Rodrigo Garcez da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4646593829236711
  • Última atualização do currículo em 29/01/2019


Rodrigo Garcez é professor e pesquisador em Mixed media e Performance na UFSC. É líder do PACT, grupo de pesquisa em Performance, Artes Cênicas e Tecnologia da UFSC. Concluiu o mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo em 2005 e o doutorado em Artes Cênicas (2010) pela mesma Instituição. Em 2008 realizou estágio sandwich e exposição fotográfica na Universidade de Manchester, Inglaterra. Foi professor estagiário da Universidade de São Paulo na EACH e na ECA-USP. Publicou diversos artigos em periódicos especializados no Brasil e exterior. Participou de eventos no Brasil, Inglaterra e Argentina. Atua na área de Artes, com ênfase em Livecinema. Em seu Currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Performance, Fotografia e Cinema. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rodrigo Garcez da Silva
Nome em citações bibliográficas
GARCEZ, R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, CCE - Centro de Comunicação e Expressão..
Campus Universitário ? CCE - DART - Bloco D - sala 711
Trindade
88040900 - Florianópolis, SC - Brasil
Telefone: (48) 37212333
URL da Homepage: http://www.cinema.ufsc.br/?page_id=3438


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2010
Doutorado em Artes Cênicas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em University of Manchester (Orientador: Aleksandar Sasha Dundjerovic).
Título: Kinokaos, a hipermontagem como articuladora de fluxos midiáticos na cena., Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Luiz Fernando Ramos.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: performance; fotografia; audiovisual; fluxos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Edição, Impressão, Reprodução e Gravação Industriais de Jornais, Revistas, Livros, Discos, Fitas, Vídeos e Filmes.
2002 - 2005
Mestrado em Artes.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Guia fotocênico dos caracteres macuqueiros. Um estudo da metodologia de Bertolt Brecht aplicada ao universo poético de Plínio Marcos,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Luiz Fernando Ramos.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: fotografia; encenação; plínio marcos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Dramaturgia.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas / Especialidade: Performance.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1996 - 2001
Graduação em Bacharelado em Comunicação Social - Radialismo.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Movimento no Ar - Do Kinokaos à lama.
Orientador: Fernando Pasquale Rocco Scavone.
1994 interrompida
Graduação interrompida em 1995 em engenharia elétrica.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Ano de interrupção: 1995
1990 - 1992
Ensino Médio (2º grau).
EESG Prof Primo Ferreira, EESG, Brasil.




Formação Complementar


2015
Choy Lay Fut. (Carga horária: 200h).
International Traditional Kung Fu Association, ITKFA, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Oficina de Capacitação LABCINE: Sistema Zacuto. (Carga horária: 11h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
Qi Gong Iniciante. (Carga horária: 4h).
International Traditional Kung Fu Association, ITKFA, Brasil.
2016 - 2016
Oficina de construção de câmeras artesanais. (Carga horária: 21h).
Fundação Catarinense de Cultura, FCC, Brasil.
2016 - 2016
Oficina de Fotografia de Grande Formato. (Carga horária: 20h).
Fundação Catarinense de Cultura, FCC, Brasil.
2015 - 2015
História do Kung Fu com ênfase no Sistema Choy Lay Fut. (Carga horária: 8h).
International Traditional Kung Fu Association, ITKFA, Brasil.
2012 - 2012
Reactable. (Carga horária: 8h).
Sónar - Festival Internacional de Música Avanzada y New Media Art, SÓNAR, Espanha.
2012 - 2012
Workshop de introdução ao live image.. (Carga horária: 8h).
Instituto Itaú Cultural, ITAÚ CUTURAL, Brasil.
2008 - 2008
Theater Practice. (Carga horária: 60h).
University of Manchester, MANCHESTER, Inglaterra.
2005 - 2005
Sobre Cinema Observacional Henry Breitrose Stanfor. (Carga horária: 15h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2005 - 2005
A Comunicação e o Sex Appeal do Inorgânico Mario P. (Carga horária: 20h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2002 - 2002
Jogo Teatral e Peça Didática - I. Koudela. (Carga horária: 60h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2002 - 2002
Fotografia e Ciências Humanas - F. Tacca. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2001 - 2001
Imagem e Complexidade - J Català. (Carga horária: 20h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2000 - 2000
Fotografia Colorida - F. Scavone. (Carga horária: 45h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2000 - 2000
Seminário Internacional Imagem e Violência. (Carga horária: 16h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1999 - 1999
Estética Teatral. (Carga horária: 120h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1999 - 1999
Cinema e Vídeo Contemporâneos - A Machado. (Carga horária: 120h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1998 - 1999
Fotografia p/b Avançada. (Carga horária: 120h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1998 - 1998
Direção de Atores - A Mercado. (Carga horária: 60h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1997 - 1998
Sonorização em Cinema e Vídeo. (Carga horária: 90h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1997 - 1997
Documentário Klaus Widermann. (Carga horária: 16h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1997 - 1997
Captação de Som Direto Para Cinema - Chris Newman. (Carga horária: 16h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1997 - 1997
Making Off Para Cine e Tv. (Carga horária: 20h).
Prefeitura de São Paulo, PMSP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

12/2017 - Atual
Direção e administração, CCE - Centro de Comunicação e Expressão., .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Cinema.
11/2012 - Atual
Direção e administração, CCE - Centro de Comunicação e Expressão., .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Cinema.
11/2012 - Atual
Direção e administração, DART, .

Cargo ou função
Membro titular do Colegiado do Curso de Graduação em Cinema..
8/2011 - Atual
Ensino, Cinema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ART 5611 Direção Cinematográfica II ART5006 Direção de Atores
ART 5513 Pós Cinemas ART 5026 Live Cinema
ART5012 Laboratório Fotográfico CMA 5014 Cena Audiovisual
ART5025 Corpo e Câmera CMA5015 Videodança/videoperformance
CMA5601 Argumento Cinematográfico CMA5701 Roteiro Cinematográfico CMA5504 Cinema Brasileiro
8/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Dali, .

08/2010 - Atual
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CMA 6513, 6613, 6713 E 6813 Performance I, II, III e IV
CMA 7601 Espaços alternativos: a cena pós-teatral
CMA 7711 Processos Criativos e CMA 7413 Teatro e crítica cultural
CMA7113 e 7213 Teoria e prática da Performance I e II
CMA7502 Cena Audiovisual e 7913 Direção de atores no Cinema
CMA7922 Tópicos: Videodança/videoperformance e 7924 Corpo e Câmera
05/2017 - 05/2017
Direção e administração, Reitoria, Secretaria de Cultura e Arte.

Cargo ou função
Membro da Comissão de avaliação Procultura.
11/2013 - 12/2016
Direção e administração, Dali, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Avaliação de Estágio Probatório de Priscila Genara Padilha.
10/2013 - 12/2015
Direção e administração, Dali, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Infraestrutura e Meios.
09/2010 - 07/2015
Direção e administração, Dali, .

Cargo ou função
Membro titular do Colegiado do Curso de Graduação em Artes Cênicas..
11/2012 - 11/2013
Direção e administração, Dali, .

Cargo ou função
Coordenador de Atividades Complementares.
04/2012 - 04/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Dali, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão para formulação do projeto do PPG em Artes.
12/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Dali, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para o PDCD.
11/2011 - 11/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Dali, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para o processo de Transferências e Retornos.
01/2011 - 10/2012
Direção e administração, CCE - Centro de Comunicação e Expressão., .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Artes Cênicas..
9/2010 - 9/2012
Direção e administração, Dali, .

Cargo ou função
Coordenador de Pesquisa do Departamento (Dali).
04/2012 - 04/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, CCE - Centro de Comunicação e Expressão., .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação do FUNPESQUISA.
07/2011 - 07/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, CCE - Centro de Comunicação e Expressão., .

Cargo ou função
Membro da Comissão para o Prêmio Detaque Pesquisador..

Prefeitura Municipal de Florianópolis, PMF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Membro de Conselho (FUNCINE), Enquadramento Funcional: não há
Outras informações
Membro do Conselho Administrativo do Fundo Municipal de Cinema (FUNCINE) de Florianópolis, vinculado a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, representando a Universidade Federal de Santa Catarina na condição de suplente.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisador convidado, Carga horária: 10

Atividades

7/2002 - 12/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Artes Cênicas, Departamento de Artes Cênicas.

4/2004 - 1/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Artes Cênicas, Departamento de Artes Cênicas.

Cargo ou função
Membro de Comissão Temporária.
08/2007 - 12/2007
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias do teatro 02 - Estagiario PAE
3/2006 - 7/2006
Ensino, Usp Leste (EACH), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura, Comunicação e Criatividade - audiovisual
8/2003 - 12/2003
Estágios , Departamento de Artes Cênicas, Departamento de Artes Cênicas.

Estágio realizado
Estagio de Aperfeiçoamento de Ensino.
4/2003 - 7/2003
Estágios , Departamento de Artes Cênicas, Departamento de Artes Cênicas.

Estágio realizado
Estagio de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE).
9/2000 - 6/2001
Serviços técnicos especializados , Núcleo de Informática, Núcleo de Informática.

Serviço realizado
Monitoria no laboratório multimídia da pós graduação.
9/1999 - 6/2001
Serviços técnicos especializados , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Cinema Rádio e Televisão.

Serviço realizado
Implantação e monitoria em laboratório fotográfico..
11/1999 - 5/2001
Extensão universitária , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Cinema Rádio e Televisão.

Atividade de extensão realizada
ensaio fotográfico e exposição de fotografia em comunidade rural.
1/2000 - 12/2000
Extensão universitária , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Cinema Rádio e Televisão.

Atividade de extensão realizada
Produção, captação, edição e mixagem de CD caipira.
10/1999 - 1/2000
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Comunicações e Artes, Escola de Comunicações e Artes.

Atividade realizada
Operador de som direto em documentário..
5/1999 - 11/1999
Serviços técnicos especializados , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Cinema Rádio e Televisão.

Serviço realizado
Foto still, table-top e foto de cena de curta metragens..
5/1997 - 11/1997
Outras atividades técnico-científicas , Coordenadoria de Comunicação Social, Coordenadoria de Comunicação Social.

Atividade realizada
Produção executiva e de estúdio para programas de TV..
4/1997 - 9/1997
Estágios , Departamento de Marketing, Departamento de Marketing.

Estágio realizado
credenciamento de projetos em leis de incentivo fiscal.

Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor visitante, Carga horária: 1
Outras informações
Participo do grupo de pesquisa "ABC das Diversidades " http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=IWU4705FPW6IRZ

Atividades

05/2012 - 10/2012
Extensão universitária , Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas, .

Atividade de extensão realizada
1º e 2º Encontro entre os grupos de pesquisa ABC das diversidades-UFABC e PACT-UFSC.


Linhas de pesquisa


1.
Por uma Teoria contemporânea do espetáculo

Objetivo: A decadência do projeto de hegemonia do espetáculo frente aos outros elementos do fenômeno teatral, no contexto do século 20, desemboca no início do século 21 numa paradoxal situação em que o espetáculo teatral está ao mesmo tempo banalizado, enquanto lócus das experiências mais radicais do teatro, e generalizado no plano das outras artes visuais, plásticas, performativas e cinemáticas. Para além da leitura ideológica de Gui Debord, do espetáculo como expressão de um sistema de produção e reprodução social alienante e perverso, pretende-se pensar o espetáculo como forma espacial e temporal privilegiada de observação das manifestações artísticas contemporâneas, em seus mais diversos e intercambiantes procedimentos. Do opsis, citado na Poética de Aristóteles como elemento secundário da mimese trágica, ao espetáculo como expressão de uma arte autônoma, o teatro, como profetizou Gordon Craig no início do século 20, progride-se, em pleno século 21 para uma apropriação dos elementos da espetacularidade por todos os campos da expressão artística e justifica-se a definição de um conceito como o de desempenho espetacular para se operar com eles. Esse desenvolvimento iniciou-se há dois anos, com a pesquisa em curso em torno da Mimese e do Desempenho Espetacular, e deverá se aprofundar agora, com a perspectiva de continuidade do apoio, na direção de uma teoria contemporânea do espetáculo pensada nessa abrangência, para muito além do teatro, e adentrando questões que envolvem as artes em geral, o cinema e o vídeo...
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
Palavras-chave: performance; artes cênicas; desempenho espetacular.
2.
Mimese e desempenho espetacular

Objetivo: A investigação em curso parte da dúvida se seria possível resgatar o conceito de mimese como um operador de leitura do teatro e do cinema contemporâneos, em suas formas não realistas e naturalistas. A pergunta se desdobra na hipótese de que isso seria possível se o conceito de mimese fosse articulado com os conceitos de teatralidade e de anti-teatralidade (como manifestos no plano das artes em geral), e de performance (na interação entre a antropologia e as manifestações culturais). Dessa articulação se constituiria um conceito operador que desse conta, da complexidade das práticas teatrais e performáticas contemporâneas consideradas híbridas, ou com pouca nitidez sobre a delimitação de seus territórios. Seria o conceito de desempenho espetacular. Evita-se nessa operação conceitual reduzir mimese à idéia de imitação, cópia, e pressupõe-se uma tensão entre a função representacional da mimese e sua potência de instituir um inédito possível. Antes, mimese é pensada como apresentação, ou movimento mínimo de enfatização que destaca ou recorta, do mundo natural, algo que se faz passar por ele e que provoca, naqueles a que se dá a ver, os efeitos que seriam necessariamente provocados se fosse o mundo mesmo que estivesse lá. Os conceitos de teatralidade e de antiteatralidade, e de performance, são examinados na amplitude de leituras que lhes cabem, procurando-se constituir com essas referências a idéia de um conceito operador que, fundado na idéia da eficácia de representação mimética, pudesse estabelecer leituras potentes de manifestações espetaculares de fronteira, trangênicas ou desterritorializadas...
Palavras-chave: mimesis; cinema; teatro.
3.
Hibridismos foto-cinematográficos

Objetivo: Tendo como premissa as imagens técnicas dos diferentes suportes fotográficos e audiovisuais, essa linha foca-se nas possibilidades conceituais e plásticas da performatividade na convergência midiática. Aqui a imagem estática e a em movimento são o objeto de pesquisa, especialmente na instalação, videodança, videoperformance e no live cinema. Além de um núcleo permanente de experimentação artística, a linha contempla a materialidade da imagem fotográfica e as relações entre corpo e câmera..
Palavras-chave: videodança; videoperformance; live cinema; fotografia.
4.
Composição e performance em fluxos multimidiáticos.

Objetivo: Esta linha desenvolve pesquisas práticas aplicadas à body-art e presença cênica, às interações entre dança e tecnologia, e à contaminação das artes visuais no cinema. Nessa investigação, os fluxos criativos em mixed-media dialogam com a performance enquanto fenômeno estético contemporâneo que questiona a noção de identidade, corpo e técnica. O ato ao vivo multimidiático é o objeto principal desta linha que experimenta desde paisagens sonoras até plataformas interativas..
Palavras-chave: performance; arte ao vivo; fluxo multimídia; paisagem sonora.
5.
Estratégias de Autocultivo e Criação.

Objetivo: Dedicada à reinvenção subjetiva do artista, ou sua autopoiesis, através de práticas físicas, busca-se a unidade entre corpo-mente-emoção capaz de transformar a percepção cotidiana, refinando o indivíduo e seu desempenho na sociedade. Nesse espaço, os artistas-pesquisadores compartilham suas experiências em treinamentos de Yoga, prática indiana, e Kung Fu, arte marcial chinesa, como métodos de trabalho sobre o corpo e seus processos de criação em arte em possíveis relações de alteridade..
Palavras-chave: treinamento corporal; autocultivo; processo criativo.


Projetos de pesquisa


2011 - 2014
ABC das Diversidades
Descrição: Propõe o estudo amplo e sistemático das várias expressões dos conflitos na contemporaneidade, com dimensões econômicas, políticas, culturais, artísticas, ambientais, científicas, tecnológicas, que requerem olhares críticos de pesquisas interdisciplinares a partir de categorias de análise transversais, como classe, gênero, etnia, geração, entre outras. Consideramos as questões relacionadas à memória e à identidade e aos diversos tipos de narrativas e performances contemporâneas são fundamentais para o estudo e a compreensão de questões identitárias que envolvem a diversidade cultural de sujeitos e grupos em disputa por valores materiais e imateriais, por protagonismos em trajetórias históricas e em políticas públicas, abrangendo a investigação e o reconhecimento de processos de identificação e de subjetivação que escapam à reducionismos e pontos de vista únicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Rodrigo Garcez da Silva - Integrante / Andrea Paula dos Santos - Coordenador / Suzana Lopes Salgado Ribeiro - Integrante.
2010 - Atual
PACT - Performance, Artes Cênicas e Tecnologia
Descrição: Grupo de pesquisa focado nas interações da arte da performance com novas mídias dentro das linhas: hibridismos foto-cinematográficos; intermidialidade e composição cênica; tecnologias do corpo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Rodrigo Garcez da Silva - Coordenador / Andrea Paula dos Santos - Integrante / Débora Zamarioli - Integrante.

Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 7
2003 - 2012
GIDE (Grupo de Investigação do Desempenho Espetacular) Membro regular
Descrição: Estudam-se as manifestações espetaculares tanto no âmbito das artes cênicas, como das artes plástica,do cinema, e da própria vida social, incluindo-se a política e as práticas sociais como a medicina a educação e a engenharia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Rodrigo Garcez da Silva - Integrante / Luiz Fernando Ramos - Coordenador / Silvia Fernandes da Silva Telesi - Integrante / Arthur Belloni - Integrante / Fábio Salvatti - Integrante / Merle Ivone Barriga - Integrante.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Urdimento (UDESC)
2004 - 2007
Periódico: Territórios e Fronteiras da Cena (USP)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Performance.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem.
Italiano
Compreende Pouco, Lê Pouco.


Prêmios e títulos


2010
Edital de Chamamento ? Seleção de Projetos Culturais - Kinokaos (fotografias), SESI/SP.
2008
Grant for the 'Readers Winner' - sagatiba photography competition, Dazed & Confused magazine - Inglaterra.
2008
Grant fot the Kinokaos Manchester photography exhibition, Drama Department - University of Manchester - UK.
2005
Prêmio em dinheiro para a realização do periódico TFC, Fundo de Extensão e Cultura da Universidade de São Paulo.
2001
Prêmio estímulo pela produção do projeto multimídia "Movimento no ar", FURB - Universidade de Blumenau.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GARCEZ, R.2007GARCEZ, R.; BARRIGA, Merle Ivone . El mercado de la Performance. Afuera. Estudios de Crítica Cultural (En línea), Buenos Aires, Argentina, v. 2, p. 1, 2007.

2.
GARCEZ, R.2006GARCEZ, R.; BARRIGA, Merle Ivone . O mercado da performance. Memória ABRACE, Rio de Janeiro, v. 1, p. 291-293, 2006.

3.
GARCEZ, R.2005GARCEZ, R.. Devir, umwelt e algumas performances. Territórios e Fronteiras da Cena (USP), São Paulo, v. 1, n.1, 2005.

4.
GARCEZ, R.2003GARCEZ, R.. Uma cena alemã ao anoitecer. Um ensaio sobre o gestus social de Brecht na fotomontagem de John Heartfield.. Studium (UNICAMP), http://www.studium.iar.unicamp, v. 12, p. 3, 2003.

5.
GARCEZ, R.2003GARCEZ, R.. Ensaio sobre a fotocélula cênica enquanto modelo de ação para o desempenho espetacular. Memória ABRACE, Florianópolis, v. 1, n.1, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GARCEZ, R.; SANTOS, Andrea Paula dos (Org.) . À Esquerda das Forças Armadas Brasileiras. 1. ed. Santos: Edições K, 2004. 235p .

Capítulos de livros publicados
1.
BARRIGA, Merle Ivone ; GARCEZ, R. . O mercado da performance. In: Maria Beatriz de Medeiros; Marianna F.M. Monteiro. (Org.). Espaço e performance. Brasília: Pós graduação em Artes UnB, 2007, v. , p. 139-152.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GARCEZ, R.. Ética e processo criativo em Lia Rodrigues. In: V Reunião Científica da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, 2009, São Paulo. Memória Abrace Digital. São Paulo, 2009.

2.
GARCEZ, R.; RIBEIRO, S. L. S. . Da mimese à mística do MST. In: VI Encuentro de Performance y Política, 2007, Buenos Aires. ENCUENTRO 2007: Buenos Aires: Trauma, Memory, and Performance - Encuentro Contribution to Working Group. Nova Iorque: NYU, 2007. v. 1. p. 1-1.

3.
GARCEZ, R.; BARRIGA, Merle Ivone . O mercado da performance. In: IV Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2006, Rio de Janeiro. Memória ABRACE. Rio de Janeiro: abrace / 7 letras, 2006. v. 1. p. 291-293.

4.
GARCEZ, R.. Devir, umwelt e algumas performances. In: I Reunião Científica do Grupo de Trabalho Territórios e Fronteiras: Pós teatro: performance, tecnologia e novas arenas de representação, 2005, São Paulo. Territórios e Fronteiras da Cena (USP). São Paulo: GIDE / Edições K, 2005. v. 1.

5.
GARCEZ, R.. Ensaio sobre a Fotocélula cênica enquanto modelo de ação para o desempenho espetacular.. In: III Congresso da ABRACE, 2003, Florianópolis. Anais do III Congresso da ABRACE. Florianópolis: Udesc, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GARCEZ, R.. A fotografia como símbolo ritual mimético: do punctum à encenação. In: III Reunião Científica da ABRACE, 2004, Florianópolis. Memória ABRACE. Florianópolis: ABRACE, 2004. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GARCEZ, R.. Ars vis viva: notas introdutórias sobre fluxos criativos na mixed media.. In: VII Congresso da ABRACE, 2012, Porto Alegre. Memória ABRACE digital, 2012.

2.
GARCEZ, R.. Movimento no Ar. In: Seminário Internacional Memória, Rede e Mudança Social, 2003, São Paulo, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
GARCEZ, R.. Performatividade em Hélio Oiticica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
GARCEZ, R.. O teatro de imagens de Robert Lepage e os fluxos rizomáticos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
GARCEZ, R.. Versão em inglês do periódico científico TFC - TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DA CENA Versão em inglês do periódico científico TFC - revista eletrônica de artes cênicas, cultura e humanidades. São Paulo: edições k / gide, 2005. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
GARCEZ, R.. Membro de comissão de seleção da mostra competitiva do 18º FAM, Florianópolis Audiovisual Mercosul.. 2014.

2.
GARCEZ, R.. Exposição Diálogos Expostos (curadoria). 2014.

Programas de computador sem registro
1.
GARCEZ, R.. Website kinokaos.net. 2008.

2.
GARCEZ, R.; Maria, L. . Website do programa de pós-graduação em Artes Cênicas. 2007.

3.
GARCEZ, R.. TFC - edição especial - CDROM. 2005.

4.
GARCEZ, R.. Revista Ibmec-Cultura (projeto piloto). 2005.

5.
GARCEZ, R.. Enciclopédia Visual das Artes Cênicas. 2004.

6.
GARCEZ, R.. TFC - Territórios e Fronteiras da Cena, Revista Eletrônica de Artes Cênicas, Cultura e Humanidades. 2004.

Processos ou técnicas
1.
GARCEZ, R.. Assessoria Técnico-Científica à Fundação Editora da UNESP. 2011.

Trabalhos técnicos
1.
GARCEZ, R.. Fotografia para o livro Electronic Samba de Adonay Ariza. 2006.

2.
GARCEZ, R.. Edição gráfica para o Dossiê da revista sala preta 5. 2005.

3.
GARCEZ, R.. Revista Eletrônica de Artes Cênicas, Cultura e Humanidades, TFC. 2004.

4.
GARCEZ, R.. Edição gráfica para o Dossiê da Revista Sala Preta numero 3 (issn 1519-5279). 2003.

5.
GARCEZ, R.. Fotos still e de cena para o curta Prohibidu's de Júlio Pessoa. 2000.

Redes sociais, websites e blogs
1.
GARCEZ, R.; ZAMARIOLI, D. ; SCANSANI, A. C. . PIC-PACT (Processos Indisciplinares Colaborativos. 2013; Tema: Interface de diálogo dos processos criativos em Performance e Tecnologia do Grupo de Pesquisa PACT. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
GARCEZ, R.. Direção de não atores dentro da 7a Semana Acadêmica de Cinema da UFSC. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
GARCEZ, R.. Enciclopédia Visual das Artes Cênicas - Primeira base de dados de imagem voltada para as artes cênicas, da antiguidade aos dias atuais. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material de apoio didático).

3.
SANTOS, Andrea Paula dos ; GARCEZ, R. . À Esquerda das Forças Armadas Brasileiras. 2004. (Editoração/Livro).

4.
GARCEZ, R.. TFC - Territórios e Fronteiras da Cena, Revista Eletrônica de Artes Cenicas, Cultura e Humanidades. 2004. (Editoração/Periódico).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
GARCEZ, R.; PERALTA, J. R. . Experimenta - Antropofonia - Hedra Rockenbach. 2018. Performática.

2.
GASTALDI, F. B. ; GARCEZ, R. . Experimenta (Semana de Artes da UFSC). 2016. Performática.

3.
GARCEZ, R.; HOMA, G. ; SARDINHA, H. D. ; ZAMARIOLI, D. . INCURSIO. 2013. Performática.

4.
KORTING, I. ; GARCEZ, R. . Projeto 5760. 2010. Performática.

5.
GARCEZ, R.; DUNDJEROVIC, A. S. . routledge performance practitioners - Robert Lepage book by A. Dundjerovic - performances para o capítulo 4 (practical workshops and rehearsal techniques). 2008. Teatral.

6.
GARCEZ, R.; DÍAZ, A. A. . Flamenco com pureza. 2000. Radialística.

Artes Visuais
1.
GARCEZ, R.; MIGNONI, Y. C. . Antropofonia - 1a temporada (Produção Executiva). 2019. Filme.

2.
GARCEZ, R.; BECKER, A. L. . Live Flux - edição 3, internacional. 2018. Performance.

3.
GARCEZ, R.; PERALTA, J. R. . Antropofonia - Grupo Livre de Percussão. 2018. Filme.

4.
GARCEZ, R.; BECKER, A. L. . Live Flux. 2017. Performance.

5.
GARCEZ, R.; BECKER, A. L. . Exposição Revistas de Cinema. 2016. Diversas.

6.
GARCEZ, R.; BECKER, A. L. . Live Flux - Audiovisual ao Vivo. 2015. Performance.

7.
GARCEZ, R.. Kinokaos (circulação em todos os SESI-SP) entre 2014 e 2015. 2015. Fotografia.

8.
GARCEZ, R.. GHOMMO+MAOLLI - um experimento em LiveCinema. 2014. Performance.

9.
GARCEZ, R.. Kinokaos (circulação em todos os SESI-SP) 2013. 2013. Fotografia.

10.
GARCEZ, R.. Kinokaos (circulação em todos os SESI-SP) entre 2011 e 2012. 2012. Fotografia.

11.
GARCEZ, R.. Kinokaos-Manchester, exposição fotográfica no centro de artes Martin Harris da Universidade de Manchester - GB - Recebi também um prêmio em dinheiro do Departamento de Drama. 2008. Fotografia.

12.
GARCEZ, R.. routledge performance practitioners - Robert Lepage book by A. Dundjerovic - 2 fotos impressas no capítulo 4 (practical workshops and rehearsal techniques). 2008. Fotografia.

13.
GARCEZ, R.. Pure Spirit of Brasil at the Dazed Gallery. 2008. Fotografia.

14.
GARCEZ, R.; SANTOS, Andrea Paula dos . Movimento no ar - exposição fotográfica multimidia com dança e música original composta para os eventos pelos camponeses do MST. Movimento no ar foi exibido em 4 cidades brasilieras, contando com um público aproximado em 300 pessoas. 2001. Fotografia.

15.
GARCEZ, R.; IGUMA, Andrea . Liebesterium. 2000. Vídeo.

16.
COHEN, D. B. ; SANTOS, Andrea Paula dos ; GARCEZ, R. . Tapestry of T-shirts plus Footprints. 2000. Instalação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
GARCEZ, R.. Guia Fotocênico dos Caracteres Macuqueiros - oficina no bairro do Macuco em Santos. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
GARCEZ, R.. Movimento no ar- o processo do ato artístico coletivo. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
Lino, R ; GARCEZ, R. . Um beijo a Bolsonaro.. 2011 (Perfomance coletiva e flash mob político).

4.
Oiticica, H. ; GUIMARAES, L. F. ; RAMOS, L. F. ; GARCEZ, R. ; Calado, A. P. . Performances "No reason to get excited" e "E PET C LO". 2009.

5.
GARCEZ, R.. Imagens randomicas para o centre for screen studies. 2008 (imagens para site de grupo de pesquisa).

6.
GARCEZ, R.. Movimento no ar - cd. 2001.

7.
GARCEZ, R.; IGUMA, Andrea ; MENDES, E. S. S. . TV EM FOCO, o som nos meios audiovisuais. 1999.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Collaço, Vera; Miranda, Maria B.; GARCEZ, R.. Participação em banca de Gabriela Pereira Fregoneis. Da performance ao cinema: análise sobre as experiências em Metamorfoses de Ofélia. 2012. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

2.
TAVARES, A. M. S. A.; RAMIRO, Mario; GARCEZ, R.. Participação em banca de Gabriel Brito Nunes. Corpo e/é imagem. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Artes Visuais) - Universidade de São Paulo.

3.
Santana, M. A.; Ferracini, R.; GARCEZ, R.. Participação em banca de João Ricardo da Cunha Santos. Cia Espaço em BRANCO: Processos Híbridos de Criação. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Teses de doutorado
1.
BONFITTO JUNIOR, M.; GARCEZ, R.; QUILICI, C. S.; SPERBER, S. F.; Collaço, Vera. Participação em banca de Gabriela Pereira Fregoneis. Poéticas do Corpo Fragmentado: experiências do corpo na cena expandida.. 2017. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
CARREIRA, A. L. A. N.; GARCEZ, R.; GOMIDE, J. V. B.; SANTANNA, A. C. V.; CONCILIO, V.. Participação em banca de Patricia Leandra Barrufi Pinheiro. Téspis Cibernético: o ator/atriz na prática da performance capture e as transformações da natureza da atuação. 2017. Tese (Doutorado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

3.
LOPES, S. P.; NAVARRO, G. M.; Santana, M. A.; LIGNELLI, C.; GARCEZ, R.. Participação em banca de Janko Navarro Salas. Da voz a composição: uma busca de técnica pessoal e cênica de ator.. 2012. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
MEDEIROS, S. L. R.; BERNARDO, Aglair; LISBOA, E. T.; MORETTI, M. F. S.; GARCEZ, R.. Participação em banca de Maris Viana. Popol Vuh: uma leitura cênica. 2012. Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Doutorado
1.
CARREIRA, A. L. A. N.; GARCEZ, R.; Miranda, Maria B.; GOMIDE, J. V. B.; SANTANNA, A. C. V.. Participação em banca de Patricia Leandra Barrufi Pinheiro. O Ator na Sala Verde: a prática da performance capture e o futuro da atuação. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
AMARANTE, D. W.; GARCEZ, R.; CAMPIGOTTO, C. M. L. M. E.. Participação em banca de Giovana Beatriz Manrique Ursini. Desvendando Trisha Brown: uma breve descrição da obra dessa coreógrafa e dançarina.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos da Tradução) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Manevy, A.; GARCEZ, R.; MACHADO, M. C.. Participação em banca de Fernanda Reinehr Shauren.ISABELA: A Jornada de Produção de um Curta-metragem. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
SALVATTI, Fábio; GARCEZ, R.. Participação em banca de Fabrício Bogas Gastaldi.Fuleragem: Corpo e Resistência no Movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais no Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
CAMPIGOTTO, C. M. L. M. E.; GARCEZ, R.; MARKENDORF, M.. Participação em banca de Marcus Vinícius Cosmo Morilla Caetano.Riocorrente e a montagem em seus fluxos, caminhos, desvios e respingos.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
IUVA, P. O.; GARCEZ, R.; BERNARDO, Aglair. Participação em banca de Helena Novo Borges.Quando ela sufoca o agora.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
SOARES, L. F. G.; GARCEZ, R.; SCANSANI, A. C.; AMBONI, R.. Participação em banca de Guilherme Rodrigues Pozzibon.Caim e Abel (direção de longa metragem). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
SOARES, L. F. G.; GARCEZ, R.; SCANSANI, A. C.; AMBONI, R.. Participação em banca de Lenon Oliveira Gonçalves.Caim e Abel (roteiro de longa metragem). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
SOARES, L. F. G.; GARCEZ, R.; SCANSANI, A. C.; AMBONI, R.. Participação em banca de Carlos Lenine Pereira.Caim e Abel (cinematografia de longa metragem). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
AMARANTE, D. W.; GARCEZ, R.; PEREZ, D. A.. Participação em banca de Liana Santos da Silva.Amor Industrial. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
PEREZ, D. A.; GARCEZ, R.. Participação em banca de Bruno Miguel Leandro.Solo para o cultivo de si.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

10.
GARCEZ, R.; SCANSANI, A. C.; FONSECA, J.; COUTO, J. G.. Participação em banca de Alex Brandão Ribeiro.Película. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

11.
GARCEZ, R.; SCANSANI, A. C.; SOARES, L. F. G.; CASTANHEIRA, J. C.. Participação em banca de Vanessa Camassola Sandre.Nuvem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

12.
GARCEZ, R.; SOARES, L. F. G.; POMMER, M. E.. Participação em banca de Julio Aied Passos.Cavalo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

13.
SCANSANI, A. C.; GARCEZ, R.; SOARES, L. F. G.; MACLEAY, R. S.. Participação em banca de Ana Carolina Silveira von Hertwig.Unfinished Business. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

14.
GARCEZ, R.; CASTANHEIRA, José Claudio Siqueira; WESCHENFELDER, R.. Participação em banca de Bruno Pizzo Scatena.A cruz de Hitler. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

15.
GARCEZ, R.; CASTANHEIRA, José Claudio Siqueira; BROZOZOWSKI, J.. Participação em banca de Gabriel Felipe Horbatiuk Dutra.Ultimum Moriens: trilha sonora da concepção à prática. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

16.
BERNARDO, Aglair; SCANSANI, A. C.; GARCEZ, R.. Participação em banca de Carlos Eduardo Minozzi Cipolli.Calma. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

17.
ZAMARIOLI, D.; GARCEZ, R.; TORRES, Vera. L. A.. Participação em banca de Isabela Martins Santos.A influência de Constantin Stanislavski e de Pina Bausch no processo de criação cênico.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

18.
BERTON, P. R.; LIMA, F. C.; GARCEZ, R.. Participação em banca de Lindson Muhlmann.Entre o teatro e o cinema. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

19.
GARCEZ, R.; ZAMARIOLI, D.; TORRES, Vera. L. A.. Participação em banca de Nathália Menotti Mazini.Cafua: estudo do processo de criação coreográfico a partir da improvisação em dança.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

20.
SILVA, C. E.; GARCEZ, R.. Participação em banca de Carlos Eduardo da Silva.Como estabelecer uma cultura criativa para um teatro de autorenovação?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SALVATTI, Fábio; GARCEZ, R.; PADILHA, P. G.. Processo seletivo para professor substituto em Performance. 2018.

2.
CASTANHEIRA, José Claudio Siqueira; GARCEZ, R.; IUVA, P. O.. Processo Seletivo para Professor Substituto na área de Fotografia Cinematográfica. 2016. Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
GARCEZ, R.; SCANSANI, A. C.; VIDIGAL, Leonardo A.. Presidente de banca para professor efetivo no campo Artes / Montagem Cinematográfica.. 2014. Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
BERNARDO, Aglair; GARCEZ, R.; MARKENDORF, M.. PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DE ROTEIRO E DIREÇÃO CINEMATOGRÁFICA. 2013. Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
GARCEZ, R.; SCANSANI, A. C.; LIRA, R.. Presidente de banca para professor efetivo no campo Cinema / Montagem Cinematográfica.. 2013. Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
GARCEZ, R.; MENDONCA, M. B.; Rauen, M. G.. Presidente de banca para professor efetivo no campo da interpretação teatral.. 2011. Universidade Federal de Santa Catarina.

Outras participações
1.
GARCEZ, R.; Mota, Mailce, B.; Perassi, Richard; Ijuim, Jorge; Santos, Alckmar. Avaliação dos projetos submetidos ao FUNPESQUISA. 2012. Universidade Federal de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Strangloscope (Mostra Internacional de Audio, Video/Filme e Performance Experimental: Feminino além do gênero).Debate sobre a obra da artista Cris Miranda. 2016. (Encontro).

2.
I Seminário do PPGAC UFOP.Encenação e Formas Híbridas. 2014. (Seminário).

3.
VII Congresso da ABRACE. Ars vis viva: notas introdutórias sobre fluxos criativos na mixed media.. 2012. (Congresso).

4.
VI Congresso - Arte e Ciência: abismo de rosas.. Estratégias tecnológicas na composição coreográfica do grupo cena 11.. 2010. (Congresso).

5.
V Reunião Científica da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas.Ética e processo criativo em Lia Rodrigues. 2009. (Seminário).

6.
Crise Da Imagem Ou Crise Da Teoria. 2008. (Simpósio).

7.
II Reunião Científica do GT Territórios e Fronteiras da ABRACE.open space. 2008. (Encontro).

8.
Research Encounters.Mediatics flows: from Eisenstein montage to visual arts. 2008. (Encontro).

9.
V Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cenicas da ABRACE. Performatividade em Hélio Oiticica. 2008. (Congresso).

10.
IV Reunião Científica de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas.O teatro de imagens de Robert Lepage e os fluxos rizomáticos. 2007. (Encontro).

11.
VI Encuentro de Performance y Política.Da mimese à mística do MST. 2007. (Encontro).

12.
IV Congresso da ABRACE; Os trabalhos e os dias das Artes Cênicas: ensinar, fazer e pesquisar dança e teatro e suas relações. IV Congresso da ABRACE; Os trabalhos e os dias das Artes Cênicas. 2006. (Congresso).

13.
I Reunião Científica do Grupo de Trabalho Territórios e Fronteiras: Pós teatro: performance, tecnologia e novas arenas de representação. I Reunião Científica do Grupo de Trabalho Territórios e Fronteiras. 2005. (Congresso).

14.
Seminário interdisciplinar - corpo representado. 2005. (Seminário).

15.
III Reunião Científica da ABRACE. III Reunião Científica da ABRACE. 2004. (Congresso).

16.
Ilhas de desordem - ciclo de diálogos sobre a cena contemporânea. 2004. (Seminário).

17.
III Congresso da ABRACE. III Congresso da ABRACE, Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. 2003. (Congresso).

18.
Seminário com Hans Thier Lehmann. 2003. (Seminário).

19.
Seminário Cultura: políticas e gestão. 2003. (Seminário).

20.
Seminário Internacional Memória, Rede e Mudança Social.Seminário Internacional Memória, Rede e Mudança Social. 2003. (Seminário).

21.
II Fórum Social Mundial.II Fórum Social Mundial. 2002. (Outra).

22.
I Fórum Social Mundial. 2001. (Outra).

23.
Seminário internacional Imagem e violência por Jean Baudrillard.. 2000. (Seminário).

24.
I Simpósio Brasileiro sobre Criança, Imaginário e Televisão. 1996. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GARCEZ, R.; CROCOMO, F. A. ; GUIDOTTI, F. G. . 22 Florianópolis Audiovisual Mercosul. 2018. (Festival).

2.
GARCEZ, R.; MACHADO, A. ; MACIEL, K. ; FERLA, J. L. ; PARENTE, A. . Oitava Semana de Cinema - Anseios Contemporâneos. 2014. (Outro).

3.
CASTANHEIRA, José Claudio Siqueira ; CAMPIGOTTO, C. M. L. M. E. ; MARKENDORF, M. ; GARCEZ, R. . IV Conferência Internacional SMALL CINEMAS ? CROSSING BORDERS.. 2013. (Congresso).

4.
GARCEZ, R.; BARROS, B. . Workshops e lançamento dos editais do programa rumos itaú cultural. 2012. (Outro).

5.
SANTOS, Andrea Paula dos ; GARCEZ, R. . Artes, Ciências, Tecnologias: transdisciplinaridades no Estudo de Performance e Arte Performance.. 2012. (Outro).

6.
GARCEZ, R.. KINOKAOS. 2011. (Exposição).

7.
GARCEZ, R.; AHMED, A. . CHACINE - Exibição comentada de Dead dreams of monochrome men por Alejandro Ahmed.. 2010. (Outro).

8.
GARCEZ, R.; RAMOS, L. F. . V Reunião Científica da ABRACE. 2009. (Outro).

9.
GARCEZ, R.. I Reunião Científica do Grupo de Trabalho Territórios e Fronteiras. Pós teatro: performance, tecnologia e novas arenas de representação. 2005. (Congresso).

10.
GARCEZ, R.. I Simpósio Brasileiro de Televisão, Criança e Imaginário. 1996. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Nathan Luchina. Vida, Vida. Início: 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

2.
Carlos Alberto Acevedo Cabral. Trigueirinho. Início: 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

3.
Rodrigo de Freitas. Olhares experimentais sobre a natureza. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

4.
Nataly Custodio de Oliveira. Pseudologia Fantástica. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

5.
Bernardo Froener Castello. Mestres do Groove. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

Iniciação científica
1.
João Rodrigues Peralta. PACT - Hibridismos foto-cinematográficos. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Thiago Rodrigues dos Passos. Apoteose. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

3.
Gregori Homa. Solo em busca de Companhia.. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Santa Catarina, Ministério da Cultura. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rafael César da Silva. O Reflexo do Abismo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rodrigo Garcez da Silva.

2.
Gustavo Setsuo Bo. Sangue Dourado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rodrigo Garcez da Silva.

3.
Felipe Arthur Tonin Gomes. Análise Fotográfica do Curta Metragem Sal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rodrigo Garcez da Silva.

4.
Ingrid Santos da Costa. Meu percurso fotográfico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rodrigo Garcez da Silva.

5.
Lincoln Sato. Kenzo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rodrigo Garcez da Silva.

6.
Aruã Sanção Fazendeiro. Ghost Feelings: roteiro de série de animação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rodrigo Garcez da Silva.

7.
Danilo Rossi. Cinematografia e o processo de concepção estética do curta metragem Buraco de Minhoca.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rodrigo Garcez da Silva.

8.
Gabriel Tavares Vianna Stella. O Olhar do Abismo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rodrigo Garcez da Silva.

9.
Marcelo Ribeiro Filho. Pedro (filme) e Fotografia e Absoluto (texto). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rodrigo Garcez da Silva.

10.
Caroline Serafim Dias. Cores ao Avesso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rodrigo Garcez da Silva.

11.
Maria Paloma Gomide Merello. Este que me olha - retratos de povos indígenas de Rondônia.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rodrigo Garcez da Silva.

12.
Matias Cherem Dala Stella. Cinco estações no casulo do tempo: um filme para Dica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rodrigo Garcez da Silva.

13.
Taisi Viveiros da Rocha. Do conto ao roteiro: adaptando ?Dias Estranhos?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rodrigo Garcez da Silva.

14.
Tobias Nunes Cordova. Socìetas Raffaello Sanzio: tragédia, imagem e sensação.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rodrigo Garcez da Silva.

15.
Maria Cristina Viero de Oliveira. Innersive. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rodrigo Garcez da Silva.

16.
Lucas de Andrade Coimbra. Copos vazios. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rodrigo Garcez da Silva.

17.
Adriana Zanotto. Boa noite, Ana.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rodrigo Garcez da Silva.

18.
Sara Gaverio Herran. Aurora. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rodrigo Garcez da Silva.

19.
Luis Felipe Tortoro. Porto da almas - roteiro cinematográfico de longa-metrage. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rodrigo Garcez da Silva.

20.
Bruno Pizzo Scatena. A cruz de Hitler. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rodrigo Garcez da Silva.

21.
Gabriel Felipe Horbatiuk Dutra. Ultimum Moriens: trilha sonora da concepção à prática. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rodrigo Garcez da Silva.

22.
Nathália Menotti Mazini. Cafua: estudo do processo de criação coreográfico a partir da improvisação em dança.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rodrigo Garcez da Silva.

23.
Tobias Nunes. Memória, difusão e preservação: o cinema de Walter Hugo Khouri enquanto fonte de informação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia ? Habilitação Gestão da Informação) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Rodrigo Garcez da Silva.

24.
Carlos Eduardo da Silva. Como estabelecer uma cultura criativa para um teatro de autorenovação.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rodrigo Garcez da Silva.

Iniciação científica
1.
Mateus Mossmann Trindade. CHIMERA. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rodrigo Garcez da Silva.

2.
Mateus Mendes Gigante. Corpo e camera: práticas entre cinema e dança. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rodrigo Garcez da Silva.

3.
Nícolas Rossi Haverroth. Autópsia - O Ato de Olhar com os Próprios Olhos. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rodrigo Garcez da Silva.

4.
Paloma Gomide. Este que me olha - retratos de povos indígenas de Rondônia.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rodrigo Garcez da Silva.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, Andrea Paula dos ; GARCEZ, R. . Artes, Ciências, Tecnologias: transdisciplinaridades no Estudo de Performance e Arte Performance.. 2012. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
GARCEZ, R.; ZAMARIOLI, D. ; SCANSANI, A. C. . PIC-PACT (Processos Indisciplinares Colaborativos. 2013; Tema: Interface de diálogo dos processos criativos em Performance e Tecnologia do Grupo de Pesquisa PACT. (Rede social).


Artes Visuais
1.
GARCEZ, R.; BECKER, A. L. . Live Flux. 2017. Performance.

1.
GARCEZ, R.; BECKER, A. L. . Live Flux - edição 3, internacional. 2018. Performance.


Artes Cênicas
1.
KORTING, I. ; GARCEZ, R. . Projeto 5760. 2010. Performática.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 10:52:41