Renata Geórgia Motta Kurtz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9493207534414481
  • Última atualização do currículo em 04/12/2018


Doutora em Administração de Empresas pela PUC-Rio (Área de pesquisa: Inovação, Conhecimento e Aprendizagem Organizacional); Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2005); MBA IAG Master em Gestão e RH pela PUC-Rio (2002); Psicóloga graduada pela UFRJ. Professora adjunta da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ; Professora e supervisora da PUC-Rio da área de Organizações e Estratégia, coordenadora pedagógica do MBA à distância do Departamento de Administração/IAG, da PUC-Rio. Sócia- gerente da Livre Docência Tecnologia Educacional, autora e professora do curso ?Teoria e Prática da Docência On-line?, em que capacita professores de Instituições de Ensino e profissionais da área de Educação Corporativa de empresas públicas e privadas. Foi professora, em cursos de graduação, pós-graduação, extensão e mentora de novos professores do Programa FGV Online, da Fundação Getúlio Vargas e pesquisadora na área de Gestão de Pessoas pelo TecGraf/PUC-Rio. Consultora de Recursos Humanos, com experiência em Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, tem atuado na concepção e coordenação de projetos educacionais corporativos para instituições como PETROBRAS, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Vale, SulAmérica, Banco do Brasil e Oi. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renata Geórgia Motta Kurtz
Nome em citações bibliográficas
KURTZ, R. G. M.;KURTZ, RENATA

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, IAG - Instituto de Administração e Gerência / Departamento de Administração.
Rua Marquês de São Vicente
Gávea
22451900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 21389200
URL da Homepage: http://www.iag.puc-rio.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Administração de Empresas.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: RESISTÊNCIA À ATITUDE E INTENÇÃO DE ADOÇÃO DO M-LEARNING POR PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Jorge Ferreira da Silva.
Coorientador: Jorge Brantes Ferreira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Inovação; aceitação de tecnologia; resistência à inovação; comportamento humano em contexto de mudança.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ciências Humanas.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Ciências Humanas.
Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.
2003 - 2005
Mestrado em Administração de Empresas.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Relacionamentos interpessoais e aprendizagem na economia de comunhão: o caso Femaq,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Sérgio Proença Leitão.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: conhecimento organizacional; aprendizagem organizacional; relacionamentos intepessoais; gestão de pessoas; economia de comunhão; mudança organizacional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas.
1991 - 2001
Graduação em psicologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Dinâmica de Grupos: Um estudo de caso em Treinamento para situações de risco.
Orientador: Virginia Souza Drummond.
1988 - 1990
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Palas, PALAS, Brasil.
1979 - 1987
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Palas, PALAS, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Extensão universitária em Business for Global Practices. (Carga horária: 105h).
San Diego State University, SDSU, Estados Unidos.
2004 - 2004
Extensão universitária em Metodologia do Ensino Superior. (Carga horária: 45h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Capacitação para Docência Online. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2002 - 2002
MBA em Gestão e RH. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Palavras-chave: cultura organizacional; poder nas organizações; relacionamentos interpessoais; terceiro setor.
2002 - 2002
Entrevista Target. (Carga horária: 60h).
Centro de Psicologia Aplicada, CEPA, Brasil.
2002 - 2002
Grafologia, aplicação e laudos. (Carga horária: 60h).
Centro de Psicologia Aplicada, CEPA, Brasil.
2002 - 2002
Teste de personalidade Wartegg, aplicação e laudos. (Carga horária: 60h).
Centro de Psicologia Aplicada, CEPA, Brasil.
1996 - 1996
Recrutamento e Seleção de Pessoal. (Carga horária: 30h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
1996 - 1996
Administração de Recursos Humanos. (Carga horária: 30h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora e Supervisora das disciplinas da área de Organizações

Atividades

03/2008 - Atual
Direção e administração, IAG - Instituto de Administração e Gerência / Departamento de Administração, .

Cargo ou função
Supervisora da área de Organização do curso de graduação.
03/2008 - Atual
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Administração
Psicologia aplicada à Administração
Administração para Engenharia
04/2015 - 06/2015
Ensino, MBA em Gestão e RH, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Visões da Organização
10/2013 - 11/2013
Ensino, MBA em Gestão e RH, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento de Equipes
06/2011 - 03/2013
Direção e administração, IAG - Instituto de Administração e Gerência / Departamento de Administração, .

Cargo ou função
Coordenadora do curso online de pós-graduação em Administração para Relações Institucionais.
10/2012 - 11/2012
Ensino, MBA em Gestão e RH, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento de Equipes
06/2011 - 08/2011
Ensino, MBA em Gestão e RH, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento de Equipes
06/2008 - 12/2010
Direção e administração, IAG - Instituto de Administração e Gerência / Departamento de Administração, .

Cargo ou função
Coordenadora do curso online de pós graduação lato sensu MBA Executivo em Negócios Financeiros.
06/2009 - 11/2010
Treinamentos ministrados , IAG - Instituto de Administração e Gerência / Departamento de Administração, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores para a docência online
09/2010 - 10/2010
Ensino, MBA em Gerenciamento de Projetos, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento de Equipes
08/2010 - 10/2010
Ensino, MBA IAG Management, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Pessoas
06/2010 - 07/2010
Ensino, MBA em Gestão e RH, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento de Equipes
04/2010 - 06/2010
Ensino, MBA em Gerenciamento de Projetos, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento de Equipes

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Atividades

07/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Sociais, Faculdade de Administração e Finanças.

07/2017 - Atual
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologias Inovadoras no Ensino da Contabilidade
07/2016 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento Humanos nas Organizações
Desenvolvimento Gerencial
Funções e Teorias Administrativas
Gestão de Recursos Humanos

Livre Docência Tecnologia Educacional, LIVRE DOCÊNCIA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Sócia-gerente e professora, Carga horária: 20

Atividades

10/2016 - Atual
Treinamentos ministrados , Livre Docência Tecnologia Educacional, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores para a docência online - Curso Teoria e Prática da Docência Online (60h)
03/2007 - Atual
Direção e administração, Livre Docência Tecnologia Educacional, .

Cargo ou função
Sócia-gerente.
08/2016 - 10/2016
Treinamentos ministrados , Livre Docência Tecnologia Educacional, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores para a docência online - Curso Teoria e Prática da Docência Online (60h)
05/2016 - 07/2016
Treinamentos ministrados , Livre Docência Tecnologia Educacional, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores para a docência online - Curso Teoria e Prática da Docência Online (60h)
03/2016 - 05/2016
Treinamentos ministrados , Livre Docência Tecnologia Educacional, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores para a docência online - Curso Teoria e Prática da Docência Online (60h)
01/2016 - 03/2016
Treinamentos ministrados , Livre Docência Tecnologia Educacional, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores para a docência online - Curso Teoria e Prática da Docência Online (60h)
08/2015 - 10/2015
Treinamentos ministrados , Livre Docência Tecnologia Educacional, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores para a docência online - Curso Teoria e Prática da Docência Online (60h)
05/2015 - 07/2015
Treinamentos ministrados , Livre Docência Tecnologia Educacional, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores para a docência online - Curso Teoria e Prática da Docência Online (60h)
03/2015 - 05/2015
Treinamentos ministrados , Livre Docência Tecnologia Educacional, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores para a docência online - Curso Teoria e Prática da Docência Online (60h)
01/2015 - 03/2015
Treinamentos ministrados , Livre Docência Tecnologia Educacional, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores para a docência online - Curso Teoria e Prática da Docência Online (60h)
10/2014 - 12/2014
Treinamentos ministrados , Livre Docência Tecnologia Educacional, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores para a docência online - Curso Teoria e Prática da Docência Online (60h)
08/2014 - 09/2014
Treinamentos ministrados , Livre Docência Tecnologia Educacional, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores para a docência online - Curso Teoria e Prática da Docência Online (60h)
03/2014 - 05/2014
Treinamentos ministrados , Livre Docência Tecnologia Educacional, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores para a docência online - Curso Teoria e Prática da Docência Online (60h)
01/2014 - 03/2014
Treinamentos ministrados , Livre Docência Tecnologia Educacional, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores para a docência online - Curso Teoria e Prática da Docência Online (60h)
10/2013 - 11/2013
Treinamentos ministrados , Livre Docência Tecnologia Educacional, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores para a docência online - Curso Teoria e Prática da Docência Online (60h)
08/2013 - 09/2013
Treinamentos ministrados , Livre Docência Tecnologia Educacional, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores para a docência online - Curso Teoria e Prática da Docência Online (60h)
06/2013 - 07/2013
Treinamentos ministrados , Livre Docência Tecnologia Educacional, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores para a docência online - Curso Teoria e Prática da Docência Online (60h)
04/2013 - 05/2013
Treinamentos ministrados , Livre Docência Tecnologia Educacional, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores para a docência online - Curso Teoria e Prática da Docência Online (60h)
01/2013 - 03/2013
Treinamentos ministrados , Livre Docência Tecnologia Educacional, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores para a docência online - Curso Teoria e Prática da Docência Online (60h)
10/2012 - 12/2012
Treinamentos ministrados , Livre Docência Tecnologia Educacional, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores para a docência online - Curso Teoria e Prática da Docência Online (60h)
10/2012 - 11/2012
Treinamentos ministrados , Livre Docência Tecnologia Educacional, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores para a docência online - Curso Teoria e Prática da Docência Online (60h)
08/2012 - 09/2012
Treinamentos ministrados , Livre Docência Tecnologia Educacional, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores para a docência online - Curso Teoria e Prática da Docência Online (60h)
07/2012 - 08/2012
Treinamentos ministrados , Livre Docência Tecnologia Educacional, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores para a docência online - Curso Teoria e Prática da Docência Online (60h)
04/2012 - 06/2012
Treinamentos ministrados , Livre Docência Tecnologia Educacional, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores para a docência online - Curso Teoria e Prática da Docência Online (60h)
02/2012 - 03/2012
Treinamentos ministrados , Livre Docência Tecnologia Educacional, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores para a docência online - Curso Teoria e Prática da Docência Online (60h)
10/2011 - 11/2011
Treinamentos ministrados , Livre Docência Tecnologia Educacional, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores para a docência online - Curso Teoria e Prática da Docência Online (60h)
08/2011 - 09/2011
Treinamentos ministrados , Livre Docência Tecnologia Educacional, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores para a docência online - Curso Teoria e Prática da Docência Online (60h)
06/2011 - 07/2011
Treinamentos ministrados , Livre Docência Tecnologia Educacional, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores para a docência online - Curso Teoria e Prática da Docência Online (60h)
04/2011 - 05/2011
Treinamentos ministrados , Livre Docência Tecnologia Educacional, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores para a docência online - Curso Teoria e Prática da Docência Online (60h)
01/2011 - 02/2011
Treinamentos ministrados , Livre Docência Tecnologia Educacional, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores para a docência online - Curso Teoria e Prática da Docência Online (60h)
10/2010 - 11/2010
Treinamentos ministrados , Livre Docência Tecnologia Educacional, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores para a docência online - Curso Teoria e Prática da Docência Online (60h)
08/2010 - 09/2010
Treinamentos ministrados , Livre Docência Tecnologia Educacional, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores para a docência online - Curso Teoria e Prática da Docência Online (60h)
05/2010 - 07/2010
Treinamentos ministrados , Livre Docência Tecnologia Educacional, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores para a docência online - Curso Teoria e Prática da Docência Online (60h)
02/2010 - 04/2010
Treinamentos ministrados , Livre Docência Tecnologia Educacional, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores para a docência online - Curso Teoria e Prática da Docência Online (60h)
11/2009 - 12/2009
Treinamentos ministrados , Livre Docência Tecnologia Educacional, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores para a docência online - Curso Teoria e Prática da Docência Online (60h)
08/2009 - 10/2009
Treinamentos ministrados , Livre Docência Tecnologia Educacional, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores para a docência online - Curso Teoria e Prática da Docência Online (60h)
06/2009 - 07/2009
Treinamentos ministrados , Livre Docência Tecnologia Educacional, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores para a docência online - Curso Teoria e Prática da Docência Online (60h)
04/2009 - 05/2009
Treinamentos ministrados , Livre Docência Tecnologia Educacional, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores para a docência online - Curso Teoria e Prática da Docência Online (60h)
02/2009 - 03/2009
Treinamentos ministrados , Livre Docência Tecnologia Educacional, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de professores para a docência online - Curso Teoria e Prática da Docência Online (60h)

Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Mentora de novos professores, Carga horária: 20
Outras informações
Acompanhamento e avaliação de professores formados para atuação em Educação à distância.

Vínculo institucional

2004 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

07/2004 - 12/2010
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Competências gerenciais
Gestão contemporânea
Gestão de Pessoas
Gestão estratégica de Recursos Humanos
Liderança e desenvolvimento de equipes

Centro de Integração Empresa Escola, CIEE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Recursos Humanos, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação na área de seleção e de treinamento.


Escola Técnica de Comunicação, ETEC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professora


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária
Outras informações
Estagiária bolsista de Psicologia Organizacional (Apoio FUJB) da Divisão de Psicologia Aplicada do Instituto de Psicologia da UFRJ Produto gerado pelo estágio: Criação do Sistema Psi-U



Linhas de pesquisa


1.
Métodos inovadores de Ensino da Administração e da Contabilidade

Objetivo: Investigar as contribuições e desafios da aplicação de novas metodologias e tecnologias aos ambientes e processos de ensino-aprendizagem da Administração e da Contabilidade, e de formação e prática docentes nessas áreas. Realizar pesquisas em educação corporativa, priorizando temas relacionados à educação a distância (EAD), a formação docente para a EAD e o design de sistemas educacionais e de treinamento. A linha abordará também a pesquisa e desenvolvimento de metodologias colaborativas no ensino apoiadas pelas tecnologias de informação e comunicação (TICs)..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ensino da Contabilidade.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Ensino da Administração; Ensino da Contabilidade; Formação de professores; Tecnologia Educacional; educação a distância.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Competências docentes para metodologias ativas no ensino da Administração Pública e da Contabilidade
Descrição: Como proposta de inovação no ensino da Administração Pública e da Contabilidade, estão os métodos ativos de aprendizagem. Tais métodos são estratégias e técnicas pedagógicas que concebem os estudantes como agentes principais responsáveis pela sua aprendizagem. Fundamentam-se em princípios socio-construtivistas (Vygotysky) e socio-interacionistas (Piaget) e nos princípios da aprendizagem significativa (Ausubel e Novak). Dentre os inúmeros métodos ativos, pode-se citar: o Ensino Baseado em Problemas (EBP), conhecido como PBL (Problem Based Learning); a Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE), ou TBL (Team Based Learning), ou ainda a aprendizagem colaborativa; a Problematização; a Aprendizagem Baseada em Projetos; o método do caso (ou Case Based Learning); a sala de aula invertida; o Design Thinking; e a aprendizagem baseada em jogos (Game Based Learning), como os jogos de negócio (IZUKA, 2008; FARIAS et al., 2015; BERGMANN e SAMS, 2016; BROWN e WYATT, 2010; GONSALES, 2014; MATTAR, 2010)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) .
Integrantes: Renata Geórgia Motta Kurtz - Coordenador / Leonel Tractenberg - Integrante / Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia - Integrante.
2017 - Atual
Desenvolvimento de competências socioemocionais na formação gerencial de pós-graduandos de Administração Pública e Contabilidade
Descrição: Fundamentação. Aquilo que se conhece como competências socioemocionais constitui um espectro amplo de habilidades interpessoais: de comunicação, trabalho em equipe, liderança, resolução de conflitos, bem como habilidades intrapessoais e inteligência emocional. A preocupação com o desenvolvimento de habilidades sociais do administrador não é recente. Ela remete aos estudos sobre os papéis e as competências gerenciais. Chester Barnard foi um dos pioneiros da Administração moderna a destacar o papel do gestor na promoção da cooperação, por meio da comunicação, reconhecendo os aspectos irracionais e emocionais das relações humanas e as diferentes motivações dos subordinados (ESCRIVÃO FILHO e PERUSSI FILHO, 2010). Na década de 60, Henry Mintzberg analisando as atividades exercidas por gestores, identificou um conjunto de dez papéis agrupados em três categorias: interpessoal, informacional e decisional. As habilidades sociais estão presentes distribuídas entre as três categorias, sendo elas: trabalhar em equipe, motivar as pessoas, liderar, manter rede de contatos, comunicar e compartilhar informações, solucionar conflitos e negociar (SOBRAL e PECI, 2008). As capacidades intrapessoais e a inteligência emocional são consideradas cada vez mais relevantes para o bom desempenho dos profissionais dentro das organizações sejam elas públicas ou privadas, sobretudo para a eficácia das lideranças na atualidade (ROBBINS et al., 2010). Segundo Lacombe (2005), as organizações atuais exigem profissionais tecnicamente qualificados, mas, sobretudo, preparados emocionalmente e que possuam flexibilidade para se adaptar às mudanças. Os profissionais da atualidade que assumem cargos de gestão e liderança as organizações públicas também são cada vez mais demandados a desenvolver competências socioemocionais. Entre outras atividades, esses profissionais devem estar aptos a coordenar equipes, conduzir reuniões, orientar e dar feedback sobre o desempenho dos colaboradores, lidar com conflitos e tomar decisões coletivamente. Tais habilidades não costumam ser devidamente trabalhadas pelos cursos de graduação, nem de pós-graduação que geralmente possuem um enfoque prioritariamente teórico e baseado sobretudo em métodos expositivos de ensino (MARION, 2007). Para suprir a deficiência no desenvolvimento de competências socioemocionais dos futuros administradores, diversos autores têm sugerido a utilização de técnicas como o role-play, dinâmica de grupo, psicodrama, grupos de sensitividade, teatro de improviso e outras técnicas e exercícios vivenciais (MARTINS et al., 1997; RUAS, 2005; CHASSERIO e GOSSE, 2007; MARION, 2007; LEAL e NOVA, 2007; SOUZA e SOUZA, 2012; CARVALHO e FARIA, 2014). Objetivos. Desenvolver e investigar a potencialidade e efetividade de técnicas vivenciais, teatrais e de dinâmica de grupo para desenvolvimento de competências socioemocionais de pós-graduandos de Administração Pública e Contabilidade. Metodologia. A metodologia desta pesquisa será desenvolvida a partir dos referenciais da pesquisa-baseada em design (design-based research, DBR) (COLLINS et al, 2004; VAN DEN AKKER et al., 2006). A DBR é um tipo de pesquisa-ação que tem como objetivo aprimorar as práticas educacionais e os princípios teóricos que as embasam por meio de um processo sistemático, porém iterativo, flexível e colaborativo, que contempla as etapas de análise, design, desenvolvimento, implementação de soluções educacionais em contextos reais de aprendizagem (WANG e HANNAFIN, 2004; VAN DEN AKKER et al., 2006)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
A abordagem interpretativista em Administração e Contabilidade
Descrição: Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar as relações sociais que se estabelecem no contexto da Administração e da Contabilidade à luz da abordagem interpretativista. Em linha com Burrell e Morgan (2005), ao adotar a abordagem interpretativista buscamos compreender como o mundo social se manifesta, considerando que sua construção acontece em processo contínuo. Nesse sentido, procuramos gerar compreensão sobre os significados das ações humanas nos campos da Administração e da Contabilidade e, portanto, enfatizamos, como afirma Schwandt (2000), ?a contribuição da subjetividade humana ao conhecimento, sem sacrificar o conhecimento objetivo?.Na busca por significados subjacentes à vida social, o interpretativismo mergulha na subjetividade do ator para compreender suas motivações, crenças e desejos, com a preocupação de entender o mundo social a partir de sua consciência individual. Equivale dizer que a teoria construída por meio do interpretativismo contempla o ponto de vista e as experiências subjetivas dos próprios atores que participam da ação (SCHWANDT, 2000; VERGARA E CALDAS, 2005). Boeira e Vieira (2010: 35) argumentam que a ciência social ?só pode compreender realmente as relações sociais ao incorporar em seus enfoques analíticos o universo interior dos indivíduos ? e, sobretudo, a dimensão do sentido que os mesmos conferem a suas ações?.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Gestão social e controle da administração pública
Descrição: Descrição: O estudo propõe desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão com as seguintes finalidades: promover a participação cidadã na gestão de políticas públicas por meio dos conselhos gestores municipais; aumentar o capital social dos conselhos de políticas públicas por meio da capacitação dos conselheiros; fortalecer os conselhos de gestão de políticas públicas e o controle social sobre a Administração Pública..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
METARIO Rede de Pesquisa e Formação Docente em Metaversos: Desenvolvimento de Competências para a docência em Administração (Projeto Integrado)
Descrição: O objetivo principal desse projeto é criar a Rede METARIO - Rede de Pesquisa e Formação Docente em Metaversos, uma Rede de cooperação acadêmica de cunho interinstitucional e interdisciplinar, com a participação do PPG em Administração da PUC-Rio, do PPG em Administração e do PPG em Educação da UNISINOS. Para a criação da rede, propõe-se desenvolver ambientes e programas de formação docente na área de Administração, incluindo metodologias que se traduzem em práticas pedagógicas e processos de mediação pedagógica no contexto da modalidade online, utilizando a tecnologia de Metaversos e as tecnologias móveis e sem fio, possibilitando o acesso tanto por computador pessoal quanto por dispositivos móveis (Aprendizagem com Mobilidade).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Desenvolvimento de Competências Acadêmicas e de Autogestão de Carreira
Descrição: Objetivo: Promover o desenvolvimento de competências acadêmicas e de autogestão de carreira de estudantes dos cursos de graduação da UERJ e do ensino médio. Método: Realização de oficinas (workshops) presenciais semestrais e criação/reuso/combinação e compartilhamento online de recursos educacionais abertos sobre temas relacionados..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Renata Geórgia Motta Kurtz - Coordenador / Leonel Estevao Finkelsteinas Tractenberg - Integrante / Waleria Silva de Medeiros - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FREITAS, A. S.2017FREITAS, A. S. ; FERREIRA, J.B. ; GARCIA, R. ; KURTZ, R. G. M. . O efeito da interatividade e do suporte técnico na intenção de uso de um sistema de e-learning. Revista de Ciências da Admistração, v. 19, p. 45-56, 2017.

2.
PINA, FERNANDA2016PINA, FERNANDA ; KURTZ, RENATA ; FERREIRA, JORGE BRANTES ; FREITAS, ANGILBERTO ; SILVA, JORGE FERREIRA DA ; GIOVANNINI, CRISTIANE JUNQUEIRA . ADOÇÃO DE M-LEARNING NO ENSINO SUPERIOR: O PONTO DE VISTA DOS PROFESSORES. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre. Online), v. 22, p. 279-306, 2016.

3.
KURTZ, RENATA2015KURTZ, RENATA; MACEDO-SOARES, T. DIANA DE ; FERREIRA, JORGE BRANTES ; FREITAS, ANGILBERTO SABINO DE ; SILVA, JORGE FERREIRA DA . Fatores de impacto na Atitude e na Intenção de uso do M-learning: um teste empírico. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre. Online), v. 21, p. 27-56, 2015.

4.
FERREIRA, J. B.2015FERREIRA, J. B. ; Giovannini, C. J. ; KURTZ, R. G. M. ; Pina, F. . Tecnologias Interativas: Efeitos no Varejo de Vestuário Online. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 8, p. 242-262, 2015.

5.
SILVA, J. B.2012SILVA, J. B. ; FREITAS, A. S. ; ROSA, J. P. B. ; KURTZ, R. G. M. ; CARVALHO, M. L. A. . Motivadores de compra nos aeroportos brasileiros: Uma tipologia para o consumidor em aeroportos.. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 6, p. 32-47, 2012.

6.
Sérgio Proença Leitão2005 Sérgio Proença Leitão ; KURTZ, R. G. M. . Relacionamentos interpessoais e aprendizagem na economia de comunhão: o caso Femaq. RAP. Revista Brasileira de Administração Pública, v. 04, p. 913-937, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
TRACTENBERG, L. ; KURTZ, R. G. M. . Pedagogical Mediation inIndependent Online Teachng. In: Régis Tractenberg. (Org.). Independent Online Teaching. 1ed.: Livre Docência Tecnologia Educacional, 2016, v. , p. 101-116.

2.
TRACTENBERG, L. ; KURTZ, R. G. M. . A mediação pedagógica na docência online independente. In: Régis Tractenberg. (Org.). Docência on-line independente: novos horizontes profissionais na educação. 1ed.Rio de Janeito: Livre Docência, 2014, v. 1, p. 101-116.

3.
KURTZ, R. G. M.; Pina, F. ; FREITAS, A. ; FERREIRA, J. B. ; Schlemmer, E. . O Uso do M-Learning no Ensino Superior: Fatores Críticos do Ponto de Vista dos Professores.. In: KLEIN, Amarolinda Iara da Costa Zanela ; FREITAS, Henrique. (Org.). Mobilidade Empresarial: Oportunidades e Desafios do Uso de Tecnologias Móveis para Negócios no Contexto Brasileiro. 1ed.São Paulo: Atlas, 2014, v. 1, p. 119-131.

4.
KURTZ, R. G. M.. Gestão de aprendizagem online na Educação Corporativa. In: Andrea Ramal. (Org.). Educação Corporativa - Fundamentos e Gestão. 1ed.Rio de Janeiro: LTC, 2012, v. , p. 202-231.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VIEGAS, R. L. S. O. ; PAES, A. L. S. ; ALMEIDA, T. ; TRACTENBERG, L. ; KURTZ, R. G. M. . A Disciplina Contabilidade Gerencial sob a Perspectiva dos Egressos do Curso de Ciências Contábeis: Importância Atribuída e Conexão com a Prática Contábil. In: IX Congresso Nacional de Administração e Contabilidade - AdCont 2018, 2018, Rio de Janeiro. IX Congresso Nacional de Administração e Contabilidade - AdCont 2018, 2018.

2.
PAES, A. L. S. ; CORREA, T. D. ; KURTZ, R. G. M. ; TRACTENBERG, L. ; GOUVEIA, T. M. O. A. . Até que ponto vale a pena tentar salvar o próprio negócio? O dilema ético de um contador.. In: XLII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2018, 2018, Curitiba. Anais do XLII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2018, 2018.

3.
OLIVEIRA, V. M. ; VEIGA, C. F. ; KURTZ, R. G. M. ; TRACTENBERG, L. E. F. ; GOUVEIA, T. M. O. A. . Terceirizar ou primarizar? Caso de ensino sobre a operacionalização de serviços de departamento de pessoal numa empresa do setor de petróleo e gás.. In: VI Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade - EnEPQ, 2018, Porto Alegre. VI Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade - EnEPQ, 2018.

4.
TRACTENBERG, L. E. F. ; KURTZ, R. G. M. ; GOUVEIA, T. M. O. A. . Pesquisa De Egressos E Concluintes De Um Curso De Graduação Em Administração. In: XI Congresso de Administração Sociedade e Inovação, 2018, Rio de Janeiro. XI Congresso de Administração Sociedade e Inovação, 2018.

5.
NASCIMENTO, C. C. A. ; SILVA, P. C. S. ; TRACTENBERG, L. E. F. ; KURTZ, R. G. M. ; BRAUER, M. . CRIAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO: MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA NOS ENCONTROS DA ANPAD - 2012 A 2017. In: XI Congresso de Administração Sociedade e Inovação, 2018, Rio de Janeiro. XI Congresso de Administração Sociedade e Inovação, 2018.

6.
MOSCA, H. M. B. ; KURTZ, R. G. M. . Gestão de Esportes: Uma Revisão de Literatura sob a Ótica das Correntes Institucionais. In: IX Congresso Nacional de Administração e Contabilidade - AdCont 2018, 2018, Rio de Janeiro. IX Congresso Nacional de Administração e Contabilidade - AdCont 2018, 2018.

7.
ANDRADE, C. S. L. ; TRACTENBERG, L. ; KURTZ, R. G. M. . Desenvolvendo Soft Skills de Estudantes de Administração: um relato de experiência.. In: XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2017., 2017, São Paulo. XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2017, 2017.

8.
KURTZ, R. G. M.; SILVA, JORGE FERREIRA DA ; FERREIRA, J.B. ; FREITAS, A. S. . Resistência à atitude e intenção de adoção do m-learning por professores do ensino superior. In: XL ENANPAD, 2016, Costa do Sauípe. Anais do XL Encontro da ANPAD, 2016.

9.
RAMOS, F. L. ; FERREIRA, J. B. ; FREITAS, A. S. ; Pina, F. ; RODRIGUES, J. W. ; KURTZ, R. G. M. . O Efeito da Confiança na Intenção de Uso do m-Banking. In: XXXIX Encontro da ANPAD - EnANPAD 2015, 2015, Belo Horizonte. XXXIX EnANPAD 2015, 2015.

10.
Pina, F. ; KURTZ, R. G. M. ; FREITAS, A. S. ; FERREIRA, J. B. ; RAMOS, F. L. . A Adoção do Mobile Learning: um Estudo Comparativo entre Professores Adotantes e Não Adotantes. In: XXXIX Encontro da ANPAD - EnANPAD 2015, 2015, Belo Horizonte. XXXIX EnANPAD, 2015, 2015.

11.
RAMOS, F. L. ; FERREIRA, J. B. ; FREITAS, A. S. ; Pina, F. ; RODRIGUES, J. W. ; KURTZ, R. G. M. . Mobile banking, Confiança e seus Antecedentes. In: 9th Iberoamerican Academy os Management Conference, 2015, SAntiago. 9th Iberoamerican Academy os Management Conference, 2015.

12.
KURTZ, R. G. M.; Pina, F. ; FERREIRA, J. B. ; SILVA, J.F. ; FREITAS, A. S. ; Giovannini, C. J. . Adoção de mlearning por professores no ensino superior: uma investigação sobre aspectos favoráveis e possíveis barreiras. In: XXXVIII Encontro da ANPAD, 2014, Rio de Janeiro. Adoção de mlearning por professores no ensino superior: uma investigação sobre aspectos favoráveis e possíveis barreiras, 2014.

13.
KURTZ, R. G. M.; MACEDO-SOARES, T. D. ; FERREIRA, J. B. ; FREITAS, A. S. . Fatores de Impacto na Atitude e na Intenção de Uso do M-Learning: Um Teste Empírico. In: XXXVII Encontro da ANPAD, 2013, Rio de Janeiro. Anais do XXXVII Encontro da ANPAD, 2013.

14.
Giovannini, C. J. ; FREITAS, A. ; KURTZ, R. G. M. ; Pina, F. . The Effects of Interactive Technologies on Online Apparel Shopping. In: XLVIII Assembleia Anual CLADEA, 2013, Rio de Janeiro. Anais da XLVIII Assembleia Anual CLADEA, 2013.

15.
SILVA, M. A. ; CARVALHO, M. L. A. ; Giovannini, C. J. ; KURTZ, R. G. M. . Intenção de Uso de um Sistema e-learning: Modelagem e Teste Empírico com Alunos de uma Instituição de Ensino Superior. In: XXXVII Encontro da ANPAD, 2013, 2013, Rio de Janeiro. Anais do XXXVII Encontro da ANPAD, 2013.

16.
ROSA, J. P. B. ; SILVA, J. B. ; FREITAS, A. S. ; CARVALHO, M. L. A. ; KURTZ, R. G. M. . Motivadores de Compra nos Aeroportos Brasileiros: Uma Tipologia para o Consumidor em Aeroportos. In: Encontro de Marketing da ANPAD - EMA, 2012, Curitiba. Anais do EMA 2012, 2012., 2012.

17.
Tractenberg, R. ; TRACTENBERG, L. ; KURTZ, R. G. M. . Perfis da docência online independente: um levantamento inicial. In: XVI Congresso Internacional de Educação a Distância, 2010, Foz do Iguaçu. Anais do XVI Congresso Internacional de Educação a Distância. São Paulo: ABED, 2010. v. 1.

Artigos aceitos para publicação
1.
OLIVEIRA, V. M. ; VEIGA, C. F. ; KURTZ, R. G. M. ; TRACTENBERG, L. E. F. ; GOUVEIA, T. M. O. A. . Terceirizar ou primarizar? Caso de Ensino sobre a Operacionalização de Serviços de Departamento de Pessoal numa Empresa do Setor de Petróleo e Gás.. GVcasos - Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração, 2018.

2.
PAES, A. L. S. ; VIEGAS, R. L. S. O. ; KURTZ, R. G. M. ; TRACTENBERG, L. E. F. ; GOUVEIA, T. M. O. A. . A Disciplina Contabilidade Gerencial sob a Perspectiva dos Egressos do Curso de Ciências Contábeis: Importância Atribuída e Conexão com a Prática Contábil. SOCIEDADE, CONTABILIDADE E GESTÃO (UFRJ), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
KURTZ, R. G. M.. Employee Experience. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
KURTZ, R. G. M.. Metodologias inovadoras na educação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
KURTZ, R. G. M.. Novas metodologias ativas em sala de aula: Prática da Docência On-line. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
KURTZ, R. G. M.. Mobile Learning no Ensino Superior: adoção e resistência dos professores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
KURTZ, R. G. M.. Interação Socioafetiva no ambiente online. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
KURTZ, R. G. M.. Tecnologias digitais móveis na educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
RAMAL, A. C. ; KURTZ, R. G. M. . Elaboração de programa de multiplicação do conhecimento e capacitação. 2006.

2.
KURTZ, R. G. M.. Laboratório de Computação Gráfica/ PUC-­‐Rio ? pesquisadora de Ciências Humanas, voltadas para as áreas da Gestão de Pessoas. 2006.

3.
KURTZ, R. G. M.; BARBASTEFANO, R. G. . Assessoria na produção de roteiros didáticos digitais para ensino médio e ensino fundamental.. 2005.

4.
KURTZ, R. G. M.. Laboratório de Computação Gráfica/ PUC-­Rio ? pesquisadora de Ciências Humanas, área de Gestão de Pessoas. 2005.

5.
FERREIRA, L. J. ; BARBASTEFANO, R. ; KURTZ, R. G. M. . Mapeamento de competências e Plano de Capacitação de funcionários. 2004.

6.
KURTZ, R. G. M.. Instrutora em Cursos de Qualificação Profissional. 2002.

7.
KURTZ, R. G. M.. Aplicações de testes psicotécnicos e dinâmica de grupo em seleção de concurso público. 2001.

8.
KURTZ, R. G. M.. Instrução em Cursos de Qualificação Profissional. 2001.

Trabalhos técnicos
1.
KURTZ, R. G. M.. Parecerista ad hoc da Divisão EPQ do VI Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade - EnEPQ/ ANPAD.. 2018.

2.
KURTZ, R. G. M.. Parecerista ad hoc da divisão EPQ do XLII Encontro da ANPAD (EnANPAD). 2018.

3.
KURTZ, R. G. M.. Parecerista ad hoc do IX Congresso Nacional de Administração e Contabilidade - AdCont. 2018.

4.
KURTZ, R. G. M.. Parecerista ad hoc do II Encontro de Economia de Comunhão.. 2018.

5.
KURTZ, R. G. M.. Parecerista ad hoc da divisão EPQ do XLI Encontro da ANPAD (EnANPAD). 2017.

6.
KURTZ, R. G. M.. Parecerista ad hoc do I Encontro de Economia de Comunhão.. 2017.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
KURTZ, R. G. M.; REZENDE, A. P. ; ANDRADE, S. . Cultura da Diversidade: implementar é Preciso. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
KURTZ, R. G. M.. Feedback: importância e como conduzir o processo de feedback. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
KURTZ, R. G. M.. Webinário Coantedu 4.0. 2018; Tema: Metodologias Inovadoras na educação. (Rede social).

2.
KURTZ, R. G. M.. Semana EAD no Face. 2016; Tema: Interação na Educação On-line. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
KURTZ, R. G. M.. Gesão da aprendizagem online na Educação Corporativa. 2014. .

2.
KURTZ, R. G. M.. Business English (San Diego State University). 2012. (Intercâmbio de curta duração).

3.
KURTZ, R. G. M.. Desenvolvimento de Equipes. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
KURTZ, R. G. M.; TRACTENBERG, L. . Teoria e Prática da Docência Online. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso online).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
TRACTENBERG, L.; KURTZ, R. G. M.; SANTANNA, P. R.. Participação em banca de Tancredo Lasagno Junior. Ameaças e oportunidades para a profissão contábil frente às novas tecnologias da infocomunicaçãoe suas implicações para a formação do contador: a visão de coordenadores de curso de graduação. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
SILVA, B. R. C. S. E.; SANTOS, V. J. L.; KURTZ, R. G. M.; BEZERRA, S. L. A.; ALMEIDA, L. F.. Participação em banca de Marilda Sant'Anna Maciel. Uma Análise de Securitização de Recebíveis na Administração Pública com vistas à Inovação Organizacional. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
OLIVEIRA, F. B.; ZANINI, M. T. F.; KURTZ, R. G. M.; TRACTENBERG, L.. Participação em banca de Clarisse Soares Leite de Andrade. A influência das soft skills na atuação do gestor: A percepção dos profissionais de gestão de pessoas. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração) - Fundação Getúlio Vargas.

Qualificações de Mestrado
1.
KURTZ, R. G. M.; TRACTENBERG, L. E. F.; OLIVEIRA, A. T.. Participação em banca de Aurea Lopes da Silva Paes. O ensino da perícia contábil no estado do Rio de Janeiro: as Instituições de Ensino Superior estão preparando o aluno para o mercado de trabalho?. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
KURTZ, R. G. M.; SOARES, J. A.; DUQUE, A. P. O.; RODRIGUES, E. F.. Participação em banca de Roberta da Silva Lopes. Inteligência Artificial na Contabilidade: potencialidades e desafios. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
KURTZ, R. G. M.; TRACTENBERG, L. E. F.; ALMEIDA, T.; SANT'ANNA, P. R.. Participação em banca de Roberta Lilian Steinbach Orru Viegas. O ensino contábil no estado do Rio de Janeiro: como as Instituições de Ensino Superior estão preparando os estudantes para a prática do mercado de trabalho?. 2018.

4.
ALMEIDA, T.; KURTZ, R. G. M.; DARBILLY, L. V.C.. Participação em banca de Victor Marques de Oliveira. A percepção do discente em relação à produção acadêmica ao longo do Mestrado em Ciências Contábeis. 2018.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BENAZZI, J. R. S. C.; KURTZ, RENATA; SILVA, P. R.. Participação em banca de Ingride Avancini Nora Dias.Checkmate: o reposicionamento de imagem de Annita. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
KURTZ, R. G. M.; ROCHA-PINTO, S. R.; SOARES, C. D.. Participação em banca de Beatriz Waclawek Naveiro.Implementação da Transformação Digital: a Percepção do Indivíduo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
SOARES, C. D.; KURTZ, R. G. M.; ROCHA-PINTO, S. R.. Participação em banca de João Pedro Cavalcanti Silva.Empresas Familiares: processo de sucessão e seus direitos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

4.
ROCHA-PINTO, S. R.; KURTZ, R. G. M.; SOARES, C. D.. Participação em banca de Pedro Renato Rodrigues.A distância enrte a idealização e a prática: um estudo sobre a influência da distância entre a alta gestão e a performance das rotinas organizacionais sobre seu aspecto ostensivo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

5.
ROCHA-PINTO, S. R.; KURTZ, R. G. M.; BERENGER, F.. Participação em banca de Bárbara Werneck Franco.Aplicação da cadeia de valor de Porter em Emersas Familiares. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

6.
BERENGER, F.; KURTZ, R. G. M.; ROCHA-PINTO, S. R.. Participação em banca de Michell Douglas Menegatti.Profissionais da Geração Y que trabalham em Empresas Familiares: uma pesquisa exploratória sobre essa escolha. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

7.
ROCHA, A. M. C.; KURTZ, R. G. M.; SILVA, C. V. T.; ZAPATA, G. O. G.. Participação em banca de João castro.Choques culturais entre empresas adquirentes e adquiridas: Caso de uma multinacional brasileira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de empresas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

8.
SOARES, C. D.; ROCHA-PINTO, S. R.; KURTZ, R. G. M.. Participação em banca de Luiz Fernando Pereira Zottich.O Bairro da Rede Globo: Um estudo sobre a segmentação física nos 18 prédios no Comlexo Jardim Botânico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de empresas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

9.
SOARES, C. D.; ROCHA-PINTO, S. R.; KURTZ, R. G. M.. Participação em banca de Fernanda Blumberg.Uma Nova Perspectiva de varejo no Saara. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de empresas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

10.
SOARES, C. D.; ROCHA-PINTO, S. R.; KURTZ, R. G. M.. Participação em banca de Aluane Soares da Silva.Empreendedoriso Feminino entre mulheres da Classe C: estratégias de superação de desafios. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de empresas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

11.
ROCHA-PINTO, S. R.; SOARES, C. D.; KURTZ, R. G. M.. Participação em banca de William Cavalcante Prada.Melhorias processuais aplicadas à área fabril farmacêutica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

12.
BRAUER, M.; TRACTENBERG, L.; KURTZ, R. G. M.. Participação em banca de MArcelo Ribeiro de Carvalho Silva.Ensino da Administração no Brasil: a produção científica no quadriênio 2013-2016. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

13.
CHERMAN, A.; ROCHA-PINTO, S. R.; KURTZ, R. G. M.. Participação em banca de Joana Nascimento Calmon Pereira.O Sentido do trabalho para Geração Y. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de empresas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

14.
CHERMAN, A.; ROCHA-PINTO, S. R.; KURTZ, R. G. M.. Participação em banca de Amanda Gurgel Zorzi.Governança em empresas familiares. Estudo de caso D'Angelo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de empresas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

15.
CHERMAN, A.; ROCHA-PINTO, S. R.; KURTZ, R. G. M.. Participação em banca de Greice Kelly dos Resi Silva.Diferenças motivacionais e valores geracionais. Uma comparação das gerações X e Y.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de empresas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

16.
ROCHA-PINTO, S. R.; CHERMAN, A.; KURTZ, R. G. M.. Participação em banca de Thaís Teperino Pereira.Transferência e Retenção do conhecimento: um estudo de caso na emrpesa de consultoria Alpha. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de empresas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

17.
CHERMAN, A.; KURTZ, R. G. M.; EUTROPIO, E.. Participação em banca de Flávia Alexandrina Coelho.Organizações não Governamentais: Desafios na Gestão. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de empresas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

18.
EUTROPIO, E.; KURTZ, R. G. M.; CHERMAN, A.. Participação em banca de Mateus Duarte Durães Pereira.Plano de negócios Restaurante Tradição Carioca. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de empresas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

19.
KURTZ, R. G. M.; SILVA, J. R. G.; NOLLA, R.. Participação em banca de Felipe Sampaio Monteiro.Relação de trabalho com a empresa: um estudo sobre a percepção dos estagiários de Administração de Empresas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RH-Rio. Atitude empreendedora e intraempreendedorismo. 2018. (Congresso).

2.
RH-Rio. Diversidade. 2017. (Congresso).

3.
Workshop Docência no ensino superior: novas metodologias ativas em sala de aula.Novas metodologias ativas em sala de aula: Prática da Docência On-line. 2017. (Seminário).

4.
XXXVII Encontro da ANPAD. Intenção de Uso de um Sistema e-learning: Modelagem e Teste Empírico com Alunos de uma Instituição de Ensino Superior. 2013. (Congresso).

5.
XXXVII Encontro da ANPAD. Fatores de Impacto na Atitude e na Intenção de Uso do M-Learning: Um Teste Empírico.. 2013. (Congresso).

6.
I ENPED.Líder de grupo de trabalho sobre Formação Docente. 2010. (Encontro).

7.
IV Simpósio Virtual em EaD. 2010. (Simpósio).

8.
7o SENAED - ABED. 2009. (Seminário).

9.
7º Encontro Nacional de Educação a Distância (IPAE). 2009. (Encontro).

10.
JAM CONARH. 2009. (Encontro).

11.
XVI Congresso Nacional de Economia de Comunhão. Participação de mesa redonda de acadêmicos. 2009. (Congresso).

12.
3º ENCONTRO NACIONAL DE TUTORES E MENTORES FGV ON LINE.Apresentação e condução de mesa de trabalho. 2007. (Encontro).

13.
SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E EDUCAÇÃO CORPORATIVA REALIZADO. 2006. (Seminário).

14.
1º ENCONTRO NACIONAL DE TUTORES E MENTORES FGV ON LINE.Apresentação e condução de mesa de trabalho. 2005. (Encontro).

15.
Produção Humana nas Organizações e no Trabalho (ABRAPA). 2004. (Seminário).

16.
SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E EDUCAÇÃO CORPORATIVA REALIZADO. 2004. (Seminário).

17.
Gestão por Competências ? SENAI/RJ. 2003. (Seminário).

18.
3ª Jornada Serrana de Recursos Humanos. 2002. (Oficina).

19.
50ª Reunião Anual da SBPC. Laboratório de Estudos e Pesquisas do Processo Cognitivos. 1998. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
KURTZ, R. G. M.. RH-Rio Congresso de Gestão de Pessoas. 2018. (Congresso).

2.
KURTZ, R. G. M.. RH-Rio Congresso de Gestão de Pessoas. 2017. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Aurea Lopes da Silva Paes. A definir. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Roberta da Silva Lopes. A definir. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Roberta Lilian Steinbach Orru Viegas. A definir. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

4.
Carlos Figueiredo Veiga. A definir. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Rodrigo Lasmar. Caso ExC - Espaço de conexões. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gerenciamento de Projetos) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Vitoria Penna. A geração Z chegou, e agora?: Um estudo sobre a mais nova geração no mundo corporativo e as perspectivas para a área de Recursos Humanos. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão e RH) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Fernanda Maria Marinho Cecchetto. Cargos de gestão: por que ainda é um lugar mais dos homens do que das mulheres? Uma análise sobre os obstáculos que as mulheres atravessam para assumir cargos de chefia.. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão e RH) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

4.
Gustavo Leig. Cidadania Organizacional em empresas familiares. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Management) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

5.
Erika de Sousa Roxo. Processo de Implementação de EAD em uma Escola de Ensino Superior. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão e RH) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

6.
Raquel Faria Pessoa da Veiga. Gameficação no contexto empresarial: demandas e potencialidades. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão e RH) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Beatriz Waclawek Naveiro. Adoção de inovação no contexto da transformação digital. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de empresas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Bruna Stephanes de Sá. Competências Socioemocionais necessárias a estudantes de Administração: a visão dos alunos. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Bruna Timponi Campos. Relação de investimento entre grandes empresas e startups no brasil: Um ensaio teórico sobre a análise dos benefícios e desafios do investimento via corporate venturing. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

4.
Manuela Coelho Confettura. Inteligência emocional em Recrutamento e Seleção. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de empresas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

5.
Gabriela Haas Caruso. Processo de incubação de start-ups em universidade. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de empresas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

6.
Daniel Nogueira Simões. Relação de investimento entre grandes empresas e startups no brasil: Um ensaio teórico sobre a análise dos benefícios e desafios do investimento via corporate venturing. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

7.
Jaqueline Vieira de Caiado Castro. Práticas de Gestão de Pessoas mais valorizadas pela geração Y. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

8.
Ricardo Diniz Gimenez. O que o mercado busca: um olhar para os processos seletivos de estagiários em uma empresa de óleo e gás. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Giulia Vieira Machado da Silva. MÉTODOS INOVADORES NO ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO E DA CONTABILIDADE. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Thaís Vieira Machado da Silva. Métodos inovadores no ensino da Administração e da Contabilidade. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador).

3.
Rebecca Lavagnole Nascimento. MÉTODOS INOVADORES NO ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO E DA CONTABILIDADE. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Olívia Lins Castilho Siqueira. Gestão e Liderança nas Organizações com Foco em Liderança Inovadora. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão e Recursos Humanos) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Renata Geórgia Motta Kurtz.

2.
Fernanda Maria Marinho Cecchetto. Cargos de gestão: por que ainda são um lugar mais dos homens do que das mulheres?. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão e Recursos Humanos) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Renata Geórgia Motta Kurtz.

3.
Gustavo Leig. Cidadania Organizacional em empresas familiares. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Management) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Renata Geórgia Motta Kurtz.

4.
Raquel Faria Pessoa da Veiga. Gameficação no contexto empresarial. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão e Recursos Humanos) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Renata Geórgia Motta Kurtz.

5.
Erika de Souza Roxo. Processo de implementação de EAD em uma Escola de Ensino Superior. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão e Recursos Humanos) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Renata Geórgia Motta Kurtz.

6.
Jennifer Tinoco Mauri. A Importância da Estrutura de um Plano de Carreira, com foco no Colaborador da Geração Y. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Management) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Renata Geórgia Motta Kurtz.

7.
Samya Ribeiro de Azevedo Beda. Educação corporativa no Banco Itaú Personnalité. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão e Recursos Humanos) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Renata Geórgia Motta Kurtz.

8.
Tatiana de Souza Sarmento. Espiritualidade nas Organizações: Análise de conceitos e dimensões. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão e Recursos Humanos) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Renata Geórgia Motta Kurtz.

9.
Thaís Alves Travassos Villela. O Comprometimento em Equipes Temporárias: um estudo de caso do projeto olímpico Rio 2016. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão e Recursos Humanos) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Renata Geórgia Motta Kurtz.

10.
Paula Guarize Taborda. 'Um risco invisível': O assédio moral e seus efeitos no ambiente de trabalho e na vida do trabalhador. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão e Recursos Humanos) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Renata Geórgia Motta Kurtz.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ricardo Diniz Gimenez. O que o mercado busca: Um olhar para os processos seletivos de estagiários em uma empresa de óleo e gás. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de empresas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Renata Geórgia Motta Kurtz.

2.
Júlia Oliveira Novarino. A aproximação do RH com os negócios: o desempenho estratégico da consultoria interna. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Renata Geórgia Motta Kurtz.

3.
Manuela Confettura. A Inteligência Emocional na seleção de gerentes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Renata Geórgia Motta Kurtz.

4.
Gabriela Haas. Um estudo sobre o processo de incubação de start-ups: o ponto de vista da incubadora e de uma incubada. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Renata Geórgia Motta Kurtz.

5.
Lidiane Ferreira de Almeida. Mulher, mãe e sua relação profissional com o mercado de trabalho. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Renata Geórgia Motta Kurtz.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
FREITAS, A. S.2017FREITAS, A. S. ; FERREIRA, J.B. ; GARCIA, R. ; KURTZ, R. G. M. . O efeito da interatividade e do suporte técnico na intenção de uso de um sistema de e-learning. Revista de Ciências da Admistração, v. 19, p. 45-56, 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
KURTZ, R. G. M.. Tecnologias digitais móveis na educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
KURTZ, R. G. M.. Novas metodologias ativas em sala de aula: Prática da Docência On-line. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
KURTZ, R. G. M.. Employee Experience. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
KURTZ, R. G. M.. Metodologias inovadoras na educação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 24:30:22