Rodrigo Picanço Negreiros

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5254783589007106
  • Última atualização do currículo em 20/08/2018


Possui graduação em Física pela Universidade Federal Fluminense (2004), mestrado em Física pela Universidade Federal Fluminense (2005) e Ph.D. pela San Diego State University/Claremont Graduate University. Atuou como um posdoc no Frankfurt Institute for Advance Studies, na Goethe University , em Frankfurt am Main, Alemanha. Atualmente é professor no Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense. Suas areas de pesquisam envolvem principalmente física nuclear e estrelas compactas (estrelas de neutrons, estrelas de quarks, pulsares ...), astrofisica relativística, métodos numéricos e física de matéria ultra-densa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rodrigo Picanço Negreiros
Nome em citações bibliográficas
Negreiros, Rodrigo;Negreiros, R.;NEGREIROS, RODRIGO P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Física.
Av. Gal. Milton Tavares de Souza s/nº.
Gragoatá
24210346 - Niterói, RJ - Brasil
Telefone: (21) 26295806


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Física.
San Diego State University/Claremont Graduate University, SDSU/CGU, Estados Unidos.
Título: Numerical study of the properties of compact stars, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Fridolin Weber.
Bolsista do(a): Research Assistant - Fellowship (National Science Foundation funded), SDSU, Estados Unidos.
Palavras-chave: Estrelas de quarks; Estrelas de neutrons; Metodos Numéricos; Matéria estranha; Relatividade Geral; Fisica de matéria ultra-densa.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Nuclear.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física das Partículas Elementares e Campos.
2004 - 2005
Mestrado em Física.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Estrelas Politrópicas Carregadas e Relativísticas,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Manuel Malheiro.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Estrelas de neutrons; Astrofísica; Relatividade Geral; Física Hadronica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2000 - 2004
Graduação em Física.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.


Pós-doutorado


2009 - 2012
Pós-Doutorado.
Frankfurt Institute for Advanced Studies, FIAS, Alemanha.
Bolsista do(a): Hic for Fair postdoctoral, HIC FOR FAIR, Alemanha.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Nuclear.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Astronomia / Subárea: Astrofísica Estelar.


Atuação Profissional



Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Explorando Fronteiras da Fí sica Nuclear de Altas Energias
Descrição: Este projeto ir a estudar diversas manifesta ções da fí sica nuclear de altas energias, desde colisões de í ons pesados em aceleradores de part culas at é o n úcleo de estrelas compactas. Para tanto propomos uma linha de estudo multifacetada explorando os reinos microsc ópicos, macroscópicos e observacionais em p é de igualdade. Para isso iremos desenvolver um modelo fenomenol ogico "estado-da-arte" para descrever a mat eria nuclear em condi ções extremas, de modo a obter uma descri çãoo microsc ópica da mat éria em estados de altas densidades e/ou temperaturas. Tais modelos serão usados em simula ção de í ons pesados, onde as propriedades de transporte de tal mat eria serão estudadas. Usaremos estes modelos tamb em para a simula ção da estrutura e evolu çãoo (t érmica e rotacional) de estrelas compactas. Tamb em serão investigadas as possí veis emissões de ondas gravitacionais por estrelas compactas constitu das pela mat eria estudada neste projeto. Por fim fazemos também uma abordagem observacional, estudando diretamente os raios gama provenientes de estrelas compactas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Hidrodinâmica e Magneto-hidrodinâmica e Acreção Sobre Objetos Compactos
Descrição: Os processos de acreção de matéria sobre objetos compactos e a formação, colimação e propagação de jatos astrofísicos se dão em todas as escalas astronômicas e em diversos entornos: explosões de supernova tipo Ia e II, sistemas binários, formação estelar, AGNs, etc. Em todos os sistemas, a energia gravitacional que é liberada com o processo de acreção é enorme, fazendo deste mecanismo, talvez, ou mais e ciente para a extração de energia de um sistema astrofísico. Ainda que atualmente muito já se avançou nestes tópicos, ainda há muito que não se compreende sobre a maquinaria central, a estabilidade dos discos de acreção e sua relação com outros fenômenos extremamente energéticos no universo (como a emissão de raios gama) assim como a formação e propagação dos uxos de matéria que emergem de tais sistemas acretantes. O objetivo principal deste projeto é o de realizar simulações Hidrodinâmicas e Magneto-hidrodinâmicas (HD & MHD) em 2D e 3D de alguns aspectos dos processos de acreção sobre objetos compactos, assim como a geração e colimação de jatos potenciados por tais sistemas, utilizando uma versão personalizada do Código numérico AMR FLASH, criado pela Universidade de Chicago em consórcio com o departamento de Energia dos EE.UU. Com esta poderosa ferramenta se pretende avançar um pouco mais no estudo destes fenômenos, que envolvem processos de ultra alta energia da física de plasmas, analisando, em particular, o efeito do campo magnético e a gravidade em tais processos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Rodrigo Picanço Negreiros - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2014 - 2016
Astrophysical Plasmas around Compact Objects
Descrição: This research foucs on the area of high-energy astrophysics of compact objects, focusing on studies of neutron stars (NSs), its environment and related phenomena (such as hyperaccretion onto its magnetized surfaces; generation and propagation of astrophysical outflows; and accretion disks). These compact objects offer a unique opportunity to study the matter in extreme conditions not found in terrestrial laboratories, and are very interesting because they produce a variety of observational manifestations which can be used to verify theoretical models and numerical simulations. In the following sections I describe the research project including main goals, schedule, as well as expected research products. I hope to have a balanced research program, which will include both numerical and theoretical components in the project..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Resfriamento de Estrelas Compactas com Rotação Não Nula
Descrição: Neste projeto a evolução térmica de objetos compactos com rotação não nula é investigado. Para isso executamos simulações do resfriamento de estrelas levando em conta todos os efeitos da relatividade geral..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Rodrigo Picanço Negreiros - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
Evolução Térmica de Estrelas de Nêutrons Sob o Efeito de Campos Magnéticos Intensos
Descrição: O estudo do resfriamento de estrelas compactas tem se mostrado como um dos mais proeminentes métodos para se sondar a composição destes objetos. Isso se deve ao fato de todos os processos térmicos ocorrendo nestas estrelas dependerem fortemente da composição estelar. Além disso, grandes esforços tem sido dedicados a se obter uma melhor compreensão dos efeitos que os intensos campos magnéticos observados em estrelas de nêutrons tem na sua composição e estrutura. Até este momento, a grande maioria dos estudos tratou os efeitos do campo magnético na composição e evolução térmica de estrelas de nêutrons de forma separada. No projeto aqui proposto, iremos tratar estes efeitos de maneira autoconsistente. Para isso iremos utilizar um código numérico, desenvolvido pelo proponente deste projeto, que é capaz de calcular a estrutura relativística de uma estrela com simetria esférica quebrada (como é o caso de estrelas com campos magnéticos e rotação) e o mais moderno código de resfriamento para a evolução térmica de estrelas com rotação (também desenvolvido recentemente pelo proponente deste projeto). Vale ressaltar, que tal código é o unico, de que temos conhecimento, que é capaz de calcular o resfriamento de uma estrela relativística com rotação de maneira auto-consistente. Com isso, esperamos obter uma melhor compreensão a respeito da composição de estrelas compactas e da morfologia do campo magnético no interior destes objetos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de comitê de assessoramento


2017 - Atual
Agência de fomento: Universidade Federal Fluminense


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Astrophysics and Space Science
2014 - Atual
Periódico: Astronomy & Astrophysics (Berlin. Print)
2016 - Atual
Periódico: Astrophysical Journal (Online)
2014 - Atual
Periódico: Brazilian Journal of Physics


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Nuclear.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral/Especialidade: Relatividade e Gravitação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada/Especialidade: Análise Numérica.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Nuclear/Especialidade: Estrutura Nuclear.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Astronomia / Subárea: Astrofísica Estelar/Especialidade: Estrelas Compactas.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Astronomia / Subárea: Astrofísica Estelar.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2009
President's Award in Research and Scholarship, San Diego State University.
2009
Award of Second Place at the 23rd California State University Student Research Competition, California State University and Lockheed Martin.
2009
Fqubed Award, Computational Science Research Center, ACSESS (Applied Computational Science and Engineering Student.
2008
President's Award in Research and Scholarship, San Diego State University.
2008
Award of First Place at the 22nd California State University Student Research Competition, California State Univerity and Lockheed Martin.
2006
Charles Kittel Award (second place), The American Physical Society - California Section.
2004
Prêmio Vasconcelos Torres de Iniciação Científica, UFF.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:33
Total de citações:292
Fator H:11
Negreiros, Rodrigo  Data: 29/08/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
Negreiros, Rodrigo2018Negreiros, Rodrigo; TOLOS, LAURA ; CENTELLES, MARIO ; RAMOS, ANGELS ; DEXHEIMER, VERONICA . Cooling of Small and Massive Hyperonic Stars. The Astrophysical Journal, v. 863, p. 104, 2018.

2.
Negreiros, Rodrigo2018Negreiros, Rodrigo; BERNAL, CRISTIAN ; DEXHEIMER, VERONICA ; TROCONIS, ORLENYS . Many Aspects of Magnetic Fields in Neutron Stars. Universe, v. 4, p. 43, 2018.

3.
Negreiros, R.2017Negreiros, R.; Schramm, Stefan ; Weber, Fridolin . Fully self-consistent thermal evolution studies of rotating neutron stars. ASTRONOMY & ASTROPHYSICS, v. 603, p. A44, 2017.

4.
Franzon, B.2017Franzon, B. ; Negreiros, R. ; SCHRAMM, . Magnetic field effects on the crust structure of neutron stars. PHYSICAL REVIEW D, v. 96, p. 123005, 2017.

5.
Schramm, S.2016Schramm, S. ; Dexheimer, V. ; Negreiros, R. . Modelling hybrid stars in quark-hadron approaches. European Physical Journal. A, Hadrons and Nuclei (Print), v. 52, p. 14, 2016.

6.
DE CARVALHO, S. M.2015DE CARVALHO, S. M. ; Negreiros, R. ; ORSARIA, M. ; CONTRERA, G. A. ; Weber, F. ; SPINELLA, W. . Thermal evolution of hybrid stars within the framework of a nonlocal Nambu-Jona-Lasinio model. Physical Review. C. Nuclear Physics (Print), v. 92, p. 035810, 2015.

7.
Dexheimer, V.2015Dexheimer, V. ; Negreiros, R. ; Schramm, S. . Reconciling nuclear and astrophysical constraints. Physical Review. C. Nuclear Physics (Print), v. 92, p. 012801, 2015.

8.
Dexheimer, V.2015Dexheimer, V. ; Negreiros, R. ; Schramm, S. . Role of strangeness in hybrid stars and possible observables. Physical Review. C. Nuclear Physics (Print), v. 91, p. 055808, 2015.

9.
DE CARVALHO, S. M.2014DE CARVALHO, S. M. ; Negreiros, R. ; RUEDA, JORGE A. ; RUFFINI, REMO . Thermal evolution of neutron stars with global and local neutrality. Physical Review. C. Nuclear Physics (Print), v. 90, p. 055804, 2014.

10.
COELHO, J. G.2014COELHO, J. G. ; MARINHO, R. M. ; Malheiro, M. ; Negreiros, R. ; CÁCERES, D. L. ; Rueda, J. A. ; Ruffini, R. . DYNAMICAL INSTABILITY OF WHITE DWARFS AND BREAKING OF SPHERICAL SYMMETRY UNDER THE PRESENCE OF EXTREME MAGNETIC FIELDS. Astrophysical Journal (Online), v. 794, p. 86, 2014.

11.
Negreiros, Rodrigo2013 Negreiros, Rodrigo; SCHRAMM, STEFAN ; Weber, Fridolin . Impact of rotation-driven particle repopulation on the thermal evolution of pulsars. Physics Letters. B (Print), v. 718, p. 1176-1180, 2013.

12.
Dexheimer, V.2013Dexheimer, V. ; Steinheimer, J. ; Negreiros, R. ; Schramm, S. . Hybrid stars in an SU(3) parity doublet model. Physical Review. C. Nuclear Physics (Print), v. 87, p. 015804, 2013.

13.
Negreiros, Rodrigo2012 Negreiros, Rodrigo; Schramm, Stefan ; Weber, Fridolin . Thermal evolution of neutron stars in two dimensions. Physical Review. D, Particles, Fields, Gravitation, and Cosmology, v. 85, p. 104019, 2012.

14.
Negreiros, Rodrigo2012Negreiros, Rodrigo; Dexheimer, V. ; Schramm, S. . Quark core impact on hybrid star cooling. Physical Review. C. Nuclear Physics (Print), v. 85, p. 035805, 2012.

15.
Negreiros, R.2012 Negreiros, R.; Ruffini, R. ; Bianco, C. L. ; Rueda, J. A. . Cooling of young neutron stars in GRB associated to supernovae. Astronomy & Astrophysics (Berlin. Print), v. 540, p. A12, 2012.

16.
Schramm, S.2012Schramm, S. ; Negreiros, R. ; Steinheimer, J. ; SCHÜRHOFF, T. ; Dexheimer, V. . Properties and Stability of Hybrid Stars. Acta Physica Polonica. B, v. 43, p. 749, 2012.

17.
NA, XUESEN2012NA, XUESEN ; XU, RENXIN ; Weber, Fridolin ; Negreiros, Rodrigo . Transport properties of a quark-hadron Coulomb lattice in the cores of neutron stars. Physical Review. D. Particles, Fields, Gravitation, and Cosmology (Online), v. 86, p. 123016, 2012.

18.
Dexheimer, V.2012Dexheimer, V. ; Negreiros, R. ; Schramm, S. . Hybrid stars in a strong magnetic field. European Physical Journal. A, Hadrons and Nuclei (Print), v. 48, p. 189, 2012.

19.
Niebergal, B.2010Niebergal, B. ; Ouyed, R. ; Negreiros, R. ; Weber, F. . Meissner effect and vortex expulsion in color-superconducting quark stars, and its role for reheating of magnetars. Physical Review. D, Particles, Fields, Gravitation, and Cosmology, v. 81, p. 043005, 2010.

20.
Negreiros, R.2010Negreiros, R.; Dexheimer, V. ; Schramm, S. . Modeling hybrid stars with an SU(3) nonlinear model. Physical Review. C. Nuclear Physics (Print), v. 82, p. 035803, 2010.

21.
Weber, F.2010Weber, F. ; Hamil, O ; Negreiros, R. ; Mimura, K. . FROM CRUST TO CORE: A BRIEF REVIEW OF QUARK MATTER IN NEUTRON STARS. International Journal of Modern Physics D, v. 19, p. 1427, 2010.

22.
Negreiros, R.2010Negreiros, R.; Mishustin, I. ; Schramm, S. ; Weber, F. . Properties of bare strange stars associated with surface electric fields. Physical Review. D, Particles, Fields, Gravitation, and Cosmology, v. 82, p. 103010, 2010.

23.
Negreiros, R.2009Negreiros, R.; Weber, Fridolin ; Malheiro, M. ; Usov, V. . Electrically charged strange quark stars. Physical Review. D, Particles, Fields, Gravitation, and Cosmology, v. 80, p. 083006, 2009.

24.
Weber, F.2007Weber, F. ; Negreiros, R. ; Rosenfield, P. ; Stejner, M. . Pulsars as astrophysical laboratories for nuclear and particle physics. Progress in Particle and Nuclear Physics, v. 59, p. 94-113, 2007.

25.
Weber, F.2007Weber, F. ; Negreiros, R. ; Rosenfield, P. . STRANGENESS IN NEUTRON STARS. International Journal of Modern Physics D, v. 16, p. 231, 2007.

26.
Weber, F.2007Weber, F. ; Meixner, M. ; Negreiros, R. ; Malheiro, M. . ULTRA-DENSE NEUTRON STAR MATTER, STRANGE QUARK STARS, AND THE NUCLEAR EQUATION OF STATE. International Journal of Modern Physics E, v. 16, p. 1165, 2007.

27.
Negreiros, R.2007Negreiros, R.; Malheiro, M. . CHARGED RELATIVISTIC STARS AND THE ANISOTROPIC FORMALISM. International Journal of Modern Physics D, v. 16, p. 303, 2007.

28.
Malheiro, M.2004Malheiro, M. ; Negreiros, R. ; Ray, S. ; Lemons, J. P. S. ; Zanchin, V. T. . Of charged stars and charged black holes. International Journal of Modern Physics D, v. 13, p. 1375-1379, 2004.

29.
Negreiros, R.2004Negreiros, R.; Malheiro, M. ; Ray, S. . Charged polytropic stars and generalization of Lane-Emden equation. International Journal of Modern Physics D, Estados Unidos, v. 13, p. 1441-1445, 2004.

Capítulos de livros publicados
1.
Negreiros, Rodrigo; Schramm, Stefan ; Weber, Fridolin . The crust of spinning-down neutron stars. Neutron Star Crust. 1ed.Hauppauge: NOVA publishers, 2012, v. , p. 85-101.

2.
Weber, F. ; Negreiros, R. ; Rosenfield, P. . Neutron Star Interiors and the Equation of State of Superdense Matter. In: Werner Becker. (Org.). NEUTRON STARS AND PULSARS. Berlin: Springer, 2009, v. 357, p. 213-245.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Dexheimer, V. ; Negreiros, R. ; Schramm, S. ; HEMPEL, M. . Deconfinement to quark matter in neutron stars - The influence of strong magnetic fields. In: XII HADRON PHYSICS, 2013, Bento Goncalves. p. 264.

2.
Dexheimer, V. ; Negreiros, R. ; Schramm, S. . Deconfinement to Quark Matter in Magnetars. In: Extreme QCD 2012 (XQCD12), 2013, Washington. Journal of Physics, Conference Series, 2012. v. 432. p. 012005.

3.
Negreiros, Rodrigo; Schramm, Stefan ; Weber, Fridolin . STRUCTURE AND THERMAL EVOLUTION OF SPINNING-DOWN NEUTRON STARS. In: STARS 2011, 2011, Havana. International Journal of Modern Physics E. v. 20. p. 223-229.

4.
Schramm, Stefan ; Negreiros, Rodrigo ; Schuerhoff, Torsten ; Dexheimer, Veronica . NUCLEAR MATTER AND NEUTRON STARS IN A QUARK-HADRON MODEL. In: SMFNS 2011, 2011, Varadero. International Journal of Modern Physics E. v. 20. p. 125-132.

5.
Malheiro, Manuel ; Negreiros, Rodrigo ; Weber, Fridolin ; Usov, Vladimir . The Effects of Charge On The Structure of Strange Stars. In: International Nuclear Physics Conference 2010, 2011, Vancouver. Journal of Physics. Conference Series (Online). v. 312. p. 042018.

6.
Weber, Fridolin ; Negreiros, Rodrigo . QCD in Neutron Stars and Strange Stars. In: T(R)OPICAL QCD II WORKSHOP, 2010, Cairns. AIP Conf. Proc., 2010. v. 1354. p. 13-18.

7.
Weber, Fridolin ; Negreiros, Rodrigo . Phase Transitions in Dense Baryonic Matter and Cooling of Rotating Neutron Stars. In: EMMI Workshop and 26th Max Born Symposium on Three Days of Strong Interactions, 2010, Wroclaw. Acta Phys.Polon.Supp, 2010. v. 3. p. 701-710.

8.
Negreiros, Rodrigo; Weber, Fridolin . Thermal properties of Non-rotating and Rotating Neutron Stars. In: 10th Symposium on Nuclei in the Cosmos, 2009, Mackinac Island. Proceedings of Sciene, 2009. v. 187.

9.
Weber, Fridolin ; Rosenfield, P ; Negreiros, Rodrigo ; A. Torres i Cuadrat . Neutron star interiors and the equation of state of ultradense matter. In: QUARK CONFINEMENT AND THE HADRON SPECTRUM VII: 7th Conference on Quark Confinement and the Hadron Spectrum - QCHS7, 2007, Ponta Delgada. AIP Conf. Proc., 2007. v. 892. p. 515-517.

10.
Negreiros, Rodrigo; Malheiro, Manuel ; Subharthi, Ray . Charged Polytropic Stars. In: Hadron Physics and HANP, 2004, Angra dos Reis. Hadron Physics and HANP, 2004.

11.
Negreiros, Rodrigo; MALHEIRO, Manuel ; RAY, Subharthi . Charged polytropic stars and generalization of Lane-Emden equation. In: XXVI Encontro Nacional de Particulas e Campos, 2004, Caxambu, 2004.

12.
Negreiros, Rodrigo; Malheiro, Manuel ; Subharthi, Ray . Charged Polytropic Stars and Generalization of Lane-Emden equation. In: XXVII Reunião de trabalho sobre física nuclear no Brasil, 2004, Santos. XXVII Reunião de trabalho sobre física nuclear no Brasil, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
Negreiros, R.. Física de Estrelas de Nêutrons. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
Negreiros, R.. Física de Estrelas de Nêutrons. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
Negreiros, R.. Ondas Gravitacionais e Relatividade Geral. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
Negreiros, Rodrigo; Schramm, Stefan ; Weber, Fridolin ; Dexheimer, V. . Hybrid stars in a strong magnetic field. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Negreiros, Rodrigo; Schramm, Stefan ; Weber, Fridolin . Thermal evolution of of rotating neutron stars. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Negreiros, Rodrigo; Ruffini, R. ; Rueda, J. . Thermal evolution of young neutron stars. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Negreiros, Rodrigo; Schramm, Stefan ; Weber, Fridolin . Thermal evolution of rotating neutron stars. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
Negreiros, R.; Ruffini, R. ; Bianco, C. ; Rueda, J. . Cooling of young neutron stars. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
Negreiros, Rodrigo; Schramm, S. ; Weber, F. . Cooling of spinning-down and young neutron stars. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
Negreiros, R.; Schramm, S. ; Dexheimer, V. ; Weber, F. ; Mishustin, I. . Composition, structure, and thermal evolution of magnetized and rotating compact stars. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
Negreiros, R.; Mishustin, I. ; Schramm, S. ; Weber, F. . Properties of bare strange stars associated with surface electric fields. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
Negreiros, R.; Dexheimer, V. ; Schramm, S. . Hybrid Stars modeled with an SU(3) non-linear Sigma Model. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
Negreiros, R.. Cooling of Superconducting Strange Stars. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
Negreiros, R.. The Puzzling Behavior of Anomalous X-Ray Pulsars and Soft Gamma-Ray Repeaters. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
Negreiros, Rodrigo. Structure and Thermal Evolution of Neutron Stars. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
Negreiros, Rodrigo. Structure and Thermal Evolution of Neutron Stars. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
Negreiros, R.; Weber, Fridolin . Thermal properties of neutron stars in the framework of density-dependent nuclear field theory. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
Negreiros, Rodrigo; Weber, Fridolin . Charged Strange Stars. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
Negreiros, Rodrigo; Weber, Fridolin . Charged Strange Stars. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Rios, Jesus; Canto, Felipe; Negreiros, Rodrigo. Participação em banca de Jeannie Rangel Borges. Estudo sobre a fusão do núcleo próton-halo 8B com alvo pesado a energias próximas da barreira Coulombiana. 2013. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal Fluminense.

Teses de doutorado
1.
Rios, Jesus; Mendes, D; Guimarães, V.; Negreiros, Rodrigo; Duarte, S.. Participação em banca de Jeannie Rangel Borges. Estudos do Efeito do Breakup em outros mecanismos de reação. Além do método padrão de CDCC.. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Física - Instituto de Física/UFF) - Universidade Federal Fluminense.

2.
Melo, J; Kodama, T.; Denico, G.; Negreiros, Rodrigo; REIS, R. R. R.; MORICONI, L. R. A.; Chiapparini, M.; Aguiar, C.. Participação em banca de Elvis do Amaral Soares. Nonequilibrium Phenomena in Termonuclear Supernova: from life to death os while dwarf stars. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
Dal Pino, E.; Negreiros, R.; Chiapparini, M.; PAULICCI, L.; Jatenco, V.. Participação em banca de Camile Mendes. Evolução do Campo Magnético em Binárias Relativísticas. 2017. Tese (Doutorado em Astronomia) - Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciencias Atmosféricas - USP.

4.
Sobreiro, R.; Negreiros, R.; Lemes, V.; Oxman, L.; ROCHA JUNIOR, R.. Participação em banca de Anderson Alvez Tomaz. Uma teoria da Gravidade Induzida: aspectos quânticos e clássicos. 2016. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal Fluminense.

5.
Sobreiro, R.; Oxman, L.; Negreiros, R.; Helayel, J; Messias, M.. Participação em banca de Tiago Ribeiro da Silva Santos. Renormalizabilidade em teorias com violação de Lorentz: eletrodinâmica quântica e teoria de Yang-Mills. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Física - Instituto de Física/UFF) - Universidade Federal Fluminense.

6.
MALHEIRO, Manuel; Marinho, Rubens; Alves, Marcio; Negreiros, Rodrigo; PAULICCI, L.. Participação em banca de Edson Otoniel da Silva. Matéria Fermiônica Sujeita a altos campos magnéticos e seus efeitos em anãs brancas magnéticas. 2016. Tese (Doutorado em Física) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
Negreiros, Rodrigo; BARRES, U.; Stavale, F.; Mintz, Bruno. Comissão Julgadadora de distribuições de bolsa PIBIC - CBPF. 2017. Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Compact Stars in the QCD phase diagram V. Thermal Evolution of Spinning-Down(up) Neutron Stars. 2016. (Congresso).

2.
STARS 2015. Braking index of Young Neutron Stars. 2015. (Congresso).

3.
COMPACT STARS IN THE QCD PHASE DIAGRAM IV. COMPACT STARS IN THE QCD PHASE DIAGRAM IV. 2014. (Congresso).

4.
International Workshop on Astronomy and Relativistic Astrophysics. Proton superconductivity and the masses of neutron stars. 2013. (Congresso).

5.
SMFNS 2013. Hybrid stars in a strong magnetic field. 2013. (Congresso).

6.
STARS 2013. Thermal evolution of of rotating neutron stars. 2013. (Congresso).

7.
The first URCA meeting on Relativistic Astrophysics.Thermal evolution of young neutron stars. 2013. (Encontro).

8.
Compact Stars in the QCD Phase Diagram III. Thermal evolution of Rotating Neutron Stars. 2012. (Congresso).

9.
Deutsche Physikalische Gesellschaft. Composition, structure, and thermal evolution of magnetized and rotating compact stars. (group report). 2011. (Congresso).

10.
First Caribbean Symposium on Cosmology, Gravitation, Nuclear and Astroparticle Physics.Cooling of spinning-down and young neutron stars. 2011. (Simpósio).

11.
From Nuclei to White Dwarfs and Neutron Stars.Cooling of young neutron stars. 2011. (Simpósio).

12.
EMMI workshop: Neutron Matter in Astrophysics.Thermal Evolution of Hybrid Stars modeled with an SU(3) non-linear Sigma Model. 2010. (Encontro).

13.
MODE-SNR-PWN Workshop.Properties of bare strange stars associated with surface electric fields. 2010. (Encontro).

14.
California State University Student Research Competition.Structure and Thermal Evolution of Neutron Stars. 2008. (Outra).

15.
Student Research Symposium - SDSU.Structure and Thermal Evolution of Neutron Stars. 2008. (Simpósio).

16.
50 years of Nuclear Astrophysics. Charged Strange Stars. 2007. (Congresso).

17.
Nuclear Mass Model School.--. 2007. (Outra).

18.
American Physical Society - Fall Meeting California Section.Charged Strange Stars. 2006. (Encontro).

19.
First School of Cosmic Rays and Astrophysics.First School of Cosmic Rays and Astrophysics. 2004. (Outra).

20.
Hadron Physics and RANP. Hadron Physics. 2004. (Congresso).

21.
XXV Encontro Nacional de Particulas e Campos.XXV Encontro Nacional de Particulas e Campos. 2004. (Encontro).

22.
XXVII Reunião de Trabalho sobre Física Nuclear no Brasil.XXVII Reunião de Trabalho sobre Física Nuclear no Brasil. 2004. (Encontro).

23.
International Workshop on Astronomy and Relativistic Astrophysics. International Workshop on Astronomy and Relativistic Astrophysics. 2003. (Congresso).

24.
Simposio Nacional de Ensino de Física.Simposio Nacional de Ensino de Física. 2003. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Negreiros, R.; ZEN, C. ; BARRES, U. . The Second ICRANet César Lattes Meeting. 2015. (Congresso).

2.
Negreiros, Rodrigo; Perez, Aurora ; Gonzalez, Ricardo . STARS 2013. 2013. (Congresso).

3.
Negreiros, Rodrigo; Perez, Aurora ; Gonzalez, Ricardo . SMFNS 2013. 2013. (Congresso).

4.
Negreiros, R.; PAULICCI, L. ; Chiapparini, M. ; Franzon, B. ; MANREZA, D. ; FOGACA, D. ; AVELLAR, M. ; SOUZA, R. ; GOMEZ, R. ; CARMO, T. . 3rd Compact Stars in the QCD Phase Diagram. 2012. (Congresso).

5.
D. Luz ; B. Boechat ; C. E. Rodrigues ; Negreiros, Rodrigo . Semana Nacional de Ciência e Técnologia - Física - UFF. 2012. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Gabriel dos Santos Bezerra. Evolução térmica de estrelas de quarks com crosta cristalina. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Física) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
jonathan joas zapata campos. Resfriamento de Estrelas Hibridas. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Física) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Viviane Angélico Pereira Alfradique. Evolução térmica de estrelas altamente magnetizadas. Início: 2016. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Marcelo Reis. Efeitos da evolução rotacional acoplados à evolução térmica. Início: 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Física - Instituto de Física/UFF) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Orlenys Natali Troconis. Estrelas compactas sob efeitos de campo magnético. Início: 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Física - Instituto de Física/UFF) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Viviane Angélico Pereira Alfradique. Modelos de Estrelas Relativísticas com CampoMagnético Dipolar. 2016. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Rodrigo Picanço Negreiros.

2.
THIAGO JOSÉ SALES GONÇALVES DE SOUZA. Superfluidez e a evolução rotacional de estrelas compactas. 2015. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rodrigo Picanço Negreiros.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Sheyse Martins. 2014. Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Rodrigo Picanço Negreiros.

2.
Cristian Giovanny Bernal. 2014. Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Rodrigo Picanço Negreiros.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gabriel dos Santos Bezerra. Estrutura e Braking-Index de Estrelas de Nêutrons. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Rodrigo Picanço Negreiros.

2.
THIAGO JOSÉ SALES GONÇALVES DE SOUZA. ESTRELAS ESTRANHAS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Rodrigo Picanço Negreiros.

3.
Laís Soares Lavra. Equação de estado da matéria de quarks. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Rodrigo Picanço Negreiros.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
Negreiros, R.. Ondas Gravitacionais e Relatividade Geral. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
Negreiros, R.. Física de Estrelas de Nêutrons. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Outras informações relevantes


Researcher ID: L-3108-2016



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 2:33:40