Soraya Vieira Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2976689970817238
  • Última atualização do currículo em 11/05/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás, Mestrado e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG. É professora adjunta da FE/UFG na disciplina Psicologia da Educação e está vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura - NEPPEC da FE/UFG. Tem experiência na área de pesquisa em Educação e trabalha principalmente com os seguintes temas: teoria de Henri Wallon, relação psicologia e educação, fundamentos da educação e escola pública. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Soraya Vieira Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, Soraya Vieira.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação.
Rua Delenda Rezende de Melo, s/n
Universitário
74605-050 - Goiania, GO - Brasil
Telefone: (62) 32096217
URL da Homepage: http:www.fe.ufg.br/neppec.html


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Educação.
Programa de Pós-graduação em Educação - UFG, PPGE, Brasil.
Título: A noção de tempo na teoria do desenvolvimento humano de Henri Wallon, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Marília Gouvea de Miranda.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás, FAPEG, Brasil.
Palavras-chave: Psicologia e Educação; Wallon; Tempo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicologia da educação.
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2009
Mestrado em Educação.
Programa de Pós-graduação em Educação - UFG, PPGE, Brasil.
Título: A ampliação do tempo escolar em propostas de educação pública integral,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Marília Gouvea de Miranda.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Escola de tempo integral; Organização da escola pública; ampliação do tempo escolar.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas educacionais.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2005
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: A mediação e os processos de aprendizagem e desenvolvimento na abordagem vygotskyana: um estudo crítico preliminar.
Orientador: Profª Drª Maria do Rosário Silva Resende.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1999 - 2001
Ensino Médio (2º grau).
Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás, CEFET-GO, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2013
Docência no Ensino Superior / Estágio Probatório. (Carga horária: 60h).
Pró-Reitoria de Graduação da UFG, PROGRAD, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Assistente de pesquisa, Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa, Carga horária: 12
Outras informações
Assistente voluntária nas pesquisas desenvolvidas no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora de Psicologia da Educação, Carga horária: 4
Outras informações
Monitora da disciplina "Psicologia da Educação 1" no curso de Psicologia da FE / UFG, sob orientação da profª Drª Marília Gouvea de Miranda.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora de Psicologia da Educação, Carga horária: 4
Outras informações
Monitora da disciplina "Psicologia da Educação 1" no curso de Pedagogia da FE / UFG, sob orientação da profª Drª Marília Gouvea de Miranda.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora de Psicologia da Educação, Carga horária: 4
Outras informações
Monitora da disciplina "Psicologia da Educação 2" no curso de Pedagogia da FE / UFG, sob orientação da profª Ms. Lueli Nogueira Duarte e Silva.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolsa - Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Bolsa - Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bosista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Bolsa - Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica - PIBIC, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista voluntária de Iniciação Científica, Carga horária: 12

Atividades

03/2016 - Atual
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação 2
03/2016 - Atual
Ensino, Educação Musical, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação 2
03/2016 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso - 1
05/2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

03/2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

Linhas de pesquisa
PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
08/2015 - 12/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação 2
02/2015 - 12/2015
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação 1 e 2
02/2015 - 12/2015
Ensino, Música - Educação Musical, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação 1 e 2
06/2015 - 10/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Organizadora do XXII Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação da UFG.
10/2014 - 12/2014
Ensino, Vários, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aprendizagem e Desenvolvimento na perspectiva walloniana
11/2013 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Comissão de Seleção do Curso de Especialização em Psicologia dos Processos Educativos.
08/2013 - 12/2013
Ensino, Abi - Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação 2
08/2013 - 12/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia e Educação: Tópicos Especiais em Psicologia do Desenvolvimento
08/2009 - 12/2010
Ensino, Matemática - Licenciatura Vespertino, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação II
02/2010 - 06/2010
Ensino, Geografia - Licenciatura Matutino, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação II
02/2010 - 06/2010
Ensino, Geografia - Licenciatura Noturno, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação II
08/2009 - 12/2009
Ensino, Matemática - Licenciatura Noturno, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação II
03/2009 - 07/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação
03/2009 - 07/2009
Ensino, Química - Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Filosóficos e Sócio-Históricos da Educação
03/2009 - 07/2009
Ensino, Educação Física - Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Filosóficos e Sócio-Históricos da Educação
03/2004 - 12/2008
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Seminários Externos do NEPPEC.
03/2004 - 12/2004
Estágios , Faculdade de Educação, .

Estágio realizado
Estágio em docência realizado do Instituto de Educação de Goiás na primeira série do ensino fundamental, com duração de 320h anuais..

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - GOIÂNIA, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pedagogo, Carga horária: 30

Atividades

12/2007 - 04/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Coordenação de turno

Secretaria Estadual de Educação, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora regente, Carga horária: 30

Atividades

08/2006 - 02/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática, Português, Ciências, História e Geografia


Linhas de pesquisa


1.
Cultura e Processos Educacionais

Objetivo: Esta linha de pesquisa discute a educação na perspectiva de suas estreitas relações com a cultura. Trata os processos educacionais a partir de seus fundamentos teóricos e metodológicos e, ainda, de suas implicações na prática pedagógica, sempre orientando-se pela concepção de que esses processos constituem-se no âmbito da sociedade e da cultura. Partindo da contribuição de diferentes áreas do conhecimento - filosofia, psicologia, sociologia - é dedicado especial interesse à compreensão dos processos de constituição, organização e transmissão de conhecimentos e saberes, quer sejam eles mediados pelo processo de escolarização formal ou por outras diversas manifestações da cultura..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Filosofia e educação; Fundamentos da Educação; Método em Pesquisa; Relação entre as Ciências Humanas e a Educação.
2.
PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO

Objetivo: O objetivo da linha de pesquisa Psicologia e Educação é discutir as relações entre psicologia e educação. No presente momento, desenvolve a pesquisa "Estado da Arte de dissertações, teses e outras pesquisas produzidas nos Programas de Pós Graduação em Educação que articula a relação psicologia e educação", com financiamento do CNPq, com a finalidade de inventariar a produção na área de educação que, de alguma maneira, expressa uma articulação com a psicologia..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicologia da educação.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Pesquisa em Educação; Psicologia e Educação; Temáticas e enfoques teóricos.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
O tempo integral nas escolas de Goiânia: quais os fundamentos teóricos?
Descrição: O estudo visa compreender quais os fundamentos teóricos da ampliação do tempo escolar nas escolas de Goiânia. Pretende-se analisar os Projetos Político-Pedagógicos do ano de 2014 das escolas de tempo integral selecionadas mediante critérios previamente estabelecidos; Apreender a concepção de desenvolvimento infantil presente nos Projetos Político-Pedagógicos dessas escolas; Aprofundar o estudo da relação entre desenvolvimento e aprendizagem, com foco nas teorias psicológicas que fundamentam os projetos analisados e estabelecer um comparativo entre os projetos de ampliação do tempo escolar da rede privada e da rede pública..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Soraya Vieira Santos - Coordenador / Ruth Sara de Oliveira Moreira - Integrante / Matheus Alexandre Rodrigues Rocha - Integrante / Juliene do Couto - Integrante / Caroline Nunes de Carvalho - Integrante / Helen Clara Nunes Silva - Integrante.
2009 - 2014
A noção de tempo na concepção walloniana de desenvolvimento humano
Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido no curso de doutorado em Educação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2013
Eqüidade na educação: o eclipse da desigualdade
Descrição: O projeto se propõe a compreender e discutir os significados atribuídos ao termo eqüidade como sucedâneo à idéia de igualdade no campo da educação e suas implicações. Parte-se de alguns documentos considerados marcos importantes na definição e consolidação das reformas educacionais ocorridas em todo o mundo e, particularmente, na América Latina, a partir de 1990. Esses documentos referem-se à eqüidade como um princípio central nas propostas de desenvolvimento econômico e social na região. Entende-se que a compreensão da globalização e do aprofundamento das desigualdades sociais é substantiva para o desvendamento da questão. Trata-se de estudo teórico que propõe, de uma parte, a discussão dos antecedentes históricos e lógicos dos conceitos de igualdade e eqüidade; os processos de revolução e contra-revolução burguesa; o conceito de diferença e suas contradições; a mundialização do capitalismo e o neoliberalismo; o neo-desenvolvimentismo econômico; o conceito de justiça com eqüidade em John Rawls; o conceito de eqüidade nas políticas educacionais contemporâneas. De outra parte, propõe-se um levantamento bibliográfico das teses de doutorado e artigos em periódicos de destaque na área de educação no Brasil a partir de 1990, e também da literatura internacional que fundamenta os estudos brasileitos, em que o termo eqüidade seja empregado como fundamento das reflexões e práticas no campo da educação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Soraya Vieira Santos - Coordenador / Marília Gouvea de Miranda - Integrante / Anita Cristina A. Resende - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 6
2007 - 2009
A ampliação do tempo escolar em propostas de educação pública integral
Descrição: A ampliação do tempo escolar por meio da implantação de propostas de escola integral tem sido crescente nas redes públicas de ensino no Brasil. Frente a essa questão, este trabalho, inserido na Linha de Pesquisa Cultura e Processos Educacionais, tem como suposto que a mudança na compreensão e organização do tempo é parte constitutiva de uma proposta de escola em tempo integral. Assim, objetiva analisar como a ampliação do tempo escolar tem sido concebida em distintas propostas de escola integral em andamento no Brasil, implantadas a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996. São apresentadas as propostas de escola integral em curso no ano de 2008 nas redes públicas de ensino estaduais e municipais, assim como se apresenta o Programa Mais Educação do governo federal. Para apreensão do cotidiano em uma escola integral, elegeu-se como lócus de investigação uma Escola Municipal em Tempo Integral da rede de ensino de Goiânia/GO, onde se realizou pesquisa de campo por meio de análise documental, entrevista e observação. A pesquisa empírica revelou que a característica central da organização do tempo na escola municipal em tempo integral é a improvisação. Os resultados indicam quatro características fundamentais para compreensão do tempo escolar nas propostas de escola integral, quais sejam: 1) certa desresponsabilização do Estado pela educação pública, ainda que a ampliação do tempo de permanência do aluno na escola produza a aparente percepção de que o Estado está aumentando sua atuação; 2) ênfase na questão do risco social de crianças e adolescentes, de modo que a função de assistência social passa a ser incorporada às responsabilidades da instituição escolar; 3) distinção entre escola integral e educação integral, com base na idéia de que não basta oferecer uma escola de jornada completa, é preciso ofertar uma educação integral, que extrapola o ambiente escolar; 4) busca por um ?novo? modelo de escola para atender às novas exigênci.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Soraya Vieira Santos - Coordenador / Marília Gouvea de Miranda - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 8
2005 - 2007
Tempos e espaços na educação das massas: a organização escolar em ciclos de formação
Descrição: Este projeto objetiva compreender a racionalidade que orienta o pensamento reformista na educação contemporânea, em especial aquele que fundamenta as propostas de organização escolar em ciclos de formação, apreendendo os princípios que assinalariam uma redefinição das noções de tempo e espaço, discutindo as polarizações que estariam conformando esses princípios, como as contraposições entre o ?novo? e o ?tradicional?, a teoria e a prática, a aprendizagem e o ensino, o racional e o pragmático, o conteúdo e a forma, o pensar e o agir..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Soraya Vieira Santos - Integrante / Marília Gouvea de Miranda - Coordenador / Gina Glaydes de Faria - Integrante / Sílvia do Socorro Mendanha - Integrante / Édna Mendonça Oliveira de Queiroz - Integrante / Maria Augusta Mundim - Integrante / Mila Belíssimo Antônio José - Integrante.
2005 - 2006
A psicologia sócio-histórica de Vygotsky nas dissertações em Educação
Descrição: Este projeto vincula-se à pesquisa "Psicologia e educação: um estado da arte da produção discente dos programas de pós-graduação em educação", e propõe a continuidade do sub-projeto "Psicologia e educação: o enfoque teórico psicológico na articulação psicologia e educação", no qual foram estudados as teorias psicológicas que mais têm influenciado a educação no período de 1971-2000. Nesta fase da pesquisa será realizada uma análise sistematizada acerca da predominânica da teoria sócio-histórica de Vygotsky na educação,dado este evidenciado no sub-projeto anterior, bem como da "apropriação" desta teoria na área da educação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Soraya Vieira Santos - Coordenador / Marília Gouvea de Miranda - Integrante / Lais Augusta Carvalho - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 15
2004 - 2005
A psicologia sócio-histórica de Vygostky nas dissertações em educação
Descrição: Este projeto vincula-se à pesquisa "Psicologia e educação: um estado da arte da produção discente dos programas de pós-graduação em educação", e propõe a continuidade do sub-projeto "Psicologia e educação: o enfoque teórico psicológico na articulação psicologia e educação", no qual foram estudados as teorias psicológicas que mais têm influenciado a educação no período de 1971-2000. Nesta fase da pesquisa será realizada uma análise sistematizada acerca da predominânica da teoria sócio-histórica de Vygotsky na educação,dado este evidenciado no sub-projeto anterior, bem como da "apropriação" desta teoria na área da educação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Soraya Vieira Santos - Coordenador / Marília Gouvea de Miranda - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 8
2003 - 2006
Psicologia e educação: um estado da arte da produção discente dos programas de pós-graduação em educação
Descrição: A pesquisa ?Psicologia e educação: um estado da arte da produção discente dos programas de pós-graduação em educação? vem realizando estudos que objetivam verificar, a partir da análise das temáticas e das abordagens teórico - metodológicas adotadas nas dissertações de mestrado dos Programas de Pós-graduação em educação da UNICAMP, UERJ, UFG e PUC/SP, a concepção de psicologia que vem orientando essa produção no período de 1970-2000, apreendendo a natureza da relação entre educação e psicologia que tais trabalhos referendam..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Soraya Vieira Santos - Integrante / Marília Gouvea de Miranda - Coordenador / Maria do Rosário S. Resende - Integrante / Mona Bittar - Integrante / Susie Amâncio de Roure - Integrante / Gina G. G. de Faria - Integrante / Kaithy das Chagas Oliveira - Integrante / Rachel B. M. Bastos - Integrante / Anita Cristina A. Resende - Integrante / Lueli N Duarte e Silva - Integrante / Sílvia do Socorro Mendanha - Integrante / Camila Roldão Leles Dantas - Integrante / Lais Augusta Carvalho - Integrante / Aline Sabina Martins - Integrante / Elyane Lobão da Costa Almeida - Integrante.Financiador(es): Faculdade de Educação da UFG - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 49
2003 - 2004
Psicologia e educação: o enfoque teórico psicológico na articulação psicologia e educação
Descrição: O presente projeto integra a pesquisa ?Psicologia e educação: um estado da arte da produção discente dos programas de Pós-graduação em Educação?, coordenada pela profª Drª Marília Gouvea de Miranda, e busca identificar, analisar e discutir a recorrência e predominância dos enfoques teóricos psicológicos presentes nas dissertações de mestrado da UNICAMP, UERJ, UFG e PUC/SP, no período de 1971-2000..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - 2017
XXIII SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFG
Descrição: Trata-se de um projeto de extensão que tem a finalidade de planejar, executar e avaliar o Simpósio da FE/UFG, que acontece a cada dois anos. Em 2017, o evento teve como tema "Sociedade civil e formação: resistências, rupturas e continuidades"..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
Mesa-Redonda: Psicologia, Educação e Cultura
Descrição: Evento de Extensão realizado na Faculdade de Educação da UFG..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
XXII Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação da UFG
Descrição: Projeto de extensão desenvolvido na Faculdade de Educação da UFG no período de junho a outubro de 2015, com evento realizado em setembro de 2015..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Soraya Vieira Santos - Coordenador / Núbia F. Ribeiro - Integrante / Diane Valdez - Integrante / Adão José Peixoto - Integrante / Amone Inácia Alves - Integrante / Carime Rossi Elias - Integrante / Emílio Peres Facas - Integrante / José Antunes Marques - Integrante / Juliana de Castro Chaves - Integrante / Lueli Nogueira Duarte da Silva - Integrante / Maria Augusta Peixoto Mundim - Integrante / Mariana Cunha Pereira - Integrante / Natássia Garcia Corte Real - Integrante / Raimunda Delfino dos Santos - Integrante / Regiane de Ávila Chagas - Integrante / Renata Leite Soares - Integrante / Rita Márcia Magalhães Furtado - Integrante / Wanderley J. Ferreira Júnior - Integrante / Wanderson Ferreira Alves - Integrante / Caio S. Antunes - Integrante / Joana Freitas - Integrante / Matheus Alexandre R. Rocha - Integrante.


Revisor de periódico


2015 - 2015
Periódico: Psicologia USP (Impresso)
2014 - 2014
Periódico: Polyphonia: Revista de Educação Básica do Cepae (UFG)
2014 - 2014
Periódico: Instrumento - Revista em estudo e pesquisa em educação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicologia da educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas educacionais.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2005
1º lugar no III Prêmio UFG de Iniciação Científica em Ciências Humanas, Universidade Federal de Goiás - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, Soraya Vieira.2015SANTOS, Soraya Vieira.. Quando a quantidade pode não ser qualidade: uma relação entre a psicologia do desenvolvimento de Wallon e a organização do tempo escolar. Quaestio: Revista de Estudos de Educação, v. 17, p. 459-470, 2015.

2.
TEIXEIRA, Ricardo. A. G.2014TEIXEIRA, Ricardo. A. G. ; COSTA, Keila. M. M. ; SILVA, Carlos. C. ; SANTOS, Soraya Vieira. . Um olhar acerca da educação de adultos no Ensino Superior. Indagatio Didactica, v. 6, p. 38-54, 2014.

3.
SANTOS, Soraya Vieira.2012SANTOS, Soraya Vieira.. A relação entre o público e o privado: um estudo inicial no pensamento de Hannah Arendt. Inter-ação (UFG. Impresso), v. 37, p. 223-235, 2012.

4.
MIRANDA, Marília Gouvea de2012SANTOS, Soraya Vieira.; MIRANDA, Marília Gouvea de ; Propostas de tempo integral: a que se destina a ampliação do tempo escolar?. Perspectiva (UFSC), v. 30, p. 1073-1098, 2012.

5.
SANTOS, Soraya Vieira.2005SANTOS, Soraya Vieira.. Resenha: FONSECA, Marília; TOSCHI, Mirza Seabra; OLIVEIRA, João Ferreira de. (Orgs.). Escolas gerenciadas: planos de desenvolvimento e projetos político-pedagógicos em debate. Inter-ação (Goiânia), Goiânia, v. 30, n.1, p. 157-164, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, Soraya Vieira.. Os domínios funcionais na teoria de Wallon: uma possibilidade de pensar a personalidade não fragmentada. In: Juliana de Castro Chaves; Mona Bittar; Virgínia Sales Gebrim. (Org.). Escritos de Psicologia, Educação e Cultura. 1ed.Campinas/SP: Mercado de Letras, 2015, v. II, p. 239-268.

2.
SANTOS, Soraya Vieira.. O improviso na escola de tempo integral: contribuição ao debate. In: Valdeniza Maria Lopes da Barra. (Org.). Educação: ensino, espaço e tempo na escola de tempo integral. 1ed.Goiânia: CEGRAF/UFG, 2014, v. , p. 49-70.

3.
SANTOS, Soraya Vieira.. Reflexões sobre a ampliação da jornada escolar a partir do Plano Nacional de Educação 2014-2024. In: Roberto Rafael Dias da Silva. (Org.). Currículo e docência políticas de ampliação da jornada escolar. 1ed.Porto Alegre: Evangraf, 2014, v. , p. 29-46.

4.
SANTOS, Soraya Vieira.; MIRANDA, Marília Gouvea de . A apropriação da psicologia de Vygotsky nas dissertações de Mestrado em Educação. In: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. (Org.). Melhores Trabalhos de Iniciação Científica. Goiânia: Editora da UFG, 2006, v. , p. 203-217.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, Soraya Vieira.; CARVALHO, C. N. . A EDUCAÇÃO INTEGRAL E A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS. In: XXIII Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação da UFG, 2017, Goiânia. Sociedade civil e formação: resistências, rupturas e continuidades, 2017.

2.
SANTOS, Soraya Vieira.; COUTO, J. . A educação integral e a escola de tempo integral: uma análise na rede municipal de educação de Goiânia. In: XXIII Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação, 2017, Goiânia. Sociedade civil e formação: resistências, rupturas e continuidades, 2017.

3.
SANTOS, Soraya Vieira.; COUTO, J. ; CARVALHO, C. N. . A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA E A PRESENÇA DA PSICOLOGIA NOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM TEMPO INTEGRAL DE GOIÂNIA. In: VII EDIPE - Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino, 2017, Goiânia. Didática, Escola e Políticas: Nenhum direito a menos, 2017.

4.
SANTOS, Soraya Vieira.. Quando a quantidade pode não ser qualidade: uma relação entre a psicologia do desenvolvimento de Wallon e a organização do tempo escolar. In: XII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste - Reunião Científica Regional da ANPED, 2014, Goiânia. Pós-Graduação e Pesquisa em Educação: contradições e desafios para transformação social, 2014.

5.
TEIXEIRA, Ricardo. A. G. ; COSTA, Keila. M. M. ; SILVA, Carlos. C. ; SANTOS, Soraya Vieira. . Educação de Adultos no Ensino Superior: um olhar acerca da formação ao longo da vida. In: 3º Congreso Ibero-Americano en Investigación Cualitativa, 2014, Badajoz, España. Artigos de Ciências Sociais, 2014. v. 3. p. 92-97.

6.
SANTOS, Soraya Vieira.. O plano Langevin-Wallon: notas introdutórias sobre a concepção walloniana de desenvolvimento. In: XX Simpósio da Faculdade de Educação, 2011, Goiânia. Políticas de Formação e Formação de Políticas: reconfiguração de tempos e espaços, 2011.

7.
SANTOS, Soraya Vieira.. A ampliação do tempo escolar nas redes públicas do Brasil: um mapeamento inicial. In: XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, 2010. p. 1-13.

8.
SANTOS, Soraya Vieira.; MIRANDA, Marília Gouvea de ; DIAS, J. S. M. . Equidade x Igualdade: As tramas do debate na educação. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPEd Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento, 2010, Uberlândia. Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento, 2010. p. 1-10.

9.
SANTOS, Soraya Vieira.. Tempo e (semi)formação: contribuições para pensar sobre a educação e a perda da capacidade de experiências formativas. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPEd Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento, 2010, Uberlândia - MG. Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento, 2010.

10.
MIRANDA, Marília Gouvea de ; DIAS, J. S. M. ; SANTOS, Soraya Vieira. . A equidade nos periódicos de educação: um estudo inicial. In: XIX Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação da UFG, 2010, Goiânia. Conhecimento e modernidade: novos e velhos desafios, 2010.

11.
SANTOS, Soraya Vieira.. Experiências de ampliação do tempo escolar em andamento no Brasil: um mapeamento inicial. In: XVIII Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação, 2009, Goiânia. Formação, cultura e subjetividade, 2009.

12.
SANTOS, Soraya Vieira.; MIRANDA, Marília Gouvea de . A organização da escola em tempo integral: princípios e promessas que orientam o ensino público. In: XVII Simpósio de Estudos da Faculdade de Educação, 2008, Goiânia. Educação e Sociedade: sentidos da formação humana, 2008. p. 1-4.

13.
SANTOS, Soraya Vieira.; CARVALHO, L. A. ; MIRANDA, Marília Gouvea de . A apropriação da psicologia de Vygotsky nas dissertações de mestrado em educação. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste - ANPEd Centro-Oeste, 2006, Cuiabá - MT. Educação, Ética e Democracia, 2006.

14.
SANTOS, Soraya Vieira.; MIRANDA, Marília Gouvea de ; RESENDE, A. C. A. ; SILVA, Lueli N Duarte e ; RESENDE, M. R. S. ; BITTAR, M. ; ROURE, S. A. ; RIBEIRO, N. F. ; FARIA, G. G. G. ; SILVA, K. C. P. . Temáticas e enfoques teóricos da Psicologia para a Educação: uma aproximação entre teoria e prática pedagógica. In: I EDIPE - Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino, 2003, Goiânia - GO. Por uma integração dos campos da didática, das didáticas específicas e das práticas de ensino, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
COUTO, J. ; SANTOS, Soraya Vieira. . A EDUCAÇÃO INTEGRAL E A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: UMA ANÁLISE NOS PPP S DAS ESCOLAS INTEGRAIS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA. In: 14o CONPEEX - Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFG, 2017, Goiânia. A matemática está em tudo, 2017.

2.
CARVALHO, C. N. ; SANTOS, Soraya Vieira. . A EDUCAÇÃO INTEGRAL E A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: UMA ANÁLISE NOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS INTEGRAIS DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS NA CIDADE DE GOIÂNIA. In: 14o CONPEEX - Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFG4o CONPEEX - Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFG, 2017, Goiânia. A matemática está em tudo, 2017.

3.
SANTOS, Soraya Vieira.; SILVA, H. C. N. . A EDUCAÇÃO INTEGRAL E A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: UMA ANÁLISE NOS PPPs DAS ESCOLAS INTEGRAIS DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS NA CIDADE DE GOIÂNIA. In: 13º CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG, 2016, Goiânia. Anais do Congress o de Pesquisa, Ensino e Extensão- CO NPEEX (201 6 ). Goiânia: UFG, 2016. p. 3230-3234.

4.
SANTOS, Soraya Vieira.; COUTO, J. . A EDUCAÇÃO INTEGRAL E A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: UMA ANÁLISE NOS PPP´S DAS ESCOLAS INTEGRAIS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA. In: 13º CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG, 2016, Goiânia. Anais do Congress o de Pesquisa, Ensino e Extensão- CO NPEEX (201 6 ). Goiânia: UFG, 2016. p. 3273-3277.

5.
SANTOS, Soraya Vieira.; ROCHA, M. A. R. . A educação integral e a escola de tempo integral: aproximações e distinções conceituais. In: 13º CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG, 2016, Goiânia. Anais do Congress o de Pesquisa, Ensino e Extensão- CO NPEEX (201 6 ). Goiânia: UFG, 2016. p. 3327-3331.

6.
SANTOS, Soraya Vieira.; MIRANDA, Marília Gouvea de . Tempo e psicologia: a concepção de desenvolvimento na teoria de Wallon. In: 63ª Reunião Anual da SBPC, 2011, Goiânia. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2011.

7.
SANTOS, Soraya Vieira.; MIRANDA, Marília Gouvea de . A concepção de desenvolvimento na teoria de Wallon. In: VIII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação, 2011, Goiânia. 25 anos de formação e pesquisa em Educação, 2011.

8.
SANTOS, Soraya Vieira.; MIRANDA, Marília Gouvea de . A organização da escola em tempo integral: os sentidos dos ensino público. In: Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2008, Goiânia. V Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2008.

9.
SANTOS, Soraya Vieira.; MIRANDA, Marília Gouvea de . A psicologia sócio-histórica de Vygotsky nas dissertações em educação. In: II CONPEEX - Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFG, 2005, Goiânia. II CONPEEX - Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFG, 2005.

10.
SANTOS, Soraya Vieira.; MIRANDA, Marília Gouvea de . Psicologia e educação: o enfoque teórico psicológico na articulação psicologia e educação. In: I CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG, 2004, Goiânia. I CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, Soraya Vieira.. A ampliação do tempo escolar nas redes públicas do Brasil: um mapeamento inicial. In: XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, 2010. p. 1-1.

2.
SANTOS, Soraya Vieira.; MIRANDA, Marília Gouvea de ; DIAS, J. S. M. . Equidade x Igualdade: As tramas do debate na educação. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPEd Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento, 2010, Uberlândia - MG. Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento, 2010. p. 279-279.

3.
SANTOS, Soraya Vieira.. Tempo e (semi)formação: contribuições para pensar sobre a educação e a perda da capacidade de experiências formativas. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPEd Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento, 2010, Uberlândia - MG. Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento, 2010. p. 268-268.

4.
SANTOS, Soraya Vieira.; MIRANDA, Marília Gouvea de ; DIAS, J. S. M. . A equidade nos periódicos de educação: um estudo inicial. In: XIX Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação da UFG, 2010, Goiânia. Conhecimento e Modernidade: novos e velhos desafios, 2010.

5.
SANTOS, Soraya Vieira.. Experiências de ampliação do tempo escolar em andamento no Brasil: um mapeamento inicial. In: XVIII Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação, 2009, Goiânia. Formação, cultura e subjetividade, 2009.

6.
SANTOS, Soraya Vieira.; MIRANDA, Marília Gouvea de . A organização da escola em tempo integral: princípios e promessas que orientam o ensino público. In: XVII Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação, 2008, Goiânia. Educação e sociedade: sentidos da formação humana, 2008. p. 48-48.

7.
SANTOS, Soraya Vieira.; JOSE, M. B. A. ; MIRANDA, Marília Gouvea de . Tempos e espaços na educação das massas: a organização escolar em ciclos de formação. In: XVI Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação, 2007, Goiânia. Sociedade, conhecimento e formação. Goiânia: Editora Kelps, 2007. p. 48-49.

8.
SANTOS, Soraya Vieira.; CARVALHO, L. A. ; MIRANDA, Marília Gouvea de . A apropriação da psicologia de Vygotsky nas dissertações de mestrado em educação. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste - ANPEd Centro-Oeste, 2006, Cuiabá - MT. Anais eletrônicos do 8º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste. Cuiabá - MT: Gráfica - UFMT, 2006.

9.
SANTOS, Soraya Vieira.; MIRANDA, Marília Gouvea de ; CARVALHO, L. A. . A apropriação da psicologia de Vygotsky nas dissertações de mestrado em educação. In: XV Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação - UFG, 2006, Goiânia. Estado, Educação e Cultura.

10.
SANTOS, Soraya Vieira.; MIRANDA, Marília Gouvea de . A psicologia sócio-histórica de Vygotsky nas dissertações em educação. In: I EBEM - Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, 2005, Bauru - SP. Marxismo, Ciência e Educação: a práxis transformadora como mediação da produção do conhecimento, 2005. p. 98-98.

11.
SANTOS, Soraya Vieira.; MIRANDA, Marília Gouvea de . A psicologia sócio-histórica de Vygotsky nas dissertações em educação. In: XIV Simpósio de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2005, Goiânia. Universidade, conhecimento e formação para a autonomia. Goiânia: GRAFSET - Gráfica e Editora LTDA, 2005. p. 64-64.

12.
SANTOS, Soraya Vieira.; MIRANDA, Marília Gouvea de ; SILVA, Lueli Nogueira D e ; FARIA, G. G. G. ; BASTOS, R. B. M. ; MENDANHA, S. S. . A relação psicologia e educação: uma pesquisa do estado da arte da produção discente dos Programas de Pós-graduação em Educação. In: XIV Simpósio de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura, 2005, Goiânia. Universidade, conhecimento e formação para a autonomia. Goiânia: GRAFSET - Gráfica Editora LTDA, 2005. p. 73-74.

13.
SANTOS, Soraya Vieira.; MARQUES, D. T. . A organização pedagógico-didática e o planejamento escolar: limites e possibilidades. In: XIV Simpósio de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2005, Goiânia. Universidade, conhecimento e formação para a autonomia. Goiânia: GRAFSET - Gráfica Editora LTDA, 2005. p. 86-86.

14.
SANTOS, Soraya Vieira.; MIRANDA, Marília Gouvea de . Psicologia e educação: o enfoque teórico psicológico na articulação psicologia e educação. In: 57ª Reunião Anual da SBPC, 2005, Fortaleza - Ceará. Do sertão olhando o mar: Cultura & Ciência, 2005.

15.
SANTOS, Soraya Vieira.; BASTOS, Rachel B Messias ; MIRANDA, Marília Gouvea de . A psicologia sócio-histórica de Vygotsky na produção de dissertações em educação. In: 13º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2005, Belo Horizonte. Os múltiplos lugares de produção e ação da Psioclogia Social, 2005.

16.
MIRANDA, Marília Gouvea de ; SANTOS, Soraya Vieira. ; SILVA, L. N. D. ; SILVA, K. C. P. ; RESENDE, M. R. S. ; FARIA, G. G. G. ; OLIVEIRA, K. C. ; BITTAR, M. ; RIBEIRO, N. F. ; BASTOS, R. B. M. . Psicologia e educação:um estado da arte da produção discente dos programas de pós-graduação em educação. In: XII Simpósio de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2003, Goiânia. Educação e Cultura. Goiânia: Editora da UFG, 2003. p. 68-69.

17.
SANTOS, Soraya Vieira.; MIRANDA, Marília Gouvea de ; RESENDE, A. C. A. ; SILVA, L. N. D. ; RESENDE, M. R. S. ; BITTAR, M. ; ROURE, S. A. ; RIBEIRO, N. F. ; FARIA, G. G. G. ; SILVA, K. C. P. . Temáticas e enfoques teóricos da Psicologia para a Educação: uma aproximação entre teoria e prática pedagógica. In: I EDIPE - Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino, 2003, Goiânia - GO. Por uma integração dos campos da didática, das didáticas específicas e das práticas de ensino. Goiânia: Gráfica e Editora Vieira, 2003. p. 65-65.

Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, C. N. ; SANTOS, Soraya Vieira. . A EDUCAÇÃO INTEGRAL E A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: UMA ANÁLISE NOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS INTEGRAIS DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS NA CIDADE DE GOIÂNIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
COUTO, J. ; SANTOS, Soraya Vieira. . A EDUCAÇÃO INTEGRAL E A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: UMA ANÁLISE NOS PPP S DAS ESCOLAS INTEGRAIS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, Soraya Vieira.; CARVALHO, C. N. ; COUTO, J. . A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA E A PRESENÇA DA PSICOLOGIA NOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM TEMPO INTEGRAL DE GOIÂNIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTOS, Soraya Vieira.; COUTO, J. . Pôster: A educação integral e a escola de tempo integral: uma análise nos PPP?s das escolas integrais da Rede Municipal de Educação de Goiânia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SANTOS, Soraya Vieira.; CARVALHO, C. N. ; SILVA, H. C. N. . Pôster: A educação integral e a escola de tempo integral: uma análise nos PPP?s das escolas integrais da Rede Estadual de Educação de Goiás na cidade de Goiânia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SANTOS, Soraya Vieira.; ROCHA, M. A. . A educação integral e a escola de tempo integral: aproximações e distinções conceituais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTOS, Soraya Vieira.. Quando a quantidade pode não ser qualidade: uma relação entre a psicologia do desenvolvimento de Wallon e a organização do tempo escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS, Soraya Vieira.. Tempo e (semi)formação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SANTOS, Soraya Vieira.; MIRANDA, Marília Gouvea de . Tempo e psicologia: a concepção de desenvolvimento na teoria de Wallon. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTOS, Soraya Vieira.; MIRANDA, Marília Gouvea de . A concepção de desenvolvimento na teoria de Wallon. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SANTOS, Soraya Vieira.. O plano Langevin-Wallon: notas introdutórias sobre a concepção walloniana de desenvolvimento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SANTOS, Soraya Vieira.. Possibilidades de pensar o currículo nos espaços escolares de tempo ampliado. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SANTOS, Soraya Vieira.. Tempo e (semi)formação: contribuições para pensar sobre a educação e a perda da capacidade de experiências formativas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SANTOS, Soraya Vieira.; MIRANDA, Marília Gouvea de ; DIAS, J. S. M. . Pôster: Equidade x Igualdade: As tramas do debate na educação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
SANTOS, Soraya Vieira.. Experiências de ampliação do tempo escolar em andamento no Brasil: um mapeamento inicial. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SANTOS, Soraya Vieira.; MIRANDA, Marília Gouvea de . A organização da escola em tempo integral: os sentidos do ensino público. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SANTOS, Soraya Vieira.; MIRANDA, Marília Gouvea de . A organização da escola em tempo integral: princípios e promessas que orientam o ensino público. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SANTOS, Soraya Vieira.; MIRANDA, Marília Gouvea de . A organização da escola em tempo integral: os sentidos do ensino público. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SANTOS, Soraya Vieira.; JOSE, M. B. A. ; MIRANDA, Marília Gouvea de . Tempos e espaços na educação das massas: a organização escolar em ciclos de formação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SANTOS, Soraya Vieira.; CARVALHO, L. A. ; MIRANDA, Marília Gouvea de . Pôster: A apropriação da psicologia de Vygotsky nas dissertações de mestrado em educação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
SANTOS, Soraya Vieira.; MIRANDA, Marília Gouvea de ; CARVALHO, L. A. . A apropriação da psicologia de Vygotsky nas dissertações de mestrado em educação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SANTOS, Soraya Vieira.. A psicologia sócio-histórica de Vygotsky nas dissertações em educação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
SANTOS, Soraya Vieira.. A psicologia sócio-histórica de Vygotsky nas dissertações em educação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SANTOS, Soraya Vieira.; MARQUES, D. T. . A organização pedagógico-didática e o planejamento escolar: limites e possibilidades. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SANTOS, Soraya Vieira.; FARIA, G. G. G. ; SILVA, L. N. D. ; MIRANDA, Marília Gouvea de ; BASTOS, Rachel B Messias ; MENDANHA, S. S. . A relação psicologia e educação: uma pesquisa do estado da arte da produção discente dos Programas de Pós-graduação em Educação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SANTOS, Soraya Vieira.. A psicologia sócio-histórica de Vygotsky nas dissertações em educação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
SANTOS, Soraya Vieira.; BASTOS, R. B. M. ; MIRANDA, Marília Gouvea de . Pôster: A psicologia Sócio-Histórica de Vygotsky na produção de dissertações em Educação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
SANTOS, Soraya Vieira.. Psicologia e Educação: o enfoque teórico psicológico na articulação psicologia e educação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
SANTOS, Soraya Vieira.; MIRANDA, Marília Gouvea de ; RESENDE, A. C. A. ; SILVA, Lueli N Duarte e ; RESENDE, M. R. S. ; BITTAR, M. ; ROURE, S. A. ; FARIA, G. G. G. ; OLIVEIRA, K. C. ; BASTOS, Rachel B Messias . Temáticas e enfoques teóricos da psicologia para a educação: uma aproximação entre teoria e prática pedagógica. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
SANTOS, Soraya Vieira.; MIRANDA, Marília Gouvea de ; SILVA, Lueli N Duarte e ; RESENDE, M. R. S. ; BITTAR, M. ; ROURE, S. A. ; RIBEIRO, N. F. ; FARIA, G. G. G. ; OLIVEIRA, K. C. ; BASTOS, Rachel B Messias . Psicologia e educação: um estado da arte da produção discente dos programas de pós-graduação em educação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, Soraya Vieira.. A noção de tempo na teoria do desenvolvimento humano de Henri Wallon 2013 (Tese de Doutorado).

2.
SANTOS, Soraya Vieira.. A ampliação do tempo escolar em propostas de educação pública integral 2009 (Dissertação de mestrado).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SANTOS, Soraya Vieira.. Membro de Comissão Científica do XXII Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação da UFG. 2015.

2.
SANTOS, Soraya Vieira.. Membro de Comissão Científica do 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa. 2015.

Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, Soraya Vieira.. Parecerista Ad Hoc. 2018.

2.
SANTOS, Soraya Vieira.. Parecerista Ad Hoc. 2018.

3.
SANTOS, Soraya Vieira.. Parecerista Ad Hoc. 2017.

4.
SANTOS, Soraya Vieira.. Parecerista Ad Hoc. 2017.

5.
SANTOS, Soraya Vieira.. Parecerista Ad Hoc. 2017.

6.
SANTOS, Soraya Vieira.. Parecerista Ad Hoc. 2017.

7.
SANTOS, Soraya Vieira.. Parecerista Ad Hoc. 2016.

8.
SANTOS, Soraya Vieira.. Parecerista ad hoc. 2015.

9.
SANTOS, Soraya Vieira.. Parecer: A Psicanálise no Brasil: uma investigação acerca de seus desenvolvimentos e desdobramentos na formação da cultura e no campo psicanalítico. 2015.

10.
SANTOS, Soraya Vieira.. Parecerista ad hoc. 2014.

11.
SANTOS, Soraya Vieira.. Parecerista ad hoc. 2014.

12.
SANTOS, Soraya Vieira.. Parecerista ad hoc. 2012.

13.
SANTOS, Soraya Vieira.. Parecerista ad hoc. 2011.

14.
SANTOS, Soraya Vieira.; BASTOS, Rachel B Messias ; RESENDE, A. C. A. ; FARIA, G. G. G. . Relatório de Atividades do NEPPEC - 2001 a 2006. 2007.

15.
SANTOS, Soraya Vieira.. A psicologia sócio-histórica de Vygotsky nas dissertações em educação. 2004.

16.
SANTOS, Soraya Vieira.. Psicologia e educação: o enfoque teórico psicológico na articulação psicologia e educação. 2003.


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, Soraya Vieira.. A finalidade e/ou o sentido da escola na defesa da educação pública no Brasil: a literatura acadêmica em questão. 2012. (Relatório de pesquisa).

2.
SANTOS, Soraya Vieira.. Introdução ao pensamento de Henri Wallon: a teoria do desenvolvimento humano e suas implicações para a educação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SANTOS, Soraya Vieira.; QUEIROZ, E. M. O. ; FARIA, G. G. G. ; RESENDE, A. C. A. ; RESENDE, M. R. S. ; ROURE, S. A. ; BASTOS, R. B. M. ; BITTAR, M. ; MIRANDA, Marília Gouvea de ; SOARES, Renata Leite ; GEBRIM, V. S. . Temas em Psicologia, Educação e Cultura. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SANTOS, Soraya Vieira.. Émile Durkheim - vida e obra. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).

5.
SANTOS, Soraya Vieira.. Coordenação de sessão de comunicações. 2009. (Coordenação de sessão de apresentação de trabalhos).

6.
SANTOS, Soraya Vieira.. A psicologia sócio-histórica de Vygotsky nas dissertações em educação. 2006. (Relatório de pesquisa).

7.
SANTOS, Soraya Vieira.. A Psicologia sócio-histórica de Vygotsky nas dissertações em Educação. 2005. (Relatório de pesquisa).

8.
SANTOS, Soraya Vieira.. A psicologia sócio-histórica de Vygotsky nas dissertações em educação. 2005. (Relatório de pesquisa).

9.
SANTOS, Soraya Vieira.. Psicologia e educação: o enfoque teórico psicológico na articulação psicologia e educação. 2004. (Relatório de pesquisa).

10.
SANTOS, Soraya Vieira.. Psicologia e educação: o enfoque teórico psicológico na articulação psicologia e educação. 2004. (Relatório de pesquisa).

Demais trabalhos
1.
SANTOS, Soraya Vieira.. Substituição de Professor - Disciplina "Psicologia do Desenvolvimento I" - Curso de Psicologia da Universidade Católica de Goiás. 2006 (Substituição de Professor (ensino superior) curso de Psicologia) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BALDUINO, Jordana de C.; SANTOS, Soraya Vieira.. Participação em banca de Eduardo Soares Cruz. Contribuições do Jogo-brincadeira através da teoria de Vigotski no aprendizado e no desenvolvimento.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia dos Processos Educativos) - Universidade Federal de Goiás.

2.
SANTOS, Soraya Vieira.; VIEIRA, A. O. M.. Participação em banca de Andrezza Gontijo Xavier. AFETIVIDADE E INTELIGÊNCIA NO PROCESSO EDUCATIVO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE HENRI WALLON PARA A PRÁTICA DOCENTE. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia dos Processos Educativos) - Universidade Federal de Goiás.

3.
SANTOS, Soraya Vieira.; BALDUINO, Jordana de C.. Participação em banca de Marcilene Ricarda da Silva Valverde. AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE GOIÂNIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS REGISTROS PEDAGÓGICOS. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia dos Processos Educativos) - Universidade Federal de Goiás.

4.
MOZZER, Geisa Nunes S.; SANTOS, Soraya Vieira.. Participação em banca de Alice Chaves. A CRIANÇA EM SITUAÇÃO DE ABRIGAMENTO. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia dos Processos Educativos) - Universidade Federal de Goiás.

5.
SANTOS, Soraya Vieira.; MOZZER, Geisa Nunes S.. Participação em banca de Priscila Lorrane Araujo Alves. O LÚDICO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR: O CURSO DE PEDAGOGIA EM PERSPECTIVA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia dos Processos Educativos) - Universidade Federal de Goiás.

6.
SANTOS, Soraya Vieira.; VIEIRA, A. O. M.. Participação em banca de Viviana Fialho Alves. O conceito de aprendizado: um estudo inicial em Vigotski. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia dos Processos Educativos) - Faculdade de Educação da UFG.

7.
SANTOS, Soraya Vieira.; SANTOS, Sheila D. M.. Participação em banca de Viviane Pimenta Araújo. A afetividade na relação ensino e aprendizagem: um estudo inicial na psicologia de Henri Wallon. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia dos Processos Educativos) - Faculdade de Educação da UFG.

8.
SANTOS, Soraya Vieira.; OLIVEIRA, L. L.. Participação em banca de Cristina Aires de Jesus Ribeiro. Evasão Escolar na Escola Ivani Maria: causas e consequências. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Educação da UFG.

9.
SANTOS, Soraya Vieira.; TORRES, A. L.. Participação em banca de Hélia Sandra B. T. dos Santos. A participação dos pais na educação dos filhos e o papel da gestão democrática: reelaboração do Projeto Político Pedagógico da Escola Raio de Luz. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Educação da UFG.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BITTAR, M.; SANTOS, Soraya Vieira.. Participação em banca de Jean Araújo.Mídias na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

2.
SANTOS, Soraya Vieira.; MOZZER, Geisa Nunes S.. Participação em banca de STEFFANY MOREIRA SOUSA.CONTRIBUIÇÕES DE WALLON PARA PENSAR A EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

3.
SANTOS, Soraya Vieira.; SILVA, L. N. D.. Participação em banca de BRUNA RANIELLE FERNANDES ALVES.O DESENVOLVIMENTO NA PERSPECTIVA DE PIAGET: AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO DOS ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

4.
SANTOS, Soraya Vieira.; MOZZER, Geisa Nunes S.. Participação em banca de LORRANY QUEIROZ GOMES.A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

5.
SANTOS, Soraya Vieira.; SILVA, L. N. D.. Participação em banca de BRENDA LEYRE OLIVEIRA DA SILVA.A IMPORTÂNCIA DO BRINQUEDO NA INFÂNCIA: AS CONTRIBUIÇÕES DE VIGOTSKI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

6.
SANTOS, Soraya Vieira.; BALDUINO, Jordana de C.. Participação em banca de PAULA CAROLINE TEIXEIRA FREITAS DE OLIVEIRA.O PARADOXO DA AUTORIDADE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

7.
SANTOS, Soraya Vieira.; MOZZER, Geisa Nunes S.. Participação em banca de MAIRA DOS SANTOS FELIX.A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NA LITERATURA ACADÊMICA: ANÁLISE A PARTIR DE ARTIGOS PUBLICADOS DE 2001 A 2014. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

8.
SANTOS, Soraya Vieira.; SANTOS, Sheila D. M.. Participação em banca de SILVANA ARAÚJO DA CRUZ.A DINÂMICA DA AFETIVIDADE E DA COGNIÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DE HENRI WALLON PARA PENSAR A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

9.
SANTOS, Soraya Vieira.; BALDUINO, Jordana de C.. Participação em banca de THAIS RIBEIRO DOS SANTOS.A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

10.
SILVA, L. N. D.; SANTOS, Soraya Vieira.. Participação em banca de Ushuaia Alves de C. Moyano.A formação de conceitos na criança em idade escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

11.
SILVA, Lueli Nogueira D e; SANTOS, Soraya Vieira.. Participação em banca de Jannett Ribeiro B. Sousa.O desenho da criança na perspectiva de Vigotski. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

12.
SILVA, Lueli Nogueira D e; SANTOS, Soraya Vieira.. Participação em banca de Flávia Bueno Pontes.Os dilemas e os desafios do cuidar e educar na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

13.
SILVA, Lueli N Duarte e; SANTOS, Soraya Vieira.. Participação em banca de Ana Maura Alves Lima.Afetividade e cognição: uma relação dialética no desenvolvimento humano. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

14.
SILVA, Lueli Nogueira D e; SANTOS, Soraya Vieira.. Participação em banca de Renata Martins Trindade.A brincadeira da criança. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

15.
SOARES, Renata Leite; SANTOS, Soraya Vieira.. Participação em banca de Ana Christina do Valle Santos.Escola em tempo integral: fundamentos e possibilidades da efetivação de uma educação integral. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UFG.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MOZZER, Geisa Nunes S.; SANTOS, Soraya Vieira.; VIEIRA, A. O. M.. Concurso público para professor substituto da área de Psicologia da Educação. 2018. Universidade Federal de Goiás.

2.
VIEIRA, A. O. M.; SANTOS, Soraya Vieira.; MOZZER, Geisa Nunes S.. Concurso público para professor substituto da área de Psicologia da Educação. 2016. Universidade Federal de Goiás.

3.
ROURE, S. A.; SANTOS, Soraya Vieira.; LIMA, P. M. R.. Concurso público para professor substituto da área de Psicologia. 2016. Universidade Federal de Goiás.

Outras participações
1.
SANTOS, Soraya Vieira.; SILVA, Lueli Nogueira D e; GEBRIM, V. S.. Banca Examinadora de Extraordinário Saber - Psicologia da Educação.. 2017. Universidade Federal de Goiás.

2.
SANTOS, Soraya Vieira.. Comissão de avaliação de trabalhos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica - Licenciatura (PROLICEN). 2017. Universidade Federal de Goiás.

3.
SANTOS, Soraya Vieira.. Comissão de avaliação de trabalhos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica - Licenciatura (PROLICEN). 2016. Universidade Federal de Goiás.

4.
BITTAR, M.; GEBRIM, V. S.; SANTOS, Soraya Vieira.; FARIA, Gina Glaydes de; QUEIROZ, E. M. O.; SOARES, Renata Leite. Comissão de Processo Seletivo da terceira turma do Curso de Especialização em Psicologia dos Processos Educativos.. 2016.

5.
GEBRIM, V. S.; BALDUINO, Jordana de C.; MOZZER, Geisa Nunes S.; SANTOS, Soraya Vieira.; SILVA, Lueli Nogueira D e; QUEIROZ, E. M. O.; FARIA, Gina Glaydes de; BITTAR, M.; CHAVES, Juliana. C.; MUNDIM, Maria Augusta P.; SANTOS, Sheila D. M.. Comissão de Seleção do Curso de Especialização em Psicologia dos Processos Educativos. 2013. Universidade Federal de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII EDIPE - Encontro Estadual de Didáticas e Práticas de Ensino.A concepção de infância e a presença da psicologia nos Projetos Político-Pedagógicos das escolas púbicas de tempo integral em Goiânia. 2017. (Encontro).

2.
XXIII Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação da UFG.A EDUCAÇÃO INTEGRAL E A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS. 2017. (Simpósio).

3.
XXII Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação.Simpósio Temático: Psicologia, Educação e Cultura. 2015. (Simpósio).

4.
XII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste - Reunião Científica Regional da ANPED.Quando a quantidade pode não ser qualidade: uma relação entre a psicologia do desenvolvimento de Wallon e a organização do tempo escolar. 2014. (Encontro).

5.
63ª Reunião Anual da SBPC. Tempo e psicologia: a concepção de desenvolvimento na teoria de Wallon. 2011. (Congresso).

6.
VIII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação.A concepção de desenvolvimento na teoria de Wallon. 2011. (Seminário).

7.
XX Simpósio da Faculdade de Educação.O plano Langevin-Wallon: notas introdutórias sobre a concepção walloniana de desenvolvimento. 2011. (Simpósio).

8.
VII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG. 2010. (Seminário).

9.
X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPEd Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento.Tempo e (semi)formação: contribuições para pensar sobre a educação e a perda da capacidade de experiências formativas. 2010. (Encontro).

10.
XIX Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação da UFG.A equidade nos periódicos de educação: um estudo inicial. 2010. (Simpósio).

11.
XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Possibilidades de pensar o currículo nos espaços escolares de tempo ampliado. 2010. (Encontro).

12.
Seminário Plano Nacional de Educação: Avaliação e Perspectivas. 2009. (Seminário).

13.
XVIII Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação.Experiências de ampliação do tempo escolar em andamento no Brasil: um mapeamento inicial. 2009. (Simpósio).

14.
XVII Simpósio de Estudos da Faculdade de Educação.A organização da escola em tempo integral: princípios e promessas que orientam o ensino público. 2008. (Simpósio).

15.
30ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2007. (Outra).

16.
XII Seminário Externo do NEPPEC - Aprender a Pensar: a criança em desenvolvimento. 2007. (Seminário).

17.
XVI Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação.Tempos e espaços na educação das massas: a organização escolar em ciclos de formação. 2007. (Simpósio).

18.
10º Workshop do Almanaque. 2006. (Oficina).

19.
VIII Anped - Centro-Oeste: Educação, Ética e Democracia.VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste - ANPEd Centro-Oeste. 2006. (Encontro).

20.
VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste. 2006. (Encontro).

21.
X Seminário Externo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura - NEPPEC. 2006. (Seminário).

22.
XV Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação - UFG. 2006. (Simpósio).

23.
XV Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação - UFG.A apropriação da psicologia de Vygotsky nas dissertações de mestrado em educação. 2006. (Simpósio).

24.
I EBEM - Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo.A psicologia sócio-histórica de Vygotsky nas dissertações em educação. 2005. (Encontro).

25.
II CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. 2005. (Congresso).

26.
IX Seminário Externo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura - NEPPEC.IX Seminário Externo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura. 2005. (Seminário).

27.
Universidade, conhecimento e formação para a autonomia.XIV Simpósio de Estudos e Pesquisas Educacionais. 2005. (Simpósio).

28.
VIII Seminário Externo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura - NEPPEC.VIII Seminário Externo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura. 2005. (Seminário).

29.
VII Seminário Externo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura - NEPPEC.VII Seminário Externo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura da FE/UFG. 2005. (Seminário).

30.
XIII Seminário de Iniciação Científica da UFG. II CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG. 2005. (Congresso).

31.
XIV Simpósio de Estudos e Pesquisas Educacionais da Faculdade de Educação/UFG. 2005. (Simpósio).

32.
Debate - A organização da Escola em Ciclos de Formação e Desenvolvimento Humano na Rede Municipal de Ensino de Goiânia.A organização da Escola em Ciclos de Formação e Desenvolvimento Humano na Rede Municipal de Ensino de Goiânia. 2004. (Outra).

33.
I CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. 2004. (Congresso).

34.
I Encontro Nacional Psicologia e Educação: interfaces, práticas e representações.I Encontro Nacional Psicologia e Educação: interfaces, práticas e representações. 2004. (Encontro).

35.
II Colóquio Teoria Crítica - Teoria Crítica e Marxismo.II Colóquio Teoria Crítica - Teoria Crítica e Marxismo. 2004. (Simpósio).

36.
III Seminário da Linha de Pesquisa Formação e Profissionalização Docente - FE / UFG.III Seminário da Linha de Pesquisa Formação e Profissionalização Docente. 2004. (Seminário).

37.
III Seminário Externo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura - NEPPEC.III Seminário Externo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura da FE/UFG. 2004. (Seminário).

38.
II Seminário Externo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura - NEPPEC.II Seminário Externo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura da FE/UFG. 2004. (Seminário).

39.
I Seminário Externo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura - NEPPEC.I Seminário Externo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura da FE/UFG. 2004. (Seminário).

40.
IV Seminário Externo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura - NEPPEC.IV Seminário Externo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura. 2004. (Seminário).

41.
Seminário Adorno e a Escola de Frankfurt - Cultura, Educação e Religião.Seminário Adorno e a Escola de Frankfurt - Cultura, Educação e Religião. 2004. (Seminário).

42.
VII EPECO - Encontro de Pesquisa em Educação do Centro-Oeste.VII EPECO - Encontro de Pesquisa em Educação do Centro-Oeste. 2004. (Encontro).

43.
VI Seminário Externo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura - NEPPEC.VI Seminário Externo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura. 2004. (Seminário).

44.
V Seminário Externo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura - NEPPEC.V Seminário Externo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura. 2004. (Seminário).

45.
XI Fim de Tarde Rural.XI Fim de Tarde Rural. 2004. (Encontro).

46.
XII Fim de Tarde Rural.XII Fim de Tarde Rural. 2004. (Encontro).

47.
XII Seminário de Iniciação Científica da UFG. I CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG. 2004. (Congresso).

48.
Educação e Cultura.XII Simpósio de Estudos e Pesquisas Educacionais. 2003. (Simpósio).

49.
I EDIPE - Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino.I EDIPE - Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino. 2003. (Encontro).

50.
I EDIPE - Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino. 2003. (Encontro).

51.
II Seminário da Linha de Pesquisa Formação e Profissionalização Docente - FE / UFG.II Seminário da Linha de Pesquisa Formação e Profissionalização Docente. 2003. (Seminário).

52.
VII Fim de Tarde Rural.VII Fim de Tarde Rural. 2003. (Encontro).

53.
XII Simpósio de Estudos e Pesquisas Educacionais e Mini-curso Teoria Crítica e Educação.Teoria crítica e educação. 2003. (Outra).

54.
Debate - A Alca e a Educação.A ALCA e a educação. 2002. (Outra).

55.
Oficina Discutindo a dança com a escola - na perspectiva da inclusão.Oficina Discutindo a dança com a escola - na perspectiva da inclusão. 2002. (Oficina).

56.
Seminário Integrado Secretaria Municipal de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação FE/UFG.Seminário Integrado Secretaria Municipal de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da FE/UFG. 2002. (Seminário).

57.
XI Simpósio de Estudos e Pesquisas Educacionais da FE/UFG.XI Simpósio de Estudos e Pesquisas Educacionais. 2002. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BITTAR, M. ; SANTOS, Soraya Vieira. ; SOARES, R. L. ; FARIA, G. G. G. ; LIMA, P. M. R. ; FERREIRA JUNIOR, W. J. . XXIII SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFG. 2017. (Congresso).

2.
SANTOS, Soraya Vieira.; FARIA, Gina Glaydes de . II Seminário Interno de Iniciação Científica do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura/NEPPEC da Faculdade de Educação da UFG.. 2016. (Outro).

3.
RIBEIRO, N. F. ; PEREIRA, Mariana. C. ; MUNDIM, Maria Augusta P. ; SANTOS, Soraya Vieira. ; PEIXOTO, Aadão J. ; FACAS, Emílio ; MARQUES, José A. ; CHAVES, Juliana C. ; SOARES, Renata Leite ; FERREIRA JUNIOR, Wanderley J. . XXII Simpósio da Faculdade de Educação. 2015. (Congresso).

4.
SANTOS, Soraya Vieira.; FARIA, G. G. G. . I Seminário Interno de Iniciação Científica do NEPPEC. 2009. (Outro).

5.
SANTOS, Soraya Vieira.; MENDANHA, S. S. . Curso - Temas de Ciências Humanas e Educação. 2005. (Outro).

6.
SANTOS, Soraya Vieira.. VII EPECO - Encontro de Pesquisa em Educação do Centro-Oeste. 2004. (Congresso).

7.
SANTOS, Soraya Vieira.. II Colóquio Teoria Crítica - Teoria Crítica e Marxismo. 2004. (Congresso).

8.
SANTOS, Soraya Vieira.. I EDIPE - Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Caroline Nunes de Carvalho. A inserção da psicologia de Vigotski nos projetos político-pedagógicos das escolas de tempo integral da Rede Municipal de Educação de Goiânia. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás, Programa de Licenciatura. (Orientador).

2.
Juliene do Couto. A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA NOS PPP S DAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL DE GOIÂNIA. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Priscila Lorrane Araújo Alves. O lúdico na formação do educador: o curso de Pedagogia em perspectiva. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia dos Processos Educativos) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Soraya Vieira Santos.

2.
Andrezza Gontijo Xavier. AFETIVIDADE E INTELIGÊNCIA NO PROCESSO EDUCATIVO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE HENRI WALLON PARA A PRÁTICA DOCENTE. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia dos Processos Educativos) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Soraya Vieira Santos.

3.
Marcielene Ricarda da Silva Valverde. AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE GOIÂNIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS REGISTROS PEDAGÓGICOS. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia dos Processos Educativos) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Soraya Vieira Santos.

4.
Viviane Pimenta Araújo. A afetividade na relação ensino e aprendizagem: um estudo inicial na psicologia de Henri Wallon. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia dos Processos Educativos) - Faculdade de Educação da UFG. Orientador: Soraya Vieira Santos.

5.
Viviana Fialho Alves. O conceito de aprendizado: um estudo inicial em Vigotski. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia dos Processos Educativos) - Faculdade de Educação da UFG. Orientador: Soraya Vieira Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
BRENDA LEYRE OLIVEIRA DA SILVA. A IMPORTÂNCIA DO BRINQUEDO NA INFÂNCIA: AS CONTRIBUIÇÕES DE VIGOTSKI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UFG. Orientador: Soraya Vieira Santos.

2.
LORRANY QUEIROZ GOMES. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UFG. Orientador: Soraya Vieira Santos.

3.
MAIRA DOS SANTOS FELIX. A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NA LITERATURA ACADÊMICA: ANÁLISE A PARTIR DE ARTIGOS PUBLICADOS DE 2001 A 2014. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UFG. Orientador: Soraya Vieira Santos.

4.
SILVANA ARAUJO DA CRUZ. A DINÂMICA DA AFETIVIDADE E DA COGNIÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DE HENRI WALLON PARA PENSAR A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UFG. Orientador: Soraya Vieira Santos.

5.
PAULA CAROLINE TEIXEIRA FREITAS DE OLIVEIRA. O PARADOXO DA AUTORIDADE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UFG. Orientador: Soraya Vieira Santos.

6.
STEFFANY MOREIRA SOUSA. CONTRIBUIÇÕES DE WALLON PARA PENSAR A EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UFG. Orientador: Soraya Vieira Santos.

7.
BRUNA RANIELLE FERNANDES ALVES. O DESENVOLVIMENTO NA PERSPECTIVA DE PIAGET: AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO DOS ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Soraya Vieira Santos.

8.
THAIS RIBEIRO DOS SANTOS. A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Soraya Vieira Santos.

Iniciação científica
1.
Matheus Alexandre Rodrigues Rocha. A educação integral e a escola de tempo integral: aproximações e distinções conceituais. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UFG, PROLICEN. Orientador: Soraya Vieira Santos.

2.
Juliene do Couto. A educação integral e a escola de tempo integral: uma análise nos PPP?s das escolas integrais da Rede Municipal de Educação de Goiânia. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás, Programa de Licenciatura. Orientador: Soraya Vieira Santos.

3.
Hellen Clara Nunes da Silva. A educação integral e a escola de tempo integral: uma análise nos PPP?s das escolas integrais da Rede Estadual de Educação de Goiás na cidade de Goiânia. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Soraya Vieira Santos.

4.
Caroline Nunes de Carvalho. A educação integral e a escola de tempo integral: uma análise nos PPP?s da Rede Estadual de Educação de Goiás na cidade de Goiânia. 2016. Iniciação Científica - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Soraya Vieira Santos.



Outras informações relevantes


APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO: - 2005 - Ministério da Educação (MEC) - Governo do Brasil. Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais / Pedagogo; Edital/MEC nº 01/2004, com resultado homologado pelo Edital/MEC nº 05, publicado no DOU de 06/04/2005.

APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO: - 2006 - Secretaria Estadual de Educação de Goiás (SEE) ? Governo de Goiás. 1º lugar. Cargo: Professor PIII / Pedagogo; Edital 07/2005, com resultado homologado pelo Edital DOE nº19.893, de 25/05/2006.

APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO: - 2007 - Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME) ? Prefeitura de Goiânia. 1º lugar. Cargo: Professor PII / Pedagogo; Edital 002/2007, com resultado homologado pelo DOM, de 03/12/2007.

APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO: - 2009 - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás - 1º lugar no concurso para professor substituto da disciplina "Fundamentos Filosóficos e Sócio-Históricos da Educação".



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 24:26:40