Katemari Diogo da Rosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2448258167033465
  • Última atualização do currículo em 15/11/2018


Katemari é graduada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestra em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia, mestra em Science Education pelo Teachers College e doutora em Science Education pela Columbia University. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Bahia, onde coordena de área do PIBID Física. Tem experiência em pesquisa em ensino de física e formação de professoras e professores de física. Katemari parte de referenciais teóricos feministas, pós críticos e decoloniais. Seus interesses envolvem a pesquisa e a prática em ensino de física, formação de educadoras e educadores, física nas séries iniciais e discussões que envolvem as interseccionalidades de gênero, sexualidades, raça, etnia e status socioeconômico na construção e no ensino das ciências. A pesquisadora é integrante da Sociedade Brasileira de Física, onde atua como membro do Grupo de Trabalho de Minorias na Física e representante da região Nordeste na Comissão de Ensino de Física. Também é sócia da American Physical Society, atuando como membro do Comitê Executivo do Forum on the History of Physics (2018-2021). Katemari faz parte da American Association of Physics Teachers, na qual integra o Committee for International Physics Education (2018-2021). Além disso, a pesquisadora é membro da National Organization of Gay and Lesbian Scientists and Technical Professionals (NOGLSTP) e da Associação Brasileira de Pesquisadoras/es Negras/os (ABPN). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Katemari Diogo da Rosa
Nome em citações bibliográficas
ROSA, Katemari;Rosa, Katemari;ROSA, K. D.;ROSA, K.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Bahia, Instituto de Física.
Rua Barão de Jeremoabo, s/n
Ondina
40170115 - Salvador, BA - Brasil
Telefone: (8371) 32836600
Fax: (8371) 32836606


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Science Education.
Columbia University, COLUMBIA, Estados Unidos.
Título: Gender, ethnicity, and physics education: Understanding how Black women build their identities as scientists, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Felicia Moore Mensah.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ensino de Física; Gênero e educação; Raça e educação; Formação de cientistas.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.
2008 - 2010
Mestrado em Science Education.
Columbia University, COLUMBIA, Estados Unidos.
Título: Gender, Ethnicity, and Physics Education: Understanding How Black Women Build Their Identities as Scientists,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Felicia Moore Mensah.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2004 - 2006
Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: A Inserção de História e Fílosofia da Ciência na Formação de Professores de Física:a experiência da UFBA e da UFRGS.,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Maria Cristina Mesquita Martins.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: História e Filosofia da Ciência; Formação de Professores; Ensino de ciências.
1997 - 2002
Graduação em Física - licenciatura.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Relatório de prática de ensino - Escola Técnica Parobé.
Orientador: Maria Helena Steffani.
1993 - 1995
Curso técnico/profissionalizante.
Escola Técnica de Comércio da UFRGS, ETCOM/UFRGS, Brasil.




Formação Complementar


2001 - 2001
Extensão universitária.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1996 - 1996
Curso de Curta Duração.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2016 - Atual
Direção e administração, Reitoria, Pró-Reitoria de Ensino.

Cargo ou função
Coordenadora de Área PIBID Física.
06/2016 - Atual
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II
Metodologia para o Ensino de Física da Educação Básica
Trabalho de Conclusão de Curso
01/2014 - 04/2017
Direção e administração, Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação.

Cargo ou função
Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores - LIFE/CAPES/UFCG.
01/2014 - 04/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Unidade Acadêmica de Física.

01/2016 - 06/2016
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Ensino de Física I
Estágio Supervisionado em Ensino de Física III
04/2015 - 12/2015
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Ensino da Física II
Instrumentação para o Ensino de Física A
Instrumentação para o Ensino de Física B
Metodologia e Prática do Ensino de Física
10/2014 - 03/2015
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Ensino da Física I
Estágio Supervisionado em Ensino da Física III
Instrumentação para o Ensino da Física A
Prática de Ensino da Física na Educação Básica
05/2014 - 09/2014
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumentação para o Ensino da Física B
Metodologia e Prática do Ensino de Física
Estágio Supervisionado em Ensino da Física II
10/2013 - 03/2014
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Ensino de Física I
Instrumentação para o Ensino da Física A
Prática de Ensino da Física na Educação Básica

Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Colaboradora
Outras informações
Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboradora

Atividades

02/2016 - 06/2016
Ensino, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem
10/2015 - 02/2016
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência e Cultura

Columbia University, COLUMBIA, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Outreach coordinator
Outras informações
Women in Science at Columbia

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Research Assistant, Enquadramento Funcional: Research Assistant, Carga horária: 20

Atividades

06/2009 - 09/2010
Direção e administração, Women in Science at Columbia, .

Cargo ou função
Coordenadora de atividades de extensão.
09/2008 - 08/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Teachers College, Department of Mathematics, Science and Technology.


Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2008 - 07/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Departamento de Física.

Cargo ou função
Representante do Departamento de Física na Comissão de Ensino à Distância da UEFS.
10/2007 - 07/2008
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de Física em Espaços não-formais
Física Experimental IV
Pesquisa em Ensino de Física
03/2007 - 07/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Departamento de Física.

Linhas de pesquisa
Ensino de Física
12/2006 - 07/2008
Extensão universitária , Reitoria, Departamento de Física.

Atividade de extensão realizada
Produção de atividades didáticas e formação continuada.
08/2006 - 07/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Departamento de Física.

Cargo ou função
Membro do Colegiado de Graduação.
10/2007 - 04/2008
Ensino, Engenharia da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Geral e Experimental IV (laboratório)
05/2006 - 09/2007
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de Física em Espaços Não-formais
Pesquisa em Ensino de Física
Estágio Supervisionado em Física
Metodologia do Ensino de Física
11/2006 - 04/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Departamento de Física.

Cargo ou função
Membro Comissão de Transição Curricular.

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

Atividades

10/2017 - 02/2018
Ensino, Ensino, Filosofia e História das Ciências, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Descolonização de Saberes
04/2017 - 08/2017
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FISC50 - Conceitos de Física A
FISC52 - Conceitos de Física C
12/2003 - 1/2006
Ensino, Física - licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia e Prática do Ensino de Física I

União Metropolitana de Educação e Cultura, UNIME, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 3

Atividades

02/2006 - 05/2006
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Elementos de Física

Organização Não-Governamental pela Educação Popular, ONGEP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

Atividades

2/2002 - 2/2004
Direção e administração, Organização Não-Governamental pela Educação Popular, .

Cargo ou função
Presidente.
7/2000 - 5/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Organização Não-Governamental pela Educação Popular, .

Cargo ou função
Coordenação do Núcleo de Física.
7/2000 - 6/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física Geral

Imperial College of Science Technology and Medicine, IC, Inglaterra.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Estagiário de intercâmbio, Enquadramento Funcional: Estagiário de intercâmbio, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2002 - 08/2002
Estágios , Physics Institute, Atmospheric Physics Department.

Estágio realizado
Desenvolvimento de web site para divulgação do projeto SOLICE (Solar Influence on Clime of Earth), bem como organização do material do projeto..

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2003
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Atividades

10/2002 - 1/2003
Ensino, Licenciatura Em Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fenômenos Físicos II
3/2002 - 7/2002
Ensino, Licenciatura Em Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fenômenos Físicos I
4/2001 - 1/2002
Extensão universitária , Projeto Educacional Alternativa Cidadã, .

Atividade de extensão realizada
Professora voluntária de Física.
04/2000 - 12/2001
Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Especializados.

Atividade de extensão realizada
Professora de Física no bloco de Ciência e Tecnologia do Programa de Ensino Fundamental para Jovens e Adultos Trabalhadores.
03/2001 - 07/2001
Extensão universitária , Instituto de Física, Departamento de Física.

Atividade de extensão realizada
Ministrante de aulas no Curso de Física para Ensino Médio II: eletromagnetismo e ótica.
3/2000 - 1/2001
Extensão universitária , Instituto de Letras, Departamento de Lingüística e Filologia.

Atividade de extensão realizada
Professora de Física no Projeto Educacional Alternativa Cidadã.
10/2000 - 12/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Oficina Astronomia e Filmes Comentados
08/2000 - 12/2000
Extensão universitária , Instituto de Física, Departamento de Física.

Atividade de extensão realizada
Ministrante de aulas no Curso de Física para Ensino Médio I: fenômenos mecânicos e térmicos.
03/1997 - 04/1997
Estágios , Escola Técnica, Biblioteca.

Estágio realizado
Bolsa-trabalho.
08/1993 - 08/1996
Estágios , Faculdade de Ciências Econômicas, Biblioteca.

Estágio realizado
Estágio de técnico em secretariado.

Fundação Cultural Piratini Rádio e Televisão, TVE-RS, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

Atividades

9/1996 - 2/1997
Estágios , Setor Financeiro, Departamento de Contabilidade.

Estágio realizado
Criação de planilhas e gráficos no Excell, documentos no Word, empenhos, liquidações, pagamentos e extratos de contas bancárias, bem como relatórios e outras rotinas administrativas e da contabilidade pública..

Prefeitura Municipal de Porto Alegre, P/PORTO ALEGRE, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Atividades

5/1994 - 5/1995
Estágios , Departamento Municipal de Habitação, Coordenação de Administração.

Estágio realizado
Rotinas administrativas, organização de arquivos, redação de ofícios, atendimento telefônico, agenda da coordenação..


Linhas de pesquisa


1.
Ensino de Física

Objetivo: Estudar as relações que envolvem ensino, aprendizagem, contexto, currículo, professores, alunos e a Física..
Palavras-chave: Ensino de Física; Ensino de ciências; Formação de Professores.
2.
Formação inicial de professores de ciências
3.
Relações de gênero, raça e etnia no ensino de ciências
4.
Diversidade e inclusão na produção científica
5.
Ensino de Física
6.
Gênero e educação científica


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Contando Nossa História Negras e Negros nas Ciências, Tecnologias e Engenharias no Brasil
Descrição: O projeto visa à criação de uma plataforma para divulgar a história de cientistas negras e cientistas negros nas ciências, engenharias e tecnologias no Brasil. Pretende-se identificar personagens afro-brasileiras nas ciências naturais, exatas, da terra e suas tecnologias e, a partir do uso de história oral, coletar material para a criação de um acervo digital com material sobre a vida dessas cientistas e desses cientistas. Além disso, haverá o desenvolvimento de materiais de divulgação científica e paradidáticos baseados no acervo criado para que se possam levar histórias de contribuições afro-brasileiras nas ciências, engenharias e tecnologias para os mais variados espaços, incluindo museus de ciências e escolas da Educação Básica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Katemari Diogo da Rosa - Coordenador / Roberta Smania Marques - Integrante.
2016 - Atual
Luz, cores, ação! O teatro e a experimentação como meios de divulgação científica
Descrição: Este projeto enquadra-se na linha de promoção de eventos e outras atividades de divulgação científica, bem como na linha de elaboração, desenvolvimento, produção e/ou aquisição de materiais, equipamentos, experimentos e material impresso. O projeto traz também um componente de investigação que se enquadra na linha de realização de pesquisas e avaliações sobre os resultados das atividades de educação científica não formal e sobre as percepções, atitudes e conhecimentos acerca da ciência do público infantil. O objetivo geral é de dar continuidade às comemorações do Ano Internacional da Luz, discutindo o tema luz e cores de forma lúdica, com foco nas crianças da região metropolitana de Campina Grande-PB, através de atividades de popularização da ciência como o teatro de cordel, elaboração e distribuição de material paradidático e oficinas do tipo mão na massa. Todos os recursos educacionais desenvolvidos serão publicados e divulgados como recursos abertos, de livre uso por quaisquer pessoas. A realização das atividades será em espaços públicos e variados da cidade de Campina Grande, incluindo praça, teatro, escolas e universidade. Essas ações e esforços para aproximar a população do conhecimento científico se justificam pelo fato de que, por muito tempo, esse tipo de conhecimento esteve restrito à comunidade acadêmica, não ultrapassando os muros das universidades. Hoje em dia, há uma crescente demanda para que as informações científicas que tenham implicações para a vida cotidiana da população cheguem ao público em geral. Apesar da escola ainda ser vista como a principal instituição difusora dos conhecimentos científicos muito se tem trabalhado para que as ações de divulgação ganhem outros espaços. Nessa perspectiva cultural de popularização da ciência, aliada ao aspecto regional do Nordeste do Brasil, nosso projeto combina os elementos culturais do estado da Paraíba com o conhecimento científico para levar à população infantil conceitos e fenômenos físicos de forma lúdica e numa linguagem conectada às raízes do povo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Katemari Diogo da Rosa - Coordenador / Maria Ruthe Gomes da Silva - Integrante / Alessandro Frederico da Silveira - Integrante / Roberta Smania Marques - Integrante / Tayse Raquel Gomes dos Santos - Integrante / Julio Cesar Santos Nascimento - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2014 - 2016
Lugar de menina é no laboratório: aumentando a auto-eficácia através de atividades experimentais em física
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Katemari Diogo da Rosa - Coordenador / Isabelle Priscila Carneiro de Lima - Integrante / Maria Ruthe Gomes da Silva - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2008 - 2010
Preservice teachers' identity and views of diversity
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
A influência do currículo oculto nas concepções sobre ciência de licenciandos em Física
Descrição: Um debate atual no ensino de ciências refere-se à utilização de História e Filosofia da Ciência (HFC) no ensino de Física. Sua inclusão pode ser estudada sob diferentes aspectos: como a contextualização de aulas, a produção de materiais didáticos, a formação de professores. Nesse projeto nos concentraremos nas questões relacionadas à HFC no currículo de formação de professores de Física. Sendo que nosso problema de pesquisa consiste em analisar a influência do atual currículo de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Feira de Santana em seus estudantes, no que se refere à construção de uma imagem da ciência. Pretendemos analisar quais as concepções sobre a natureza da ciência (CNC) que os estudantes apresentam nas diferentes etapas do curso, e em que medida o currículo contribui para que os estudantes tenham CNC contemporâneas. Currículo aqui sendo considerado de uma forma ampla, incluindo o formal e o oculto..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2016 - 2017
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Katemari Diogo da Rosa - Coordenador / Maria Ruthe Gomes da Silva - Integrante / Tayse Raquel Gomes dos Santos - Integrante / Julio Cesar Santos Nascimento - Integrante.


Membro de comitê de assessoramento


2018 - Atual
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico


Revisor de periódico


2014 - 2014
Periódico: Revista Brasileira de História da Ciência
2016 - 2016
Periódico: Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online)
2016 - 2016
Periódico: Alexandria (UFSC)
2015 - 2015
Periódico: Physical Review Special Topics. Physics Education Research
2016 - 2016
Periódico: Physical Review Special Topics. Physics Education Research
2016 - Atual
Periódico: Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online)
2018 - Atual
Periódico: Caderno Brasileiro de Ensino de Física
2016 - 2016
Periódico: Caderno Brasileiro de Ensino de Física
2017 - 2017
Periódico: Cultural Studies of Science Education (Print)
2016 - 2016
Periódico: The Physics Teacher
2016 - 2017
Periódico: The Physics Teacher
2017 - 2017
Periódico: A Física na Escola (Online)
2018 - 2018
Periódico: Ciência e Educação (UNESP)
2017 - 2017
Periódico: Ciência e Educação (UNESP)
2016 - 2017
Periódico: INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE)


Revisor de projeto de fomento


2018 - 2018
Agência de fomento: Instituto Serrapilheira
2018 - 2018
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2017 - 2018
Agência de fomento: Fundo Elas de Investimento Social


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de física.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de física/Especialidade: Filosofia e História das Ciências.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.


Idiomas


Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2006
Dissertação aprovada com distinção., UFBA.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Rosa, Katemari2018Rosa, Katemari. Science identity possibilities: a look into Blackness, masculinities, and economic power relations. CULTURAL STUDIES OF SCIENCE EDUCATION (PRINT), v. 13, p. 1, 2018.

2.
Rosa, Katemari2016 Rosa, Katemari; MENSAH, FELICIA MOORE . Educational pathways of Black women physicists: Stories of experiencing and overcoming obstacles in life. Physical Review Physics Education Research, v. 12, p. 020113, 2016.

3.
ROSA, K.2015ROSA, K.; SILVA, M. R. G. . Feminismos e ensino de ciências: Análise de imagens de livros didáticos de física. Gênero (Niterói), v. 16, p. 83-104, 2015.

4.
ROSA, Katemari;Rosa, Katemari;ROSA, K. D.;ROSA, K.2009 ROSA, Katemari; Martins, Maria Cristina . Approaches and Methodologies for a Course on History and Epistemology of Physics: Analyzing the Experience of a Brazilian University. Science & Education (Dordrecht), v. 18, p. 149-155, 2009.

5.
Rosa, Katemari2007Rosa, Katemari; MARTINS, M. C. M. . O Letramento em Ci^encias como Objetivo para o Ensino de Ci^encias. Sitientibus Série Ciências Físicas, v. 3, p. 10, 2007.

6.
ROSA, Katemari;Rosa, Katemari;ROSA, K. D.;ROSA, K.2007 ROSA, Katemari; MARTINS, M. C. M. . A inserção da História e da Filosofia da Ciência no currículo de licenciatura em Física da Universidade Federal da Bahia: uma visão de professores universitários. Investigações em Ensino de Ciências. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 12, p. 2, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PINHEIRO, B. C. S. ; ROSA, K. . Descolonizando Saberes: A Lei 10.639/2003 no Ensino de Ciências. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018. v. 1. 174p .

2.
ROSA, K.; CAETANO, M. ; CASTRO, P. A. . Gênero e sexualidade: interfaces e discursos. 2. ed. , 2017. 937p .

3.
ROSA, K.; CAETANO, M. ; CASTRO, P. A. . Gênero e sexualidade: intersecções necessárias à produção de conhecimentos. 1. ed. Campina Grande: Realize, 2017. 329p .

Capítulos de livros publicados
1.
ROSA, K.. Race, gender, and sexual minorities in physics: hashtag activism in Brazil. In: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira. (Org.). Upgrading Physics Education to Meet the Needs of Society. aed.: Springer International Publishing, 2018, v. , p. 1-.

2.
ROSA, K.. A (pouca) presença de minorias étnico-raciais e mulheres na construção da ciência. In: Marcos Dias Garcia; Milton Antonio Auth; Kojy Takahashi. (Org.). Enfrentamentos do Ensino de Física na Sociedade Contemporânea. 1ed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016, v. , p. 619-632.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, M. R. ; ROSA, K. D. . Feminismos e ensino de ciências: Histórico e implicações para aulas de física. In: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015, Uberlândia, MG. Anais do XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015.

2.
ROSA, K.. A (pouca) presença de minorias étnico-raciais e mulheres na construção da ciência. In: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015, Uberlândia. Anais do XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015.

3.
DOS SANTOS, T. R. ; RAPOSO, A. S. ; ROSA, K. . Contribuições para uma alfabetização científica: analisando abordagens da primeira lei de newton em livros didáticos de física. In: Congresso Nacional de Educação, 2014, Campina Grande. Anais do CONEDU, 2014.

4.
ROSA, Katemari. Gênero e etnia no ensino de Física: o cenário da investigação brasileira. In: VI Encontro da rede Brasileira de estudos e pesquisas feministas - REDEFEM, 2008, Belo Horizonte. Anais e Programação do VI Encontro da REDEFEM, 2008.

5.
ROSA, Katemari; MARTINS, M. C. M. . O que é alfabetização científica, afinal?. In: XVII Simpósio Nacional do Ensino de Física, 2007, São Luís, MA. Anais do XVII Simpósio Nacional do Ensino de Física, 2007.

6.
ROSA, Katemari; MARTINS, M. C. M. . Approaches and Methodologies for a Course on History and Epistemology of Physics: Analyzing the Experience of a Brazilian University. In: Ninth International History, Philosophy & Science Teaching Conference, 2007, Calgary. International History, Philosophy of Science in Science Teaching 2007 Meeting Proceedures. Calgary, 2007.

7.
ROSA, Katemari; STEFFANI, M. H. . Produção textual no ensino de Física: o estímulo à escrita através da história com o uso de material paradidático.. In: XVI SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2005, Rio de Janeiro, RJ., 2005.

8.
ROSA, Katemari; MARTINS, M. C. M. . A inserção de História e Filosofia da Ciência no ensino de ciências e a formação de professores de física. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ROSA, Katemari; MARTINS, M. C. M. . A inserção de História e Filosofia da Ciência na licenciatura em Física da UFRGS. In: XXIII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2005, Maceió. Livro de resumos do XXIII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2005.

2.
ROSA, Katemari; MARTINS, M. C. M. . Formando professores de Física.. In: XXII Encontro de Física do Norte e Nordeste, 2004, Feira de Santana, BA.. Caderno de resumos, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROSA, K.. Gênero, raça e educação: Contracontação de histórias e conversas interseccionais. In: Congresso Nacional de Educação, 2014, Campina Grande. Anais do Congresso Nacional de Educação, 2014.

2.
ROSA, K.. Só para meninas: desenvolvendo oficinas de Física para estudantes da Educação Básica. In: II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade, 2014, Juiz de Fora. Anais do II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade, 2014.

3.
ROSA, K.. A Teoria Crítica da Raça na formação inicial de professoras: o uso de contracontação de histórias como ferramenta teórica e metodológica. In: Encontro Nacional das Licenciaturas, 2014, Natal. Anais do Encontro Nacional das Licenciaturas, 2014.

4.
ROSA, K.; MOTA, L. M. . Brazilian Physics Teacher Certification: Beyond Traditional Versus Alternative Programs. In: 2011 AAPT Winter Meeting, 2011, Jacksonville, Florida. National Meeting Program Schedule, 2011.

5.
Rosa, Katemari. Physics Teacher Certification in Brazil: Who Said Reforming Is Easy?. In: American Association of Physics Teachers Summer Meeting, 2011, Omaha, Nebraska. Sessions and Events w/Abstracts, 2011.

6.
ROSA, Katemari; SANTOS, E. J. . O que leva uma garota a estudar Fısica?. In: XXV Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2007, Natal. Livro de resumos do XXV Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2007.

7.
ROSA, Katemari; MARTINS, M. C. M. . A inserção de História e Filosofia da Ciência na licenciatura em Física da UFBA. In: XXIV Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2006, João Pessoa. Livro de resumos do XXIV Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2006.

8.
ROSA, Katemari. Textual production on physics teaching: estimulating the writing through the history of science. In: International Conference on Physics Education, 2006, Tokyo. Journal of the Physics Education Society of Japan, 2006.

9.
ROSA, Katemari; MARTINS, M. C. M. . A inserção da História e da Filosofia da Ciência na Licenciatura em Física da UFRGS.. In: VI Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA, 2005, Salvador, BA.. Anais do VI Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
ROSA, K.. Diversidade e multiculturalismo na formação docente: desafios da educação par ao campo, indígena e quilombola. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ROSA, K.; GOMES, M. R. ; BARBOSA, H. A. ; NASCIMENTO, J. C. S. ; DOS SANTOS, T. R. ; Smania-Marques, R. ; SILVEIRA, A. F. . O teatro e a experimentação como meios de divulgação científica: Proposta e desafios de uma intervenção artística. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GOMES, M. R. ; ROSA, K. . Uma revisão sistemática da literatura sobre análise de livros didáticos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BARBOSA, H. A. ; ROSA, K. . As pessoas surdas no ensino de ciências - Uma Revisão Bibliográfica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ROSA, K.. Educational pathways of Black women physicists: Stories of experiencing and overcoming obstacles in life. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ROSA, K.; MARQUES, R. S. ; SILVA, M. R. G. ; NASCIMENTO, J. C. S. ; BARBOSA, H. A. . And... Action! Theater and Cordel in Physics Outreach for Children. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ROSA, K.; MARQUES, R. S. ; NASCIMENTO, J. C. S. ; BARBOSA, H. A. ; SILVA, M. R. G. . Physics in the Park: Light and Colors Experiments for Children. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
ROSA, K.. ?She Probably Won?t Amount to Anything?: Counterstorytelling and Physics Education. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
ROSA, K.. Mesa Redonda: Educação, gêneros e diversidades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
ROSA, K.. Integração cultural e ensino de física: desafios da educação para o campo, indígena e quilombola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
ROSA, K.. African Brazilians in the Physical sciences: unveiling our history. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ROSA, K.. Mesa Redonda: Física x Ensino de Física. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
ROSA, K.. Debate: Os Caminhos da Universidade: Vestibular e Acesso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
ROSA, K.. Mulheres nas ciencias: histórias reais, histórias de sucesso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
ROSA, K.. Mulher negra, academia e interseccionalidade: debate após exibição do filme A cor púrpura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
ROSA, K. D.. A (pouca) presença de minorias étnico-raciais e mulheres na construção da ciência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
ROSA, K.. Conversas interseccionais: gênero, raça e etnia na física. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
ROSA, K.. Ensino de Física numa perspectiva antirracista e antissexista. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
ROSA, K.. Aprendendo com a experiencia Historias de cientistas negras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
ROSA, K.. A Teoria Crítica da Raça na C&T o uso de contracontação de histórias como ferramenta teórica e metodológica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
ROSA, K.. Construção de identidade científica: Promovendo mulheres negras nas ciências. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
ROSA, K.; GOMES, M. R. . Lugar de menina é no laboratório! Oficinas de Física para Estudantes da Educação Básica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
ROSA, K.; GOMES, M. R. . Lugar de menina é no laboratório! Oficinas de Física para Estudantes da Educação Básica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
ROSA, K.. Aprendendo com a experiência: histórias de cientistas negras na física. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
ROSA, K.. Gênero, raça e educação: Contracontação de histórias e conversas interseccionais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
ROSA, K.. A pesquisa em ensino de física: histórico e tendências. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
ROSA, K. D.; GOMES, M. R. . Só para meninas: desenvolvendo oficinas de Física para estudantes da Educação Básica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
ROSA, K. D.; GOMES, M. R. . Só para meninas: desenvolvendo oficinas de Física para estudantes da Educação Básica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
ROSA, K. D.. A Teoria Crítica da Raça na formação inicial de professoras: o uso de contracontação de histórias como ferramenta teórica e metodológica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
ROSA, K.. Gênero, etnia e ensino de ciências: entendendo como mulheres negras constroem suas identidades científicas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
ROSA, K.. Tornando-se cientista: histórias de mulheres negras na Física. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

32.
ROSA, K.. Aprendendo com a experiência: estratégias para promover o sucesso de mulheres negras na física. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
ROSA, K.. A representação da mulher negra na ciência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
ROSA, K.. Strategies to Promote Success of Women of Color in STEM. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
ROSA, K.. Inspiring Black Women Physicists. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
ROSA, K.. Identity and belonging: experiences of a Black woman physicist. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

37.
ROSA, K.. Inspiring Black Women Physicists. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
ROSA, K.; MOTA, L. M. . Brazilian Physics Teacher Certification: Beyond Traditional Versus Alternative Programs. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
MOTA, L. M. ; LOPES, R. ; SENNA, L. ; ROSA, K. . Physics Teacher Education in Brazil: Examining Federal Institutes Certification Programs. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
ROSA, K.; MENSAH, F. M. . Science Teachers' Views on Cultural Diversity: Contributions from Anthropology. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
Rosa, Katemari; et. al . Education solutions in developing countries. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
ROSA, Katemari; FREITAS, F. H. A. . Física e cidadania. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

43.
ROSA, Katemari. História e Filosofia da Ciência no Ensino de Física na formação docente: da teoria à prática. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ROSA, K.; LIMA, P. L. T. . Programa Mulheres nas Ciências e Tecnologias. 2015.

2.
ROSA, K.; DUMET, T. B. . Programa Mulheres nas Engenharias. 2015.

3.
ROSA, K.. Projeto Conexão Mulher. 2015.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ROSA, K.. Theater, workshops and book on light and colors. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
ROSA, K.. Teatro, oficinas e livro sobre luz e cores. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
ROSA, K.. Katemari Rosa. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
ROSA, K.. A participação das mulheres nas ciências e engenharias na UFCG. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

5.
ROSA, K.. Precisamos falar sobre gênero. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

6.
ROSA, K.. Programa Ponto a Ponto - TV Itararé. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
SIQUEIRA, F. ; ROSA, K. . Explicar diferenças de desempenho em matemática e por que poucas mulheres partem para as exatas é missão complexa. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

8.
ROSA, K.; MEDINA, E. D. S. . Barômetro: ciência, café e debate.. 2014.

9.
CHAVES, S. ; ROSA, K. . Sem espaço para a acomodação. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Redes sociais, websites e blogs
1.
ROSA, K.. Negras e negros nas ciências - Página. 2016; Tema: Página que compartilha informações sobre a participação e contribuição de grupos sub-representados nas ciências.. (Rede social).

2.
ROSA, K.; MARQUES, R. S. . Projeto Luz, Cores, Ação!. 2016; Tema: Página de divulgação científica voltada para o público infantil.. (Rede social).

3.
ROSA, K.. Negras e negros nas ciências - Grupo. 2015; Tema: Grupo que compartilha informações de interesse para a população negra nas ciências, bem como rede de apoio para negras e negros nas ciências.. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
SAWTELLE, V. ; ROSA, K. ; NAIR, A. . An Introduction to Race, Ethnicity, and Equity in Physics Education. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ROSA, K.. O ensino de física numa perspectiva antirracista e antissexista. 2016. (Minicurso).

3.
ROSA, K.. Pesquisa em Ensino de Física: como analisar artigos na área. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
ROSA, K.. A pesquisa em ensino de física. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
Rosa, Katemari. New Years Eve and diversity. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
ROSA, Katemari. Oficina de Astronomia e Filmes Comentados. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PENIDO, M. C. M.; ROSA, K.; ALMEIDA, R. O.; MOTA, L. M.. Participação em banca de Marizete Pinheiro de Oliveira. As ciências naturais nos programas infantis veiculados pela televisão aberta na Bahia. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

2.
ATAÍDE, A. R. P.; ROSA, K.; SANTOS, I. B.. Participação em banca de Rosilene Meneses da Silva. O ensino do movimento oscilatório a partir de situações problema estruturadas através do software Modellus. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba.

3.
CARVALHO, M. E. P.; NUNES, M. L. S.; SILVA, J. F.; ROSA, K.. Participação em banca de Valquíria Gila Amorim. Gênero e educação superior: perspectivas de alunas de Física. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba.

4.
ROSA, K.; SILVA, A. P. B.; SILVEIRA, A. F.. Participação em banca de Ângela Maria Barbosa Fernandes. A história da ciência por meio do teatro: a teoria do calórico contada em cena. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de ciências e educação matemática) - Universidade Estadual da Paraíba.

5.
ROSA, K.; SILVEIRA, A. F.; ATAÍDE, A. R. P.. Participação em banca de Really Gonçalves da Silva. A resolução de problemas como estratégia didática para a compreensão de conceitos de física no ensino médio. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba.

6.
ROSA, K.; GERMANO, M. G.; VALE, E. C.; SILVEIRA, A. F.. Participação em banca de Adjanny Vieira Brito de Araujo. O ensino de física na educação de jovens e adultos: da possibilidade à efetivação de uma prática problematizadora em óptica. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de ciências e educação matemática) - Universidade Estadual da Paraíba.

7.
STEFFANI, M. H.; ROSA, K.; ERICHSEN JUNIOR, R.; VEIT, E. A.. Participação em banca de Camilla Lima dos Reis. O desafio dos Pequenos Projetos de Física no Programa Adolescente Aprendiz. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
SILVA, A. P. B.; ROSA, K.; SILVEIRA, A. F.. Participação em banca de Rafaelle da Silva Souza. Desafios da história da física na sala de aula: Diário de bordo de uma professora. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de ciências e educação matemática) - Universidade Estadual da Paraíba.

9.
SILVA, A. P. B.; ROSA, K.; SILVEIRA, A. F.. Participação em banca de Rilavia Almeida de OliveirA. Explorando episódios históricos no ensino de física: o calor como radiação em fins do século XVIII. 2014. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de ciências e educação matemática) - Universidade Estadual da Paraíba.

10.
TEIXEIRA, E. S.; Martins, Maria Cristina; ROSA, K.; FREIRE JR, O.. Participação em banca de Eider de Souza Silva. Uma análise das propostas didáticas para o ensino de física orientadas por abordagens histórico-filosóficas. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Teses de doutorado
1.
ROSA, K.; VASCONCELOS, J.; ROCHA, J. F. M.; OLIVEIRA, A.; TEIXEIRA, E. S.. Participação em banca de Fábio Luis Alves Pena. Concepções sobre a natureza da ciência: A trajetória de estudantes da disciplina Evolução dos Conceitos da Física ministrada na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. 2015. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Doutorado
1.
ROSA, K.; VASCONCELOS, J.; ROCHA, J. F. M.; OLIVEIRA, A.; TEIXEIRA, E. S.. Participação em banca de Fábio Luis Alves Pena. Concepções sobre a natureza da ciência: A trajetória de estudantes da disciplina Evolução dos Conceitos da Física ministrada na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Mestrado
1.
SILVA, A. P. B.; ROSA, K.; SILVEIRA, A. F.. Participação em banca de Rafaelle da Silva Souza. Desafios da história da física na sala de aula: Diário de bordo de uma professora. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de ciências e educação matemática) - Universidade Estadual da Paraíba.

2.
SILVA, A. P. B.; ROSA, K.; MARTINS, R. A.. Participação em banca de Rilavia Almeida de Oliveira. Explorando episódios históricos no ensino de física: o calor como radiação em fins do século XVIII. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de ciências e educação matemática) - Universidade Estadual da Paraíba.

3.
ROSA, K.; SILVEIRA, A. F.; ATAÍDE, A. R. P.. Participação em banca de Renally Gonçalves da Silva. A resolução de problemas como estratégia didática para compreesão de conceitos de física no Ensino Médio. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de ciências e educação matemática) - Universidade Estadual da Paraíba.

4.
ROSA, K.; SILVA, A. P. B.; SILVEIRA, A. F.. Participação em banca de Ângela Maria Barbosa Fernandes. História da Ciência por meio do teatro: A teoria do calórico contada em cena. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de ciências e educação matemática) - Universidade Estadual da Paraíba.

5.
TEIXEIRA, E. S.; MARTINS, M. C. M.; ROSA, K.; FREIRE JR, O.. Participação em banca de Eider de Souza Silva. Uma análise das propostas didáticas para o ensino de física orientadas por abordagens histórico-filosóficas. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PINHEIRO, B. C. S.; SILVA, I. L.; PEREIRA, L. S.; ROSA, K.. Participação em banca de Raquel Melo de Oliveira.Mulheres na história da Ciência: A trajetória da primeira química da Bahia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Bahia.

2.
PINHEIRO, B. C. S.; ROSA, K.; SILVA, C. D. S.. Participação em banca de Elton Bernardo Santos da Silva.Descolonização didática: uma proposta de mediação em Química para a temática do cabelo crespo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Bahia.

3.
CAMPOS, A.; ROSA, K.; ALMEIDA, D. M.; OLIVEIRA, M. G.. Participação em banca de Andrew Stanley da Silva Raposo.Desenhos animados e a natureza da ciência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Campina Grande.

4.
ROSA, K.; LINHEIRA, C. Z.; Matias, A. S.; SANTOS, S. C.. Participação em banca de Vanessa Melo Ferreira.Revisão de trabalhos publicados no ENPEC sobre estágio supervisionado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

5.
ROSA, K.; SANTOS, S. C.; Smania-Marques, R.. Participação em banca de Haline Anatiele Vilarfim Monteiro.Reflexões sobre o uso do script : projetando possibilidades e construindo conhecimento na formação inicial de professores. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba.

6.
ROSA, K.; SANTOS, S. C.; Smania-Marques, R.. Participação em banca de Maria Do Socorro Tiburtino Chaves.A importância de uma prática docente significativa no âmbito escolar relato das experiências ao longo da prática pedagógica no ensino médio em ciências biológicas.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba.

7.
Smania-Marques, R.; ROSA, K.; Matias, A. S.. Participação em banca de Virgílio Luís Martins de Oliveira.?Reflexões sobre o script? como instrumento para reformulação da prática docente.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba.

8.
ROSA, Katemari; BESNOSIK, M. H. R.. Participação em banca de Jarbas Cordeiro Sampaio.Pressupostos Pedagógicos e Epistemológicos do Professor de Física Oriundo do Curso de Licenciatura em Física da UEFS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

9.
Pitombo, N. C. S.; FREITAS, F. H. A.; ROSA, Katemari; GERALDETE, M.. Participação em banca de Aline Célia de Sant'Ana.O conhecimento físico nas séries iniciais: como professores interagem com conceitos de astronomia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

10.
MILTÃO, M. S. R; DIAS, A. B.; MIRANDA, J.; ROSA, Katemari. Participação em banca de Elizabeth de Jesus Santos.Mulheres na física: um estudo de caso em Feira de Santana. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ROSA, K.; SILVA, A. P. B.; GERMANO, M. G.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto Nível I, T-40, DE. 2015. Universidade Federal de Campina Grande.

Outras participações
1.
Rosa, Katemari. Program Proposal Reviewer. 2012. National Association for Research in Science Teaching.

2.
Rosa, Katemari. Assessoria Ad hoc para Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. 2008. Universidade Estadual de Feira de Santana.

3.
MILTÃO, M. S. R; FREITAS, F. H. A.; ROSA, Katemari. Seleção de monitor para disciplinas de Variáveis educacionais no Ensino de Física e Introd. à prática de ensino de Física. 2007. Universidade Estadual de Feira de Santana.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V ENECiências.O discurso do mérito: trajetórias de sucesso na educação científica. 2018. (Encontro).

2.
V ENECiências.Formação de professores de ciências, currículo e diversidade. 2018. (Encontro).

3.
American Association of Physics Teachers Summer Meeting.And? Action! Theater and Cordel in Physics Outreach for Children. 2017. (Encontro).

4.
APS April meeting.Focused Collection: Gender in Physics. 2017. (Encontro).

5.
II Seminário Nacional da Diversidade Étnica, Sexual e de Gênero, tema: A Educação Inclusiva e os Desafios Atuais.Mesa-redonda: Educação e Representações de Gênero: construindo conceitos. 2017. (Seminário).

6.
XL Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada.Understanding Black women trajectories: overcoming obstacles towards becoming a physicist. 2017. (Encontro).

7.
XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física (.O teatro e a experimentação como meios de divulgação científica: Proposta e desafios de uma intervenção artística. 2017. (Simpósio).

8.
15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. 2016. (Seminário).

9.
Elas por Elas: o papel da mulher na área de Ciências Exatas.Mulheres nas ciências: histórias reais, histórias de sucesso. 2016. (Encontro).

10.
Encontro de Pesquisa em Ensino de Fisica.Ensino de Física em outras culturas. 2016. (Encontro).

11.
II Diálogo Elas nas Exatas.Elas nas Ciências. 2016. (Encontro).

12.
National Association for Research in Science Teaching Conference. Supporting the Success of Latin@ Scholars in Science Education. 2016. (Congresso).

13.
Physics Education Research Conference. Methodologies Using Identity Frameworks. 2016. (Congresso).

14.
Simpósio da UFOPA para a formação do professor de Matemática e Física.Mulheres nas Ciências: histórias reais, histórias de sucesso. 2016. (Simpósio).

15.
Third Annual Early-Career Conference for Historians of the Physical Sciences. African Brazilians in the Physical sciences: unveiling our history. 2016. (Congresso).

16.
World Conference on Physics Education. Physics education and diversity in society. 2016. (Congresso).

17.
11th Conference of the European Science Education Research Association. Scientific Identity Development in Successful Black Women Physicists. 2015. (Congresso).

18.
Aula magna curso de Licenciatura em Física - UNESP Rio Claro.O ensino e a aprendizagem em Fisica - histórico e tendências. 2015. (Outra).

19.
II Conferência Brasileira de Mulheres na Física.Lugar de menina é no laboratório! Oficinas de Física para Estudantes da Educação Básica. 2015. (Encontro).

20.
I Mulheres no Plural.Aprendendo com a experiencia Historias de cientistas negras. 2015. (Encontro).

21.
Inserção das Mulheres no Campo de Trabalho das Engenharias e das Novas Tecnologias.Construção de identidade científica: Promovendo mulheres negras nas ciências. 2015. (Outra).

22.
IV Congreso Ciencias, tecnologías y culturas. Diálogo entre las disciplinas del conocimiento.Aprendendo com a experiência: histórias de cientistas negras na física. 2015. (Seminário).

23.
XII Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social.A Teoria Crítica da Raça na C&T o uso de contracontação de histórias como ferramenta teórica e metodológica. 2015. (Encontro).

24.
X Semana de Física da UnB.O ensino de física numa perspectiva antirracista e antâssexista. 2015. (Simpósio).

25.
XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física.A formação do professor de Física para tempos de inclusão. 2015. (Simpósio).

26.
XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física.A (pouca) presença de minorias étnico-raciais e mulheres na construção da ciência. 2015. (Simpósio).

27.
Congresso Nacional de Educação. Aumentando a autoeficácia de meninas através de experimentos de laboratório de física. 2014. (Congresso).

28.
Congresso Nacional de Educação. Gênero, raça e educação: Contracontação de histórias e conversas interseccionais. 2014. (Congresso).

29.
Encontro Nacional das Licenciaturas.A Teoria Crítica da Raça na formação inicial de professoras: o uso de contracontação de histórias como ferramenta teórica e metodológica. 2014. (Encontro).

30.
II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade.Só para meninas: desenvolvendo oficinas de Física para estudantes da Educação Básica. 2014. (Seminário).

31.
Projeto Barômetro - Ciência, café e debate.Ciência e Cultura. 2014. (Outra).

32.
Congresso de Pesquisadores(as) Negros(as) da Região Sul - I Copene Sul. Mulheres negras na ciência: aprendendo e ensinando através de histórias de vida. 2013. (Congresso).

33.
I Conferência Brasileira de Mulheres na Física.Aprendendo com a experiência: estratégias para promover o sucesso de mulheres negras na física. 2013. (Outra).

34.
II Semana de Física.Mini-curso: Pesquisa em Ensino de Física: como analisar artigos na área. 2013. (Outra).

35.
American Association of Physics Teachers 2012 Summer Conference. Inspiring Black Women Physicists. 2012. (Congresso).

36.
Council for Opportunity in Education 31st Annual Conference. Strategies to Promote Success of Women of Color in STEM. 2012. (Congresso).

37.
Inspiring women scientists.Inspiring Black Women Physicists. 2012. (Seminário).

38.
Physics Education Research Conference. Identity and belonging: experiences of a Black woman physicist. 2012. (Congresso).

39.
2011 AAPT Winter Meeting.Brazilian Physics Teacher Certification: Beyond Traditional Versus Alternative Programs. 2011. (Encontro).

40.
NARST 2011 - National Association for Research in Science Teaching.Science Teachers' Views on Cultural Diversity: Contributions from Anthropology. 2011. (Encontro).

41.
Fulbright Enrichment Seminar ?Global Challenges, Local Solutions: Fostering Change Through Social Entrepreneurship?. 2009. (Seminário).

42.
Physics Diversity Summit and 2009 Joint Annual Conference of the National Society of Black Physicists and the National Society of Hispanic Physicists. 2009. (Congresso).

43.
Sarah Lawrence College Summer Writing Workshop.International day - Brazilian experiences. 2009. (Oficina).

44.
SESCiências.Física e cidadania. 2008. (Seminário).

45.
VI Encontro da rede Brasileira de estudos e pesquisas feministas - REDEFEM.Gênero e etnia no ensino de Física: o cenário da investigação brasileira. 2008. (Encontro).

46.
International Conference on Physics Education.Why would a girl become a physicist?. 2007. (Outra).

47.
Ninth International History, Philosophy & Science Teaching Conference.Approaches and Methodologies for a Course on History and Epistemology of Physics: Analyzing the Experience of a Brazilian University. 2007. (Encontro).

48.
Perimeter Institute's Einstein Plus Teacher's Workshop. 2007. (Oficina).

49.
XVII Simpósio Nacional do Ensino de Física.O que é alfabetização científica, afinal?. 2007. (Simpósio).

50.
XXV Encontro de Físicos do Norte e Nordeste.O que leva uma garota a estudar Fısica?. 2007. (Encontro).

51.
XXIV Encontro de Físicos do Norte e Nordeste.A inserção de História e Filosofia da Ciência na licenciatura em Física da UFBA. 2006. (Encontro).

52.
Análise Textual: Metodologia de Análise de Informações em Pesquisas Qualitativas em Educação em Ciências - I Escola de Formação de Pesquisadores em Ensino de Ciências e Matemática. 2005. (Oficina).

53.
Ensinar e aprender sobre a natureza das ciências: propostas de intervenção em sala de aula. - XVI SNEF. 2005. (Oficina).

54.
Mini-curso: História da Ciência e o Ensino de Física - XXIII EFNNE. 2005. (Oficina).

55.
V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.A inserção de História e Filosofia da Ciência no ensino de ciências e a formação de professores de física. 2005. (Encontro).

56.
XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física.Produção textual no ensino de física: o estímulo à escrita através da história com o uso de material paradidático. 2005. (Simpósio).

57.
XXIII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste.A inserção de História e Filosofia da Ciência na licenciatura em Física da UFRGS. 2005. (Encontro).

58.
XI Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. 2004. (Encontro).

59.
Curso de verão do Institudo de Física da USP. 2003. (Outra).

60.
Fórum Mundial de Educação. 2003. (Outra).

61.
Curso de verão do Institudo de Física da USP. 2002. (Outra).

62.
Curso de verão do Institudo de Física da USP. 2001. (Outra).

63.
Escola Internacional de Física de Altas Energias. 2001. (Outra).

64.
I Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos. 2001. (Congresso).

65.
II Encontro Brasileiro de Ensino de Astronomia. 1997. (Encontro).

66.
Extração de óleos vegetais - Semana Acadêmica do Curso de Ciências da FAPA. 1996. (Oficina).

67.
Geometria Espacial - Semana Acadêmica do Curso de Ciências da FAPA. 1996. (Oficina).

68.
Jogos Matemáticos - Semana Acadêmica do Curso de Ciências da FAPA. 1996. (Oficina).

69.
Vivências lúdicas em Ciências (montagem de jogos) - Semana Acadêmica do Curso de Ciências da FAPA. 1996. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROSA, K.; MOTA, L. M. . I Encontro de professoras, professores e estudantes negras e negros na Física. 2017. (Outro).

2.
ROSA, K.; GOMES, M. R. ; NASCIMENTO, J. C. S. ; MARQUES, R. S. . Física no Parque - Oficina aberta. 2016. (Outro).

3.
ROSA, K.; GOMES, M. R. ; NASCIMENTO, J. C. S. . Oficina Disco de Newton. 2016. (Outro).

4.
SILVA, J. V. ; ROSA, K. . Oficina com câmara escura. 2016. (Outro).

5.
ROSA, K.; ARNAUD, A. ; SILVEIRA, A. F. ; MARQUES, R. S. . Física e teatro - FLICTS em Cordel. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Lucia de Fátima Farias da Silva. Políticas públicas e mudanças no contexto escolar:O olhar dos professores de uma escola pernambucana. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Hindemburgo José de Almeida Gama. Ensino de Física e Novas Tecnologias: uma proposta pautada na cidadania científica. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, . Orientador: Katemari Diogo da Rosa.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Reinaldo Pereira Pires. O Processo de Transposição Didática no conteúdo da Eletrostática em alguns livros didáticos do Ensino Médio.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Orientador: Katemari Diogo da Rosa.

2.
Murilo Oliveira da Silva. O ensino de Física Moderna e Contemporânea nas escolas públicas de ensino médio de feira de santana: uma proposta de programação de conteúdos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Orientador: Katemari Diogo da Rosa.

Iniciação científica
1.
Maria Ruthe Gomes da Silva. A questão de gênero nos livros didáticos de física. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: Katemari Diogo da Rosa.

2.
Heloisa Almeida Galdino Barbosa. O papel do livro didático de Física no processo de ensino e aprendizagem de pessoas surdas. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: Katemari Diogo da Rosa.

3.
Julio Cesar Santos Nascimento. Uma análise comparativa entre livros didáticos de física e textos de divulgação científica. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: Katemari Diogo da Rosa.

4.
Rafael Alves Gonçalves. Autoeficácia, gênero e ensino de física. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Katemari Diogo da Rosa.

5.
Girlane Oliveira de Souza. Brincando e aprendendo no laboratório de Física. 2008. Iniciação Científica - Colégio da Polícia Militar Diva Portela, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Katemari Diogo da Rosa.

6.
Jamille Lopes Pedreira. Brincando e aprendendo no laboratório de Física. 2008. Iniciação Científica - Colégio da Polícia Militar Diva Portela, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Katemari Diogo da Rosa.

Orientações de outra natureza
1.
Maria Ruthe Gomes da Silva. Lugar de menina é no laboratório: aumentando a auto-eficácia através de atividades experimentais em física. 2014. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Katemari Diogo da Rosa.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ROSA, Katemari; FREITAS, F. H. A. . Física e cidadania. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
ROSA, K.. A pesquisa em ensino de física: histórico e tendências. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ROSA, K.. Integração cultural e ensino de física: desafios da educação para o campo, indígena e quilombola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
ROSA, K.. Diversidade e multiculturalismo na formação docente: desafios da educação par ao campo, indígena e quilombola. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ROSA, K.; MEDINA, E. D. S. . Barômetro: ciência, café e debate.. 2014.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROSA, K.; GOMES, M. R. ; NASCIMENTO, J. C. S. ; MARQUES, R. S. . Física no Parque - Oficina aberta. 2016. (Outro).

2.
ROSA, K.; GOMES, M. R. ; NASCIMENTO, J. C. S. . Oficina Disco de Newton. 2016. (Outro).

3.
SILVA, J. V. ; ROSA, K. . Oficina com câmara escura. 2016. (Outro).

4.
ROSA, K.; ARNAUD, A. ; SILVEIRA, A. F. ; MARQUES, R. S. . Física e teatro - FLICTS em Cordel. 2016. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
ROSA, K.. Negras e negros nas ciências - Página. 2016; Tema: Página que compartilha informações sobre a participação e contribuição de grupos sub-representados nas ciências.. (Rede social).

2.
ROSA, K.; MARQUES, R. S. . Projeto Luz, Cores, Ação!. 2016; Tema: Página de divulgação científica voltada para o público infantil.. (Rede social).

3.
ROSA, K.. Negras e negros nas ciências - Grupo. 2015; Tema: Grupo que compartilha informações de interesse para a população negra nas ciências, bem como rede de apoio para negras e negros nas ciências.. (Rede social).



Outras informações relevantes


Aprovações em concurso público:
Professor de Física do Ensino Médio -2o lugar - Portaria nº 01de 9 de maio de 2006 (Resultado Final e Homologação) publ. no Diário Oficial do Estado da Bahia em 10/5/2006 -Secretaria da Administração do Estado da Bahia

Professor Substituto, Física Geral - concurso simplificado - 1o lugar - Departamento de Física - Instituto de Física - Universidade Federal da Bahia. Novembro de 2003.

Professor Substituto, Metodologia e Prática para o Ensino de Física - concurso simplificado - 1o lugar - Departamento de Educação II - Faculdade de Educação. Universidade Federal da Bahia. Dez. de 2003.


Apoios financeiros recebidos:
Do Perimeter Institute for Theoretical Physics para participação em workshop, Waterloo, Canadá, através de hospedagem, alimentação e transporte parcial, Jul/2007.

Participação em evento, concedido pelo International History, Philosophy, and Science Teaching Group. USD 1,500.00. Jun/2007.

Participação em eventos, Canadá, concedido pela UEFS, através de passagens aéreas nacionais e internacionais. Jun-jul/2007.

Concedido pela UEFS, através de diárias, 2007: Jan-fev, SNEF, Maranhão; nov, ICPE, Marrakech.

Bolsa de mestrado, concedido pelo CNPq, no período de agosto de 2004 a março de 2006.

Participação em eventos em São Paulo, concedido pelo Instituto de Física da USP, cobrindo gastos com hospedagem e transporte. Em 2001, 2002 e 2003.

Participação em evento no Rio de Janeiro, concedido pelo Laboratório de Física de Altas Energias do CBPF, através de passagens aéreas e hospedagem, em 2001.


Exame de proficiência:
TELP - 141 pontos, mai/2007
TOEFL iBT - 105 pontos, ago/2007



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 11:17:49