Débora Cristina Ferreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9543900997020605
  • Última atualização do currículo em 28/09/2018


Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), mestrado em Letras Linguística e Língua Portuguesa Araraquara pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Desenvolveu a pesquisa de pós-doutorado, financiada pela FAPESP, sobre os leitores de de folhetins do Correio Paulistano sob a perspectiva da semiótica greimasiana junto ao Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos, sob a supervisão da Profa. Dra. Luzmara Curcino. Atua nas áreas de Linguística, Leitura, Semiótica e História da Leitura. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Débora Cristina Ferreira
Nome em citações bibliográficas
GARCIA, D. C. F.


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Linguistica e Lingua Portuguesa.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Folhetins do século XIX: Uma prática de leitura apaixonada, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Prof. Dr. Arnaldo Cortina.
Palavras-chave: leitura; leitor; semiotica; folhetins.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2002 - 2005
Mestrado em Letras Lingüística e Língua Portuguesa Araraquara.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Descobrindo Leitores: um estudo sobre os leitores de poesia no Ensino Médio,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Arnaldo Cortina.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: leitura; Poesia; semiotica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1998 - 2001
Graduação em Letras.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Pós-doutorado


2012 - 2015
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Formação Complementar


2015 - 2016
Libras. (Carga horária: 50h).
The International E- Learning Association, IELA, Brasil.
1999 - 1999
Literatura Infantil Brincando Com Poesia. (Carga horária: 30h).
Departamento de Cultura do Município de Araraquara, PREFEITURA, Brasil.
1998 - 1998
Literatura Infantil a Fantasia Que Constrói Realid. (Carga horária: 30h).
Departamento de Cultura do Município de Araraquara, PREFEITURA, Brasil.
1998 - 1998
Formação de Leitores Contadores de Histórias. (Carga horária: 30h).
Departamento de Cultura do Município de Araraquara, PREFEITURA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Associada/ Professora Voluntária, Carga horária: 40


Secretaria do Estado da Educação de São Paulo, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Coordenadora da Oficina Pedagógica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2012 - 2015
O LEITOR DE FOLHETINS DO CORREIO PAULISTANO NO SÉCULO XIX
Descrição: O projeto tem como objetivo levantar e analisar algumas representações discursivas do sujeito leitor de folhetins do Correio Paulistano, do período de 1860, ano em que a publicação das narrativas de ficção começa a se destacar na seção folhetim do jornal, a 1888, época da Proclamação da República. Como é conhecido, de início, o folhetim aparece como uma estratégia jornalística proposta por Émile de Girardin, proprietário do jornal La Presse, que se associou a Dutacq, do Le Siècle, com o intuito de conquistar novos leitores para seus periódicos. Devido ao sucesso alcançado em seu país de origem, a França, o folhetim passa a fazer parte de periódicos de diversas partes do mundo, inclusive do Brasil, incorporando títulos de gêneros muito distintos com textos de autores internacionais e nacionais, sendo em grande parte responsável pela expansão da escrita literária no Brasil e funcionando como uma fórmula de expansão do público leitor. Embora haja diversos estudos que descrevem e analisam a inserção dessa nova seção nos jornais brasileiros, seu impacto comercial, sobre a produção literária nacional e sobre a ampliação do público leitor, é preciso estabelecer estudos mais amplos e sistemáticos sobre a circulação e a recepção do folhetim na província paulistana, e em especial acerca do jornal Correio Paulistano. Tomando como base a teoria semiótica greimasiana, em sua interface com os estudos sobre a história da leitura no Brasil, pretendemos no trabalho de pesquisa que estamos realizando apreender e descrever traços do perfil do público leitor para o qual esta seção do jornal era destinada, examinando os tipos de textos que foram publicados no pé de página, a linguagem empregada em sua construção, com especial observação às manifestações da enunciação no enunciado e os modos de inscrição do enunciatário nos textos que compõem o corpus da pesquisa, assim como as eventuais cartas dos leitores acerca dessa seção de modo a apreender, com base nessas diferentes fontes e indícios, certas representações do público leitor a quem se destinava o jornal, e mais particularmente essa seção dos folhetins. Portanto, dando continuidade ao trabalho de pesquisa que vimos realizando desde o mestrado sobre o leitor e suas práticas de leitura, e em especial ao que realizamos em nosso doutorado, em que nos dedicamos a analisar o perfil do leitor dessa seção na primeira década de sua publicação, de 1850 a 1860 no Correio Paulistano, quando verificamos que nesse período inicial foram publicados diferentes tipos de textos escritos: crônicas, cartas, críticas teatrais e ficção narrativa. A preferência dos editores do jornal recaiu inicialmente nas crônicas e nas críticas teatrais, que de certo modo aproximavam-se das temáticas abordadas nos temais textos do jornal, voltado à informação dos fatos mais importantes da vida política, econômica, social e cultural não só da então província paulistana, mas da corte, do país e do mundo. Constatamos, de modo geral, que a elaboração dos textos que compõem a seção ?Folhetim?, em sua variedade e frequência, reflete o objetivo de atrair um público mais diversificado, ampliando assim o número de leitores e consumidores do jornal. Entre todos os gêneros que circulam sob a forma de folhetim destaca-se a ficção narrativa, da qual nos ocupamos prioritariamente neste nosso projeto, de modo a descrever em que medida, a partir das características formais e temáticas desse tipo de texto, sob a forma de folhetim, no referido jornal, apresenta-nos indícios do perfil da(s) comunidade(s) de leitores do jornal. Nosso objetivo mais amplo é o de contribuir com os estudos sobre a leitura no Brasil, de modo geral, e com os trabalhos de pesquisa desenvolvidos junto ao LIRE - Laboratório Interdisciplinar de estudos das Representações do leitor brasileiro contemporâneo, no Departamento de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguística.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Semiotica.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GARCIA, D. C. F.2015GARCIA, D. C. F.. Entre exercício e acontecimento: uma leitura do folhetim O estudante de Salamanca. Estudos Semióticos (USP), v. 11, p. 47-55, 2015.

2.
BORGES, R. R. S.2015BORGES, R. R. S. ; CURCINO, L.C ; GARCIA, D. C. F. . Uma análise discursiva de representações da leitura manifestadas em declarações de estudantes da EJA da UFSCar. Calidoscópio, v. 13, p. 329-338, 2015.

3.
GARCIA, D. C. F.2014GARCIA, D. C. F.; FERREIRA, L. C. . LEITORES DE FOLHETIM DO SÉCULO XIX NO BRASIL: UMA ANÁLISE DE REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS DESSES NOVOS LEITORES DE FOLHETIM DO CORREIO PAULISTANO. Revista da ANPOLL (Online), v. 1, p. 105, 2014.

4.
FERREIRA, L. C.2014FERREIRA, L. C. ; GARCIA, D. C. F. . A recepção do folhetim pelo Correio Paulistano. Ipotesi (Juiz de Fora. Online), v. 17, p. 89-100, 2014.

5.
GARCIA, D. C. F.2012GARCIA, D. C. F.. O leitor pensado a partir de sua prática de leitura - as crônicas do Correio Pailistano na década de 1850. Versão Beta (UFSCar), v. 71, p. 37-48, 2012.

6.
Prof. Arnaldo Cortina2008 Prof. Arnaldo Cortina ; GARCIA, D. C. F. . Leitura e leitores: um estudo sobre a poesia no Ensino Médio. Revista sentidos (UNESC. Cacoal), v. 01, p. 113-137, 2008.

7.
GARCIA, D. C. F.2006GARCIA, D. C. F.. Desvendando leitores: um estudo sobre a leitura de poesia no Ensino Médio. Estudos Lingüísticos (São Paulo), v. XXXV, p. 556-563, 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GARCIA, D. C. F.. A representação dos autores/ leitores: uma análise das cartas dos leitores do Correio Paulistano. In: IV Colóquio Internacional de Análise do Discurso, 2016, São Carlos. IV CIAD - A produção dos consensos e a conquista das resistências: os discursos nos movimentos do mundo contemporâneo. São Carlos: Pedro & João Editora, 2015. p. 339-348.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GARCIA, D. C. F.. Folhetins do século XIX: o leitor imaginado a partir de sua prática de leitura. In: Vi Seminário de pesquisa, 2006, Araraquara. VI Seminário de pesquisa do programa de pós-graduação em Lingüística e Língua Portuguesa. Araraquara: Gráfica FCLAr, 2006. p. 45-45.

2.
GARCIA, D. C. F.. Folhetins do século XIX: o leitor imaginado a partir de sua prática de leitura. In: VI Seminário de pesquisa, 2006, Araraquara. VI Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Lingüística e Língua Portuguesa. Araraquara: Gráfica FCLAr, 2006. p. 45-45.

3.
GARCIA, D. C. F.. Pensando o leitor a partir de suas escolhas de leitura. In: 54º Seminário do GEL, 2006, Araraquara. 54º Seminário do GEL. Araraquara: Ferrari Editora e Artes Gráficas, 2006. v. XXXV. p. 223-223.

4.
GARCIA, D. C. F.. Descobrindo leitores: um estudo semiótico sobre a leitura de poesia no Ensino Médio. In: 53º Seminário do GEL, 2005, São Carlos. 53º Seminário do Gel, 2005. p. 354-354.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
GARCIA, D. C. F.1999 GARCIA, D. C. F.. A Criança e a Poesia na Escola. XI Congresso de Iniciação Científica 1999, UNESP, p. 253, 1999.

Apresentações de Trabalho
1.
GARCIA, D. C. F.. Representações do leitor de folhetins do Correio Paulistano pela perspectiva da semiótica greimasiana. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
GARCIA, D. C. F.. Representaões do leitor de folhetins do Correio Paulistano na segunda metade do século XIX. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GARCIA, D. C. F.. Leitura de folhetins: entretenimento e educação das massas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GARCIA, D. C. F.. Folhetim: leitura de entretenimento e doutrinação das massas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
GARCIA, D. C. F.. O ethos de Camilo Castelo Branco nos folhetins do Correio Paulistano. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
GARCIA, D. C. F.. Folhetim sob o olhar da semiótica tensiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GARCIA, D. C. F.. O perfil do leitor de folhetins do Correio Paulistano. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
GARCIA, D. C. F.. O leitor paulistano de folhetins. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
GARCIA, D. C. F.. O leitor de folhetins do Correio Paulistano no século XIX. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
GARCIA, D. C. F.. O leitor e suas leituras: uma análise do perfil do leitor de Folhetins do Correio Paulistano. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
GARCIA, D. C. F.. O leitor como sujeito da enunciação: uma investigação semiótica sobre o processo de leitura. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
GARCIA, D. C. F.. Colóquio Internacional e VII Seminário de Pesquisa em comemoração aos 30 anos do Programa de Pós-graduaçao em Língüística e Língua Portuguesa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
GARCIA, D. C. F.. Pensando o leitor a partir de suas escolhas de leitura. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
GARCIA, D. C. F.. Folhetins do século XIX: o leitor imaginado a partir de sua prática de leitura. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
GARCIA, D. C. F.. Folhetins do século XIX: uma prática de leitura apaixonada. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
FERREIRA, L. C. ; COSTA, M. L. ; GARCIA, D. C. F. . Relatos de experiências de formação docente. São Carlos: Suprema Gráfica e Editora, 2014 (Parecerista Ad Hoc de artigos submetidos ao Caderno Pibid - UFscar).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
GARCIA, D. C. F.. 7º Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UFSCar. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
GARCIA, D. C. F.. Leitura e Semiótica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
GARCIA, D. C. F.. RevLet - Revista Virtual de Letras. 2015. (Editoração/Periódico).

3.
GARCIA, D. C. F.. Texto: Leitura e Produção. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
GARCIA, D. C. F.. Caderno PIBID - UFSCar. 2013. (Editoração/Periódico).

5.
GARCIA, D. C. F.. Análise do Discurso e Ensino. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
GARCIA, D. C. F.. Caderno de Resumos do III Colóquio Internacional de Análise do Discurso. 2012. (Editoração/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FERREIRA, L. C.; MOMESSO, M.R.; GARCIA, D. C. F.. Participação em banca de Pâmela da Silva Rosin. Peculiaridades do exercício da função autor em redes sociais: uma análise discursiva de "mensagens compartilhadas" pelo Facebook. 2016. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
SIGNORI, P. D. M. B. D.; LIMA, E.S. de; GARCIA, D. C. F.. Participação em banca de Vinicius Carvalho Quesada. Identidade e discursivização em The Hobbit de J.J.R. Tolkien. 2016. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
GASPAR, P. D. N. R.; COITO, P. D. R. F.; GARCIA, D. C. F.. Participação em banca de Pedro Ivo Silveira Andretta. Literatura e discurso: práticas de leitores do final do século XIX no Brasil pelo olhar de Machado de Assis. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Universidade Federal de São Carlos.

Qualificações de Mestrado
1.
SIGNORI, P. D. M. B. D.; BARONAS, R. L.; GARCIA, D. C. F.. Participação em banca de Vinicius Carvalho Quesada. Identidade e discursivizaão no romance The Hobbit de J.J.R. Tolkien. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
FERREIRA, L. C.; MOMESSO, M.R.; GARCIA, D. C. F.. Participação em banca de Pâmela da Silva Rosin. Peculiaridades do exercício da função autor em redes sociais: uma análise discursiva de mensgens compartilhads pelo Facebook. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
GASPAR, P. D. N. R.; COITO, P. D. R. F.; GARCIA, D. C. F.. Participação em banca de Pedro Ivo Silveira Andretta. Literatura e Discurso: a leitura e os leitores nas obras de Machado de Assis. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Universidade Federal de São Carlos.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SIGNORI, P. D. M. B. D.; PAJEU, H. M.; GARCIA, D. C. F.. Participação em banca de Rosa Maria Simonetto Foloni Fumagali. A infância e duas meninas em O Palhaço e em Menina a Caminho - uma análise semiótica. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Discurso e Leitura da Imagem) - Universidade Federal de São Carlos.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERREIRA, L. C.; MAGRI, M. V.; GARCIA, D. C. F.. Participação em banca de Jéssica de Oliveira.Lendo os clássicos de hoje: um análise discursiva das práticas de leitura inscritas em adaptações literárias brasileiras para o público infantojuvenil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
CURCINO, L.C; GARCIA, D. C. F.; BRANCO, N. M.. Participação em banca de Gabriela Cabral de Oliveira."Um novo leitor": o idoso na era da informática. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
CURCINO, L.C; GARCIA, D. C. F.; TURATTI, C. A.. Participação em banca de Clarissa Neves Conti.Mash-ups literários: uma análise das representações discursivas do novo autor/ novo leitor brasileiro contemporâneo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
SIGNORI, P. D. M. B. D.; GARCIA, D. C. F.. Participação em banca de Fernanda Aline Moreira do Santos.Lady Gaga na cultura popular e a construção da identidade visual e semântica em seus vídeos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos.

5.
Prof. Arnaldo Cortina; GARCIA, D. C. F.; Fernando Moreno da Silva. Participação em banca de Kelly Cristina D´Angelo.Análise retórica dos anúncios de cerveja publicados na revista Veja entre os anos de 2000 e 2009. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

6.
Prof. Arnaldo Cortina; GARCIA, D. C. F.; Fernando Moreno da Silva. Participação em banca de Valéria Pisaneschi Cruz.O tema da sexualidade entre os livros mais lidos pelo público brasileiro nas décadas de 1960 e 1970. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

7.
Prof. Arnaldo Cortina; GARCIA, D. C. F.; Antonio Heriberto Catalão Junior. Participação em banca de Gláucia Campos.Problemas de redação na produção textual universitária. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Ciclo de Palestras "Linguísticas de quartas e quintas: temáticas contemporâneas". 2016. (Outra).

2.
63º Seminário do GEL.O suspense nos folhetins: uma leitura de "O estudante de Salamanca", de Ernest Capendu. 2015. (Seminário).

3.
Ciclo de Conferências "Sémiotique: nouvelles approches, nouveaux objets". 2015. (Outra).

4.
Conferência "A semiótica face aos grandes desafios sociais do século XXI". 2015. (Outra).

5.
Conferência "Sémiotique et transmission: praxis et formes de vie". 2015. (Outra).

6.
IV CIAD Colóquio Internacional de Análise do Discurso. Representações do leitor de folhetins do Correio Paulistano na segunda metade do século XIX. 2015. (Congresso).

7.
Minicurso "Sémiotique des formes de vie". 2015. (Outra).

8.
62º Seminário do GEL.Folhetim: leitura de entretenimento e doutrinação das massas. 2014. (Simpósio).

9.
Colóquio "30 anos com Foucault". 2014. (Outra).

10.
Curso ?Questions d?énonciation: linguistique et sémiotique visuelle?. 2014. (Outra).

11.
Encontro Nacional da ANPOLL.O ethos de Camilo Castelo Branco nos folhetins do Correio Paulistano. 2014. (Encontro).

12.
Palestra "O Olhar semiótico - em tempo de crise". 2014. (Outra).

13.
Seminário de Semiótica da Unesp - SSU. 2014. (Seminário).

14.
V Colóquio da ALED - Análise do Discurso: novos canteiros de trabalho?. Leitura de folhetins: entretenimento e educação das massas. 2014. (Congresso).

15.
XIII MiniENAPOL de Semiótica.Folhetim sob o olhar da semiótica tensiva. 2014. (Encontro).

16.
61º Seminário do GEL.O leitor paulistano de folhetins. 2013. (Seminário).

17.
Ciclo de Conferências "O discurso social: retóricas da hegemonia da dissidência, da confiança e da autoridade, proferido pelo Prof. Dr. Marc Angenot.. 2013. (Seminário).

18.
Congresso Internacional da ABRALIN. O perfil do leitor de folhetins do Correio Paulistano. 2013. (Congresso).

19.
Encontro Intermediário do GT de Semiótica: projetos e perspectivas.O leitor de folhetins do Correio Paulistano no século XIX. 2013. (Encontro).

20.
VIII Congresso Internacional da ABRALIN. O perfil do leitor de folhetins do Correio Paulistano. 2013. (Congresso).

21.
Ciclo de Conferências "Recepções do pensamento de Saussure e o surgimento da Análise do discurso na França" , proferidos pelos professores Christian Puech, Marcio Alexandre Cruz e Carlos Piovezani.. 2012. (Seminário).

22.
Curso: Desenvolvimento de Projetos Acadêmicos e Científicos. 2012. (Encontro).

23.
Curso: Orientação de Trabalhos Acadêmicos. 2012. (Encontro).

24.
III Colóquio Internacional de Análise do Discurso. O leitor e suas leituras: uma análise do perfil do leitor de folhetins do Correio Paulistano. 2012. (Congresso).

25.
IV Seminário Cenas da Enunciação. 2012. (Seminário).

26.
IV Seminário sobre práticas contemporâneas de leitura: o que leem os jovens leitores hoje..O leitor pensado a partir de suas escolhas de leitura. 2012. (Seminário).

27.
Minicurso Análise de discurso: problemáticas contemporâneas, ministrado pelo Prof. Dr. Dominique Maingueneau. 2012. (Outra).

28.
III Seminário sobre práticas conteporâneas de leitura. 2011. (Seminário).

29.
V Seminário do Programa de Pós-graduação em Linguística e Ciclo de Palestras em Linguística. 2011. (Encontro).

30.
Curso de Capacitação para Professor da Oficina Pedagógica de Lingua Inglesa. 2010. (Oficina).

31.
Curso Novos Rumos para a Educação de Jovens e Adultos. 2010. (Outra).

32.
Curso PDG - Gestão Escolar e Política Educacional. 2010. (Outra).

33.
Curso Uma Equipe que Aprende para Ensinar. 2010. (Outra).

34.
Palestra Gêneros textuais e desenvolvimento. 2010. (Outra).

35.
Palestra Novas Perspectivas da teoria semiótica. 2010. (Encontro).

36.
Curso Fundamentos do Processo de Recuperação no Ensino Fundamental. 2009. (Outra).

37.
Formação Presencial Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. 2009. (Encontro).

38.
54º Seminário do GEL.Pensando o leitor a partir de suas escolhas de leitura. 2006. (Seminário).

39.
VI Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa "O tempo e a linguagem".Folhetins do século XIX: o leitor imaginado a partir de sua prática de leitura. 2006. (Seminário).

40.
53º Seminário do GEL.Descobrindo leitores: um estudo semiótico sobre a leitura de poesia no Ensino Médio. 2005. (Seminário).

41.
I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Semiótica. Descobrindo leitores. 2003. (Congresso).

42.
III Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa "Os fatos da Linguagem, esse conjunto heteróclito".Descobrindo leitores. 2003. (Seminário).

43.
Ciclo de Conferências "Aquisição de Linguagem". 2000. (Simpósio).

44.
Jornada de Comunicação, Literatura e Criatividade. 2000. (Simpósio).

45.
Colóquio de Pós-graduação em Letras "Narrativa e Imaginário". 1999. (Outra).

46.
I Encontro de Estudos Diacrônicos do Português. 1999. (Encontro).

47.
II Congresso de Iniciação Científica da Faculdade de Ciencias e Letras. A criança e a poesia na escola. 1999. (Congresso).

48.
Mini-curso "Technology and The Language Centre Today". 1999. (Seminário).

49.
XI Congresso de Iniciação Científica da UNESP. A criança e a poesia na escola. 1999. (Congresso).

50.
Congresso Internacional Sinais de Jorge de Sena. 1998. (Congresso).

51.
Raízes do Brasil: Encontros e Confrontos. 1998. (Simpósio).

52.
William Shakespeare: Leituras. 1998. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GARCIA, D. C. F.. IV Colóquio Interncional de Análise do Discruso. 2015. (Congresso).

2.
CURCINO, L.C ; GARCIA, D. C. F. . V Seminário sobre Práticas Contemporâneas de Leitura. 2013. (Outro).

3.
Sargentini, Vanice M.A. ; PIOVEZANI, C. ; CURCINO, L.C ; GARCIA, D. C. F. . III CIAD Colóquio Internacional de Análise do Discurso. 2012. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rafael Borges Ribeiro dos Santos. Uma análise discursiva de representações da leitura manifestas em declarações de estudantes do EJA da UFSCar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Débora Cristina Ferreira.

2.
Flávia Cristina Gomes de Moraes. Crônicas para jovens: análise de representações de leitor inscritas em coleções contemporâneas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Débora Cristina Ferreira.

3.
Pâmela Cristina Rosin. Eu não disse isso: uma análise do funcionamento da autoria nas mensagens compartilhadas de Caio Fernando Abreu e Clarice Lispector. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Débora Cristina Ferreira.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GARCIA, D. C. F.. IV Colóquio Interncional de Análise do Discruso. 2015. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 1:40:47