE NATAL. 2013. (Congresso).

15.
Arquitetura e Documentação 2013.Reeleituras de um documento: o processo de tombamento do centro histórico de Nata/rn.. 2013. (Seminário).

16.
XV ENANPUR.FORTALEZA E NATAL: A Aparência como Imagem Refletida do Desejo nas Cidades-Sede da Copa de 2014. 2013. (Seminário).

17.
4º Seminário DOCOMOMO Norte/Nordeste - Arquitetura em cidades "sempre novas"; modernismo, projeto e patrimônio.DE POEMA A ?POEIRA?: Estádio Machadão, Natal/RN ? a decretação da obsolescência de uma referência modernista.. 2012. (Seminário).

18.
Corpocidade 3 - Seminário de articulação.Oficina MUSA. 2012. (Seminário).

19.
III ENANPARQ.apresentação do artigo "a cristalização da eterna imagem do passado nas práticas preservacionistas dos sítios históricos brasileiros: perspectivas para a sua superação?". 2012. (Encontro).

20.
III ENANPARQ.apresentação do artigo "estádio Plácido Castelo: modernização versus uniformização". 2012. (Encontro).

21.
III ENANPARQ.Coordenação do simpósio temático "o legado da copa de 2014 para as cidades nordestinas: Natal, Fortaleza e Salvador. 2012. (Encontro).

22.
III ENANPARQ.Apresentação do artigo "e o poema tornou-se obsoleto: considerações sobre o processo de demolição do estádio machadão, Natal / RN". 2012. (Encontro).

23.
Urbicentros 3.O WORKSHOP- A NORMA DE PRESERVAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO DE NATAL: Relato de uma experiência de educação patrimonial.. 2012. (Seminário).

24.
9º Seminário DOCOMOMO BRASIL."Inventário da arquitetura moderna cearense : o Campus do Benfica da Universidade Federal do Ceará ". 2011. (Seminário).

25.
I Colóquio "O Espaço do Habitar na Obra de Henri Lafebvre: do Rural ao Urbano".Entre o conceber, o perceber, e o ressignificar: Sobral - um percurso pelo rio, becos e praças. 2011. (Seminário).

26.
V Projetar 2011.O rio, o passado e o presente: considerações sobre o projeto de requalificação da margem do rio Acarau, em Sobral/CE. 2011. (Seminário).

27.
XIV ENANPUR.(SER)TÃO ATRATIVO? DESDOBRAMENTOS DOS PLANOS DIRETORES DE DESENVOLVIMENTO URBANO EM CIDADES DE SIGNIFICAÇÃO HISTÓRICO-CULTURAL NO ESTADO DO CEARÁ (ANOS 1990/2000). 2011. (Encontro).

28.
3º DOCOMOMO Norte-Nordeste 2010.O modernismo cearense: A Universidade Federal do Ceará e a cidade de Fortaleza. 2010. (Seminário).

29.
6º Fórum de Pesquisa FAU-Mackenzie.Planeja, em(belle)zar: plantas e planos para a cidade de Fortaleza do Século XIX. 2010. (Seminário).

30.
I ENANPARQ - arquitetura, cidade, paisagem e território: percursos e prospectivas.Entre o conceber e o ressignificar: intervenções urbanas em áreas de significação histórica nas cidades do Porto (Portugal) e Sobral (ceará / Brasil). 2010. (Encontro).

31.
I ENANPARQ - arquitetura, cidade, paisagem e território: percursos e prospectivas.O início do planejamento urbano na cidade de Fortaleza: as pantas e os planos de expansão urbana do século XIX. 2010. (Encontro).

32.
XI Seminário de HIstória da Cidade e do Urbanismo.Sobral: a idéia de uma (pós) modern(a c)idade, vista a partir da requalificação da margem esquerda do rio Acaraú. 2010. (Seminário).

33.
8º DOCOMOMO Brasil. A universidade e a cidade: por uma história da arquitetura moderna da Universidade Federal do Ceará. 2009. (Congresso).

34.
XIII ENANPUR. Encontro Nacional da ANPUR.?(Re)descobriram o Ceará? Os sítios históricos cearenses no contexto da globalização?.. 2009. (Encontro).

35.
Arquimemória 3: Encontro Nacional de Arquitetos: sobre preservação do patrimônio edificado..?A importância do relatório de Rescala como fonte de conhecimento sobre a arquitetura tradicional do Ceará?.. 2008. (Encontro).

36.
II Oficina de Pesquisa: metodologia de pesquisa e multidisciplinaridade no IPHAN..Instrução de Tombamento - Ponte Ferroviária de Granja, CE. 2008. (Oficina).

37.
Seminário Latino-Americano Arquitetura e Documentação.?Um panorama da arquitetura tradicional do Ceará, a partir do relatório de José Rescala, de 1941?.. 2008. (Seminário).

38.
Curso de Elaboração e gerenciamento de Projetos. Escola Nacional de Administração Pública ? ENAP.. 2007. (Outra).

39.
Seminário ?IPHAN em Perspectiva?.. 2006. (Seminário).

40.
2º Seminário Arquitetura e Conceito.Les Halles: de quem é o "coração " de Paris?. 2005. (Seminário).

41.
II congresso brasileiro de tanatologia e bioética no terceiro milênio. II congresso brasileiro de tanatologia e bioética no terceiro milênio - Palestra, na mesa Urbanismo e Morte. 2004. (Congresso).

42.
II Seminario internacional Visoes Contemporaneas.II Seminario internacional Visoes Contemporaneas. 2004. (Seminário).

43.
VIII seminario de historia da cidade e do urbanismo.VIII seminario de historia da cidade e do urbanismo. 2004. (Seminário).

44.
Seminario internacional de patrimonio. 2002. (Seminário).

45.
VII seminario de historia da cidade e do urbanismo.VII seminario de historia da cidade e do urbanismo. 2002. (Seminário).

46.
VI seminario de historia da cidade e do urbanismo.VI seminario de historia da cidade e do urbanismo. 2000. (Seminário).

47.
seminario de patrimonio imaterial. 1994. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NASCIMENTO, J. C.; Dantas, George Alexandre Ferreira ; Vieira, Natália Miranda . Seminário "Arquitetura, Patrimônio e a Cidade Existente": percepção, riscos e desafios projetuais. 2017. (Outro).

2.
VELOSO, Maisa Feranades Dutra ; NASCIMENTO, J. C. . 7º Projetar. 2015. (Congresso).

3.
NASCIMENTO, J. C.; Teixeira, Rubenilson Brazão ; Dantas, George Alexandre Ferreira ; Trigueiro, Edja ; Pereira, Marizo Vitor ; Vieira, Natália Miranda ; Nobre, Paulo da Silva . 4º Seminário DOCOOMO Norte/Nordeste - arquitetura em cidasdes "sempre novas": modernismo, projeto e patrimônio. 2012. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
VINICIUS BEZERRA DE MORAES GALINDO. CIDADE CONTEMPORÂNEA, CIDADE GENÉRICA? Questionamentos ao pensamento de Rem Koolhaas sobre a cidade contemporânea, em diálogo com Harvey e Lefebvre. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Mônica Rosário Alves. JANELAS PANORÂMICAS: a (Re)invenção da Casa do Estudante de Natal/RN. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

3.
Camila Maria Nogueira de Santana. O CENTRO DE FORTALEZA COMO UM ESPAÇO DE MORADIA. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

4.
Daniel Paulo de Andrade Silva. A segurança contra incêndio e pânico em uma abordagem para edificações históricas: Proposta de reuso do antigo Grupo Escolar Augusto Severo. Início: 2013. Dissertação (Mestrado profissional em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Coorientador).

5.
Ariane Magda Borges. Habitações Rurais do Seridó Potiguar: A Casa de Fazenda de Criar como Referência para Projetos Arquitetônicos no Semiárido. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

6.
JOSÉ JÚLIO MELO MACHADO. RETROFIT ENERGÉTICO EM EDIFÍCIOS DE INTERESSE HISTÓRICO ESTUDOS DE CASOS ? EDIFÍCIOS MODERNISTAS EM NATAL. Início: 2013. Dissertação (Mestrado profissional em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

7.
Gérsica Vasconcelos Goes. A identificação dos valores patrimoniais: Centro da Cidade de Fortaleza, CE. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Jesonias da Silva Oliveira. A influência dos Planos Diretores contemporâneos sobre a arquitetura modernista nos bairros de Petrópolis e Tirol, em Natal/RN.. Início: 2017. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

2.
Gérsica Vasconcelos Goes. ANDARILHO URBANO: O CAMINHAR PARA (RE) CONHECER O PATRIMÔNIO CULTURAL. Início: 2017. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Edson Correia Rodrgigues. ESCOLA ARTÍSTICA COM ÁREA DE EXPOSIÇÃO ARTÍSTICO E CULTURAL. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

2.
MARINA RODRIGUES MONTEIRO DE MEDEIROS. RETROFIT APLICADO A EDIFICAÇÃO NO CENTRO HISTÓRICO DE NATAL, RN.. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
VINICIUS BEZERRA DE MORAES GALINDO. DA CIDADE GENÉRICA AO JUNKSPACE O pensamento de Rem Koolhaas sobre a cidade contemporânea. 2018. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Clewton do Nascimento.

2.
Mônica Rosário Alves. Janelas Panorâmicas: intervenção arquitetônica na Casa do Estudante do Rio Grande do Norte. 2018. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, . Orientador: Jose Clewton do Nascimento.

3.
Ana Paula Fernandes de Azevedo. A PORTA DO SOBRADINHO: a acessibilidade espacial integrando o centro histórico de Natal-RN. 2017. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, . Orientador: Jose Clewton do Nascimento.

4.
Francisco da Rocha Bezerra Júnior. HABITAÇÃO SOCIAL EVOLUTIVA: ESTRATÉGIAS DE FLEXIBILIDADE PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL. 2017. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, . Coorientador: Jose Clewton do Nascimento.

5.
Eudes Raony Silva. CENTRO ANTIGO DE JOÃO PESSOA: Forma, uso e patrimônio edificado. 2016. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, . Orientador: Jose Clewton do Nascimento.

6.
CAMILA MARIA NOGUEIRA DE SANTANA. O CENTRO DE FORTALEZA COMO LUGAR DE MORADIA. 2016. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, . Orientador: Jose Clewton do Nascimento.

7.
EMANUELLE ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA. Da formação carioca à prática potiguar: estratégias projetuais na arquitetura residencial do arquiteto Moacyr Gomes na década de 1970.. 2016. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Jose Clewton do Nascimento.

8.
Gérsica Vasconcelos Goes. Um percurso sobre a história e morfologia urbana do centro de Fortaleza-CE.. 2015. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Clewton do Nascimento.

9.
Ariane Magda Borges. VERNACU[LARES]: A CASA DE FAZENDA SERIDOENSE DO SÉCULO XIX COMO EXEMPLO DE ADAPTAÇÃO AO CLIMA SEMIÁRIDO Natal. 2015. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Clewton do Nascimento.

10.
JOSÉ JÚLIO MELO MACHADO. RETROFIT ENERGÉTICO EM EDIFÍCIOS DE INTERESSE HISTÓRICO ESTUDOS DE CASOS ? EDIFÍCIOS MODERNISTAS EM NATAL. 2014. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, . Orientador: Jose Clewton do Nascimento.

11.
Daniel Paulo de Andrade Silva. A segurança contra incêndio e pânico em uma abordagem para edificações históricas: Proposta de reuso do antigo Grupo Escolar Augusto Severo. 2014. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, . Coorientador: Jose Clewton do Nascimento.

12.
João Paulo Vieira Neto. Conjunto de Serrotes de Quixadá: monumentalidade e apropriação do patrimônio natural. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional - COPEDOC) - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF, Instituto do patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Orientador: Jose Clewton do Nascimento.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luiz MIguel Ribeiro Nasser Silva. CENTRO CULTURAL SAM?S ANTEPROJETO DE REUSO DA FÁBRICA DA SAM?S EM UM CENTRO DE ARTES MANUAIS EM NATAL/RN. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Jose Clewton do Nascimento.

2.
MARIA EDUARDA ARAÚJO SOUZA. ANTEPROJETO DE REUSO DA ASSEN EM ESPAÇO DE INTEGRAÇÃO ENTRE CINEMA E OUTRAS ARTES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Jose Clewton do Nascimento.

3.
FRANCISCO KAIO DA SILVA ALVES. O Barão ? Livraria e Galeria de Arte: Proposta de Reuso Para o Ginásio Santa Águeda em Ceará-Mirim. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Jose Clewton do Nascimento.

4.
Cleyton Santos. Ribeira HUB - Galeria e Coworking: requalificação arquitetônica do Edifício Ppresidente Café Filho. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Jose Clewton do Nascimento.

5.
MARIA HELOÍSA ALVES DE OLIVEIRA. ESPAÇO DE CULTURA E LAZER DELFIM AMORIM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Jose Clewton do Nascimento.

6.
Clodoaldo Dino de Castro. LA CHATTE: COMPLEXO PARA DIVERTIMENTO NOTURNO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Jose Clewton do Nascimento.

7.
MAÌSA CORTEZ DE OLIVEIRA. ANÁLISE DE INTERVENÇÕES DE VALOR PATRIMONIAL EM NATAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Jose Clewton do Nascimento.

8.
Marina Medeiros de Oliveira. Santuário Bem-Aventurada Irmã Lindalva: anteprojeto de um santuário católico na cidade de Assu?RN.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Jose Clewton do Nascimento.

9.
Ana Karina de Lira Santos. Centro Náutico Potengy: proposta de intervenção para o clube de remo do Rio Grande do Norte. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Jose Clewton do Nascimento.

10.
Natália Marques Bezerra. Extra ONG Alpendre. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Jose Clewton do Nascimento.

11.
Geórgia Vieira Silva. Hotel Fazenda. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Jose Clewton do Nascimento.

12.
FERNANDO ALEX CAMPOS MELÔNIO. REVITALIZAÇÃO URBANÍSTICA DA CIDADE HISTÓRICA DE ALCÂNTARA/MA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Jose Clewton do Nascimento.

13.
JOANA CECÍLIA SALES. ATELIÊ DE ARTE EXPERIMENTAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Jose Clewton do Nascimento.



Educação e Popularização de C & T



Artes Visuais
1.
NASCIMENTO, J. C.. (AR} RISCANDO EM NOSSAS ÁREAS CENTRAIS TRADICIONAIS: entre degradações e ??requalificações? urbanas. 2012. Desenho.



Outras informações relevantes


PALESTRAS / CONFERÊNCIAS PROFERIDAS:

Palestra "(Re)descobriram o Ceará? Representações dos sítios históricos de Icó e Sobral: entre areal e patrimônio nacional", proferida no dia 03 de agosto de 2009. PROURB/UFRJ, Rio de Janeiro, RJ.

Palestra ?A Atuação do IPHAN no Ceará?, proferida no dia 1º de junho de 2007. Faculdades Nordeste ? FANOR. Fortaleza, CE.

Conferência ?Espaço Abstrato, Espaço Espetacularizado: transformações das cidades sertanejas cearenses a partir da lógica da valorização do patrimônio cultural?, proferida em Paris, no dia 7 de abril de 2005. Ciclo APEB/FR.


PARTICIPAÇÃO EM GRUPOS DE PESQUISA

Grupo de Pesquisa ?História da Cidade e do Urbanismo?. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal da Bahia.


PARTICIPAÇÃO EM CONCURSOS

Concurso para professor adjunto ? área: Projeto urbanístico ? Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará. 12 a 14 de agosto de 2009. Aprovado. Classificação: terceiro lugar.


Concurso para professor adjunto ? área: Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo ? Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 04 a 08 de maio de 2009. Aprovado. Classificação: segundo lugar.

Concurso para professor assistente ? área: Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo ? Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará. 16 a 19 de dezembro de 2008. Aprovado. Classificação: quinto lugar.

Concurso público para cargo de técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ? IPHAN. Ano: 2005. Aprovado em 50º lugar. Ingresso no órgão em agosto de 2006.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 21:19:14