Maristela Barenco Corrêa de Mello

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6526543800131536
  • Última atualização do currículo em 30/10/2018


Professora do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense, Campus de Santo Antônio de Pádua (Infes/UFF). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis, graduação em Teologia pelo Instituto Teológico Franciscano, mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e doutorado em Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisa conhecimentos interdisciplinares em Educação, Subjetividade e Epistemologias, com ênfase em educação popular, religiosidade popular, movimentos sociais e socioambientais, saberes ancestrais e tradicionais. Pesquisa temas contemporâneos em Filosofia da Educação. Trabalhou 20 anos com o movimento de direitos humanos e educação popular. É cooperadora da Hilfswerk der Katholischen Jungschar (Austria), uma organização e agência financiadora que trabalha com crianças e jovens católicos e apoia projetos sociais no Brasil, entre outros países. É pesquisadora no Instituto dos Fatores de Auto-Organização, onde estuda a aplicação do BioFAO na agricultura, pesquisando o conceito de Biocampo em Saúde e Meio Ambiente. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maristela Barenco Corrêa de Mello
Nome em citações bibliográficas
MELLO, M. B. C.


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Meio Ambiente.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Uma Educação Ambiental como Estética da Existência e Epistemologia dos Nexos: a experiência socioeducativa do Projeto Florescer, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Fátima Teresa Braga Branquinho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: subjetividade; ecologia; educação; novos paradigmas; complexidade.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.
Setores de atividade: Educação; Desenvolvimento de Novos Materiais.
2003 - 2005
Mestrado em Educação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Da morte do 'General´ à busca 'rizomática': o ato de escrever como possibilidade de emancipação - agenciamentos entre Cora Coralina, Gilles Deleuze e Félix Guattari.,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Luiz Cavalieri Bazilio.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: emancipação; Infância; produção literária; Gilles Deleuze e Félix Guattari; subjetividade; Saber coletivo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Gilles Deleuze e Félix Guattari.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas; Outro; Educação.
1995 - 2000
Graduação em Psicologia.
Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.
Título: A Emergência Cotidiana Social de uma Agente Comunitária de Saúde.
Orientador: Carlos Pereira Correa.
1984 - 1987
Graduação em Teologia.
Instituto Teológico Franciscano, ITF, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Seminário de Feng Shui. (Carga horária: 28h).
Feng Shui Carlos Solano, CS, Brasil.
2010 - 2010
História da Educação Ambiental. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2007 - 2007
Saneamento Ecológico.
Centro Uruguayo de Tecnologias Apropriadas, CEUTA, Uruguai.
2005 - 2005
Seminario Internacional de Educación Ambiental par.
Framtidsjorden e Projeto Pereyra, TDF, Argentina.
2004 - 2004
Extensão universitária em Curso de Direito Social.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2004 - 2004
Seminário Internacional de Permacultura Urbana.
Framtidsjorden e Ecobarrial, TDF, Chile.
2002 - 2002
Elaboração de projetos e Captação de Recursos.
Rfalcão Consultoria & Planejamento Ltda., RFALCÃO, Brasil.
2002 - 2002
Perspectivas do Meio Ambiente para a Educação.
Framtidsjorden, TDF, Suécia.
1994 - 1994
VIII Treinamento de Treinadores na Metodologia Cef.
Centro de Capacitação e Apoio ao Pequeno Empreendedor, CENTRO CAPE, Brasil.
1993 - 1993
Fitoterapia.
Projeto Educar-Saúde, PES, Brasil.
1992 - 1993
V Curso de Formação em Terapias Alternativas.
Associação Sino-Brasileira de Acupuntura, Moxabustão e Terapias Holísticas, ASBAMTHO, Brasil.
1991 - 1991
Curso Básico de Shiatsu, Moxabustão e Quiroprática.
Associação Sino-Brasileira de Acupuntura, Moxabustão e Terapias Holísticas, ASBAMTHO, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto FAO, INSTITUTO FAO, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (Santo Antônio de Pádua)

Atividades

11/2015 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Leitura e Escrita
Filosofia I
11/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Infes UFF, .

Cargo ou função
Coordenação da Comissão de Trabalhos de Conclusão de Curso.
02/2015 - Atual
Direção e administração, Infes UFF, .

Cargo ou função
Vice-Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia.
02/2015 - Atual
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação I
Filosofia da Educação II
Oficina de Direitos Humanos e Cidadania
2/2015 - Atual
Ensino, Programa de Pós Graduação em Ensino (PPGEn), Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fórum de Pesquisa
Seminário de Pesquisa I
02/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Infes UFF, .

Cargo ou função
Participação da Comissão de Bolsas do Programa de Pós Graduação em Ensino (PPGEn).
02/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Infes UFF, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado de Unidade (INFES/UFF).
08/2014 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação I
Filosofia da Educação II
Oficina de Direitos Humanos e Cidadania
02/2014 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação I
Filosofia da Educação II
Oficina de Direitos Humanos e Cidadania
03/2016 - 08/2016
Ensino, Programa de Pós Graduação em Ensino (PPGEn), Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino Interdisciplinar
Seminário de Pesquisa I
04/2016 - 07/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação I
Oficina de Leitura e Escrita II
10/2015 - 02/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Infes UFF, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Bolsas do Mestrado em Ensino - PPGEn.
12/2014 - 9/2015
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Meio Ambiente & Sustentabilidade.
07/2014 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Infes UFF, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Criação da Licenciatura de Educação do Campo, representante da Licenciatura em Pedagogia.
03/2014 - 05/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Infes UFF, .

Cargo ou função
Comissão organizadora local da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e Agenda Acadêmica.

Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF, INFES UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Creche Comunitária São Bento, CCSB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 8


Hilfswerk der Katholischen Jungschar, DKA AUSTRIA, Austria.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Cooperação, Enquadramento Funcional: Assessoria e Consultoria


Instituto Teológico Franciscano, ITF, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu
Outras informações
O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, entitulado Abordagem Transdisciplinar entre Ecologia, Educação e Espiritualidade, está em fase de validação e acontece nos meses de janeiro de cada nao.


Rede Internacional Terra do Futuro - Framtidsjorden, TDF, Suécia.
Vínculo institucional

2002 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Representação Institucional, Carga horária: 4
Outras informações
De 11/2009 a 11/2010 esteve na Coodenação da América Latina. Era representante pelo Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis


Escola de Enfermagem do Colégio Santa Catarina, CSC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aulas de Psicologia aos estudantes de enfermagem e aos profissionais da saúde coletiva

Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Formação e Acompanhamento aos Agentes Comunitários de Saúde acompanhados pelo Colégio Santa Catarina


Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estagiário - monitor de disciplina
Outras informações
Monitor da disciplina de Fisiologia, do Curso de Psicologia


Serviço de Educação e Organização Popular, SEOP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Profissional autônomo, Enquadramento Funcional: Elaborador de Projetos e Captador de Recursos

Vínculo institucional

1996 - 1999
Vínculo: Profissional Autônomo, Enquadramento Funcional: Secretária de Redação da Revista Poema Pedagó

Vínculo institucional

1993 - 1995
Vínculo: Profissional Autônomo, Enquadramento Funcional: Secretária de Redação do Jornal da Frente Pop


Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis, CDDH, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 2008
Vínculo: Profissional contratado, Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagógica da Instituição, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Grupo de Teologia e Assessoria Orgânica, GRUPO TAO, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 2001
Vínculo: Assessor, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
O Grupo TAO é um grupo formado pelo Prof. Doutor Leonardo Boff, que se constituía em um grupo permanente de estudos em temas ligados ao campo da Fé e da Política e à assessoria permanete externa


Movimento Fé & Política, MF&P, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1993
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Secretária do Movimento e de Redação, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
O Movimento Fé & Política é uma articulação nacional de intelectuais ligados ao campo da fé e da política, que mantiveram uma Revista, da qual fui Secretária, no período estipulado.


Editora Vozes Ltda, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1992
Vínculo: Profissional contratado, Enquadramento Funcional: Secretária de Redação da Revista de Cultura V


Instituto dos Fatores de Auto-Organização, INSTITUTO FAO, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Cooperação, Enquadramento Funcional: Participação de Pesquisa e Diretoria, Carga horária: 5
Outras informações
O Instituto dos Fatores de Auto-Organização é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo pesquisar a aplicação da terapêutica dos Fatores de Auto-Organização na clínica homeopática (por médicos), na veterinária e na agricultura. Além disto, promove cursos de formação e atualização de seus quadros multiplicadores, publica livros e artigos científicos.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Rezadeiras e Benzedeiras: um ofício em extinção
Descrição: O Projeto SABERES SOCIOAMBIENTAIS LOCAIS E ANCESTRAIS nasceu de uma profunda identificação dos participantes com as tradições e com os saberes locais e ancestrais, de fundo socioambiental, invisibilizados, em fase quase de extinção, mas que guardam em si formas legítimas de estar no mundo e concebê-lo, ainda que não legítimas pelo modelo científico hegemônico. Tais participantes nasceram neste contexto sociocultural e mantém laços afetivos com ele. Sendo moradores no interior do Estado e sendo, concomitantemente, acadêmicos de uma Universidade Federal, tais participantes, estudantes, pretendem articular saberes considerados populares com saberes considerados científicos, entendendo suas formas dialogais e legítimas e contribuindo para fortalecer, na Academia, a legitimidade daqueles saberes. Vivemos em um momento histórico onde o saber mais tem a ver com tudo o que é novo e com a busca tecnológica, em detrimento de se pensar os saberes já existentes e consolidados ao longo de anos de história e experiência. As rezadeiras e benzedeiras, parteiras, raizeiros e raizeiras vêm sendo estudados, ao longo da história, por grupos especialistas. Mas aqui, queremos fazer um estudo INTERDISCIPLINAR, entendendo tais grupos ou fenômenos em sua diversidade epistemológica, podendo ser estudados a partir de vários vieses, sobretudo, o de um modelo de Educação Ambiental, que preza os saberes locais e ancestrais e que preza, também, as formas de pensar o mundo em suas potências. Compreendemos estes fenômenos e grupos como coletivos enunciantes de micropolíticas, que atravessam as macropolíticas e determinam formas de estar no mundo e concebê-lo, apesar de serem invisibilizados e produzidos cotidianamente como inexistências, por reproduzirem práticas menores e não científicas. Assumimos aqui a perspectiva de Santos (2004;2009) e de Shiva (2003), quando evidenciam que o científico vem se constituindo hegemonicamente de forma indolente (tomando a parte pelo todo), agindo com violência sobre os saberes locais, denominando-os ?primitivos? e ?anticientíficos?, muito mais por uma questão de PODER do que SABER. Tais grupos em questão ? benzedeiras e benzedores, rezadeiras e rezadores, parteiras e raizeiros ? não são apenas discriminados por serem portadores de conhecimentos considerados primitivos e anticientíficos, mas, sobretudo, por se ocuparem de práticas altamente discriminadas e perseguidas pela sociedade contemporânea da tecnologia e do conhecimento, como: as ervas medicinais, como uma forma de praticar o cuidado em saúde, deslegitimada tanto pela medicina especialista, quanto pela indústria farmacêutica e mercadológica de produção da doença; ou as práticas que envolvem mística, espiritualidade e conexão, em um mundo fragmentado e dessacralizado. Acreditamos, com Santos (2004) que sem uma Justiça Cognitiva não é possível uma Justiça Social. A tarefa principal da pesquisa é identificar estes sujeitos, ouvir suas múltiplas perspectivas, registrá-las através de várias linguagens e mapeá-la em suas relações. Faremos isso através da Cartografia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Maristela Barenco Corrêa de Mello - Coordenador / Thiara Souza Lugão Marchetti - Integrante / Joelma de Sousa Bernardes Rocha - Integrante / Thaiz Tomaz da Silva - Integrante / Sara da Silva Azevedo - Integrante / Erodias Pereira Pena - Integrante / Larissa Ribeiro da Silva - Integrante / Emily Fuly - Integrante.Financiador(es): Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - Bolsa.
2015 - Atual
Estudos sobre Auto-Organização do Biocampo em Saúde e Meio Ambiente
Descrição: Partindo de um modelo teórico afim denominado Biocampo (Biologia), Quinto Campo (Física), Unidade Necessária (Gregory Bateson), Alma (Aristóteles), Phisys (Hipócrates), Energia Vital (Samuel Hahnemann), Mundo da Ordem Implícita (David Bohn), cujo sentido remonta à conexão de toda a vida, dos micro aos macrossistemas, numa perspectiva de auto-organização, o objetivo desta Pesquisa é compreender e aplicar estes conceitos em Saúde Integrativa e em Meio Ambiente.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Educação Ambiental, Subjetividade & Ética: por uma estética da existência
Descrição: Este Projeto tem por objetivo colocar em reflexão a Educação Ambiental como campo social, político, ideológico, filosófico e epistemológico em emergência, campo este, por um lado, ainda em vias de constituição, e, por outro, campo esvaziado de sentidos (LOUREIRO, 2004). Refletindo sobre a Educação Ambiental como uma epistemologia, queremos introduzir duas temáticas invisibilizadas e imprescindíveis ao campo: o lugar e o papel da Subjetividade, especificamente, a enunciação de uma economia coletiva do desejo e de seus percursos inconscientes, que atravessam as micro e reforçam as macropolíticas (GUATTARI; ROLNIK, 1986); e o lugar de uma Ética como Estética, comprometida com as forças da vida e não com sua normatização e com a conservação da vida, que não se debruça sobre o que se ?deve fazer?, mas, sobretudo, no ?de que somos capazes?. O projeto objetiva, a partir deste estudo, promover a formação de formadores e pensadores em Educação Ambiental, a partir dos alunos envolvidos na pesquisa, chegando até os professores das Escolas Públicas de Santo Antônio de Pádua e adjacências, através de uma proposta de Extensão. Finalmente, o projeto ainda prevê a elaboração e disponibilização de um banco de dados sobre a realidade local, a publicação de uma Cartilha em Educação Ambiental e a elaboração de artigos científicos a serem apresentados em eventos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Maristela Barenco Corrêa de Mello - Coordenador / Thiara Souza Lugão Marchetti - Integrante / Matheus Lopes Ferreira - Integrante / Andreza Amaral Rebello - Integrante / Luciana Orsaia Andrade - Integrante / Joelma de Sousa Bernardes Rocha - Integrante / Thays da Silva de Souza - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Projeto Itinerante em Educação, Ecologia e Saúde: uma abordagem transdisciplinar
Descrição: O 'Projeto Itinerante em Educação, Ecologia e Saúde: uma abordagem transdisciplinar', tem como objetivo promover ações e encontros formativos, entre docentes de um modo geral, graduandos, pós-graduandos e educadores comunitários e sociais, que aprofundem questões relativas à Educação (formal e informal, educação popular, cidadania e ética), Meio Ambiente (as questões socioambientais no geral e às que se referem à educação, como A Carta da Terra, por exemplo) e Saúde (formação em saúde e epistemologias diversas de cuidado com a saúde), tendo como perspectiva a formação ético-política e cidadã dos grupos atendidos. Tal proposta se dá na afirmação da diversidade epistemológica do mundo, sendo trabalhada não apenas pelo viés científico e acadêmico, mas pelas muitas epistemologias que o mundo produziu e que no dizer de Boaventura de Sousa Santos, vêm sendo produzidas como não existências. Assim, os temas são abordados sempre em suas diversas perspectivas, de forma interdisciplinar, assim como em diversas metodologias e através da fala de diferentes sujeitos epistêmicos, todos legítimos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de comitê de assessoramento


2012 - Atual
Agência de fomento: Dreikögsaktion der Katholischen Jungschar


Revisor de periódico


1988 - 1992
Periódico: Revista de Cultura Vozes
1996 - 1999
Periódico: Poema Pedagógico - Esaios de Pedagogia do Excluído


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
3.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2006
Classificação em 1o. lugar na Seleção de Doutorado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
2003
Talentos da Maturidade, Banco Real.
2003
Classificação em 1o lugar na Seleção de Mestrado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
1998
Bolsa ao Mérito, Univesidade Católica de Petrópolis.
1998
Bolsa ao Mérito, Univesidade Católica de Petrópolis.
1996
Bolsa ao Mérito, Universidade Católica de Petrópolis.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MELLO, M. B. C.2016MELLO, M. B. C.. O Diário de Bordo: criando uma linha de fuga sobre uma linha de montagem. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 25, p. 192-209, 2016.

2.
Carlos José Saldanha Machado2012Carlos José Saldanha Machado ; MELLO, M. B. C. ; BRANQUINHO, F. T. B. . Uma aproximação teórica entre os postulados do ideal de sustentabilidade e a Sociologia das Ausências de Boaventura de Souza Santos.. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 8, p. 288-310, 2012.

3.
MELLO, M. B. C.2012MELLO, M. B. C.. A contribuição do campo dos processosde educação ambiental às ciências:a possibilidade de se refundar umaepistemologia das relações e dos nexos.. Itacoatiara, v. 2, p. 28-61, 2012.

4.
MELLO, M. B. C.2010MELLO, M. B. C.; LACERDA, F. K. D ; BRANQUINHO, F. T. B. . Educação, Racionalidade e Emoção na Tessitura das Redes Sociotécnicas. Revista UNIARA, v. 13, p. '171-181, 2010.

5.
MELLO, M. B. C.2006MELLO, M. B. C.. Movimento e Instituição: a difícil arte da conciliação. Publicação interna do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis, Petrópolis, v. III, p. 01-23, 2006.

6.
MELLO, M. B. C.2004MELLO, M. B. C.. Anotações Esparsas de um Encontro. Reflexões elaboradas na 8a. Oficina Nacional de Capacitação dos Técnicos das Equipes dos Programas Estaduais de Proteção a Testemunhas e Vítimas Ameaçadas. Publicação interna do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis, Petrópolis, v. I, p. 01-17, 2004.

7.
MELLO, M. B. C.2004MELLO, M. B. C.. Pedagogia do Encontro. Idéias e Reflexões sobre como sensibilizar para a mudança.. Publicação interna do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis, v. II, p. 01-11, 2004.

8.
MELLO, M. B. C.1996MELLO, M. B. C.. Indagações Provisórias sobre Autonomia e /educação Popular. Revista Poema Pedagógico, Petrópolis, n.2, p. 85-96, 1996.

9.
MELLO, M. B. C.1989MELLO, M. B. C.. Santa Fé II: Uma Estratégia para a América Latina na Década de 90.. Revista de Cultura Vozes, Petrópolis, v. 83, p. 368-375, 1989.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
NEFFA, E. (Org.) ; MELLO, M. B. C. (Org.) ; CAVALCANTE, D. K. (Org.) ; LEANDRO, L. (Org.) ; FELIPPE, N. (Org.) . Saberes e práticas de educação ambiental da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. 1a. ed. Rio de Janeiro: IMOS, 2014. v. 1. 160p .

2.
NEFFA, E. (Org.) ; MELLO, M. B. C. (Org.) ; CAVALCANTE, D. K. (Org.) . Educação ambiental: reflexões político-pedagógicas. 1a. ed. Rio de Janeiro: IMO, 2014. v. 1. 192p .

3.
MELLO, M. B. C.. Projeto Florescer - Arte-Educação, Cidadania e Ecologia: uma metodologia para trabalhar com jovens. Petrópols: Centro de Defesa dos Direitos Humanos, 2010. v. 1. 96p .

4.
BRANQUINHO, F. T. B. (Org.) ; MELLO, M. B. C. (Org.) . Educação Ambiental e Rede Sociotécnica. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Petrobras, 2010. v. 1. 130p .

Capítulos de livros publicados
1.
MELLO, M. B. C.; BARENCO, M. . Educação ambiental como ato ético-estético: por uma pedagogia dos nexos. In: Elza Neffa; Maristela Barenco; Deise Keller; Luiz Leandro; Nelma Felippe. (Org.). Educação ambiental: reflexões político-pedagógicas. 1aed.Rio de Janeiro: IMOS, 2014, v. 1, p. 123-136.

2.
BRANQUINHO, F. T. B. ; NOGUEIRA, M. A. L. ; MELLO, M. B. C. . Querida Pacha Mama. In: Branquinho, Fatima Teresa Braga; Nogueira, Maria Aparecida Lopes. (Org.). Cartas à Mãe Terra. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad e Faperj, 2012, v. 1, p. 59-69.

3.
NEFFA, E. ; RITTO, A. C. ; MELLO, M. B. C. . Anotações esparsas sobre Subjetividade. In: Neffa, Elza; Ritto, Antonio Carlos. (Org.). Percepção Transdisciplinar - uma construção coletiva. 1ed.: , 2010, v. 1, p. 43-60.

4.
BOFF, L. ; MELLO, M. B. C. . Construindo Caminhos para a Superação da Violência. Direitos Humanos & Violência: refletindo nossas práticas. Rio de Janerro: Publit Edõs Editoriais, 2009, v. , p. 83-99.

5.
MELLO, M. B. C.. Rumo a uma proposta orgânica. In: Grupo Tao. (Org.). A Mística do Animador Popular. 1a.ed.São Paulo: Ática, 2001, v. -, p. 35-44.

6.
MELLO, M. B. C.. Questões Metodológicas. In: Grupo TAO. (Org.). A Mística do Animador Popular. 1aed.São Paulo: Ática, 2001, v. -, p. 51-56.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MELLO, M. B. C.. A Tragédia em Virgínia Tech:em busca de outras janelas interpretativas. El "Cafe" de Moiru, Argentina, 26 abr. 2007.

2.
MELLO, M. B. C.. A Ressurreição nossa de cada dia - Para Henry Sobel. Revista Artes de Cura, Brasil, 04 abr. 2007.

3.
MELLO, M. B. C.. Março: sétimo aniversário do documento A Carta da Terra. Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis, Petrópolis - RJ, 07 mar. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MELLO, M. B. C.; MOTTA, D. B. S. ; SADER, L. R. ; RODRIGUES, M. ; BORGES, J. . As primeiras leituras do mundo como uma experiência rizomática de potência: uma prática de Filosofia da Educação. In: VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação: O que pode a Escola hoje em nossa América ?, 2014, Rio de Janeiro. VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação: O que pode a Escola hoje em nossa América?, 2014.

2.
MELLO, M. B. C.; Carlos José Saldanha Machado ; BRANQUINHO, F. T. B. . Um ensaio de aproximação entre o ideal de Sustentabilidade e a Sociologia das Ausências de Boaventura de Sousa Santos. In: V Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, 2010, Florianópolis. Anais da ANPPAS, 2010.

3.
MELLO, M. B. C.; BOFF, L. . Construindo Caminhos para a Superação da Violência. In: Seminário Direitos Humanos & Violência, 2009, Petrópolis. Direitos Humanos & Violência: Refletindo Nossas Práticas. Rio de Janeiro: Publit Soluções Editoriais, 2008. p. 83-99.

4.
MELLO, M. B. C.. A Carta da Terra: Memorial do Ser Humano Integral. In: I Encontro de Educadoras e Educadores do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, 2008, Teresópolis. A Carta da Terra: Memorial do Ser Humano Integral, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MELLO, M. B. C.. A Carta da Terra: Memorial do Ser Humano Integral. In: II Congresso Internacional Diálogos sobre Diálogos, 2008, Niterói, RJ. Caderno de Resumos II Congresso Internacional Cotidiano Diálogo sobre diálogos - Grupalfa. Rio de Janeiro: HP Comunicação Editora, 2008. p. 81-81.

Apresentações de Trabalho
1.
MELLO, M. B. C.; ANDRADE, F. M. R. . Conexões que restauram, conexões que esgotam: notas para pensar os sentidos da democracia e da diversidade na educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
RUBACK, A. C. O. ; MELLO, M. B. C. . O Ensino não Formal como Ferramenta de Humanização da Saúde e Valorização da Vida. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MELLO, M. B. C.; MOTTA, D. B. S. ; SADER, L. R. ; RODRIGUES, M. ; BORGES, J. . As primeiras leituras do mundo como uma experiência rizomática de potência: uma prática de Filosofia da Educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MELLO, M. B. C.. Diversidade Inter-religiosa na perspectiva dos Direitos Humanos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
MELLO, M. B. C.. De Ana à Cora Coralina: a memória e a escrita como possibilidades de transformação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MELLO, M. B. C.. Um Diálogo entre Educação e Sustentabilidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
MELLO, M. B. C.. Oficina De Ana à Cora Coralina: a escrita como estética da existência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
MELLO, M. B. C.. Oficina De Ana à Cora Coralina: a escrita como estética da existência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
MELLO, M. B. C.. Exposição de Projetos: O Diário de Bordo na Escola como ensaio autoral e estético: inventando uma linha de fuga sobre uma linha de montagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
MELLO, M. B. C.; Carlos José Saldanha Machado ; BRANQUINHO, F. T. B. . Um ensaio de aproximação entre o ideal de sustentabilidade e a Sociologia das Ausências de Boaventura de Sousa Santos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MELLO, M. B. C.. A Carta da Terra: Memorial do Ser Humano Integral. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MELLO, M. B. C.. A Carta da Terra: Memorial do Ser Humano Integral. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MELLO, M. B. C.. A emergência cotidiana e social das Agentes Comunitárias de Saúde. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
AMORIM, M. ; MELLO, M. B. C. . BIOFAO: Uma Medicina para um Novo Tempo. Rio de Janeiro, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
MELLO, M. B. C.; LACERDA JUNIOR, J. A. . Seminário de Formação em Direitos Humanos. Petrópolis: Não especificada, 1989 (Elaboração de Relatório de Seminário).

3.
MELLO, M. B. C.. A Retificação Cubana. Petrópolis: Vozes, 1989. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BIANCHI, F. ; LIMA, R. J. ; MELLO, M. B. C. . Os desafios da Educação na Formação Médica. 2017.

2.
MELLO, M. B. C.. Ecologia e Espiritualidade. 2000.

3.
MELLO, M. B. C.. Capacitação Empreendedora. 1994.

4.
MELLO, M. B. C.. Ecologia e Novos Paradigmas. 1992.

Produtos tecnológicos
1.
MELLO, M. B. C.. Grupo Filhos da Terra. 1999.

2.
MELLO, M. B. C.. Projeto Florescer para adolescentes. 1997.

Processos ou técnicas
1.
MELLO, M. B. C.. Oficinas Pedagógicas de Educação Ambiental. 2009.

2.
MELLO, M. B. C.. Oficinas de Sensibilização através de Cartões Ecológicos. 2007.

3.
MELLO, M. B. C.. Oficina de Sensibilização da Carta da Terra. 2006.

4.
MELLO, M. B. C.. Projeto Mandala. 2001.

5.
MELLO, M. B. C.. Arte ecológica. 1999.

6.
MELLO, M. B. C.. Metodologia de Curso de Psicologia Aplicada à Enfermagem. 1997.

7.
MELLO, M. B. C.. Paradigmas : refletindo sobre lugares epistemológicos. 1996.

Trabalhos técnicos
1.
MELLO, M. B. C.. Psicologia Aplicada à Enfermagem. 1996.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MELLO, M. B. C.. Bate-papo com Edney Silvestre. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MELLO, M. B. C.. Arte com Sérgio Brito. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
MELLO, M. B. C.; AMORIM, M. . Curso de Capacitação para Terapêutica do BioFAO. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostilas para cursos de aperfeiçoamento em BioFao).

2.
MELLO, M. B. C.. Formação de Educadores Sociais. 2010. .

3.
MELLO, M. B. C.. Formação de Conselheiros Tutelares. 2010. .

4.
MELLO, M. B. C.. Espiritualidade, Educação e Ecologia. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MELLO, M. B. C.; Filhos da Terra . Oficina de Sensibilização Ecológica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MELLO, M. B. C.. Formação de Formadores - Oficina sobre a Carta da Terra. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
MELLO, M. B. C.. Oficina de Sensibilização sobre A Carta da Terra. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
MELLO, M. B. C.. A Carta da Terra. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
MELLO, M. B. C.. Oficina de Sensibilização Ecológica. 2008. .

10.
MELLO, M. B. C.; Filhos da Terra . Oficina de Sensibilização Ecológica. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
MELLO, M. B. C.; Filhos da Terra . Oficina de Sensibilização Ecológica. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
MELLO, M. B. C.. Oficina de Sensibilização Ecológica. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
MELLO, M. B. C.. Elaboração de Projetos Sociais. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
MELLO, M. B. C.. Educação Popular. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
MELLO, M. B. C.. Ecologia e Educação Ambiental. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
MELLO, M. B. C.. Perspectives on Nature and Enviromental Education. 2002. .

17.
MELLO, M. B. C.. Capacitação Empreendedora. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
MELLO, M. B. C.. Ecologia e Novos Paradimgas. 1997. .

19.
MELLO, M. B. C.. Ecologia e Novos Paradigmas. 1997. .

20.
MELLO, M. B. C.. Ecologia e Novos Paradigmas. 1997. .

21.
MELLO, M. B. C.. Espiritualidade e Novos Paradigmas. 1997. .

22.
MELLO, M. B. C.. A Mística do Animador Popular. 1996. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

23.
MELLO, M. B. C.. REvista Poema Pedagógio - Ensaios de Pedagogia do Excluído. 1996. (Editoração/Periódico).

24.
MELLO, M. B. C.. Jornal da Frente Popular. 1995. (Editoração/Periódico).

25.
MELLO, M. B. C.. Revista de Cultura Vozes. 1992. (Editoração/Periódico).

26.
MELLO, M. B. C.. Revista Fé & Política. 1991. (Editoração/Periódico).


Produção artística/cultural
Música
1.
BITTENCOURT, F. ; VARGAS, R. ; FERNANDES, C. ; Renata Theobald ; MELLO, M. B. C. . Filhos da Terra: Exposição Eco-Artesanal. 2008. Composição (estréia).

Outras produções artísticas/culturais
1.
MELLO, M. B. C.. Educaação Ambiental e Sustentabilidade. 2009.

2.
MELLO, M. B. C.. Projeto Pão & Beleza: trabalho com a população em situação de rua. 2007.

3.
MELLO, M. B. C.. Sustentabilidade: a construção pedagógica de um processo. 2006 (Concurso Talentos da Maturidade do Banco Real).

4.
MELLO, M. B. C.. Projeto Filhos da Terra. 2006.

5.
MELLO, M. B. C.. Em Busca da Integração entre Princípios e Práticas. 2005 (Concurso Talentos da Maturidade do Banco Real).

6.
MELLO, M. B. C.. Cora Coralina: a vida que se faz arte, a arte que se derrama em vida. 2003 (Concurso Talentos da Maturidade do Banco Real).

7.
MELLO, M. B. C.. Meio Ambiente & Envelhecimento: desafios da educação na construção de uma cultura inclusiva, transformadora e solidária. 2002 (Concurso Talentos da Maturidade do Banco Real).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MELLO, M. B. C.; POMPILHO, W. M.; BEDIM, J. G. L.. Participação em banca de Fabiano Bianchi. Educação e Formação Ética do Médico: autoridade, responsabilidade e pensamento reflexivo sob o olhar de Hannah Arendt. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior.

2.
LACERDA, M. P.; SOUZA, C. C.; TAVARES, M. T. G.; MELLO, M. B. C.. Participação em banca de Ludymila Aguiar Gemino. Relatos Interiores, Experiências Cotidianas; a educação não-escolar em uma cidade pequena. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior.

3.
MELLO, M. B. C.; SOUZA, C. C.; BEDIM, J. G. L.. Participação em banca de Henrique Zarpellon Martin. Práticas Restaurativas e Pedagogia do Conflito, Reflexões sobre a Violência e a Paz. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior.

4.
GOMES, J. S.; MOREIRA, M. C. N.; MELLO, M. B. C.. Participação em banca de Flávia Godinho Soares de Mello Barreto. Dificuldades de Aprendizagem: uma construção social. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior.

5.
RODRIGUES, M. G. A.; RIBETTO, A. A.; MORAES, M. O.; MELLO, M. B. C.. Participação em banca de Renata Domingues Gonçalves Caveari de Sousa. Saúde e Educação: encontros possíveis com a mediação escolar no processo de inclusão da criança com autismo no ensino regular. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior.

6.
LACERDA, M. P.; LOPES, E. S.; MELLO, M. B. C.. Participação em banca de Lara Silva Leal. O vínculo com a Literatura: a experiência como possibilidade de compreensão. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior.

7.
POLY, G. R. G.; VASCONCELOS, A. P. V.; MELLO, M. B. C.. Participação em banca de Matheus Carvalho do Nascimento. Tecnologias e Educação: analisando possibilidades através do ensino híbrido. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior.

8.
LACERDA, M. P.; SOUZA, C. C.; SAMPAIO, C. D. S. S.; MELLO, M. B. C.. Participação em banca de Annete Montes Lanzarotti Hosken. Práticas Instituídas e Instituintes na Formação de Professores da Rede Pública de Educação em Carangola/MG (1980-2015). 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino) - Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF.

9.
MIRANDA, J. C.; LIMA, R. S.; MELLO, M. B. C.. Participação em banca de Karen Mata Santos. O Uso de Recursos Didáticos como facilitador dp estudo do meio: a representatividade do Rio Pomba em Santo Antônio de Pádua. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn)) - Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF.

Teses de doutorado
1.
RITTO, A. C. A.; FRIGOTTO, G.; PEREIRA, C. S.; SANTOS, T.; MELLO, M. B. C.. Participação em banca de Krishna Neffa Vieira de Castro. Novas Configurações da Formação Humana e do Trabalho na transição para além do capital. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
CATAO, H. F.; ROCHA, L. G. M.; SCHEINER, T. C.; MELLO, M. B. C.. Participação em banca de Elisama Beliani. Um Parque e Um Vale sob Encantos e Desencantos: Patrimônio, estratégias sócio-políticas e ideal de sustentabilidade. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Museu de Astronomia e Ciências Afin.

Qualificações de Doutorado
1.
NEFFA, E.; MOREIRA, R. J.; MELLO, M. B. C.. Participação em banca de Raphael Vianna Mannarino Bezerra. Agricultura Familiar e desenvolvimento rural sustentável: atores, redes e multiterritorialidades no médio vale do rio Paraíba do Sul-RJ. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
MELLO, M. B. C.. Participação em banca de Elisama Beliani. Um Parque e um Vale sob Encantos e Desencantos: Patrimônio, estratégias sociopolíticas e ideal de sustentabilidade. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Museologia e Patrimönio) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
LACERDA, M. P.; MELLO, M. B. C.; LOPES, E. S.; LEAL, B. M. S.. Participação em banca de Lara da Silva Leal. O Indivíduo e o Vínculo com a Literatura: a experiência como possibilidade de compreensão. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino) - Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF.

2.
POMPILHO, W. M.; BEDIM, J. G. L.; MELLO, M. B. C.. Participação em banca de Fabiano Biachi. Educação e formação moral do médico: autoridade, responsabilidade e pensamento reflexivo sob o olhar de Hannahh Arendt.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn)) - Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF.

3.
MIRANDA, J. C.; NOCELLE, M.; MELLO, M. B. C.. Participação em banca de Karen Mata. O rio e a cidade: o uso de ferramentas didáticas para o estudo do meio. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino) - Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ANDRADE, F. M. R.; CARDOSO, A. R.; MELLO, M. B. C.. Participação em banca de Jane Veiga da Silva.A produção de inexistências numa Universidade Pública do interior: uma leitura a partir do Campus de Santo Antônio de Pádua. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF.

2.
OLIVEIRA, F. A. G.; CARDOSO, A. R.; MELLO, M. B. C.. Participação em banca de Michele Rocha Silva.Um encontro com Cora Coralina: a poesia como possibilidade de elaboração afetiva. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF.

3.
CARDOSO, A. R.; GUIMARAES, P. V.; MELLO, M. B. C.. Participação em banca de Maria de Fátima de Brito Pedro.É tempo de narrar: diálogos entre espaço e vida. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF.

4.
LACERDA, M. P.; MAGALHAES, A. I. F.; MELLO, M. B. C.. Participação em banca de Mayara de Sousa Jorge.Diferentes brincadeiras e diferentes sujeitos, em diferentes espaços e tempos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia (SGO)) - Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF.

5.
LACERDA, M. P.; GEMINO, L. A.; MELLO, M. B. C.. Participação em banca de Marilda Martinhão Fagundes.O espaço escolar das creches. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação (SGO)) - Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF.

6.
LACERDA, M. P.; MELLO, M. B. C.; GUEDES, J. T.. Participação em banca de Jéssica de Souza Borges.Entre o Outro e Eu: práticas instituintes do Orientador Educacional na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia (SGO)) - Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF.

7.
LACERDA, M. P.; MELLO, M. B. C.; HOSKEN, A. M. L.; SOUZA, A. L. A. S.. Participação em banca de Thuany Silva Rezende.Cartografias da Alfabetização: Em busca do além de.... 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia (SGO)) - Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF.

8.
PAIVA, D. C.; POLY, G. R. G.; MELLO, M. B. C.. Participação em banca de Rafaela Marchito Delgado.Conhecendo o Alfabeto: Alfabetização e Aprendizado de Idiomas em uma Abordagem Sinestésica.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior.

9.
AMIM, L. H. R.; GUIMARAES, P. V.; CARDOSO, A. R.; MELLO, M. B. C.. Participação em banca de Lúcia Helena Reis Amim.Música na Escola: um novo capítulo na história da música e da educação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF.

10.
SOUZA, T. S.; MELLO, M. B. C.; LACERDA, M. P.; CARDOSO, A. R.. Participação em banca de Thays da Silva de Souza.Tempo Cronológico e Cuidado: Reflexões sobre Rotina no Cotidiano da Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF.

11.
ATAIDE, G. B. F.; MELLO, M. B. C.; LACERDA, M. P.; GUIMARAES, P. V.. Participação em banca de Geralda Batista Fontoura Ataide.Do Lado de Fora: Narrativa de uma Servente Escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF.

12.
LACERDA, M. P.; OLIVEIRA, S. M.; GEMINO, L. A.; MELLO, M. B. C.. Participação em banca de Angelina Aparecida Barbosa Ferreira Moura.Uma Escola Para o Mínimo?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF.

13.
LACERDA, M. P.; MAGALHAES, A. I. F.; MELLO, M. B. C.. Participação em banca de Laysla Ramos Lobo Vieira.Uma Preciosidade: A Pequena Cidade Educadora. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF.

14.
GOMES, J. S.; CARDOSO, A. R.; MELLO, M. B. C.. Participação em banca de Jéssica Ferraz Silva Amorim.Minha Vida dá um Livro: estudo de caso sobre as oficinas do Caps/ Itaocara. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF.

15.
LACERDA, M. P.; SOUZA, C. C.; MELLO, M. B. C.. Participação em banca de Lafânia da Silva Mendes.Relatos de viajem e trajetória de formação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF.

16.
LIMA, C. N.; SANTOS, P. S. M. B.; MELLO, M. B. C.. Participação em banca de Dayane Mota.Olhares e identidades de formação do profissional de Pedagogia no INFES. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF.

17.
FERREIRA, T. S.; QUINTANA, E.; MELLO, M. B. C.; PENNA, A.. Participação em banca de Thaisa Silva Ferreira.Estratégias de Ingresso e Permanência de Estudantes do Curso de Pedagogia do INFES. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF.

18.
GOMES, T. C. C.; INSFRAN, F. F. N.; MELLO, M. B. C.. Participação em banca de Tânia Cecília Câmara Gomes.Como a falta de autonomia deixa a criança pelo caminho. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF.

19.
FASANELLA, E.; MELLO, M. B. C.; QUINTANA, E.; MIRANDA, J. C.. Participação em banca de Eliane Fasanella.Trabalhadores de Pedreiras e Serrarias de Pedras em Santo Antônio de Pádua: Fitoterapia como Produção de Saberes Não Legitimados pela Escola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF.

20.
MELLO, M. B. C.. Participação em banca de Kênia Cristina Tavares.Resiliência e Identidade na Adolescência. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Petrópolis.

21.
MELLO, M. B. C.. Participação em banca de Silvio Ricardo Munari Machado.A Pedagogia do cuidado no Projeto Pão & Beleza - Espaço cidadão. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MELLO, M. B. C.; GOMES, J. S.; BRANQUINHO, F. T. B.; MENDES, M. F. A.; SILVA, M. V.. Banca de Saúde e Meio Ambiente. 2015. Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF.

2.
GOMES, J. S.; MELLO, M. B. C.; MARTINS, M. F. A.; NOGUERA, R.; OLIVEIRA, N. J. A.. Banda de Filosofia da Educação. 2015. Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF.

3.
MELLO, M. B. C.; NOGUERA, R.; OLIVEIRA, N. J. A.; GUIMARAES, P. V.; REIS, V. M. S.. Banca de Filosofia da Educação. 2015. Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF.

Outras participações
1.
LACERDA, M. P.; JANUZZI, C. M. L.; MELLO, M. B. C.. Processo Seletivo para Professor Substituto em Oficina de Leitura e Escrita. 2016. Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF.

2.
INSFRAN, F. F. N.; MELLO, M. B. C.; CARDOSO, A. R.. Processo Seletivo de Professor Substituto de Psicologia da Educação. 2014. Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF.

3.
PENNA, A.; CARVALHO, J.; PACHECO, M.; MALUNGO, R. S.; JANUZZI, C. M. L.; SAIANI, C.; MELLO, M. B. C.. XVII Semana de Monitoria. 2014. Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
15o Seminário Internacional de Feng Shui. Conexões que restauram: a perspectiva da Ética. 2018. (Congresso).

2.
IX Colóquio Internacional de Filosofia e Educação. 2018. (Outra).

3.
Luz e Sombra nos Movimentos da Vida: a tradição do I Ching e Feng Shui.Em busca das conexões que restauram. O resgate do Daímon em nós, dimensão protetora dos lugares e pessoas. 2018. (Seminário).

4.
Simpósio Interdisciplinar da Faculdade Santo Antônio de Pádua.Reflexões para Pensar o Viver. 2018. (Simpósio).

5.
3a Semana Acadêmica do Curso de Medicina da UNIG - Itaperuna.Educação e Saúde como Projeto de Vida na Sociedade Global. 2017. (Outra).

6.
Dia do Alimento Orgânico.Metáforas de Conexão com a Terra. 2017. (Outra).

7.
IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Educação e Democracia - Aprenderensinar para um mundo plural e igualitário.Conexões que restauram, conexões que esgotam: notas para. 2017. (Seminário).

8.
Jornada Integrativa dos Fatores de Auto-Organização do Biocampo. Conexões que restauram, conexões que esgotam: notas para pensar a Vida na Contemporaneidade. 2017. (Congresso).

9.
Congresso Nacional de Avaliação em Educação. Crise na Avaliação: Quando os números não representam a realidade. 2016. (Congresso).

10.
Ecologia e Espiritualidade.Ecologia e Espiritualidade. 2016. (Encontro).

11.
IV Congresso Nacional de Avaliação em Educação (CONAVE). Crise na Avaliação: Quando os números não representam a realidade. 2016. (Congresso).

12.
Projetos de Pesquisa: Planejamento, Estrutura e Redação.Recorte do Tema e Escolha do Orientador. 2016. (Outra).

13.
Seminário de Educação do Campo.Questões Socioambientais. 2016. (Seminário).

14.
I Encontro de Educação do Campo: desvendando saberes e responsabilidades.Questões Socioambientais. 2015. (Encontro).

15.
Jornada dos Fatores de Auto-Organização - Nos Caminhos da Integração.Subjetividade e Processos de Cura. 2015. (Outra).

16.
Meio Ambiente e Sustentabilidade III.Educação Ambiental: fábrica ou ateliê de subjetividades?. 2015. (Oficina).

17.
XIII Conferência Iberoamericana de Educação em Enfermagem. O Ensino Não Formal como ferramenta de humanização da saúde e valorização da vida.. 2015. (Congresso).

18.
VII Fórum de Educação Ambiental.O Desafio do Conhecimento de Estabelecer Relações com Nexos. 2011. (Outra).

19.
XIII Encontro Estadual de Educadores em Direitos Humanos.Reflexões: igualdade e diferença - outros caminhos de estar no mundo". 2011. (Encontro).

20.
Semana de Enfermagem do Hospital Souza Aguiar.O Cuidado Humanizado. 2010. (Encontro).

21.
Homenagem aos 70 anos de Leonardo Boff.Da Teologia à Ecologia em Leonardo Boff. 2008. (Encontro).

22.
I Encontro com os Diretores Eleitos.Os desafios da Ética para a Educação. 2008. (Encontro).

23.
Semana do Meio Ambiente.As 4 Ecologias. 2008. (Outra).

24.
Seminário A Carta da Terra como um instrumento de formação do sujeito ecológico.A Carta da Terra como instrumento de formação do sujeito ecológico. 2008. (Seminário).

25.
XVI Congresso Internacional da Associação Junguiana do Brasil. A Carta da Terra. 2008. (Congresso).

26.
A Transdisciplinaridade como Metodologia para a Superação da Violência e a Consolidação de uma Cultura de Paz.Transdisciplinaridade e Direitos Humanos. 2007. (Seminário).

27.
Escola com compromisso social.Educação Ambiental: práticas e consciência cidadã. 2007. (Seminário).

28.
VI Fórum de Educação Ambiental Uerj.A Educação Ambiental com os pés no chão. 2007. (Simpósio).

29.
A Teologia da Criação.Ecologia e Desafios Pedagógicos. 2006. (Seminário).

30.
Educação Permanente em Saúde.Educação e Saúde. 2006. (Encontro).

31.
II Semana da Paz.Oficina da Carta da Terra. 2006. (Oficina).

32.
Violência e a Perspectiva dos Direitos Humanos.Construindo Caminhos para a Superação da Violência. 2005. (Seminário).

33.
Educação em Saúde.Educação e Saúde: dimensões complementares de um só processo. 1999. (Encontro).

34.
Semana da Cultura Brasileira.Desafios da Ecologia na Educação. 1998. (Simpósio).

35.
Arte, Cultura e Educação - Semana do Professor.O Encontro da Arte com a Educação. 1997. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AMORIM, M. ; DIAS, E. ; MELLO, M. B. C. . Jornada Integrativa dos Fatores de Organização do Biocampo 2017. 2017. (Congresso).

2.
SOLANO, C. ; CHIN, R. D. ; XENJA, S. ; MELLO, M. B. C. . 14o Seminário de Feng Shui Edição Bienal Internacional. 2016. (Outro).

3.
ROCHA, R. B. G. ; MELLO, M. B. C. . XVI Mostra de Pós-Graduação. 2016. (Outro).

4.
MELLO, M. B. C.; GOMES, J. S. ; SILVA, A. P. . Curso de Extensão "Formação Básica em Direitos Humanos". 2015. (Outro).

5.
AMORIM, M. ; MELLO, M. B. C. . Jornada dos Fatores de Auto-Organização- Nos caminhos da integração. 2015. (Outro).

6.
MELLO, M. B. C.. O Diário de Bordo na Escola como um ensaio estético e autoral: uma linha de fuga sobre uma linha de montagem. 2014. (Exposição).

7.
MELLO, M. B. C.; SAMPAIO, R. A. ; Renata Theobald . I Seminário Petropolitano sobre População em Situação de Rua. 2008. (Outro).

8.
Renata Theobald ; BITTENCOURT, F. ; FERNANDES, C. ; VARGAS, R. ; MELLO, M. B. C. . Filhos da Terra. 2008. (Exposição).

9.
MELLO, M. B. C.. A Transdisciplinaridade como Metodologia para a Superação daViolência e a Consolidação de uma Cultura de Paz. 2007. (Outro).

10.
MELLO, M. B. C.. Seminário Violência e a Perspectiva dos Direitos Humanos. 2005. (Outro).

11.
MELLO, M. B. C.; Filhos da Terra . Filhos da Terra. 2005. (Exposição).

12.
MELLO, M. B. C.. Seminário Depois de 500 anos: que Brasil queremos. 2000. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Gleiciane Lage Soares Poubel. Para Artística. Teatro, arte e afeto. Um jeito de ser e fazer, produzindo novos modos de existência na escola e na vida. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn)) - Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF. (Orientador).

2.
Josias Teodoro Guedes. Entre lamparinas e lampiões: narrativas, saberes e fazeres que ensinam. Memórias dos Atendentes de Enfermagem da Casa de Caridade de Carangola - MG. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn)) - Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF. (Orientador).

3.
Henrique Zarpellon Martin. A Justiça Restaurativa como metodologia para educar em situações de conflito. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn)) - Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Gleiciane Lage Soares Poubel. Por uma Parada Artística na Sociedade do Desempenho: registros de um movimento estético de um grupo de teatro do Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna - RJ. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, . Orientador: Maristela Barenco Corrêa de Mello.

2.
Josias Teodoro Guedes. Entre Lamparinas e Lampiões. Narrativas, saberes e fazeres que ensinam: memórias dos atendentes de enfermagem da Casa de Caridade de Carangola - MG. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, . Orientador: Maristela Barenco Corrêa de Mello.

3.
Adriana Chaves de Oliveira Ruback. A Educação Permanente como uma Condição para a Humanização e Valorização da Vida no Campo da Saúde. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino) - Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF, . Orientador: Maristela Barenco Corrêa de Mello.

4.
Rafael Borges Guimarães da Rocha. Entre a Subjetivação e a Singularidade: os múltiplos devires das beneficiárias do Programa Bolsa Família. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn)) - Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maristela Barenco Corrêa de Mello.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fabiano Francisco de Azevedo. A Natureza como ambiente de aprendizagem: minhas vivências e experiências em práticas agroecológicas e sua contribuição para a Educação Ambiental. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Ciências Biológicas EAD) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Maristela Barenco Corrêa de Mello.

2.
Carlos Alexandre Ribeiro Dorte. Uma Educação Ambiental para a Reconexão. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Espiritualidade, Ecologia e Educação) - Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis. Orientador: Maristela Barenco Corrêa de Mello.

3.
Vasco Crôccoli. Os Benditos que o Povo Canta: Espiritualidade, Resistência e Utopia. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Espiritualidade, Ecologia e Educação) - Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis. Orientador: Maristela Barenco Corrêa de Mello.

4.
Marcelo José Muzi Silva. Desafios da Educação Ambiental para a Sustentabilidade na Contemporaneidade. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Espiritualidade, Ecologia e Educação) - Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis. Orientador: Maristela Barenco Corrêa de Mello.

5.
Dalva Maria Pedrini e Rosali Ines Paloschi. Cuidado-Beleza e Construção de Cultura da Paz. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Espiritualidade, Ecologia e Educação) - Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis. Orientador: Maristela Barenco Corrêa de Mello.

6.
Rogério Ferreira da Silva. O Ensino de Cosmologia e Ecologia nos Institutos Filosóficos: Província Eclesiástica de Pouso Alegre - MG. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Espiritualidade, Ecologia e Educação) - Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis. Orientador: Maristela Barenco Corrêa de Mello.

7.
Sandra Regina Duarte. Mulher e Homem, recriando uma nova arte de viver. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Espiritualidade, Ecologia e Educação) - Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis. Orientador: Maristela Barenco Corrêa de Mello.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Michele Rocha Silva. Um encontro com Cora Coralina: a poesia como possibilidade de elaboração afetiva. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF. Orientador: Maristela Barenco Corrêa de Mello.

2.
Andréa de Jesus Farinazzo Jorge. Um passeio na trajetória da inclusão e os desafios entre teoria e prática para a Educação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF. Orientador: Maristela Barenco Corrêa de Mello.

3.
Jane Veiga da Silva. A produção de inexistências numa Universidade pública do interior: uma leitura a partir do Campus de Santo Antônio de Pádua. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF. Orientador: Maristela Barenco Corrêa de Mello.

4.
Eliane Fasanella. Trabalhadores de Pedreiras e Serrarias de Pedras em Santo Antônio de Pádua: A Fitoterapia como produção de saberes não legitimados pela escola. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF. Orientador: Maristela Barenco Corrêa de Mello.

5.
Geralda Batista Fontoura Ataide. Do Lado de Fora: Narrativa de uma Servente Escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF. Orientador: Maristela Barenco Corrêa de Mello.

6.
Thays da Silva de Souza. Tempo Cronológico e Cuidado: Reflexões sobre Rotina no Cotidiano da Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior UFF. Orientador: Maristela Barenco Corrêa de Mello.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MELLO, M. B. C.; ANDRADE, F. M. R. . Conexões que restauram, conexões que esgotam: notas para pensar os sentidos da democracia e da diversidade na educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Outras informações relevantes


Participa da Rede Internacional Terra do Futuro Framtidsjorden, com sede na Suécia, desde 2002, assumindo a coordenação da América do Sul no ano de 2010.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 7:56:06