Rosiane Maria Soares da Silva Xypas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4034316417678295
  • Última atualização do currículo em 10/12/2018


Possui graduação em Letras Portugues/Frances pela Faculdade de Formaçao de Professores (1990), Mestrado em Teorias Literárias pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), Mestrado em Didática de Francês Língua Estrangeira - Université Catholique de I'Ouest (2010) e Doutorado em Doctorat - Université de Nantes (2009). Atualmente é professora permanente do Mestrado Profissional PROLETRAS da UFPE e professor de magistério superior da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras atuando nos seguintes temas: compreensão. inferência. leitura., manual - intercultural - cultura - representações, imagens-leitura-modalidade, bilinguismo estético; vozes femininas; francofonia, poesia. luto. representações. cecília meireles. É membro da CLEFS-AMSUD e faz parte do Centre d'études de langues et littératures anciennes et modernes - CELLAM à Rennes 2. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rosiane Maria Soares da Silva Xypas
Nome em citações bibliográficas
Xypas, Rosiane

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação.
Avenida Professor Moraes Rego - de 1238 ao fim - lado par
Cidade Universitária
50740435 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 21268000


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2009
Doutorado em Doctorat.
Université de Nantes, UNIV-NANTES, França.
Título: Analyse lexicale de l'oeuvre poétique de Cecilia Meireles, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Carlos Alberto Antunes Maciel.
Palavras-chave: Cecilia Meireles, analise, estatistica lexical; Obra poética.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2008 - 2010
Mestrado em Didática de Francês Língua Estrangeira.
Université Catholique de I'Ouest, UCO, França.
Título: La dimension interculturelle dans le manuel Alter ego 3: Analyse de la rubrique Point du vue sur...,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Yves Loiseau.
Palavras-chave: manual - intercultural - cultura - representações.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2002 - 2004
Mestrado em Teorias Literarias.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: As Representaçoes da Morte na Obra Poética de Cecilia Meireles,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Luzila Gonçalves Ferreira.
1987 - 1990
Graduação em Letras Portugues/Frances.
Faculdade de Formaçao de Professores, FUNESO, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Art, Littérature et réseaux sociaux. (Carga horária: 9h).
Université de Rennes II, RENNES 2, França.
2018 - 2018
Letras Francês. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2017 - 2017
Letras Francês. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2017 - 2017
Letras Francês. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
2016 - 2016
Méthodologie interculturelle. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2013 - 2013
DELF e DALF. (Carga horária: 40h).
Centre international d'études pédagogiques, CIEP, França.
2013 - 2013
DALF - C1 C2. (Carga horária: 20h).
Centre international d'études pédagogiques, CIEP, França.
2012 - 2012
Produção de objetos digitais. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2012 - 2012
Livros didáticos e PCN's. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2012 - 2012
Elaboração de materiais didáticos. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2010 - 2010
Análise de images fixas. (Carga horária: 24h).
Université Catholique de I'Ouest, UCO, França.
2010 - 2010
Expressão Escrita em língua francesa. (Carga horária: 18h).
Université Catholique de l'Ouest, UCO, França.
2003 - 2003
Langue francaise. (Carga horária: 12h).
Université Catholique de l'Ouest, UCO, França.
2003 - 2003
Analyse littéraire. (Carga horária: 9h).
Université Catholique de l'Ouest, UCO, França.
2002 - 2002
Lingua Francesa. (Carga horária: 60h).
Université Catholique de l'Ouest, UCO, França.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Permanente do PROFLETRAS, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2018 - Atual
Direção e administração, Centro de Artes e Comunicação, .

Cargo ou função
COORDENADORA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS.
08/2018 - Atual
Ensino, Letras - Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LITERATURA FRANCESA CONTEMPORÂNEA
12/2017 - Atual
Ensino, Mestrado PROFLETRAS, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura do Texto Literário 2018.1 (45 Horas)
12/2017 - Atual
Ensino, Letras - Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino da Língua Francesa IV (Didática da Literatura) (60 Horas)
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC I ) (30 Horas)
05/2017 - Atual
Direção e administração, UFRN, .

Cargo ou função
Coordenadora do Mestrado Profissional em Rede Nacional - PROFLETRAS.
08/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Artes e Comunicação, .

08/2017 - 12/2017
Ensino, Letras - Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Francesa VIII (60 Horas)
Literatura Francesa I (60 Horas)
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC II ) (30 Horas)
03/2017 - 06/2017
Ensino, Mestrado PROFLETRAS, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura do Texto Literário 2017.1 (45 horas)
03/2017 - 06/2017
Ensino, Letras - Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Francesa I (Fonética e Fonologia) (60 Horas)
Metodologia de ensino de Língua Francesa IV (Didática da Literatura) (60 Horas)
Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC I ) ( 30 Horas)
08/2016 - 12/2016
Ensino, Mestrado PROFLETRAS, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura do Texto Literário 2016.2 (45 Horas)
08/2016 - 12/2016
Ensino, Letras - Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura dos Povos de Língua Francesa III (60 Horas)
Literatura Francesa I (60 Horas)
03/2016 - 06/2016
Ensino, Letras - Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Estrangeira Instrumental II - Francês (60 horas)
Literatura Francesa I (60 horas)
Metodologia do Ensino de Língua Francesa IV (Didática da Literatura) (60 Horas)
08/2015 - 12/2015
Ensino, Letras - Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Francês Instrumental (Jornalismo, Radio, TV) (90 Horas)
Língua Estrangeira Instrumental Francês I (60 Horas)
Língua Francesa II (Lexicologia) (60 Horas
Língua Francesa IV (Semântica) (60 Horas)

Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2015 - 06/2015
Ensino, Letras - Português e Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Francesa (60 Horas)
Prática de Leitura e Escrita de Textos Acadêmicos em Língua Francesa (60 Horas
T. E. P. de Compreensão Oral e Produção oral em Língua Francesa (60 Horas).
05/2014 - 09/2014
Ensino, Letras - Língua Portuguesa e Língua Francesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Francês Básico (60 Horas)
Leitura e Produção de textos acadêmicos em FLE (60 Horas)
Língua Francesa V (60 Horas)
TEP de Compreensão Oral e Produção Oral em Língua Francesa (60 Horas)
08/2013 - 12/2013
Ensino, Letras - Língua Portuguesa e Língua Francesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
fonética e fonologia da Língua francesa (60 Horas)
Língua Francesa Instrumental II (60 Horas)
Língua Francesa IV (60 Horas)
Prática e Leitura e Escrita de Textos não Acad^meicos em Língua Francesa (60 Horas)
03/2013 - 07/2013
Ensino, Letras - Língua Portuguesa e Língua Francesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Francesa (60 Horas)
Língua Francesa III (60 Horas)
Língua Francesa V (60 Horas)
Línuga Francesa V (60 Horas)
TEP de Compreensão e Produção oral em Língua Francesa (60 Horas)
08/2012 - 12/2012
Ensino, Letras - Língua Portuguesa e Língua Francesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética da Língua Francesa (60 Horas)
Fonética e fonologia da Língua Francesa (60 Horas)
Língua Francesa II (60 Horas)
Língua Francesa IV (60 Horas)
03/2012 - 07/2012
Ensino, Letras - Língua Portuguesa e Língua Francesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética da Língua Francesa (60 horas)
Língua Francesa I (60 horas)
Língua Francesa III (60 horas)
Língua Francesa Instrumental II (60 horas)
08/2011 - 12/2011
Ensino, Letras - Português e Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética da Língua Francesa (60 Horas)
Francês básico (60 Horas)
Francês Instrumental I (60 Horas)
Língua Francesa IV (60 Horas)

Ecole Supérieure d'Agriculture, ESA, França.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Professora e lingua, Enquadramento Funcional: Professora de lingua e cultura Brasileira, Carga horária: 6

Atividades

09/2009 - 06/2011
Ensino, Lingua Portuguesa I, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português como Língua Estrangeira (PLE) Língua e Cultura Brasileira (Nível Inciciante) (6 horas por semana)
Português como Língua Estrangeira (PLE) Língua e Cultura Brasileira (Nível intermediário) (6 horas por semana)
Português como Língua Estrangeira (PLE) Língua e Cultura Brasileira (Nível avançado) (6 Horas por semana)

Instituto Santo Amaro, ISA, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2003
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de lingua e literatura


Escola de linguas Transworld, TRANSWORLD, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Professsor, Enquadramento Funcional: Professora de Lingua Francesa



Linhas de pesquisa


1.
Literatura Francesa
2.
Literatura e Ensino: o advento do sujeito leitor


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
ANÁLISE DOS PROCESSOS DE RECEPÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS ATRAVÉS DA LEITURA SUBJETIVA
Descrição: No meio dos estudos das relações entre a Literatura e a formação social se encontra o leitor literário. Mas quem é esse? Qual o lugar deste leitor nos estudos literários de hoje? Entendo o leitor-literário como aquele que apreende a Obra com sua experiência de vida, seu intelecto e sua emoção, pergunto: Qual o lugar deste na leitura de Obras literárias? Quais os processos de recepção desencadeados na atividade desta? Como lê a Obra o leitor? O que este a transforma? O que a Obra transforma nele? Qual o tempo e o lugar do leitor literário? Como medir tais processos? Postulo que a incursão pela análise dos processos da leitura literária, o mergulhar no mundo interior do sujeito-leitor possa ser um trunfo para a atividade de leitura literária e com isso tanto o leitor poderá melhor se conhecer e se apropriar da Obra e esta dele. Pois, viaja quando lê, não só para fora de si, mas, sobretudo para dentro de si. A leitura subjetiva serve, então para encorajar a leitura literária dos alunos na escola dando-lhes voz de forma consciente? Enfim, o presente projeto busca entender os tempos e os lugares do leitor literário para se compreender o que se passa na cabeça deste quando ele lê uma Obra literária; O que a Obra lhe diz? O que ele diz a Obra? Como o leitor literário se apropria da Obra lida? Quem é o sujeito leitor do século XXI? Que lugar ele ocupa no processo de se ler Literatura? Que motivação o envolve para cuidar do objeto literário? O que o move? O que o faz vibrar na leitura? Que emoções sente? O objetivo geral desta pesquisa é contribuir com a leitura literária aplicada em sala de aula. Os objetivos específicos são a) criar atividades para a explicitação das subjetivações do leitor; b) explicitar a subjetivação necessária e a acidental do leitor na leitura de um excerto da obra literária; c) valorizar a leitura de textos literários (completos ou fragmentados) suscitando representações da leitura como retorno a si; d) investigar os processos da Recepção partindo do ponto de afirmações de teóricos da Recepção;.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (3) .
Integrantes: Rosiane Maria Soares da Silva Xypas - Coordenador / Mariana Paes - Integrante / Catia Cardoso - Integrante / Rennan Barros - Integrante / Miguel d'Amorim - Integrante / Milena Berset - Integrante / Mariana Arraes de Alencar - Integrante / Erica Simone das Neves Oliveira - Integrante.
2017 - 2018
EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E LITERÁRIA EM FRANCÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: ANÁLISES CRÍTICO-REFLEXIVAS DE MANUAIS DE FLE E OUTROS DOCUMENTOS ON LINE
Descrição: Este Projeto se inscreve em dois eixos temáticos do Grupo de Pesquisa, a saber, o Eixo1 Aquisição da linguagem e o Eixo 2 Pesquisa em ensino de Literatura. Ele nasce da preocupação de promover a pesquisa através da reflexão advinda da prática de competências no ensino-aprendizagem da Língua e da cultura Francesa. Ele visa ao público de professores em formação continuada e também aos futuros professores de FLE. Através de leituras teóricas são instigadas reflexões sobre as competências de comunicação em FLE veiculadas pelos manuais franceses. O projeto visa igualmente promover a escrita acadêmica e não acadêmica para os alunos de Graduação de FLE pela promoção de oficinas de leitura e escrita. Temos como objetivo: - Levantar um panorama sobre o ensino-aprendizagem da língua, literatura e cultura apresentado nos manuais de língua francesa em geral, e em particular o de francês como língua estrangeira. - Produzir instrumentos metodológicos para o ensino do FLE a partir de resultados obtidos nas pesquisas sobre os manuais franceses. - Analisar os resultados das oficinas práticas nos domínios da leitura e escrita..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Rosiane Maria Soares da Silva Xypas - Coordenador / Marcelo Marques Cavalcanti Junior - Integrante / Érica Simone das Neves Olivveira - Integrante / Paulo Ricardo Sobral - Integrante / Mariana Paes - Integrante / Natalia Barlavento - Integrante / Anderson Andrade - Integrante / Simone Pires Barbosa Aubin - Integrante.
2014 - 2015
Multitextos literários a serviço da compreensão oral: criação de dispositivos didáticos em FLE
Descrição: O presente projeto de pesquisa via ao desenvolvimento da habilidade da compreensão oral em francês como língua estrangeira. Ela tem como objetivo geral favorecer através de leitura, análise crítica e criação de dispositivos didáticos, a compreensão oral através do letramento literário..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rosiane Maria Soares da Silva Xypas - Coordenador / Arlley Antônio de Melo - Integrante.
2013 - 2014
O estudo das rubricas Compétence culturelle em Alors (2009) e Civilisation em Écho (2010)
Descrição: O estudo das rubricas Compétence culturelle em Alors (2009) e Civilisation em Écho (2010) tem como objetivo de aguçar o olhar crítico dos estudantes sobre as representações culturais contidas em manuais de Francês como Língua Estrangeira (FLE) como também favorecer um melhor desempenho do ensino da cultura da língua estrangeira aprendida através do estudo de diversas teorias sobre o tema em questão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rosiane Maria Soares da Silva Xypas - Coordenador / Heloísa Costa de Oliveira - Integrante.
2013 - 2014
De ìcones - culturais às suas representações: pelo desenvolvimento da competência intercultural em Francês Língua Estrangeira ( FLE)
Descrição: Este projeto tem como objetivo o estudo de ícones-culturais visando ao desenvolvimento da competência intercultural no ensino/aprendizagem de Francês língua estrangeira a fim de contribuir para a dimensão cultural do futuro professor de FLE..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rosiane Maria Soares da Silva Xypas - Coordenador / Heloísa Costa de Oliveira - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2010
Mestre em Didaticas de Linguas Estrangeiras, Universidade Catolica do Oeste - Angers.
2009
Doutorado em lingusitica com ênfase em lingusitica de corpus, Universidade de Nante.
2004
Mestre em Teorias Literarias, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.
1990
Graduação e Letras português / Francês, Faculdade de Formação de Porfessores de Olinda.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Xypas, Rosiane2018Xypas, Rosiane. A Leitura Subjetiva no ensino de Literatura: O texto do leitor em L?Analphabète de Agota Kristof. REVISTA ELETRONICA DE EDUCAÇÃO - RELEDUC, v. 1, p. 33-48, 2018.

2.
Xypas, Rosiane2018Xypas, Rosiane. Le rapport à la langue française de Brina Svit dans Moreno (2003) et Petit éloge de la rupture (2009). Diálogo das Letras, v. 7, p. 04-20, 2018.

3.
Xypas, Rosiane2017 Xypas, Rosiane. Construction langagière héritée et décidée dans Lettres Parisiennes - Histoire d?éxil : le rapport à la langue française de Nancy Huston. Lettres Françaises, v. 1, p. 145-158, 2017.

4.
Xypas, Rosiane2017 Xypas, Rosiane. Três vozes femininas escrevendo na língua do outro: Entre tensão e sintonia. ORGANON (UFRGS), v. 32, p. 1-17, 2017.

5.
Xypas, Rosiane2015Xypas, Rosiane. Aprender a ler-ouvir textos literários com hipertextos na aquisição da compreensão oral em francês como língua estrangeira (FLE). Anais Eletrônicos, v. 6, p. 01-24, 2015.

6.
Xypas, Rosiane2013Xypas, Rosiane. Da Necessidade do letramento literário em língua estrangeira. Diálogo das Letras, v. 02, p. 148-157, 2013.

7.
Xypas, Rosiane2012Xypas, Rosiane. Gerir confrontos com o novo, elaborar estratégias de aprendizagem e construir sentidos durante a compreensão e leitura de língua estrangeiras em leitores não confirmados. Anais do II SINIEL, v. 1, p. 1126, 2012.

8.
Xypas, Rosiane2011Xypas, Rosiane. Processos do Luto em Poemas Líricos de Cecília Meireles. Leia Escola (UFPB), v. 10, p. 27-42, 2011.

9.
Xypas, Rosiane2011Xypas, Rosiane. Compreensão em Leitura em Português Lingua Estrangeira (PLE) e os Limites da Postura Intercultural. Revista SIPLE, v. 2, p. 9-14, 2011.

10.
Xypas, Rosiane2010Xypas, Rosiane. Análises de expressãoes escritas de aprendentes francófonos em PLE. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 11, p. 114-121, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CONSTANTINXYPAS, ; Xypas, Rosiane . MOBILITÉ, RÉSEAUX ET INTERCULTURALITÉS. NOUVEAUX DÉFIS POUR LA RECHERCHE SCIENTIFIQUE ET LA PRATIQUE PROFESSIONNELLE. 1. ed. Paris: L'Harmattan, 2018. v. 1. 322p .

2.
Xypas, Rosiane. A LEITURA SUBJETIVA NO ENSINO DA LITERATURA: APROPRIAÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO PELO SUJEITO LEITOR. 1a. ed. Olinda: Nova Presença, 2018. v. 200. 110p .

3.
Xypas, Rosiane; MONTEIRO, V. (Org.) . LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: ABORDAGENS TEÓRICAS E PRÁTICAS (ISBN 978-85-8001-191-3). 1. ed. Campina Grande: EDUFCG, 2017. v. 1. 232p .

4.
Xypas, Rosiane. LA DIMENSION INTERCULTURELLE EN DIDACTIQUE DE LANGUES ÉTRANGÈRES (ISBN 978-85-8001-190-6). 1a. ed. Campina Grande: EDUFCG, 2017. v. 1. 97p .

5.
Xypas, Rosiane. ÉTUDE LEXICALE DE L'OEUVRE POÉTIQUE DE CECÍLIA MEIRELES. 1. ed. SAARBRUCKEN: ÉDITIONS UNIVERSITAIRES EUROPÉENES, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
Xypas, Rosiane. A LEITURA LITERÁRIA COMO RETORNO A SI: ANÁLISE DA RECEPÇÃO DE MORENO (2003) DE BRINA SVIT EM FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE). In: LENDL, ALUIZIO, SILVA, CÁSSIA DA, LOPES DA COSTA JÚNIOR, JOSÉ VERANILDO. (Org.). ENSINO DE LÍNGUAS E DE LITERATURAS: QUESTÕES DA CONTEMPORANEIDADE. 1aed.RIO DE JANEIRO: OFICINA DA LEITURA, 2018, v. 1, p. 188-202.

2.
Xypas, Rosiane. LA DIMENSION INTERCULTURELLE DANS LE MANUEL MOBILE A1 ET A2 (2012). In: ROSIANE XYPAS. (Org.). LA DIMENSION INTERCULTURELLE EN DIDACTIQUES DES LANGUES ÉTRANGÈRES. 1aed.Campina Grande: EDUFCG, 2017, v. 1, p. 43-57.

3.
Xypas, Rosiane. EDUCAÇÃO LITERÁRIA MULTIMODAL NA SALA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. In: ROSIANE XYPAS & VIVIAN MONTEIRA. (Org.). LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: ABORDAGENS TEÓRICAS E PRÁTICAS. 1aed.Campina Grande: EDUFCG, 2017, v. 1, p. 45-64.

4.
Xypas, Rosiane. A RELAÇÃO DE WEI-WEI COM A LÍNGUA FRANCESA NO ROMANCE UNE FILLE ZHUANG: ANÁLISE DO PAPEL DAS EMOÇÒES DO PERSONAGEM-NARRADOR. In: Carmen Verônica de A. R. Nóbrega. (Org.). Educação Linguística e Literária, discursos, políticos e práticas. 1ed.Campina Grande: EDUFCG, 2016, v. 1, p. 89-96.

5.
Xypas, Rosiane. MEMÓRIAS DE INFÂNCIA DE MARCEL PAGNOL NO ROMANCE LA GLOIRE MON PERE. In: Carvalho, A. S; Milreu, I; Stevenson, S; Tavares, T.. (Org.). Memórias de Infância de Marcel Pagnol no romance La Gloire de mon père. 1ed.Campina Grande: EDUFCG, 2015, v. , p. 223-239.

6.
Xypas, Rosiane. ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E REPRESENTAÇÕES CULTURAIS EM PLE E EM FLE: UMA CONSTRUÇÃO DA PESSOA INTERCULTURAL DO APRENDENTE. In: Lúcia Maria de Assunção Barbosa. (Org.). (INTER)FACES (INTER) CULTURAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS. 1ed.Campinas: Pontes, 2014, v. 1, p. 111-123.

7.
Xypas, Rosiane; Xypas, Constantin . ANALYSE STATISQUE APPLIQUÉE AUX ÉTUDES D'OEUVRES LITTÉRAIRES. In: Fabre, Michel; Dias de Carvalho, Adalberto; Lhoste, Yann. (Org.). Expérience et problématisation en éducation. 1ed.Porto: Edições Afrontamento, 2010, v. 23, p. 97-103.

8.
Xypas, Rosiane. BARTHES, QUE SEI EU PERPÉTUO?. In: Alfredo Cordiviola. (Org.). A Câmara de Ecos - Ensaios sobre Roland Barthes. 1°ed.Recife: Associação de EStudos Portugueses Jordão Emerenciano, 2003, v. 1, p. 101-106.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Xypas, Rosiane. REAPROPRIAÇÃO DA OBRA PELO LEITOR: PELA SUBJETIVIDADE NO ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA NO MESTRADO PROFLETRAS DA UFPE. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE LINGUAGENS E GENEROS TEXTUAIS, 2017, Campina Grande. Coloquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: didática e avaliação. Campina Grande: Realize eventos, 2017. v. 1.

2.
Xypas, Rosiane. PRAZER NA LEITURA E IDENTIFICAÇÃO: UMA LEITURA DA OBRA L?ANALPHABÈTE DE AGOTA KRISTOF. In: III COLÓQUIO NACIONAL 15 DE OUTUBRO, 2016, CAMPINA GRANDE. III COLÓQUIO NACIONAL 15 DE OUTUBRO. CAMPINA GRANDE: EDUFCG, 2016. v. 5. p. 36-47.

3.
AMARAL, A. A. L. ; Xypas, Rosiane . O INTERCULTULTURAL NA SALA DE FRANCÊS LÍNGUA EESTRANGEIRA (FLE): UMA LEITURA DE PERSEPOLIS NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES PLURAIS. In: III COLOQUIO NACIONAL 15 DE OUTUBRO, 2016, CAMPINA GRANDE. III COLÓQUIO NACIONAL 15 DE OUTUBRO. CAMPINA GRANDE: EDUFCG, 2016. v. 5. p. 35-35.

4.
Xypas, Rosiane. Aquisição da Pronúncia em Francês Língua Estrangeira (FLE): Análise dos Aspectos Segmentais vocálicos [i], [y] e [u] e da consoante vibrante [r]. In: Colóquio nacional de Análise do Discurso, 2014, Pau dos Ferros. Anais do I Colóquio Nacional de Análise do Discursos - Discurso, poder e Heterogeneirdade, 2014. p. 1356-1366.

5.
ALMEIDA FILHA, M. A. V. ; Xypas, Rosiane . Representações de Idosos veiculadas nos manuais de francês língua estrangeira. In: VIII SELIMEL, 2013, Campina Grande. VIII SELIMEL E SIEL. Campina Grande: Realize, 2013.

6.
Xypas, Rosiane; QUEIROZ, A. M. . A Dimensão sociocultural em francês língua estrangeira: uma análise semiótica de anuncios publicitários Miss Dior Chérie. In: VIII SELIMEL E I SIEL, 2013, Campina Grande. Línguas estrangeiras e cultura, literatura e psicanálise. Campina Grande: Realize, 2013.

7.
Xypas, Rosiane; OLIVEIRA, H. C. . As Representações culturais francesas em duas unidades didáticas dos manuais Alors (2007) e Echo (2010). In: VIII SELIMEL E I SIEL, 2013, Campina Grande. Línguas estrangeiras e cultura, literatura e psicanálise. Campina Grande: Realize, 2013. p. 2339-2351.

8.
Xypas, Rosiane. Representações do luto por exílio volutário em CArtas Parisienses de Leila Sebbar e Nancy Huston: uma leitura à luz da psicanálise do luto. In: VIII SELIMEL E I SIEL, 2013, Campina Grande. Línguas estrangeiras e cultura, literatura e psicanálise. Campina Grande: Realize, 2013. p. 2328-2338.

9.
Xypas, Rosiane. Didáticas de línguas estrangieras e o lugar do texto literário na perspectiva acional: uma análise comparativa nos manuais de FLE Nouvel Edito B1 e Alors B1. In: VIII SELIMEL E I SIEL, 2013, Campina Grande. Línguas estrangeiras e cultura, literatura e psicanálise. Campina Grande: Realize, 2013. p. 2317-2327.

10.
Xypas, Rosiane; ASSIS, A. J. M. . A tradução intersemiótica e seu papel no desenvolvimento das habilidades comunicativas. In: VIII SELIMEL E I SIEL, 2013, Campina Grande. Linguas estrangeira e cultura, literatura e psicanálise. Campina Grande: Realize, 2013. p. 2306-2316.

11.
Xypas, Rosiane; SOUZA, A. A. M. . Culturas, imagens e interculturalidade na música francesa: Análise de textos não verbais em manuais de francês língua estrangeira (FLE). In: VIII SELIMEL E I SIEL, 2013, Campina Grande. Línguas estrangeiras e cultura, literatura e psicanálise. Campina Grande: Realize, 2013. p. 2294-2305.

12.
Xypas, Rosiane; MELO, G. . Análise semiótica em capas de livros de FLE: Que dimensões socioculturais?. In: VIII SELIMEL E I SIEL, 2013, Campina Grande. Línguas estrangeiras e cultura, literatura e psicanálise. Campina Grande: Realize, 2013. p. 2263-2273.

13.
Xypas, Rosiane; CORREIA, R. K. . A Literatura como ferramenta no ensino de língua inglesa: implicações do processo de leitura em língua estrangeira na perspectiva acional. In: VIII SELIMEL E I SIEL, 2013, Campina Grande. Línguas estrangeiras e cultura, literatura e psicanálise. Campina Grande: Realize, 2013. p. 2253-2262.

14.
Xypas, Rosiane. Gerir confrontos com o novo, elaborar estratégias de aprendizagem e construir sentidos durante a compreensão e leitura de língua estrangeiras em leitores não confirmados. In: II SINIEL, 2012, Recife. Anais do II SNIEL, 2012. v. 1. p. 1126-1140.

15.
Xypas, Rosiane. Livros Infantis como suporte no ensino-aprendizagem do francês instrumental. In: IV ENLIJE - Ensino de literatura infanto-juvenil, 2012, Campina Grande. IV ENLIJE, 2012.

16.
Xypas, Rosiane. Lobo mau ou lobo bom: analise de C'est moi le plus fort et Loup, loup y es-tu? de Mario Ramos. In: IV ENLIJE - Encontro de Literatura infanto-juvenil, 2012, Campina Grande. IV ENLIJE, 2012.

17.
Xypas, Rosiane. Cativar a morte e a morte cativada. In: IV ENLIJE - Encontro de literatura infanto-juvenil, 2012, Campina Grande. IV ENLIJE, 2012.

18.
Xypas, Rosiane. Das Imagens ao texto: proposta de ensino par leitura em linguas estrangeiras. In: II Simposio de analise de textos - II SINATE, 2012, Pau dos Ferros. Anais do II Simposio de analise de textos, 2012. p. 2233-2246.

19.
Xypas, Rosiane; OLIVEIRA, H. C. . Imagens multimodais e seu papel no desenvolvimento sociocultural no ensino-aprendizagem de FLE. In: II Simposio - Simposio de Analise de Texto, 2012, Pau dos Ferros. Anais do II Simposio de Analise de Textos, 2012. p. 2171-2180.

20.
Xypas, Rosiane; MELO, G. ; ALMEIDA FILHA, M. A. V. . As expectativas de leituras provocadas pelas imagens do lobo em capas de livros infantis de literatura francesa. In: II SINATE - Simposio de Analise de Texto, 2012, Pau dos Ferros. Anais do II Simposio de Analise de Textos, 2012. p. 2205-2218.

21.
Xypas, Rosiane. La lecture d'un texte littéraire au défi des représentations culturelles. In: Pratiques interculturelles ? Pratiques plurilingues ? Recherches et expériences de terrain, 2010, Friboug - Suiça. Actes du colloque de l, 2010.

22.
Xypas, Rosiane. La dimension interculturelle dans les manuels de FLE. In: DEscolonizar o saber, 2009, Florianopolis. ARIC, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
Xypas, Rosiane. FORMAÇÃO DO LEITOR NO PROFLETRAS-UFPE: ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROCESSOS SUBJETIVOS DE ALUNOS DO NONO ANO NA LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
Xypas, Rosiane. Da leitura de poesia lírica em sala de aula à escrita criativa de poesia: aspectos metodológicos da leitura e da avaliação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Xypas, Rosiane. REAPROPRIAÇÃO DA OBRA PELO LEITOR: PELA SUBJETIVIDADE NO ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA NO MESTRADO PROFLETRAS DA UFPE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Xypas, Rosiane. INVESTISSEMENT DE L'IMAGINAIRE DU LECTEUR LITTÉRAIRE DANS LA LECTURE DU RÉCIT AUTOBIOGRAPHIQUE L'ANALPHABÈTE D'AGOTA KRISTOF. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
Xypas, Rosiane. BILINGUISMO ESTÉTICO FRANCÓFONO: DA LEITURA À ESCRITA NA LÍNGUA DO OUTRO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
Xypas, Rosiane. ILUSTRAÇÕES COMO MEDIAÇÃO DAS EMOÇÕES DO LEITOR NO PROCESSO SUBJETIVO DA LEITURA LITERÁRIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
Xypas, Rosiane. PRAZER NA LEITURA E IDENTIFICAÇÃO: UMA LEITURA DA OBRA L?ANALPHABÈTE DE AGOTA KRISTOF. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
Xypas, Rosiane. O PAPEL DAS EMOÇÕES DO LEITOR NAS REPRESENTAÇÕES DA LÍNGUA FRANCESA DE AUTORES DA LITTÉRATURE-MONDE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
Xypas, Rosiane. Aprender a ler-ouvir textos literários com hipertextos na aquisição da compreensão oral em francês como língua estrangeira (FLE). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
Xypas, Rosiane. Aquisição da pronúncia em Francês Língua Estrangeira (FLE); Análise dos Aspectos segmentais vocálicos [i], [y] e [u] e da consoante vibrante [r]. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
Xypas, Rosiane. Tradução intersemiótic e representações culturais: Análise de unidades didáticas em Agenda A1 (2012) manual de FLE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
Xypas, Rosiane. Didáticas de Línguas Estrangeiras e o Lugar do Texto Literário na Perspectiva Acional: Uma Análise Comparativa nos Manuais de FLE em Nouvel Edito B1 e Alors A1. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
Xypas, Rosiane. Representações do Luto por Exílio Voluntário em Cartas Parisienses de Leïla Sebbar e nancy Huston: Uma leitura à luz da Psicanálise do Luto. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
Xypas, Rosiane. Adquirir autonomia no ensino/aprendizagem em compreensão e leitura do francês língua estrangeira (FLE). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
Xypas, Rosiane. Gerir confrontos com o novo, elaborar estratégias de aprendizagem e construir sentidos durante a compreensão e leitura de língua estrangeiras em leitores não confirmados. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
Xypas, Rosiane. Paris entre imagens e textos no manual Mobile (2012) níveis A1 e A2: Que dimensões interculturais?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
Xypas, Rosiane. Cativar a morte e a morte cativada em 'Bonjour, Madame la Mort' e 'Si on parlait de la mort'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
Xypas, Rosiane. Livros infanto-juvenis como suporte no ensino/aprendizado de língua instrumental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
Xypas, Rosiane. Aprender a refletir sobre o texto a partir da leitura das ilustrações. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
Xypas, Rosiane. Das imagens ao texto: Proposta de leitura para ensino/aprendizagem de textos em LE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
Xypas, Rosiane. Compreensão em leitura em Português Lingua Estrangeira (PLE) e os limites da postura intercultural. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

22.
Xypas, Rosiane. A autonomia no ensino/aprendizagem em compreensão e leitura em Língua Estrangeira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
Xypas, Rosiane; CONSTANTINXYPAS, . Analyse statistique appliquée à l'etude d'oeuvres littéraires: quelle problématisation?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
Xypas, Rosiane. Influências de L2 na Produção Escrita de Aprendentes Francofonos de Português Lingua Estrangeira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
Xypas, Rosiane. Interesse e limites de estratégias de aprendizagem aplicadas numa crônica literaria de L. F. Verissimo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
Xypas, Rosiane. La dimension interculturelle dans des manuels de FLE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
Xypas, Rosiane. Cecilia Meireles lida através Hyerbase. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
Xypas, Rosiane. COMPREENDER OS PROCESSOS INTERPRETATIVOS D JOVENS LEITORES/TELESPECTADORES: POR UM MELHOR RECONHECIMENTO DA SUBJETIVIDADE DE SUAS LEITURAS NA SALA DE AULA. CAMPINA GRANDE: EDUFCG, 2017. (Tradução/Artigo).

2.
Xypas, Rosiane. OS CONTOS, FONTE DE CRIATIVIDADE E DE RIQUEZA NA VIDA PSÍQUICA. CAMPINA GRANDE: EDUFCG, 2017. (Tradução/Artigo).

3.
Xypas, Rosiane. O Imaginario do pos-graduando: obstáculo ou recurso para a problematização na pesquisa?, 2012. (Tradução/Artigo).

4.
Xypas, Rosiane. A Dimensao Intercultural em Manuais de FLE, 2009. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Xypas, Rosiane. Ajudar as crianças a formar uma experiência dos limites com narrativas e imagens. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
Xypas, Rosiane. Comissão Científica do XVIII Encontro Regional de Estudantes de Letras - Nordeste- EREL. 2017.

2.
Xypas, Rosiane. REVISTA PRÁTICAS DE LINGUAGEM - RPL - PIBID - lÍNGUAS (MATERNA E ESTRANGEIRAS). 2017.

3.
Xypas, Rosiane. DO APELO DO TEXTO AO LEITOR: PELA SUBJETIVIDADE NA LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS NA SALA DE AULA DE LÍNGUAS. 2017.

4.
Xypas, Rosiane. Membro do Conselho Editorial da Revista Diálogo das Letras. 2016.

5.
Xypas, Rosiane. Parecerista da Revista Diálogo das Letras. 2016.

6.
Xypas, Rosiane. Seminário de Dissertações em Andamento - SEDA. 2016.

7.
Xypas, Rosiane. Organização do Seminário de Dissertações em Andamento - SEDA. 2016.

8.
Xypas, Rosiane. Participação da Oficina de tradução. 2013.

9.
Xypas, Rosiane. Suplente do Colegiado do Curso de Letras-L'ingua francesa. 2013.

10.
Xypas, Rosiane; ARAUJO, D. L. ; GIANINI, E. ; NOBREGA, M. M. S. S. ; BARBOSA, S. . Comissão de Elaboração do Projeto Pedagógico do curso de Letras : LIBRAS. 2013.

11.
Xypas, Rosiane. Seleção de Monitor para componenete curricular de língua francesa I. 2013.

12.
Xypas, Rosiane. Elaboração e ou correção de exames de proficiência em língua francesa pós-graduação. 2013.

13.
Xypas, Rosiane. Elaboração e ou correção de exames de proficiência em língua francesa pós-graduação. 2013.

14.
Xypas, Rosiane. Formação do leitor e ensino de linguas e literaturas. 2012.

15.
Xypas, Rosiane. Membro do conselho da Revista Dialogo das Letras. 2012.

16.
Xypas, Rosiane. Parecerista da Revista Dialogo das Letras. 2012.

17.
Xypas, Rosiane. Quando uma narração na literatura infanto-juvenil sustenta e contém uma ordem do homem e do mundo. 2012.

18.
Xypas, Rosiane. Comissão Organizadora do IV ENLIJE. 2012.

19.
Xypas, Rosiane. Elaboração e ou correção de exames de proficiência em língua francesa pós-graduação. 2012.

20.
Xypas, Rosiane. Estágio de tradução documentos jurídicos. 2011.

21.
Xypas, Rosiane. Elaboração e ou correção de exames de proficiência em língua francesa pós-graduação. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Xypas, Rosiane. Formação de Leitor e Ensino de Línguas e Literaturas. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
Xypas, Rosiane. A autonomia no ensino/aprendizagem em compreensão e leitura em Língua estrangeira: o caso do PLE e do FLE. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
Xypas, Rosiane. Diálogo Interinstitucional sobre Pós - Graduação entre o PPGL/UERN, UCO/França e UFCG/Campina Grande. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
Xypas, Rosiane. DO APELO DO TEXTO AO LEITOR: PELA SUBJETIVIDADE NA LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS NA SALA DE AULA DE LÍNGUAS. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Xypas, Rosiane; Pires-Aubin, Simone . A Evolução do personagem do lobo: do lobo mau ao lobo sentimental. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
Xypas, Rosiane. O Sonho de Aninha. 1996 (Peça de Teatro Infantil).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CONSTANTINXYPAS,; PONTES, A. L.; Xypas, Rosiane. Participação em banca de Francisca Andrelino Araújo. APRENDER A GOSTAR DE LER A PARTIR DA LITERATURA: O DESAFIO DA FORMAÇÃO LEITORA DE ALUNOS DOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado ProfLetras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
CONSTANTINXYPAS,; Xypas, Rosiane; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Maria do Socorro Oliveira Dias. A LITERATURA EM SALA DE AULA: FORMAÇÃO DE LEITORES A PARTIR DOS CÍRCULOS DE LEITURA. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado ProfLetras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
Xypas, Rosiane; COSTA, M. E.; VIDAL, R. M. B.. Participação em banca de Ana Maria Fernandes Anacleto. O ESPAÇO RESERVADO AO ENSINO DE LITERATURA INFANTO JUVENIL NO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTUDAL CORONEL FERNANDES. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado ProfLetras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

4.
Xypas, Rosiane; COSTA, M. E.; BARBOSA, M. S. M. F.. Participação em banca de Francisca Lucélia Saldanha de Sá Pereira. O ESTUDO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS/TEXTUAIS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA COM A SEQUENCIA DIDÁTICA. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado ProfLetras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

5.
Xypas, Rosiane; SOUZA, G. S.; PEREIRA, C. C.. Participação em banca de Andreza dos Santos Sousa. DO ARGUMENTO À PREMIAÇÃO: UM ESTUDO ACERCA DAS REDAÇÕES PREMIADAS DO PROGRAMA COOPERJOVEM. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
Xypas, Rosiane. Participação em banca de Francisco Gomes da Silva. ENCONTROS E (DES)ENCINTROS NO ENSINO DE LITERATURA: O OLHAR DO PROFESSOR E DO ALUNO DE DUAS ESCOLAS CATOLÉ DO ROCHA- PB. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

7.
Xypas, Rosiane. Participação em banca de Ananias Agostinho da Silva. A ARGUMENTAÇÃO EM TEXTOS ESCRITOS POR CRIANÇAS EM FASE INCIAL DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Teses de doutorado
1.
CHIANCA, R. M. S.; Xypas, Rosiane; VENANCIO, K. C.; MEDEIROS, S. H. G. D.; OLIVEIRA, M. A.; OLIVEIRA, M. M. M.. Participação em banca de Maria Irisdene Batista Barreto. A INTERCULTURALIDADE EM INTERAÇÃO NA AULA DE LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA SOB O VIÉS DA SOCIOLINGUÍSTICA INTERACIONAL. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Qualificações de Mestrado
1.
SAMPIO, M. L. P.; VIEIRA, F. B. A.; Xypas, Rosiane. Participação em banca de Francisco Wellivania Silveira Gomes. LEITURA EM TELA: ESTUDO DE CASO SOBRE FORMÇÃO LEITORA DE UM JOVEM COM DEFICIÊNCIA MOTORA. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Xypas, Rosiane; Pires-Aubin, Simone. Participação em banca de Rodrigo Homero Damasceno de Oliveira.LA CONCEPTION ET LE TRAITEMENT DE L'ERREUR À L'UFPE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Francês) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
Xypas, Rosiane; Pires-Aubin, Simone. Participação em banca de Jamille Morais da Silva.FRANCÊS INSTRUMENTAL E SEUS DESDOBRAMENTOS: ESCLARECENDO CONCEITOS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Francês) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
Xypas, Rosiane; Pires-Aubin, Simone. Participação em banca de Maria Rahcel dos Santos Andrade.LACUNAS CULTURAIS EM FLE: RELEVÂNCIA E DESAFIOS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Francês) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
Xypas, Rosiane; SILVA, S. S. T.; SASIKALA, R.. Participação em banca de Tatiane da Costa Pereira Souza.EDUCAÇÃO PARA O FADO: A FUNÇÃO DA LITERATURA EM THE SPARE ROOM DE HELEN GARNER. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Língua Francesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

5.
Xypas, Rosiane; ALVES, J. H. P.. Participação em banca de Juliane da Silva Messias.A PRESENÇA DOS ANIMAIS E DO HUMOR NA OBRA III POEMAS PARA CRIANÇAS DE SÉRGIO CAPORELI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Xypas, Rosiane; NASCIMENTO, G. R. P.; SILVA, M. F. B. L.. Concurso Público para Professor de Língua Portuguesa - UPE. 2018. Universidade de Pernambuco.

2.
Xypas, Rosiane; CRUZ, M. A.; LAMEIRAS, M. S.. Concurso Público para Professor de Língua e Literatura Francesa. 2015. Universidade Federal de Alagoas.

3.
Xypas, Rosiane. Concurso publico para professor efetivo de Lingua e Literatura Francesa. 2011. Universidade Federal de Alagoas.

Outras participações
1.
Xypas, Rosiane; NAOUAR, O.; FREIRE, M.. Concurso Público para Professor de Francês Língua Estrangeira no Colégio de Aplicação de Pernambuco - CAP. 2017. Universidade Federal de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colloque International de l'ARIC Mobilités, réseaux et interculturalité. L'identité langagière d'auteurs bilingues et leur rapport à la langue française: enseigner la littérature francophone en classe de FLE. 2016. (Congresso).

2.
Colloque International de l ARIC. 2016. (Congresso).

3.
Séminaire de Recherche CLEFS- AMSUD.Recherche, production des connaissances e politiques linguistiques en Amérique du Sud: définiition des problématiques et quelques perspectives. 2016. (Seminário).

4.
I Coloquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Língua Estrangeira: desafios de aprendizagem e do ensino - I CIFLE. Adquirir autonomia no ensino/aprendizagem em compreensão e leitura do francês língua estrangeira (FLE). 2012. (Congresso).

5.
II Jornada sobre Ensino de Líguas Estrangeiras.Paris entre imagens e textos no manual Mobile (2012) níveis A1 e A2: Que dimensões interculturais?. 2012. (Outra).

6.
Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem - SINIEL.Gerir confrontos com o novo, elaborar estratégias de aprendizagem e construir sentidos durante a compreensão e leitura de língua estrangeiras em leitores não confirmados. 2012. (Simpósio).

7.
2° Encontro Acadêmico: gêneros na Linguistica e na Literatura. 2011. (Encontro).

8.
Diálogo Interinstitucional sobre pós-Graduação: UERN, UCO - França e UFCG.Diálogo Intertitucional sobre Pós-Graduação entre PPGL/UERN, UCO- França e UFCG/Campina Grande. 2011. (Encontro).

9.
Diálogo Interinstitucional sobre pós-Graduação: UERN, UCO - França e UFCG.A autonomia no ensino/aprendizagem em compreensão e leitura de Língua Estrangeira: o caso do PLE e do FLE. 2011. (Encontro).

10.
SELIMEL - Seminario Nacional sobre Ensino de Lingua Materna e Estrangeira e de Literatura ater. 2011. (Seminário).

11.
III ENLIJE Encontro Nacional sobre Literatura Infanto-Juvenil e Ensino.A Literatura como "suporte" na Didática de Línguas. 2010. (Encontro).

12.
III ENLIJE Encontro Nacional sobre Literatura Infanto-Juvenil e Ensino.Minicurso: A evolução do lobo enquanto personagem: do lobo mau, ao lobo sentimental. 2010. (Encontro).

13.
Pratiques Interculturelles - Pratiques plurilingues? Recherches et expériences de terrain. La lecture d'un texte littéraire au défis de l'humour: quelle dimension interculturelle?. 2010. (Congresso).

14.
VII Coloquio Nacional de Professores de Metodologia do Ensino de Lingua Portuguesa e de Literatura - CMELP.Influências de L2 na Produção Escrita de Aprendentes Francofonos de Português Lingua Estrangeira. 2010. (Outra).

15.
Curso Semiologia da Imagem (24 horas). 2009. (Outra).

16.
L'idiomaticité dans les langues romanes. 2009. (Seminário).

17.
Linguistica, terminologia e tradução - LTT. 2009. (Simpósio).

18.
Linguistica do Corpus. 2009. (Oficina).

19.
VI SELIMEL.Cecilia Meireles lida através Hyperbase. 2009. (Seminário).

20.
XIIème congrès de l'Association Internationale pour la Recherche Interculturelle (ARIC). La dimension interculturelle dans les manuels de FLE. 2009. (Congresso).

21.
XIIème Congrès de l'Association Internationale pour la Recherche Interculturelle (ARIC). La dimension interculturelle dans des manuels de FLE. 2009. (Congresso).

22.
Journée d'études.Analyse estatistica em torno da palavra AMOR no romance No Tempo Fragil das Horas. 2008. (Outra).

23.
La Problématisation dans l'enseignement de la formation: quelles difficultés? quelles aides possibles?. 2008. (Congresso).

24.
Comment rater son adaptation? Eclairages et perspectives en psycho-education. 2005. (Outra).

25.
Noter pour penser - Approches developpementales et didactiques. 2005. (Outra).

26.
100 Anos da Obra Os Sertoes. 2002. (Simpósio).

27.
Curso de Extensao em Literatura Pernambucana. 2002. (Outra).

28.
Literatura Brasileira e Comparada: Imagens, Mitos e Modelos franceses no universo poético e intercultural de Manoel Bandeira. 2002. (Outra).

29.
Retratos de Cecilia Meireles: Poesia, Prosa, Educaçao e Cançao. 2002. (Encontro).

30.
Curso de Literatura Comparada: Intertextualidades Poéticas. 2001. (Outra).

31.
II Seminario de Lingua Portuguesa. 2001. (Seminário).

32.
Leitura, Criaçao e Ensino do Texto Literario. 2001. (Outra).

33.
le retour de Jean Paul Sarte dans la critique française. 2000. (Outra).

34.
II COPAE Ciclo de orientaçao Pedagogica. 1998. (Simpósio).

35.
Parada Pedagogica. 1995. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Xypas, Rosiane. Seminário Internacional do Ensino de Literatura - UFPE/GELNE. 2018. (Outro).

2.
Xypas, Rosiane; LOUSADA, E. G. . IV Séminaire de Recherche du Réseau CLEFS - AMSUD. 2017. (Outro).

3.
Xypas, Rosiane; Pires-Aubin, Simone . IV Journée Francophone de l'Université Fédérale de Pernambouc. 2016. (Outro).

4.
Xypas, Rosiane. Comissão Cultural e de Comunicação. 2016. (Congresso).

5.
Xypas, Rosiane. I Simpósio Francófono. 2013. (Outro).

6.
Xypas, Rosiane. IV - Encontro de literatura infanto-juvenil e Ensino - ENLIJE. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Saulo Batista de Souza. A pré-leitura como estratégia de desenvolvimento do horizonte de expectativa do leitor: uma experiência estética nos 6 anos. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado PROFLETRAS) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

2.
Alberto Soares de Farias Filho. A Reapropriação do texto de ficção através da leitura subjetiva, da reescrita e da dramatização: Assombrações do Recife Velho de Gilberto Freyre nos 6 anos. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado PROFLETRAS) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

3.
Rennan de Barros Correia. A LEITURA SUBJETIVA COMO ESTRATÉGIA DE LEITURA NA FORMAÇÃO DO JOVEM LEITOR LITERÁRIO: uma leitura de contos maravilhosos no sexto ano do Ensino Fundamental. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Pos-Grduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

4.
Miguel Antonio d'Amorim Junior. A POÉTICA INDÍGENA BRASILEIRA: UMA VOZ A SER OUVIDA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO 9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Pos-Grduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Catia Cilene Cardoso. A Leitura subjetiva em Contos fantásticos e maravilhosos: uma proposta de ensino de Literatura. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rosiane Maria Soares da Silva Xypas.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Érica Simone das Neves Oliveira. ENSEIGNEMENT-APPRENTISSAGE DE VOCABULAIRE EN FRANÇAIS LANGUE ÉTRANGÈRE AU NIVEAU DÉBUTANT: LE CAS DES PARTIES DU CORPS, DES V^TEMENT, DES JOURS DE LA SEMAINE ET L'ORIENTATION DANS L'ESPACE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Francês) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Rosiane Maria Soares da Silva Xypas.

2.
Marcelo Marques Cavalcanti Junior. LA PLACE DE LA PHONÉTIQUE DANS SAISON A1 (2014) ET TENDANCES A1 (2016) MÉTHODES DE FRANÇAIS LANGUE ÉTRANGÈRE (FLE): le cas de la voyelle nasale [ã], des voyelles orales arrondies [y], [oe]'[e] et la semi voyelle [h]. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Francês) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Rosiane Maria Soares da Silva Xypas.

Iniciação científica
1.
Heloísa Costa de Oliveira. DE ÍCONES-CULTURAIS ÀS SUAS REPRESENTAÇÒES: PELO DESENVOLVIMENTO DA COMPERTÊNCIA INTERCULTURAL EM FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE). 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa e Língua Francesa) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosiane Maria Soares da Silva Xypas.

2.
Heloísa Costa de Oliveira. REPRESENTAÇÒES CULTURAIS DA FRANÇA, DOS FRACNESES E DOS POVOS FRANCÓFONOS: ANÁLISE COMPARATIVA NO MANUAL ECHO A1 (2010) E ALORS (2007). 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa e Língua Francesa) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosiane Maria Soares da Silva Xypas.

Orientações de outra natureza
1.
Mariana Paes Vieira de Paiva. ANÁLISE COMPARATIVA DAS ATIVIDADES DE COMPREENSÃO ORAL DAS UNIDADES 1 E 2 NO MANUAL ALTER-EGO A1 E A2. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Francês) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Rosiane Maria Soares da Silva Xypas.

2.
Paulo Ricardo de Andrade Sobral. ANÁLISE QUANTI-QUALITATIVA DA AULA/LIÇÃO ZERO EM MANUAIS DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Francês) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Rosiane Maria Soares da Silva Xypas.

3.
Ana Beatriz Freire E Wilton Silva. ABORDAGENS REFLEXIVAS SOBRE AS FRASES NEGATIVAS EM MANUAIS DE FLE NÍVEL A1. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Francês) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Rosiane Maria Soares da Silva Xypas.

4.
Eduarda Mariana Oliveira Castro. ÉVALUER LES PROCESSIS MÉTACOGNITIFS DE LA COMPRÉHENSION ORALES CHEZ LES FUTURS PROFESSEURS DE FRANÇAIS LANGUE ÉTRANGÈRE (FLE) À TRAVERS LES CHANSONS MON AMOUR, MON AMI ET SEPTEMBRE. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Francês) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Rosiane Maria Soares da Silva Xypas.

5.
Mariana Paes Vieira de Paiva. ANALYSE COMPARATIVE DES ACTIVITÉS DE COMPR'HENSION ORALE DASN LES UNITÉS 1 ET 2 DANS EDITO ET ALTER EGO + A1 ET A2. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Francês) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Rosiane Maria Soares da Silva Xypas.

6.
Cristiani Pereira de Morais. LOBO MAU OU LOBO BOM?: ANÁLISE DE C'EST MOI LE PLUS FORT. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Francês) - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: Rosiane Maria Soares da Silva Xypas.

7.
Heloisa Costa de Oliveria e Jessica Florêncio. PROPOSTA DE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS DE FRANCÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE) PARA INICIANTE. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Francês) - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: Rosiane Maria Soares da Silva Xypas.

8.
Gabrielly Melo e Larissa Araujo. O VALOR DA INFERÊNCIA NA LEITURA DAS ILUSTRAÇOES DO LIVRO INFANTIL C'EST MOI LE PLUS FORT. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Francês) - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: Rosiane Maria Soares da Silva Xypas.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Xypas, Rosiane. Formação de Leitor e Ensino de Línguas e Literaturas. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).



Outras informações relevantes


No periodo de 19 a 28 de abril de 2004, traduzi a Conferencia das atividades academicas do Constantin Xypas na UFRJ.
Tradução da conferência A Educação Moral Segundo Piaget feita no dia 18 de agosto de 2005 na Universidade Catolica de Pernambuco do professor Constantin Xypas.
Tradução da Conferência intitulada A Escola Francesa: um modelo de controvérsias em 11 de Agosto na UERN de Pau dos Ferros.
Tradução da Conferência intitulada A Consciência negra desafiando o republicanismo francês pela UNICAP - PE



Depois da minha obtenção da nacionalidade francesa, exerço a funçao de interprete no Tribunal de Justiça da cidade de Angers.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 14:49:44