Allan Hahnemann Ferreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8496343647568533
  • Última atualização do currículo em 22/10/2018


Graduação em Direito pela Universidade Federal de Goiás (2004). Especialização em criminologia pela Universidade Federal de Goiás (Janeiro 2007). Mestrado em "Ciências Jurídicas e Sociais" pelo PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA E DIREITO ? PPGSD, 2009-2011, da Universidade Federal Fluminense ? UFF, Bolsista CAPES, Orientado pela Professora Dra. Gizlene Neder, Dissertação de Mestrado intitulada: "Os ditos e os Interditos da Tolerância Zero: atualidades legislativas das fantasias de controle social penal total - Estado de Goiás 2003 - 2010". Associado ao Laboratório de Pesquisa Cidade e Poder da UFF-RJ. Advogado Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil sob número 24.288 (OAB - GO). Professor Auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás ? Regional Cidade de Goiás nas disciplinas Direito Penal, Leis Penais Especiais, Direito Processual Penal, Execução Penal e Administração Prisional, Estágio Supervisionado, Laboratório Processual Penal dentre outras. Coordenador do Grupo Goiano de Criminologia (CRIMIDEIA) - CCG - UFG. Coordenador do Projeto Aprovado "Crimideia - Grupo Goiano de Criminologia" PROBEC/PROEC - UFG (2014/2015). Coordenador do Projeto Aprovado PROEXT (2015/2016) - "Além das grades: orientação e acompanhamento jurídico à comunidade carcerária do Território da Cidadania do Rio Vermelho". Coordenador do Projeto Aprovado PROBEC/PROEC - UFG (2015-2016): "Além das grades: orientação e acompanhamento jurídico à comunidade carcerária do Território da Cidadania do Rio Vermelho" Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB-GO (CDH-OAB). Coordenador do Núcleo de Apoio e Acompanhamento às vítimas de violações de Direitos Humanos. (2016 à atual). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Allan Hahnemann Ferreira
Nome em citações bibliográficas
FERREIRA, A. H.

Endereço


Endereço Profissional
Gilles Gomes Advogados Associados.
Rua 72 , Sala 612
Jardim Goiás
74805480 - Goiânia, GO - Brasil
Telefone: (62) 984268156
URL da Homepage: https://www.gillesgomes.com.br/


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2011
Mestrado em Sociologia e Direito.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: OS DITOS E OS INTERDITOS DA TOLERÂNCIA ZERO: ATUALIDADES LEGISLATIVAS DAS FANTASIAS DE CONTROLE SOCIAL PENAL TOTAL - ESTADO DE GOIÁS 2003 - 2010,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Gizlene Neder.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Criminologia; Direitos Humanos; violência; Tolerância Zero; Lei e Ordem.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público / Especialidade: Direito Penal.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Especiais / Especialidade: Direitos Humanos.
Setores de atividade: Outros Serviços Coletivos, Sociais e Pessoais.
2005 - 2007
Especialização em Direito Criminologia. (Carga Horária: 480h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: A seletividade social da repressão criminal: os crimes de colarinho branco versus a criminalização dos pobres e dos movimentos sociais.
Orientador: Prof. Dr. Pedro Sérgio dos Santos.
2000 - 2004
Graduação em Direito.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: ASSESSORIA JURÍDICA POPULAR: ELEMENTOS DE UMA FORMAÇÃO EMANCIPATÓRIA EM DIREITO.
Orientador: Prof. Ms. Alexandre Aguiar dos Santos.




Formação Complementar


2005 - 2007
Extensão universitária em I Curso de Extensão em Direito Penal e Processual. (Carga horária: 147h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.


Atuação Profissional



Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de Goiás, OAB/GO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Advogado membro, Carga horária: 4
Outras informações
Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB-GO (CDH-OAB). Coordenador do Núcleo de Apoio e Acompanhamento às vítimas de violações de Direitos Humanos.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Conselheiro, Enquadramento Funcional: Conselheiro Comissão de Segurança Pública
Outras informações
Membro da Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Secção Goiás.


Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais, IPDMS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
Membro Fundador do IPDMS (Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais). Coordenador da Seção Centro oeste e integrante do Conselho Nacional de Seções do IPDMS. Objetivos: Associação de âmbito nacional, com a finalidade de incentivar e fomentar pesquisas, atividades de educação, ensino e extensão relacionadas ao Direito e aos movimentos sociais, em uma perspectiva crítica e interdisciplinar.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Coordenador de Grupo de Trabalho - GT
Outras informações
Coordenador (Banca Avaliadora) do Grupo Temático nº 09 - Criminalização e resistência dos movimentos sociais.II Seminário Direito, Pesquisa e Movimentos Sociais. Realização: IPDMS - Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais. Coordenador de Grupo de Trabalho. Realizado em Abril de 2012 na Universidade Federal de Goiás (UFG), Faculdade de Direito, Câmpus Cidade de Goiás.

Atividades

04/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais - IPDMS, .

Cargo ou função
Coordenador da Seção Regional Centro Oeste - Representante do Estado de Goiás - IPDMS.

Academia Nacional de Polícia (Polícia Federal), ANP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 16
Outras informações
Professor Visitante convidado para ministrar aulas da Disciplina de "Direitos Humanos e Cidadania" no III Curso de Formação de Agentes Penitenciários Federais, Turma "A" e "C", totalizando 16 horas/aula por turma. Período das aulas 26/09/2010 a 22/10/2010. Produção de material didático inédito (apostila) para apoio aos cursantes. Confecção de Prova (Avaliação) e Prova de Recuperação aos cursantes. Aula 01 ? Turma A e C (02 horas/aula cada) ? DHC ? Conceito, Princípios, Evolução Histórica dos Direitos Humanos. Aula 02 ? Turma A e C ( 02 horas/aula cada) ? DHC ? Constitucionalismo e Remédios Constitucionais. Aula 03 ? Turma A e C ( 02 horas/aula cada) ? DHC ? Outras formas de proteção dos DH ? Ombudsman e Ouvidorias. Aula 04 ? Turma A e C (02 horas/aula cada) ? DHC ? Sistema Internacional de Proteção dos DH ? Plano Global ONU. Aula 05 ? Turma A e C (02 horas/aula cada) ? DHC ? Mecanismo Regional de Proteção dos DH ? Comissão OEA de DH. Aula 06 ? Turma A e C (02 horas/aula cada) ? DHC ? Sistema Interamericano de Promoção e Proteção dos DH ? Corte OEA DH. Aula 07 ? Turma A e C (02 horas/aula cada) ? DHC ? Tratados, Convenções, Pactos em face da Constituição Federal, validação e efetivação dos direitos humanos no direito interno brasileiro. Aula 08 ? Turma A e C (02 horas/aula cada) ? DHC ? Direitos e Garantias fundamentais da Constituição Federal de 1988, art.5º, CF/88.


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador, Carga horária: 8
Outras informações
Mestrado "Ciências Sociais e Jurídicas", Programa de Pós- Graduação em SOciologia e Direito (PPGSD), UFF/RJ, Bolsista CAPES, Orientado pela Professora Dra. Gizlene Neder, Pesquisador Associado ao Laboratório de Pesquisa Cidade e Poder da UFF-RJ, de Abril de 2009 a Abril de 2011. Linhas Temáticas de Pesquisa: - História do Direito e da Cidadania; Poder e Exclusão Social; Pathos, Violência e Poder; Instituições, Poder e Sociabilidade Urbana. Pesquisas relacionadas a Dissertação de Mestrado: "Parte I ? Amnésia Social e Permanências da Repressão Autoritária e Violenta: O acúmulo do Poder Punitivo na História de Goiás"; "Parte II ? Os ?Ditos? e os ?Interditos? do Poder Punitivo: ?Tolerância Zero?, ?Lei e Ordem?, Sistema penal subterrâneo e o controle social do Medo ? Estado de Goiás de 2003 a 2010" e "Parte III - Atualidades Legislativas das Fantasias de Controle Social Penal Total: os ?Ditos? e os ?Interditos? do Poder Punitivo em Goiás de 2003 a 2010"

Atividades

04/2009 - 04/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .


Faculdade de Jussara, FAJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor Assistente, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 8
Outras informações
Faculdade de Jussara (FAJ) Função: Professor Universitário das Disciplinas de ?Filosofia Geral e Jurídica?, ?Introdução ao Estudo do Direito (IED)?; ?Direito Penal I?. Período: Fevereiro 2008 à Fevereiro de 2009.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor Assistente, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 8
Outras informações
Professor Assistente na Faculdade de Jussara (FAJ) de Julho de 2008 à Fevereiro de 2009, ministrando aulas nas disciplinas de IIntrodução ao Estudo do Direito (IED) e Direito Penal I, ambas com carga horária de 64 hs/aula.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor Assistente, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 2
Outras informações
Participação do Núcleo estruturante da Faculdade de Jussara (FAJ), resposável pelo acompanhamento do projeto político pedagógico do curso de Direito da FAJ, do desenvolvimento do Núcleo de Cidadania e Prática Jurídica (NCPJ) e ainda, da Comissão Editorial da Revista Eletrônica.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor Assistente, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 8
Outras informações
Professor Assistente na Faculdade de Jussara (FAJ) de Fevereiro a Julho de 2008 ministrando aulas nas disciplinas de Filosofia Geral e Filosofia Jurídica e Introdução ao Estudo do Direito (IED), ambas com carga horária de 64h/aula.


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
EDITAL Nº. 50/2013 ? Publicado no DOU em 13/05/2013. PROFESSOR AUXILIAR. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Direito Processual Penal e Prática Jurídica Penal. Professor Auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás ? Regional Cidade de Goiás nas disciplinas Direito Penal III e Leis Penais Especiais (20011/2º semestre) e Direito Processual Penal I e Execução Penal e Administração Prisional (2012/1º semestre). Direito Processual Penal II e Direito Penal III (2012/2o Semestre). Direito Processual Penal III, Direito Processual Penai I e Estágio Supervisionado V (2013/1o Semestre), Direito Processual Penal II e Estágio Supervisionado IV (2013/2o Semestre), Direito Penal IV (2014 -Verão), Direito Processual Penal I e III (2014/1o Semestre), Processo Penal II (2014-2), Laboratório Processual Penal II (2014-2), Processo Penal III e Processo Penal I (2015-1).

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador, Carga horária: 2
Outras informações
Pesquisador e Extensionista Colaborador - Observatório Goiano Fundiário ( OFUNGO). Pesquisador Apoiador no conjunto de ações de ensino-pesquisa-extensão nos temas: 1) Questão Agrária, Educação Jurídica e Ações Afirmativas (CNPq/ UNVB/ UFG - 2007 à atual); 2) Perfil Sócio-Jurídico das Demandas de Acesso à Justiça das Comunidades Remanescentes de Quilombos (FAPEG/UFG - 2009 e 2010); 3) Judiciário Brasileiro e Costumes Indígenas: por uma Justiça Pluralista e Intercultural (CNPq/ UNB/ UFG - 2010 à 2013); 4) Acesso à Justiça e Combate a Violência Policial: Mapa da Violência em Goiás (Centro de Referência em Direitos Humanos Pe. Burnier Casa da Juventude, Cerrado Assessoria Popular, CCG/UFG - 2013). Período 2007 à atual.

Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador, Carga horária: 2
Outras informações
Projeto de Pesquisa Universitária Livre Autogestionária (PULA). Pesquisador Participante do Projeto de Pesquisa Universitária Livre Autogestionária (PULA) desde Abril de 2007.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 10
Outras informações
Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão de Advocacia Popular e Assessoria Jurídica Popular do Programa de PÓS-GRADUAÇÃO (LATU SENSU), DIREITOS SOCIAIS DO CAMPO ? RESIDENCIA AGRARIA, UFG - CCG. Professor da Disciplina "Assessoria Jurídica Popular", 30hs/a, 10 de Julho à 01 de agosto de 2013.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador, Carga horária: 4
Outras informações
Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão de Advocacia Popular e Assessoria Jurídica Popular do Programa de PÓS-GRADUAÇÃO (LATU SENSU), DIREITOS SOCIAIS DO CAMPO ? RESIDENCIA AGRARIA, UFG - CCG. Objetivos: Fortalecer a educação do campo e a cultura jurídica, crítica e plural, como estratégia do desenvolvimento humano vinculado aos projetos de construção do bem viver, no âmbito econômico, social e cultural do campo, a partir da busca pelas novas práticas produtivas, pedagógicas e laborais. Através de ações articuladas entre a pós-graduação,a graduação, os movimentos sociais e as comunidades rurais, busca fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão sobre os direitos sociais do campo. Busca fortalecer a agenda da advocacia popular e da assessoria jurídica popular. Agosto de 2013: Diagnóstico Rápido Participativo nos Assentamentos Rurais da Cidade de Goiás e Região.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Coordenador de GT, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 4
Outras informações
Coordenador de GT (Banca Avaliadora) do Grupo Temático "Direito Penal e Direitos Humanos" durante o II Encontro e I Congresso de Pesquisa do Curso de Direito da Universidade Federal de GOiás (UFG), Faculdade de Direito, Câmpus Cidade de Goiás, intitulado "Dos erros aos direitos humanos: (re) construção de direitos", realizado entre os dias 12 e 14 de junho de 2013.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 4
Outras informações
Membro Avaliador de Banca de Monitoria Direito Penal e Processo Penal. Maio de 2013. Faculdade de Direito. Câmpus Cidade de Goiás. Universidade Federal de Goiás.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10
Outras informações
Ministrou a disciplina "Assessoria Jurídica Popular durante o primeiro Tempo Escola da Pós-Graduação em Direitos Sociais do Campo realizado entre os dias 10 de julho a 1° de agosto de 2013 na Universidade Federal de Goiás ? Campus Cidade de Goiás (UFG-CCG) totalizando 10 horas.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Substituto, contratado em Novembro de 2011 para atuação docente nas áreas de Direito Penal, Processo Penal, Criminologia, Prática Penal e Processual Penal. Disciplinas ministradas: Em 2011 - 2o Semestre ministrei as Disciplinas "Direito Penal III" e "Leis Penais Específicas". Em 2012 - 1o Semestre ministrei as Disciplinas "Direito de Execução Penal e Administração Prisional" e "Processo Penal I". Em 2012 - 2o Semestre ministrei as Disciplinas "Direito Penal III" e "Processo Penal II". Em 2013 - 1o Semestre estou ministrando as Disciplinas "Processo Penal I", "Processo Penal III" e "Estágio Supervisionado V". Em 2013 - 2o semestre está ministrando as Disciplinas "Processo Penal II" e "Estágio Supervisionado IV"

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 4
Outras informações
Professor Convidado pelo Núcleo de Estudos e Coordenação de Ações para a Saúde do Adolescente ? NECASA, órgão da Universidade Federal de Goiás ? UFG, para ministrar Módulo do Curso de Aperfeiçoamento do SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo) aos agentes de segurança, educadores sociais, psicólogas, advogadas/os, assistentes sociais, pedagogas/os, servidores do sistema de sócio-educação de crianças e adolescentes em Goiás. Módulo IV - "Socioeducação e Responsabilização: Natureza e Dupla Face da Medida Socioeducativa entre o sancionatório ao pedagógico" 30 horas/aula Ementa: a) A legalidade na imposição da medida socioeducativa; b) Procedimentos de apuração do ato infracional de adolescentes; c) Procedimentos de aplicação da medida socioeducativa; d) A medida socioeducativa de prestação de serviços à comunidade;e) A medida socioeducativa de liberdade assistida; f) O acesso à justiça e à defesa técnica no cumprimento da medida socioeducativa

Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador, Carga horária: 2
Outras informações
07-2008 à atual- Pesquisador na Pesquisa Cadastrada no CNPQ coordenada pelo Professor Eriberto Francisco Bevilaqua Marin, sob tema: "Educação jurídica, questão agrária e ações afirmativas: a turma especial em direito para beneficiários da reforma agrária e agricultura familiar".

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 4
Outras informações
I - Módulo do I Curso de Formação continuada para os Agentes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) nos Centros de Atendimento Socio Educativo, trabalho com crianças e adolescentes em situação de risco, promovido pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Movimento Nacional dos Meninos e Meninas de RUa (MNMMR), totalizando 32 horas, atuando como professor especialista convidado.

Atividades

01/2015 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Direito, Faculdade de Direito - Câmpus Cidade de Goiás.

Atividade de extensão realizada
Além das grades: orientação e acompanhamento jurídico à comunidade carcerária do Território da Cidadania do Rio Vermelho.
07/2013 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Direito, Faculdade de Direito - Câmpus Cidade de Goiás.

Cargo ou função
Coordenador do NEP - Advocacia Popular e Assessoria Jurídica Popular do Programa de PÓS-GRADUAÇÃO (LATU SENSU), DIREITOS SOCIAIS DO CAMPO ? RESIDENCIA AGRARIA, UFG - CCG e Professor da Disciplina de Advocacia Popular e Assessoria Jurídica Popular (Julho d.
07/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Direito, Faculdade de Direito - Câmpus Cidade de Goiás.

07/2013 - Atual
Ensino, Direito, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Programa de PÓS-GRADUAÇÃO (LATU SENSU), DIREITOS SOCIAIS DO CAMPO ? RESIDENCIA AGRARIA, UFG - CCG, Professor da Disciplina de Advocacia Popular e Assessoria Jurídica Popular
09/2011 - Atual
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Direito Penal III (64hs/a); Leis Penais Específicas (48hs/a); Direito de Execução Penal e Administração Prisional (32hs/a); Direito Processual Penal I (64hs/a); Direito Processual Penal II (64hs/a); Direito Processual Penal III (64hs/a); Estágio Sup V (32

Assembléia Legislativa do Estado de Goiás, ALEGO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Assessoria Jurídica e COnsulto, Enquadramento Funcional: Advogado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Participação Popular da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás. Assessoria e Consultoria Jurídica Parlamentar ao Deputado Estadual Mauro Rubem. Função: Assessoria Jurídica Parlamentar e assessoria jurídica na Comissão de Direitos Humanos e Cidadania. Período: Julho a Dezembro de 2007.


FUNDAÇÃO DE APOIO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO ESTADUAL ? FAESPE, FAESPE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor COnvidado, Enquadramento Funcional: Professor COnvidado
Outras informações
FUNDAÇÃO DE APOIO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO ESTADUAL ? FAESPE- Tangará da Serra- MT. Função: Professor, lotado no Curso de Especialização e Capacitação de Lideranças Comunitárias em Economia Solidária, com 30 horas/aula, ministrando a disciplina: Direito e Legislação em Empreendimentos Solidários, totalizando uma jornada de trabalho de 30 horas/aula. Período: 25,26 e 27 de Maio de 2007, Tangará da Serra ? MT.


Banda CEGA MACHADO, CEGA MACHADO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Músico - Percussionista, Enquadramento Funcional: Músico - Percussionista
Outras informações
A inspiração do nome da banda veio de uma árvore nativa do cerrado de madeira dura, resistente e coberta de flores de cor rósea-violeta, contrastando dureza com uma delicada beleza. Assim é o grupo CEGA MACHADO. Unidos para fazer música alheia a massificação e, que ao mesmo tempo soe popular, utilizando referencia dos diferentes interiores de um mesmo Brasil. Uma ponte instrumental onde o Capibaribe e o Araguaia cruzam cordas de viola caipira com os couros da percussão afro brasileira. Os ritmos tradicionais, as manifestações da cultura popular com suas festas de religiosidade profana, são as inspirações para criar, de forma contemporânea e lúdica. Um convite para celebrar nossas raízes sem exotismo nem resgate. Que por autenticidade segue falando para o mundo. No ano de 2008, Cega Machado realizou sua primeira turnê pela Europa, fazendo shows e workshops de percussão em países como Suíça e Portugal. Em 2009, além do Brasil, o grupo realizou uma apresentação e workshop no Panamá Sete Quedas é o nome do primeiro CD do grupo, que foi lançado em dezembro de 2010. Fruto do trabalho dos três primeiros anos de existência do grupo. O álbum contem onze faixas inéditas, todas composições próprias. Destacam-se também as participações de Alemão (djembe, na musica Paiêro), Jeferson Leite (rabeca, na musica Fantasia) e Domá da Conceição (viola caipira e voz, na vinheta da musica Mouraria). Este CD foi lançado emparceria com o selo Pandarus Musica Brasileira e teve apoio da Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Goiânia ? GO. No final de 2011, o grupo venceu o II Festival Parque Sucupira de Musica Popular Brasileira com a musica Fantasia, de autoria do grupo, e ficou em segundo lugar com a musica Cavalhadas, também de autoria própria. Festival esse que foi realizado pela Radio Utopia FM em parceria com o Ministério da Cultura e a Universidade de Brasília em Planaltina ? DF. Cega Machado é: Diego Lobo (viola caipira e Percussão) Tiago Tocha (percussão) Pedro Va

Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Músico - Percussionista, Enquadramento Funcional: Músico - Percussionista
Outras informações
A inspiração do nome da banda veio de uma árvore nativa do cerrado de madeira dura, resistente e coberta de flores de cor rósea-violeta, contrastando dureza com uma delicada beleza. Assim é o grupo CEGA MACHADO. Unidos para fazer música alheia a massificação e, que ao mesmo tempo soe popular, utilizando referencia dos diferentes interiores de um mesmo Brasil. Uma ponte instrumental onde o Capibaribe e o Araguaia cruzam cordas de viola caipira com os couros da percussão afro brasileira. Os ritmos tradicionais, as manifestações da cultura popular com suas festas de religiosidade profana, são as inspirações para criar, de forma contemporânea e lúdica. Um convite para celebrar nossas raízes sem exotismo nem resgate. Que por autenticidade segue falando para o mundo. No ano de 2008, Cega Machado realizou sua primeira turnê pela Europa, fazendo shows e workshops de percussão em países como Suíça e Portugal. Em 2009, além do Brasil, o grupo realizou uma apresentação e workshop no Panamá Sete Quedas é o nome do primeiro CD do grupo, que foi lançado em dezembro de 2010. Fruto do trabalho dos três primeiros anos de existência do grupo. O álbum contem onze faixas inéditas, todas composições próprias. Destacam-se também as participações de Alemão (djembe, na musica Paiêro), Jeferson Leite (rabeca, na musica Fantasia) e Domá da Conceição (viola caipira e voz, na vinheta da musica Mouraria). Este CD foi lançado emparceria com o selo Pandarus Musica Brasileira e teve apoio da Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Goiânia ? GO. No final de 2011, o grupo venceu o II Festival Parque Sucupira de Musica Popular Brasileira com a musica Fantasia, de autoria do grupo, e ficou em segundo lugar com a musica Cavalhadas, também de autoria própria. Festival esse que foi realizado pela Radio Utopia FM em parceria com o Ministério da Cultura e a Universidade de Brasília em Planaltina ? DF. Cega Machado é: Diego Lobo (viola caipira e Percussão) Tiago Tocha (percussão) Pedro Va


Comitê Goiano Pelo FIm da Violência Policial - "Quando a dor vira resistênc, CGFVP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Advogado, Carga horária: 16
Outras informações
Advogado e Assistente de Acusação nos processos criminais e cíveis que envolvem as vítimas da violência policial em Goiás- demandas do Comitê Goiano pelo Fim da VIolência Policial - "QUando a dor vira resistência", desde Abril de 2006 por ocasião da criação do referido Comitê.


RENAP - Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares, RENAP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Advogado, Carga horária: 8
Outras informações
Advogado membro da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (RENAP) assessorando juridicamente, advogando e colaborando nas práticas de educação popular com a RENAP e os movimentos sociais parcerios (Via Campesina, MST, MAB, MPA, etc.) desde Março de 2003.


Cerrado Assessoria Juridica Popular, CERRADO AJP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2011
Vínculo: Sócio fundador, Enquadramento Funcional: Advogado, Carga horária: 20
Outras informações
Cerrado Assessoria Juridica Popular 11ª Avenida, nº 953, Setor Universitário, CEP 74605-060, GOiania- GO, 1 º Andar, Fone: (62) 30913181, Endereço eletrônico: renapgo@yahoo.com.br, cerrado2005@yahoogrupos.com.br

Atividades

08/2013 - Atual
Serviços técnicos especializados , Cerrado Assessoria Juridica Popular - GO - BRA, .

Serviço realizado
Advogado Contratado para executar o Projeto "Quando a dor vira resistência e a resistência vira Justiça: Articulação e fortalecimento do Comitê Goiano pelo Fim da Violência Policial"; Parceria entre a Associação Cerrado e o Fundo Brasil de Direitos Humanos (Edital 2013); Funções: Articulador e assessor jurídico (advogado) período agosto/2013 a julho/2014.
02/2004 - Atual
Serviços técnicos especializados , Cerrado Assessoria Juridica Popular - GO - BRA, .

Serviço realizado
Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara dos Vereadores do Município de Goiânia, Função: Assessoria Jurídica Parlamentar e assessoria jurídica na Comissão de Direitos Humanos e Cidadania. Período: Julho a Dezembro de 2006..
02/2004 - Atual
Serviços técnicos especializados , Cerrado Assessoria Juridica Popular - GO - BRA, .

Serviço realizado
Fevereiro à Dezembro de 2004 - Assessoria e Consultoria Jurídica à ONG Associação Habitat para a Humanidade. Área: Direito Civil, Processo Civil, Direito Urbanístico e Cooperativo..
02/2004 - Atual
Serviços técnicos especializados , Cerrado Assessoria Juridica Popular - GO - BRA, .

Serviço realizado
2004 à atual - Assessoria e consultoria jurídica ao Movimento dos Trabalhadores e trabalhadoras rurais sem terra (MST). Área: Direito Agrário, Civil, Cooperativo, Processo Civil, Penal e Processo Penal..
02/2004 - Atual
Serviços técnicos especializados , Cerrado Assessoria Juridica Popular - GO - BRA, .

Serviço realizado
Fevereiro de 2005 à atual - Assessoria e consultoria jurídica à Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Goiás. Área: Direito Constitucional, Penal, Processo Penal, Direito Urbanístico e Cooperativo...

Instituto Superior de Educação Montes Belos, FMB, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Profissional, Carga horária: 16
Outras informações
Professor das disciplinas Direitos Humanos, Filosofia e Ética e Filosofia do Direito. Carga Semanal 16h.

Atividades

02/2006 - 12/2006
Extensão universitária , Faculdade de Direito, .

Atividade de extensão realizada
Coordenador do Programa de Direitos Humanos da Faculdade de Montes Belos (FMB). Período: Fevereiro de 2006 à Dezembro de 2006..
01/2006 - 12/2006
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia do Direito: 2 turmas no 2º Semestre
Filosofia e Ética: 4 turmas no 1º Semestre e 1 turma no 2º Semestre
Direitos Humanos: 2 turmas no 1º Semestre e 1 turma no 2º Semestre

Movimento dos Trabalhadores e trabalhadoras rurais sem terra (MST) em Goiás, MST- GO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Advogado, Enquadramento Funcional: Advogado, Carga horária: 20
Outras informações
Assessoria e consultoria jurídica ao Movimento dos Trabalhadores e trabalhadoras rurais sem terra (MST). Área: Direito Agrário, Civil, Cooperativo, Processo Civil, Penal e Processo Penal.

Atividades

02/2004 - Atual
Serviços técnicos especializados , Movimento dos Trabalhadores e trabalhadoras rurais sem terra (MST) em Goiás, .

Serviço realizado
Assessoria e consultoria jurídica ao Movimento dos Trabalhadores e trabalhadoras rurais sem terra (MST). 2004 à atual . Área: Direito Agrário, Civil, Cooperativo, Processo Civil, Penal e Processo Penal..

Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara dos Vereadores do Municí, CDH, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Assessoria Juridica Parlamenta, Enquadramento Funcional: Advogado, Carga horária: 20
Outras informações
Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara dos Vereadores do Município de Goiânia. Função: Assessoria Jurídica Parlamentar e assessoria jurídica na Comissão de Direitos Humanos e Cidadania. Período: Julho a Dezembro de 2006.

Atividades

07/2006 - 12/2006
Serviços técnicos especializados , Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara dos Vereadores do Municí, .

Serviço realizado
Assessoria Jurídica Parlamentar e assessoria jurídica na Comissão de Direitos Humanos e Cidadania. Período: Julho a Dezembro de 2006..

ONG Associação Habitat para a Humanidade, HABITAT, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Advogado, Enquadramento Funcional: Advogado, Carga horária: 20
Outras informações
Fevereiro à Dezembro de 2004 - Assessoria e Consultoria Jurídica à ONG Associação Habitat para a Humanidade. Área: Direito Civil, Processo Civil, Direito Urbanístico e Cooperativo.

Atividades

02/2004 - 12/2004
Serviços técnicos especializados , ONG Associação Habitat para a Humanidade - GO - BRA, .

Serviço realizado
Fevereiro à Dezembro de 2004 - Assessoria e Consultoria Jurídica à ONG Associação Habitat para a Humanidade. Área: Direito Civil, Processo Civil, Direito Urbanístico e Cooperativo..

Assessoria Especial para Assuntos da Juventude da Prefeitura de Goiânia, AEJ-PMG, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor de Planejamento e assuntos políticos, Carga horária: 44
Outras informações
Assessoria Especial para Assuntos da Juventude da Prefeitura de Goiânia (Gestão 2000-2004). Função: Assessor de Planejamento e assuntos políticos (Portaria nº 779/03 PR - Companhia de Urbanização de Goiânia). Período: Junho de 2003 à Dezembro de 2004.

Atividades

06/2003 - 12/2004
Serviços técnicos especializados , Assessoria Especial para Assuntos da Juventude da Prefeitura de Goiânia - G, .

Serviço realizado
I Conferência Municipal de Juventude. Abril de 2004..
06/2003 - 12/2004
Serviços técnicos especializados , Assessoria Especial para Assuntos da Juventude da Prefeitura de Goiânia - G, .

Serviço realizado
Semana do Estudante. Agosto de 2003..
06/2003 - 12/2004
Serviços técnicos especializados , Assessoria Especial para Assuntos da Juventude da Prefeitura de Goiânia - G, .

Serviço realizado
Assessor de Planejamento e assuntos políticos (Portaria nº 779/03 PR - Companhia de Urbanização de Goiânia).

Procuradoria do Município de Goiania, PROC.MUN., Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Procuradoria Geral do Município de Goiânia - Goiás. Local: Fórum de Goiânia. Área: Direito Civil, Processo Civil, Direito Administrativo, Direito Tributário e Direito Urbanístico. Período: 22/09/2001 à 23/09/2002. Horas: 1032 horas de estágio. Coordenação: IEL - Instituto Euvaldo Lodi.

Atividades

9/2001 - 9/2002
Estágios , Procuradoria do Município de Goiania - GO - BRA, .

Estágio realizado
Estágio realizado na Procuradoria Geral do Município de GOiania, coordenacao do IEL, 1032 horas de estágio, Área: Direito Civil, Processo Civil, Direito Administrativo, Direito Tributário e Direito Urbanístico. Período: 22/09/2001 à 23/09/2002.Local:.

Massa Falida da Encol S A Engenharia Comercio e Industria, MASSA FALIDA ENC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Estagiario, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estagio no periodo de 31/10/2000 à 29/04/2001 tendo realizado 516 horas de estágio.

Atividades

10/2000 - 4/2001
Estágios , Massa Falida da Encol S A Engenharia Comercio e Industria - GO - BRA, .

Estágio realizado
Massa Falida da Encol S/A ? Engenharia Comércio e Indústria- Goiânia/ GO. Função: Estagiário do Síndico da Massa Falida. Área: Direito Civil e Processo Civil. Direito Falimentar. Período: 31/10/2000 à 29/04/2001. Horas: 516 horas de estágio. Coordena.

Fich Rio On Line Www Ficharionline Com, FICH@RIO ON-LINE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Editor do material de historia, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Outras informações
Responsavel pela edição do material de História a ser disponibilizado no site www.ficharionline.com (com marca representatica de Fich@rio On-line) e na apostila impressa Fichario On-line e pela manutenção do material de Historia na Webpage.

Atividades

05/2000 - 09/2000
Serviços técnicos especializados , Fichario On Line, .

Serviço realizado
Editor e Revisor do material de história disponibilizado no site www.ficharioonline.com (com marca representativa de Fich@rio On-Line) e na apostila impressa Fich@rio On-Line..

Núcleo de Justiça Comunitária, NJC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Advogado, Carga horária: 20
Outras informações
O Núcleo de Justiça Comunitária (NJC) na Cidade de Goiás é um projeto da Prefeitura Municipal da Cidade de Goiás em parceria com a Secretaria da Reforma do Judiciário por meio do Ministério da Justiça ? Governo Federal, COnvênio n. 793035/2013, Processo n. 08025.005828/2013-52. Fui selecionado através de certame público realizado pela Universidade Federal de Goiás - Regional Cidade de Goiás para ser Advogado do Núcleo de Justiça COmunitária - Cidade de Goiás, atribuições: a)realizar atendimentos e orientações de pessoas em situação de conflito, envolvendo as populações com dificuldades de acesso às instituições do Poder Judiciário; b) participar, coordenar e ministrar cursos de capacitação aos Agentes Comunitários de Justiça e Cidadania, bem como, cursos na temática de direitos humanos à comunidade vilaboense, animação de redes e educação jurídica popular em direitos humanos; c) promover mediações de conflitos junto à comunidade local, contribuindo para a democratização do acesso à justiça, cultura da paz e do diálogo, incluindo a confecção de acordos extrajudiciais e encaminhamentos aos órgãos do poder público municipal, estadual e federal.


Fundo Brasil Direitos Humanos, FBDH, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Advogado, Carga horária: 10
Outras informações
Projeto intitulado: ?Quando a dor vira resistência e a resistência vira justiça: federalização dos crimes cometidos por policiais no Estado de Goiás? financiamento do Fundo Brasil de DH (2014-2015). Objetivos: O projeto visa, primordialmente, dar continuidade às ações que se iniciaram quando da execução do projeto, também do Fundo Brasil Direitos Humanos, alcunhado por: ?Quando a dor vira resistência e a resistência vira justiça: Articulação e Fortalecimento do Comitê Goiano pelo Fim da Violência Policial.?. Desta forma, anseia-se viabilizar uma continuidade das atividades do Comitê Goiano Pelo Fim da Violência Policial, que desempenha, em conjunto com o Centro de Referência em Direitos Humanos Padre João Bosco Burnier (CRDH) e a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, o acompanhamento e enfrentamento jurídico dos: inquéritos policiais, ações criminais e ações indenizatórias de diversas demandas oriundas de casos de violência policial, enfrentamentos estes feitos desde 2006 no surgimento do Comitê Goiano pelo Fim da Violência Policial.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Advogado, Carga horária: 10
Outras informações
Projeto intitulado " Quando a dor vira resistência e a resistência vira justiça: Articulação e Fortalecimento do Comitê Goiano pelo Fim da Violência Policial." Financiamento do Fundo Brasil de Direitos Humanos (2013-2014). Objetivos: Contribuir no processo de re-articulação das atividades do Comitê Goiano pelo Fim da Violência Policial - envolvendo a sociedade civil organizada, familiares das vítimas desaparecidas após abordagem policial e entidades governamentais, como Ministério Público, a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás, e, em especial, através da parceria com o Centro de Referência em Direitos Humanos Padre João Bosco Burnier, recém instalado no Estado de Goiás. O mapeamento de novos casos, será a partir de clipping diário nos principais jornais de circulação do Estado, no lapso temporal do período de vigência do projeto, permitindo a identificação/ contato/ fortalecimento de redes locais com familiares e das informações fornecidas pelas entidades parceiras. Também será realizado o acompanhamento jurídico (inquérito policial, ações criminais e ações de indenização), bem como do andamento dos processos administrativos disciplinares, através do levantamento de dados junto à Corregedoria (Civil, Militar e Federal), com vistas a subsidiar o dossiê com informações sobre os casos e mobilizações nos espaços públicos.



Linhas de pesquisa


1.
Coordenador do NEP - Advocacia Popular e Assessoria Jurídica Popular do Programa de PÓS-GRADUAÇÃO (LATU SENSU), DIREITOS SOCIAIS DO CAMPO ? RESIDENCIA AGRARIA, UFG - CCG e Professor da Disciplina de Advocacia Popular e Assessoria Jurídica Popular (Julho d

Objetivo: Fortalecer a educação do campo e a cultura jurídica, crítica e plural, como estratégia do desenvolvimento humano vinculado aos projetos de construção do bem viver, no âmbito econômico, social e cultural do campo, a partir da busca pelas novas práticas produtivas, pedagógicas e laborais. Através de ações articuladas entre a pós-graduação,a graduação, os movimentos sociais e as comunidades rurais, busca fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão sobre os direitos sociais do campo. Busca fortalecer a agenda da advocacia popular e da assessoria jurídica popular..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Advocacia Popular e Assessoria Jurídica Popular.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Assessoria Jurídica Popular; advocacia popular; direitos sociais do campo.
2.
Os ?Ditos? e os ?Interditos? do Poder Punitivo: ?Tolerância Zero?, ?Lei e Ordem?, Sistema penal subterrâneo e o controle social do Medo ? Estado de Goiás de 2003 a 2010

Objetivo: "A Naturalização do Neoliberalismo e o Desmonte do Estado de Bem Estar Social: como o ?Estado Centauro? cresceu forte e vigoroso!" "O ?autoritarismo cool?, os Neoconservadores e o Controle Social do Medo: Os Pesadelos são reais! " "O Ultra Encarceramento e o Criminoso produtor de ?medos valia?: A Saga da Prisão BUSINESS!" "O Exercício da Violência Policial e do ?Sistema Penal Subterrâneo? ? Estado de Goiás ? 2003 a 2010: ?Papai Faz, Mamãe Cria e Nós Mata!? "?Tolerância Zero? e ?Lei e Ordem?: Ideologias de uma Política Criminal de Repressão Máxima".
Palavras-chave: Tolerância Zero; Lei e Ordem; controle social penal; Sistema Penal Subterrâneo; violência policial; grande encarceramento.
3.
Amnésia Social e Permanências da Repressão Autoritária e Violenta: O acúmulo do Poder Punitivo na História de Goiás

Objetivo: ?As Bandeiras e o Processo de colonização da província de Goyaz? ?Terra que tem canoa, atabaque não fala: a implantação do projeto de modernidade conservadora e a criminalização no Estado de Goiás ? final do século XIX início do XX? ?Transferência da capital de ?Vila Boa de Goiás? para Goiânia: a re-fundação do ?fundador??, ?A Revolta de Formoso e Trombas: o triunfo camponês e a criminalização da luta pela terra?, ?A repressão da Ditadura Militar no Estado de Goiás: o sistema penal subterrâneo e a ideologia da ?segurança nacional?.
Palavras-chave: história de Goiás; acumulação de poder punitivo; bandeiras e colonização de Goiás; modernização conservadora; ditadura militar em Goiás; Revolta de Formoso e Trombas.
4.
Atualidades Legislativas das Fantasias de Controle Social Penal Total: os ?Ditos? e os ?Interditos? do Poder Punitivo em Goiás de 2003 a 2010

Objetivo: "O Congresso Nacional e os Parlamentares Goianos" "Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara Federal: A Ascensão do Deputado João Campos (PSDB/GO" "João Campos (PSDB/GO): Deputado, Pastor e Delegado" "Senado Federal e ?Segurança Pública?: A Hegemonia ?Dem-Osteniana? "Neoconservadorismo e ?Tolerância Zero?: O Senador Demóstenes Torres (DEM/GO) e o Projeto de um Estado Penal Máximo".
Palavras-chave: parlamentares goianos; Deputado João Campos; Senador Demóstenes Torres; Atualidades Legislativas; Fantasias de Controle social penal total.
5.
Laboratório Cidade e Poder - UFF Gizlene Neder (Depto. de História/PPGH) Gisálio Cerqueira Filho (Depto. de Ciência Política/ PPGCP)

Objetivo: Linhas Temáticas de Pesquisa: - História do Direito e da Cidadania. - Poder e Exclusão Social. - Pathos, Violência e Poder - Instituições, Poder e Sociabilidade Urbana..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Social.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Criminal.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: história social das idéias jurídicas; criminologia crítica; violência e poder.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Crimideia - Grupo Goiano de Criminologia
Descrição: a) Estudo e análise (I) da tensão existente entre o Estado Constitucional de Direito e o Estado de polícia; (II) da construção contínua da objetividade e da subjetividade, da inserção dessa construção no sistema real e seus reflexos no fato social e na interação interpessoal; (III) o caráter excludente da pós-modernidade como um dos fatores geradores da criminalização; (IV) as consequências da incidência do Estado de Polícia sobre a vida do indivíduo; (V) a criação política do inimigo como estratégia de estabelecimento de unidade interna; (VI) a despersonificação das pessoas pelo Estado autoritário e a circunstancilidade da identificação do inimigo social; (VII) a questão das prisões cautelares e da sensação social de impunidade como fatores geradores do encrudecimento lega; (VIII) a mídia como fator gerador de barbáries; (IX) a função do Direito Penal como garantidor de direitos fundamentais - a partir da Criminologia Crítica, da Criminologia Cautelar e de Prinicípios de Direito Penal Mínimo.b) Interferência na realidade da comunidade carcerária da Cidade de Goiás, familiares e egressos, a partir de visitas monitoradas à Cadeia Pública Municipal, assessoria jurídica popular e do Núcleo de Prática Jurídica.c) Capacitação teórico-prática dos estudantes no que concerne às questões criminológico-sociais.d) Promoção de inclusão social a partir da integração entre a universidade e a comunidade local. A universidade, enquanto agente transformador da realidade social, sobretudo pela vocação extensionista, transcende seus muros, e, nesse caso, incide sobre a realidade de um grupo social vulnerável dentro de uma sociedade excludente.e) Análise da importância da família, da possibilidade de trabalho e da receptividade social no trabalho do egresso.f) Elaboração e publicação de artigos e outros materiais como vídeos e painéis pelos professores e estudantes.g) Participação e apresentação de trabalhos em eventos sobre o tema.h) Construção do I Seminário de Criminologia Crítica no Campus Cidade de Goiás.i) Protagonismo dos discentes e da comunidade de egressos assistidos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) / Especialização: (5) .
Integrantes: Allan Hahnemann Ferreira - Coordenador / Érika Macedo Moreira - Integrante / GUILHERME MIGUEL DE ARRUDA MENDANHA - Integrante / PEDRO GUILHERME ALVES DE FARIA - Integrante / HEITOR AMARAL PEREIRA - Integrante / JOSE FRANCISCO LOPES FILHO - Integrante / HENRIQUE FERREIRA ROQUE - Integrante.Financiador(es): PROEC - UFG - Bolsa.
2014 - Atual
Além das grades: orientação e acompanhamento jurídico à comunidade carcerária do Território da Cidadania do Rio Vermelho
Descrição: PROEXT - 2015 - MEC Além das grades: orientação e acompanhamento jurídico às comunidades carcerárias do Território da Cidadania do Vale do Rio Vermelho é uma ação de extensão que busca propiciar aos estudantes de direito uma vivência real e prática sobre a execução penal, em especial, ao descumprimento das garantias dos encarcerados. Através da analise dos processos de execução penal nas secretarias das varas de execução penal, visitas orientadas aos estabelecimentos penais dos municípios indicados, construção de possíveis estratégias para acesso aos benefícios, realização de curso de direitos humanos para os encarcerados, bem como a participação em atividades internas de formação sobre a criminologia, direito penal, direitos humanos, pretende-se estimular aos estudantes das disciplinas de prática de direito penal e estagio supervisionado em direito penal, os desafios relacionados a construção de estrategias para superação da condição de vulnerabilidade imposta aos encarcerados. Além disso, o projeto permitirá identificar populações específicas submetidas a execução penal, como quilombolas, indígenas, LGBT, idoso, população de rua, com vistas a apontar estratégias de enfrentamento desta dupla vulnerabilidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) / Especialização: (5) .
Integrantes: Allan Hahnemann Ferreira - Coordenador / Cleuton César Ripol de Freitas - Integrante / Cláudio de Agatão Porto - Integrante / Érika Macedo Moreira - Integrante / GUILHERME MIGUEL DE ARRUDA MENDANHA - Integrante / PEDRO GUILHERME ALVES DE FARIA - Integrante / HEITOR AMARAL PEREIRA - Integrante / JOSE FRANCISCO LOPES FILHO - Integrante / HENRIQUE FERREIRA ROQUE - Integrante.Financiador(es): PROEXT - MEC - Bolsa.
2013 - Atual
Coordenador do Núcleo de Pesquisa-Extensão de Assessoria Jurídica Popular - Pós Graduação UFG - Direitos Sociais do Campo
Descrição: Diagnóstico Rápido Participativo nos Assentamentos Rurais da Cidade de Goiás e Região. Atividade de pesquisa e Extensão vinculada ao Núcleo de Pesquisa-Extensão (NEP) - Advocacia Popular e Assessoria Jurídica Popular do Programa de PÓS-GRADUAÇÃO (LATU SENSU), DIREITOS SOCIAIS DO CAMPO ? RESIDENCIA AGRARIA, UFG - CCG (Agosto de 2013 à atual)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Observatório Goiano Fundiário ( OFUNGO)
Descrição: Pesquisador Apoiador no conjunto de ações de ensino-pesquisa-extensão nos temas: 1) Questão Agrária, Educação Jurídica e Ações Afirmativas (CNPq/ UNVB/ UFG - 2007 à atual); 2) Perfil Sócio-Jurídico das Demandas de Acesso à Justiça das Comunidades Remanescentes de Quilombos (FAPEG/UFG - 2009 e 2010); 3) Judiciário Brasileiro e Costumes Indígenas: por uma Justiça Pluralista e Intercultural (CNPq/ UNB/ UFG - 2010 à 2013); 4) Acesso à Justiça e Combate a Violência Policial: Mapa da Violência em Goiás (Centro de Referência em Direitos Humanos Pe. Burnier Casa da Juventude, Cerrado Assessoria Popular, CCG/UFG - 2013)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Allan Hahnemann Ferreira - Integrante / Cleuton César Ripol de Freitas - Integrante / Cláudio de Agatão Porto - Integrante / Érika Macedo Moreira - Coordenador.
2013 - Atual
Coordenador do Núcleo de Pesquisa-Extensão de Assessoria Jurídica Popular - Pós Graduação UFG - Direitos Sociais do Campo
Descrição: Coordenador do Núcleo de Pesquisa-Extensão (NEP) - Advocacia Popular e Assessoria Jurídica Popular do Programa de PÓS-GRADUAÇÃO (LATU SENSU), DIREITOS SOCIAIS DO CAMPO ? RESIDENCIA AGRARIA, UFG - CCG (Julho de 2013 à atual). Fortalecer a educação do campo e a cultura jurídica, crítica e plural, como estratégia do desenvolvimento humano vinculado aos projetos de construção do bem viver, no âmbito econômico, social e cultural do campo, a partir da busca pelas novas práticas produtivas, pedagógicas e laborais. Através de ações articuladas entre a pós-graduação,a graduação, os movimentos sociais e as comunidades rurais, busca fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão sobre os direitos sociais do campo. Busca fortalecer a agenda da advocacia popular e da assessoria jurídica popular..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Os ?Ditos? e os ?Interditos? do Poder Punitivo: ?Tolerância Zero?, ?Lei e Ordem?, Sistema penal subterrâneo e o controle social do Medo ? Estado de Goiás de 2003 a 2010
Descrição: Mestrado "Ciências Sociais e Jurídicas", Programa de Pós- Graduação em SOciologia e Direito (PPGSD), UFF/RJ, Bolsista CAPES, Orientado pela Professora Dra. Gizlene Neder, Pesquisador Associado ao Laboratório de Pesquisa Cidade e Poder da UFF-RJ, de Abril de 2009 a Abril de 2011. Linhas Temáticas de Pesquisa: - História do Direito e da Cidadania; Poder e Exclusão Social; Pathos, Violência e Poder; Instituições, Poder e Sociabilidade Urbana. Pesquisas relacionadas a Dissertação de Mestrado: "Parte II ? Os ?Ditos? e os ?Interditos? do Poder Punitivo: ?Tolerância Zero?, ?Lei e Ordem?, Sistema penal subterrâneo e o controle social do Medo ? Estado de Goiás de 2003 a 2010" Capítulo 1 ? A Naturalização do Neoliberalismo e o Desmonte do Estado de Bem Estar Social: como o ?Estado Centauro? cresceu forte e vigoroso! Capítulo 2 ? O ?autoritarismo cool?, os Neoconservadores e o Controle Social do Medo: Os Pesadelos são reais! Capítulo 3 ? O Ultra Encarceramento e o Criminoso produtor de ?medos valia?: A Saga da Prisão BUSINESS! Capítulo 4 ? O Exercício da Violência Policial e do ?Sistema Penal Subterrâneo? ? Estado de Goiás ? 2003 a 2010: ?Papai Faz, Mamãe Cria e Nós Mata!? 4.1 ? ?Desaparecimentos? e ?Execuções Sumárias?: O Exercício do Sistema Penal Subterrâneo e o Processo de Policização 4.2 ? Operação 6º Mandamento: NÃO MATARÁS!ocesso de Policização Capítulo 5 ? ?Tolerância Zero? e ?Lei e Ordem?: Ideologias de uma Política Criminal de Repressão Máxima.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Allan Hahnemann Ferreira - Integrante / Gizlene Neder - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2009 - 2011
Atualidades Legislativas das Fantasias de Controle Social Penal Total: os ?Ditos? e os ?Interditos? do Poder Punitivo em Goiás de 2003 a 2010"
Descrição: Mestrado "Ciências Sociais e Jurídicas", Programa de Pós- Graduação em SOciologia e Direito (PPGSD), UFF/RJ, Bolsista CAPES, Orientado pela Professora Dra. Gizlene Neder, Pesquisador Associado ao Laboratório de Pesquisa Cidade e Poder da UFF-RJ, de Abril de 2009 a Abril de 2011. Linhas Temáticas de Pesquisa: - História do Direito e da Cidadania; Poder e Exclusão Social; Pathos, Violência e Poder; Instituições, Poder e Sociabilidade Urbana. Pesquisas relacionadas a Dissertação de Mestrado: Parte III - Atualidades Legislativas das Fantasias de Controle Social Penal Total: os ?Ditos? e os ?Interditos? do Poder Punitivo em Goiás de 2003 a 2010" 1 ? O Congresso Nacional e os Parlamentares Goianos 2 ? Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara Federal: A Ascensão do Deputado João Campos (PSDB/GO) 2.1 ? João Campos (PSDB/GO): Deputado, Pastor e Delegado 3 ? Senado Federal e ?Segurança Pública?: A Hegemonia ?Dem-Osteniana? 3.1 ? Neoconservadorismo e ?Tolerância Zero?: O Senador Demóstenes Torres (DEM/GO) e o Projeto de um Estado Penal Máximo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Allan Hahnemann Ferreira - Integrante / Gizlene Neder - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2009 - 2011
Amnésia Social e Permanências da Repressão Autoritária e Violenta: O acúmulo do Poder Punitivo na História de Goiás
Descrição: Mestrado "Ciências Sociais e Jurídicas", Programa de Pós- Graduação em SOciologia e Direito (PPGSD), UFF/RJ, Bolsista CAPES, Orientado pela Professora Dra. Gizlene Neder, Pesquisador Associado ao Laboratório de Pesquisa Cidade e Poder da UFF-RJ, de Abril de 2009 a Abril de 2011. Linhas Temáticas de Pesquisa: - História do Direito e da Cidadania; Poder e Exclusão Social; Pathos, Violência e Poder; Instituições, Poder e Sociabilidade Urbana. Pesquisas relacionadas a Dissertação de Mestrado: "Parte I ? Amnésia Social e Permanências da Repressão Autoritária e Violenta: O acúmulo do Poder Punitivo na História de Goiás" Capítulo 1 ? As Bandeiras e o Processo de Colonização da Província de Goyaz 1.1 Anhanguera II: O Sucesso do Sucessor! 1.2 A miséria do ?Anhanguera? e a Criação do ?Mito Fundador?: Uma indenização histórica? 1.3 O Genocídio ?Bandeirante? dos Indígenas em Goiás Capítulo 02 ? Terra que tem Canoa, Atabaque não Fala: A implantação do projeto de modernidade conservadora e a criminalização no Estado de Goiás no Final do Século XIX e Início do XX Capítulo 03 ? Transferência da Capital de ?Vila Boa de Goiás? para ?Goiânia?: a Re-Fundação do ?Fundador? 3.1 ? A Transferência da Capital de ?Vila Boa de Goiás? para ?Goiânia? e a ?Marcha para o Oeste? 3.2 ? As Permanências da Violência Colonizadora e o Acúmulo do Poder Punitivo nas Tradições Histórico-Culturais: O Anhanguera Vive no Coração da Capital Goiana! Capítulo 04 ? A Revolta de Formoso e Trombas: o Triunfo Camponês e a Criminalização da Luta pela Terra Capítulo 05 ? A Repressão da Ditadura Militar no Estado de Goiás: o sistema penal subterrâneo e a ideologia da ?segurança nacional?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Allan Hahnemann Ferreira - Integrante / Gizlene Neder - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2009 - 2011
Laboratório de Pesquisa Cidade e Poder da UFF-RJ
Descrição: Associado ao Laboratório de Pesquisa Cidade e Poder da UFF-RJ - Coordenação Professora Dra. Gizlene Neder - UFF -RJ (Orientadora) Linhas Temáticas de Pesquisa - História do Direito e da Cidadania. - Poder e Exclusão Social. - Pathos, Violência e Poder - Instituições, Poder e Sociabilidade Urbana..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (15) .
Integrantes: Allan Hahnemann Ferreira - Integrante / Gizlene Neder - Coordenador / Gisálio Cerqueira Filho - Integrante.
2008 - Atual
Educação jurídica, questão agrária e ações afirmativas: a turma especial em direito para beneficiários da reforma agrária e agricultura familiar
Descrição: 07-2008 à atual- Pesquisador na Pesquisa Cadastrada no CNPQ coordenada pelo Professor Eriberto Francisco Bevilaqua Marin, sob tema: "Educação jurídica, questão agrária e ações afirmativas: a turma especial em direito para beneficiários da reforma agrária e agricultura familiar"..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - Atual
Projeto de Pesquisa Universitária Livre Autogestionária (PULA)
Descrição: Pesquisador Participante do Projeto de Pesquisa Universitária Livre Autogestionária (PULA) desde Abril de 2007..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2004
Programa de Iniciação Cientifica - PIVIC. - UFG
Descrição: 2003 ? 2004 - Pesquisador do Programa de Iniciação Cientifica - PIVIC. Universidade Federal de Goiás - Faculdade de Direito. Pesquisa: ?Acesso à Justiça e Direitos Humanos: Assessoria Jurídica Popular?. Prof. Coordenador Alexandre Aguiar dos Santos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Allan Hahnemann Ferreira - Coordenador / Alexandre Aguiar dos Santos - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - 2015
Políticas Habitacionais e empoderamento social familiar: construindo lares reconstruindo vidas.
Descrição: Formação de agentes populares do Projeto Minha Casa Minha Vida em parceria da UFG Regional Goiás com a Prefeitura Municipal de Goiás pela Diretoria de Habitação.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
Além das grades: orientação e acompanhamento jurídico à comunidade carcerária do Território da Cidadania do Rio Vermelho
Descrição: É uma ação de extensão que busca propiciar aos estudantes de direito uma vivência real e prática sobre a execução penal, em especial, ao descumprimento das garantias dos encarcerados. Através da analise dos processos de execução penal nas secretarias das varas de execução penal, visitas orientadas aos estabelecimentos penais dos municípios indicados, construção de possíveis estratégias para acesso aos benefícios, realização de curso de direitos humanos para os encarcerados, bem como a participação em atividades internas de formação em direitos humanos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) / Especialização: (5) .
Integrantes: Allan Hahnemann Ferreira - Coordenador / Érika Macedo Moreira - Integrante / Fernanda Rezek Andery - Integrante / GUILHERME MIGUEL DE ARRUDA MENDANHA - Integrante / PEDRO GUILHERME ALVES DE FARIA - Integrante / HEITOR AMARAL PEREIRA - Integrante / JOSE FRANCISCO LOPES FILHO - Integrante / CAMILLA ARCANJO DE SOUSA ARAUJO - Integrante / ALEX BORGES SODRÉ - Integrante / MAURÍCIO DA SILVA MONTEIRO - Integrante / HENRIQUE FERREIRA ROQUE - Integrante / AHARO ESPIRITO SANTO AQUINO - Integrante.Financiador(es): PROEC - PROBEC - UFG - Bolsa.Número de orientações: 1
2015 - Atual
PROEXT 2015-2016: Além das grades: orientação e acompanhamento jurídico à comunidade carcerária do Território da Cidadania do Rio Vermelho
Descrição: Além das grades: orientação e acompanhamento jurídico às comunidades carcerárias do Território da Cidadania do Vale do Rio Vermelho é uma ação de extensão que busca propiciar aos estudantes de direito uma vivência real e prática sobre a execução penal, em especial, ao descumprimento das garantias dos encarcerados. Através da analise dos processos de execução penal nas secretarias das varas de execução penal, visitas orientadas aos estabelecimentos penais dos municípios indicados, construção de possíveis estratégias para acesso aos benefícios, realização de curso de direitos humanos para os encarcerados, bem como a participação em atividades internas de formação sobre a criminologia, direito penal, direitos humanos, pretende-se estimular aos estudantes das disciplinas de prática de direito penal e estagio supervisionado em direito penal, os desafios relacionados a construção de estrategias para superação da condição de vulnerabilidade imposta aos encarcerados. O projeto permitirá identificar populações específicas submetidas a execução penal, como quilombolas, indígenas, LGBT, idoso, população de rua, trabalhadores rurais, com vistas a apontar estratégias de enfrentamento desta dupla vulnerabilidade. Além disso, o projeto possibilitará a formação dos discentes numa perspectiva crítica e holística com visão de respeito e reflexão aos direitos humanos, bem como, influenciará na gestão de políticas públicas e na confecção de material científico-acadêmico sobre o encarceramento no Estado, e ainda, visará dar maior emancipação e autonomia aos próprios encarcerados com os objetivos e atividades planejadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Allan Hahnemann Ferreira - Coordenador / Cleuton César Ripol de Freitas - Integrante / Cláudio de Agatão Porto - Integrante / Érika Macedo Moreira - Integrante / Fernanda Rezek - Integrante / GUILHERME MIGUEL DE ARRUDA MENDANHA - Integrante / PEDRO GUILHERME ALVES DE FARIA - Integrante / HEITOR AMARAL PEREIRA - Integrante / JOSE FRANCISCO LOPES FILHO - Integrante / MAURÍCIO DA SILVA MONTEIRO - Integrante / HENRIQUE FERREIRA ROQUE - Integrante / AHARO ESPIRITO SANTO AQUINO - Integrante / Thalita Monteiro - Integrante.Financiador(es): PROEXT - MEC - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
Crimideia - Grupo Goiano de Criminologia
Descrição: a) Estudo e análise (I) da tensão existente entre o Estado Constitucional de Direito e o Estado de polícia; (II) da construção contínua da objetividade e da subjetividade, da inserção dessa construção no sistema real e seus reflexos no fato social e na interação interpessoal; (III) o caráter excludente da pós-modernidade como um dos fatores geradores da criminalização; (IV) as consequências da incidência do Estado de Polícia sobre a vida do indivíduo; (V) a criação política do inimigo como estratégia de estabelecimento de unidade interna; (VI) a despersonificação das pessoas pelo Estado autoritário e a circunstancilidade da identificação do inimigo social; (VII) a questão das prisões cautelares e da sensação social de impunidade como fatores geradores do encrudecimento lega; (VIII) a mídia como fator gerador de barbáries; (IX) a função do Direito Penal como garantidor de direitos fundamentais - a partir da Criminologia Crítica, da Criminologia Cautelar e de Prinicípios de Direito Penal Mínimo.b) Interferência na realidade da comunidade carcerária da Cidade de Goiás, familiares e egressos, a partir de visitas monitoradas à Cadeia Pública Municipal, assessoria jurídica popular e do Núcleo de Prática Jurídica.c) Capacitação teórico-prática dos estudantes no que concerne às questões criminológico-sociais.d) Promoção de inclusão social a partir da integração entre a universidade e a comunidade local. A universidade, enquanto agente transformador da realidade social, sobretudo pela vocação extensionista, transcende seus muros, e, nesse caso, incide sobre a realidade de um grupo social vulnerável dentro de uma sociedade excludente.e) Análise da importância da família, da possibilidade de trabalho e da receptividade social no trabalho do egresso.f) Elaboração e publicação de artigos e outros materiais como vídeos e painéis pelos professores e estudantes.g) Participação e apresentação de trabalhos em eventos sobre o tema.h) Construção do I Seminário de Criminologia Crítica no Campus Cidade de Goiás.i) Protagonismo dos discentes e da comunidade de egressos assistidos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) / Especialização: (5) .
Integrantes: Allan Hahnemann Ferreira - Coordenador / Érika Macedo Moreira - Integrante / GUILHERME MIGUEL DE ARRUDA MENDANHA - Integrante / PEDRO GUILHERME ALVES DE FARIA - Integrante / HEITOR AMARAL PEREIRA - Integrante / JOSE FRANCISCO LOPES FILHO - Integrante / HENRIQUE FERREIRA ROQUE - Integrante.Financiador(es): PROEC - PROBEC - UFG - Bolsa.
2014 - Atual
Além das grades: orientação e acompanhamento jurídico à comunidade carcerária do Território da Cidadania do Rio Vermelho
Descrição: PROEXT - 2015 - MEC Além das grades: orientação e acompanhamento jurídico às comunidades carcerárias do Território da Cidadania do Vale do Rio Vermelho é uma ação de extensão que busca propiciar aos estudantes de direito uma vivência real e prática sobre a execução penal, em especial, ao descumprimento das garantias dos encarcerados. Através da analise dos processos de execução penal nas secretarias das varas de execução penal, visitas orientadas aos estabelecimentos penais dos municípios indicados, construção de possíveis estratégias para acesso aos benefícios, realização de curso de direitos humanos para os encarcerados, bem como a participação em atividades internas de formação sobre a criminologia, direito penal, direitos humanos, pretende-se estimular aos estudantes das disciplinas de prática de direito penal e estagio supervisionado em direito penal, os desafios relacionados a construção de estrategias para superação da condição de vulnerabilidade imposta aos encarcerados. Além disso, o projeto permitirá identificar populações específicas submetidas a execução penal, como quilombolas, indígenas, LGBT, idoso, população de rua, com vistas a apontar estratégias de enfrentamento desta dupla vulnerabilidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) / Especialização: (5) .
Integrantes: Allan Hahnemann Ferreira - Coordenador / Cleuton César Ripol de Freitas - Integrante / Cláudio de Agatão Porto - Integrante / Érika Macedo Moreira - Integrante / GUILHERME MIGUEL DE ARRUDA MENDANHA - Integrante / PEDRO GUILHERME ALVES DE FARIA - Integrante / HEITOR AMARAL PEREIRA - Integrante / JOSE FRANCISCO LOPES FILHO - Integrante / HENRIQUE FERREIRA ROQUE - Integrante.Financiador(es): PROEXT - MEC - Bolsa.
2013 - Atual
Observatório Goiano Fundiário ( OFUNGO)
Descrição: Pesquisador Apoiador no conjunto de ações de ensino-pesquisa-extensão nos temas: 1) Questão Agrária, Educação Jurídica e Ações Afirmativas (CNPq/ UNVB/ UFG - 2007 à atual); 2) Perfil Sócio-Jurídico das Demandas de Acesso à Justiça das Comunidades Remanescentes de Quilombos (FAPEG/UFG - 2009 e 2010); 3) Judiciário Brasileiro e Costumes Indígenas: por uma Justiça Pluralista e Intercultural (CNPq/ UNB/ UFG - 2010 à 2013); 4) Acesso à Justiça e Combate a Violência Policial: Mapa da Violência em Goiás (Centro de Referência em Direitos Humanos Pe. Burnier Casa da Juventude, Cerrado Assessoria Popular, CCG/UFG - 2013)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Allan Hahnemann Ferreira - Integrante / Cleuton César Ripol de Freitas - Integrante / Cláudio de Agatão Porto - Integrante / Érika Macedo Moreira - Coordenador.
2013 - Atual
Coordenador do Núcleo de Pesquisa-Extensão de Assessoria Jurídica Popular - Pós Graduação UFG - Direitos Sociais do Campo
Descrição: Diagnóstico Rápido Participativo nos Assentamentos Rurais da Cidade de Goiás e Região. Atividade de pesquisa e Extensão vinculada ao Núcleo de Pesquisa-Extensão (NEP) - Advocacia Popular e Assessoria Jurídica Popular do Programa de PÓS-GRADUAÇÃO (LATU SENSU), DIREITOS SOCIAIS DO CAMPO ? RESIDENCIA AGRARIA, UFG - CCG (Agosto de 2013 à atual)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2013 - Atual
Coordenador do Núcleo de Pesquisa-Extensão de Assessoria Jurídica Popular - Pós Graduação UFG - Direitos Sociais do Campo
Descrição: Coordenador do Núcleo de Pesquisa-Extensão (NEP) - Advocacia Popular e Assessoria Jurídica Popular do Programa de PÓS-GRADUAÇÃO (LATU SENSU), DIREITOS SOCIAIS DO CAMPO ? RESIDENCIA AGRARIA, UFG - CCG (Julho de 2013 à atual). Fortalecer a educação do campo e a cultura jurídica, crítica e plural, como estratégia do desenvolvimento humano vinculado aos projetos de construção do bem viver, no âmbito econômico, social e cultural do campo, a partir da busca pelas novas práticas produtivas, pedagógicas e laborais. Através de ações articuladas entre a pós-graduação,a graduação, os movimentos sociais e as comunidades rurais, busca fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão sobre os direitos sociais do campo. Busca fortalecer a agenda da advocacia popular e da assessoria jurídica popular..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2008 - 2009
Projeto Balcão de Direitos Humanos SEDH - MJ - CCG - UFG (Teatro do Oprimido)
Descrição: Projeto Balcão de Direitos em parceria com a SEDH/MJ, Janeiro à Dezembro de 2008, coordenando o projeto de extensão "Curso de Formação do Teatro do Oprimido", na qualidade de Curinga (Facilitador), totalizando 36hs/a..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .
Integrantes: Allan Hahnemann Ferreira - Coordenador / Cleuton César Ripol de Freitas - Integrante.Financiador(es): Secretaria Especial de Direitos Humanos - Auxílio financeiro.
2008 - 2009
Projeto Balcão de Direitos Humanos SEDH - MJ - CCG - UFG

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Cleuton César Ripol de Freitas em 09/09/2013.
Descrição: Participação como professor externo extensionista no Projeto de Extensão Balcão de Direitos, durante os anos de 2008 e 2009, colaborador no conjunto de atividades relacionadas: - Balcões de atendimento e visita orientada nos 10 municípios do entorno da Cidade de Goiás; - Participante do Programa de Rádio "Direitos a ter Direitos"; - Elaborador e Professor Externo no Curso de formação e preparação para a pesquisa empírica em Direito. - Orientação na assessoria e tutoria dos Juristas Populares. - Totalizando: 120 hs/a anuais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Allan Hahnemann Ferreira - Integrante / Cleuton César Ripol de Freitas - Coordenador.
2003 - 2005
NAJUP - Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular
Descrição: O Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular apresenta-se como um grupo de extensão, ensino e pesquisa, composto por professores e estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás. O projeto surgiu ante aos desafios que se apresentam à Universidade, que acaba não cumprindo sua função social, diante da necessidade transpor as barreiras que a impedem de estar presente nas comunidades marginalizadas, e ao Judiciário, de conseguir garantir a todos, em uma sociedade cada vez mais marcada por violações dos Direitos Humanos, desigualdades e injustiças sociais, um efetivo acesso à Justiça. Linhas de Atuação: ? Capacitação em Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular (interno) ? Escolas Públicas (formação e capacitação) ? Comunidades Rurais e Etnias (parcerias cursos e capacitação) ? Comunidades Urbanas (assessoria jurídica popular - cooperativas e sem tetos) ? Escritório Modelo da UFG e Assessoria Jurídica Popular ? Rede Nacional de Assessoria Jurídica Popular- RENAJU (articulação) ? Projeto de Difusão em Direitos Humanos, nomeado ?Coletivo de Produção Marginal? (formação continuada, capacitação, assessoria jurídica popular) ? RENAP (Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares) - articulação.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Allan Hahnemann Ferreira - Coordenador / Alexandre Aguiar dos Santos - Integrante.


Membro de corpo editorial


2008 - 2009
Periódico: Revista eletrônica Faculdade de Jussara - FAJ


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Especiais/Especialidade: Criminologia.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Penal.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Penal e Processo Penal.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Especiais/Especialidade: Direitos Humanos.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Constitucional.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito da Criança e do Adolescente.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Honra ao mérito aos Docentes da Universidade Federal de Goiás - Regional Goiás, Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Goiás (OAB-GO).
2012
Banda Cega Machado, Primeiro lugar no ?II Festival Parque Sucupira de MPB?, com a música ?Fantasia?, Utopia FM - Planaltina DF.
2012
Banda Cega Machado, segundo lugar no ?II Festival Parque Sucupira de MPB? , com a música ?Cavalhadas?, Utopia FM - Planaltina DF.
2010
Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, Assembléia Legislativa do Estado de Goiás.
2010
Banda Cega Machado - Gravação de CD - "7 Quedas", Grupo Musical Cega Machado e Lei de Incentivo a Cultura - Município de Goiânia.
2009
Bolsa CAPES - Mestrado UFF (2009/2011), CAPES.
2006
Prêmio ao Cerrado Assessoria Jurídica Popular pelo concurso de trabalhos com a temática de ?Advocacia para pobres?. Novembro de 2006., Ronda Advogados de Barcelona (Espanha) e Agenda Latino Americana..
2006
Carteira da OAB, Ordem dos Advogados do Brasil.
2005
Curinga do Teatro do Oprimido, Centro do Teatro do Oprimido - RJ.
2002
I Campeonato de Juri Simulado. Equipe de Defesa campeã. Maio de 2002 à Dezembro de 2002., CAXIM, CACB, Universo, UFG, UCG. Final realizada no Tribunal do Júri do Fórum de Goiânia - Goiás, Se.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERREIRA, A. H.2005FERREIRA, A. H.; FREITAS, C. C. R. . A função sócio-ambiental como critério para o julgamento de ações que envolvem litígios coletivos pela posse da terra rural.. Extensão e Cultura (UFG), Goiania- Goias UFG, v. Vol. 7, n.No. 01, p. 25-29, 2005.

2.
FERREIRA, A. H.2005FERREIRA, A. H.; FREITAS, C. C. R. . Aspectos sociojurídicos da ocupação Sonho Real à luz da formação urbana de Goiânia e dos direitos da moradia. Revista da Faculdade de Direito (UFPR), v. 43, p. 121-131, 2005.

3.
FERREIRA, A. H.2003FERREIRA, A. H.. Repensando os movimentos estudantis. Estudos (UCGO. Impresso), UCG- Goiania - Goiás, v. 30, n.11, p. 2487-2496, 2003.

Capítulos de livros publicados
1.
FERREIRA, A. H.; CARVALHO, M. M. . Práticas, Desafios e Proposições para uma educação no campo no município de Goiás. Práticas, Desafios e Proposições para uma educação no campo no município de Goiás. 1ed.Goiânia: Editora Vieira, 2011, v. 1, p. 174-177.

2.
FERREIRA, A. H.. Terra que tem canoa, atabaque não fala: criminalização e resistências das manifestações da cultura popular no Estado de Goiás ? do século XIX às reminiscências atuais. In: Ricardo Salles. (Org.). Anais do XIV Encontro Regional de História - ANPUH-Rio - Memória e Patrimônio. Rio de Janeiro - RJ: ANPUH - RJ, 2010, v. , p. 01-19.

3.
FERREIRA, A. H.; MOREIRA, Érika Macedo ; FARAH, M. F. . ESTRATÉGIAS JURÍDICAS DE DEFESA DOS TRABALHADORES RURAIS NO POLÍGONO DA MACONHA. In: ALASRU - Associação Latino-Americana de Sociologia Rural. (Org.). VIII Congresso Latinoamericano de Sociologia Rural - ALASRU. Cidade do México - México: Universidad Autónoma Metropolitana, México, 2010, v. VIII, p. -.

4.
FERREIRA, A. H.; MIRANDA, C. ; FARAH, M. F. . Advertências, Dificuldades e Desafios da Práxis da Assessoria Jurídica Popular: uma experiência do Cerrado. In: Paulo Abrão Pires Junior; Marcelo Dalmás Torelly; Allan Hahnemann Ferreira. (Org.). Assessoria Jurídica Popular: leituras fundamentais e novos debates. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009, v. 01, p. 89-111.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FERREIRA, A. H.; FERREIRA, A. S. ; BIZINOTTO, Kelly ; PORTO, Cláudio de Agatão ; FARAH, M. F. ; MIRANDA, C. ; MOREIRA, Érika Macedo ; FREITAS, C. C. R. ; SILVA, Gustavo Sabino Alcântara ; Freitas, R. ; FIDELES, Junior . Cartilha Didática e de Consulta - Direitos Humanos. Cartilha Didática e de Consulta - Direitos Humanos, Secretaria de Cidadania e Trab, p. 01 - 65, 11 jun. 2010.

2.
FERREIRA, A. H.. A violência dos aparelhos de repressão criminal e a seletividade de proteção da norma penal tutelada: desocupação violenta do Parque Oeste Industrial.. Revista da Especialização de Criminologia da UFG- Tiroteios da Mente, Faculdade de Direito - UFG, p. 49 - 57, 01 nov. 2007.

3.
FERREIRA, A. H.. Manifesto pela Criacao da Defensoria Pública em Goiás. Revista eletronica A Polemica- MECCP, Caderno Juridico, 09 jan. 2003.

4.
FERREIRA, A. H.. Por um DIreito em Movimento. Jornal O XI de MAIO, Caderno Movimento Estudantil, p. 05 - 05, 01 ago. 2002.

5.
FERREIRA, A. H.. Explicando os ED´s. Jornal O XI de MAIO, Caderno Movimento Estudantil, p. 04 - 04, 01 ago. 2002.

6.
FERREIRA, A. H.. Falência Ensino Jurídico. Jornal de Diário da Manha, Caderno Cidades, p. 04 - 04, 24 jun. 2002.

7.
FERREIRA, A. H.. A melancolia do Movimento Estudantol. Jornal O XI de MAIO, Caderno Movimento Estudantil, p. 03 - 03, 01 jun. 2002.

8.
FERREIRA, A. H.. é preciso agir. Jornal O XI de Maio, Caderno Ensino Juridico, p. 05 - 05, 01 abr. 2002.

9.
FERREIRA, A. H.. E desta vez o que será?. Boletim de Informes do Movimento Estudantil de Conscientizacao Cultural e Politica, Caderno Movimento Estudantil, p. 01 - 01, 01 abr. 2001.

10.
FERREIRA, A. H.; FERREIRA, M. M. C. . TEMPOS E CONTRA-TEMPOS NO CALENDÁRIO ESCOLAR DO-NO CAMPO. Encontro de Educação Para o Campesinato do Município de Goiás: práticas, desafios e proposições para uma educação no campo de Goiás. 23 e 24 de Agosto 2010., Cidade de Goiás - GO.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, T. C. ; FERREIRA, A. H. . ?Possíveis efeitos negativos em relação ao aumento do tempo de internação no sistema socioeducativo?. In: IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS, 2015, Goiânia - GO. Anais do Simpósio Internacional de Ciências Sociais e Jornada de Museologia Tema: Democracia e Ciências Sociais hoje: desafios, controvérsias e perspectivas. Goiânia -GO: UFG, 2015.

2.
FERREIRA, A. H.. AS PERMANÊNCIAS DA VIOLÊNCIA COLONIZADORA E O ACÚMULO DO PODER PUNITIVO NAS TRADIÇÕES HISTÓRICO-CULTURAIS DE GOYAZ: O ANHANGUERA VIVE NO CORAÇÃO DA CAPITAL GOIANA!. In: VI CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA. III ENCONTRO E II CONGRESSO DE PESQUISA DO CURSO DE DIREITO DA REGIONAL CIDADE DE GOIÁS., 2014, Cidade de Goiás. Anais do VI CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA. III ENCONTRO E II CONGRESSO DE PESQUISA DO CURSO DE DIREITO DA REGIONAL CIDADE DE GOIÁS., 2014.

3.
FERREIRA, A. H.. Reflexões Dromológicas sobre Tempo, Poder e Direito: tempo consumo versus tempo santuário. In: XXI - Congresso Nacional do CONPEDI - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito, 2012, Niterói- RJ. Sociologia, antropologia e cultura jurídicas. Florianópolis, SC: FUNJAB,2012., 2012. p. 233-262.

4.
FERREIRA, A. H.; PORTO, Cláudio de Agatão . Criminalização Da Luta Camponesa: De Formoso e Trombas (1948/1964) ao MST - Estado de Goiás (2004-2011). In: II Seminário Direito, Pesquisa e Movimentos Sociais - IPDMS, 2012, Cidade de Goiás. Anais do II Seminário Direito, Pesquisa e Movimentos Sociais - IPDMS. Cidade de Goiás: IPDMS, 2012.

5.
FERREIRA, A. H.. Quem cria cobra amanhece picado: o senador Demóstenes Torres (DEM/GO) e as fantasias de controle social penal total. In: II Seminário Direito, Pesquisa e Movimentos Sociais - IPDMS, 2012, Cidade de Goiás. Anais do II Seminário Direito, Pesquisa e Movimentos Sociais - IPDMS. Cidade de Goiás: IPDMS, 2012.

6.
FERREIRA, A. H.. Populismo Punitivo á Brasileira: A Segurança Nacional sob a insígnia da Tolerância Zero. In: XII Congresso Internacional FOMERCO, 2011, Rio de Janeiro. Populismo Punitivo á Brasileira: A Segurança Nacional sob a insígnia da Tolerância Zero. Rio de Janeiro: FOMERCO, 2011.

7.
BORGES, Rafael Caetano ; FERREIRA, A. H. . A GLOBALIZAÇÃO DA ?TOLERÂNCIA ZERO? E O ?ESTADO CENTAURO?: O ?CHOQUE DE ORDEM? E UMA POLÍTICA CRIMINAL DE REPRESSÃO MÁXIMA. In: I ? SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR EM SOCIOLOGIA E DIREITO. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. CENTRO DE ESTUDOS GERAIS. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA E DIREITO ? PPGSD, 2011, Rio de Janeiro. A GLOBALIZAÇÃO DA ?TOLERÂNCIA ZERO? E O ?ESTADO CENTAURO?: O ?CHOQUE DE ORDEM? E UMA POLÍTICA CRIMINAL DE REPRESSÃO MÁXIMA. Rio de Janeiro: PPGSD-UFF/RJ, 2011.

8.
FERREIRA, A. H.. O FUTURO QUE SE FAZ AGORA E O TEMPO SANTUÁRIO: REFLEXÕES DROMOLÓGICAS SOBRE TEMPO, PODER E DIREITO. In: I ? SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR EM SOCIOLOGIA E DIREITO. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. CENTRO DE ESTUDOS GERAIS. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA E DIREITO ? PPGSD, 2011, Rio de Janeiro. O TEMPO SANTUÁRIO: REFLEXÕES DROMOLÓGICAS SOBRE TEMPO, PODER E DIREITO. Rio de Janeiro: PPGSD-UFF/RJ, 2011.

9.
FERREIRA, A. H.. O EXERCÍCIO DA VIOLÊNCIA POLICIAL E O ?SISTEMA PENAL SUBTERRÂNEO? ? ESTADO DE GOIÁS - 2003 A 2010: ?PAPAI FAZ, MAMÃE CRIA E NÓS MATA!. In: 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Universidade Federal de GOiás. Faculdade de Ciências Sociais., 2011, Goiânia. O EXERCÍCIO DA VIOLÊNCIA POLICIAL E O ?SISTEMA PENAL SUBTERRÂNEO? ? ESTADO DE GOIÁS - 2003 A 2010: ?PAPAI FAZ, MAMÃE CRIA E NÓS MATA. Goiânia - GO.: Universidade Federal de GOiás. Faculdade de Ciências Sociais., 2011.

10.
FERREIRA, A. H.; FERREIRA, M. M. C. . TEMPOS E CONTRA-TEMPOS NO CALENDÁRIO ESCOLAR DO-NO CAMPO. In: Encontro de Educação Para o Campesinato do Município de Goiás: práticas, desafios e proposições para uma educação no campo de Goiás 23 e 24 Agosto 2010. 30 horas., 2011, Cidade de Goiás - GO. Encontro de Educação Para o Campesinato do Município de Goiás: práticas, desafios e proposições para uma educação no campo de Goiás 23 e 24 Agosto 2010. 30 horas.. Goiânia: Editora Vieira / UEG - Universidade Estadual de Goiás - Cora Coralina, 2011. v. 1. p. 174-177.

11.
FERREIRA, A. H.. ?TOLERÂNCIA ZERO? E ?LEI E ORDEM?: os ditos e os interditos do poder punitivo ? Estado de Goiás de 2003 a 2009.. In: XIX Encontro Nacional do CONPEDI, Junho - 2010, Fortaleza ? CE: Fundação Boiteux, 2010, 2010, Fortaleza - CE. XIX Encontro Nacional do CONPEDI, Junho - 2010, Fortaleza ? CE: Fundação Boiteux, 2010. Florianópolis - SC: Fundação Boiteux, 2010. v. 01.

12.
FERREIRA, A. H.. ?TOLERÂNCIA ZERO? E ?LEI E ORDEM?: os ditos e os interditos do poder punitivo ? Estado de Goiás de 2003 a 2009.. In: XIX - Encontro Nacional do CONPEDI - COnselho Nacional de PEsquisa e Pós-Graduação em Direito, 2010, Fortaleza - CE. XIX Encontro Nacional do CONPEDI, Junho - 2010, Fortaleza ? CE: Fundação Boiteux, 2010. Florianópolis - SC: Fundação Boiteux, 2010. v. 01. p. 20-20.

13.
FERREIRA, A. H.. Terra que tem canoa, atabaque não fala: criminalização e resistências das manifestações da cultura popular no Estado de Goiás ? do século XIX às reminiscências atuais. In: XIV Encontro Regional de História - ANPUH-Rio - Memória e Patrimônio, 2010, Rio de Janeiro - RJ. Anais do XIV Encontro Regional de História - ANPUH-Rio - Memória e Patrimônio. Rio de Janeiro - RJ: ANPUH - RJ, 2010. p. 01-19.

14.
FERREIRA, A. H.. DO SONHO REAL AO PESADELO LEGAL? UMA REFLEXÃO CRIMINOLÓGICA DA (DES)OCUPAÇÃO ?SONHO REAL? GOIÂNIA. In: 6º Encontro Anual da ANDHEP (Associação Nacional de Direitos Humanos Pesquisa e Pós-Graduação), realizado de 16 a 18 de setembro de 2010, Brasília ? DF, Grupo de Trabalho 07 ? Violência, Políticas de Segurança Pública e Direitos Humanos., 2010, Brasília - DF. Anais do 6º Encontro Anual da ANDHEP (Associação Nacional de Direitos Humanos Pesquisa e Pós-Graduação), realizado de 16 a 18 de setembro de 2010, Brasília ? DF, Grupo de Trabalho 07 ? Violência, Políticas de Segurança Pública e Direitos Humanos.. São Paulo - SP: ANDHEP, 2010.

15.
FERREIRA, A. H.; MOREIRA, Érika Macedo ; FARAH, M. F. . Estratégias jurídicas de Defesa dos trabalhadores rurais no polígono da Maconha. In: VIII Congresso Latinoamericano de Sociologia Rural - ALASRU - Associção Latino Américana de Sociologia Rural, 2010, Porto de Galinhas - PE -Brasil. VIII Congresso Latinoamericano de Sociologia Rural - ALASRU - Associção Latino Américana de Sociologia Rural -. Cidade do México - México: ALASRU, 2010. v. VIII.

16.
FERREIRA, A. H.; MOREIRA, Érika Macedo ; FARAH, M. F. . Estratégias jurídicas de Defesa dos trabalhadores rurais no polígono da Maconha. In: VIII Congresso Latinoamericano de Sociologia Rural -, 2010, Porto de Galinhas - PE -Brasil. VIII Congresso Latinoamericano de Sociologia Rural - ALASRU - Associção Latino Américana de Sociologia Rural - "América Latina: realineamentos políticos y proyectos en disputa". Cidade do México - México: Universidad Autónoma Metropolitana, México, 2010. v. VIII.

17.
FERREIRA, A. H.. ?DO SONHO REAL AO PESADELO LEGAL? UMA REFLEXÃO CRIMINOLÓGICA DA (DES) OCUPAÇÃO ?SONHO REAL? GOIÂNIA-GO. In: 6o Encontro Anual da ANDHEP - Direitos Humanos, Cidades e Desenvolvimento, 2010, Brasília - DF. Anais 6o Encontro Anual da ANDHEP (Associação Nacional de Direitos Humanos Pesquisa e Pós- Graduação) - Direitos Humanos, Cidades e Desenvolvimento. ANDHEP - São Paulo - SP: ADHEP e UNB - DF, 2010. v. VI.

18.
FERREIRA, A. H.; FREITAS, C. C. R. . Aspectos Sócio-Jurídicos da ocupação Sonho Real à luz da formação urbana de GOiânia e dos Direitos da Moradia. In: I Encontro de Direito e Cultura Latino-Americanos: Diversidade, Identidade e Emancipação, 2005, Curitiba- Paraná. I Encontro de Direito e Cultura Latino-Americanos: Diversidade, Identidade e Emancipação, 2005.

19.
FERREIRA, A. H.. · 2003 ? 2004 - Pesquisador do Programa de Iniciação Cientifica - PIVIC. Universidade Federal de Goiás - Faculdade de Direito. Pesquisa: ?Acesso à Justiça e Direitos Humanos: Assessoria Jurídica Popular?.. In: CONPEEX- I Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2004, Goiania. · 2003 ? 2004 - Pesquisador do Programa de Iniciação Cientifica - PIVIC. Universidade Federal de Goiás - Faculdade de Direito. Pesquisa: ?Acesso à Justiça e Direitos Humanos: Assessoria Jurídica Popular?.. Goiânia GO: Universidade Federal de Goiás, 2004.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, A. H.. O avanço do ?Estado Centauro? e a Ascensão das políticas públicas de segurança de Tolerância Zero e da Lei e Ordem: reflexões do ultra encarceramento, da prisão ?brusiness?, do populismo punitivo e do controle social do medo.. In: III Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da Cidade de Goiás ? Tema ? Universidade: Inclusão e Emancipação, 2010, 2010, Cidade de Goiás - GO. III Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da Cidade de Goiás ? Tema ? Universidade: Inclusão e Emancipação, CIdade de Goiás - Goiás. Caderno de Resumos do III CONEPEC, 2010.. Cidade de Goiás - GO.: CADERNO DE RESUMOS DO III CONEPEC, 2010., 2010. v. 01. p. 28-29.

2.
FERREIRA, A. H.. Sob olhar criminológico: Elementos da 'Common Law', o ultra encarceramento dos derscatáveis, a menos-valia e os inimigos do Direito Penal, 2009, Meio de divulgação impressa e eletrônica. In: II - Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da Cidade de Goiás (II CONEPEC) - Tema Natureza e Efetividade dos Direitos Humanos, Cidade de Goiás ? GO, Nov. 2009, 2009, Cidade de Goiás - GO. II - Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da Cidade de Goiás (II CONEPEC) - Tema Natureza e Efetividade dos Direitos Humanos, Cidade de Goiás ? GO, 2009. Cidade de Goiás - GO.: CADERNO DE RESUMOS DO II CONEPEC, 2009., 2009. v. 01. p. 19-20.

3.
FERREIRA, A. H.. Sob olhar criminológico: Elementos da 'Common Law', o ultra encarceramento dos descartáveis, a menos-valia e os inimigos do Direito Penal, 2009, Meio de divulgação impressa e eletrônica. In: II - Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da Cidade de Goiás (II CONEPEC) - Tema Natureza e Efetividade dos Direitos Humanos, 2009, Cidade de Goiás - GO. II - Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da Cidade de Goiás (II CONEPEC) - Tema Natureza e Efetividade dos Direitos Humanos, Cidade de Goiás ? GO, 2009. Cidade de Goiás - GO.: CADERNO DE RESUMOS DO II CONEPEC, 2009., 2009. v. 01. p. 19-20.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, A. H.. ?TOLERÂNCIA ZERO? E ?LEI E ORDEM?: os ditos e os interditos do poder punitivo ? Estado de Goiás de 2003 a 2009.. In: XIX Encontro Nacional do CONPEDI, Junho - 2010, Fortaleza ? CE: Fundação Boiteux, 2010, 2010, Fortaleza - CE. XIX Encontro Nacional do CONPEDI, Junho - 2010, Fortaleza ? CE: Fundação Boiteux, 2010. Florianópolis - SC: Fundação Boiteux, 2010. v. 01. p. 20-20.

2.
FERREIRA, A. H.. Ditos e interditos do populismo punitivo: Tolerância Zero e Lei e Ordem - Estado de Goiás - 2003 a 2009. In: I! - Colóquio Internacional Sociabilidades, Poder e Cultura Política - Laboratório Cidade e Poder - UFF - Programa de Estudos Americanos - UFRJ, 2010, Rio de Janeiro - RJ. Caderno de Resumos: II - Colóquio Internacional Sociabilidades, Poder e Cultura Política - Laboratório Cidade e Poder - UFF - Programa de Estudos Americanos - UFRJ, Março 2010. Rio de Janeiro - RJ: Laboratório Cidade e Poder - UFF e Programa de Estudos Americanos - UFRJ, 2010. v. 01.

3.
FERREIRA, A. H.. Espaço Vigiado: controle social e criminalização na Vila Boa de GOyaz no século XIX (Cidade de Goiás). In: II Simpósio Nacional do Centro Interdisciplinar de Estudos África-Américas e VIII Semana de Geografia e VIII Semana de História. Território, Religião, Raça e Educação., 2009, Anápolis - Goiás. II Simpósio Nacional do Centro Interdisciplinar de Estudos África-Américas e VIII Semana de Geografia e VIII Semana de História. Território, Religião, Raça e Educação.. Anápolis - Goiás: CieAA/UEG, 2009. v. 01. p. 54-55.

Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, A. H.; MARTINS, T. C. . ?Possíveis efeitos negativos em relação ao aumento do tempo de internação no sistema socioeducativo?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FERREIRA, A. H.; BODE, P. ; NASCIMENTO, E. . Práticas e representações sociais de promoção e defesa de Direitos Humanos: uma experiência da advocacia popular. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
FERREIRA, A. H.. AS PERMANÊNCIAS DA VIOLÊNCIA COLONIZADORA E O ACÚMULO DO PODER PUNITIVO NAS TRADIÇÕES HISTÓRICO-CULTURAIS DE GOYAZ: O ANHANGUERA VIVE NO CORAÇÃO DA CAPITAL GOIANA!. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FERREIRA, A. H.. 'Direitos Humanos, Justiça e Federalização das Investigações Criminais: violações do Estado de Goiás'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FERREIRA, A. H.. Reflexões Dromológicas sobre Tempo, Poder e Direito: tempo consumo versus tempo santuário. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
FERREIRA, A. H.. Quem cria cobra amanhece picado: o senador Demóstenes Torres (DEM/GO) e as fantasias de controle social penal total. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
FERREIRA, A. H.; PORTO, Cláudio de Agatão . Criminalização Da Luta Camponesa: De Formoso e Trombas (1948/1964) ao MST - Estado de Goiás (2004-2011). 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
FERREIRA, A. H.. Direito achado na Rua e o Poder Paralelo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
FERREIRA, A. H.. De Trombas e Formoso ao MST: Criminalização dos Movimentos Sociais Campesinos no Estado de Goiás um exercício da 'Lei e Ordem'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
FERREIRA, A. H.. Advocacia Popular e Assessoria Jurídica Popular: educação popular jurídica em direitos humanos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
FERREIRA, A. H.. O Judiciário e os Movimentos Sociais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
FERREIRA, A. H.. Criminalização dos Movimentos Sociais Campesinos no Estado de Goiás um exercício da 'Lei e Ordem'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
FERREIRA, A. H.; FERREIRA, M. M. C. . TEMPOS E CONTRA-TEMPOS NO CALENDÁRIO ESCOLAR DO-NO CAMPO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
BORGES, Rafael Caetano ; FERREIRA, A. H. . A GLOBALIZAÇÃO DA ?TOLERÂNCIA ZERO? E O ?ESTADO CENTAURO?: O ?CHOQUE DE ORDEM? E UMA POLÍTICA CRIMINAL DE REPRESSÃO MÁXIMA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
FERREIRA, A. H.. O FUTURO QUE SE FAZ AGORA E O TEMPO SANTUÁRIO: REFLEXÕES DROMOLÓGICAS SOBRE TEMPO, PODER E DIREITO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
FERREIRA, A. H.. O EXERCÍCIO DA VIOLÊNCIA POLICIAL E O ?SISTEMA PENAL SUBTERRÂNEO? ? ESTADO DE GOIÁS - 2003 A 2010: ?PAPAI FAZ, MAMÃE CRIA E NÓS MATA!. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
FERREIRA, A. H.. Populismo Punitivo á Brasileira: A Segurança Nacional sob a insígnia da Tolerância Zero. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
FERREIRA, A. H.. Violência no Espaço Rural. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
FERREIRA, A. H.. Criminalização dos Movimentos Sociais e da Pobreza: LGBT, negros, mulheres e juventude. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
FERREIRA, A. H.. Ditos e interditos do populismo punitivo: Tolerância Zero e Lei e Ordem - Estado de Goiás - 2003 a 2009. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
FERREIRA, A. H.. ?TOLERÂNCIA ZERO? E ?LEI E ORDEM?: os ditos e os interditos do poder punitivo ? Estado de Goiás de 2003 a 2009.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
FERREIRA, A. H.. O avanço do ?Estado Centauro? e a Ascensão das políticas públicas de segurança de Tolerância Zero e da Lei e Ordem: reflexões do ultra encarceramento, da prisão ?brusiness?, do populismo punitivo e do controle social do medo.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
FERREIRA, A. H.; MOREIRA, Érika Macedo ; FARAH, M. F. . Estratégias jurídicas de Defesa dos trabalhadores rurais no polígono da Maconha. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
FERREIRA, A. H.. Terra que tem canoa, atabaque não fala: criminalização e resistências das manifestações da cultura popular no Estado de Goiás ? do século XIX às reminiscências atuais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
FERREIRA, A. H.; FERREIRA, M. M. C. . EDUCAÇÃO PARA O CAMPESINATO NO MUNICÍPIO DE GOIÁS. TEMPO E CONTRATEMPO NO CALENDÁRIO ESCOLAR DO CAMPO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
FERREIRA, A. H.. ?DO SONHO REAL AO PESADELO LEGAL? UMA REFLEXÃO CRIMINOLÓGICA DA (DES) OCUPAÇÃO ?SONHO REAL? GOIÂNIA-GO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
FERREIRA, A. H.. Espaço Vigiado: controle social e criminalização na Vila Boa de GOyaz no século XIX (Cidade de Goiás). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
FERREIRA, A. H.. Sob olhar criminológico: Elementos da 'Common Law', o ultra encarceramento dos derscatáveis, a menos-valia e os inimigos do Direito Penal, 2009, Meio de divulgação impressa e eletrônica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
FERREIRA, A. H.. Acesso a justiça e Direitos Humanos: Assessoria Jurídica Popular. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

30.
FERREIRA, A. H.. I Conselho Regional de Entidades REpresentativas dos Estudantes de DIreito- CORERED. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
FERREIRA, A. H.; FERREIRA, M. M. C. ; TORRES, Marcos Antônio Cunha . O TEMPO E AS MATRIZES AFRICANAs. Cidade de Goiás: Universidade Federal de Goiás, 2011 (Capítulo de Livro (em Prelo)).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FERREIRA, A. H.. Goiás é o segundo em impunidade policial. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
FERREIRA, A. H.. Caso de garoto desaparecido após abordagem policial em Goiânia faz oito anos. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
FERREIRA, A. H.. Advogado compara casos de desaparecidos. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
FERREIRA, A. H.. Advogado compara caso de garoto desaparecido há oito anos com o de Eliza Samudio. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
FERREIRA, A. H.. Caso de garoto desaparecido após abordagem de policiais em Goiânia faz oito anos. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
FERREIRA, A. H.; ROCHA, M. B. . Assistente de Acusação no Caso Davi Sebba - Advogado executado no estacionamento do Carrefour - Goiânia - Julho de 2012. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

7.
FERREIRA, A. H.. 'Inquérito que investiga morte de Davi Sebba está incompleto, diz advogado'. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
FERREIRA, A. H.; ROCHA, M. B. . Comitiva Esperança em Brasília. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

9.
FERREIRA, A. H.. Crimes Sem Punição. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

10.
FERREIRA, A. H.; ROCHA, M. B. . Deputados e familiares de Davi Sebba se reúnem com ministro da Justiça. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

11.
FERREIRA, A. H.; NASCIMENTO, E. . A Luta Continua II do Sonho Real ao Real COnquista. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

12.
FERREIRA, A. H.; FERREIRA, A. S. . Criminalização dos Movimentos Sociais: sete Trabalhadores Sem Terras Livres em Acreúna!. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

13.
FERREIRA, A. H.; FERREIRA, A. S. . Criminalização dos Movimentos Sociais: sete Trabalhadores Sem Terras Livres em Acreúna - GO!. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
FERREIRA, A. H.. Curso de Formação para Agentes COmunitários de Justiça e Cidadania. 2015. .

2.
FERREIRA, A. H.; REMIJO, A. P. ; REMIJO, D. M. ; SILVA FILHO, L. F. . Guia de da Rede de Atendimento do Município de Goiás. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha - Guia de Rede de Atendimento do Município de Goiás - Núcleo de Justiça Comunitária).

3.
FERREIRA, A. H.; PORTO, Cláudio de Agatão ; FREITAS, C. C. R. ; CAROLINE, R. . ?Curso de Capacitação de Direitos Humanos e Registro Civil de Nascimento: Direito ao nome pelo fim do Sub-registro de nascimento?. 2014. .

4.
FERREIRA, A. H.. 'Direitos Humanos, Justiça e Federalização das Investigações Criminais: violações do Estado de Goiás'. 2013. .

5.
FERREIRA, A. H.. Direito achado na Rua e o Poder Paralelo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
FERREIRA, A. H.. De Trombas e Formoso ao MST: Criminalização dos Movimentos Sociais Campesinos no Estado de Goiás um exercício da 'Lei e Ordem'. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
FERREIRA, A. H.. Advocacia Popular e Assessoria Jurídica Popular: educação popular jurídica em direitos humanos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
FERREIRA, A. H.. O Judiciário e os Movimentos Sociais. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
FERREIRA, A. H.. Criminalização dos Movimentos Sociais Campesinos no Estado de Goiás um exercício da 'Lei e Ordem'. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
FERREIRA, A. H.. Socioeducação e Responsabilização: Natureza e Dupla Face da Medida Socioeducativa entre o sancionatório ao pedagógico'. 2012. .

11.
FERREIRA, A. H.; PORTO, Cláudio de Agatão . Socioeducação e Responsabilização: Natureza e Dupla Face da Medida Socioeducativa entre o sancionatório ao pedagógico'. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila no Curso de Aperfeiçoamento/Formação do SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducat).

12.
FERREIRA, A. H.. Criminalização dos Movimentos Sociais Campesinos no Estado de Goiás um exercício da 'Lei e Ordem'. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de apoio ao 2º Seminário Movimentos Sociais e Democratização do Estado).

13.
FERREIRA, A. H.. De Trombas e Formoso ao MST: Criminalização dos Movimentos Sociais Campesinos no Estado de Goiás um exercício da 'Lei e Ordem'. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila à 2ª Etapa da V - Escola de Formação Política de Educadores Populares - Tema:"Sonhos e resi).

14.
FERREIRA, A. H.. DEMOCRACIA, SEGURANÇA PÚBLICA E VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
FERREIRA, A. H.. Movimento SEM TETO EM GOiás - estudo de caso Desocupação Forçada Parque Oeste Industrial. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
FERREIRA, A. H.. O EXERCÍCIO DA VIOLÊNCIA POLICIAL E O ?SISTEMA PENAL SUBTERRÂNEO? ? ESTADO DE GOIÁS - 2003 A 2010: ?PAPAI FAZ, MAMÃE CRIA E NÓS MATA!. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
FERREIRA, A. H.. A Política Proibicionista e a Criminalização do uso de Drogas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
FERREIRA, A. H.. Violência no Espaço Rural. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
FERREIRA, A. H.. Criminalização dos Movimentos Sociais e da Pobreza: LGBT, negros, mulheres e juventude. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
FERREIRA, A. H.; FERREIRA, M. M. C. . TEMPOS E CONTRA-TEMPOS NO CALENDÁRIO ESCOLAR DO-NO CAMPO. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
FERREIRA, A. H.; PORTO, Cláudio de Agatão ; SILVA, Gustavo Sabino Alcântara ; FERREIRA, A. S. . Módulo I: Formação Continuada dos Profissionais do Sistema Sócio-Educativo do Estado de Goiás. 2010. .

22.
FERREIRA, A. H.; FERREIRA, A. S. ; PORTO, Cláudio de Agatão ; SILVA, Gustavo Sabino Alcântara . Módulo III - Formação Continuada dos Profissionais do Sistema Sócio-Educativo do Estado de Goiás. 2010. .

23.
FERREIRA, A. H.; FERREIRA, A. S. ; PORTO, Cláudio de Agatão ; SILVA, Gustavo Sabino Alcântara . Módulo II: Formação Continuada dos Profissionais do Sistema Sócio-Educativo do Estado de Goiás. 2010. .

24.
FERREIRA, A. H.. PROJETO: EDUCAÇÃO NO CAMPO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS NAS ESCOLAS POLOS RURAIS DE GOIÁS. Curso: Direitos Constitucionais, Previdenciários e Trabalhistas dos trabalhadores rurais.. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

25.
FERREIRA, A. H.. PROJETO: EDUCAÇÃO NO CAMPO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS NAS ESCOLAS POLOS RURAIS DE GOIÁS. Curso: Direitos Constitucionais, Previdenciários e Trabalhistas dos trabalhadores rurais.. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

26.
FERREIRA, A. H.. Disciplina de 'Direitos Humanos e Cidadania' no III Curso de Formação de Agentes Penitenciários Federais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

27.
FERREIRA, A. H.; PORTO, Cláudio de Agatão ; SILVA, Gustavo Sabino Alcântara ; FERREIRA, A. S. . HISTÓRIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NO BRASIL. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila no Curso de Formação Continuada dos Profissionais do Sistema Sócio-Educativo do).

28.
FERREIRA, A. H.; PORTO, Cláudio de Agatão . Disciplina de 'Direitos Humanos e Cidadania'. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila da Disciplina de "Direitos Humanos e Cidadania" no III Curso de Formação de Agentes Peniten).

29.
FERREIRA, A. H.. Oficina Iniciatória do Teatro do Oprimido - Jogos e Exercícios. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

30.
FERREIRA, A. H.; PORTO, Cláudio de Agatão ; FERREIRA, A. S. ; SILVA, Gustavo Sabino Alcântara ; FARAH, M. F. . Curso de Capacitação em Direitos Humanos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

31.
FERREIRA, A. H.; FERREIRA, A. S. ; PORTO, Cláudio de Agatão ; BIZINOTTO, Kelly ; FARAH, M. F. ; FIDELES, Junior ; FREITAS, C. C. R. ; MOREIRA, Érika Macedo ; SILVA, Gustavo Sabino Alcântara ; MIRANDA, C. ; Freitas, R. . Cartilha Didática e de Consulta - Direitos Humanos. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha Didática e de Consulta - Direitos Humanos).

32.
FERREIRA, A. H.; PORTO, Cláudio de Agatão ; FARAH, M. F. ; FERREIRA, A. S. . Curso de Capacitação em Direitos Humanos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

33.
FERREIRA, A. H.. Exploração do Trabalho Infantil?,. 2008. .

34.
FERREIRA, A. H.. A polêmica da maioridade penal?,. 2008. .

35.
FERREIRA, A. H.. ?Trabalho Escravo". 2008. .

36.
FERREIRA, A. H.. ?Violência Policial em Goiânia. 2008. .

37.
FERREIRA, A. H.; FARAH, M. F. ; FREITAS, C. C. R. ; Freitas, R. . A trajetória da Assessoria Jurídica Popular no Estado de Goiás. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

38.
FERREIRA, A. H.; FARAH, M. F. . I Curso de Formação Continuada aos Agentes do SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo). 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

39.
FERREIRA, A. H.. A Redução da Maioridade Penal. 2007. .

40.
FERREIRA, A. H.. Trabalho Infantil. 2007. .

41.
FERREIRA, A. H.. ?Teatro do Oprimido. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

42.
FERREIRA, A. H.. Teatro do Oprimido. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

43.
FERREIRA, A. H.. Direitos Humanos e Violência. 2006. .

44.
FERREIRA, A. H.. Direito à moradia e o massacre no Sonho Real. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

45.
FERREIRA, A. H.. Teatro do Oprimido. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

46.
FERREIRA, A. H.; FREITAS, C. C. R. ; Freitas, R. . Direitos Políticos, Civis, Econômicos, Sociais e Culturais e a Criminalização dos Movimentos Sociais. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

47.
FERREIRA, A. H.. Palestra no Painel de Abertura: ?Reforma Urbana - Estatuto da Cidade: Desocupação Sonho Real?.. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

48.
FERREIRA, A. H.. Despejo Forçado Sonho Real. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

49.
FERREIRA, A. H.. Formação de Multiplicadores no Teatro do Oprimido. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

50.
FERREIRA, A. H.. "Advocacia e Assessoria Jurídica Popular- desafios e perspectivas". 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

51.
FERREIRA, A. H.. "Criminalização dos Movimentos Sociais". 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

52.
FERREIRA, A. H.; FREITAS, C. C. R. ; Freitas, R. ; FARAH, M. F. . I Encontro da RENAP - GO- "Assessoria Juridica Popular em Goiás - QUem nao tem passado se contenta com o futuro". 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

53.
FERREIRA, A. H.; FARAH, M. F. . ?Evolução Histórica dos Direitos Humanos?. 2004. .

54.
FERREIRA, A. H.; FREITAS, C. C. R. ; FARAH, M. F. . Evolução Histórica dos Direitos Humanos e os Movimentos Sociais. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

55.
FERREIRA, A. H.. Direitos e Garantias Constitucionais e a Reforma Agrária. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

56.
FERREIRA, A. H.. Curso de Extensão junto à Pro - Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC): ?Projeto de Difusão em Direitos Humanos com o Movimento HIP HOP de Goiás- Coletivo de Produção Marginal?. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

57.
FERREIRA, A. H.. I Conferência Municipal de Juventude.. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

58.
FERREIRA, A. H.. Semana Jurídica XI de Maio - Direito, Justiça e Democracia.. 2003. .

59.
FERREIRA, A. H.. Semana Cultural e Científica - 70 anos de Luta - CAXIM. ?Defensoria Pública?.. 2003. .

60.
FERREIRA, A. H.. Palestra ?Integração Econômica: América Latina frente à Globalização?, ministrada pelo Embaixador Cubano, Dr. Jorge Lezcano Pérez.. 2003. .

61.
FERREIRA, A. H.. Conselho Regional de Entidades Representativas dos estudantes de Direito - CORERED, Gestão 2002-2003, Coordenação Regional dos Estudantes de Direito. Federação Nacional dos Estudantes de Direito (FENED).. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

62.
FERREIRA, A. H.. Curso de Extensão junto à Pro - Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC): ?1º Curso de Capacitação em Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular?,. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

63.
FERREIRA, A. H.. Semana do Estudante.. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

64.
FERREIRA, A. H.. Congresso Novas Perspectivas da Estrutura Jurídica Brasileira. 2002. .

65.
FERREIRA, A. H.. Mini - Curso de Oratória - Prof. Jerônimo Geraldo de Queiroz.. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

66.
FERREIRA, A. H.. Semana Juridica XI de Maio- Diagnóstico e Perspectivas do Direito Penal.. 2002. .

67.
FERREIRA, A. H.. ?Hacia uma Ciudadania Renovada?.. 2002. .

68.
FERREIRA, A. H.. Conselho Nacional de Entidades Representativas dos estudantes de Direito - CONERED, Gestão 2002-2003, Coordenação Nacional dos Estudantes de Direito. Federação Nacional dos Estudantes de Direito (FENED). Gestão Direito em Movimento.. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

69.
FERREIRA, A. H.. I Congresso Gestão: Direito Penal com ênfase em Criminalidade. 2001. .

70.
FERREIRA, A. H.. I Simpósio de Direito Administrativo e Constitucional. 2001. .

71.
FERREIRA, A. H.. Ciclo de Palestras sobre Ciências Penais.. 2000. .

72.
FERREIRA, A. H.. I Seminário sobre Liberdade de Imprensa.. 2000. .


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
FERREIRA, A. H.. I Mostra Pública Projeto Cultural Teatro do Oprimido "Violência Doméstica". 2005. Teatral.

Música
1.
FERREIRA, A. H.; TOCHA, T. ; VAZ, P. . Pocket Show - Semana do Meio Ambiente. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

2.
FERREIRA, A. H.; LOBO, D. ; TOCHA, T. ; VAZ, P. . Show - Semana do Meio Ambiente. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

3.
FERREIRA, A. H.; LOBO, D. ; TOCHA, T. ; VAZ, P. . Show - Maluca Beleza Bar - Itacaré - BA. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

4.
FERREIRA, A. H.; LOBO, D. ; TOCHA, T. ; VAZ, P. . Show - I Festival Cidade Criativa - Senador Canedo ? GO. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

5.
FERREIRA, A. H.; LOBO, D. ; TOCHA, T. ; VAZ, P. . Oficina de Percussão ? III Mostra Cultural e Pedagógica do SESI SENAI ? Aparecida de Goiânia ? GO. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

6.
FERREIRA, A. H.; LOBO, D. ; TOCHA, T. ; VAZ, P. . Show ? III Mostra Cultural e Pedagógica doSESI SENAI ? Aparecida de Goiânia ? GO. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

7.
FERREIRA, A. H.; LOBO, D. ; VAZ, P. ; TOCHA, T. . Show - Projeto Grande Hotel Vive o Choro - Goiânia ? GO. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

8.
FERREIRA, A. H.; LOBO, D. ; TOCHA, T. ; VAZ, P. . Show ? Loop Studio/Pizza/Pub ? Goiânia - GO. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

9.
FERREIRA, A. H.; LOBO, D. ; TOCHA, T. ; VAZ, P. . Show - Projeto Grande Hotel Vive o Choro - Goiânia - GO. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

10.
FERREIRA, A. H.; LOBO, D. ; TOCHA, T. ; VAZ, P. . Show - Aniversario da Fábrica Cultura Coletiva- Metrópoles Retro ? Goiânia - GO. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

11.
FERREIRA, A. H.; LOBO, D. ; TOCHA, T. ; VAZ, P. . Show ? Festival Rock Solidário IV- Goiânia - GO. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

12.
FERREIRA, A. H.; LOBO, D. ; VAZ, P. ; TOCHA, T. . Show ? 63ª Reunião Anual da SBPC- UFG - Goiânia ? GO. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

13.
FERREIRA, A. H.; LOBO, D. ; TOCHA, T. ; VAZ, P. . Show ? 2º Revirada Cultural ? Goiânia ? GO. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

14.
FERREIRA, A. H.; LOBO, D. ; VAZ, P. ; TOCHA, T. . Show ? 12º Canto da Primavera ?Pirenópolis - GO. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

15.
FERREIRA, A. H.; LOBO, D. ; TOCHA, T. ; VAZ, P. . Show ? Festival Universo Paralello ? Pratigi ? Ba. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

16.
FERREIRA, A. H.; LOBO, D. ; TOCHA, T. ; VAZ, P. . Oficina de Percussão - Ciranda Cultural do Cerrado? Formosa ? GO. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

17.
FERREIRA, A. H.; LOBO, D. ; TOCHA, T. ; VAZ, P. . Show - Ciranda Cultural do Cerrado ? Formosa ? GO. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

18.
FERREIRA, A. H.; LOBO, D. ; TOCHA, T. ; VAZ, P. . Show - Ciranda Cultural do Cerrado ? Goiânia ? GO. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

19.
FERREIRA, A. H.; LOBO, D. ; TOCHA, T. ; VAZ, P. . Show - Projeto Discompasso? Rock n? Gol Pub - Goiânia - GO. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

20.
FERREIRA, A. H.; LOBO, D. ; TOCHA, T. ; VAZ, P. . Show - XII FICA (Festival Internacional de Cinema Ambiental) ? Cidade de Goiás ? GO. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

21.
FERREIRA, A. H.; LOBO, D. ; TOCHA, T. ; VAZ, P. . Show ? II Encontro de Malabares e Circo de Anápolis? Anápolis - GO. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

22.
FERREIRA, A. H.; LOBO, D. ; TOCHA, T. ; VAZ, P. . Show de Lançamento do disco 'Sete Quedas'- Teatro Goiânia Ouro ? Goiânia ? GO. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

23.
FERREIRA, A. H.; LOBO, D. ; TOCHA, T. ; VAZ, P. . Show ? Festival Rock Solidário III? Goiânia ? GO. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

24.
FERREIRA, A. H.; LOBO, D. ; VAZ, P. ; TOCHA, T. . Show - Noite das ONG`s? Goiânia ? GO. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

25.
FERREIRA, A. H.; LOBO, D. ; VAZ, P. ; TOCHA, T. . Show - Projeto Segundo Aberta- Teatro Goiânia Ouro ? Goiânia - GO. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

26.
FERREIRA, A. H.; LOBO, D. ; VAZ, P. ; TOCHA, T. . Oficina de Percussão - Domo de La Universidad de Panamá? Panamá City ? Panamá. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

27.
FERREIRA, A. H.; LOBO, D. ; VAZ, P. ; TOCHA, T. . Show - Domo de La Universidad de Panamá? Panamá City ? Panamá. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

28.
FERREIRA, A. H.; LOBO, D. ; VAZ, P. ; TOCHA, T. . Show - X Canto da Primavera? Pirenópolis ? Goiás. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

29.
FERREIRA, A. H.; LOBO, D. ; VAZ, P. ; TOCHA, T. . Show - 15º Goiânia Noise Festival? Goiânia - Goiás. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

30.
FERREIRA, A. H.; LOBO, D. ; VAZ, P. ; TOCHA, T. . Show - VIII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros? São Jorge ? GO. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

31.
FERREIRA, A. H.; LOBO, D. ; VAZ, P. ; TOCHA, T. . Show - VII Festival Vaca Amarela? Goiânia ? GO. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

32.
FERREIRA, A. H.; LOBO, D. ; VAZ, P. ; TOCHA, T. . Show - Projeto 5ª Ativa? Centro Cultural Martim Cererê - Goiânia - GO. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

33.
FERREIRA, A. H.; LOBO, D. ; VAZ, P. ; TOCHA, T. . Show - Goiaba Rock Festival? Inhumas ? GO. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

34.
FERREIRA, A. H.; LOBO, D. ; VAZ, P. ; TOCHA, T. . Show - Brasil Central Music Conference? Goiânia ? GO. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

35.
FERREIRA, A. H.; LOBO, D. ; VAZ, P. ; TOCHA, T. . Oficina de Percussão - Sala Metrò? Lugano ? Suíça. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

36.
FERREIRA, A. H.; LOBO, D. ; VAZ, P. ; TOCHA, T. . Show - Sala Metrò? Lugano ? Suíça. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

37.
FERREIRA, A. H.; LOBO, D. ; VAZ, P. ; TOCHA, T. . Show - Missão do Brasil junto a CPLP? Sala Machado de Assis ? Lisboa - Portugal. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

38.
FERREIRA, A. H.; LOBO, D. ; VAZ, P. ; TOCHA, T. . Pocket Show - Onda Jazz Pub? Lisboa - Portugal. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

39.
FERREIRA, A. H.; LOBO, D. ; TOCHA, T. ; VAZ, P. . Show ? Fábrica Braço de Prata? Lisboa - Portugal. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERREIRA, A. H.; CARVALHO, M. M.; TORRES, Marcos Antônio Cunha. Participação em banca de Aline Gomes Alves.A Recepção do Feminicídio pelo Código Penal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás.

2.
ARAUJO, Alison Cleiton de.; GÓES JÚNIOR, José Humberto; SANTOS, A. A.; FERREIRA, A. H.. Participação em banca de Pedro Gustavo Sousa Lopes.A práxis da assessoria jurídica universitária popular como um caminho para emancipação popular na cidade de goiás. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás.

3.
CARVALHO, M. M.; FERREIRA, A. H.; TORRES, Marcos Antônio Cunha. Participação em banca de Gianelli Maria Silva e Oliveira.Liberdade de Expressão, Livre Pensamento e a possível criminalização da homofobia no novo código penal brasileiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás.

4.
REZEK, Fernanda.; FERREIRA, A. H.; OTONI, P. H.. Participação em banca de João Paulo Ferreira Mendes.O MP na tutela dos Direitos Coletivos e Individuais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás.

5.
DUTRA, R. B.; FERREIRA, A. H.; REZEK, Fernanda.. Participação em banca de Murilo Emos Félix.Da possibilidade de absolvição por clemência no Tribunal do Júri. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás.

6.
FERREIRA, A. H.; MOREIRA, Érika Macedo; TAVARES, A. C. D.. Participação em banca de Gustavo Rodrigues Francisco.O Regime Disciplinar Diferenciado e sua inconstitucionalidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás.

7.
FERREIRA, A. H.; MOREIRA, Érika Macedo; ARAUJO, F. I. C.. Participação em banca de Maiume Suzue Coelho.A Tolerância como primeira resposta ao ato infracional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás.

8.
FERREIRA, A. H.; ANDERY, F. R.; LACERDA, C. E.. Participação em banca de Henrique Santiago de Matos.O sistema penitenciário brasileiro e as possibilidades de ressocialização do encarcerado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás.

9.
MIRANDA, A. A.; FERREIRA, A. H.; CARVALHO, M. M.. Participação em banca de Laís Gonçalves Vitorino.Tráfico de seres humanos: uma questão de direitos humanos e acesso à justiça. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás.

10.
FERREIRA, A. H.; RAMOS, L. S.; ANDERY, F. R.. Participação em banca de Janete Peruca da Silva.A transposição da pena aos familiares: uma reflexão sobre a repressão penal máxima. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás.

11.
SIQUEIRA, J. C. A.; FERREIRA, A. H.; MOREIRA, Érika Macedo. Participação em banca de Verônica Costa Albuquerque.A Violência institucional e o papel dos movimentos sociais na construção da democracia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás.

12.
MOREIRA, Érika Macedo; FERREIRA, A. H.; RAMOS, L. S.. Participação em banca de Natanael Santiago David.O Crime de Colarinho Branco e o Sistema de Controle Social Punitivo à luz da criminologia crítica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás.

13.
MOREIRA, Érika Macedo; FERREIRA, A. H.; SIQUEIRA, J. C. A.. Participação em banca de Maria Inez Pereira Pinheiro.Conflitos Agrários no Maranhão: o caso Conceição Rosa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás.

14.
FERREIRA, A. H.. Participação em banca de Arthur Edmundo de Souza Rios Junior.Parque Oeste Industrial: do sonho real ao pesadelo legal. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás.

15.
FERREIRA, A. H.; FREITAS, C. C. R.. Participação em banca de Ulisses Santos Montai.Flagrante Preparado. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Paulista.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
FERREIRA, A. H.; REZEK, Fernanda.; MOREIRA, Érika Macedo. Bolsistas Projeto PROEXT 2015 - "Além das grades: orientação e acompanhamento jurídico à comunidade carcerária do Território da Cidadania do Rio Vermelho". 2015. Universidade Federal de Goiás.

2.
FERREIRA, A. H.; REZEK, Fernanda.. Banca de Monitoria Direito Penal e Processo Penal. 2015. Universidade Federal de Goiás.

3.
FERREIRA, A. H.; REMIJO, D. M.; REMIJO, A. P.; SILVA FILHO, L. F.. Agente Comunitário de Justiça Comunitária. 2014. Universidade Federal de Goiás.

4.
FERREIRA, A. H.; REZEK, Fernanda.; MOREIRA, Érika Macedo. Grupo de Trabalho n. 03 - Criminologia, Estado Penal & Segurança Pública. 2014. Universidade Federal de Goiás.

5.
FERREIRA, A. H.; MOREIRA, Érika Macedo; REZEK, Fernanda.. Banca de Monitoria Direito Penal e Processo Penal. 2013. Universidade Federal de Goiás.

6.
FERREIRA, A. H.. Grupo Temático "Direito Penal e Direitos Humanos". 2013. Universidade Federal de Goiás.

7.
FERREIRA, A. H.. Grupo de Trabalho - "Criminologia Crítica, Direito Penal e Direitos Humanos". 2013. Universidade Federal de Goiás.

8.
FERREIRA, A. H.; SIQUEIRA, J. C. A.; ANDRADE, S. S.. Grupo Temático nº 09 - Criminalização e resistência dos movimentos sociais (IPDMS). 2012. Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso de Encerramento da Residência Agrária "Turma Dom Tomás Balduino: Ocupar, Resistir e Construir Saberes". Mesa "Reforma agrária, políticas públicas e movimentos sociais". 2015. (Congresso).

2.
IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS.Possíveis efeitos negativos em relação ao aumento do tempo de internação no sistema socioeducativo?. 2015. (Seminário).

3.
Seminário e Oficinas ? Comunicação, Violência e Direitos Humanos.?Quando a dor vira resistência e a resistência vira justiça: federalização dos crimes cometidos por policiais no Estado de Goiás?. 2015. (Seminário).

4.
VI CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA. III ENCONTRO E II CONGRESSO DE PESQUISA DO CURSO DE DIREITO DA REGIONAL CIDADE DE GOIÁS. II SEMINÁRIO DE ESTÁGIO JURÍDICO. AS PERMANÊNCIAS DA VIOLÊNCIA COLONIZADORA E O ACÚMULO DO PODER PUNITIVO NAS TRADIÇÕES HISTÓRICO-CULTURAIS DE GOYAZ: O ANHANGUERA VIVE NO CORAÇÃO DA CAPITAL GOIANA!. 2014. (Congresso).

5.
VIII Encontro de Projetos "Comunicação e Direitos Humanos".?Quando a dor vira resistência e a resistência vira justiça: federalização dos crimes cometidos por policiais no Estado de Goiás?. 2014. (Encontro).

6.
2o Fórum Estadual de Direitos Humanos e Segurança Públicaa.População em Situação de Rua, Higienismo e Permanências Punitivistas. 2013. (Outra).

7.
V CONEPEC - Congresso de Ensino, Pesquisa, Extesão e Cultura Universidade Federal de Goiás - Regional Cidade de Goiás. Criminologia Crítica, Direito Penal e Direitos Humanos. 2013. (Congresso).

8.
VII Encontro de Projetos "Comunicação e Direitos Humanos" -.Quando a dor vira resistência e a resistência vira justiça: Articulação e Fortalecimento do Comitê Goiano pelo Fim da Violência Policial.. 2013. (Encontro).

9.
XII Encontro Goiano dos Estudantes de Direito.Segurança Pública e Direitos Humanos: atos abusivos contra a dignidade humana. 2013. (Encontro).

10.
II Seminário Direito, Pesquisa e Movimentos Sociais - Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais - IPDMS.Quem cria cobra amanhece picado: o senador Demóstenes Torres (DEM/GO) e as fantasias de controle social penal total. 2012. (Seminário).

11.
II Seminário Direito, Pesquisa e Movimentos Sociais - Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais - IPDMS.Criminalização Da Luta Camponesa: De Formoso e Trombas (1948/1964) ao MST - Estado de Goiás (2004-2011). 2012. (Seminário).

12.
XXI Congresso Nacional CONPEDI - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito. Reflexões Dromológicas sobre Tempo, Poder e Direito: tempo consumo versus tempo santuário. 2012. (Congresso).

13.
63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Universidade Federal de Goiás - Faculdade de Ciências Sociais.O EXERCÍCIO DA VIOLÊNCIA POLICIAL E O ?SISTEMA PENAL SUBTERRÂNEO? ? ESTADO DE GOIÁS - 2003 A 2010: ?PAPAI FAZ, MAMÃE CRIA E NÓS MATA!. 2011. (Outra).

14.
Debate Público: A reforma política e eleitoral. 2011. (Outra).

15.
I ? SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR EM SOCIOLOGIA E DIREITO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ESTUDOS GERAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA E DIREITO ? PPGSD.O FUTURO QUE SE FAZ AGORA E O TEMPO SANTUÁRIO: REFLEXÕES DROMOLÓGICAS SOBRE TEMPO, PODER E DIREITO. 2011. (Seminário).

16.
I ? SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR EM SOCIOLOGIA E DIREITO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ESTUDOS GERAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA E DIREITO ? PPGSD.A GLOBALIZAÇÃO DA ?TOLERÂNCIA ZERO? E O ?ESTADO CENTAURO?: O ?CHOQUE DE ORDEM? E UMA POLÍTICA CRIMINAL DE REPRESSÃO MÁXIMA. 2011. (Seminário).

17.
II Congresso Internacional Fórum Universitário Mercosul -FOMERCO. Populismo Punitivo á Brasileira: A Segurança Nacional sob a insígnia da Tolerância Zero. 2011. (Congresso).

18.
6o Encontro Anual da ANDHEP - Direitos Humanos, Cidades e Desenvolvimento.?DO SONHO REAL AO PESADELO LEGAL? UMA REFLEXÃO CRIMINOLÓGICA DA (DES) OCUPAÇÃO ?SONHO REAL? GOIÂNIA-GO. 2010. (Encontro).

19.
Encontro de Educação Para o Campesinato do Município de Goiás: práticas, desafios e proposições para uma educação no campo de Goiás. 23 e 24 de Agosto 2010. Grupo de trabalho: "Tempos e Contra tempos no calendário das escolas no Campo" 30 horas..TEMPOS E CONTRA-TEMPOS NO CALENDÁRIO ESCOLAR DO-NO CAMPO. 2010. (Encontro).

20.
II - Colóquio Internacional Sociabilidades, Poder e Cultura Política - Laboratório Cidade e Poder - UFF - Programa de Estudos Americanos ? UFRJ..Ditos e interditos do populismo punitivo: Tolerância Zero e Lei e Ordem - Estado de Goiás - 2003 a 2009. 2010. (Outra).

21.
III Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da Cidade de Goiás ? Tema ? Universidade: Inclusão e Emancipação, maio 2010,. O avanço do ?Estado Centauro? e a Ascensão das políticas públicas de segurança de Tolerância Zero e da Lei e Ordem: reflexões do ultra encarceramento, da prisão ?brusiness?, do populismo punitivo e do controle social do medo.. 2010. (Congresso).

22.
VIII Congresso Latinoamericano de Sociologia Rural - "América Latina: realineamentos políticos y proyectos en disputa". Estratégias jurídicas de Defesa dos trabalhadores rurais no polígono da Maconha. 2010. (Congresso).

23.
XIV Encontro Regional de História - ANPUH-Rio - Memória e Patrimônio.Terra que tem canoa, atabaque não fala: criminalização e resistências das manifestações da cultura popular no Estado de Goiás ? do século XIX às reminiscências atuais. 2010. (Simpósio).

24.
XIX - Encontro Nacional do CONPEDI - COnselho Nacional de PEsquisa e Pós-Graduação em Direito.?TOLERÂNCIA ZERO? E ?LEI E ORDEM?: os ditos e os interditos do poder punitivo ? Estado de Goiás de 2003 a 2009.. 2010. (Encontro).

25.
XXIX Curso de Práticas de Ensino Policial. 40 horas/aula. Academia Nacional de Polícia. Departamento de Polícia Federal. Ministério da Justiça..XXIX Curso de Práticas de Ensino Policial. 40 horas/aula. Academia Nacional de Polícia. Departamento de Polícia Federal. Ministério da Justiça. 2010. (Outra).

26.
II - Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da Cidade de Goiás (II CONEPEC) - Tema Natureza e Efetividade dos Direitos Humanos. Sob olhar criminológico: Elementos da 'Common Law', o ultra encarceramento dos derscatáveis, a menos-valia e os inimigos do Direito Penal, Novembro, 2009.. 2009. (Congresso).

27.
Seminário Impasses da Política Criminal Contemporânea - Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Instituto Carioca de Criminologia e UFRJ.Seminário Impasses da Política Criminal Contemporânea - Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Instituto Carioca de Criminologia e Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2009. (Seminário).

28.
V Seminário e Colóquio Comemorativo ? Direitos Humanos: trocar experiências e tecer amanhãs. 2008. (Seminário).

29.
I Simpósio Crítico de Ciencias Penais.I Simpósio Crítico de Ciencias Penais. 2006. (Simpósio).

30.
Encontro de Educacao em Direitos Humanos do Estado de Goiás. 2005. (Encontro).

31.
V Fórum Social Mundial. 2005. (Outra).

32.
Congresso Nacional de Direito Alternativo. 2004. (Congresso).

33.
XXV ENED - Encontro Nacional dos Estudantes de Direito. ?Reconstruir a Educação Jurídica - Do direito que temos ao direito que queremos?.. 2004. (Encontro).

34.
1º Congresso da Cidade- Etapa preparatória à conferência nacional das cidades. 2003. (Congresso).

35.
2º Encontro Goiano dos Estudantes de Direito (EGED). ?Direito em Movimento- As reformas do Estado Brasileiro?. 2003. (Encontro).

36.
48º Congresso da União Nacional dos Estudantes. 2003. (Congresso).

37.
Conselho Nacional das Entidades Representativas dos Estudantes de Direito (CONERED).. 2003. (Outra).

38.
Encontro da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares. 2003. (Encontro).

39.
ERED - Encontro Regional dos Estudantes de Direito.. 2003. (Encontro).

40.
III Fórum Social Mundial. 2003. (Outra).

41.
IX Encontro Nacional da RENAP. 2003. (Encontro).

42.
Seletiva da II Temporada do Júri Simulado. 2003. (Outra).

43.
Semana Jurídica XI de Maio- 2003- Direito, Justiça e Democracia. 2003. (Outra).

44.
Seminário Nacional de Políticas Públicas para a Juventude. 2003. (Seminário).

45.
XXIV ENED - Encontro Nacional dos Estudantes de Direito. 2003. (Encontro).

46.
5º Congresso Goiano de Direito Tributário. 2002. (Congresso).

47.
Congresso ?Semana Jurídica XI de Maio- Diagnósticos e Perspectivas do Direito Penal?.. 2002. (Outra).

48.
Congresso Novas Perspectivas da Estrutura Jurídica Brasileira.. 2002. (Congresso).

49.
Conselho Nacional das Entidades Representativas dos Estudantes de Direito (CONERED).. 2002. (Outra).

50.
Encontro da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares.. 2002. (Encontro).

51.
ERED - Encontro Regional dos Estudantes de Direito. 2002. (Encontro).

52.
Fórum Nacional de Segurança Pública. 2002. (Outra).

53.
Mini-Curso de Oratória - Prof. Jerônimo Geraldo de Queiroz. 2002. (Oficina).

54.
Palestra ?Hacia una Ciudadania Renovada?. 2002. (Outra).

55.
Simpósio ?O Rio Araguaia em questão: Hidrovia - sim ou não??. 2002. (Simpósio).

56.
XXIII ENED - Encontro Nacional dos Estudantes de Direito. Direito e Diversidade Cultural. 2002. (Encontro).

57.
Conselho Nacional das Entidades Representativas dos Estudantes de Direito (CONERED).. 2001. (Outra).

58.
I Congresso Gestão: Direito Penal com Ênfase em Criminalidade.. 2001. (Congresso).

59.
I Simpósio de Direito Administrativo e Constitucional.. 2001. (Simpósio).

60.
Mini Curso do XXII ENED ? Encontro Nacional de Estudantes de Direito. Ensino, Pesquisa e Extensão do Direito e no Direito. 2001. (Oficina).

61.
XXII ENED ? Encontro Nacional de Estudantes de Direito. 2001. (Encontro).

62.
2º Forum Nacional de Seguranca Pública. 2000. (Congresso).

63.
5º Congresso GOianio de Direito Tributário. 2000. (Congresso).

64.
ciclo de palestras sobre ciencias penais. 2000. (Congresso).

65.
Congresso. 2000. (Congresso).

66.
Congresso Novas Perspectivas da Estrurura Juridica Brasileira. 2000. (Congresso).

67.
Curso de Globalizacao, Mercosul e Comércio Internacional. 2000. (Outra).

68.
ERED- Encontro Regional dos Estudantes de DIreito. 2000. (Encontro).

69.
II Ciclo de Palestras sobre Ciencias Penais. 2000. (Congresso).

70.
III Jornada Juridica do Estado de Goias. 2000. (Congresso).

71.
I Seminario sobre a Liberdade de Imprensa. 2000. (Seminário).

72.
I SImposio de DIreito Administrativo e COnstitucional. 2000. (Simpósio).

73.
Mini-curso de Oratória Prof. Jeronimo Geraldo de QUeiroz. 2000. (Outra).

74.
Palestra. 2000. (Outra).

75.
Seminario Homem e Ciencia- desafios para o seculo XXI. 2000. (Congresso).

76.
VII Jornada Goiana de FIlosofia do Direito. 2000. (Congresso).

77.
XXII ENED- Encontro Nacional de Estudantes de Direito- Ensino, Pesquisa e Extenso do DIreito e no Direito. 2000. (Encontro).

78.
XXIII ENED- Encontro Nacional dos Estudantes de Direito DIreito e Diversidade Cultural. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERREIRA, A. H.; REMIJO, A. P. ; REMIJO, D. M. ; SILVA FILHO, L. F. . Curso de Formação para Agentes Comunitários de Justiça e Cidadania - Rodas de Conversa. 2015. (Outro).

2.
FERREIRA, A. H.; CHAVEIRO, T. . VI Seminário Pensar Direitos Humanos - Educação e (em) Direitos Humanos: pensar as violências. 2015. (Outro).

3.
FERREIRA, A. H.; BODE, P. ; NASCIMENTO, E. . VI Seminário Pensar Direitos Humanos - Educação e (em) Direitos Humanos: pensar as violências. 2015. (Congresso).

4.
FERREIRA, A. H.. VI CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA. III ENCONTRO E II CONGRESSO DE PESQUISA DO CURSO DE DIREITO DA REGIONAL CIDADE DE GOIÁS. II SEMINÁRIO DE ESTÁGIO JURÍDICO. 2014. (Congresso).

5.
FERREIRA, A. H.; SIQUEIRA, J. C. A. ; ANDRADE, S. S. . II Seminário Direito, Pesquisa e Movimentos Sociais. Grupo Temático nº 09 - Criminalização e resistência dos movimentos sociais. 2012. (Outro).

6.
FERREIRA, A. H.. Oficina Iniciatória do Teatro do Oprimido - Jogos e Exercícios. 2009. (Outro).

7.
FERREIRA, A. H.. I Conferência Municipal de Juventude. 2004. (Outro).

8.
FERREIRA, A. H.. Palestra ?Integração Econômica: América Latina frente à Globalização?,. 2003. (Outro).

9.
FERREIRA, A. H.. Conselho Nacional de Entidades Representativas dos estudantes de Direito - CONERED. 2003. (Outro).

10.
FERREIRA, A. H.. 1º Curso de Capacitação em Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular. 2003. (Outro).

11.
FERREIRA, A. H.. Curso de Extensão: Projeto de Difusão em Direitos Humanos com o Movimento HIP HOP de Goiás- Coletivo de Produção Marginal. 2003. (Outro).

12.
FERREIRA, A. H.. Semana do Estudante. 2003. (Outro).

13.
FERREIRA, A. H.. Conselho Regional de Entidades Representativas dos estudantes de Direito - CORERED. 2003. (Outro).

14.
FERREIRA, A. H.. Ciclo de Palestras sobre Ciências Penais. 2000. (Congresso).

15.
FERREIRA, A. H.. I Seminário sobre a Liberdade de Imprensa. 2000. (Congresso).

16.
FERREIRA, A. H.. I Congresso Gestão: Direito Penal com Ênfase em Criminalidade. 2000. (Congresso).

17.
FERREIRA, A. H.. I Simpósio de Direito Administrativo e Constitucional. 2000. (Congresso).

18.
FERREIRA, A. H.. Congresso Novas Perspectivas da Estrutura Jurídica Brasileira. 2000. (Congresso).

19.
FERREIRA, A. H.. Mini-Curso de Oratória- Prof. Jerônimo Geraldo de Queiroz.. 2000. (Congresso).

20.
FERREIRA, A. H.. Congresso Semana Jurídica XI de Maio: Diagnósticos e Perspectivas do Direito Penal.. 2000. (Congresso).

21.
FERREIRA, A. H.. Palestra Hacia una ciudadania Renovada. 2000. (Congresso).

22.
FERREIRA, A. H.. I Conselho Nacional de Entidades Representativas dos estudantes de direito da Gestao 2002/2003 CONED- Direito em Movimento. 2000. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Admilson Alves do Carmo. A Justiça Restaurativa como fator de pacificação social. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
PEDRO GUILHERME ALVES DE FARIA. A Responsabilidade do Estado frente as violações de Direitos Humanos: Um olhar sobre o exercício da violência policial perpetrada pela polícia militar no estado de Goiás e a responsabilização estatal. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

Iniciação científica
1.
HEITOR AMARAL PEREIRA. Projeto Além das Grades: orientação e acompanhamento jurídico à comunidade carcerária do Território da Cidadania do Rio Vermelho.. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Direito) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
FRANCISCO DE PAULO ARAÚJO. Marrecas na superação da insegurança alimentar no município de São João do Piauí. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito) - Universidade Federal de Goiás, PRONERA. Orientador: Allan Hahnemann Ferreira.

2.
IVO LOURENÇO DA SILVA OLIVEIRA. Impactos socioterritoriais da reforma agrária no município de Caiapônia-Go e o Projeto de Assentamento Cachoeira Bonita: dificuldades e avanços.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Allan Hahnemann Ferreira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ADMILSON ALVES DO CARMO. A JUSTIÇA RESTAURATIVA COMO FATOR DE PACIFICAÇÃO SOCIAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Allan Hahnemann Ferreira.

2.
Frederico Ribeiro Machado. A ineficácia da reabilitação criminal e a estigmatização de egressos do sistema prisional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Allan Hahnemann Ferreira.

3.
PEDRO GUILHERME ALVES DE FARIA. A RESPONSABILIDADE DO ESTADO FRENTE AS VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS: UM OLHAR SOBRE O EXERCÍCIO DA VIOLÊNCIA POLICIAL PERPETRADA PELA POLÍCIA MILITAR NO ESTADO DE GOIÁS E A RESPONSABILIZAÇÃO ESTATAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Allan Hahnemann Ferreira.

4.
Amanda Camilo Garcia Santos. Aplicabilidade da Justiça Restaurativa nas medidas socioeducativas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Allan Hahnemann Ferreira.

5.
Themerson Blenner Cavalcante Souza. A Inaplicabilidade da legislação infanto-juvenil e o poder punitivo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Allan Hahnemann Ferreira.

6.
Aline Gomes Alves. A Recepção do Feminicídio pelo Código Penal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Allan Hahnemann Ferreira.

7.
Zatiamari Alves Siqueira da Silva. A banalização do termo garantia da ordem pública nas prisões preventivas: uma análise crítica da Operação R$ 2,80. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Allan Hahnemann Ferreira.

8.
Maiume Suzue Coelho. A Tolerância como primeira resposta ao ato infracional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Allan Hahnemann Ferreira.

9.
Henrique Santiago de Matos. O sistema penitenciário brasileiro e as possibilidades de ressocialização do encarcerado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Allan Hahnemann Ferreira.

10.
Gustavo Rodrigues Francisco. O Regime Disciplinar Diferenciado e sua inconstitucionalidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Allan Hahnemann Ferreira.

11.
Janete Peruca da Silva. A transposição da pena aos familiares: uma reflexão sobre a repressão penal máxima. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Allan Hahnemann Ferreira.

Iniciação científica
1.
HEITOR AMARAL PEREIRA. Além das grades: orientação e acompanhamento jurídico à comunidade carcerária do Território da Cidadania do Rio Vermelho. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Direito) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Allan Hahnemann Ferreira.

2.
HELOISE ALEIXO RAMOS. CÁRCERE E O ESTADO LAICO. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Direito) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Allan Hahnemann Ferreira.

3.
THAINAN BUENO MORAIS. O INIMIGO NO DIREITO PENAL E O PODER PUNITIVO EM ZAFFARONI. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Direito) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Allan Hahnemann Ferreira.

4.
Guilherme Miguel de Arruda Mendanha. CRIMIDEIA - GRUPO GOIANO DE CRIMINOLOGIA. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Direito) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Allan Hahnemann Ferreira.

Orientações de outra natureza
1.
Alunos 2o Período do Curso de Direito da Faculdade de Jussar. Matrix e a Alegoria da Caverna de Platão. 2008. Orientação de outra natureza - Faculdade de Jussara. Orientador: Allan Hahnemann Ferreira.

2.
Alunos 1o Período do Curso de Direito da Faculdade de Jussar. 1o Juri Simulado Livro Lon. L. Fuller "O caso dos exploradores da caverna". 2008. Orientação de outra natureza. (Direito) - Faculdade de Jussara. Orientador: Allan Hahnemann Ferreira.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 8:30:32