William Pessôa da Mota Junior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3710415133964272
  • Última atualização do currículo em 17/05/2017


Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (2016). Mestre em Educação pela UFPA, na linha de Políticas Públicas Educacionais (2011) e Licenciado Pleno em Ciências Sociais (2008) pela UFPA. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Educacionais e Trabalho Docente (GESTRADO) sob coordenação da Professora Dra. Olgaíses Cabral Maués, desde 2005. É Técnico-Administrativo em Educação da Universidade Federal do Pará e atua como docente do PARFOR Pedagogia (UFPA). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
William Pessôa da Mota Junior
Nome em citações bibliográficas
MOTA JUNIOR, W. P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação.
Rua Augusto Corrêa - até 937 - lado ímpar
Guamá
66075110 - Belém, PA - Brasil
Telefone: (91) 32017105


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: O Banco Mundial e a Contrarreforma da Educação Superior no Governo Lula da Silva (2003-2010), Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Olgaíses Cabral Maués.
Palavras-chave: Banco Mundial; Educação Superior; Lula da Silva.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2011
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Os impactos do sistema 'capes' de avaliação sobre o trabalho da pós-graduação: o caso da UFPA,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Olgaíses Cabral Maués.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Trabalho Docente; Pós-Graduação; Avaliação.
2003 - 2008
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Reforma da Educação Superior e Trabalho Docente no Brasil Neoliberal: Balanço e Tendências.
Orientador: João Cardoso Simões Filho.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico-Administrativo em Educação, Carga horária: 40
Outras informações
Técnico em Editoração da Revista Ver a Educação, do Instituto de Ciências da Educação.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 60
Outras informações
Professor colaborador do Curso de Pedagogia do PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores). Ministrou as disciplinas "Sociologia da Educação: Instituição Escolar" e "Antropologia Educacional".


Secretaria de Estado de Meio Ambiente, SEMA/PA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Sociólogo, Carga horária: 30



Projetos de pesquisa


2010 - Atual
Trabalho Docente na Educação Básica no Estado do Pará
Descrição: O Projeto tem como objetivo analisar o trabalho docente nas suas dimensões constitutivas, identificando seus atores, o que fazem e em que condições se realiza nas escolas de Educação Básica, com a finalidade de subsidiar a elaboração de políticas públicas no Brasil. O Projeto Trabalho Docente na Educação Básica no Estado do Pará, é um derivante do Projeto Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil, constituindo um subprojeto, abrangendo uma única unidade federativa, investigando cinco municípios. O presente projeto parte do Projeto Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil, tendo-o como base, incluindo os aspectos metodológicos, ampliando seu escopo na medida em que busca investigar a relação da condição de trabalho docente, o que se obterá por meio de um survey, e as políticas de avaliação da educação básica, traduzidas pelos exames externos, tendo como referencia o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A importância e necessidade de estudar o trabalho do docente na educação básica está vinculada às políticas educacionais que foram elaboradas pelos governos federal, estadual e municipal para esse nível de ensino e as repercussões que estas têm no trabalho dos profissionais que labutam nas escolas públicas. Neste projeto específico e dando continuidade aos estudos feitos anteriormente, o estudo focará a Educação Básica, mais especificamente a política de avaliação externa estabelecida pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação e pelo Pleno Desenvolvimento da Educação (PDE). Desde os anos de 1990, com a reforma do Estado, que uma série de políticas foi estabelecida para a educação básica; políticas que vão desde a formação de professores, passando pela gestão escolar, financiamento e a avaliação do processo ensino-aprendizagem. Esse conjunto de política teve uma nova regulação definida e as repercussões disso estão sendo sensíveis no fazer do trabalhador docente, alterando muitas vezes a natureza desse trabalho..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
As Políticas de Educação Superior e os Impactos sobre o Trabalho Docente
Descrição: O Projeto tem como objetivo analisar o impacto das políticas educacionais para a instituições federais de ensino sobre o trabalho docente. Para tanto serão investigadas as atividades docentes na Universidade Federal do Pará, a partir da implantação de modelos avaliativos instituídos pelo governo federal, a partir da década de 1990. Busca-se pesquisar como as políticas públicas têm alterado o trabalho docente e quais as possíveis relações que se pode estabelecer com a Reforma da Educação Superior em curso no país. Um outro aspecto que o projeto objetiva é a análise dos indicadores de desempenho utilizados pela UFPA em relação ao trabalho docente, considerando a sua natureza e as configurações que estão sendo delineadas resultantes das política implantadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOTA JUNIOR, W. P.2014 MOTA JUNIOR, W. P.; MAUES, O. C. . O Banco Mundial e as Políticas Educacionais Brasileiras. Educacao e Realidade, v. 39, p. 1137-1152, 2014.

2.
MOTA JUNIOR, W. P.2011 MOTA JUNIOR, W. P.; MAUES, O. C. . A nova regulação educacional e o trabalho docente na pós-graduação brasileira. Linhas Críticas (UnB), v. 17, p. 385-402, 2011.

3.
MOTA JUNIOR, W. P.2006MOTA JUNIOR, W. P.; Conceição, D. L. . AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS DESDOBRAMENTOS SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Revista Científica da UFPA, v. 06, p. 01-18, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MOTA JUNIOR, W. P.. O Banco Mundial e a contrarreforma da educação superior brasileira no governo Lula da Silva: 2003-2010. 1. ed. Pará de Minas, MG.: Virtualbooks Editora, 2017. v. 1. 271p .

Capítulos de livros publicados
1.
MOTA JUNIOR, W. P.; MAUES, O. C. . Organismos Internacionais e a Formação de professores. In: Stella Cecilia Duarte Segenreich. (Org.). Organismos Internacionais e a Formação de professores. 1ed.Rio de Janeiro: Publit, 2016, v. 1, p. 113-117.

2.
MOTA JUNIOR, W. P.; TAVARES, P. H. S. . Condições de Trabalho e Formação Docente em 5 município do Pará. In: Olgaíses Maués; Arlete Camargo; Dalila Andrade Oliveira; Lívia Fraga Vieira. (Org.). (Org.). O trabalho docente na educação básica: o Pará em questão. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2012, v. V1, p. 70-85.

3.
RODRIGUES, D. S. S. ; MOTA NETO, J. C. ; OLIVEIRA, I. A. ; XAVIER, M. B. ; MOTA JUNIOR, W. P. . A religiosidade como manifestação humana e cultural. In: Ivanilde Apoluceno de Oliveira. (Org.). Cartografia de saberes: representações sobre religiosidade em práticas educativa populares. 1ed.Belém - Pará: EDUEPA, 2008, v. , p. 13-.

4.
MAUES, O. C. ; Oliveira, Marinalva ; Costa, Arley J.S. ; MOTA JUNIOR, W. P. ; Conceição, D. L. . Educação Superior no Amapá: 1991-2004. In: Ristoff, Dilvo; Giolo, Jaime. (Org.). Educação Superior Brasileira 1991-2004 Amapá. 1ed.Brasília: INEP, 2006, v. 3, p. 13-374.

5.
MOTA JUNIOR, W. P.; OIVEIRA NETO, A. C. . O lugar São Domingos do Capim: formação histórica e geográfico-espacial.. In: Ivanilde Apoluceno de Oliveira. (Org.). Cartografias Ribeirinhas: Saberes e representações sobre práticas sociais cotidianas de alfabetizandos amazônidas. 1ed.: , 2004, v. 1, p. 5-13.

6.
MOTA JUNIOR, W. P.; MOTA NETO, J. C. ; LIMA, A.R.S. ; MORAES, E. M. ; BRAGA, M. W. . Diálogo, Conscientização e Autonomia no processo pedagógico de inclusão social. In: Ivanilde Apoluceno de Oliveira. (Org.). Caderno de Atividades Pedagógicas: Práticas e Pesquisas alfabetizadoras de inclusão social. 1ed.Belém: , 2004, v. 1, p. 34-42.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MOTA JUNIOR, W. P.; Souza, M.B . O lugar do Trabalho Docente na estratégia do Banco Mundial para a educação brasileira. In: Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança, 2014, Porto. Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança, 2013.

2.
MOTA JUNIOR, W. P.; Souza, M.B . O BANCO MUNDIAL E A CENTRALIDADE DO TRABALHO DOCENTE NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS NA ATUALIDADE. In: X seminário Internacional da Rede Estrado, 2014, Salvador. Anais do X seminário Internacional da Rede Estrado, 2014.

3.
MOTA JUNIOR, W. P.; Souza, M.B . A centralidade do trabalho docente nas orientações do Banco Mundial para as políticas educacionais brasileiras. In: I Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores,, 2014, Belém. Anais do I Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores,, 2014.

4.
MOTA JUNIOR, W. P.; Souza, M.B . O lugar do Trabalho Docente na estratégia do Banco Mundial para a educação brasileira.. In: II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação, 2013, Porto. Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança., 2013, Porto. II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação, 2013, Porto. Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança., 2013. v. 1. p. 3083-3094.

5.
MOTA JUNIOR, W. P.; MAUES, O. C. . A Nova Regulação Educacional e o Trabalho Docente na Pós-Graduação Brasileira. In: ANPEd, 2010, Caxambu - MG. Trabalhos aprovados na ANPEd, 2010.

6.
MOTA JUNIOR, W. P.. A pesquisa em trabalho docente na ANPEd: Um estudo sobre a produção do GT 09 no período de 2005-2008. In: VIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo ? Ética e Regulação no Currículo e nas Políticas Educacionais, 2009, Belém. Trabalhos aprovados, 2009.

7.
MOTA JUNIOR, W. P.; Conceição, D. L. . As Políticas de Avaliação da Educação Superior e o Trabalho Docente.. In: VI Seminário Redestrado. Regulação Educacional e Trabalho Docente, 2006, Rio de Janeiro. Regulação educacional e Trabalho Docente, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MOTA JUNIOR, W. P.; Souza, M.B ; RANIERI, Tais. . Uma Análise Crítica do Documento 'Pátria Educadora: A Qualificação do Ensino Básico como Obra de Construção Nacional'. In: Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, 2016, Belém. Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, 2016.

2.
OIVEIRA NETO, A. C. ; MOTA NETO, J. C. ; OLIVEIRA, I. A. ; CORRÊA, S. R. M. ; MOTA JUNIOR, W. P. . Trabalho, Educação e Tradição em comunidades rurais-ribeirinhas da Amazônia.. In: Congresso Nacional de Educação - CONED, 2004, Recife - PE. Caderno V CONED (Congresso Nacional de Educação), Recife - PE, maio de 2004. Educação, Democracia e Qualidade Social, 2004.

3.
MOTA JUNIOR, W. P.; BARBOSA, R. G. R. . Educação Popular Freireana em comunidade hospitalar: a problematização de uma ação educativa com jovens, adultos e idosos no Estado do Pará. In: Congresso Nacional de Educação - CONED, 2004, Recife - PE. Anais do V CONED - Escola, Democracia e Qualidade Social, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MOTA JUNIOR, W. P.; TAVARES, P. H. S. ; Souza, M.B ; CARNEIRO, V. L. . REGULAÇÃO E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO MUNICÍPIO DE MARITUBA-PA.. In: IX SEMINÁRIO DA REDE ESTRADO: Políticas Educativas na América Latina: Praxis Docente e Transformação Social, 2012, Santiago de Chile. IX SEMINÁRIO DA REDE ESTRADO: Políticas Educativas na América Latina: Praxis Docente e Transformação Social, 2012.

2.
MOTA JUNIOR, W. P.; MAUES, O. C. ; MENDONCA, F. L. . SINAES: Uma análise sobre a concepção de avaliação do governo Lula. In: 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, Maceió. Política de Ciência e Tecnologia e Formação do Pesquisador em Educação, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
MOTA JUNIOR, W. P.; Souza, M.B ; RANIERI, Tais. . Uma Análise Crítica do Documento 'Pátria Educadora: A Qualificação do Ensino Básico como Obra de Construção Nacional'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MOTA JUNIOR, W. P.; Souza, M.B . O lugar do trabalho docente na estratégia do Banco Mundial para a educação brasileira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MOTA JUNIOR, W. P.; MAUES, O. C. . A Nova Regulação Educacional e o Trabalho Docente na Pós-Graduação Brasileira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MOTA JUNIOR, W. P.. A PESQUISA EM TRABALHO DOCENTE NA ANPED: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO DO GT 09 NO PERÍODO DE 2005-2008. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MOTA JUNIOR, W. P.. UMA ANÁLISE SOBRE A FUNÇÃO DA AVALIAÇÃO DO GOVERNO LULA, FORMAÇÃO OU CONTROLE?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MOTA JUNIOR, W. P.; MAUES, O. C. ; MENDONCA, F. L. . SINAES: UMA ANÁLISE SOBRE A CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DO GOVERNO LULA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MOTA JUNIOR, W. P.; MAUES, O. C. ; Conceição, D. L. . AS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA E O TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO NEOLIBERAL. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
MOTA JUNIOR, W. P.. As Políticas de Avaliação e os desdobramentos sobre o trabalho docente na Educação Superior. 2006. (Relatório de pesquisa).

2.
MOTA JUNIOR, W. P.. As Políticas Educacionais para o ensino e os impactos sobre o trabalho docente. 2005. (Relatório de pesquisa).

Demais trabalhos
1.
MOTA JUNIOR, W. P.. As raízes filosóficas do pensamento educacional Paulo Freire. 2003 (Minicurso) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MOTA JUNIOR, W. P.; CORREA, R. O.; CONDE, W. C.. Participação em banca de Luana Louise Padilha Soares e Adriano do Nascimento Mendonç.Perfil epidemiológico de usuários triados no setor de terapia ocupacional da unidade de ensino e asistência da universidade do estado do Pará: um enfoque nas doenças ocupacionais e acidentes de trablho. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Estado do Pará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ciclo de estudos e debates PNE/CONAE: avanços e retrocessos na garantia da qualidade social da educação brasileirileia.Ciclo de estudos e debates PNE/CONAE: avanços e retrocessos na garantia da qualidade social da educação brasileirileia. 2013. (Outra).

2.
V Encontro de Editores de Periódicos da Área da Educação.A Revista Ver a Educação do ICED-UFPA. 2013. (Encontro).

3.
III Seminário - Crise do Capital e Políticas para Educação Superior no Brasil e Portugal. 2012. (Seminário).

4.
IV Encontro de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste. 2012. (Encontro).

5.
V Colóquio de Políticas Públicas Educacionais. As Políticas Educacionais da Contemporaneidade. 2012. (Outra).

6.
Ciclo de Debate e Estudo sobre o PL 8.035/2010 - Plano Nacional de Educação para o decênio 2010-2020.Ciclo de Debate e Estudo sobre o PL 8.035/2010 - Plano Nacional de Educação para o decênio 2010-2020. 2011. (Outra).

7.
Seminário Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil: O Pará em questão.Trabalho docente na Educação básica no Brasil: O Pará em questão. 2011. (Seminário).

8.
Educação no Brasil: o balanço de um década.A Nova regulação Educacional e o Trabalho Docente na Pós-Graduação no Brasil. 2010. (Outra).

9.
Mini Curso: Trabalho Docente.Mini curo: Trabalho docente. 2010. (Outra).

10.
Seminário Internacional Políticas Educacionais e Trabalho Docente: perspectiva cocomparada. 2010. (Seminário).

11.
II COLÓQUIO DE POLÍTICAS EDUCACIIONAIS.UMA ANÁLISE SOBRE A FUNÇÃO DA AVALIAÇÃO DO GOVERNO LULA, FORMAÇÃO OU CONTROLE?. 2007. (Outra).

12.
XVIII ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE.SINAES: UMA ANÁLISE SOBRE A CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DO GOVERNO LULA. 2007. (Encontro).

13.
XVII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPA.AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS DESDOBRAMENTOS SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. 2007. (Seminário).

14.
VI SEMINÁRIO DA REDE LATINO AMERICANA DE ESTUDOS SOBRE TRABALHO DOCENTE.AS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA E O TRABALHO DOCENTE. 2006. (Seminário).

15.
V FSM. 2005. (Outra).

16.
CONED. V Congresso Nacional de Educação - CONED. 2004. (Congresso).

17.
ENEPE.XXIV Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia. 2004. (Encontro).

18.
EPEPE.XV Encontro Paraense dos Estudantes de Pedagogia. 2004. (Encontro).

19.
- I Seminário Temático de Educação Popular, com o tema. 2004. (Seminário).

20.
I Seminário temático em Educação Popular.I Seminário temático em Educação Popular. 2004. (Seminário).

21.
Seminário em educação do campom e desenvolvimento rural.Educação do campo e desenvolvimento rural. 2004. (Seminário).

22.
II Seminário em Educação Popular com comunidades ribeirinhas.II Seminário em Educação Popular com Comunidades ribeirinhas. 2003. (Seminário).

23.
Jornada Paulo Freire.II Jornada Paulo Freire. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOTA JUNIOR, W. P.. I Reunião Científica Regional da ANPED Norte. 2016. (Outro).

2.
MAUES, O. C. ; Souza, M.B ; MOTA JUNIOR, W. P. . Ciclo de estudos e debates - PNE/Conae: avanços e retrocessos na garantia da qualidade social da educação brasileira. 2013. (Outro).

3.
MOTA JUNIOR, W. P.; MAUES, O. C. . Seminário Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil. O Pará em questão. 2011. (Outro).

4.
MAUES, O. C. ; MOTA JUNIOR, W. P. . II Semniário Trabalho Docente. 2011. (Outro).

5.
MAUES, O. C. ; MOTA JUNIOR, W. P. . Seminário Internacional - Políticas Educacionais e Trabalho Docente: perspectiva comparada. 2010. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MAUES, O. C. ; Souza, M.B ; MOTA JUNIOR, W. P. . Ciclo de estudos e debates - PNE/Conae: avanços e retrocessos na garantia da qualidade social da educação brasileira. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 15:48:44