Rachel Motta Cardoso

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4084918221203738
  • Última atualização do currículo em 26/11/2018


Atualmente é militar da Força Aérea Brasileira e exerce a função de Chefe da Seção de Pesquisa Histórica do Museu Aeroespacial (MUSAL), realizando pesquisas na área de história da aviação, história da Aeronáutica e história militar. Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz (COC) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Doutorado Sanduíche pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES, sob orientação do Professor Doutor Andrés Reggiani (Universidad Torcuato Di Tella), durante os meses de Abril a Julho de 2012. Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHIS) da UFRJ, especialização em Brasil República. Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora auxiliar do Laboratório de Estudos sobre os Militares na Política (LEMP) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Contemporâneo, atuando principalmente nos seguintes temas: militares, militares e política, história do Brasil República, história do Brasil contemporâneo e história das ciências. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rachel Motta Cardoso
Nome em citações bibliográficas
CARDOSO, Rachel Motta

Endereço


Endereço Profissional
Força Aérea Brasileira, Museu Aeroespacial (MUSAL).
Avenida Marechal Fontenelle, 2000
Campo dos Afonsos
21740002 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 21088954
Ramal: 2172
URL da Homepage: http://www.musal.aer.mil.br/


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em História das Ciências e da Saúde.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
com período sanduíche em Universidad Torcuato Di Tella (Orientador: Andrés Reggiani).
Título: ?A Higiene Militar: um estudo comparado entre o Serviço de Saúde do Exército Brasileiro e o Cuerpo de Sanidad do Exército Argentino (1888-1930)?, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Magali Romero Sá.
Coorientador: Renato Luís do Couto Neto e Lemos.
Bolsista do(a): Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Palavras-chave: História do Brasil; Militares; Saúde Militar; História das Ciências e da Saúde; Medicina Militar; Desenvolvimento Desigual e Combinado (Trotsky).
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências e da Saúde.
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2008
Mestrado em História Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Depois, o golpe: as eleições de 1962 no Clube Militar,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Renato Luis do Couto Neto e Lemos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: História do Brasil Contemporâneo; Militares; nacionalismo; partidos militares; política.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Contemporâneo.
Setores de atividade: Educação; Atividades profissionais, científicas e técnicas.
2001 - 2004
Graduação em História.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Experiências de Luta Armada. Um estudo sobre a memória.
Orientador: Maria Paula Nascimento Araujo.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.




Atuação Profissional



Força Aérea Brasileira, FAB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe da Seção de Pesquisa, Carga horária: 40
Outras informações
Tendo seu ingresso na Força Aérea Brasileira em outubro de 2013, a pesquisadora foi designada para o Museu Aeroespacial (MUSAL). Neste local, desde 06 de janeiro de 2014, a militar vem atuando na Seção de Pesquisa Histórica. Assumindo a chefia da referida Seção, também desempenha o papel de pesquisadora de temas de aeronáutica e história da FAB, além de contribuir durante os anos de 2017 e 2018 para o Programa de Formação e Fortalecimento de Valores (PFV), desenvolvido pelo Comando da Aeronáutica (COMAER). Presta assistência para as diversas escolas existentes no campus da UNIFA, sendo responsável por aulas de história da FAB e conteúdos afins para turmas de oficiais estrangeiros. Por fim, desempenha diversas visitas guiadas a grupos com autoridades nacionais e estrangeiras, dos mais diversos países, apresentando o acervo do Museu Aeroespacial e a história da aeronáutica brasileira, bem como da Força Aérea Brasileira.


Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora contratada


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Auxiliar do LEMP
Outras informações
Atividade de pesquisa no Laboratório de Estudos sobre Militares na Política voltada para tema de projeto de mestrado. Pesquisa sendo desenvolvida sob a orientação do professor Renato Lemos.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora de História do Braisl Contemporâneo
Outras informações
Atividade de monitoria na disciplina de Brasil Contemporâneo, sob a orientação do professor Renato Lemos.

Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Estudante Graduação, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de Graduação, orientada pela professora doutora Maria Paula do Nascimento Araujo. Desenvolve trabalho de pesquisa no projeto "Memórias de Esquerda" da professora Maria Paula.



Projetos de pesquisa


2008 - Atual
História da Medicina e das Ciências da Vida e Relações Científicas Internacionais
Descrição: Este grupo de pesquisa tem por objetivo promover um espaço de interação e discussão entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, no sentido de contribuir para as reflexões da história das ciências da vida e da saúde. As pesquisas reunidas neste grupo visam investigar os intercâmbios / relações científicas internacionais no século XX. Buscam compreender as redes - intra e interdisciplinares e institucionais - estabelecidas entre os pesquisadores brasileiros e seus pares europeus, norte-americanos e latino-americanos nas áreas das ciências médicas e biológicas. Visa, ainda, apontar os sentidos específicos assumidos por tais conhecimentos médico-científicos no contexto político-social brasileiro e no processo de institucionalização das ciências no país. Serão contempladas como temas de pesquisa as redes científicas estabelecidas entre os pesquisadores brasileiros e estrangeiros, a circulação de idéias e teorias por meio de publicação especializada, intercâmbios e atuação de cientistas em instituições - científicas, governamentais e industriais / farmacêuticas - de diferentes países, congressos internacionais, comissões e expedições de exploração científica de caráter internacional. O grupo já vem trabalhando em diversos projetos conjuntos, com resultados publicados em periódicos científicos internacionais e nacionais. Vem também participando sistematicamente de discussões acadêmicas e científicas em fóruns específicos no Brasil e no exterior; organizando simpósios temáticos e seminários; ministrando cursos em programas de pós-graduação; orientando estudantes em nível de graduação e pós-graduação e atuando em projeto de cooperação internacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (6) .
Integrantes: Rachel Motta Cardoso - Integrante / SÁ, Dominichi Miranda de - Integrante / BENCHIMOL, Jaime - Integrante / SÁ, Magali - Coordenador / KODAMA, Kaori - Integrante / Alda Lúcia Heizer - Integrante / André Felipe Candido da Silva - Integrante / Cristiana Facchinetti - Integrante / Marcos Cueto Caballero - Integrante / Marta de Almeida - Integrante / Gilberto Hochman - Integrante / Nelson Rodrigues Sanjad - Integrante / Heloisa Maria Bertol Domingues - Integrante / Ricardo Francisco Waizbort - Integrante / Simone Petraglia Kropf - Integrante / Juliana Manzoni - Integrante / Diego Ramon Silva Machado - Integrante / Erika Marques de Carvalho - Integrante / Gabriel Lopes Anaya - Integrante / Letícia Pumar Alves de Souza - Integrante / Maria Gabriela de Almeida Bernardino - Integrante / Mariana Mello Burlamaqui - Integrante / Miguel Ernesto Gabriel Couceiro de Oliveira - Integrante / Pedro Felipe Neves de Muñoz - Integrante / Vanessa Pereira da Silva e Mello - Integrante.


Membro de corpo editorial


2007 - Atual
Periódico: Militares e política (UFRJ)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Contemporâneo.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2005
Diploma de Dignidade Acadêmica no grau "Magna cum laude" (Bacharelado), Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2005
Diploma de Dignidade Acadêmica no grau "Magna cum laude" (Licenciatura), Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARDOSO, Rachel Motta2011CARDOSO, Rachel Motta. Aspectos de Higiene Militar e suas "estratégias de sobrevivência". Revista Brasileira de História Militar, v. Ano II, p. 4RBHM5, 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DIAS, Fabiana Costa ; MACHADO, J. E. S. ; CARDOSO, Rachel Motta . Museu Aeroespacial: Um Acervo a Ser Descoberto. In: I Simpósio Nacional de História Militar, 2016, Rio de Janeiro. Anais do I SImpósio Nacional de História Militar, 2016.

2.
CARDOSO, Rachel Motta. Aspectos da Higiene Militar e suas "Estratégias de Sobrevivência". In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo. Anais Eletrônicos do XXVI Simpósio Nacional de História, 2011.

3.
CARDOSO, Rachel Motta. Serviços de Saúde do Exército: um estudo comparado entre Brasil, Argentina e Chile (1893-1943). In: IX Jornadas de Sociología, 2011, Buenos Aires. IX Jornadas de Sociología de la UBA. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires, 2011.

4.
CARDOSO, Rachel Motta. Missões militares, política externa e relações diplomáticas: o Cone Sul e a busca pela modernização de seus exércitos.. In: 1ª Jornada de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde, 2011, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos da 1ª Jornada de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde, 2011.

5.
CARDOSO, Rachel Motta. O Serviço de Saúde do Exército no período entreguerras. In: XIV Encontro Regional de História da Anpuh-Rio, 2010, Rio de Janeiro. XIV Encontro Regional de História da Anpuh-Rio. Memória e Patrimônio, 2010.

6.
CARDOSO, Rachel Motta. A Instituição Militar e o Silêncio da Historiografia da Ciência Brasileira. In: 12º Seminário Nacional de HIstória da Ciência e da Tecnologia, 2010, Salvador. Anais do 12º Seminário Nacional de HIstória da Ciência e da Tecnologia, 2010.

7.
CARDOSO, Rachel Motta. A Instituição Militar e o Silêncio da Historiografia da Ciência Brasileira. In: 7º Congresso Latino-americano de História da Ciência e da Tecnologia, 2010, Salvador. Anais do 7º Congresso Latino-americano de História da Ciência e da Tecnologia, 2010.

8.
CARDOSO, Rachel Motta. Cotidianos de Guerra: O Serviço de Saúde do Exército (1918-1943). In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. Cotidianos de Guerra: O Serviço de Saúde do Exército (1918-1943), 2009. v. 1.

9.
CARDOSO, Rachel Motta. Depois, o golpe: As eleições de 1962 no Clube Militar. In: XII Encontro Regional de História (ANPUH-Rio), 2006, Rio de Janeiro. Forças Armadas e Sociedade: continuidades e mudanças, 2006.

10.
CARDOSO, Rachel Motta; CANTALEJO, M. H. S. ; SETEMY, A. C. L. . A Ditadura Militar e a Construção de suas Memórias. In: Semana de Integração Acadêmica. Desafios às Ciências Humanas e Sociais, 2006, Rio de Janeiro. Repressão e Censura no Brasil, 2006.

11.
CARDOSO, Rachel Motta. A Esquerda Militar e a Crise da Legalidade. In: XXIII Simpósio Nacional de História - História: Guerra e Paz, 2005, Londrina. Anais do XXIII Simpósio Nacional de História (Simpósio: Militares, Sociedade e Política), 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CARDOSO, Rachel Motta. A Instituição Militar e o Silêncio da Historiografia da Ciência Brasileira. In: 12º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2010, Salvador, Bahia. Anais do 12º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2010.

2.
CARDOSO, Rachel Motta. A Instituição Militar e o Silêncio da Historiografia da Ciência Brasileira. In: 7º Congresso Latino-americano de História da Ciência e da Tecnologia, 2010, Salvador, Bahia. Anais do 7º Congresso Latino-americano de História da Ciência e da Tecnologia, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARDOSO, Rachel Motta. Depois, o golpe: As eleições de 1962 no Clube Militar. In: III Jornada de Estudos Históricos do PPGHIS, 2007, Rio de Janeiro. Instituições, cultura política e movimentos sociais na América Latina, 2007.

2.
CARDOSO, Rachel Motta. Depois, o golpe: as eleições de 1962 no Clube Militar. In: II Semana de História Política - Programa de Pós-Graduação em História, 2007, Rio de Janeiro. CARDOSO, Rachel Motta.. Rio de Janeiro: II Semana de História Política - PPGH/UERJ, 2007. v. I. p. 29-29.

3.
CARDOSO, Rachel Motta. Nacionalismo militar: da construção dos atores políticos à derrota de 1964. In: II Simpósio de Política e Cultura. Documentos e Abordagens, 2006, Vassouras. (Relações de poder e pensamento político) Política e Forças armadas, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
DIAS, Fabiana Costa ; MACHADO, J. E. S. ; CARDOSO, Rachel Motta . I Simpósio Nacional de História Militar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
CARDOSO, Rachel Motta. As revistas militares de saúde e seus cenários científicos no Cuerpo de Sanidad do exército argentino (1891-1931). 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
CARDOSO, Rachel Motta. As revistas militares de saúde e seu cenário científico no Serviço de Saúde do exército brasileiro (1910-1931). 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
CARDOSO, Rachel Motta. A Higiene Militar: um estudo comparado entre o Serviço de Saúde do Exército Brasileiro e o Cuerpo de Sanidad do Exército Argentino (1888-1943). 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
CARDOSO, Rachel Motta. As Missões Militares e seus reflexos nos corpos de saúde dos exércitos do Brasil, Argentina e Chile. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
CARDOSO, Rachel Motta. Misiones Militares y sus reflejos en los cuerpos de sanidad. Un estudio comparado entre los Ejércitos de Argentina, Brasil y Chile (1888-1943). 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
CARDOSO, Rachel Motta. Serviço de Saúde do Exército: um estudo comparado entre Brasil, Argentina e Chile (1893-1943). 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
CARDOSO, Rachel Motta. Missões militares, política externa e relações diplomáticas: o Cone Sul e a busca pela modernização de seus exércitos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
CARDOSO, Rachel Motta. Aspectos de Higiene Militar e suas "Estratégias de Sobrevivência". 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
CARDOSO, Rachel Motta. Depois, o golpe: as eleições de 1962 no Clube Militar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
CARDOSO, Rachel Motta. O Serviço de Saúde do Exército no Período Entreguerras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
CARDOSO, Rachel Motta. A Instituição Militar e o Silêncio da Historiografia da Ciência Brasileira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
CARDOSO, Rachel Motta. A Instituição Militar e o Silêncio da Historiografia da Ciência Brasileira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
CARDOSO, Rachel Motta. Cotidianos de Guerra: O Serviço de Saúde do Exército (1918-1943). 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
CARDOSO, Rachel Motta. A Formação do 1º Batalhão de Saúde da F.E.B.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
CARDOSO, Rachel Motta. Depois, o golpe: as eleições de 1962 no Clube Militar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
CARDOSO, Rachel Motta. As correntes militares e a questão do nacionalismo. Um estudo das eleições de 1962 no Clube Militar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
CARDOSO, Rachel Motta. Depois, o golpe: as eleições de 1962 no Clube Militar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
CARDOSO, Rachel Motta. Depois, o golpe: as eleições de 1962 no Clube Militar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
CARDOSO, Rachel Motta. Nacionalismo militar: da construção dos atores políticos à derrota de 1964. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
CARDOSO, Rachel Motta. Depois, o golpe: as eleições de 1962 no Clube Militar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
CARDOSO, Rachel Motta. Depois, o Golpe: As eleições de 1962 no Clube Militar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

23.
CARDOSO, Rachel Motta; CANTALEJO, M. H. S. ; SETEMY, A. C. L. . A Ditadura Militar e a Construção de Suas Memórias. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
CARDOSO, Rachel Motta. A Esquerda Militar e a Crise da Legalidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
CARDOSO, Rachel Motta; VASCONCELOS, Claudio Beserra de . Medo e memória: um relato da história militar na república 2009 (Resenha).

2.
CARDOSO, Rachel Motta. Depois, o Golpe: as eleições de 1962 no Clube Militar 2008 (Dissertação).


Demais tipos de produção técnica
1.
LACERDA, R. ; FAR, A. E. ; VASCONCELOS, Claudio Beserra de ; CARDOSO, Rachel Motta ; WOLTER, Katarina . 110 anos da Academia Brasileira de Letras. 2007. (Pesquisa de conteúdo).

2.
VASCONCELOS, Claudio Beserra de ; LEMOS, Renato Luis do Couto Neto e ; CARDOSO, Rachel Motta . Militares e Política. 2007. (Editoração/Periódico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
COSTA, Antonio Carlos Augusto da; LUTTERBACH, Marcia Teresa Soares; SANTOS, Claudia Penha dos; CARDOSO, Rachel Motta. Participação em banca de Ana Carolina Nogueira de Oliveira da Silva de Carvalho. Preservação do Patrimônio Aeroespacial Brasileiro - Diagnóstico da Ocorrência de Micro-organismos na Aeronave Muniz M-7. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia) - Museu de Astronomia e Ciências Afins.

2.
OLIVEIRA, Bruno de Melo; PEREIRA, Vantuil; CARDOSO, Rachel Motta. Participação em banca de Gustavo Ribeiro Capibaribe. O Poder Aéreo Brasileiro e a. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais) - Universidade da Força Aérea.

Qualificações de Mestrado
1.
COSTA, Antonio Carlos Augusto da; LUTTERBACH, Marcia Teresa Soares; MESQUITA, Simone de Souza; CARDOSO, Rachel Motta; HOLOS, Adriana Cox; TONIETTO, Gisele Birman. Participação em banca de Ana Carolina Nogueira de Oliveira da Silva de Carvalho. Preservação do Patrimônio Aeroespacial Brasileiro - Diagnóstico da ocorrência de micro-organismos na aeronave Muniz M-7. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia) - Museu de Astronomia e Ciências Afins.

2.
PEREIRA, V.; CARDOSO, Rachel Motta; ORIENTADOR, B. M. O.. Participação em banca de Gustavo Ribeiro Capibaribe. O Poder Aéreo Brasileiro e a "Marcha para o Oeste": o estabelecimento da aviação militar no contexto de ocupação e defesa do Sul de Mato Grosso (1930-1940). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais) - Universidade da Força Aérea.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXVIII Simpósio Nacional de História.As revistas militares de saúde e seus cenários científicos no Cuerpo de Sanidad do exército argentino (1891-1931). 2015. (Simpósio).

2.
XVI Encontro Regional de História da Anpuh-Rio.As revistas militares de saúde e seu cenário científico no Serviço de Saúde do exército brasileiro (1910-1931). 2014. (Encontro).

3.
XXVII Simpósio Nacional de História.A Higiene Militar: um estudo comparado entre o Serviço de Saúde do Exército Brasileiro e o Cuerpo de Sanidad do Exército Argentino (1888-1943). 2013. (Simpósio).

4.
13º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.As Missões Militares e seus reflexos nos corpos de saúde dos exércitos do Brasil, Argentina e Chile. 2012. (Outra).

5.
Colóquio Internacional "O Colapso das Ditaduras. Sul da Europa, América Latina, Leste Europeu e África do Sul. História e Memória".Ditadura e Processo Político no Chile. 2012. (Outra).

6.
Colóquio Internacional "O Colapso das Ditaduras. Sul da Europa, América Latina, Leste Europeu e África do Sul. História e Memória".Ditadura e Processo Político no Chile 2. 2012. (Outra).

7.
Colóquio Internacional "O Colapso das Ditaduras. Sul da Europa, América Latina, Leste Europeu e África do Sul. História e Memória".Ditadura e Política na Argentina. 2012. (Outra).

8.
1ª Jornada de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde.Missões militares, política externa e relações diplomáticas: o Cone Sul e a busca pela modernização de seus exércitos. 2011. (Outra).

9.
IX Jornadas de Sociología. Capitalismo del siglo XXI, crisis y reconfiguraciones. Luces y sombras en América Latina.Serviços de Saúde do Exército: um estudo comparado entre Brasil, Argentina e Chile (1893-1943). 2011. (Outra).

10.
V Taller de Historia Social de la Salud y la Enfermedad. Saberes, cuerpos y saberes biomédicos.Misiones Militares y sus reflejos en los cuerpos de sanidad. Un estudio comparado entre los Ejércitos de Argentina, Brasil y Chile (1888-1943). 2011. (Oficina).

11.
12º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.A Instituição Militar e o Silêncio da Historiografia da Ciência Brasileira. 2010. (Seminário).

12.
7º Congresso Latino-americano de História da Ciência e da Tecnologia. A Instituição Militar e o Silêncio da Historiografia da Ciência Brasileira. 2010. (Congresso).

13.
I Colóquio de História Poítica da UNIABEU - O Golpe de 1964: As forças Armadas, o Governo Militar e a Esquerda revolucionária (1964 - 1985).Depois, o golpe: as eleições de 1962 no Clube Militar. 2010. (Outra).

14.
XIV Encontro Regional de história da Anpuh-Rio.O Serviço de Saúde do Exército no período entre guerras. 2010. (Encontro).

15.
XIV Encontro Regional de História da Anpuh-Rio. 2010. (Encontro).

16.
I Seminário de Estudos sobre a Força Expedicionária Brasileira.A Formação do 1º Batalhão de Saúde da F.E.B.. 2009. (Seminário).

17.
XXV Simpósio Nacional de História.Cotidianos de Guerra: O Serviço de Saúde do Exército (1918-1943). 2009. (Simpósio).

18.
XXV Simpósio Nacional de História. História e Ética.Cotidianos de Guerra: O Serviço de Saúde do Exército (1918-1943). 2009. (Simpósio).

19.
Diálogos & Aproximações.Política e desenvolvimentismo no Brasil Contemporâneo. 2008. (Seminário).

20.
VI Semana do curso de História da Universidade Estácio de Sá.As Correntes Militares e a Questão do Nacionalismo. Um Estudo das Eleições de 1962 no Clube Militar. 2008. (Outra).

21.
XIII Encontro de História Anpuh-Rio.Depois, o golpe: As eleições de 1962 no Clube Militar. 2008. (Simpósio).

22.
III Jornada de Estudos Históricos do PPGHIS.Depois, o golpe: as eleições de 1962 no Clube Militar. 2007. (Outra).

23.
II Semana de História Política.Depois, o golpe: As eleições de 1962 no Clube Militar. 2007. (Outra).

24.
II Seminário "Marxismo e História". 2007. (Seminário).

25.
II Jornada de Estudos Históricos do PPGHIS.Depois, o golpe: as eleições de 1962 no Clube MIlitar. 2006. (Outra).

26.
II Simpósio de Política e Cultura. Documentos e Abordagens.Nacionalismo militar: da construção dos atores políticos à derrota de 1964. 2006. (Simpósio).

27.
I Semana de Integração Acadêmica.A Ditadura Militar e a construção de suas memórias. 2006. (Seminário).

28.
Seminário Internacional Ditadura Militar e Democracia na América Latina: balanço histórico e perspectivas. 2006. (Seminário).

29.
VII Jornada de Pesquisadores do CFCH/II Jornada de Extensão/II Semana de Integração de Cursos, atividades da Semana de Integração Acadêmica Desafios às Ciências Humanas e Sociais.A Ditadura Militar e a construção de suas memórias. 2006. (Outra).

30.
XII Encontro Regional de História:.Depois, o golpe: as eleições de 1962 no Clube Militar. 2006. (Simpósio).

31.
XXIII Simpósio Nacional de HIstória - História: Guerra e Paz.A Esquerda Militar e a Crise da Legalidade. 2005. (Simpósio).

32.
XXVI Jornada de Iniciação Científica da UFRJ.Experiências de Luta Armada: conclusão. 2004. (Outra).

33.
XXV Jornada de Iniciação Científica.Experiências de Luta Armada: Prisão, Exílio e Clandestinidade. 2003. (Outra).

34.
XXIV Jornada de Iniciação Científica (UFRJ).Experiências de Luta Armada no Brasil. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARDOSO, Rachel Motta; SÁ, Dominichi Miranda de ; FERNANDES, Tania Maria Dias ; NASCIMENTO, Dilene Raimundo do ; OLIVEIRA, Miguel Ernesto Gabriel Couceiro de ; PIMENTA, Tânia Salgado . I Jornada de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde. 2011. (Outro).

2.
CARDOSO, Rachel Motta; VASCONCELOS, Claudio Beserra de ; MOTA, Maria Aparecida Rezende ; FREIXO, André de Lemos ; LUNA, Cristina Monteiro de Andrada ; CARVALHO, Daniel Pimenta Oliveira de ; MACIEL, Felipe Esteves Lima ; SANTOS, Ivan Norberto dos ; ABREU, Marcelo Santos de ; WILLIAMS, Rachel Saint ; ARAUJO, Rodrigo Cardoso Soares de . III Jornada de Estudos Históricos do Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ. 2007. (Outro).

3.
CARDOSO, Rachel Motta. II Jornada de Estudos Históricos do PPGHIS. 2006. (Outro).



Outras informações relevantes


* Membro do Conselho Editorial da "Revista Militares e Política" (http://www.lemp.ifcs.ufrj.br/revista/exped.html)
* Membro da comissão que originou a revista Ars Histórica, do corpo discente do PPGHIS/UFRJ.
* Bolsista CNPq no Mestrado.
* Bolsista CAPES no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) no período de Abril a Julho/2012.
* Representante discente (Mestrado - PPGHIS/IFCS/UFRJ, 2006-2007).
* Representante discente (Doutorado - PPGHCS/COC/FIOCRUZ, 2009-2011).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 21:46:41