Juliana Brito de Souza

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  • Última atualização do currículo em 20/11/2017


Realizou pós-doutorado no Grupo de Estudos sobre Políticas Educacionais e Trabalho Docente da FaE/UFMG através do PNPD/CAPES. Mestre e doutora em educação pela Faculdade de Educação da UFMG, onde defendeu a tese "A Expansão dos Cursos Superiores de Tecnologia: nova face da educação profissional e tecnológica", selecionada para apresentação na 35.ª reunião da ANPED. Membro da Red Estrado e do GT 11 da ANPED. Especialista em criminologia pela Academia de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e em Direito pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas - Campus São João del Rei. Em sua experiência profissional, destacam-se: a atuação como coordenadora pedagógica na Faculdade Presidente Antônio Carlos de Lagoa Santa (UNIPAC) por mais de dez anos, a coordenação de trabalhos no Seminário "Políticas educativas para América Latina: praxis docente y transformación social" na Universidad de Chile e a participação como professora pesquisadora no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil. No ano de 2015, participou de Programa de Estudos nos Estados Unidos com financiamento do governo norte-americano, quando realizou curso sobre o Pensamento Político na Universidade de Massachusetts. Participou de programas educacionais nas Universidades de Connecticut, Harvard, Shepherd, Shippensburg, Yale e Virginia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliana Brito de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, J. B.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, IF do Sudeste de Minas Gerais - Campus de São João Del-Rei.
Rua Américo Davim Filho
Vila São Paulo (Fábricas)
36301358 - São João del Rei, MG - Brasil
Telefone: (31) 33725367
URL da Homepage: www.sjdr.ifsudestemg.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Expansão dos Cursos Superiores de Tecnologia: nova face da educação profissional e tecnológica., Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Maria do Carmo de Lacerda Peixoto.
Palavras-chave: Política Educacional; cursos superiores; curta duração; Democracia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política Educacional / Especialidade: Educação Superior.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política Educacional.
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2004
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Cursos Sequenciais: a,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Rosemary Dore Heijmans.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: sequenciais; curta duração; cursos superiores.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Superior.
2001 - 2001
Especialização em Criminologia.. (Carga Horária: 360h).
Academia de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, ACADEPO L - MG, Brasil.
Título: Crimes Contra a Ordem Tributária.
1995 - 2000
Graduação em Direito.
Fundação Mineira de Educação e Cultura, FUMEC, Brasil.
1996 - 1999
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.


Pós-doutorado


2012
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2012 - 2013
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, IF SUDESTE MG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora da Educação Infantil, Carga horária: 24


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora das disciplinas "Tópicos em Gestão da Educação: políticas, debates e tensões atuais" e "Política Educacional I".

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista do CAED, Enquadramento Funcional: Professora Pesquisadora, Carga horária: 8


Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 10

Atividades

2/2003 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Lagoa Santa, Lagoa Santa.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.

Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pedagoga., Carga horária: 40


Escola Municipal Senador Levindo Coelho, EM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Carga horária: 22


Sindicato dos Corretores de Seguros de Minas Gerais, SINCOR/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Advogada, Carga horária: 20


Instituto Estadual de Florestas, IEF-MG, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Advogada, Carga horária: 40


Escola de Educação Infantil Mirim, MIRIM, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora da Educação Infantil, Carga horária: 24



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Estratégias didático-pedagógicas voltadas para o estudante no âmbito do IF Sudeste MG - Campus São João del - Rei
Descrição: Em um cenário político-educacional que demanda intervenções relacionadas à permanência com êxito dos discentes, o presente projeto de pesquisa propõe-se a investigar as culturas e princípios de ordem didática, pedagógica, curricular e normativa que promovem e/ou tolhem a permanência dos alunos que trabalham e estudam nos cursos Técnicos e de Graduação ofertados pelo IF SUDESTE MG ? Campus São João del-Rei. Em uma primeira instância, a temática da pesquisa justifica-se pela atualidade da pauta da evasão escolar e, particularmente, pelas suas peculiaridades quando sobrevinda no contexto da escola noturna. Sabe-se que, enquanto realidade compartilhada pelo sistema educacional como todo, o fenômeno em questão é matéria tratada direta ou indiretamente tanto em legislações de ampla abrangência, como a Constituição Federal, quanto em normas que regem níveis e modalidades de ensino específicas ou mesmo instituições de ensino em particular. Em recente proposta de decreto elaborada pelo CONIF1, por exemplo, é reforçada a premissa de que ?as ações de Assistência Estudantil devem (...) agir preventivamente nas situações de retenção e evasão? (BRASIL, 2014, p. 1, grifo nosso). Pode-se também mencionar a recente Nota Informativa emitida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, na qual se enumeram orientações às Instituições da Rede Federal para a elaboração de Planos Estratégicos Institucionais para a Permanência e o Êxito dos Estudantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Revisor de projeto de fomento


2014 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política Educacional/Especialidade: Educação Superior.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, J. B.2015SOUZA, J. B.. BRAZILIAN POLICY OF EXPANSION IN HIGHER EDUCATION UNDER THE INFLUENCE OF EUROPEAN AND NORTH-AMERICAN MODELS. Modelling the New Europe, v. 17, p. 55-67, 2015.

2.
SOUZA, J. B.2008 SOUZA, J. B.. Cursos Superiores de Curta-Duração: das políticas de acesso à evasão de estudantes. Educação & Tecnologia, v. 13, p. 83-87, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SOUZA, J. B.; PEIXOTO, M. C. L. . Políticas de Educação Superior no Brasil; expansão, acesso e igualdade social. 1. ed. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
RIBEIRO, L. P. ; SOUZA, J. B. ; MOURA, M. S. ; MORAIS, M. E. S. P. . Educação nas Constituições brasileiras: a construção de um legado democrático. In: Galuppo, Marcelo Campos. (Org.). Constituição e Democracia. Belo Horizonte: Editora Fórum, 2009, v. , p. 223-234.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, J. B.. IV Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. In: IV Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, 2014, Belo Horizonte. IV Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. Belo Horizonte: CEFET/MG, 2014.

2.
SOUZA, J. B.. A educação profissional e tecnológica no governo Lula: uma análise a partir dos cursos superioes de tecnologia.. In: X Seminário Internacional da Rede Estrado, 2014, Salvador. Anais da Red Estrado, 2014.

3.
SOUZA, J. B.. A Política de Reconfiguração dos Cursos Superiores de Tecnologia no interior do processo de democratização da educação superior brasileira.. In: IX Seminário Internacional 'Práxis docente y transformación social', 2012, Santiago do Chile. Anais da Red Estrado, 2012.

4.
SOUZA, J. B.. Política de Expansão dos Cursos Superiores de Tecnologia: nova face da educação profissional e tecnológica. In: 35.ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Gradução e Pesquisa em Educação, 2012, Porto de Galinhas. Educação, cultura, pesquisa e projetos de desenvolvimento: o Brasil do século XXI., 2012. v. 35.º.

5.
SOUZA, J. B.. A Política de Reconfiguração dos Cursos Superiores de Tecnologia no interior do processo de democratização da educação superior brasileira.. In: IX Seminário Internacional 'Práxis docente y transformación social', 2012, Santiago do Chile. Anais da Red Estrado, 2012.

6.
SOUZA, J. B.. Política de Expansão dos Cursos Superiores de Tecnologia: nova face da educação profissional e tecnológica. In: VII Encontro Saúde e Educação para a Cidadania, do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, 2012, Rio de Janeiro. Anais do VII Encontro Saúde e Educação para a Cidadania do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, 2012.

7.
SOUZA, J. B.. A Política de Reconfiguração dos Cursos Superiores de Tecnologia no interior do processo de democratização da educação superior brasileira.. In: II Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, 2010, Belo Horizonte. Anais do II SENEPT. Belo Horizonte: CEFET/MG, 2010.

8.
SOUZA, J. B.. A Política de Reconfiguração dos Cursos Superiores de Tecnologia.. In: Simpósio Interncional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade, 2010, Belo Horizonte. Anais do III SITRE. Belo Horizonte: CEFET/MG, 2010.

9.
SOUZA, J. B.. Cursos Superiores de Tecnologia: nova feição da educação superior no Brasil. In: I Encontro de Pesquisadores em Educação dos Programas de Pós-Graduação em Educação de Belo Horizonte, 2009, Belo Horizonte. Anais do I Encontro de Pesquisadores em Educação dos Programas de Pós-Graduação em Educação de Belo Horizonte. Belo Horizonte, 2009.

10.
PEIXOTO, M. C. L. ; SOUZA, J. B. . Cursos Superiores de Tecnologia: a nova feição da democratização do acesso ao ensino superior brasileiro. In: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2009. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2009.

11.
SOUZA, J. B.. A Política de Reconfiguração dos Cursos Superiores de Tecnologia. In: Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, 2009. Anais do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, 2009.

12.
SOUZA, J. B.. Cursos Seqüenciais: a. In: IV Colóquio de Pesquisa em Educação, 2006, Belo Horizonte. Anais do IV Colóquio de Pesquisa em Educação. Belo Horizonte, 2006.

13.
SOUZA, J. B.. Cursos Sequenciais: a "marca social" da escola superior no Brasil. In: VII Encontro de Pesquisa em Educação no Brasil / Região Sudeste, 2005, Belo Horizonte. VII Encontro de Pesquisa em Educação no Brasil / Região Sudeste, 2005.

14.
SOUZA, J. B.. Cursos Seqüenciais: a. In: 28.ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2005, Caxambu. 28.ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2005.

15.
SOUZA, J. B.. A Política de Surgimento dos Cursos Sequenciais. In: VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2004, Rio de Janeiro. VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2004.

16.
SOUZA, J. B.. A Política de Surgimento dos Cursos Sequenciais. In: IV Simpósio de ANPAE - Sudeste, 2003, Belo Horizonte. IV Simpósio de ANPAE - Sudeste, 2003.

17.
SOUZA, J. B.. A Política de Surgimento dos Cursos Sequencias. In: I Mostra de Produção Ciêntifica da UNIPAC, 2003, Barbacena. I Mostra de Produção Ciêntifica da UNIPAC, 2003.

18.
SOUZA, J. B.. A Política de Surgimento dos Cursos Sequenciais. In: IX Encontro de Pesquisa da FaE - UFMG, 2003, Belo Horizonte. IX Encontro de Pesquisa da FaE - UFMG, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, J. B.. IV Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOUZA, J. B.. A educação profissional e tecnológica no governo Lula: uma análise a partir dos cursos superioes de tecnologia.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOUZA, J. B.. Política de Expansão dos Cursos Superiores de Tecnologia: nova face da educação profissional e tecnológica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SOUZA, J. B.. Cursos Superiores de Tecnologia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SOUZA, J. B.. A Política de Reconfiguração dos Cursos Superiores de Tecnologia no Interior do Processo de Democratização da Educação Superior Brasileira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SOUZA, J. B.. A Política de Reconfiguração dos Cursos Superiores de Tecnologia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOUZA, J. B.. Cursos Superiores de Tecnologia: nova feição da democratização do acesso ao ensino superior. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
PEIXOTO, M. C. L. ; SOUZA, J. B. . Cursos Superiores de Tecnologia: a nova feição da democratização do acesso ao ensino superior brasileiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
SOUZA, J. B.. A Política de Reconfiguração dos Cursos Superiores de Tecnologia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
SOUZA, J. B.. Cursos Superiores de Curta Duração: das políticas de acesso à evasão de estudantes.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SOUZA, J. B.. Cursos Seqüenciais: a "marca social da escola superior no Brasil". 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SOUZA, J. B.. Cursos Seqüenciais: a "marca social" da escola superior no Brasil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SOUZA, J. B.. Cursos Seqüenciais: a "marca social" da escola superior no Brasil.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SOUZA, J. B.. A Política de Surgimento dos Cursos Seqüenciais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SOUZA, J. B.. A Política de Surgimento dos Cursos Seqüenciais. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SOUZA, J. B.. A Política de Surgimento dos Cursos Seqüenciais. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SOUZA, J. B.. A Política de Surgimento dos Cursos Seqüenciais. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SOUZA, J. B.; CARVALHO, G. F. S. . Projeto Político- Pedagógico do curso de especialização em Didática e Trabalho Docente. 2015.

2.
SOUZA, J. B.. Material do Centro de Apoio à Educação à Distância da UFMG. 2011.

Demais trabalhos
1.
SOUZA, J. B.. Plano Decenal de Educação do Município de Lagoa Santa. 2005 (Educação) .

2.
SOUZA, J. B.. Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais. 2003 (Pesquisa) .

3.
SOUZA, J. B.. A reforma dos sistemas educativos do Brasil e da Itália e a formação para o mundo do trabalho. 2001 (Pesquisa Educacional) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUZA, J. B.; Ribeiro, Simone França. Participação em banca de Kely Cristina Silva Amaral.O Brincar na Pré- Escola. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Lagoa Santa.

2.
SOUZA, J. B.; Ribeiro, Simone França. Participação em banca de Telma Conceição Gonçalves Silva e Yara de Assis Cordeiro.Alfabetização e Perspectivas de Letramento nos Primeiros Anos do Ensino Fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Lagoa Santa.

3.
SOUZA, J. B.; Ribeiro, Simone França. Participação em banca de Mônica Cardoso Martins de Oliveira.O Processo de Construção da Escrita pela Criança. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Lagoa Santa.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Colóquio Internacional sobre Educação Profissional e Evasão Escolar. 2013. (Congresso).

2.
Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. 2009. (Outra).

3.
Ciclo de Seminários sobre Educação Superior na América Latina. 2008. (Seminário).

4.
Plano Municipal de Educação: debates.Plano Decenal de Educação do Município de Lagoa Santa. 2005. (Outra).

5.
I Semana Cultural do Normal Superior. 2004. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Natália Priscila Assis Silveira. Análise da Evasão do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de São João del - Rei. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Didática e Trabalho Docente) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Orientador: Juliana Brito de Souza.

2.
Taiana Toussaint de Paula. Identidade e Formação de Crianças e Adolescentes em um bairro periférico de São João del - Rei/MG: o papel da escola no desenvolvimento de alunos em contexto de vulnerabilidade. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Didática e Trabalho Docente) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Orientador: Juliana Brito de Souza.

3.
Maria José do Nascimento Oliveira Neta. Alterações no currículo face a inserção de crianças de seis anos de idade no Ensino Fundamental. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Didática e Trabalho Docente) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Orientador: Juliana Brito de Souza.

4.
Elaine Cristina Gouvea. Relação Família- Escola: o olhar docente sobre as famílias dos alunos. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Didática e Trabalho Docente) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Orientador: Juliana Brito de Souza.

5.
Silvania Meneses de Sousa. Leitura e Literatura: encontro ou desencontro com o prazer de ler nas séries iniciais. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Didática e Trabalho Docente) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Orientador: Juliana Brito de Souza.

6.
Andréia Aparecida Pires Alves Nascimento. Contribuições do Pedagogo na Implantação da Classe Hospitalar em Enfermarias Pediátricas. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Pedagógica para Enfermeiros) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Orientador: Juliana Brito de Souza.

7.
Nathália Nascimento Vasconcelos. O Perfil do Bolsista no Nível Médio Profissionalizante em Enfermagem em uma Instituição Federal do Sudoeste de Minas Gerais. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Pedagógica para Enfermeiros) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Orientador: Juliana Brito de Souza.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Denise Pereira de Andrade. A Prática Pedagógica em uma Escola Estadual de São João del - Rei à luz da teoria da Escola da Ponte. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Orientador: Juliana Brito de Souza.

Iniciação científica
1.
Raquel Cristina Pereira. O Impacto da formação propiciada pelos Cursos Superiores de Tecnologia do IFET Sudeste de Minas - Campus São João del - Rei na vida profissional de egressos (2014-2015). 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Orientador: Juliana Brito de Souza.



Outras informações relevantes


Homenageada pela turma de Normal Superior da UNIPAC em dezembro de 2006. Homenageada pela turma de Normal Superior da UNIPAC em julho de 2009. Aprovada em 2.º lugar no concurso para supervisora pedagógica da Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves. Aprovada em 28 .º lugar em concurso para professor da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Aprovada em 2.º lugar no concurso de técnico em assuntos educacionais (cargo:pedagoga) da Universidade do Estado de Minas Gerais. Aprovada em 1.º lugar no concurso para o cargo de professora da educação básica, técnica e tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas - Campus São João del - Rei. Professora homenageada dos formandos do 1.º semestre de 2014 do IFSEMG São João del - Rei. Paraninfa da turma de formandos do curso de Formação Pedagógica para Enfermeiros no ano de 2014.



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