José de Almendra Freitas Junior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6266867720819567
  • Última atualização do currículo em 23/02/2018


Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1985), mestrado em Construção Civil pela UFPR (2005) e doutorado pela UFPR (2017). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná . Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil, Tecnologia do Concreto e emissões de carbono pelas obras de construção. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
José de Almendra Freitas Junior
Nome em citações bibliográficas
FREITAS JUNIOR;J. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Paraná, Departamento de Construção Civil.
Centro Politécnico
Jardim das Américas
80000-000 - Curitiba, PR - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Doutorado em Engenharia Florestal.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DE MADEIRA E SEUS DERIVADOS COMO FIXADORES DE CARBONO NOS PROCESSOS USUAIS DE CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS NO BRASIL, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Carlos Roberto Sanquetta.
Coorientador: Marienne do Rocio de Mello Maron da Costa.
2003 - 2005
Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: ESTUDO COMPARATIVO DE MÉTODOS DE DOSAGEM PARA CONCRETOS DE ALTA RESISTÊNCIA COM O USO DE AGREGADOS GRAÚDOS DISPONÍVEIS NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Kleber Franke Portella.
Coorientador: José Marques Filho.
2003 - 2005
Mestrado em Construção Civil.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Estudo comparativo de métodos de dosagem para concretos de alta resistência com o uso de materiais disponíveis na região metropolitana de Curitiba,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Kleber Franke Portella.
Palavras-chave: concreto; concreto de alto desempenho; concreto de alta resistencia.
1981 - 1985
Graduação em Engenharia Civil.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do Departamento de Construção Civil, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1986 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2001 - Atual
Ensino, Tecnologia do Concreto, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Materiais de Construção
01/1994 - Atual
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Materiais de Construção
01/1986 - 12/1993
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Numérico

Colina Construções Ltda, COLINA, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 2002
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional:


Santa Tecla Construções Ltda, SANTA TECLA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2009
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 40

Atividades

1/2001 - Atual
Direção e administração, Santa Tecla Construções Ltda, .

Cargo ou função
Diretor.

Programa de Educação Continuada em Ciências Agrárias e Ambientais (PECCA), PECCA - UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Curso de Especialização em Projetos Sustentáveis, Mudanças Climáticas e Mercado de Carbono Universidade Federal do Paraná (UFPR), Programa de Educação Continuada em Ciências Agrárias e Ambientais (PECCA)



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Análise da utilização de materiais de construção de madeira e seus derivados como fixadores de carbono nos processos usuais de construção de edifícios no Brasil
Descrição: Nos últimos anos os altos níveis de degradação ambiental, em especial o aumento das concentrações de CO2 na atmosfera, vêm preocupando a sociedade. Nesse contexto a construção civil destaca-se por suas altas emissões de CO2, fato decorrente do uso intensivo de recursos altamente geradores deste gás. O CO2 é gás mais significativo entre os causadores do efeito estufa. Esta pesquisa pretende analisar a utilização dos materiais de madeira e seus derivados como forma da fixação de parte do CO2 gerado pela etapa de produção das obras. Os derivados da madeira que se pretende analisar são os materiais usuais em de aplicação nas obras, tanto aplicados provisoriamente e que permanecerão em definitivo na edificação. As tecnologias construtivas das obras que se pretende estudar são as usuais aplicadas em edifícios no Brasil, como concreto armado e aço, alvenaria estrutural, elevações em tijolos cerâmicos, blocos de concreto e drywall, além de revestimentos em argamassas de comuns e pastas de gesso. Para o levantamento das cargas de CO2 pretende-se utilizar casos reais de projetos de edificações com estruturas em concreto armado, alvenaria estrutural e também com estruturas de aço. Estas tecnologias construtivas são relevantes por utilizarem em grande escala materiais intensamente geradores de CO2, tais como cal, aço, cimento Portland, cerâmicas diversas, alumínio, gesso entre outros. Para estes materiais este estudo também pretende levantar as quantidades de CO2 resultantes do seu transporte. O estudo pretende provar que por meio da utilização da madeira e seus derivados nas obras, é possível neutralizar em grande parte o total do CO2 liberado para a atmosfera pela indústria da construção civil. O novo contexto colocado para a indústria da construção pela norma NBR 15575/2013 abre oportunidades para a madeira em aplicações em isolamento térmico e acústico das edificações. O levantamento da carga de carbono fixada pela madeira e seus derivados será feito analisando os materiais usualmente aplicados. A partir desse levantamento, se pretende elaborar propostas que, sem significativos aumentos de custos e com aplicações úteis, se consiga atingir percentuais significativos de redução do CO2 liberado para a atmosfera pelas obras atuais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: José de Almendra Freitas Junior - Coordenador / Carlos R. Sanquetta - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Materiais de Construção/Especialidade: Tecnologia do Concreto.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Materiais de Construção/Especialidade: Patologias e recuperação de obras.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Avaliações e perícias.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Estruturas.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Materiais de Construção.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Iwakiri, S2016Iwakiri, S ; Trianoski, R ; Müller, B. V. ; Carvalho, D. E. ; FREITAS JUNIOR ; Souza da Rosa, T. . AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE USO DE SEIS ESPÉCIES DO GENERO EUCALYPUS NA PRODUÇÃO DE PAINÉIS DE LAMINAS PARALELAS - LVL.. Scientia Forestalis, v. 44, p. 351-359, 2016.

2.
FREITAS JUNIOR2015FREITAS JUNIOR; SANQUETTA, C. R. ; Inoue, M. N ; Dalla Corte, A. P ; SANQUETTA, F. T. I. . ? ESTOCAGEM EM CARBONO EM PORTAS INTERNAS DE MADEIRA DE EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS. Enciclopédia Biosfera, v. 11, p. 1, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FREITAS JUNIOR; SANQUETTA, C. R. ; COSTA, M. R. M. . O USO DA MADEIRA EM MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO PARA MITIGAÇÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA. 1. ed. Beau Bassin: International Book Market Ltd., 2017. v. 1. 200p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS JUNIOR; Albano L. T. ; Kirst M. ; DIZ, P. F. ; Piloto G. A. ; Valle T. . ESTUDO COMPARATIVO DA CARGA DE DIÓXIDO DE CARBONO GERADO PELA CONSTRUÇÃO DE UM EDIFÍCIO, ANALISANDO ALTERNATIVAS EM CONCRETO ARMADO E ALVENARIA ESTRUTURAL. In: 54o Congresso Brasileiro do Concreto, 2012, Maceió. 54o Congresso Brasileiro do Concreto. São Paulo: IBRACON, 2012.

2.
FREITAS JUNIOR; Parchen C. F. A. ; PARCHEN, M. F. R. . IMPORTÂNCIA DO CONCRETO NA GERAÇÃO DE CO2 EM UM CASO DE OBRA DE UM EDIFÍCIO. In: 52o Congresso Brasileiro do Concreto - IBRACON, 2010, Fortaleza. 52o Congresso Brasileiro do Concreto - IBRACON. SÃO PAULO: IBRACON, 2010.

3.
CHRISTOFOLLI, J. ; HISSAIASSU, I. M. ; FREITAS JUNIOR . Recorde Nacional de Concreto de Alto Desempenho em pilares, Centro Empresarial Antártica. In: 49o Congresso Brasileiro do Concreto, 2007, Bento Gonçalves. 49o Congresso Brasileiro do Concreto. SÃO PAULO: IBRACON, 2007.

4.
FREITAS JUNIOR; PORTELLA KLEBER F. ; HISSAIASSU, I. M. ; MARQUES JOSE F. ; MENDES SANDRO DA S. . EFEITO DOS CUSTOS DOS ADITIVOS SUPERPLASTIFICANTES EM CONCRETOS DE ALTA RESISTÊNCIA, UTILIZANDO MATERIAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA. In: 48 CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO, 2006, RIO DE JANEIRO. ANAIS DO 48 CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO. SÃO PAULO: INSTITUTO BRASILEIRO DO CONCRETO, 2006. v. 1. p. 252-252.

5.
FREITAS JUNIOR; PORTELLA KLEBER F. ; HISSAIASSU, I. M. ; MARQUES JOSE F. ; MENDES SANDRO DA S. . ESTUDO COMPARATIVO DE MÉTODOS DE DOSAGEM PARA CONCRETOS DE ALTA RESISTÊNCIA COM O USO DE MATERIAIS DISPONÍVEIS NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA. In: 48 CONGRESO BRASILEIRO DO CONCRETO, 2006, RIO DE JANEIRO. ANAIS DO 48 CONGRESO BRASILEIRO DO CONCRETO. SÃO PAULO: INSTITUTO BRASILEIRO DO CONCRETO, 2006. v. 1. p. 253-253.

6.
FREITAS JUNIOR; HISSAIASSU, I. M. ; MENDES SANDRO DA S. ; MARQUES JOSE F. ; PORTELLA KLEBER F. . Estudo comparativo da aplicação de CAD no Evolution Towers. In: 47 Congresso Brasileiro do Concreto, 2005, Recife. Anais do 47 Congresso Brasileiro do Concreto. São Paulo: Instituto Brasileiro do Concreto, 2005. v. 1. p. 462-474.

Apresentações de Trabalho
1.
FREITAS JUNIOR. III SIMPÓSIO DE DIREITOS HUMANOS NAS AMÉRICAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FREITAS JUNIOR. CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS E GESTÃO AMBIENTAL E DE CARBONO NAS OBRAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FREITAS JUNIOR; Parchen C. F. A. ; SANQUETTA, C. R. ; Iwakiri, S ; COSTA, M. R. M. . O USO DE PAINÉIS MADEIRA-CIMENTO COM ALTO TEOR DE MADEIRA PARA MITIGAÇÃO DAS EMISSÕES DOS DE GASES DO EFEITO ESTUFA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FREITAS JUNIOR. Avaliação de apartamento do Ed. Astúrias. ART: 20151919315. 2015.

2.
FREITAS JUNIOR. Construção de 01 torre de habitação coletiva em alvenaria com área de 5.998,3 m². ART: 20143765100. 2014.

3.
J. A.. Elaboração e implementação do Projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC) para o empreendimento Piazza San Marco com 10.354,26 m². ART: 20143573235. 2014.

4.
FREITAS JUNIOR. Elaboração de Relatório Parcial de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil para o empreendimento Piazza San Marco com 10.354,26 m². ART: 20145370110. 2014.

5.
FREITAS JUNIOR. Elaboração de laudo com análise de divisas entre lotes localizados no bairro do Batel em Curitiba. ART: 20143802560. 2014.

6.
FREITAS JUNIOR. Elaboração de projeto de terraplenagem para implantação de obra. ART: 20143572352. 2014.

7.
FREITAS JUNIOR. Elaboração de Relatório Final de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil do empreendimento Piazza Maggiore, com 13.456,83 m². ART: 20131642270. 2013.

8.
FREITAS JUNIOR. Elaboração de projeto de drenagem. ART: 20114171434. 2011.

9.
FREITAS JUNIOR. Execução do conjunto habitacional Piazza Maggiore composto por 3 torres de habitação coletiva. ART: 20105450709. 2010.

10.
FREITAS JUNIOR. Projeto e execução de 20 residências unifamiliares em série, em alvenaria e com área de 2.729,59 m². ART: 20104807441. 2010.

11.
FREITAS JUNIOR. Projeto e execução de 15 residências unifamiliares em série, em alvenaria e com área de 2.229,15 m². ART: 20093752557. 2009.

12.
FREITAS JUNIOR. Projeto e execução de 15 residências unifamiliares em série, em alvenaria e com área de 2.173,95 m². ART: 20072978011. 2007.

13.
FREITAS JUNIOR. Projeto e execução de obra: CONDOMÍNIO RESIDENCIAL GRALHA AZUL. 2006.

14.
FREITAS JUNIOR. Execução de obra: EDIFÍCIO COUNTRY PARK. 2006.

15.
Amaral, Italo Cavalin ; FREITAS JUNIOR . Avaliação de conjuntos Comerciais Ed. Império. 2005.

16.
Amaral, Italo Cavalin ; FREITAS JUNIOR . Avaliação de Conjuntos Comerciais - Ed. José Conrado Riedel. 2005.

17.
Amaral, Italo Cavalin ; FREITAS JUNIOR . Avaliação de terreno rural em São José dos Pinhais. 2004.

18.
Amaral, Italo Cavalin ; FREITAS JUNIOR . Avaliação de terreno em Guaratuba- PR. 2004.

19.
Amaral, Italo Cavalin ; FREITAS JUNIOR . Avaliação de Apartamento - Curitiba - Pr. 2004.

20.
FREITAS JUNIOR. Projeto e execuçao de obra: Residencial Colina dos Poetas. 2001.

21.
FREITAS JUNIOR. Projeto e execução de obra: RESIDENCIAL COLINA ECOVILLE. 2000.

22.
FREITAS JUNIOR. Projeto e execução de Obra: Ed. Colina Memphis. 1998.

23.
FREITAS JUNIOR. Projeto e execução de obra: Ed. Colina do Estoril. 1996.

24.
FREITAS JUNIOR. Projeto e execução de obra: Ed. Colina Piemonte. 1995.

25.
FREITAS JUNIOR. Execução de Obra: Ed. Residencial Alameda dos Almirantes - Florianópolis-SC. 1993.

26.
FREITAS JUNIOR. Projeto e execução de obra: Ed. Colina Firenze - Curitiba-PR. 1993.

27.
FREITAS JUNIOR. Projeto e execução de obra:Ed. Colina D´Alençon - Curitiba - PR. 1992.

28.
FREITAS JUNIOR. Projeto e execução de obra: Ed. Colina La Rochelle - Curitiba PR. 1991.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FREITAS JUNIOR. Novos aditivos otimizam o uso de concretos avançados. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
FREITAS JUNIOR. Projetos de estruturas de concreto expostas a ambientes quimicamente agressivos. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FREITAS JUNIOR; ARTIGAS, L. V.; Nagalli , A.; COSTA, E. B. C.; MARCONDES, C. G. N.. Professor assistente no Departamento de Construção Civil UFPR. 2015. Universidade Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ISIE-ISSST 2017. SOME RESEARCH ON SUSTAINABLE CONSTRUCTION MATERIALS ON GREENHOUSE GAS EMISSIONS. 2017. (Congresso).

2.
IUFRO 2017. IMPORTANCE OF THE USE HARVESTED WOOD PRODUCTS IN OBJECTIVE OF NEUTRALIZATION OF CARBON EMISSIONS BY RESIDENTIAL BUILDING CONSTRUCTION IN BRAZIL. 2017. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Iwakiri, S2016Iwakiri, S ; Trianoski, R ; Müller, B. V. ; Carvalho, D. E. ; FREITAS JUNIOR ; Souza da Rosa, T. . AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE USO DE SEIS ESPÉCIES DO GENERO EUCALYPUS NA PRODUÇÃO DE PAINÉIS DE LAMINAS PARALELAS - LVL.. Scientia Forestalis, v. 44, p. 351-359, 2016.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 23:13:41