Maria Everalda Almeida Sampaio

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7971423809849133
  • Última atualização do currículo em 04/08/2018


Graduada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), mestra e doutora em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/ USP). Atriz pela Escola de Arte Dramática - EAD/ USP. Dançarina. Locutora pelo SENAC. Atua em teatro, televisão, cinema e rádio. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Everalda Almeida Sampaio
Nome em citações bibliográficas
SAMPAIO, M. E. A.;Evinha Sampaio


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Artes Cênicas.
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA, Brasil.
Título: Dramaturgia de uma nau de loucos: uma possibilidade cênica, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Armando Sérgio da Silva.
Coorientador: Helena Tania Katz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: intérprete-criador; método interpretação; metodologia e pesquisa; movimento do corpo; dança.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2000 - 2003
Mestrado em Artes Cênicas.
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA/USP, Brasil.
Título: Grupo Tapa: histórico, repertório nacional e perfil sociopolítico,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: José Eduardo Vendramini.
Palavras-chave: teatro brasileiro;grupos teatrais;teatro político.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1977 - 1988
Graduação em Faculdade de Ciências Sociais.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1995 - 1995
Curso técnico/profissionalizante em Radialista - Setor Locução.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
1995 - 1995
Curso técnico/profissionalizante em Locução Comercial.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
1977 - 1979
Curso técnico/profissionalizante em Curso Formação de Ator.
Escola de Arte Dramática, EAD/ ECA/ USP, Brasil.
1974 - 1976
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Secretariado.
Colégio Comercial Municipal de São Paulo, CCMSP, Brasil.




Formação Complementar


2018
Gestão cultural:(re)pensando estratégias para os desafios do cenário atual. (Carga horária: 15h).
Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo, CRDSP, Brasil.
2017
Dança Contemporânea. (Carga horária: 100h).
Escola de Dança de São Paulo, EDSP, Brasil.
2014
Dança Contemporânea Intermediária. (Carga horária: 108h).
Escola de Dança de São Paulo, EDSP, Brasil.
2013
Espanhol.
Cooperativa Paulista de Teatro, CPT, Brasil.
2012
Técnica Klauss Vianna. (Carga horária: 468h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC - SP, Brasil.
2012
Da Pedagogia à Cena (C. Stanislavski - J. Grotowsk. (Carga horária: 105h).
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA, Brasil.
2009
Estudos do Movimento. (Carga horária: 50h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2008
Dança contemporânea. (Carga horária: 80h).
Faculdade Anhembi Morumbi, FAAM, Brasil.
2008
Ballet clássico. (Carga horária: 80h).
Faculdade Anhembi Morumbi, FAAM, Brasil.
2008
Mimese, teatralidade e a teoria da cena contemporâ. (Carga horária: 48h).
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA, Brasil.
2008
Mimesis, teatralidade e a teoria da cena contempor. (Carga horária: 45h).
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA, Brasil.
2006
Núcleo Permanente de Formação de Professores.
Instituto Tomie Ohtake, ITO, Brasil.
2018 - 2018
Eutonia: meus pés, meus queridos pés. (Carga horária: 6h).
Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo, CRDSP, Brasil.
2018 - 2018
Processo Criativo. (Carga horária: 3h).
Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo, CRDSP, Brasil.
2018 - 2018
Gestão Cultural: (re)pensando estratégias para os desafios do cenário atual. (Carga horária: 15h).
Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo, CRDSP, Brasil.
2017 - 2017
Tempo de Resistência, Tempo de Reinvenção. (Carga horária: 12h).
Instituto Itaú Cultural, ITAÚ CUTURAL, Brasil.
2017 - 2017
Encontros de educação do movimento somático (BMM). (Carga horária: 12h).
Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo, CRDSP, Brasil.
2017 - 2017
A cena depoimento. (Carga horária: 6h).
Fundação Nacional de Arte, FUNARTE, Brasil.
2017 - 2017
Workshop Cia. Claudia de Sousa. (Carga horária: 2h).
Escola de Dança de São Paulo, EDSP, Brasil.
2017 - 2017
Dança Moderna. (Carga horária: 48h).
Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo, CRDSP, Brasil.
2016 - 2016
Introdução à elaboração de projetos sociais. (Carga horária: 15h).
Centro de Capacitação Popular, CECAP, Brasil.
2016 - 2016
Dança Contemporânea (criação). (Carga horária: 9h).
Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, SECSP, Brasil.
2016 - 2016
Teatro Jornal. (Carga horária: 6h).
Núcleo 184, N184, Brasil.
2016 - 2016
Dança Moderna. (Carga horária: 36h).
Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo, CRDSP, Brasil.
2016 - 2016
Poéticas autoficcionais na arte contemporânea. (Carga horária: 15h).
Janaina Leite, JL, Brasil.
2015 - 2015
Exercícios Polirrítmicos para Dramaturgia Polifôni. (Carga horária: 24h).
Empório de Teatro Sortido, ETS, Brasil.
2015 - 2015
Estudo do movimento e Eutonia. (Carga horária: 15h).
Museu da Dança, MUD, Brasil.
2015 - 2015
Contação de História. (Carga horária: 3h).
Instituto Tomie Ohtake, ITO, Brasil.
2015 - 2015
Audiodescrição. (Carga horária: 3h).
Instituto Tomie Ohtake, ITO, Brasil.
2015 - 2015
Em um corpo só. (Carga horária: 10h).
Cia Fragmento de Dança, CFD, Brasil.
2015 - 2015
A Atualidade do Teatro Documentário. (Carga horária: 8h).
Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
2015 - 2015
Estratégias para o Jogo Cênico. (Carga horária: 21h).
Empório de Teatro Sortido, ETS, Brasil.
2015 - 2015
Oficina Bichos. (Carga horária: 4h).
Festival Contemporâneo de Dança, FCD, Brasil.
2015 - 2015
Oficina de Música espontânea e percussão corporal. (Carga horária: 21h).
Escola de Dança de São Paulo, EDSP, Brasil.
2015 - 2015
Iluminar - Curso de Formação para Técnico em Iluminação Cênica. (Carga horária: 69h).
Núcleo de Formação Técnica, NTF, Brasil.
2015 - 2015
oficina Educando com Arte. (Carga horária: 12h).
Cia. Núcleo Arte Ciência no Palco, NACP, Brasil.
2015 - 2015
Conselho Fiscal. (Carga horária: 8h).
Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo, SESCOOP/SP, Brasil.
2014 - 2014
Interpretação em Shakespeare através das adaptaçõe. (Carga horária: 20h).
Fundação Nacional de Arte, FUNARTE, Brasil.
2014 - 2014
Oficina de Elaboração de Projetos. (Carga horária: 8h).
Cooperativa Paulista de Teatro, CPT, Brasil.
2013 - 2013
13ª Conferência Internacional do Documentário. (Carga horária: 12h).
É Tudo Verdade, XXX, Brasil.
2013 - 2013
Oficina de Dança Contemporânea - Corpo Criativo. (Carga horária: 18h).
Fundação Nacional de Artes (SP), FUNARTE/SP, Brasil.
2013 - 2013
A revanche do corpo: filosofia da mente apreensão. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Dança, ANDA, Brasil.
2013 - 2013
Pesquisa e produção de conhecimento em dança. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Dança, ANDA, Brasil.
2013 - 2013
Aquele Que Vem de Fora?: Reflexões Sobre o Especta. (Carga horária: 30h).
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA, Brasil.
2013 - 2013
Como elaborar artigos Científicos para eventos e R. (Carga horária: 6h).
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA, Brasil.
2013 - 2013
Como elaborar artigos Científicos para eventos e R. (Carga horária: 6h).
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA, Brasil.
2013 - 2013
Workshop O ator e o espaço. (Carga horária: 4h).
Centro Brasileiro Britânico, CBB, Brasil.
2012 - 2013
Inglês A 1. (Carga horária: 60h).
Universia Brasil, UNIVERSIA, Brasil.
2012 - 2012
Dramaturgia Corporal. (Carga horária: 30h).
Ministério da Cultura, MinC, Brasil.
2012 - 2012
O ator como forma fílmica. (Carga horária: 45h).
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA, Brasil.
2011 - 2011
Escrita na Cidade. (Carga horária: 16h).
Vivo EnCena de Teatro, VIVO, Brasil.
2011 - 2011
O corpo musical no teatro. (Carga horária: 9h).
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA, Brasil.
2011 - 2011
Oficina de Teatro Físico. (Carga horária: 5h).
Teatro Universitário da Universidade de São Paulo, TUSP, Brasil.
2011 - 2011
Processos (em) Criação - com Ênfase em Aspectos. (Carga horária: 105h).
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA, Brasil.
2010 - 2010
Contato Improvisação. (Carga horária: 6h).
Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, SMC, Brasil.
2010 - 2010
Contato Improvisação para 3ª Idade. (Carga horária: 2h).
Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, SMC, Brasil.
2010 - 2010
Ateliê Coreográfico. (Carga horária: 22h).
Companhia Danças, CIA. DANÇAS, Brasil.
2010 - 2010
Como Criar Performances. (Carga horária: 12h).
Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, ABRACE, Brasil.
2010 - 2010
Encenação e Processos Compartilhados de Criação:. (Carga horária: 105h).
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA, Brasil.
2010 - 2010
Os Seres Ficcionais: identidade e alteridade. (Carga horária: 105h).
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA, Brasil.
2010 - 2010
V. Meyerhold e o Ator do Futuro:. (Carga horária: 105h).
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA, Brasil.
2010 - 2010
Teatralidades Textuais Não-Dramáticas:. (Carga horária: 105h).
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA, Brasil.
2010 - 2010
Dança Vocacional. (Carga horária: 192h).
Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, SMC, Brasil.
2010 - 2010
Estágio PAE. (Carga horária: 100h).
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA, Brasil.
2009 - 2009
Diálogo Mestiço - dança contemporânea. (Carga horária: 20h).
Fundação Nacional de Arte, FUNARTE, Brasil.
2009 - 2009
Captação de Recursos para Teatro. (Carga horária: 16h).
Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo, SESCOOP/ SP, Brasil.
2009 - 2009
AS ARTES DO CORPO E SEUS COLETIVOS: A POLÍTICA. (Carga horária: 105h).
Escola de Comunicações e Artes, ECA, Brasil.
2009 - 2009
METODOLOGIAS DE PESQUISA EM ARTES CÊNICAS. (Carga horária: 105h).
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA, Brasil.
2009 - 2009
Curso Introdutório da História da Arte. (Carga horária: 6h).
Museu de Arte de São Paulo, MASP, Brasil.
2009 - 2009
Encontro com o curador - Terra em Transe. (Carga horária: 2h).
Museu de Arte de São Paulo, MASP, Brasil.
2008 - 2008
Seminário Riscos e Oportuni. de Empree. no Brasil. (Carga horária: 16h).
Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
2008 - 2008
Playgrounding. (Carga horária: 2h).
Instituto Itaú Cultural, ITAÚ CUTURAL, Brasil.
2008 - 2008
O que acontece no entremeio-Teatro Espaço Limiar. (Carga horária: 2h).
Instituto Itaú Cultural, ITAÚ CUTURAL, Brasil.
2008 - 2008
Os Limiares da cena - Tatralidades, Performances e. (Carga horária: 2h).
Instituto Itaú Cultural, ITAÚ CUTURAL, Brasil.
2008 - 2008
Preparação corporal do ator. (Carga horária: 72h).
Cooperativa Paulista de Teatro, CPT, Brasil.
2008 - 2008
Interpretação. (Carga horária: 25h).
Cooperativa Paulista de Teatro, CPT, Brasil.
2008 - 2008
História do Corpo. (Carga horária: 3h).
Companhia 8 Nova Dança, CIA8ND, Brasil.
2008 - 2008
Debates Públicos - Êxodo. (Carga horária: 5h).
Galpão do Folias, GF, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Exercício específico p/o treinamento do ator I.
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA, Brasil.
2005 - 2005
Sete autores e o desejo.
Casa Mário de Andrade, CMA, Brasil.
2005 - 2005
As artes do corpo no Japão.
Fundação Japão, FUNJA, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Do drama moderno ao teatro épico brasileiro.
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA/USP, Brasil.
2004 - 2004
Preparação p/alfabetizadores do Progra. BB Educar. (Carga horária: 40h).
Banco do Brasil Educar, BB EDUCAR, Brasil.
2004 - 2004
Revoluções do séc. XX e o socialismo do séc. XXI.
Colégio São Paulo, CSP, Brasil.
2004 - 2004
História do teatro universal e brasileiro.
Colégio São Paulo, CSP, Brasil.
2004 - 2004
Uma introdução ao pensamento de Karl Marx.
Teatro Fábrica, TEFA, Brasil.
2003 - 2003
Elementos de Cidadania.
Colégio São Paulo, CSP, Brasil.
2003 - 2003
O consumidor e seus direitos. (Carga horária: 3h).
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, SJDC, Brasil.
2002 - 2002
Economia Brasileira Contemporânea.
Colégio São Paulo, CSP, Brasil.
2002 - 2002
Comunicação, Cultura e Mundialização.
Colégio São Paulo, CSP, Brasil.
2002 - 2002
História da Arte.
Museu Brasileiro da Escultura, MUB, Brasil.
2002 - 2002
Inglês Instrumental nível II.
Fac. Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, FFLCH, Brasil.
2002 - 2002
Civilização e Barbárie.
Colégio São Paulo, CSP, Brasil.
2001 - 2001
Inglês Instrumental nível I.
Fac. Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, FFLCH, Brasil.
2001 - 2001
Redação Acadêmica.
Fac. Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, FFLCH, Brasil.
2001 - 2001
Metodologia da Pesquisa Científica.
Universidade São Francisco, USF, Brasil.
2000 - 2000
Lei Rouanet 8313/91 - Básico. (Carga horária: 16h).
Delegacia Regional do Ministério da Cultura de São Paulo, DRMCSP, Brasil.
1999 - 1999
O Que é Globalização Cultural.
Biblioteca Viriato Corrêa, BIVICO, Brasil.
1998 - 1998
Como administrar pequenos negócios. (Carga horária: 40h).
Faculdade Instituto Paulista de Ensino, FIPEN, Brasil.
1998 - 1998
Operador de Micro até Word. (Carga horária: 80h).
Legião da Boa Vontade, LBV, Brasil.
1995 - 1995
TV ao Vivo Básico.
D&D Produções S/C ltda, D&D, Brasil.
1994 - 1994
Seminário "A Nova Dinâmica do Marketing". (Carga horária: 7h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Recife, SEBRAE/PE, Brasil.
1994 - 1994
Introdução Micro-fox. (Carga horária: 68h).
Programa Brasileiro de Ensino de Computação, PROBEC, Brasil.
1989 - 1989
1989 Ciclo de Palestras Sobre a Massagem Oriental.
Biblioteca Mário de Andrade, BMA, Brasil.


Atuação Profissional



Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsa Capes/ DS durante os quatro anos do doutorado.


Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator, CEPECA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Secretária Executiva, Carga horária: 20
Outras informações
Fui secretária executiva do Cepeca, sem vínculo empregatício, nem remuneração, durante 4 anos e 8 meses.


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, FFLCH-USP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Monitora bolsista do CL- USP, Enquadramento Funcional: Monitora bolsista, Carga horária: 40


Prefeitura Municipal de São Paulo, PMSP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Oficineiro, Carga horária: 6
Outras informações
Contratada pela Prefeitura Municipal de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura - Biblioteca Mário de Andrade, para ministrar a oficina "Teatro instrumental e criatividade para uma boa redação".

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Oficineira
Outras informações
Ministrei a Oficina "Grupo Tapa e o Panorama do Teatro" selecionada pelo Edital de Oficinas do Centro Cultural São Paulo. O Tapa foi o tema do meu mestrado.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Artista Orientador - AO, Carga horária: 8
Outras informações
Na função de Artista orientador, ministrei aulas de teatro no Ceu Butantã e na Casa Amarela de Santo Amaro a iniciantes e grupos já constituídos das respectivas regiões.


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Participei, como pesquisadora, do Projeto Mapeamento Nacional da Dança, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Lúcia Helena Alfredi de Mattos, patrocinado pela Fapesp/ MINC.


Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, SECSP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Oficineiro, Carga horária: 6
Outras informações
Oficina Jogos Teatrais de Viola Sploin na Oficina Cultural Amacio Mazzaropi.

Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Oficineiro, Carga horária: 4
Outras informações
Ministrei a Oficina de Improvisação para Teatro, para adolescentes, na Oficina Cultural da Água Fria "Jacob Schick".


Cineclube Escola no Cinema, CEC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Oficineiro, Carga horária: 6
Outras informações
Ministrei a oficina Jogos dramáticos: o despertar da criatividade a partir da técnica de Viola Spolin no Espaço Unibanco em São Paulo.


Secretaria Municipal de Cultura de Santo André, SMCSA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Atriz e Avaliadora
Outras informações
Apresentação da peça Nau do asfalto e avaliação do resultado do espetáculo da turma de formandos do Curso de Teatro.


Associação Cristã de Moços, ACM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Permuta, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 2
Outras informações
Aulas de Teatro ministradas para a terceira idade.



Projetos de pesquisa


2014 - 2016
MAPEAMENTO DA DANÇA EM OITO CAPITAIS BRASILEIRAS E NO DISTRITO FEDERAL 1ª etapa: mapeamento de oito capitais, em 5 regiões do Brasil
Descrição: Visa realizar um mapeamento da dança nas capitais brasileiras e Distrito Federal, em três etapas, identificando sujeitos, grupos e instituições que desenvolvem atividades de dança a fim de elaborar um panorama qualiquantitativo que abranja a dimensão social, econômica e artística dos sujeitos pesquisados da área, por meio da constituição de uma rede de pesquisadores vinculados prioritariamente às Universidades públicas federais e estaduais que possuam cursos de Dança ou Grupos de Pesquisa nesse campo. Esta primeira etapa, a ser realizada de dez. de 2014 a dez. de 2015, com recursos obtidos via Termo de Cooperação Técnica FUNARTE/MINC e UFBA, efetivará um diagnóstico preliminar da área da dança, por meio de uma amostra não probabilística, em oito capitais brasileiras de 5 diferentes regiões. Para tanto, sob a coordenação nacional da profa Lúcia Matos, do Grupo PROCEDA ? UFBA, e vice-coordenação de Gisele Nussbaumer(Pós-Cultura- UFBA) foi formada uma rede de pesquisa envolvendo 19 investigadores de dança, 01 técnico da coord. Nacional e 33 discentes (da graduação e pós-graduação), que constituem Núcleos locais, nas seguintes Instituições parceiras: UFC, UFG, UFPA,UFPE, UFRJ, UNESPAR ? Campus de Curitiba, UNESP e UPE.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (32) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - 2015
Inter-Câmbios: América Latina
Descrição: O projeto promove o intercâmbio entre o Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator - Cepeca, seus pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação, com universidades de quatro países: Chile, Peru, Colômbia e Costa Rica, com possibilidade de ser incluído o México posteriormente. Principais objetivos: difundir as pesquisas desenvolvidas no CEPECA, para acadêmicos e comunidade local; estabelecer contato com as pesquisas práticas na área do ator desenvolvidas nas instituições parceiras e grupos teatrais instituídos, não acadêmicos, mas que tenham desenvolvido pensamento ou prática organizada; ampliar convênios existentes na USP e estabelecer parceria para novos, com intercâmbio de artistas e grupos, e desenvolver atividades de cultura e extensão a partir de conhecimentos pedagógicos, criativos e técnicos desenvolvidos pelos membros do Cepeca..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (12) .
Integrantes: Maria Everalda Almeida Sampaio - Integrante / Renata Mazzei - Integrante / Rejane K. Arruda - Integrante / Rogerio de Moura - Integrante / Eduardo Tessari Coutinho - Coordenador / Armando Sérgio da Silva - Integrante / Patricia de Azevedo Noronha - Integrante / Umberto Cerasoli Junior - Integrante / José Eduardo de Paula - Integrante / Marcelo Braga de Carvalho - Integrante / Ipojucan Pereira - Integrante / Tatiana Melitello Washiya - Integrante / Renata Vendramin - Integrante / Vanessa Bruno - Integrante.Financiador(es): Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2
2012 - 2013
Projeto Inter-Câmbios: dramaturgia do ator
Descrição: - Promover o intercâmbio e a difusão de pesquisas entre o Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator - Cepeca, do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - CAC/ ECA/ USP e o Departamento de Teatro, da Escola Superior de Teatro e Cinema ? ESTC do Instituto Politécnico de Lisboa. - Difundir as pesquisas, para os alunos de graduação e mestrado do Departamento de Teatro, da ESTC, e também para a comunidade teatral portuguesa, por intermédio do CIAC ? Centro de Investigação em Artes e Comunicação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (9) .
Integrantes: Maria Everalda Almeida Sampaio - Integrante / Rejane K. Arruda - Integrante / Maritza Farías Cerpa - Integrante / Eduardo Tessari Coutinho - Coordenador / Armando Sérgio da Silva - Integrante / Patricia de Azevedo Noronha - Integrante / Umberto Cerasoli Junior - Integrante / José Eduardo de Paula - Integrante / Marcelo Braga de Carvalho - Integrante / Camila Ladeira Scudeler Rinaldi - Integrante / Miguel Murua Lamas - Integrante.Financiador(es): Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Direção Teatral.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: Execução da Dança.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
Título de Doutorado, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
2003
Título de Mestra em Artes Cênicas, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
1992
Melhor Produção Executiva Infantil APETESP, APETESP.
1988
Melhor Atriz Coadjuvante Infantil - Governador do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Eva Samapio  Data: 20/03/2011

Artigos completos publicados em periódicos

1.
5SAMPAIO, M. E. A.2016SAMPAIO, M. E. A.. Nau do asfalto: corpo em processo coevolutivo. Revista de Cultura Artística, v. 9, p. 1-16, 2016.

2.
2Evinha Sampaio2016Evinha Sampaio. Mulheres do Pêra no CEU. REVISTA CROMA, v. 4, p. 144-149, 2016.

3.
1Evinha Sampaio2016Evinha Sampaio. Mulheres do Pêra no CEU. REVISTA CROMA, v. 4, p. 144-149, 2016.

4.
4Evinha Sampaio2015Evinha Sampaio. Nau do asfalto: momentos de presença e vida. ILINX - Revista do LUME, v. 6, p. 1-15-15, 2015.

5.
6SAMPAIO, M. E. A.2013SAMPAIO, M. E. A.. Entrevista Prof. Armando Sérgio da Silva. Revista PesquisAtor, v. 02, p. 1-7-7, 2013.

6.
3Evinha Sampaio2013Evinha Sampaio. O Condicionado: o poeta de rua. Revista Croma, v. 2, p. 87-91, 2013.

7.
7SAMPAIO, M. E. A.2011SAMPAIO, M. E. A.. Dramaturgia de uma nau de loucos: uma possibilidade cênica. aSPAs, v. 1, p. 113-123, 2011.

8.
8SAMPAIO, M. E. A.2011SAMPAIO, M. E. A.. Para conhecer/ Cepeca/ ECA/ USP - Prof. Dr. Armando Sérgio da Silva. Lamparina: Revista de Ensino do Teatro, v. 1, p. 159-161, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Evinha Sampaio. Cepeca: uma oficina de PesquisAtores 2. 1ª. ed. São Paulo: Giostri, 2014. v. 1. 278p .

2.
SAMPAIO, M. E. A.. CEPECA: uma oficina de PesquisAtores. 1. ed. São Paulo: Associação Amigos da Praça, 2010. v. 1. 392p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SILVA, A. S. ; Evinha Sampaio . Um Cepeca sapeca. Jornal da USP, São Paulo, 25 mar. 2014.

2.
SAMPAIO, M. E. A.. Shampoo e Condicionador Light: a dieta perfeita para os seus cabelos. Jornal Talento, Guarulhos/SP, p. 3 - 3, 19 dez. 2002.

3.
SAMPAIO, M. E. A.. Xampu e Condicionador Light: a dieta perfeita para seus cabelos. Revista Bela Mulher, São Paulo, p. 61 - 61, 15 jun. 2002.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Evinha Sampaio. O condicionado: o poeta de rua. In: IV Congresso Sobre Outras Obras - CSO 2013, 2013, Lisboa. Croma 2. Lisboa: Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, 2013. v. 1. p. 87-91.

2.
Evinha Sampaio. O Condicionado: o poeta de rua. In: IV Congresso Internacional Criadores Sobre outras Obras, CSO?2013, 2013, Lisboa. Emergência. Lisboa: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2013.

3.
Evinha Sampaio. Um recorte em um fluxo de coevolução. In: VI Seminário da Faculdade de Dança Angel Vianna, 2013, Rio de Janeiro. Anais do Seminário da Faculdade de Dança Angel Vianna, 2012. v. 1.

4.
Evinha Sampaio. A nau do asfalto sob os olhos de Brecht. In: XIV Simpósio da International Brecht Society, 2013, Porto Alegre. O espectador criativo: colisão e diálogo, 2013. p. 483-494.

5.
Evinha Sampaio. Corposoutros atualizando espaços: a dramaturgia de doentes mentais que moram na cidade de São Paulo. In: III Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança - ANDA, 2013, Salvador. ANAIS DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA, 2013. p. 1-10.

6.
Evinha Sampaio ; SAMPAIO, M. E. A. . Cepeca: uma banca permanente. In: III Congresso Sobre Outras Obras/ CSO 2012, 2012, Lisboa. Artes em torno do Atlântico: Atas do III Congresso Internacional ?Criadores Sobre outras Obras ? CSO?2012. Lisboa: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2012. v. 3. p. 464-472.

7.
Evinha Sampaio. Três minutos de coevolução na Praça Desembargador Mário Pires. In: II Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança - ANDA, 2012, São Paulo. Anais do II Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança - ANDA, 2012.

8.
SAMPAIO, M. E. A.. Dramaturgia de uma nau de loucos: uma possibilidade cênica. In: Jornada de Pesquisa UNESP, 2011, São Paulo. Anais da Jornada de Pesquisa de Pós-Graduação UNESP, 2011.

9.
Evinha Sampaio. Um processo de criação cênica e a Teoria Corpomídia. In: 2º Encontro Nacional de Pesquisadores em Dança, 2011, Porto Alegre. Dança: contrações epistêmicas, 2011.

10.
SAMPAIO, M. E. A.. Uma nau de loucos em construção. In: VI Congresso da Abrace, 2010, São Paulo. Memória Abrace Digital, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SAMPAIO, M. E. A.. Dramaturgia de uma nau de loucos: uma possibilidade cênica. In: V Reunião Científica da Abrace, 2009, São Paulo. Memória Abrace Digital. Minas Gerais: Abrace, 2009.

Artigos aceitos para publicação
1.
Evinha Sampaio. O Condicionado: o poeta de rua. Revista Croma, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
Evinha Sampaio. Dramaturgia de uma nau de corposoutros: uma possibilidade cênica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Evinha Sampaio. O rito no teatro documentário. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
Evinha Sampaio. Processo criativo da Nau do asfalto. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Evinha Sampaio; SILVA, A. S. ; COUTINHO, E. T. ; Arruda, Rejane K. ; CERASOLI JUNIOR, U. ; CERPA, M. A. F. . Exposição do processo criativo da Nau do asfalto no Cepeca. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
Evinha Sampaio; SILVA, A. S. ; COUTINHO, E. T. ; CERPA, M. A. F. ; Arruda, Rejane K. ; CERASOLI JUNIOR, U. . Exposição do processo criativo da Nau do asfalto no Cepeca. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
Evinha Sampaio. Nau do asfalto: uma possibilidade cênica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
Evinha Sampaio. O condicionado: o poeta de rua. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
Evinha Sampaio. A nau do asfalto sob os olhos de Brecht. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
Evinha Sampaio. Corposloucos preenchendo e atualizando os espaços. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
Evinha Sampaio. Dramaturgia de uma nau de loucos: uma possibilidade cênica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
Evinha Sampaio. Artes Cênicas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
Evinha Sampaio. Dramaturgia de uma nau de loucos: uma possibilidade cênica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SAMPAIO, M. E. A.. Cepeca: uma banca permanente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SAMPAIO, M. E. A.; Evinha Sampaio . Cepeca em vídeo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
SAMPAIO, M. E. A.. Cepeca: uma banca permanente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SAMPAIO, M. E. A.. Seminário Travessias: o modernismo luso-brasileiro entre liberdades e interdições. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
SAMPAIO, M. E. A.. Três minutos de coevolução na Praça Desembargador Mário Pires. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
Evinha Sampaio. Um recorte em um fluxo de coevolução. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
SAMPAIO, M. E. A.. Um recorte em um fluxo de coevolução. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
Evinha Sampaio. Dramaturgia de uma nau de loucos: uma possibilidade cênica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
SAMPAIO, M. E. A.. Um processo de criação cênica e a Teoria Corpomídia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SAMPAIO, M. E. A.. Dramaturgia de uma nau de loucos: uma possibilidade cênica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
SAMPAIO, M. E. A.; SOBRADO, T. . Grupo Boi Voador - Corpo de Baile. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
Evinha Sampaio. Mapeamento da dança: diagnóstico da dança em oito capitais de cinco regiões do Brasil. Brasília/ Salvador: MINC/ FUNARTE/ UFBA, 2016 (Técnica).

2.
Evinha Sampaio. Cepeca: uma oficina de PesquisAtores 2. São Paulo: Giostri, 2014 (Autora da orelha).

3.
Evinha Sampaio. Um olhar através de máscaras. São Paulo: Perspectiva, 2014 (Autora da orelha).

4.
Evinha Sampaio. Radicalização estética: uma experiência teatral, fenomenológica. São Paulo: Giostri, 2014 (Parecerista).

5.
Evinha Sampaio. O jogo das máscaras em ações performativas como meio para a criação da escritura cênica. SAO PAULO: Giostri, 2014 (Parecerista).

6.
Evinha Sampaio. Cepeca: uma oficina de PesquisAtores 2. São Paulo: Giostri, 2014 (Coordenadora editorial).

7.
Evinha Sampaio. 3º Seminário de Pesquisa em Andamento - Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas - SPA PPGAC 2013 (Parecerista).

8.
Evinha Sampaio. Cepeca: uma oficina de PesquisAtores. Associação Amigos da Praça, 2010 (Coordenadora editorial).

9.
Evinha Sampaio. Grupo Tapa 2004 (Verbete).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SAMPAIO, M. E. A.. Assessoria de imprensa. 2003.

Trabalhos técnicos
1.
SAMPAIO, M. E. A.. Francisca da Silva de Oliveira • Chica da Silva • um esboço. 2006.

2.
SAMPAIO, M. E. A.. Grupo Tapa: 30 anos. 2005.

3.
SAMPAIO, M. E. A.. Grupo Tapa: histórico, repertório e perfil sociopolítico. 2005.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Evinha Sampaio. Atriz leva doença mental do morador de rua para os palcos. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
Evinha Sampaio. Moradores de rua com problemas mentais são foco de pesquisa teatral. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
Evinha Sampaio; SILVA, A. S. ; COUTINHO, E. T. ; Arruda, Rejane K. ; CERASOLI JUNIOR, U. . Jornada de Intercâmbio entre estudantes do Mestrado da Universidade do Chile e Cepeca. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
Evinha Sampaio; SILVA, A. S. ; COUTINHO, E. T. ; Arruda, Rejane K. ; CERASOLI JUNIOR, U. . Jornada de Encontro com Professores da Universidad de Arte y Ciencias Sociales. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
Evinha Sampaio. Mostra Cepeca 2013 apresenta pesquisas na área de teatro. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
SAMPAIO, M. E. A.. A arte de ser diferente. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
SAMPAIO, M. E. A.. Estreia Nau do Asfalto. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
Evinha Sampaio. Um coletivo de individualidades. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
Evinha Sampaio. Não temos atores. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
Evinha Sampaio; CEPECA . Retratos Cênicos. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

11.
Evinha Sampaio. Nau do Asfalto. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

12.
Evinha Sampaio. O corpo louco à deriva. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

13.
Evinha Sampaio. Nau dos loucos. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

14.
Evinha Sampaio. Cepeca. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

15.
SAMPAIO, M. E. A.; Evinha Sampaio . Tempo de Letras. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

16.
Evinha Sampaio. Grupo Tapa. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

17.
Evinha Sampaio. Teatro no Coração. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

18.
Evinha Sampaio. Viva a Voz do Artista. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

19.
SAMPAIO, M. E. A.; Eloá Ramos . Geleia Geral. 1994.


Demais tipos de produção técnica
1.
Evinha Sampaio. Instrumentalização para o intérprete-criador em um teatro documentário. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Evinha Sampaio. Caracterização. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
Evinha Sampaio. Mapeamento da Cooperativa Paulista de Teatro. 2017. (Técnica).

4.
Evinha Sampaio. Caracterização. 2017. (Acadêmica).

5.
Evinha Sampaio. MAPEAMENTO DA DANÇA EM OITO CAPITAIS BRASILEIRAS E NO DISTRITO FEDERAL 1ª etapa: mapeamento de oito capitais, em 5 regiões do Brasil. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Técnica).

6.
Evinha Sampaio. Vilipendiado. 2015. (Teatral).

7.
Evinha Sampaio. Teatro instrumental e criatividade para uma boa redação. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
Evinha Sampaio. Cepeca: uma oficina de PesquisAtores 2. 2014. (Editoração/Livro).

9.
Evinha Sampaio. Nelson Barkerville e o documento cênico. 2014. (Entrevista).

10.
Evinha Sampaio. Fiandeira / olhos nos dedos / lã lã lã. 2013. (Divulgação).

11.
Evinha Sampaio. VII Mostra de Recortes Espetaculares do Cepeca. 2013. (Divulgação).

12.
Evinha Sampaio. Marcelo Soler - Teatro documentário. 2013. (Entrevista).

13.
Evinha Sampaio. Janaina Leite e seu teatro documentário. 2013. (Entrevista).

14.
Evinha Sampaio ; SAMPAIO, M. E. A. . Mostra Experimentos TUSP. 2012. (Produção Executiva e Divulgação).

15.
Evinha Sampaio; CEPECA . VI Mostra de Recortes Espetaculares do Cepeca. 2012. (Produção Executiva e Divulgação).

16.
Evinha Sampaio. 9ª Mostra SENAC de Artes Cênicas. 2012. (Produção Executiva).

17.
SAMPAIO, M. E. A.. Dramaturgia de uma nau de loucos: uma possibilidade cênica. 2011. (Relatório de pesquisa).

18.
Evinha Sampaio ; SAMPAIO, M. E. A. . CEPECA na Mostra Tusp Experimentos. 2011. (Produção Executiva e Divulgação).

19.
SAMPAIO, M. E. A.; Evinha Sampaio . Exposição Núcleo Zero1 em Retrato e lançamento da Logomarca do CEPECA. 2011. (Produção Executiva e Divulgação).

20.
SAMPAIO, M. E. A.. Mostra Experimentos Tusp 2011. 2011. (Entrevistado).

21.
Evinha Sampaio ; SAMPAIO, M. E. A. ; ARRUDA, R. K. ; KAMLA, R. ; MAZZEI, R. . Técnicas Teatrais Convergentes de Criação Cênica para o Ator. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

22.
SAMPAIO, M. E. A.. Dramaturgia de uma nau de loucos: uma possibilidade cênica. 2010. (Relatório de pesquisa).

23.
SAMPAIO, M. E. A.; CABRAL, I. ; RIEDEL, E. ; VECCHIONE, E. . CEPECA: uma oficina de PesquisAtores. 2010. (Produção Executiva).

24.
SAMPAIO, M. E. A.; Evinha Sampaio ; ARRUDA, R. K. ; CERASOLI, U. . Lembrança. 2010. (Produção Executiva e Divulgação).

25.
MEDEIROS, G. ; FONSECA, J. ; ESPINDOLA, R. ; ENGEL, S. ; BAKI, T. ; MORRONE, T. ; SAMPAIO, M. E. A. . TAPA Arte em Cena. 2010. (Entrevistado).

26.
SAMPAIO, M. E. A.. Sentir Sentidos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

27.
SAMPAIO, M. E. A.. Oficina de Expressão Corporal e Oralidade. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

28.
SAMPAIO, M. E. A.. Oficina de Expressão Corporal e Oralidade, Colégio. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

29.
SAMPAIO, M. E. A.. Projeto Teatro Vocacional. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

30.
SAMPAIO, M. E. A.. Oficina de Jogos Teatrais de Viola Spolin. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

31.
SAMPAIO, M. E. A.. O jogo teatral como instrumento da Arte-terapia.. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

32.
SAMPAIO, M. E. A.. Oficina de Jogos Teatrais de Viola Spolin. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

33.
SAMPAIO, M. E. A.. Projeto Teatro Vocacional. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

34.
SAMPAIO, M. E. A.. Lançamento do filme Quase dois irmãos, de Lúcia Murat. 2005. (Divulgação).

35.
SAMPAIO, M. E. A.. Lançamento do filme Cabra-cega, de Tony Venturi. 2005. (Divulgação).

36.
SAMPAIO, M. E. A.. Lançamento do filme Extremo sul, de Mônica Schmiedt. 2005. (Divulgação).

37.
SAMPAIO, M. E. A.. Festival Internacional de Curtas. 2005. (Divulgação).

38.
SAMPAIO, M. E. A.. Lançamento do filme Doutores da alegria, de Mara Mourão. 2005. (Divulgação).

39.
SAMPAIO, M. E. A.. Lançamento do filme Cidade baixa, de Sérgio Machado. 2005. (Divulgação).

40.
SAMPAIO, M. E. A.. Soy Cuba – O mamute siberiano, de Vicente Ferraz.. 2005. (Divulgação).

41.
SAMPAIO, M. E. A.. Espetáculo de Teatro Infantil Pinóquio, direção e adaptação de Carlos Meceni. 2005. (Divulgação).

42.
SAMPAIO, M. E. A.. Aspectos culturais e artísticos nos 20 anos da ditadura militar no Brasil.. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

43.
SAMPAIO, M. E. A.. Lançamento do filme Nina, de Heitor Dhalia. 2004. (Divulgação).

44.
SAMPAIO, M. E. A.. Lançamento do filme Contra todos, de Roberto Moreira, São Paulo.. 2004. (Divulgação).

45.
SAMPAIO, M. E. A.. Transpiração, higiene e cidadania. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

46.
SAMPAIO, M. E. A.. Transpiração, higiene e cidadania. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

47.
SAMPAIO, M. E. A.. Palestra "GRUPO TAPA". 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

48.
SAMPAIO, M. E. A.. Oficina de improvisação para teatro. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

49.
SAMPAIO, M. E. A.. Oficina de improvisação para teatro. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

50.
SAMPAIO, M. E. A.. Espetáculo de Dança Lar doce lar, da Cia. de Dança Sylvio Dufrayer. 1989. (Divulgação).

51.
SAMPAIO, M. E. A.. Espetáculo de dança Glauber Rocha, de Sylvio Dufrayer. 1988. (Divulgação).

52.
SAMPAIO, M. E. A.. Espetáculo de Dança Esses moços. 1985. (Divulgação).

53.
SAMPAIO, M. E. A.. Ginástica Localizada e Baby Class. 1983. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

54.
SAMPAIO, M. E. A.. Espetáculo de Dança Essa mulher, Academia Ivi Ballet. 1982. (Divulgação).

55.
SAMPAIO, M. E. A.. Ginástica Localizada, Jazz e Baby Class. 1981. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

56.
SAMPAIO, M. E. A.. Espetáculo de Dança O circo, da Academia Ivi Ballet. 1981. (Divulgação).

57.
SAMPAIO, M. E. A.. I Espetáculo de Dança da Academia Ivi Ballet. 1981. (Divulgação).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
Evinha Sampaio. Gota D'Água. 2018. Teatral.

2.
Evinha Sampaio. O santo milagroso. 2017. Teatral.

3.
Evinha Sampaio. O mito. 2017. Teatral.

4.
Evinha Sampaio. O líder. 2017. Teatral.

5.
Evinha Sampaio. Este ovo é um galo. 2017. Teatral.

6.
Evinha Sampaio. Nu para Vinicius. 2017. Teatral.

7.
Evinha Sampaio. A morte do imortal. 2017. Teatral.

8.
Evinha Sampaio. O interrogatório brasileiro. 2017. Teatral.

9.
Evinha Sampaio. Dança Moderna. 2017. Outra.

10.
Evinha Sampaio. Dança Contemporânea Intermediária. 2017. Outra.

11.
Evinha Sampaio. Os pequenos burgueses. 2017. Teatral.

12.
Evinha Sampaio. Os pequenos burgueses. 2017. Teatral.

13.
Evinha Sampaio. Pequenos burgueses. 2016. Teatral.

14.
Evinha Sampaio. Perdoa-me por me traíres. 2016. Teatral.

15.
Evinha Sampaio. Bodas de sangue. 2016. Teatral.

16.
Evinha Sampaio. À direita de Deus pai. 2016. Teatral.

17.
Evinha Sampaio. Sacco e Vanzetti. 2016. Teatral.

18.
Evinha Sampaio. Primeira Parte do Panorama Teatral do Núcleo 184. 2016. Teatral.

19.
Evinha Sampaio. Experimento Cênico - Dança Moderna. 2016. Outra.

20.
Evinha Sampaio. Os sinceros. 2016. Teatral.

21.
Evinha Sampaio. A morte do imortal. 2016. Teatral.

22.
Evinha Sampaio. O Brasil não finda em abril, há outubros. 2015. Teatral.

23.
Evinha Sampaio. Coro da Cooperativa Paulista de Teatro. 2015. Outra.

24.
Evinha Sampaio. O drama do soldado voluntário. 2015. Teatral.

25.
Evinha Sampaio. Vladimir Herzog 40 anos: lembrar, respeitar, cantar é preciso. 2015. Outra.

26.
Evinha Sampaio. Coro da Cooperativa Paulista de Teatro. 2015. Outra.

27.
Evinha Sampaio. O berço do herói. 2015. Teatral.

28.
Evinha Sampaio. Jornada do Patrimônio Histórico. 2015. Outra.

29.
Evinha Sampaio. Coro da Cooperativa Paulista de Teatro. 2015. Outra.

30.
Evinha Sampaio. Nau do asfalto. 2015. Teatral.

31.
Evinha Sampaio. Corpo no Baile. 2014. Outra.

32.
Evinha Sampaio. Nau do asfalto. 2014. Teatral.

33.
Evinha Sampaio. Nau do asfalto. 2014. Teatral.

34.
Evinha Sampaio. Nau do asfalto. 2014. Teatral.

35.
Evinha Sampaio. Nau do asfalto. 2014. Teatral.

36.
Evinha Sampaio. Nau do asfalto. 2014. Teatral.

37.
Evinha Sampaio; ARAUJO, C. ; RIBEIRO, P. ; BALBYNS, J. ; FELLIPE, H. . Corpo no baile. 2014. Outra.

38.
Evinha Sampaio. Nau do asfalto. 2014. Teatral.

39.
Evinha Sampaio. Fluxo. 2014. Outra.

40.
Evinha Sampaio. Corpo no baile. 2014. Outra.

41.
Evinha Sampaio. Nau do Asfalto. 2013. Teatral.

42.
Evinha Sampaio; ARAUJO, C. ; RIBEIRO, P. ; BALBYNS, J. . Corpo no Baile. 2013. Outra.

43.
Evinha Sampaio. Nau do Asfalto. 2013. Teatral.

44.
Evinha Sampaio. Nau do Asfalto. 2013. Teatral.

45.
Evinha Sampaio. Nau do Asfalto. 2013. Teatral.

46.
Evinha Sampaio. Nau do Asfalto. 2013. Teatral.

47.
Evinha Sampaio. Nau do Asfalto. 2013. Teatral.

48.
Evinha Sampaio ; SAMPAIO, M. E. A. . Nau do Asfalto. 2012. Teatral.

49.
Evinha Sampaio ; SAMPAIO, M. E. A. . Nau do Asfalto. 2012. Teatral.

50.
Evinha Sampaio ; SAMPAIO, M. E. A. . Nau do Asfalto. 2012. Teatral.

51.
Evinha Sampaio ; SAMPAIO, M. E. A. . Nau do Asfalto. 2012. Teatral.

52.
Evinha Sampaio ; SAMPAIO, M. E. A. . Nau do Asfalto. 2012. Teatral.

53.
Evinha Sampaio ; SAMPAIO, M. E. A. ; CERPA, Maritza Farías . A Intrusa. 2012. Teatral.

54.
SAMPAIO, M. E. A.. Nau do Asfalto. 2012. Teatral.

55.
SAMPAIO, M. E. A.. Nau do Asfalto. 2012. Teatral.

56.
SAMPAIO, M. E. A.. Nau do Asfalto. 2012. Teatral.

57.
Evinha Sampaio ; Evinha Sampaio . Nau do Asfalto. 2012. Teatral.

58.
Evinha Sampaio. Nau do Asfalto. 2012. Teatral.

59.
Evinha Sampaio. Nau do Asfalto. 2012. Teatral.

60.
Evinha Sampaio. Nau do Asfalto. 2012. Teatral.

61.
Evinha Sampaio. Nau do Asfalto. 2012. Teatral.

62.
Evinha Sampaio. Nau do Asfalto. 2012. Teatral.

63.
Evinha Sampaio. Nau do Asfalto. 2012. Teatral.

64.
Evinha Sampaio. Nau do Asfalto. 2012. Teatral.

65.
SAMPAIO, M. E. A.. Dramaturgia de uma nau de loucos: uma possibilidade cênica. 2011. Teatral.

66.
SAMPAIO, M. E. A.; ARRUDA, R. K. ; Rogerio de Moura . Leitura Dramática de "Perdoa-me por me traíres". 2011. Teatral.

67.
Evinha Sampaio ; SAMPAIO, M. E. A. . Nau do Asfalto. 2011. Teatral.

68.
SAMPAIO, M. E. A.; Evinha Sampaio . Nau do Asfalto. 2011. Teatral.

69.
SAMPAIO, M. E. A.; Evinha Sampaio . Nau do asfalto. 2011. Teatral.

70.
Evinha Sampaio ; SAMPAIO, M. E. A. . Nau do Asfalto. 2010. Teatral.

71.
SAMPAIO, M. E. A.; BOURBONAIR, J. ; LETICIA, ; GARCIA, R. ; WITTER, C. . Liberdade, liberdade. 2010. Teatral.

72.
SAMPAIO, M. E. A.; Evinha Sampaio ; Adriana Patrício . Itinerância por uma São Paulo desvairada. 2010. Teatral.

73.
Evinha Sampaio ; SAMPAIO, M. E. A. . Dramaturgia de uma nau de loucos: uma possibilidade cênica. 2009. Teatral.

74.
SAMPAIO, M. E. A.. Apresentação do I Projeto Todos na Dança - Dança Contemporânea - Faculdade Anhembi Morumbi. 2008. Coreográfica.

75.
Evinha Sampaio. Ensaio no sertão de Guimarães Rosa. 2008. Teatral.

76.
SAMPAIO, M. E. A.. Liberação da voz do ator, uma brincadeira. 2006. Teatral.

77.
SAMPAIO, M. E. A.. Espetáculo de Teatro Infantil Um ratinho corajoso, adaptação e direção de Edgar Castro. 2006. Coreográfica.

78.
SAMPAIO, M. E. A.. Nos tempos da Jovem Guarda. 2002. Teatral.

79.
SAMPAIO, M. E. A.. Leitura dramática de Xandu Quaresma. 1999. Teatral.

80.
SAMPAIO, M. E. A.. Guaraná Tucháua. 1992. Audiovisual.

81.
SAMPAIO, M. E. A.. Panos e Lendas. 1992. Audiovisual.

82.
SAMPAIO, M. E. A.. Fogão Brastemp Clean - Lava a Jato. 1992. Audiovisual.

83.
SAMPAIO, M. E. A.. Plano de Saúde - Bamerindus. 1992. Audiovisual.

84.
SAMPAIO, M. E. A.. Panos e Lendas. 1991. Teatral.

85.
SAMPAIO, M. E. A.. Mão de obra oculta. 1991. Audiovisual.

86.
SAMPAIO, M. E. A.. Prefeitura de Manaus - Maternidade. 1991. Audiovisual.

87.
SAMPAIO, M. E. A.. O dia de Alan. 1989. Teatral.

88.
SAMPAIO, M. E. A.. Institucional - Atendimento ao cliente. 1989. Audiovisual.

89.
SAMPAIO, M. E. A.. Caderneta de Poupança. 1989. Audiovisual.

90.
SAMPAIO, M. E. A.. A Florzinha da Estrela. 1989. Audiovisual.

91.
SAMPAIO, M. E. A.. Maria Borralheira. 1988. Teatral.

92.
SAMPAIO, M. E. A.. Guaiú ? a ópera das formigas. 1987. Teatral.

93.
SAMPAIO, M. E. A.. AIDS "Previna-se". 1987. Audiovisual.

94.
SAMPAIO, M. E. A.. Espetáculo de Dança Esses Moços. 1985. Coreográfica.

95.
SAMPAIO, M. E. A.. Espetáculo de Dança O circo. 1985. Coreográfica.

96.
SAMPAIO, M. E. A.. Filme triste. 1984. Teatral.

97.
SAMPAIO, M. E. A.. Espetáculo de Dança Essa mulher. 1982. Coreográfica.

98.
SAMPAIO, M. E. A.. I Espetáculo de Dança da Academia Ivi Ballet. 1981. Coreográfica.

99.
SAMPAIO, M. E. A.. Terror e miséria do III Reich. 1980. Teatral.

100.
SAMPAIO, M. E. A.. Forró no céu. 1979. Teatral.

101.
SAMPAIO, M. E. A.. 1978 Os penitentes do santo cabrito. 1978. Teatral.

102.
SAMPAIO, M. E. A.. Como montar no cavalinho. 1978. Teatral.

103.
SAMPAIO, M. E. A.. Os balões da alegria,. 1977. Teatral.

104.
SAMPAIO, M. E. A.. O capeta de Caruaru. 1977. Teatral.

Artes Visuais
1.
Evinha Sampaio. Nau do Asfalto em Retrato. 2014. Fotografia.

2.
Evinha Sampaio. Nau do Asfalto em Retrato. 2013. Fotografia.

3.
Evinha Sampaio. Nau do Asfalto em Retrato. 2013. Fotografia.

4.
Evinha Sampaio. Nau do Asfalto em Retrato. 2013. Fotografia.

5.
Evinha Sampaio ; SAMPAIO, M. E. A. . Exposição Nau do Asfalto em Retrato. 2012. Fotografia.

6.
SAMPAIO, M. E. A.; Evinha Sampaio . Exposição Nau do Asfalto em Retrato. 2012. Fotografia.

7.
Evinha Sampaio ; SAMPAIO, M. E. A. . Cabeça de Peixe. 2012. Filme.

8.
Evinha Sampaio ; SAMPAIO, M. E. A. . Maquiagem. 2012. Filme.

9.
Evinha Sampaio. Nau do Asfalto em Retrato. 2012. Fotografia.

10.
Evinha Sampaio. Exposição Nau do Asfalto em Retrato. 2012. Fotografia.

11.
Evinha Sampaio. Família Pinheiro - Bradesco Seguros. 2012. Filme.

12.
Evinha Sampaio ; SAMPAIO, M. E. A. . Exposição Nau do Asfalto em Retrato. 2012. Fotografia.

13.
SAMPAIO, M. E. A.; Arruda, Rejane K. . Núcleo Zero1 em Retrato. 2011. Fotografia.

14.
Evinha Sampaio ; SAMPAIO, M. E. A. . Exposição Nau do Asfalto em Retrato. 2011. Fotografia.

15.
SAMPAIO, M. E. A.. Cabeça de Peixe. 2011. Filme.

16.
SAMPAIO, M. E. A.. Conexão Tapuia. 2011. Filme.

17.
SAMPAIO, M. E. A.. Exposição Nau do Asfalto em Retrato. 2011. Fotografia.

18.
SAMPAIO, M. E. A.; Evinha Sampaio . Horizontalidade Contemporânea. 2009. Fotografia.

19.
SAMPAIO, M. E. A.. Lembrança da infância ? Bodega do Tosinho ? seca/inverno. 2008. Fotografia.

Outras produções artísticas/culturais
1.
Evinha Sampaio. Vida e Arte: memórias de Lélia Abramo. 2016 (Literária).

2.
Evinha Sampaio. Nem a morte nos separa. 2016 (Literária).

3.
Evinha Sampaio. Contação de história. 2015 (Teatral).

4.
Evinha Sampaio. Cepeca e Nau do asfalto. 2014 (Acadêmica).

5.
Evinha Sampaio. Contação de história. 2014 (Teatral).

6.
Evinha Sampaio. IV Seminário de Pesquisas em Andamento - SPA. 2014 (Parecerista).

7.
Evinha Sampaio. IV Seminário de Pesquisas em Andamento - SPA. 2014 (Mediação de mesa).

8.
Evinha Sampaio. Complemento da Numeração Predial. 2014 (Vídeo).

9.
Evinha Sampaio. Blog do Espetáculo Casa. 2012 (Fotografia).

10.
Evinha Sampaio. Revista de Cultura Artística. 2012 (Fotografia).

11.
SAMPAIO, M. E. A.; Evinha Sampaio . Jornada de Teatro Universitário. 2011 (Artística).

12.
SAMPAIO, M. E. A.; CABRAL, N. ; Rocha, Leonardo . Nova Cena Cultural. 2010.

13.
SAMPAIO, M. E. A.. I Festival Ibero-Americano de Teatro de São Paulo. 2008 (Produção Executiva).

14.
SAMPAIO, M. E. A.. Espetáculo de Dança Contemporânea Francisca da Silva de Oliveira – Chica da Silva – um esboço, de Eliana de Santana. 2006 (Produção Executiva).

15.
SAMPAIO, M. E. A.. Merchandising ao vivo - TV Bandeirantes e TV Comunitária de São Paulo. 2005.

16.
Carlos Meceni ; SAMPAIO, M. E. A. . Sampa. 2005.

17.
Renato Campanha ; SAMPAIO, M. E. A. . Caminhos Alternativos. 2004.

18.
Carlos Meceni ; SAMPAIO, M. E. A. . A Casa da Mãe Joana. 2003.

19.
SAMPAIO, M. E. A.. Espetáculo de Dança Experimental Formless. 1998 (Produção Executiva).

20.
SAMPAIO, M. E. A.. Espetáculos de Dança do evento Navegar é preciso – Portugal, Brasil, África. 1998 (Produção Executiva em Dança).

21.
SAMPAIO, M. E. A.. Criação de mala direta das festas do interior. 1998 (Produção Executiva).

22.
SAMPAIO, M. E. A.. Espetáculo de Teatro Abla Cadabla, de Aziz Bajur. 1997 (Produção Executiva).

23.
SAMPAIO, M. E. A.. Razão de viver. 1996.

24.
SAMPAIO, M. E. A.. Espetáculo de Teatro Bar doce bar, de Luís Alberto de Abreu. 1996 (Produção Executiva).

25.
SAMPAIO, M. E. A.. Espetáculo de Teatro As filhas de Janete Clair, de Jandira de Souza. 1996 (Produção Executiva).

26.
SAMPAIO, M. E. A.. Produção de mala-direta dos ex-alunos do Colégio Pueri Domus. 1996 (Produção Executiva).

27.
SAMPAIO, M. E. A.; Eloá Ramos . Geléia Geral. 1994.

28.
SAMPAIO, M. E. A.. O grande pai. 1992.

29.
SAMPAIO, M. E. A.. Espetáculo de Teatro Sexo, chocolate e Zambelê, de Jorge Esmoris. 1992 (Produção Executiva).

30.
SAMPAIO, M. E. A.. Japão Pop Show. 1992.

31.
SAMPAIO, M. E. A.. Mulheres em Desfile. 1992.

32.
SAMPAIO, M. E. A.. Espetáculo de dança The many faces of death, do grupo indiano Dance and Puppet Troupe.. 1991 (Produção Executiva em Dança).

33.
SAMPAIO, M. E. A.. Espetáculo de Teatro Panos e lendas, de Vladimir Capella e José Geraldo Rocha. 1991 (Produção Executiva).

34.
SAMPAIO, M. E. A.. Teatro para Criança. 1991 (Arte-Educação).

35.
SAMPAIO, M. E. A.. Gravação em estúdio da Trilha Sonora do espetáculo "Panos e Lendas". 1991.

36.
SAMPAIO, M. E. A.. Gente de Expressão. 1991.

37.
SAMPAIO, M. E. A.. Brasileiras e brasileiros. 1990 (Televisiva).

38.
SAMPAIO, M. E. A.. Show Musical Quem é que deve morrer?, de Denise Costa. 1990 (Produção Executiva).

39.
SAMPAIO, M. E. A.. Frentista do Espetáculo de Teatro Guaiú: a ópera das formigas, de Marcos Arthur e Sílvio Ferreira Leite. 1989 (Produção Executiva).

40.
SAMPAIO, M. E. A.. Espetáculo de Teatro O dia de Alan, de Vladimir Capella. 1989 (Produção Executiva).

41.
SAMPAIO, M. E. A.. Espetáculo de Dança Glauber Rocha: a grandeza do dragão, da Companhia de Dança Sylvio Dufrayer. 1988 (Produção Executiva).

42.
SAMPAIO, M. E. A.. Frentista do Espetáculo de Teatro Corpo de baile, de Guimarães Rosa. 1987 (Produção Executiva).

43.
SAMPAIO, M. E. A.. Assistente de Produção do Espetáculo de Teatro Maria Borralheira, de Vladimir Capella. 1987 (Produção Executiva).

44.
SAMPAIO, M. E. A.. Espetáculo de Dança Lar doce lar, da Companhia de Dança Sylvio Dufrayer. 1986 (Produção Executiva).

45.
SAMPAIO, M. E. A.. Espetáculo de Dança Esses moços, de Evinha Sampaio. 1985 (Produção Executiva).

46.
SAMPAIO, M. E. A.. Espetáculo de Dança O circo, de Evinha Sampaio. 1985 (Produção Executiva).

47.
SAMPAIO, M. E. A.. Espetáculo de teatro As sete luas de barro, de Vital Santos. 1985 (Produção Executiva).

48.
SAMPAIO, M. E. A.. Espetáculo de Dança Essa mulher, de Evinha Sampaio. 1982 (Produção Executiva).

49.
SAMPAIO, M. E. A.. I Espetáculo de Dança da Academia Ivi Ballet, de Evinha Sampaio. 1981 (Produção Executiva).

50.
SAMPAIO, M. E. A.. Espetáculo de Teatro Terror e miséria do III Reich, de Bertolt Brecht. 1980 (Produção Executiva).

Demais trabalhos
1.
SAMPAIO, M. E. A.. Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator. 2009 (Grupo de Pesquisa em Teatro) .

2.
SAMPAIO, M. E. A.. Centro de Estudos da Dança. 2009 (Grupo de Estudo em Dança) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BETTI, M. S.; SAMPAIO, M. E. A.; AMARAL, G. C.. Participação em banca de Rafael Martins. Nobody knows you when you're down and out: a encenação de alguns blues do Tennessee pelo Grupo Tapa no Teatro de Arena Eugênio Kusnet. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

2.
SILVA, A. S.; Evinha Sampaio; COUTINHO, E. T.. Participação em banca de Rogério Emilio de Moura. Interação à estética: estratégias de participação do público a partir do uso de 'anteparos'. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
Evinha Sampaio; LOPES, E. S.; BETTI, M. S.. Participação em banca de Rafael Martins. TAPA no Arena: uma ponte na História no Teatro de Arena Eugenio Kusnet. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SAMPAIO, M. E. A.. Júri do IV Festival de Teatro Amador da Casa de Cultura de São Miguel Paulista. 2000. Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

2.
SAMPAIO, M. E. A.. Júri do 9º Festival de Teatro Amador de Santo André. 1989. Secretaria Municipal de Cultura de Santo André.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário Grupo de Estudo Teatro e Estado (GETE). 2018. (Seminário).

2.
I Congresso da Cooperativa Paulista de Teatro. 2016. (Congresso).

3.
2º Encontro da Rede de Pesquisadores do Projeto Mapeamento da Dança nas Capitais Brasileiras e no Distrito Federal.Contextualização do Núcleo de São Paulo. 2015. (Encontro).

4.
Abertura oficial do Curso de Magíster da Universidad de Chile.Encontro do Cepeca e alunos do Curso de Direção Teatral. 2014. (Outra).

5.
Colóquio Internacional Sade e o limite: 274 anos de transgressões. 2014. (Outra).

6.
Ética de la representación. 2014. (Outra).

7.
I Congreso Internacional de Artes Revueltas del Arte. Nau do asfalto: uma possibilidade cênica. 2014. (Congresso).

8.
Inter-câmbios: América Latina.Apresentação do processo criativo da Nau do asfalto na Universidad de Artes y Ciencias Sociales. 2014. (Encontro).

9.
Inter-câmbios: América Latina.Processo criativo da Nau do asfalto. 2014. (Encontro).

10.
Inter-câmbios: América Latina.Processo criativo da Nau do asfalto aos alunos da Pontificia Universidad Católica de Chile. 2014. (Encontro).

11.
13ª Conferência É tudo verdade. 2013. (Outra).

12.
Colóquio Investigação e Arte.Cepeca. 2013. (Outra).

13.
Exposição Inter-Câmbios: uma dramturgia do ator. Exposição Projeto Inter-Câmbios: dramaturgia do ator. 2013. (Exposição).

14.
Mostra Rumos Itaú Cultural - A Cultura dos Editais. 2013. (Outra).

15.
Mostra Rumos Itaú Cultural - Uma Conversa sobre Criação e Formação em Dança. 2013. (Outra).

16.
III Congresso Sobre Outras Obras. Cepeca em Vídeo. 2012. (Congresso).

17.
III Congresso Sobre Outras Obras/ CSO. Cepeca: uma banca permanente. 2012. (Congresso).

18.
III Seminário de Pesquisa da Escola de Comunicações da USP.Cepeca: uma banca permanente. 2012. (Seminário).

19.
Seminário Travessias: o modernismo luso-brasileiro entre liberdades e interdições.Leitura dramática de Perdoa-me por me traíres, de Nelson Rodrigues. 2012. (Seminário).

20.
VI Seminário da Faculdade Angel Vianna.Um recorte em um fluxo de coevolução. 2012. (Seminário).

21.
I Seminário de Pesquisas em Andamento (SPA) do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da ECA/ USP.Dramaturgia de uma nau de loucos: uma possibilidade cênica. 2011. (Seminário).

22.
O Teatro Verticalizado. 2011. (Outra).

23.
Primeiro Seminário de Pesquisas em Andamento do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP.Dramaturgia de uma nau de loucos: uma possibilidade cênica. 2011. (Seminário).

24.
Seminário de Metodologia e Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa da ECA. 2011. (Seminário).

25.
V Reunião Científica da ABRACE.Dramaturgia de uma nau de loucos: uma possibilidade cênica. 2009. (Outra).

26.
2008 O texto no teatro contemporâneo, ciclo organizado pela Núcleo Dramáticas em Cena, Teatro Satyros, agosto-setembro; O processo de criação do texto: equívocos colecionados a partir de entrevistas com Heiner Müller. 2008. (Outra).

27.
Fórum Artístico da Cooperativa Paulista de Teatro. 2008. (Outra).

28.
Roda de Prosa Heiner Müller. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Evinha Sampaio. IV Seminário de Pesquisas em Andamento - SPA. 2014. (Outro).

2.
Evinha Sampaio. 3º Seminário de Pesquisas em Andamento - SPA- Pós-Graduação em Artes Cênicas ECA/ USP. 2013. (Outro).

3.
SAMPAIO, M. E. A.. Casting e figurinos do stand da AMIL. 1997. (Outro).

4.
SAMPAIO, M. E. A.. Casting de modelos e organização do buffet e dos funcionários do stand da Unidas Rent a Car. 1996. (Outro).

5.
SAMPAIO, M. E. A.. Feira de Cosméticos - Montagem stand da Median Indústria e Comércio. 1991. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SAMPAIO, M. E. A.. Um recorte em um fluxo de coevolução. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
Evinha Sampaio. Dramaturgia de uma nau de loucos: uma possibilidade cênica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
Evinha Sampaio. Artes Cênicas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Evinha Sampaio. Dramaturgia de uma nau de corposoutros: uma possibilidade cênica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
Evinha Sampaio. Teatro instrumental e criatividade para uma boa redação. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Evinha Sampaio. Grupo Tapa. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


Este projeto foi aprovado pela Lei Rouanet, para a publicação do meu mestrado - GRUPO TAPA: repertório, histórico e perfil sociopolítico - 30 anos. O projeto se encontra no site: www.livrogrupotapa.com.br. 

Sou membro e fui secretária executiva do Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator (CEPECA/ CAC/ ECA/ USP), de agosto de 2010 a abril de 2015, e membro do Centro de Estudos em Dança - CED, desde 2010.

Fiz parte da Comissão de Projetos Culturais da Associação Cristã de Moços - ACM - unidade centro - Trabalho Voluntário de dezembro de 2012 a dezembro de 2013.

Escrevi a maioria dos textos do portal do Cepeca, durante os quatro anos do doutorado.

Participei da Comissão Eleitoral da eleição do Conselho Fiscal 2016 da Cooperativa Paulista de Teatro, como Representante dos Cooperados, um trabalho voluntário desenvolvido de 7 de março a 9 de maio. Colaborei com a organização da inscrição das chapas, criação das cédulas, escrita de atas, reuniões, viagem à Campinas, com a urna, para a participação dos sócios da cidade, contagem, conferência e anúncio do resultado.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 7:43:36