Marcos Jungmann Bhering

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  • Última atualização do currículo em 19/09/2018


Professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Goiano - Campus Avançado Catalão. Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Ciências e Doutor em História das Ciências e da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Desenvolve pesquisas a partir das interfaces entre ciências humanas, sociais e saúde; autoritarismo, direitos humanos e estudos de gênero. Professor credenciado do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal Goiano - Campus Avançado Catalão. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcos Jungmann Bhering
Nome em citações bibliográficas
BHERING, M. J.;BHERING, MARCOS JUNGMANN


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em História das Ciências.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Título: Controle da Natalidade no Brasil: um estudo sobre o Centro de Pesquisas e Assistência Integral à Mulher e à Criança (1975-1994), Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Marcos Chor Maio.
Coorientador: Gilberto Hochman.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2006 - 2008
Mestrado em História das Ciências.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Título: Positivismo e Modernização: políticas e institutos científicos de agricultura no Brasil (1909-1935),Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Marcos Chor Maio.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Positivismo; Ministério da Agricultura; Paulo Carneiro.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
2001 - 2005
Graduação em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Ignácio Rangel e a Economia Brasileira: 1945 - 1964.
Orientador: Fernando Antonio Faria.
1998 - 2000
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Andrews, ANDREWS, Brasil.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.


Formação Complementar


1992 - 1999
Inglês.
Insituto Brasil Estados Unidos, IBEU, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, IFGOIANO, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFGoiano, .

Cargo ou função
Comissão para Apresentação.
08/2016 - Atual
Ensino, Pós Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Teorias Pedagógicas da Educação
06/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Avançado Catalão, .

Cargo ou função
Presidente do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas.
06/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Avançado Catalão, .

Cargo ou função
Comissão Permanente de Pessoal Docente (Integrante suplente).
03/2016 - Atual
Direção e administração, Campus Avançado Catalão, .

Cargo ou função
Coordenador de Ensino Médio/ Núcleo Comum.
03/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Avançado Catalão, .

Cargo ou função
Integrante da Comissão Permanente de Extensão.
03/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Avançado Catalão, .

Cargo ou função
Integrante da Comissão Permanente de Assistência Estudantil.
02/2016 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
Filosofia
Sociologia
05/2015 - 12/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
Sociologia

Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: EPSJV - Coordenador Pedagógico/Professor
Outras informações
Coordenador pedagógico e professor de História geral e do Brasil na modalidade Educação de Jovens e Adultos.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de nível superior, Carga horária: 40
Outras informações
Participei como profissional de nível superior do projeto, no Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz/ Fiocruz, de organização, identificação e divulgação do aquivo do médico e cientista Evandro Chagas. Filho de Carlos Chagas e coordenador, durante o Primeiro Governo de Vargas, da Comissão de Estudos da Leischmaniose Visceral Americana, que se transformaria no Serviço de Estudos de Grandes Endemias, participou da criação do Instituto de Patologia Experimental do Norte. O trabalho foi realizado sob coordenação da Tecnologista Especialista Renata da Silva Borges.

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Programa de Estágio Curricular, Carga horária: 20
Outras informações
Sob coordenação do pesquisador Dr. Marcos Chor Maio, participei da organização, identificação e divulgação do Fundo Família Carneiro, assim com receber pesquisadores nacionais e estrangeiros interessados na pesquisa no Funfo. Um dos seus titulares, o positivista Paulo Carneiro, desacou-se como cientista e diplomata, com intensa atuação junto à Unesco a partir da década de 1940. Destacam-se seus esforços pela criação do Instituto Internacional da Hiléia Amazônica e pela descoberta do princípio ativo do Curarare. O trabalho ocorreu no Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz/ Fiocruz.

Atividades

12/2004 - 02/2006
Estágios , Departamento de Arquivo e Documentação - Casa de Oswaldo Cruz, .

Estágio realizado
Fundo Família Carneiro - Identificação, descrição e organização de arquivo Histórico.

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Universidade Aberta do Brasil, Carga horária: 10
Outras informações
.Professor-tutor de "História da Educação" do curso de graduação a distância em Pedagogia desde Abril de 2009, sob coordenação da Professora Dra. Nailda Bonato. Atividades desempenhadas: resolução de dúvidas dos alunos relativas às disciplinas; treinamento e capacitação de tutores presenciais; elaboraração e correção de avaliações de alunos matriculados; elaboração de relatórios periódicos das disciplinas; participação de encontros e atividades programadas; incentivo para a permanência de alunos nos cursos de gradução a distância; instrução aos alunos sobre os métodos e procedimentos na área de educação a distância visando a busca por autonomia no aprendizado.

Atividades

4/2009 - 4/2011
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e Saúde
História da Educação

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de História Geral e do Brasil, Carga horária: 8
Outras informações
Ministrei aulas de História Geral e do Brasil para alunos carentes visando a entrada em cursos de graduação. Nesse período, orientei alunos sobre carreiras e dificuldades relativas ao ingresso no Ensino Superior e incentivei sua permanência para a conclusão do Pré-Vestibular


Pré-Vestibular Comunitário Vetor, VETOR, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor de História, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 2
Outras informações
Professor de História como voluntário do curso pré-vestibular, que atende às comunidades carentes da proximidade do Leblon, Rio de Janeiro



Projetos de pesquisa


2017 - 2018
Planejamento Familiar, Contracepção e Esterilização Cirúrgica: atores locais e agências internacionais em Goiás, décadas de 1970 e 1980.
Descrição: Trata-se de uma continuação do projeto ?Planejamento Familiar, Contracepção e Esterilização Cirúrgica: atores locais e agências internacionais, Goiás, 1967-1992?, aprovado em seleção institucional no IFGoiano ? Campus Avançado Catalão. Esta etapa consiste na investigação do processo de difusão da prática da esterilização cirúrgica permanente em mulheres em idade reprodutiva em troca de votos a políticos em cidades do interior do Estado de Goiás, nas décadas de 1970 e 1980. Goiás, em meados da década de 1980, destacava-se como um dos Estados com maior prevalência de mulheres em idade reprodutiva permanentemente esterilizadas no Brasil, atingindo quase 65% do total. No fim da década de 1980, em comissão parlamentar de inquérito realizada no Estado, liderada pela Deputada Denise Carvalho, verificou-se que vereadores e prefeitos utilizavam-se do referido expediente como instrumento para obtenção de votos de mulheres e casais. De fato, no período em questão diversas entidades internacionais atuavam no Brasil formando recursos humanos (treinamento de médicos e enfermeiros) e fornecendo recursos e insumos para a difusão do planejamento familiar e do controle de natalidade (pílulas anticoncepcionais, dispositivos intrauterinos (DIUs), laparoscópios e minilaparoscópios (instrumento utilizado para a realização de cirurgias de esterilização), etc), como meio de frear o crescimento demográfico do país, percebido como elemento que aumentaria a pobreza. Por meio da pesquisa sobre este processo, podemos verificar como ações e políticas de saúde com orientações internacionais são mediadas e, frequentemente, ressignificadas quando articulam-se com dinâmicas políticas locais. Ainda, a ausência de estudos na área nos permite elucidar um episódio significativo, mas ainda nebuloso, da história do Estado e do país. Na medida em que insere-se no campo da História das Ciências, o Instituto Federal Goiano consubstancia-se em um proveitoso espaço institucional para promover esta pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2017 - 2018
Gênero, Sexualidade e Educação: percepções docentes e discentes sobre a inclusão escolar em Catalão, Goiás.
Descrição: Este projeto tem como objetivo avaliar as percepções de professores e estudantes do Ensino Médio da cidade de Catalão, Goiás, acerca do papel da escola em relação ao respeito à diversidade sexual e de gênero, assim como em relação ao desenvolvimento de ações institucionais e em sala de aula relativas à promoção da inclusão de gênero e de combate à discriminação relativa a sexualidade. Para tanto, escolher-se-á escolas publicas e particulares da cidade e serão elaborados questionários e realizadas entrevistas, de caráter aberto e semi-estruturado junto aos grupos em questão. Como as escolas de Catalão, Goiás, têm lidado com a diversidade sexual e de gênero dos seus alunos? Quais as estratégias dos docentes e gestores para coibir a discriminação enfrentada pelos discentes que fogem à dita ?normalidade? sexual e de gênero? Qual a percepção docente da questão? E qual a percepção dos alunos sobre o feedback efetivo (ou não) com relação à inclusão destes estudantes no ambiente escolar? Quais estratégias devem ser tomadas para que tal inclusão efetivamente ocorra? Tais perguntas nortearão o desenvolvimento da pesquisa de modo que, ao final, possam ser propostas ações e metodologias para lidar com o tema..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2017
Planejamento Familiar, Contracepção e Esterilização Cirúrgica: atores locais e agências internacionais, Goiás, 1967-1992
Descrição: O projeto se propõe a investigar a atuação de entidades nacionais e internacionais na disseminação dos princípios do planejamento familiar e da contracepção no estado de Goiás no período de 1967 a 1992, assim como a disseminação da prática da esterilização cirúrgica permanente. Goiás se destaca como o 2o estado brasileiro com maior incidência de esterilização cirúrgica como meio contraceptivo. Em meados da década de 1980, por volta de 74% das mulheres em idade reprodutiva encontravam-se permanentemente esterilizadas, o que nos leva a indagar quais as razões para esta alta prevalência. Como hipótese explicativa e norte de investigação, destacamos a atuação de agências brasileiras voltadas para a promoção do controle de natalidade como a Sociedade Civil Bem-Estar Familiar no Brasil (BEMFAM) e Associação Brasileira de Entidades de Planejamento Familiar (ABEPF). Financiadas fundamentalmente por recursos internacionais, como os advindos da USAID, agência estadunidense voltada para a promoção do desenvolvimento internacional, ambas se destacaram por sua militância em prol da contracepção, na promoção e execução de cirurgias de esterilização cirúrgica permanente em regiões periféricas do Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2017
Tecnologias sociais para a educação científica cidadã: abordagem transdisciplinar baseada na prática e no protagonismo estudantil.
Descrição: Este projeto propõe-se a investigar o potencial/ contribuição do uso das tecnologias sociais para o processo de educação e letramento científico junto a estudantes do ensino médio do Instituto Federal Goiano. Conjuntamente, evidencia o desenvolvimento de experimentos práticos como ferramenta eficiente de educação em ciências de caráter transdisciplinar, em que os alunos possam desempenhar protagonismo intelectual e laboral..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Gênero, Sexualidade e Educação: ações para o respeito à diversidade em escolas de Catalão, Goiás
Descrição: Desenvolvimento de ações dentro do Instituto Federal Goiano e escolas públicas de Ensino Médio na cidade de Catalão, Goiás, com vistas ao respeito e valorização da diversidade sexual e de gênero. Objetiva-se contribuir, assim, para a autodeterminação de todos aqueles que, dentro da comunidade escolar, sentem-se invisibilizados ou alvo de discriminação. Trata-se de projeto no campo da afirmação de direitos humanos, da inclusão escolar e da promoção da saúde. Neste sentido, contamos com a colaboração do Conselho Municipal de Saúde, na figura de sua presidente..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2017 - 2017
eSports: cooperação, solidariedade, criatividade e descoberta de talentos no IFGoiano - Campus Avançado Catalão
Descrição: Proposta de ação extensionista que visa, por meio de e-Sports, em especial Counter Strike e League of Legends, promover a interação entre estudantes de todos os segmentos do Ensino Médio do IFGoiano - Campus Avançado Catalão, assim como companheirismo e espírito de equipe..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
Educação, Divulgação e Letramento Científico em Escolas Municipais de Catalão, Goiás
Descrição: Aprovado no Edital de Extensão 01/2016, tem como proposta desenvolver ações de educação científica em escolas municipais do Município de Catalão, Goiás. Tem como público alvo estudantes do 4o e 5o anos do Ensino Fundamental. Entre as atividades planejadas, foca-se no desenvolvimento e aplicação de artefatos no campo das tecnologias sociais como forma de endereçar desafios apresentados nas escolas parceiras. Desta forma, quer comprometer-se com uma perspectiva emancipatória sobre a produção de saberes e de conhecimentos científicos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2016
Ações para integração social de moradores em situação de rua na cidade de Catalão, Goiás
Descrição: O projeto, iniciado em 2015, aprovado em 1o lugar no Edital de Extensão do IFGoiano - Campus Avançado Catalão, sob coordenação do Prof. Ms. Paulo Vitor Teodoro e vice coordenação do Prof. Dr. Marcos Jungmann Bhering, tem como foco desenvolver ações de amparo a cidadãos de rua da cidade de Catalão, Goiás. Para tanto, busca implementar ações de sensibilização de direitos a serviços básicos de saúde, assistência e seguridade social, bem como suas inserções ou reinserções produtivas e/ou reintegração familiar. Buscará mobilizar a comunidade escolar e setores da sociedade que por ventura estejam interessados em estabelecer parcerias para o desenvolvimento da proposta. No ano de 2015 foram realizados grupos de estudos, ações de sensibilização da comunidade do Campus e participação em atividades formação e divulgação. Para o ano de 2016, o projeto foi renovado e aprovado em 2o lugar no Edital de Extensão, agora sob coordenação de Marcos J B e vice-coordenação de Paulo Vitor T. Nesta segunda fase, serão realizados estudos sociodemográficos e desenvolvidas ações de reinserção produtiva, obtenção de documentos, empoderamento de direitos sociais básicos, reintegração familiar, entre outras..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2016
CineDebate: Direitos Humanos, Meio Ambiente e Saúde
Descrição: O projeto tem se propõe a debater, junto a estudantes dos cursos integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal Goiano - Campus Avançado Catalão e comunidade da cidade de Catalão, Goiás, e arredores, temas relacionados à defesa dos direitos humano, do meio ambiente e à promoção da saúde por meio da exibição de peças audiovisuais. O projeto conta com a participação de cinco servidores e quatro estudantes do IFGoiano - Campus Avançado Catalão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2011 - 2012
Manguinhos: Terriório em Transe
Descrição: Projeto de confecção de uma exposição itinerante na qual se apresentava a História Social de Manguinhos, complexo de favelas no Rio de Janeiro, a partir das narrativas e processos vividos e relatados pelos próprios moradores da comunidade. Evidenciou-se a atuação de movimentos sociais, de resistência a violações e de reivindicação de direitos ao longo do processo de constituição das comunidades que compõem Manguinhos. Tratou-se de um projeto fundamentado na teoria da história vista de baixo, que se propõe a dar voz àqueles que frequentemente são marginalizados das histórias oficiais. Como produtos, foram organizadas: uma exposição itinerante que percorreu diversas escolas, comunidades e espaços culturais da cidade do Rio de Janeiro; website de referência sobre a exposição, assim como temas relacionados a favelas e periferias urbanas (http://www.territorioemtranse.com.br/); realização de grupos de estudos públicos sobre o tema e participação em palestras e oficinas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2007 - 2009
Organização do arquivo pessoal de Evandro Chagas.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2015 - 2015
Periódico: Revista Enfoques (Rio de Janeiro)
2011 - 2011
Periódico: História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso)
2015 - 2015
Periódico: Revista Eixo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências/Especialidade: História das Ciências e da Saúde.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
3.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Divulgação Científica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Lê Razoavelmente.
Espanhol
Lê Bem.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Bolsista do Programa Institucional de Apoio aos Projetos de Pesquisa em Educação, Instituto Federal Goiano.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, M. R.2018SILVA, M. R. ; ROQUE, Y. R. ; AGUIAR, P. G. ; BHERING, M. J. . A ESCOLA ENTRE A NEGAÇÃO E AFIRMAÇÃO DE IDENTIDADES: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA OFICINA DE INCLUSÃO DE GÊNERO NA CIDADE DE CATALÃO, GOIÁS.. Ciclo Revista, v. 3, p. 654, 2018.

2.
SOUZA, P. V. T.2017SOUZA, P. V. T. ; BHERING, MARCOS JUNGMANN . Como Estabelecer o Protagonismo Estudantil em Sala de Aula: reflexões a partir de intervenções pedagógicas realizadas em uma instituição pública do Centro-Oeste brasileiro. Ciclo Revista: Experiências em formação do IF Goiano, v. 02, p. 96-100, 2017.

3.
BHERING, MARCOS JUNGMANN2017BHERING, MARCOS JUNGMANN; SOUZA, P. V. T. ; GUIMARAES, A. J. S. . O Papel da Experiência para o Aprendizado em Ciências: reflexões teóricas sobre a função social da escola e do protagonismo estudantil. Ciclo Revista: Experiências em formação no IFGoiano, v. 02, p. 75-80, 2017.

4.
SOUZA, P. V. T.2016SOUZA, P. V. T. ; BHERING, M. J. . O Protagonismo Estudantil na Elaboração de Propostas Pedagógicas na Escola: avaliação de um estudo de caso. Ciclo Revista: Experiências em formação no IF Goiano, v. 2, p. 1-6, 2016.

5.
BHERING, MARCOS JUNGMANN2016BHERING, MARCOS JUNGMANN. História do planejamento familiar: uma área dos estudos históricos da saúde a ser valorizada. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Online), v. 23, p. 224-226, 2016.

6.
BHERING, M. J.;BHERING, MARCOS JUNGMANN2011 BHERING, M. J.; MAIO, M. C. . Ciência, positivismo e agricultura: uma análise do Ministério da Agricultura, indústria e comércio na Primeira República. Varia História (UFMG. Impresso), v. 27, p. 689-709, 2011.

7.
BHERING, M. J.;BHERING, MARCOS JUNGMANN2010 BHERING, M. J.; MAIO, M. C. . Entre ciência e política: o positivismo de Paulo Carneiro na Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio de Pernanmbuco (1935). Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 5, p. 435-451, 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROQUE, T. R. ; SANTOS, D. V. ; MELO NETO, G. ; BHERING, MARCOS JUNGMANN . Conscientização sobre Cyberbullyin Contra Mulheres: relato de experiência. In: VIII Encontro Mineiro sobre Investigação na Escola, 2017, Uberlândia. Anais do VIII Encontro Mineiro de Investigação na Escola, 2017.

2.
ROQUE, Y. R. ; SILVA, M. R. ; BHERING, MARCOS JUNGMANN . Relato de experiência de uma atividade estudantil acerca da igualdade de gênero e respeito à diversidade: desafios e contratempos. In: VIII Encontro Mineiro de Investigação na Escola, 2017, Uberlândia. Anais do VIII Encontro Mineiro de Investigação na Escola, 2017.

3.
SANTOS, W. G. ; OLIVEIRA, J. B. M. ; OLIVEIRA, L. C. ; BHERING, MARCOS JUNGMANN . Revisitando a Lei de Planejamento Familiar no Brasil ante Avanços Conservadores: relato de experiência de um projeto de iniciação científica de nível médio. In: VIII Encontro Mineiro de Investigação na Escola, 2017, Uberlândia. Anais do VIII Encontro Mineiro de Investigação na Escola, 2017.

4.
BHERING, MARCOS JUNGMANN. The importance of 'error' in science education: the experience of an (apparently) unsuccessful project in a public school in the interior of Brazil. In: 15o Congreso RedPop: Conexiones: Nuevas maneras de popularizar la ciencia, 2017, Buenos Aires. Anales RedPop 2017, 2017.

5.
RAIMUNDO, V. M. ; AGUIAR, P. G. ; BHERING, MARCOS JUNGMANN . Percepção discente sobre feminismo e diversidade sexual: refletindo sobre os desafios para a educação brasileira contemporânea. In: VIII Encontro Mineiro de Investigação na Escola, 2017, Uberlândia. Anais do VIII Encontro Mineiro de Investigação na Escola, 2017.

6.
GONZAGA, G. G. ; RIBEIRO, B. A. ; BHERING, M. J. ; SOUZA, P. V. T. . Educação Cidadã: ida a campo em ações de assistência a populações em situação de rua. In: VII Encontro Mineiro de Investigação na Escola, 2016, Uberlândia. Anais do VII Encontro, 2016. p. 1-8.

7.
ASSUNCAO, N. P. ; RAMOS, G. A. ; BHERING, M. J. ; SOUZA, P. V. T. . Protagonismo e autonomia estudantil em ações extensionistas: projeto de auxílio a moradores em situação de rua. In: VII Encontro Mineiro de Investigação na Escola, 2016, Uberlândia. Anais do VII Encontro, 2016. p. 1-6.

8.
RAMOS, G. A. ; BHERING, M. J. ; SOUZA, P. V. T. . A Implementação de um Projeto de Reintegração Social: em foco as pessoas em situação de rua na cidade de Catalão, Goiás. In: VI Encontro Mineiro sobre Investigação na Escola, 2015, Uberaba. Anais do VI Encontro Mineiro sobre Investigação na Escola, 2015.

9.
CAMPOS, B. A. R. ; BHERING, M. J. ; SOUZA, P. V. T. . A extensão como potencializadora do ensino: uma análise do projeto “Ações para Integração Social de Moradores de Rua na Cidade de Catalão, Goiás. In: VI Encontro Mineiro sobre Investigação na Escola, 2015, Uberaba. Anais do VI Encontro Mineiro sobre Investigação na Escola, 2015.

10.
BHERING, M. J.. Controlar a Pobreza e o Corpo Feminino: Hélio Aguinaga e os fundamentos de criação do Centro de Pesquisa e Assistência Integral à Mulher e à Criança. In: XVI Encontro Regional de História da ANPUH-Rio: Saberes e práticas científicas, 2014, Rio de Janeiro. ANAIS: XVI Encontro Regional de História da ANPUH-Rio: Saberes e práticas científicas, 2014.

11.
BHERING, M. J.. Planejamento Familiar e Controle da Natalidade: agências internacionais e atores locais (1960-1980). In: XIV Encontro Regional da ANPUH-RIO - MEMÓRIA E PATRIMÔNIO, 2010, Rio de Janeiro. Anais do XIV Encontro Regional de História da ANPUH-Rio: Memória e Patrimônio, 2010.

12.
BHERING, M. J.. Positivismo e Agricultura na Primeira República: uma análise das políticas e dos institutos científicos do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio (1909-1930).. In: XXV Simpósio Nacional de História: História e Ética, 2009, Fortaleza. Caderno de Resumos do XXV Simpósio Nacional de História: História e Ética, 2009. p. 122.

13.
BHERING, M. J.. Positivismo e Modernização no Ministério da Agricultura, Indústria e Coméricio.. In: 11o Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2008, Niterói. 11o Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. Rio de Janeiro: MAST, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BHERING, M. J.. Controlar a pobreza e o corpo feminino: Helio Aguinaga e os fundamentos de criação do Centro de Pesquisa e Assistência Integral à Mulher e à Criança. In: XVI Encontro Regional de História da ANPUH-Rio: Saberes e práticas científicas, 2014, Rio de Janeiro. Anais: XVI Encontro Regional de História da ANPUH-Rio: Saberes e práticas científicas, 2014.

2.
BHERING, M. J.. Planejamento Familiar e Controle da Natalidade: agências internacionais e atores locais (1960-1980). In: XIV Encontro Regional de História da ANPUH-Rio, 2010, Rio de Janeiro. Anais do XIV Encontro Regional de História da ANPUH-Rio, 2010.

3.
BHERING, M. J.. Positivismo e Agricultura na Primeira República: uma análise das políticas e dos institutos científicos do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio (1909-1930).. In: 1ª Jornada de Pós Graduação em História das Ciências e da Saúde, 2009, Rio de Janeiro. Anais da 1ª Jornada de Pós Graduação em História das Ciências e da Saúde, 2009.

4.
BHERING, M. J.. Positivismo e Modernização no Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. In: 11o Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2008, Niterói. Caderno de Resumos do 11o Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia da Tecnologia. Rio de Janeiro: MAST, 2008. p. 139.

5.
BHERING, M. J.. O Léxico de Ignácio Rangel: adaptações e ressignificações de um intelectual independente. In: Pré-Congresso FIEALC/SOLAR/UERJ: América Latina e o Processo de Modernização, 2005, Rio de Janeiro. América Latina e o Processo de Modernização. Rio de Janeiro: UERJ, 2005. p. 90-91.

Apresentações de Trabalho
1.
CAMPOS, B. A. R. ; RAMOS, G. A. ; BHERING, M. J. ; SOUZA, P. V. T. . A extensão como potencializadora do ensino: uma análise do projeto “Ações para Integração Social de Moradores de Rua na Cidade de Catalão, Goiás. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
RAMOS, G. A. ; CAMPOS, B. A. R. ; BHERING, M. J. ; SOUZA, P. V. T. . A Implementação de um Projeto de Integração Social: em foco as pessoas em situação de rua na cidade de Catalão, Goiás. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
BHERING, M. J.. Controlar a Pobreza e o Corpo Feminino: Hélio Aguinaga e os fundamentos de criação do Centro de Pesquisa e Assistência Integral à Mulher e à Criança. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BHERING, M. J.. Processo de produção da exposição Manguinhos: Território em Transe. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BHERING, M. J.. Superpopulação, Controle de Natalidade e Planejamento Familiar: agências internacionais e atores locais no Brasil da segunda metade do século XX. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BHERING, M. J.. Planejamento Familiar e Controle da Natalidade: agências internacionais e atores locais no Brasil (1960-1980). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BHERING, M. J.. Positivismo e Agricultura na Primeira República: uma análise das políticas e dos institutos científicos do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio (1909-1930).. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BHERING, M. J.. Superpopulação, planejamento familiar e agências internacionais no Brasil a partir da década de 1960. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BHERING, M. J.. Positivismo e Modernização no Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BHERING, M. J.. Positivismo, Ciência e Técnica a Serviço de Pernambuco: A passagem de Paulo Carneiro pela Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio (1935).. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
BHERING, M. J.. O Léxico de Ignácio Rangel. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BHERING, M. J.; Araújo, M. M. . Repensando a Idéia de Cidadania a Partir da Obra de João Ribeiro. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
BHERING, M. J.. Reflexões acerca da Teoria e Ideologia em Ignácio Rangel. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BORGES, R. S. ; LACERDA, A. L. ; BHERING, M. J. ; GARCIA, N. R. ; REIS, E. Q. ; BARRETO, D. ; MENEZES, C. S. ; LOURENÇO, F. S. ; SILVA, M.V.T. . Fundo Carlos Chagas: Inventário. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2009 (Inventário).

2.
BORGES, R. S. ; BARRETO, D. ; REIS, E. Q. ; BHERING, M. J. ; GARCIA, N. R. . Fundo Evandro Chagas: Inventário. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2009 (Inventário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BHERING, MARCOS JUNGMANN. Parecer editorial ad hoc para a Oxford Research Encyclopedia of Latin American History - Oxford University Press USA. 2017.

2.
BHERING, M. J.. Parecer editorial ad-hoc para a Revista Eixo, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília. 2015.

3.
BHERING, M. J.. Parecer editorial ad hoc para a Revista Enfoques, dos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2015.

4.
BHERING, M. J.. Parecer editorial ad-hoc para a revista História, Ciências, Saúde-Manguinhos, do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde. 2010.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BHERING, M. J.; ANDRADE, W. L.; RIBEIRO, C. M.. Participação em banca de Mirley Carvalho Tavares. Construção da Identidade da Criança Negra em Meio a Relações de Racismo. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em Ensino de Humanidades) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.

2.
FERNANDES SOBRINHO, M.; SOUZA, P. V. T.; BHERING, M. J.; MELO NETO, G.. Participação em banca de Dagna Adelina da Silva. Educação em Ciências e Matemática Inclusiva: levantamento de publicações pertinentes ao tema nos últimos cinco anos. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LEAL, L.; BHERING, M. J.. Participação em banca de Claudia Regina Jannuzzi Martins Tavares.Conflitos de geração na Educação de Jovens e Adultos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
FERRAZ, R. A.; BHERING, M. J.. Participação em banca de Katiane Ribeiro da Silva.A Visão pedagógica empregada no serviço socioeducativo: PROJOVEM. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
SOUZA, M. Z. M.; BHERING, M. J.. Participação em banca de Katia de Almeida Souza.Afetividade na Educação Infantil: pressupostos teóricos-metodológicos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
SOUZA, M. Z. M.; BHERING, M. J.. Participação em banca de Waleska Ribeiro Praxedes.Inclusão e dificuldade de aprendizagem no Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
SOUZA, M. Z. M.; BHERING, M. J.. Participação em banca de Rosimery Ribeiro de Souza.Gravidez entre jovens do C.E. Raimundo de Magalhães. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.




Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BHERING, M. J.; PINTO, H. H. C. ; NASCIMENTO, N. G. M. S. ; MELO NETO, G. . Roda de Conversa sobre o Dia Nacional da Consciência Negra. 2015. (Outro).

2.
BHERING, M. J.; MELO NETO, G. ; PURCENA, L. L. A. ; STACCIARINI, L. S. . Mostra Audiovisual do IFGoiano - Campus Avançado Catalão. 2015. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Suzanne Evangelista Borges. A SAÚDE DO PROFESSOR DE ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE CATALÃO ? GOIÁS.. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.

2.
Mirley Carvalho Tavares. Construção da identidade da criança negra em meio as relações de racismo na escola. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em Ensino de Humanidades) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Vanessa Santos de Souza Fernandes. Educação de Jovens e Adultos: uma transformação social marcada pela evasão escolar.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.

2.
Miriam Trindade Pereira. O Papel da Escola sob a Visão da Educação Problematizadora na Relação entre Autonomia e Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.

3.
Monica da Silva Abreu Cruz. Educação de Jovens e Adultos e o aluno trabalhador. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.

4.
Daniela de Oliveira. A Violência dentro do ambiente de uma escola no município de Paraty.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.

5.
Isabel Cristina Melquíades de Andrade. Evasão Escolar: Educação, Direito de todos.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.

6.
Flávia Ribeiro Bandeira Vianna. Avaliação e Inclusão Escolar. Estudo de caso na Escola Municipal Elysio de Magalhães.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.

7.
Cristiana Honorato Ferreira de Souza. Inclusão Escolar: Uma questão que envolve família e escola.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.

8.
Livia Maria Bandoli Muniz. Inclusão Escolar sob o Olhar do Professor: estudo de caso no Colégio Lions Clube, Itaperuna.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.

9.
Rita dos Santos Freitas. Cotidiano Docente: influências na saúde e na vida do professor.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.

10.
Lucia Maria Figueiredo Araújo. Educação para Crianças em Situação de Rua: realidade ou mito?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.

Iniciação científica
1.
Vitor Mesquita Raimundo. Gênero, Sexualidade e Educação: percepções docentes e discentes sobre a inclusão escolar em Catalão, Goiás.. 2017. Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.

2.
Luana Carolina de Oliveira. PLANEJAMENTO FAMILIAR, CONTRACEPÇÃO E ESTERILIZAÇÃO CIRÚRGICA: ATORES LOCAIS E AGÊNCIAS INTERNACIONAIS, GOIÁS, DÉCADAS DE 1970 e 1980.. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.

3.
Walisson Gabriel dos Santos. PLANEJAMENTO FAMILIAR, CONTRACEPÇÃO E ESTERILIZAÇÃO CIRÚRGICA: ATORES LOCAIS E AGÊNCIAS INTERNACIONAIS, GOIÁS, DÉCADAS DE 1970 e 1980.. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.

4.
Priscila Gomide de Aguiar. Gênero, Sexualidade e Educação: percepções docentes e discentes sobre a inclusão escolar em Catalão, Goiás.. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.

5.
Walisson Gabriel dos Santos. Planejamento Familiar, Contracepção e Esterilização Cirúrgica: atores locais e agências internacionais, Goiás, 1967-1992. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.

6.
Jessyca Batista Marques de Oliveira. Planejamento Familiar, Contracepção e Esterilização Cirúrgica: atores locais e agências internacionais, Goiás, 1967-1992. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.

Orientações de outra natureza
1.
Isabela Rezende Martins. Educação, Divulgação e Letramento Científico em Escolas Municipais de Catalão, Goiás. 2017. Orientação de outra natureza. (Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.

2.
Yasmin Rodrigues Roque. Gênero, Sexualidade e Educação: ações para o respeito à diversidade em escolas de Sexualidade e Educação: ações para o respeito à diversidade em escolas de Sexualidade e Educação: ações para o respeito à diversidade em escolas de Sexualidade e Educação: ações para o respeito à diversidade em escolas de Sexualidade e Educação: ações para o respeito à diversidade em escolas de Sexual. 2017. Orientação de outra natureza. (Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.

3.
Mônica Rosa da Silva. Gênero, Sexualidade e Educação: ações para o respeito à diversidade em escolas de Sexualidade e Educação: ações para o respeito à diversidade em escolas de Sexualidade e Educação: ações para o respeito à diversidade em escolas de Sexualidade e Educação: ações para o respeito à diversidade em escolas de Sexualidade e Educação: ações para o respeito à diversidade em escolas de Sexual. 2017. Orientação de outra natureza. (Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.

4.
Guilherme Antônio Ramos da Silva. Ações para integração social de moradores em situação de rua na cidade de Catalão. 2016. Orientação de outra natureza. (Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.

5.
Giovana Guimarães Gonzaga. Ações para integração social de moradores em situação de rua na cidade de Catalão. 2016. Orientação de outra natureza. (Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.

6.
Breno Augusto Ribeiro Campos. Ações para integração social de moradores em situação de rua na cidade de Catalão. 2016. Orientação de outra natureza. (Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.

7.
Natane da Paz Assunção. Ações para integração social de moradores em situação de rua na cidade de Catalão. 2016. Orientação de outra natureza. (Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.

8.
Gabrielle Fernandes da Silva Cunha. Educação, Divulgação e Letramento Científico em Escolas Municipais de Catalão, Goiás. 2016. Orientação de outra natureza. (Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.

9.
Lanyelle Cardoso da Silva. Educação, Divulgação e Letramento Científico em Escolas Municipais de Catalão, Goiás. 2016. Orientação de outra natureza. (Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.

10.
Gabriel Augusto Silvestre. Educação, Divulgação e Letramento Científico em Escolas Municipais de Catalão, Goiás. 2016. Orientação de outra natureza. (Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.

11.
Laryssa Rodovalho Souza Cruz. Cinedebate: Direitos Humanos, Saúde e Meio Ambiente. 2015. Orientação de outra natureza. (Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.

12.
Pâmela Cristina Melo. CineDebate: Direitos Humanos, Meio Ambiente e Saúde. 2015. Orientação de outra natureza. (Técnico Integrado em Mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.

13.
Lanyelle Cardoso da Silva. CineDebate: Direitos Humanos, Meio Ambiente e Saúde. 2015. Orientação de outra natureza. (Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.

14.
Gabrielle Fernandes da Silva Cunha. CineDebate: Direitos Humanos, Meio Ambiente e Saúde. 2015. Orientação de outra natureza. (Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Orientador: Marcos Jungmann Bhering.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão

Outros projetos



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