Marlúcia Maria Alves

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  • Última atualização do currículo em 02/08/2018


Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), graduação em Letras - Língua Francesa pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente atua como Professor Associado 1 no curso de Letras (licenciatura) no Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia. Atua também no PROFLETRAS na categoria de professor permanente. É sócia da Associação Brasileira de Lingüística, membro do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de SP, sócia da Associação dos Professores de Francês de Minas Gerais e membro da Sociedade Brasileira de Fonética. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística e Fonologia, atuando principalmente nos seguintes temas: vogais médias, variação linguística, ensino de Língua Portuguesa e teoria da otimalidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marlúcia Maria Alves
Nome em citações bibliográficas
ALVES, Marlúcia Maria

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de Letras e Lingüística.
Av. João Naves de Ávila, 2.121 - Campus Santa Mônica
Santa Mônica
38408100 - Uberlandia, MG - Brasil
Telefone: (34) 32394162
URL da Homepage: www.ileel.ufu.br


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2008
Doutorado em Lingüística.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: As vogais médias em posição pretônica nos nomes no dialeto de Belo Horizonte: estudo da variação à luz da teoria da otimalidade, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Seung Hwa Lee.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Vogais médias; Variação lingüística; Fonologia; Teoria da Otimalidade.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1996 - 1999
Mestrado em Lingüística.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: As vogais médias em posição tônica nos nomes do português brasileiro,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: José Olímpio de Magalhães.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Fonologia; Variação lingüística; Vogais médias.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1992 - 1995
Graduação em Letras - Francês.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1988 - 1992
Graduação em Letras - Português.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1985 - 1987
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Tiradentes da Polícia Militar, TIRADENTES, Brasil.


Pós-doutorado


2017 - 2018
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Formação Complementar


2015 - 2015
Programa de Aperfeiçoamento e Qualificação de Supervisores 2015. (Carga horária: 180h).
Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, CEBRASPE, Brasil.
2014 - 2014
VII EBRALC. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2013 - 2013
Parlons Français! Rythme et prononciation. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Aspectos microestruturais de provas discursivas. (Carga horária: 100h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2012 - 2012
Representações fonológicas e fonéticas. (Carga horária: 6h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2012 - 2012
Interface e mudança fonológica. (Carga horária: 6h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2012 - 2012
Perfectionnement pour professeurs de FLE. (Carga horária: 58h).
Centre de Linguistique Appliquée de l'Université de Franche-Comté, CLA, França.
2010 - 2010
Professores Autores para Educação a Distância. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2008 - 2008
Quel modèle pour la prononciation du Français?. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2007 - 2007
Prosodic phonology and acquisition. (Carga horária: 6h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2007 - 2007
Fundamentals of optimality theory. (Carga horária: 6h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2004 - 2006
Inglês Intermediário. (Carga horária: 240h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2004 - 2004
Metodologia experimental em prosódia da fala.
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2004 - 2004
O sistema vocálico do Português.
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2004 - 2004
I Escola de Verão em Lingüística Formal da América. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2002 - 2002
Seminário Intonation: acoustics and phonology. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2002 - 2002
Approches pédagogiques de la chanson française. (Carga horária: 7h).
Serviço de Cooperação e de Ação Cultural, SCAC, Brasil.
2002 - 2002
Seminar on Optimality Theory in Phonology. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1999 - 1999
Utilização da imagem em classe de Francês. (Carga horária: 15h).
Bureau de Cooperação Lingüística e Educativa, BCLE, Brasil.
1999 - 1999
Francês jurídico. (Carga horária: 9h).
Bureau de Cooperação Lingüística e Educativa, BCLE, Brasil.
1999 - 1999
Français de la communication professionnelle. (Carga horária: 12h).
Serviço de Cooperação e de Ação Cultural, SCAC, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Estadual Padre José Maria de Man, EEPJMM, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2003
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

02/1994 - 05/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português
06/2000 - 01/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Linha de pesquisa: Linguística, Fonologia Teorias da Linguagem e Ensino

Atividades

05/2018 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de Letras e Lingüística.

Cargo ou função
Coordenadora do Programa de P-os-Graduação de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS.
08/2014 - Atual
Ensino, PROFLETRAS, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fonologia, Variação e Ensino
Práticas de Oralidade e Práticas Letradas do 6º ao 9º ano
03/2009 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos de Fonética e Fonologia
PIPE 3: Língua Portuguesa - Transcrição Fonética
03/2009 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa em Diferentes Contextos
PIPE 4: Investigando necessidades e interesses para o ensino de Língua Portuguesa em diferentes contexos
Variação linguística
Metodologia de Pesquisa em Letras
03/2018 - 05/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de Letras e Lingüística.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação de Pedido Docente do ILEEL.
04/2016 - 04/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de Letras e Lingüística.

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Programa de Mestrado Profissional - PROFLETRAS.
08/2015 - 10/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de Letras e Lingüística.

Cargo ou função
Membro de Subcomissão Acadêmico-científica e Membro de Subcomissão de Inscrições e Certificados.
05/2011 - 10/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de Letras e Lingüística.

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE).
08/2013 - 07/2015
Direção e administração, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de Letras e Lingüística.

Cargo ou função
Coordenadora geral da Central de Línguas.
08/2014 - 01/2015
Ensino, ESTUDOS LINGÜÍSTICOS, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos em Estudos Analítico-descritivos 2: Fonologia ? Traços distintivos
02/2013 - 03/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de Letras e Lingüística.

Cargo ou função
Comissão para implantação do curso de Licenciatura em Português Libras.
08/2013 - 12/2013
Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos em Estudos Analítico-descritivos 2: Fonologia ? Traços distintivos
03/2013 - 11/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de Letras e Lingüística.

Cargo ou função
Subcomissão acadêmico-científica do XIV SILEL.
03/2013 - 11/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de Letras e Lingüística.

Cargo ou função
Coordenação da subcomissão de patrocínios do XIV SILEL.
03/2009 - 07/2013
Ensino, Letras, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
CELIN - Língua Francesa
03/2013 - 06/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de Letras e Lingüística.

Cargo ou função
Membro das Comissões de Seleção do Processo Seletivo da Turma 2014-1 do PPGEL.
01/2012 - 05/2013
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de Letras e Lingüística.

Serviço realizado
Coordenadora do Núcleo de Língua Portuguesa e Linguística.
08/2012 - 02/2013
Ensino, ESTUDOS LINGÜÍSTICOS, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos em Estudos Analítico-descritivos 2: Fonologia ? Traços distintivos
09/2010 - 11/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de Letras e Lingüística.

Cargo ou função
Membro da Subcomissão de Patrocínio do XIII Simpósio Nacional e III Simpósio Internacional de Letras e Linguística.
09/2010 - 11/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de Letras e Lingüística.

Cargo ou função
Membro da Subcomissão de Acadêmico-Científica do XIII Simpósio Nacional e III Simpósio Internacional de Letras e Linguística.
03/2009 - 07/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa 8: Sintaxe 2
Gramática do Português Oral
03/2009 - 07/2009
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português: Produção de textos

Unicentro Izabela Hendrix, UNICENTRO, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 14

Atividades

02/2001 - 04/2003
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística
Português Instrumental

Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Sócio


Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, GEL, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro


Sociedade Brasileira de Fonética, SBF, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro


Associação dos Professores de Francês de Minas Gerais, APFMG, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Sócio

Atividades

01/2008 - 12/2009
Direção e administração, Diretoria, .

Cargo ou função
1ª secretária.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Variação fonético-fonológica e ensino de Língua Portuguesa
Descrição: A presente pesquisa propõe uma reflexão sobre a variação linguística estudada no contexto escolar. A investigação dos fatos fonéticos e fonológicos, além de considerar a parte teórica sobre os mecanismos que regulam as línguas, deve estar atenta a outros aspectos que indicam a sua dinamicidade, como a variação linguística. Fatos relacionados à alternância da pronúncia de itens lexicais devem ser levados em consideração no ambiente escolar. Os alunos devem estar expostos não apenas à variante padrão e aceita como forma de uniformização da língua, mas também às outras variantes para o entendimento maior do uso de formas alternantes da língua. A escola, como espaço para discussão de informações referentes à língua materna, deve proporcionar um debate mais profícuo das informações sonoras para mostrar aos alunos que um modo diferente de pronunciar determinados sons da língua mostra, principalmente, casos relacionados à variação. Por exemplo, constata-se variação na pronúncia de palavras como ?p[e]squisa? e ?p[i]squisa?, observando-se um caso relacionado ao processo de harmonia vocálica. A vogal média em posição pretônica assimila o traço [alto] da vogal em posição tônica. Particularmente no contexto escolar, processos como este não são abordados em profundidade e não há um encaminhamento para se verificar a interferência da fala sobre a escrita dos alunos por meio da identificação de processos fonológicos. Assim, a presente pesquisa pretende investigar a variação fonético-fonológica a partir, principalmente, da observação de processos fonológicos, como a harmonia vocálica e a redução vocálica, dentre outros. Fatos referentes à interferência da fala sobre a escrita também serão considerados, assim como as marcas prosódicas da fala. A variação linguística será analisada através de dados coletados por meio de eventos relacionados à produção de textos falados e escritos produzidos por alunos do Ensino Fundamental II em 2 escolas estaduais localizadas no centro de Uberlândia/MG e 2 situadas na periferia da cidade. Serão selecionados 10 alunos de cada escola participante. De modo particular, será seguido o modelo de três contínuos, o da urbanização, o da oralidade-letramento e o de monitoração estilística (Bortoni-Ricardo: 2005)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (7) .
Integrantes: Marlúcia Maria Alves - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 4
2015 - Atual
Descrição fonético-fonológica do Triângulo Mineiro
Descrição: A presente pesquisa pretende fazer um estudo descritivo dos sons produzidos na região do Triângulo Mineiro a partir da identificação dos inventários fonético e fonológico. Esta descrição levará em consideração as informações fonéticas, os traços distintivos e os processos fonológicos que são produzidos pelos falantes da região. Esta descrição tem o intuito de servir como parâmetro para futuras pesquisas sobre o próprio falar da região do Triângulo Mineiro, estabelecendo uma identidade fônica e, posteriormente, servindo de comparação a outros falares do português brasileiro. São objetivos desta pesquisa: a) descrever foneticamente os sons produzidos na região do Triângulo Mineiro, especialmente Uberlândia, considerando uma análise acústica e articulatória; b) descrever fonologicamente os sons realizados na região por meio da identificação dos traços distintivos próprios de vogais e consoantes; c) analisar os processos fonológicos produzidos na região, especialmente os processos de harmonia vocálica e redução vocálica; d) estudar os traços distintivos e os processos fonológicos relacionados à harmonia vocálica e à redução vocálica conforme a Teoria da Otimalidade; e) estabelecer um parâmetro dos sons realizados na região para, posteriormente, servir de comparação com outras regiões do estado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marlúcia Maria Alves - Coordenador.Número de orientações: 2
2009 - 2014
Caracterização fonológica das vogais no Triângulo Minero: uma abordagem otimalista
Descrição: A pesquisa pretende aprofundar as pesquisas fonológicas feitas na região do Triângulo Mineiro para que se possa estabelecer um parâmetro quanto ao sistema vocálico desta região e, posteriormente, contribuir para a melhor identificação do falar do estado de Minas Gerais. Tem como objetivos: a) Contribuir para a construção de um banco de dados representativo da região do Triângulo Mineiro; b) Descrever o sistema vocálico do português brasileiro falado nesta região; c) Observar e classificar os processos fonológicos vocálicos produzidos na região; d) Analisar os fenômenos vocálicos conforme uma teoria formal da linguagem, a Teoria da Otimalidade; e) Apresentar uma caracterização fonológica que sirva como parâmetro da região do Triângulo Mineiro para posterior comparação a outros falares do estado de Minas Gerais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Marlúcia Maria Alves - Coordenador.Número de orientações: 11


Projetos de extensão


2012 - 2013
Alfabeto Fonético Internacional e sua aplicação no aprendizado de línguas
Descrição: A presente pesquisa visa conhecer em detalhes o alfabeto fonético internacional para uma aplicação mais efetiva no aprendizado de língua materna e de língua estrangeira. O estudo deste tema está associado a uma área mais geral do conhecimento, a linguística, que é a ciência que se preocupa em analisar os fenômenos relativos à linguagem e à aracterização das estruturas das línguas do mundo. Especificamente, as áreas da fonética e da fonologia precisam do conhecimento do alfabeto fonético internacional para descrever adequadamente os sons produzidos pelos falantes nativos e por aqueles que desejam aprender outra língua como o inglês e o espanhol, por exemplo. No contexto escolar, o domínio deste alfabeto, que possui símbolos específicos para a representação dos sons, facilitaria a compreensão dos alunos quanto à maneira apropriada da articulação dos sons da língua materna, como, no caso específico da cidade de Uberlândia, apresentar aos alunos que a produção do ?r? em final de sílaba ou palavra pode ser diferenciada conforme o idioleto, ou seja, a produção específica de cada falante. Alguns podem produzir a palavra ?porta? com o som retroflexo alveolar vozeado, e outros podem produzi-la usando a fricativa glotal desvozeada, som que também é produzido pelos falantes de Belo Horizonte. Através deste exemplo, observa-se que ficariam mais bem esclarecidas as diferenças linguísticas não apenas de falante para falante, mas entre falantes de regiões diferentes. O aprendizado do alfabeto fonético internacional traria benefícios aos alunos no sentido de estes estarem mais preparados com relação ao entendimento do que é a língua portuguesa e outras línguas, que por ventura possam vir a estudar. São objetivos desta pesquisa: a) Conhecer detalhadamente o objeto de estudo da fonética; b) Conhecer minuciosamente o objeto de estudo da fonologia; c) Aprender o alfabeto fonético internacional e saber empregar a transcrição fonética para conhecer e comparar os sons da sua língua matern.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2011
Fonética e fonologia no âmbito escolar
Descrição: A presente pesquisa visa conhecer em detalhes o estudo da fonética e da fonologia no contexto escolar. A linguística é a ciência que se preocupa em analisar os fenômenos relativos à linguagem e à caracterização das estruturas das línguas do mundo. A fonética e a fonologia são duas grandes áreas da linguística contemporânea, que se ocupam basicamente dos sons da comunicação humana. Apesar de serem áreas que tratam do estudo dos sons, e de serem tratadas como áreas interdependentes, são domínios que ocupam funções bastante distintas na gramática de uma língua. Observa-se que os livros didáticos, em sua maioria, não apresentam distintamente estas áreas da linguística. Por exemplo, observa-se que não há uma apresentação aprofundada da noção de fonema, que os termos como dígrafo, encontro consonantal e encontros vocálicos poderiam ficar mais bem esclarecidos se houvesse uma preocupação em diferenciar o que se estuda em cada área. O ideal é estudar cada área levando em consideração o seu objeto de estudo, para que o aluno entenda o lugar da fonética e da fonologia na gramática da língua portuguesa. São objetivos desta pesquisa: a) Conhecer detalhadamente o objeto de estudo da fonética; b) Conhecer aprofundadamente o objeto de estudo da fonologia; c) Comparar as áreas de fonética e fonologia e possibilitar o entendimento do que é semelhante e divergente em cada área de estudo; d) Analisar criticamente livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Fundamental e Médio, para identificar o que, de fato, se estuda com relação às áreas de fonética e de fonologia; e) Colaborar para o melhor entendimento de cada área de estudo no contexto escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Domínios de Lingu@Gem
2011 - 2011
Periódico: Anais do SILEL


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2002
Diplôme Approfondi de Langue Française (DALF), Ministère vde L'Éducation Nationale - République Française.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARINE, T. C.2018MARINE, T. C. ; ALVES, Marlúcia Maria ; OTTONI, M. A. R. ; SANTOS, R. F. . Contação de causos em redes sociais virtuais: entrelaçamento entre modernidade e tradição. Revlet- Revista Virtual de Letras, v. 10, p. 201-222, 2018.

2.
ALMEIDA, R. L. L.2018ALMEIDA, R. L. L. ; MESQUITA, E. M. C. ; ALVES, Marlúcia Maria . Trabalhando a oralidade na sala de aula por meio do gênero seminário. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, v. 9, p. 43-62, 2018.

3.
MELLO, M. F.2017MELLO, M. F. ; ALVES, Marlúcia Maria ; OTTONI, M. A. R. ; MARINE, T. C. . A oralidade na sala de aula: uma proposta didática com notícia de rádio. Revista do GELNE, v. 19, p. 16-27, 2017.

4.
FRASSON, C. B.2017FRASSON, C. B. ; ALVES, Marlúcia Maria . Júri (dis)simulado: proposta de atividade para o estudo do gênero textual/discursivo 'depoimento pessoal' sob o viés da oralidade e da variação linguística. DOMÍNIOS DE LINGU@GEM, v. 11, p. 580-599, 2017.

5.
ALVES, Marlúcia Maria2015ALVES, Marlúcia Maria. Caracterização fonológica dos segmentos vocálicos em Prata - MG. Acta Scientiarum. Language and Culture (Online), v. 37, p. 137-144, 2015.

6.
ALVES, Marlúcia Maria2014ALVES, Marlúcia Maria. Redução vocálica em Belo Horizonte. Revista (Con) Textos Linguísticos (UFES), v. 8, p. 57-75, 2014.

7.
ALVES, Marlúcia Maria2014ALVES, Marlúcia Maria; LESSA, H. M. M. ; SILVA, J. T. ; LOPES, S. A. . Leitura com atividade de oralidade. Ciências Humanas e Sociais em Revista, v. 36, p. 36-55, 2014.

8.
ALVES, Marlúcia Maria2013ALVES, Marlúcia Maria. Harmonia vocálica no dialeto de Belo Horizonte. Revista (Con) Textos Linguísticos (UFES), v. 7, p. 158-177, 2013.

9.
ALVES, Marlúcia Maria2012ALVES, Marlúcia Maria. Vogais médias pretônicas: variação inter e intraindividual em Belo Horizonte. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. 41, p. 36-50, 2012.

10.
ALVES, Marlúcia Maria2008 ALVES, Marlúcia Maria. O comportamento fonológico das vogais médias em posição pretônica no dialeto de Belo Horizonte. Estudos Lingüísticos (São Paulo), v. 37, p. 21-29, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
OTTONI, M. A. R. (Org.) ; CRISTIANINI, A. C. (Org.) ; DIAS, E. (Org.) ; ALVES, Marlúcia Maria (Org.) . Propostas didáticas para o ensino de Língua Portuguesa. 1. ed. Curitiba: Appris Editora, 2018. v. 1. 346p .

Capítulos de livros publicados
1.
ALVES, Marlúcia Maria. Estudo das vogais médias pretônicas nos nomes no dialeto de Belo Horizonte conforme a Teoria da Otimalidade. In: Seung Hwa Lee. (Org.). Vogais além de Belo Horizonte. Belo Horizonte: Faculdade de Letras / UFMG, 2012, v. , p. 106-136.

2.
ALVES, Marlúcia Maria. As vogais médias em posição tônica nos nomes. In: César Reis. (Org.). Estudos em Fonética e Fonologia do Português. Belo Horizonte: Faculdade de Letras / UFMG, 2002, v. 5, p. 173-192.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, Marlúcia Maria. Variação linguística e o ensino de Língua Portuguesa. In: IV SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2014, Uberlândia. Anais do SIELP 2014. Uberlândia: EDUFU, 2014. v. 3. p. 1-6.

2.
ALVES, Marlúcia Maria. As vogais médias pretônicas no dialeto de Belo Horizonte: análise via o ranqueamento ordenado por EVAL e o ranqueamento parcial de restrições. In: VII Congresso Internacional da Abralin, 2011, Curitiba. Abralin Curitiba 2011, 2011. v. único. p. 3222-3236.

3.
ALVES, Marlúcia Maria. Harmonia vocálica e redução vocálica à luz da teoria da otimalidade. In: XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguística e III Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2011, Uberlândia - MG. Anais do SILEL, 2011. v. 2. p. 1-19.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, Marlúcia Maria. Variação fonético-fonológica: análise de produções escritas no ensino fundamental II. In: X Semana Nacional de Letras, 2018, Uberlândia. X Semana de Letras - Caderno de Resumos, 2018. v. 1. p. 61-61.

2.
SANTOS, T. N. X. ; ALVES, Marlúcia Maria . O ensino reflexivo da ortografia à luz da sociolinguística educacional. In: X Semana Nacional de Letras, 2018, Uberlândia. X Semana de Letras - Caderno de Resumos. v. 1. p. 91-92.

3.
ALVES, Marlúcia Maria. Interferência da fala sobre a escrita:análise de produções escritasno ensino fundamental. In: VII SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2018, Braga. Resumos SIELP 2018. Braga: Universidade do Minho, 2018. v. 1. p. 18-18.

4.
ALVES, Marlúcia Maria. Variação fonético-fonológica e ensino de Português. In: II Congresso Internacional de Linguística e Filologia - XX Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2016, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF - Resumos. Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2016. v. 1. p. 160-160.

5.
ALVES, Marlúcia Maria. Variação fonético-fonológica e ensino de Língua Portuguesa. In: IV Congrès International de dialectologie et de Sociolinguistique, 2016, Paris. IV Congrès International de dialectologie et de Sociolinguistique: livret des résumés, 2016. v. 1. p. 167-167.

6.
ALVES, Marlúcia Maria. Descrição fonético-fonológica do Triângulo Mineiro. In: V SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM, 2015, Uberaba - MG. Teorias de linguagens: pesquisa e ensino. Uberaba - MG, 2015. v. 1. p. 171-172.

7.
ALVES, Marlúcia Maria. Descrição fonético-fonológica do Triângulo Mineiro. In: V SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM, 2015, Uberaba - MG. V SELL - Teorias de linguagens: pesquisa e ensino. Uberaba - MG: Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, 2015. v. 1. p. 171-172.

8.
ALVES, Marlúcia Maria. Classificação fonológica das vogais médias. In: VIII Congresso Internacional da Abralin, 2013, Natal. Caderno de programação e resumos do VIII Congresso Internacional da Abralin. Natal: EDUFRN, 2013.

9.
ALVES, Marlúcia Maria. Evolução linguística das vogais médias do latim ao português brasileiro. In: IV SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM, 2013, Uberaba. IV SELL - Programação e resumos. Uberaba: Curso de Letras da UFTM, 2013. v. 1. p. 248-248.

10.
ALVES, Marlúcia Maria; ROTTA, A. M. . L'alphabet phonétique international et son application dans l'apprentissage de la langue française. In: XIX Congresso Brasileiro dos Professores de Francês, 2013, Niterói. XIX Congresso Brasileiro dos Professores de Francês: Réfléchir, séduire, construire: le français pour l'avenir: cahier des résumés / programme. Niterói: Aliança Francesa de Niterói, 2013. p. 95-95.

11.
ALVES, Marlúcia Maria. Caracterização fonológica das vogais médias no Triângulo Mineiro. In: IV Seminário Internacional de Fonologia, 2012, Porto Alegre. IV Semninário Internacional de Fonologia: Livro de resumos. Porto Alegre: Instituto de Letras/UFRGS, 2012. p. 27-28.

12.
ALVES, Marlúcia Maria. A harmonia vocálica no dialeto de Belo Horizonte sob uma abordagem otimalista. In: X Congresso Nacional de Fonética e Fonologia e IV Congresso Internacional de Fonética e Fonologia, 2008, Niterói. Caderno de Resumos, 2008. p. 10-11.

13.
ALVES, Marlúcia Maria. As vogais médias pretônicas no dialeto de Belo Horizonte. In: V Congresso Internacional da Associção Brasileira de Lingüística, 2007, Belo Horizonte. V Congresso Internacional da Associção Brasileira de Lingüística Caderno de resumos, 2007. p. 351-352.

14.
ALVES, Marlúcia Maria. As vogais médias pretônicas no dialeto de Belo Horizonte: estudo da variação segundo a teoria da otimalidade. In: III Seminário Internacional de Fonologia, 2007, Porto Alegre. III Seminário Internacional de Fonologia, 2007. p. 58-58.

15.
ALVES, Marlúcia Maria. O comportamento fonológico das vogais médias pretônicas no dialeto de Belo Horizonte. In: IX Congresso Nacional e III Congresso Internacional de Fonética e Fonologia, 2006, Belo Horizonte. IX Congresso Nacional III Congresso Internacional Caderno de resumos, 2006. p. 61-61.

Apresentações de Trabalho
1.
ALVES, Marlúcia Maria. Variação fonético-fonológica e ensino: intererência da fala sobre a escrita em produções textuais no ensino fundamental II. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ALVES, Marlúcia Maria. Variação fonética-fonológica: análise de produções escritas no ensino fundamental II. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, T. N. X. ; ALVES, Marlúcia Maria . Ensino reflexivo de ortografia à luz da sociolinguística educacional. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ALVES, Marlúcia Maria. Interferência da fala sobre a escrita: análise de produções escritas no ensino fundamental. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ALVES, Marlúcia Maria. Caracterização sonora das vogais do Triângulo Mineiro: harmonia vocálica e abaixamento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ALVES, Marlúcia Maria. Vogais médias pretônicas nos nomes: estudo da variação conforme a teoria da otimalidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
ALVES, Marlúcia Maria. Variação fonético-fonológica e os falares de Minas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
ALVES, Marlúcia Maria. Harmonia vocálica sob a ótica dos traços. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
ALVES, Marlúcia Maria. Consciência fonológica e apropriação da leitura e da escrita. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ALVES, Marlúcia Maria. Variação fonético-fonológica: análise de produções escritas do ensino fundamental II. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
ALVES, Marlúcia Maria. Variação fonético-fonológica e ensino de Português. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
ALVES, Marlúcia Maria. Variação fonético-fonológica e ensino de Língua Portuguesa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
ALVES, Marlúcia Maria. Caracterização fonético-fonológica do Triângulo Mineiro - MG. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ALVES, Marlúcia Maria. Variação linguística e ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
ALVES, Marlúcia Maria. Descrição fonético-fonológica do Triângulo Mineiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ALVES, Marlúcia Maria. Atividade de oralidade com literatura infanto-juvenil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ALVES, Marlúcia Maria. Descrição fonológica das vogais médias pretônicas nos nomes no Triângulo Mineiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ALVES, Marlúcia Maria. As vogais médias pretônicas nos nomes do Triângulo Mineiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ALVES, Marlúcia Maria. Variação linguística e o ensino de Língua Portuguesa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ALVES, Marlúcia Maria. Classificação fonológica das vogais médias. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
ALVES, Marlúcia Maria. Evolução linguística das vogais médias do latim ao português brasileiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

22.
ALVES, Marlúcia Maria. L'alphabet phonétique international et son application dans l'apprentissage de la langue française. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
ALVES, Marlúcia Maria. As vogais médias pretônicas no dialeto de Uberlândia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

24.
ALVES, Marlúcia Maria. Caracterização fonológica das vogais médias no Triângulo Mineiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
ALVES, Marlúcia Maria. Fonética e fonologia no âmbito escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
ALVES, Marlúcia Maria. As vogais médias pretônicas no dialeto de Belo Horizonte: análise via o ranqueamento ordenado por EVAL e o ranqueamento parcial de restrições. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
ALVES, Marlúcia Maria. Produção e variação das vogais médias pretônicas à luz da teoria da otimalidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

28.
ALVES, Marlúcia Maria. Vogais médias pretônicas: variação inter e intraindividual em Belo Horizonte. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

29.
ALVES, Marlúcia Maria. Harmonia vocálica e redução vocálica à luz da teoria da otimalidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
ALVES, Marlúcia Maria. Estudo das vogais médias pretônicas nos nomes no dialeto de Belo Horizonte conforme a Teoria da Otimalidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
ALVES, Marlúcia Maria. O estudo da variação lingüística na teoria da otimalidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

32.
ALVES, Marlúcia Maria. A harmonia vocálica no dialeto de Belo Horizonte sob uma abordagem otimalista. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
ALVES, Marlúcia Maria. O comportamento fonológico das vogais médias em posição pretônica no dialeto de Belo Horizonte. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

34.
ALVES, Marlúcia Maria. As vogais médias pretônicas no dialeto de Belo Horizonte. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
ALVES, Marlúcia Maria. Variação e teoria da otimidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

36.
ALVES, Marlúcia Maria. As vogais médias pretônicas no dialeto de Belo Horizonte: estudo da variação segundo a Teoria da Otimalidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

37.
ALVES, Marlúcia Maria. Variação lingüística e teoria da otimidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

38.
ALVES, Marlúcia Maria. A variação das vogais médias pretônicas no dialeto de Belo Horizonte: uma abordagem otimalista. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

39.
ALVES, Marlúcia Maria. As vogais médias pretônicas no dialeto de Belo Horizonte: estudo da variação conforme a Teoria da Otimalidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

40.
ALVES, Marlúcia Maria. O comportamento fonológico das vogais médias pretônicas no dialeto de Belo Horizonte. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

41.
ALVES, Marlúcia Maria. As vogais médias pretônicas no dialeto de Belo Horizonte: estudo da variação segundo a Teoria da Otimalidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

42.
ALVES, Marlúcia Maria. As vogais médias pretônicas no dialeto de Belo Horizonte: uma abordagem otimalista. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

43.
ALVES, Marlúcia Maria. As vogais médias em posição tônica nos nomes do português brasileiro. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
ALVES, Marlúcia Maria. Variação lingüística e teoria da otimidade 2008 (Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ALVES, Marlúcia Maria. Parecer técnico sobre artigo 'Análise fonológica das vogais na aprendizagem da língua inglesa' para PPGEL. 2017.

2.
ALVES, Marlúcia Maria. Parecerista ad hoc (submissões 36207 e 36661) da elaboração do volume 33, número 2 (jul./dez. 2017. 2017.

3.
ALVES, Marlúcia Maria. Parecerista ad hoc da elaboração do v. 11, n. 3, jul/set 2017 (artigo 37301-154191-1-RV.docx), da revista Domínios de Lingu@gem, ISSN 1980-5799. 2017.

4.
ALVES, Marlúcia Maria. Parecerista ad hoc da elaboração do v. 12, n. 1, jan/mar 2018 (artigo 38521-160004-1-RV.doc), da revista Domínios de Lingu@gem, ISSN 1980-5799. 2017.

5.
ALVES, Marlúcia Maria. Parecerista ad hoc da elaboração do v. 12, n. 2, abr/jun 2018 (artigo 40392-167368-1-RV.docx), da revista Domínios de Lingu@gem, ISSN 1980-5799. 2017.

6.
ALVES, Marlúcia Maria. Parecerista da Revista A MARgem, ISSN 2175-2516, avaliando 01 ARTIGO para o número 11. 2017.

7.
ALVES, Marlúcia Maria. Orientadora do trabalho de área complementar ?Análise fonológica das vogais na aprendizagem da língua inglesa? ? trabalho de área complementar ? da discente Michelle Landim Brazão. 2017.

8.
ALVES, Marlúcia Maria. Parecerista ad hoc volume 32, número 2 (jul./dez 2016) da Revista Letras & Letras. 2016.

9.
ALVES, Marlúcia Maria. Parecerista ad hoc, volume 32, número 2, jul./dez. 2016, Revista Letras & Letras. 2016.

10.
ALVES, Marlúcia Maria. Avaliador ad hoc Plano de trabalho IC-FAPEMIG20170446. 2016.

11.
ALVES, Marlúcia Maria. Avaliador ad hoc Projeto de pesquisa IC-FAPEMIG20170446. 2016.

12.
ALVES, Marlúcia Maria. Parecerista ad hoc Plano de Trabalho de aluno proposta IC-CNPQ2015-0245. 2015.

13.
ALVES, Marlúcia Maria. Parecerista ad hoc do projeto de pesquisa proposta IC-CNPQ2015-0245. 2015.

14.
ALVES, Marlúcia Maria. Parecerista Comissão Científica do V SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM. 2015.

15.
ALVES, Marlúcia Maria. Parecerista ad hoc (atigo 29058-116128-3-RV.docx) da elaboração do 17º número. 2015.

16.
ALVES, Marlúcia Maria. Parecerista da Revista Eletrônica (Con)textos Linguísticos. 2015.

17.
ALVES, Marlúcia Maria. Parecerista da Comissão Científica do V SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM. 2015.

18.
ALVES, Marlúcia Maria. Avaliador ad hoc do plano de trabalho proposta IC-CNPQ2015-0502. 2015.

19.
ALVES, Marlúcia Maria. Avaliador ad hoc do projeto de pesquisa proposta IC-CNPQ2015-0502. 2015.

20.
ALVES, Marlúcia Maria. Parecerista e membro da comissão científica da elaboração do 17º número (v.9, n.1 jan/jun, artigo 29003-115913-1-RV.doc. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
ALVES, Marlúcia Maria. Fonologia e ensino: contribuições para o ensino de Língua Portuguesa. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ALVES, Marlúcia Maria. GT Estudo de Processos Fonológicos do Português Brasileiro. 2015. (Coordenação de GT no IV SINALEL).

3.
ALVES, Marlúcia Maria. Fonética e Fonologia no âmbito escolar. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ALVES, Marlúcia Maria. Modelos fonológicos não lineares. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
ALVES, Marlúcia Maria. Introdução à Teoria da Otimalidade. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ALVES, Marlúcia Maria; DIAS, E.; LEITE, C. T.. Participação em banca de Graciliana Ribeiro de Almeida. Consciência fonológica no processo de aquisição da leitura e da escrita. 2018. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Uberlândia.

2.
MESQUITA, E. M. C.; MORAIS, C. G.; ALVES, Marlúcia Maria. Participação em banca de Raquel Longuinho Lopes de Almeida. O seminário na sala de aula: teoria, análise e intervenção. 2017. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Uberlândia.

3.
MAGALHAES, J. S.; ALVES, Marlúcia Maria; SANTOS, T. F. R.. Participação em banca de Guilherme Antônio da Silva. o /R/ em posição de coda silábica na cidade de Uberlândia. 2016. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS) - Universidade Federal de Uberlândia.

4.
ALVES, Marlúcia Maria; CRISTIANINI, A. C.; LEITE, C. T.. Participação em banca de Maria de Fátima de Mello. A oralidade na sala de aula: uma proposta didática para o sétimo ano do ensino fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Uberlândia.

5.
CRISTIANINI, A. C.; ALVES, Marlúcia Maria; SANTOS, I. P.. Participação em banca de Luiz Cézar Cordeiro Cesário. A oralidade e a escrita na perspectiva do continuum: uma proposta para a educação de jovens e adultos. 2015. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Uberlândia.

6.
MARINE, T. C.; ALVES, Marlúcia Maria; BARBOSA, J. B.. Participação em banca de Sônia Alves Dantas. Oralidade e letramento no Ensino de Língua Portuguesa: uma proposta de trabalho com o gênero relato pessoal. 2015. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Uberlândia.

7.
SILVEIRA, E. M.; ALVES, Marlúcia Maria; ARBEX, P. G.. Participação em banca de Thayanne Raísa Silva e Lima. Saussure: a escrita e a tradução dos conceitos de linguagem, língua e fala. 2014. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS) - Universidade Federal de Uberlândia.

8.
MAGALHAES, J. S.; ALVES, Marlúcia Maria; BATTISTI, E.. Participação em banca de Fernanada Alvarenga Rezende. O processo variável do abaixamento das vogais médias pretônicas no município de Monte Carmelo - MG. 2013. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS) - Universidade Federal de Uberlândia.

Teses de doutorado
1.
VIEGAS, M. C.; OLIVEIRA, M. A.; COHEN, M. A. A. M.; GUIMARAES, D. M. L. O.; ALVES, Marlúcia Maria. Participação em banca de Fernando Antônio Pereira Lemos. O alçamento vocálico em dois falares mineiros: o item lexical e o indivíduo. 2018. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
VIEGAS, M. C.; OLIVEIRA, M. A.; ALVES, Marlúcia Maria. Participação em banca de Fernando Antônio Pereira Lemos. O alçamento das vogais médias pretônicas em dois falares mineiros: o papel do item lexical e do indivíduo. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
SILVEIRA, E. M.; ALVES, Marlúcia Maria; CASTRO, M. F. C.. Participação em banca de Michelle Landim Brazão. O estudo da língua lituana e o projeto teórico de Saussure. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS) - Universidade Federal de Uberlândia.

Qualificações de Mestrado
1.
ALVES, Marlúcia Maria; FERREIRA, C. D. D.; GAMA-KHALIL, M. M.. Participação em banca de Flordelice Souza Nunes. A leitura literária como construção de sentido: uma metodologia na perspectiva do leitor ideal para o leitor real.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Uberlândia.

2.
MESQUITA, E. M. C.; ALVES, Marlúcia Maria; ROCHA, M. A. F.. Participação em banca de Juliana Helena Faria Negreiros. A retextualização a partir de diferentes gêneros. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Uberlândia.

3.
ALVES, Marlúcia Maria; DIAS, E.; MARINE, T. C.. Participação em banca de Thais Nunes Xavier dos Santos. A influência da fala nas difiiculdades ortográficas em produções textuais escritas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Uberlândia.

4.
ALVES, Marlúcia Maria; CRISTIANINI, A. C.; MARINE, T. C.. Participação em banca de Marize Aparecida Amaral Mehret. A variação de registro da língua nas canções. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Uberlândia.

5.
FLORIPI, S. A.; DIAS, E.; ALVES, Marlúcia Maria. Participação em banca de Tereza Cristina da Silva e Souza. Gênero oral e os versos de rodeio: uma ferramenta pela participação ativa e valorização da cultura local. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Uberlândia.

6.
FLORIPI, S. A.; DIAS, E.; ALVES, Marlúcia Maria. Participação em banca de Giovani Fama de Freitas Morato. Várias profissões, uma escolha? Proposta de sequência didática para o ensino da variação linguística a partir do gênero textual entrevista. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Uberlândia.

7.
MARINE, T. C.; ALVES, Marlúcia Maria; OLIVEIRA, P. J.. Participação em banca de Ana Claudia Oliveira Araújo. Trabalhando a autoestima linguística: um trabalho à luz da pedagogia da variação linguística. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Uberlândia.

8.
MARINE, T. C.; ALVES, Marlúcia Maria; OTTONI, M. A. R.. Participação em banca de Leila Regina Naves. A realização da noção de existência: por um olhar variacionista do ensino dos verbos ter e haver. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Uberlândia.

9.
ALVES, Marlúcia Maria; MARINE, T. C.; DIAS, E.. Participação em banca de Graciliana Ribeiro de Almeida. Consciência fonológica no processo de alfabetização: leitura expressiva e audição de poemas musicados. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Uberlândia.

10.
FLORIPI, S. A.; DIAS, E.; ALVES, Marlúcia Maria. Participação em banca de Gilberto Antonio Peres. Uma proposta de trabalho com o gênero discursivo tiras nas aula de língua portuguesa: enfoque nas questões sociais e culturais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Uberlândia.

11.
MARINE, T. C.; FLORIPI, S. A.; ALVES, Marlúcia Maria. Participação em banca de Mara Rúbia Fernandes. Pronomes demonstrativos: um olhar para seus usos pelos estudantes de 8º ano do Ensino Fundamental II. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Uberlândia.

12.
CRISTIANINI, A. C.; SANTOS, I. P.; ALVES, Marlúcia Maria. Participação em banca de Vilmar Lourenço de Melo. O uso de palavras cruzadas como elemento facilitador para as dificuldades vocabulares, entendimento das variações linguísticas e ampliação do léxico nas séries finais do ensino fundamental. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Uberlândia.

13.
ALVES, Marlúcia Maria; DIAS, E.; LEITE, C. T.. Participação em banca de Graciliana Ribeiro de Almeida. Consciência fonológica no processo de aquisição da leitura e da escrita. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Uberlândia.

14.
ALVES, Marlúcia Maria; MARINE, T. C.; CRISTIANINI, A. C.. Participação em banca de Maria de Fátima de Mello. Trabalhando a oralidade na sala de aula no ensino fundamental II. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Uberlândia.

15.
NOVODVORSKI, A.; ALVES, Marlúcia Maria; FROMM, G.. Participação em banca de Kênia de Souza Oliveira. As vogais médias tônicas no dialeto ituiutabano: um estudo contrastivo da metafonia com base em corpus. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS) - Universidade Federal de Uberlândia.

16.
NOVODVORSKI, A.; ALVES, Marlúcia Maria; FROMM, G.. Participação em banca de Wagner Cassiano da Silva. A nasalidade do dialeto quilombola no norte de Minas: uma análise contrastiva baseada em corpus. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS) - Universidade Federal de Uberlândia.

17.
MARINE, T. C.; ALVES, Marlúcia Maria; MAGALHAES, J. S.. Participação em banca de Romilda Ferreira Santos Vieira. Variação linguística: trabalhando crenças, atitudes e livro didático. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Uberlândia.

18.
ROCHA, M. A. F.; CRISTIANINI, A. C.; ALVES, Marlúcia Maria. Participação em banca de Larissa Campoi Peluco. Formas imperativas em tirinhas de jornais publicadas na cidade de Uberaba nos séculos XX e XXI. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS) - Universidade Federal de Uberlândia.

19.
SANTOS, I. P.; ALVES, Marlúcia Maria; CRISTIANINI, A. C.. Participação em banca de Luiz Cézar Cordeiro Cesario. Oralidade no ensino de jovens e adultos: adequação da fala em contextos distintos. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia.

20.
MAGALHAES, J. S.; ALVES, Marlúcia Maria; MARINE, T. C.. Participação em banca de Dúnnia Hamdan. A redução do encontro vocálico oral final na cidade de Uberlândia. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS) - Universidade Federal de Uberlândia.

21.
SILVEIRA, E. M.; ALVES, Marlúcia Maria; ARBEX, P. G.. Participação em banca de Thayanne Raísa Silva. Saussure: A escrita e a tradução dos conceitos de linguagem, língua e fala. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ALVES, Marlúcia Maria. Professor substituto na área de Língua Portuguesa e Linguística. 2013. Universidade Federal de Uberlândia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13ª Semana de Eventos da FALE - SEvFALE.Variação fonético-fonológica e ensino: interferência da fala sobre a escrita em produções textuais no ensino fundamnetal II. 2018. (Outra).

2.
Semana de Letras X - Semana Nacional de Letras.Ensino reflexivo de ortografia à luz da sociolinguística educacional. 2018. (Outra).

3.
VII Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa.Interferência da fala sobre a escrita: análise de produções escritas no ensino fundamental. 2018. (Simpósio).

4.
X Semana Nacional de Letras.Semana Nacional de Letras. 2018. (Outra).

5.
X Semana Nacional de Letras. 2018. (Outra).

6.
X Semana Nacional de Letras.Variação fonético-fonológica: análise de produções escritas no ensino fundamnetal II. 2018. (Outra).

7.
XXXIII Encontro Nacional da ANPOLL - ENANPOLL. 2018. (Encontro).

8.
69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.Avaliador/debatedor dos trabalhos apresentados na Sessão de Pôsteres. 2017. (Outra).

9.
69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2017. (Outra).

10.
III Diverminas.Vogais médias pretônicas nos nomes: estudo da variação conforme a teoria da otimalidade. 2017. (Simpósio).

11.
III Diverminas.Variação fonético-fonológica e os falares de Minas. 2017. (Simpósio).

12.
SIMVALE: II Simpósio de variação linguística e ensino.Variação fonético-fonológica: análise de produções escritas do ensino fundamental II. 2017. (Simpósio).

13.
VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa.Consciência fonológica e apropriação da leitura e da escrita. 2017. (Simpósio).

14.
X Congresso Internacional da Abralin. Caracterização sonora das vogais do Triângulo Mineiro: harmonia vocálica e abaixamento. 2017. (Congresso).

15.
XVIII Congresso Internacional da ALFAL. Harmonia vocálica sob a ótica dos traços. 2017. (Congresso).

16.
II Congresso Internacional de Linguística e Filologia - XX Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Variação fonético-fonológica e ensino de Português. 2016. (Congresso).

17.
VI SIELP Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa. 2016. (Simpósio).

18.
VI SIELP Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.Variação fonético-fonológica e ensino. 2016. (Simpósio).

19.
II Conferência sobre o Ensino, Promoção e Manutenção do PLH.Atividade de oralidade com literatura infanto-juvenil. 2015. (Outra).

20.
I Seminário de pesquisa do Profletras - UFU. 2015. (Seminário).

21.
IV SINALEL - Simpósio Nacional de Letras e Linguística III Simpósio Internacional de Letras e linguística. 2015. (Simpósio).

22.
V SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.Descrição fonético-fonológica do Triângulo Mineiro. 2015. (Simpósio).

23.
I Colóquio sobre o ensino de Língua Portuguesa. 2014. (Oficina).

24.
IV SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.Variação linguística e o ensino de Língua Portuguesa. 2014. (Simpósio).

25.
IV SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.Fonética e fonologia no contexto escolar. 2014. (Simpósio).

26.
X Encontro do PHPB - Fonologia. 2014. (Encontro).

27.
XII Encontro de Linguística de Corpus. 2014. (Encontro).

28.
XVII Congresso Internacional da ALFAL. As vogais médias´pretônicas nos nomes do Triângulo Mineiro. 2014. (Congresso).

29.
XXIX Encontro Nacional da ANPOLL.Descrição das vogais médias pretônicas nos nomes no Triângulo Mineiro. 2014. (Encontro).

30.
61º Seminário do GEL.Harmonia vocálica no dialeto mineiro segundo a Teoria da Otimalidade. 2013. (Seminário).

31.
IV SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM.Evolução linguística das vogais médias do latim ao português brasileiro. 2013. (Simpósio).

32.
O ensino do português como língua não materna: estratégias, materiaais e formação.. 2013. (Outra).

33.
VIII Congresso Internacional da Abralin. Classificação fonológica das vogais médias. 2013. (Congresso).

34.
XIV Simpósio Nacional de Letras e Linguística e IV Simpósio Internacional de Letras e LInguística.As vogais médias pretônicas no dialeto de Uberlândia. 2013. (Simpósio).

35.
XIV Simpósio Nacional de Letras e Linguística - IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística.Fonologia: Estudos do Português Brasileiro. 2013. (Simpósio).

36.
XIX Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. L'alphabet phonétique international et son application dans l'apprentissage de la langue française. 2013. (Congresso).

37.
II Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.Fonética e fonologia no âmbito escolar. 2012. (Simpósio).

38.
II Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa. 2012. (Simpósio).

39.
II Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.Estudos de Fonética e Fonologia no contexto escolar. 2012. (Simpósio).

40.
IV Seminário Internacional de Fonologia.Caracterização fonológica das vogais médias no Triângulo Mineiro. 2012. (Seminário).

41.
IV Seminário Internacional de Fonologia. 2012. (Seminário).

42.
59º Seminário do GEL (Grupo de Estudos Linguísticos).Vogais médias pretônicas: variação inter e intraindividual em Belo Horizonte. 2011. (Seminário).

43.
III SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM.Produção e variação das vogais médias pretônicas à luz da Teoria da Otimalidade. 2011. (Simpósio).

44.
III SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM.Caracterização fonológica das vogais no Triângulo Mineiro: uma abordagem otimalista. 2011. (Simpósio).

45.
Vendredi Pédago-Gourmand - Ateliers didactiques pour les Professeurs en Formation de FLE. 2011. (Encontro).

46.
Vendredi Pédago-Gourmand - Ateliers didactiques pour les Professeurs en Formation de FLE. 2011. (Encontro).

47.
VII Congresso Internacional da Abralin. As vogais médias pretônicas no dialeto de Belo Horizonte segundo a Teoria da Otimalidade: análise via o ranqueamento ordenado por EVAL e o ranqueamento parcial de restrições. 2011. (Congresso).

48.
XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguística e III Simpósio Internacional de Letras e Linguística.Processos fonológicos do português brasileiro. 2011. (Simpósio).

49.
XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguística e III Simpósio Internacional de Letras e Linguística.Harmonia vocálica e redução vocálica à luz da teoria da otimalidade. 2011. (Simpósio).

50.
I Salão de Iniciação Científica do Curso de Letras UFU.Caracterização fonológica das vogais no Triângulo Mineiro: uma abordagem otimalista. 2010. (Outra).

51.
Semana de Letras.Introdução à Teoria da Otimalidade. 2010. (Outra).

52.
II Simpósio sobre Vogais.Estudo das vogais médias pretônicas nos nomes no dialeto de Belo Horizonte conforme a Teoria da Otimalidade. 2009. (Simpósio).

53.
56º Seminário do GEL (Grupo de Estudos Lingüísticos).O estudo da variação lingüística na teoria da otimalidade. 2008. (Seminário).

54.
X Congresso Nacional de Fonética e Fonologia e IV Congresso Internacional de Fonética e Fonologia. A harmonia vocálica no dialeto de Belo Horizonte sob uma abordagem otimalista. 2008. (Congresso).

55.
55º Seminário do GEL.O comportamento fonológico das vogais médias em posição pretônica no dialeto de Belo Horizonte. 2007. (Seminário).

56.
III Seminário Internacional de Fonologia.As vogais médias pretônicas no dialeto de Belo Horizonte: estudo da variação segundo a Teoria da Otimalidade. 2007. (Seminário).

57.
V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística. As vogais médias pretônicas no dialeto de Belo Horizonte. 2007. (Congresso).

58.
54º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo.A variação das vogais médias pretônicas no dialeto de Belo Horizonte: uma abordagem otimalista. 2006. (Seminário).

59.
IX Congresso Nacional e III Congresso Internacional de Fonética e Fonologia. O comportamento fonológico das vogais médias pretônicas no dialeto de Belo Horizonte. 2006. (Congresso).

60.
IX Semana de Letras - As Letras e seu ensino.As vogais médias pretônicas no dialeto de Belo Horizonte: estudo da variação conforme a Teoria da Otimalidade. 2006. (Seminário).

61.
Journée Pédagogique. 2006. (Outra).

62.
XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística - Linguagem e Cultura: Intersecções.Variação lingüística e teoria da otimidade. 2006. (Simpósio).

63.
53º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos - GEL.As vogais médias pretônicas no dialeto de Belo Horizonte: estudo da variação segundo a Teoria da Otimalidade. 2005. (Seminário).

64.
Bain Linguistique. 2005. (Outra).

65.
XVe Congrès Brésilien des Professeurs de Français. 2005. (Congresso).

66.
VIII Congresso Nacional de Fonética e Fonologia e II Congresso Internacional de Fonética e Fonologia. As vogais médias pretônicas no dialeto de Belo Horizonte: uma abordagem otimalista. 2004. (Congresso).

67.
VII Congresso Nacional de Fonética e Fonologia e I Congresso Internacional de Fonética e Fonologia. As vogais médias em posição tônica nos nomes do português brasileiro. 2002. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Maria do Livramneto Gomes Rosa. Oralidade e ensino: desafios enfrentados na apropriação do gênero debate por alunos do fundamnetal II. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

2.
Andréia Aparecida Tomáz Castelo Branco. O PAPEL DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA FRENTE AO APAGAMENTO DE CODA FINAL NA ESCRITA DE ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

3.
Patrícia Parreira dos Santos. Desvios na escrita: teoria, descrição e intervenção no ensino fundamnetal II. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

4.
Marize Aparecida Amaral Mehret. A variação de registro da língua nas canções. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

5.
Thais Nunes Xavier dos Santos. A influência da fala nas dificuldades ortográficas em produções textuais escritas. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Thiago Martins Gonçalves. O ensino da ortografia a partir da reflexão da relação não biunívoca entre o grafema e o fonema no Ensino Fundamental II. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Graciliana Ribeiro de Almeida. Consciência fonológica no processo de aquisição da leitura e da escrita. 2018. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Marlúcia Maria Alves.

2.
Maria de Fátima de Mello. Trabalhando a oralidade na sala de aula no ensino fundamental II. 2016. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Marlúcia Maria Alves.

Iniciação científica
1.
Élica Pereira Batista. REDUÇÃO DE PALAVRAS: o mineirês-português dos habitantes rurbanos do município de Santa Vitória/MG. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marlúcia Maria Alves.

2.
Amanda Brilhante de Carvalho. Variação fonético-fonológica em regões de Minas Gerais. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marlúcia Maria Alves.

3.
Kellen Maryele Santos de Oliveira. Alfabeto fonético internacional e sua aplicação no aprendizado de línguas. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marlúcia Maria Alves.

4.
Rízia Naara M. da Silva. Alfabeto fonético internacional e sua aplicação no aprendizado de línguas. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marlúcia Maria Alves.

5.
Isabella Oliveira Dias. Variação linguística e ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marlúcia Maria Alves.

6.
Pamela Menezes Siqueira. Variação linguística e ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marlúcia Maria Alves.

7.
Beatriz Guimarães Faria. Variação linguística e o ensino de língua portuguesa. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marlúcia Maria Alves.

8.
Kelly Camargos dos Reis. Alfabeto Fonético Internacional e sua aplicação no aprendizado de línguas. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marlúcia Maria Alves.

9.
Elaine Amélia de Morais. Os fenômenos de harmonia vocálica, neutralização e redução vocálica no município de Araguari ? MG ? segundo a Teoria da Otimalidade. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Marlúcia Maria Alves.

10.
César Donizette Caixeta. Caracterização fonológica das vogais na cidade de Uberlândia: aplicando a teoria da otimalidade. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marlúcia Maria Alves.

11.
Fabiane Lemes. As vogais postônicas não finais no falar de Uberlândia, Minas Gerais. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Marlúcia Maria Alves.

12.
Lorraine Mendes Pereira. Alfabeto Fonético Internacional e sua aplicação no aprendizado de línguas. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marlúcia Maria Alves.

13.
Morgana Bertoni Sousa. Harmonia vocálica no dialeto de Uberlândia conforme a Teoria da Otimalidade. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marlúcia Maria Alves.

14.
Lunara Abadia Gonçalves Calixto. Harmonização vocálica: um estudo de vogais médias pretônicas na cidade de Prata. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marlúcia Maria Alves.

15.
Ana Carolina Lino Silvério. Fonética e fonologia no âmbito escolar. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marlúcia Maria Alves.

16.
Lorena de Paula Rocha. Caracterização das vogais tônicas orais do português e do francês: um estudo comparativo. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marlúcia Maria Alves.

17.
Danielle Fernandes Peixoto. Fonética e Fonologia no âmbito escolar. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marlúcia Maria Alves.

Orientações de outra natureza
1.
Luiza Maria Fonte Boa Melo. Caracterização fonológica das vogais no Triângulo Mineiro: uma abordagem otimalista. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Marlúcia Maria Alves.

2.
Camila Ferreira Vargas. Caraterização fonológica das vogais no Triângulo MIneiro: uma abordagem otimalista. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Marlúcia Maria Alves.

3.
Elaine Amélia de Morais. Caraterização fonológica das vogais no Triângulo MIneiro: uma abordagem otimalista. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Marlúcia Maria Alves.

4.
Camila Ferreira Vargas. Caracterização fonológica das vogais no Triângulo Mineiro: uma abordagem otimalista. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Marlúcia Maria Alves.

5.
Morgana Bertoni Sousa. Caracterização Fonológica das vogais no Triângulo Mineiro: uma abordagem otimalista. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Marlúcia Maria Alves.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ALVES, Marlúcia Maria2013ALVES, Marlúcia Maria. Harmonia vocálica no dialeto de Belo Horizonte. Revista (Con) Textos Linguísticos (UFES), v. 7, p. 158-177, 2013.



Outras informações relevantes


Membro pesquisador do grupo "Descrição Sócio-Histórica das Vogais do Português (do Brasil)" - PROBRAVO - UFMG. 

Coordenadora do grupo de estudos GEVOGAIS - Grupo de Estudos em Processos Vocálicos, no Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, a partir de 16/03/2010.

Membro do grupo de pesquisa Grupo de Estudos Variacionistas - GEVAR, do(a) Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Membro do grupo de pesquisa Estudos Prosódicos do Português Brasileiro, do(a) Universidade Federal de Minas Gerais.



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