Ligia Karina Martins de Andrade

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1510589084086364
  • Última atualização do currículo em 11/06/2018


Possui graduação e licenciatura em Letras (Espanhol e Português) pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.) pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.) pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Integração Latino-American. Foi Professora de língua espanhola na UFAM (Universidade Federal do Amazonas -Manaus). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: Arguedas, literatura peruana, palavra, silêncio e discurso. Estuda a obra de José María Arguedas e publicou um livro e artigos sobre a produção do escritor peruano. Estuda a dramaturgia andina e amazônida e a presença do mito na arte, a tradução, educação intercultural e políticas de línguas minoritárias. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ligia Karina Martins de Andrade
Nome em citações bibliográficas
ANDRADE, L. K. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA.
Avenida Tancredo Neves
Jardim Itaipu
85867318 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil
Telefone: (45) 98242034


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2009
Doutorado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A língua (vi)vida: Palavra e silêncio em El zorro de arriba y el zorro de abajo de J.M.Arguedas, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Profa. Dra. María Zulma Moriondo Kulikowski.
Bolsista do(a): FAPEAM, FAPEAM, Brasil.
Palavras-chave: Arguedas; palavra; silêncio; Autobiografia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2004
Mestrado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Nas margens da palavra: o silêncio. Uma estratégia de controle e organização do conflito em Arguedas,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Profa. Dra. María Zulma Moriondo Kulikowski.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: conflito; silêncio; discurso; literatura peruana; Arguedas.
1995 - 1999
Graduação em Letras Estrangeiras Modernas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Extensão universitária em Extensão. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
2013 - 2013
Catedra Paulo Freire de Educação de Jovens e Adult. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
2013 - 2013
PAD - Formação para Membros de Comissões-2013. (Carga horária: 27h).
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
2003 - 2004
Extensão universitária em Programa de Aperfeiçoamento de Ensino PAE.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1998 - 2002
Extensão universitária em "Español en el Campus".
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1997 - 2002
Extensão universitária em A Expressão Oral em Espanhol: aulas conversação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2013 - 01/2014
Ensino, Letras - Artes e Mediação Cultural, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Texto e discurso
04/2013 - 09/2013
Ensino, Ciências da Natureza - Biologia, Física e Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espnahola Adicional
04/2013 - 09/2013
Ensino, Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingua Espanhola Adicional
03/2013 - 06/2013
Ensino, Engenharia de Energias Renováveis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola Adicional

Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Ativo permanente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2004 - 07/2010
Ensino, Língua Espanhola, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola II
Língua Espanhola III
Língua Espanhola IV
Língua Espanhola V (2004)
Literatura Espanhola B (2010)
Metodologia do Ensino de Espanhol I (2005, 2010)
Metodologia do Ensino de Espanhol II (2005, 2009)
Prática Escrita em Língua Espanhola (2004)


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
A língua e a (auto)tradução na obra do escritor, antropólogo e tradutor José María Arguedas
Descrição: Esta pesquisa trata de analisar a problemática da tradução na obra do escritor, antropólogo e tradutor José María Arguedas. A partir de afirmações do próprio autor sobre a tarefa de traduzir e mediar culturas e línguas, observar-se-á de que modo o autor concebe uma teoria da tradução em sua obra e de que modo ele adota ou abandona certas concepções tradutológicas ou aquilo que se denominou em outro trabalho de ?metáforas poéticas da tradução?, as quais de certa forma buscam soluções ao dilema do autor de infundir a língua quéchua, de caráter oral e encantado, na escrita em castelhano. Além disto, observar-se-ão quais as implicações de cada uma dessas metáforas da tradução em sua busca pela língua ideal ou utópica que pudesse narrar ?a essência? do mundo vivido em quéchua nesse embate entre as línguas e como se configura a perspectiva da autotradução em sua obra. Leia mais: https://unila.edu.br/prppg/agenciasfomento/projetos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ligia Karina Martins de Andrade - Coordenador.
2014 - Atual
Discurso, Midia y Sujeto Latinoamericano
Descrição: Este projeto visa analisar como se dá a constituiçao discursiva do sujeito latino-americano na imprensa atual na região da Tríplice Fronteira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ligia Karina Martins de Andrade - Coordenador / Daiane Lazara Prado - Integrante.
2013 - 2014
El discurso religioso del Papa Francisco bajo la perspectiva discursiva
Descrição: O Papa Francisco é um dos temas mais destacados da mídia na atualidade. A partir dos textos jornalísticos e midiáticos, este estudo trata de analisar como se inscreve a subjetividade nos textos a partir da relação entre sujeito, história e ideología. Esta última será um aspecto importante uma vez que os meios de comunicação estão controlados por grupos ou pessoas que veiculam e divulgam certas posições discursivas e ideológicas em detrimento de outras. Uma das estratégias dos textos a serem analisados é a polémica e a maneira como ela se delimita na construção da argumentação e tece os diversos fios enunciativos que compõem os textos e geram determinado impacto na sociedade global, e é justamente este impacto que também se procurará avaliar com relação à América Latina..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ligia Karina Martins de Andrade - Coordenador / Bruno Eliezer Martins - Integrante.
2013 - Atual
Plurilinguismo e políticas linguisticas em região de tríplice fronteira
Descrição: Este projeto de pesquisa propõe analisar a situação das línguas em contato na tríplice fronteira (Brasil-Paraguai-Argentina e Brasil-Colombia-Peru) e as subjetividades decorrentes da constituição dos sujeitos e dos sentidos a partir dos discursos colocados em circulação nas práticas sociais e linguisticas. Além das políticas linguísticas no âmbito escolar e do ensino e aprendizagem das mesmas, interessa-nos o deslocamento, manutenção e revitalização das línguas, além da descrição das línguas em contato e do estudo das identidades e dos imaginários linguísticos e sociais que se formam a partir da relação entre as mesmas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2013
Diálogos Interculturais
Descrição: Projeto envolvendo as três áreas de atuação do departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras da UFAM sob uma perspectiva interdisciplinar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2007
O foco na forma na sala de aula de língua estrangeira
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - Atual
Literatura e ecocrítica na Escola
Descrição: O curso propõe analisar a relação entre a literatura, o meio ambiente e a produção cultural, especificamente a literária. Um dos objetivos é o estudo e a compreensão da linguagem como uma das formas de representação da Natureza e de manifestação da subjetividade. Trata-se ainda de uma proposta de caráter interdisciplinar que pretende, a partir da obra de Paulo Freire e outros educadores, promover uma experiência dialógica, reflexivo-crítica e ativa por parte dos envolvidos no processo de construção do conhecimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ligia Karina Martins de Andrade - Coordenador / Yves Mary Tomasini Cáceres - Integrante / Pedro Fernando Vazquez Maciel - Integrante.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Revista de Literatura, História e Memória


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: RELEA Revista Latino-americana de Estudos Avançados


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Língua Espanhola.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Literaturas espanhola e hispano-americana.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
Participação na peça premiada "Recriando mitos Tikuna" com a cia. A Rã Qi Ri no II Festival Breves Cenas de Teatro, Teatro Amazonas e Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas.
2007
Prêmio Jabuti na categoria tradução com a obra As Passagens de W. Benjamin, com a qual colaborei com uma equipe de pós-graduandos na elaboração do Léxico de conceitos, nomes e instituições, Sala São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Marcos Piason Natali  Data: 03/10/0005

Artigos completos publicados em periódicos

1.
ANDRADE, L. K. M.2015 ANDRADE, L. K. M.. Ideologia e Mito em Jose Maria Arguedas. Revista Caracol, v. 1, p. 262-291, 2015.

2.
ANDRADE, L. K. M.2014ANDRADE, L. K. M.. Memória de língua em José María Arguedas. Revista Língua & Literatura (Online), v. 16, p. 149-165-165, 2014.

3.
ANDRADE, L. K. M.2011ANDRADE, L. K. M.. A tarefa/renúncia do tradutor em José María Arguedas. Tradterm, v. 01, p. 1-14, 2011.

4.
ANDRADE, L. K. M.2011ANDRADE, L. K. M.. A obra póstuma de Arguedas: uma arqueologia do sujeito e da cidade. Miscelânea (Assis. Online), v. 9, p. 218-229, 2011.

5.
ANDRADE, L. K. M.2006ANDRADE, L. K. M.. Conflicto, Palabra y Silencio. Una lectura de Los ríos profundos y Vidas Secas. Anuario Brasileño de Estudios Hispánicos, v. 1, p. 49-68, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ANDRADE, L. K. M.. A língua (vi)vida. Palavra e silêncio em El zorro de arriba y el zorro de abajo de J.M.Arguedas. 01. ed. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2012. v. 01. 324p .

Capítulos de livros publicados
1.
MOREIRAS, A. ; VILLACANAS, J. L. ; ANDRADE, L. K. M. . Cordialidad. Conceptos fundamentales del pensamiento latinoamericano actual. 1ed.Madrid: Biblioteca Nueva, 2017, v. 1, p. 77-92.

2.
FERREIRA, C. J. ; COSTA, E. B. ; BARROS, W. T. ; ANDRADE, L. K. M. . Material didático de espanhol como língua adicional e reflexos na leitura e na escrita: um estudo de caso. Múltiplos olhares sobre o ensino de línguas: Material Didático. 1ed.Manaus: EDUA, 2017, v. 1, p. 259-281.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ANDRADE, L. K. M.. A mirada andina de Carlos Pasos Paz. Revista Estação Literária, Londrina, 01 jun. 2014.

2.
ANDRADE, L. K. M.. O Teatro da Cia. A RÃ QI RI. Anuario de Literatura UFSC, Florianópolis.

3.
ANDRADE, L. K. M.. Encuentro de voces: Iauarete y Zorros. Revista Peruana de Arte y Cultura - Alborada 4, Lima, p. 03 - 12.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, L. K. M.. La representación de la niñez y la violencia en la literatura peruana y brasileña. In: I Congreso Internacional de Teorias, critica e Hostorias de la literatura latinoamericana Antonio Cornejo Polar, 2016, Lima. I Congreso Internacional de Teorías, Crítica e Historias literarias latinoamericanas Antonio Cornejo Polar, 2016.

2.
ANDRADE, L. K. M.. O Teatro de Nereide Santiago. In: I Congresso Internacional Interculturalidade e América Latina, 2013, Foz do Iguaçu. I Congresso Internacional Interculturalidade e América Latina, 2013.

3.
ANDRADE, L. K. M.. El traductor en la obra de José María Arguedas. In: VII Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2012, Salvador. Actas del VII Congresso Brasileiro de Hipsnaistas, 2012.

4.
ANDRADE, L. K. M.. José María Arguedas e o futuro. In: Linguagens e Identidades da\na Amazônia Sul-Ocidental, 2010, Rio Branco. Linguagens e Identidades da\na Amazônia Sul-Ocidental. Rio Branco: Editora da UFAC, 2010.

5.
ANDRADE, L. K. M.. La carnavalización el El zorro de arriba y el zorro de abajo de José María Arguedas. In: I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas, 2008, Belo Horizonte. Anais do V Congresso Brasileiro de hispanistas. Belo Horizonte, 2008.

6.
ANDRADE, L. K. M.. Ficción y antropología en José María Arguedas. In: Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2006, Rio de Janeiro. Atas do III Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2006.

7.
ANDRADE, L. K. M.. Silencio y conflicto en Los Ríos Profundos de Arguedas. In: III Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2004, Florianópolis. Actas, 2004. v. 01. p. 281-290.

8.
ANDRADE, L. K. M.. La importancia de la enseñanza de la fonética en las clases de E/LE: el caso específico de la nasalización. In: I Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2001, Niterói. Hispanismo 2000, 2001. v. 1. p. 121-126.

9.
ANDRADE, L. K. M.. La oralidad en la narrativa arguediana: la resonancia de voces, ecos y silencios. In: IX Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, 2001, Fortaleza. Actas del IX Congreso Brasileño de Profesores de Español, 2001.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, L. K. M.. O tradutor autor e a (re)inscrição de mitos indígenas na literatura amazônica. In: VII Encontro Internacional de Letras, 2013, Foz do Iguaçu. Anais Resumos VII Encontro Internacional de Letras. Foz do iguaçu, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE, L. K. M.. Os mitos indígenas e a 'indianização do mundo': uma análise de 'Recriando mitos tikuna'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ANDRADE, L. K. M.. La representación de la niñez y la violencia en la literatura peruana y brasileña. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ANDRADE, L. K. M.. O Teatro de Nereide Santiago. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ANDRADE, L. K. M.. O tradutor autor e a (re)inscrição de mitos indígenas na literatura amazônica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
ANDRADE, L. K. M.. El traductor en la obra de José María Arguedas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
ANDRADE, L. K. M.. A narrativa andina infanto-juvenil de Oscar Lucio Colchado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
ANDRADE, L. K. M.. Encuentro de voces: Iauareté y Zorros. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ANDRADE, L. K. M.. Arguedas y Guimarães: encuentro de voces. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
ANDRADE, L. K. M.. A violência em José María Arguedas e Graciliano Ramos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ANDRADE, L. K. M.. Estrutura mítica e simbólica andinas na obra póstuma de José María Arguedas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ANDRADE, L. K. M.. "La carnavalización en El zorro de arriba y el zorro de abajo de J.M.Arguedas". 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ANDRADE, L. K. M.. Ficción y antropología en José María Arguedas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
ANDRADE, L. K. M.. A raposa de cima e a raposa de baixo em português. Foz do Iguaçu: UNILA, 2018 (Resenha).

2.
ANDRADE, L. K. M.; GRANDO, C. . Azules. São Paulo, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

3.
Santiago, Nereide ; ANDRADE, L. K. M. . Nos Atados. Manaus, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

4.
ANDRADE, L. K. M.; Willi Bolle . As Passagens de Walter Benjamin. Belo Horizonte: UFMG e Editora da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006 (Tradução e elaboração de Léxico sobre nomes, conceitos e instituições).


Demais tipos de produção técnica
1.
ANDRADE, L. K. M.. A narrativa infanto-juvenil andina de Oscar Lucio Colchado. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ANDRADE, L. K. M.. Prova de Prodiciência em Língua Espanhola. 2012. (Prova de proficiência em Língua Espanhola).

3.
ANDRADE, L. K. M.. Prova de proficiência em língua espanhola. 2010. (Prova de proficiência em Língua Espanhola).

4.
ANDRADE, L. K. M.. Palavra e silêncio em El zorro de José María Arguedas. 2008. (Relatório de pesquisa).

5.
ANDRADE, L. K. M.; Santiago, Nereide . A Leitura Dramática de Textos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
ANDRADE, L. K. M.. O diálogo dramático da natureza na obra de José María Arguedas. 2011. Teatral.

2.
Santiago, Nereide ; ANDRADE, L. K. M. . Recriando Mitos Tikuna. 2010. Teatral.

3.
Santiago, Nereide ; ANDRADE, L. K. M. . Recriando mitos tikuna. 2010. Teatral.

4.
Santiago, Nereide ; ANDRADE, L. K. M. . Recriação dos mitos Tikuna. 2009. Teatral.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ANDRADE, L. K. M.. Participação em banca de Scheila Stahl. (Des)construção do imaginário de fronteira em contos de Horacio Quiroga. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

2.
CASTELA, G. S.; ANDRADE, L. K. M.. Participação em banca de Renata Zucki. Letramento literario: praticas de leitura do texto literario nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

3.
ANDRADE, L. K. M.; NATALI, M. P.; GASPARINI, P. F.. Participação em banca de Afonso Rocha Lacerda. Mito e mimesos em El zorro de arriba y el zorro de abajo de Kose Maria Arguedas. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)) - Universidade de São Paulo.

4.
ANDRADE, L. K. M.; CASTELA, G. S.; CRUZ, A. D.. Participação em banca de Scheila Stahl. (Des)construçao do imaginario da fronteira em contos de Horacio Quiroga. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

5.
ANDRADE, L. K. M.; CASTELA, G. S.. Participação em banca de Rosmere Adriana Vivian Otttonelli. Leituras entre a ficçao e a historia no contexto escolar:caminhos da transdisciplinaridade com perspectivas para a Guerra do Paraguai (1864-1870). 2015. Dissertação (Mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

6.
Oliveira, Marina R.; ANDRADE, L. K. M.. Participação em banca de Marina Rodrigues de Oliveira. Escravidão e resistência: a ironia como recurso estilístico nos contos machadianos. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Teses de doutorado
1.
ANDRADE, L. K. M.; BORA, Z.. Participação em banca de Simão Farias Almeida. Monteiro Lobato. O Escritor jornalista na Nação Moderna. 2012. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Qualificações de Mestrado
1.
FLECK, G. F.; ANDRADE, L. K. M.; OLIVEIRA, V. B. M.; ATAIDE, A. M.. Participação em banca de Luciana Aparecida Bravim Macarini. Leitura e literatura: uma proposta de combate ao racismo para os sextos anos do ensino fundamental. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

2.
ANDRADE, L. K. M.; CUNHA, R. B.; SOUZA, F. E. O.. Participação em banca de Elayne Castro Correia. Investigações sobre a melancolia em Ernesto, narrador de Los ríos profundos de José María Arguedas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

3.
FLECK, G. F.; ANDRADE, L. K. M.; OLIVEIRA, V. B. M.. Participação em banca de Simone Rodrigues Martino. As sombras do heróico em engrenagens midiáticas:Harry Potter e o letramento do leitor juvenil. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ANDRADE, L. K. M.; LESSA, G. S. M.; FORTES, L.. Participação em banca de Eva Yolanda Taberne Albarenga.Traducir al revés - representaciones sobre la traducción inversa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Expressões Literárias e Linguísticas) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
ANDRADE, L. K. M.; COTA, D.; VILLALBA, M. R.. Participação em banca de Daniela Martello.O imaginario sobre a Triplice Fronteira em discursos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
ANDRADE, L. K. M.; CORTEZ, M.; RAMME, V.. Participação em banca de Nicole dal Pozzo Zanolla.Portunhol: codigos linguosticos mesclados na publicidade da fronteira Brasil-Paraguai. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

4.
ANDRADE, L. K. M.; LESSA, G. S. M.; FORTES, L.. Participação em banca de Eva Yolanda Taberne Albarenga.Traducir al reves: representaciones sobre la traduccion inversa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Expressões Literárias e Linguísticas) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

5.
Vieira, Joaquim Lopes; ANDRADE, L. K. M.. Participação em banca de Joaquim Lopes Vieira.La doble contaminación en el libro Popol Vuh: la imposición versus la resistencia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua espanhola) - Universidade Federal da Paraíba.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ANDRADE, L. K. M.; FLECK, G. F.; ROMERO, M. A.. Concurso publico para carreira magisterio superior Edital PROGEPE n 43 de 31 de março de 2015. 2015. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
ANDRADE, L. K. M.. Membro de Banca do Edital para o Concurso Público n.03.UEPB.2011. 2011. Universidade Estadual da Paraíba.

3.
ANDRADE, L. K. M.; Elsa Otilia H. Barría; Rhina Landos André. Comissão para seleção de Professor de Carreira do Magistério Superior em Língua Espanhola (Portaria n.293/2010). 2010. UFAM.

4.
ANDRADE, L. K. M.; Elsa Otilia H. Barría; Bruce Osborne. Comissão para seleção de Professor de Carreira do Magistério Superior em Benjamin Constant. 2009.

Outras participações
1.
ANDRADE, L. K. M.; MERINO, X. A. D.; FIGUEIREDO, N.. 3 Processo Seletivo Simplificado para Contrataçao de Docentes por prazo determinado Unioeste. 2015. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

2.
ANDRADE, L. K. M.. I Seminário de Extensão Da UNILA (SEUNI). 2013. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
ANDRADE, L. K. M.. Parecerista projetos PIBIC. 2012. Universidade Federal da Paraíba.

4.
ANDRADE, L. K. M.. Revista Sociodialeto - Conselho de consultores. 2011. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

5.
ANDRADE, L. K. M.; Elsa Otilia H. Barría. Comissão para Seleção de Professor Substituto de Língua Espanhola em Manaus. 2006. UFAM.

6.
ANDRADE, L. K. M.; Elsa Otilia H. Barría. Comissão para Seleção de Professor Substituto de Língua Espanhola em Manaus. 2005. UFAM.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIV Forum Nacional de Coordenadorws de Projetos da Terceira Idade de Instituicoes de Ensino Superior. 2015. (Encontro).

2.
VII Encontro Internacional de Letras -Literatura e Linguística:.O Tradutor-Autor e a Reinscrição de Mitos Indígenas na Literatura Amazônida. 2013. (Encontro).

3.
Comemoração do Centenário de José María Arguedas.Encuentro de voces: Iauaretê y Zorros. 2011. (Encontro).

4.
I Congreso Internacional Los Ríos Profundos. La tercera margen: José María Arguedas y João Guimarães Rosa. 2011. (Congresso).

5.
A herança de Arguedas aos 40 anos de sua ausência.Encuentro de voces: Iauaretê y Zorros. 2010. (Outra).

6.
CCHLA em debate.A violência em José María Arguedas e Graciliano Ramos. 2010. (Encontro).

7.
II Seminário construção e descontrução no fazer Teatral cia. A RÃ QI RI. 2010. (Oficina).

8.
V Congresso Brasileiro de Hispanistas/I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas. La carnavalización en El zorro de arriba y el zorro de abajo de José María Arguedas. 2008. (Congresso).

9.
Atualização de Professores de Espanhol de Manaus I.Taller de comprensión y producción oral. 2006. (Seminário).

10.
IV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. La ficción y la antropología en Arguedas. 2006. (Congresso).

11.
Seminário Construção e desconstrução no fazer teatral da Cia. A Rã Qi Ri. 2006. (Seminário).

12.
Encontro de professores de espanhol.La nasalización en las clases de conversación. 2004. (Oficina).

13.
III Congresso Brasileiro de Hispanistas. Silencio y conflicto en Los Ríos Profundos de Arguedas. 2004. (Congresso).

14.
II Congresso Brasileiro de Hispanistas. La problemática de la identidad en J. M. Arguedas. 2002. (Congresso).

15.
IX Congreso Brasileño de Profesores de Español. La oralidad en Los Ríos Profundos de J. M. Arguedas. 2001. (Congresso).

16.
I Congresso Brasileiro de Hispanistas. La mportancia de la enseñanza de la fonética en las clases de E/LE: el caso específico de la nasalización. 2000. (Congresso).

17.
IV Jornada de Letras.Atividades para aulas de conversação em espanhol/língua estrangeira. 2000. (Seminário).

18.
VIII Encuentro de Profesores de Español del Estado de São Paulo.La producción oral en las clases de español. 2000. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANDRADE, L. K. M.; BORA, Z. . III Congresso Internacional de Literatura e Ecocrítica. 2016. (Congresso).

2.
ANDRADE, L. K. M.. I Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade. 2013. (Congresso).

3.
BORA, Z. ; ANDRADE, L. K. M. ; ANDRADE, K. L. . I Congresso Internacional de Literatura e Ecocrítica. 2012. (Congresso).

4.
ANDRADE, L. K. M.; PLATERO, Ana María Gómez . Dia do livro: homenagem a Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega. 2010. (Exposição).

5.
ANDRADE, L. K. M.. I Semana de Línguas Estrangeiras da UFAM. 2007. (Outro).

6.
ANDRADE, L. K. M.. I Congresso Brasileiro de Hispanistas. 2002. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Bruno Eliezer Martins. Analisis del discurso del Papa Francisco. Início: 2013 - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

2.
Vanessa Géssica Silva de Lima. Literatura de cordel e lira popular chilena: um estudo comparado. Início: 2012 - Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Nicole da Pozzo Zanolla. Portunhol: códigos lingüísticos mesclados na publicidade da fronteira Brasil-Paraguai. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Ligia Karina Martins de Andrade.

Iniciação científica
1.
Luana de Almeida. Um estudo do discurso dos meios de comunicação sobre o ?sujeito latino-americano? na região da Tríplice Fronteira e a influência da Cepal. 2017. Iniciação Científica - UNILA, UNILA. Orientador: Ligia Karina Martins de Andrade.

2.
Luiz Gustavo Brasiliero Peixoto de Moraes. Um estudo do discurso dos meios de comunicação sobre o ?sujeito latino-americano? na região da Tríplice Fronteira e a influência da Cepal Leia mais: https://www.unila.edu.br/programa-bolsas-iniciacao-cientifica-da-unila-0. 2017. Iniciação Científica - UNILA, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ligia Karina Martins de Andrade.

3.
Daiane Lazara Prado. Discurso, poder y sujeto en la midia latinoamericana actual. O caso do estudante haitiano agredido na mídia de Foz do Iguaçu. 2016. Iniciação Científica - UNILA. Orientador: Ligia Karina Martins de Andrade.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ANDRADE, L. K. M.. A mirada andina de Carlos Pasos Paz. Revista Estação Literária, Londrina, 01 jun. 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE, L. K. M.. O tradutor autor e a (re)inscrição de mitos indígenas na literatura amazônica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANDRADE, L. K. M.; BORA, Z. . III Congresso Internacional de Literatura e Ecocrítica. 2016. (Congresso).



Outras informações relevantes


Participação na formação do curso de Língua Espanhola na UFAM; 
Certificado DELE nível superior



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 4:33:39