Bernard Herman Hess

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4643708140080520
  • Última atualização do currículo em 22/09/2015


Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (1996), mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Goiás (2000) e doutorado em Literatura pela Universidade de Brasília (2006). Foi consultor do Ministério da Educação. É professor adjunto do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina. É pesquisador do Grupo de pesquisa ?Literatura e Modernidade Periférica?. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: crítica literária, literatura, ontologia, dialética e estética. Linhas de pesquisa: Crítica da história literária; Estética e política na perspectiva da dialética local e universal. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bernard Herman Hess
Nome em citações bibliográficas
HESS, B. H.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Departamento de Teoria Literária e Literatura.
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Asa norte
BRASILIA, DF - Brasil
Telefone: (61) 32737016


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2006
Doutorado em Literatura.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: O Escritor e o Infante: uma negociação para a representação do Brasil em Infancia, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Hermenegildo José de Menezes Bastos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: cultura; dialética; estética; ficção; melancolia; realismo crítico.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1997 - 2000
Mestrado em Letras e Linguística.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Realismo e Realidade em Graciliano Ramos,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Manuel Souza e Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: crítica literária; dialética; estética; ficção; realismo; realismo crítico.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
1990 - 1996
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2014
Uma Introdução Sistemática à Obra de Karl Marx. (Carga horária: 200h).
Escola Nacional Florestan Fernandes, ENFF, Brasil.
2011 - 2011
Metodologia de Estágio e os Complexos. (Carga horária: 20h).
Faculdade de Planaltina, FUP, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Formação e Capacitação: I Encontro Nacion. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional Florestan Fernandes, ENFF, Brasil.
2010 - 2011
Extensão universitária em O romance histórico e sua atualidade. (Carga horária: 60h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2010 - 2010
Matrizes Formadoras da Educação do campo. (Carga horária: 20h).
Faculdade de Planaltina, FUP, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Formação e Capacitação: Seminário das Esc. (Carga horária: 20h).
Faculdade de Planaltina, FUP, Brasil.
2010 - 2010
Desafios da Educação do Campo. (Carga horária: 20h).
Faculdade de Planaltina, FUP, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Planaltina, FUP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenador da Área de Linguagens do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade de Planaltina, no período de 2010, 2011 e 2012.

Atividades

2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Planaltina, .

2009 - Atual
Ensino, Licenciatura em Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular S.2 - EJA
Estudos Literários 1: Literatura e Nação
Estudos Literários 2: formação do Sistema Literário e Deasagregação Nacional
Estudos Literários 3: Impasses na Construção do Personagem Popular Brasileiro
Estudos Literários 4
Outras formas de atividade: Acesso a
Realidade Brasileira 2

Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: consultor, Carga horária: 20


Faculdade das Águas Emendadas, FAE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 12

Atividades

01/2009 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Brasileira IV - Modernismo
Literatura Brasileira III Naturalismo / Simbolismo / Parnasianismo / Pré-Modernismo
Literatura Brasileira I Barroco e Arcadismo

Centro de Estudos em Educação, Letras e Lingüística, CEELL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Curso de Especialização em Literatura e Pensamento Crítico no Brasil

Atividades

01/2007 - 01/2008
Ensino, Literatura e Pensamento Crítico no Brasil, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Literatura e Pensamento Crítico no Brasil
Narrativa - Graciliano Ramos

Faculdades Alves Faria, ALFA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: contratado, Carga horária: 8

Atividades

08/2003 - 02/2005
Extensão universitária , curso de extensão de língua portuguesa, .

Atividade de extensão realizada
curso de Língua portuguesa.
08/2001 - 02/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, comissão de processo seletivo (vestibular), .

Cargo ou função
coordenação acadêmcia.
02/2001 - 02/2005
Ensino, pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lioteratura Brasileira
Língua Portuguesa

Faculdade de Piracanjuba, FAP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR E COORDENADOR DO CURSO DE LETRAS, Carga horária: 20

Atividades

01/2005 - 01/2006
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Literatura
Literatura Brasileira

Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: contratado, Enquadramento Funcional: contratado, Carga horária: 4

Atividades

08/2001 - 01/2002
Ensino, serviços sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
língua portuguesa

Faculdade Lions, LIONS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: contratado, Carga horária: 6

Atividades

02/2003 - 08/2003
Ensino, administração em comércio exterior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa


Linhas de pesquisa


1.
Crítica Literária Dialética

Objetivo: Essa linha de pesquisa está vinculada ao trabalho do grupo Literatura e modernidade periférica, do TEL - UnB, cadastrado no CNPq. A linha de pesquisa tem como foco a relação entre literatura e sociedade, a partir da associação entre formação e representação, e está relacionada à experiência da crítica literária brasileira que vem trabalhando o tema da Formação do país e de sua literatura, especialmente os trabalhos de Antonio Candido e Roberto Schwarz, bem como a produção dos Intérpretes do Brasil, como Caio Prado Júnior, Celso Furtado, Sérgio Buarque de Holanda e outros. A relação entre formação e representação evidencia o caráter empenhado da literatura brasileira que, desde a sua formação, esteve vinculada, embora de forma contraditória, a um projeto de nação. A análise desse vínculo histórico demanda do pesquisador a percepção crítica, nem sempre acessível, da lógica histórica que a acumulação literária no Brasil foi capaz de consolidar em relação à interpretação da realidade nacional. Como construção de uma lógica histórica, a representação literária da realidade nacional é, portanto, mais do que a descrição imediata do Brasil, uma formulação estética que, pela mediação do trabalho do escritor, pode dar a ver, nas estruturas literárias, o mecanismo complexo e dinâmico das estruturas sociais brasileiras e pode atinar com o nexo histórico que, apesar de indisponível na experiência cotidiana, constitui o modo de ser do brasileiro. Assim, a representação literária da realidade nacional é também uma representação política, que envolve a dinâmica de formação tanto da própria literatura quanto do país. Dinâmica que, originada do processo colonizador, se estabeleceu sempre na perspectiva da dialética cosmopolitismo e localismo e no comparativismo entre as formas literárias, políticas, econômicas e sociais periféricas e os seus modelos estrangeiros, forjados no processo histórico de formação e desenvolvimento dos países centrais..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: centro e periferia; materialismo histórico e dialético; representação literária e nação.
2.
Estética e política na perspectiva da dialética local e universal

Objetivo: A linha de pesquisa propõe o estudo da estética literária na tradição da crítica materialista, histórica e dialética, especialmente apoiada na crítica estética de Georg Lukács, com vistas à análise das relações entre forma literária e política. A linha procura promover a apropriação problematizada e crítica dessa tradição de análise da literatura universal e nacional, em chave comparativa, por parte de pesquisadores ligados aos movimentos sociais do campo..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: estética; política; realismo crítico; dialética local e universal.
3.
Forma estética, processo social e educação do campo

Objetivo: Estudos sobre a relação entre forma estética e processo social no âmbito da Educação do Campo..


Projetos de pesquisa


2011 - 2012
Realismo, literatura e a formação do Brasil agrário
Descrição: Projeto de pesquisa ?Realismo, literatura e a formação do Brasil agrário?, apresentado e aprovado pelo Programa de Iniciação Científica (ProIC). O projeto de pesquisa foi desenvolvido pelo pesquisador voluntário André A. Bispo, da Licenciatura em Educação do Campo, FUP - UnB. Edital 2011 ProIC/CNPq/UnB..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Bernard Herman Hess - Coordenador / André Aparecido Bispo - Integrante.Número de orientações: 1
2011 - 2012
Observatório da Educação do Campo ? Pesquisa sobre a Licenciatura em Educação do Campo da UnB
Descrição: projeto de pesquisa ?Observatório da Educação do Campo ? Pesquisa sobre a Licenciatura em Educação do Campo da UnB?, apresentado ao DEG - UnB pelos docentes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da FUP - UnB. O eixo de pesquisa por mim coordenado ? A formação por área do conhecimento ? Linguagens, no curso de Licenciatura em Educação do Campo da UnB com foco nas relações entre campo e cidade ?, foi desenvolvido pelo pesquisador bolsista André A. Bispo, da Licenciatura em Educação do Campo, FUP - UnB. Edital DEG 06/2011..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Bernard Herman Hess - Coordenador / André Aparecido Bispo - Integrante.Número de orientações: 1
2010 - 2011
Produção do conhecimento e formação de educadores nas áreas de Linguagens e Ciências da natureza
Descrição: Projeto apresentado por 11 docentes dos campi Darcy Ribeiro e Faculdade de Planaltina da Universidade de Brasília (UnB) e aprovado pelo Programa de Iniciação Científica (ProIC). O eixo temático 5 ? Literatura e conhecimento das contradições do campo no Brasil, por mim coordenado, foi desenvolvido pelo pesquisador voluntário André A. Bispo, da Licenciatura em Educação do Campo, FUP - UnB. Edital 2010 ProIC/CNPq/UnB..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Bernard Herman Hess - Coordenador / André Aparecido Bispo - Integrante.Número de orientações: 1


Membro de corpo editorial


2004 - 2005
Periódico: Revista Alfa de Direito


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Latim
Lê Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
HESS, B. H.1998HESS, B. H.. Some differences between amercan and brasilian indians. Annistasia, Anniston, Alabama, EUA, 1998.

2.
HESS, B. H.1997 HESS, B. H.. Sobre arte e sociedade. Signótica, Goiânia, 1997.

Capítulos de livros publicados
1.
HESS, B. H.; CORRÊA, A. L. R. . Termos-chave para a crítica estética marxista. In: Rafael Litvin Villas Bôas; Paola Masiero Pereira. (Org.). Cultura, arte e comunicação. 1ed.São Paulo: Outras Expressões, 2015, v. 1, p. 109-159.

2.
HESS, B. H.. Arte livre, arte dirigida, arte popular. In: 1. CORRÊA, Ana Laura dos Reis; COSTA, Deane; PILATI, Alexandre; BASTOS, Hermenegildo.. (Org.). O Brasil ainda se pensa. 50 anos de Formação da Literatura Brasileira.. 1ed.Vinhedo: Editora Horizonte, 2012, v. 1, p. 71-77.

3.
HESS, B. H.; CORRÊA, A. L. R. ; COSTA, D. M. F. de C. ; BASTOS, M. D. ; BOAS, R. L. V. . Estética e Educação do Campo: movimentos formativos na área de habilitação em linguagens da LEdoC. In: Monica Castagna Molina; Laís Mourão Sá. (Org.). Licenciaturas em Educação do Campo: registros e reflexões a partir das experiências piloto. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011, v. 01, p. 179-210.

4.
HESS, B. H.; CORRÊA, A. L. R. . Termos-chave para a teoria e prática da crítica literária dialética. In: Hermenegildo Bastos; Adriana Araújo. (Org.). Teoria e prática da crítica literária dialética. 1ed.Brasília: Editora da UnB, 2011, v. 1, p. 149-179.

5.
HESS, B. H.; CORRÊA, A. L. R. ; COSTA, D. M. F. de C. ; BASTOS, M. D. ; BOAS, R. L. V. . Estética e educação do campo: da construção do coletivo de cultura do MST à organização da área de linguagens da Educação do Campo. In: Roberta Lobo. (Org.). Crítica da imagem e educação: reflexões sobre a contemporaneidade. Rio de Janeiro: : Escola Politécnica Joaquim Venâncio / Ministério da Saúde - Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ, 2010, v. 1, p. 149-179.

6.
HESS, B. H.. Acerca do significado de algumas crônicas de Graciliano Ramos em Linhas tortas: o problema do engajamento na representação literária do romance de 30. In: Ana Laura dos Reis Corrêa; Deane Maria Fonsêca de Castro e Costa; Germana Henriques Pereira de Sousa. (Org.). Literatura e história: questões dialéticas da produção literária em nação periférica. Brasília: Centro de Estudos em Educação, Linguagem e Literatura / Grupo de Pesquisa Literatura e Modernidade, 2009, v. 1, p. 150-162.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
HESS, B. H.. 70 anos de Vidas secas. jornal sem terra, Brasil, p. 12 - 12, 20 nov. 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HESS, B. H.. O irracionalismo servil pequeno burguês como tendência pré-fascista: observações em torno do herói de 'O súdito', de Heinrich Mann. In: Colóquio Internacional Marx e o marxismo 2015: Insurreições, passado e presente, 2015, Niterói. Anais do Colóquio Internacional Marx e o Marxismo. Niterói: UFF, 2015.

2.
HESS, B. H.. O Don silencioso, de Sholojov. In: VII Coloquio Internacional ?Teoría Crítica y Marxismo Occidental? Marxismo y violencia, 2014, Buenos Aires. VII Coloquio Internacional ?Teoría Crítica y Marxismo Occidental? Marxismo y violencia. Buenos Aires: Herramienta, 2014.

3.
HESS, B. H.; CORRÊA, A. L. R. ; COSTA, D. M. F. de C. . Linguagens estéticas em contexto de formação de professores do campo. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

4.
HESS, B. H.. Linhas Tortas e o problema da literatura engajada no romance de 30. In: XI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC, 2008, São Paulo. Revista Brasileira de Literatura Comparada. Rio de Janeiro: universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2008. v. 10.

5.
HESS, B. H.. Uma modesta epopéia em Infância: memória, ficção e representação realista. In: 5° Colóquio Internacional Marx Engels, 2007, Campinas. Anais do 5° Colóquio Internacional Marx Engels. Campinas: Unicamp, 2007.

6.
HESS, B. H.. O realismo em Infância de Graciliano Ramos: uma crítica da contraditória formação humana na periferia do capitalismo. In: X CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC, 2006, Rio de Janeiro. Lugares dos discursos. Rio de Janeiro: ABRALIC, 2006.

7.
HESS, B. H.. Estética da nacionalidade em Graciliano Ramos. In: 4° Colóquio Internacional Marx Engels, 2005, Campinas. Anais do 4° Colóquio Internacional Marx Engels. Campinas: unicamp, 2005.

8.
HESS, B. H.. Fundamentos históricos da Crítica romântica do Capitalismo. In: VIII Semana de Letras, 1998, Viçosa/MG. Anais da VIII Semana de Letras. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 1998.

9.
HESS, B. H.. Forma e sentido na poesia de Ferreira Gullar. In: Encontro de Estudos Lingüísitcos e Literários, 1997, Goiânia. Anais do Encontro de Estudos Lingüísticos e Literários. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 1997.

10.
HESS, B. H.. Revolta e Melancolia na Crítica romântica do Capitalismo. In: III Seminário de Literatura e Crítica UFG, 1997, Goiânia. Anais do III Seminário de literatura e Crítica da UFG. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 1997.

11.
HESS, B. H.. Gramática e Redação (e Literatura) no Ensino da Língua Portuguesa. In: VII Semana de Letras, 1996, Viçosa. Anais da VII Semana de Letras. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 1996.

Apresentações de Trabalho
1.
HESS, B. H.. O irracionalismo servil pequeno burguês como tendência pré-fascista: observações em torno do herói de 'O súdito', de Heinrich Mann. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
HESS, B. H.. O Don silencioso, de Shoojov. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
HESS, B. H.; CORRÊA, A. L. R. . Jorge Amado e o romance social de 1930. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
HESS, B. H.. Ensino de literatura na área de linguagens da Educação do Campo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
HESS, B. H.. Presença da literatura na área de linguagens. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
HESS, B. H.. Mesa de debate II: Graciliano Ramos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
HESS, B. H.; CORRÊA, A. L. R. ; COSTA, D. M. F. de C. . Linguagens estéticas em contexto de formação de professores do campo: sobre os disfarces da Literatura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
HESS, B. H.. Estética e engajamento em Graciliano Ramos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
HESS, B. H.. Estética e engajamento em Graciliano Ramos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
HESS, B. H.. Graciliano Ramos ensaista: a literatura empenhada do romance de 30. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
HESS, B. H.. Graciliano Ramos e a questão da literatura engajada. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
HESS, B. H.. O realismo em Infância de Graciliano Ramos: uma crítica da contraditória formação humana na periferia do capitalismo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
HESS, B. H.. Gramática e Redação ( e Literatura) no Ensino da Língua Portuguesa.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
HESS, B. H.. Forma e sentido na poesia de Ferreira Gullar. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
HESS, B. H.. Escola Ativa - Orientações pedagógicas para formação de educadoras e educadores. 2009.

2.
HESS, B. H.. Escola Ativa - Projeto Base. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
HESS, B. H.. Avaliador de trabalhos de Iniciação Científica - UnB. 2013.

2.
HESS, B. H.. Coordenado da Àrea de Linguagens do curso de Licenciatura em educação do campo. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
HESS, B. H.. Literatura e processo social. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
HESS, B. H.. Literatura mundial e produção literária em regiões periféricas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
HESS, B. H.. Pesquisa e trabalho monográfico I - fundamentos da pesquisa na área de linguagens. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
HESS, B. H.. Programa Escola Ativa - Orientações Pedagógicas para Formação de Educadoras e Educadores. 2009. (Editoração/Livro).

5.
HESS, B. H.. Escola Ativa - Projeto Base. 2008. (Editoração/Livro).

6.
SANTOS, M. H. A. ; HESS, B. H. . Escola Ativa - Ciências 1. 2008. (Editoração/Livro).

7.
CARMO, N. ; HESS, B. H. . Escola Ativa Geografia I. 2008. (Editoração/Livro).

8.
SILVA, L. Q. ; HESS, B. H. . Esola Ativa História I. 2008. (Editoração/Livro).

9.
ABREU, M. C. M. ; HESS, B. H. . Escola Ativa Alfabetização e Letramento I: Caderno do Educador. 2008. (Editoração/Livro).

10.
ABREU, M. C. M. ; HESS, B. H. . Escola Ativa Alfabetização e Letramento I. 2008. (Editoração/Livro).

11.
CASTRO, W.M.de ; HESS, B. H. . Escola Ativa Matemática I. 2008. (Editoração/Livro).

12.
HESS, B. H.. Literatura e Trabalho no Brasil. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
HESS, B. H.. Apostila de Língua Portuguesa: uma introdução a leitura e produção de textos. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PILATI, A. S.; HESS, B. H.; CORRÊA, A. L. R.. Participação em banca de Janderson Silva Santos. Poema sujo: o movimento dialético entre a literatura e a sociedade. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Literatura) - Universidade de Brasília.

2.
BERGAMO, E.; HESS, B. H.; MACEDO, T.. Participação em banca de Uriel Irigaray Araújo. A morte e a morte de Quincas Berro D'Água e a trajetória iniciática: mito e oralidade em Jorge Amado. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Literatura) - Universidade de Brasília.

3.
BERGAMO, E.; HESS, B. H.; BOAS, R. L. V.. Participação em banca de Edelweiss de Morais Mafra. A existência por reinventar: herói fracassado e nação degradada em Os ratos, de Dyonélio Machado. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Literatura) - Universidade de Brasília.

4.
HESS, B. H.; BASTOS., H. J. M.; SOUSA, Germana H.P.de. Participação em banca de FAbiano Ferreira C. Vale. "Enxoto de imagens luxuriantes": o processo de escrita em Angústia, de Graciliano Ramos. 2011. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Universidade de Brasília.

5.
HESS, B. H.; BASTOS., H. J. M.; CORRÊA, A. L. R.. Participação em banca de Maria Braga Barbosa. Uma paixão no deserto - o conto de Balzac como metáfora do choque de culturas no colonialismo. 2011. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Universidade de Brasília.

Teses de doutorado
1.
BASTOS., H. J. M.; HESS, B. H.; ROSA, D. S.; ARAUJO, A. F. B.; SANTOS, R. S.. Participação em banca de Leonice de Andrade Carvalho. Objetos e turbulência: uma análise da contística veigueana. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Literatura) - Universidade de Brasília.

2.
BASTOS., H. J. M.; HESS, B. H.; BERGAMO, E.; ROSA, D. S.; NOGUEIRA, L. A. A.. Participação em banca de Juan Pedro Rojas. ANTONIO CALLADO E JUAN JOSÉ SAER: Dois casos da ?Literatura do contra?. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Literatura) - Universidade de Brasília.

3.
BASTOS., H. J. M.; HESS, B. H.; PILATI, A. S.; PACHECO, A. P.; RODRIGUES, A.. Participação em banca de Gustavo Abílio Galeno Arnt. Sistema Jagunço. A dialética entre homens provisórios e sujeitos da terra definitivos no romance regional brasileiro. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Literatura) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Doutorado
1.
BERGAMO, E.; HESS, B. H.; CORRÊA, A. L. R.; CARVALHO, E. R.. Participação em banca de Rogério Max Canedo Silva. Por uma História subvertida da colonização Portuguesa: a ficcionalização do passado nos romances O tetraneto del-rei, de Haroldo Maranhão, A gloriosa família, de Pepetela, e As naus, de António Lobo Antunes. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Literatura) - Universidade de Brasília.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
HESS, B. H.; VALE, F. F. C.; BORGES, K. A. P.. Participação em banca de André Aparecido Bispo. Particularidade e tipicidade em São Bernardo: um estudo sobre o romance de Graciliano Ramos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Agrária) - Faculdade de Planaltina.

2.
HESS, B. H.; BERGAMO, E.; COSTA, P. C.. Participação em banca de Natal da Silva dos Santos. A posição sujeito humanizador constituída através da personagem Baleia na obra Vidas secas, de Graciliano Ramos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Linguagens nas Escolas do Campo) - Universidade de Brasília.

3.
HESS, B. H.; BERGAMO, E.; VALE, F. F. C.. Participação em banca de João Paulo Ferreira dos Santos. Literatura e consciência social: a estética e a política em Jorge Amado. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Linguagens nas Escolas do Campo) - Universidade de Brasília.

4.
BERGAMO, E.; HESS, B. H.; VALE, F. F. C.. Participação em banca de Messias Silva Marques. Literatura e subdesenvolvimento em Galvez imperador do Acre, de Márcio Souza. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Linguagens nas Escolas do Campo) - Universidade de Brasília.

5.
STEDILE, M. E.; HESS, B. H.; TEIXEIRA, A. A.. Participação em banca de Carla Maria Loop. Brecht e a estética teatral dialética: a forma épica em cena. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Linguagens nas Escolas do Campo) - Universidade de Brasília.

6.
CORRÊA, A. L. R.; HESS, B. H.; ROSA, D. S.. Participação em banca de Marivani da Silva Martins Adler. Realidade, documento e ficção em A hora da estrela. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Linguagens nas Escolas do Campo) - Universidade de Brasília.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
HESS, B. H.; FLEURY, Vivianne; VALE, F. F. C.. Participação em banca de André Aparecido Bispo.A ficção e a confissão de Paulo Honório: o significado da estrutura do romance S. Bernardo, de Graciliano Ramos.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Planaltina.

2.
HESS, B. H.; CORRÊA, A. L. R.; ROJAS, J. P.. Participação em banca de Eloisa Aparecida Cerino Rosa.Vidas secas: representação estética e política. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Planaltina.

3.
CORRÊA, A. L. R.; HESS, B. H.; COSTA, D. M. F. de C.. Participação em banca de Priscila Gomes Pereira.Composição do narrador e figuração da sociedade em "Pai contra mãe", de Machado de Assis. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Planaltina.

4.
HESS, B. H.; PILATI, A. S.; CORRÊA, A. L. R.. Participação em banca de Gleciane Cezário dos Santos.O cotidiano tornado linguagem pela voz da poesia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Planaltina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
HESS, B. H.; COELHO, G. L. S.; MOURA, S. A. T.. Banca Examinadora Concurso Público Magistério Superior UFT. 2015. Fundação Universidade Federal do Tocantins.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colóquio Internacional Marx e o Marxismo 2015: Insurreições, passado e presente. O irracionalismo servil pequeno burguês como tendência pré-fascista: observações em torno do herói de "O súdito", de Heinrich Mann. 2015. (Congresso).

2.
VII Coloquio Internacional ?Teoría Crítica y Marxismo Occidental? Marxismo y violencia. O Don silencioso, de Sholojov. 2014. (Congresso).

3.
Curso Metodologia de Estágio e os Complexos. 2011. (Outra).

4.
I Encontro Nacional de Professores da Educação do Campo. 2011. (Seminário).

5.
I Seminário de Pesquisa e Educação do Campo ? Produção do Conhecimento e Formação de Educadores nas Áreas de Linguagens e Ciências da Natureza.Mesa de debate II: Graciliano Ramos. 2011. (Seminário).

6.
Seminário das Áreas de Linguagens e Ciências da Natureza e Matemática na Comunidade Quilombola Engenho II.Ensino de literatura na área de linguagens da Educação do Campo. 2011. (Seminário).

7.
Seminário das Áreas de Linguagens e Ciências da Natureza e Matemática no Assentamento Antônio Conselheiro.Presença da literatura na área de linguagens. 2011. (Seminário).

8.
Desafios da Educação do campo. 2010. (Outra).

9.
Matrizes formadoras da Educação do campo. 2010. (Outra).

10.
Seminário das Escolas de Inserção da II Turma da Licenciatura em Educação do Campo.A linguagem artística e os desafios da Educação do Campo. 2010. (Seminário).

11.
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE.Linguagens estéticas em contexto de formação de professores do campo. 2010. (Encontro).

12.
Simpósio Formação da Literatura Brasileira: 50 anos.Estética e engajamento em Gracilianos Ramos. 2009. (Simpósio).

13.
4. Encontro Estadual de Formação de Educadores do Projeto Educação do Campo em Escolas multisseriadas do Amapá.Avaliação e Organização do Trabalho Escolar. 2008. (Encontro).

14.
Colóquio Graciliano Ramos. Os setenta fôlegos de um livro: o senso histórico em Vidas Secas.Graciliano Ramos ensaista: LINHAS TORTAS e o empenho da literatura dos anos 30.. 2008. (Simpósio).

15.
XI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC. Linhas tortas e o problema da representação literária engajada no Brasil de 30. 2008. (Congresso).

16.
5° Colóquio Internacional Marx Engels. Uma modesta epopéia em Infância: memória, ficção e representação realista. 2007. (Congresso).

17.
III Etapa do curso Arte, Comunicação e Cultura na formação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.Literatura, realismo e emancipação. 2007. (Oficina).

18.
II Seminário Nacional de Pesquisa e Educação em Ciências nas Escolas e Cursos Formais do MST/ITERRA. 2007. (Seminário).

19.
II Etapa do curso de Arte, comunicação e Cultura na Formação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.A reeificação em Vidas Secas de Graciliano Ramos. 2006. (Oficina).

20.
X congresso Internacional da ABRALIC. O realismo em Infância de Graciliano Ramos: uma crítica da contraditória formação humana na periferia do capitalismo. 2006. (Congresso).

21.
1ª Bienal do livro de Goiás.A imobilidade de um mundo sem memória. 2005. (Oficina).

22.
4° Colóquio Internacional Marx e Engels. Estética da nacionalidade em Graciliano Ramos. 2005. (Congresso).

23.
Exposição dos Cem Bibliófilos Brasileiros.Cultura e classe na literatura brasileira : Macunaíma , de Mário de Andrade e Três contos, de Lima Barreto. 2005. (Encontro).

24.
I Etapa do Curso de Arte, comunicação e Cultura na formação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.Crítica Literária e formas de reificação. 2005. (Oficina).

25.
V Encontro de Educadores do Ensino Básico.Literatura, o realismo brechtiano e a decadência ideológica. 2004. (Encontro).

26.
IV Encontro Goiano de Avaliação Institucional.IV Encontro Goiano de Avaliação Institucional. 2001. (Encontro).

27.
III Simpósio de Filosofia e Filosofia da Educação. 1999. (Simpósio).

28.
II Simpósio de Filosofia e Filosofia da Educação. 1998. (Simpósio).

29.
VIII Semana de Letras.Gramática e Redação (e Literatura) no Ensino da Língua Portuguesa. 1998. (Seminário).

30.
Encontro de Estudo Lingüísticos e Literários.Forma e sentido na poesia de Ferreira Gullar. 1997. (Encontro).

31.
III Forum sobre Cultura. 1997. (Encontro).

32.
III Seminário de Literatura e Crítica.Revolta e Melancolia na crítica romântica do capitalismo. 1997. (Seminário).

33.
IV Seminário Nacional de Literatura e Crítica. 1997. (Seminário).

34.
II Semana de Letras e Artes. 1996. (Seminário).

35.
III Ciclo de Palestras Pedagógicas. 1995. (Simpósio).

36.
II Ciclo de Palestras Pedagógicas. 1994. (Simpósio).

37.
Semana de Literatura e Cinema. 1994. (Seminário).

38.
CURSO DE FORMAÇÃO SINDICAL. 1991. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HESS, B. H.. I Colóquio Internacional O realismo e sua atualidade: estética, ontologia e história. 2014. (Congresso).

2.
HESS, B. H.. I Seminário de Pesquisa e Educação do Campo ? Produção do Conhecimento e Formação de Educadores nas Áreas de Linguagens e Ciências da Natureza. 2011. (Congresso).

3.
HESS, B. H.. Seminário das Áreas de Linguagens e Ciências da Natureza e Matemática no Assentamento Antônio Conselheiro. 2011. (Outro).

4.
HESS, B. H.. Seminário das Áreas de Linguagens e Ciências da Natureza e Matemática na Comunidade Quilombola Engenho II. 2011. (Outro).

5.
Molina, M. C. ; MOURÃO, l. ; QUEIROZ, J.B. ; HESS, B. H. . 2. Seminário das Escolas de Inserção da II Turma da Licenciatura em educação do Campo. 2010. (Outro).

6.
BASTOS., H. J. M. ; HESS, B. H. . Colóquio Graciliano Ramos. Os setenta fôlegos de um livro: o senso histórico em Vidas Secas. 2008. (Congresso).

7.
HESS, B. H.. 1. Encontro Nacional do Programa Escola Ativa. 2008. (Outro).

8.
HESS, B. H.. 3. Seminário Nacional para a Formação dos Formadores do Projeto Escola Ativa/Educação do Campo. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Altobeli Gonçalves de Jesus. O método realista em Vidas secas, de Graciliano Ramos. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Planaltina. (Orientador).

2.
Michel Pinho Araújo. Vidas secas: representação literária e cinematográfica do personagem popular. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
André Aparecido Bispo. Particularidade e tipicidade em São Bernardo: um estudo sobre o romance de Graciliano Ramos. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Agrária) - Faculdade de Planaltina. Orientador: Bernard Herman Hess.

2.
Natal da Silva dos Santos. A posição sujeito humanizador constituída através da personagem Baleia na obra Vidas secas, de Graciliano Ramos. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Linguagens nas Escolas do Campo) - Universidade de Brasília. Orientador: Bernard Herman Hess.

3.
João Paulo Ferreira dos Santos. Literatura e consciência social: a estética e a política em Jorge Amado. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Linguagens nas Escolas do Campo) - Universidade de Brasília. Orientador: Bernard Herman Hess.

4.
JHECIKA VAZ RIBEIRO. O DESMASCARAMENTO DA DESFAÇATEZ DA CLASSE DOMINANTE BRASILEIRA DO SEC. XIX EM MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRAS CUBAS. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LETRAS) - Faculdade das Águas Emendadas. Orientador: Bernard Herman Hess.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Eloisa Aparecida Cerino Rosa. Vidas secas: representação estética e política. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Planaltina. Orientador: Bernard Herman Hess.

2.
André Aparecido Bispo. A ficção e a confissão de Paulo Honório: o significado da estrutura do romance S. Bernardo, de Graciliano Ramos.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. Orientador: Bernard Herman Hess.

3.
Gleciane Cezario S. Machado. O cotidiano tornado linguagem pela voz da poesia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. Orientador: Bernard Herman Hess.

Iniciação científica
1.
André Aparecido Bispo. A manifestação das contingências históricas na formação dos conflitos da vida dos homens do campo brasileiro: investigação de obras da literatura brasileira. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bernard Herman Hess.

2.
André Aparecido Bispo. : ?O conhecimento estético das contradições sociais do campo num Brasil moderno e conservador: S. Bernardo, de Graciliano Ramos?. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bernard Herman Hess.

Orientações de outra natureza
1.
André Aparecido Bispo. Observatório da Educação do Campo ? Pesquisa sobre a Licenciatura em Educação do Campo da UnB. 2012. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Planaltina. Orientador: Bernard Herman Hess.

2.
Michel Pinho de Araújo. Estudos Literários 1. 2012. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Planaltina. Orientador: Bernard Herman Hess.

3.
Gleciane Cezário dos Santos. Estudos Literários 3. 2012. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Planaltina. Orientador: Bernard Herman Hess.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 8:26:06