Renata Silva Machado

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  • Última atualização do currículo em 04/09/2018


Professora no Curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Graduada em Ciências Sociais (IFCH/UFRGS) e Mestre em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR/UFRGS) tendo como tema a produção acadêmica sobre os sons da cidade. Atuou como consultora na elaboração de Planos de Habitação de Interesse Social, Plano Diretor, Plano de Revitalização Urbana de Centro Histórico e Plano de Mobilidade Urbana, através de atividades de pesquisa e análise de dados socioeconômicos, redação de relatórios, realização de reuniões com gestores e comunidade. Atuou na área de Educação com ênfase em Avaliação Institucional, principalmente nos seguintes temas: avaliação institucional, inovação na universidade, representações sociais e estudantes. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renata Silva Machado
Nome em citações bibliográficas
MACHADO, R. S.;Machado, Renata Silva

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Arquitetura e Urbanismo.
AC Parque Tecnológico Itaipu
Conjunto B
85867970 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil
Telefone: (45) 35292142
URL da Homepage: www.unila.edu.br/cursos/arquiteturaeurbanismo


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2011
Mestrado em Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Planejamento Urbano na Escuta: Sons da Cidade,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: EBER PIRES MARZULO.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Urbana.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
2002 - 2007
Graduação em Ciências Sociais.
IFCH, UFRGS, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atelier integrado: Arquitetura VIII e Urbanismo V
Metodologia de pesquisa em arquitetura e urbanismo
08/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Política de Equidade de Gênero UNILA, .

Cargo ou função
Integrante da Comissão Institucional para Acompanhamento da Implantação da Política de Equidade de Gênero na UNILA.
06/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território, Centro Interdisciplinar de Território, Arquitetura e Design.

Cargo ou função
Comissão de Implantação do Curso de Graduação em Design.
06/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território, Centro Interdisciplinar de Território, Arquitetura e Design.

Cargo ou função
Comissão de Implantação do Curso de Graduação em Jornalismo.
03/2018 - 07/2018
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos do Território
Estudos Socioeconômicos e ambientais
Planejamento Territorial e Regional I
12/2014 - 12/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território, Centro Interdisciplinar de Território, Arquitetura e Design.

03/2016 - 07/2016
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos do Território
Estudos Socioeconômicos e Ambientais
Urbanismo I
09/2015 - 07/2016
Direção e administração, Departamento de Culturas e Comunicação da Pró-Reitoria de Extensão, .

Cargo ou função
Chefe do Departamento de Culturas e Comunicação ? DECC/PROEX.
08/2015 - 12/2015
Ensino, Ciência Política e Sociologia - Sociedade, Estado e Política Na América Lat, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia Urbana
08/2015 - 12/2015
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos do Território
08/2015 - 12/2015
Ensino, Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de América Latina II
02/2015 - 12/2015
Extensão universitária , Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território, Centro Interdisciplinar de Território, Arquitetura e Design.

Atividade de extensão realizada
Paisagens urbanas: tríplice fronteira imaginada.
02/2015 - 12/2015
Extensão universitária , Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território, Centro Interdisciplinar de Território, Arquitetura e Design.

Atividade de extensão realizada
Patrimônio Cultural de Foz do Iguaçu - Etapa II: mapeamento, registro e cadastro de bens.
04/2015 - 09/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .

Cargo ou função
Conselheira Suplente [representando a COSUEX no CONSUN].
11/2013 - 09/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Superior de Extensão, .

Cargo ou função
Conselheira Representante dos Centros Interdisciplinares na Comissão Superior de Extensão.
07/2013 - 09/2015
Direção e administração, Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território, Centro Interdisciplinar de Território, Arquitetura e Design.

Cargo ou função
Coordenadora do Centro Interdisciplinar de Território, Arquitetura e Design.
07/2013 - 09/2015
Direção e administração, Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território, .

Cargo ou função
Direção colegiada do Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território.
03/2015 - 07/2015
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Urbanismo III
03/2015 - 07/2015
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Urbanismo I
09/2014 - 12/2014
Extensão universitária , Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território, Centro Interdisciplinar de Território, Arquitetura e Design.

Atividade de extensão realizada
Patrimônio C ultural de Foz do Iguaçu - Etapa I: um sistema para mapeamento, registro e cadastro de bens.
08/2014 - 12/2014
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Urbanismo III
12/2013 - 11/2014
Extensão universitária , Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território, Centro Interdisciplinar de Território, Arquitetura e Design.

Atividade de extensão realizada
Paisagens urbanas: Foz do Iguaçu IMAGInada.
03/2014 - 07/2014
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Urbanismo I
03/2014 - 07/2014
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ARQ 0055 Tópicos especiais em arquitetura e urbanismo ? das imagens da cidade: paisagem
01/2013 - 07/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Arquitetura e Urbanismo, .

Cargo ou função
Comissão de implantação do curso de Arquitetura e Urbanismo.
09/2013 - 02/2014
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos socioeconômicos
Fundamentos de América Latina IV
09/2013 - 12/2013
Extensão universitária , Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território, Centro Interdisciplinar de Território, Arquitetura e Design.

Atividade de extensão realizada
ABAPORU ? Curso de desenho e noções artísticas.
05/2013 - 09/2013
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução ao urbanismo
Sociologia do território

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 4
Outras informações
Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Identidade e Território/ Faculdade de Arquitetura.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mediadora, Carga horária: 20
Outras informações
Mediadora no Museu da Universidade durante o período de exibição da exposição Visões da Terra.

Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Participação no Grupo de Pesquisa Inovação e Avaliação na Universidade.


Pixel Planejamento, PIXEL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Socióloga, Carga horária: 30

Atividades

04/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Planejamento Urbano, .

Cargo ou função
Socióloga e Planejadora Urbana na elaboração de Plano Diretor Participativo.
08/2011 - 02/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pesquisa Social, .

Cargo ou função
Socióloga e Planejadora Urbana na realização do IV Censo de Vilas de Porto Alegre - DEMHAB.
08/2011 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Habitação de Interesse Social, .

Cargo ou função
Socióloga e Planejadora Urbana na elaboração de Planos Habitacionais de Interesse Social.

Oscar Escher Arquitetura, Paisagismo, Urbanismo, OE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Coordenadoria de Pesquisa Social, Carga horária: 30



Linhas de pesquisa


1.
DIREITO À DIVERSIDADE E AO PATRIMÔNIO CULTURAL: trajetórias, práticas e fazeres num contexto fronteiriço e de cidade média


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Habitação, desenvolvimento territorial e tecnologia social na região transnacional: tecnologias não convencionais, saberes populares e melhoria habitacional em Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad Del Este
Descrição: O Projeto Habitação, desenvolvimento territorial e tecnologia social na região transnacional: tecnologias não convencionais, saberes populares e melhoria habitacional em Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad Del Este, submetida ao edital FPTI-BR 058/2014. Compreende-se por tecnologia social na habitação, a produção autogestionada e com insumos e sistemas construtivos, convencionais ou não, existentes em contextos de limitação material e econômica, como a produção de muitas práticas construtivas da região transnacional entre Brasil, Argentina e Paraguai. Nesta direção, pretende-se investigar ao longo de 18 meses: (a) demandas habitacionais qualitativas nas cidades de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este; (b) inventariar e criar formas de participação e mecanismos de autogestão na região transnacional; (c) inventariar e testar técnicas construtivas locais. Objetiva-se, com isso, refinar-se o referencial teórico sobre tecnologias sociais voltadas para a habitação, empoderando populações e, mais objetivamente, contribuir para que se amplie a provisão habitacional e a assessoria técnica gratuita, ensejando um egresso da graduação identificado com esta questão social..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Renata Silva Machado - Integrante / Leonardo dos Passos Miranda Name - Integrante / Andréia da Silva Moassab - Coordenador / Patrícia Zandonade - Integrante / Egon Vettorazzi - Integrante / Márcia Aparecida Procopio Scheer - Integrante / Lidia Tellez Ramos - Integrante / Geovanny Flores Martinez - Integrante / Rogelio Noriega Cáceres - Integrante / Sergio Bellino Roca - Integrante / Maicon Rodrigo Rugeri - Integrante / Clerdine Luberisse - Integrante / Luis Felipe Rodrigues - Integrante / Rawnier da Silva Costa - Integrante.Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Parque Tecnológico Itaipu Brasil - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
Direito a Diversidade e ao Patrimônio Cultural: trajetórias, práticas e fazeres num contexto fronteiriço e de cidade média
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Análise do Impacto da Educação para o Território na Consolidação de Políticas Públicas Locais a Partir de Estudo de Caso em Foz do Iguaçu
Descrição: O projeto de pesquisa Análise do Impacto da Educação para o Território na Consolidação de Políticas Públicas Locais a partir de Estudo de Caso em Foz do Iguaçu se propõe a analisar os impactos da educação para território, isto é, o impacto para a reversão do quadro de esvaziamento dos planos participativos em nível local, observado em todo o país, por meio da educação de jovens. Para este fim, será estudado o impacto do projeto de extensão da UNILA, Educação para a Cidadania e o Território , em desenvolvimento na escola estadual Gustavo Dobrandino, no bairro de Porto Meira, em Foz do Iguaçu. As aulas ministradas na escola estadual têm como principal objetivo ampliar a participação popular em Foz do Iguaçu e região, a médio e longo prazo. Desta feita, o projeto de pesquisa ora proposto pretende avaliar o impacto da referida ação de extensão, por meio do método etnográfico e de mapeamento diagramático. O contexto desta pesquisa insere-se num momento recente de balanço dos dez anos do Estatuto da Cidade, o qual tem demonstrado que apesar da obrigatoriedade dos municípios desenvolverem seus planos com ampla participação popular, em grande parte dos casos as assembleias estão esvaziadas e as decisões permanecem concentradas nos grupos historicamente detentores do poder. Por conseguinte, é essencial para aprofundamento da democracia e atendimento de direitos fundamentais que a população tenha uma maior compreensão da dimensão territorial e das interferências de decisões do poder público sobre o seu cotidiano. Entendemos que uma fraca percepção da maior parte da população do quanto a gestão do território interfere nas diversas esferas do cotidiano é das principais causas para o esvaziamento de audiências públicas e de manutenção de práticas excludentes por parte dos poderes historicamente instalados. Muitas vezes falta clareza às pessoas de como a participação popular pode de fato alterar e melhorar o seu cotidiano, desde decisões quanto à localização de escolas ou até o investimento na habitação, em transporte e assim por diante. Em outras palavras, esta pesquisa pretende verificar possíveis alterações no cotidiano dos jovens alunos do projeto extensão, no que concerne a uma maior conscientização sobre a participação popular nas políticas públicas do território, mais especificamente, nos planos locais (plano diretor, planos de habitação, planos de mobilidade etc). Inserir a questão das cidades, sob esta ótica, na educação de jovens, significa trazer o território e o direito à cidade para um universo fundamental para a construção da cidadania e o exercício de direitos, com impactos significativos no aprofundamento da democracia. Vale destacar que o tema e o objeto da pesquisa são concernente a diversas áreas do conhecimento e curso de graduação da UNILA, em especial, arquitetura e urbanismo, geografia, ciências políticas e ciências sociais. Deste modo, o envolvimento de estudantes nesta pesquisa os aproximará não apenas de técnicas e métodos científicos de pesquisa, mas, sobretudo, de uma reflexão qualificada sobre a sua futura área profissional. Desta feita, este projeto de pesquisa ao mesmo tempo de relevante para a sua área de inserção, atende aos objetivos de um programa de iniciação científica, uma vez que é factível e viável para o treinamento de estudantes graduação em aprendizagem de técnicas e métodos científicos ao longo de um ano. Finalmente, há que se destacar a relevância dos resultados da pesquisa, devido ao seu potencial de disparar dois debates fundamentais na formulação e implementação de políticas públicas no país: (1) a necessidade da inclusão de disciplina sobre território e cidadania no ensino médio e (2) a inclusão do ensino sobre território e cidadania como atribuição profissional do arquiteto e urbanista..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Renata Silva Machado - Integrante / Andréia da Silva Moassab - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Bolsa.
2014 - Atual
[cartografias alternativas]: centralidades e (i)mobilidades na área transfronteiriça de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este
Descrição: O desenvolvimento econômico e o turismo são o centro das narrativas e discursos sobre a conurbação urbana transnacional entre as cidades de Foz do Iguaçu (Bra-sil), Puerto Iguazú (Argentina) e Ciudad del Este (Paraguai), no Alto Paraná. Ambos influenciam tanto a produção, a percepção e a projeção de suas centralidades urbanas desta área transfronteiriça, sejam elas econômicas, políticas ou simbólicas, quanto a estruturação regional. No entanto, não são suficientes para vencer oos padrões de segregação, tampouco estancar a espacialização das diferenças de classe, gênero ou raça que marcam o território. Objetiva-se, neste contexto, mapear centralidades e experiências do tempo e do espaço da conurbação ur-bana entre Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este, perguntando-se sobre alternativas às centralidades urbanas produzidas por hegemonias de diferentes escalas. Entende-se que a produção de mapas é da ordem das linguagens, por-tanto das narrativas e dos discursos, assim estando claramente associadas a de-terminadas culturas e a determinados territórios de enunciação. Propõe-se, tendo-se a referida área transfronteiriça como rico e complexo laboratório de investiga-ção, repensar a cartografia a partir de práticas e técnicas que levem em conta categorias analíticas que auxiliem a compreensão dos processos espaciais de for-ma não estática, buscando linguagens não hegemônicas para mapear discursos hegemônicos e fornecer meios para a representação e expressão de grupos ex-cluídos, marginalziados ou subalternizados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Renata Silva Machado - Integrante / Leonardo dos Passos Miranda Name - Coordenador / Andréia da Silva Moassab - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Bolsa.
2008 - 2010
Identidade Nacional e Território na Cinematografia Brasileira
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Renata Silva Machado - Integrante / Eber Pires Marzulo - Coordenador / Henrique Lorea Leite - Integrante / Talins Pires de Souza - Integrante / Ecléa Morais Müllich - Integrante.
2005 - 2007
Avaliação Participativa On Line e OffLine: estudos integrados e interinstitucionais sobre práticas de avaliação para inclusão e participação
Descrição: Esta investigação propõe captar, registrar e analisar formatos de avaliação Participativa (AP) on line e off line em cenários universitários e de outros níveis e expressões pedagógicas com os quais a universidade mantenha relações: ensino presencial, não presencial, cursos e currículos em Educação a distância (EAD), ações sociais em periferias urbanas com e sem suporte de saberes-fluxo. Este objeto tem natureza pedagógica e política. A sinergia entre avaliação e tecnologia exige novas habilidades cognitivas e reconfiguração de tarefas e métodos (Landow). À pedagogia compete entender e interpretar novos dispositivos, aprendizagens personalizadas e colaborativas e colocar propostas avaliativas que dêem conta de tempo, lugar e territórios novos. Pretende-se verificar: (a)formas (b) intensidade da participação (c) níveis de controle dos sujeitos. A pesquisa avaliativa será desenvolvida com equipe multidisciplinar nos cenários: CINTED e MEAD (UFRGS), Avaliação digital na Graduação (IPA), Projeto Tribunos da Cidadania (UFPel), ONG Afaso (PUC). Mini Estudos Etnográficos (Knapp) serão empregados e os dados analisados com suporte do softer NUD' IST. Resultados esperados: (1) descrição formatos AP- currículos, aulas, cursos presenciais, EADs (2) observadas pelos pesquisadores ou entendidas e relatadas pelos alunos e/ou participantes de ações sociais em comunidades periféricas; (3) planejadas pelos coordenadores de redes e EAD. Produtos: teses doutorado, banco de dados, artigos, workshops e oficinas; parceria com Observatório NTs - UDELAR-UNESCO e com PGIE-UFRGS..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Renata Silva Machado - Integrante / Denise Balarine Cavalheiro Leite - Coordenador / Cristina Contera - Integrante / Maria Cecilia Lorea Leite - Integrante / Marlis Polidori - Integrante / Marieta Reis - Integrante / Genro, Maria Elly Herz - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 12
2003 - 2005
Avaliação, auto-análise institucional e gestão das universidades. Um estudo conjunto Brasil-Portugal II Parte
Descrição: Este projeto de pesquisa constituiu a segunda fase de estudo desenvolvido ao abrigo da cooperação internacional CNPq-ICCTI. Foram participantes 476 alunos de duas universidades públicas brasileiras e uma portuguesa. As respostas a um questionário com questões abertas, foram organizadas em categorias segundo o seu significado, com apoio de dispositivo informático para análise de dados qualitativos. Permitiram entender que, em geral, os estudantes pesquisados reconhecem a importância dos processos de avaliação e formam seus próprios conceitos sobre o tema. Para os alunos brasileiros, a avaliação parece ter sentido de avaliação institucional. Para os estudantes portugueses, a avaliação parece ter um significado de avaliação institucional e da aprendizagem. As culturas estudantis de repúdio à avaliação única de uma prova nacional, no caso brasileiro, parecem ter influenciado suas percepções sobre formatos avaliativos. As culturas estudantis relativas à competitividade do mercado, no caso português, valorizaram a avaliação como regulação. Em ambos os casos, os estudantes destacaram tanto a legitimidade da avaliação para a sociedade e os sistemas educativos ("cultura englobante") quanto para o cotidiano das universidades ("cultura englobada")..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Renata Silva Machado - Integrante / Ana Beatriz Nunes - Integrante / Denise Balarine Cavalheiro Leite - Coordenador / Maria Cecilia Lorea Leite - Integrante / Marlis Polidori - Integrante / Oscar Balarine - Integrante / Ana Maria Braga - Integrante / Cecília Broilo - Integrante / Gisele Pelisoli - Integrante / Isabel Santos - Integrante / Rui Santiago - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 15


Projetos de extensão


2015 - Atual
Paisagens urbanas: tríplice fronteira imaginada
Descrição: A articulação entre o conhecimento sobre a cidade e a proposição de soluções a partir desse conhecimento sobre uma cidade, nem sempre se concretiza. O planejamento territorial praticado é realizado, por vezes, a partir de uma imagem parcial da cidade, um olhar distante que não vê a dinâmica urbana desde dentro (CERTEAU, 2008), ou de uma imagem utópica ou de ?qualquer coisa que não as cidades reais? (JACOBS, 2000, p.5). Partindo do reconhecimento de que na fronteira Foz do Iguaçu/BR-Ciudad del Este/PY-Puerto Iguazu/AR a tendência do planejamento territorial de olhar parcialmente para a cidade faz-se presente, o projeto de extensão universitária Paisagens urbanas: tríplice fronteira IMAGInada vem propor a criação de um espaço de diálogo entre a comunidade local e a universidade de forma a contribuir para a identificação, emergência e disseminação de paisagens da tríplice fronteira (Foz do Iguaçu/BR-Ciudad del Este/PY-Puerto Iguazu/AR) que ainda que constituintes da experiência urbana cotidiana da cidade são pouco reconhecidas para fins de implementação de políticas urbanas. Através da realização desse projeto, buscar-se-á (1) a valorização da presença de múltiplas posições de sujeito no espaço urbano refletidas na identificação das paisagens urbanas que a comunidade projeta sobre a região; (2) dar visibilidade a presenças e sobreposições dos percursos dos sujeitos sociais e suas marcas inscritas no território da fronteira Foz do Iguaçu/BR-Ciudad del Este/PY-Puerto Iguazu/AR. Através da captação e visibilidade das paisagens que emergem do estar e fazer cotidianamente a da tríplice fronteira pretende-se produzir subsídios para futuros processos de planejamento urbano municipais que contemplem a cidade de forma mais abrangente..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
Patrimônio Cultural de Foz do Iguaçu - Etapa II: mapeamento, registro e cadastro de bens
Descrição: O Projeto ?Patrimônio Cultural de Foz do Iguaçu - Etapa II: mapeamento, registro e cadastro de bens? é concebido como parte de um projeto mais amplo, em desenvolvimento desde setembro de 2014, em resposta à demanda da comunidade local apresentada pela Comissão de Revisão da Lei de Patrimônio de Foz do Iguaçu durante o II SEUNI/UNILA no GT 06 - Extensão na Comunidade e referendada através de manifestação do Conselho Municipal de Políticas Culturais. O direito à cultura e ao patrimônio cultural é considerado como direito fundamental pela constituição brasileira (BRASIL, 1988), sendo fundamental para os processos sempre em curso de elaboração e atualização das identidades culturais (SANTOS, 1993). Ainda que o Brasil acumule uma trajetória considerável no que tange à identificação e preservação do patrimônio cultural (BRASIL, 2011; CASTRIOTA, 2009) essa trajetória distribui-se de maneira desigual no território brasileiro. Foz do Iguaçu possui lei voltada ao tombamento do patrimônio desde 1990, porém, nos vinte e quatro anos em que a lei esteve vigente nenhum bem foi identificado como patrimônio cultural do município. A presente proposta tem como objetivo dar início ao mapeamento de bens culturais do município, utilizando para tal sistema desenvolvido na primeira etapa do projeto, denominada ?Patrimônio Cultural de Foz do Iguaçu - Etapa I: um sistema para mapeamento, registro e cadastro de bens?. O sistema desenvolvido abarca tanto a possibilidade de registro de manifestações materiais quanto imateriais do patrimônio cultural. A participação popular é aqui tomada como pressuposto para a elaboração de um mapeamento de bens patrimoniais que apresente coerência com o sistema simbólico (GEERTZ, 1989; VICTÓRA, 2000) e o território no qual o patrimônio existe enquanto empiria, no caso, o município de Foz do Iguaçu. Com a realização e a difusão do mapeamento, registro e cadastro de bens culturais de Foz do Iguaçu, principal resultado esperado, pretende-se contribuir para a valorização e a salvaguarda do patrimônio municipal. Acredita-se que o mapeamento de bens culturais é um passo importante para que se iniciem processos de reconhecimento oficial do patrimônio cultural local. O sistema e o mapeamento realizado serão disponibilizados a comunidade local e aos gestores municipais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Renata Silva Machado - Coordenador.Financiador(es): Programa de Fomento a Projetos Inovadores na Área de Extensão PROEX/UNILA - Auxílio financeiro.
2014 - 2014
Patrimônio Cultural de Foz do Iguaçu - Etapa I: um sistema para mapeamento, registro e cadastro de bens
Descrição: O Projeto de Extensão Universitária ?Patrimônio Cultural de Foz do Iguaçu - Etapa I: um sistema para mapeamento, registro e cadastro de bens? tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema para a realização de mapeamento, registro e cadastro do patrimônio cultural do município, englobando tanto suas manifestações materiais quanto imateriais. A realização do projeto tem origem em demanda da sociedade apresentada pela C omissão de Revisão da Lei de Patrimônio de Foz do Iguaçu. Demanda essa que encontra ressonância na vocação da UNILA, haja visto que, tanto a produção de conhecimento quanto a cooperação solidária com entidades governamentais são considerados caminhos para promover a integração latinoamericana. Para desenvolver o sistema de registro de patrimônio, é pressuposto a realização de revisão bibliografia e documental e de participação popular para a construção de categorias patrimoniais que resultem em instrumentos de coleta e registro territorializados no contexto iguaçuense. Através da construção e difusão do sistema para o registro do patrimônio objetiva-se também fomentar o debate sobre a relevância da identificação e preservação do patrimônio cultural municipal. C om a elaboração do sistema para mapeamento, registro e cadastro do patrimônio cultural de Foz do Iguaçu, principal resultado esperado no desenvolvimento do presente projeto, pretende-se contribuir para a valorização e a salvaguarda do patrimônio municipal. Acredita-se que a elaboração de um sistema de registro é um passo importante para que se iniciem processos de reconhecimento oficial do patrimônio cultural local. Esse sistema será disponibilizado aos gestores municipais. A proposta de Projeto ?Patrimônio Cultural de Foz do Iguaçu - Etapa I: um sistema para mapeamento, registro e cadastro de bens? é concebida como etapa inicial de um Projeto mais amplo, que tem como objetivo a realização de levantamento empírico, incluindo mapeamento e cadastro, do patrimônio cultural local. Ressalta-se que, o desenvolvimento do sistema para receber os dados referentes ao patrimônio é pré-requisito essencial para o desenvolvimento da segunda etapa do projeto intitulada provisoriamente como ?Patrimônio Cultural de Foz do Iguaçu - Etapa II: levantamento e diagnóstico local?..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Renata Silva Machado - Coordenador / Bryan German González Cevallos - Integrante / Maurício Rodrigo Ferreira - Integrante.Financiador(es): Programa de Fomento a Projetos Inovadores na Área de Extensão PROEX/UNILA - Auxílio financeiro / Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Ameri - Bolsa.
2013 - 2014
Paisagens urbanas: Foz do Iguaçu IMAGInada
Descrição: A articulação entre o conhecimento sobre a cidade e a proposição de soluções a partir desse conhecimento sobre uma cidade, nem sempre se concretiza. O planejamento urbano praticado é realizado, por vezes, a partir de uma imagem parcial da cidade, um olhar distante que não vê a dinâmica urbana desde dentro (CERTEAU, 2008), ou de uma imagem utópica ou de ?qualquer coisa que não as cidades reais? (JACOBS, 2000, p.5). Partindo do reconhecimento de que em Foz do Iguaçu a tendência do planejamento urbano de olhar parcialmente para a cidade faz-se presente, o projeto de extensão universitária Paisagens urbanas: Foz do Iguaçu IMAGInada vem propor a criação de um espaço de diálogo entre a comunidade local e a universidade de forma a contribuir para a identificação, emergência e disseminação de paisagens de Foz do Iguaçu que ainda que constituintes da experiência urbana cotidiana da cidade são pouco reconhecidas para fins de implementação de políticas urbanas. Através da realização desse projeto, buscar-se-á (1) a valorização da presença de múltiplas posições de sujeito no espaço urbano refletidas na identificação das paisagens urbanas que a comunidade iguaçuense projeta sobre a cidade; (2) dar visibilidade a presenças e sobreposições dos percursos dos sujeitos sociais e suas marcas inscritas no território de Foz do Iguaçu. Através da captação e visibilidade das paisagens que emergem do estar e fazer cotidianamente Foz do Iguaçu pretende-se produzir subsídios para futuros processos de planejamento urbano municipais que contemplem a cidade de forma mais abrangente..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Renata Silva Machado - Coordenador / Lucca Grzeczeczen Gonçalves. - Integrante / Maria Teresa Tejada Cadena - Integrante.Financiador(es): Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Ameri - Bolsa.
2013 - 2013
Título da Proposta: ABAPORU ? Curso de desenho e noções artísticas
Descrição: Por meio do aprendizado de noções artísticas e técnicas de desenho o curso pretende proporcionar aos alunos o desenvolvimento da capacidade de percepção e entendimento do seu próprio contexto e ambiente. O curso busca a formação de uma sensibilidade através do aprendizado técnico: (1) noções fundamentais de desenho, técnica e representação; (2) Noções fundamentais de historia da arte, movimentos artísticos, principais artistas; (3) Prática individual e/ou coletiva; produção de trabalhos diários..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Renata Silva Machado - Coordenador / Lucca Grzeczeczen Gonçalves. - Integrante / Carolina Correa da Silva - Integrante / Diana Carolina Trejos Viar - Integrante.Financiador(es): Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Ameri - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Urbanismo.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Sociologia do Conhecimento.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Avaliaçao Institucional.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Sociologia da Música.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2010
2º Lugar no Concurso Docente para área História/Turismo: Cidade e Planejamento Urbano, UNIPAMPA.
2004
Destaque para trabalho apresentado na XII Jornada de Jovens Pesquisadores da AUGM, Asociacion de Universidades Grupo Montevideo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Machado, Renata Silva2010Machado, Renata Silva. Abordagens aos sons da cidade:entre o cotidiano e a prática científica. Iluminuras (Porto Alegre), v. 11, p. 9, 2010.

2.
Leite, Denise2007Leite, Denise ; Leite, Maria Cecília Loréa ; Genro, Maria Elly Herz ; Polidori, Marlis Morosini ; Edelwein, Mônica Pagel ; Escott, Clarice ; Félix, Glades ; Pires, Regina Céli Machado ; Machado, Renata Silva ; REIS, Marieta . Avaliação participativa online e off-line. Avaliação (UNICAMP), v. 12, p. 121-133, 2007.

3.
GENRO, Maria Elly2007GENRO, Maria Elly ; FELIX, Glades T. ; LEITE, Denise Balarine Cavalheiro ; MACHADO, R. S. . Educação Não-Formal: buscando a qualidade através da avaliação participativa. ComUni (Uniritter), v. 2, p. 3, 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Machado, Renata Silva. SONS DA CIDADE: Planejamento Urbano na Escuta. In: IX RAM (Reunião de Antropologia do Mercosul), 2011, Curitiba. Anais da IX RAM, 2011.

2.
Machado, Renata Silva. Quando Planejadores Urbanos escutam a cidade... um estudo sobre pesquisas do campo Planejamento Urbano e respectivos recortes teóricos e epistemológicos operados aos sons da cidade (no prelo). In: VII Congreso Chileno de Antropología, 2010, San Pedro de Atacama. Anais do VII Congresso Chileno de Antropologia, 2010.

3.
MACHADO, R. S.. SONS COMO UM PROBLEMA: um estudo sobre a formação do urbanismo moderno e a abordagem aos sons da cidade como um problema. In: I Jornada PUR, 2009, Porto Alegre. Anais da I Jornada PUR, 2009.

4.
Machado, Renata Silva. O Estudo das Cidades Através dos Sons: do sensível e sua relação entre cotidiano e prática científica. In: XXVII CONGRESSO ALAS - Associação Latino-Americana de Sociologia, 2009, Buenos Aires. Memorias XXVII Congresso ALAS. Buenos Aires: UBA, 2009.

5.
Machado, Renata Silva. Abordagens aos sons da cidade: entre o cotidiano e a prática científica. In: VIII RAM - Reunião de Antropologia do Mercosul, 2009, Buenos Aires. RAM 2009 - Reunião de Antropologia do Mercosur - Diversidad y Poder en América Latina. Buenos Aires: UNSAM, 2009.

6.
MACHADO, R. S.. Metodología activa para capacitación de educadoras(es) sociais: formación docente en el ámbito de la cooperación Universidad/Sociedad. In: II Foro de Innovaciones Educativas y Primer Encuentro Regional sobre las Tecnologías de Información y Comunicación, 2007, Montevidéu. II Foro de Innovaciones Educativas y Primer Encuentro Regional sobre las Tecnologías de Información y Comunicación (no prelo), 2007.

7.
LEITE, Denise Balarine Cavalheiro ; MACHADO, R. S. ; REIS, Marieta . Evaluación participativa online off-line y aprendizajes de democracia fuerte. In: II Foro de Innovaciones Educativas y Primer Encuentro Regional sobre las Tecnologías de Información y Comunicación, 2007, Montevidéu. II Foro de Innovaciones Educativas y Primer Encuentro Regional sobre las Tecnologías de Información y Comunicación (no prelo), 2007.

8.
MACHADO, R. S.. Representações dos estudantes acerca das repercussões da avaliação institucional na pesquisa. In: XII Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM, 2004, Curitiba. Resumos das XII Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM. Curitiba: Idealgraf, 2004. p. 08-08.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MACHADO, R. S.; REIS, Marieta ; LEITE, Denise Balarine Cavalheiro . CONFLUÊNCIAS E/OU DIVERGÊNCIAS? UM ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES BRASILEIROS E PORTUGUESES SOBRE A AVALIAÇÃO DA UNIVERSIDADE. In: IX Seminário Nacional Universitas: Educação Superior no Brasil em Mudança, 2005, Porto Alegre. CD-ROM, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MACHADO, R. S.. Abordagens aos sons da cidade na literatura acadêmica nacional. In: XIII ENANPUR, 2009, Florianópolis. XIV Encontro Nacional da ANPUR. Florianópolis, 2009.

2.
MACHADO, R. S.. Imagens do Cinema: do visual e do sonoro. In: SIIT I - Simpósio Imagem E Identidade E Território, 2008, Porto Alegre. Anais do Simpósio Imagem E Identidade E Território (no prelo), 2008.

3.
MACHADO, R. S.; REIS, Marieta . Um Caso de Avaliação Participativa: análise de um protocolo sobre o processo de construção de material educativo para a prevenção de dst's. In: VI ANPEd Sul, 2006, Santa Maria. CD VI ANPEd Sul, 2006.

4.
MACHADO, R. S.; REIS, Marieta . Avaliação Participativa OnLine OffLine. In: XVIII Salão de Iniciação Científica, 2006, Porto Alegre. CD-Rom do XVIII Salão de Iniciação Científica, 2006.

5.
REIS, Marieta ; MACHADO, R. S. . Um caso de Avaliação Participativa: uma experiência do curso de engenharia. In: XVIII Salão de Iniciação Científica, 2006, Porto Alegre. CD-Rom do XVIII Salão de Iniciação Científica, 2006.

6.
MACHADO, R. S.. Estudantes a Avaliação da Universidade no Brasil e em Portugal. In: XXI Jornada de Jóvenes Investgadores de AUGM, 2005, San Miguel de Tucumán - Ar. Libro de Resúmenes. San Miguel de Tucumán: Ed. da Universidade Naional de Tucumán, 2005. p. 14.

7.
REIS, Marieta ; MACHADO, R. S. . Metodologia de registros: casos de avaliação participativa. In: XVII Salão de Iniciação Científica e XIV Feira de Iniciação Científica, 2005, porto Alegre. Livro de resumos do XVII Salão de Iniciação Científica e XIV Feira de Iniciação Científica, 2005.

8.
MACHADO, R. S.; REIS, Marieta . CONFLUÊNCIAS E/OU DIVERGÊNCIAS? UM ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES BRASILEIROS E PORTUGUESES SOBRE A AVALIAÇÃO DA UNIVERSIDADE. In: XVII Salão de Iniciação Científica e XIV Feira de Iniciação Científica, 2005, Porto Alegre. Livro de resumos do XVII Salão de Iniciação Científica e XIV Feira de Iniciação Científica, 2005.

9.
MACHADO, R. S.; PELISOLI, Gisele . Representações dos Estudantes Acerca das Repercussões da Avaliação Institucional. In: XVI Salão de Iniciação Científica e XII Feira de Iniciação Científica, 2004, Porto Alegre. Livro de Resumos do XVI Salão de Iniciação Científica. Porto Alegre: Gráfica da UFRGS, 2004.

10.
MACHADO, R. S.. Os alunos e a avaliação institucional das universidades. In: XV Salão de Iniciação Científica e XII Feira de Iniciação Científica, 2003, Porto Alegre. Livro de Resumos do XV Salão de Iniciação Científica. Porto Alegre: Gráfica UFRGS, 2003.

11.
NUNES, A. B. ; MACHADO, R. S. . Inovação e tecnologias educacionais : um estudo de caso na universidade. In: Salão de Iniciação Científica, 2003, Porto Alegre. Livro de resumos do XIV Salão de Iniciação Científica. Porto Alegre: Gráfica da UFRGS, 2003. p. 864-864.

Apresentações de Trabalho
1.
Machado, Renata Silva. SONS DA CIDADE: Planejamento Urbano na Escuta. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
Machado, Renata Silva. Quando Planejadores Urbanos escutam a cidade... um estudo sobre pesquisas do campo Planejamento Urbano e respectivos recortes teóricos e epistemológicos operados aos sons da cidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Machado, Renata Silva. Capacitação do Plano Local de Habitação de Interesse Social de Canoas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MACHADO, R. S.. Abordagens aos sons da cidade na literatura acadêmica nacional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MACHADO, R. S.. SONS COMO UM PROBLEMA: um estudo sobre a formação do urbanismo moderno e a abordagem aos sons da cidade como um problema. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
Machado, Renata Silva. O Estudo das Cidades Através dos Sons: do sensível e sua relação entre cotidiano e prática científica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
Machado, Renata Silva. Abordagens aos sons da cidade: entre o cotidiano e a prática científica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
Machado, Renata Silva. Sons de um Brasil: a cidade escutada a partir de percursos e deslocamentos em filmes do Cinema Novo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
Machado, Renata Silva. Tema 1 - Inserção Regional e Características do Município e Tema 2 - Atores Sociais e suas Capacitações. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
Machado, Renata Silva. Tema 5 - Marcos Regulatórios e Legais e Tema 6 - Condições Institucionais e Administrativas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
Machado, Renata Silva. Tema 7 - Identidifar Programas e Ações para Financiamento e Tema 8 - Preparar Processo de Qualificação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
Machado, Renata Silva. Tema 3 -Necessidades Habitacionais e Tema 4 - Ofertas Habitacionais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MACHADO, R. S.. Imagens do Cinema: do visual e do sonoro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MACHADO, R. S.. Cultura da Avaliação Entre os Estudantes. Brasília: Inep/MEC, 2006 (Verbete).

2.
MACHADO, R. S.. PEIES - Programa de Ingresso ao Ensino Superior. Brasília: Inep/MEC, 2006 (Verbete).

3.
MACHADO, R. S.. Exame da OAB ou da Ordem dos Advogados do Brasil. Brasília: Inep/MEC, 2006 (Verbete).

4.
MACHADO, R. S.. Exames de Profissão. Brasília: Inep/MEC, 2006 (Verbete).

5.
MACHADO, R. S.. Exame AMRIGS ou Programa de Avaliação Médica - PAM. Brasília: Inep/MEC, 2006 (Verbete).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Machado, Renata Silva; ARAÚJO, Pedro Xavier ; PEDOTT, Eveline ; KUHN, Caroline ; GUIMARAENS, Maria Etelvina B. ; SANBERG, Débora . Plano Diretor de Júlio de Castilhos. 2012.

2.
Machado, Renata Silva; KUHN, Caroline ; PEDOTT, Eveline ; ALMEIDA, Tabajara Lucas . V Censo de Núcleos e Vilas Irregulares de Porto Alegre. 2012.

3.
Machado, Renata Silva; ARAÚJO, Pedro Xavier ; KUHN, Caroline ; PEDOTT, Eveline . Plano Local de Habitação de Interesse Social de Caçapava do Sul. 2011.

4.
Machado, Renata Silva; ARAÚJO, Pedro Xavier ; KUHN, Caroline ; PEDOTT, Eveline ; GUIMARAENS, Maria Etelvina B. ; PEDOTT, Marcelo . Plano Local de Habitação de Interesse Social de Flores da Cunha. 2011.

5.
KUHN, Caroline ; PEDOTT, Eveline ; JAENISCH, Samuel Thomas ; Machado, Renata Silva ; ARAÚJO, Pedro Xavier ; GUIMARAENS, Maria Etelvina B. ; PEDOTT, Marcelo . Plano Local de Habitação de Interesse Social de São José do Cerrito. 2011.

6.
Machado, Renata Silva; KUHN, Caroline ; PEDOTT, Eveline ; ALMEIDA, Tabajara Lucas ; JAENISCH, Samuel Thomas . IV Censo de Núcleos e Vilas Irregulares de Porto Alegre. 2011.

7.
Machado, Renata Silva; KLAFKE, Fernanda ; Leite, H. L. ; PALAURO, GIOVANA . Plano Local de Habitação de Interesse Social de São Lourenço do Sul. 2010.

8.
Machado, Renata Silva; KLAFKE, Fernanda ; Leite, H. L. ; PALAURO, GIOVANA . Plano Local de Habitação de Interesse Social de Canoas. 2010.

9.
Machado, Renata Silva. Reabilitação Urbana do Centro Histórico de Novo Hamburgo/RS. 2010.

10.
KLAFKE, Fernanda ; Machado, Renata Silva ; Leite, H. L. ; PALAURO, GIOVANA . Plano Local de Habitação de Interesse Social de Santa Maria. 2010.

11.
Machado, Renata Silva; SANBERG, Débora ; PALAURO, GIOVANA ; PETRARCA, LAURA . Plano Local de Habitação de Interesse Social de Eldorado do Sul. 2009.

12.
Machado, Renata Silva; PETRARCA, LAURA ; SANBERG, Débora . Plano Municipal de Habitação de Interesse Social de São Gabriel. 2009.

13.
Machado, Renata Silva. Plano Setorial de Mobilidade Urbana Corredor Misto Flores da Cunha ? Cachoeirinha/RS. 2009.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Machado, Renata Silva; BOGLER, Paulo S. . Conselho de Cultura quer mudanças na lei do patrimônio histórico. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
Machado, Renata Silva; BOGLER, Paulo S. . CONSELHO FINALIZA REVISÃO DA LEI DO PATRIMÔNIO CULTURAL EM FOZ DO IGUAÇU. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
Machado, Renata Silva; MARTINS, Marina Cañas ; COELHO, Letícia Castilhos ; CANALE, Gabriela ; CARON, Daniele . Oficina "O corpo como espaço aberto na cidade". 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ARAÚJO, Pedro Xavier ; KUHN, Caroline ; Machado, Renata Silva ; PEDOTT, Eveline . Plano Diretor de Júlio de Castilhos (em andamento). 2012. (Plano Diretor Participativo).

3.
KUHN, Caroline ; Machado, Renata Silva ; JAENISCH, Samuel Thomas ; PEDOTT, Eveline ; ALMEIDA, Tabajara Lucas . IV Censo de Núcleos e Vilas Irregulares de Porto Alegre. 2012. (CENSO HABITACIONAL).

4.
Machado, Renata Silva; COELHO, Letícia Castilhos ; CARON, Daniele ; CANALE, Gabriela ; MARTINS, Marina Cañas ; ARAGÃO, Thaís Amorim . Oficina "Derivação no Território do Centro". 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
Machado, Renata Silva; ARAÚJO, Pedro Xavier ; PEDOTT, Eveline ; KUHN, Caroline ; GUIMARAENS, Maria Etelvina B. ; JAENISCH, Samuel Thomas ; PEDOTT, Marcelo . PLHIS São José do Cerrito. 2011. (Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS)).

6.
Machado, Renata Silva; KUHN, Caroline ; ARAÚJO, Pedro Xavier ; PEDOTT, Eveline ; PEDOTT, Marcelo ; GUIMARAENS, Maria Etelvina B. . PLHIS Flores da Cunha. 2011. (Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS)).

7.
ARAÚJO, Pedro Xavier ; GUIMARAENS, Maria Etelvina B. ; KUHN, Caroline ; Machado, Renata Silva ; PEDOTT, Eveline ; PEDOTT, Marcelo . PLHIS Caçapava do Sul. 2011. (Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS)).

8.
Machado, Renata Silva; KOERICH, BRUNA ; PALAURO, GIOVANA ; SANTOS, ROBERTA . Reunião Regional com a Comunidade - Região Nordeste. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apresentação em slides Power Point (.ppt)).

9.
Machado, Renata Silva. Reunião Regional com a Comunidade - Região Sudeste. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apresentação em slides Power Point (.ppt)).

10.
Machado, Renata Silva. Reunião Regional com a Comunidade - Região Sudoeste. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apresentação em slides Power Point (.ppt)).

11.
Machado, Renata Silva; PETRARCA, LAURA ; PALAURO, GIOVANA ; KOERICH, BRUNA ; SANTOS, ROBERTA . Capacitação do Plano Local de Habitação de Interesse Social de Canoas. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apresentação em slides Power Point (.ppt)).

12.
Machado, Renata Silva; et al . PLHIS Canoas. 2010. (Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS)).

13.
Machado, Renata Silva; et al . PLHIS São Lourenço do Sul. 2010. (Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS)).

14.
Machado, Renata Silva. Reunião Regional com a Comunidade - Região Leste. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apresentação em slides Power Point (.ppt)).

15.
Machado, Renata Silva. Reunião Regional com a Comunidade - Região Centro. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apresentação em slides Power Point (.ppt)).

16.
Machado, Renata Silva. Reunião Regional com a Comunidade - Região Sul. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apresentação em slides Power Point (.ppt)).

17.
Machado, Renata Silva; KOERICH, BRUNA ; SANTOS, ROBERTA ; PALAURO, GIOVANA . Reunião Regional com a Comunidade - Região Noroeste. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apresentação em slides Power Point (.ppt)).

18.
Machado, Renata Silva. Tema 1 - Inserção Regional e Características do Município e Tema 2 - Atores Sociais e suas Capacitações. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apresentação em slides Power Point (.ppt)).

19.
Machado, Renata Silva. Tema 3 -Necessidades Habitacionais e Tema 4 - Ofertas Habitacionais. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apresentação em slides Power Point (.ppt)).

20.
Machado, Renata Silva. Tema 5 - Marcos Regulatórios e Legais e Tema 6 - Condições Institucionais e Administrativas. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apresentação em slides Power Point (.ppt)).

21.
Machado, Renata Silva. Tema 7 - Identidifar Programas e Ações para Financiamento e Tema 8 - Preparar Processo de Qualificação. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apresentação em slides Power Point (.ppt)).

22.
Machado, Renata Silva. Reunião Regional com a Comunidade - Região Sudeste. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apresentação em slides Power Point (.ppt)).

23.
Machado, Renata Silva. Reunião Regional com a Comunidade - Região Oeste. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apresentação em slides Power Point (.ppt)).

24.
Machado, Renata Silva. Reunião Regional com a Comunidade - Região Norte II. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apresentação em slides Power Point (.ppt)).

25.
Machado, Renata Silva. Reunião Regional com a Comunidade - Região Norte I. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apresentação em slides Power Point (.ppt)).

26.
Machado, Renata Silva. Reunião Regional com a Comunidade - Região Nordeste. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apresentação em slides Power Point (.ppt)).

27.
Machado, Renata Silva; et al . PMHIS São Gabriel. 2009. (Plano Municipal de Habitação de Interesse Social (PMHIS)).

28.
Machado, Renata Silva; et al . PLHIS Eldorado do Sul. 2009. (Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS)).

29.
MACHADO, R. S.; REIS, Marieta ; LEITE, Denise Balarine Cavalheiro . I e II fase da Pesquisa ?Avaliação Participativa on line e off line: estudos integrados e interinstitucionais sobre práticas de avaliação para inclusão e participativa?. 2006. (Relatório de pesquisa).

30.
MACHADO, R. S.; LEITE, Denise Balarine Cavalheiro ; REIS, Marieta . I e II fase da Pesquisa ?Avaliação Participativa on line e off line: estudos integrados e interinstitucionais sobre práticas de avaliação para inclusão e participativa?. 2006. (Prestação de Contas).

31.
MACHADO, R. S.; BROILO, Cecília ; LEITE, Denise Balarine Cavalheiro ; LEITE, Maria Cecilia Lorea ; GENRO, Maria Elly ; REIS, Marieta . Reescrevendo conceitos e experiências de Democracia e Paz na perspectiva Pós-colonial: Pesquisa Transcontinental?. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

32.
MACHADO, R. S.; LEITE, Denise Balarine Cavalheiro ; LEITE, Maria Cecilia Lorea ; GENRO, Maria Elly ; REIS, Marieta ; AJP, . Pedagogias para a Paz e para a Democracia. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

33.
MACHADO, R. S.; BROILO, Cecília ; LEITE, Denise Balarine Cavalheiro ; LEITE, Maria Cecilia Lorea ; GENRO, Maria Elly ; REIS, Marieta . Projeto do FSM Reescrevendo conceitos e experiências de Democracia e Paz na perspectiva Pós-colonial: Pesquisa Transcontinental?. 2005. (Projeto de Oficina).

34.
MACHADO, R. S.; BRAGA, Ana Maria ; BROILO, Cecília ; PELISOLI, Gisele ; LEITE, Denise Balarine Cavalheiro ; LEITE, Maria Cecilia Lorea ; GENRO, Maria Elly ; POLIDORI, Marlis ; SANTIAGO, Rui . Avaliação, auto-análise institucional e gestão das universidades. Um estudo conjunto Brasil-Portugal II Parte. 2005. (Relatório Técnico).

35.
IBASE ; Machado, Renata Silva . Forum Social Mundial. 2005. (Aplicação de Questionários).

36.
MACHADO, R. S.; LEITE, Denise Balarine Cavalheiro ; SANTIAGO, Rui ; SARRICO, Claudia ; BALARINE, Oscar ; GENRO, Maria Elly ; LEITE, Maria Cecilia Lorea ; SANTOS, Isabel ; BROILO, Cecília ; POLIDORI, Marlis ; PELISOLI, Gisele . Avaliação, Auto-análise e Gestão das Universidades: um estudo conjunto Brasil e Portugal. 2004. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
Cidade, D. ; Marzulo, E. P. ; MACHADO, R. S. ; Müllich, E. M. ; Leite, H. L. ; Souza, T. P. . Urbanimagem. 2008 (Intervenção Urbana - Projeção Audiovisual).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
CIACCHI, A.; MACHADO, R. S.; FONSECA, A. P. F.; FRIGGERI, F. P.. Participação em banca de María Camila Gonzalez Caro. La voz de la experiencia: recontrucción narrativa de la experiencia educativa "diálogos pedagógicos". 2018. Exame de qualificação (Mestrando em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA JR., R. F.; MACHADO, R. S.; ANDRE, L. A.. Participação em banca de Dalila Tavares Garcia.Interações espaciais entre a Vila Portes e CDE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Território e Sociedade Na América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
SILVA JR., R. F.; MACHADO, R. S.; ANDRE, L. A.. Participação em banca de Luiz Felipe Rodrigues.Região da fronteira trinacional Foz do Iguaçu, CDE e Puerto Iguazu. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Território e Sociedade Na América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Congreso da Red Latinoamericana de Antropología Jurídica_RELAJU_(no prelo). DIREITO À DIVERSIDADE E AO PATRIMÔNIO CULTURAL: TRAJETÓRIAS, PRÁTICAS E FAZERES NUM CONTEXTO FRONTEIRIÇO E DE CIDADE MÉDIA. 2015. (Congresso).

2.
Seminário Fronteiras Abertas.Entre as ciências sociais e o planejamento urbano: percursos (MESA 2 - FRONTEIRAS: HISTÓRIAS E TRAJETÓRIAS). 2015. (Seminário).

3.
Seminário Habitação, Desenvolvimento Territorial e Tecnologia Social na Região Transnacional?. 2015. (Seminário).

4.
XXX Congreso da Asociación Latinoamericana de Sociología_ALAS)_(no prelo O. Direito à diversidade e ao patrimônio cultural num contexto fronteiriço e de cidade média: reflexões a partir do caso de foz do Iguaçu/Brasil. 2015. (Congresso).

5.
32º SERUS.Minha casa, sua casa: América Latina imaginada. 2014. (Seminário).

6.
37º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM)_Simpósio América Latina (UNILA).Mesa: Comunicação, território e direitos humanos na América Latina. 2014. (Simpósio).

7.
III Seminário de Extensão da UNILA (SEUNI).Oficina Mi casa, su casa: América Latina maginada. 2014. (Seminário).

8.
II Seminário de Extensão da UNILA (SEUNI).GT 03_Normatização de Ações de Extensão. 2014. (Seminário).

9.
Imigração ou Mobilidade Transnacional? Políticas públicas e ensino superior em debate.Painel 02: polÍticas públicas e fronteiras_As fronteiras do cotidiano em projetos colaborativos locais. 2014. (Seminário).

10.
Seminário Repensar a Cidade: Tema 1: Patrimônio Cultural.Revisão da Lei Municipal de Patrimônio. 2014. (Seminário).

11.
X Feira do Livro de Foz do Iguaçu. Patrimônio Cultural Imaterial (Roda de Conversa Construindo a Política Municipal de Patrimônio Cultural e Natural ). 2014. (Feira).

12.
TONALIDADES E SONORIDADES DA SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL NO BRASIL.Mesa 2. Preto pobre periférico: corpo, voz e lugar do negro no brasil. 2013. (Seminário).

13.
IX RAM (Reunião de Antropologia do Mercosul).SONS DA CIDADE: Planejamento Urbano na Escuta. 2011. (Outra).

14.
XIV Encontro Nacional da ANPUR (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional). 2011. (Encontro).

15.
VII Congreso Chileno de Antropología. Quando Planejadores Urbanos escutam a cidade... um estudo sobre pesquisas do campo Planejamento Urbano e respectivos recortes teóricos e epistemológicos operados aos sons da cidade. 2010. (Congresso).

16.
I Jornada PUR.SONS COMO UM PROBLEMA: um estudo sobre a formação do urbanismo moderno e a abordagem aos sons da cidade como um problema. 2009. (Outra).

17.
SIIT II - Simpósio Imagem E Identidade E Território.Sons de um Brasil: a cidade escutada a partir de percursos e deslocamentos em filmes do Cinema Novo. 2009. (Simpósio).

18.
VIII RAM - Reunião de Antropologia do Mercosul.Abordagens aos sons da cidade: entre o cotidiano e a prática científica. 2009. (Outra).

19.
XIII ENANPUR.Abordagens aos sons da cidade na literatura acadêmica nacional. 2009. (Encontro).

20.
XXVII CONGRESSO ALAS - Associação Latino-Americana de Sociologia. O Estudo das Cidades Através dos Sons: do sensível e sua relação entre cotidiano e prática científica. 2009. (Congresso).

21.
II Jornada de Etnomusicologia. 2008. (Outra).

22.
SIIT I - Simpósio Imagem E Identidade E Território.Imagens do Cinema: do visual e do sonoro. 2008. (Simpósio).

23.
XIV Semana de Planejamento Urbano e Regional: de Cidades e Territórios. 2008. (Outra).

24.
Extensión Universitaria en Foro: "Desarollo. Concepciones y abordaje desde la extensión universitaria". 2007. (Outra).

25.
II Foro de Innovaciones Educativas y Primer Encuentro Regional sobre las Tecnologías de Información y Comunicación.Metodología activa para capacitación de educadoras(es) sociais: formación docente en el ámbito de la cooperación Universidad/Sociedad. 2007. (Encontro).

26.
XVIII Salão de Iniciação Científica.Avaliação Participativa OnLine e OffLine. 2006. (Outra).

27.
IX Seminário Nacional Universitas: Educação Superior no Brasil em Mudança.IX Seminário Nacional Universitas: Educação Superior no Brasil em Mudança. 2005. (Seminário).

28.
V Forum Social Mundial.V Forum Social Mundial. 2005. (Outra).

29.
XIII Jornada de Jóvenes Investigadores de AUGM.XIII Jornada de Jóvenes Investigadores de AUGM. 2005. (Outra).

30.
XVII Salão de Iniciação Científica e XIV Feira de Iniciação Científica.XVII Salão de Iniciação Científica e XIV Feira de Iniciação Científica. 2005. (Outra).

31.
XXV Congresso da Associação Latino-Americana de Sociologia. 2005. (Congresso).

32.
XII Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM.XII Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM. 2004. (Outra).

33.
XVI Salão de Iniciação Científica e XII Feira de Iniciação Científica.XVI Salão de Iniciação Científica e XII Feira de Iniciação Científica. 2004. (Outra).

34.
III Forum Social Mundial.III Forum Social Mundial. 2003. (Outra).

35.
XV Salão de Iniciação Científica e XII Feira de Iniciação Científica.XV Salão de Iniciação Científica e XII Feira de Iniciação Científica. 2003. (Outra).

36.
II Forum Social Mundial.II Forum Social Mundial. 2002. (Outra).

37.
Jornadas de Sociologia - Qual Cidadania?.Jornadas de Sociologia - Qual Cidadania?. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOASSAB, Andréia S. ; Machado, Renata Silva ; NAME, Leonardo. P. M. ; ZANDONADE, Patrícia ; VETORAZZI, Egon ; SCHEER, Márcia A. P. . Seminário Habitação e desenvolvimento territorial e tecnologia social na região transnacional. 2015. (Outro).

2.
MOASSAB, Andréia S. ; Machado, Renata Silva ; SPYER, Tereza . Seminário Imigração ou Mobilidade Transnacional? Políticas públicas e ensino superior em debate. 2014. (Outro).

3.
MACHADO, R. S.; SILVA, A. M. ; MELLO, B. C. E. ; OLIVEIRA, C. ; Jeniffer Cuty . I Jornada PUR. 2009. (Outro).

4.
MACHADO, R. S.; Jeniffer Cuty ; OLIVEIRA, C. ; MELLO, B. C. E. ; SILVA, A. M. . E-PUR - Encontros sobre Planejamento Urbano e Regional. 2008. (Outro).

5.
Feldens, Maria das Graças Furtado ; MACHADO, R. S. . Colóquio Problemas e Perspectivas da Educação Superior: Brasil e Estados Unidos. 2006. (Outro).

6.
FRANCO, M. E. D. P. ; MACHADO, R. S. . XXIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, do V Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, e do I Colóquio Ibero-Americano de Política e Administração da Educação. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Geovanny Flores. Habitação, desenvolvimento territorial e tecnologia social na região transnacional: tecnologias não convencionais, saberes populares e melhoria habitacional em Ciudad del Este | Levantamento e análise de dados. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Fundação Parque Tecnológico Itaipu. Orientador: Renata Silva Machado.

2.
Lidia Susana Tellez Ramos. Habitação, desenvolvimento territorial e tecnologia social na região transnacional: tecnologias não convencionais, saberes populares e melhoria habitacional em Ciudad Del Este | Tratamento de dados para divulgação comunitária Ciudad del Este. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Fundação Parque Tecnológico Itaipu. Orientador: Renata Silva Machado.

Orientações de outra natureza
1.
Lucca Grzeczeczen Gonçalves. Patrimônio Cultural de Foz do Iguaçu - Etapa II: mapeamento, registro e cadastro de bens. 2015. Orientação de outra natureza. (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Pŕo-reitoria de Extensão Universitária. Orientador: Renata Silva Machado.

2.
Maria Teresa Tejada Cadena. Paisagens urbanas: tríplice fronteira imaginada. 2015. Orientação de outra natureza. (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Pŕo-reitoria de Extensão Universitária. Orientador: Renata Silva Machado.

3.
Gilmar Almeida da Silva. Monitoria na disciplina de graduação Urbanismo I. 2014. Orientação de outra natureza. (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Pŕo-reitoria de Graduação. Orientador: Renata Silva Machado.

4.
Bryan German González Cevallos. Patrimônio Cultural de Foz do Iguaçu - Etapa I: um sistema para mapeamento, registro e cadastro de bens. 2014. Orientação de outra natureza. (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Pŕo-reitoria de Extensão Universitária. Orientador: Renata Silva Machado.

5.
Maurício Rodrigo Ferreira. Patrimônio Cultural de Foz do Iguaçu - Etapa I: um sistema para mapeamento, registro e cadastro de bens. 2014. Orientação de outra natureza. (Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Pŕo-reitoria de Extensão Universitária. Orientador: Renata Silva Machado.

6.
Lucca Grzeczeczen Gonçalves. Paisagens urbanas: Foz do Iguaçu Imaginada. 2014. Orientação de outra natureza. (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Pŕo-reitoria de Extensão Universitária. Orientador: Renata Silva Machado.

7.
Tania Rodriguez. Análise do Impacto da Educação para o Território na Consolidação de Políticas Públicas Locais a partir de Estudo de Caso em Foz do Iguaçu. 2014. Orientação de outra natureza. (História - América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renata Silva Machado.

8.
Diana Canales Arana. Análise do Impacto da Educação para o Território na Consolidação de Políticas Públicas Locais a partir de Estudo de Caso em Foz do Iguaçu. 2014. Orientação de outra natureza. (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renata Silva Machado.

9.
Oswaldo Francisco Freitez Carrillo. Cartografias do arco-íris: homoafetividades e homofobias na área transfronteiriça de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad Del Este. 2014. Orientação de outra natureza. (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Orientador: Renata Silva Machado.

10.
Lucca Grzeczeczen Gonçalves. ABAPORU Curso de desenho e noções artísticas. 2013. Orientação de outra natureza. (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Pŕo-reitoria de Extensão Universitária. Orientador: Renata Silva Machado.

11.
Carolina Trejos Viar. ABAPORU Curso de desenho e noções artísticas. 2013. Orientação de outra natureza. (Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Pŕo-reitoria de Extensão Universitária. Orientador: Renata Silva Machado.

12.
Carolina Correa da Silva. ABAPORU Curso de desenho e noções artísticas. 2013. Orientação de outra natureza. (Geografia - Território e Sociedade Na América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Pŕo-reitoria de Extensão Universitária. Orientador: Renata Silva Machado.

13.
Maria Teresa Tejada Cadena. Paisagens urbanas: Foz do Iguaçu Imaginada. 2013. Orientação de outra natureza. (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Pŕo-reitoria de Extensão Universitária. Orientador: Renata Silva Machado.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão



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