Elane Silva Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1460098687980635
  • Última atualização do currículo em 01/08/2018


Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará, Especialização em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda, Mestrado Acadêmico em Educação pela Universidade Estadual do Ceará e doutoranda em Educação pela UECE. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, na área de Comunicação Social e na área de Educação a Distância (Gestão, Formação de Professores e Material Didático), atuando, principalmente, nos seguintes temas: ensino superior, formação de professores e educação a distância. Ministra as disciplinas Língua Portuguesa I e II, Comunicação Empresarial, Produção de Texto Técnico (presencial e em EAD), Monografia I e II e Metodologia da Pesquisa Científica (presencial e em EAD). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elane Silva Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, E. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Fortaleza, Vice-Reitoria de Ensino de Graduação.
Av. Washington Soares, 1321
Edson Queiroz
60811341 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 4773000
Fax: (85) 854773055
URL da Homepage: www.unifor.br


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Título: SUCESSO ESTUDANTIL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: Fatores Predisponentes à Aprendizagem em Cursos de Licenciatura,
Orientador: Eloísa Maia Vidal.
Palavras-chave: Formação Docente; Educação a Distância; Licenciatura; Sucesso estudantil.
Grande área: Ciências Humanas
2011 - 2013
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Título: FORMAÇÃO E PRÁTICA DO PROFESSOR AUTOR NA EAD: Elaboração de Material Didático para o Curso de Pedagogia da UAB/UECE,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: João Batista Carvalho Nunes.
Palavras-chave: Formação Docente; Educação a Distância; Material Didático; UAB/UECE.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2001
Especialização em Especialização em Comunicação Social Publicidade e. (Carga Horária: 360h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
1992 - 1997
Graduação em Letras.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Título: O Uso dos Recursos Coesivos em Textos Argumentativos de Alunos de 2. Grau.
Orientador: Clemilton Lopes Pinheiro.




Formação Complementar


2014 - 2014
Web 2.0 e Redes Sociais na Educação. (Carga horária: 40h).
Artesanato Educacional, AE, Brasil.
2013 - 2013
Discutindo a Avaliação no Brasil. (Carga horária: 20h).
Abaquar Consultores e Editores Associados, ABAQUAR, Brasil.
2013 - 2013
Análise Pedagógica de Itens de Leitura. (Carga horária: 40h).
Abaquar Consultores e Editores Associados, ABAQUAR, Brasil.
2013 - 2013
Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação 2013. (Carga horária: 65h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2013 - 2013
Eneagrama: a busca do autoconhecimento. (Carga horária: 16h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2013 - 2013
Universidade de Fortaleza na Direção do Futuro. (Carga horária: 20h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2012 - 2012
Técnicas de Elaboração de Itens. (Carga horária: 40h).
Abaquar Consultores e Editores Associados, ABAQUAR, Brasil.
2012 - 2012
Itens de Avaliação.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2011 - 2011
Gestão Educacional e o Exercício da Função Docente.
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Curso Profiss. de Design Instrucional para EAD. (Carga horária: 120h).
Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional, IBDIN, Brasil.
2010 - 2010
I Encontro de Ensino Superior do CCJ.
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Metodologia Científica. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Formação de Docentes em EAD. (Carga horária: 120h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2006 - 2006
Usando TRS nas aulas dos laboratórios de Informáti. (Carga horária: 12h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2002 - 2003
Extensão universitária em Cursos de Informática. (Carga horária: 82h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2002 - 2002
Curso de Elaboração de Instrumentos de Avaliação. (Carga horária: 20h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2001 - 2001
Curso Novas Tecnologias e a Educação. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2001 - 2001
Curso de Didática. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2001 - 2001
Curso de Ética e Relações Interpessoais. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2000 - 2000
Curso de Capacitação Docente. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2000 - 2000
Curso Marketing Pessoal e Excelência no Atendiment. (Carga horária: 30h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza, FAMETRO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8


Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aluna, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: aluna, Carga horária: 4


Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assessor Pedagógico
Outras informações
Assessoria Pedagógica

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor EAD, Carga horária: 14

Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assessor EAD

Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 30

Atividades

8/2002 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial
Língua Portuguesa I
Língua Portuguesa II
Semiótica
Leitura e Produção de Textos
Produção de Texto Técnico
Metodologia Científica
07/1998 - Atual
Direção e administração, Diretoria de Graduação, .

Cargo ou função
Revisor.


Projetos de pesquisa


2014 - 2016
Tecnologias Digitais em Educação: uso da analítica da aprendizagem na formação de professores em cursos a distância
Descrição: Analisando os cursos oferecidos pela UAB/UECE, foi possível verificar a inexistência de modelos que permitam prever o desempenho acadêmico dos estudantes. Isso possibilitaria a identificação de quais estudantes estão em risco de não obter sucesso ao final de uma disciplina ou se evadir, a fim de se tomar medidas que procurem sanar as dificuldades e contribuam para o êxito do estudante. Diante dessa realidade, espera-se responder o seguinte interrogante, fazendo uso da analítica da aprendizagem (learning analytics): como melhorar o desempenho acadêmico e diminuir a evasão de estudantes de cursos a distância da UAB/UECE voltados para a formação de professores (graduação e especialização)? Decorrente do problema de pesquisa, foi delineado o seguinte objetivo geral: analisar fatores e intervenções pedagógicas que influenciam no desempenho acadêmico e/ou na evasão de estudantes de cursos a distância da UAB/UECE voltados para a formação de professores (graduação e especialização). Também foram definidos os objetivos específicos: identificar os recursos e as atividades utilizadas nos cursos a distância da UAB/UECE voltados para a formação de professores (graduação e especialização); desenvolver modelos estatísticos que ajudem a prever estudantes em risco de não obter sucesso ou se evadir nas disciplinas desses cursos; elaborar e implementar intervenções pedagógicas que, tomando por base os resultados dos modelos preditivos desenvolvidos, gerem melhorias no desempenho dos alunos dos cursos investigados e/ou diminuam a taxa de evasão; propor diretrizes para a utilização dos recursos e atividades disponíveis no AVA da UECE por parte dos cursos a distância. Adotar-se-á a pesquisa com métodos mistos, o delineamento explicativo e o modelo de acompanhamento, constituído de duas fases. A primeira, de natureza quantitativa, compreenderá a etapa coleta de dados e pré-processamento e a subetapa analítica da segunda etapa. Na coleta de dados e pré-processamento, os dados de uso do Moodle e notas dos estudantes das novas turmas de licenciatura a distância e dos cursos de especialização em Educação a Distância e Gestão Pedagógica na Educação Básica oferecidos pela UAB/UECE serão obtidos. Na subetapa analítica , os dados serão inseridos no software SPSS, estatísticas descritivas e correlações entre variáveis serão calculadas, tabelas e gráficos serão gerados, análise fatorial será realizada. Técnicas de análise multivariada serão utilizadas para a definição de modelos preditivos. A segunda fase, de natureza qualitativa, empregará o método da pesquisa-ação, abrangendo a subetapa ação da segunda etapa e o pós-processamento. Na subetapa ação , será estabelecida uma amostra intencional baseada em critérios, composta de gestores e professores dos cursos investigados. Serão aplicadas a esse grupo as seguintes técnicas de coleta de dados: observações diretas e participantes e entrevistas semiestruturadas. A equipe de professores e gestores dos cursos investigados buscarão elaborar e implementar intervenções pedagógicas, diante dos resultados encontrados e da identificação dos estudantes em risco de não obter sucesso ao final de disciplinas ou se evadir. A coleta de dados acontecerá antes, durante e depois dessas intervenções. A análise dos dados qualitativos colhidos nessa subetapa recorrerá à análise de conteúdo e será realizada com o apoio do software NVivo. Os resultados das intervenções e as mudanças obtidas servirão, na etapa de pós-processamento, para aperfeiçoar os modelos preditivos encontrados, assim como apontar temas para futuras pesquisas na área da analítica da aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
Formação a distância de gestores escolares em software livre para acompanhamento dos indicadores educacionais: uma pesquisa com métodos mistos
Descrição: A pesquisa apresenta como objetivo geral: analisar as contribuições de um programa formativo a distância via web direcionado a gestores escolares, sobre a utilização de softwares livres para o acompanhamento de indicadores educacionais específicos da escola e a consequente tomada de decisão baseada nestes. Os objetivos específicos são os seguintes: conhecer a formação dos gestores escolares sobre indicadores educacionais e seu uso na tomada de decisão; identificar as necessidades formativas para o uso de softwares livres aplicáveis à gestão escolar, especialmente no acompanhamento de indicadores educacionais; desenvolver e implementar programa formativo a distância via web sobre a utilização de softwares livres para o acompanhamento de indicadores educacionais específicos da escola; compreender a repercussão do programa formativo na prática profissional dos gestores, a partir da perspectiva deles; analisar as estratégias de uso de softwares livres empregadas pelos gestores no acompanhamento de indicadores educacionais da escola e na consequente tomada de decisão baseada nestes; e propor diretrizes para a formação de gestores escolares no uso de softwares livres para a melhoria do desempenho dos estudantes. Adotou-se o que tem sido denominado na literatura como pesquisa com métodos mistos ( mixed methods research ). Nesse tipo de pesquisa, mistura-se ou combina-se técnicas, métodos, abordagens, conceitos ou linguagem de pesquisa quantitativa e qualitativa em um único estudo. Ao se combinar as abordagens qualitativa e quantitativa, oferece-se melhor compreensão de um problema de pesquisa do que se empregasse cada abordagem isoladamente. Em função dos objetivos da investigação, elegeu-se o delineamento explicativo da pesquisa com métodos mistos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - 2014
Ensinando e Aprendendo: os Fundamentos da Docência no Ensino Superior
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: PUBLICIDADE E PROPAGANDA.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Latim
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
Troféu Marco Zero, .
2010
Destaque Unifor 2010, Universidade de Fortaleza.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
NUNES, João Batista Carvalho ; PEREIRA, E. S. ; SILVA JÚNIOR, Jairo Ferreira da ; ROCHA, S. S. D. ; BEZERRA, W. M. Q. . Formação de gestores escolares, tecnologias e educação a distância. In: João Batista Carvalho Nunes; Luisa Xavier de Oliveira. (Org.). Formação de Professores para as Tecnologias Digitais: software livre e educação a distância. 1ed.Brasília: Liber Livro, 2013, v. , p. 121-134.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NUNES, J. B. C. ; PEREIRA, E. S. . Elaboração e Uso de Recursos Didáticos para e na Web. In: XVII Endipe, 2014, Fortaleza. XVII Endipe, 2014.

2.
MOTTA, P. I. F. ; PEREIRA, E. S. . O uso da Web e suas ferramentas para a complementação dos estudos em sala. In: XIV Encontro de Iniciação à Docência, 2014, Fortaleza. XIV Encontro de Iniciação à Docência, 2014.

3.
PEREIRA, E. S.; NUNES, João Batista Carvalho . Formação de professores autores de curso de pedagogia a distância. In: 20º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2014. 20º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2014.

4.
NUNES, João Batista Carvalho ; PEREIRA, E. S. ; SOUZA, Gláucia Mirian de Oliveira ; OLIVEIRA, Luisa Xavier de ; SILVA, Maria Auricélia da ; GONÇALVES, Marluce Torquato Lima . Formação de gestores escolares para as tecnologias de informação e comunicação. In: XX EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2011, Manaus. Anais do XX EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Manaus: Editora da UFAM, 2011. v. I. p. 1-2.

5.
GONÇALVES, Marluce Torquato Lima ; PEREIRA, E. S. . Formação de professores para as TIC's: uma necessidade da sociedade da informação e do conhecimento. In: XX EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2011, Manaus. Anais do XX EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Manaus: Editora da UFAM, 2011. v. I.

6.
PEREIRA, E. S.. Os pilares da educação e a formação em EAD dos professores de ensino superior. In: III Encontro de Práticas Docentes, 2011, Fortaleza. Anais III Encontro de Práticas Docentes - MUNDO UNIFOR. Fortaleza: Editora da Universidade de Fortaleza, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALCÂNTARA, Alessandra Carlos ; BRAGA, J. C. F. ; PEREIRA, E. S. . IDEA - Uma proposta de avaliação curricular da Universidade de Fortaleza. In: VI ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES, 2014, Fortaleza. VI ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
PEREIRA, E. S.2004PEREIRA, E. S.. O papel masculino na publicidade brasileira: uma análise semiótica. Semiotica, 2004.

2.
PEREIRA, E. S.2001PEREIRA, E. S.. Análise textual dos anúncios publicitários direcionados à mulher. Revista de estudos da comunicação, 2001.

3.
PEREIRA, E. S.2001PEREIRA, E. S.. A análise do discurso publicitário escrito direcionado à mulher na década de 80. Revista de Letras, 2001.

4.
PEREIRA, E. S.1998PEREIRA, E. S.. O uso dos recursos coesivos em textos argumentativos. Revista de estudos da comunicação, 1998.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, E. S.. Avaliação por Competência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PEREIRA, E. S.. Técnicas de Elaboração de Itens para o ENEM. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PEREIRA, E. S.. Técnicas de Elaboração de Itens de Avaliação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
PEREIRA, E. S.. Olhares da Saúde Coletiva Sobre o Corpo. Fortaleza: Eduece, 2012 (Revisão de Textos).

2.
PEREIRA, E. S.. Iran Abreu Mendes: a docência como profissão. Natal: Editora da UFRN, 2011 (Revisão de Texto).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PEREIRA, E. S.. Manual do aluno. 2002.

2.
PEREIRA, E. S.. Manual do Professor. 2000.

3.
PEREIRA, E. S.. Tema Pedagógico 5: Do pessimismo da razão para o otimismo da vontade: referência para a construção dos projetos pedagógicos nas IES bradileiras. 2000.

4.
PEREIRA, E. S.. Tema Pedagógico 6: O Método (Con) texto na Escola do Sujeito. 2000.

5.
PEREIRA, E. S.. Tema Pedagógico 1: Projeto Pedagógico de Curso: subsídios para elaboração e avaliação. 1999.

6.
PEREIRA, E. S.. Tema Pedagógico 2: Ensino da Metodologia da Pesquisa Científica.. 1999.

7.
PEREIRA, E. S.. Tema Pedagógico 3: O Problema da Fundamentação dos Conhecimentos e das Ciências Humanas. 1999.

8.
PEREIRA, E. S.. Tema Pedagógico 4: Plano Nacional de Graduação: um projeto em construção. 1999.

Trabalhos técnicos
1.
TASSIGNY, Mônica Mota ; PEREIRA, E. S. . Manual Publicar Legal. 2010.

2.
PEREIRA, E. S.; FREITAS, L. P. . Manual do Programa de Monitoria. 2000.


Demais tipos de produção técnica
1.
PEREIRA, E. S.. Como Elaborar Questões Estilo ENADE. 2017. .

2.
PEREIRA, E. S.. Formação Docente para Ead. 2016. .

3.
PEREIRA, E. S.. Fundamentos da Educação a Distância. 2016. .

4.
PEREIRA, E. S.. Formação Docente para EaD. 2015. .

5.
PEREIRA, E. S.. Fundamentos da Educação a Distância. 2015. .

6.
PEREIRA, E. S.. Curso Ensinando e Aprendendo: os Fundamentos da Docência no Ensino Superior. 2015. .

7.
PEREIRA, E. S.. Curso Elaboração de Questões do IDEA. 2015. .

8.
PEREIRA, E. S.. Comunicação Pedagógica Mediatizada. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

9.
PEREIRA, E. S.. Curso Elaboração de Questões. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

10.
PEREIRA, E. S.. Curso Formação Docente para EaD. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

11.
PEREIRA, E. S.. Introdução a Educação a Distãncia (Curso de Ciências Contábeis). 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

12.
PEREIRA, E. S.. Formação Docente para EaD. 2014. .

13.
PEREIRA, E. S.. Curso Ensinando e Aprendendo: os Fundamentos da Docência no Ensino Superior. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

14.
PEREIRA, E. S.. Curso Formação Docente para EaD. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

15.
PEREIRA, E. S.. Elaboração de Itens de Avaliação. 2013. .

16.
PEREIRA, E. S.. Produzindo um Artigo Científico. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
PEREIRA, E. S.. Curso Comunicação em Grupo: habilidades e competências. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
PEREIRA, E. S.. Curso O Novo Acordo Ortográfico. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
PEREIRA, E. S.. Técnicas de Elaboração de Itens de Avaliação. 2012. .

20.
PEREIRA, E. S.. Produção de Textos na Rotina Administrativa. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
PEREIRA, E. S.. Elaboração de Itens de Avaliação. 2012. .

22.
PEREIRA, E. S.. Elaboração de Itens de Avaliação. 2012. .

23.
PEREIRA, E. S.. Curso Leitura e Inclusão Social - SESI. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

24.
PEREIRA, E. S.. A Comunicação Empresarial Moderna II. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

25.
PEREIRA, E. S.. Competência em Comunicação para Gestores. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

26.
PEREIRA, E. S.. A Comunicação Empresarial Moderna. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

27.
PEREIRA, E. S.. Curso Língua Portuguesa. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

28.
PEREIRA, E. S.. Comunicação e Feedback. 2011. (Palestra).

29.
PEREIRA, E. S.. Etiqueta Profissional. 2011. (Palestra).

30.
PEREIRA, E. S.. A Importância da Comunicação na Docência. 2011. (Palestra).

31.
PEREIRA, E. S.. Comunicação como competência profissional. 2011. (Palestra).

32.
PEREIRA, E. S.. A Comunicação empresarial moderna. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

33.
PEREIRA, E. S.. Curso: Conhecendo o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

34.
PEREIRA, E. S.. Os Desafios da Comunicação Empresarial Moderna. 2010. (Palestra).

35.
PEREIRA, E. S.. Conhecendo o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

36.
PEREIRA, E. S.. Como Redigir Projetos Culturais. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

37.
PEREIRA, E. S.. A Comunicação Empresarial Moderna. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

38.
PEREIRA, E. S.. Qualidade na Execução dos Serviços. 2009. .

39.
PEREIRA, E. S.. Elaboração de Artigo Científico. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

40.
PEREIRA, E. S.. A Elaboração do Artigo Científico. 2008. .

41.
PEREIRA, E. S.. Etiqueta Empresarial. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

42.
PEREIRA, E. S.. Texto Publicitário: a linguagem da persuasão. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

43.
PEREIRA, E. S.. Disciplina Comunicação Empresarial. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

44.
PEREIRA, E. S.. O Texto em Construção: a Produção de um Artigo Científico. 2007. .

45.
PEREIRA, E. S.. Elaboração de Artigo Científico. 2007. .

46.
PEREIRA, E. S.. CD: Redação Científica. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

47.
PEREIRA, E. S.. Cd: O texto em constução - a produção de um artigo científico para Monitores da UNIFOR. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

48.
PEREIRA, E. S.. Produção de Conteúdo EAD: Disciplina H300 - Metodologia Científica. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

49.
PEREIRA, E. S.. Curso de Comunicação e Produção de Textos. 2002. .

50.
PEREIRA, E. S.; FREITAS, L. P. . Manual do Programa de Monitoria. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

51.
PEREIRA, E. S.. A análise do discurso publicitário escrito. 2002. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Freire, Eduardo Nunes; PEREIRA, E. S.; Gonçalves, Janaide de Castro. Participação em banca de Camila Araújo Fernandes.O tesouro escondido nas cidades: um estudo sobre o caderno especial "Expedição Cocó" do Jornal O Povo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.

2.
TELES, S. M. M.; PEREIRA, E. S.; SILVA, Juliana de Fátima Alves da. Participação em banca de Ariel Sudário Dias Branco.Blog de moda: uma análise de conteúdo do Blog Dia de Beauté. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.

3.
TELES, S. M. M.; PEREIRA, E. S.; SILVA, Juliana de Fátima Alves da. Participação em banca de Jacqueline Nóbrega Jacques.Moda na adolescência: uma análise de discurso da coluna Guarda-Roupa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.

4.
PEREIRA, E. S.; MELLO, Mônica Barbosa de Martins; SABOYA, Carolina M. Campos. Participação em banca de Valdilene Faria Lima.Educação Inclusiva: acessabilidade arquitetônica - um direito à cidadania. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.

5.
CYSNE, Erick de Saurrine; PEREIRA, E. S.; BRAGA, Gustavo Leite. Participação em banca de Daniele de Sousa Pinho.A função social do poder judiciário e a simplificação da linguagem jurídica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.

6.
REGINALDO, Sidney Guerra; PEREIRA, E. S.; CUNHA, Jânio Pereira da. Participação em banca de Alessandra Aires Bernardo.Formação Jurídica e Humanística: estudo de caso do Curso de Direito da Universidade de Fortaleza. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.

7.
MOREIRA, Cremilda S.; BARROSO, Felipe dos Reis; PEREIRA, E. S.. Participação em banca de Cláudia Maria de Paula Pessoa Pinheiro.Aspectos Sociais e Jurídicos do Crime de Exploração Sexual Comercial Infanto Juvenil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.

8.
SILVEIRA, Alberto M. P.; CARVALHO, Angela Julita; PEREIRA, E. S.. Participação em banca de Thereza Cristina Rodrigues Costa.A Espetacularização do Caso Alanis no Telejornal Barra Pesada. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.

9.
TELES, S. M. M.; PEREIRA, E. S.. Participação em banca de Caroline de Freitas Pereira.Olodum e Afroreggae: Movimentos Sociais na Música Afro-brasileira. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.

10.
MONTEIRO, J. L.; PEREIRA, E. S.; SILVA, Ivanilda Sousa da. Participação em banca de Karina Gomes Soares.Incoerências na Gramática Normativa: os elementos da oração. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade de Fortaleza.

11.
Mota, Norma Lopes Ginez; Aguiar, Maria de Fátima; PEREIRA, E. S.. Participação em banca de Francisca das Chagas Rodrigues de Sousa.Qualidade de Vida na Melhor Idade: Situação dos Funcionários da UNIFOR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo e Hotelaria) - Universidade de Fortaleza.

12.
PATROCINIO, KÁTIA R. A.; FARIAS, ANA PAULA SILVA; PEREIRA, E. S.. Participação em banca de Ana Júlia de Alencar Cysne.O Reisado sob a Perspectiva da Folkcomunicação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.

13.
LIMA, Andrea C. C.; Aguiar, Maria de Fátima; PEREIRA, E. S.. Participação em banca de Luane da Silva Santos.Projeto Bem de Vida: serviços e produtos turísticos voltados para a terceira idade nos hotéis de Fortaleza. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo e Hotelaria) - Universidade de Fortaleza.

14.
FARIAS, ANA PAULA SILVA; PATROCINIO, KÁTIA R. A.; PEREIRA, E. S.. Participação em banca de Gabriela dos Santos Mendes.Infância e Mídia: análise da Revista Atrevidinha. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.

15.
Cavalcante, Carmen Luisa Chaves; TELES, S. M. M.; PEREIRA, E. S.. Participação em banca de Mirna Nogueira Diógenes Riedel.Análise Semiótica na Publicidade: anúncios impressos da Absolut Vodka. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.

16.
Freire, Eduardo Nunes; Feitosa, Ricardo Augusto de Saboia; PEREIRA, E. S.. Participação em banca de Marcos Sampaio Nogueira Lopes.A Construção do Mito Renato Russo no jornalismo cultural da Revista (Show) Bizz. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.

17.
MATOS, G.; Reinaldo, Gabriela F.; PEREIRA, E. S.. Participação em banca de Viviane do Nascimento Gonçalves.Assassinatos no Jornal: um estudo sobre os critérios de noticiabilidade dos homicídios no Jornal O Povo - CE. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.

18.
Reinaldo, Gabriela F.; PEREIRA, E. S.; MONTEIRO, J. L.. Participação em banca de João Batista Uchôa Filho.A Glória de Gaia: uma análise simbólica da Mulher-Maravilha e sua jornada heróica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.

19.
FURTADO, T.; SERPA, Paulo E. S.; PEREIRA, E. S.. Participação em banca de Sabrina kelma de Aguiar Tomaz.A mulher no telejornalismo: análise da relação entre as representações femininas e o pefil do profissional de telejornalismo em Fortaleza. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.

20.
PEREIRA, E. S.; SERPA, Paulo E. S.. Participação em banca de Mariana Sasso Costa.A Linguagem dos Apresentadores de Programas de Entretenimento na TV: Estudo de caso do Programa "Paulo Oliveira na TV". 2005 - Universidade de Fortaleza.

21.
PEREIRA, E. S.; ALCÂNTARA, Alessandra Carlos. Participação em banca de Jaime Custódio.Semiótica Ambiental da Cidade: o sujeito na construção do espaço social, numa relação do tipo inteligibilidade-ambiente. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
PEREIRA, E. S.. Elaboração e Revisão de Itens do IDEA da Universidade de Fortaleza 2014. 2014. Universidade de Fortaleza.

2.
PEREIRA, E. S.. Comissão de Elaboração de Itens do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza. 2014. Universidade de Fortaleza.

3.
PEREIRA, E. S.. Comissão de Revisão de Redação do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza. 2014.

4.
PEREIRA, E. S.. Comissão de Elaboração de Itens do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza. 2013. Universidade de Fortaleza.

5.
PEREIRA, E. S.. Comissão de Elaboração de Itens do IDEA da Universidade de Fortaleza. 2013. Universidade de Fortaleza.

6.
PEREIRA, E. S.. Comissão de Revisão de Redação do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza. 2013. Universidade de Fortaleza.

7.
PEREIRA, E. S.; TELES, S. M. M.; SILVA, Ivanilda Sousa da; LIMA, José Batista de. Comissão de Elaboração de Itens do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza. 2012. Universidade de Fortaleza.

8.
PEREIRA, E. S.. Comissão de Elaboração de Itens do IDEA da Universidade de Fortaleza. 2012. Universidade de Fortaleza.

9.
PEREIRA, E. S.. Comissão de Revisão de Redação do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza. 2012. Universidade de Fortaleza.

10.
PEREIRA, E. S.. Revisão de Língua Portuguesa do ENADE 2011. 2011. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

11.
PEREIRA, E. S.; TELES, S. M. M.; Sampaio, Aila Maria Leite; SILVA, Ivanilda Sousa da. Comissão de Elaboração de Itens do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza. 2011. Universidade de Fortaleza.

12.
PEREIRA, E. S.; TELES, S. M. M.; Sampaio, Aila Maria Leite. Comissão de Revisão de Redação do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza. 2011. Universidade de Fortaleza.

13.
PEREIRA, E. S.. Comissão de Elaboração de Itens do IDEA da Universidade de Fortaleza. 2011. Universidade de Fortaleza.

14.
PEREIRA, E. S.; TELES, S. M. M.; SILVA, Ivanilda Sousa da; Sampaio, Aila Maria Leite. Comissão de Elaboração de Itens do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza. 2010. Universidade de Fortaleza.

15.
TELES, S. M. M.; Sampaio, Aila Maria Leite; PEREIRA, E. S.; LIMA, José Batista de. Comissão de Revisão de Redação do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza. 2010. Universidade de Fortaleza.

16.
PEREIRA, E. S.. Revisão de Língua Portuguesa do ENADE 2010. 2010. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

17.
PEREIRA, E. S.; TELES, S. M. M.; LIMA, José Batista de; Sampaio, Aila Maria Leite. Comissão de Revisão de Redação do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza. 2009. Universidade de Fortaleza.

18.
TELES, S. M. M.; PEREIRA, E. S.. Comissão de Avaliação Monitoria Institucional. 2008. Universidade de Fortaleza.

19.
PEREIRA, E. S.; TELES, S. M. M.; SILVA, Ivanilda Sousa da; Sampaio, Aila Maria Leite; LIMA, José Batista de. Comissão de Revisão de Redação do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza. 2008. Universidade de Fortaleza.

20.
PEREIRA, E. S.; TELES, S. M. M.; SILVA, Ivanilda Sousa da; Sampaio, Aila Maria Leite; LIMA, José Batista de. Comissão de Revisão de Redação do Processo Seletivo Universidade de Fortaleza. 2007. Universidade de Fortaleza.

21.
PEREIRA, E. S.; TELES, S. M. M.; MATOS, C. R. R.. Comissão de Avaliação Monitoria Institucional. 2005. Universidade de Fortaleza.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Encontro de Práticas Docentes da Unifor.VIII Encontro de Práticas Docentes da Unifor. 2016. (Encontro).

2.
VII Encontro de Práticas Docentes da Unifor.A prática da avaliação curricular: as possibilidades apresentadas pelo IDEA.. 2015. (Encontro).

3.
VI Encontro de Práticas Docentes da Unifor.Avaliador. 2014. (Encontro).

4.
VII Congresso Brasileiro da Educação Superior. 2014. (Congresso).

5.
XVII Encontro Nacional de Didática.Elaboração e Usos de Recursos Didáticos para e na Web. 2014. (Encontro).

6.
Encontro de Formação de Assessores Pedagógicos.Formação de Assessores Pedagógicos. 2013. (Encontro).

7.
V Encontro de Práticas Docentes da Unifor.Avaliador. 2013. (Encontro).

8.
IV Encontro de Práticas Docentes da Unifor.Tecnologias Educativas e Inovação no Ensino Superior. 2012. (Encontro).

9.
III Simpósio Virtual de EaD. 2009. (Simpósio).

10.
III Encontro Interinstitucional de Estágio Curricular. 2003. (Encontro).

11.
IV Seminário de Educação a Distância da UNIFOR. 2003. (Seminário).

12.
Seminário de Estudos Pedagógicos: A Metodologia da Problematização na Educação Superior. 2003. (Seminário).

13.
Seminário Princípios do Sistema Alfabético do Português no Brasil. 2003. (Seminário).

14.
III Seminário de Educação a Distância da UNIFOR. 2002. (Seminário).

15.
Seminário: A Articulação Ensino, Pesquisa e Extensão. 2002. (Seminário).

16.
Seminário de Iniciação à Docência da UNIFOR. 2002. (Seminário).

17.
VIII Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR. 2002. (Encontro).

18.
II Seminário de Educação a Distância da UNIFOR. 2001. (Seminário).

19.
I Seminário de Educação a Distância da UNIFOR. 2000. (Seminário).

20.
Seminário de Avaliação da Aprendizagem. 2000. (Seminário).

21.
Seminário Ensino da Metodologia Científica. 1999. (Seminário).

22.
Seminário Projeto Pedagógico de Curso. 1999. (Seminário).

23.
XX Encontro Regional do ForGrad. 1999. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, E. S.. Nivelamento Centro de Ciências Jurídicas - CCJ. 2011. (Outro).

2.
PEREIRA, E. S.. Carreiras Jurídicas. 2010. (Outro).

3.
PEREIRA, E. S.. XX Encontro Regional do ForGrad. 1999. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luciana da Silva Gonçalves. O conto infantil na publicidade. Início: 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. (Orientador).

2.
Paulo Baima Serrano. Pichação como forma de comunicação. Início: 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Marina Parente Costa; Rafael Barreira Benevides. Vende-se Análise. Início: 2005. Iniciação científica (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. (Orientador).

2.
Bárbara Janiques de Carvalho; Thiago Arcoverde Chisholm. A imagem como produtora de sentidos. Início: 2005. Iniciação científica (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. (Orientador).

3.
Kallyl Pinheiro. O Grito: uma análise semiótica. Início: 2005. Iniciação científica (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. (Orientador).

4.
Helana Gurgel Pinho; Juliana Lacerda de Moura. As Metáforas da Primeiridade no Ensino Literário da Filosofia: uma análise semiótica. Início: 2005. Iniciação científica (Graduando em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza. (Orientador).

5.
Cristina Yolanda Carneiro da Cunha. Análise Semiótica do Filme Cidade dos Sonhos. Início: 2005. Iniciação científica (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. (Orientador).

6.
Diego Henrique Oliveira de Paiva. Rodopios Semióticos: Análise semiótica da publicidade da cerveja Skol Beats. Início: 2005. Iniciação científica (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. (Orientador).

7.
Clea Jatahy Peixoto. O perfil de um novo homem na publicidade brasileira. Início: 2004. Iniciação científica (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. (Orientador).

8.
Anaclara Moreira Salvador. O Universo Pop: uma análise semiótica da turnê PopMart. Início: 2004. Iniciação científica (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. (Orientador).

9.
Lana Nóbrega. Representações Ilustrativas no Livro O Pequeno Príncipe: uma análise Semiótica. Início: 2004. Iniciação científica (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. (Orientador).

10.
Francisco das Chagas Leal Filho. O Jornal O POVO e suas transformações em 50 anos. Início: 2004. Iniciação científica (Graduando em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Martha dos Martins Coelho Melo. Intertextualidade: as vozes do discurso bíblico no filme Magnólia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Elane Silva Pereira.

2.
Liana Elisabete Carvalho Peixoto. Análise do Corpo Feminino enquanto Signo na "Campanha pela Real Beleza" da Marca Dove. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Elane Silva Pereira.

3.
Nayara Nelly Oliveira Gusmão. Um estudo da comunicação não-verbal: a moda como fenômeno sócio-cultural. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Elane Silva Pereira.

4.
Janaína de Sousa Feijão. João Inácio Jr.: do rádio à televisão - o processo de produção e difusão da informação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Elane Silva Pereira.

5.
Ticiane Maria de Araújo Bezerra. A influência da propaganda nazista nos cartazes da ditadura militar brasileira. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Elane Silva Pereira.

6.
Ana Carolina Barbosa Velloso. A moda como instrumento de comunicação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Elane Silva Pereira.

7.
Luciana da Silva Gonçalves. Era uma vez... a intertextualidade no discurso publicitário. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Elane Silva Pereira.

8.
Waldir Vasconcelos de Araújo. A intertextualidade na linguagem publicitária par outdoor. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Elane Silva Pereira.

9.
Paula Bayma. A pichação como linguagem na cidade de Fortaleza - Ceará. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Elane Silva Pereira.

Iniciação científica
1.
Mardônio de Andrade Silva. O uso dos estrangeirismos na cidade de Fortaleza: ameaça lingüística ou variação lexical do português?. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Elane Silva Pereira.

2.
Tárcia Alcântara Freitas. O discurso publicitário ontem e hoje: um olhar semiótico. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Elane Silva Pereira.

3.
Loah Miranda Frota. Análise psicológica das cores no filme Herói. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Fortaleza. Orientador: Elane Silva Pereira.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
PEREIRA, E. S.. Comunicação Pedagógica Mediatizada. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 11:55:10