Roberto Abdala Junior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7014946989727038
  • Última atualização do currículo em 16/08/2018


Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2009), com pesquisa sobre memória social, cultura e história do Brasil na segunda metade do século XX, privilegiando a teleficção como fonte histórica e as memórias da ditadura empresarial-militar brasileira como objeto. Graduado em História (2001), é mestre em Educação (2003) pela UFMG, quando desenvolveu pesquisa sobre processos de construção de conhecimentos históricos mediados por filmes. Professor da Faculdade de História (FH) da Universidade Federal de Goiás (UFG), leciona na graduação em História e nos Programas de Pós-Graduação em História e em Performances Culturais (Faculdade de Ciências Sociais ? FCS/UFG). Suas pesquisas estão no campo da Didática da História, privilegiando as relações entre narrativas audiovisuais e história/História, com ênfase nas performances culturais operadas pela linguagem. Atualmente é um dos coordenadores do Núcleo de Estudos de Usos Públicos da História ? NUH. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Roberto Abdala Junior
Nome em citações bibliográficas
ABDALA JUNIOR, R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Faculdade de História.
Caixa Postal 131
ITATIAIA
74001970 - Goiânia, GO - Brasil
Telefone: (62) 35211130


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em História.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: MEMÓRIAS DA DITADURA MILITAR E OS ?REBELDES? ANOS OITENTA, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Regina Helena Alves da Silva.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: história; memória; teleficção.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Memória / Especialidade: Memórias da ditadura civil-militar brasileira.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teleficção.
2001 - 2003
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: História e cinema: um diálogo educativo.,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Lana Mara de Castro Siman.
Palavras-chave: história; cinema; educação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Setores de atividade: Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1994 - 2000
Graduação em História.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de História, .

10/2016 - 10/2017
Direção e administração, Faculdade de Ciências Sociais, .

Cargo ou função
Coordenador da Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais.

Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, UNILESTE - MG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 14

Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 14

Atividades

03/2007 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da História
História Geral da Arte
Educação e mídias
História da África
Historia das Idéias Políticas e Sociais
História Moderna I
Metodologia científica
Politicas Educacionais
04/2008 - 04/2008
Ensino, Educação, ciência e tecnologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ecologia cognitiva e tecnologias da inteligência
09/2002 - 03/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Curso, .

Cargo ou função
Conselheiro do Curso de História.
08/2001 - 03/2005
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágios Supervisionados I, II, III e IV.
Projeto de Pesquisa I e III
Historia do Brasil República II
Cinema e História
História das idéias políticas e socias
História Moderna
Introdução aos estudos históricos


Linhas de pesquisa


1.
História, interculturalidades e ensino de história

Objetivo: Esta linha tem como eixo a dimensão cultural da história. Articula elementos culturais, materiais e simbólicos sob os quais uma sociedade ou indivíduo vivem e refletem sobre sua relação com o mundo e com os outros. Busca os significados dados pelos atores em ação, desde uma relação complexa entre evento e estrutura, onde a história é ordenada culturalmente e de diversos modos, uma vez que os significados são reavaliados quando postos em prática. A interculturalidade considera como as diferentes culturas pensam e concebem suas ações, temporalidades e o outro. Vale-se do dinamismo das culturas e tradições e da aproximação dinâmica dos saberes locais, ressaltando o agency dos grupos subalternos, enfatizando a circularidade cultural, com estudos que admitam conhecimentos complexos e interdisciplinares a partir de pluriepistemologias e múltiplos saberes. Seus campos: estudos de educação histórica e ensino de história em perspectiva intercultural, produção e aprendizado histórico, metodologias de ensino em história da arte e imagem, etnohistórias e identidades, relações étnicorraciais e história ambiental..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Brasil contemporâneo; Didática da História; História e cultura histórica; ditadura civil-militar brasileira.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
HISTÓRIA & NARRATIVAS AUDIOVISUAIS: A ARTE DE COLOCAR A VIDA EM CENA COMO QUESTÃO HISTÓRICA
Descrição: A pesquisa investiga as relações entre narrativas audiovisuais e história/História. Nesse esforço, articula algumas das proposições teórico-metodológicas de duas escolas históricas: Escola dos Annales e Escola Metódica. Além disso, reconhecendo que houve avanços significativos nos demais campos de conhecimento das Ciências Humanas que envolvem a proposta de abordagem que é objeto da pesquisa, são incorporados teses e investigações com a finalidade de responder às questões que o campo destas relações abrange, sobretudo quanto à linguagem e no que tange ao papel que as narrativas audiovisuais ?desempenha? ? as ?performances? realizadas por essas obras ? nas sociedades/públicos em que são engendradas e/ou exibidas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID - HISTÓRIA / UFG
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Roberto Abdala Junior - Coordenador / Rafael Saddi Teixeira - Integrante.
2013 - Atual
Didática da História: performances culturais das narrativas audiovisuais na construção do conhecimento sobre o passado
Descrição: A pesquisa investiga como as narrativas audiovisuais desempenham a função de oferecer uma explicação para experiências do tempo. Trata-se de usar reflexões sobre as narrativas audiovisuais explorando a noção de "performances culturais" e segundo o enquadramento conceitual que permite ser aplicada às narrativas audiovisuais, no intuito de apreender como se opera o processo de construção de conhecimento da história por meio delas. O aporte conceitual empregado articula teses de pesquisadores ligados aos processos de aprendizagem, como L. S. Vygotsky e M. M. Bakhtin, segundo a sugestão de J. Wertsch, dos teóricos das Performances Culturais empregamos Richard Bauman e Clifford Geertz, do cinema Robert Stam e da História, Jörn Rüsen. O eixo teórico em torno do qual orbitam e se articulam as teses desses autores é linguagem, ou mais exatamente, os discursos em forma narrativa seguindo as teses de Bakhtin..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Roberto Abdala Junior - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 4
2012 - Atual
A história no cinema brasileiro da segunda metade do século XX
Descrição: A pesquisa pretende analisar a produção audiovisual brasileira contemporânea, observando como as representações sociais participaram da construção das obras, especialmente no que tange aos aspectos históricos. Neste primeiro momento da pesquisa, o foco da análise se voltará para discursos cinematográficos ? os filmes, que tratam de elementos da realidade próprios de segmentos mais populares, privilegiando representações relativas a três agentes sociais que estavam no quadro das disputas políticas mais acirradas durante a ditadura: os militares; os militantes da esquerda; os movimentos sociais. A questão central que orientará a investigação é: como o cinema deu ?voz? às disputas engendradas no seio da sociedade brasileira, particularmente aquelas ligadas aos segmentos mais populares..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Roberto Abdala Junior - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 6
2011 - Atual
A voz da multidão na mídia brasileira: campanha das ?Diretas Já!? ? o golpe de misericórdia na ditadura
Descrição: A pesquisa pretende investigar como a campanha por eleições diretas para presidente, as ?Diretas Já!? de 1984, repercutiram no processo político de transição da ditadura para democracia. O foco da análise será o papel desempenhado pela mídia brasileira no processo político que encerra a ditadura..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - Atual
NÚCLEO DE USOS DA HISTÓRIA: PESQUISA E EXPERIMENTAÇÃO - NUH
Descrição: Trata-se de um "núcleo" - termo empregado na UFG para designar a reunião de Grupos de Estudo do CNPq - cujo foco são as formas contemporâneas de usos da história, sobretudo aqueles empregados pelas mídias. O NUH contempla então pesquisas, realizações e experimentações nos diversos campos nos quais a experiência do tempo ganha expressão e significação, especialmente no que tange às formas de comunicação audiovisuais, mas não somente. O objetivo do NUH é participar do debate contemporâneo no qual se faz o uso da história, reposicionando-o segundo o crivo dos profissionais que se dedicam ao seu estudo. Nesse aspecto o NUH se vincula às pesquisas ligadas à Didática da História..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Roberto Abdala Junior - Coordenador / Rafael Saddi Teixeira - Integrante / Ana Lucia Oliveira Vilela - Integrante / Alcilene Cavalcante de Oliveira - Integrante.
2012 - Atual
Grupo de Estudos e Pesquisa em História, Cinema e Audiovisual - GEP-HIS
Descrição: Grupo de debate e pessquisa sobre o potencial do cinema na e para a história/História. Reune alunos da graduação e pós-graduação do Curso de História da UFG. Os objetivos do grupos são: ampliar a cultura cinematográfica dos participantes; debater aspectos da linguagem seu uso e suas artimanhas; incentivar e aprimorar o uso e a produção de cinema nas práticas de pesquisa e ensino da História..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Roberto Abdala Junior - Coordenador.
2012 - Atual
Cineclube História na tela: imagens do Brasil
Descrição: O Projeto visa realizar exibições comentadas de filmes cuja temática dialogue com a cultura histórica dos brasileiros, especilamente os alunos de escolas públicas parceiras da ação de extensão. Apesar de considerarmos que a simples exibição de filmes desta natureza contribua para a crescimento e diversificação da cultura histórica que eles detem, buscaremos pesquisar procedimentos que ampliem, significativamente, os processos cogitvos que envolvem essa prática..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Roberto Abdala Junior - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Faces da história - UNESP / Assis
2011 - 2014
Periódico: História Revista (UFG. Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República e televisão.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: HIstória e narrativas audiovisuais.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Didatica da História.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ditadura militar.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Performances culturais.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende PoucoLê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1ABDALA JUNIOR, R.2017 ABDALA JUNIOR, R.. Cabra marcado para morrer: um filme entre história e memória. ANOS 90 (ONLINE) (PORTO ALEGRE), v. 24, p. 267-292, 2017.

2.
2ABDALA JUNIOR, R.2016 ABDALA JUNIOR, R.. Um papel histórico para a teleficção: a minissérie Anos rebeldes e a cultura histórica brasileira dos anos 1980. História da Historiografia, v. 20, p. 69 - 86, 2016.

3.
9ABDALA JUNIOR, R.2014ABDALA JUNIOR, R.. Os caras-pintadas em frente à TV / Os rebeldes na telinha. Revista de História (Rio de Janeiro), v. 1, p. 98-98, 2014.

4.
4ABDALA JUNIOR, R.2013ABDALA JUNIOR, R.; LAGE, Michele. M. . História & cinema: performances e diálogos audiovisuais. KARPA: JOURNAL OF THEATRICALITIES AND VISUAL CULTURE, v. 6, p. 1-26, 2013.

5.
3ABDALA JUNIOR, R.2012 ABDALA JUNIOR, R.. Brasil anos 1990: teleficção e ditadura ? entre memórias e história. Topoi (Rio de Janeiro), v. 13, p. 94-111, 2012.

6.
6ABDALA JUNIOR, R.2008ABDALA JUNIOR, R.. Cinema e História: elementos para um diálogo. O Olho da História, v. 10, p. 1-22, 2008.

7.
5ABDALA JUNIOR, R.2008ABDALA JUNIOR, R.. O cinema na conquista da América: um filme e seus diálogos com a história.. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 13, p. 123-137, 2008.

8.
7ABDALA JUNIOR, R.2006ABDALA JUNIOR, R.. Cinema: outra forma de 'ver' a história. Revista Iberoamericana de Educación (Online), Madri, v. 1, p. 1, 2006.

9.
8ABDALA JUNIOR, R.2005ABDALA JUNIOR, R.. O cinema é uma outra história: considerações sobre o Cinema nas aulas de história.. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, Beira Interior, v. 1, p. 1, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ABDALA JUNIOR, R.. Memórias da ditadura, TV e os 'rebeldes' anos 1980. 1. ed. Curitiba - BR: Editora Prismas, 2017. v. 1. 458p .

Capítulos de livros publicados
1.
ABDALA JUNIOR, R.; LAGE, Michele. M. . Cinema e performances culturais: quando a história entre em cena. In: Robson Corrêa; Fernanda Cunha; Paulo Petronilio. (Org.). Performances da cultura: ensaios e diálogos. 1ed.Goiânia: Kelps, 2015, v. 1, p. 347-366.

2.
ABDALA JUNIOR, R.; LAGE, Michele. M. . Cinema e Performances Culturais: quando a história entra em cena. In: Robson Corrêa de Carvalho; Fernanda Cunha; Paulo Petronilio.. (Org.). Performances da cultura: ensaios e diálogos. 1ªed.Goiânia: Editora Kelps, 2015, v. 1, p. 347-366.

3.
ABDALA JUNIOR, R.. Mnissérie Anos rebeldes e seus diálogos com a cultura histórica brasileira: uma obra de teleficção na luta pelas memórias da ditadura militar. In: Marcos Antonio Menezes & Murilo Borges Silva. (Org.). Escrita na água: história, sociedade e cultura.. 1ed.Curitiba - PR: Editora CRV, 2014, v. , p. 11-26.

4.
ABDALA JUNIOR, R.. Memória, imagem e outras histórias. In: MONZANI, Josete; MONZANI, Luiz R.. (Org.). Olhar: Imagem / Memória. 1ªed.São Paulo: Pedro e João Editores, 2008, v. , p. 369-380.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ABDALA JUNIOR, R.. Os caras-pintadas em frente à TV / Os rebeldes na telinha. Revista de história da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro - Brasil, p. 98 - 98, 01 jul. 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ABDALA JUNIOR, R.. 'Cabra Marcado para morrer':una película entre la historia y la memoria.. In: IV Congreso Internacional de Historia y Cina, 2014, Barcelona. Memória histórica y cine documental. Barcelona: Universidade de Barcelona, 2014. v. 18.

2.
ABDALA JUNIOR, R.. Ganga Bruta: um cinema indiciário - ?revelações? da sociedade brasileira nos anos 1930. In: XXVII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2013, Natal. Conhecimento histórico e diálogo social. Natal - RN: ANPUH-Brasil, 2013.

3.
ABDALA JUNIOR, R.. MEMÓRIAS DADITADURA NOS ANOS 1980 E A MINISSÉRIE ANOS REBELDES: A TELEFICÇÃO COMO ARTE. In: XXVI SIMPÓSIO NACIONAL HISTÓRIA ANPUH 50 anos, 2011, São Paulo. Anais eletrônicos - XXVI SIMPÓSIO NACIONAL HISTÓRIA ANPUH 50 anos, 2011.

4.
ABDALA JUNIOR, R.. O Brasil dos anos 90: ação política, tele-ficção e as lutas pela memória.. In: XXIV Simpósio Nacional de História - História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos., 2007, São Leopoldo - RS. Simpósio Nacional de História. São Leopoldo: Associação Nacional de História, 2007.

5.
ABDALA JUNIOR, R.. 1492 ? A conquista do paraíso: um filme e seus diálogos com a história.. In: XXIII Simpósio Nacional de História, 2005, Londrina. Simpósio Nacional de História (23:2005) Londrina / PR. Londrina: Editorial Mídia, 2005. v. Único. p. 405-405.

6.
ABDALA JUNIOR, R.; GOMES, M. A. F. . Linguagens Alternativas no Ensino de História.. In: I Congresso Nacional da ABED ? Associação Brasileira de Educação à Distância., 2003, Belo Horizonte. I Congresso Nacional da ABED ? Associação Brasileira de Educação à Distância., 2003.

7.
ABDALA JUNIOR, R.. História e Cinema: um diálogo educativo. Um estudo sobre o uso da linguagem cinematográfica no processo de construção do conhecimento histórico. In: II Encontro Internacional ? linguagem, cultura e cognição: reflexos para o ensino, 2003, Belo Horizonte. II Encontro Internacional ? linguagem, cultura e cognição: reflexos para o ensino, 2003. v. Único.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ABDALA JUNIOR, R.. ?ARTE? DA TELEFICÇÃO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM HISTÓRICA. In: XV ENCONTRO INTERNACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS DE CINEMA E AUDIOVISUAL, 2011, Rio de Janeiro. XV SOCINE Imaginários Invisíveis, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ABDALA JUNIOR, R.. Didática da História e narrativas audiovisuais. In: XXIX SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA / Contra os preconceitos: história e democracia, 2017, Brasília. Cadernos de resumos - XXIX SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA / Contra os preconceitos: história e democracia. Brasília: ANPUH / UNB, 2017. v. 1.

2.
ABDALA JUNIOR, R.. A HISTÓRIA EM CENA: DIDÁTICA DA HISTÓRIA E NARRATIVAS AUDIOVISUAIS. In: XV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica, 2015, Cuiabá_MT. XV CONGRESSO INTERNACIONAL DAS JORNADAS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E INTERCULTURALIDADE, 2015.

3.
ABDALA JUNIOR, R.. Cabra marcado parqa morrer: una película entre la historia y la memoria. In: IV Congreso Internacional de Historia y Cine: «Memoria histórica y cine documental, 2014, Barcelona - Espanha. Memoria histórica y cine documental. Barcelona - Espanha: CENTRE D?INVESTIGACIONS FILM-HISTÒRIA, 2014.

4.
ABDALA JUNIOR, R.. Didatica da história e narrativas audiovisuais: a história em cena. In: 8º Seminário Brasileiro de história da historioagrafia, 2014, Ouro Preto / Marana - MG / BR. Variedades do discursos histórico: possibilidades arqa além do texto, 2014.

5.
ABDALA JUNIOR, R.. Narrativas audiovisuais e didática da história: a linguagem cinematográfica como objeto de pesquisa histórica.. In: IV Congresso Internacional de História UFG / Jataí : cultura sociedade e poder, 2014, Jataí / GO - BR. IV Congresso Internacional de História UFG / Jataí : cultura sociedade e poder, 2014.

6.
ABDALA JUNIOR, R.. 'Cabra Marcado para morrer':una película entre la historia y la memoria.. In: IV Congreso Internacional de Historia Y Cena, 2014, Barcelona. Memória histórica y cine documental. Barcelona: Universidade de Barcelona, 2014. v. 18.

7.
ABDALA JUNIOR, R.. O cinema e seu público: considerações sobre a recepção social de obras audiovisuais. In: VI Simpósio Nacional de História Cultural, 2012, Teresina - PI. Anais, 2012.

8.
ABDALA JUNIOR, R.. Título: O cinema na conquista do paraíso: a produção ?dialógica? da cultura histórica na América contemporânea - entre o cinema e a história.. In: IX Encontro Internacional da ANPLAC - Associação Pesquisadores e Professores de História das Américas, 2010, Goiânia - GO. Anais do IX Encontro Internacional da ANPLAC, 2010.

9.
ABDALA JUNIOR, R.. O cinema é outra história: considerações sobre o emprego de filmes nas aulas de história.. In: VII Encontro Nacional de pesquisadores em Ensino de História, 2006, Belo Horizonte. ENPEH: novos problemas, novas abordagens. Belo Horizonte: Laboratória de Estudos e Pesquisas no Ensino de História - FAE/UFMG, 2006. v. Único. p. 34-34.

10.
ABDALA JUNIOR, R.. O cinema faz história. In: X Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - SOCINE, 2006, Ouro Preto. X Encontro da SOCINE, 2006.

11.
ABDALA JUNIOR, R.. 1492 ? A conquista do paraíso: um filme e seus diálogos com a história.. In: XXIII Simpósio Nacional de História - História: guerra e paz, 2005, Londrina. Anais da ANPED- Sudeste. Londrina: Associação Nacional de História, 2005. v. Único. p. 405-405.

12.
ABDALA JUNIOR, R.. História e Cinema: um diálogo educativo. Um estudo sobre o uso da linguagem cinematográfica no processo de construção do conhecimento histórico. In: II Encontro Internacional ? linguagem, cultura e cognição: reflexos para o ensino, 2003, Belo Horizonte. II Encontro Internacional ? linguagem, cultura e cognição: reflexos para o ensino. Campinas: Grafica Central Unicamp, 2003. v. Único. p. 10-10.

13.
ABDALA JUNIOR, R.. História e Cinema: um diálogo educativo. Um estudo sobre o uso da linguagem cinematográfica no processo de construção do conhecimento histórico. In: 14º COLE ? Congresso de Leitura do Brasil., 2003, Campinas. 14º COLE ? Congresso de Leitura do Brasil., 2003.

14.
ABDALA JUNIOR, R.. Pesquisa imagética e ensino de história. In: XIII Encontro Regional de História - ANPUH-MG, 2002, Belo Horizonte. XIII Encontro Regional de História - ANPUH-MG - História: o saber produzido e o saber ensinado, 2002. v. 4. p. 189-189.

15.
ABDALA JUNIOR, R.. O cinema e sua apropriação nas aulas de história. In: XIII Encontro Regional de História, 2002, Belo Horizonte. XIII Encontro Regional de História - ANPUH-MG - História: o saber produzido e o saber difundido, 2002. v. 3. p. 154-154.

Apresentações de Trabalho
1.
ABDALA JUNIOR, R.; OLIVEIRA, V. D. E. ; CAMARGO, R. C. . Cultural performances: a new approach, possibilities and perspectives. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
ABDALA JUNIOR, R.. Cinema e performances culturais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ABDALA JUNIOR, R.. História e narrativas audiovisuais: a arte de colocar a vida em cena como questão histórica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ABDALA JUNIOR, R.. História e narrativas audiovisuais: a arte de colocar a vida em cena como questão histórica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ABDALA JUNIOR, R.. A História: o profissional da História no mundo contemporâneo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ABDALA JUNIOR, R.. A vida em cena: o cinema e suas possibilidades didáticas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ABDALA JUNIOR, R.; LAGE, Michele. M. . Debate sobre filme. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
ABDALA JUNIOR, R.. A HISTÓRIA EM CENA: DIDÁTICA DA HISTÓRIA E NARRATIVAS AUDIOVISUAIS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ABDALA JUNIOR, R.. Memóias da ditadura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
ABDALA JUNIOR, R.. Didática da historia e narrativas audiovisuais: a história em cena. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ABDALA JUNIOR, R.. A História em cena: narrativas e didáticas da História.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
ABDALA JUNIOR, R.. A HISTÓRIA EM CENA: CULTURA HISTÓRICA E NARRATIVAS AUDIOVISUAIS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
ABDALA JUNIOR, R.. NARRATIVAS AUDIOVISUAIS E DIDÁTICA DA HISTÓRIA: A ARTE DE COLOCAR A VIDA EM CENA COMO QUESTÃO HISTÓRICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
ABDALA JUNIOR, R.. O cinema e seu público: considerações sobre a recepção social de obras audiovisuais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ABDALA JUNIOR, R.. MEMÓRIAS DADITADURA NOS ANOS 1980 E A MINISSÉRIE ANOS REBBELDES: A TELEFICÇÃO COMO ARTE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ABDALA JUNIOR, R.. Arte da teleficção no Brasil contemporâneo: uma abordagem histórica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ABDALA JUNIOR, R.. O Brasil dos anos 90: ação política, tele-ficção e as lutas pela memória. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ABDALA JUNIOR, R.. O cinema e o ensino de história. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
ABDALA JUNIOR, R.. O cinema é outra história: considerações sobre o emprego de filmes nas aulas de história.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ABDALA JUNIOR, R.. O cinema faz história. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
ABDALA JUNIOR, R.. 1494 A conquista do paríso - um filme e seus dialogos com a história. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
ABDALA JUNIOR, R.. História e Cinema: um diálogo educativo. Um estudo sobre o uso da linguagem cinematográfica no processo de construção do conhecimento histórico. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
GOMES, M. A. F. ; ABDALA JUNIOR, R. . Linguagens Alternativas no Ensino de História.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
ABDALA JUNIOR, R.. O cinema e sua apropriação nas aulas de história. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
ABDALA JUNIOR, R.. Pesquisa imagética no ensino de História. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ABDALA JUNIOR, R.. Usos públicos da história e as ameaças politicamente incorretas. Goiania: Faculdade de História, 2016 (Texto de apresentação do evento).

2.
ABDALA JUNIOR, R.. Imagem e escrita: um diálogo educativo. Timóteo: Departamento de Educação da Fundação Acesita, 2003 (Texto de apoio pedagógico à oficina: Leitura de imagem na escola).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ABDALA JUNIOR, R.; TÁVORA, A. S. A. E. ; VILELA, A. L. O. . História e documentário. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
ABDALA JUNIOR, R.; CAMARGO, R. C. ; OLIVEIRA, V. D. E. . Viver ciência. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
ABDALA JUNIOR, R.. Autoritarismo e cinema. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
ABDALA JUNIOR, R.. Um toque de história. 2013; Tema: Debates e opiniões sobre temas de interesse histórico-político contemporâneo.. (Blog).

2.
ABDALA JUNIOR, R.. História & Cinema/narrativas audiovisuais. 2013; Tema: Debates, opiniões e divulgação de atividades que envolvam História e cinema. (Blog).

3.
ABDALA JUNIOR, R.. Um toque de história. 2008; Tema: Usos públicos da história: manipulações midiáticas de informações e noticias, debates sobre temas e questões políticas atuais. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
ABDALA JUNIOR, R.. O cinema nas aulas de história: teoria e prática. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ABDALA JUNIOR, R.. Narrativas contemporâneas, memória e aprendizagem da história: a ditadura no cinema e na televisão. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ABDALA JUNIOR, R.. Cinema comentado: história e cultura popular no cinema. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
ABDALA JUNIOR, R.; LAGE, Michele. M. . Cinema comentado: file A cor púrpura / I Semana da consciência negra. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
ABDALA JUNIOR, R.. O Brasil nas telas da TV: o país das novelas e minisseries. 2007. .

6.
ABDALA JUNIOR, R.. Cinema, História, Sala de Aula: uma história que dá certo. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
ABDALA JUNIOR, R.. História e cinema. 2005. .

8.
ABDALA JUNIOR, R.; GOMES, M. A. F. . Linguagens alternativas no ensino de história. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de disciplina em ambiente virtual de aprendizagem).

9.
ABDALA JUNIOR, R.. Cinema e educação. 2003. .

10.
ABDALA JUNIOR, R.. Leitura de imagem na escola. 2003. .

11.
ABDALA JUNIOR, R.. Pesquisa Imagética e Ensino de História. 2002. .


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
ABDALA JUNIOR, R.. Carlota Joaquina princesa do Brasil: uma hsitória no cinema. 2007 (Debate sobre filme).

2.
ABDALA JUNIOR, R.. Abril despedaçado - a história no filme. 2004 (Debate sobre filme).

Demais trabalhos
1.
ABDALA JUNIOR, R.. Narrativas contemporâneas, memória e aprendizagem da história: a ditadura no cinema e na televisão. 2008 (Minicurso) .

2.
ABDALA JUNIOR, R.. O Brasil na tela da TV: o país das novelas e minisséries.. 2007 (Minicurso) .

3.
ABDALA JUNIOR, R.; GOMES, M. A. F. . História e mídias: linguagens alternativas no ensino de história. 2005 (Disciplina on-line) .

4.
ABDALA JUNIOR, R.. Leitura de imagem na escola. 2003 (Oficina para formação continuada de professores) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
REINATO, E. J.; QUADROS, E. G.; ABDALA JUNIOR, R.. Participação em banca de Mirella Lopes Nunes. Teledramaturgia de minissérie: a relação entre história e ficção em Anos Rebeldes. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

2.
BARROS, Edilúcia R. O.; ABDALA JUNIOR, R.; REINATO, E. J.. Participação em banca de Edilúcia Robélia Oliveira de Barros. Performances em Hamlet: textualidades, teatralidades e liminaridades. 2015. Dissertação (Mestrado em PERFORMANCES CULTURAIS) - Universidade Federal de Goiás.

3.
CUNHA, F. O.; ABDALA JUNIOR, R.. Participação em banca de Elaine Izabel da Silva Cruz. Dança na educaçao básica: estereótipos e-coreográficos no ciberespço. 2015. Dissertação (Mestrado em PERFORMANCES CULTURAIS) - Universidade Federal de Goiás.

4.
QUADROS, E. G.; ABDALA JUNIOR, R.; VICENTINI, A.. Participação em banca de Anne Caroline Fernandes Alves. Dez vezes favelas. 2014. Dissertação (Mestrado em Historia) - Pontifícia Universidade Católica de Goias.

Teses de doutorado
1.
BORGES, R. G.; BITTENCOURT, L. B.; VILELA, A. L. O.; AVILA, A. L.; ABDALA JUNIOR, R.. Participação em banca de Rafael Gonçalves Borges. Como o oeste se perdeu: representação, nação e modernidade no novo western (1969/2012). 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Goiás.

2.
CAMPOS, Sergio P. R. de; ABDALA JUNIOR, R.. Participação em banca de SÉRGIO PASSOS RIBEIRO DE CAMPOS. Frustração, angústia, gula, culpa: a lógica psicanalítica do ganho de peso em jovens. 2012. Tese (Doutorado em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
BITTENCOURT, L. B.; ABDALA JUNIOR, R.; REINATO, E. J.; ALENCAR, M. A. G.. Participação em banca de José Luis de Oliveira Silva. Imagens do sertão: memórias e identidade no filme Cipriano. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Goiás.

Qualificações de Mestrado
1.
SILVA, Andre C.C. I.; ABDALA JUNIOR, R.; VELOSO, S. B. C.. Participação em banca de André Carlos Conrado Inácio da Silva. Imagens que falam da performance cultural goiana. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em PERFORMANCES CULTURAIS) - Universidade Federal de Goiás.

2.
QUEIROZ, F. A. S.; SILVA, L. S. D.; ABDALA JUNIOR, R.; VILELA, A. L. O.. Participação em banca de Felipe Arthur de Souza Queiroz. A narrativa historiográfica e a narrativa cinematográfica: a aproximação como alternativa para a teoria da História. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Goiás.

3.
NOGUEIRA, L. M.; ABDALA JUNIOR, R.; CHRISTINO, D.. Participação em banca de Victor Hugo de Carvalho Caldas. O jornalista segundo a televisão: uma análise da série The Newwsroom. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás.

4.
ABDALA JUNIOR, R.; VILELA, A. L. O.; ZAPATERO, A. B.. Participação em banca de Nilton Pereira da Fé. O cinema de Carlos Saura no processo de transição democrática espanhola (1975-1982): o filme Cria cuervos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Goiás.

5.
CUNHA, F. O.; ABDALA JUNIOR, R.; MARQUES, I. A.; OLIVEIRA, V. D. E.. Participação em banca de Elaine Izabel da Silva Cruz. Dança na educação basica: a presença dos estereótipos coreográficos no ciberespaço. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em PERFORMANCES CULTURAIS) - Universidade Federal de Goiás.

6.
SERPA, E. C.; VILELA, A. L. O.; ABDALA JUNIOR, R.; SANDES, N. F.. Participação em banca de Adérito Shneider Alencar. O Rap do pequeno príncipe contra as almas sebosas: escalade abordagem, sujeito e narrativa no cinema documentário brasileiro. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Goiás.

7.
REINATO, E. J.; MATE, A.; ABDALA JUNIOR, R.. Participação em banca de Edlúcia Robélia Oliveira de Barros. Hamlet em performance: a ação e as formas dos seres culturais.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em PERFORMANCES CULTURAIS) - Universidade Federal de Goiás.

8.
MACIEL, D.; ABDALA JUNIOR, R.; PINTO, J. A. C.. Participação em banca de Pedro Ivo Jorge de Faria. Neoliberalismo e reforma do estado: a reforma administrativa do 1º governo FHC. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Goiás.

9.
FREDRIGO, F. S.; ABDALA JUNIOR, R.; BITTENCOURT, L. B.; TEIXEIRA, R. S.. Participação em banca de Fernanda Rodrigues Assunção. Representações autoreferenciais: Revolução e exeriência no México de Frida Kahlo (1930-1950). 2012. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Goiás.

10.
BITTENCOURT, L. B.; ABDALA JUNIOR, R.; NUNES, J. W.. Participação em banca de Euller Gontijo de Oliveira. "H.I.J.O.S e Los Rubios - documentários argentinos e suas imbricações com a memória e as identidades. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Goiás.

11.
NAZARENO, E.; ABDALA JUNIOR, R.; CAPEL, H. S. F.. Participação em banca de Edilson CArlos Costa Correia. O Cinema Novo a partir de uma perspectiva decolonial. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Goiás.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ABDALA JUNIOR, R.; ZANCOPE, T. C. M.. Participação em banca de Itaney Francisco Franco. Sob o signo da ditadura: a intervenção militar em Goiás e as medidas punitivas contra o poder judiciário. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História Cultural - FH) - Universidade Federal de Goiás.

2.
LIMA, Anne C. A.; ABDALA JUNIOR, R.. Participação em banca de Anne Caroline Fernandes Alves Lima. Cinco vezes favela (1962) e cinco vezes favela agora por nós mesmos (2010): análise comparativa. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História Cultural - FH) - Universidade Federal de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, L. S.; BITTENCOURT, L. B.; ABDALA JUNIOR, R.. Participação em banca de silvaLaudinéia dos Santos.Tortura e trauma - testemunhos no Projeto Brasil Nunca Mais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás.

2.
VILELA, A. L. O.; ABDALA JUNIOR, R.. Participação em banca de Sofia Corso.As concepções de nação para Jacques-Luis David em dialogo com as obras de Eugêne Delacroix. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás.

3.
TEIXEIRA, R. S.; ABDALA JUNIOR, R.. Participação em banca de Amanda Karla Corrêa Rego.Raul Seixas e sua produção musical em meio às tensões culturais e a censura no período ditatorial brasileiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ABDALA JUNIOR, R.; ROCHA, L. M.; OLIVEIRA, E. C.. Professor do Magistério Superior Classe - A. 2016. Universidade Federal de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica. A história em cena: Didática da História e narrativas audiovisuais. 2015. (Congresso).

2.
8º Seminário Brasileiro de história da historioagrafia.Didatica da história e narrativas audiovisuais: a história em cena. 2014. (Seminário).

3.
Ciclo de debates 50 anos do Golpe.Memórias da ditadura. 2014. (Encontro).

4.
IV Congreso Internacional de Historia y Cine: «Memoria histórica y cine documental. Cabra marcado parqa morrer: una película entre la historia y la memoria. 2014. (Congresso).

5.
IV Congresso Internacional de História UFG / Jataí : cultura sociedade e poder. Narrativas audiovisuais e didática da história: a linguagem cinematográfica como objeto de pesquisa histórica.. 2014. (Congresso).

6.
XXVII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA.Ganga Bruta: um cinema ?indiciário? - revelações da sociedade brasileira nos anos 1930. 2013. (Simpósio).

7.
III Congresso Internacional do Curso de História da UFG/Jataí: Historia e Diversidade Cultural. MÍDIA E HISTÓRIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: ESTUDOS DE CINEMA E TELEFICÇÃO. 2012. (Congresso).

8.
VI Simpósio Nacional de História Cultural.O cinema e seu público: considerações sobre a recepção social de obras audiovisuais. 2012. (Simpósio).

9.
II CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA: HISTÓRIA E MÍDIA. A minissérie Anos Rebeldes e seus diálogos com a cultura histórica brasileira: uma obra de teleficção na luta pelas memórias da ditadura militar.. 2011. (Congresso).

10.
XV Encontro Socine.Arte da teleficção no Brasil contemporâneo: uma abordagem histórica. 2011. (Encontro).

11.
XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA ANPUH: 50 anos.MEMÓRIAS DADITADURA NOS ANOS 1980 E A MINISSÉRIE ANOS REBBELDES: A TELEFICÇÃO COMO ARTE. 2011. (Simpósio).

12.
Anistia - 30 anos depois: uma luta que não acabou..Anistia: o papel do jornalismo e do cinema. 2009. (Seminário).

13.
XXIV Simpósio Nacional de História.O Brasil dos anos 90: ação política, tele-ficção e as lutas pela memeória.. 2007. (Simpósio).

14.
Experiências de Educação a Distância em Cursos de Graduação.VII Encontro do Polo Regional da Associação Brasileira de Ensino a Distância - ABED. 2006. (Encontro).

15.
XXIII Simpósio Nacional de História - História: guerra e paz.1492 A conquista do paraíso - um filme e seus diálogos com a história. 2005. (Simpósio).

16.
Encontro com os professores da Educação Básica.O cinema nas aulas de história. 2004. (Oficina).

17.
Seminário de Educação: escola espaço de interação.Leitura de Imagem na Escola. 2003. (Oficina).

18.
Ser professor: ampliando espaços de formação.Cinema e Educação. 2003. (Oficina).

19.
Seminário da educação do UNILESTE-MG.Pesquisa imagética e o ensino de história. 2002. (Oficina).

20.
XIII Encontro Regional de História - ANPUH / MG.O cinema e sua apropriação nas aulas de História. 2002. (Encontro).

21.
XIII Encontro Regional de História - ANPUH / MG.Pesquisa imagética no ensino de História. 2002. (Encontro).

22.
Virando os séculos. 2001. (Seminário).

23.
História e Política: compromissos do historiador. 2000. (Encontro).

24.
Sminário Internacional de História Cultural. 1998. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ABDALA JUNIOR, R.; TEIXEIRA, R. S. . III SEMINÁRIO DO PIBID HISTÓRIA - UFG. 2017. (Outro).

2.
ABDALA JUNIOR, R.. História, Didática da História e narrativas audiovisuais. 2015. (Outro).

3.
ABDALA JUNIOR, R.. III Congresso Internacional do Curso de História da UFG/Jataí: Historia e Diversidade Cultural. 2012. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Oscélia Domingues Bonifácio Conrado. A mulher na dança da Catira: reminiscências e transformações. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em PERFORMANCES CULTURAIS) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
ANNE ARAUJO VILELA. O bem amado: performances culturais na teleficção brasileira. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em PERFORMANCES CULTURAIS) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

3.
Edson Wilson Mendes de Almeida. O Cangaço nos quadrinhos brasileiros contemporâneos. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

4.
DANIEL LUCAS DE JESUS OLIVEIRA. A comunidade 31 de março e a invenção da memória da ditadura militar. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

5.
Loudinéia dos Santos Silva. Trauma e ditadura militar no Brasil e na Argentina. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

6.
HUGO ALBUQUERQUE DE MORAIS. Diidatica da História e os jogos na contemporaneidade: reeflexões sobre God of war. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

7.
Luana Beatriz Silvério. O filme Tempos modernos e consciência histórica de alunos do Ensino Médio. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

8.
Nilton Pereira da Fé. A guerra civil espanhola e o cinema.. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

9.
Nilo Martins Santana. TARDES DE DOMINGO EM GOIÂNIA: PERFORMANCES CORPORAIS NO SHOPPING FLAMBOYANT E NO PARQUE LAGO DAS ROSAS. Início: 2014. Dissertação (Mestrado profissional em PERFORMANCES CULTURAIS) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

10.
Nilton Pereira da Fé. A guerra civil espanhola e o cinema. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
ADRIEL DINIZ DOS REIS. Beckett no cinema: reflexões sobre Teatro, Cinema e Performances Culturais. Início: 2016. Tese (Doutorado em Programa Interdisciplinar em Performances Culturais) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lays Parreira Rocha. A Constituição de 1937 e o pensamento de Francisco CAmpos. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Natalia Nascimento. A tematização da ditadura militar pela produção cinematográfica a partir dos anos 2000. Início: 2012. Iniciação científica (Graduando em Abi - História) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Matheus Campos De Moraes. A CONSTRUÇÃO DO ÁRABE NO IMAGINÁRIO NORTE-AMERICANO A PARTIR DO FIM DA GUERRA FRIA. Início: 2012. Iniciação científica (Graduando em Abi - História) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
Mariana Morais Spindola. A condição da mulher ao longo da ditadura civil-militar brasileira: uma leitura cinematográfica. Início: 2012. Iniciação científica (Graduando em Abi - História) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Daniel Lucas de Oliveira. ?O SILENCIAMENTO DE ELEMENTOS DO PASSADO NA ESTRUTURA DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA - O CASO DA VILA 31 DE MARÇO EM INHUMAS-GO?.. 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Roberto Abdala Junior.

2.
Hugo de Albuquerque de Moarais. ?A DIDÁTICA DA HISTÓRIA NOS VIDEOGAMES: ?GOD OF WAR? E SUAS DIMENÇÕES FRENTE A CULTURA HISTÓRICA?.. 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Roberto Abdala Junior.

3.
Nilton Pereira da Fé. O cinema de Carlos Saura no processo de transição democrática (1975/1982): o filme Cria cuervos (1975). 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Roberto Abdala Junior.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
NAYARA CRISTINY DE OLIVEIRA. Um baile no Hermitage: a escrita fílmica da História em Arca Russa. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História e narrativas audiovisuais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Roberto Abdala Junior.

2.
DARYELLEN RAMOS ARANTES. MONSTRO DA GAIOLA (AUDIOVISUAL). 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História e narrativas audiovisuais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Roberto Abdala Junior.

3.
DANILO CÉSAR DE MELO. : A representação do sertanejo no Cinema Novo: Vidas Secas (1963) e Deus e o Diabo na terra do Sol (1964). 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História e narrativas audiovisuais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Roberto Abdala Junior.

4.
Suellen Peixoto. NARRATIVAS AUDIOVISUAIS E DIDÁTICA DA HISTÓRIA: A ARTE DE COLOCAR A VIDA EM CENA COMO QUESTÃO HISTÓRICA. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História Cultural - FH) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Roberto Abdala Junior.

5.
Marta Pereira dos Santos Zanini. Identidade e memória no cancioneiro de David Sfroos. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História Cultural - FH) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Roberto Abdala Junior.

6.
HERTHA TATIELY SILVA. Contratelevisão: a influência da videoarte para uma leitura crítica do Brasil. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História Cultural - FH) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Roberto Abdala Junior.

7.
FABRÍCIA VILARINHO DE MENEZES. Cinema e história: imaginário e representações no cinema de Pasolini. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História Cultural - FH) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Roberto Abdala Junior.

8.
Anne Caroline Fernandes Alves Lima. Cinco vezes favela (1962) e cinco vezes favela agora por nós mesmos (2010): análise comparativa. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História Cultural - FH) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Roberto Abdala Junior.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Sâmia Cristina Caixeta Lima. A invenção da nação (brasileira) na minissérie A Muralha. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Roberto Abdala Junior.

2.
Lays Pereira Rocha. O FILME ?O DESCOBRIMENTO DO BRASIL? E SUA RELAÇÃO COM A CULTURA HISTÓRICA DOS ANOS 30. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Roberto Abdala Junior.

3.
Vanessa Silva Andrade. A JUVENTUDE NO CINEMA BRASILEIRO: AS MELHORES COISAS DO MUNDO E MARCELO ZONA SUL.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Roberto Abdala Junior.

4.
Erika de Carvalho Henriques. UM ?DIÁLOGO? ENTRE FICÇÃO E REALIDADE A PARTIR DA TELENOVELA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais. Orientador: Roberto Abdala Junior.

5.
COSTA, Diôgo Malaguth. O discurso da mídia sobre o MST: a revista Veja de 1994 a 2002. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais. Orientador: Roberto Abdala Junior.

6.
SILVA, Rodrigo Alberto Fernandes e BARROS, Alexandre Silva. Como a mídia regional representou a privatização da Usiminas: Diário do Aço. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais. Orientador: Roberto Abdala Junior.

7.
CANEDO, Elda Alves de Farias e SALAZAR, Marlene de Paula. O perfil da mulher na década de 80. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais. Orientador: Roberto Abdala Junior.

8.
AUGUSTO, Violeta dos Anjos.. Metodologia para o Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre uma ausência. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais. Orientador: Roberto Abdala Junior.

9.
COSTA, Jusciane de Oliveira. O uso do livro didático d História na 5ª série. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais. Orientador: Roberto Abdala Junior.

10.
SANTOS, Íris Rodrigues dos e FERREIRA, Maria Ivete. Desafios, aplicabilidade e eficácia do lúdico como estratégia para o ensino de História. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais. Orientador: Roberto Abdala Junior.

11.
SALES, Esmeralda Godinho de e CARVALHO, Gervairce Marques. O ensino de História e o uso do livro didático na 5ª série do Ensino Fundamental nas escolas de Setubinha ? Minas Gerais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais. Orientador: Roberto Abdala Junior.

Iniciação científica
1.
Thyairon Eduardo Marques Oliveira. A história vai ao cinema: diálogos entre história e cinema ? um estudo sobre a mediação de filmes nos processo de construção de conhecimentos históricos. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais. Orientador: Roberto Abdala Junior.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
3ABDALA JUNIOR, R.2012 ABDALA JUNIOR, R.. Brasil anos 1990: teleficção e ditadura ? entre memórias e história. Topoi (Rio de Janeiro), v. 13, p. 94-111, 2012.

2.
9ABDALA JUNIOR, R.2014ABDALA JUNIOR, R.. Os caras-pintadas em frente à TV / Os rebeldes na telinha. Revista de História (Rio de Janeiro), v. 1, p. 98-98, 2014.


Livros e capítulos
1.
ABDALA JUNIOR, R.. Mnissérie Anos rebeldes e seus diálogos com a cultura histórica brasileira: uma obra de teleficção na luta pelas memórias da ditadura militar. In: Marcos Antonio Menezes & Murilo Borges Silva. (Org.). Escrita na água: história, sociedade e cultura.. 1ed.Curitiba - PR: Editora CRV, 2014, v. , p. 11-26.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ABDALA JUNIOR, R.. Os caras-pintadas em frente à TV / Os rebeldes na telinha. Revista de história da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro - Brasil, p. 98 - 98, 01 jul. 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
ABDALA JUNIOR, R.. A História em cena: narrativas e didáticas da História.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ABDALA JUNIOR, R.. A HISTÓRIA EM CENA: CULTURA HISTÓRICA E NARRATIVAS AUDIOVISUAIS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ABDALA JUNIOR, R.. NARRATIVAS AUDIOVISUAIS E DIDÁTICA DA HISTÓRIA: A ARTE DE COLOCAR A VIDA EM CENA COMO QUESTÃO HISTÓRICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ABDALA JUNIOR, R.. A vida em cena: o cinema e suas possibilidades didáticas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ABDALA JUNIOR, R.; LAGE, Michele. M. . Debate sobre filme. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
ABDALA JUNIOR, R.. História e narrativas audiovisuais: a arte de colocar a vida em cena como questão histórica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ABDALA JUNIOR, R.; CAMARGO, R. C. ; OLIVEIRA, V. D. E. . Viver ciência. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
ABDALA JUNIOR, R.. Autoritarismo e cinema. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ABDALA JUNIOR, R.; TEIXEIRA, R. S. . III SEMINÁRIO DO PIBID HISTÓRIA - UFG. 2017. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
ABDALA JUNIOR, R.. Um toque de história. 2008; Tema: Usos públicos da história: manipulações midiáticas de informações e noticias, debates sobre temas e questões políticas atuais. (Blog).

2.
ABDALA JUNIOR, R.. História & Cinema/narrativas audiovisuais. 2013; Tema: Debates, opiniões e divulgação de atividades que envolvam História e cinema. (Blog).



Outras informações relevantes


Lecionou História desde o início dos anos 1980, tendo atuado nos niveis de ensino fundamental e médio. Trabalhou em faculdades de História desde 2001. Ministrou oficnas e disciplinas em inúmeros cursos voltados para a formação de professores, também em programas de pós-graduação voltados para o uso de novas tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem.Participou da elaboração e ministrou uma disciplina virtual juntamente com a professora Maria Aparecida Faria.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 18:46:37