Tatiana Ferrara Barros

Bolsista de Doutorado do CNPq

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  • Última atualização do currículo em 19/12/2018


Doutoranda e Mestra em Administração de Empresas da Faculdade de Economia e Administração da USP. Tem Pós-graduação Internacional em Administração de Empresas pela FGV e University of California. Curso Oportunidades Empreendedoras no Varejo pela Babson College. Participou do Programa Internacional em Varejo, NRF 103rd Annual Convention & EXPO: Retail Big Show 2014, em Nova Iorque e Boston. Curso de Trade Marketing e Comunicação no ponto de venda, Visual Merchandising pela ESPM. Especialista em Cosmetologia. Graduada em Farmácia-Bioquímica e gestão Financeira. Tem experiência no segmento farmacêutico, especialmente na área de varejo, tendo atuado em diversas empresas do ramo. Palestrante e Autora de diversos livros, entre eles Merchandising e layout para farmácias e drogarias;impulsionando as vendas. Atualmente é docente da Uninove e proprietária da Ferrara Soluzioni Consultoria e Treinamentos. É Presidente da Comissão de Ética da sede do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tatiana Ferrara Barros
Nome em citações bibliográficas
BARROS, T. F.

Endereço


Endereço Profissional
Ferrara Soluzioni.
Rua Bom Pastor, 2680
Ipiranga
04279080 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 50623829
URL da Homepage: www.ferrarasoluzioni.com.br


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2019
Doutorado em Administração de Empresas.
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, FEAC/USP, Brasil.
Título: AS ATIVIDADES DE MARKETING NO VAREJO FARMACÊUTICO: UM ESTUDO EM FARMÁCIAS INDEPENDENTES E REDES, Ano de obtenção: 2019.
Orientador: Marcos Cortez Campomar.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2013 - 2015
Mestrado em Administração de Empresas.
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, FEAC/USP, Brasil.
Título: As atividades de Trade Marketing aplicadas ao setor farmacêutico,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Prof. Dr. Marcos Cortez Campomar.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Marketing.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Marketing.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Trade Marketing.
Setores de atividade: Comércio varejista; Pesquisa e desenvolvimento científico.
2009 - 2010
Especialização em Cosmetologia. (Carga Horária: 392h).
Faculdades Oswaldo Cruz, FOC, Brasil.
Título: Filtros Solares: avaliação doa hábitos e conhecimento da população quanto ao uso.
Orientador: Ana Cristina Serra Polimeno.
2007 - 2008
Especialização em Administração de Empresas. (Carga Horária: 456h).
Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
Título: Análise de resultados empresarial.
Orientador: Antony Martins.
2006 - 2018
Graduação em Gestão Financeira.
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2002 - 2006
Graduação em Farmácia e Bioquímica.
Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Orientador: Maria Judite Bittencourt Fernandes.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Planeje sua Liberdade. (Carga horária: 40h).
Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, ANBIMA, Brasil.
2018 - 2018
Contabilidade Empresarial. (Carga horária: 18h).
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2018 - 2018
Oficina de trabalho orientativo para texto escrito. (Carga horária: 4h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2018 - 2018
Comunicação Escrita. (Carga horária: 91h).
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2018 - 2018
Capacitação docente em metodologias ativas na sala do futuro. (Carga horária: 16h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2017 - 2017
Capacitação docente em metodologias ativas na sala do futuro. (Carga horária: 8h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2012 - 2012
Encontro técnico informativo sobre a PNRS e PGRSS. (Carga horária: 8h).
Conselho Regional de Farmácia do Estado de São paulo, CRF-SP, Brasil.
2012 - 2012
Oratória Moderna. (Carga horária: 10h).
JB Oliveira, JB, Brasil.
2012 - 2012
Marketing de Varejo e Serviços. (Carga horária: 120h).
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, FEAC/USP, Brasil.
2011 - 2011
Formação Básica de Consultores Empresariais. (Carga horária: 20h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Curso Básico de Mediação e Arbitragem. (Carga horária: 8h).
Tribunal Arbitral de São Paulo, TASP, Brasil.
2011 - 2011
Boas Práticas de Dispensação de Medicamentos de Co. (Carga horária: 8h).
Conselho Regional de Farmácia do Estado de São paulo, CRF-SP, Brasil.
2011 - 2011
Capacitação da SAF 2011. (Carga horária: 3h).
Conselho Regional de Farmácia do Estado de São paulo, CRF-SP, Brasil.
2011 - 2011
Suporte Básico de Vida. (Carga horária: 4h).
Corpo de Socorristas do Brasil, CSB, Brasil.
2011 - 2011
Como Implantar a NR 32, PGRSS, NR 35 e Laudo Ambie. (Carga horária: 8h).
Câmara Multidisciplinar de Qualidade de Vida, CMQV, Brasil.
2011 - 2011
Legislação de Fitoterápicos. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2011 - 2011
Análise, planejamento, contr. e gest. sim. de mkt.. (Carga horária: 120h).
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, FEAC/USP, Brasil.
2011 - 2011
Entendendo o Resíduo de Serviço de Saúde. (Carga horária: 2h).
Unidade de Tratamento de Resíduos, UTR, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Comunicação Ponto de Venda Visual Merchandising.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2010 - 2010
Aprimoramento em Diabetes. (Carga horária: 8h).
Conselho Regional de Farmácia do Estado de São paulo, CRF-SP, Brasil.
2010 - 2010
Gestão de Marketing. (Carga horária: 5h).
Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
2010 - 2010
Como vender Mais e Melhor. (Carga horária: 15h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
2010 - 2010
Atendimento ao Cliente. (Carga horária: 15h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
2010 - 2010
Interpretação dos Principios Legais da RDC 44/09. (Carga horária: 8h).
Conselho Regional de Farmácia do Estado de São paulo, CRF-SP, Brasil.
2010 - 2010
Como vender Mais e Melhor. (Carga horária: 15h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
2009 - 2009
Técnica Aplicação de Injetáveis. (Carga horária: 8h).
Irmãos Guimarães LTDA, DROGÃO, Brasil.
2008 - 2008
Conheça o Mercado de Ações. (Carga horária: 10h).
B3 Brasil Bolsa Balcão SA, B3, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Marketing Pessoal. (Carga horária: 4h).
Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
2007 - 2007
Champix - Pfizer. (Carga horária: 3h).
Irmãos Guimarães LTDA, DROGÃO, Brasil.
2007 - 2007
Visão do Varejo Farmacêutico e Atendimento. (Carga horária: 24h).
Irmãos Guimarães LTDA, DROGÃO, Brasil.
2007 - 2007
Programa de Desenvolvimento Dermoconsultores. (Carga horária: 32h).
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2007 - 2007
Responsabilidade Técnica do Farmacêutico. (Carga horária: 2h).
Conselho Regional de Farmácia do Estado de São paulo, CRF-SP, Brasil.
2005 - 2005
XVI Curso de Toxicologia Clínica. (Carga horária: 20h).
Hospital das Clinicas FMUSP - CEATOX, HC FMUSP -CEATOX, Brasil.
2005 - 2005
Coleta de Materiais Biológicos. (Carga horária: 17h).
Amersham Biosciences do Brasil, AMERSHAM, Brasil.
2004 - 2004
Plantas Medicinais - noções básicas. (Carga horária: 4h).
Instituto Biológico, IB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Superior, Carga horária: 24


Universidade Municipal de São Caetano do Sul, USCS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Cursos: MBA em Gestão de Vendas; MBA em Gestão da Saúde Disciplinas Ministradas: Canais de distribuição; Gestão da marca; Relacionamento com o cliente


Ferrara Soluzioni, FS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Proprietária, Enquadramento Funcional: Presidente, Carga horária: 48
Outras informações
Consultoria nas áreas de legislação Sanitária, Gestão e Marketing com foco no Varejo Farmacêutico


Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4


Conselho Regional de Farmácia do Estado de São paulo, CRF-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Presidente da Comissão de Ética, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Vice-coordenadora da Comissão de Farmácia, Carga horária: 4


Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Cursos: MBA em Marketing, Administração Estratégica, Administração Geral, MBA em Gestão Estratégica e Inteligência de Mercado Nível: Especialização Disciplinas ministradas: Marketing Estratégico, Canais de Distribuição e Trade Marketing, Gestão de Clientes, Tópicos Avançados em Marketing, Preços e Valor para o Cliente, Comunicação com o Mercado, Gestão Estratégica do Mercado de Consumo, Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado.


Farmais Franchising LTDA, FARMAIS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista Farmacêutica, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuando no departamento farmacêutico da franqueadora. Experiência em ministrar treinamentos para equipe de vendas; Conhecimento em planejar, orientar e elaborar aulas e manuais de treinamento para equipe de vendas; Acompanhamento de novas legislações publicadas. Avaliação de materiais comerciais. Elaboração e implementação de Procedimentos Operacionais Padrão. Treinamento de equipe de loja em Procedimentos Operacionais Padrão. Experiência em licenças junto às Vigilâncias Sanitárias e Conselhos de Farmácia. Assessoria quanto a produtos sujeitos a controle especial.


Irmãos Guimarães LTDA, DROGÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Gerente-Farmacêutico, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.


Hospital das Clinicas FMUSP - CEATOX, HC FMUSP -CEATOX, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Plantonista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12


Maxilabor Diagnósticos LTDA, MAILAB, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 35


Instituto Biológico, IB, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Bolsista Fapesp, Enquadramento Funcional: Bolsista Fapesp, Carga horária: 4


Casa Arte Cidadania, CAC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2013
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Diretora Financeira, Carga horária: 2



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Marketing.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing de Varejo.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Varejo.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Varejo farmacêutico.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2008
Melhor Trabalho de Conclusão do Curso de Pós Graduação Internacional, Fundação Getúlio Vargas/ University of Califórnia San Diego.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Arnoud, L2016Arnoud, L ; Mangini, E. R. ; BARROS, T. F. ; Urdan, A . A REDE SUPERMARKET NA ERA DO MARKETING: UM CASO DE MÍDIAS SOCIAIS. Caderno Profissional de Administração da UNIMEP, v. 6, p. 1, 2016.

2.
Renata Elvira Medeiros2009 Renata Elvira Medeiros ; Rodrigo Antônio da Silva ; Roger Sacamoto Miura ; BARROS, T. F. . Evolução das Pequenas Empresas. Estudos e Negócios, v. 1, p. 46-54, 2009.

3.
BARROS, T. F.2008 BARROS, T. F.; FERNANDES, M. J. B. ; SIMONI, I. C. . Análise eletroforética de isoenzimas para detecção de contaminação cruzada entre linhagens celulares. Revista Biociências (Taubaté), v. 14, p. 17-22, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BARROS, T. F.. Merchandising e layout para farmácias e drogarias:impulsionando as vendas. 1. ed. São Paulo: Contento, 2015. v. 1. 73p .

2.
BARROS, T. F.. Dicionário de Termos do Varejo Farmacêutico. 1. ed. São Paulo: Contento, 2012. v. 1. 58p .

3.
BARROS, T. F.. RDC 44/2009 Guia para aplicação das Boas Práticas Farmacêuticas em farmácias e drogarias. 1. ed. São Paulo: Contento, 2012. v. 1. 89p .

4.
BARROS, T. F.. Fisiologia da pele: conhecimentos básicos para atendimento no varejo. 1. ed. São Paulo: Contento, 2012. v. 1. 33p .

5.
BARROS, T. F.. Cosméticos e Dermocosméticos na farmácia: conhecimentos essenciais para orientação do consumidor. 1. ed. São Paulo: Contento, 2012. v. 1. 49p .

6.
BARROS, T. F.. Patologia da Pele. 1. ed. São Paulo: Contento, 2012. v. 1. 34p .

7.
BARROS, T. F.. Gestão de Resíduos aplicada a farmácias e drogarias. 1. ed. São Paulo: Contento, 2012. v. 1. 57p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARROS, T. F.; Mangini, E. R. ; CAMPOMAR, M. C. . O caminho do produto, da empresa ao consumidor: aspectos teóricos e bibliométricos sobre canais de marketing. In: Semead, 2017, São Paulo. XX Semead Anais, 2017. v. XX.

2.
Arnoud, L ; Mangini, E. R. ; BARROS, T. F. . Plano de Marketing de Serviços Aplicado a Instituição de Ensino. In: Simpósio Internacional de gestão de projetos, inovação e sustentabilidade, 2017, São Paulo. Anais VI Singep, 2017.

Artigos aceitos para publicação
1.
BARROS, T. F.; Mangini, E. R. ; CAMPOMAR, M. C. ; Urdan, A . O caminho do produto, da empresa ao consumidor: aspectos teóricos e bibliométricos sobre canais de marketing. RIMAR, 2019.

2.
BARROS, T. F.; CAMPOMAR, M. C. . O trade marketing e suas atividades: estudo de casos no setor farmacêutico. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
BARROS, T. F.. Marketing farmacêutico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BARROS, T. F.. A ética no exercício profissional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BARROS, T. F.. Merchandising e Trade Marketing. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BARROS, T. F.. Marketing farmacêutico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BARROS, T. F.. O Marketing aplicado aos serviços farmacêuticos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BARROS, T. F.. Ética no Exercício Profissional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BARROS, T. F.. Relações Públicas Comunitárias e Terceiro Setor. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
BARROS, T. F.. Saber é o melhor remédio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
BARROS, T. F.. Saber é o melhor remédio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
BARROS, T. F.. Saber é o melhor remédio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
BARROS, T. F.. Saber é o melhor remédio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
BARROS, T. F.. Riscos da Automedicação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
BARROS, T. F.. Riscos da Automedicação. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BARROS, T. F.. I Escola Farmacêutica de Inverno. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
GONCALVES, R. ; BARROS, T. F. ; COLOMBO, H. G. . Oportunidades à vista. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
Colombo, F ; BARROS, T. F. . Comportamento do Consumidor na Farmácia - Entender para Crescer. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
BARROS, T. F.; Ipiranga News . Jovens Ipiranguistas se destacam por ajudar pessoas carentes. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
BARROS, T. F.; BARROS, T. F. . O varejo Farmacêutico. 2012; Tema: Varejo Farmacêutico. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
BARROS, T. F.. Projeto Integrador- Estruturação de equipes na área comercial. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ConteúdoparacursoEAD).

2.
BARROS, T. F.. Promoção de vendas e trade marketing. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

3.
BARROS, T. F.. Projeto Integrador - Gerenciamento do Portfólio de Clientes. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

4.
BARROS, T. F.. Projeto Integrador - Planejamento e estruturação de equipes na área comercial. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

5.
BARROS, T. F.. O conceito de trade marketing. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

6.
BARROS, T. F.. Comunicação de trade marketing. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

7.
BARROS, T. F.. PROJETO INTEGRADOR - GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO DE CLIENTES. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo para curso EAD).

8.
BARROS, T. F.. Boas Práticas de Dispensação com Enfase em POP´s. 2016. .

9.
BARROS, T. F.. Como montar uma farmácia: passo a passo. 2016. .

10.
BARROS, T. F.. PROMOÇÃO DE VENDAS E TRADE MARKETING. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo para EAD).

11.
BARROS, T. F.. PROJETO INTEGRADOR - PLANEJAMENTO DE VENDAS E RELAÇÕES COMERCIAIS. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ConteúdoparaEAD).

12.
BARROS, T. F.. Projeto Integrador - Planejamento de Vendas e Relações Comerciais. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

13.
BARROS, T. F.. Comunicação na venda pessoal. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

14.
BARROS, T. F.. Recrutamento e gestão de equipe de vendas. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

15.
BARROS, T. F.. Gestão de Farmácias. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
BARROS, T. F.. Gestão de Farmácias e Drogarias. 2013. .

17.
BARROS, T. F.. Gestão de Farmácias e Drogarias. 2013. .

18.
BARROS, T. F.. Gestão de Farmácias e Drogarias. 2013. .

19.
BARROS, T. F.. Gestão de Farmácias e Drogarias. 2013. .

20.
BARROS, T. F.. Marketing Farmacêutico. 2013. .

21.
BARROS, T. F.. Merchandising e layout. 2013. .

22.
BARROS, T. F.. POP´s de Serviços Farmacêuticos. 2012. .

23.
BARROS, T. F.. Gestão de Farmácias e Drogarias. 2012. .

24.
BARROS, T. F.. Gestão de Farmácias e Drogarias. 2012. .

25.
BARROS, T. F.. Merchandising e layout: ferramentas para impulsionar as vendas nas farmácias. 2012. .

26.
BARROS, T. F.. Merchandising e layout: ferramentas para impulsionar as vendas nas farmácias. 2012. .

27.
BARROS, T. F.. O Merchandising e o Ambiente de loja como ferramenta de Promoção. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

28.
BARROS, T. F.. Elaboração de Procedimentos Operacionais Padrão. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

29.
BARROS, T. F.. Noções de Administração para Farmacêuticos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

30.
BARROS, T. F.. Gestão de Farmácias e Drogarias. 2012. .

31.
BARROS, T. F.. Gestão de Farmácias e Drogarias. 2012. .

32.
BARROS, T. F.. Merchandising e layout: ferramentas para impulsionar as vendas nas farmácias. 2012. .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário de Ética. 2017. (Seminário).

2.
VXII Encontro Paulista de farmacêuticos - atuação clínica: a prática farmacêutica do século XXIm. 2017. (Encontro).

3.
XX Semead.Avaliador de artigos. 2017. (Seminário).

4.
XX Semead. 2017. (Seminário).

5.
XX Semead.O caminho do produto, da empresa ao consumidor: aspectos teóricos e bibliométricos sobre canais de marketing. 2017. (Seminário).

6.
Encontro de Colaboradores. 2016. (Encontro).

7.
I Escola Farmacêutica de Inverno.Mesa Redonda Marketing. 2016. (Outra).

8.
Seminário de Ética. 2016. (Seminário).

9.
V Singep.A rede Supermarket na nova era do Marketing: um caso de mídias sociais. 2016. (Simpósio).

10.
XIX Semead.marketing. 2016. (Seminário).

11.
XIX SEMEAD. 2016. (Seminário).

12.
XVIII Congresso Farmacêutico de São Paulo. Gestão de Farmácias. 2015. (Congresso).

13.
1º Fórum empresarial Chico Mendes de Sustentabilidade. 2014. (Outra).

14.
Ciclo de Palestras por Segmento CRF-SP 2012. 2012. (Outra).

15.
Farmácias: Estratégias e Diferenciação. 2012. (Seminário).

16.
Seminário ètica, responsabilidade social e sustentabilidade no exercício da profissão. 2012. (Seminário).

17.
Valorização Profissional: tenha atitude e faça a diferença. 2012. (Seminário).

18.
Campanha Metodos Contraceptivos e Pilula do dia Seguinte. 2011. (Seminário).

19.
IV Ciclo de Palestras ABC e CRF-SP. 2011. (Encontro).

20.
Mercado Farmacêutico Brasileiro: Tendencias e Desafios. 2011. (Simpósio).

21.
Varejo Farmacêutico: Novos horizantes para atuação profissinal. 2011. (Simpósio).

22.
Papel do Farmacêutico na Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial e Sistemica. 2010. (Seminário).

23.
RDC 44/2010 - Impactos na Saúde Pública e Aplicabilidade. 2010. (Simpósio).

24.
XVI Congresso Paulista de Farmacêuticos. 2010. (Congresso).

25.
Abordagens Estratégicas Aplicadas à Cosmetologia. 2009. (Oficina).

26.
Seminário de acupuntura. 2009. (Seminário).

27.
U.S. Business and Economic Strategies Seminar. 2008. (Seminário).

28.
18 Reunião Anual do Instituto Biológico. Estudos Adicionais de isoenzimas para a detecção de contaminação cruzada interespécies entre linhagens celulares. 2005. (Congresso).

29.
II Jornada Farmacêutica. 2005. (Outra).

30.
17ª Reunião Anual do Instituto Biológico e 2º Congresso de Iniciação Científica em Ciências Agrárias, Biológicas e Ambientais. 2004. (Congresso).

31.
2º Congresso de Iniciação Científica em Ciências Agrárias, Biológicas e Ambientais. Uso da análise isoenzimática para deteção de contaminação cruzada interspécies entre linhagens celuláres. 2004. (Congresso).

32.
Novas Tecnologias em Cultivo de Células. 2004. (Outra).

33.
16ª Reunião Anual do Instituto Biológico. 2003. (Congresso).

34.
III Encontro Científico e V Encontro de Inciciação Científica da Vice-reitoria de Pesquisa da Unip. 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARROS, T. F.. XX Semead. 2017. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
BARROS, T. F.. Gestão de Farmácias e Drogarias. 2013. .

2.
BARROS, T. F.. Gestão de Farmácias e Drogarias. 2013. .

3.
BARROS, T. F.. Gestão de Farmácias e Drogarias. 2013. .

4.
BARROS, T. F.. Gestão de Farmácias e Drogarias. 2013. .

5.
BARROS, T. F.. Marketing Farmacêutico. 2013. .

6.
BARROS, T. F.. Merchandising e layout. 2013. .




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