Renata Jorge Leitão

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9085645009278247
  • Última atualização do currículo em 14/05/2013


Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2002), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Ceará (2004) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Ceará (2009). Atualmente é professor de ensino superior da FACULDADE METROPOLITANA DE FORTALEZA e professor Doutora da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Funcionalismo Lingüístico, atuando principalmente nos seguintes temas: oração substantiva, referenciação, aposição, oração apositiva e conan doyle. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renata Jorge Leitão
Nome em citações bibliográficas
LEITÃO, Renata Jorge

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Departamento de Letras Vernáculas.
Av da Universidade,
BENFICA
Fortaleza, CE - Brasil
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Lingüística.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Relativas Explicativas: aspectos sintáticos-semânticos e textual-discursivos., Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Márcia Teixeira Nogueira.
2003 - 2004
Mestrado em Lingüística.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: A oração substantiva apositiva: aspectos sintático-semânticos e textual-discursivos.,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Profa Dra. Márcia Teixeira Nogueira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Palavras-chave: aposição; referenciação; oração substantiva.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
1998 - 2002
Graduação em Letras.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Título: A construção da expectativa em Conan Doyle.
Orientador: Carlos Augusto Viana.




Formação Complementar


2003 - 2003
Princípios do Sistema Alfabético do Português. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2002 - 2002
Produção Textual. (Carga horária: 75h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2002 - 2002
English for Beginners. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2001 - 2001
Básico de Língua Espanhola. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2001 - 2001
Leitura, escrita e gramática. (Carga horária: 75h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2000 - 2000
ED and ING adjectives. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
1997 - 2000
Curso de Inglês. (Carga horária: 455h).
Instituto Municipal de Pesquisas Administração e Recursos Humanos.
1999 - 1999
As Novas Tendências da Leitura. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1998 - 1998
As principais correntes lingüísticas modernas. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
1998 - 1998
O ensino da sintaxe na escola de 1º e 2º graus. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
1998 - 1998
Composition steps for intermediate students. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
1998 - 1998
Operador em ambiente windows 95. (Carga horária: 64h).
Curso Padre Cícero.
1998 - 1998
Digitação em ambiente windows. (Carga horária: 90h).
Curso Padre Cícero.


Atuação Profissional



FACULDADE METROPOLITANA DE FORTALEZA, FAMETRO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR, Carga horária: 4

Atividades

08/2010 - Atual
Ensino, GESTÃO HOSPITALAR E GESTÃO COMERCIAL, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PRODUÇÃO TEXTUAL

Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 20

Atividades

4/2001 - 12/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Humanidades, Departamento de Lingua Portuguesa.


Secretaria da Educação do Estado do Ceará, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 40

Atividades

08/2005 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português - Inglês

Colégio Evolutivo, CE*, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: professor efetivo, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 40

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: professor temporário, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 20

Atividades

2/2002 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português
2/2000 - 12/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Redação

Escola de Ensino Fundamental e Médio Estado de Alagoas, EEFM, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: professor temporário, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 20

Atividades

2/2003 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Escola Municipal Antônio Correira Lima, EMACL, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: professor temporário, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 20

Atividades

1/1999 - 12/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Pró Médio, PM, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 20

Atividades

8/2000 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português


Linhas de pesquisa


1.
Monitoria da disciplina Sintaxe I


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística/Especialidade: Funcionalismo Lingüístico.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LEITÃO, Renata Jorge2004 LEITÃO, Renata Jorge; NOGUEIRA, M. T. . A oração substantiva apositiva: aspectos textual-discursivos.. Veredas (UFJF), v. 8, p. 137-151, 2004.

Capítulos de livros publicados
1.
LEITÃO, Renata Jorge. Estratégias de focalização nas construções apositivas.. In: Márcia Teixeira Nogueira. (Org.). Estudos Lingüísticos de Orientação Funcionalista.. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2007, v. , p. 166-175.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LEITÃO, Renata Jorge. Aspectos textual-discursivos da oração relativa explicativa.. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE TEXTO E CULTURA, 2008, Fortaleza-Ce. ENCONTRO INTERNACIONAL DE TEXTO E CULTURA, 2008.

2.
LEITÃO, Renata Jorge. Estratégias de focalização nas construções apositivas.. In: XXI JORNADA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO NORDESTE - GELNE, 2006, João Pessoa - PB. XXI JORNADA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO NORDESTE - GELNE, 2006.

3.
LEITÃO, Renata Jorge. Aspectos textual-discursivos da oração substantiva apositiva.. In: X SEMINÁRIO DO GRUPO DE ESTUDOS DISCURSO & GRAMÁTICA, 2005, Natal - RN. X SEMINÁRIO DO GRUPO DE ESTUDOS DISCURSO & GRAMÁTICA, 2005.

4.
LEITÃO, Renata Jorge. A oração apositiva: níveis de integração.. In: XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos., 2004, Paraíba, 2004.

5.
LEITÃO, Renata Jorge. Oração substantiva apositiva: aspectos textual-semânticos.. In: IX Semana Universitária., 2004, Fortaleza, 2004.

6.
LEITÃO, Renata Jorge; NOGUEIRA, M. T. . Aspectos textual-semÂnticos da oração apositiva.. In: IX SEMANA UNIVERSITÁRIA, 2004, Fortaleza-Ce. IX SEMANA UNIVERSITÁRIA, 2004.

7.
LEITÃO, Renata Jorge. Aspectos sintáticos e textual-discursivos da oração apositiva.. In: II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino., 2003, Paraíba, 2003.

8.
LEITÃO, Renata Jorge. Conan Doyle e a Construção da Expectativa em obras de suspense.. In: VIII Semana Universitária., 2003, Fortaleza, 2003.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V SEMANA DE LETRAS.Processos de Consitutição dos Enunciados: Estudos de Orientação Funcionalista.. 2006. (Outra).

2.
.O Inglês no Ensino Fundamental I 1ª a 4ª série. 2004. (Seminário).

3.
.O Inglês no Ensino Fundamental II 5ª a 8ª série. 2004. (Seminário).

4.
Seminários Lingüísticos.A oração apositiva e estratégias de referenciação.. 2004. (Seminário).

5.
.BRAZ-TESOL Fortaleza, CHAPTER IN FORMATION.. 2001. (Outra).

6.
Seminário.A pesquisa etnográfica.. 2001. (Seminário).

7.
. XVII Jornada de Estudos Lingüísticos do Nordeste.. 1999. (Congresso).

8.
.IV Seminário anual para professores de inglês de ensino fundamental e ensino médio.. 1999. (Seminário).

9.
.Prevenção ao uso de drogas e educação sexual.. 1999. (Seminário).

10.
.Seminários Lingüísticos.. 1999. (Seminário).

11.
.Seminários Lingüísticos.. 1998. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 22:34:19