Clóves Alexandre de Castro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3122759041294108
  • Última atualização do currículo em 14/12/2018


Possui graduação em GEOGRAFIA pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Realizou estágio de Pós-Doutorado no Depto de Geografia da USP (2015-2016). É docente do Instituto Federal Catarinense, campus Blumenau (IFC-Blumenau), onde atua no ensino médio técnico integrado; no curso de Pedagogia; na Especialização em Educação e no Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica-ProfEPT. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão e no campo da Geografia dedica-se à estudos relacionados à produção do espaço, movimentos sociais, Geopolítica, Geografia Econômica, Geografia Política, Políticas Públicas, questão ambiental, educação, as quais, todas elas, percebidas como indissociáveis do trabalho humano enquanto atividade que hominiza o ser humano. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Clóves Alexandre de Castro
Nome em citações bibliográficas
CASTRO, C. A.;CASTRO, CLOVES ALEXANDRE DE

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Catarinense, Campus Blumenau.
Rua Bernardino José de Oliveira
Badenfurt
89070270 - Blumenau, SC - Brasil - Caixa-postal: 72042
Telefone: (47) 37021700
URL da Homepage: http://blumenau.ifc.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Geografia.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Movimento socioespacial de cursinhos alternativos e populares: a luta pelo acesso à universidade no contexto do direito à cidade., Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Regina Célia Bega Santos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Cursinhos Alternativos e Populares; Universidade; Movimento social; Geografia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana / Especialidade: Geografia Urbana.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2005
Mestrado em Geografia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: CURSINHOS ALTERNATIVOS E POPULARES: Movimentos Territoriais de luta pelo acesso ao ensino público superior no Brasil,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: JAYRO GONÇALVES MELO.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: ESTADO; Cursinhos Alternativos e Populares; hegemonia; escala geografica; movimento territorial; ATORES SOCIAIS.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Superior.
1998 - 2002
Graduação em GEOGRAFIA.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Cursinho Ideal da Unesp: Por uma política pública de combate à exclusão social.
Orientador: Everaldo Santos Melazzo.
Bolsista do(a): UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA, PROEX, Brasil.
1998 - 2002
Graduação em Geografia Bacharelado.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: CURSINHO IDEAL DA UNESP: POR UMA POLÍTICA PÚBLICA DE COMBATE À EXCLUSÃO SOCIAL.
Orientador: EVERALDO SANTOS MELAZZO.


Pós-doutorado


2015 - 2016
Pós-Doutorado.
Depto de Geografia da FFLCH-USP, USO, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana / Especialidade: Geografia Urbana.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana / Especialidade: Geografia dos movimentos sociais.


Formação Complementar


2017 - 2017
Elaboração de questões de provas na perspectiva da Taxionomia de Bloom. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
2017 - 2017
RECEPÇÃO DOCENTE. (Carga horária: 60h).
Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
2016 - 2016
Ensino Médio Integrado: Reflexões sobre o currículo e a formação omnilatera. (Carga horária: 30h).
Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
2002 - 2002
Filosofia e Pensamento Geográfico Uma Introd à Que. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2001 - 2001
Desenvolvimento Em Escala Humana Uma Reflexão Sobr. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1999 - 2001
membro do Conselho Universitário - CO. (Carga horária: 100h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2000 - 2000
Formação do Território Brasileiro. (Carga horária: 8h).
Associação dos Geógrafos Brasileiros, AGB, Brasil.
2000 - 2000
As trasnsformações climáticas nas regiões brasilei. (Carga horária: 74h).
Coordenação Nacional de Estudantes de Geografia, CONEG, Brasil.
2000 - 2000
1° Assembléia Universitária da UNESP. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1999 - 1999
Técnicas de Desbloqueio de Corpo e Voz. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1999 - 1999
Técnicas de Apresentação. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1999 - 1999
Relações Interpessoais do Professor. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1999 - 1999
Aspectos Didáticos e a Relação Prof Aluno. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1998 - 1998
VIII SEMINÁRIO DE ENSINO DE GEOGRAFIA. (Carga horária: 24h).
ASSOCIAÇÃO DOS GEÓGRAFOS BRASILEIROS - SEÇÃO PRESIDENTE PRUDENTE, AGB - P/P, Brasil.
1998 - 1998
A construção do pensamento geográfico brasileiro. (Carga horária: 24h).
Associação dos Geógrafos Brasileiros, AGB, Brasil.
1998 - 1998
REGIÃO SUL DO BRASIL: A COLONIZAÇÃO EUROPEIA ...... (Carga horária: 240h).
UNESP-PRESIDENTE PRUDENTE, FCT-UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Federal Catarinense, IFC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Docente EBTT, nos cursos de Ensino Técnico em Informática e Eletromecânica, Pedagogia e Pós-Graduação em Educação Lato-Sensu e Mestrado em Educação Profissional Tecnológico - ProfEPT.

Atividades

07/2017 - Atual
Direção e administração, Instituto Federal Catarinense - IFC - Blumenau, Instituto Federal Catarinense - Reitoria.

Cargo ou função
Coordenador de Pós-Graduação.
12/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal Catarinense - IFC - Blumenau, .

Cargo ou função
Membro da comissão responsável pelas matrículas dos cursos do IFC-campus Blumenau.
10/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal Catarinense - IFC - Blumenau, .

Cargo ou função
Membro do colegiado do curso de Eletromecânica integrado ao ensino médio.
06/2017 - 08/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal Catarinense - IFC - Blumenau, .

Cargo ou função
Comissão de Estudo da Viabilidade de Implantação do Curso de Licenciatura em Geografia no IFC- campus Blumenau..
07/2017 - 12/2017
Ensino, Pegagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos e metodologia da geografia.
04/2017 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal Catarinense - IFC - Blumenau, .

Cargo ou função
Colegiado.
02/2017 - 12/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia para os 2º anos dos Ensinos Médios Integrados em Informática e Eletromecânica
02/2017 - 07/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal Catarinense - IFC - Blumenau, .

Cargo ou função
Comissão de Avaliação de Projetos de Pesquisa (CAPP) IFC-campus Blumenau.
01/2017 - 07/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal Catarinense - IFC - Blumenau, .

Cargo ou função
Comissão de elaboração da proposta de PROEJA para o IFC-campus Blumenau..
02/2017 - 06/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia para os 1º e 3º anos dos Ensinos Médios Integrados em Informática e Eletromecânica.
02/2017 - 06/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal Catarinense - IFC - Blumenau, .

Cargo ou função
Comissão Responsável pela Elaboração dos Editais PIQIFC e dos editais de Afastamento Integral no IFC - campus Blumenau durante o ano de 2017.
05/2017 - 05/2017
Ensino, Educação com ênfase em alfabetização e Educação da pequena infância, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas e Educação
Influências dos organismos multilaterais na definição das políticas públicas de Educação no Brasil nos anos de 1990.
12/2016 - 02/2017
Direção e administração, Instituto Federal Catarinense - IFC - Blumenau, .

Cargo ou função
Coordenador de Pesquisa e Inovação (substituto) do IFC-campus Blumenau.
11/2016 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal Catarinense - IFC - Blumenau, .

Cargo ou função
Membro da comissão responsável pelo processo eleitoral da Comissão Local de Avaliação do IFC-campus Blumenau..
08/2016 - 12/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia para os 1º e 3º anos para os Ensinos Médios Técnicos Integrados em Informática e Eletromecânica
08/2016 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal Catarinense - IFC - Blumenau, .

Cargo ou função
Membra da comissão responsável pela elaboração da proposta pedagógica para a implantação do PROEJA no IFC, campus Blumenau..
08/2016 - 11/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal Catarinense - IFC - Blumenau, .

Cargo ou função
Membro da Comissão responsável pelo processo eleitoral da Comissão Permanente do Pessoal Docente (CPPD)..
08/2016 - 09/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal Catarinense - IFC - Blumenau, .

Cargo ou função
Membro da comissão responsável para elaboração e implementação de uma política de preservação do patrimônio público no âmbito do IFC-Blumenau..
08/2016 - 09/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal Catarinense - IFC - Blumenau, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de elaboração dos Editais PIQIFC e Afastamento Integral no âmbito do IFC- Blumenau..

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio de Pós-Doutorado no Depto de Geografia sob orientação da professora Dra Marta Inês de Medeiros Marques.


Ministério da Educação e Cultura, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: livre
Outras informações
Membro da CONAP-Comissão Nacional de Acompanhamento Social do PROUNI, cuja funções implica em fiscalizar, acolher e investigar denúncias acerca do processo de concessão de bolsas públicas nas IES privadas; Produzir informações dos mais variados aspectos sobre os prounistas; Sugerir ao Ministro da Educação alterações no programa quando julgar necessário.


Prefeitura do Município de São Paulo, PMSP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Regime parcial, Carga horária: 30
Outras informações
Professor de Geografia para o Ensino Fundamental-II na escola Almirante Ary Parreira.


Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista Treinamento Técnico-4, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Tutor do curso de Pós-Graduação à Distância "Gestão da Escola Pública para Diretores". Trata-se de um projeto de formação continuada direcionado aos diretores da rede oficial de ensino do estado de São Paulo desenvolvido pela Faculdade de Educação da USP em convênio com o governo do estado de São Paulo por meio da sua Rede São Paulo de Formação Docente (REDEFOR), cujo objetivo é o de contribuir para a prática de sensibilizar-se, motivar-se e mobilizar-se para enfrentar o problema da aprendizagem insatisfatória dos alunos da escola em que os gestores atuam, reconhecendo a Proposta Curricular da SEESP como uma das políticas voltadas à melhoria da qualidade das aprendizagens; Outro objetivo é utilizar resultados de avaliação e outros indicadores sócio-educativos para diagnosticar o estado da educação básica na escola onde exerce suas funções, coordenar com a equipe escolar o plano de ação e outras formas de intervenção para melhorar a qualidade das aprendizagens dos alunos; e, articular a equipe escolar sob a liderança da direção da escola o processo de elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP), considerando a proposta curricular, as políticas da SEESP e as especificidades da escola, conduzindo o processo de construção dos consensos.


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS , INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: doutorando, Enquadramento Funcional: livre, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolvimento do projeto que resultou em tese de doutorado defendida em Dezembro de 2011. Tal projeto implicou na análise dos Cursinhos Populares, da luta pela democratização do acesso ao ensino superior gratuíto como uma entre muitas das contradições que caracterizam a questão urbana, trazendo a tona uma geografia produzida pela ação dos sujeitos sociais que constituem o movimento de cursinhos populares.


Colégio Santa Marcelina, CSM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Substituto/ temporário, Enquadramento Funcional: contrato, Carga horária: 15
Outras informações
Professor de Geografia para o Ensino Médio em substituição do professor titular devido licença médica.


FUNDAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ADMINISTRATIVO DE SÃO PAULO, FUNDAP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: PESQUISADOR -TÉCNICO-CONSULTOR, Enquadramento Funcional: CONTRATO, Carga horária: 30
Outras informações
Pesquisador do Projeto "Memória Paulista", sob coordenação da FUNDAP. Este projeto tem o objetivo de resgatar a memória paulista, cujo vários eventos exerceram influências na história do Brasil. A pesquisa foi dividada em 20 linhas temáticas, e fiquei responsável pela temática da "Industrialização paulista". O trabalho desenrolou-se por meio de pesquisa bibliográfica, leituras das obras e resumo crítico de 200 palavras para cada obra lida sobre a temática. No final do trabalho foi produzido um artigo/ensaio sobre a industrialização paulista durante a Primeira República o qual em breve será publicado no "Portal do Conhecimento", de responsabilidade da FUNDAP.


Cooperativa Educaciional de Descalvado, CEDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: PROFESSOR CONTRATADO, Enquadramento Funcional: livre, Carga horária: 12
Outras informações
Professor de geopolítica para os alunos do ensino médio.

Atividades

11/2006 - 07/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
geopolítica

Secretaria da Educação de Descalvado, SED, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor de Geografia PEB - 2, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Geografia e História para as séries do ensino fundamental II.


Centro Educacional Objetivo, OBJETIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Professor no Pré-vestibular, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia e História, Carga horária: 15
Outras informações
Professor de geografia e história no Cursinho Pré-Vestibular.

Atividades

02/2001 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia do Brasil, Geografia Geral, História do Brasil e História Geral

Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Pós-Graduando e bolsista CAPES, Enquadramento Funcional: Estágio Docência exigido pela CAPES, Carga horária: 8
Outras informações
Com o professor responsável pela disciplina de "História Contemporânea" no curso de Geografia da UNESP em Presidente Prudente, desempenhamos estágio de docência junto ao 1. ano do Curso de Geografia.

Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Bolsista de Extensão, Enquadramento Funcional: Professor de História - Pré-Vestibular, Carga horária: 10
Outras informações
Projeto de Extensão Universitária intitulado "Cursinho Ideal da Unesp" na FCT-UNESP em Presidente Prudente-SP. Voltado para estudantes de escola pública sem condições de custear um curso preparatório para o vestibular das Universidades públicas.

Atividades

02/2004 - 07/2004
Estágios , Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, .

Estágio realizado
Estágio docência no ensino superior exigido pela CAPES. O estágio foi realizado junto ao 1° ano do curso de Geográfia, e o estagiário ministrou aulas da disciplina "História Contemporânea", de responsabilidade do Professor Jayro Gonçalves Melo.
02/1999 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
História do Brasil e História Geral


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Projeto de transferência de tecnologia para monitoramento ambiental por drones em aterros sanitários regulados e/ou bacias de captação e estações de tratamento de água em prestadores de serviços de saneamento básico.
Descrição: A proposta em tela visa a transferência de tecnologia ("Método para Monitoramento de Enchentes em Tempo Real por meio de Veículo Aéreo Não Tripulado", registro BR1020170152685) concebida no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR-Furb), por meio de parceria de cooperação com a AGIR - Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí. Mais precisamente, busca estabelecer um protocolo de utilização do dispositivo por meio da implantação de um programa de monitoramento aéreo, capacitação técnica e elaboração de um esboço de regulação de usos de mananciais para captação de recursos hídricos e aterros sanitários legais. Neste sentido, constitui uma iniciativa inédita no âmbito local para a criação de um modelo de transferência de conhecimento e inovações para comunidade e o poder público. Além disso, se alinha com atividades de gestão ambiental da AGIR na busca pelo Desenvolvimento Sustentável da região permeado de ações que assegurem a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos; bem como o apoio e fortalecimento da participação das comunidades locais, para melhorar a gestão da água e do saneamento. Baseia-se em metodologia colaborativa entre o IFC ? campus Blumenau e a entidade parceira, envolvendo: a) realização de reuniões quinzenais; b) adequação e testes de campo de protótipo de Veículo Aéreo Não-Tripulado ("drone"); c) adaptação dos produtos técnicos aos aspectos conceituais e jurídicos da regulação, fiscalização e gestão de recursos naturais no Médio Vale do Itajaí. Entre os principais resultados esperados destacamse: a) estabelecimento de um programa de utilização de drones pela AGIR; b) capacitação do corpo técnico para a utilização da tecnologia; c) elaboração de instrumento normativo de gestão por drones; d) sistematização da expertise desenvolvida por meio de patenteamento, publicações científicas, participação em eventos e organização de seminário regional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Movimentos socioespaciais e socioterritoriais em São Paulo
Descrição: O projeto de Pós doutorado refere-se ao estudo do Movimento de Luta por moradia auto denominado "Nós da Sul" que atua no distrito do Grajaú, cidade de São Paulo, por meio das ocupações urbanas "Plínio Resiste" e "Anchieta", extremo sul da cidade de São Paulo. Objetiva-se compreender o movimento por meio dos seus sujeitos e suas pautas e origens socioespaciais. Não se trata, pois de luta apenas por moradia, mas por estruturas fundamentais do espaço geográfico urbano, que alimentam os conflitos por transporte, saúde, educação e outras demandas cuja conquistas nos aproximam da utopia do direito à cidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
Centro de Memória e Documentação de São Paulo
Descrição: Pesquisa, sistematização de dados e produção de texto relativo a documentos históricos para o projeto Memória e Documentação de São Paulo. Este projeto foi composto de 20 linhas de pesquisa, entre as quais, "Industrialização paulista durante a Primeira República" foi de nossa responsabilidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2011
MOVIMENTO SOCIAL DE CURSINHOS POPULARES: a disputa pelo acesso ao ensino superior no contexto da luta pelo direito à cidade
Descrição: Esta pesquisa procura compreender as contradições e desigualdades que produzem um corte de classe na disputa por vagas nas instituições de ensino superior do país. Ela analisa os Cursinhos Populares suas representações e as geografias que produzem, na qualidade de movimentos sociais, que, nos últimos 20 anos, têm sido um importante instrumento de pressão para a democratização do acesso ao ensino superior no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Projeto de transferência de tecnologia para monitoramento ambiental por drones em aterros sanitários regulados e/ou bacias de captação e estações de tratamento de água em prestadores de serviços de saneamento básico.
Descrição: A propost a em tela visa a transferência de tecnologia ("Método para Monitoramento de Enchentes em Tempo Real por meio de Veículo Aéreo Não Tripulado", registro BR1020170152685) concebida no Programa de Pós- Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR-Furb), por meio de parceria de cooperação com a AGIR - Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí. Mais precisamente, busca estabelecer um protocolo de utilização do dispositivo por meio da implantação de um programa de monitoramento aéreo, capacitação técnica e elaboração de um esboço de regulação de usos de mananciais para captação de recursos hídricos e aterros sanitários legais. Neste sentido, constitui uma iniciativa inédita no âmbito local para a criação de um modelo de transferência de conhecimento e inovações para comunidade e o poder público. Além disso, se alinha com atividades de gestão ambiental da AGIR na busca pelo Desenvolvimento Sustentável da região permeado de ações que assegurem a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos; bem como o apoio e fortalecimento da participação das comunidades locais, para melhorar a gestão da água e do saneamento. Baseia-se em metodologia colaborativa entre o IFC ? campus Blumenau e a entidade parceira, envolvendo: a) realização de reuniões quinzenais; b) adequação e testes de campo de protótipo de Veículo Aéreo Não-Tripulado ("drone"); c) adaptação dos produtos técnicos aos aspectos conceituais e jurídicos da regulação, fiscalização e gestão de recursos naturais no Médio Vale do Itajaí. Entre os principais resultados esperados destacam-se: a) estabelecimento de um programa de utilização de drones pela AGIR; b) capacitação do corpo técnico para a utilização da tecnologia; c) elaboração de instrumento normativo de gestão por drones; d) sistematização da expertise desenvolvida por meio de patenteamento, publicações científicas, participação em eventos e organização de seminário regional..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
1998 - 2000
DATALUTA-BANCO DE DADOS DA LUTA PELA TERRA
Descrição: Pesquisa iniciada 1998 junto ao NERA-Núcleo de Estudos e Reforma Agrária da UNESP-Presidente Prudente, sob a coordenação do professor Bernardo Mançano Fernandes, cujo objetivo é o de demonstrar as espacializações e territorializações dos movimentos dos trabalhadores sem terra..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de comitê de assessoramento


2012 - Atual
Agência de fomento: COMISSÃO NACIOANAL DE ACOMPANHAMENTO SOCIAL DO ProUni (CONAP) MEC/SESu/DIPE


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Geografia e Pesquisa (UNESP. Ourinhos)
2013 - Atual
Periódico: Geografia. Ensino & Pesquisa (UFSM)
2014 - Atual
Periódico: Geografia. Ensino & Pesquisa (UFSM)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Urbana.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Econômica.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Política.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Aprovado em 2º lugar no concurso de provas e títulos para professor doutor na área de Geografia Regional (Teoria e regionalização mundial), IGE-UNICAMP.
2013
Aprovado em 2º lugar em concurso para professor adjunto (Geografia Humana) na Universidade Federal de Sergipe (UFES), UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA.
2012
Aprovado em 2ª lugar em concurso de provas e títulos para provimento cargo de professor doutor para as disciplinas de Geografia Econômica e Geografia Política na UNESP/OURINHOS., UNESP/OURINHOS.
2012
Aprovado em 2ª lugar na Seleção Pública para um docente nas áreas de Geografia Econômica e Política na UNICAMP., IGE-UNICAMP.
2011
DOUTOR EM GEOGRAFIA HUMANA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS-UNICAMP.
2011
Aprovado em concurso público para professor de Geografia do Ensino Fundamental -II da Prefeitura de São Paulo., Fundação Carlos Chagas.
2005
MESTRE EM GEOGRAFIA HUMANA, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA.
2002
LICENCIADO EM GEOGRAFIA, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA.
2002
BACHAREL EM GEOGRAFIA, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CASTRO, CLOVES ALEXANDRE DE2018CASTRO, CLOVES ALEXANDRE DE. Estrutura agrária e relações sociais no campo / Agrarian structure and social relations in the countryside. CADERNOS CIMEAC, v. 8, p. 50-67, 2018.

2.
CASTRO, C. A.;CASTRO, CLOVES ALEXANDRE DE2014CASTRO, C. A.. A PRODUÇÃO DO ESPAÇO INDUSTRIAL PAULISTA: ANTECEDENTES, PROCESSOS E REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Caderno Prudentino de Geografia, v. 1, p. 112-126, 2014.

3.
CASTRO, C. A.;CASTRO, CLOVES ALEXANDRE DE2014 CASTRO, C. A.. Movimento Social e Geografia: contribuição ao debate. REVISTA NERA (UNESP), v. 23, p. 60-80, 2014.

4.
CASTRO, C. A.;CASTRO, CLOVES ALEXANDRE DE2014CASTRO, C. A.. O processo de urbanização e o surgimento das primeiras universidades. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 18, p. 39-54, 2014.

5.
CASTRO, C. A.;CASTRO, CLOVES ALEXANDRE DE2012CASTRO, C. A.. EDUCAÇÃO POPULAR, MOVIMENTOS SOCIAIS E CURSINHOS POPULARES: UMA ANÁLISE PELO ESPAÇO. CADERNOS CIMEAC, v. V.2, p. 24-33, 2012.

6.
CASTRO, C. A.;CASTRO, CLOVES ALEXANDRE DE2012CASTRO, C. A.. Turismo, Desenvolvimento e Natureza: uma análise geográfica da atividade turística. Revista Geografia e Pesquisa, v. 6, p. 93-106-106, 2012.

7.
CASTRO, C. A.;CASTRO, CLOVES ALEXANDRE DE2008CASTRO, C. A.. Cursinhos alternativos e populares: origens, demandas e potencialidade. Caderno Prudentino de Geografia, v. 29, p. 69-86, 2008.

8.
CASTRO, C. A.;CASTRO, CLOVES ALEXANDRE DE2008 CASTRO, C. A.; MELAZZO, M.S. . Escala: noção, conceito ou teoria. Revista Terra Livre, v. 2, p. 133-142, 2008.

9.
CASTRO, C. A.;CASTRO, CLOVES ALEXANDRE DE2005 CASTRO, C. A.. Movimento de Cursinhos Populares: Um movimento Territorial?. OBSERVATÓRIO LATINO AMERICANO PESQUISA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO, OLPED.NET, v. CCCCCC, p. 1-16, 2005.

10.
CASTRO, C. A.;CASTRO, CLOVES ALEXANDRE DE2004CASTRO, C. A.. História Social do Trabalho e Movimentos Sociais no Brasil: o surgimento dos cursinhos populares. Formação (Presidente Prudente), Presidente Prudente - SP, v. 2, p. 89-109, 2004.

Capítulos de livros publicados
1.
CASTRO, C. A.. Da realidade ao onírico, do onírico ao imaginário: uma articulação de escalas possível?. In: GUIMARÃES, Raul Borges. (Org.). Memória e imaginário urbano: geografia de morpheus. Presidente Prudente: Azimute, 2006, v. , p. 101-104.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Isabel Gardenal ; CASTRO, C. A. . Tese resgata história de cursinhos alternativos. Jornal da UNICAMP, Campinas, 23 abr. 2012.

2.
CASTRO, C. A.. Em Defesa da Universidade Pública. Oeste Notícias, Presidente Prudente, p. 02 - 02, 30 maio 1999.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, C. A.. A universidade na pauta dos movimentos sociais: a geograficidade dos cursinhos alternativos e populares. In: O espaço não para, por uma AGB em Movimento. XV Encontro Nacional de Geógrafos, 2008, São Paulo. O espaço não para, por uma AGB em mocimento. XV Encontro Nacional de Geógrafos. São Paulo: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2008.

2.
CASTRO, C. A.. A segregação na dinâmica da cidade: Notas sobre o avanço da luta social pelo direito ao acesso no ensino superior público. In: O espaço não para, por uma AGB em Movimento. XV Encontro Nacional de Geógrafos, 2008, São Paulo. O espaço não para, por uma AGB em mocimento. XV Encontro Nacional de Geógrafos. São Paulo: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2008.

3.
CASTRO, C. A.. Cursinhos Alternativos e Populares: Movimentos Territoriais de luta pelo acesso ao ensino público superior no Brasil. In: VII Encontro Nacional da ANPEGE-Espacialidades Contemporâneas: O Brasil, a América Latina e o Mundo., 2007, Niterói. Espacialidades Contemporâneas: Brasil, a América Latina e o Mundo, 2007. v. 000000. p. 00000000000000-0000000000000xx.

4.
CASTRO, C. A.; MELO, J. G. . Movimento de Cursinhos Populares no Brasil: uma análise política por meio da escala geografica.. In: V ANPEGE-Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, 2003, Florianópolis.. Gestão do Território e do ambiente no Brasil: Desafios à formação e à pesquisa em geografia no ensino superior, 2003.

5.
CASTRO, C. A.. Movimento de cursinhos populares no Brasil: uma análise política por meio da escala geográfica. In: V SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO GASPERR - Grupo Acadêmico Produção do Espaço e Redefinições Regionais, 2003, Presidente Prudente. Memorial do V Seminário de Avaliação do GASPERR, 2003. p. 358-366.

6.
CASTRO, C. A.. Cursinho Ideal da UNESP: Uma política pública de combate à exclusão social. In: Encontro Nacional de Geografos, 2002, João Pessoa. CONTRIBUIÇÕES CIENTIFÍCAS. João Pessoa: AGB, 2002. v. 1. p. 1-1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, C. A.. Cursinhos Alternativos e Populares: Movimentos Territoriais de luta pelo acesso ao ensino público superior no Brasil. In: VII Encontro Nacional da ANPEGE-Espacialidades Contemporâneas: O Brasil, a América Latina e o Mundo., 2007, Niterói. Espacialidades Contemporâneas: Brasil, a América Latina e o Mundo, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, C. A.. A universidade na pauta dos movimentos sociais: a geograficidade dos cursinhos alternativos e populares. In: XV Encontro Nacional de Geográfos -, 2008, São Paulo. O espaço não para, por uma AGB em mocimento. XV Encontro Nacional de Geógrafos. SÃO PAULO: ASSOCIAÇÃO DOS GEÓGRAFOS BRASILEIROS, 2008.

2.
CASTRO, C. A.. Movimento de Cursinhos Populares no Brasil: uma análise política por meio da escala geográfica.. In: V ANPEGE-Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, 2003, Florianópolis. Gestão do Território e do ambiente no Brasil: Desafios à formação e à pesquisa em geografia no ensino superior. Curitiba, 2003.

3.
CASTRO, C. A.; FERNANDES, B. M. ; LIMA, S. . DATALUTA -Banco de dados da luta pela terra. In: XII Enconcontro Nacional de Geógrafos, 2000, Florianópolis. OS OUTROS 500 NA FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO. Florianópolis, 2000. v. 1. p. 253-253.

4.
CASTRO, C. A.. NOVA CANUDOS: um novo momento da territorialização do MST. In: II Fórum de Ciências da Faculdade de Ciências e Tecnologia - 4. Reunião de iniciação científica, 1999, Presidente Prudente. INTERDISCIPLINARIEDADE E COMPROMISSO SOCIAL DO CIENTISTA: EM BUSCA DE UMA INTERLOCUÇÃO, 1999. v. 1. p. 143-142.

5.
CASTRO, C. A.; FERNANDES, B. M. ; LIMA, S. ; OUTROS, E. . DATALUTA-BANCO DE DADOS DA LUTA PELA TERRA. In: II FÓRUM DE CIÊNCIAS DA FCT/UNESP, 1999, PRESIDENTE PRUDENTE. INTERDISCIPLINARIEDADE E COMPROMISSO SOCIAL DO CIENTISTA: EM BUSCA DE UMA INTERLOCUÇÃO. PRESIDENTE PRIDENTE: FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA-UNESP, 1999. v. 1. p. 171-171.

Artigos aceitos para publicação
1.
CASTRO, C. A.. 'Geografias das lutas por direitos no distrito do Grajaú-SP: o caso do movimento social ?Nós da Sul?.'.. REVISTA NERA (UNESP), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
CASTRO, C. A.. A universidade na pauta dos movimentos sociais: a geograficidade dos cursinhos alternativos e populares. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CASTRO, C. A.; SILVA, Veridiana Lima da ; FERNANDES, Ana Maria . A segregação na dinâmica da cidade (Comunicação Coordenada) coordenador. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CASTRO, C. A.. Ensino Superior no Brasil e a formação/importância dos Cursinhos Populares. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CASTRO, C. A.. Cursinhos Alternativos e Populares: Movimentos Territoriais de Luta Pelo Acesso ao Ensino Superior no Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CASTRO, C. A.. Cursinhos Alternativos e Populares: por um novo sujeito social na Universidade Pública. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CASTRO, C. A.; CUSTODIO, S. J. . V Geografia e Educação Popular. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CASTRO, C. A.. Novíssimos Movimentos Sociais e as Políticas Afirmativas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
CASTRO, C. A.. Movimento de Cursinhos Populares: Um Movimento Territorial?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CASTRO, C. A.. Movimeno de Cursinhos Populares no Brasil: Uma análise política por meio da escala geográfica. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CASTRO, C. A.. Cursinho Ideal da UNESP: uma política pública de combate à exclusão social. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CASTRO, C. A.; FERNANDES, B. M. ; LIMA, S. . DATALUTA-BANCO DE DADOS DA LUTA PELA TERRA. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CASTRO, C. A.; OUTROS, E. . Os agentes da produção do espaço e os impactos ambientais. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CASTRO, C. A.. NOVA CANUDOS: UM NOVO MOMENTO DA TERRITORIALIZAÇÃO DO MST. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CASTRO, C. A.. Movimento socioespacial de cursinhos alternativos e populares: a luta pelo acesso ao ensino superior no contexto do direito à cidade 2011 (Tese de Doutorado).

2.
CASTRO, C. A.. Cursinhos alternativos e populares. Movimentos territoriais de luta pelo acesso ao ensino público superior no Brasil 2005 (Dissertação de Mestrado).

3.
CASTRO, C. A.. Cursinho Ideal da UNESP: Por uma política pública de combate à exclusão social 2002 (Monografia de Bacharelado).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CASTRO, C. A.; FERNANDES, B. M. ; LIMA, S. . Dataluta - Banco de Dados da Luta pela Terra. 1998.

Trabalhos técnicos
1.
CASTRO, C. A.. 'Neoliberalismo, Reforma do Ensino médio no Brasil e suas implicações sobre a educação Geográfica. 2017.

2.
CASTRO, C. A.. parecer ?ad hoc? do artigo sob cadastro nº # 15382 em 19/01/2015, para a Revista Geografia Ensino & Pesquisa.. 2015.

3.
CASTRO, C. A.. parecer ?ad hoc? do artigo sob cadastro nº #12995 em 30/07/2015, para a Revista Geografia Ensino & Pesquisa.. 2015.

4.
CASTRO, C. A.. parecer ?ad hoc? do artigo sob cadastro nº #11337 em 26/07/2014, para a Revista Geografia Ensino & Pesquisa. 2014.

5.
CASTRO, C. A.. parecer ?ad hoc? do artigo sob cadastro nº #8960 em 11/07/2013, para a Revista Geografia Ensino & Pesquisa.. 2013.

6.
CASTRO, C. A.; HESPANHOL. R.A.M. . Região Sul do Brasil: a colonização européia e sua influência social, econômica e cultural. 1998.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CASTRO, C. A.; OUCHANA, D. ; SANCHEZ, L. . Opção viável. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
CASTRO, C. A.; GARDENAL, I. . Tese resgata a história dos cursinhos populares. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
CASTRO, C. A.; FERNANDES, B. M. ; LIMA, S. . Geografia dos Assentamentos rurais do Brasil 1979-1999. Número de famílias por microrregiões; número de assentamentos por microrregião; número de hectáres por microrregião. 2000. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

2.
FERNANDES, B. M. ; LIMA, S. ; CASTRO, C. A. ; OUTROS, E. . DATALUTA. 2000. (Relatório de pesquisa).

3.
CASTRO, C. A.; HESPANHOL. R.A.M. . Região Sul do Brasil: A Colonização Européia e Cultural. 1999. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
VIEIRA, C. S.; CASTRO, CLOVES ALEXANDRE DE; LUGLI, R.S.G.. Participação em banca de MarceloBarretodaFonseca. ?Os caminhos para universidade: dos percursos traçados por estudantes às trilhas deixadas pelos movimentos populares de luta pelo direito ao ensino superior.. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
MARQUES, M. I. M.; Marcos, V.; CASTRO, C. A.. Participação em banca de Alessandra Silva de Souza. A Agroecologia e a Educação do Campo como alternativa e resistência camponesa: a espacialização da luta pela terra a partir da experiência da Escola Latino Americana de Agroecologia - ELAA. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em DOUTORADO) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
CASTRO, C. A.; VIEIRA, C. S.. Participação em banca de Marcelo Barreto da Fonseca. ?Uma revisão narrativa sobre as trajetórias educacionais de jovens afrodescendentes rumo ao ensino superior". 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo.

2.
CASTRO, C. A.; MARQUES, C. A.; FERNANDES, C. S.. Participação em banca de Nicolle Ruppenthal. ?Contribuições do projeto de educação comunitária integrar para a formação de professores de química?. 2018.

3.
CASTRO, C. A.; PAIM, M. M. W.; SARTORI, J.; PAIM, R. O.. Participação em banca de Graciela Regina Gritti Pauli. "A contribuição da geografia na construção da cidadania". 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CASTRO, C. A.; membro de banca. Participação em banca de Darthanhan Ramatiz Bertelli. O ensino médio, o mercado de trabalho e a qualificação profissional. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

2.
CASTRO, C. A.; membro de banca. Participação em banca de Estênio César Messias da Silva. Currículo contextualizado: a dificuldade em relacionar o conteúdo ao contexto social. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

3.
CASTRO, C. A.; membro de banca. Participação em banca de Luciane Moreno. A apropriação do currículo oficial pelos professores da rede estadual de ensino: uma intervenção na prática pedagógica.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

4.
CASTRO, C. A.; membro de banca. Participação em banca de Marisa Satiko Rusini Mendonça. A diversidade social na escola pública. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

5.
CASTRO, C. A.; membro de banca. Participação em banca de Pedro Paulo Sene. O currículo e a prática docente. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

6.
CASTRO, C. A.; membro de banca. Participação em banca de Priscila Neme de Oliveira. Indisciplina X cidadania: como lidar com a nova geração escolar. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

7.
CASTRO, C. A.; membro de banca. Participação em banca de Renato Paulo Schmidt. O mercado de trabalho e a qualificação profissional. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

8.
CASTRO, C. A.; membro de banca. Participação em banca de Silvia Helena Poli Conti Perego. Respeito à diversidade: ações contra o bullying na E.E dORIVAL ALVES. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

9.
CASTRO, C. A.; membro de banca. Participação em banca de Solange Aparecida Neves Tozim. Contextualização do currículo: a dificuldade dos educandos em relacionar o conteúdo do currículo no seu contexto social. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NUNES, S.; CASTRO, C. A.; SERPE, B. M.. Participação em banca de Luciana de Cássia Araújo Gonçalves."Do racismo às práticas educativas interculturais na educação infantil ". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal Catarinense.

2.
Ito, Claudemira Azevedo; Grarms, Armando; CASTRO, C. A.. Participação em banca de Alexandre Selaibe Ramos.A estância turística de Embu das Artes: uma contribuíção para a Geografia do Turísmo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Paulista.

3.
CASTRO, C. A.; Raimundo, Silvia Lopes; SANTOS, Felipe Ameida dos.. Participação em banca de Luiza Micieli Valdarnini;Marlene Maria Rodrigues; Karina Hel.Geografia da Percepção: Análise da Concepção e Formas de Representação do Espaço da Linha 11 Coral da CPTM por seus Usuários. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GEOGRAFIA) - Centro Universitário UniSant'Anna.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CASTRO, C. A.. Exame de classificação de acesso ao Instituto Federal Catarinense. 2017. Instituto Federal Catarinense.

2.
CASTRO, C. A.; SERPE, B. M.; RIBEIRO, E. A. W.. Processo seletivo para contratação de professor substituto de Geografia. 2017. Instituto Federal Catarinense.

3.
CASTRO, C. A.. Vestibular da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). 2008. Fundação para o Desenvolvimento da UNESP.

Outras participações
1.
SUHR, I. R. F.; CASTRO, C. A.; NUNES, S.. Exame de certificação de conhecimento solicitada pela aluna Elizangela Tavares Kuchinski. 2017. Instituto Federal Catarinense.

2.
CASTRO, C. A.. Avaliador de trabalhos submetidos à III Mostra de Ensino Pesquisa, Extensão e Cidadania (MEPEC) do Instituto Federal Catarinense-campus Blumenau. 2017. Instituto Federal Catarinense.

3.
CASTRO, C. A.; NUNES, S.. Exame de certificação de conhecimento discente solicitado pela aluna Dafne Sartori. 2017. Instituto Federal Catarinense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IIISeminário de Alinhamento Conceitual do ProfEPT.https://ifce.edu.br/noticias/profept-realiza-seminario-no-campus-fortaleza. 2018. (Seminário).

2.
IV Seminário de Alinhamento Conceitual do ProfEPT.Teorias e Práticas do Ensino e Aprendizagem. 2018. (Seminário).

3.
"O Controle Social do PROUNI".Membro da CONAP. 2016. (Seminário).

4.
24º Congresso Anual de Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo, "A EDUCAÇÃO EM CRISE E A CRISE NA EDUCAÇÃO". 2013. (Congresso).

5.
"O controle social do PROUNI".O controle social do PROUNI. 2012. (Seminário).

6.
200 ANOS DE ENSINO SUPERIORNO BRASIL: A ESCOLA PÚBLICA PEDE PASSAGEM. 2008. (Seminário).

7.
SEMINÁRIO CIDADANIA DIGITAL LATINO AMERICANA GLOBAIS EM COMUNICAÇÃO, POLÍTICA E TECNOLOGIA. 2008. (Seminário).

8.
SEMINÁRIO DIGITAL LATINO AMERCANO DESAFIOS GLOBAIS EM COMUNICAÇÃO, POLÍTICA E TECNOLOGIA. 2008. (Seminário).

9.
XV ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS.A SEGREGAÇÃO NA DINÂMICA DA CIDADE. 2008. (Encontro).

10.
VII ENCONTRO NACIONAL DA ANPEGE.Cursinhos Alternativos e Populares: Movimentos Territoriais de luta Pelo Acesso ao Ensino Público Superior no Brasil. 2007. (Encontro).

11.
CIDADES:TERRITORIEDADES, SUSTENTABILIDADE E DEMANDAS SOCIAIS. 2005. (Simpósio).

12.
JORNADA ARIOVALDO UMBILINO DE OLIVEIRA. DESENVOLVIMENTO DO CAMPO, DAS FLORESTAS E DAS ÁGUAS. 2005. (Simpósio).

13.
SEMANA DE GEOGRAFIA DA AMÉRICA LATINA. 2005. (Outra).

14.
10 ANOS GASPERR.V SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO 10 ANOS / GAsPERR- Grupo de Pesquisa. 2003. (Seminário).

15.
GESTÃO DO TERRITÓRIO E DO AMBIENTE NO BRASIL: DESAFIOS Á FORMAÇÃO E À PESQUISA EM GEOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR.ANPEGE-Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. 2003. (Encontro).

16.
IV - SEMANA DE GEOGRAFIA.IV - SEMANA DE GEOGRAFIA. 2002. (Encontro).

17.
POR UMA GEOGRAFIA NOVA NA CONSTRUÇÃO DO BRASIL.XIII - Encontro Nacional de Geógrafos. 2002. (Encontro).

18.
4° SEMINÁRIO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO. 2001. (Seminário).

19.
CRISE DA UNIVERSIDADE E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL.I - SEMINÁRIO: CRISE NA UNIVERSIDADE E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. 2001. (Seminário).

20.
ESTATUTO DA CIDADE. 2001. (Encontro).

21.
III CURSO SOBRE REALIDADE BRASILEIRA PARA JOVENS DO MEIO RURAL.III - Seminário sobre Realidade Brasileira para Jovens do meio rural. 2001. (Seminário).

22.
III - SEMANA DE GEOGRAFIA. 2001. (Encontro).

23.
II - JORNADA SOBRE O TRABALHO. 2001. (Encontro).

24.
1° ASSEMBLÉIA UNIVERSITÁRIA DA UNESP.Delegado da 1° ASSEMBLÉIA UNIVERSITÁRIA DA UNESP. 2000. (Encontro).

25.
ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE GEOGRAFIA - CAGEO/UNIFAP/CONEEG. 2000. (Encontro).

26.
II SEMINÁRIO DO PROJETO DE INTEGRAÇÃO DISCIPLINAR " A LUTA PELA ÁGUA E A PROMOÇÃO DA VIDA".OS AGENTES DA PRODUÇÃO DO ESPAÇO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS. 2000. (Seminário).

27.
OS OUTROS 500 NA FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO.XII - ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS. 2000. (Encontro).

28.
4ª ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE GEOGRAFIA.As transformações no Mundo da Educação, Geografia, Ensino e Responsabilidade Social. 1999. (Encontro).

29.
6° SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA URBANA.Geografia Urbana. 1999. (Simpósio).

30.
FÓRUM DE CIÊNCIAS DA FCT-UNESP.II - Fórum de Ciencias de FCT - Unesp. 1999. (Outra).

31.
SEMANA DE GEOGRAFIA - 40 ANOS DA FCT- UNESP.SEMANA DE GEOGRAFIA. 1999. (Encontro).

32.
I JORNADA BRASILEIRA DE BIOGEOGRAFIA. 1998. (Seminário).

33.
REFORMAS EDUCACIONAIS DE FHC E O ENSINO DA GEOGRAFIA.VIII - SEMINÁRIO DE ENSINO DE GEOGRAFIA - REFORMAS EDUCACIONAIS DE FHC E O ENSINO DE GEOGRAFIA. 1998. (Seminário).

34.
XI ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS. 1998. (Encontro).

35.
XI ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS. 1998. (Encontro).

36.
XIV ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA. 1998. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CASTRO, C. A.. XI-Encontro Nacional de Geógrafos. 1998. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
JOÃO CARLOS CICHACZEWSKI. A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA NO BRASIL E A REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: limites e possibilidades da formação cidadã nos IFs. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA) - Instituto Federal Catarinense. (Orientador).

2.
TALITA DEANE ERN. INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - RIO DO SUL: PRESENÇA E AUSÊNCIA NO IMAGINÁRIO POPULAR LOCAL. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA) - Instituto Federal Catarinense. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Vinícius Frank da Silva. Portal de oportunidades: uma janela de solidariedade para jovens estudantes em busca do primeiro emprego.. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Instituto Federal Catarinense. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Carlos Alberto Crippa. Problemas de Aprendizagem. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Clóves Alexandre de Castro.

2.
Ligia Delneri Petean. O incentivo a pesquisa e a prática da interdisciplinaridade na escola. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Clóves Alexandre de Castro.

3.
Maria Ignêz Miralla Vituzzo. A internet como ensino e aprendizagem. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Clóves Alexandre de Castro.

4.
Joana Souza. Gestão Democrática -Educação Ambiental. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Clóves Alexandre de Castro.

5.
Elaine Leite Casa Vechia. Uma escola onde todos aprendem e também ensinam.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Clóves Alexandre de Castro.

6.
Kátia Cavalcante de Moura Vicente. Gestão democrática: como promover a participação da comunidade escolar através da organização do currículo e da promoção de cultura e lazer aos alunos?. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Clóves Alexandre de Castro.

7.
Lidiane Borges Leal. como melhorar a qualidade de vida através da educação ambiental? Projeto meio ambiente e lixo.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Clóves Alexandre de Castro.

8.
Virginia Maria Castro de Freitas Carvalho. A importância do uso das tecnologias como inclusão e método de ensino inovador.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Clóves Alexandre de Castro.

9.
Rosa Maria Unger. Projeto interdisciplinar e formação docente. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Clóves Alexandre de Castro.

10.
Denise Alves de Oliveira. Reinventando a escola através dos seus tempos e espaços. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Clóves Alexandre de Castro.

11.
Alessandra Henriques Gomes. Gestão democrática: como promover a participação da comunidade escolar através da organização do currículo e da promoção de cultura e lazer aos alunos com o "Projeto Cultura é Currículo"... 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Clóves Alexandre de Castro.

12.
Sandra Helen Monteiro Zalunardo. Revitalização de um espaço: em busca de novos resultados.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Clóves Alexandre de Castro.

13.
Márcia Divina Teixeira Pereira. Gestão democrática: como promover a participação da comunidade escolar através da organização do currículo e da promoção de cultura e lazer aos alunos.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Clóves Alexandre de Castro.

14.
Maria Regina Scavacini. A avaliação como desafio e ferramenta no processo ensino-aprendizagem. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Clóves Alexandre de Castro.

15.
Maureen Aparecida Germano. Avaliação escolar: Análise e observação na E.E.Profa. Laurinda Vieira Pinto. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Clóves Alexandre de Castro.

16.
Luciane Baus Veronezi. Avaliação da aprendizagem escolar: Um olhar crítico. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Clóves Alexandre de Castro.

17.
Ana Zolaide Alves da Silva. Avaliação no processo ensino aprendizagem. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Clóves Alexandre de Castro.

18.
Cidália da Silva Dagrosa. Avaliação no processo ensino aprendizagem. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Clóves Alexandre de Castro.

19.
Rita de Cassia Brega. Projeto de Leitura e escrita. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Clóves Alexandre de Castro.

20.
Priscila de Fatima Pinto. Avaliação em foco: o desafio da gestão de pessoas na formação continuada. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Clóves Alexandre de Castro.

21.
Marissol de Fátima Rodrigues Campos. A avaliação como instrumento de aprendizagem. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Clóves Alexandre de Castro.

22.
Maria Clara de Medeiros Couto. Gestão democrática no processo educativo. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Clóves Alexandre de Castro.

23.
Elza Camargo de Mello. Leitura como processo de descoberta no ambiente escolar. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Clóves Alexandre de Castro.

24.
Márcia Lígia de Oliveira Cóllo. Avaliação e aprendizagem escolar. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Clóves Alexandre de Castro.

25.
Irene Amaral Elias Botti. Leitura e Escrita: Desenvolvimento de um Projeto Escolar. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Clóves Alexandre de Castro.

26.
Sandra Regina Guerrero Siqueira. A auto-avaliação e a relação professor/aluno como instrumentos de reflexão e de aprendizagem. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Clóves Alexandre de Castro.

27.
Suzan Kathia Betiol. A avaliação no contexto avaliação no contexto escolar: Uma nova forma de diagnosticar a aprendizagem. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Clóves Alexandre de Castro.

28.
Marisilda Machado Cordeiro Dias. Leitura e Escrita no Espaço da Escola: Desafios e Alcance de uma Biblioteca Escolar. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Clóves Alexandre de Castro.

29.
Patricia Maia Piffer. Avaliação como processo de ensino e aprendizagem. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Clóves Alexandre de Castro.

30.
Maria Zilda Moreira Melchior. Avaliação como desafio e ferramenta. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Clóves Alexandre de Castro.

31.
Rosane Vendramini Ferreira. Avaliação da aprendizagem: O grande desafio da escola. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Clóves Alexandre de Castro.

32.
Valter da Silva Siqueira. A avaliação como mecanismo de ensino e aprendizagem: reflexões e práticas. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da escola pública para diretores) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Clóves Alexandre de Castro.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CASTRO, C. A.;CASTRO, CLOVES ALEXANDRE DE2012CASTRO, C. A.. EDUCAÇÃO POPULAR, MOVIMENTOS SOCIAIS E CURSINHOS POPULARES: UMA ANÁLISE PELO ESPAÇO. CADERNOS CIMEAC, v. V.2, p. 24-33, 2012.

2.
CASTRO, C. A.;CASTRO, CLOVES ALEXANDRE DE2014CASTRO, C. A.. A PRODUÇÃO DO ESPAÇO INDUSTRIAL PAULISTA: ANTECEDENTES, PROCESSOS E REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Caderno Prudentino de Geografia, v. 1, p. 112-126, 2014.

3.
CASTRO, C. A.;CASTRO, CLOVES ALEXANDRE DE2014 CASTRO, C. A.. Movimento Social e Geografia: contribuição ao debate. REVISTA NERA (UNESP), v. 23, p. 60-80, 2014.


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CASTRO, C. A.; OUCHANA, D. ; SANCHEZ, L. . Opção viável. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
CASTRO, C. A.; GARDENAL, I. . Tese resgata a história dos cursinhos populares. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


1 - Bolsista CAPES/ Outubro-2003/ Outubro-2005 (UNESP-PRESIDENTE PRUDENTE), e de Fev. de 2007 à Fev. de 2011, no IG-UNICAMP.
2 - Atualmente sou membro do grupo de pesquisa "Processo de urbanização e estruturação do espaço urbano, associado ao Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas, sob a coordenação da professora Dr. Regina Célia Bega dos Santos, no eixo temático " Cotidianidades, movimentos sociais urbanos e dinâmicas socioespaciais urbanas".
3 - Sócio da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) Seção São Paulo.
4- Fui membro do "Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais" - GASPERR (FCT/UNESP,Presidente Prudente) ; Membro da coordenação do NUPE seção Presidente Prudente. O NUPE é um grupo da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho que realiza pesquisa e discussões sobre a questão do negro; Membro do "NERA" Núcleo de Estudos e Reforma Agrária - ligado ao Departamento de Geografia da FCT UNESP, de maio de 1998 à fevereiro de 2000.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 8:02:02