Gabriel Vouga Chueke

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4822958895419846
  • Última atualização do currículo em 08/01/2019


Docente na área de estratégia, empreendedorismo, inovação e internacionalização. É doutor em administração pela Universidade de São Paulo (USP) com estágio de pesquisa no exterior pela Georgia State University. Mestre em Gestão Internacional pela ESPM. Foi mestrando na linha de Estudos Organizacionais pela FGV/EAESP com período de estudos na Universidade de Chicago. É facilitador da Endeavor (programa Bota pra Fazer) e especialista em economia pela FIPE. Foi palestrante na virada empreendedora de São Paulo e um dos primeiros profissionais no Brasil a adotar o Canvas como ferramenta de sala de aula a partir do conceito de Project Based Learning. É Global Mindset Facilitator desde 2012 pela Thunderbird School of Global Management. Possui mais de 12 anos de experiência docente em escolas como: IBMEC, ESPM, Faculdade Cásper Libero, SENAC, BSP, Anhembi Morumbi em cursos de graduação e pós-graduação. Sua experiência no ambiente acadêmico inclui a elaboração de cursos de extensão presencial e no formato EAD, design de cursos In Company, coordenação de disciplinas, consultoria e parceria de pesquisa com grandes empresas. Atuou como coordenador pedagógico do CIEE- Council on International Educational Exchange e como editor da Revista de Negócios Internacionais da ESPM. Fundou o Observatório de Multinacionais Brasileiras, projeto que recebeu destaque ao ter suas pesquisas publicadas nos maiores veículos de mídia do Brasil como: capa da revista Forbes, Valor Econômico, Globo News, Exame, Você SA, entre outros. Também empreendeu no ambiente digital por meio do site AlugaFloripa e Oaviao.com. Foi semifinalista no desafio da Singularity University no Brasil por meio do projeto Supernova - plataforma que busca desenvolver softskills para o mercado de trabalho. É pesquisador do CIBER (Center of International Business Education and Research) da Georgia State University e atua como avaliador na área de empreendedorismo e moderador no track de artigos tecnológicos do SEMEAD. Suas pesquisas focam na questão da competitividade internacional das empresas brasileiras, ambiente institucional, estratégia comportamental no âmbito da firma e desenvolvimento de líderes globais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gabriel Vouga Chueke
Nome em citações bibliográficas
CHUEKE, G. V.

Endereço


Endereço Profissional
Escola Superior de Propaganda e Marketing.
Rua Doutor Álvaro Alvim
Vila Mariana
04018010 - São Paulo, SP - Brasil - Caixa-postal: 04018010
Telefone: (11) 50854509


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Administração.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em Georgia State University (Orientador: S. Tamer Cavusgil).
Título: Estratégia de Entrada das Multinacionais Brasileiras no Exterior, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Edison Fernandes Polo.
2010 - 2012
Mestrado em Mestrado em Gestão Internacional.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: Identificação dos fatores influenciadores na escolha da estratégia de entrada das multinacionais brasileiras no exterior,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Felipe Mendes Borini.
Bolsista do(a): Bolsa Institucional da ESPM, ESPM, Brasil.
Palavras-chave: Internacionalização; Investimento Externo Direto; Gestão Internacional; Multinacionais Brasileiras.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2002 - 2006
Graduação em Administração.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: A construção da imagem institucional da AVOS sob a percepção de suas dirigentes.
Orientador: Carlos Eduardo Freitas da Cunha.
2000 - 2003
Graduação em Administração Comércio Exterior.
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
Título: A Internacionalização das PMES através dos Consórcios de Exportação.
Orientador: Maria da Graça Poyer.




Formação Complementar


2018 - 2018
BDC - Negócios de Impacto Social. (Carga horária: 80h).
Sense-lab, SL, Brasil.
2016 - 2016
Structural Equation Modeling - Ed Rigdon. (Carga horária: 48h).
Georgia State University, GSU, Estados Unidos.
2016 - 2016
Strategy and Cognition - Pamela Barr. (Carga horária: 48h).
Georgia State University, GSU, Estados Unidos.
2016 - 2016
International Business - Tamer Cavusgil. (Carga horária: 48h).
Georgia State University, GSU, Estados Unidos.
2014 - 2014
Extensão universitária em Qualitative Methods Workshop - Catherine Welch. (Carga horária: 8h).
Uppsala University, UPPSALA, Suécia.
2013 - 2013
Extensão universitária em Emerging Market Multinationals - Cuervo-Cazurra. (Carga horária: 40h).
FGV-SP, FGV-SP, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Intensivo em Economia. (Carga horária: 80h).
Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, FIPE, Brasil.
2011 - 2011
Workshop "Marketing Internacional".. (Carga horária: 7h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2011 - 2011
Capacitação no Ensino de Empreendedorismo-Endeavor. (Carga horária: 12h).
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
2011 - 2011
Escrita e Resolução de Estudos de Caso. (Carga horária: 3h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2010 - 2010
Workshop de Editoração Científica. (Carga horária: 22h).
Associação Brasileira de Editores Científicos, ABEC, Brasil.
2010 - 2010
Orientação de TCC - Plano de Negócios. (Carga horária: 3h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2010 - 2010
Modelos de Equações Estruturais. (Carga horária: 3h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2008 - 2008
Intercâmbio Universitário. (Carga horária: 300h).
University of Chicago, UChicago, Estados Unidos.
2007 - 2007
Extensão universitária em Métodos Quantitativos de Pesquisa. (Carga horária: 30h).
Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Strateging in Multinational Companies. (Carga horária: 40h).
Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Seminário Avançado de Gestão Internacional. (Carga horária: 40h).
Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de pós-graduação
Outras informações
Disciplinas: Empreendedorismo e Startups Empreendedorismo e Gestão Participação na criação do núcleo de estudos em empreendedorismo e inovação em negócios de impacto socioambiental cuja a ênfase se dá em formar empreendedores sociais, disseminar conhecimento sobre o campo e realizar consultorias na área.


Grupo IBMEC, IBMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 19
Outras informações
Disciplina: Fundamentos de administração para o curso de economia. Responsável por desenvolver estudos de mercado sobre o ecossistema de inovação e startups no Brasil com a Liga Ventures, maior aceleradora corporativa de startups da América Latina. Membro do NDE ? Núcleo Docente Estruturante, Colegiado de Curso, Comissão Própria de Avaliação.


Georgia State University, GSU, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Researcher at Center for International Business Education and Research (CIBER)


Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2017
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador de pesquisa, Carga horária: 40
Outras informações
Professor nos cursos de graduação, pós-graduação, extensão e In Company em matérias como empreendedorismo, estratégia empresarial e gestão intercultural. Fundador e coordenador de núcleo de estudo sobre multinacionais brasileiras cujo objetivo se dá no mapeamento dos investimentos brasileiros no exterior e análise de mercados alvos. O projeto se tangibiliza por meio de uma plataforma de inteligência competitiva a qual suporta o processo decisório das empresas em via de internacionalização. Desenvolvimento de cursos presenciais e em formato EAD. Elaboração de cursos In Company. Coordenação de pesquisas realizadas com parceiros estratégicos. Destaques: ? Desenvolvimento de pesquisa voltada para a área de RH junto a Hays-Brasil. ? Desenvolvimento de pesquisa sobre liderança junto ao grupo DMRh. ? Elaboração de programa de capacitação na área de internacionalização para a APEX - Agência Brasileira de Promoção às Exportações e Investimentos. ? Realização de consultoria para Câmara comercial da Suíça no Brasil. ? Elaboração de lista das multinacionais brasileiras mais promissoras para a revista Forbes. ? Membro da equipe piloto para desenvolvimento do TCC empreendedor. ? Keyspeaker nos maiores eventos acadêmicos do mundo, como Academy of Management. ? Organização de eventos para gestores das multinacionais brasileiras. ? Desenvolvimento de curso de extensão para receber alunos de MBA?s estrangeiros no Brasil.

Vínculo institucional

2012 - 2017
Vínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina: Estratégica Metodológica de TCC: Plano de Negócios

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Professor Estagiário
Outras informações
Realização de estágio docente na disciplina de orientação para realização de Plano de Negócios.


Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Atuou como professor dos cursos de pós-graduação na área de estratégia e empreendedorismo para os cursos presenciais e de EAD


Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Atuou como professor dos cursos de MBA e Masters presenciais na área de estratégia e empreendedorismo para diversos cursos. · Auxiliou a coordenação no desenvolvimento do projeto pedagógico de TCC. · Orientou alunos nos projetos de TCC.

Atividades

2010 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Comércio Internacional no MBA em Gestão de Vendas

Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2016
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como professor dos cursos de graduação, pós-graduação e EAD na área de marketing, gestão de conflitos, estratégia e negócios. · Participou do projeto piloto para criação do MBA em formato EAD desenvolvendo conteúdos e como professor tutor. · Orientou alunos nos projetos de TCC presencial e a distância. Disciplinas Ministradas - Graduação Gestão Estratégica de Negócios I Gestão Estratégica de Negócios I A Gestão Estratégica de Negócios II Gestão Estratégica de Negócios II A TGA - Teoria Geral da Administração Marketing Comunicação Empresarial Sitemática de Exportação Sistemática de Importação Disciplinas Ministrada - Pós-graduação Consultoria Empresarial Gestão Estratégica de Negócios Gestão de Conflitos Negociação Empresarial Governança Corporativa no Setor Público

Atividades

2009 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão Internacional e Alianças Estratégicas no MBA em Gestão Estratégica
Governança Corporativa no MBA a distância em Gestão Pública
2007 - 2008
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sitemática de Exportação
Comunicação Empresarial
Marketing Básico
Teoria Geral da Administração
Gestão Estrategica de Negócios II A
Gestão Estrategica de Negócios II
Gestão Estrategica de Negócios I A
Gestão Estrategica de Negócios I
2007 - 2007
Ensino, Administração, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Conflitos no MBA em Gestão de Pessoas

Council on International Educational Exchange, CIEE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Educational Coordinator, Enquadramento Funcional: Educational Coordinator for Business Courses
Outras informações
Coordenador de ensino para área de negócios


Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa - GVPesquisa, Carga horária: 16


Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Voluntário, Carga horária: 12
Outras informações
Atuou como pesquisador do núcleo de negócios de impacto social e desenvolveu atividades de extensão que atendiam à comunidade empresarial por meio de cursos e palestras sobre gestão de micro e pequenas empresas


Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 4
Outras informações
Pós-graduação em Contact Center Disciplina: Aspectos Econômicos e Estratégicos

Atividades

2010 - 2010
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Aspectos Econômicos e Estratégicos

ST Importações, ST, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Trainee, Carga horária: 40


Imóveis Chaves, IC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Sócio-gerente, Enquadramento Funcional: Sócio-gerente, Carga horária: 40


Ocean Reef Club, ORC, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Trainee, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2011 - Atual
Observatório de Multinacionais Brasileiras
Descrição: O Observatório de Multinacionais Brasileiras da ESPM é um centro internacional de pesquisa científica que busca integrar os esforços de pesquisadores no âmbito dos estudos sobre o processo de internacionalização de empresas brasileiras. Ele nasce em 2011, a partir de pesquisa apoiada pelo Centro de Altos Estudos da ESPM ? CAEPM, cujo objetivo consiste em promover a geração de conhecimentos de fronteira. A missão do Observatório de Multinacionais Brasileiras é: ?Ser um centro de excelência acadêmica no mapeamento e na difusão de informações sobre investimentos brasileiros no exterior?. Para alcance do objetivo proposto, realizamos pesquisas temáticas, elaboração de ferramentas de diagnóstico empresarial/setorial, criação de índices de mercado e de modelos de gestão voltados para o processo de internacionalização de empresas brasileiras..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gabriel Vouga Chueke - Coordenador / Felipe Mendes Borini - Integrante / Dirk Michael Boehe - Integrante / Eva Stal - Integrante / Mario Ogasawara - Integrante / Franciane Silveira - Integrante.
2006 - 2007
Ranking de Produção Científica em Administração de Empresas no Brasil
Descrição: O projeto visa gerar ranking dos principais programas de Mestrado e Doutorado do País, com base no número de artigos publicados nos principais periódicos (nacionais ?A? impressos) e veiculados nos anais do EnANPAD, de 1997 a 2006, adotando-se como critério classificatório a divisão das áreas do EnANPAD..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Gabriel Vouga Chueke - Integrante / Thomaz Wood Jr. - Coordenador.Financiador(es): Fundação Getulio Vargas - SP - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2
2004 - 2005
Estruturação de um plano estratégico para captação de recursos voltado para organizações sem fins lucrativos
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Gabriel Vouga Chueke - Integrante / Clerilei Aparecida Bier - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2010 - Atual
Periódico: Internext (São Paulo)


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: REMark. Revista Brasileira de Marketing
2013 - Atual
Periódico: International Journal of Emerging Markets (Print)
2012 - Atual
Periódico: Internext (São Paulo)
2016 - Atual
Periódico: Journal of Business Research


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Negócios Internacionais.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Gestão do Conhecimento.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende PoucoLê Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
KARDES, I.2017KARDES, I. ; CHUEKE, G. V. . Targeting Middle Class in Emerging Markets: The Case of Brazil. Rutgers Business Review, v. 2, p. 279-294, 2017.

2.
CHUEKE, G. V.2015CHUEKE, G. V.; AMATUCCI, M. . O que é bibliometria? Uma introdução ao Fórum. Internext (São Paulo), v. 10, p. 1, 2015.

3.
CHUEKE, G. V.2014CHUEKE, G. V.; MACLENNAN, M. L. F. ; BORINI, F. M. . Modelo Cage e o Modo de Entrada das Multinacionais Brasileiras no Exterior. Faces: Revista de Administração (Belo Horizonte. Online), v. 13, p. 84-102, 2014.

4.
CHUEKE, G. V.2014CHUEKE, G. V.; BORINI, F. M. . Institutional distance and entry mode choice by Brazilian firms: an institutional perspective. Management Research (Armonk, N.Y.), v. 12, p. 1-20, 2014.

5.
2CHUEKE, G. V.2012CHUEKE, G. V.; LIMA, M. C. . Pesquisa Qualitativa: Evolução e Critérios. Revista Espaço Acadêmico (UEM), v. 11, p. 63-69, 2012.

6.
1BORINI, F. M.2012BORINI, F. M. ; OLIVEIRA JR., M. M. ; CHUEKE, G. V. . Transferência Reversa de Práticas de Responsabilidade Social Corporativa em Subsidiárias Estrangeiras no Brasil. BBR. Brazilian Business Review (Edição em português. Online), v. 2012, p. 81-105, 2012.

7.
3AVRICHIR, I.2012AVRICHIR, I. ; CHUEKE, G. V. . Comportamento exportador de empresas brasileiras do setor de rochas ornamentais: um estudo de caso múltiplo envolvendo fatores organizacionais, gerenciais e ambientais. Gestão.Org, v. 10, p. 138-171, 2012.

8.
4AVRICHIR, I.2011AVRICHIR, I. ; CHUEKE, G. V. . Empreendedorismo Institucional: uma análise de caso no setor de energia elétrica brasileiro. RAM. Revista de Administração Mackenzie (Online), v. 12, p. 140-164, 2011.

9.
5WOOD JR., T.2008 WOOD JR., T. ; CHUEKE, G. V. . Ranking de Produção Científica em Administração de Empresas no Brasil. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 9, p. 13-31, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
MACLENNAN, M. L. F. ; CHUEKE, G. V. ; PANIBRATOV, A. ; MARINOVA, S. ; KLISHEVICH, D. . Latin America: Talent Management in the New Reality. In: Marina Latukha. (Org.). Talent Management in Global Organizations. 1ed.: Palgrave Macmillan. Palgrave Studies of Internationalization in Emerging Markets, 2018, v. , p. 269-275.

2.
MACLENNAN, M. L. F. ; CHUEKE, G. V. . Brazil: Catching Up and Moving Forward. In: Marina Latukha. (Org.). Talent Management in Global Organizations. 1ed.: Palgrave Macmillan. Palgrave Studies of Internationalization in Emerging Markets, 2018, v. , p. 277-297.

3.
A., P. ; PANIBRATOV, A. ; MARINOVA, S. ; KLISHEVICH, D. ; MACLENNAN, M. L. F. ; CHUEKE, G. V. . Creating a Talent Management Agenda for a Global Environment. In: Marina Latukha. (Org.). Talent Management in Global Organizations. 1ed.: Palgrave Macmillan. Palgrave Studies of Internationalization in Emerging Markets, 2018, v. , p. 343-349.

4.
ANNA, P. ; MACLENNAN, M. L. F. ; CHUEKE, G. V. . Chile: Terra Incognita. In: Marina Latukha. (Org.). Talent Management in Global Organizations. 1ed.: Palgrave Macmillan. Palgrave Studies of Internationalization in Emerging Markets, 2018, v. , p. 321-341.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CHUEKE, G. V.. Do Brasil para o mundo: por que investir no exterior?. Revista da ESPM, p. 135 - 143, 06 abr. 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CHUEKE, G. V.; FEDERO, R. ; POLO, E. F. . How country-specific factors affect the establishment mode choice of Brazilian Multinationals in Latin American countries?. In: EnANPAD - XLII Encontro da ANPAD, 2018, Curitiba. EnANPAD - XLII Encontro da ANPAD, 2018.

2.
CHUEKE, G. V.; FEDERO, R. . Emerging market multinationals expanding in Latin America and the Caribbean: A configurational approach. In: Strategic Management Society Annual Conference, 2018, Paris. Strategic Management Society Annual Conference, 2018.

3.
CHUEKE, G. V.; FEDERO, R. . How institutions matter for emerging market MNEs expanding in Latin America and the Caribbean. In: Academy of Management 2018 Annual Meeting, 2018, Chicago. Academy of Management 2018 Annual Meeting, 2018.

4.
CHUEKE, G. V.; OGASAWARA, M. ; POLO, E. F. . Do Institutions Matter In South-South Establishment Mode Choice?.. In: 7th Annual Conference AIB-LAT 2017, 2017, Lima. 7th Annual Conference AIB-LAT 2017, 2017.

5.
CHUEKE, G. V.; OGASAWARA, M. ; POLO, E. F. . The Impact of Cross-National Institutions on the Entry Strategy of Brazilian Multinationals Expanding Across Latin American Countries. In: XLI EnANPAD, 2017, São Paulo. XLI EnANPAD, 2017.

6.
FIGUEIREDO, C. C. ; CHUEKE, G. V. ; LITTRELL, R. . O que esperamos de nossos líderes? adaptação e teste de validade do instrumento Leader Behavior Description Questionnaire (XII) para o contexto brasileiro. In: XX SEMEAD, 2017, São Paulo. XX SEMEAD, 2017.

7.
FRANCO, E. ; CHUEKE, G. V. . Technology driven FDI from Emerging Countries: Evidences from Brazilian Multinationals. In: Technology Driven FDI from Emerging Countries: Challenges and Opportunities for Europe, 2015, Pisa. Scuola Superiore Sant'Anna, Pisa, Italy, 2015.

8.
BIANCHINI, C. ; CASTRO, E. ; CHUEKE, G. V. . Uma análise sobre a produção científica internacional em Global Branding. In: XXXIX Encontro da ANPAD - EnANPAD 2015, 2015, Belo Horizonte. EnANPAD 2015.

9.
CHUEKE, G. V.; SILVA, I. M. ; OLIVEIRA JR., M. M. . Reverse transfer of technological capabilities at emerging multinationals: shall they innovate?. In: European International Business Academy (EIBA), 2015, Rio de Janeiro. EIBA, 2015.

10.
CHUEKE, G. V.; SILVA, I. M. ; BORINI, F. M. ; OLIVEIRA JR., M. M. . The role of institutional distance in the product innovation process at emerging multinational subsidiaries. In: Annual Conference of the European International Business Academy (EIBA), 2014, Uppsala. 40th Annual Conference of the European International Business Academy (EIBA), 2014.

11.
CHUEKE, G. V.; SILVA, I. M. ; BORINI, F. M. ; OLIVEIRA JR., M. M. . A Distância Institucional e o Processo de Inovação de Produtos em Subsidiárias de Multinacionais Emergentes. In: XXVIII Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, 2014, Belo Horizonte. XXVIII Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, 2014.

12.
CHUEKE, G. V.; MACLENNAN, M. L. F. ; BORINI, F. M. . O Modelo Cage como Preditor do Modo de Entrada de Empresas Brasileiras no Exterior. In: XVI SEMEAD, 2013, São Paulo. http://www.semead.com.br/16semead/resultado/trabalhosPDF/744.pdf, 2013.

13.
AVRICHIR, I. ; CHUEKE, G. V. . Export behavior of Brazilian companies in the ornamental rock sector: a multiple case study involving organizational, managerial and environmental factors. In: Academy of International Business (AIB), 2012, Washington. CD, 2012.

14.
AVRICHIR, I. ; CHUEKE, G. V. . Export behavior of Brazilian companies in the ornamental rock sector: a multiple case study involving organizational, managerial and environmental factors. In: EURAM, 2012, Rotterdam. CD, 2012.

15.
CHUEKE, G. V.; BORINI, F. M. . Distância Institucional e Estratégia de Entrada das Multinacionais Brasileiras no Exterior. In: XXXVI Encontro da ANPAD, 2012, Rio de Janeiro. CD XXXVI Encontro da ANPAD, 2012.

16.
CHUEKE, G. V.; BORINI, F. M. ; FLEURY, A. . Institutional distance and entry mode strategy of Brazilian multinationals. In: 16th Cambridge International Manufacturing Symposium, 2012, Cambridge. 16th Cambridge International Manufacturing Symposium, 2012.

17.
BORINI, F. M. ; OLIVEIRA JR., M. M. ; CHUEKE, G. V. . Responsabilidade social corporativa: como as matrizes de países desenvolvidos podem aprender com suas subsidiárias localizadas em países periféricos?. In: Seminário de Pesquisa do TRANSFORMARE ? Centro Franco-Brasileiro de Pesquisas Avançadas sobre Organizações, Inovação e Sustentabilidade, 2011, São Paulo. Anais, 2011. v. 1.

18.
CHUEKE, G. V.; LIMA, M. C. . Pesquisa qualitativa em gestão internacional: será ela realmente qualitativa?. In: XXXV Encontro da ANPAD - ENANPAD, 2011, Rio de Janeiro. Cd Room - XXXV Encontro da ANPAD - ENANPAD, 2011.

19.
BORINI, F. M. ; OLIVEIRA JR., M. M. ; CHUEKE, G. V. . Fatores Condicionantes da Responsabilidade Socioambiental Internacional em Subsidiárias Estrangeiras no Brasil. In: XII ENGEMA - Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, 2010, São Paulo. Anais XII ENGEMA, 2010. v. CD. p. 1-1.

20.
SANTOS, M. A. ; CHUEKE, G. V. ; SANTOS, N. ; OTANI, N. ; SILVEIRA, R. R. A. . Aprendizagem Organizacional a Serviço da Gestão do Conhecimento. In: Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, 2008, São Paulo. Anais, 2008. v. CD 1.

21.
WOOD JR., T. ; CHUEKE, G. V. . Ranking de Produção Científica em Administração de Empresas no Brasil. In: Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração de Empresas, 2007, Recife. Anais do I EnEPQ, 2007. v. 1. p. 1-10.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CHUEKE, G. V.; OGASAWARA, M. . The role of institutions in foreign entry mode: a comparative study between emerging and advanced economy MNCs investing in Latin America. In: Annual Conference of the European International Business Academy (EIBA), 2015, Rio de Janeiro. EIBA 2015, 2016.

2.
CHUEKE, G. V.; LIMA, M. C. . Pesquisa Qualitativa em Gestão Internacional: Dilemas, Reflexões e Desafios. In: Colóquio de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração, 2011, Florianópolis. Anais, 2011. v. 01.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, E. ; CHUEKE, G. V. . Toward a Framework for Global Branding: A Directed Content Analysis Approach. In: SMS Special Conference Sao Paulo, 2018, São Paulo. SMS Special Conference Sao Paulo, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
CHUEKE, G. V.. Empresas Multinacionais Brasileiras na América Latina. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CHUEKE, G. V.. Monitoring Brazilian FDI worldwide: an overview of internationalization strategies of Emerging Market Firms (a native perspective). 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CHUEKE, G. V.. Canvas aplicação e pivotagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CHUEKE, G. V.. Canvas aplicação e pivotagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CHUEKE, G. V.. Fórum de Inovação em Multinacionais Brasileiras e Encadeamento Produtivo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BORINI, F. M. ; OLIVEIRA JR., M. M. ; CHUEKE, G. V. . Fatores Condicionantes da Responsabilidade Socioambiental Internacional em Subsidiárias Estrangeiras no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
CHUEKE, G. V.; PAVAN, K. R. ; AVRICHIR, I. . Questionário VSM 2013 - Hofstede, 2015. (Tradução/Outra).

2.
CHUEKE, G. V.. MAISON DE MARIE: um caso de empreendedorismo familiar. São Paulo: Central de Cases ESPM, 2014 (Estudo de Caso).

3.
CHUEKE, G. V.. Perspectivas e desafios para o desenvolvimento do campo acadêmico de negócios internacionais. INTERNEXT - Revista de Negócios Internacionais da ESPM, 2010 (Editorial).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CHUEKE, G. V.. Mapemento de investidores. 2015.

Trabalhos técnicos
1.
CHUEKE, G. V.. Parecer para AIB Annual Meeting - 01. 2017. 2017.. 2017.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CHUEKE, G. V.. As 13 multinacionais brasileiras mais promissoras no mundo. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
CHUEKE, G. V.. Multis locais diversificam investimento nos últimos anos. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
CHUEKE, G. V.. Desemprego entre executivos chega a 20% nos país. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
CHUEKE, G. V.. Empresas investem na formação de líderes globais. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
CHUEKE, G. V.. Aumenta muito o número de empresas brasileiras atuando no exterior. 2014.

6.
CHUEKE, G. V.. Multinacional brasileira aumentam de 95 para mais de 400 em quatro anos. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
CHUEKE, G. V.. Maioria das multinacionais brasileiras é do setor secundário. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
CHUEKE, G. V.. Como as multinacionais brasileiras conquistam espaço no exterior. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
CHUEKE, G. V.. Apenas 29% das subsidiárias brasileiras no exterior transferem tecnologia às matrizes. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
CHUEKE, G. V.. Um retrato da expansão além fronteiras. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

11.
CHUEKE, G. V.. Empresas brasileiras se fortalecem com seus investimentos no exterior. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

12.
CHUEKE, G. V.. Como as empresas podem sobreviver ao apagão de líderes?. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

13.
CHUEKE, G. V.. Brasil tem mais de 400 empresas com operações no exterior. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
CHUEKE, G. V.. Observatório de Multinacionais Brasileiras. 2013; Tema: Base de Dados sobre Multinacionais Brasileiras. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
CHUEKE, G. V.. Parecer para AIB Annual Meeting - 02 2017. 2017. 2017. (Parecer).

2.
CHUEKE, G. V.. Guia Salarial Hays:Olhando para o Futuro do Trabalho no Brasil. 2016. (Relatório de pesquisa).

3.
CHUEKE, G. V.. Estratégias de Expansão das Multinacionais Brasileiras na América Latina. 2016. (Relatório de pesquisa).

4.
CHUEKE, G. V.. Parecer para Journal of Business Research - 01 2016. 2016.. 2016. (Parecer).

5.
CHUEKE, G. V.. Parecer para EIBA 2016. 01. 2016. (Parecer).

6.
CHUEKE, G. V.. Parecer para EIBA 2016. 02. 2016. (Parecer).

7.
CHUEKE, G. V.. Parecer para EIBA 2016. 03. 2016. (Parecer).

8.
CHUEKE, G. V.. O Que Esperamos de Nossos Líderes: Orquestrando Pessoas em um Mundo Global. 2015. (Relatório de pesquisa).

9.
CHUEKE, G. V.. Parecer para AIB Annual Meeting - 02. 2015. 2015.. 2015. (Parecer).

10.
CHUEKE, G. V.. Parecer para AIB Annual Meeting - 03. 2015. 2015.. 2015. (Parecer).

11.
CHUEKE, G. V.. Parecer para Iberoamerican Academy of Management - 01. 2015. 2015.. 2015. (Parecer).

12.
CHUEKE, G. V.. Parecer para ENANGRAD - 01. 2015. 2015.. 2015. (Parecer).

13.
CHUEKE, G. V.. Parecer para AIB Annual Meeting - 01. 2015. 2015.. 2015. (Parecer).

14.
CHUEKE, G. V.. Inovação em Multinacionais Brasileiras: aprendendo com as subsidiárias estrangeiras. 2014. (Relatório de pesquisa).

15.
CHUEKE, G. V.. Balanço das 100 Multinacionais Brasileiras: na busca por mercados e consumidores globais. 2014. (Relatório de pesquisa).

16.
CHUEKE, G. V.. Parecer para o XXV Enangrad - P.01. 2014. 2014. (Parecer).

17.
CHUEKE, G. V.. Parecer para o XXV Enangrad - P.02. 2014. 2014. (Parecer).

18.
CHUEKE, G. V.. Parecer para o XXV Enangrad - P.03. 2014. 2014. (Parecer).

19.
CHUEKE, G. V.. Parecer para o XXV Enangrad - P.04. 2014. 2014. (Parecer).

20.
CHUEKE, G. V.. Parecer para Academy of Management Annual Meeting - 01. 2013. 2013. (Parecer).

21.
CHUEKE, G. V.. Parecer para Academy of Management Annual Meeting - 02. 2013. 2013. (Parecer).

22.
CHUEKE, G. V.. Parecer para Academy of Management Annual Meeting - 03. 2013. 2013. (Parecer).

23.
CHUEKE, G. V.. Parecer para AIB Annual Meeting - 01. 2013. 2013. (Parecer).

24.
CHUEKE, G. V.. Parecer para AIB Annual Meeting - 02. 2013. 2013. (Parecer).

25.
CHUEKE, G. V.. Parecer para o XXIV Enangrad - P.01. 2013. 2013. 2013. (Parecer).

26.
CHUEKE, G. V.. Parecer para o XXIV Enangrad - P.02. 2013. 2013. 2013. (Parecer).

27.
CHUEKE, G. V.. Parecer para o XXIII Enangrad - P.01. 2012. 2012. (Parecer).

28.
CHUEKE, G. V.. Parecer para o XXIII Enangrad - P.02. 2012. 2012. (Parecer).

29.
CHUEKE, G. V.. Parecer para o XXIII Enangrad - P.03. 2012. 2012. (Parecer).

30.
CHUEKE, G. V.. Parecer para CLADEA - 01. 2012. 2012. (Parecer).

31.
CHUEKE, G. V.. Parecer para CLADEA - 02. 2012. 2012. (Parecer).

32.
CHUEKE, G. V.. Consultoria Empresarial. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revisão de Disciplina de MBA a distância).

33.
CHUEKE, G. V.. Internext. Vol. 5, No 2 (2010). 2011. (Editoração/Periódico).

34.
CHUEKE, G. V.. Parecer para o XXII Enangrad - P.01. 2011. (Parecer).

35.
CHUEKE, G. V.. Parecer para o XXII Enangrad - P.02. 2011. (Parecer).

36.
CHUEKE, G. V.. Gestão Internacional e Alianças Estratégicas. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Disciplina de MBA a distância).

37.
CHUEKE, G. V.. Governança Corporativa no Setor Público. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Disciplina de MBA a distância).

38.
CHUEKE, G. V.. Internext. Vol. 5, No 1 (2010). 2010. (Editoração/Periódico).

39.
CHUEKE, G. V.. Gestão Estratégica de Negócios. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Disciplina de MBA a distância).

40.
CHUEKE, G. V.. Internext. Vol. 4, No 2 (2009). 2009. (Editoração/Periódico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BORINI, F. M.; CHUEKE, G. V.; SANTOS, N.. Participação em banca de Luiz Fernando Ribeiro; Pedro Paulo Lopes Cilento.Barscholl: análise de viabilidade mercadológica, operacional e financeira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

2.
HIROSHI, M.; CHUEKE, G. V.; SOUZA, N. S.. Participação em banca de Isabella Mota; Nathalie Grynzpan; Renato Magri.Plano estratégico: Grymel. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

3.
LOPES, R. M. A.; CHUEKE, G. V.; NAKAGAWA, M.. Participação em banca de Guilherme Montenegro; Rafaat Toumani; Rodolfo Sivieri.Crowdfunding sustentável: abertura de uma plataforma online de crowdfunding. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

4.
LOPES, R. M. A.; CHUEKE, G. V.; SANTANA, F. F.. Participação em banca de Caio Ribeiro; Najla Rassi; Vinicius Scalli.Le fast gourmet: abertura de um food-truck em São Paulo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

5.
CHUEKE, G. V.. Participação em banca de Trabalho em Grupo.Plano de Negócios: Livraria Paulista 24 Horas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Cruzeiro do Sul.

6.
CHUEKE, G. V.. Participação em banca de Trabalho em Grupo.Plano de Negócios: ECOPLAST. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Cruzeiro do Sul.

7.
CHUEKE, G. V.. Participação em banca de Trabalho em Grupo.Plano de Negócios: La Bella Pizza. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Cruzeiro do Sul.

8.
CHUEKE, G. V.. Participação em banca de Trabalho em Grupo.Plano de Negócios: RP - Representação de Bebidas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Cruzeiro do Sul.

9.
CHUEKE, G. V.. Participação em banca de Trabalho em grupo.Plano de negócios da Livraria Paulista 24h. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Cruzeiro do Sul.

10.
CHUEKE, G. V.. Participação em banca de Trabalho em grupo.Plano de Negócios RP - Representação de Bebidas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Cruzeiro do Sul.

11.
CHUEKE, G. V.. Participação em banca de Trabalho em grupo.Plano de Negócios La Bella Pizza. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Cruzeiro do Sul.

12.
CHUEKE, G. V.. Participação em banca de Trabalho em grupo.Plano de Negócios Ecoplast. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Cruzeiro do Sul.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Annual Meeting of the Academy of Management. Multilatinas ? Past, Present and Future. 2015. (Congresso).

2.
Virada Empreendedora.Educação Empreendedora. 2014. (Encontro).

3.
IX Ciclo de Debates em Economia Industrial, Trabalho e Tecnologia.Fatores Condicionantes da Responsabilidade Socioambiental Internacional em Subsidiárias Estrangeiras no Brasil. 2011. (Outra).

4.
Seminário de Pesquisa do TRANSFORMARE ? Centro Franco-Brasileiro de Pesquisas Avançadas sobre Organizações, Inovação e Sustentabilidade.Responsabilidade social corporativa: como as matrizes de países desenvolvidos podem aprender com suas subsidiárias localizadas em países periféricos?. 2011. (Seminário).

5.
XXXV Encontro da ANPAD - ENANPAD.Pesquisa qualitativa em gestão internacional: será ela realmente qualitativa?. 2011. (Encontro).

6.
Academy of International Business: Latin America Chapter Annual Conference.. 2010. (Congresso).

7.
Annual Meeting of the Academy of International Business - AIB. 2010. (Congresso).

8.
V Simpósio Internacional de Administração e Marketing. 2010. (Simpósio).

9.
XII ENGEMA ? Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente.Fatores Condicionantes da Responsabilidade Socioambiental Internacional em Subsidiárias Estrangeiras no Brasil. 2010. (Seminário).

10.
Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem. Aprendizagem Organizacional a Serviço da Gestão do Conhecimento. 2008. (Congresso).

11.
Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração de Empresas. Ranking de Produção Científica em Administração de Empresas no Brasil. 2007. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CHUEKE, G. V.. III Fórum de Internacionalização de Empresa. 2016. (Outro).

2.
CHUEKE, G. V.. II Fórum de Internacionalização de Empresa. 2015. (Outro).

3.
CHUEKE, G. V.. SEMEAD. 2015. (Outro).

4.
CHUEKE, G. V.. I Fórum de Internacionalização de Empresa. 2014. (Outro).

5.
CHUEKE, G. V.. VIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO E MARKETING. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Wallace dos Santos. A definir. Início: 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Pública) - Universidade Cruzeiro do Sul. (Orientador).

2.
Renata Araújo Ferreira. A definir. Início: 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Pública) - Universidade Cruzeiro do Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Leonardo Gomes Pereira. Planejamento Estratégico aplicado à Gestão Pública. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Pública) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Gabriel Vouga Chueke.

2.
Eva Aparecida da Silva Oliveira. Gestão Estratégica. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Pública) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Gabriel Vouga Chueke.

3.
Jutair Garcia de Oliveira. Sustentabilidade. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Pública) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Gabriel Vouga Chueke.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lucas Freitas Haddad; Nicolas Moreira; Ricardo Carvalho. Market Town: marketplace de slides e apresentações. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Gabriel Vouga Chueke.

2.
Caique Tiburcio; Daniela Consolin; Luiza Berard; Rafael Hide. Análise da cadeia internacional de valor automotiva. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Gabriel Vouga Chueke.

3.
Camila Souza; Paula Ornelas; Victor Rizzini. Consumo Consciente: um estudo comparativo entre o estilo de vida dos consumidores de celular estadunidense e brasileiros. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Gabriel Vouga Chueke.

4.
Guilherme Alves; Renan Dias; Ricardo dos Santos. A produção científica nacional sobre internacionalização de empresas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Gabriel Vouga Chueke.

5.
Gustavo Emboaba; Pedro Barreto. Análise da abertura de um ecommerce cultural. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Gabriel Vouga Chueke.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
CHUEKE, G. V.. Observatório de Multinacionais Brasileiras. 2013; Tema: Base de Dados sobre Multinacionais Brasileiras. (Site).



Outras informações relevantes


Coordenador do projeto: Observatório de Multinacionais Brasileiras (patrocinado pelo CAEPM/ESPM).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 18:25:29