Andréa Muniz de Carvalho Fontolan

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3844996034073066
  • Última atualização do currículo em 26/08/2018


Carreira desenvolvida na área Educacional em Colégios, Escolas, Faculdades e Pós-graduação. Experiência como Professora da Educação Especial, Gestora, Pedagoga, Coordenadora do curso de Pedagogia e APAE de Santa Felicidade Escola de Educação Básica Henriette Morienau-Escola Agrícola atuando com elaboração de Projetos Institucionais, identificando e satisfazendo as necessidades legítimas dos liderados, executando as tarefas enquanto se constroem os relacionamentos, conquistadas com amor, dedicação, sacrifício, respeito, responsabilidade e cuidado com as pessoas. Professora Universitária e de Pós-graduação. Mestre em Engenharia da Produção com ênfase em Mídia e Conhecimento, pós-graduada em Metodologia e Didática do Ensino Administração e Planejamento para Docentes de Instituição de Ensino e Pós graduação Bilíngue em Libras (cursando), especialização de Professores para a Educação Especial na Modalidade de Estudos Adicionais, Graduada em Pedagogia com Habilitação em Supervisão e Orientação Escolar e Graduação em Psicologia pela FAE (Centro Universitário Franciscano do Paraná) cursando. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andréa Muniz de Carvalho Fontolan
Nome em citações bibliográficas
FONTOLAN, A. M. C.


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2001
Mestrado em ENGENHARIA DA PRODUÇÃO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, UFSC, Brasil.
Título: Informática Educativa, trabalhando com Portadores de Condutas Típicas,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Aracy Hack Catapan.
Coorientador: Aracy Hack Catapan.
Palavras-chave: Defesa de Mestrado.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
2016
Especialização em andamento em LIBRAS. (Carga Horária: 360h).
Instituto Paranaense de Ensino, Instituto, Brasil.
1996 - 1997
Especialização em Administração e Planejamento para Docentes de Inst. (Carga Horária: 376h).
CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE, FADEPS, Brasil.
Título: Causas e consequências do ensino público.
Orientador: Banca.
1996 - 1997
Especialização em Adicional em Educação Especial DM. (Carga Horária: 2000h).
Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio, FAFICOP, Brasil.
Título: A inclusão do aluno na rede do ensino regular..
1995 - 1996
Especialização em Metodologia e Didática do Ensino. (Carga Horária: 360h).
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio, FAFIJA, Brasil.
Título: O PAPEL DA PESQUISA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL INFANTIL.
2014
Graduação em andamento em PSICOLOGIA.
CENTRO FRANCISCANO DO PARANÁ, FAE, Brasil.
1990 - 1997
Graduação em Pedagogia.
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio, FAFIJA, Brasil.
Título: Falhas no ensino pode gerar problemas futuros.
Orientador: Cleonice Zerbaneti da Cunha.




Formação Complementar


2013 - 2013
Extensão universitária em Pedagogia. (Carga horária: 20h).
ASSOCIACAO DO COLEGIO NOSSA SENHORA DE SION, ACNSS_PPROV, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Oratória. (Carga horária: 40h).
Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba, FARESC, Brasil.
2004 - 2004
Elaboração de Projeto Institucional. (Carga horária: 40h).
FAESP, FAESP, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Campos de Andrade, UNIANDRADE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
Professora de Didática Escolar - Pedagogia e Letras Professora de Práticas Pedagógicas II - Pedagogia Professora de Práticas Pedagógicas IV - Pedagogia Professora de Alfabetização - Pedagogia

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
Professora de História da Educação - Pedagogia e Letras Professora de Práticas Pedagógicas I (Brinquedoteca) - Pedagogia Professora de Práticas Pedagógicas II - Pedagogia Professora de Práticas Pedagógicas IV - Pedagogia Professora de Alfabetização - Pedagogia Professora de OTP - Organização do Trabalho Pedagógico

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
Professora de Gestão Escolar e Educacional - Curso de Pedagogia 4, 5 , 6 e 7 periodo Professora de História da Educação - Pedagogia e Letras

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
Professora de História da Educação - Pedagogia e Letras Professora de Alfabetização - Pedagogia

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
Professora de História da Educação - Pedagogia e Letras Professora de Alfabetização - Pedagogia

Atividades

07/2018 - 12/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Pedagógica - Letras e Pedagogia
Praticas Pedagógicas II
Praticas Pedagógicas VI
Alfabetização
02/2018 - 07/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Historia da educação
07/2017 - 12/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do ensino médio profissional
02/2017 - 07/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização
Gestão Pedagógica

Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de SION, ISE SION, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Graduação
Outras informações
Prof do curso de Pedagogia: - Estrutura e Funcionamentos para as Séries Iniciais - Metodologia da Pesquisa Científica ( PPE III). - Praticas Pedagógicas - Educação Inclusiva


Federação das APAES do Estado do Paraná, FEDAPAES, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Especial, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenadora Pedagógica da Escola de Educação Especial Henriette Morienau-Escola Agrícola de Santa Felicidade.


POS GRADUAÇÃO ATUALIZE, ATUALIZE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-Graduação
Outras informações
Professora do Curso de Educação Especial com Enfase em Deficiência Intelectual. Disciplinas: - Transtorno Mental e Intervenção Psicopedagógica. - Metodologia do Trabalho acadêmico e científico.

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica- APAE, Carga horária: 40


CIPPEX, CIPPEX, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-graduação
Outras informações
Disciplinas: Condutas Típicas/ Altas Habilidades e Múltipla Deficiência/Avaliação Diagnóstica; Deficiência Mental/ Sexualidade e Deficiência/Comunicação Verbal, Técnicas de Comunicação e Expressão Verbal.

Atividades

08/2005 - Atual
Ensino, Educação Especial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação diagnóstica
Condutas Típicas, altas habilidades e múltipla deficiência
Deficiência mental
Sexualidade e deficiência.
03/2007 - 06/2009
Treinamentos ministrados , CENTRO DE EXCELENCIA EM EDUCAÇÃO EXPOENTE (CEEE), .

Treinamentos ministrados
Palestras ministradas.
Formação Continuada.
Capacitação de professores da Organização Educacional Expoente e Escolas conveniadas.
08/2007 - 10/2007
Treinamentos ministrados , PÓS-GRADUAÇÃO - BAGOZZI, .

Treinamentos ministrados
Consultoria Pedagógica- Proposta Curricular (Elaboração e Implementação)

ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, ABRASCE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Professora de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-Graduação
Outras informações
Não possuo vínculo com a Instituição de Ensino.

Atividades

06/2005 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Oratória
Didática do Ensino Superior
Técnicas de Comunicação e expressão vocal e organizacional
Docência do Ensino Superior
06/2005 - Atual
Ensino, Educação Especial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Especial: Condutas Típicas, altas habilidades e múltipla deficiência; Avaliação diagnóstica; Deficiência mental; Sexualidade e deficiência, Práticas pedagógicas especial-alternativas para a inclusão.

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, PALLOTTI, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Supervisora Pedagógica, Enquadramento Funcional: Supervisora Pedagógica, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/1997 - 05/1999
Direção e administração, Colégio Pallotti, .

Cargo ou função
Supervisora Pedagógica.

Faculdade Dom Bosco, DOM BOSCO, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações
Professora das seguintes disciplinas: - Oratória - Comunicação Escrita - Metodologia

Atividades

02/2002 - 08/2003
Ensino, Administração de Empresa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Verbal e Escrita
Metodologia Científica

COMPLEXO DE ENSINO SUPERIOR DO BRASIL LTDA., UNIBRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Universitária, Carga horária: 8
Outras informações
Professora de Comunicação escrita ( Curso de Administração de Empresa Substituição de outro professor. Foi Contrato de Trabalho.

Atividades

07/2003 - 12/2003
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Organizacional
07/2003 - 12/2003
Extensão universitária , UNIBRASIL, .

Atividade de extensão realizada
Comunicação Organizacional nas empresas..

FACULDADE SANTA CRUZ, SANTA CRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Universitária, Carga horária: 22
Outras informações
Professora de Graduação dos seguintes cursos: - Letras - Pedagogia - Administração de Empresas. - Contábeis Disciplina de: - Comunicação Organizacional. - Didática - Planejamento e Avaliação - Estágio Supervisionado - Currículo e programa.

Atividades

02/2004 - 07/2005
Estágios , FACULDADE SANTA CRUZ - PR - BRA, .

Estágio realizado
Supervisão de estágio - curso de Letras.
02/2003 - 07/2005
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas Educacionais.
Planejamento e avaliação
Didática Geral
Estágio Supervisionado
Metodologia Científica
TCC / Monografias

FUNDAÇÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA ESPÍRITA - PR, FAC. ESPÍRITA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Universitária, Carga horária: 4
Outras informações
Professora: - Prática de Ensino - Didática Geral - Estágio

Atividades

07/2001 - 12/2003
Ensino, História e Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral
Estágio
Prática de Ensino I, II e III

Escola Estadual Dom Atico, EEDA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ens. Fundamental, Carga horária: 4
Outras informações
Professora do Ensino Fundamental.


Escola do Ensino Especial Alternativa, EEEA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2001
Vínculo: Professora de Ed. Especial, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Professora do Ensino Especial Alternativa.


Instituto Educação Solidária - EDUSOL, EDUSOL, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Conteudista
Outras informações
- Professora Conteudista/EAD - Cooperada


Pós-Graduação Bagozzi, PÓS-GRADUAÇÃO BA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: professora de Pós-graduação
Outras informações
Professora de Pós-graduação.

Atividades

05/2005 - Atual
Ensino, Línguística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Didática do Ensino Superior

Pós-graduação Romaneli, ROMANELI, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Oratória
Outras informações
Oratória De 16 h/a a 25 h/a

Atividades

02/2001 - Atual
Ensino, Pós-graduação Romaneli, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino Superior
Comunicação Organizacional
Comunicação Verbal, Técnicas de Comunicação e Expressão Vocal
Oratória

UniExp- Faculdade Expoente, UNIEXP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Universitária, Carga horária: 4
Outras informações
Professora do curso de Pedagogia.

Atividades

04/2004 - 05/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Professora de Princípios e Métodos de Orientação Educacional

Faculdade Modelo, FACIMOD, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professora de Pós Graduação, Enquadramento Funcional: Professora de Pós Graduação
Outras informações
Professora de Pós Graduação do curso de Gestão de Pessoas Disciplina de : Dinâmica Interpessoal e Comunicação


FACULDADE ANCHIETA DO ENSINO SUPERIOR DO PR, FAESP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professora contratada, Enquadramento Funcional: Professora Universitária, Carga horária: 4
Outras informações
Professora e coordenadora do curso de Pedagogia.

Atividades

02/2004 - 07/2004
Direção e administração, FACULDADE ANCHIETA DO ENSINO SUPERIOR DO PR - PR - BRA, .

Cargo ou função
Coordenadora do curso de pedagogia.
02/2004 - 07/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa e Prática Pedagógica I


Projetos de pesquisa


1997 - 1997
O Projeto Universidade & Escola é uma ação da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba para a qualificação profissional continuada, buscando o incentivo e aperfeiçoamento dos profissionais do magistério para a melhoria da qualidade da educação. E
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2003 - 2003
Feira Administrativa
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) .
Integrantes: Andréa Muniz de Carvalho Fontolan - Coordenador.


Outros Projetos


Orientadora do Projeto Escola & Universidade.
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO ESPECIAL.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: PRÁTICA DE ENSINO.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Oratória.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: PRÁTICA DE ENSINO/Especialidade: DIDÁTICA GERAL.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS COM ÊNFASE EM COMÉRCIO EXTERIOR E RECURSOS HUMANOS/Especialidade: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FONTOLAN, A. M. C.2018FONTOLAN, A. M. C.; PARRA, L. V. . OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO SUPERIOR. Cadernos Viva Voz, v. v.12, p. 16-26, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
FONTOLAN, A. M. C.. Educação Inclusiva nos dias atuais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FONTOLAN, A. M. C.. Os Desafios da Inclusão do Aluno com Deficiência Intelectual no Ensino Superior.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
FONTOLAN, A. M. C.. Inclusão: da Teoria a Prática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FONTOLAN, A. M. C.. Palestra sobre Condutas Típicas e Deficiência Intelectual. Teoria x Prática.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FONTOLAN, A. M. C.. Condutas Tipicas e Deciência Intelectual: teoria x prática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FONTOLAN, A. M. C.. Condutas Típicas e Múltiplas Deficiência.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Demais trabalhos
1.
FONTOLAN, A. M. C.. Inclusão. 2006 (Trabalho Voluntário) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FONTOLAN, A. M. C.; COELHO, A. B.. Participação em banca de KELLEI MAYARA RIBEIRO.A INTERAÇÃO E A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE.

2.
FONTOLAN, A. M. C.; COELHO, A. B.. Participação em banca de LARISSA BAIAN DE AZEVEDO.A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE.

3.
FONTOLAN, A. M. C.. Participação em banca de Márcia.Falha de Comunicação nas organizações. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE SANTA CRUZ.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
INCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR.PALESTRA SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS DIAS ATUAIS. 2017. (Outra).

2.
Oficina Pedagógica para os gestores e professores da Educação Especial.Oficina Pedagógica: Repensando a Avaliação Psicoeducacional no Contexto Escolar. 2017. (Oficina).

3.
A angústia dos alunos frente ao excesso de informações-como administrá-la..Encontro de Professores. 2007. (Seminário).

4.
Avaliação no Contexto Escolar: Identificação das Necessidades Educacionais Especiais.Identificação das Necessidades Educacionais Especiais. 2006. (Simpósio).

5.
11ª Jornada Curitibana de Educação. 2005. (Congresso).

6.
Avaliação na Educação. 2004. (Congresso).

7.
II Seminário de Avaliação e Capacitação de Professores de Professores. 2003. (Seminário).

8.
Seminário: Fatores Críticos da nova Gestão de Pessoas nas Organizações.. 2003. (Seminário).

9.
Feira de Carreira. 2002. (Simpósio).

10.
CURSO DE LIDERANÇA COMO MISSÃO NA ESCOLA. 2001. (Simpósio).

11.
CURSO DE TÉCNICAS DE DINÂMICA DE GRUPO. 2001. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
DAYANE CRISTINA CARVALHO DA SILVA. AFETIVIDADE E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Deise da Silva Lodi. TRABALHAR A ESTIMULAÇÃO COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO INFANTIL, PARTINDO DO CONHECIMENTO QUE OS DOCENTES POSSUEM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nossa Senhora de Sion. Orientador: Andréa Muniz de Carvalho Fontolan.

2.
LUANA CRISTINA MENDES DOS SANTOS. A IMPORTÂNCIA DO DESENHO NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS DE 2 Á 3 ANOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nossa Senhora de Sion. Orientador: Andréa Muniz de Carvalho Fontolan.

3.
MELRY KEISE FERREIRA DE LARA. A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO NA EMPRESA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nossa Senhora de Sion. Orientador: Andréa Muniz de Carvalho Fontolan.

4.
Andressa Alves Elias. A UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR COMO FERRAMENTA NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA DE 4 E 5 ANOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nossa Senhora de Sion. Orientador: Andréa Muniz de Carvalho Fontolan.

5.
Eliane Ventura Ortiz. O PAPEL DA PESQUISA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL INFANTIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nossa Senhora de Sion. Orientador: Andréa Muniz de Carvalho Fontolan.

6.
Rita de Cássia Ribeiro Chaves. EDUCAÇÃO DO CAMPO (PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nossa Senhora de Sion. Orientador: Andréa Muniz de Carvalho Fontolan.

Orientações de outra natureza
1.
VANESSA MARA EISENBACH LUNARDON. O PROFESSOR ESTÁ PREPARADO PARA A INCLUSÃO?. 2014. Orientação de outra natureza. (Pos Graduação ATUALIZE) - ATUALIZE PROMOTORA DE CURSOS E EVENTO. Orientador: Andréa Muniz de Carvalho Fontolan.

2.
VALQUIRIA BOCHNIA DA SILVA FONSECA. A MUSICALIZAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO UTILIZADO PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS. 2014. Orientação de outra natureza. (Pos Graduação ATUALIZE) - ATUALIZE PROMOTORA DE CURSOS E EVENTO. Orientador: Andréa Muniz de Carvalho Fontolan.

3.
Simone Rodrigues de Freitas. EDUCAÇÃO BILÍNGUE: A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA PARA SURDOS E OUVINTES NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Orientação de outra natureza. (Pos Graduação ATUALIZE) - ATUALIZE PROMOTORA DE CURSOS E EVENTO. Orientador: Andréa Muniz de Carvalho Fontolan.

4.
ROSEMARI MIRANDA OLIVEIRA DE JESUS. A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO EM CAMPINA GRANDE DO SUL.. 2014. Orientação de outra natureza. (Pos Graduação ATUALIZE) - ATUALIZE PROMOTORA DE CURSOS E EVENTO. Orientador: Andréa Muniz de Carvalho Fontolan.

5.
MAYSA NARA EISENBACH. TDAH E EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM DIÁLOGO A SER INICIADO. 2014. Orientação de outra natureza. (Pos Graduação ATUALIZE) - ATUALIZE PROMOTORA DE CURSOS E EVENTO. Orientador: Andréa Muniz de Carvalho Fontolan.

6.
MÁRCIA REGINA DOS SANTOS FERRARINI. O PAPEL DO PROFESSOR MEDIADOR FRENTE À APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.. 2014. Orientação de outra natureza. (Pos Graduação ATUALIZE) - ATUALIZE PROMOTORA DE CURSOS E EVENTO. Orientador: Andréa Muniz de Carvalho Fontolan.

7.
CARLINDA CAMPELO. A QUESTÃO SOCIAL DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2014. Orientação de outra natureza. (Pos Graduação ATUALIZE) - ATUALIZE PROMOTORA DE CURSOS E EVENTO. Orientador: Andréa Muniz de Carvalho Fontolan.

8.
LEONILDA BONDANCIA. A INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS ? D.V - NO ENSINO REGULAR DO COLÉGIO ESTADUAL CAMPOS SALES. 2014. Orientação de outra natureza. (Pos Graduação ATUALIZE) - ATUALIZE PROMOTORA DE CURSOS E EVENTO. Orientador: Andréa Muniz de Carvalho Fontolan.

9.
FRANCIELI DA SILVA DOS SANTOS. A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FORMATIVA COMO FATOR INTEGRADOR DO SUJEITO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA SOCIEDADE. 2014. Orientação de outra natureza. (Pos Graduação ATUALIZE) - ATUALIZE PROMOTORA DE CURSOS E EVENTO. Orientador: Andréa Muniz de Carvalho Fontolan.

10.
EDILEUSA APARECIDA DUTRA RAIMUNDO. VISANDO UMA BUSCA INTEGRADA DO PROCESSO DA CONSTRUÇÃO HUMANA. 2014. Orientação de outra natureza. (Pos Graduação ATUALIZE) - ATUALIZE PROMOTORA DE CURSOS E EVENTO. Orientador: Andréa Muniz de Carvalho Fontolan.

11.
DENIZE CRISTINA KAMINSKI FERREIRA. SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (A.E.E.) NA REDE REGULAR PÚBLICA DE ENSINO: DESAFIOS, LIMITES E POSSIBILIDADES DO PARADIGMA INCLUSIVO. 2014. Orientação de outra natureza. (Pos Graduação ATUALIZE) - ATUALIZE PROMOTORA DE CURSOS E EVENTO. Orientador: Andréa Muniz de Carvalho Fontolan.

12.
DANIELLI CRISTINA FAUSTINO DA ROCHA. ESTIMULAÇÃO PRECOCE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2014. Orientação de outra natureza. (Pos Graduação ATUALIZE) - ATUALIZE PROMOTORA DE CURSOS E EVENTO. Orientador: Andréa Muniz de Carvalho Fontolan.

13.
BELENICE KOFFKE BUFF ROTINI. CONCEPÇÃO DOS GESTORES DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE DO SUL, FRENTE AO PROCESSO DE INCLUSÃO. 2014. Orientação de outra natureza. (Pos Graduação ATUALIZE) - ATUALIZE PROMOTORA DE CURSOS E EVENTO. Orientador: Andréa Muniz de Carvalho Fontolan.

14.
SIMONE FERRARINI DE SOUZA MILLEK. ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS, INCLUSOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: ACEITAÇÃO E DESAFIOS. 2014. Orientação de outra natureza. (Pos Graduação ATUALIZE) - ATUALIZE PROMOTORA DE CURSOS E EVENTO. Orientador: Andréa Muniz de Carvalho Fontolan.

15.
JOSIANE AMARAL. A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NA REDE DE ENSINO. 2014. Orientação de outra natureza. (Pos Graduação ATUALIZE) - ATUALIZE PROMOTORA DE CURSOS E EVENTO. Orientador: Andréa Muniz de Carvalho Fontolan.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
FONTOLAN, A. M. C.. Palestra sobre Condutas Típicas e Deficiência Intelectual. Teoria x Prática.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


	Possuo experiência em ser a articuladora e formadora da Equipe de docentes e como compromisso, não aumentar o tempo ou reduzir conteúdos, mas produzir mudanças. Planejando junto com o professor e nas atividades pedagógicas, montando cronograma de atendimento, acompanhando o professor em algumas atividades, observando registros lançado pelo docente, ter sempre o compromisso ético e disponibilidade em aceitar os desafios de trabalhar em grupo, promovendo estudos e debates sobre temáticas relacionadas ao trabalho do pedagógico, realizando planejamento, avaliação e cortar a anestesia reprodutora e domesticadora Incorporada ao nosso fazer trabalho coletivo vários olhares para desenvolver o trabalho de forma coletiva, envolvendo todos os segmentos da escola, estratégias para promover a integração da escola com a comunidade e a escola deve implementar a ?gestão compartilhada?, explicitando para a comunidade em geral o trabalho pedagógico desenvolvido pela unidade escolar. Elaboração de Projetos Institucionais e elaboração de Projetos Políticos Pedagógicos.
Tendo como pensamento: como fazer um coletivo de alunos se não somos um coletivo de educadores?

-Ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, supervisionar formação pedagógica em estágios, orientam alunos, avaliar o trabalho acadêmico científico, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzir material de trabalho, prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal), participar de atividades administrativas, atualizar-se na área e comunicar-se oralmente e por escrito.

- Transmitir as noções fundamentais sobre os métodos e as técnicas do trabalho científico, a fim de proporcionar ao aluno o instrumental necessário para o planejamento e a execução de pesquisas acadêmica



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 5:44:43