Mário Medeiros da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7384093182027819
  • Última atualização do currículo em 22/12/2017


É licenciado em Estudos Sociais pela Universidade Católica de Pernambuco- UNICAP. É mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. É doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Minho-UMINHO, Pt (2003). É Pós-Doutor pela Universidade de Málaga, Espanha(2010). Atualmente é Professor adjunto da Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação profissional, multiculturalismo, didática, gestão de pessoas e ética, ressocialização. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mário Medeiros da Silva
Nome em citações bibliográficas
Medeiros. Mário;MEDEIROS, MÁRIO;SILVA, MÁRIO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Pernambuco, Faculdade de Formação de Professores - FFPG.
Rua Capitâo Pedro Rodrigues, 105
São José
55294902 - Garanhuns, PE - Brasil - Caixa-postal: 52221220
Telefone: (87) 37611343
Fax: (87) 37611343


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2003
Doutorado em Ciências da Educação.
Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
Título: Competências Básicas do Educador: desafios e perspectivas, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Manuel Barbosa.
1993 - 1995
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Concepções do Mundo, Ideologia e Ensino de Qualidade,Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: Flávio Henrique Albert Brayner.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Currículo; Ideologia, Concepções do mundo, Ensino de qualidad.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
1973 - 1979
Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais.
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.


Pós-doutorado


2010 - 2010
Pós-Doutorado.
Universidad de Málaga, UMA, Espanha.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo / Especialidade: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.


Formação Complementar


1986 - 1986
Alfabetização pelo método Paulo Freire. (Carga horária: 40h).
Rede de Alfabetização de Casa Amarela, R. A. C. A, Brasil.


Atuação Profissional



Universidad de Málaga, UMA, Espanha.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Estágio Pós-Doutoral

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Estágio Pós-Doutoral, Enquadramento Funcional: Estágio-Pós-Doutoral, Carga horária: 10


Fundação Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Faculdade Frassinetti do Recife, FAFIRE, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 2007
Vínculo: Professor Assistente, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 8


Faculdade Pernambucana, FAPE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

08/2003 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, empresa júnior, .

Cargo ou função
Consultor.
08/2001 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociedade de Mercado
Sociologia da Administração
Economia Geral


Projetos de pesquisa


2011 - Atual
Diferença como marca de discriminação: desenvolvimento de competências e currículo numa perspectiva reparadora
Descrição: 1. Introdução e Justificativa Esse projeto tem como foco o desenvolvimento de competências profissionais e docentes para lidar com com a diferença como marca de discriminação no contexto da diversidade cultural acelerada pela globalização da economia e da cultura, da cidadania internacionalizada e pelas exigências do desenvolvimento sustentável. Objetiva contribuir para desenvolvimento de competências através da identificação, compreensão e superação de problemas, obstáculos e dificuldades de aprendizagem em diferentes setores da sociedade, como empresas, presídios, movimentos sociais e sistemas de ensino. 2. Diferencial Se ancora em conceitos avançados das Ciências Humanas e Sociais e das Neurociências, no domínio de TIC e na ideia do fortalecimento do respeito recíproco democraticamente articulado caracterizando um abordagem interdisciplinar. 3. Metodologia A Pesquisa-Ação do tipo qualitativa, tal como sugerida por Thiollent (1985: 14), é a principal forma de abordagem metodológica. 3. Resultados esperados Produção de artigos e papers sintonizados com os objetivos da pesquisa, apresentação de resultados da pesquisa em eventos científicos nacionais e internacionais e sua publicação em periódicos nacionais e internacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (3) .
Integrantes: Mário Medeiros da Silva - Coordenador / Benedito Gomes Bezerra - Integrante / Pérez Gómez A. I - Integrante / Manuel Cebrián De la Serna - Integrante / Pedro Henrique de B.Falcão, - Integrante / Severino José Bezerra Filho - Integrante / Josaniel Vieira da Silva - Integrante / Carlos Alberto Vilar Estêvão - Integrante / Norma Martinez - Integrante / Clóvis Gomes da Silva Júnior, - Integrante / Maria Vitoria Ribas de Oliveira Lima - Integrante / Walmir Soares da Silva Júnior - Integrante.
2010 - 2010
Posibilidades del portafolios como herramienta privilegiada para desarrollar y evaluar competencias (PEC).
Descrição: El propósito fundamental del presente estudio es elaborar guías didácticas para docentes y estudiantes sobre las posibilidades y características del portafolios (y su versión digital el e-portafolios) como herramienta privilegiada para desarrollar y evaluar competencias en el curriculum universitario. Entendemos el Portafolios como una colección sistemática y organizada de evidencias que representan las adquisiciones y aprendizajes de los estudiantes dentro de un curso o programa de estudios y formación. El portafolios requiere a la vez la recogida y presentación de evidencias y un importante componente de comentario reflexivo y crítico por parte del estudiante o del propietario del portafolio. Esto lo convierte en una herramienta privilegiada para la auto-evaluación, al mismo tiempo que permite la retroalimentación por parte del docente y la integración de tareas auténticas. Es así un instrumento destacado para el desarrollo y la evaluación de la competencia de aprender cómo aprender y el aprendizaje permanente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (5) .
Integrantes: Mário Medeiros da Silva - Integrante / Pérez Gómez A. I - Coordenador.
2005 - 2011
Atenção à Diversidade, Currículo e Competências
Descrição: O projeto ?Atenção à Diversidade, Currículo e Competências? constitui-se como suporte para pesquisas que objetivem a identificação, compreensão e superação de obstáculos e dificuldades de aprendizagem em diferentes setores da sociedade, como empresas, presídios, movimentos sociais e sistemas de ensino. Nestes últimos se propõe a atuar em todos os níveis e faixas etárias, contribuindo assim para a elevação do desempenho escolar e para o aporte de qualidade social à educação brasileira.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Mário Medeiros da Silva - Coordenador / Ernani Martins Santos - Integrante / Monica Moreira Magalhães - Integrante / Amanda Simplício da Silva - Integrante / Vanderléia Paes Siqueira - Integrante / Thyale de Vasconcelos Velozo - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Interdisciplinar.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Desenvolvimento de competências.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Antropologia Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Sociologia da Educação.


Idiomas


Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2013
Certificado de Reconhecimento por Prestimosa Colaboração, Secretaria de Ressocialização-Seres-PE e Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos-PE.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:8
SILVA  Data: 16/05/2012

Outras
Total de trabalhos:2
Total de citações:20
Medeiros, Mário  Data: 23/03/2013

Artigos completos publicados em periódicos

1.
MEDEIROS, MÁRIO2017MEDEIROS, MÁRIO; ROCHA, YASMIN ; SIQUEIRA, MAGNO . DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO -TIC, NO ENSINO FUNDAMENTAL, SÉRIES INICIAIS: EMPECILHOS E POSSIBILIDADES DE SUPERAÇÃO. Diálogos: Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade, v. 3, p. 545-566, 2017.

2.
VELOZO, THYALE2017VELOZO, THYALE ; SILVA, MÁRIO ; PEREIRA FILHO, ANTÔNIO . NÚCLEO DE APOIO A SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF) COMO DISPOSITIVO DE ATUAÇÃO: REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS. Diálogos: Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade, v. 3, p. 261-292, 2017.

3.
Medeiros. Mário2016Medeiros. Mário. Lógicas das Competências: Perspectivas para o Currículo em Ação. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, v. 14, p. 1031-1040, 2016.

4.
MEDEIROS, MÁRIO2015MEDEIROS, MÁRIO; BEZERRA, E. L. . Contribuições das neurociências ao processo de alfabetização e letramento em uma prática do Projeto Alfabetizar com Sucesso. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP, v. 96, p. 26-41, 2015.

5.
BARACHO, MARIA ASSUNÇÃO DA SILVA2015BARACHO, MARIA ASSUNÇÃO DA SILVA ; MEDEIROS, MÁRIO . CURRÍCULO INTEGRADO NO ENSINO MÉDIO: CONCEPÇÃO E PRÁTICA EDUCATIVA. Diálogos: Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade, v. 1, p. 275-290, 2015.

6.
Medeiros. Mário2014Medeiros. Mário; Josaniel Vieira da Silva ; ROCHA, Y. R. . EDUCAÇÃO E RESSOCIALIZAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA. Revista de Administração Educacional, v. v.1, p. 82-94, 2014.

7.
MEDEIROS, MÁRIO2014MEDEIROS, MÁRIO; SIQUEIRA, V. P. . DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL E DESEMPENHO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE O CURRÍCULO EM AÇÃO. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. v.12, p. 2192-2210, 2014.

8.
MEDEIROS, MÁRIO2013MEDEIROS, MÁRIO; BEZERRA, EDILEUZA DE LIMA . CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS À COMPREENSÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Diálogos: Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade, v. 1, p. 180-197, 2013.

9.
Medeiros. Mário;MEDEIROS, MÁRIO;SILVA, MÁRIO2012Medeiros. Mário. Competencia en educación: un abordaje enactivo. Revista Electrónica de Investigación Educativa, v. 14, p. 89-102, 2012.

10.
MEDEIROS, MÁRIO2012MEDEIROS, MÁRIO; MÁRIO MEDEIROS, DAVID DE CARVALHO BEZERRA ; BEZERRA, DAVID DE CARVALHO . Conduta homicida: um caminho para a compreensão e reparação. Diálogos: Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade, v. 1, p. 88-100, 2012.

11.
Medeiros. Mário;MEDEIROS, MÁRIO;SILVA, MÁRIO2011Medeiros. Mário; SANTOS, F. A. . O CONCEITO DE ESQUEMA CONCEPTUAL REFERENCIAL OPERATIVO ?ECRO E O PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE APENADOS: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO-HERMENÊUTICO. Barbarói (UNISC. Online), v. 34, p. 4-22, 2011.

12.
Medeiros. Mário;MEDEIROS, MÁRIO;SILVA, MÁRIO2011Medeiros. Mário; Velozo, Thyale de Vasconcelos . Ressocialização de Apenados: Eficácia e Obstáculos. Diálogos: Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade, v. 1, p. 50-58, 2011.

13.
Medeiros. Mário;MEDEIROS, MÁRIO;SILVA, MÁRIO2008Medeiros. Mário; SILVA, R. C. . Usos da tecnologia da informática na mediação da prática pedagógica: limites e possibilidades. Revista Fafire 0n-line, v. 1, p. 12-27, 2008.

14.
Medeiros. Mário;MEDEIROS, MÁRIO;SILVA, MÁRIO2004Medeiros. Mário. Dos saberes e conhecimentos às competências. Cadernos de Educação Municipal, Recife - Pe, v. 04, n.Revista, p. 117-132, 2004.

15.
Medeiros. Mário;MEDEIROS, MÁRIO;SILVA, MÁRIO2000Medeiros. Mário. Homens e Caranguejos: da fome à virtualização do mangue. Lumen (Recife), Recife, n.2, 2000.

16.
Medeiros. Mário;MEDEIROS, MÁRIO;SILVA, MÁRIO1999Medeiros. Mário. Gestão Democrática em Educação e Concepção de Ciências. Revista de Administração Educacional, Recife, v. V. 1, p. 01-173, 1999.

17.
Medeiros. Mário;MEDEIROS, MÁRIO;SILVA, MÁRIO1997Medeiros. Mário. Recife: Transformaciones En El Siglo XIX. Siga La Marcha, Cuba, v. 9, p. 3-96, 1997.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Medeiros. Mário. Organização da Educação Básica Brasileira. 01. ed. Recife: Editora da Universidade de Pernambuco-EDUPE, 2012. v. 1000.

2.
Medeiros. Mário. Competências: diferentes lógicas para diferentes expectativas. 3.. ed. Recife: Editora da Universidade de Pernambuco-EDUPE, 2012. v. 1000.

3.
Medeiros. Mário. Pedagogia do Desafio. 4.. ed. RECIFE: Editora da Universidade de Pernambuco-EDUPE, 2012. v. 1000.

4.
Bezerra, Benedito Gomes (Org.) ; Medeiros. Mário (Org.) . Educação, Linguagem e Ciência: práticas de pesquisa.. 1a. ed. Recife: Editora da Universidade de Pernambuco-EDUPE, 2009.

5.
Medeiros. Mário. Pedagogia do Desafio. 3. ed. Recife: Editora da Univrsidade de Pernambuco, 2008. v. 2100. 140p .

6.
Medeiros. Mário. Competências: diferentes lógicas para diferentes expectativas. 2a. ed. Recife: Edupe - Editora da Universidade de Pernambuco, 2007. v. 500. 215p .

7.
Medeiros. Mário. Competências: diferentes lógicas para diferentes expectativas. 1a. ed. Recife: Edupe - Editora da Universidade de Pernambuco, 2006. v. 500.

8.
Medeiros. Mário. Pedagogia do Desafio. 2. ed. Recife: Água Marinha, 2002. v. 01. 92p .

9.
Medeiros. Mário. Concepção de Sindicato e Mobilização da Classe Trabalhadora. 1. ed. Recife: Editora Comunicarte, 1994. v. 1. 165p .

Capítulos de livros publicados
1.
GIL, M. G. ; NIETO, J. E. S. ; RUIZ, J. B. ; MEDEIROS, MÁRIO . DESPERTANDO LAS MIRADAS: PROPOSITOS, CRITERIOS Y SENTIDO DEL PORTAFOLIOS EDUCATIVO. In: EL PORTAFOLIOS EDUCATIVO EN EDUCACIÓN SUPERIOR14,00 ? COMPRAR ÁNGEL I. PÉREZ GÓMEZ (ED.). (Org.). EL PORTAFOLIOS EDUCATIVO EN EDUCACIÓN SUPERIOR. 01ed.MADRID: AKAL, 2016, v. , p. 67-83.

2.
Medeiros. Mário; SANTOS, Ernani Martins ; SILVA, Glauce Ferrreira da . O JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM O DOMINÓ. In: BEZERRA, Benedito Gomes;MEDEIROS, Mário. (Org.). EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E CIÊNCIA: PRÁTICAS DE PESQUISA. 1aed.Recife: EDUPE, 2009, v. , p. 27-38.

3.
Medeiros. Mário; MAGALHAES, M. M. ; SILVA, A. S. . VARIAÇÃO SOCIOLINGÜÍSTICA COMO OBSTÁCULO DE APRENDIZAGEM. In: BEZERRA, Benedito Gomes; MEDEIROS, Mário. (Org.). EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E CIÊNCIA: PRÁTICAS DE PESQUISA. 1aed.Recife: EDUPE, 2009, v. , p. 39-60.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Medeiros. Mário. Educação & Propaganda Enganosa. Diário de Pernambuco, Recife, 08 abr. 1998.

2.
Medeiros. Mário. Situações de Sala de Aula & Ensino de Qualidade. Coleção EPEN, Natal - RN, 02 mar. 1997.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Medeiros. Mário; Josaniel Vieira da Silva ; ROCHA, Y. R. . EDUCAÇÃO E RESSOCIALIZAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA.. In: VII Colóquio Internacional: Educação e Contemporaneidade, 2013, São Cristovão - SE. CD-ANAIS - PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA, 2013.

2.
ROSA, A. P. M. ; Medeiros. Mário ; GOMES, J. A. P. . PRÁTICAS DE APROPRIAÇÃO ILÍCITA POR ASSALTO: UMA PROPOSTA INTERVENTIVA DE MUDANÇA DE MOTIVOS. In: VII Colóquio Internacional: Educação e Contemporaneidade, 2013, São Cristovão - SE. CD-ANAIS - PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA, 2013.

3.
MONTEIRO, R. ; LEITE, L. C. ; Medeiros. Mário . SEXUALIDADE, DIFERENÇA E RESPEITO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO. In: VII Colóquio Internacional: Educação e Contemporaneidade, 2013, São Cristovão - SE. CD-ANAIS - PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA, 2013.

4.
Medeiros. Mário; BEZERRA, E. L. . CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. In: V Colóquio Internacional: Educação e Contemporaneidade, 2011, Aracajú. V Colóquio Internacional: Educação e Contemporaneidade, 2011. p. 01-16.

5.
Medeiros. Mário; Josaniel Vieira da Silva ; ROCHA, Y. R. ; MARTINS, R. O. . DESARROLLO DE COMPETENCIAS EN EL USO DE LAS TECNOLOGÍAS DE LA INFORMACIÓN Y COMUNICACIÓN - TIC ? EN LA ENSEÑANZA FUNDAMENTAL I Y II: IMPEDIMENTOS Y POSIBILIDADES DE SUPERACIÓN.. In: 2 ⁰ Congreso Inyernacional Uso y Buenas Práctica con TIC, 2011, Málaga. Anais do 2 ⁰ Congreso Inyernacional Uso y Buenas Práctica con TIC. Málaga: Universidade de Málaga, 2011. v. Único.

6.
SANTOS, F. A. ; Medeiros. Mário . O ESQUEMA CONCEPTUAL REFERENCIAL OPERATIVO (ECRO) E OS CAMINHOS DA RESSOCIALIZAÇÃO: UMA PROPOSTA INTERVENTIVA BASEADA NO MODELO DE GRUPO OPERATIVO DE PICHON RIVIERE. In: 16 Encontro Nacional ABRAPSO, 2011, RECIFE. Anais do 16 Encontro Nacional da ABRAPSO, 2011.

7.
Medeiros. Mário; SIQUEIRA, V. P. . Diversidade sócio-cultural e desempenho escolar: um olhar sobre o currículo em ação. In: IX Colóquio sobre questões Curriculares e V Colóqui Luso-Brasileiro, 2010, Porto. Actas do Colóquio sobre questões curriculares, 2010. v. 01. p. 1773-1784.

8.
Medeiros. Mário. competencia en educación: un abordaje enactiva. In: Reinventar la profesión docente: nuevas exigencias y scenarios en la era de la información y de la incertidumbre, 2010, Málaga. Actas del Congreso, Reinventar la formación docente, 2010. p. 228-245.

9.
Medeiros. Mário. Situações de Sala de Aula & Ensino de Qualidade. In: XIII Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste Promovido pela UFRN, 1997, Natal. Natal - RN, 1997.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Medeiros. Mário. Pedagogia do Desafio. In: Encuentro Por La Unidad de Los Educadores Latino-Americanos, 1999, Havana. Havana, 1999.

2.
Medeiros. Mário. Concepções do Mundo, Ideologia e Ensino de Qualidade. In: Encuentro Por La Unidad de Los Educadores de Latino-Americanos, 1997, Havana. Havana, 1997.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Medeiros. Mário. Competência ética e educação. In: Colóqui Internacional Paulo Freire, 2005, Recife. Programação do V Colóquio Internacional Paulo Freire, 2005. p. 53-53.

Artigos aceitos para publicação
1.
MEDEIROS, MÁRIO. Lógicas das Competências: Perspectivas para o Currículo em Ação. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
Medeiros. Mário. Competencia en educación. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Medeiros. Mário; SIQUEIRA, V. P. . Diversidade sócio-cultural e desempenho escolar: um olhar sobre o currículo em ação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
Medeiros. Mário. Diversidade Sócio-cultural e teorias do desempenho escolar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Medeiros. Mário. Políticas Públicas na Formação de Professores. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Medeiros. Mário. Diversidade Sócio-Cultural como Obstáculo de Aprendizagem. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MEDEIROS, MÁRIO; ROSA, A. P. M. . Projeto de Pesquisa e Intervenção ?Da liberdade assistida à liberdade cidadã?. 2014.

2.
MEDEIROS, MÁRIO; Josaniel Vieira da Silva ; ROCHA, Y. R. . Projeto de Formação Continuada de Professores para atuar no Centro de Ressocialização do Agreste(CRA), Canhotinho, PE. 2013.

3.
MEDEIROS, MÁRIO. Implantação da Escola Monsenhor Adelmar da Mota Valença. 2012.

4.
MEDEIROS, MÁRIO; SANTOS, F. A. . Projeto de Pesquisa e Intervenção ?Ressocialização de Apenados: eficácia e obstáculos. 2011.

5.
Medeiros. Mário; ANTUNES, R. . Reestruturação dos Cursos de Graduação da UPE-Campus Garanhuns. 2007.

6.
Medeiros. Mário. Projeto Paulista Analfabetismo Zero. 2003.

Trabalhos técnicos
1.
MEDEIROS, MÁRIO. Parecerista Ad Hoc no quadro da Comissão Cientifica no ix Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade,. 2015.

2.
Medeiros. Mário. Parecerista Ad Hoc no quadro da Comissão Cientifica no VIII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade,. 2014.

3.
Medeiros. Mário. Parecerista do trabalho 'Ações afirmativas em projetos de iniciação científica:a democracia contemporânea na educação'. 2011.

4.
Medeiros. Mário. Programa de Mestrado em Educação Intercultural. 2008.

5.
Medeiros. Mário. Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu em Ensinno de Sociologia. 2008.

6.
Medeiros. Mário. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino-Aprendizagem em Contextos Multiculturais. 2007.

7.
Medeiros. Mário. Curso de exstensão multidisciplinar. 2007.

8.
Medeiros. Mário; PE, E. T. U. . Projeto UNESCO/UNDIME de Coordenação e Apoio aos Cursos de Especialização em Avaliação Institucional em Língua Portuguesa e Educação Matemática. 2002.


Demais tipos de produção técnica
1.
Medeiros. Mário. Neurociências e Educação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Medeiros. Mário. Cultura Organizacional. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
Medeiros. Mário. Curriculo, Multiculturalismo e Contemporaneidade. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
Medeiros. Mário. Educação, Estado e Sociedade. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
Medeiros. Mário; SIQUEIRA, V. P. . Diversidade sócio-cultural e desempenho escolar. 2008. (Relatório de pesquisa).

6.
Medeiros. Mário; SILVA, A. S. ; MAGALHAES, M. M. . Variações Sociolingüísticas como Obstáculos de Aprendizagem. 2008. (Relatório de pesquisa).

7.
Medeiros. Mário. Currículo, multiculturalismo e contemporaneidade. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
Medeiros. Mário. Cultura Organizacional. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
Medeiros. Mário. Planejamento na contemporaneidade. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
Medeiros. Mário. Planejamento na gestão escolar. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
Medeiros. Mário. Organização & Métodos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
Medeiros. Mário. Fundamentos Sócio-antropológicos da Educação. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

13.
Medeiros. Mário. Educação, Estado e Sociedade. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

14.
Medeiros. Mário. Interdisciplinaridade e a Psicopedagogia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

15.
Medeiros. Mário; SANTOS, Ernani Martins ; SILVA, Glauce Ferrreira da . O JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM O DOMINÓ. 2007. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GOMES, J. J.; CAVALCNTI, M. C. C. C.; Medeiros. Mário. Participação em banca de Girlândia Cavalcanti Gomes Bezerra da Silva. ABORDAGEM DE GÊNEROS TEXTUAIS COMO AÇÃO SOCIAL. 2016. Dissertação (Mestrado em PROFELETRAS) - UPE - Campus Garanhuns.

2.
GOMES, J. J.; Medeiros. Mário; HENZ, R. R. G. R.. Participação em banca de Fernanda Viana de Castro. Marcas da oralidade na escrita: uma perspectiva da Sociolinguística educacional. 2016. Dissertação (Mestrado em PROFELETRAS) - UPE - Campus Garanhuns.

3.
HENZ, R. R. G. R.; MEDEIROS, MÁRIO; RIBEIRO, M. S. S.. Participação em banca de Daniella Cavalcante Silva. Jogos Pedagógicos: uma de alfabetização e letramento. 2015. Dissertação (Mestrado em PROFELETRAS) - UPE - Campus Garanhuns.

4.
MEDEIROS, MÁRIO; CUNHA, K. S.; GOMES, J. J.. Participação em banca de Magna Kelly da Silva Sales Calado. (RE)Escrevendo Vidas: autobiografias de jovens e adultos em processo de ressocialização. 2015. Dissertação (Mestrado em PROFELETRAS) - UPE - Campus Garanhuns.

5.
Medeiros. Mário. Participação em banca de Antonio Ricardo Beltrão Firmino. O Manto Sagrado de Jesus: uma estratégia para a recuperação da Cidadania. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Universidade Federal da Paraíba.

6.
Medeiros. Mário. Participação em banca de Kátia Silva Cunha. A formação continuada strito sensu: sentidos construídos pelos docentes do ensino superior privado face às exigências legais. 2005.

7.
Medeiros. Mário. Participação em banca de José Paulino Peixoto Filho. Pós-Graduação Lato Sensu como Formação continuada:um estudo da experiência de curso na UFPE. 2004.

Teses de doutorado
1.
Masetto, Marcos Tarciso; Marins, Hiloko Ogihara; Feldmann, Marina Graziela; Medeiros. Mário; Noffs, Neide de Aquino. Participação em banca de Ricardo José Lima Bezerra. O Ensino de História em Escolas Públicas do Interior de Pernambuco: Currículo, Saberes e Práticas. 2014. Tese (Doutorado em Programa Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
Medeiros. Mário; SILVA, J. F.; CARVALHO, W. L.. Participação em banca de Antônio Rogério da Silva. Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco; o dito, o feito e os resultados. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade de Pernambuco-Campus Mata Norte.

2.
MEDEIROS, MÁRIO; MACIEL, D. A. G. C.; GOMES, J. J.. Participação em banca de Maria Perpétua Teles Monteiro. Educação em Direitos Humanos: tessituras do cotidiano escolar. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade de Pernambuco-Campus Mata Norte.

3.
MEDEIROS, MÁRIO; BEZERRA, R. J. L.; BOTELHO, A. C. B. E. S.. Participação em banca de Maria Assunção da Silva Baracho. Currículo Integrado Inovador no Ensino Médio: estudo da prática educativa e sua relação com o macrocampo leitura letramento do ProEMI. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade de Pernambuco-Campus Mata Norte.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Medeiros. Mário. Participação em banca de Maria de Nazré Cabral. Fatores determinantes da repetência e da evasão na quinta série do ensino fundamental. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em SupervisÃo Escolar e Gestão Pedagógica) - UPE - Campus Garanhuns.

2.
Medeiros. Mário. Participação em banca de Isanara de Barros Paes Araújo. O ideário da gestão pedagógica democrática. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em SupervisÃo Escolar e Gestão Pedagógica) - UPE - Campus Garanhuns.

3.
Medeiros. Mário. Participação em banca de Miriam Maria de Souza. Educação infantil:uma etapa fundamental para o desenvolvimento da criança. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em SupervisÃo Escolar e Gestão Pedagógica) - UPE - Campus Garanhuns.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Medeiros. Mário. Concurso Público para Docente do Magistério Superior da Universidade de Pernambuco. 2012. UPE - Campus Garanhuns.

2.
Medeiros. Mário. Banca examidaora de Concurso Público para Professor adjunto. 2008. Universidade Federal de Pernambuco.

3.
Medeiros. Mário. Banca examinadora em concurso publico para Professor Adjunto. 2008. Universidade Federal de Pernambuco.

4.
Medeiros. Mário. Provas e títulos para Professor Adjunto. 2006. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

5.
Medeiros. Mário. Concurso público de provas e títulos para professor adjunto. 2006. Universidade de Pernambuco.

6.
Medeiros. Mário. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto. 2006. Universidade de Pernambuco.

7.
Medeiros. Mário. Concurso púlico de provas e títulos para professor adjunto. 2006. Universidade de Pernambuco.

8.
Medeiros. Mário. Concurso público de provas e títulos para professor adjunto. 2006. Universidade de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
65 SBPC.Diferença como marca de discriminação: fatos e consequências. 2013. (Encontro).

2.
IX Colóquio sobre questões curriculares e V Colóquio Luso-Brasilleiros.Diversidade sócio-cultural e desempenho escolar: um olhar sobre o currículo em ação. 2010. (Simpósio).

3.
Jornadas internacionais TIC, Educación y Sociedad. 2010. (Simpósio).

4.
Reinventar la profesión docente: nuevas exigencias y scenarios en la era de la información y de la incertidumbre. Competencia en educación: un abordaje enactiva. 2010. (Congresso).

5.
Workshop internacional sobre Investigación e innovación educativa con TIC.. 2010. (Oficina).

6.
Quinta com Ciência.Gilberto Freyre: um ancestral do interculturalismo?. 2007. (Seminário).

7.
V Colóquio Internacional Paulo Freire.Competência ética e educação. 2005. (Simpósio).

8.
V CONAPE - Congresso Atual de Práticas Educativas Internacional. Dos Saberes e Conhecimentos à Construção das Competências. 2003. (Congresso).

9.
Congresso Intenacional sobre Formação Profissional Complexa da Faculdade Pernambucana - FAPE. Formação Profissional Complexa da Faculdade Pernambucana - FAPE. 2002. (Congresso).

10.
Vivendo o Campus.O pensamento Pedagógico de José Martí. 1999. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Antônio Rogério da Silva. Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco: O dito, O feito e os resultados. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade de Pernambuco-Campus Mata Norte, . Orientador: Mário Medeiros da Silva.

2.
Thyale de Vasconcelos Velozo. O NASF E A SAÚDE MENTAL: O CASO DE UMA CIDADE DO AGRESTE MERIDIONAL PERNAMBUCANO. 2016. Dissertação (Mestrado em PRISMAL) - UPE - Campus Garanhuns, . Orientador: Mário Medeiros da Silva.

3.
Magna Kelly da Silva Sales Calado. (RE)Escrevendo Vidas: autobiografias de jovens e adultos em processo de ressocialização. 2015. Dissertação (Mestrado em PROFELETRAS) - UPE - Campus Garanhuns, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

4.
MARIA PERPÉTUA TELES MONTEIRO. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS ? ASPERSÃO DE VALORES EM ÂMBITO ESCOLAR: SABERES E VIVÊNCIAS DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DO AGRESTE MERIDIONAL DE PERNAMBUCO.. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade de Pernambuco-Campus Mata Norte, . Orientador: Mário Medeiros da Silva.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Sandra Isabel Vieira Falcão. Ética na Educação Infantil. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

2.
Mônica Paz de Lima. Relações Etnico-Raciais e as Implicações na Aprendizagem da Criança. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

3.
Geane Alcântara dos Santos. As Interferências do Preconceito no Processo de Ensino e Aprendizagem. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

4.
Maria Robervânia de Melo. Dificuldade de Aprendizagem no Processo de Alfabetização. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

5.
Viviane Bezerra de Andrade. Resgatando a Importância das Virtudes como Tendências para um Bom Relacionamento Social dos Alunos da Escola Municipal de Angelim-PE. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

6.
Josélia Areias dos Santos Alves. Leitura de Imagens. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

7.
Josilda Areias dos Santos Ferreira. Violência nas Escolas Públicas. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

8.
Lúcia de Fátima Alves Silva. Inclusão Escolar. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

9.
Maria Sandra Freitas Cadengue. Dificuldade de Aprendizagem nas Séries Iniciais. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

10.
Marissônia Ferreira da Silva Vale. Dificuldade de Aprendizagem nas Séries Iniciais. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

11.
Quitéria Leite da Silva. Cópia: Estratégia para Ensinar.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

12.
Renata Machado Cordeiro. A Importância do Lúdico nas Séries Iniciais. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

13.
Cicera Cristiane Alves de Melo. Letramento no Ensino Fundamental I.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em SupervisÃo Escolar e Gestão Pedagógica) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

14.
Irismá Ferreira de Arandas. Leitura e Escrita no Ensino Fundamental I.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em SupervisÃo Escolar e Gestão Pedagógica) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

15.
José Luciclécio Vitorino.. Problemas de Leitura e Escrita nas Séries Iniciais: Como Resolvê-los?. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em SupervisÃo Escolar e Gestão Pedagógica) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

16.
Marcleta Araújo da Silva. Dificuldades de Leitura e Escrita nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental I.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em SupervisÃo Escolar e Gestão Pedagógica) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

17.
Maria Alcione Simplicio Viveiros. Alfabetização: Um desafio de Letramento.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em SupervisÃo Escolar e Gestão Pedagógica) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

18.
Maria Cláudia Silva Oliveira. Letramento nas Séries Iniciais.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em SupervisÃo Escolar e Gestão Pedagógica) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

19.
Maria Crenilda Rodrigues de Lima. Leitura e Escrita na 3ª Série do Ensino Fundamental. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em SupervisÃo Escolar e Gestão Pedagógica) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

20.
Maria do Socorro de Santana. Aquisição de Leitura e Escrita na 2ª Fase da Educação de Jovens e Adultos. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em SupervisÃo Escolar e Gestão Pedagógica) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

21.
Maria Kátia Vilela Barreto. Práticas de Leitura e Escrita: No Ensino Fundamental I.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em SupervisÃo Escolar e Gestão Pedagógica) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

22.
Maria Lucineide da Silva. A Literatura de Cordel como Instrumento no Desenvolvimento da Literatura e Escrita. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em SupervisÃo Escolar e Gestão Pedagógica) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

23.
Maria Vilma dos Santos. Leitura e Escrita: Aprendizagem. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em SupervisÃo Escolar e Gestão Pedagógica) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

24.
Marinalva Lucena de Oliveira Silva. O Ensino da Leitura em Sala de Aula.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em SupervisÃo Escolar e Gestão Pedagógica) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

25.
Paulo Capucho da Silva. Fracasso Escolar.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em SupervisÃo Escolar e Gestão Pedagógica) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

26.
Sebastiana Maria da Silva. Leitura, Escrita: Aprendizagem.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em SupervisÃo Escolar e Gestão Pedagógica) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

27.
Maria José Leandro de Almeida. Impactos da Família na Aprendizagem Escolar. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

28.
Valdenice Marino da Silva e Francisca Maria Barbosa Silva. Trabalho Precoce: consequências para educação de crianças e adolescentes. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica) - UPE - Campus Garaqnhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

29.
José Vieira de Melo Sobrinho e Marlene P. da Silva de Melo. Evasâo Escolar nas Turmas de EJA em Escola da Zona da Cidade de Cupira - PE. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em SupervisÃo Escolar e Gestão Pedagógica) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

30.
Marlene Torcate de Souza. Orientação Sexual. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em SupervisÃo Escolar e Gestão Pedagógica) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

31.
Diogênia Cordeiro e. Necessidades Éticas no ambiente de trabalho. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão) - UPE-Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

32.
Mª Esther de Souza Moraes. Gestão Escolar participativa. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão Escolar) - UPE-Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

33.
Valéria Pereira Marçal. A alfabetização motivadora na Educação de Jovens, adultos e idosos ? EJAI. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão Escolar) - UPE-Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

34.
Wilza Alexandra de Carvalho. Avaliação Formativa: Uma teoria que precisa ser vivenciada na prática docente. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão Escolar) - UPE-Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

35.
Maria de Lourdes de Lima. A Ressignificação da Prática da Leitura Numa Perspectiva Crítica e Multicultural na Escola Cidadã. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

36.
Joselma da Conceição Barros Silva e. Profissionais da Educação: Competências e Habilidades inerentes a Prática dos Professores de 5ª série. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

37.
Maria Silvanida Peixoto. A Influência dos Pais na Aprendizagem Escolar dos Filhos. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

38.
Lenice Maria Almeida dos Anjos e. Avaliação: A Questão do Erro no Processo Avaliativo. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

39.
Mª Francisca dos Santos. Gestão RH: Participação nas políticas públicas. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão) - UPE-Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

40.
Mª Luciane Godoy. Análise das atitudes e comportamento no contexto do trabalho. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão) - UPE-Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

41.
Isanara de B.Paes Araújo e. O ideário da Gestão Pedagógica Democrática. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão Escolar) - UPE-Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

42.
Adenilda Simões de Araújo e Francisca Ângela da Silva. O Projeto Político Pedagógico Enquanto Instrumento de Democracia na Escola. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Administração Escolar e) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

43.
Marilene Severina da Silva. A Função dos Conselhos Escolares no Processo de Gestão Democrática de uma Escola Agrícola. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Administração Escolar e) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

44.
Arnóbio de Paiva Araújo. Descentralização e Financiamento da Educação. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Administração Escolar e) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cícero Marques Caetano. Educação do Campo no Município de Quipapá. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

2.
David de carvalho Bezerra. Psicopatologia, Cultura e Subjetividade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

3.
Edileuza de Lima Bezerra. As Contribuições das Neurociências ao Processo de Ensino-Aprendizagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

4.
Simone Barros Rocha Cavalcante. A Interferência de Fatores Sociais no Desempenho Escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

5.
Ana Lúcia Ribeiro de Lira. Prática Docente:dispersão de alunos e suas consequências no desempenho escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

6.
Micheline Honório Viana. Dificuldades de Aprendizagem: um foco sobre a dislexia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

7.
Adjenalva Silvestre da Cruz. Dispersão Em alunos do Ensino Fundamental do 1o ao 5o Ano. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

8.
Wanderleya Vieira do Nascimento. Indisciplina em Sala de Aula: como o professor a representa e como Lida com Esta Realidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

9.
Josiane De Barros Camini. Relações Étnico-raciais: desconstruindo o esteriótipo da inferioridade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

10.
Idânia Sobral de Souza. O desenvolvimento do Hábito da Leitura: percursos e percalsos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

11.
Maria Catarina Cordeiro dos Santos. A Dimensão Sócio-cultural da Aquisição da Leitura e da Escrita. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

12.
Ivalda Silvestre da Silva. Educação Preventiva à Exclusão Social. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - UPE-Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

13.
João Paulo dos Santos. Introdução da Informática Educativa nas Séries Iniciais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - UPE-Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

14.
Ysnara Ferananda de A. Pessôa. As Novas Perspectivas da Educação: ressignificando o papel do professor de educação infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - UPE-Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

15.
Roberta Marculinoda Silva. A Prática da Educação Física no Ensino Fundamental I. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - UPE-Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

16.
Andréa Petronilla Libério da Silva. Da Roda dos Expostos às Unidades de Abrigo: um olhar pedagógicosobre o atendimento social às crianças e adolescentes institucionalizados. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - UPE-Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

17.
Rosa Maria Gonçalves Alves. O "Esquecimento" da Matemática. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - UPE-Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

Iniciação científica
1.
Ana Paula Macena da Rosa. Práticas de apropriação ilícitas por assalto. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

2.
Laila Mercêdes de Barros Galvão. COMPETÊNCIAS SOCIAIS E SOCIALIZAÇÃO DE ADOLESCENTES E JOVENS EM CUMPRIMENTO DA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE LIBERDADE ASSISTIDA EM MEIO ABERTO NO MUNICÍPIO DE GARANHUNS-PE.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - UPE - Campus Garanhuns, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

3.
Helivete Ribeiro Pinto Bezerra. Violência simbólica contra a mulher: um estudo de caso. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - UPE - Campus Garanhuns, UPE-Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

4.
Yasmin Rodrigues da Rocha. Desenvolvimento de competências na utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação-TIC- no Ensino Fundamental I e II: obstáculos e possibilidades de superação -Segunda Etapa-. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - UPE-Campus Granhuns, UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

5.
Magno Salustiano de Siqueira. Desenvolvimento de competências na utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação-TIC- no Ensino Fundamental I e II: obstáculos e possibilidades de superação -Segunda Etapa-. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - UPE - Campus Garaqnhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

6.
Poliana Dias de Oliveira. COMPETÊNCIAS SOCIAIS E SOCIALIZAÇÃO DE ADOLESCENTES E JOVENS EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE LIBERDADE ASSISTIDA EM MEIO ABERTO NO MUNICÍPIO DE GARANHUNS-PE.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - UPE-Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

7.
Poliana Mirelli Barbosa Leite. Diferença na sala de aula: contribuição à prática docente respeitosa.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - UPE-Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

8.
Yasmin Rodrigues da Rocha. Desenvolvimento de competências na utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação-TIC- no Ensino Fundamental I e II: obstáculos e possibilidades de superação. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - UPE-Campus Granhuns, UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

9.
Thyale de Vasconcelos Velozo. Práticas de apropriação ilícita por assalto: fundamentos e possibilidades de prevenção. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

10.
Erica Maria de Morais. CONDUTA ANTI-SOCIAL: DESEQUILIBRAR PARA MUDAR. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

11.
Fabio Alves dos Santos. RESSOCIALIZAÇÃO: CONFIGURAR UM ESQUEMA CONCEPTUAL REFERENCIAL OPERATIVO ? ECRO, EM GRUPO DE APENADOS DO CRA. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - UPE - Campus Garanhuns, UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

12.
Thyale de Vasconcelos Velozo. Ressocialização de Apenados: eficácia e obstáculos. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - UPE - Campus Garanhuns, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

13.
Vanderleia Paes Siqueira. Diversidade sócio-cultural e desempenho escolar.. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - UPE - Campus Garanhuns, UPE - Campus Garanhuns. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

14.
Amanda Simplício da Silva. Variações Sociolingüísticas como Obstáculos de Aprendizagem. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - UPE - Campus Garanhuns, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mário Medeiros da Silva.

15.
Amanda Simplício da Silva. Variações sociolingüísticas como obstáculos de aprendizagem. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - UPE-Campus Garanhuns, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mário Medeiros da Silva.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 21:18:02