Eneida Alice Gonzaga dos Santos

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  • Última atualização do currículo em 17/10/2018


Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (2003) e mestrado em Linguística pela Universidade de Brasília (2008). Atualmente é professor assistente II do Departamento de Língua e Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Amazonas, também é professora da Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável e Coordenadora Pedagógica da Turma Tukano. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Ensino de Português como Língua Materna e Segunda Língua, ensino de línguas e línguas em contato em sala de aula. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eneida Alice Gonzaga dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, Eneida Alice Gonzaga dos


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2008
Mestrado em Lingüística.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Gênero e Número Nominal: Proposta de Ensino de Português como Segunda Língua para os Waimiri Atroari,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Orlene Lúcia de Sabóia Carvalho.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil.
Palavras-chave: Português L2; ensinio; etnografia; análise contrastivaa.
1991 - 2003
Graduação em Licenciatura Plena em Letras.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Universidade Federal do Amazon, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Português IV; Pesquisa em Letras e Artes e Cotidiano do Professor Mura I; Português I

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Ministradas Comunicação em Prosa Moderna I Comunicação em Prosa Moderna II Português I Estágio Supervisionado I Estágio Supervisionado II PRATICA DE ENSINO E ESTAGIO SUPERVISIONADO I PRATICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO II LINGUISTICA I LINGUISTICA II LINGUA PORTUGUESA II LINGUA PORTUGUESA III PRATICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS PRÁTICA CURRICULAR I - LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUAS PRÁTICA CURRICULAR V - PRODUÇÃO TEXTUAL EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO VERBAL INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS INTRODUCÃO A LINGUISTICA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS LÍNGUAS ÍNDIGENAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MORFOLOGIA DO PORTUGUÊS PRÁTICA CURRICULAR IV - LEITURA E INTERPRETAÇÃO QUAL O PAPEL DA LÍNGUA PORTUGUESA NAS ESCOLAS INDÍGENAS DA REGIÃO DO ALTO RIO NEGRO? LÍNGUA PORTUGUESA IV PESQUISA EM LETRAS E ARTES E COTIDIANO DO PROFESSOR INDÍGENA QUAIS AS METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA? QUAIS OS ESPAÇOS DE USO DAS LÍNGUAS INDÍGENAS NAS COMUNIDADES DO TRIÂNGULO TUKANO? COMO UTILIZAR O PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA NA PORDUÇÃO TEXTUAL? COMO ELABORAR DICIONÁRIO EM LÍNGUA INDÍGENA? PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PRÁTICA PROFISSIONAL II FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor contrato temporário, Carga horária: 40
Outras informações
Professora do Departamento de Língua e Literatura Portuguesa, ministrando as seguintes disciplinas: Comunicação em Prosa Moderna I; Comunicação em Prosa Moderna II; Língua Portuguesa I (revisão gramatical); Língua Portuguesa II (Morfologia do português); Linguística II (morfologia); Sintaxe do português; Estágio supervisionado I; Estágio supervisionado III; Prática Curricular I - linguística aplicada ao ensino; Prática curricular V (produção de textos); Teoria e Prática de produção de textos; Comunicação e Expressão Verbal

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Sem vínculo, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professor (Projeto CEL), Enquadramento Funcional: Professor (Projeto CEL), Carga horária: 8

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: PesquisadoraVoluntária, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 4


Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Prestado de Serviço Temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professora do Curso de Letras; Sistema Modular de Ensino. Disciplinas Ministradas: Teoria e Prática da Leitura e Estágio Supervisionado III e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.


Centrais Elétricas do Norte do Brasil, ELETRONORTE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Colaborador EVENTUAL, Enquadramento Funcional: Assessoria Exporádica, Carga horária: 0

Atividades

7/2003 - 6/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português com metodologia de seunda língua

Fundação Nacional do Índio, FUNAI, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Assessoria Pedagógica, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Outras informações
Acompanhamento Pedagógico das Escolas Indígenas Munduruku

Atividades

9/2004 - 12/2005
Serviços técnicos especializados , Setor de Educação, .

Serviço realizado
Acompanhamento Pedagógico das Escolas Indígenas Munduruku.

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolsista Temporário, Enquadramento Funcional: Bolsista PCI/CNPq, Carga horária: 40

Atividades

8/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Ciências Humanas e Sociais, .

Linhas de pesquisa
Linguistica
Antropologia

Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 156

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 36

Atividades

5/2004 - 6/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português Instrumental


Linhas de pesquisa


1.
Linguistica
2.
Antropologia


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Preposição: Análise Contrastiva do Português como L2 para falantes de espanhol
Descrição: Esta pesquisa que se baseia na Teoria de Análise Contrastiva, analisaremos as diferenças dos sistemas linguísticos do gênero nominal do espanhol e do português brasileiro, em específico, o uso dos artigos definidos e como as diferenças estruturais do espanhol podem influenciar ou interferir na produção do português brasileiro, principalmente, nos momentos iniciais do contato entre as duas línguas. Todo o resultado da pesquisa será encaminhado ao Nucli para que a partir das análises dos dados e reflexões realizadas, possamos colaborar com o trabalho desenvolvido pelo Nucli. Dessa forma, daremos um retorno ao Nucli e também aos alunos, com o intuito de contribuir para o melhor desenvolvimento do trabalho que o Nucli já vem realizando..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Eneida Alice Gonzaga dos Santos - Coordenador / Luana Dias Trindade - Integrante.
2017 - Atual
Gênero Nominal do Português como L2 para falantes de espanhol: Uma análise dos artigos definidos
Descrição: A pesquisa que se baseia na Teoria de Análise Contrastiva, analisaremos as diferenças dos sistemas linguísticos do gênero nominal do espanhol e do português brasileiro, em específico, o uso dos artigos definidos e como as diferenças estruturais do espanhol podem influenciar ou interferir na produção do português brasileiro, principalmente, nos momentos iniciais do contato entre as duas línguas. Todo o resultado da pesquisa será disponibilizado aos que têm interesse na área de ensino de português como segunda língua..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Eneida Alice Gonzaga dos Santos - Coordenador / Ana Paula Silva de Sá - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Estudos do Português do Brasil como Segunda Língua: Pressupostos Teóricos para Formação de Professores
Descrição: Renovação de projeto.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Eneida Alice Gonzaga dos Santos - Coordenador.
2015 - 2015
Estudos do Português do Brasil como Segunda Língua: Pressupostos Teóricos para Formação de Professores
Descrição: O projeto visava o contato dos alunos da graduação em Letras Língua e Literatura Portuguesa com a situação de ensino de português como segunda língua, a saber, surdos, indígenas e estrangeiros, além de apresentá-los a alguns métodos de ensino de segunda língua.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Eneida Alice Gonzaga dos Santos - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2010 - Atual
Periódico: Anuário Amazônico de Letras


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Ensino de Poruguês Como Segunda Língua.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística/Especialidade: Análise Contrastiva.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Produção de Texto.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Ensino de Poruguês Como Segunda Língua.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística/Especialidade: Análise Contrastiva.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Produção de Texto.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
Borella. Cristina. ; SANTOS, Eneida Alice Gonzaga dos . Quando a Elaboração de Dicionários pode Auxiliar na Reafirmação de uma Identidade Étnica. In: Cristina de Cássia Borella; Eneida Alice Gonzaga dos Santos. (Org.). Quando a Elaboração de Dicionários pode Auxiliar na Reafirmação de uma Identidade Étnica. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2015, v. 01, p. 79-92.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, Eneida Alice Gonzaga dos. O português são muitos: contextos diversos de ensino de português L2. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BORELLA, C. C. ; SANTOS, Eneida Alice Gonzaga dos . ENSINO DE PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS: DESAFIOS LINGUÍSTICOS E INTERCULTURAIS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, Eneida Alice Gonzaga dos. O Ensino de Português como Segunda Língua para Povos Indígenas: Desafios e Diálogos Interculturais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BORELLA, C. C. ; SANTOS, Eneida Alice Gonzaga dos . Ensino de Línguas X Ensino Bilíngue: Refletindo sobre a Política Linguística no Ensino Superior sa UFAM. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, Eneida Alice Gonzaga dos. Desafios para Consolidação de ua Proposta Intercultural de Ensino-Aprendizagem na Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTOS, Eneida Alice Gonzaga dos. O Ensino de Português como Segunda Língua para Povos Indígenas: Desafios e Perspectivas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SANTOS, Eneida Alice Gonzaga dos. Uma reflexão sobre a constituição social do povo Mundurukú: o exercício da escrita. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BORELLA, C. C. ; SANTOS, Eneida Alice Gonzaga dos . Quando a Elaboração de dicionários pode auxiliar na reafirmação de uma identidade étnica: o caso dos professores Mura de Autazes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
Borella. Cristina. ; SANTOS, Eneida Alice Gonzaga dos . Metodologia de ensino/aprendizagem de português como L2. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
SANTOS, Eneida Alice Gonzaga dos. O Ensino da Língua Portuguesa como L2: A Ausência de Políticas de Ensino de Línguas nas Instituições de Ensino e Pesquisa no Estado do Amazonas. 2005 (Mesa Redonda) .

2.
SANTOS, Eneida Alice Gonzaga dos. O Ensino da Língua Portuguesa (L2) para os Waimiri-Atroari como Mecanismo de Fortalecimento de sua Língua Nativa. 2005 (Pôster) .

3.
SANTOS, Eneida Alice Gonzaga dos. O E nsino da Língua Portuguesa com Metodologia de Segunda Língua no Contexto Amazônico. 2004 (PALESTRA) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, Eneida Alice Gonzaga dos. Participação em banca de Precilia Achermann Vieira.A Importância da Leitura como Recurso Metodológico na Produção Textual. 2009 - Universidade do Estado do Amazonas.

2.
SANTOS, Eneida Alice Gonzaga dos. Participação em banca de Tarciana Melo de Lima.Verbo: virtualidade entre a prática docente e o seu uso no discurso discente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas.

3.
SANTOS, Eneida Alice Gonzaga dos. Participação em banca de Veronice de Almeida Plácido.Leitura como Ato Prazerosos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas.

4.
SANTOS, Eneida Alice Gonzaga dos. Participação em banca de Marta Martins das Chagas.Uma Proposta de Estudo da Concordância Verbal atravé de Textos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas.

5.
SANTOS, Eneida Alice Gonzaga dos. Participação em banca de Jaqueline Araújo Flores.O Uso dos Verbos Regulares e Irregulares. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas.

6.
SANTOS, Eneida Alice Gonzaga dos. Participação em banca de Fabiana Corrêa Ferrari.Ortografia: Algaravia proposital ou desconhecimento da aplicação na grafia das letras u e l em final de sílaba. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas.

7.
SANTOS, Eneida Alice Gonzaga dos. Participação em banca de Adriana Marques Moraes.O uso inadequado da vírgula em textos escritos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SANTOS, Eneida Alice Gonzaga dos. Banca de Seleção para Professor Substituto de Língua Portuguesa. 2014. Universidade Federal do Amazonas.

2.
SANTOS, Eneida Alice Gonzaga dos. Banca de Seleção da Segunda Turma do Curso de Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável. 2013. Universidade Federal do Amazonas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III CIPLOM/EAPLOM. Licenciatura Indígena: Desafios político-pedagógicos de um ensino superior no Alto Rio Negro. 2016. (Congresso).

2.
II Yumuatirisa: Trilhas e Redes dos Saberes Indígenas.Mesa- redonda com os Professores da Licenciatura. 2016. (Seminário).

3.
IV CRLA. 2016. (Outra).

4.
XI CONSIPLE - Formação de Professores de PLE/PL2 no Contexto do Multilinguismo. "Contextos de Ensino e de Formação de Professores no Multilinguismo Regional". 2016. (Congresso).

5.
I Encontro de Estudos de Português do Norte.L1 X L2: Análise Contrastiva como base para o ensino de Português nas escolas Waimiri Atroari. 2011. (Encontro).

6.
III Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Língua Mundurukú na Terra Indígena Kwatá-Laranjal: A Espera do Outro. 2011. (Congresso).

7.
I Seminário da Linguagem.Cultura, Língua e Educação Escolar Indígena. 2010. (Seminário).

8.
Nas Trilhas e Redes do Saber: Universidade e Educação Superior Indígena.Política Linguística e Educação Escolar Indígena. 2009. (Encontro).

9.
IX Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste. MR 10 - A Interculturalidade nos Processos de Educação Escolar Indígena: Perspectivas e Limites. 2005. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, Eneida Alice Gonzaga dos; BORELLA, C. C. ; NEVES, L. J. O. ; PACHECO, F. . II Yumuatirisa: Trilhas e Redes dos Saberes Indígenas. 2016. (Congresso).

2.
Monteiro, Marta. ; SANTOS, Eneida Alice Gonzaga dos . IV CRLA - Colóquio Regional de Linguística Aplicada. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Nelly Areiza Filho. Revitalização da lingua Tariana. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

2.
Anderson Luiz da Silva Farias. Os Sequenciadores aí, e, então e daí na Fala de Manaus. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

3.
Jeremias Gama Fonseca. Como fortalecer e valorizar a lingua do povo waikahara?. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

4.
Carmen Lúcia da Silva Menezes. Como tem sido o ensino de língua indigena na escola Yepa Oakuhu?. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

5.
Aline de Souza Boadana. Análise Preliminar de sequenciadore na fala Manauara. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

6.
Sérgio Ferreira dos Santos Júnior. A Variação do Futuro Perifrástico e Sintético na Fala e Escrita Manaura. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Deuzilene Brito da Costa. Memorial do Curso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Eneida Alice Gonzaga dos Santos.

2.
Maria Roseli Freitas Bezerra. Memorial do Curso realizado pelo aluno. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Eneida Alice Gonzaga dos Santos.

3.
Mariney da Cunha Noguerira. Memorial do Curso realizado pelo aluno. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Eneida Alice Gonzaga dos Santos.

4.
Melissa Rodrigues Pedraça. Memorial do Curso realizado pelo aluno. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Eneida Alice Gonzaga dos Santos.

5.
Sinara Pinheiro de Mendonça Leite. Memorial do Curso realizado pelo aluno. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Eneida Alice Gonzaga dos Santos.

6.
Alcione Batista Barbosa. Memorial do Curso realizado pelo aluno. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Eneida Alice Gonzaga dos Santos.

7.
Erison Teixeira do Nascimento. Um estudo sobre o emprego das conjunções adversativas nos textos escritos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Eneida Alice Gonzaga dos Santos.

8.
Mircon Rothmann. Escrita e Leitura:Práticas Interligadas na Produção Dissertativa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Eneida Alice Gonzaga dos Santos.

9.
Rebeka da Silva Aguiar. Interpretação de texto: Uma metodologia para Incentivar a Espressão Escrita. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Eneida Alice Gonzaga dos Santos.

10.
Sandra Moraes Nogueira. Sinais de pontuação na leitura. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Eneida Alice Gonzaga dos Santos.

11.
Maria Gema Guacebe de Almeida. Leitura: Uma base para interpretação de textos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Eneida Alice Gonzaga dos Santos.

12.
Nelly Lúcia a Costa Melo. Leitura e interpretação de textos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Eneida Alice Gonzaga dos Santos.

13.
José Flávio Nines de Lima. Ortografia: Um estudo sobre sua dificuldade nos dígrafos sc e sç. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Eneida Alice Gonzaga dos Santos.

14.
Sheila Regina de Moraes França. Textos narrativos: Elementos que dificultam sua produção em sala de aula. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Eneida Alice Gonzaga dos Santos.

15.
Edclei Vidal Nogueira. Uma análise das dificuldades ortográficas no emprego dos grafemas x e ch textos escritos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Eneida Alice Gonzaga dos Santos.

16.
Pedro de Oliveira Neces. Uma proposta do ensino da leitura a partir de textos que reflitam a realidade dos alunos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Eneida Alice Gonzaga dos Santos.

17.
Sandra Ribeiro da Silva. O uso da coesão na produção de textos escritos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Eneida Alice Gonzaga dos Santos.

18.
Júlio Roberto Barros da Silva. Um estudo sobre o uso inadequado do advérbio "maïs" no lugar da conjunção "mas" nos textos escritos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Eneida Alice Gonzaga dos Santos.

19.
João Braga de Moura. Produção Textual: Elaboração de textos escritos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Eneida Alice Gonzaga dos Santos.

20.
Egilson Cavalcante Cunha. Artigo ou Numeral: Um estudo da utilização do "um" como artigo indefinido ou numeral cardinal. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Eneida Alice Gonzaga dos Santos.

21.
Laurimar José Ferreira Chíxaro. A leitura como fator essencial no aprendizado da interpretação textual. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Eneida Alice Gonzaga dos Santos.

22.
Valdemir Pessoa Barboza. Os elementoscoesivos na produção textual. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Eneida Alice Gonzaga dos Santos.

23.
Lauro Torres de Freitas. A importância da ortografia no ensino de língua portuguesa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Eneida Alice Gonzaga dos Santos.

24.
Edith Lpoes da Costa. A importância da leitura na interpretação de textos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Eneida Alice Gonzaga dos Santos.

25.
Adriana Lúcia Leal da Silva. A leitura como elemento fundamental na construção do texto. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Eneida Alice Gonzaga dos Santos.

26.
Eder da Silva Moreira. Produção textual: Produção do texto dissertativo escrito. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Eneida Alice Gonzaga dos Santos.




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